@@libniteles Essa análise que ele faz do Campo de Marte tem falhas. Li alguns comentários (aqui mesmo no vídeo) de pessoas que moram no bairro. A maioria delas diz que o campo de marte mantêm pessoas empregadas, é importante para a aviação e preserva o bairro da especulação imobiliária.
@@aarbamlel então que se faça uma consulta aos moradores. Como eu disse, li comentários de várias pessoas que moram no bairro. Afinal, quem escolhe morar perto de um aeroporto sabe que haverá algum barulho.
Acabei de descobrir o canal e estou apaixonado (e maratonando, rs). Não sou arquiteto nem urbanista, mas o conteúdo do canal é excelente e acessível para qualquer um. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Se Raul, precisa se informar melhor sobre o Campo de Marte. Há muitas empresas funcionando naquela área, gerando centenas de empregos. O Sr só enxergou o lado militar, mas no lado civil há muitas atividades que movimentam a economia da cidade. Além das operações da aviação executiva e escolas de aviação. Espero ter colaborado com seu conteúdo.
@@gabrielbelchior9239 O unico alucinado aqui, e vc. Ele está falando de uma central de São Paulo que poderia ser ultilizada de uma forma melhor para a população. Imagine se no lugar do Central Park em NY tivesse um aeroporto?
@@Antonio-lt1sp O tamanho do ibirabuera não chega nem perto do central park. E sim. Ny tem um aeroporto dentro da cidade, mas ele não fica no centro (manhattan) , e recebe milhares de passageiros em 1 dia. Enquanto o campo de marte, recebe uns 300 e pouco.
Eu fotografo todas as semanas no Campo de Marte. Agora em 2023 começa a fase da privatização, ou seja, manterão o aeroporto por lá. Gostaria que fosse modernizado, mas tem sim uso diário e bem movimentado. Inclusive é o aeroporto de aviação geral mais movimentado da América Latina...
O pessoal do vídeo come capim, só pode. "Hoje aqui não tem nada, tem o sambódromo" Pqp.... Quantas pessoas empregadas no campo de marte, quantas famílias sustentadas, quantos civis tem seus empregos...
@@Lam.interiores não percebeu ainda? É muito provável que tenha dinheiro do lobby das construtoras em cima do autor do vídeo. Faz muito tempo que tão loucos pra passar o rolo compressor e erguer um monte de torre ali.
O Aeroporto do Campo de Marte é um dos mais movimentados do pais na aviação executiva. A aviação executiva é um dos pilares do desenvolvimento de qualquer cidade. Notadamente você não conhece a importância de um aeroporto.
Esse camarada Juste Lores, está obviamente a serviço do establishment da TucanoPTralhagem fundada por FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. E chamar o TEMER pra dar piteco no BOLSONARO, que há 32 anos já não é mais militar, é a prova cabal que ele está a serviço da JointVenture da TucanoPTralhagem.
A aviação executiva de SP está migrando para aeroportos fora da cidade como o Catarina em São Roque que opera 24 horas/dia e tem pista de 2,5km contra 1,6km do Campo de Marte. Não precisamos de aeroporto no Campo de Marte. Precisamos é do parque, museu, habitações e comércio em volta. São Paulo precisa investir em qualidade de vida. O que há hoje nessa cidade é muito "desenvolvimento" e baixíssima qualidade de vida.
Acredito que seria mais viável explorar o aeroporto, lá existe o aeroclube de São Paulo com quase 100 anos de história e que teve Santos Dumont como associado número 1, além de possuir um museu.
@@Samantha275551 citei o aeroclube como exemplo, deveria se informar sobre a história do aeroporto e e sua importância histórica. De nada adianta um "aeroclube" sem uma pista...
Acho que existe um erro na sua avaliação sobre o Bairro de Santana e sobre o Campo de Marte. Sou morador da ZN próximo a Casa Verde e posso assegurar que a qualidade de vida nessa região é muito melhor do que em outras da nossa cidade principalmente pela existência do Campo de Marte. Sim, parece uma contradição, mas não é e irei demostrar: A ZN tem uma característica distinta das demais por ser isolada das demais e do centro de SP pelo Rio Tietê e pelas Marginais, esse obstáculo natural é que de certa forma dificulta a mobilidade e talvez o interesse em investimentos comerciais na região e não o Campo de Marte. Esse por sua vez protege essa região da Verticalização das edificações com a consequente diminuição da densidade demográfica e isso é muito bom porque as pontes de acesso não suportariam um número muito maior de movimento de carros e pessoas. O desespero de alguns prefeitos, políticos e empreendedores imobiliários em fechar o aeroporto é justamente para que essa região seja verticalizada, principalmente nos entornos de Marte o que certamente traria grandes propinas para esses políticos e grandes ganhos financeiros para esses empreendedores que certamente não estão nem um pouco preocupados com a qualidade de vida dos moradores dessa região e sim com o lucro nos seus empreendimentos e empresas. O Campo de Marte definitivamente protege a qualidade de vida dos moradores de Santana e muitos bairros localizados no entorno daquele aeroporto.
Concordo plenamente com seu comentário e sou muito cético com relação a muitas das afirmações deste Sr Juste Loures... ele parece muito interessado na verticalização e no processo de adensamento de diversos bairros, intenções estas travestidas de causas nobres como "democratização" do espaço público, etc. Não fosse a resistência ativa das associações de moradores, está cidade já estaria à beira do caos e seria o quintal das construtoras. Neste contexto o Sr. Juste Loures presta mais desserviço do que serviço. Como bem diz o ditado: "De boas intenções o inferno está cheio". Estaremos de olho e atuando fortemente pra preservar a qualidade de vida dos moradores. Temer e Loures não são pobres coitados, se quiserem mudam pra qualquer lugar do Brasil ou até pra fora. E depois os moradores que tem de encarar as consequências de um bairro degradado.
Sim. Exato !! A vocação do campo de Marte é de ser um aeroporto de pequeno porte e poderia abrigar ponte aérea (sp-rj, sp-bh, sp-curitiba..., desafogando um pouco Congonhas). Mantendo o aeroporto, não verticalizaria nada em volta. A área é enorme e comportaria um parque esportivo e escolas para a população, reduzindo a área militar.
O Campo de Marte é um polo de empregos! Tem em sua base escolas de aviação! Oficinas, serviços! Há no Campo de Marte uma posição estratégica para o transporte de órgãos, enfermos, etc… A maior parte da frota de helicópteros da cidade está baseada lá, inclusive os helicópteros da PM!
Devemos evitar que a desativação do Campo de Marte abra espaço pra especulação imobiliária transformar aquela área de respiro urbano em mais um paliteiro de concreto.
Pare de ficar espalhando mito, não existe especulação imobiliária em São Paulo, ninguém fica comprando apartamento pra revender na alta, existe uma demanda real por moradia, mais de 75% da classe média de São Paulo mora fora do centro expandido, e isso inclui o bairro de Santana, além também de oferta de moradia popular à preços subsidiados pelo minha casa minha vida/casa verde e amarela. Ou seja, há uma margem gigantesca pra investimento e crescimento do mercado imobiliário.
@@alefrom92 temos um déficit habitacional que poderia muito bem ser resolvido com o retrofit de prédios abandonados na região central. Não sei como estamos atualmente, pq o contingente populacional nas ruas aumentou de maneira gritante, mas até pouco tempo atrás haviam mais imóveis desocupados em sp do que gente sem lugar pra morar. Vc deve ser ingênuo ou nada ingênuo ao afirmar tão categoricamente que a especulação imobiliária em sp é um mito.
@@danilodanilomandarim8069 de novo, NÃO EXISTE especulação imobiliária em São Paulo, os prédios abandonados estão nessa condição por força de leis retrógradas de tombamento e zoneamento. E não, o número de imóveis ociosos não é suficiente para cobrir o déficit habitacional na cidade. São Paulo precisa de cerca de 700 mil casas para atender a demanda por moradia digna na cidade, e tem cerca de 40 mil imóveis desocupados. Ou seja, retrofita todos eles é ainda vai ter muita gente precisando de casa, soma o fato de que mais de 75% da classe média mora fora do centro expandido, longe dos polos de emprego e lazer, soma também o fato de que existe uma estimativa de que nos próximos 10 anos, considerando a ascensão de mais pessoas pra classe média, e o crescimento vegetativo da cidade, São Paulo precisará lançar mais cerca de 800 mil novas moradias para atender a demanda que está por vir. São Paulo vende em média mais de 50 mil apartamentos por ano, desses, cerca de 30 mil são novos lançamentos. A demanda por moradia é real e gigantesca, logo especulação imobiliária é um mito.
Então... a questão não é tão simples assim. Se vc descer do hotel e entrar no campo de Marte pelo lado do aeroclube de São Paulo, que está lá desde os anos 20, vai perceber que existe uma tipo de atividade econômica muito especializada sendo gerida por civis. Desde escolas de aviação Civis... passando por oficinas de aeronaves Civis, hangaragem de aeronaves Civis e outras atividades do ramo da aviação Civil. Especulo que por volta 1000 empregos diretos sejam gerados e outros incontáveis de prestadores de serviços. Cabe uma analize imparcial e a isenção sobre no que se diz respeito a especulação imobiliária, que é a real motivação do assunto aqui abordado.
Taí uma voz esclarecida !!!!!! Melhor não mexer pra ver como é que fica. Nas mãos desses "olhos grandes", vai virar mutreta e a cidade vai perder um espaço livre !!!
@@mallumiranda Mas quem falou em prédios?! Em nenhum momento do vídeo essa possibilidade foi cogitada. O tempo todo se falou sobre parque, praças, museu, áreas de lazer. Ou seja, devolver essa área enorme para a população da cidade. Fico me perguntando se você não assistiu ou está distorcendo de propósito. Será que você é parente de militar e faz uso das regalias e privilégios? Melhor ir se preparando, a mamata vai acabar...
Sou de Recife, e realmente temos esse parque que é uma benção, porém apenas aos domingos, não existe uso misto nos arredores, e a cidade é inteiramente feita pra carros, quase não existe fachada ativa e ninguem vai a pé pra canto nenhum. Eu que tenho inveja de espaços em Sao Paulo!
Ainda a respeito da nossa querida zona norte, depois que demoliram o Complexo Penitenciário do Carandiru e a Penitenciária do Estado, toda aquela vasta área foi transformada em parque. Está sempre largada, imunda, sem manutenção, não arborizada, cheia de gente de baixo jaez que praticamente expulsa o cidadão de bem. Já temos um excelente espaço livre na zona norte, para ser aproveitado pelo cidadão de bem que vive lá perto. Por que está sempre vazio? Por que as pessoas comuns não se sentem à vontade num parque que lhes pertence e que eles pagam pela manutenção? Bem próximo tem o shopping centre norte e o centre norte. Lotados. Tem grades ao redor. O cidadão da zona norte tem confiança em deixar seu carro ali e pagar uma taxa de estacionamento. Pouco provável que não encontre seu carro ou o encontre vandalizado no estacionamento. Pouco provável que seja ameacado ou agredido ali dentro. Lamento. Lamento. Lamento muito mas nossos problemas são muito mais profundos do que querem ver esses falsamente ingênuos arquitetos. Estão a serviço do pior que pode haver nessa terra-de-ninguém que é a relação entre estado e incorporadoras de um lado e interesse público REAL de outro. Só não sinto pena deles pois sei que há péssimas intenções envolvidas. Não verei mais o canal.
Sr Raul! Tenho certeza absoluta q o Sr esta mal informado, e foi muito infeliz em publicar este video! O seu canal diz ter foco em areas sub-utilizadas da Capital! O Sr entende de aviaçao???? O Campo de Marte é simplesmente um dos PRINCIPAIS aeroportos do Brasil, situado na Capital econômica do País, e existe exatamente para absorver o movimento das aeronaves que nao se aplicam em operar em Congonhas ou Guarulhos, por motivos diversos principalmente por performance! Se fechar Marte e direcionar estes 300 pousos q o Sr diz ter por dia em Marte para Congonhas ou Guarulhos, pelo menos 250 deles nao tem performance para sequenciar, criaria um verdadeiro CAOS no trafego aereo de SP, PARA ONDE O SR PRETENDE DIRECIONAR estas 250 aeronaves POR DIA para pousar Sr Raul???? Procure se informar melhor antes de dizer q o Campo de Marte é espaço sub-utilizado, principalmente em um Pais que ja é tao deficiente em infraestrutura aeronautica, fechar QUALQUER aeroporto é um RETROCESSO, fechar Marte então é um ABSURDO!!!!
Raul, você sabe o que significa a palavra latifúndio? Eu comecei a acompanhar esse canal há pouco tempo, me chamou a atenção a isenção e o perfil técnico nas opiniões. Esse vídeo revelou uma outra faceta, infeliz. Quanto rancor, quanto rancor…
Latifúndio: "Entre os antigos romanos, grande propriedade rural pertencente à aristocracia" Aristocracia: "Organização sociopolítica baseada em privilégios de uma classe social formada por nobres que detém o monopólio do poder" Me parece uma definição perfeita, ou vai dizer que militar não é uma classe privilegiada no Brasil? E entenda militar, não como o cara que pinta o meio-fio, mas o de alta patente que usufrui das regalias pagas com nossos impostos.
Aeroporto é infraestrutura indispensável. Pare de falar bobagem. Vai fazer demagogia em outro país. Aeroporto traz riqueza, é tão importante quanto poucas infraestruturas. Se liberar um pouco no futuro libera geral e aí o gabarito dos prédios no cone de aproximação vai as alturas e o trânsito fica mais caótico do que já é.
@@pedrolucassilva362 Quem fala bem do Niemeyer na verdade gosta de pagar de inteligentão kkkkkk, são os súditos do conto "a roupa nova do imperador". Não basta a feitura, as obras dele são em sua maioria disfuncionais
@@jo4op4ul0 Disfunçonais???? KKHKHKHKHKKKHKHKHKHKHKKH me fala outro arquiteto que planejou uma cidade em forma de avião, onde fica as autoridades mais importantes do pais, que criou um lago artificial e ainda fez um bioma ao redor dele..
@@pedrolucassilva362 Planejou Brasília só porque era o arquiteto do sistema, sempre foi chamado pelos graúdos do poder. Qualquer um que não coma cocô sabe como suas obras pecam em acessibilidade, que são fornos de concreto sem arejamento e luz natural, demandando sempre do uso de ar-condicionado no talo, que não se prestam a funcionar bem para a utilidade ao qual foram projetados, tem teatro do Niemeyer que o artista mal tem espaço pra passar atrás do palco, resumindo, uma piada completa de vindo de um escultor de mau gosto que foi alçado à gênio dos arquitetos. Então surgem os tolos ignorantes tentando se passar por sábios, olham um iglu branco de concreto no meio de mais concreto, sem nenhuma natureza ou algum verde, e tratam aquela porcaria como a 8ª maravilha do mundo kkkkkkkkk, bom... eu não me surpreendo com nada num país que trata o funk carioca como música.
@@jo4op4ul0 "iglu branco de concreto no meio de mais concreto, sem nenhuma natureza ou algum verde" Mas ai o senhor não está falando de um arquiteto. Mas sim de um estilo. Que foi o modernista da epoca dos anos 70, 80, existem varios arquitetos desses anos, que projetaram prédios semelhantes e eles são considerados icones da arquitetura, porque isso era muito avançado para a epoca.
Conversa mole de "verde bonitinho" e "metrópole desenvolvida" para que depois se feche o aeroporto e venda a região para as grandes empreiteiras. Há toda uma economia civil que gira em torno do aeroporto (escola de formação de pilotos e também serviços de manutenção de aeronaves) há também uma movimentação importante de aviação executiva, extremamente importante economicamente para o desenvolvimento regional. Além disso, o Campo de Marte abriga o Grupamento Aéreo Águia da Polícia Militar, que se faz fundamental para a segurança pública e o atendimento de emergência médica na capital paulista, eles fazem um serviço excepcional de resgate aeromedico e transplante de órgãos para doação em regime de urgência e estão lá no "latifúndio militar". A região já conta com parques: como por exemplo o Parque da Juventude. Difícil é esse papo de João Doria em conjunção com Michel Temer em torno da extinção do Campo de Marte com ares de construtora lobista, que só vai servir para criar um paliteiro de prédios de alto padrão, aumentar enormemente a densidade demográfica da região e saturar as pontes que cruzam a marginal Tietê que já se encontram em condições limítrofes de operação viária. O "Comando malvadão" da Aeronáutica faz um excelente trabalho em manter o entorno e as instalações do Campo de Marte em condições muito melhores de preservação do que o tradicional abandono do poder público que é visto a algumas quadras do aeroporto. A narrativa é muito bonitinha, mas aqui não cola. O aeroporto possui uma história rica e ocupa esse espaço faz décadas, a cidade é que cresceu ao redor, não adianta plantar retórica contra o Campo de Marte e distorcer sua história e seu presente.
Raul duas correções: A área que o Temer assinou com o Dória está lá sem uso, não foi reinvadido pelo gov federal para fazer a tal escola militar. Essa escola está sendo feita (se é que sai algum dia) na área que ainda pertence ao governo federal. O projeto de uso dessa área acertada no governo Temer seria para ter um museu aeronáutico civil com o impressionante acervo de propriedade da antiga TAM que hoje está fechado em São Carlos. não seria, como você disse no vídeo, um museu da aeronáutica, que já tem um na cidade do Rio de Janeiro, chamado MUSAU. Quanto ao restante da área hoje utilizada como aeródromo é um debate interessante a ser travado. Porém independente da parte do aeroporto, a área do Palácio de Exposições do Anhembi, do Sambódromo, do auditório Elis Regina, da antiga SPTuris, e outras adjacentes merecem um belo projeto de uso permanente, com lojas, escritórios, comércio, serviços 24h, e um pavilhão de feiras decente, de primeiro mundo. Havia um projeto da antiga Alcântara Machado que ganhou uma concessão anos atrás mas q depois parou tudo não sei se por problemas judiciais. Mas antes de tentar desmantelar o aeroporto poderíamos gastar energia levantando o museu, fazendo o parque e concedendo para o melhor projeto de uso toda a faixa do Sambódromo/Anhembi.
E o Parque da Juventude? A poucos metros da Brásleme, um parque bonito mas também mal cuidado e que talvez a elite da ZN, do Jd São Bento e Santa Terezinha tenho medo de se misturar e frequentar, afinal de contas é do lado de uma favela.
