Não me canso de assistir este vídeo do professor Dr Evaristo de Miranda, de quem virei fã. Informações importantíssimas que deveriam ser compartilhadas exaustivamente a todos os brasileiros.
Ajude a divulgar, o canal "Speeches of Bolsonaro in English" c legenda e dá p divulgar p face. O cara está fazendo a traduçao Mt legal! Me inscrevi ainda agora e postei lá ainda agora, 2 posts.
@@wallyjcg1 sim. Já nem lembrava mais...rsrsrsrs Vá nas configurações, (a engrenagemzinha) - clique em LEGENDAS e escolha a língua que preferir!!! ( tem uma lista enorme)
Fantástico trabalho da Embrapa e do pesquisador! Esse vídeo deve ser divulgado em universidades e no mundo inteiro! Vou compartilhar com amigos e familiares!
Que maravilha conhecer esses dados! A Embrapa poderia ter um canal divulga do às informações. Parabéns ao Brasil pelo excelente trabalho de preservação. Vamos manter e saber usar melhor o que está disponibilizado. Aposto ainda que Muitos estão interessados em técnicas Agroflorestais.
Muito importante verificar a realidade nacional e ver o quanto de falácia existe sobre o agro brasileiro, e quão grande é a guerra internacional quanto ao interesse nas vendas de grãos, só mostra o quanto somos o celeiro do mundo e como temos a responsabilidade da sustentabilidade do nosso território....
A quem vier a assistir esse vídeo recomendo fortemente assistir a palestra de Erich Schaitza (Embrapa) sobre Agroflorestas, que está nesse mesmo canal. E depois convido a ler o artigo - The risk of fake controversies for Brazilian environmental policies - Rajão et al. 2022, na Biological Conservation
Excelente trabalho, entretanto houve uma confusão do palestrante na conclusão em afirma que a agricultura ocupa apenas 7,6% do território. No começo do vídeo ele diz que é um estudo sobre a atribuição da terra e não sobre uso e ocupação. Como atribuição de terra eu concordo com os 7,6% mas com o uso e ocupação não. Pegamos como exemplo as Unidades de Conservação. Na atribuição Unidades de Conservação está incluída as APA (área de proteção ambiental) que é uma unidade de conservação de uso sustentável de grandes extensão, tomamos como exemplo a APA do Cantareira, que corresponde à área dos municípios de Atibaia, Nazaré Paulista, Piracaia e Mairiporã, toda essa área TODA é dotada de agricultura e pecuária extensiva. Atibaia é um dos maiores produtores de morango e flores, Nazaré Paulista produz muito eucalipto, ou seja, essas áreas tem atribuição de Unidades de Conservação mas tem o uso de agricultura. Acredito que não tenha má-fé do palestrante, mas ele iniciou o discurso de uma forma e terminou de outra. Gostaria de saber se existe um estudo do Uso e Ocupação voltado ao uso e ocupação do solo.
É simplesmente genial. Muito obrigado Dr. Evaristo de Miranda. Cumprimentos dos EUA. :-) Nossos países tem que se salvar deste psicose ambientalista que está ameaçando os nossos países e nossos povos.
Gostaria muito q Bolsonaro ouvisse esse vídeo. Nós comentários abaixo, cada um fala oq pensa, mas muitos poucos sentem na pele oq e ter uma propriedade rural, com poucos metros quadrados, e ter q preservar, para aqueles q vivem em cidades grandes, poluindo com seus lixos. O produtor rural e umas das classes mais castigadas, maltratadas, e deveria ser a mais importante, por produzir oq alimenta e move o país. Produtor larga na terra o dinheiro de12 messes de salário q muitos ganham, para arriscar no próximo ano colher 12+1 ou perder os 12. O palestrante e nem um momento falou q devem desmatar para o Brasil crescer, mas sim falou q o BRASIL PODIA ESTAR MELHOR PELA SUA CAPACIDADE, SE NÃO ROUBASSEM TODO NOSSO SUOR.
Pois é, os "especialistas" querem pagar de bom moços politicamente corretos com o sacrifício do homem do campo, tratam todos como imbecis, mas sentiram na pele com a greve dos caminhoneiros que se aqueles que realmente produzem cruzarem os braços que podem até ter dinheiro mas não vão comprar nada pois não terão para comer.
Acho que a carapuça não deve servir para o pequeno produtor rural (agricultura familiar etc) que, aliás, alimenta o país e, de fato, polui menos por não ter acesso aos insumos agrícolas e agropecuários.
@@derekschnyder caro jovem, tanto o pequeno qnto o grande agricultor, já usa tanto os defensivos agrícolas como os insumos agrícolas q vc sugeriu. Não existe agricultura sem o mesmo. Quase todos os produtos agrícolas usados corretamente e respeitando o período de carência, não fazem mal a saúde, como muitos julgam.
@@leonardog79 Meu caro, realizei o comentário anterior baseando-se na premissa de que o potencial poluidor do modo de vida urbano é muito maior do que o rural. Na faculdade de engenharia ambiental (Universidade do Est. de São Paulo) realizei muitos laboratórios de toxicologia e biotecnologia voltada à biodegradação desses principais defensivos, portanto, lamento lhe dizer que estou convencido de que faz mal para sua saúde e ao meio ambiente com certeza! Não obstante, continuo concordando com v. exa, que a produção das pequenas propriedades rurais impactam bem menos que a produção extensiva. Vide exemplo do setor sucroalcoleiro (produtor de vinhaça e desmatamento) extremamente poluidor e responsável por esse combustível de má qualidade (em muitas oportunidades subsidiado pelo dinheiro público) que vc paga a preço de dollar (laborando em real) para destruir seu maquinário. Agora me diga que vantagem isso (degradação sócio ambiental) nos traz!
Dr Evaristo, três itens a abordar: um elogio, uma pergunta e uma sugestão. Primeiro, parabéns pela capacidade de comunicação: o senhor é, realmente, um palestrante hábil e inteligente, que faz uso do humor, da ironia, de muitos artifícios para tornar a tese defendida interessante a quem assiste. Agora, a pergunta: Quais áreas seriam as áreas ideais para preservação: terras áridas como o sertão nordestino? Preservar áreas lá garantiria a manutenção das espécies da Amazônia, dos biomas brasileiros que ainda temos? A sugestão: por que, se a sua teoria é viável e adequada, não se faz uso de debates, com palestrantes que defendem o contraditório, para que, junto a um profissional de igual competência e ideias divergentes, pudesse realmente haver reflexão?
Ele sabe a verdade! Muitos "pensam "que sabem! Os ecologistas de falácias pensantes, que não conhecem o nosso país, mas conhecem todos os países de fora, ficam falando abobrinhas! Sugiro que vocês conheçam o pantanal, a Amazônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, daí deem suas opiniões, reflexões!
@@cassiomendes13: Educação? Ela usou de: 1. Cinismo ("... artifícios para tornar a tese defendida interessante a quem assiste." Artifícios? E chamou isso de elogio?); 2. Insinuou que o Evaristo disse que talvez fosse bom preservar as "...terras áridas como o sertão nordestino?" (Talvez uma correlação com o Teneré? Que loucura! Ele não disse nada nem sequer próximo disso); e 3. Disse existirem "idéias divergentes" (?!!) para dados!!? É mais ou menos como eu discordar que 2+2=4 e pedir para debater com um matemático. Aff!
@@joecell2010 depende, estamos falando de teoria ou prática? Na teoria é um país que preserva os seus recursos, na prática ta virando uma grande fazenda, que emprega pouquíssimos, e está destruindo sua pouca riqueza
É prazeroso ouvir uma aula destas. Quando alguen eh doutor por formacao por si soh ja merece respeito, quando adiciona humildade e coerencia no discurso, fica perfeito. Feliz pelo Brasil, orgulhoso pela nossa agricultura.
O legal do youtbe é que abaixo do vídeo tem uns comentários e dá para entender bem a opinião das pessoas, acredito que cada um deseja fazer um texto beeemmm grande porque teve muita informação. Mas já gostaria de adiantar a quem viu o video que o conteúdo utilizado pelo Evaristo foi interpretado de maneira a defebder o ponto de vista dele. O comentário do Felipe Cerignoni já expressou muito bem isto, assim como de várias outras pessoas: esta "grande" proteção só existe no papel, e diferente do exposto pelo Evaristo existe investigação e dados concretos para tal apontamento. Outro detalhe que deve ser chamado atenção é como Evaristo modifica a realidade balisada na teoria, muito sagaz, tenho que tirar o chapéu porque ele está em dia nas aulas com os sofistas kkk. Se protegêssemos a UC + áreas de preservação permanente + reserva legal + lei da mata atlântica, e apenas se, a nossa "área protegida/preservada/não fudida/não poluida/com borboletinhas lindas/com sapo que cura cancer/com lagarta que cura gonorréia/com abelha sem ferrao que aumenta produção de manga/com passarinho azul que aumenta produção de araçauna" seria beeemmm maior. Mas isto apenas SE respeitássemos a legislação, eu sinceramente não conhecço todos os lados, mas achei um absurdo o Evaristo deixar de me passar umas informações que NÃO possuo, tipo qual extensão total da área de reservas legais, como é o procedimento de fiscalização do CAR e se alguém se preocupa com quantos poços de captação de água subterrânea são necessários para um rebanho de mil cabeças, porque eu quero alimento, o senhor Evarismo também quer se alimentar, mas não acredito que dizer frases engraçadinhas em uma palestra direcionando respostas erradas a um problema que não temos fará com que resolvamos os problemas que temos! Ruralistas e ambientalistas, vão todos tomar no cu. Só desejo usar do conhecimento que gentilmente recebi para direcionar as políticas públicas para o lado certo, eu não vou vender esta ideia só porque sou dono de empresa de motosserra.
