Gostei dos pontos que você falou, é legal ter "fundamentado" e ter emitido uma "opinião", estou fazendo umas pesquisas sobre frameworks em geral, e vejo que muita gente não tem opinião, só pega um lista de fatos, não mostra experiência própria, parece que estou lendo ou assistindo uma IA que pegou dados da wikipédia. Acho que você levou o vídeo em um caminho bom, não tentou agradar ninguém e contou sua experiência.
Nossa irmão, obrigado por comentar de verdade, estou tendo muito hate nesse vídeo, pessoas me atacando demais. Meu objetivo era justamente esse que você falou, apenas transmitir a minha opinião pessoal, contando o que acho. Lembrando sempre que não sei de tudo e que meus vídeos não são uma verdade absoluta. Obrigado! 🙏🏼
@jsjovemscript tipo é muito óbvio que todos os frameworks são bons. Chegar aqui e falar isso é fácil. Mas chegar aqui meter um vídeo dando opinião é arcar com isso. Postar uma coisa original sem ser leitura de Wikipedia. Isso é diferenciado. Ler Wikipedia e documentação eu já sei.
Bom, não sou dev React, mas discordo de grande parte do vídeo. Vamos lá. Sobre React ser uma biblioteca Comparar React com Angular não é justo; seria melhor comparar Angular com Next.js, que têm propostas mais similares. O React, sendo uma biblioteca mais purista, não oferece abstrações como rotas e gerenciamento de estado de forma nativa, assim como outros frameworks. No Vue, também é necessário instalar pacotes adicionais, como Vuex ou Pinia para estado, semelhante ao React que possui mais opções de pacotes, embora nem todos sejam mantidos pela equipe principal. A diferença está na proposta: o Angular busca oferecer uma solução completa desde o início, enquanto o React foca na simplicidade, onde uma função é um componente. Isso não torna um melhor ou pior, apenas mais adequado para determinadas situações. Sobre o JSX estar misturado no React Essa característica é comum em muitos frameworks frontend modernos, como Vue, Svelte e SolidJS, exceto no Angular. É uma questão de preferência pessoal e não um motivo que forna o React ruim. Edit: Esqueci de mencionar que no React podemos criar hooks personalizados, extraindo a lógica dos componentes para arquivos separados. Isso permite uma melhor organização do código e facilita a reutilização de lógica em diferentes partes da aplicação. Sobre PHP, padronização e mau uso de tecnologias A falta de padronização no JavaScript é um problema geral, não exclusivo do React. Ferramentas como PHP ou C++ não são ruins por si só, mas podem ser mal utilizadas. No PHP, por exemplo, fazer tudo em um único arquivo é uma má prática que a linguagem permite, refletindo mais na qualidade do desenvolvedor. Da mesma forma, o mau uso de memória em C++ ou a incorreta utilização de SQL no frontend do PHP mostram como práticas inadequadas podem comprometer qualquer tecnologia. Além disso, o ecossistema JavaScript sofre com um buraco negro de pacotes inúteis que fazem coisas idiotas, dificultando a padronização e a manutenção dos projetos. O React possui vários defeitos, mas a falta de padronização não é um deles Enfim, acho que sua opinião está correta mas talvez pelos motivos errados: React tem vários problemas, dentro e fora da tecnologia, mas acho que seus pontos são mais gostos pessoais em relação ao React do que problemas técnicos e sociais do mesmo.
Sobre o html junto com o js, é só usar um hook customizado, não trabalho com react hoje em dia, usei pouco, mas sei que isso é possível. Sobre a instalação de libs externas para fazer coisas que a lib não dá conta, isso eu acho um ponto positivo, pois não ficamos amarrados a nenhuma lib, basta ter um bom design no código para o caso de precisar trocar a lib. Outro bom ponto do react é que ele é mais direto ao ponto e isso é uma maravilha na minha opinião, você não tem muita burocracia na criação do código. Pra quem manja bem de js puro o react é uma mão na roda. Sobre o uso de redux ou outros tipos de gerenciadores de estado, temos a lib do tanstack query onde dá pra trabalhar com http state, que hoje em dia vem forte nas aplicações front end modernas. Mas é como disse , é só minha opinião, eu só trabalho hoje com java no backend, porém eu estudei react por um tempo e gostei bastante.
Por mim programava só em VueJS, pra mim é o melhor framework FE q existe. Mas, como não tem um Google ou um Facebook por tras, infelizmente o VueJS não emplacou tanto.
@@willianpereiradossantos2258 vue cresceu muito nos últimos anos. Se não me engano em alguns rankings já até supera o Angular. O React só se mantém no topo por que foi modinha por muito tempo.