É exatamente isso que você lembrou! O Parque da Juventude! Sou nascido na Rua Aviador Gil Guilherme; ela fica ao lado do Campo de Marte! Moro na Zona Norte desde que nasci. Faço a mesma pergunta para o Sr. Raul Juste Lores: Se sua ideia é uma área de lazer, já existe uma que também foi "canibalizada" pelo próprio poder público quando detonou vários prédios da Penitenciária e construiu o Parque da Juventude! Na época pensei: Se a ideia é dar um novo destino à área para quê destruir os prédios? Eles poderiam abrigar inúmeras salas que poderiam ser usadas para "n" atividades! Sobrou uns 2 a 3 prédios que abrigam uma Biblioteca. Nada de área de Shows ou de teatro. Ficou uma imensa área Sub Utilizada! Apenas com algumas quadras esportivas! Embora não seja uma área pertencente ao poder municipal pois ela é uma área Estadual, como áreas municipais, ela sofre do mesmo problema de gestão que as inúmeras áreas dos parques municipais. Segundo o Vereador Gilberto Natalini , "“A gestão dos parques de São Paulo é uma vergonha." . Voltando a falar do Campo de Marte preciso deixar um testemunho: Certa vez estive numa audiência pública na Câmara Municipal de São Paulo e o assunto era a privatização do Anhembi. De repente pediu a palavra um Sr e ele passou a falar e mostrar alguns documentos que, segundo afirmava, as áreas do Anhembi e entorno eram de antiga propriedade se seus parentes e que tinham sido tomadas há muitos anos atrás pelo governo Federal mas que desde então seus parentes reclamavam o direito de retorno da posse. Por fim é preciso ter em mente que, caso a Prefeitura ou o Estado venha a se "apoderar" da área do Campo de Marte, nada impede de que no futuro, algum governante (principalmente da ala tucana), venha a propor o que o Prefeito Dória tentou aprovar: "a Privatização dos 107 parques do município." ("Privatização de parques e desmatamento: legado de Doria e Covas para o meio ambiente" (www.brasildefato.com.br/2020/11/04/privatizacao-de-parques-e-desmatamento-legado-de-doria-e-covas-para-o-meio-ambiente). Muitos adoram essas propostas de privatizações onde o Estado, que há anos mal administra seus próprios públicos, ao privatizar ou fazer conseções de uso a particulares, entra com as milionárias obras de infra estrutura e a iniciativa privada entra com o "diminuto" corpo administrativo! Falam em privatização como se privatizar seja a solução para o funcionamento das entidades públicas. A Linha 4 Amarela do Metrô é um exemplo que dou para mostrar que privatização não garente melhores serviços que se a administração ficasse com o governo. Nas 4/5 noites de Carnaval, por volta das 22:00 hs, é impossível transitar entre os vagões dos trens. O chão dos vagões fica de ponta a ponta com vômitos! Não se vê nenhum funcionário de limpeza! Quando se avista 1 funcionario e se questiona o problema, como resposta é que façamos reclamações por escrito à empresa! Nas Linhas Azul e Vermelha, por serem administradas pelo Metrô (Economia Mista), nunca se vê esse tipo de abandono na limpeza! E é mais fácil de sua reclamação ser considerada.
Um vídeo super especulativo de alguém que não mora na zona norte. Chega da verticalização da zona norte pra atender o interesse de grandes empreiteiras! Essa idéia de parque é o lobo na pele de cordeiro.
2 ปีที่แล้ว +2
Sim, concordo. Fora ! até ao redor do Mirante de Santana tem PREDIO! CHEGA! mas veja só, uma construtora é patrocinadora deste canal... hummmmmm
Raul, tenho um comentário inportant que você nao considerou. Nesta área, há um complexo de campos de futebol maravilhoso! Todos os finais de semana é cheio, milhares frequentam o lugar, se divertem, interagem, jogam futebol, paquinhos para crianças, espaços de lazer. Tudo que falta na cidafe de sp tem ali. As pessoas sempre fecham os os olhos para essa realidade. Existem clubes de futebol de varzea que estão há décadas usando esse espaço, sempre ameaçados por projetos pobres, como museus, shoppings.... A varzea do futebol vive e resisti ali. Procure se informar, frequentar a região. Veja a beleza que está naquele lugar....
Gosto muito do Raul! Do canal! Mas as vezes acho que o discurso dele está mais preocupado com aspectos ideológicos do que verdadeiramente com o melhor uso dos espaços de São Paulo!
Tenho minhas dúvidas se São Paulo tem inveja por Recife ter construído um cimentado árido horroroso, ainda por cima com um nome daqueles. Mil vezes o Campo de Marte com todo o verde que tem. Em São Paulo já basta termos nosso cimentado árido chamado Memorial da América Latina, isso sim deveria ser derrubado e construído um parque ali.
Isso é porque não sabe a merda que ta Brasília, a maioria dos espaços que deveriam ser públicos são do exército, desde parques a diverso clubes. Tudo so pra mamata deles…
Se para você é mamata estar morando em São Paulo , e do nada o alto comando do exército mandar vc e sua família para Manaus no meio do mato sem poder escolher , para os militares defenderem vc e sua família 🤷🏻♂️🤷🏻♂️. O que nos vamos fazer né 🤔🤔 Os brasileiros não sabem o que é o exército , por isso não existe amor a pátria aqui.
São especuladores imobiliários, querem o terreno para socar prédios. A conversinha deles é sempre a mesma. O verdinho, o parquinho, e depois, que mau tem usar esse espaço para fazer um bairro, uns prédios... e assim vão comendo metro por metro, na hora que vai ver, não tem mais nada só paliteiros de prédios. E eles com os bolsos cheios de dinheiro e nós no desemprego.
Realmente o que você disse é verdade! Você foi buscar o plano de divisão do espaço? Viu o croqui do parque? Dos campos? Acho que não... Então antes de ser esse tal ignorante de um Google
O Campo de Marte é o aeroporto executivo de São Paulo, como tem as grandes metrópoles do mundo desenvolvido. É sub-utilizado sim, poderia ter linhas aéreas regulares e muito mais tráfego de aviões executivos e particulares, que deveriam ser incentivados, enquanto o que encontramos é todo tipo de obstáculo e até preconceito contra a aviação executiva. Infelizmente vivemos em um país em que a cultura do subdesenvolvimento e pequinez ainda impera, país de gente medíocre, levado por ideologias fracassadas.
Lamentável. Esse território sempre foi militar. Era o centro da força de aviação da Força Publica do Estado de São Paulo. Passou para o governo federal depois da revolução de 1932. Lá existe o PAMA SP, onde se faz a revisão de muitas aeronaves da nossa FAB. Mesmo na zona norte nossa cidade está repleta de áreas comerciais e residenciais sem qualidade alguma. Ali vivem muitas famílias de militares da FAB. Não se trata de um aeroporto de gente rica como se propala. Muitas empresas de infraestrutura, manutenção e reforma de aeronaves estão no Campo e nos arredores. O que existe de verdade é um aeroporto muito subutilizado. Precisaria fazer uma importante reforma, uma pista não alinhada, como a de hoje, com o morro da Casa Verde. Um aeroporto de grande capacidade, junto ao centro da cidade, ajudaria muito a revitalização do centro antigo da nossa cidade. Se você não gosta de andar ao lado do muro vá passear em outro lugar. O sambódromo é realmente um lixo, reflete o baixíssimo nível da nossa cultura dita popular. Se temos que suportar o lixo do sambódromo, suportemos também o Campo de Aviação de Marte. Parece vazio mas não é. Muitas empresas de elevada tecnologia estão ali e nos arredores. O HASP está lá. Eu entendo a preocupação dos arquitetos e urbanistas com a nossa cidade. A cidade inteira de verdade é um GRANDE LIXO URBANO. Tudo aqui é remediado no mínimo, degradado no geral. Comecem por outros lugares. Os há em demasia. Cemitérios gigantescos ocupando áreas “nobres” de altíssimo valor para a construção civil. Paris eliminou muitos cemitérios há séculos, para expandir áreas habitáveis. Aqui mesmo fizemos igual. Onde está o Cemitério dos Aflitos? Um bairro interessante e pujante vive sobre ele. Deixem o Campo de Marte e as poucas instalações militares de São Paulo em paz. Quando foram construídas nada havia ao redor. A cidade que cresceu desordenadamente e as cercou. O antigo Quartel de Linha ocupava o local onde hoje está o prédio do Tribunal de Justiça. As tropas faziam exercícios militares de infantaria, artilharia e cavalaria num local muito bonito que hoje chama-se Largo do Arouche. A Praça da República já foi chamada Largo dos Curros pois era o local onde se faziam as touradas em São Paulo. O Campo de Marte precisa ser sim melhor explorado dentro da sua finalidade: um aeroporto muito ativo no coração da cidade e um pólo de desenvolvimento da tecnologia de manutenção e desenvolvimento da aviação. Deixem o Campo de Marte em paz. Há muito mais para se fazer em termos de urbanização e arquitetura em São Paulo. Não façam discursos e narrativas que favoreçam a nossa já infeliz, falida e incompetente rede de empresas de construção civil. Já temos arranha-céus é Shopping Centres de excessivo mal gosto. Não precisamos de mais.
Tô adorando seus vídeos, como arquiteta e urbanista sei que a política está entranhada até nos conselhos de classe, não se importando com nada além do próprio umbigo.
Raul, o Campo de Marte abriga, além, de forças públicas, a aviação geral, escolas Para onde "mandaria" esse complexo tráfego aéreo??? Congonhas ?? Ahhh tá, faria o campo de marte em outro local !!! Daqui uns anos a região levantaria as mesmas questões
Muito tendencioso... Vc não tem ideia da importância de um aeroporto para a aviação geral, como é o caso deste.... Dê uma olhada como é nós EUA, quantos aeroportos tem no mesmo padrão....
Nunca vi tamanha ignorância em um único vídeo! Primeiro: em qualquer lugar do outro planeta terra, aeroporto traz desenvolvimento! Segundo: TODA estrutura militar é bem cercada, até para que seja evitado o disparo. Terceiro: Campo de Marte é um dos maiores formadores de pilotos do país. Quarto: como vc mesmo falou, sambódromo só funciona uma vez ao ano, vá atrás de destruir ele. Quinto: não compare a doação de um terreno abandonado com a doação de um terreno que emprega milhares e tem um movimento enorme na aviação executiva e geral. Enfim, ignorância atrás de ignorância. É muito importante saber sobre o que se fala ao invés de abrir a boca e sair falando apenas o que se acha. Como já disse, nunca vi tanta merda junta num único vídeo.
Uau!! Sugiro que faça uma matéria sobre uma grande área verde atrás do Hospital M'Boi Mirim. Numa região sem atrativos e carente, dava para fazer parque, moradia... de forma bem integrada. Parabéns pelo trabalho!
Mais um cidadão que não sabe analisar dados e enxergar os benefícios que a aviação traz. Isso até um familiar necessitar um aeromédico de helicóptero e perceber que a segunda maior frota de helicópteros do mundo precisa um lugar para poder executar as suas missões. Dislike certo
Importante lembrar que o Campo de Marte inclusive limita a altura de prédios na avenida Cruzeiro do Sul, que tem três estações do metrô (Portuguesa-Tietê, Carandiru e Santana) e poderia (e deveria) ser muito mais densamente ocupada do que é hoje. Eu sou morador da zona norte desde que nasci, e digo com tranquilidade de muitos moradores desta região sequer sabem que há uma disputa pela área, e tampouco se dão conta do quanto todos perdem com esse colosso ao alcance de pouquíssimos (e privilegiadíssimos, já que dali só partem helicópteros e jatinhos).
Também sou nascido e criado na Zona Norte e há anos tento abrir os olhos do pessoal daqui sobre o atraso que essa questão gera para o desenvolvimento da região. Se fosse em outra parte da cidade, muitos moradores já teriam se engajado na causa e botado pressão pra resolver. Mas a real é que o povo da ZN infelizmente é muito alienado.
Não é? Se o pessoal lá da Consolação se engajou e conseguiu uma área verde pra eles, quem sabe se a população "apoiando" a prefeitura não conseguem parte do campo de volta? Tirando claro as construções militares já erguidas na área, o resto ser devolvido a população. O pessoal da Casa Verde e Santana merece uma área verde. A cidade merece mais uma área verde/de lazer.
@@leticiabatista8695 o problema é que o prefeito atual já tá até desistindo da disputa e ofereceu a posse definitiva do Campo de Marte à União/militares em troca do abatimento da dívida do município. A Zona Norte vai perder mais essa, e será pra sempre agora.
Putz... É o que dá ter (vice) prefeito que nem sabemos quem é na hora da posse. Se ele entregar o Campo de Marte pros militares aí vai provar que ele não tá nem aí pra população.
Quem não te conhece jura que você é um arquiteto urbanista. Seu nível de conhecimento e percepção arquitetônicos são fantásticos. Seu canal está maravilhoso. Continue sempre nos apresentando os defeitos e as possíveis soluções para nossa maravilhosa São Paulo.
Se precisa de holofote, conseguiu. É de uma estupidez absurda o desrespeito com a evolução do país e com as necessidades de crescimento e de transporte que as pessoas necessitam. O Aeroporto Campo de Marte deveria ter investimento para ser o principal aeródromo regional do país, interligando e gerando crescimento aos seus 5570 municípios. O aeroporto está estrategicamente localizado e poderia facilmente ser interligado ao metrô, deslocando passageiros com rapidez e segurança. Poderia ter uma pista melhor com 2000 mts, um terminal de passageiros decente, um terminal de cargas na Olavo Fontoura e o principal, a implantação de instrumento para pouso e decolagens. Isso traria mais empresas aéreas regionais ao país, baixando custo de voo e popularizando o transporte aéreo regional, que certamente desafogaria Congonhas e Guarulhos. Dá trabalho pensar e ter projeto arrojado? Sim, melhor é derrubar tudo e contruir parques que ninguém cuida e não tem retorno financeiro e não gera evolução, empregos e impostos. Para te ajudar a se aprofundar no assunto: • Horto Florestal de São Paulo: é um parque localizado no distrito de Tremembé, situado aos pés da Serra da Cantareira, dentro do Parque da Cantareira. Nele, está situada a casa de veraneio do Governador do Estado de São Paulo. • Parque Anhanguera: é um parque municipal situado no extremo noroeste da capital, no distrito de Perus. Possui uma área de aproximadamente nove milhões de metros quadrados de mata atlântica, sendo assim, um dos grandes parques de São Paulo. • Parque da Cantareira: é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral paulista que abrange parte da Serra da Cantareira, a maior floresta urbana nativa do mundo, localizado na zona norte da cidade. • Parque Cidade de Toronto: é um parque localizado no distrito de São Domingos. • Parque da Juventude: parque criado no local onde estava implantado o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, localizado nos bairros do Carandiru e Santana, zona norte da cidade. • Parque Estadual do Jaraguá: é um parque criado em torno no ponto mais alto de São Paulo, o Pico do Jaraguá, que também se localiza na Serra da Cantareira. Do alto do Jaraguá, pode-se ter uma ampla visão de boa parte da cidade e do lado oeste da região metropolitana de São Paulo. • Parque Lions Club Tucuruvi: é um parque situado no distrito de Tucuruvi. • Parque São Domingos: é um parque localizado no distrito de São Domingos, zona norte da cidade. • Parque Jardim Felicidade: é um parque localizado no distrito de Pirituba. • Parque Rodrigo de Gásperi: é um parque localizado no distrito de Pirituba. • Parque Vila dos Remédios: é um parque situado nas imediações do distrito de Jaguara, próximo do encontro dos rios Tietê e Pinheiros. • Parque Vila Guilherme: é um parque pertencente ao distrito de Vila Guilherme. Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Parques_da_cidade_de_S%C3%A3o_Paulo#Zona_Norte Todos abandonados e precisando de arquitetos que queiram pensar no próximo e não no próprio bolso. Tenho um projeto pronto para melhorar a mobilidade, a segurança, o transporte aéreo mais popular, gerar impostos, EMPREGOS a curto, médio e longo prazo e o que mais vc quiser. Pense maior, acredito que o poster do fusca na parede do quarto seja algo do passado.
Excelente comentario. Nao acho que precisamos de mais parques. Desenvolvimento de fato seria fomentar o aeroporto, mas nas maos da iniciativa privada. Nosso governo infelizmente tem foco somente no eleitorado e portanto não deve assumir uma iniciativa destas.
Perfeito o seu comentário, todo morador da zona norte deveria lê-lo, assim, poderia fomentar melhor esse debate em torno do Campo de Marte, só vejo militante que só enxerga o seu umbigo palpitar e ter voz ativa na mídia. Não o conheço, mas pela clareza de informações, o Senhor poderia montar um fórum de debates em torno desse assunto, para que enfim, a destinação mais adequada seja realizado nessa área. PRECISAMOS fomentar a economia com mais investimentos e geração de emprego e não plantando rosas pra maconheiro apreciar.
Concordo plenamente com utilizar melhor a área, tranzendo parques e museus, porem segue algumas correções: - O sambodromo é usado como a av paulista aos finais de semana, aberto, com locações de bikes, foodpark, pista de skate, etc - Brasilândia fica longe de Santana, não entendi o comparativo, é igual falar do Morumbi e do Mboi Mirim. - Esse "vazio", na verdade, é um dos lugares onde existem mais voo de helicópteros no mundo. - Exército, civis e políticos são grupos de pessoas que podem e devem conviver em harmonia, essa é a base da democracia, quando um trabalho é bem feito, todos saem ganhando. Abraços
...quanta besteira Vc falou, isso é especulação imobiliária pura, mal intencionada !!!! Última fonte de "respiro" da cidade e ar livre da cidade. Otário !
Isso não vai acontecer, é balela !!!!! Vão especular e subtrair um dos últimos espaços livres de São Paulo, sufocando ainda mais a cidade !!!!! Deixa como está, precisamos ver o céu, bando otários mal intencionados. Se partiu do J. Dória desconfie !!!!!! Tem mutreta !!!
Exército em meio a sociedade e cidadãos comuns, não há razão de existir essa relação tão próxima, exército é algo a parte da sociedade, com função bem delimitada e específica, não existe razão para uma sociedade manter essa "relação próxima".