Parabéns Dr Evaristo,as informações no passado sempre foram mentirosas e oprimindo o setor agrícola e pecuária do Brasil.Que a verdade seja divulgada com empenho e força para chegar a todos que usam a terra para gerar riqueza e sustento nesses abençoado Brasil.Os produtores por si só já sabem os caminhos a tomarem com as informações certas.
Muito bacana a qualidade da informação e trabalho da Embrapa. Interessante saber que o produtor tem procurado novas tecnologias para aumentar a produção e reduzir a degradação. Na parte de análise de dados e cadastro que os agricultores foram coagidos a fazer, eu comparei com outras infos de serviço que nós temos, como por exemplo o Imposto de Renda, onde nem tudo que é declarado realmente é a movimentação do indivíduo/empresa. Alguém mais entendido (e que tenha assistido o vídeo todo pra identificar e responder com coerência) sabe como se dá 1) a fiscalização do que o produtor incluiu no cadastro vs o que ele pratica e 2) a terra demarcada ou protegida vs o real uso desta pelo povo que a detém e não invasores?
Perfeita retórica! Realmente é uma questão de perspectiva, eis que a questão de fundo não está na dimensão das áreas protegidas e sim na enormidade da área e da população desprotegida. A expansão desenfreada do agronegócio no Brasil é a maior catástrofe ambiental que observamos atualmente. Por certo, assiste razão ao i. palestrante (a cara da Embrapa) no que tange à problemática burocrático legislativa da gestão dos privilégios políticos, administrativos, agrários e ambientais, contudo, se fizermos uma reflexão econômica (retirar a venda) acerca da política de câmbio (sobrevalorizado) praticada pelos governos "socialistas" brasileiros nos últimos quinze anos, simplesmente perceberemos o propósito extrativista da elite industrial (nacional e internacional) que só tem olhos ao consumo dos países de moeda forte. Capital não tem bandeira ( segundo o axioma capitalista), mas, de todo modo, quem se submete apenas às exportações em detrimento da sua moeda, da ampla concorrência e do consumo interno sequer merece comer o produto (tipo exportação) de "sua" terra. Campeões nacionais (oligopólios) não alimentam a população sedenta de tratamento econômico igualitário, aliás, com essa agro retórica que não atende à perspectiva econômica (principalmente cambiária) só nos restará, de fato, o prejuízo ambiental e o produto que não passou no controle de qualidade. O pior de tudo, não é simplesmente ouvir da grande mídia que o sr. ministro da economia é um "liberal" (aquele que defende o dollar na casa dos R$ 3,70), mas, infelizmente verificar que a população acredita no discurso.
Gostaria de contribuir com meio ambiente que começando na lixeira da minha casa e quando saio de carro, por este motivo devo ter cuidado com as palavras. Considero importante o conhecimento de dados mais confiáveis relacionadas particularidades de cada bioma do Brasil. A questão ambiental vai mais além, fatores relacionados as mudanças climáticas que vai afetar a vida do planeta e a produção de alimentos para atender a grande demanda, provocada com o aumento da população mundial. O aquecimento global é um fato que poderia estar mais em pauta? Existe o jogo de interesse do lucro a qualquer custo. A contribuição para uma mudança de concepção pode gera uma reflexão mais profunda, por este motivo gostei de vídeo provido pelo Evaristo Miranda que agradeço.
Dr Evaristo, parabéns pela explanação e clareza de idéias, muito bem composta sua apresentação. É um convite irrecusável ao refletir sobre nós e sobre o: "...somos assim porque somos assim..."
Parabéns!!!! Dr.Evaristo. O Brasil precisa desta informação, para poder melhor entender o valor do Produtor Rural,Da Agropecuária para o Pais.Refletir, certamente provocará uma revolução nos pensamentos que fará gerar novas decisões para o desenvolvimento do País. É bom Jair se planejando.
Parabéns Evaristo informação com uma linguagem acessível, útil, esclarecendo desconstruções permanentes que passam em meios de comunicação sem conhecimento do assunto. (7,8%)
Até que que enfim este assunto veio a tona já tinha estudado tudo isto em 2007 em minha pós de florestas. Assunto para mandar a merda qualquer ONG de proteção ambiental, IAP, Ibama, ou protetores de arvorezinhas...
@@edineusapereiradossantos3046 Você usa matéria da globo como referência? O Evaristo deu uma aula de preservação dos agricultores e do abuso de demarcações e vem com uma matéria do G1 sem nenhum fundamento? Li isso antes de comentar mas nem deveria ter lido, matéria tendenciosa de uma mídia sem credibilidade, ter uma terra e usar apenas 20% e acha que está certo?
@@marquezsalvadorsilviojunio1343 th-cam.com/video/FgVAlNOdtkY/w-d-xo.html Este é o Assad que também é pesquisador da Embrapa, é reconhecido e respeitado por todos (o que não se pode dizer o mesmo do lobista Evaristo), dá aulas maravilhosas, mas nesse vídeo está apenas respondendo a alguém que perguntou sobre o vídeo do Evaristo. Nem me toquei que o fato de a reportagem ser do G1 causaria repulsa independente do conteúdo, prefiro olhar os argumentos e eles estão lá, prefiro olhar pesquisadores que o confrotam e eles estão lá. Sugeriria a eles incluírem também o Carlos Nobre, mas a reportagem ficaria gigantesca. O que não é tendencioso e tem credibilidade para mim é o produto de pesquisas científicas reconhecidas por seus pares e com excelente publicação, independente se isso será divulgado pela Globo ou Rede TV ou TV cultura, etc.
@@edineusapereiradossantos3046 Vi o vídeo antes de responder pois não gosto de opinar sobre coisas sem ler ou assistir antes, no caso do G1 indiscutivelmente é tendendioso, não é minha mera opinião, é um fato, pega "especialistas" que são igualmente tendenciosos e nunca levam o contraditório para se opor e quando o fazem querem é ridicularizar, falta credibilidade e nosso país inteiro carece disso mundo afora. Quanto ao vídeo de Eduardo Assad, tudo o que vi ali foram apenas observações e opiniões pessoais sendo expostas, nenhum dado relevante, nada profundo, apenas o que ele "acha" o que não me informou em nada, gostaria de ver números sérios, um debate com conteúdo, na Globo News por exemplo o General Augusto Heleno que é um profundo conhecedor da Amazônia e que operou lá informou que a reserva raposa do sol os índios vivem em extrema pobreza e passam fome pois existem partes do rio que nem peixe dão por ter um alto ph, a área preservada do país é maior que a europa inteira, ou seja, esses ativistas e "especialistas" já ajudaram o país a entrar em um retrocesso travestido de avanço sem precedentes, já tivemos nossa indústria destruída, nossa infra inexiste, perde-se uma boa parte da safra que é a única coisa que salva nosso comércio nas estradas e ainda querem nos convencer que o agronegócio está destruindo a natureza? Que outro país do mundo um dono de terra quem que usar 20% da sua terra e preservar 80%? Querem agir como modelos que opinam de desmatamento de seus apartamentos de luxo enquanto é o sangue e o suor do agricultor que mantém tudo em ordem? Por favor, não é o estado que preserva nada, é o agricultor sério, não vamos tranformar o país num zoológico gratuíto para as nações apreciarem a custa do sacrifício do nosso povo.
A "área protegida" parece ser enorme, mas a realidade de campo é outra. Muitas destas áreas indicadas nos CAR são áreas extremamente degradadas que pouco contribuem para os serviços ambientais. Ainda há muita margem para melhorar a agricultura e produzir mais sem aumentar a área ocupada.
Dizer parabéns a Evaristo é redundância... mas esse é um trabalho extraordinário "outstanding "...obg. Compartilhei em vários outros canais que citaram a Amazônia nos últimos dias. Pátria Amada Brasil 💚💛💙.
Li alguns comentários que relativizam a a presentação, tergiversam ou meramente afirmam estarem desconfortáveis com a apresentação,. creio que o correto seria refutar com dados tais informações. Isso parece difícil. Esteatíticas não se importam com os sentimentos de ninguém.