Oi? React tem js e html no mesmo módulo? Custom Hook? Já ouviu falar? Separar as responsabilidades é obrigação do dev e não da lib. Aí é você quem optou por fazer tudo no mesmo componente sem separar a regra de negócio do componente de renderização. Recomendo estudar mais um pouco sobre o react pois tudo que trouxe, é extremamente distorcido. Eu entendi seu ponto de vista em relação ao react, mas ele é assim pois ele trás esse propósito e controle do que você vai usar no seu projeto sem ter que embarcar coisas adicionais que não vai utilizar. Fora que trás como proposta a componentização onde tudo é reutilizável. Não importa se você tem a melhor ferramenta do mundo. Se não souber usar, ela não sirvirá de nada. Claramente você não se aprofundou no react. Existe uma diferença grande entre quem sabe usar e quem masterizou. Realmente isso não acontece em outras libs, mas o react tem esse 'defeito' mesmo. Um dev que conhece pouco de react e um dev que conhece muito de js, html e css é diferente. Novamente, o problema não é a lib e sim do dev.
onde trabalho, usamos react a 5 anos, sempre na premissa de "kiss" kept it simple e o código que vc mostrou não é dificil de entender, que trabalha com react bate olho e entende oq tá acontecendo, talvez pra um iniciante seja mt coisa mesmo, eu no começo assustie com o tamanho do projeto, mas tudo tem um começo, softaware é feito de bloco em bloco (pr em pr)
@@pedroAWEJNF2O Obrigado pelo seu comentário amigo, achei muito respeitoso e relevante. Como eu falei tô começando na carreira agora e muita coisa é bem complicada pra mim e não entendo tanto.
Eu sou dev Júnior, e nunca tive contato com outros frameworks de Javascript, apenas o "React" (como você bem disse, o React não é um framework, e sim uma biblioteca). Acho que você poderia ter falo sobre algum framework de React no vídeo, tais como o finado Remix ou o Next, porque aí seria uma comparação mais justa. Como eu disse, eu nunca experimentei outro framework (vue ou angular), mas o que me faz achar o React incrível, é que você pode desenvolver tanto Frontend quanto Mobile, com pouquíssimas divergencias. E o ponto negativo do React é também o seu ponto positivo, ele te dá total flexibilidade como você vai estruturar o seu software, de forma que outros frameworks não te darão essa total liberade (ou só não vai fazer sentido mesmo, porque o nativo é mais perfomático). Eu tenho interesse em aprender outros frameworks e até outras linguagens, mas a rotina de dev + estudo + vida pessoal é foda. Faz tempo que não toco um projeto pessoal por falta de tempo, ou às vezes só tô cansado demais mesmo, mas fazer o que, mais vale ter dinheiro no bolso e não ter tempo, do que ter tempo e não ter dinheiro no bolso. ótimo vídeo amigo.
Cara, tu ta distorcendo completamente a ferramenta, a ideia do react é uma só, facilitar a criação de componentes, o resto das soluções pra fazer uma aplicação front-end, voce baixa as ferramentas que você acha que se adequar melhor no projeto, ou seja, voce nao vai ser obrigado a aprender uma solução de forma obrigatória pq a framework te obrigou a usar. Outro ponto teu, é que mistura js/ts com html, cara, quem faz isso, ou é iniciante, ou é um dev podre mesmo, pq é só criar um arquivo no mesmo diretório como .ts/.js e colocar a logica inteira la, e exportar tudo que vc for usar, como estados, funções, etc. essa abordagem se chama custom hook, e é amplamente utilizada entre os devs react. Sendo assim, entenda uma coisa, vc tem q estudar de verdade um assunto antes de querer tacar o pau, assim como eu nao falo q eu acho angular feio pra caralho, por ter desenvolvido bem pouco nele, vc nao pode falar do react desse jeito, com pouquíssimo embasamento, fica de aprendizado ai
Prefiro o vue, acho ele mais simples de usar, uso html dentro de , no react quando comecei a estudar, via os return ( ) achava meio bagunçado, na minha visão acredito que tem que ter um bloco para html, outro para javascript e outro para o css, quando vi isso no vue já larguei de lado o react, eu acho o vue mais intuitivo, e com os Composables o codigo fica bem mais organizado.
Cara, seu ponto sobre o react precisar de libs externas como o react router dom, redux e axios e o Vue não, nao é vdd. Eu sou dev vue e nao gosto do react, mas o vue precisa do vue router, pinia (ou vuex) e axios. Nao está embutido no framework.
Mais o react nao é um framework, na propria documentacao deles esta lá na home page, "Biblioteca" Já o NextJS esse sim é um framework que ultiliza o react. Mas existem outraa opcoes de framework alem do NextJS que se ultilizam do react.@@jsjovemscript
Tais ferramentas não são nativas do vue por questão de performance, haja visor que, creio, não ser ideal ter um framework pesado, com funcionalidades que não agregam a todos os cenários. Portanto, a opção de manter certas ferramentas do vue a parte, dá-se por mera otimização, creio.
Você esta muito enganado... Nada é fácil em programação, a nova versão do Angular melhorou significativamente mas o Angular já deixou muita gente frustradas kkk. Sobre padrões isto ai depende de você, de um bom planejamento. React não é para devs com pouca experiencia nele este é o verdadeiro erro é dos cursos que vendem banana como se fosse morango e miojo de DEV em 3 minutos. React exige tempo de estudo e habilidades especiais... PROGRAMAÇÃO NÃO é para TODOS precisa ter aptidão.