1 - Nunca vi tanta besteira escrita junto; 2 -O Exército tá lá porque chegou primeiro e quando ninguém queria chegar, esse fato acontece e aconteceu em vários logradouros brasileiros; 3- O que está ocorrendo é uma grande, predatória e corrupta especulação imobiliária que só contribuirá para sufocar e enfeiar/sujar ainda mais a cidade; 4- Deixem a cidade respirar, livre da especulação e dos malandros urbanos; 5-Basta ver quem defende essa irresponsável causa ! ; 6 -O Exército não é algo à parte da sociedade, o Exército é o povo, quanto mais próximo melhor, as pessoas gostam de viver perto dos quartéis, pára de falar asneira; 7- As cidades brasileiras são uzeiras e vezeiras na mania de destruir os espaços urbanos quase sempre em momentos de corrupção ou na presença/atuação de governantes permissivos e corruptos, destroem tudo em troca de propina imobiliária. E cada vez mais nossas cidades vão se acabando, ficando saturadas e feias. Papo furado esse seu cara ! Observe o Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Recife, Natal, Salvador e tantas outras....Absurdo!
Ótimo seria fazer um complexo escolar militar gigante para educar cidadãos de valores que adicionarão ao Brasil em vez das escolas de hoje que entregam ao país militantes sem causa.
Raul, fala das zonas estritamente residenciais próximas ao centro da cidade, como Pacaembu, Sumaré, Jardim Europa, Alto de Pinheiros e Planalto Paulista! Moro perto de um deles e fico profundamente incomodado com o potencial desperdiçado em prol das mansões
Cada vez que vejo matérias( mostrando a realidade e a situação)como esta, fico cada vez mais triste com São Paulo, simplesmente querem que as coisas não aconteçam, meu Deus, não sabia que estavam fazendo um colégio militar, o bem estar e a qualidade da população que se LASQUE....TRISTE SÃO PAULO, CIDADE DAS DESILUSÕES. ESSE GOVERNADOR E PREFEITO DEVERIAM MARATONAR NO SEU CANAL, aprenderiam alguma coisa para melhorar a cidade e serem mais corajosos, não só na questão do Campo de Marte, mas, em muitas outras. Excelente matéria, parabéns Raul! Seu canal é muito bom....👍
Santana, Santana, Santana... creio que pelo menos metade dessa área pertença a minha querida Casa Verde (distante apenas 4,5 km do centro da cidade, via avenida Rio Branco).
Incrível a capacidade de alguns em olhar só um aspecto e acreditar nele. A impressão que fica é que as instituições militares, do nada, apareceram no Ibiraquera, Campo de Marte, e outros. Faltou o autor dizer como essas construções apareceram onde estão. O Campo de Marte não serve apenas a militares. Há uma aviação civil pujante, que emprega alguns milhares de profissionais e gera uma pequena fortuna direta e indiretamente. Mas o autor, sem a menor noção, acha que aviação só tem uma medida: passageiros transportados. Não se deu ao trabalho de dar um pulo lá e ver o que acontece. Preguiça? Tristes trópicos.
Que beleza, empregam 1000 pessoas e serve de aeroporto pra playboy que não gosta de pegar voo comercial uhuuuul. Tudo bem que limitam o potencial construtivo da região, reduzindo a densidade e diminuindo a oferta de emprego para milhões de pessoas, que se veem obrigadas a ir para o centro trabalhar, gerando congestionamento e perdas no PIB da cidade. Mas velho, idai? São mil empregados e ainda tem campo de futebol pros playboys filhos de militares baterem uma bolinha.
Vejo a questão do Campo de Marte de uma maneira completamente diferente, em uma cidade que o seu principal aeroporto tem uma restrição de horário de funcionamento conseguida através de uma pressão popular esta que se beneficia do que o mesmo proporciona acaba que abre outras possibilidades. Usando o exemplo do aeroporto de Londo City o Campo de Marte poderia muito bem atender a uma parcela significativa da aviação comercial e regional saindo e com destino a São Paulo, vejam a localização privilegiada marginal Tietê,metro e rodoviária todos dentro de um perímetro aceitável. Sabemos que o investimento em um novo aeroporto é alto mas o retorno ao longo dos anos é real e ainda gerariam muitos empregos e aumentando a capilaridade do setor entre outros que fazem parte. A ideia de mais parques ok é válida mas ao mesmo tempo é sempre visto como uma forma simplista de "resolver" questões que vão muito além, a implementação de um novo aeroporto pode trazer muitos benefícios ainda mais que parte sa estrutura em si pode ser reaproveitada e adaptada. Se a saída do PAMA-SP algo que é falado a anos for concretizada uma readaptação das estruturas ali que devem ficar osciosas é possível e acredito mesmo que muito investimento poderia chegar. Mas isso é apenas uma ideia que dificilmente será sequer pensada já que os interesses vão no outro sentido, sim precisamos de mais áreas verdes em São Paulo mas ao mesmo tempo e em um proporção a cidade precisa girar então ai uma possibilidade de ao menos pensar.
Congonhas está sobrecarregado há anos. Só vão transferir vôos depois que der uma grande merd@. Ponte aérea poderia ficar no Campo de Marte : sp-rj, sp-bh, sp-curitiba... A área é tão grande que pode comportar vários empreendimentos para a população, mesmo mantendo uma área militar reduzida : escolas, parque esportivo com ginásio de 1o mundo para receber grandes eventos e shows, além de shopping entre o aeroporto e o parque.
@@fabiorodrigues3531 Congonhas não esta sobrecarregado muito pelo contrário ainda tem muito o que ser expandido mas para que isso ocorra as medidas a serem tomadas podem tornar totalmente impopular o político que decidir ir a frente. Não existe uma necessidade de se transferir voos em caso de uma grande "merda" como você mencionou, o aeroporto é seguro e vem passando por melhorias constantes e essa ideia é vaga no aspecto técnico. Hoje olhando CGH vejo que existe espaço físico mas este teria que ser totalmente construído do zero retirando dali a parte de aviação executiva e colocando no seu lugar um novo terminal com mais pontos de embarque e também multi-serviços como Shopping,hotel,escritórios,terminal de ônibus (para servir a região) e uma estação de metro interna e não aquela piada de monotrilho que tem apenas o esqueleto ali perto. Uma das coisas que poderia dar uma maior flexibilidade seria o retorno das operações 24hs mas isso nos dias atuais acho bem difícil de acontecer e assim sendo procurar alternativas como a que mencionei sobre o Campo de Marte podendo ser uma possibilidade. O investimento é alto porque toda uma série de auxílios a navegação segura mais a construção e implementação de um terminal de passageiros e tudo isso que é necessário tem custos significativos mas o potencial de retorno para o entorno e para a cidade é real. Hoje a parte militar do aeródromo pode ser retirada e isso é algo que vem se falando já faz muito tempo, já quanto a estruturas para a população em parte concordo mas a escolha de quais é algo que só após um levantamento de necessidades mas é válido. Discordo totalmente quanto a construção de ginásio esportivo do porte mencionado que ficaria entregue ao tempo por falta de utilização, temos um espaço na cidade bem localizado que é o do Ibirapuera e quando foi que ele recebeu um grande evento? O mesmo diria sobre shopping's já que a região conta com seis com pequenas distâncias e mais ao menos em minha linha de raciocínio não faria sentido. Manter um bom pedaço de parte verde é bom e interessante, e ali ao lado já temos para complementar o parque da juventude,horto florestal e afins. Este pedaço da zona norte de São Paulo é bem interessante e os seus potenciais também. Porém dificilmente vamos ver algo do tipo acontecer or inúmeras razões.
Sempre gostei muito de arquitetura mas não encontrava um conteúdo sobre esse assunto que me agradasse tanto como o seu, estou no terceiro ano e ainda estou decidindo qual curso fazer, muito provavelmente será arq. e urbanismo graças a você! Muito obrigado por mudar meu olhar sobre cidades e como devemos viver e ocupar elas.
Em Belém era essa mesma briga, o Aeroclube que é usado para aviação executiva, a Infraero repassou a área para o Estado construir um parque (chamado de Parque da Cidade), em contrapartida o Governo Estadual vai construir um novo aeroclube, mas por enquanto isso não acontece, o Aeroporto Internacional de Belém vai ser adaptado para essa função. E aqui a cidade sofre da mesma coisa, áreas imensas no meio da cidade ocupadas por Organizações Militares.
@@JMXx999 meu pai era militar e com seu salário sustentou dignamente nossa família. Não generalize e não se renda a estereótipos. Respeito é bom e todos gostamos
@@ERAUMAVEZERA deixa pra lá esse cara deve ser aquele esquerdista que odeia a polícia mas quando é assaltado vai na polícia aqueles comunistas Playboy de condomínio
coloca-se “os militares” como alguém, que se apropriou da área e que não a utiliza. Mesmo que a não utilizasse as forças armadas são parte e tem sua função na sociedade. Isso não desmente a necessidade de atenção ao urbanismo da ZN mas abaixo mesmo te trouxeram a importância do aeroporto ali instalado. SP tem a 2º maior frota global de helicópteros por ex… é outra grande questão a observar no vídeo e não, simplesmente, olhar o seu lado…
Ao meu ver vai acabar com a "calmaria" e segurança da região ao elevar o moviemento. Hoje existe segurança com militares por lá, bandido pensa duas vezes antes de aprontar nessa região visto que muito militares moram nas proximidades. Essa ideia de conexão com o centro não faz sentido, visto que a desocupação e geração do parque não irá criar uma venida ou umaoutra ponte para essa conexão. Só vejo a criação de mais fluxos de carros e onibus. Um exemplo de aumento no fluxo é a região da pompéia que expandiu os empreendimentos e travou completamente o transito. É obivio que todo esse papo é a retirada do aeroporto para liberar a construção de arranhacéu milhonário, irá surgir muitos e muitos prédios que hoje são limitados por conta do espaço aéreo. Agora imaginem o caos no transito. Se querem parque retirem a cadeia feminina ao lado do parque da juventude e expande o mesmo. Simples....
Fora que o Campo de Marte pode ser estrátégico visando varios spectrums emergênciais como uma guerra, catastrofes de n tipos e etc. Nunca se sabe... Mas brasileiro gosta mesmo é de receber produtos por via terrestre usando caminhões e sua extrema lentidão.
Agora vamos para o futuro só um pouquinho. Logo o preço dos transportes aéreos finalmente irá ser reduzido a 1/10 do valor. As aéronaves elétricas estão chegando, muitas serão de pouso e decolagem vertical porem as mais eficiente irão usar asas fixas. Onde vocês querem que pousem? Em jundiai? No aeroporto catarina para precisar rodas mais 1H de carro? Fala sério, não se deixem levar pela expeculação imobiliaria! Acordem meus amigos.
Do ponto de vista teórico a matéria esta certíssima. Na prática porém não temos garantia nenhuma que se devolver para prefeitura teremos melhor uso. A capital está quebrada e inclusive o prefeito analisa abrir mão do processo por um perdão de divida com a união. O Vampiro aí da reportagem foi um dos que muito prejudicaram nossa cidade e estado desde os tempos de secretário de segurança pública nos governos militares.
Éhh... O detalhe é que a Lei dá vantagem pra quem chegou primeiro. E pelo que eu entendi, o Campo de Marte é mais velho que a Zona Norte inteira. Como fazer, pra mudar essa "norma".
Posso afirmar com convicção! O colégio militar está sendo construído em outra área do campo marte e que não tem nada ver com área destinada ao museu aeroespacial! Admito que seu vídeo está muito bom, mas infelizmente está parcial.
3 ปีที่แล้ว +4
Não é um latifúndio. Trata-se de uma área que tem função pública. Por acaso vc acha que o Parque do Ibiraquera também é uma “latifúndio” ?!? Típico discurso do especulador imobiliário ! Só mais um “arquiteto” interessado em ganhar dinheiro com a especulação imobiliária !
Acertou na mosca. A conversinha deles é SEMPRE a mesma. Veja os parques privatizados pelo atual governo em todo estado. É sempre especuladores imobiliários que compram, demora uns tempos e o parque é desmatado, e ruas são abertas, e o condomínio é vendido, sempre com nome verdinho e flores do campo. E eles enchendo o bolso de dinheiro com terras públicas. Estão incomodados com o Campo de Marte porque querem socar prédios em toda a região. ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA 100%. Vê se tem lei para colocar freio neles. Não tem capacidade de abrir uma só fábrica é só especulação e rentismo.
Raul, sou de Recife, quanto ao parque daqui ele tem um problema que vejo, o projeto retirou mtas e mtas árvore foi uma pena pois é mto quente e fico sem vida me entende? Abraço e parabéns por sua iniciativa, adoro!
Seu canal é incrível! Muito bem produzido!... Que nossos executores e legisladores conheçam e se embasem para avançarmos em prol de uma cidade mais amigável às pessoas :)
Parabéns mesmo pelo trabalho! Belém do Pará também sofre com enormes e absurdas áreas militares no centro da cidade que atrapalham até mesmo a ligação entre bairros! Seria excelente um doc seu sobre isso em Belém! Eu apoio!🙏
Me parece que o aeródromo permaneceria a ser utilizado somente para helicópteros e que os vôos executivos seriam transferidos para o Catarina, não sei exatamente se isso aconteceu de fato. Assim uma porção do espaço seria cedido a prefeitura de SP, fazer algum projeto de parque.
Primeiramente, o Campo de Marte é o aeroporto mais antigo de São Paulo e como tal, deveria ser preservado, não destruído como vc propõe. Central Park. A memória de preservação da história aeronáutica brasileira nunca é promovida, exceto pela própria FAB com o Musal e com a LATAM que tinha o museu em São Carlos porém encontra-se fechado pois não é prioridade da atual gestão da empresa. Uma grande pena que pessoas pensem pequeno como você. Campo de Marte é RICO. O Aeroclube de São Paulo, o PAMA-SP... Onde várias pessoas ganham seu salário e fazem a economia do bairro movimentar. Antes de destruir, preserve a memória histórica do país.
Muito melhor o Campo de Marte do que os prédios que invadiram Santana, tornando o trânsito infernal, sem nenhuma infraestrutura. As feiras e eventos que ocorrem no Anhembi são um transtornos na região. O senhor não conhece a região.
Outro latifúndio do exército, quiçá maior ainda, é em Campinas a região entre a Dom Pedro e o Jardim Chapadão. Uma região enorme de área verde que o exército não usa pra nada, só tem grama alta.
Falar que é um latifúndio do exército é porque não foi conhecer as escolas de aviação civil, os serviços de táxi aéreo com proprietários civis, transporte de órgãos e enfermos, serviços de manutenção, venda de aviônicos...
Você fala da escola preparatória de cadetes, 11° brigada e todos os seus quartéis com 4000 militares, as vilas militares, a Embrapa e seu Polo de desenvolvimento tecnológico e o polo de testes da Embraer? Área essa comprada pelo Exército do seu antigo proprietário?
Muita besteira num só vídeo. Desagradável andar numa área militar? Um vazio no meio da cidade? Deveria ser melhor ter uma praça como a que tem ao lado do DEIC cheio de morador de rua, ou como outras espalhadas pela cidade. Cidade de SP tem uma das maiores frotas de helicóptero do mundo, campo de marte gera inúmeros empregos e movimenta e muito a economia de São Paulo, vai querer expulsar o águia da PM de lá tambem. Uma posição estratégica para eles, numa região central de São Paulo onde facilita suas operações e rápidos deslocamentos. Querer comparar a seção de um terreno em Recife com desativação de um aeroporto beira o ridículo. Esse daí nunca colocou os pés dentro da área do campo de marte, caso contrário não falaria tanta asneira. Onde as aeronaves particulares pousariam em SP? Congonhas ou Guarulhos? Fico imaginando quantas voltas de aproximação um Air bus e Boeing teria que dar para esperar uma anv de baixo porte pousar. Impossível certas aeronaves operarem em aeroportos movimentados como congonhas e Guarulhos. É ser muito ignorante pra dizer que o campo de marte não tem função. Em vez de querer construir mais praças, tem muitas por aí precisando de cuidados, assim como parques precisando de melhor estrutura. Doria privatizou parques, querem o campo de marte é pra fazer dinheiro e não pra melhorar a vida da região que só é o que é porque tem a calmaria e segurança da região do Campo de marte.
Não conheço a área mas já houvi falar que daria para mudar a direção da cabeceira que poderia o tornar apto para aviação de passageiros, já pensou se alguns atrs pudessem usá-lo
Esse cara vive falando Nova York aquilo nova York isso nova York tem àquilo são Paulo não tem isso Será que ele sabe nós somos muito diferentes são países diferentes são culturas diferentes
A antiga Força Pública do Estado de São Paulo, até a revolução de 1932, possuía regimento de aviação. Na época as forças publicas eram uma espécie de exército particular dos governadores. O exército brasileiro era pequeno e mal preparado. Sua melhor preparação profissional e intimidade com equipamentos mais modernos, começa quando a segunda guerra mundial tem seu início através através de acordos com o EEUU. O campo de aviação da Força Pública era exatamente em frente ao hoje regimento 'Tobias de Aguiar", mais conhecido como quartel da Rota. Como o local era sujeito a inundações, transferiram para onde hoje é o Campo de Marte.Somente depois da vitória de Getúlio é que SP sob intervenção, o ditador acaba com o regimento de aviação e toma todas as aeronaves sobreviventes da revolução paulista. Escolas de pilotagem aparecem e somente com a criação da FAB em janeiro de 1941 é que criam um parque de manutenção de aeronaves. A unidade militar foi desativada e do aspecto militar não tem mais utilidade! E como aeroporto, a pista é diminuta. Portanto, tirando o altíssimo valor imobiliário da área, não vejo nenhuma razão para não ser devolvido ao estado de SP!
A pista de lá é excelente, o local possui escolas de formação de pilotos, atende e muito bem grandes empresários que levam investimentos e emprego a cidade, os águias da PM fica baseado lá e o aeroporto gera centenas de empregos formais.
A Zona Norte é toda tomada por áreas Militar: CPOR, Clube dos Oficiais, Hospital Militar, Canil da PM e Academia do Barro Branco. Aos fundos deste último há 2 ou 3 esqueletos de edifícios que estão lá desde sempre. Não sei exatamente o que ocorreu ali. Mas, também é um desperdício de área.
A Cidade de São Paulo não pode ficar sem nenhum espaço para pouso de aeronaves pequenas, o assunto tem que ser mais discutido ou negociado. De toda forma, a Municipalidade tem que discutir o que pertence à cidade e não é cuidado. O Sambódromo é um exemplo.