Dr. Evaristo...não deveria ser motivo de imenso orgulho o fato sermos referência mundial na produção primária...utilizando apenas 30,2% de nosso território...e de que ainda podemos mais que dobrar a nossa produtividade...sem necessidade de derrubar sequer uma árvore ??? O Dr...na qualidade do importante cargo que ocupa em Instituição altamente conceituada...e como profundo conhecedor do assunto...é deveras formador de opinião...e dessa forma...receio pelo risco iminente de que os incautos...talvez movidos pela ambição do lucro fácil...venham a promover o desmatamento indiscriminado... ignorando a vital e intrínseca relação que as florestas guardam com a água e os seres vivos... Respeitosamente...reflita sobre isso.
Bom, ou você não viu o vídeo e aí é um imbecil por comentar algo que não viu, ou você viu o vídeo e não entendeu, nesse caso, é um analfabeto funcional e é digno de pena.
Ou melhor, reflita sobre a política cambiária praticada no "celeiro do mundo". O Peter Pan jamais alçaria seu vôo sobre esse cargo, por lógico, seria abatido pelo socialismo!
Ou Peter Pan, larga o joguinho e vai estudar! A palestra está mostrando que o rumo do crescimento é aumentar o agronegócio e efetivamente, aproveitar melhor as áreas não produtivas. O foco não é derrubar árvore e sim falar do USO correto da terra em prol do aumento do PIB.
@@Bonogatti receio que você esteja enganado. Se o tom da palestra fosse o melhor aproveitamento das áreas já abertas e pouco produtivas, o Dr. Evaristo se ateria às técnicas e tecnologias desenvolvidas e já conhecidas para tal finalidade, como por exemplo, a integração lavoura-pecuária-floresta, para não citarmos outras tantas. Bem, sobre a ILPF, o Dr. Evaristo fez um vago comentário no final da palestra, nos passando a ideia (através do gráfico apresentado) de que existem poucas pastagens degradadas em nosso país. Ora, é sabido, inclusive pela própria Embrapa, que mais de 30% das pastagens cultivadas possuem algum nível de degradação, isso segundo os dados considerados como os mais conservadores. Nessas áreas ainda há muito o que se fazer em termos tecnológicos para que principiemos a chegar aos pés dos americanos em termos de arrobas de carne produzidas por hectare. Também poderíamos falar sobre a urgente necessidade de incentivos à indústria de transformação, o que agregaria muito mais valor à produção primária e elevaria consideravelmente nosso PIB. Porém, o que percebemos na maior parte da palestra, é um discurso prescindível e pejorativo em relação às nossas áreas de proteção e preservação. Ora, não deveríamos sentir grande orgulho por ainda mantermos preservadas algumas florestas, onde existe abundância de água, de vida e perfeito equilíbrio entre as espécies ??? Não deveríamos nos sentir responsáveis por preservar a essência da vida às gerações futuras ??? Deveríamos sim...nos sentir bem-afortunados por não termos que proteger desertos, como o fazem alguns países, conforme informado na palestra. Marlon, o caminho para o imprescindível aumento na produção de alimentos, fibras e madeiras é do incremento na produtividade...e o incremento na produtividade se dá pela intensificação das áreas exploradas e não pela desertificação dos nossos preciosos biomas.
Somente 7,8% do território brasileiro gera esses bilhões em producao,emprego renda. Devemos exigir mais espaço pra plantar e cultivar. Aqui no Amazonas só podemos usar 20% das nossas propriedades e com algumas restrições dos órgãos ambientais isso diminui. Com esses dados vou entrar na justiça pra usar pelo menos 50% do nosso terreno.
Excelente e esclarecedora explanação de Evaristo de Miranda, chefe da Embrapa Territorial. A crítica destrambelhada da Gisele pode ser tanto por desinformação como por manipulação esquerdista. A esquerda correu p criticar a ministra que “reclamou dos maus brasileiros que criticam o país lá fora ao invés de proteger nosso território”. Mas é claro que eles sabem que o Brasil segue ótimas leis de preservação ambiental, mas se esforçam p desmoralizar tanto o novo governo quanto as ações de preservação.
Excelente palestra!! Assisti e depois li muitos comentários com elogios e críticas sobre o tema. Mais elogios, claro. De uma coisa tenho certeza: tivemos nosso desenvolvimento achatado por séculos. Estados Unidos e Europa se desenvolveram e hoje querem que paguemos a conta do desenvolvimento deles. Achando pouco, ainda nos enfiam um monte de ONG's goela abaixo, principalmente na Amazônia, pra não só criar a falácia de desmatamento como também mapear sub-solo, fauna, flora etc. E aqui dentro, os "ambientalistas" fazendo cara de paisagem. Só reagem, quando sentem que vão perder a boquinha. O povo brasileiro não faz ideia da quantidade de dinheiro que entra aqui pra manter os trabalhos de verdadeira espionagem dessas ONG's estrangeiras. Fora a quantidade que é desperdiçada pelo governo local pra manter um monte de vagabundos fazendo "gol contra". Tá na hora de mudar.
só consegue proteger terra quem tem terra pra proteger, o Brasil tem essa vantagem de ter um território enorme. Eu olhei os dados de produção do vídeo e achei muito bons na verdade, temos uma área de produção maior que a maioria dos países da Europa, não acho que precisamos desmatar mais para aumentar produção, precisamos agregar valor a produção para concorrer com o mundo, o Brasil só vai virar destaque mundial quando focar em industria de serviço e de produtos secundários com um bom valor agregado e não de produtos primários como é hoje. Não é a agricultura que leva o Brasil nas costas e sim o Brasil que carrega eles.
APAs podem ser utilizadas de acordo com o plano de manejo. Apenas as atividades altamente impactantes são proibidas, sendo que agricultura e pecuária não estão entre elas (seria por exemplo mineração, uma atividade proibida). Eu não consegui achar o somatório nesse momento, mas só daí estimo que deve ter diminuído uns 20% nessa conta que ele fez. Áreas quilombolas são outras que podem ser feitos usos. As áreas que ele somou como sendo APP`s e Reservas legais disponíveis no sistema SICAR são declaratórias, feitas pelo próprio empreendedor, e na maioria aguda dos casos esses locais estão sendo informados como nativos (no sistema federal do CAR) e na verdade estão degradados, capoeirados, desmatados, em boa parte. É lógico que quando se analisa as APP`s essas feições precisam fazer corredores, elas estão conectadas através das hidrografias. Estradas e ferrovias são obras de utilidade pública e interesse social. Somos a reserva mundial da fauna e flora. Temos que nos orgulhar disso. O que os outros já devastaram, nós ainda temos condição de fazer diferente. O desenvolvimento é completamente possível de forma sustentável. O DESMATAMENTO NÃO É PROIBIDO, desde que feito com critério, licenciado. O que muitos querem fazer é a bel prazer... chegar metendo o correntão, e daí, aqui há uns 5 anos quando essa área não estiver mais produzindo apropriadamente, mete correntão em outra nativa e deixa essa outra área degradada. Ou simplesmente chegar implantando o empreendimento, sem respeitar as APP`s, vertentes, hidrografias. O que acontece se é assim a bel prazer: escassez de água em poucos anos. Já é uma realidade em vários municípios brasileiros. E isso com os "3/4" que ele cita que estão preservados. Imagina então quando abrir mais, sem critério. Temos recurso para isso... Qual o problema de se fazer as coisas de maneira sustentável ? Esses dados apresentados pelo Sr. Evaristo são interessantes, ele é um excelente orador, porém estão evidentemente viciados e tendenciados.
" Somos a reserva mundial da fauna e flora", muito bonito, e quem é que vai pagar por isso? Quais as nossas vantagens no comércio com países que desmataram o seu território? Se os dados são viciados, qual o histórico e a estatística de aproveitamento para a produção agrícola destas áreas de proteção? Precisamos acordar deste sono de 30 anos de domínio globalista e começar a defender nossos interesses, sob o risco de sermos eternamente o tal gigante adormecido.
@@BELWAN A questão pode ser resolvida de maneira sustentável. Conheço diversos empreendedores que conseguem muita produtividade com uma quantia de investimento tecnológico baixo (mas tem que ter). E conheço empreendedor que degradou APP tudo e depois ficou sem água para irrigar. O que adianta você ter ganho de área nessa situação ? Agricultura de precisão já é uma realidade. Temos estudos avançados na área. Outro ponto: boa parte de um imóvel imóvel (vou chutar um número médio aqui de uns 20%) não há como utilizar de fato, seja pela topografia desfavorável, seja pela fertilidade. Você já pode aproveitar esses locais como ARL/APP conectadas, desde que formem os corredores ecológicos. Existem diversas outras práticas simples que dá pra ajudar na conta do empreendedor. Não podemos ver o meio ambiente como barreira para o desenvolvimento econômico. É justamente pelo motivo de termos tanto ainda preservado que o mundo vira os olhos para nós.