Eu não ligo de instalar libs de terceiros kkkk mas de fato o js e o html na mesma página me incomoda mt, eu sou dev backend, eu sempre estudei mt arquitetura, então pra mim é uma tortura essa mistura gigante de responsabilidade, tanto que quando faço uma aplicação react, eu tento separar o js do html, mas nem sempre da certo, pq algumas coisas como os hooks do react devem ser chamado dentro do jsx, mas quando se trata de regra de negócio eu sempre tento abstrair pra ficar mais legível.
primeiro que o vídeo apresenta inverdades. segundo que uma ferramenta é uma vantagem ou desvantagem depende da necessidade do projeto e do seu nível de experiência.
É júnior, trabalha mais pra formar um opinião mais sólida. Eu queria só ver você na época de antes dessas bibliotecas a frameworks, trabalhando só com vanilla JS ou com o saudoso jquery. Iria chorar muito mais 🤣
Tb cai nessa dai, a 4 anos atrás comprei o curso do foguetinho, pq apareceu um novo projeto na empresa e não queria mais trabalhar com o jquery que é o dominante por aqui, então comprei esse curso e fiz toda a trilha, realmente a gente fica maravilhado com tudo, ai resolvi criar o projeto usando o react e tudo quanto e lib que tinha visto no curso. Hoje tenho até pavor em dar manutenção nesse código, incrível como tudo quebra e fica desatualizado, tb coloquei a praga do typescript que ferrou tudo, vive dando erros de compilação, que saco! Antes tivesse usado o jquery no php mesmo.
resumindo, gamb existe em qualquer linguagem ou framework, qualquer linguagem permite, basta somente somente o lado ruim da ferramenta e somente saber o lado rum da ferramenta e ali e OBVIAMENTE as gambs surgem
Cara no meu antigo rala a gente usava React era uma porcaria comparado ao meu novo trabalho aonde a gente usa VueJs , é tudo muito mais conciso e intuitivo .
Cara acho que pra um Junior talvez esse pensamento talvez faça sentido. Mas pra quem já tem noção de estruturação, arquitetura e configuração de projeto do React não faz muito sentido, o intuito é ser flexível e leve mesmo pra você moldar como deseja e optar por usar ou não uma lib pra fazer determinada coisa. A diferença é que se você tem menos conhecimento e experiencia, provavelmente você não vai conseguir organizar seu código de forma não muito eficiente. Em comparação com os outros ele é mais flexível e leve, Angular vem completo , mas é mais pesado e não tão flexível para mudanças nas suas configurações. E sobre o código ficar junto com o HTML, isso você pode separar, não precisa fica junto, alias é recomendado que você separe , CSS, HTML , logica dos componentes, logica de requests, hooks em comum e etc.
Como boa parte dos comentários produtivos, não é nada justo comparar React aos demais frameworks, justamente por ter propostas diferentes. Podemos pensar no React como uma solução mais eficaz e escalável do que optar por desenvolver uma aplicação em html e css puros, por ter todo um ecossistema baseado em componentes que permite a organização e reusabilidade. Então, todos os pontos negativos que você cita, não são meio que válidos, pois nunca foi a proposta desde o inicio, por isso não é uma falha. Resumidamente, o que você procurou no React e não achou, não estava lá porque não deveria estar desde o inicio.
Sua opinião sobre o React repassada no vídeo é bastante válida, tanto que a própria documentação do React já não recomenda mais começar um novo projeto só com React, eles pedem que utilizem o framework Next.js.
Mano, você meio que fez uma contradição... Um framework, é um ser ou conjuntos de Lins geralmente "out-of-the-box", preparados para usar, por exemplo NestJs, é um framework ± wrapper do express ou fastify, database com Prisma ou typeorm, um framework facilita a configuração de Libs que geralmente você teria que configurar tudo do zero nó caso do react, e um framework não fornece exatamente controle total, diferentemente de uma lib, que permite que você use do jeito que você quer, por isso o react até os dias de hoje é uma lib e não framework, porque os deve queriam que você não tivesse limitações na criação de suas app... Salientando por exemplo, do NestJs que é um framework js, vamos supor que você queira criar servers com uma lib por exemplo "nerdola-server", sendo que o NestJs somente suporta somente o fastfy e express...pra você usar o seu nerdola-server nó NestJs, teria que fazer muita, mas muitas gambiarras pra funcionar e bugs, seriam constantes. Essa é a diferença entre framework e lib. Mas eu não te julgo mal, nós sempre erramos ou interpretamos mal, e na área de TI isso é abundante
Tudo tem uma fase. Junior -> Pleno -> Sênior Não é atoa não. Você está na fase do Júnior e querer taca o pau numa tecnologia em que você AINDA está aprendendo. Quando você chegar na fase do Pleno ou até mesmo do Sênior. Você vai entender o que eu estou falando. Toda tecnologia tem o seu propósito para determinadas aplicações.