Mas masnter uma área desse tamanho, pra pousar jatinho não é um custo social alto demais? Ainda mais, existindo o Congonhas e Guarulhos, que servem São Paulo
O pessoal agora está incomodado com o campo de marte? É isso mesmo? Querem transformar tudo em metro quadrado de especulação imobiliária. A conversa é sempre a mesma, começa com o verde, depois vem os prédios e soca-se prédio em todo lado. São Paulo virou um mar de lajes e prédios, nem empresa se vê mais. Não faltava mais nada, agora a especulação imobiliária incomodada com o campo de marte. É por isso que o pessoal pobre tem que pegar condução por 2 a 3 hora hoje em dia para achar uma empresa. Campo de marte está pequena, teria que alargar e desapropriar mais casas na região. Lembro nos anos 90 e várias vezes, aeronaves sobrevoando a zona norte precisaram fazer pouso de emergência, e quem salvou os mesmos? CAMPO DE MARTE, se não fosse esse local teria ocorrido tragédias. Alias, os hospitais da região recebem órgãos de emergência e levam para outros estados por esse aeroporto. É estratégico em uma situação de área de conflito. XÔ ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA. A conversinha é sempre essa, se estão preocupados com PARQUE, porque permitiram a especulação imobiliária nas margens do Rio Pinheiros, assim como a construção de prédios na região da do Cambuci, uma área gigantesca que virou condomínio. Se campo de marte um dia for ser desativada tem que virar parque industrial. De casas e prédios SP já está entupido, virou um oceano de lajes, prédios e áreas não produtivas. Um lugar bom para virar parque seria na Faria Lima demolindo aquele monte de prédios improdutivos e fazendo um parque ali. Na hora que um avião subir de Congonhas ou Guarulhos e precisar fazer um pouso de emergência e não tiver mais campo de marte quero ver ele pousando lá no paraíso da especulação imobiliária da Faria Lima. Deixem o coitado do campo de marte em paz.
@@gherfat Congonhas não tem slots para pousos de aeronaves da aviação geral (tempo no espaço aéreo), só a aviação comercial já ocupa tudo lá praticamente. Hoje em dia está calmo por causa da pandemia mas Congonhas é um dos aeroportos mais movimentados da América Latina. Idem Guarulhos, q é longe ainda. Aviação de negócios é importante para uma cidade como São Paulo, um polo de negócios. Porém daqui 30 anos com a popularização dos VTOLs isso mudará, e a partir dessa data poderia-se pensar em desativar o aeroporto, transformando-o em parque, área verde total, com o mínimo de cimento.
Se fosse prefeito de SP construiria um outro aeroporto e faria a transferência de operação dos aviões para lá e deixaria Congonhas para aviação de pequeno porte e no campo de Marte transformaria em um parque como foi colocado no vídeo!
Raul, sim apenas 300 passageiros por dia, mas com centenas de voos diários onde seriam alocado esses voos ? Vejo você como uma pessoa que defende o atual governo paulista, o aeroporto é sim importante para a cidade de São Paulo, estão usando o mesmo como propaganda politica apenas. Temos o Parque da Juventude a 700 metros do aeroporto. Passo diariamente na Brás Leme e não me importo com a "" fortaleza"" dos muros, temos tbm e Cumbica, Congonhas e em todos aeroportos do Brasil, Uma pergunta, QUANTOS EMPREGOS VC GERA ? Mude para Recife, nos faça esse favor.
Você não se importa com os muros por que não tem referência do que é bom e colaborativo pra estética urbana da cidade. Grandes metrópoles de primeiro mundo que exploram muito bem seu potencial turístico, como Madrid, Barcelona,Paris, Londres, Nova York, etc, nao abrem mão do bom urbanismo e simplesmente abominam recuos pra vagas de carros, espaçamento lateral que desperdiça um espaço precioso e subaproveitam o terreno, prédios cercados por grades e muros... ao contrário de tudo isso, eles pensam em fruição, edifícios com uso misto, calçadas permeáveis, fachadas ativas, integração do térreo com a vida na calçada, enfim, tudo que colabora para que as pessoas demandem menos carro e curtam a cidade de fato.
O Campo de Marte é o maior atraso da região. Limita o potencial construtivo da Cruzeiro do Sul e a impede de se desenvolver e gerar mais trabalho e renda pro bairro. Uma área desse tamanho no meio da cidade murada pra meia-dúzia passear com seus aviõezinhos pra lá e pra cá não existe em NENHUMA grande cidade do mundo! Enquanto isso, o morador da Zona Norte é torturado diariamente no trânsito por horas, indo e voltando de trabalhos e estudos absurdamente longes de sua casa. O Campo de Marte é um dos maiores símbolos da falência urbana que se tornou SP.
@@leonardomarsola9551 "pra meia-dúzia passear com seus aviõezinhos..." Só aí deu pra perceber o quão FORA DA REALIDADE você está. Leia mais sobre os inúmeros benefícios que o Campo de Marte traz para a população de São Paulo e de outras cidades. Ah, e pesquise nas "cidades do mundo" que têm a importância de São Paulo quantos aeroportos eles têm. Você vai ver que a maioria tem pelo menos um aeroporto destinado para a Aviação Geral e Executiva.
Fui sargento da FAB (Força Aérea Brasileira) e trabalhei 6,5 anos no Campo de Marte: dentro dele há vários quartéis da FAB e eu servia no maior deles, chamado PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo). No PAMA-SP é executada a revisão geral dos caças F-5 e também do C-105A (avião de transporte de cargas e tropas). Se não me engano, recentemente o PAMA-SP também passou a fazer a revisão dos helicópteros Esquilo. Enfim: não é um espaço "inútil". Muito pelo contrário. Ainda falando em utilidade, diversos alunos e formandos dos cursos civis de mecânica de aeronaves são enviados pela LATAM para fazer estágio no PAMA-SP. Eu era BMA (Sargento Especialista em Mecânica de Aeronaves) e cheguei a participar da coordenação desses estágios. Os estagiários aprendem bastante, ao trabalharem junto com os sargentos que fazem manutenção nos aviões e helicópteros militares. É um conhecimento diferenciado e a LATAM não paga nada à FAB para ter seus estagiários no PAMA-SP. O PAMA-SP, sendo um quartel, possui um galpão de material bélico. Os criminosos adorariam surrupiar o material bélico que fica lá dentro. É por isso que o muro é alto, cheio de câmeras e arame farpado: é para dificultar o acesso mesmo. Alguns militares mais antigos na época me disseram que, durante a ditadura militar, diversos opositores do regime foram mortos e enterrados no PAMA-SP, onde atualmente fica uma quadra de futebol: dizem que, se se cavar bem fundo, vão encontrar ossadas. Eu poderia ficar o dia inteiro contando histórias sobre o PAMA-SP. Bom, espero que este comentário ajude a contextualizar e entender um pouco melhor o porquê do Campo de Marte ser como é. Foquei no PAMA-SP porque foi onde servi e ele engloba uma porção enorme do Campo de Marte. Outro quartel enorme da FAB que fica no Campo de Marte é o Hospital de Força Aérea de São Paulo. Apesar de cuidar da saúde dos militares, ele também realiza as inspeções anuais de saúde do pessoal civil que trabalha como piloto ou comissário de voo. Enfim: também tem utilidade pública. Bom domingo.
@@italomatheus8615 Isso não resolve nada. Vou explicar o porquê. Toda vez em que uma empresa de infraestrutura aeroportuária (Infraero, DAESP, ABV, GRU Airport etc.) constrói um aeroporto, esse aeroporto é construído em um local bem afastado e então a Aeronáutica elabora vários documentos, como por exemplo um chamado PBZR (Plano Básico de Zoneamento de Ruído), que delimita uma região ao redor do aeroporto na qual nenhuma residência nem imóvel comercial pode ser construído porque o barulho do aeroporto é insalubre demais para humanos. Outro documento é o PZPA, que restringe a altura dos imóveis em relação à distância deles da pista. Enfim: vários documentos criam restrições para que não sejam construídos imóveis ao redor do aeroporto. A Aeronáutica entrega cópias desses documentos para a prefeitura fiscalizar o entorno do aeroporto e não deixar ninguém construir. O problema é que as prefeituras nunca fiscalizam nada. Resultado: pessoas invadem o terreno do aeroporto, constroem imóveis irregulares e depois entram com processo de usucapião, para virarem proprietárias do imóvel irregularmente construído no terreno invadido do aeroporto. Como a prefeitura não fiscaliza, pessoas também constroem imóveis colados ao aeroporto, i.e. que não estão no terreno do aeroporto porém violam o PBZR, violam o PZPA etc. Enfim: o problema é que prefeituras não fiscalizam, então o pessoal invade, constrói de maneira desenfreada e caótica, e aí o aeroporto começa a virar um incômodo. Mas a culpa é da prefeitura que não fiscalizou e também das pessoas que invadiram o terreno do aeroporto. Se construir o mesmo aeroporto em outro lugar, depois de alguns anos acontece o mesmo problema, porque o problema não é o aeroporto, mas sim a falta de fiscalização. O Brasil é uma zona.
@@italomatheus8615 Congonhas, Guarulhos e Marte são exemplos de aeroportos que chegaram primeiro mas depois foram perdendo terreno para invasores. Hoje em dia, esses aeroportos estão cercados por imóveis. Em um país sério, essas construções irregulares não surgiriam, ou seriam demolidas assim que fossem iniciadas. Isso manteria os aeroportos fisicamente separados dos concentrados populacionais urbanos e a cidade cresceria em outras regiões, em outras direções. Como a causa do problema é a falta de fiscalização e isso ocorre no Brasil inteiro, não importa para onde o aeroporto seja transferido, porque nesse novo destino do aeroporto também não haverá fiscalização, também ocorrerão construções irregulares, e por isto também acontecerá (no futuro) o mesmo tipo de problema que hoje em dia leva as pessoas a reclamar que esses aeroportos estão "infiltrados" na cidade (quando na realidade a cidade é que os "engoliu").
Curioso, a maioria das pessoas não sabe o que é o Parque de Material Aeronáutico de Sã Paulo, a área do ministério da Aeronática, reduzir o uso da área ao número de pássageiros do Campo de Marte, não faz sentido. O grande problema é que a área vale muito dinheiro, esse é o foco do problema.
Ao contrário do que diz essa matéria totalmente tendenciosa, essa área só não virou mais um bairro cheio de concreto pq os militares sabem cuidar do que fica sob suas responsabilidades.
A conversinha mole é sempre a mesma. TEMOS QUE CRIAR MAIS ESPAÇOS VERDINHOS, COM FLORZINHAS, E ISSO E AQUILO, O PARQUINHO PARA AS PESSOAS CORRER... O povo cai na deles, e logo... eles criam um campo com uma media dúzia de matos tipo pingo de ouro e grama bem verde, tudo com nomes VERDINHO, CICLOVIA, LERO LERO... Da noite para o dia uns tapumes aparecem cercando os cantos, as beiradas, vão comendo pelas beiradas, e começam subir prédios, em menos de um ano está cheio de paliteiros de prédios, o sistema financeiro concentrador de renda da Faria Lima vibra, enquanto nós pobres só na miséria. Essa é a tática de sempre dos especuladores imobiliários. Estão fazendo isso na marginal pinheiros. Começam com o verdinho, ciclovia, bunitinho... daqui a pouco os tapumes e a área pública vira metro quadrado "com donos". Só eles ganham e as prefeituras que enchem os butões de IPTU, nós pé de chinelos, pobres, desempregados só se lascamos. Cada vez menos espaço para empresas, indústrias e empregos... isso virou coisa de museu. Emprego bom e com salários bons, isso nem em museus mais tem. Isso é o que a especulação imobiliária faz. Nem a Vila Madalena está escapando dos paliteiros do desemprego, um lugar que mostrou tendência a ser um bairro de comércio e bares, está virando paliteiro. Campo de Marte já salvou vidas e é vital para uma cidade deste tamanho. Em um caso de emergência um espaço deste para evacuação ou para transporte de órgãos para hospitais e voos regionais é indiscutível. XÔ ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA.
Espero que a gl events consiga salvar o complexo anhembi, com a arena multiuso que será construída nós próximos anos vai trazer vida ao complexo, só espero que os sambistas não barrem o projeto.
Excelente matéria! O Campo de Marte é da nossa cidade, deveria, portanto, ser usufruído pelo povo paulistano. Parece que ninguém tem coragem de cobrar dos militares o que nos pertence e que lá está, há seis décadas, praticamente ocioso.
Essa região norte poderia ter muito mais empregos sem esse campo de marte, como fazer prédios acima de 250m ou 350m, e mais empresas. Outro aeroporto que atrasa SP é o de congonhas, tem que tirar esse aeroporto, todo aeroporto nas cidades fica longe da cidade. São Paulo poderia estar com prédios de 500m, e mais empresas, mas esses aeroportos atrasam muito tudo. Aeroporto por exemplo, o de Congonhas tinha que ir para Perus, e o campo de marte para outro local, tipo para Itaquera. Livrando essas regiões de SP, a cidade iria explodir em crescimento. Passou da hora de sairem.
não entendo o tesão que as pessoas tem em remover as áreas militares da cidade. O Campo de Marte, por exemplo, é um lugar histórico e deveria ser tombado. Existem diversos outros espaços que já são propriedade da cidade e que são muito mal aproveitados. Que tal começar por eles?
Apesar do pouco verde, o Dona Lindu se agregou muito bem a cidade, é bastante frequentado por jovens, tem as barraquinhas com lanche, a prefeitura faz muitos shows gratuitos por lá, é difícil algum jovem que nunca tenha daro um "rolê' pelo Dona Lindu
Concordo que o Campo de Marte poderia passar por uma reestruturação, a começar pela parte norte do complexo onde a aeronáutica opera, e opera com baixa frequência. Sou piloto e opero, em SP, no Campo de Marte. Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos são inviáveis para a aviação geral movida a pistão, pois muitas aeronaves com maior performance operam ao mesmo tempo e faz com que as com menor performance "saiam da frente" e, consequentemente, acaba ficando em última prioridade para pouso. Ao mesmo tempo que vejo a importância do campo para a aviação geral, também sinto uma falta de opções ao redor para alimentação, hospedagem e lazer. Um bom plano de revitalização do Campo de Marte deve incluir a manutenção da pista, dos pátios e do terminal, ao mesmo tempo em que libera áreas não utilizadas para a população usufruir
2 ปีที่แล้ว
Sim, mas a aviação a pistão é mais chamosa e apaixonante !
meu deus do nada o Temer kkkkkk não estava esperando por isso
Também me assustei 😮 tirei o like imediatamente!
Soltou um “tem que manter isso aí” que eu engasguei com o café! rs
@@MoiraLAbbate porque? o conteúdo é bom independentemente do Temer...
@@libniteles Essa análise que ele faz do Campo de Marte tem falhas. Li alguns comentários (aqui mesmo no vídeo) de pessoas que moram no bairro. A maioria delas diz que o campo de marte mantêm pessoas empregadas, é importante para a aviação e preserva o bairro da especulação imobiliária.
@@aarbamlel então que se faça uma consulta aos moradores. Como eu disse, li comentários de várias pessoas que moram no bairro. Afinal, quem escolhe morar perto de um aeroporto sabe que haverá algum barulho.
Acabei de descobrir o canal e estou apaixonado (e maratonando, rs).
Não sou arquiteto nem urbanista, mas o conteúdo do canal é excelente e acessível para qualquer um.
Parabéns pelo ótimo trabalho.
4:00 "-Tem que manter isto aí"
Michel Temer
Esta desapropriação do Campo de Marte só interessa à especulação imobiliária.
Se Raul, precisa se informar melhor sobre o Campo de Marte. Há muitas empresas funcionando naquela área, gerando centenas de empregos. O Sr só enxergou o lado militar, mas no lado civil há muitas atividades que movimentam a economia da cidade. Além das operações da aviação executiva e escolas de aviação.
Espero ter colaborado com seu conteúdo.
Só um alucinado para querer tirar um aeroporto com toda estrutura montada para transformar em PARQUES!!! Ainda é aplaudido por isso….pqp
@@gabrielbelchior9239 O unico alucinado aqui, e vc. Ele está falando de uma central de São Paulo que poderia ser ultilizada de uma forma melhor para a população. Imagine se no lugar do Central Park em NY tivesse um aeroporto?
@@pedrolucassilva362 NY tem aeroportos dentro da cidade, tal como o Campo de Marte, e SP já tem seu "Central Park" no Ibirapuera.
@@Antonio-lt1sp O tamanho do ibirabuera não chega nem perto do central park. E sim. Ny tem um aeroporto dentro da cidade, mas ele não fica no centro (manhattan) , e recebe milhares de passageiros em 1 dia. Enquanto o campo de marte, recebe uns 300 e pouco.
@@Antonio-lt1sp Além do mais, SP tem uma população maior do NY, então... Deveria ter MUITOS outros parques.
Eu fotografo todas as semanas no Campo de Marte. Agora em 2023 começa a fase da privatização, ou seja, manterão o aeroporto por lá. Gostaria que fosse modernizado, mas tem sim uso diário e bem movimentado. Inclusive é o aeroporto de aviação geral mais movimentado da América Latina...
Exato. O cara do vídeo ignorou, na cara dura, que o aeroporto tem MUITO movimento de aeronaves.
O pessoal do vídeo come capim, só pode.
"Hoje aqui não tem nada, tem o sambódromo"
Pqp.... Quantas pessoas empregadas no campo de marte, quantas famílias sustentadas, quantos civis tem seus empregos...
@@Lam.interiores não percebeu ainda? É muito provável que tenha dinheiro do lobby das construtoras em cima do autor do vídeo.
Faz muito tempo que tão loucos pra passar o rolo compressor e erguer um monte de torre ali.
O Aeroporto do Campo de Marte é um dos mais movimentados do pais na aviação executiva.
A aviação executiva é um dos pilares do desenvolvimento de qualquer cidade.
Notadamente você não conhece a importância de um aeroporto.
Bem isso. O aeroporto está lá a mais de 50 anos. Agora a culpa é dele.
Podia derrubar a casa dele e fazer um parque no local.