Sr. @@paulobrandao4780, áreas abertas/degradadas/sem utilidade, nós temos bastante. Podemos fazer uso delas e melhorar nossos números. O empreendedor tem que entender que papa produzir mais o imóvel necessita de algum investimento. Com aumento da produtividade de áreas já consolidadas nós já resolvemos 1/3 do problema da produção. Se ocuparmos nossas áreas abertas ganhamos mais talvez 1/3, 1/4. O resto a gente faz desmatando... legalmente claro, respeitando as diretrizes, fauna, flora, hidrografias. Respondendo suas perguntas, já temos vantagens perante outros países na questão comercial por termos nossa amazônia "preservada", e uma política ambiental de qualidade (pelo menos no papel). Tanto é que nossos ministérios do meio ambiente e agricultura não se fundiram justamente por esse motivo comercial. Pressões externas de clientes da carne do Brasil fizeram com que essa ideia caísse. "Se fundir não compro". Se a APA não é produtiva, você pode ter certeza que o motivo é falta de informação. Quando se houve o termo "APA" já acha que é totalmente restrito, o que não é verdade. Você pode trabalhar com pouquíssima restrição. E vou te contar, que áreas dentro dessas APA`s costumam ter o preço extremamente vantajoso. Já vi muita gente ganhando muita grana comprando terras a 1/10 do preço para produção de Silvicultura, soja, bovinocultura. O empreendedor da área ruralista ainda é muito conservador, em âmbito geral. Isso tem mudado com o tempo, as novas gerações de latifundiários já estão pensando diferente no jeito de conciliar essa questão meio ambiente/economia. Mas até isso mudar de fato vai pelo menos mais uma ou duas gerações. E até lá a gente vai ficar nessa impasse.
Que piada de Mal Gosto... Ou seja, somos a vida inteira impedidos interna e externamente, de crescermos. Pois, realmente a impressão que tenho durante a vida, do final da infância até agora beirando os 40, é que várias forças, principalmente, externas tiveram/tem medo, pavor de ver o Brasil realmente ser Gigante... Sempre me pergunto: será que algum dia não vai aparecer um ou vários, pra nos ajudar a tirar esse atraso? Sempre deixados no patamar de subdesenvolvidos ou semelhante, e na verdade somos o país que TEM TUDO, pra no mínimo: SERMOS TRATADOS COM MAIS RESPEITO, MUITO MAIS RESPEITO MESMO !!! Gostaria de estar vivo, pra ver o dia em que as nações e todas as outras forças internas e externas, que trabalharam pra sabotar o Brasil, colhessem os frutos de suas tamanhas perversões.
- Nós sempre fomos boicotado e sabotado de maneira ferrenha pelo vizinho oculto ao norte, é muito simples explicar: Nós somos o competidor direto em fornecimento da soja, milho, carne, algodão e vários outros itens,que esse vizinho oculto fornecia ao mercado mundial; ia me esquecendo, até a nossa brilhante Embraer passou a incomodar, e aí, alguém sabe que inimigo oculto é esse?
Muito boa a palestra, mas acho que essa questão está esquecendo o "rio voador" que é o que a Amazonia faz pelos rios da região Sudeste. Não é a toa que as afluências do Rio S. Francisco, que nasce em Minas, está decrescendo há 10 anos.
Exatamente. As grandes áreas protegidas na amazônia não são capricho, mas necessidade. O sr. Evaristo de Miranda parece falar como se desconhecesse isso.
Concordo com você,ainda sim acho pouco 30%,mais antes um pouco do que nada,acho que temos muitos os lados e precisamos ouvir a todos e tirar nossas próprias conclusões,pois cada um defende sua próprias teorias e índices de gráficos
Vamos aos fatos: como que algumas especies de animais estão tão ameaçados de extinção mesmo com a nossa natureza sendo assim TAO protegida? Como as temperaturas no pais tem aumentando tanto nas ultimas décadas mesmo com tanta área verde? Como explicar tantos episódios de secas, assoreamento de rios e queimadas no pais nas ultimas décadas?
Esse senhor da palestra( evaristo de miranda) é conhecido na embrapa por falsificar dados e adaptar a realidade que ele quer mostrar. É por isso que o discurso dele destoa da realidade.
Sensacional ! Isso deveria ser divulgado pela "grande mídia", mas sabemos ela não o fará: a esquerdopatia não permite isto seja feito. Sugiro a divulgação nas escolas e faculdades...
Serio, cuidado! Nao sejam bobos! Pesquisem, sejam criticos, realistas, lembre-se: essa turma apresentando todas essas lindas informações e dados é a mesma turma que nos fode a séculos: políticos fazendo política!
Não me canso de assistir este vídeo do professor Dr Evaristo de Miranda, de quem virei fã. Informações importantíssimas que deveriam ser compartilhadas exaustivamente a todos os brasileiros.
"Eles planejam o que não executam e depois avaliam o que não fizeram" adorei!
é preciso com URGENCIA incluir uma legenda em inglês para enviar para os 4 cantos do mundo!!!
Só escolher nas legendas do video
Ajude a divulgar, o canal "Speeches of Bolsonaro in English" c legenda e dá p divulgar p face. O cara está fazendo a traduçao Mt legal!
Me inscrevi ainda agora e postei lá ainda agora, 2 posts.
@@crist.282vc tem certeza que ativando as legendas elas aparecem em inglês?
@@wallyjcg1 sim. Já nem lembrava mais...rsrsrsrs Vá nas configurações, (a engrenagemzinha) - clique em LEGENDAS e escolha a língua que preferir!!! ( tem uma lista enorme)
Desculpe esqueci de um detalhe: traduzir legendas automaticamente, daí é que aparece a lista de idiomas.
Que vídeo interessante! Dá orgulho do nosso país!
Bom demais! Uma aula que vale um curso!
Adorei os PHDeuses... hahahaha!
alguém poderia baixar esse video, fazer uma legenda em inglês pra gente compartilhar com o povo de lá?
Excelente palestra do Dr. Evaristo de Miranda. Recomendo-a para todos brasileiros do bem!
Todos os Brasileiros deveriam assistir essa palestra!
Show 👏👏👏
Sensacional, gente nós precisamos divulgar isto !!!
Um Show de palestra. Obrigado Dr. EVARISTO, passarei a incomodar meus pensamentos
Excelente!
Um Show de Palestra esclarecedora.
Obrigado Dr. Evaristo de Miranda.
O Brasil é um grande exemplo para o resto do mundo,consegue produzir e proteger, eles é que devem seguir nosso exemplo e não nós o deles.
Fantástico trabalho da Embrapa e do pesquisador! Esse vídeo deve ser divulgado em universidades e no mundo inteiro! Vou compartilhar com amigos e familiares!
Vídeo sensacional!!! Aprende mais nesse vídeo do que as disciplinas de gestão ambiental.
Quem está assistindo indicado pela Letícia Catel?
Eu!!👆
🙋
Eu kkk
Nossa, porque só agora descobri esse vídeo. Refletir incomoda pensamentos 👏👏
É pra rir e pra chorar, obrigado pela aula.
Que maravilha conhecer esses dados! A Embrapa poderia ter um canal divulga do às informações. Parabéns ao Brasil pelo excelente trabalho de preservação. Vamos manter e saber usar melhor o que está disponibilizado. Aposto ainda que Muitos estão interessados em técnicas Agroflorestais.
Muito importante verificar a realidade nacional e ver o quanto de falácia existe sobre o agro brasileiro, e quão grande é a guerra internacional quanto ao interesse nas vendas de grãos, só mostra o quanto somos o celeiro do mundo e como temos a responsabilidade da sustentabilidade do nosso território....
A quem vier a assistir esse vídeo recomendo fortemente assistir a palestra de Erich Schaitza (Embrapa) sobre Agroflorestas, que está nesse mesmo canal.
E depois convido a ler o artigo - The risk of fake controversies for Brazilian environmental policies - Rajão et al. 2022, na Biological Conservation
Excelente trabalho, entretanto houve uma confusão do palestrante na conclusão em afirma que a agricultura ocupa apenas 7,6% do território. No começo do vídeo ele diz que é um estudo sobre a atribuição da terra e não sobre uso e ocupação. Como atribuição de terra eu concordo com os 7,6% mas com o uso e ocupação não. Pegamos como exemplo as Unidades de Conservação. Na atribuição Unidades de Conservação está incluída as APA (área de proteção ambiental) que é uma unidade de conservação de uso sustentável de grandes extensão, tomamos como exemplo a APA do Cantareira, que corresponde à área dos municípios de Atibaia, Nazaré Paulista, Piracaia e Mairiporã, toda essa área TODA é dotada de agricultura e pecuária extensiva. Atibaia é um dos maiores produtores de morango e flores, Nazaré Paulista produz muito eucalipto, ou seja, essas áreas tem atribuição de Unidades de Conservação mas tem o uso de agricultura. Acredito que não tenha má-fé do palestrante, mas ele iniciou o discurso de uma forma e terminou de outra. Gostaria de saber se existe um estudo do Uso e Ocupação voltado ao uso e ocupação do solo.