Mano, você está certo em muitas coisas que você disse. Só esqueceu de dizer quem criou e mantém o React, a relação de vagas ofertadas para React e Angular e que apesar do React ser uma Lib, os complementos cumprem muito bem o papel que falta no React. O problema aqui é se a ferramenta cumpre o papel a que se dispõe e se dá para pagar as contas com ela. Eu acho que nesses quesitos tanto React como Angular cumprem o papel. Vue cumpre menos pois tem muito menos vagas de emprego. Um outro ponto positivo para o Angular, que você comentou é ele ter arquivos separados para html, javascript e testes. De qualquer forma, parabéns pelo comparativo. Like e mais um inscrito
Não sou dev React, mas estou estudando para projetos pessoais. E a proposta, pelo que entendi, do React é só fazer página bonitinha, nada mais, nada menos. Tanto que quebrei a cabeça entendendo isso, porque vim do flask do python para criação de aplicações, que tem muita coisa pronta.
Nem sei como caí nesse vídeo kkkkk Primeiramente parabéns pelo vídeo que está muito bom, mas acho que sua crítica tem pouco embasamento. Eu sempre fui do time do Angular quando era frontend, porque assim como você eu presava uma melhor organização e padronização com convenções mais bem definidas. Isso não me impediu de sugerir e utilizar React em alguns projetos, porque como quase tudo na vida é um trade off e nosso trabalho é tentar equilibrar esse trade off acima de nossas preferências pessoais. Como você disse que é um Júnior, é esperado essas críticas e até esperado muito menos maturidade do que eu vi nesse vídeo que você consegue lidar com a frustração de não gostar de algo. Enfim, quanto mais você evoluir menos você ligará para esses temas de melhor framework ou melhor linguagem.
O problema que você citou de ter dependências externas é real, mas não é um exatamente problema, o intuito do react é justamente esse, você faz como quiser sem se prender em nenhum padrão de um framework... Ex: "quero só uma homepage: não precisa instalar nada", "quero um roteamento o mais simples possível: react router dom", "quero um roteamento avançado: tanstack query"... Muitas vezes o que é fornecido pelo framework não é o suficiente para aplicação.
poxa, discordo do vídeo o react não é o q é por simples hyper se quer um framework, por ser mais completo, vai de nextjs ou remixjs, a proposta da lib reactjs, parece-me, é ser mais flexível: vc escolhe o q precisa usar
Olá, amigo. Basicamente uso o premiere pro para edição e tudo faço manualmente com o programa. Faço freela como editor caso esteja interessado, envie um e-mail pro meu contato comercial jovemscript.contato@gmail.com talvez possa lhe ajudar.
Discordo totalmente com o seu vídeo. 1) Você tem pouco tempo na área de desenvolvimento de sistemas. 2) O conceito do React é ser simples e funcional e nada a mais do que isso. 3) O fato de ter que usar outras libs para determinados assuntos, não é por fato de adicionar ao projeto que o React é ruim. Temos que saber qual lib usar e se ainda tem suporte lá no NPM. 4) Não se compara React com Vue, Angular ou Nextjs. O Conceicao do React é ser simples e não ser um FRAMEWORK. 5) Um componente em React só fica verboso de ver quando constrói ele sem um padrão e sem organização.
Eu teria vergonha de ter gravado esse vídeo. Na moral, eu já usei PROFISSIONALMENTE: JSP, JSF, Razor, PHP, Angularjs, Angular 2+ (v12), Vue e React . Simplesmente não tem comparação uma tecnologia com a outra, cada uma foi útil no teu tempo e para o propósito de cada projeto. Quem fica vestindo camisa de tecnologia não ganha dinheiro, fica a dica!
Engraçado pelemizar com o React, no fim é tudo a mesma merda, vai tudo entregar igual. Todas são boas, o problema está entre o PC e a mesa na maioria das vezes pelas decisões ruins deixando um código ruim. Algo bom é mto relativo, se você quiser algo rápido, meramente um teste, talvez vale usar soluções mais simples como o próprio wordpress, se você quiser algo mais utilizado no mercado, mais chance de encontrar profissionais, o react talvez seja a melhor solução msm. Agr se você quiser trazer mais conceitos já enbutido na própria tecnologia que já garanta uma organização um pouco melhor, talvez angular deixe um pouco mais fácil. No fim, n tem tecnologia ruim, está mto mais sobre o que você quer fazer e qual padrão você pretende seguir. Particularmente, ainda estudaria React pois é o que mais tem vaga.
Discordo, por ser uma biblioteca vc pode fazer em diversos paradigmas diferentes, inclusive trabalhar com outros frameworks. Então a proposta sempre foi ser realmente uma biblioteca para auxiliar no desenvolvimento e servir de base para outros frameworks. Agora Frameworks sao especialistas em certos paradigmas, então traz soluções melhores para o backend ou front. Resumo não tem nada de errado com React, pois ele faz o que se espera... Vc que espera demais de uma solução.
