Review da caneta tinteiro PILOT Varsity

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ก.ย. 2024
  • literatuscanet...
    alexandro.email@gmail.com
    A caneta tinteiro de entrada mais de entrada que eu conheço até o momento. A Pilot Varsity é uma caneta descartável e com um custo bem abaixo das canetas tinteiros convencionais, ou seja, canetas não-descartáveis em que podem ser utilizados cartuchos ou conversores com diversas tintas diferentes.
    Essa é uma caneta que pode ser interessante para quem está interessado em testar sua primeira caneta tinteiro, mas que ainda não tem certeza se quer se comprometer com o investimento em uma caneta tinteiro com o valor mais alto.

ความคิดเห็น • 22

  • @Michel2731
    @Michel2731 2 หลายเดือนก่อน +1

    Tenho a mesma Varsity há quase 10 anos, não tem nada de descartável nela. Não foi falado no vídeo mas ela tem janela de tinta para saber quanto tem de tinta e o plástico usado é quase indestrutível. Foi nela que testei polimento de pena, sem rico de estragar uma caneta cara, a escrita dela está super suave hoje. A primeira recarga dá um pouco de trabalho mas vale a pena e a tinta não vaza, não seca com o tempo como outras! Ótima opção de caneta reserva ou para emprestar.

    • @LiteratusCanetas
      @LiteratusCanetas  2 หลายเดือนก่อน

      Tem razão, Michael... eu confesso que não tinha percebido a janela para visualizar o nível de tinta. Mas hoje que a tinta no reservatório da minha está maiz vazia dá para ver claramente isso. Muito obrigado por ter comentado isso... não sei quanto tempo eu iria demorar para perceber isso sozinho, haha.
      Quanto à recarga... já ouvi falar que é possível, mas nunca tentei... você desmonta o corpo delta e coloca a tinta no reservatório original?
      Como você fez o polimento da pena? Quais materiais usou?
      Muito obrigado pelo seu comentário, Michael... acabei te fazendo mais perguntas, haha..
      Muito obrigado mesmo, esse tipo de comentário enriquece muito.

    • @Michel2731
      @Michel2731 2 หลายเดือนก่อน +1

      @@LiteratusCanetas Para recarregar primeiro tem que tirar a pena, ela sair da mesma forma que as lamys e depois o mais difícil, remover o alimentador que é frágil, cubra com um pedaço de couro ou câmara de pneu e com ajuda de um alicate vai puxando, tem que ser uma puxada reta.
      Para o o polimento usei lixa de unha mas não pode ser qualquer uma, a que tenho é cinza de um lado e do outro é metade rosa e a outra metade branca. Ou lixas 10000 e 12000. Isso é para polimento mais grosso se for necessário. Para um polimento mais fino, diminuir o feedback ou tirar um babes bottom, eu uso milar paper.
      Sempre de forma delicada e sem aplicar força!
      Existem alguns vídeos aqui no youtube dos dois procedimentos mas todos em inglês, já dá para ter uma idéia de como proceder.
      A primeira em que testei foi em uma Maped tinteiro, caneta horrível! Ficou até usável depois do polimento.
      Em uma Platinum 3776 passei algumas vezes no milar paper e o feedback ficou como gosto.
      Problemas de fluxo de tinta tive em duas:
      Parker Vecto que secava durante a escrita e relvi fazendo traços na vertical com mais pressão, flexionando um pouco a pena.
      A outra caneta é uma Omas Paragom mini que escreve muito molhado, ela pena fina (F) mas escreve como uma broad (B) mas não tenho coragem para mexer nesta. Eu teria que forçar cada metade da ponta da pena sobre e sob a outra metade.