"30% ... Não sei se é muito... mas eu adoraria exterminar tudo isso pra fazer grana inconsequente e egoísta."
Milagre mesmo é ó agronegócio além de existir ser responsável pela grande parte do PIB brasileiro sob essas condições!
É simplesmente genial. Muito obrigado Dr. Evaristo de Miranda. Cumprimentos dos EUA. :-) Nossos países tem que se salvar deste psicose ambientalista que está ameaçando os nossos países e nossos povos.
Gostaria muito q Bolsonaro ouvisse esse vídeo.
Nós comentários abaixo, cada um fala oq pensa, mas muitos poucos sentem na pele oq e ter uma propriedade rural, com poucos metros quadrados, e ter q preservar, para aqueles q vivem em cidades grandes, poluindo com seus lixos. O produtor rural e umas das classes mais castigadas, maltratadas, e deveria ser a mais importante, por produzir oq alimenta e move o país.
Produtor larga na terra o dinheiro de12 messes de salário q muitos ganham, para arriscar no próximo ano colher 12+1 ou perder os 12.
O palestrante e nem um momento falou q devem desmatar para o Brasil crescer, mas sim falou q o BRASIL PODIA ESTAR MELHOR PELA SUA CAPACIDADE, SE NÃO ROUBASSEM TODO NOSSO SUOR.
Pois é, os "especialistas" querem pagar de bom moços politicamente corretos com o sacrifício do homem do campo, tratam todos como imbecis, mas sentiram na pele com a greve dos caminhoneiros que se aqueles que realmente produzem cruzarem os braços que podem até ter dinheiro mas não vão comprar nada pois não terão para comer.
Acho que a carapuça não deve servir para o pequeno produtor rural (agricultura familiar etc) que, aliás, alimenta o país e, de fato, polui menos por não ter acesso aos insumos agrícolas e agropecuários.
Eu tenho fé que, estamos começando uma nova fase na história do nosso país. Voltaremos a dar valor no que realmente importa.
@@derekschnyder caro jovem, tanto o pequeno qnto o grande agricultor, já usa tanto os defensivos agrícolas como os insumos agrícolas q vc sugeriu. Não existe agricultura sem o mesmo. Quase todos os produtos agrícolas usados corretamente e respeitando o período de carência, não fazem mal a saúde, como muitos julgam.
@@leonardog79 Meu caro, realizei o comentário anterior baseando-se na premissa de que o potencial poluidor do modo de vida urbano é muito maior do que o rural. Na faculdade de engenharia ambiental (Universidade do Est. de São Paulo) realizei muitos laboratórios de toxicologia e biotecnologia voltada à biodegradação desses principais defensivos, portanto, lamento lhe dizer que estou convencido de que faz mal para sua saúde e ao meio ambiente com certeza! Não obstante, continuo concordando com v. exa, que a produção das pequenas propriedades rurais impactam bem menos que a produção extensiva. Vide exemplo do setor sucroalcoleiro (produtor de vinhaça e desmatamento) extremamente poluidor e responsável por esse combustível de má qualidade (em muitas oportunidades subsidiado pelo dinheiro público) que vc paga a preço de dollar (laborando em real) para destruir seu maquinário. Agora me diga que vantagem isso (degradação sócio ambiental) nos traz!
Todo agricultor do Brasil, deve ver este vídeo. Se houver alguém que possa por legendas em inglês, será muito bom.
Dr Evaristo, três itens a abordar: um elogio, uma pergunta e uma sugestão.
Primeiro, parabéns pela capacidade de comunicação: o senhor é, realmente, um palestrante hábil e inteligente, que faz uso do humor, da ironia, de muitos artifícios para tornar a tese defendida interessante a quem assiste.
Agora, a pergunta:
Quais áreas seriam as áreas ideais para preservação: terras áridas como o sertão nordestino? Preservar áreas lá garantiria a manutenção das espécies da Amazônia, dos biomas brasileiros que ainda temos?
A sugestão: por que, se a sua teoria é viável e adequada, não se faz uso de debates, com palestrantes que defendem o contraditório, para que, junto a um profissional de igual competência e ideias divergentes, pudesse realmente haver reflexão?
Idiota util. Isso foi uma palestra ( simples apresenracao de dados) vc esta pedindo e um seminario onde que debate. Afff
@@jaque3865 olha a educação. ela falou com toda a gentileza.
Ele sabe a verdade!
Muitos "pensam "que sabem!
Os ecologistas de falácias pensantes, que não conhecem o nosso país, mas conhecem todos os países de fora, ficam falando abobrinhas!
Sugiro que vocês conheçam o pantanal, a Amazônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, daí deem suas opiniões, reflexões!
@@cassiomendes13: Educação? Ela usou de: 1. Cinismo ("... artifícios para tornar a tese defendida interessante a quem assiste." Artifícios? E chamou isso de elogio?); 2. Insinuou que o Evaristo disse que talvez fosse bom preservar as "...terras áridas como o sertão nordestino?" (Talvez uma correlação com o Teneré? Que loucura! Ele não disse nada nem sequer próximo disso); e 3. Disse existirem "idéias divergentes" (?!!) para dados!!? É mais ou menos como eu discordar que 2+2=4 e pedir para debater com um matemático. Aff!
@@lovattca O ponto é que ela foi chamada de idiota só porque ela fez uma pergunta.
Ótimo isso mostra q teoricamente o Brasil tá preservando sua maior riqueza...
É infinitamente o país mais preservacionista do mundo... ou seria, do universo!?
@@joecell2010 depende, estamos falando de teoria ou prática? Na teoria é um país que preserva os seus recursos, na prática ta virando uma grande fazenda, que emprega pouquíssimos, e está destruindo sua pouca riqueza
@@MsDiegodiniz Acho que você não viu a palestra do início ao fim. Veja! Ela é auto explicativa.
@@joecell2010 kkkkkkkkkkkkkkk...boa , conta uma de papagaio..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vc é o cara pra agricultura Bolsonaro Parte Dois. Seus vídeos são pra quem presta atenção.
Como faço para adicionar legendas em inglês? O mundo precisa ter ciência disso.
Excelente Palestra !!! Parabéns !!
As boas notícias começam a serem divulgadas !!!
Palestra fantástica do Dr. Evaristo. Vamos refletir, brasileiros, vamos incomodar os pensamentos! O Brasil merece!
Isso é soberania da realidade, um mestre, obrigado por compartilhar realidade... Compartilhei!!!
Excelente palestra!
Triste são brasileiros apoiando ONGs por causa da nossa mídia PODRE!
É prazeroso ouvir uma aula destas. Quando alguen eh doutor por formacao por si soh ja merece respeito, quando adiciona humildade e coerencia no discurso, fica perfeito. Feliz pelo Brasil, orgulhoso pela nossa agricultura.
O legal do youtbe é que abaixo do vídeo tem uns comentários e dá para entender bem a opinião das pessoas, acredito que cada um deseja fazer um texto beeemmm grande porque teve muita informação. Mas já gostaria de adiantar a quem viu o video que o conteúdo utilizado pelo Evaristo foi interpretado de maneira a defebder o ponto de vista dele. O comentário do Felipe Cerignoni já expressou muito bem isto, assim como de várias outras pessoas: esta "grande" proteção só existe no papel, e diferente do exposto pelo Evaristo existe investigação e dados concretos para tal apontamento. Outro detalhe que deve ser chamado atenção é como Evaristo modifica a realidade balisada na teoria, muito sagaz, tenho que tirar o chapéu porque ele está em dia nas aulas com os sofistas kkk. Se protegêssemos a UC + áreas de preservação permanente + reserva legal + lei da mata atlântica, e apenas se, a nossa "área protegida/preservada/não fudida/não poluida/com borboletinhas lindas/com sapo que cura cancer/com lagarta que cura gonorréia/com abelha sem ferrao que aumenta produção de manga/com passarinho azul que aumenta produção de araçauna" seria beeemmm maior. Mas isto apenas SE respeitássemos a legislação, eu sinceramente não conhecço todos os lados, mas achei um absurdo o Evaristo deixar de me passar umas informações que NÃO possuo, tipo qual extensão total da área de reservas legais, como é o procedimento de fiscalização do CAR e se alguém se preocupa com quantos poços de captação de água subterrânea são necessários para um rebanho de mil cabeças, porque eu quero alimento, o senhor Evarismo também quer se alimentar, mas não acredito que dizer frases engraçadinhas em uma palestra direcionando respostas erradas a um problema que não temos fará com que resolvamos os problemas que temos! Ruralistas e ambientalistas, vão todos tomar no cu. Só desejo usar do conhecimento que gentilmente recebi para direcionar as políticas públicas para o lado certo, eu não vou vender esta ideia só porque sou dono de empresa de motosserra.