Sim faz sentido mas é aquilo React é lib kkk. Tu pode criar sim abordagens MVVM para o React maaass eu prefiro o VUE o vue ja tem essa abordagem a mts anos e é bem completinho... e olha que eu trabalho com React no dia a dia
Bem, mano, entendi seu ponto. Mas, discordo sobre React ser o Pior framework, inclusive, os pontos que foram elencados trazem motivações para usar o React invés dos outros que você citou, por exemplo. Primeiro, quem quer fazer tudo, faz mal feito. Melhor fazer uma única coisa e bem feito do que várias e mal feitas. Essa é a sua resposta para as dependências de libs externas do React. Ele tem um único propósito, e é o melhor framework que atende essa necessidade, exclusivamente. Outro: Código misturado. Todos os exemplos que você citou, tanto a questão de múltiplas funcionalidades, ferem os princípios de SOLID e clean code. Mas, ok, você se posicionou como Junior e vou entender o porque de não ter se atentado a isso, então não lhe falarei como é bizarro dizer que um código react bem feito é um código misturado com HTML. Só mostra que a pessoa ainda está aprendendo a documentação base. E sim, React tem como objetivo ter a curva de aprendizado um tanto quanto curta, mas a curva para a otimização e aperfeiçoamento é realmente grande, ao ponto de ter muito Pleno por ai e até Sênior que deixam muito a desejar nesse quesito. No mais, padronização, ela vem de projeto para projeto, nenhum projeto é igual ao outro. E aqui que vamos ao problema de frameworks com padronização definida, pior ainda se ela não lhe der autonomia de customizar. Não é atoa que o mercado React é extremamente e super aquecido, hoje é umas das principais preferências do mercado para o FrontEnd. Gostos pessoais não se discutem aqui, quando falamos sobre isso.
Ooiii??? Html e css no msm lugar?? Vc está estudando a lib certa? Sou Dev front há 15 anos, e mais de 6 anos com React, e sinceramente, melhor escolha e deu muito certo. Vue acho completamente bagunçado e fora a questão da escalabilidade que todo mundo reclama. Angular até que vai!!
Eu não falei isso amigo e nem quero que as pessoas vejam meus vídeos como uma verdade absoluta. É só um grande “EU ACHO” de um cara que tá a 8 meses na áreas. Obrigado por comentar!
Vue3/Nuxt3 tem nem comparação, organização, facilidade, padrões... tenho um cliente que comprou um código feito em React e precisou alterar algumas coisas e pqp que coisa horrível, organização podre, tudo jogado ali no mesmo arquivo, tem que ter algum desvio mental pra usar essa bomba.
React ultimamente se tornou uma lib muito complexa para o dev iniciante principalmente. Uma coisa que me incomoda de mais é que pra vc fazer quase tudo vai precisar de uma lib de terceiros. Sem contar que toda vez que sai uma atualização da lib, muda-se muito a forma de fazer as coisas. Na minha opinião o melhor framework front end da atualidade é o Vue pq ele já tem tudo o que vc precisa pra desenvolver uma aplicação built-in e é muito mais simples e também mais elegante que o react
ue vc so vai precisar de centenas de libs terceiras se n souber fazer as coisas mt provavelmente visto q tem lib ate pra filtrar numeros par e isso mesmo depende mais do dev, mas eu sou back end o q eu sei de front '-'
vue js é mais fácil mesmo, angular é muito gourmetizado muito reativo, pra quem ta iniciando é muito complicado tambem, o react é intermediário atualmente precisa de um certo esforço de aprendizado
@@mizuky2499 depende muito. Angular pode ser melhor pra aplicações de escopo gigantesco. Se não for isso, não vale o esforço. O Vue continua sendo melhor nesse quesito.
Não trabalho e nem nunca trabalhei com React, mas por algum motivo seu vídeo apareceu nos meus feeds. O seu vídeo perdeu a credibilidade a partir do momento que você falou que tem menos de 1 ano de experiência como Dev Junior. Vá estudar e ganhar casca, amigo, ainda tá muito cedo pra você cagar regra ou ser hater de alguma tecnologia. Espero que entenda meu ponto. Abraços
o que me mata no React.js é a falta de algo para fazer a gestão de dependencias como um module em angular ou Nest pq é uma merda para testar KKKKKKKKK agora em termos de arquivos da para reproduzir facilmente em React aplicando archs como MVVM inclusive tenho video no canal sobre
Você mostra o quanto entende de programação quando confunde uma biblioteca com framework, você deveria sentir vergonha de dizer que é um desenvolvedor. Você da nojo para a comunidade, vai estudar e aprender o que é um framework e uma biblioteca, porque reactJS é uma das bibliotecas mais completas que existe, com uma documentação que deixa muito framework de fato para trás, ela é tão boa que deixa leigos como você achando que ela é um framework. OBS: sou especialista em Java e Kotlin, mas tive a experiência de trabalhar com ReactJS por um tempo, assim como outras e de longe o ReactJs é a mais completa do mercado.