    • @LiteratusCanetas
      @LiteratusCanetas  2 หลายเดือนก่อน +1

      Muito obrigado pelo seu comentário tão detalhado, Michel!
      Eu ainda não me aventurei muito no ajuste fino de penas para que elas fiquem no seu melhor, geralmente eu tiro da caixa e já continuo escrevendo do jeito que ela veio de fábrica, haha.
      Mas são pontos importantes essas dicas. Fora o preenchimento da Varsity, qualquer hora vou tirar um tempo para ajustar a minha Hongdian 1837... que veio com a pena desalinhada e não escreve bem. O bom é que como é uma caneta mais em conta, dá para brincar sem muito medo de errar e sem muito remorso no coração caso não dê tudo errado.
      Muito obrigado pela sua aula, meu amigo. Obrigado mesmo.
      Um abraço, Michael!

  • @lpanades
    @lpanades 8 หลายเดือนก่อน +3

    Uma mangueirinha transparente e uma seringa de 5ml permite que recarregue ela sem problema. A vantagem é que pode perparar a pena sem medo para o teu gosto.

    • @LiteratusCanetas
      @LiteratusCanetas  7 หลายเดือนก่อน +1

      Obrigado pela dica, Luís. Quando a tinta dela acabar acho que vou fazer uma experiências com ela. Inclusive, quero tentar isso que você falou de encher ela com uma seringa e mangueirinha. Obrigado pelo comentário e pela dica, meu amigo. Um abraço!

  • @rubirtia
    @rubirtia 9 หลายเดือนก่อน +4

    Tem as descartáveis da Zebra na Amazon, vem duas!

    • @LiteratusCanetas
      @LiteratusCanetas  9 หลายเดือนก่อน +2

      Essas eu não conhecia, @rubirtia. Vou até dar uma olhada por curiosidade... mas para ser honesto... o que não me agrada é o fato de uma tinteiro ser descartável. Eu gosto daquele romance de ter uma caneta que pode durar muitos e muitos anos e usada em vários momentos memoráveis. haha. Obrigado pelo comentário, @rubirtia. Um abraço.

    • @LiteratusCanetas
      @LiteratusCanetas  8 หลายเดือนก่อน

      Dei uma olhada na Zebra, @rubirtia.
      Ela me lembra bastante a Pilot Varsity, além de ser mais em conta. Assim como a Varsity, penso que ela faz mais sentido para quem está querendo testar as canetas tinteiro pela primeira vez e quer saber se gosta da experiência antes de investir mais nisso.
      De qualquer forma, com o valor da Zebra ou da Varsity hoje eu preferiria adquirir uma Jinhao por ser de baixo custo e ser recarregável.
      De qualquer forma, muito obrigado pelo comentário e pela sugestão da Zebra :)
      Um abraço, @rubirtia!

    • @rubirtia
      @rubirtia 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@LiteratusCanetas Eu ganhei da minha irmã minha primeira tinteiro, a Kakuno, fiquei muito contente, escreve muito bem! Agora é um caminho sem volta, ne? Eu fico de olho na twisbi eco igual a sua... Obrigada, ótimas festas de final de ano!

    • @LiteratusCanetas
      @LiteratusCanetas  8 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@rubirtia Que sensacional! Ganhou qual cor? Qual pena? Não é incrível a carinha na pena? hahaha, eu acho um detalhe muito legal. Está usando qual tinta com ela? Hahaha, perguntei um monte, né... é que fico empolgado também, hahaha. Obrigado por compartilhar esse momento conosco,​ @rubirtia. Um abraço!

    • @rubirtia
      @rubirtia 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@LiteratusCanetas eu ganhei a toda transparente, com pena média, e ainda estou com o cartucho que veio. Vou comprar tinta hehehe… agora só fico pesquisando caneta 🖊️ uma febre!!! A carinha na pena é realmente muito legal, é ótima a escrita, fiquei muito feliz! Eu já escrevo bastante a vida toda em diário, agenda, estudos. Agora fico pensando na próxima caneta 💭💭💭