Essas reservas devem ser devolvidas aos brasileiros e não entregar nas maos de grupos exclusivos, por essas e outras o Brasil não vai pra frente.
Cara, que apresentação sensacional !!! Parabéns !!! Excepcional !!! 💪
Parabéns Dr Evaristo,as informações no passado sempre foram mentirosas e oprimindo o setor agrícola e pecuária do Brasil.Que a verdade seja divulgada com empenho e força para chegar a todos que usam a terra para gerar riqueza e sustento nesses abençoado Brasil.Os produtores por si só já sabem os caminhos a tomarem com as informações certas.
Muito bacana a qualidade da informação e trabalho da Embrapa. Interessante saber que o produtor tem procurado novas tecnologias para aumentar a produção e reduzir a degradação.
Na parte de análise de dados e cadastro que os agricultores foram coagidos a fazer, eu comparei com outras infos de serviço que nós temos, como por exemplo o Imposto de Renda, onde nem tudo que é declarado realmente é a movimentação do indivíduo/empresa.
Alguém mais entendido (e que tenha assistido o vídeo todo pra identificar e responder com coerência) sabe como se dá 1) a fiscalização do que o produtor incluiu no cadastro vs o que ele pratica e 2) a terra demarcada ou protegida vs o real uso desta pelo povo que a detém e não invasores?
Perfeita retórica! Realmente é uma questão de perspectiva, eis que a questão de fundo não está na dimensão das áreas protegidas e sim na enormidade da área e da população desprotegida. A expansão desenfreada do agronegócio no Brasil é a maior catástrofe ambiental que observamos atualmente. Por certo, assiste razão ao i. palestrante (a cara da Embrapa) no que tange à problemática burocrático legislativa da gestão dos privilégios políticos, administrativos, agrários e ambientais, contudo, se fizermos uma reflexão econômica (retirar a venda) acerca da política de câmbio (sobrevalorizado) praticada pelos governos "socialistas" brasileiros nos últimos quinze anos, simplesmente perceberemos o propósito extrativista da elite industrial (nacional e internacional) que só tem olhos ao consumo dos países de moeda forte. Capital não tem bandeira ( segundo o axioma capitalista), mas, de todo modo, quem se submete apenas às exportações em detrimento da sua moeda, da ampla concorrência e do consumo interno sequer merece comer o produto (tipo exportação) de "sua" terra. Campeões nacionais (oligopólios) não alimentam a população sedenta de tratamento econômico igualitário, aliás, com essa agro retórica que não atende à perspectiva econômica (principalmente cambiária) só nos restará, de fato, o prejuízo ambiental e o produto que não passou no controle de qualidade. O pior de tudo, não é simplesmente ouvir da grande mídia que o sr. ministro da economia é um "liberal" (aquele que defende o dollar na casa dos R$ 3,70), mas, infelizmente verificar que a população acredita no discurso.
Excelente
Melhor explicação q já vi do Brasil
Excelente trabalho e apresentação, PARABÉNS Dr. Evaristo de Miranda, mostrando o grande valor que tem a EMBRAPA...
Gostaria de contribuir com meio ambiente que começando na lixeira da minha casa e quando saio de carro, por este motivo devo ter cuidado com as palavras. Considero importante o conhecimento de dados mais confiáveis relacionadas particularidades de cada bioma do Brasil. A questão ambiental vai mais além, fatores relacionados as mudanças climáticas que vai afetar a vida do planeta e a produção de alimentos para atender a grande demanda, provocada com o aumento da população mundial. O aquecimento global é um fato que poderia estar mais em pauta? Existe o jogo de interesse do lucro a qualquer custo. A contribuição para uma mudança de concepção pode gera uma reflexão mais profunda, por este motivo gostei de vídeo provido pelo Evaristo Miranda que agradeço.
Dr Evaristo, parabéns pela explanação e clareza de idéias, muito bem composta sua apresentação. É um convite irrecusável ao refletir sobre nós e sobre o: "...somos assim porque somos assim..."
Quanto mais passa o tempo, mas fico fã do Bolsonaro que foi a ÚNICA voz sobre este estado de coisas,
Parabéns!!!! Dr.Evaristo. O Brasil precisa desta informação, para poder melhor entender o valor do Produtor Rural,Da Agropecuária para o Pais.Refletir, certamente provocará uma revolução nos pensamentos que fará gerar novas decisões para o desenvolvimento do País. É bom Jair se planejando.
Parabéns Evaristo informação com uma linguagem acessível, útil, esclarecendo desconstruções permanentes que passam em meios de comunicação sem conhecimento do assunto. (7,8%)
7,8 com certeza
@timexplica
fantástico! essa belíssima apresentação precisa ser vista por todos os brasileiros!!!
E pelos estrangeiros que vivem nos acusando de não presevarmos nossa biodiversidade!
Incrivel. O povo precisa saber disso pra nao confiar em mentiras e esfregar na cara dos ambientalistas e ongs.
kkkkkkkkkkkkkkkk..........vcs são muito engraçados...kkkkkkkkkkk
Excelente apresentação.
Essa realidade tem que chegar ao conhecimento dos brasileiros.
Sensacional. Parabéns à Embraer. Orgulho do Brasil.
Muita gente esta' no ar...
Até que que enfim este assunto veio a tona já tinha estudado tudo isto em 2007 em minha pós de florestas.
Assunto para mandar a merda qualquer ONG de proteção ambiental, IAP, Ibama, ou protetores de arvorezinhas...
BELWAN arvorezinhas?
g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/noticia/2019/01/17/video-sugerindo-que-brasil-ja-tem-areas-protegidas-demais-viraliza-nas-redes-e-gera-polemica-na-comunidade-cientifica.ghtml?fbclid=IwAR31izYH844t9FuEsm5gzKF7ZhsC-i1AC4-B0vUuSJrhJIOIeaaoCnStGb0. Sugiro Leitura.
@@edineusapereiradossantos3046 Você usa matéria da globo como referência? O Evaristo deu uma aula de preservação dos agricultores e do abuso de demarcações e vem com uma matéria do G1 sem nenhum fundamento? Li isso antes de comentar mas nem deveria ter lido, matéria tendenciosa de uma mídia sem credibilidade, ter uma terra e usar apenas 20% e acha que está certo?
@@marquezsalvadorsilviojunio1343 th-cam.com/video/FgVAlNOdtkY/w-d-xo.html
Este é o Assad que também é pesquisador da Embrapa, é reconhecido e respeitado por todos (o que não se pode dizer o mesmo do lobista Evaristo), dá aulas maravilhosas, mas nesse vídeo está apenas respondendo a alguém que perguntou sobre o vídeo do Evaristo. Nem me toquei que o fato de a reportagem ser do G1 causaria repulsa independente do conteúdo, prefiro olhar os argumentos e eles estão lá, prefiro olhar pesquisadores que o confrotam e eles estão lá. Sugeriria a eles incluírem também o Carlos Nobre, mas a reportagem ficaria gigantesca. O que não é tendencioso e tem credibilidade para mim é o produto de pesquisas científicas reconhecidas por seus pares e com excelente publicação, independente se isso será divulgado pela Globo ou Rede TV ou TV cultura, etc.
@@edineusapereiradossantos3046 Vi o vídeo antes de responder pois não gosto de opinar sobre coisas sem ler ou assistir antes, no caso do G1 indiscutivelmente é tendendioso, não é minha mera opinião, é um fato, pega "especialistas" que são igualmente tendenciosos e nunca levam o contraditório para se opor e quando o fazem querem é ridicularizar, falta credibilidade e nosso país inteiro carece disso mundo afora.
Quanto ao vídeo de Eduardo Assad, tudo o que vi ali foram apenas observações e opiniões pessoais sendo expostas, nenhum dado relevante, nada profundo, apenas o que ele "acha" o que não me informou em nada, gostaria de ver números sérios, um debate com conteúdo, na Globo News por exemplo o General Augusto Heleno que é um profundo conhecedor da Amazônia e que operou lá informou que a reserva raposa do sol os índios vivem em extrema pobreza e passam fome pois existem partes do rio que nem peixe dão por ter um alto ph, a área preservada do país é maior que a europa inteira, ou seja, esses ativistas e "especialistas" já ajudaram o país a entrar em um retrocesso travestido de avanço sem precedentes, já tivemos nossa indústria destruída, nossa infra inexiste, perde-se uma boa parte da safra que é a única coisa que salva nosso comércio nas estradas e ainda querem nos convencer que o agronegócio está destruindo a natureza? Que outro país do mundo um dono de terra quem que usar 20% da sua terra e preservar 80%? Querem agir como modelos que opinam de desmatamento de seus apartamentos de luxo enquanto é o sangue e o suor do agricultor que mantém tudo em ordem? Por favor, não é o estado que preserva nada, é o agricultor sério, não vamos tranformar o país num zoológico gratuíto para as nações apreciarem a custa do sacrifício do nosso povo.