Gostei dos pontos que você falou, é legal ter "fundamentado" e ter emitido uma "opinião", estou fazendo umas pesquisas sobre frameworks em geral, e vejo que muita gente não tem opinião, só pega um lista de fatos, não mostra experiência própria, parece que estou lendo ou assistindo uma IA que pegou dados da wikipédia. Acho que você levou o vídeo em um caminho bom, não tentou agradar ninguém e contou sua experiência.
Nossa irmão, obrigado por comentar de verdade, estou tendo muito hate nesse vídeo, pessoas me atacando demais. Meu objetivo era justamente esse que você falou, apenas transmitir a minha opinião pessoal, contando o que acho. Lembrando sempre que não sei de tudo e que meus vídeos não são uma verdade absoluta. Obrigado! 🙏🏼
@jsjovemscript tipo é muito óbvio que todos os frameworks são bons. Chegar aqui e falar isso é fácil. Mas chegar aqui meter um vídeo dando opinião é arcar com isso. Postar uma coisa original sem ser leitura de Wikipedia. Isso é diferenciado. Ler Wikipedia e documentação eu já sei.
@jsjovemscript sucesso pro seu canal irmão!!
Bom, não sou dev React, mas discordo de grande parte do vídeo. Vamos lá.
Sobre React ser uma biblioteca
Comparar React com Angular não é justo; seria melhor comparar Angular com Next.js, que têm propostas mais similares. O React, sendo uma biblioteca mais purista, não oferece abstrações como rotas e gerenciamento de estado de forma nativa, assim como outros frameworks. No Vue, também é necessário instalar pacotes adicionais, como Vuex ou Pinia para estado, semelhante ao React que possui mais opções de pacotes, embora nem todos sejam mantidos pela equipe principal.
A diferença está na proposta: o Angular busca oferecer uma solução completa desde o início, enquanto o React foca na simplicidade, onde uma função é um componente. Isso não torna um melhor ou pior, apenas mais adequado para determinadas situações.
Sobre o JSX estar misturado no React
Essa característica é comum em muitos frameworks frontend modernos, como Vue, Svelte e SolidJS, exceto no Angular. É uma questão de preferência pessoal e não um motivo que forna o React ruim.
Edit: Esqueci de mencionar que no React podemos criar hooks personalizados, extraindo a lógica dos componentes para arquivos separados. Isso permite uma melhor organização do código e facilita a reutilização de lógica em diferentes partes da aplicação.
Sobre PHP, padronização e mau uso de tecnologias
A falta de padronização no JavaScript é um problema geral, não exclusivo do React. Ferramentas como PHP ou C++ não são ruins por si só, mas podem ser mal utilizadas. No PHP, por exemplo, fazer tudo em um único arquivo é uma má prática que a linguagem permite, refletindo mais na qualidade do desenvolvedor. Da mesma forma, o mau uso de memória em C++ ou a incorreta utilização de SQL no frontend do PHP mostram como práticas inadequadas podem comprometer qualquer tecnologia.
Além disso, o ecossistema JavaScript sofre com um buraco negro de pacotes inúteis que fazem coisas idiotas, dificultando a padronização e a manutenção dos projetos. O React possui vários defeitos, mas a falta de padronização não é um deles
Enfim, acho que sua opinião está correta mas talvez pelos motivos errados: React tem vários problemas, dentro e fora da tecnologia, mas acho que seus pontos são mais gostos pessoais em relação ao React do que problemas técnicos e sociais do mesmo.
Up
textao de merda em
Up
Up
Up
Sobre o html junto com o js, é só usar um hook customizado, não trabalho com react hoje em dia, usei pouco, mas sei que isso é possível. Sobre a instalação de libs externas para fazer coisas que a lib não dá conta, isso eu acho um ponto positivo, pois não ficamos amarrados a nenhuma lib, basta ter um bom design no código para o caso de precisar trocar a lib.
Outro bom ponto do react é que ele é mais direto ao ponto e isso é uma maravilha na minha opinião, você não tem muita burocracia na criação do código.
Pra quem manja bem de js puro o react é uma mão na roda.
Sobre o uso de redux ou outros tipos de gerenciadores de estado, temos a lib do tanstack query onde dá pra trabalhar com http state, que hoje em dia vem forte nas aplicações front end modernas. Mas é como disse , é só minha opinião, eu só trabalho hoje com java no backend, porém eu estudei react por um tempo e gostei bastante.
Por mim programava só em VueJS, pra mim é o melhor framework FE q existe. Mas, como não tem um Google ou um Facebook por tras, infelizmente o VueJS não emplacou tanto.
@@willianpereiradossantos2258 vue cresceu muito nos últimos anos. Se não me engano em alguns rankings já até supera o Angular. O React só se mantém no topo por que foi modinha por muito tempo.
