Dia 5 - Ruta 27 CH - fronteiras com a Bolívia e Argentina.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 15 ต.ค. 2024
  • Neste dia, não tínhamos planos de passeio. Olhamos o mapa, e vimos uma estrada passando ao lado do Vulcão Licancabur, o qual faz fronteira com a Bolívia, e que nos levaria até a fronteira com a Argentina. Não fazíamos ideia do que nos esperava.
    Abastecemos o carro, fizemos nossos lanchinhos de passeio e partiu!!
    San Pedro de Atacama está a uma altitude de 2.450 m, quando chegamos no mirante do Vulcão Licancabur já estávamos a 3.510m.
    Como não sentimos as consequências da altitude nenhuma vez, não lembramos dela e não levamos a famosa “folha de coca” que ganhamos de outros hóspede do Airbnb. Enfim, seguimos e percebemos que só subindo. E eu acompanhando na bússola a altitude.
    Um pouco mais a frente visualizamos no horizonte a Laguna Verde e Laguna Branca, localizadas na Bolívia atrás do Vulcão Licancabur. Altitude: 4.750m.
    Seguimos na Ruta 27 CH, paramos em um mirantes do Rio Quebrada Quepiaco. Um rio congelado cheio de vida, Vicuñas, Gaivolas Andinas, Patos dentre outros. Uma paisagem lindíssima.
    Mais um pouco a frente, não muito distante, batemos nosso recorde de altitude, 4.830m. Nossa cabeça mareou, como se tivesse um nada na mente. Bem estranho, começamos a respirar mais devagar para controlar os sintomas. E logo começamos a descer.
    Descobrimos que entramos na Reserva Nacional de Flamencos. Mas não encontramos nenhum no percurso.
    Com alguns resquícios de neve nos morro, avistamos o Salar e Laguna de Tara ou Loyoques seguida da Laguna Negra. Que paisagem! Uma pintura de Deus.
    Adiante, mais um salar. Grandeeee! Salar de Quisquiro! E lá vimos 3 caminhoneiros do Brasil. Estavam com destino ao Peru. Conversamos um pouco e todos seguiram viagem.
    Última parada antes de Jama e a fronteira Chile - Argentina. Um mirante de Paso Jama. Sinceramente, a parte frustrante do trajeto. Por conta da sujeira do local. Acreditamos que por ser próximo da fronteira e muitos pararem ali para dormir ou comer algo. Mas não justifica, na minha opinião.
    Paisagem bem bonita também.
    Todo este trajeto levamos 3h para ir e 2h e 30min para voltar.
    Para finalizar o dia com chave de ouro, fizemos nosso Tour Astrológico. Procuramos um lugarzinho escuro, levamos um vinho e um salgadinho, nosso tripé e celular. A magia foi por conta da magnífica Via Láctea. Vimos estrela cadente, constelações, inclusive a de Sagitário que, no Brasil, não temos muita visibilidade a ela.

ความคิดเห็น •