A "área protegida" parece ser enorme, mas a realidade de campo é outra. Muitas destas áreas indicadas nos CAR são áreas extremamente degradadas que pouco contribuem para os serviços ambientais. Ainda há muita margem para melhorar a agricultura e produzir mais sem aumentar a área ocupada.
Dizer parabéns a Evaristo é redundância... mas esse é um trabalho extraordinário "outstanding "...obg.
Compartilhei em vários outros canais que citaram a Amazônia nos últimos dias. Pátria Amada Brasil 💚💛💙.
Esse vídeo é de 2018, mas continua atual. É preciso por legendas em inglês, francês para o mundo saber.
Ótima apresentação e alerta! O Brasil tem tudo pra ser muito e muito melhor em tudo!
Jamais imaginava esses dados todos. Excelente palestra!
Li alguns comentários que relativizam a a presentação, tergiversam ou meramente afirmam estarem desconfortáveis com a apresentação,. creio que o correto seria refutar com dados tais informações. Isso parece difícil. Esteatíticas não se importam com os sentimentos de ninguém.
Parabéns excelente palestra informações importantes para todos os brasileiros
Dr. Evaristo...não deveria ser motivo de imenso orgulho o fato sermos referência mundial na produção primária...utilizando apenas 30,2% de nosso território...e de que ainda podemos mais que dobrar a nossa produtividade...sem necessidade de derrubar sequer uma árvore ??? O Dr...na qualidade do importante cargo que ocupa em Instituição altamente conceituada...e como profundo conhecedor do assunto...é deveras formador de opinião...e dessa forma...receio pelo risco iminente de que os incautos...talvez movidos pela ambição do lucro fácil...venham a promover o desmatamento indiscriminado... ignorando a vital e intrínseca relação que as florestas guardam com a água e os seres vivos... Respeitosamente...reflita sobre isso.
Bom, ou você não viu o vídeo e aí é um imbecil por comentar algo que não viu, ou você viu o vídeo e não entendeu, nesse caso, é um analfabeto funcional e é digno de pena.
Ou melhor, reflita sobre a política cambiária praticada no "celeiro do mundo". O Peter Pan jamais alçaria seu vôo sobre esse cargo, por lógico, seria abatido pelo socialismo!
Ou Peter Pan, larga o joguinho e vai estudar! A palestra está mostrando que o rumo do crescimento é aumentar o agronegócio e efetivamente, aproveitar melhor as áreas não produtivas. O foco não é derrubar árvore e sim falar do USO correto da terra em prol do aumento do PIB.
@@Bonogatti receio que você esteja enganado. Se o tom da palestra fosse o melhor aproveitamento das áreas já abertas e pouco produtivas, o Dr. Evaristo se ateria às técnicas e tecnologias desenvolvidas e já conhecidas para tal finalidade, como por exemplo, a integração lavoura-pecuária-floresta, para não citarmos outras tantas. Bem, sobre a ILPF, o Dr. Evaristo fez um vago comentário no final da palestra, nos passando a ideia (através do gráfico apresentado) de que existem poucas pastagens degradadas em nosso país. Ora, é sabido, inclusive pela própria Embrapa, que mais de 30% das pastagens cultivadas possuem algum nível de degradação, isso segundo os dados considerados como os mais conservadores. Nessas áreas ainda há muito o que se fazer em termos tecnológicos para que principiemos a chegar aos pés dos americanos em termos de arrobas de carne produzidas por hectare. Também poderíamos falar sobre a urgente necessidade de incentivos à indústria de transformação, o que agregaria muito mais valor à produção primária e elevaria consideravelmente nosso PIB. Porém, o que percebemos na maior parte da palestra, é um discurso prescindível e pejorativo em relação às nossas áreas de proteção e preservação. Ora, não deveríamos sentir grande orgulho por ainda mantermos preservadas algumas florestas, onde existe abundância de água, de vida e perfeito equilíbrio entre as espécies ??? Não deveríamos nos sentir responsáveis por preservar a essência da vida às gerações futuras ??? Deveríamos sim...nos sentir bem-afortunados por não termos que proteger desertos, como o fazem alguns países, conforme informado na palestra. Marlon, o caminho para o imprescindível aumento na produção de alimentos, fibras e madeiras é do incremento na produtividade...e o incremento na produtividade se dá pela intensificação das áreas exploradas e não pela desertificação dos nossos preciosos biomas.
Vídeo esclarecedor tomará que o presidente tome conhecimento disso.
Somente 7,8% do território brasileiro gera esses bilhões em producao,emprego renda. Devemos exigir mais espaço pra plantar e cultivar.
Aqui no Amazonas só podemos usar 20% das nossas propriedades e com algumas restrições dos órgãos ambientais isso diminui. Com esses dados vou entrar na justiça pra usar pelo menos 50% do nosso terreno.
Que o governo mostre esse vídeo para todos 👏👍
Vamos proteger nosso país, nossa terra nossa gente!
Excelente e esclarecedora explanação de Evaristo de Miranda, chefe da Embrapa Territorial.
A crítica destrambelhada da Gisele pode ser tanto por desinformação como por manipulação esquerdista. A esquerda correu p criticar a ministra que “reclamou dos maus brasileiros que criticam o país lá fora ao invés de proteger nosso território”. Mas é claro que eles sabem que o Brasil segue ótimas leis de preservação ambiental, mas se esforçam p desmoralizar tanto o novo governo quanto as ações de preservação.
Excelente palestra!! Assisti e depois li muitos comentários com elogios e críticas sobre o tema. Mais elogios, claro. De uma coisa tenho certeza: tivemos nosso desenvolvimento achatado por séculos. Estados Unidos e Europa se desenvolveram e hoje querem que paguemos a conta do desenvolvimento deles. Achando pouco, ainda nos enfiam um monte de ONG's goela abaixo, principalmente na Amazônia, pra não só criar a falácia de desmatamento como também mapear sub-solo, fauna, flora etc. E aqui dentro, os "ambientalistas" fazendo cara de paisagem. Só reagem, quando sentem que vão perder a boquinha. O povo brasileiro não faz ideia da quantidade de dinheiro que entra aqui pra manter os trabalhos de verdadeira espionagem dessas ONG's estrangeiras. Fora a quantidade que é desperdiçada pelo governo local pra manter um monte de vagabundos fazendo "gol contra". Tá na hora de mudar.
Isso jamais irá para as mídias tradicionais ! Daí a urgência de atacar canais alternativos.
só consegue proteger terra quem tem terra pra proteger, o Brasil tem essa vantagem de ter um território enorme. Eu olhei os dados de produção do vídeo e achei muito bons na verdade, temos uma área de produção maior que a maioria dos países da Europa, não acho que precisamos desmatar mais para aumentar produção, precisamos agregar valor a produção para concorrer com o mundo, o Brasil só vai virar destaque mundial quando focar em industria de serviço e de produtos secundários com um bom valor agregado e não de produtos primários como é hoje. Não é a agricultura que leva o Brasil nas costas e sim o Brasil que carrega eles.
Excelente..Precisamos colocar nosso país pra funcionar de verdade...
A Record e o SBT deveria fazer um documentário com esse belo material.
Vamos mostrar a verdade ao mundo!!!
APAs podem ser utilizadas de acordo com o plano de manejo. Apenas as atividades altamente impactantes são proibidas, sendo que agricultura e pecuária não estão entre elas (seria por exemplo mineração, uma atividade proibida). Eu não consegui achar o somatório nesse momento, mas só daí estimo que deve ter diminuído uns 20% nessa conta que ele fez. Áreas quilombolas são outras que podem ser feitos usos. As áreas que ele somou como sendo APP`s e Reservas legais disponíveis no sistema SICAR são declaratórias, feitas pelo próprio empreendedor, e na maioria aguda dos casos esses locais estão sendo informados como nativos (no sistema federal do CAR) e na verdade estão degradados, capoeirados, desmatados, em boa parte. É lógico que quando se analisa as APP`s essas feições precisam fazer corredores, elas estão conectadas através das hidrografias. Estradas e ferrovias são obras de utilidade pública e interesse social. Somos a reserva mundial da fauna e flora. Temos que nos orgulhar disso. O que os outros já devastaram, nós ainda temos condição de fazer diferente. O desenvolvimento é completamente possível de forma sustentável. O DESMATAMENTO NÃO É PROIBIDO, desde que feito com critério, licenciado. O que muitos querem fazer é a bel prazer... chegar metendo o correntão, e daí, aqui há uns 5 anos quando essa área não estiver mais produzindo apropriadamente, mete correntão em outra nativa e deixa essa outra área degradada. Ou simplesmente chegar implantando o empreendimento, sem respeitar as APP`s, vertentes, hidrografias. O que acontece se é assim a bel prazer: escassez de água em poucos anos. Já é uma realidade em vários municípios brasileiros. E isso com os "3/4" que ele cita que estão preservados. Imagina então quando abrir mais, sem critério. Temos recurso para isso... Qual o problema de se fazer as coisas de maneira sustentável ? Esses dados apresentados pelo Sr. Evaristo são interessantes, ele é um excelente orador, porém estão evidentemente viciados e tendenciados.