Esse camarada Juste Lores, está obviamente a serviço do establishment da TucanoPTralhagem fundada por FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. E chamar o TEMER pra dar piteco no BOLSONARO, que há 32 anos já não é mais militar, é a prova cabal que ele está a serviço da JointVenture da TucanoPTralhagem.
ninguém falou de tirar o aéroporto e aviação executiva não serve pra nada
A aviação executiva de SP está migrando para aeroportos fora da cidade como o Catarina em São Roque que opera 24 horas/dia e tem pista de 2,5km contra 1,6km do Campo de Marte. Não precisamos de aeroporto no Campo de Marte. Precisamos é do parque, museu, habitações e comércio em volta. São Paulo precisa investir em qualidade de vida. O que há hoje nessa cidade é muito "desenvolvimento" e baixíssima qualidade de vida.
Acredito que seria mais viável explorar o aeroporto, lá existe o aeroclube de São Paulo com quase 100 anos de história e que teve Santos Dumont como associado número 1, além de possuir um museu.
Amigo, são 2,1 milhões de metros quadrados!!!! O Aeroclube não precisa ser demolido.
@@Samantha275551 citei o aeroclube como exemplo, deveria se informar sobre a história do aeroporto e e sua importância histórica. De nada adianta um "aeroclube" sem uma pista...
explorar mais o aeroporto? tipo, ter vôos comerciais?
@@carlosadrianodesousareis4566 paga sim, é o 5º aeroporto mais movimentado do Brasil em número de aeronaves. A questão é que é aviação geral.
Acho que existe um erro na sua avaliação sobre o Bairro de Santana e sobre o Campo de Marte. Sou morador da ZN próximo a Casa Verde e posso assegurar que a qualidade de vida nessa região é muito melhor do que em outras da nossa cidade principalmente pela existência do Campo de Marte. Sim, parece uma contradição, mas não é e irei demostrar:
A ZN tem uma característica distinta das demais por ser isolada das demais e do centro de SP pelo Rio Tietê e pelas Marginais, esse obstáculo natural é que de certa forma dificulta a mobilidade e talvez o interesse em investimentos comerciais na região e não o Campo de Marte. Esse por sua vez protege essa região da Verticalização das edificações com a consequente diminuição da densidade demográfica e isso é muito bom porque as pontes de acesso não suportariam um número muito maior de movimento de carros e pessoas. O desespero de alguns prefeitos, políticos e empreendedores imobiliários em fechar o aeroporto é justamente para que essa região seja verticalizada, principalmente nos entornos de Marte o que certamente traria grandes propinas para esses políticos e grandes ganhos financeiros para esses empreendedores que certamente não estão nem um pouco preocupados com a qualidade de vida dos moradores dessa região e sim com o lucro nos seus empreendimentos e empresas. O Campo de Marte definitivamente protege a qualidade de vida dos moradores de Santana e muitos bairros localizados no entorno daquele aeroporto.
Concordo plenamente com seu comentário e sou muito cético com relação a muitas das afirmações deste Sr Juste Loures... ele parece muito interessado na verticalização e no processo de adensamento de diversos bairros, intenções estas travestidas de causas nobres como "democratização" do espaço público, etc. Não fosse a resistência ativa das associações de moradores, está cidade já estaria à beira do caos e seria o quintal das construtoras. Neste contexto o Sr. Juste Loures presta mais desserviço do que serviço. Como bem diz o ditado: "De boas intenções o inferno está cheio". Estaremos de olho e atuando fortemente pra preservar a qualidade de vida dos moradores. Temer e Loures não são pobres coitados, se quiserem mudam pra qualquer lugar do Brasil ou até pra fora. E depois os moradores que tem de encarar as consequências de um bairro degradado.
Cirúrgico na afirmação!
Enfim alguém com visão. A região agradece este espaço vazio no meio de tanto concreto. E se cair nas mãos de políticos, já era....
Que belo pensamento, deixem Santana só com os moradores que já estão lá, quem quiser chegar que vá pra uma favela...
Sim. Exato !!
A vocação do campo de Marte é de ser um aeroporto de pequeno porte e poderia abrigar ponte aérea (sp-rj, sp-bh, sp-curitiba..., desafogando um pouco Congonhas).
Mantendo o aeroporto, não verticalizaria nada em volta.
A área é enorme e comportaria um parque esportivo e escolas para a população, reduzindo a área militar.
O Campo de Marte é um polo de empregos! Tem em sua base escolas de aviação! Oficinas, serviços! Há no Campo de Marte uma posição estratégica para o transporte de órgãos, enfermos, etc…
A maior parte da frota de helicópteros da cidade está baseada lá, inclusive os helicópteros da PM!
Devemos evitar que a desativação do Campo de Marte abra espaço pra especulação imobiliária transformar aquela área de respiro urbano em mais um paliteiro de concreto.
Pare de ficar espalhando mito, não existe especulação imobiliária em São Paulo, ninguém fica comprando apartamento pra revender na alta, existe uma demanda real por moradia, mais de 75% da classe média de São Paulo mora fora do centro expandido, e isso inclui o bairro de Santana, além também de oferta de moradia popular à preços subsidiados pelo minha casa minha vida/casa verde e amarela. Ou seja, há uma margem gigantesca pra investimento e crescimento do mercado imobiliário.
@@alefrom92 temos um déficit habitacional que poderia muito bem ser resolvido com o retrofit de prédios abandonados na região central. Não sei como estamos atualmente, pq o contingente populacional nas ruas aumentou de maneira gritante, mas até pouco tempo atrás haviam mais imóveis desocupados em sp do que gente sem lugar pra morar. Vc deve ser ingênuo ou nada ingênuo ao afirmar tão categoricamente que a especulação imobiliária em sp é um mito.
@@alefrom92 Pergunte aos moradores antigos do bairro de Santa Terezinha se não existe mesmo especulação imobiliária?
@@danilodanilomandarim8069 de novo, NÃO EXISTE especulação imobiliária em São Paulo, os prédios abandonados estão nessa condição por força de leis retrógradas de tombamento e zoneamento. E não, o número de imóveis ociosos não é suficiente para cobrir o déficit habitacional na cidade. São Paulo precisa de cerca de 700 mil casas para atender a demanda por moradia digna na cidade, e tem cerca de 40 mil imóveis desocupados. Ou seja, retrofita todos eles é ainda vai ter muita gente precisando de casa, soma o fato de que mais de 75% da classe média mora fora do centro expandido, longe dos polos de emprego e lazer, soma também o fato de que existe uma estimativa de que nos próximos 10 anos, considerando a ascensão de mais pessoas pra classe média, e o crescimento vegetativo da cidade, São Paulo precisará lançar mais cerca de 800 mil novas moradias para atender a demanda que está por vir. São Paulo vende em média mais de 50 mil apartamentos por ano, desses, cerca de 30 mil são novos lançamentos. A demanda por moradia é real e gigantesca, logo especulação imobiliária é um mito.
@@flanantes não existe, leia meu texto.
Então... a questão não é tão simples assim. Se vc descer do hotel e entrar no campo de Marte pelo lado do aeroclube de São Paulo, que está lá desde os anos 20, vai perceber que existe uma tipo de atividade econômica muito especializada sendo gerida por civis. Desde escolas de aviação Civis... passando por oficinas de aeronaves Civis, hangaragem de aeronaves Civis e outras atividades do ramo da aviação Civil. Especulo que por volta 1000 empregos diretos sejam gerados e outros incontáveis de prestadores de serviços. Cabe uma analize imparcial e a isenção sobre no que se diz respeito a especulação imobiliária, que é a real motivação do assunto aqui abordado.
Taí uma voz esclarecida !!!!!!
Melhor não mexer pra ver como é que fica. Nas mãos desses "olhos grandes", vai virar mutreta e a cidade vai perder um espaço livre !!!
É, acho que o Raul precisa se informar melhor, né?
Acorda, Raul!
Ter espaços livres é importante também! Por que tudo tem que estar cheio de prédios!
@@mallumiranda Mas quem falou em prédios?! Em nenhum momento do vídeo essa possibilidade foi cogitada. O tempo todo se falou sobre parque, praças, museu, áreas de lazer. Ou seja, devolver essa área enorme para a população da cidade. Fico me perguntando se você não assistiu ou está distorcendo de propósito.
Será que você é parente de militar e faz uso das regalias e privilégios? Melhor ir se preparando, a mamata vai acabar...
Sou de Recife, e realmente temos esse parque que é uma benção, porém apenas aos domingos, não existe uso misto nos arredores, e a cidade é inteiramente feita pra carros, quase não existe fachada ativa e ninguem vai a pé pra canto nenhum. Eu que tenho inveja de espaços em Sao Paulo!
Brasília sempre atrapalha ou tenta atrapalhar o avanço de São Paulo! Sempre foi assim, é preciso um basta!
Ainda a respeito da nossa querida zona norte, depois que demoliram o Complexo Penitenciário do Carandiru e a Penitenciária do Estado, toda aquela vasta área foi transformada em parque.
Está sempre largada, imunda, sem manutenção, não arborizada, cheia de gente de baixo jaez que praticamente expulsa o cidadão de bem.
Já temos um excelente espaço livre na zona norte, para ser aproveitado pelo cidadão de bem que vive lá perto.
Por que está sempre vazio?
Por que as pessoas comuns não se sentem à vontade num parque que lhes pertence e que eles pagam pela manutenção?
Bem próximo tem o shopping centre norte e o centre norte. Lotados. Tem grades ao redor. O cidadão da zona norte tem confiança em deixar seu carro ali e pagar uma taxa de estacionamento. Pouco provável que não encontre seu carro ou o encontre vandalizado no estacionamento.
Pouco provável que seja ameacado ou agredido ali dentro.
Lamento. Lamento. Lamento muito mas nossos problemas são muito mais profundos do que querem ver esses falsamente ingênuos arquitetos.
Estão a serviço do pior que pode haver nessa terra-de-ninguém que é a relação entre estado e incorporadoras de um lado e interesse público REAL de outro.
Só não sinto pena deles pois sei que há péssimas intenções envolvidas.
Não verei mais o canal.
00:19 min, a cena de drone mais radical e bonita que vi da selva de pedra paulistana, parabéns ao piloto.
Sr Raul! Tenho certeza absoluta q o Sr esta mal informado, e foi muito infeliz em publicar este video! O seu canal diz ter foco em areas sub-utilizadas da Capital! O Sr entende de aviaçao????
O Campo de Marte é simplesmente um dos PRINCIPAIS aeroportos do Brasil, situado na Capital econômica do País, e existe exatamente para absorver o movimento das aeronaves que nao se aplicam em operar em Congonhas ou Guarulhos, por motivos diversos principalmente por performance! Se fechar Marte e direcionar estes 300 pousos q o Sr diz ter por dia em Marte para Congonhas ou Guarulhos, pelo menos 250 deles nao tem performance para sequenciar, criaria um verdadeiro CAOS no trafego aereo de SP, PARA ONDE O SR PRETENDE DIRECIONAR estas 250 aeronaves POR DIA para pousar Sr Raul????
Procure se informar melhor antes de dizer q o Campo de Marte é espaço sub-utilizado, principalmente em um Pais que ja é tao deficiente em infraestrutura aeronautica, fechar QUALQUER aeroporto é um RETROCESSO, fechar Marte então é um ABSURDO!!!!
raul, se eu tivesse descoberto seu canal antes provavelmente teria feito uma faculdade de urbanismo. Você é incrível!
Canal de bosta, vídeo de merda
Muito bom. Só perde para o silêncio!
Se esse Raul entender de urbanismo igual entende de aviação! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Raul, você sabe o que significa a palavra latifúndio?
Eu comecei a acompanhar esse canal há pouco tempo, me chamou a atenção a isenção e o perfil técnico nas opiniões. Esse vídeo revelou uma outra faceta, infeliz. Quanto rancor, quanto rancor…
Notei isso também...Ficou parecendo os discursos de ódio dos esquerdistas brasileiros em cima de tudo que tem a designação Militar.......
Latifúndio: "Entre os antigos romanos, grande propriedade rural pertencente à aristocracia"
Aristocracia: "Organização sociopolítica baseada em privilégios de uma classe social formada por nobres que detém o monopólio do poder"
Me parece uma definição perfeita, ou vai dizer que militar não é uma classe privilegiada no Brasil? E entenda militar, não como o cara que pinta o meio-fio, mas o de alta patente que usufrui das regalias pagas com nossos impostos.
Aeroporto é infraestrutura indispensável. Pare de falar bobagem. Vai fazer demagogia em outro país. Aeroporto traz riqueza, é tão importante quanto poucas infraestruturas. Se liberar um pouco no futuro libera geral e aí o gabarito dos prédios no cone de aproximação vai as alturas e o trânsito fica mais caótico do que já é.
Vamos perguntar à Aeronáutica se o sr obteve autorização para voar com um drone próximo ao Aeroporto.
Pergunta lambe conturno
11:29 Como que alguém consegue gostar das porcarias do Niemeyer?
Só vc que não.
@@pedrolucassilva362 Quem fala bem do Niemeyer na verdade gosta de pagar de inteligentão kkkkkk, são os súditos do conto "a roupa nova do imperador". Não basta a feitura, as obras dele são em sua maioria disfuncionais
@@jo4op4ul0 Disfunçonais???? KKHKHKHKHKKKHKHKHKHKHKKH me fala outro arquiteto que planejou uma cidade em forma de avião, onde fica as autoridades mais importantes do pais, que criou um lago artificial e ainda fez um bioma ao redor dele..
@@pedrolucassilva362 Planejou Brasília só porque era o arquiteto do sistema, sempre foi chamado pelos graúdos do poder. Qualquer um que não coma cocô sabe como suas obras pecam em acessibilidade, que são fornos de concreto sem arejamento e luz natural, demandando sempre do uso de ar-condicionado no talo, que não se prestam a funcionar bem para a utilidade ao qual foram projetados, tem teatro do Niemeyer que o artista mal tem espaço pra passar atrás do palco, resumindo, uma piada completa de vindo de um escultor de mau gosto que foi alçado à gênio dos arquitetos. Então surgem os tolos ignorantes tentando se passar por sábios, olham um iglu branco de concreto no meio de mais concreto, sem nenhuma natureza ou algum verde, e tratam aquela porcaria como a 8ª maravilha do mundo kkkkkkkkk, bom... eu não me surpreendo com nada num país que trata o funk carioca como música.
@@jo4op4ul0 "iglu branco de concreto no meio de mais concreto, sem nenhuma natureza ou algum verde" Mas ai o senhor não está falando de um arquiteto. Mas sim de um estilo. Que foi o modernista da epoca dos anos 70, 80, existem varios arquitetos desses anos, que projetaram prédios semelhantes e eles são considerados icones da arquitetura, porque isso era muito avançado para a epoca.
Conversa mole de "verde bonitinho" e "metrópole desenvolvida" para que depois se feche o aeroporto e venda a região para as grandes empreiteiras. Há toda uma economia civil que gira em torno do aeroporto (escola de formação de pilotos e também serviços de manutenção de aeronaves) há também uma movimentação importante de aviação executiva, extremamente importante economicamente para o desenvolvimento regional. Além disso, o Campo de Marte abriga o Grupamento Aéreo Águia da Polícia Militar, que se faz fundamental para a segurança pública e o atendimento de emergência médica na capital paulista, eles fazem um serviço excepcional de resgate aeromedico e transplante de órgãos para doação em regime de urgência e estão lá no "latifúndio militar". A região já conta com parques: como por exemplo o Parque da Juventude. Difícil é esse papo de João Doria em conjunção com Michel Temer em torno da extinção do Campo de Marte com ares de construtora lobista, que só vai servir para criar um paliteiro de prédios de alto padrão, aumentar enormemente a densidade demográfica da região e saturar as pontes que cruzam a marginal Tietê que já se encontram em condições limítrofes de operação viária. O "Comando malvadão" da Aeronáutica faz um excelente trabalho em manter o entorno e as instalações do Campo de Marte em condições muito melhores de preservação do que o tradicional abandono do poder público que é visto a algumas quadras do aeroporto.
A narrativa é muito bonitinha, mas aqui não cola. O aeroporto possui uma história rica e ocupa esse espaço faz décadas, a cidade é que cresceu ao redor, não adianta plantar retórica contra o Campo de Marte e distorcer sua história e seu presente.
Raul duas correções: A área que o Temer assinou com o Dória está lá sem uso, não foi reinvadido pelo gov federal para fazer a tal escola militar. Essa escola está sendo feita (se é que sai algum dia) na área que ainda pertence ao governo federal.
O projeto de uso dessa área acertada no governo Temer seria para ter um museu aeronáutico civil com o impressionante acervo de propriedade da antiga TAM que hoje está fechado em São Carlos. não seria, como você disse no vídeo, um museu da aeronáutica, que já tem um na cidade do Rio de Janeiro, chamado MUSAU.
Quanto ao restante da área hoje utilizada como aeródromo é um debate interessante a ser travado. Porém independente da parte do aeroporto, a área do Palácio de Exposições do Anhembi, do Sambódromo, do auditório Elis Regina, da antiga SPTuris, e outras adjacentes merecem um belo projeto de uso permanente, com lojas, escritórios, comércio, serviços 24h, e um pavilhão de feiras decente, de primeiro mundo. Havia um projeto da antiga Alcântara Machado que ganhou uma concessão anos atrás mas q depois parou tudo não sei se por problemas judiciais. Mas antes de tentar desmantelar o aeroporto poderíamos gastar energia levantando o museu, fazendo o parque e concedendo para o melhor projeto de uso toda a faixa do Sambódromo/Anhembi.
E o Parque da Juventude? A poucos metros da Brásleme, um parque bonito mas também mal cuidado e que talvez a elite da ZN, do Jd São Bento e Santa Terezinha tenho medo de se misturar e frequentar, afinal de contas é do lado de uma favela.