Verdade, Vue é bem melhor para a utilização, mas já o mercado pede o React
Vou ter que aprender esse react, e o desânimo é grande, só de olhar o código em react já fico desmotivado.
Pra mim esse react só serve pra fazer todo list.. coisa de mercado mesmo vc passa muita raiva... Tá loco
Geralmente quando não sabemos usar uma ferramenta ou temos dificuldades de aprender a usá-la, tendemos a criticar.
cara...
vc quer usar um biblioteca como framework...
ela serve justamente pra isso ser flexível.
te da liberdade pra usar outras libs
Oi?
React tem js e html no mesmo módulo?
Custom Hook? Já ouviu falar?
Separar as responsabilidades é obrigação do dev e não da lib. Aí é você quem optou por fazer tudo no mesmo componente sem separar a regra de negócio do componente de renderização. Recomendo estudar mais um pouco sobre o react pois tudo que trouxe, é extremamente distorcido.
Eu entendi seu ponto de vista em relação ao react, mas ele é assim pois ele trás esse propósito e controle do que você vai usar no seu projeto sem ter que embarcar coisas adicionais que não vai utilizar. Fora que trás como proposta a componentização onde tudo é reutilizável.
Não importa se você tem a melhor ferramenta do mundo. Se não souber usar, ela não sirvirá de nada. Claramente você não se aprofundou no react. Existe uma diferença grande entre quem sabe usar e quem masterizou. Realmente isso não acontece em outras libs, mas o react tem esse 'defeito' mesmo.
Um dev que conhece pouco de react e um dev que conhece muito de js, html e css é diferente. Novamente, o problema não é a lib e sim do dev.
React é uma lib, e sendo assim ela fornecerá apenas o que uma lib oferece. Agora framework é outra história e o react é bem sincero em sua proposta.
É muito bom ver a opinião dos outros que é diferente da sua. Gostei bastante da sua abordagem, e é totalmente válida, parabéns!
"Desajeitado React"? Rapaz, quanta besteira, já viu o ranking mundial no Stackoverflow? Então me responde, por que é a mais usando *no mundo*?
Relaxa gente, é só uma opinião de um júnior!
Exato mano, exato. O pessoal do react é mt agressivo
@@jsjovemscript kkkkkk
onde trabalho, usamos react a 5 anos, sempre na premissa de "kiss" kept it simple
e o código que vc mostrou não é dificil de entender, que trabalha com react bate olho e entende oq tá acontecendo, talvez pra um iniciante seja mt coisa mesmo, eu no começo assustie com o tamanho do projeto, mas tudo tem um começo, softaware é feito de bloco em bloco (pr em pr)
@@pedroAWEJNF2O Obrigado pelo seu comentário amigo, achei muito respeitoso e relevante. Como eu falei tô começando na carreira agora e muita coisa é bem complicada pra mim e não entendo tanto.
Eu sou dev Júnior, e nunca tive contato com outros frameworks de Javascript, apenas o "React" (como você bem disse, o React não é um framework, e sim uma biblioteca). Acho que você poderia ter falo sobre algum framework de React no vídeo, tais como o finado Remix ou o Next, porque aí seria uma comparação mais justa.
Como eu disse, eu nunca experimentei outro framework (vue ou angular), mas o que me faz achar o React incrível, é que você pode desenvolver tanto Frontend quanto Mobile, com pouquíssimas divergencias. E o ponto negativo do React é também o seu ponto positivo, ele te dá total flexibilidade como você vai estruturar o seu software, de forma que outros frameworks não te darão essa total liberade (ou só não vai fazer sentido mesmo, porque o nativo é mais perfomático).
Eu tenho interesse em aprender outros frameworks e até outras linguagens, mas a rotina de dev + estudo + vida pessoal é foda. Faz tempo que não toco um projeto pessoal por falta de tempo, ou às vezes só tô cansado demais mesmo, mas fazer o que, mais vale ter dinheiro no bolso e não ter tempo, do que ter tempo e não ter dinheiro no bolso.
ótimo vídeo amigo.
Cara, tu ta distorcendo completamente a ferramenta, a ideia do react é uma só, facilitar a criação de componentes, o resto das soluções pra fazer uma aplicação front-end, voce baixa as ferramentas que você acha que se adequar melhor no projeto, ou seja, voce nao vai ser obrigado a aprender uma solução de forma obrigatória pq a framework te obrigou a usar. Outro ponto teu, é que mistura js/ts com html, cara, quem faz isso, ou é iniciante, ou é um dev podre mesmo, pq é só criar um arquivo no mesmo diretório como .ts/.js e colocar a logica inteira la, e exportar tudo que vc for usar, como estados, funções, etc. essa abordagem se chama custom hook, e é amplamente utilizada entre os devs react. Sendo assim, entenda uma coisa, vc tem q estudar de verdade um assunto antes de querer tacar o pau, assim como eu nao falo q eu acho angular feio pra caralho, por ter desenvolvido bem pouco nele, vc nao pode falar do react desse jeito, com pouquíssimo embasamento, fica de aprendizado ai
Exatamente!