Na sua teoria é muito bonito o que tu escreveste! Mas vá você comprar terra e tente botar tudo isto em pratica que colocaste aqui...
" Somos a reserva mundial da fauna e flora", muito bonito, e quem é que vai pagar por isso? Quais as nossas vantagens no comércio com países que desmataram o seu território? Se os dados são viciados, qual o histórico e a estatística de aproveitamento para a produção agrícola destas áreas de proteção? Precisamos acordar deste sono de 30 anos de domínio globalista e começar a defender nossos interesses, sob o risco de sermos eternamente o tal gigante adormecido.
@@BELWAN A questão pode ser resolvida de maneira sustentável. Conheço diversos empreendedores que conseguem muita produtividade com uma quantia de investimento tecnológico baixo (mas tem que ter). E conheço empreendedor que degradou APP tudo e depois ficou sem água para irrigar. O que adianta você ter ganho de área nessa situação ? Agricultura de precisão já é uma realidade. Temos estudos avançados na área. Outro ponto: boa parte de um imóvel imóvel (vou chutar um número médio aqui de uns 20%) não há como utilizar de fato, seja pela topografia desfavorável, seja pela fertilidade. Você já pode aproveitar esses locais como ARL/APP conectadas, desde que formem os corredores ecológicos. Existem diversas outras práticas simples que dá pra ajudar na conta do empreendedor. Não podemos ver o meio ambiente como barreira para o desenvolvimento econômico. É justamente pelo motivo de termos tanto ainda preservado que o mundo vira os olhos para nós.
Sr. @@paulobrandao4780, áreas abertas/degradadas/sem utilidade, nós temos bastante. Podemos fazer uso delas e melhorar nossos números. O empreendedor tem que entender que papa produzir mais o imóvel necessita de algum investimento. Com aumento da produtividade de áreas já consolidadas nós já resolvemos 1/3 do problema da produção. Se ocuparmos nossas áreas abertas ganhamos mais talvez 1/3, 1/4. O resto a gente faz desmatando... legalmente claro, respeitando as diretrizes, fauna, flora, hidrografias. Respondendo suas perguntas, já temos vantagens perante outros países na questão comercial por termos nossa amazônia "preservada", e uma política ambiental de qualidade (pelo menos no papel). Tanto é que nossos ministérios do meio ambiente e agricultura não se fundiram justamente por esse motivo comercial. Pressões externas de clientes da carne do Brasil fizeram com que essa ideia caísse. "Se fundir não compro". Se a APA não é produtiva, você pode ter certeza que o motivo é falta de informação. Quando se houve o termo "APA" já acha que é totalmente restrito, o que não é verdade. Você pode trabalhar com pouquíssima restrição. E vou te contar, que áreas dentro dessas APA`s costumam ter o preço extremamente vantajoso. Já vi muita gente ganhando muita grana comprando terras a 1/10 do preço para produção de Silvicultura, soja, bovinocultura. O empreendedor da área ruralista ainda é muito conservador, em âmbito geral. Isso tem mudado com o tempo, as novas gerações de latifundiários já estão pensando diferente no jeito de conciliar essa questão meio ambiente/economia. Mas até isso mudar de fato vai pelo menos mais uma ou duas gerações. E até lá a gente vai ficar nessa impasse.
Muito boa palestra explanando a real situação da agricultura e preservação do meio ambiente no Brasil. 👏🏻👏🏻
SENSACIONAL, agora tudo provado, para acabar com os achismos
Precisa desse vídeo com legenda em inglês!!!
Já compartilhei parabéns excelente trabalho
Show. Muito bom
Mas vamos repassar o link
Esclarecedor
grato Dr Evaristo aprendi muito nessa palestra top
Vendo esse vídeo pela 5a vez. Tem que passar no horário nobre
Um vídeo desse não pode nem passar perto das escolas..
FANTÁSTICO!
Muito bom!!! Essa palestra deveria fazer parte do G7 esse ano.
Excelente vídeo! Mandando no zap já!
vi só hoje, mas FALOUUUU TUUUUDDOOOOO, parabéns, eu tentei dar 20 likes, merece muito.
Belo trabalho... Todos deveríamos conhecer estes fatos... Parabéns. Contra fatos, não há argumentos!
Que piada de Mal Gosto...
Ou seja, somos a vida inteira impedidos interna e externamente, de crescermos.
Pois, realmente a impressão que tenho durante a vida, do final da infância até agora beirando os 40, é que várias forças, principalmente, externas tiveram/tem medo, pavor de ver o Brasil realmente ser Gigante...
Sempre me pergunto: será que algum dia não vai aparecer um ou vários, pra nos ajudar a tirar esse atraso?
Sempre deixados no patamar de subdesenvolvidos ou semelhante, e na verdade somos o país que TEM TUDO, pra no mínimo: SERMOS TRATADOS COM MAIS RESPEITO, MUITO MAIS RESPEITO MESMO !!!
Gostaria de estar vivo, pra ver o dia em que as nações e todas as outras forças internas e externas, que trabalharam pra sabotar o Brasil, colhessem os frutos de suas tamanhas perversões.
sem duvida uma piada de MAU gosto
EU TENHO 53 , SINTA SE FELIZ
Parabéns pela sua colocação , falou tudo
Eu tenho 37 anos e já me arrependi de ter ficado na agricultura, pretendo plantar mais duas safras, e vou parar, vou mudar de profissão.
- Nós sempre fomos boicotado e sabotado de maneira ferrenha pelo vizinho oculto ao norte, é muito simples explicar: Nós somos o competidor direto em fornecimento da soja, milho, carne, algodão e vários outros itens,que esse vizinho oculto fornecia ao mercado mundial; ia me esquecendo, até a nossa brilhante Embraer passou a incomodar, e aí, alguém sabe que inimigo oculto é esse?
Muito boa a palestra, mas acho que essa questão está esquecendo o "rio voador" que é o que a Amazonia faz pelos rios da região Sudeste. Não é a toa que as afluências do Rio S. Francisco, que nasce em Minas, está decrescendo há 10 anos.
Exatamente. As grandes áreas protegidas na amazônia não são capricho, mas necessidade. O sr. Evaristo de Miranda parece falar como se desconhecesse isso.
Concordo com você,ainda sim acho pouco 30%,mais antes um pouco do que nada,acho que temos muitos os lados e precisamos ouvir a todos e tirar nossas próprias conclusões,pois cada um defende sua próprias teorias e índices de gráficos
A simplicidade é a base da grandeza...🤔
Palestra MARAVILHOSA! Manda uma cópia pro Lacron!
Vamos aos fatos: como que algumas especies de animais estão tão ameaçados de extinção mesmo com a nossa natureza sendo assim TAO protegida?
Como as temperaturas no pais tem aumentando tanto nas ultimas décadas mesmo com tanta área verde?
Como explicar tantos episódios de secas, assoreamento de rios e queimadas no pais nas ultimas décadas?
Eu acredito que tem bastante inverdades divulgadas neste vídeo. Porque isso não é o que vemos em nosso Brasil.
A temperatura do planetan foi muito maior no passado. Nao confunda as coisas.
Esse senhor da palestra( evaristo de miranda) é conhecido na embrapa por falsificar dados e adaptar a realidade que ele quer mostrar. É por isso que o discurso dele destoa da realidade.
Virei fã desse cara!
Sensacional ! Isso deveria ser divulgado pela "grande mídia", mas sabemos ela não o fará: a esquerdopatia não permite isto seja feito. Sugiro a divulgação nas escolas e faculdades...
Oq a esquerda tem a ver uai ?
Alguem , pelo amor de Deus, traduza para o ingles. Temos que divulgar.
O povo brasileiro tem que tomar conhecimento desses dados, para não se deixar influenciar pelas mentiras vomitadas pela mídia.
Excelente palestra, informações muito uteis que devem ser replicadas para todos conheçam a realidade da agropecuária brasileira.
É preciso divulga,povo informado ,difícil difícil de ser manipulado.
Serio, cuidado! Nao sejam bobos! Pesquisem, sejam criticos, realistas, lembre-se: essa turma apresentando todas essas lindas informações e dados é a mesma turma que nos fode a séculos: políticos fazendo política!
Concordo plenamente!
Sem clima favorável e água potável não há Agro negócio apenas famintos
A verdade sempre vem à tona
Parabéns a Azul! Apoiando o Brasil👍🏻
A Europa não tem moral pra dar pitacos sobre meio ambiente no Brasil.