É exatamente isso que você lembrou! O Parque da Juventude! Sou nascido na Rua Aviador Gil Guilherme; ela fica ao lado do Campo de Marte! Moro na Zona Norte desde que nasci. Faço a mesma pergunta para o Sr. Raul Juste Lores: Se sua ideia é uma área de lazer, já existe uma que também foi "canibalizada" pelo próprio poder público quando detonou vários prédios da Penitenciária e construiu o Parque da Juventude! Na época pensei: Se a ideia é dar um novo destino à área para quê destruir os prédios? Eles poderiam abrigar inúmeras salas que poderiam ser usadas para "n" atividades! Sobrou uns 2 a 3 prédios que abrigam uma Biblioteca. Nada de área de Shows ou de teatro. Ficou uma imensa área Sub Utilizada! Apenas com algumas quadras esportivas! Embora não seja uma área pertencente ao poder municipal pois ela é uma área Estadual, como áreas municipais, ela sofre do mesmo problema de gestão que as inúmeras áreas dos parques municipais. Segundo o Vereador Gilberto Natalini , "“A gestão dos parques de São Paulo é uma vergonha." . Voltando a falar do Campo de Marte preciso deixar um testemunho: Certa vez estive numa audiência pública na Câmara Municipal de São Paulo e o assunto era a privatização do Anhembi. De repente pediu a palavra um Sr e ele passou a falar e mostrar alguns documentos que, segundo afirmava, as áreas do Anhembi e entorno eram de antiga propriedade se seus parentes e que tinham sido tomadas há muitos anos atrás pelo governo Federal mas que desde então seus parentes reclamavam o direito de retorno da posse. Por fim é preciso ter em mente que, caso a Prefeitura ou o Estado venha a se "apoderar" da área do Campo de Marte, nada impede de que no futuro, algum governante (principalmente da ala tucana), venha a propor o que o Prefeito Dória tentou aprovar: "a Privatização dos 107 parques do município." ("Privatização de parques e desmatamento: legado de Doria e Covas para o meio ambiente" (www.brasildefato.com.br/2020/11/04/privatizacao-de-parques-e-desmatamento-legado-de-doria-e-covas-para-o-meio-ambiente). Muitos adoram essas propostas de privatizações onde o Estado, que há anos mal administra seus próprios públicos, ao privatizar ou fazer conseções de uso a particulares, entra com as milionárias obras de infra estrutura e a iniciativa privada entra com o "diminuto" corpo administrativo! Falam em privatização como se privatizar seja a solução para o funcionamento das entidades públicas. A Linha 4 Amarela do Metrô é um exemplo que dou para mostrar que privatização não garente melhores serviços que se a administração ficasse com o governo. Nas 4/5 noites de Carnaval, por volta das 22:00 hs, é impossível transitar entre os vagões dos trens. O chão dos vagões fica de ponta a ponta com vômitos! Não se vê nenhum funcionário de limpeza! Quando se avista 1 funcionario e se questiona o problema, como resposta é que façamos reclamações por escrito à empresa! Nas Linhas Azul e Vermelha, por serem administradas pelo Metrô (Economia Mista), nunca se vê esse tipo de abandono na limpeza! E é mais fácil de sua reclamação ser considerada.
O neto do meu vizinho foi esfaqueado lá.
Um vídeo super especulativo de alguém que não mora na zona norte.
Chega da verticalização da zona norte pra atender o interesse de grandes empreiteiras! Essa idéia de parque é o lobo na pele de cordeiro.
Sim, concordo. Fora ! até ao redor do Mirante de Santana tem PREDIO! CHEGA! mas veja só, uma construtora é patrocinadora deste canal... hummmmmm
Raul, tenho um comentário inportant que você nao considerou. Nesta área, há um complexo de campos de futebol maravilhoso! Todos os finais de semana é cheio, milhares frequentam o lugar, se divertem, interagem, jogam futebol, paquinhos para crianças, espaços de lazer. Tudo que falta na cidafe de sp tem ali. As pessoas sempre fecham os os olhos para essa realidade. Existem clubes de futebol de varzea que estão há décadas usando esse espaço, sempre ameaçados por projetos pobres, como museus, shoppings.... A varzea do futebol vive e resisti ali. Procure se informar, frequentar a região. Veja a beleza que está naquele lugar....
Infelizmente, militar se tornou sinônimo de coisa feia.
Gosto muito do Raul! Do canal! Mas as vezes acho que o discurso dele está mais preocupado com aspectos ideológicos do que verdadeiramente com o melhor uso dos espaços de São Paulo!
Se em um pequeno espaço desse ja existe esse lazer, imagina se usassem o restante para algo útil assim também
Tenho minhas dúvidas se São Paulo tem inveja por Recife ter construído um cimentado árido horroroso, ainda por cima com um nome daqueles. Mil vezes o Campo de Marte com todo o verde que tem. Em São Paulo já basta termos nosso cimentado árido chamado Memorial da América Latina, isso sim deveria ser derrubado e construído um parque ali.
Isso é porque não sabe a merda que ta Brasília, a maioria dos espaços que deveriam ser públicos são do exército, desde parques a diverso clubes. Tudo so pra mamata deles…
Quando eu passo perto de um militar eu mudo de calçada e depois ainda confiro minha carteira kkkkk Assassinos e ladrões.
Se para você é mamata estar morando em São Paulo , e do nada o alto comando do exército mandar vc e sua família para Manaus no meio do mato sem poder escolher , para os militares defenderem vc e sua família 🤷🏻♂️🤷🏻♂️.
O que nos vamos fazer né 🤔🤔
Os brasileiros não sabem o que é o exército , por isso não existe amor a pátria aqui.
@@JMXx999 você não sabe o que fala.
@@JMXx999 você nunca deve ter procurado saber a importância dos militares em um país como o Brasil 🇧🇷🇧🇷
@@JMXx999 a sua resposta , mostra a sua falta de informação , e a sua pergunta mostra a falta de interesse em procurar saber 🤷🏻♂️🤷🏻♂️🤷🏻♂️🤷🏻♂️
A internet deu voz aos ignorantes!
Campo de Marte tem valor inestimável à economia do Brasil, facilitando a logística aérea executiva em São Paulo.
São especuladores imobiliários, querem o terreno para socar prédios. A conversinha deles é sempre a mesma. O verdinho, o parquinho, e depois, que mau tem usar esse espaço para fazer um bairro, uns prédios... e assim vão comendo metro por metro, na hora que vai ver, não tem mais nada só paliteiros de prédios. E eles com os bolsos cheios de dinheiro e nós no desemprego.
Realmente o que você disse é verdade! Você foi buscar o plano de divisão do espaço? Viu o croqui do parque? Dos campos? Acho que não... Então antes de ser esse tal ignorante de um Google
O Campo de Marte é o aeroporto executivo de São Paulo, como tem as grandes metrópoles do mundo desenvolvido. É sub-utilizado sim, poderia ter linhas aéreas regulares e muito mais tráfego de aviões executivos e particulares, que deveriam ser incentivados, enquanto o que encontramos é todo tipo de obstáculo e até preconceito contra a aviação executiva. Infelizmente vivemos em um país em que a cultura do subdesenvolvimento e pequinez ainda impera, país de gente medíocre, levado por ideologias fracassadas.
"pequinez" é o habitante do Pequim na ortografia do início do século passado.
Lamentável. Esse território sempre foi militar. Era o centro da força de aviação da Força Publica do Estado de São Paulo. Passou para o governo federal depois da revolução de 1932.
Lá existe o PAMA SP, onde se faz a revisão de muitas aeronaves da nossa FAB.
Mesmo na zona norte nossa cidade está repleta de áreas comerciais e residenciais sem qualidade alguma.
Ali vivem muitas famílias de militares da FAB.
Não se trata de um aeroporto de gente rica como se propala. Muitas empresas de infraestrutura, manutenção e reforma de aeronaves estão no Campo e nos arredores.
O que existe de verdade é um aeroporto muito subutilizado. Precisaria fazer uma importante reforma, uma pista não alinhada, como a de hoje, com o morro da Casa Verde.
Um aeroporto de grande capacidade, junto ao centro da cidade, ajudaria muito a revitalização do centro antigo da nossa cidade.
Se você não gosta de andar ao lado do muro vá passear em outro lugar.
O sambódromo é realmente um lixo, reflete o baixíssimo nível da nossa cultura dita popular.
Se temos que suportar o lixo do sambódromo, suportemos também o Campo de Aviação de Marte.
Parece vazio mas não é.
Muitas empresas de elevada tecnologia estão ali e nos arredores. O HASP está lá.
Eu entendo a preocupação dos arquitetos e urbanistas com a nossa cidade.
A cidade inteira de verdade é um GRANDE LIXO URBANO.
Tudo aqui é remediado no mínimo, degradado no geral.
Comecem por outros lugares. Os há em demasia. Cemitérios gigantescos ocupando áreas “nobres” de altíssimo valor para a construção civil.
Paris eliminou muitos cemitérios há séculos, para expandir áreas habitáveis.
Aqui mesmo fizemos igual. Onde está o Cemitério dos Aflitos? Um bairro interessante e pujante vive sobre ele.
Deixem o Campo de Marte e as poucas instalações militares de São Paulo em paz.
Quando foram construídas nada havia ao redor. A cidade que cresceu desordenadamente e as cercou.
O antigo Quartel de Linha ocupava o local onde hoje está o prédio do Tribunal de Justiça. As tropas faziam exercícios militares de infantaria, artilharia e cavalaria num local muito bonito que hoje chama-se Largo do Arouche.
A Praça da República já foi chamada Largo dos Curros pois era o local onde se faziam as touradas em São Paulo.
O Campo de Marte precisa ser sim melhor explorado dentro da sua finalidade: um aeroporto muito ativo no coração da cidade e um pólo de desenvolvimento da tecnologia de manutenção e desenvolvimento da aviação.
Deixem o Campo de Marte em paz.
Há muito mais para se fazer em termos de urbanização e arquitetura em São Paulo.
Não façam discursos e narrativas que favoreçam a nossa já infeliz, falida e incompetente rede de empresas de construção civil. Já temos arranha-céus é Shopping Centres de excessivo mal gosto.
Não precisamos de mais.
Tô adorando seus vídeos, como arquiteta e urbanista sei que a política está entranhada até nos conselhos de classe, não se importando com nada além do próprio umbigo.
Raul, o Campo de Marte abriga, além, de forças públicas, a aviação geral, escolas
Para onde "mandaria" esse complexo tráfego aéreo???
Congonhas ??
Ahhh tá, faria o campo de marte em outro local !!!
Daqui uns anos a região levantaria as mesmas questões
Muito tendencioso... Vc não tem ideia da importância de um aeroporto para a aviação geral, como é o caso deste.... Dê uma olhada como é nós EUA, quantos aeroportos tem no mesmo padrão....
Nunca vi tamanha ignorância em um único vídeo! Primeiro: em qualquer lugar do outro planeta terra, aeroporto traz desenvolvimento!
Segundo: TODA estrutura militar é bem cercada, até para que seja evitado o disparo.
Terceiro: Campo de Marte é um dos maiores formadores de pilotos do país. Quarto: como vc mesmo falou, sambódromo só funciona uma vez ao ano, vá atrás de destruir ele. Quinto: não compare a doação de um terreno abandonado com a doação de um terreno que emprega milhares e tem um movimento enorme na aviação executiva e geral.
Enfim, ignorância atrás de ignorância. É muito importante saber sobre o que se fala ao invés de abrir a boca e sair falando apenas o que se acha. Como já disse, nunca vi tanta merda junta num único vídeo.
👏👏👏👏👏👏
Uau!! Sugiro que faça uma matéria sobre uma grande área verde atrás do Hospital M'Boi Mirim. Numa região sem atrativos e carente, dava para fazer parque, moradia... de forma bem integrada. Parabéns pelo trabalho!
Mais um cidadão que não sabe analisar dados e enxergar os benefícios que a aviação traz. Isso até um familiar necessitar um aeromédico de helicóptero e perceber que a segunda maior frota de helicópteros do mundo precisa um lugar para poder executar as suas missões. Dislike certo
Importante lembrar que o Campo de Marte inclusive limita a altura de prédios na avenida Cruzeiro do Sul, que tem três estações do metrô (Portuguesa-Tietê, Carandiru e Santana) e poderia (e deveria) ser muito mais densamente ocupada do que é hoje.
Eu sou morador da zona norte desde que nasci, e digo com tranquilidade de muitos moradores desta região sequer sabem que há uma disputa pela área, e tampouco se dão conta do quanto todos perdem com esse colosso ao alcance de pouquíssimos (e privilegiadíssimos, já que dali só partem helicópteros e jatinhos).
Verdade kkkk sou zn desde que nasci e descobri com o vídeo que a área tá em disputa há quase 60 anos kkkk
Também sou nascido e criado na Zona Norte e há anos tento abrir os olhos do pessoal daqui sobre o atraso que essa questão gera para o desenvolvimento da região. Se fosse em outra parte da cidade, muitos moradores já teriam se engajado na causa e botado pressão pra resolver. Mas a real é que o povo da ZN infelizmente é muito alienado.
Não é? Se o pessoal lá da Consolação se engajou e conseguiu uma área verde pra eles, quem sabe se a população "apoiando" a prefeitura não conseguem parte do campo de volta? Tirando claro as construções militares já erguidas na área, o resto ser devolvido a população. O pessoal da Casa Verde e Santana merece uma área verde. A cidade merece mais uma área verde/de lazer.
@@leticiabatista8695 o problema é que o prefeito atual já tá até desistindo da disputa e ofereceu a posse definitiva do Campo de Marte à União/militares em troca do abatimento da dívida do município. A Zona Norte vai perder mais essa, e será pra sempre agora.
Putz... É o que dá ter (vice) prefeito que nem sabemos quem é na hora da posse. Se ele entregar o Campo de Marte pros militares aí vai provar que ele não tá nem aí pra população.
Quem não te conhece jura que você é um arquiteto urbanista. Seu nível de conhecimento e percepção arquitetônicos são fantásticos. Seu canal está maravilhoso. Continue sempre nos apresentando os defeitos e as possíveis soluções para nossa maravilhosa São Paulo.
Se precisa de holofote, conseguiu. É de uma estupidez absurda o desrespeito com a evolução do país e com as necessidades de crescimento e de transporte que as pessoas necessitam. O Aeroporto Campo de Marte deveria ter investimento para ser o principal aeródromo regional do país, interligando e gerando crescimento aos seus 5570 municípios. O aeroporto está estrategicamente localizado e poderia facilmente ser interligado ao metrô, deslocando passageiros com rapidez e segurança. Poderia ter uma pista melhor com 2000 mts, um terminal de passageiros decente, um terminal de cargas na Olavo Fontoura e o principal, a implantação de instrumento para pouso e decolagens. Isso traria mais empresas aéreas regionais ao país, baixando custo de voo e popularizando o transporte aéreo regional, que certamente desafogaria Congonhas e Guarulhos. Dá trabalho pensar e ter projeto arrojado? Sim, melhor é derrubar tudo e contruir parques que ninguém cuida e não tem retorno financeiro e não gera evolução, empregos e impostos. Para te ajudar a se aprofundar no assunto:
• Horto Florestal de São Paulo: é um parque localizado no distrito de Tremembé, situado aos pés da Serra da Cantareira, dentro do Parque da Cantareira. Nele, está situada a casa de veraneio do Governador do Estado de São Paulo.
• Parque Anhanguera: é um parque municipal situado no extremo noroeste da capital, no distrito de Perus. Possui uma área de aproximadamente nove milhões de metros quadrados de mata atlântica, sendo assim, um dos grandes parques de São Paulo.
• Parque da Cantareira: é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral paulista que abrange parte da Serra da Cantareira, a maior floresta urbana nativa do mundo, localizado na zona norte da cidade.
• Parque Cidade de Toronto: é um parque localizado no distrito de São Domingos.
• Parque da Juventude: parque criado no local onde estava implantado o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, localizado nos bairros do Carandiru e Santana, zona norte da cidade.
• Parque Estadual do Jaraguá: é um parque criado em torno no ponto mais alto de São Paulo, o Pico do Jaraguá, que também se localiza na Serra da Cantareira. Do alto do Jaraguá, pode-se ter uma ampla visão de boa parte da cidade e do lado oeste da região metropolitana de São Paulo.
• Parque Lions Club Tucuruvi: é um parque situado no distrito de Tucuruvi.
• Parque São Domingos: é um parque localizado no distrito de São Domingos, zona norte da cidade.
• Parque Jardim Felicidade: é um parque localizado no distrito de Pirituba.
• Parque Rodrigo de Gásperi: é um parque localizado no distrito de Pirituba.
• Parque Vila dos Remédios: é um parque situado nas imediações do distrito de Jaguara, próximo do encontro dos rios Tietê e Pinheiros.
• Parque Vila Guilherme: é um parque pertencente ao distrito de Vila Guilherme.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Parques_da_cidade_de_S%C3%A3o_Paulo#Zona_Norte
Todos abandonados e precisando de arquitetos que queiram pensar no próximo e não no próprio bolso. Tenho um projeto pronto para melhorar a mobilidade, a segurança, o transporte aéreo mais popular, gerar impostos, EMPREGOS a curto, médio e longo prazo e o que mais vc quiser. Pense maior, acredito que o poster do fusca na parede do quarto seja algo do passado.
muito triste nenhum parque aqui na Brasilândia :/
Excelente comentario. Nao acho que precisamos de mais parques. Desenvolvimento de fato seria fomentar o aeroporto, mas nas maos da iniciativa privada. Nosso governo infelizmente tem foco somente no eleitorado e portanto não deve assumir uma iniciativa destas.
Perfeito o seu comentário, todo morador da zona norte deveria lê-lo, assim, poderia fomentar melhor esse debate em torno do Campo de Marte, só vejo militante que só enxerga o seu umbigo palpitar e ter voz ativa na mídia. Não o conheço, mas pela clareza de informações, o Senhor poderia montar um fórum de debates em torno desse assunto, para que enfim, a destinação mais adequada seja realizado nessa área. PRECISAMOS fomentar a economia com mais investimentos e geração de emprego e não plantando rosas pra maconheiro apreciar.
Concordo plenamente com utilizar melhor a área, tranzendo parques e museus, porem segue algumas correções:
- O sambodromo é usado como a av paulista aos finais de semana, aberto, com locações de bikes, foodpark, pista de skate, etc
- Brasilândia fica longe de Santana, não entendi o comparativo, é igual falar do Morumbi e do Mboi Mirim.
- Esse "vazio", na verdade, é um dos lugares onde existem mais voo de helicópteros no mundo.
- Exército, civis e políticos são grupos de pessoas que podem e devem conviver em harmonia, essa é a base da democracia, quando um trabalho é bem feito, todos saem ganhando.
Abraços
...quanta besteira Vc falou, isso é especulação imobiliária pura, mal intencionada !!!! Última fonte de "respiro" da cidade e ar livre da cidade. Otário !
Isso não vai acontecer, é balela !!!!! Vão especular e subtrair um dos últimos espaços livres de São Paulo, sufocando ainda mais a cidade !!!!! Deixa como está, precisamos ver o céu, bando otários mal intencionados. Se partiu do J. Dória desconfie !!!!!! Tem mutreta !!!