  • @gilsondev
    @gilsondev 9 หลายเดือนก่อน +1

    Interessante trazer esse tipo de caneta. Pessoalmente acho sem sentido o propósito delas, porque um dos motivos das pessoas irem para a tinteiro hoje é de além de ser por conta do prazer de escrita com ela, é também pela possibilidade de tê-la por um longo tempo, passível de recarga e manutenção. Se for para escolher elas e uma convencional como esferográfico, vou na segunda opção porque tem mais possibilidades de encontrar com uma ótima qualidade de escrita e com preço tão acessível quanto a tinteira descartável.
    Por outro lado, canetas da Crown e Jinhao que são mais acessíveis hoje, como Capprici e afins, ou seja aquelas com uma faixa de preço entre ~R$90,00 a R$300,00, me parece que elas tem certa característica de ser descartável também porque caso elas sofrerem com alguma avaria (principalmente a pena), não tenho certeza se seria fácil e barato consertá-las.
    Posso ter me equivocado porque até agora não tive algum tipo de acidente, mas produtos nichados como a tinteiro tendem a não ter um bom suporte em caso de danos no Brasil.

    • @LiteratusCanetas
      @LiteratusCanetas  8 หลายเดือนก่อน

      Isso é verdade, Gilson.
      Não há mesmo suporte que eu conheça para manutenções desse tipo. Até mesmo fora do Brasil a situação não é tão diferente pelo fato de as peças de reposição serem muito caras em relação ao preço total da caneta.
      Por exemplo, quando decidi trocar a pena da minha Diplomat Magnum... eu consigi achar a pena, porém o preço da pena é dois terços do valor da caneta... É bom saber que tem essa possibilidade, mas nem sempre vai valer a pena. Esse padrão de valor alto da pena em relação à caneta vejo se repetir par aoutras marcas como TWSBI e Kaweco..
      Além disso, como você falou... se for para pagar 40..50 reais em uma tinteiro descartável, faz mais sentido comprar uma boa esferográfica ou fineliner.
      Mesmo para quem quer testar as tinteiros sem investir muito, penso que faz mais sentido comprar uma caneta tinteiro da Jinhao, por exemplo, do que uma caneta descartável.
      Muito obrigado, pelo comentário, meu amigo.

  • @douglasdrumond
    @douglasdrumond 9 หลายเดือนก่อน +2

    A Preppy é só um pouco mais cara. A Jinhao Shark também. E ambas são bem gostosas de usar. Concordo contigo, a Varsity não vale a pena.

    • @LiteratusCanetas
      @LiteratusCanetas  9 หลายเดือนก่อน +1

      Verdade. Além disso, a própria Jinhao tem outras canetas com baixo custo que também são interessantes para quem quer uma introdução ao mundo das canetas tinteiro.

    • @douglasdrumond
      @douglasdrumond 9 หลายเดือนก่อน +1

      Aliás, acho muito engraçado/contraditório uma caneta tinteiro descartável de uma marca japonesa porque em japonês caneta tinteiro é literalmente “pincel de dez mil anos” (pincel com sentido de instrumento de escrita e dez mil com sentido de infinito ou muito). Ou seja, o instrumento eterno p escrita.

    • @LiteratusCanetas
      @LiteratusCanetas  9 หลายเดือนก่อน

      @@douglasdrumond Hahaha, verdade! No caso das descartáveis (tinteiros ou não) está mais para "10 mil anos na natureza", haha

  • @hugoarraes99
    @hugoarraes99 9 หลายเดือนก่อน +2

    Ultimamente tenho fugido de canetas descartáveis, acho um atraso. N entra na minha cabeça jogar fora e gerar lixo por uma coisa q vc só usa a tinta. Essa caneta definitivamente n me agradaria. Mas a depender da carga ela pode durar um bom tempo, ainda asssim tem umas recarregaveis em conta no mercado.... 😊
    Inclusive até canetas esferográficas e com tinta em gel tenho buscado formas de recarregar....

    • @LiteratusCanetas
      @LiteratusCanetas  9 หลายเดือนก่อน

      Pois é, Hugo. Eu penso da mesma forma. Os números de canetas descartáveis que são descartadas todos os anos são um número impressionante. Esse é um tipo de coisa que eu tento evitar no meu dia-a-dia por ser prejudicial e desnecessário. Além disso, me amarro em tinteiros com a variedade de tintas que posso usar nelas XD. Obrigado pelo comentário, Hugo. Um abraço!