Exército em meio a sociedade e cidadãos comuns, não há razão de existir essa relação tão próxima, exército é algo a parte da sociedade, com função bem delimitada e específica, não existe razão para uma sociedade manter essa "relação próxima".
1 - Nunca vi tanta besteira escrita junto; 2 -O Exército tá lá porque chegou primeiro e quando ninguém queria chegar, esse fato acontece e aconteceu em vários logradouros brasileiros;
3- O que está ocorrendo é uma grande, predatória e corrupta especulação imobiliária que só contribuirá para sufocar e enfeiar/sujar ainda mais a cidade;
4- Deixem a cidade respirar, livre da especulação e dos malandros urbanos; 5-Basta ver quem defende essa irresponsável causa ! ; 6 -O Exército não é algo à parte da sociedade, o Exército é o povo, quanto mais próximo melhor, as pessoas gostam de viver perto dos quartéis, pára de falar asneira; 7- As cidades brasileiras são uzeiras e vezeiras na mania de destruir os espaços urbanos quase sempre em momentos de corrupção ou na presença/atuação de governantes permissivos e corruptos, destroem tudo em troca de propina imobiliária. E cada vez mais nossas cidades vão se acabando, ficando saturadas e feias. Papo furado esse seu cara ! Observe o Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Recife, Natal, Salvador e tantas outras....Absurdo!
@@HBAmor1 Como assim chegou primeiro? exército é pra servir a nação, não marcar território pra si, besteira é essa mentalidade sua...
Ótimo seria fazer um complexo escolar militar gigante para educar cidadãos de valores que adicionarão ao Brasil em vez das escolas de hoje que entregam ao país militantes sem causa.
Tirar um aeroporto pra fazer parque?? Piada né?😂😂😂
Raul, fala das zonas estritamente residenciais próximas ao centro da cidade, como Pacaembu, Sumaré, Jardim Europa, Alto de Pinheiros e Planalto Paulista! Moro perto de um deles e fico profundamente incomodado com o potencial desperdiçado em prol das mansões
Ele não fala de onde moram os grandes empreiteiros, só de onde eles querem se apropriar por lobby mesmo e verticalizar tudo...
Cada vez que vejo matérias( mostrando a realidade e a situação)como esta, fico cada vez mais triste com São Paulo, simplesmente querem que as coisas não aconteçam, meu Deus, não sabia que estavam fazendo um colégio militar, o bem estar e a qualidade da população que se LASQUE....TRISTE SÃO PAULO, CIDADE DAS DESILUSÕES. ESSE GOVERNADOR E PREFEITO DEVERIAM MARATONAR NO SEU CANAL, aprenderiam alguma coisa para melhorar a cidade e serem mais corajosos, não só na questão do Campo de Marte, mas, em muitas outras. Excelente matéria, parabéns Raul! Seu canal é muito bom....👍
Santana, Santana, Santana... creio que pelo menos metade dessa área pertença a minha querida Casa Verde (distante apenas 4,5 km do centro da cidade, via avenida Rio Branco).
Este apresentador eu o assisti em outra reportagem do TH-cam, narração e apresentação excelentes.
Incrível a capacidade de alguns em olhar só um aspecto e acreditar nele.
A impressão que fica é que as instituições militares, do nada, apareceram no Ibiraquera, Campo de Marte, e outros. Faltou o autor dizer como essas construções apareceram onde estão.
O Campo de Marte não serve apenas a militares. Há uma aviação civil pujante, que emprega alguns milhares de profissionais e gera uma pequena fortuna direta e indiretamente.
Mas o autor, sem a menor noção, acha que aviação só tem uma medida: passageiros transportados.
Não se deu ao trabalho de dar um pulo lá e ver o que acontece. Preguiça?
Tristes trópicos.
Que beleza, empregam 1000 pessoas e serve de aeroporto pra playboy que não gosta de pegar voo comercial uhuuuul.
Tudo bem que limitam o potencial construtivo da região, reduzindo a densidade e diminuindo a oferta de emprego para milhões de pessoas, que se veem obrigadas a ir para o centro trabalhar, gerando congestionamento e perdas no PIB da cidade.
Mas velho, idai? São mil empregados e ainda tem campo de futebol pros playboys filhos de militares baterem uma bolinha.
Adoro campo de marte e sim é aberto para não militares e tem atividades civis.
Vejo a questão do Campo de Marte de uma maneira completamente diferente, em uma cidade que o seu principal aeroporto tem uma restrição de horário de funcionamento conseguida através de uma pressão popular esta que se beneficia do que o mesmo proporciona acaba que abre outras possibilidades.
Usando o exemplo do aeroporto de Londo City o Campo de Marte poderia muito bem atender a uma parcela significativa da aviação comercial e regional saindo e com destino a São Paulo, vejam a localização privilegiada marginal Tietê,metro e rodoviária todos dentro de um perímetro aceitável. Sabemos que o investimento em um novo aeroporto é alto mas o retorno ao longo dos anos é real e ainda gerariam muitos empregos e aumentando a capilaridade do setor entre outros que fazem parte.
A ideia de mais parques ok é válida mas ao mesmo tempo é sempre visto como uma forma simplista de "resolver" questões que vão muito além, a implementação de um novo aeroporto pode trazer muitos benefícios ainda mais que parte sa estrutura em si pode ser reaproveitada e adaptada. Se a saída do PAMA-SP algo que é falado a anos for concretizada uma readaptação das estruturas ali que devem ficar osciosas é possível e acredito mesmo que muito investimento poderia chegar.
Mas isso é apenas uma ideia que dificilmente será sequer pensada já que os interesses vão no outro sentido, sim precisamos de mais áreas verdes em São Paulo mas ao mesmo tempo e em um proporção a cidade precisa girar então ai uma possibilidade de ao menos pensar.
Congonhas está sobrecarregado há anos.
Só vão transferir vôos depois que der uma grande merd@.
Ponte aérea poderia ficar no Campo de Marte : sp-rj, sp-bh, sp-curitiba...
A área é tão grande que pode comportar vários empreendimentos para a população, mesmo mantendo uma área militar reduzida : escolas, parque esportivo com ginásio de 1o mundo para receber grandes eventos e shows, além de shopping entre o aeroporto e o parque.
@@fabiorodrigues3531 Congonhas não esta sobrecarregado muito pelo contrário ainda tem muito o que ser expandido mas para que isso ocorra as medidas a serem tomadas podem tornar totalmente impopular o político que decidir ir a frente.
Não existe uma necessidade de se transferir voos em caso de uma grande "merda" como você mencionou, o aeroporto é seguro e vem passando por melhorias constantes e essa ideia é vaga no aspecto técnico. Hoje olhando CGH vejo que existe espaço físico mas este teria que ser totalmente construído do zero retirando dali a parte de aviação executiva e colocando no seu lugar um novo terminal com mais pontos de embarque e também multi-serviços como Shopping,hotel,escritórios,terminal de ônibus (para servir a região) e uma estação de metro interna e não aquela piada de monotrilho que tem apenas o esqueleto ali perto.
Uma das coisas que poderia dar uma maior flexibilidade seria o retorno das operações 24hs mas isso nos dias atuais acho bem difícil de acontecer e assim sendo procurar alternativas como a que mencionei sobre o Campo de Marte podendo ser uma possibilidade. O investimento é alto porque toda uma série de auxílios a navegação segura mais a construção e implementação de um terminal de passageiros e tudo isso que é necessário tem custos significativos mas o potencial de retorno para o entorno e para a cidade é real.
Hoje a parte militar do aeródromo pode ser retirada e isso é algo que vem se falando já faz muito tempo, já quanto a estruturas para a população em parte concordo mas a escolha de quais é algo que só após um levantamento de necessidades mas é válido. Discordo totalmente quanto a construção de ginásio esportivo do porte mencionado que ficaria entregue ao tempo por falta de utilização, temos um espaço na cidade bem localizado que é o do Ibirapuera e quando foi que ele recebeu um grande evento? O mesmo diria sobre shopping's já que a região conta com seis com pequenas distâncias e mais ao menos em minha linha de raciocínio não faria sentido.
Manter um bom pedaço de parte verde é bom e interessante, e ali ao lado já temos para complementar o parque da juventude,horto florestal e afins. Este pedaço da zona norte de São Paulo é bem interessante e os seus potenciais também. Porém dificilmente vamos ver algo do tipo acontecer or inúmeras razões.
Sempre gostei muito de arquitetura mas não encontrava um conteúdo sobre esse assunto que me agradasse tanto como o seu, estou no terceiro ano e ainda estou decidindo qual curso fazer, muito provavelmente será arq. e urbanismo graças a você! Muito obrigado por mudar meu olhar sobre cidades e como devemos viver e ocupar elas.
Em Belém era essa mesma briga, o Aeroclube que é usado para aviação executiva, a Infraero repassou a área para o Estado construir um parque (chamado de Parque da Cidade), em contrapartida o Governo Estadual vai construir um novo aeroclube, mas por enquanto isso não acontece, o Aeroporto Internacional de Belém vai ser adaptado para essa função. E aqui a cidade sofre da mesma coisa, áreas imensas no meio da cidade ocupadas por Organizações Militares.
Em campinas 1/4 da região central é um vazio urbano dos militares. Parabéns por levantar a questão
Quando eu passo perto de um militar eu mudo de calçada e depois ainda confiro minha carteira kkkkk Assassinos e ladrões.
@@JMXx999 meu pai era militar e com seu salário sustentou dignamente nossa família. Não generalize e não se renda a estereótipos. Respeito é bom e todos gostamos
@@ERAUMAVEZERA Foda-se.
Mas n se engane, sdb não muda muito pra mdb não viu?! Kk. Ditadura rentista.
@@ERAUMAVEZERA deixa pra lá esse cara deve ser aquele esquerdista que odeia a polícia mas quando é assaltado vai na polícia aqueles comunistas Playboy de condomínio
4:39 ouviram o mesmo barulho de FUNDO que eu ouvi?
coloca-se “os militares” como alguém, que se apropriou da área e que não a utiliza. Mesmo que a não utilizasse as forças armadas são parte e tem sua função na sociedade. Isso não desmente a necessidade de atenção ao urbanismo da ZN mas abaixo mesmo te trouxeram a importância do aeroporto ali instalado. SP tem a 2º maior frota global de helicópteros por ex… é outra grande questão a observar no vídeo e não, simplesmente, olhar o seu lado…
Ao meu ver vai acabar com a "calmaria" e segurança da região ao elevar o moviemento. Hoje existe segurança com militares por lá, bandido pensa duas vezes antes de aprontar nessa região visto que muito militares moram nas proximidades. Essa ideia de conexão com o centro não faz sentido, visto que a desocupação e geração do parque não irá criar uma venida ou umaoutra ponte para essa conexão. Só vejo a criação de mais fluxos de carros e onibus. Um exemplo de aumento no fluxo é a região da pompéia que expandiu os empreendimentos e travou completamente o transito. É obivio que todo esse papo é a retirada do aeroporto para liberar a construção de arranhacéu milhonário, irá surgir muitos e muitos prédios que hoje são limitados por conta do espaço aéreo. Agora imaginem o caos no transito. Se querem parque retirem a cadeia feminina ao lado do parque da juventude e expande o mesmo. Simples....
Fora que o Campo de Marte pode ser estrátégico visando varios spectrums emergênciais como uma guerra, catastrofes de n tipos e etc. Nunca se sabe... Mas brasileiro gosta mesmo é de receber produtos por via terrestre usando caminhões e sua extrema lentidão.
Agora vamos para o futuro só um pouquinho. Logo o preço dos transportes aéreos finalmente irá ser reduzido a 1/10 do valor. As aéronaves elétricas estão chegando, muitas serão de pouso e decolagem vertical porem as mais eficiente irão usar asas fixas. Onde vocês querem que pousem? Em jundiai? No aeroporto catarina para precisar rodas mais 1H de carro? Fala sério, não se deixem levar pela expeculação imobiliaria! Acordem meus amigos.
Raul Juste Lores, vc é o maior! Culto, bem informado, sabe o que fala! Seus vídeos são um balsamo de cultura! Que bom!
As informações estão incompletas. Não ouvi você mencionar o hospital que tem ali e o papel importante das várias organizações militares que tem ali.
Do ponto de vista teórico a matéria esta certíssima. Na prática porém não temos garantia nenhuma que se devolver para prefeitura teremos melhor uso. A capital está quebrada e inclusive o prefeito analisa abrir mão do processo por um perdão de divida com a união. O Vampiro aí da reportagem foi um dos que muito prejudicaram nossa cidade e estado desde os tempos de secretário de segurança pública nos governos militares.
Éhh... O detalhe é que a Lei dá vantagem pra quem chegou primeiro. E pelo que eu entendi, o Campo de Marte é mais velho que a Zona Norte inteira. Como fazer, pra mudar essa "norma".
seus vídeos são incríveis. lança mais por semana por favor!!!
esperava ouvir um contraponto da outra parte(Aeronautica) Questao: Porque esta area é importante para voces?
Que ótimo ver personalidade como o Temer participando do canal. Ótimo vídeo e ótima entrevista.
Posso afirmar com convicção! O colégio militar está sendo construído em outra área do campo marte e que não tem nada ver com área destinada ao museu aeroespacial! Admito que seu vídeo está muito bom, mas infelizmente está parcial.
Não é um latifúndio. Trata-se de uma área que tem função pública. Por acaso vc acha que o Parque do Ibiraquera também é uma “latifúndio” ?!? Típico discurso do especulador imobiliário ! Só mais um “arquiteto” interessado em ganhar dinheiro com a especulação imobiliária !
Acertou na mosca. A conversinha deles é SEMPRE a mesma. Veja os parques privatizados pelo atual governo em todo estado. É sempre especuladores imobiliários que compram, demora uns tempos e o parque é desmatado, e ruas são abertas, e o condomínio é vendido, sempre com nome verdinho e flores do campo. E eles enchendo o bolso de dinheiro com terras públicas. Estão incomodados com o Campo de Marte porque querem socar prédios em toda a região. ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA 100%. Vê se tem lei para colocar freio neles. Não tem capacidade de abrir uma só fábrica é só especulação e rentismo.
Raul, sou de Recife, quanto ao parque daqui ele tem um problema que vejo, o projeto retirou mtas e mtas árvore foi uma pena pois é mto quente e fico sem vida me entende?
Abraço e parabéns por sua iniciativa, adoro!
Isso aí é característica da arquitetura do Niemeyer, infelizmente.
Seu canal é incrível! Muito bem produzido!... Que nossos executores e legisladores conheçam e se embasem para avançarmos em prol de uma cidade mais amigável às pessoas :)
Parabéns mesmo pelo trabalho! Belém do Pará também sofre com enormes e absurdas áreas militares no centro da cidade que atrapalham até mesmo a ligação entre bairros! Seria excelente um doc seu sobre isso em Belém! Eu apoio!🙏
serio? adoraria ir aí (nao conheco Belém ainda!). Abração
O mestre em arquitetura quer praças invés de um grande parque! Como ser desagradavelmente um lobista das construtoras né mestre!
Me parece que o aeródromo permaneceria a ser utilizado somente para helicópteros e que os vôos executivos seriam transferidos para o Catarina, não sei exatamente se isso aconteceu de fato. Assim uma porção do espaço seria cedido a prefeitura de SP, fazer algum projeto de parque.
Primeiramente, o Campo de Marte é o aeroporto mais antigo de São Paulo e como tal, deveria ser preservado, não destruído como vc propõe. Central Park. A memória de preservação da história aeronáutica brasileira nunca é promovida, exceto pela própria FAB com o Musal e com a LATAM que tinha o museu em São Carlos porém encontra-se fechado pois não é prioridade da atual gestão da empresa.
Uma grande pena que pessoas pensem pequeno como você.
Campo de Marte é RICO.
O Aeroclube de São Paulo, o PAMA-SP... Onde várias pessoas ganham seu salário e fazem a economia do bairro movimentar.
Antes de destruir, preserve a memória histórica do país.
Muito melhor o Campo de Marte do que os prédios que invadiram Santana, tornando o trânsito infernal, sem nenhuma infraestrutura. As feiras e eventos que ocorrem no Anhembi são um transtornos na região. O senhor não conhece a região.
Quem falou de prédios?
Outro latifúndio do exército, quiçá maior ainda, é em Campinas a região entre a Dom Pedro e o Jardim Chapadão. Uma região enorme de área verde que o exército não usa pra nada, só tem grama alta.
Falar que é um latifúndio do exército é porque não foi conhecer as escolas de aviação civil, os serviços de táxi aéreo com proprietários civis, transporte de órgãos e enfermos, serviços de manutenção, venda de aviônicos...
Você fala da escola preparatória de cadetes, 11° brigada e todos os seus quartéis com 4000 militares, as vilas militares, a Embrapa e seu Polo de desenvolvimento tecnológico e o polo de testes da Embraer?
Área essa comprada pelo Exército do seu antigo proprietário?
Muita besteira num só vídeo. Desagradável andar numa área militar? Um vazio no meio da cidade? Deveria ser melhor ter uma praça como a que tem ao lado do DEIC cheio de morador de rua, ou como outras espalhadas pela cidade. Cidade de SP tem uma das maiores frotas de helicóptero do mundo, campo de marte gera inúmeros empregos e movimenta e muito a economia de São Paulo, vai querer expulsar o águia da PM de lá tambem. Uma posição estratégica para eles, numa região central de São Paulo onde facilita suas operações e rápidos deslocamentos. Querer comparar a seção de um terreno em Recife com desativação de um aeroporto beira o ridículo. Esse daí nunca colocou os pés dentro da área do campo de marte, caso contrário não falaria tanta asneira. Onde as aeronaves particulares pousariam em SP? Congonhas ou Guarulhos? Fico imaginando quantas voltas de aproximação um Air bus e Boeing teria que dar para esperar uma anv de baixo porte pousar. Impossível certas aeronaves operarem em aeroportos movimentados como congonhas e Guarulhos. É ser muito ignorante pra dizer que o campo de marte não tem função. Em vez de querer construir mais praças, tem muitas por aí precisando de cuidados, assim como parques precisando de melhor estrutura. Doria privatizou parques, querem o campo de marte é pra fazer dinheiro e não pra melhorar a vida da região que só é o que é porque tem a calmaria e segurança da região do Campo de marte.
muito boa a matéria 📺👾
Sou da Zn, moro do lado do Campo de Marte e tô esperando melhorias aqui na ZN
Não conheço a área mas já houvi falar que daria para mudar a direção da cabeceira que poderia o tornar apto para aviação de passageiros, já pensou se alguns atrs pudessem usá-lo
Ótimo conteúdo.
PORRA de central park, tem que respeitar o lendário Campo de Marte com o Aeroclube de SP e o PAMA-SP atrás.
Esse cara vive falando Nova York aquilo nova York isso nova York tem àquilo são Paulo não tem isso Será que ele sabe nós somos muito diferentes são países diferentes são culturas diferentes
A antiga Força Pública do Estado de São Paulo, até a revolução de 1932, possuía regimento de aviação. Na época as forças publicas eram uma espécie de exército particular dos governadores. O exército brasileiro era pequeno e mal preparado. Sua melhor preparação profissional e intimidade com equipamentos mais modernos, começa quando a segunda guerra mundial tem seu início através através de acordos com o EEUU.
O campo de aviação da Força Pública era exatamente em frente ao hoje regimento 'Tobias de Aguiar", mais conhecido como quartel da Rota. Como o local era sujeito a inundações, transferiram para onde hoje é o Campo de Marte.Somente depois da vitória de Getúlio é que SP sob intervenção, o ditador acaba com o regimento de aviação e toma todas as aeronaves sobreviventes da revolução paulista. Escolas de pilotagem aparecem e somente com a criação da FAB em janeiro de 1941 é que criam um parque de manutenção de aeronaves. A unidade militar foi desativada e do aspecto militar não tem mais utilidade! E como aeroporto, a pista é diminuta. Portanto, tirando o altíssimo valor imobiliário da área, não vejo nenhuma razão para não ser devolvido ao estado de SP!
A pista de lá é excelente, o local possui escolas de formação de pilotos, atende e muito bem grandes empresários que levam investimentos e emprego a cidade, os águias da PM fica baseado lá e o aeroporto gera centenas de empregos formais.
A Zona Norte é toda tomada por áreas Militar: CPOR, Clube dos Oficiais, Hospital Militar, Canil da PM e Academia do Barro Branco. Aos fundos deste último há 2 ou 3 esqueletos de edifícios que estão lá desde sempre. Não sei exatamente o que ocorreu ali. Mas, também é um desperdício de área.
A Cidade de São Paulo não pode ficar sem nenhum espaço para pouso de aeronaves pequenas, o assunto tem que ser mais discutido ou negociado. De toda forma, a Municipalidade tem que discutir o que pertence à cidade e não é cuidado. O Sambódromo é um exemplo.
Congonhas tem uma pista secundária para aeronaves pequenas e helicópteros
Mas masnter uma área desse tamanho, pra pousar jatinho não é um custo social alto demais? Ainda mais, existindo o Congonhas e Guarulhos, que servem São Paulo
O pessoal agora está incomodado com o campo de marte? É isso mesmo? Querem transformar tudo em metro quadrado de especulação imobiliária. A conversa é sempre a mesma, começa com o verde, depois vem os prédios e soca-se prédio em todo lado. São Paulo virou um mar de lajes e prédios, nem empresa se vê mais. Não faltava mais nada, agora a especulação imobiliária incomodada com o campo de marte. É por isso que o pessoal pobre tem que pegar condução por 2 a 3 hora hoje em dia para achar uma empresa. Campo de marte está pequena, teria que alargar e desapropriar mais casas na região. Lembro nos anos 90 e várias vezes, aeronaves sobrevoando a zona norte precisaram fazer pouso de emergência, e quem salvou os mesmos? CAMPO DE MARTE, se não fosse esse local teria ocorrido tragédias. Alias, os hospitais da região recebem órgãos de emergência e levam para outros estados por esse aeroporto. É estratégico em uma situação de área de conflito. XÔ ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA. A conversinha é sempre essa, se estão preocupados com PARQUE, porque permitiram a especulação imobiliária nas margens do Rio Pinheiros, assim como a construção de prédios na região da do Cambuci, uma área gigantesca que virou condomínio. Se campo de marte um dia for ser desativada tem que virar parque industrial. De casas e prédios SP já está entupido, virou um oceano de lajes, prédios e áreas não produtivas. Um lugar bom para virar parque seria na Faria Lima demolindo aquele monte de prédios improdutivos e fazendo um parque ali. Na hora que um avião subir de Congonhas ou Guarulhos e precisar fazer um pouso de emergência e não tiver mais campo de marte quero ver ele pousando lá no paraíso da especulação imobiliária da Faria Lima. Deixem o coitado do campo de marte em paz.
@@gherfat Congonhas não tem slots para pousos de aeronaves da aviação geral (tempo no espaço aéreo), só a aviação comercial já ocupa tudo lá praticamente. Hoje em dia está calmo por causa da pandemia mas Congonhas é um dos aeroportos mais movimentados da América Latina. Idem Guarulhos, q é longe ainda. Aviação de negócios é importante para uma cidade como São Paulo, um polo de negócios. Porém daqui 30 anos com a popularização dos VTOLs isso mudará, e a partir dessa data poderia-se pensar em desativar o aeroporto, transformando-o em parque, área verde total, com o mínimo de cimento.
Se fosse prefeito de SP construiria um outro aeroporto e faria a transferência de operação dos aviões para lá e deixaria Congonhas para aviação de pequeno porte e no campo de Marte transformaria em um parque como foi colocado no vídeo!
Raul, sim apenas 300 passageiros por dia, mas com centenas de voos diários onde seriam alocado esses voos ? Vejo você como uma pessoa que defende o atual governo paulista, o aeroporto é sim importante para a cidade de São Paulo, estão usando o mesmo como propaganda politica apenas. Temos o Parque da Juventude a 700 metros do aeroporto. Passo diariamente na Brás Leme e não me importo com a "" fortaleza"" dos muros, temos tbm e Cumbica, Congonhas e em todos aeroportos do Brasil, Uma pergunta, QUANTOS EMPREGOS VC GERA ? Mude para Recife, nos faça esse favor.
Você não se importa com os muros por que não tem referência do que é bom e colaborativo pra estética urbana da cidade. Grandes metrópoles de primeiro mundo que exploram muito bem seu potencial turístico, como Madrid, Barcelona,Paris, Londres, Nova York, etc, nao abrem mão do bom urbanismo e simplesmente abominam recuos pra vagas de carros, espaçamento lateral que desperdiça um espaço precioso e subaproveitam o terreno, prédios cercados por grades e muros... ao contrário de tudo isso, eles pensam em fruição, edifícios com uso misto, calçadas permeáveis, fachadas ativas, integração do térreo com a vida na calçada, enfim, tudo que colabora para que as pessoas demandem menos carro e curtam a cidade de fato.
O Campo de Marte é o maior atraso da região. Limita o potencial construtivo da Cruzeiro do Sul e a impede de se desenvolver e gerar mais trabalho e renda pro bairro. Uma área desse tamanho no meio da cidade murada pra meia-dúzia passear com seus aviõezinhos pra lá e pra cá não existe em NENHUMA grande cidade do mundo!
Enquanto isso, o morador da Zona Norte é torturado diariamente no trânsito por horas, indo e voltando de trabalhos e estudos absurdamente longes de sua casa. O Campo de Marte é um dos maiores símbolos da falência urbana que se tornou SP.
@@leonardomarsola9551 "pra meia-dúzia passear com seus aviõezinhos..." Só aí deu pra perceber o quão FORA DA REALIDADE você está. Leia mais sobre os inúmeros benefícios que o Campo de Marte traz para a população de São Paulo e de outras cidades. Ah, e pesquise nas "cidades do mundo" que têm a importância de São Paulo quantos aeroportos eles têm. Você vai ver que a maioria tem pelo menos um aeroporto destinado para a Aviação Geral e Executiva.
Descobri esse canal recentemente e estou maratonando todos os vídeos. É incrível! Parabéns Raul! 👏
Fui sargento da FAB (Força Aérea Brasileira) e trabalhei 6,5 anos no Campo de Marte: dentro dele há vários quartéis da FAB e eu servia no maior deles, chamado PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo).
No PAMA-SP é executada a revisão geral dos caças F-5 e também do C-105A (avião de transporte de cargas e tropas). Se não me engano, recentemente o PAMA-SP também passou a fazer a revisão dos helicópteros Esquilo. Enfim: não é um espaço "inútil". Muito pelo contrário.
Ainda falando em utilidade, diversos alunos e formandos dos cursos civis de mecânica de aeronaves são enviados pela LATAM para fazer estágio no PAMA-SP. Eu era BMA (Sargento Especialista em Mecânica de Aeronaves) e cheguei a participar da coordenação desses estágios. Os estagiários aprendem bastante, ao trabalharem junto com os sargentos que fazem manutenção nos aviões e helicópteros militares. É um conhecimento diferenciado e a LATAM não paga nada à FAB para ter seus estagiários no PAMA-SP.
O PAMA-SP, sendo um quartel, possui um galpão de material bélico. Os criminosos adorariam surrupiar o material bélico que fica lá dentro. É por isso que o muro é alto, cheio de câmeras e arame farpado: é para dificultar o acesso mesmo.
Alguns militares mais antigos na época me disseram que, durante a ditadura militar, diversos opositores do regime foram mortos e enterrados no PAMA-SP, onde atualmente fica uma quadra de futebol: dizem que, se se cavar bem fundo, vão encontrar ossadas.
Eu poderia ficar o dia inteiro contando histórias sobre o PAMA-SP.
Bom, espero que este comentário ajude a contextualizar e entender um pouco melhor o porquê do Campo de Marte ser como é. Foquei no PAMA-SP porque foi onde servi e ele engloba uma porção enorme do Campo de Marte.
Outro quartel enorme da FAB que fica no Campo de Marte é o Hospital de Força Aérea de São Paulo. Apesar de cuidar da saúde dos militares, ele também realiza as inspeções anuais de saúde do pessoal civil que trabalha como piloto ou comissário de voo. Enfim: também tem utilidade pública.
Bom domingo.
Isso podia ser feito fora da cidade, não? Um aeroporto no meio da mancha urbana é um erro (congonhas), dois é demais.
@@italomatheus8615 Isso não resolve nada. Vou explicar o porquê.
Toda vez em que uma empresa de infraestrutura aeroportuária (Infraero, DAESP, ABV, GRU Airport etc.) constrói um aeroporto, esse aeroporto é construído em um local bem afastado e então a Aeronáutica elabora vários documentos, como por exemplo um chamado PBZR (Plano Básico de Zoneamento de Ruído), que delimita uma região ao redor do aeroporto na qual nenhuma residência nem imóvel comercial pode ser construído porque o barulho do aeroporto é insalubre demais para humanos. Outro documento é o PZPA, que restringe a altura dos imóveis em relação à distância deles da pista. Enfim: vários documentos criam restrições para que não sejam construídos imóveis ao redor do aeroporto.
A Aeronáutica entrega cópias desses documentos para a prefeitura fiscalizar o entorno do aeroporto e não deixar ninguém construir.
O problema é que as prefeituras nunca fiscalizam nada. Resultado: pessoas invadem o terreno do aeroporto, constroem imóveis irregulares e depois entram com processo de usucapião, para virarem proprietárias do imóvel irregularmente construído no terreno invadido do aeroporto.
Como a prefeitura não fiscaliza, pessoas também constroem imóveis colados ao aeroporto, i.e. que não estão no terreno do aeroporto porém violam o PBZR, violam o PZPA etc.
Enfim: o problema é que prefeituras não fiscalizam, então o pessoal invade, constrói de maneira desenfreada e caótica, e aí o aeroporto começa a virar um incômodo. Mas a culpa é da prefeitura que não fiscalizou e também das pessoas que invadiram o terreno do aeroporto.
Se construir o mesmo aeroporto em outro lugar, depois de alguns anos acontece o mesmo problema, porque o problema não é o aeroporto, mas sim a falta de fiscalização.
O Brasil é uma zona.
@@italomatheus8615 Congonhas, Guarulhos e Marte são exemplos de aeroportos que chegaram primeiro mas depois foram perdendo terreno para invasores. Hoje em dia, esses aeroportos estão cercados por imóveis.
Em um país sério, essas construções irregulares não surgiriam, ou seriam demolidas assim que fossem iniciadas. Isso manteria os aeroportos fisicamente separados dos concentrados populacionais urbanos e a cidade cresceria em outras regiões, em outras direções.
Como a causa do problema é a falta de fiscalização e isso ocorre no Brasil inteiro, não importa para onde o aeroporto seja transferido, porque nesse novo destino do aeroporto também não haverá fiscalização, também ocorrerão construções irregulares, e por isto também acontecerá (no futuro) o mesmo tipo de problema que hoje em dia leva as pessoas a reclamar que esses aeroportos estão "infiltrados" na cidade (quando na realidade a cidade é que os "engoliu").
Quando aparece um político suspeito abraçando demais uma "causa suspeita" pode investigar que aí tem coisa: muita propina ou rabo preso pegando fogo !
E o que faria com os voos do Campo de Marte?
Curioso, a maioria das pessoas não sabe o que é o Parque de Material Aeronáutico de Sã Paulo, a área do ministério da Aeronática, reduzir o uso da área ao número de pássageiros do Campo de Marte, não faz sentido. O grande problema é que a área vale muito dinheiro, esse é o foco do problema.
Ao contrário do que diz essa matéria totalmente tendenciosa, essa área só não virou mais um bairro cheio de concreto pq os militares sabem cuidar do que fica sob suas responsabilidades.
A conversinha mole é sempre a mesma. TEMOS QUE CRIAR MAIS ESPAÇOS VERDINHOS, COM FLORZINHAS, E ISSO E AQUILO, O PARQUINHO PARA AS PESSOAS CORRER... O povo cai na deles, e logo... eles criam um campo com uma media dúzia de matos tipo pingo de ouro e grama bem verde, tudo com nomes VERDINHO, CICLOVIA, LERO LERO... Da noite para o dia uns tapumes aparecem cercando os cantos, as beiradas, vão comendo pelas beiradas, e começam subir prédios, em menos de um ano está cheio de paliteiros de prédios, o sistema financeiro concentrador de renda da Faria Lima vibra, enquanto nós pobres só na miséria. Essa é a tática de sempre dos especuladores imobiliários. Estão fazendo isso na marginal pinheiros. Começam com o verdinho, ciclovia, bunitinho... daqui a pouco os tapumes e a área pública vira metro quadrado "com donos". Só eles ganham e as prefeituras que enchem os butões de IPTU, nós pé de chinelos, pobres, desempregados só se lascamos. Cada vez menos espaço para empresas, indústrias e empregos... isso virou coisa de museu. Emprego bom e com salários bons, isso nem em museus mais tem. Isso é o que a especulação imobiliária faz. Nem a Vila Madalena está escapando dos paliteiros do desemprego, um lugar que mostrou tendência a ser um bairro de comércio e bares, está virando paliteiro. Campo de Marte já salvou vidas e é vital para uma cidade deste tamanho. Em um caso de emergência um espaço deste para evacuação ou para transporte de órgãos para hospitais e voos regionais é indiscutível. XÔ ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA.
Espero que a gl events consiga salvar o complexo anhembi, com a arena multiuso que será construída nós próximos anos vai trazer vida ao complexo, só espero que os sambistas não barrem o projeto.
Já vi sambistas reclamando, sempre tem uns para frear o avanço ;/
seria um sonho se os militares devolvessem.... essa história ainda está longe de acabar........................
Nunca, isso é mutreta, basta ver quem defende a mudança !!!!!!
Vim do futuro dizer que agora é definitivamente do Governo Federal.
Excelente matéria! O Campo de Marte é da nossa cidade, deveria, portanto, ser usufruído pelo povo paulistano. Parece que ninguém tem coragem de cobrar dos militares o que nos pertence e que lá está, há seis décadas, praticamente ocioso.
Essa região norte poderia ter muito mais empregos sem esse campo de marte, como fazer prédios acima de 250m ou 350m, e mais empresas. Outro aeroporto que atrasa SP é o de congonhas, tem que tirar esse aeroporto, todo aeroporto nas cidades fica longe da cidade. São Paulo poderia estar com prédios de 500m, e mais empresas, mas esses aeroportos atrasam muito tudo. Aeroporto por exemplo, o de Congonhas tinha que ir para Perus, e o campo de marte para outro local, tipo para Itaquera. Livrando essas regiões de SP, a cidade iria explodir em crescimento. Passou da hora de sairem.
não entendo o tesão que as pessoas tem em remover as áreas militares da cidade. O Campo de Marte, por exemplo, é um lugar histórico e deveria ser tombado. Existem diversos outros espaços que já são propriedade da cidade e que são muito mal aproveitados. Que tal começar por eles?
Apesar do pouco verde, o Dona Lindu se agregou muito bem a cidade, é bastante frequentado por jovens, tem as barraquinhas com lanche, a prefeitura faz muitos shows gratuitos por lá, é difícil algum jovem que nunca tenha daro um "rolê' pelo Dona Lindu
É disso que o Brasil precisa. Aqui na minha cidade nao existe um parque, os jovens fazem rolé em posto de gasolina... uma tristeza.
Tá na hora de pedirmos ao presidente Lula para convencer a Aeronáutica a devolver o Campo de Marte a cidade. Muito bom vídeo 👏👏👏👏👏👏👏
👊🙏
Concordo que o Campo de Marte poderia passar por uma reestruturação, a começar pela parte norte do complexo onde a aeronáutica opera, e opera com baixa frequência.
Sou piloto e opero, em SP, no Campo de Marte. Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos são inviáveis para a aviação geral movida a pistão, pois muitas aeronaves com maior performance operam ao mesmo tempo e faz com que as com menor performance "saiam da frente" e, consequentemente, acaba ficando em última prioridade para pouso.
Ao mesmo tempo que vejo a importância do campo para a aviação geral, também sinto uma falta de opções ao redor para alimentação, hospedagem e lazer.
Um bom plano de revitalização do Campo de Marte deve incluir a manutenção da pista, dos pátios e do terminal, ao mesmo tempo em que libera áreas não utilizadas para a população usufruir
Sim, mas a aviação a pistão é mais chamosa e apaixonante !
É... Temer não dá amigo, bem vindo ao cancelamento. Pena o canal tem potencial... Falta de tato para esse momento dar visibilidade ao Vampiro.
Amo esse canal