Exatamente
Acho que faltou ele estudar mais react kkkkkkkkk😂😂
Mas a ideia é engajar e ganhar views
@@DevWillChannel se o cara quer ganhar view falando nada com nada ele tá se sabotando, pq mostra que ele tem despreparo com a área
Cara, pra mim, o react foi uma lib que veio para ajudar a nós programadores. Depois veio nextjs que usa o que o react tem de melhor.
Prefiro o vue, acho ele mais simples de usar, uso html dentro de , no react quando comecei a estudar, via os return ( ) achava meio bagunçado, na minha visão acredito que tem que ter um bloco para html, outro para javascript e outro para o css, quando vi isso no vue já larguei de lado o react, eu acho o vue mais intuitivo, e com os Composables o codigo fica bem mais organizado.
Cara, seu ponto sobre o react precisar de libs externas como o react router dom, redux e axios e o Vue não, nao é vdd. Eu sou dev vue e nao gosto do react, mas o vue precisa do vue router, pinia (ou vuex) e axios. Nao está embutido no framework.
Realmente talvez exemplo do vue acho que foi meio equivocado mesmo, só queria dizer que normalmente framework tem parte desses recursos nativamente.
Mais o react nao é um framework, na propria documentacao deles esta lá na home page, "Biblioteca"
Já o NextJS esse sim é um framework que ultiliza o react.
Mas existem outraa opcoes de framework alem do NextJS que se ultilizam do react.@@jsjovemscript
Tais ferramentas não são nativas do vue por questão de performance, haja visor que, creio, não ser ideal ter um framework pesado, com funcionalidades que não agregam a todos os cenários. Portanto, a opção de manter certas ferramentas do vue a parte, dá-se por mera otimização, creio.
@@CleitonViana-jy7xn sim, ja fiz muito projeto sem vuex/pinia ou axios, por ex
Você esta muito enganado... Nada é fácil em programação, a nova versão do Angular melhorou significativamente mas o Angular já deixou muita gente frustradas kkk. Sobre padrões isto ai depende de você, de um bom planejamento. React não é para devs com pouca experiencia nele este é o verdadeiro erro é dos cursos que vendem banana como se fosse morango e miojo de DEV em 3 minutos. React exige tempo de estudo e habilidades especiais... PROGRAMAÇÃO NÃO é para TODOS precisa ter aptidão.
Eu não ligo de instalar libs de terceiros kkkk mas de fato o js e o html na mesma página me incomoda mt, eu sou dev backend, eu sempre estudei mt arquitetura, então pra mim é uma tortura essa mistura gigante de responsabilidade, tanto que quando faço uma aplicação react, eu tento separar o js do html, mas nem sempre da certo, pq algumas coisas como os hooks do react devem ser chamado dentro do jsx, mas quando se trata de regra de negócio eu sempre tento abstrair pra ficar mais legível.
primeiro que o vídeo apresenta inverdades. segundo que uma ferramenta é uma vantagem ou desvantagem depende da necessidade do projeto e do seu nível de experiência.
É júnior, trabalha mais pra formar um opinião mais sólida. Eu queria só ver você na época de antes dessas bibliotecas a frameworks, trabalhando só com vanilla JS ou com o saudoso jquery. Iria chorar muito mais 🤣
Hoje em dia eu já choro imagina se fosse naquela época kkk
Bora para cima com React/Next 😎
Tb cai nessa dai, a 4 anos atrás comprei o curso do foguetinho, pq apareceu um novo projeto na empresa e não queria mais trabalhar com o jquery que é o dominante por aqui, então comprei esse curso e fiz toda a trilha, realmente a gente fica maravilhado com tudo, ai resolvi criar o projeto usando o react e tudo quanto e lib que tinha visto no curso. Hoje tenho até pavor em dar manutenção nesse código, incrível como tudo quebra e fica desatualizado, tb coloquei a praga do typescript que ferrou tudo, vive dando erros de compilação, que saco!
Antes tivesse usado o jquery no php mesmo.
resumindo, gamb existe em qualquer linguagem ou framework, qualquer linguagem permite, basta somente somente o lado ruim da ferramenta e somente saber o lado rum da ferramenta e ali e OBVIAMENTE as gambs surgem
Para mim e a melhor, conseguir fazer um sistema web inteiro com ele e o node
Cara no meu antigo rala a gente usava React era uma porcaria comparado ao meu novo trabalho aonde a gente usa VueJs , é tudo muito mais conciso e intuitivo .
Cara acho que pra um Junior talvez esse pensamento talvez faça sentido. Mas pra quem já tem noção de estruturação, arquitetura e configuração de projeto do React não faz muito sentido, o intuito é ser flexível e leve mesmo pra você moldar como deseja e optar por usar ou não uma lib pra fazer determinada coisa. A diferença é que se você tem menos conhecimento e experiencia, provavelmente você não vai conseguir organizar seu código de forma não muito eficiente. Em comparação com os outros ele é mais flexível e leve, Angular vem completo , mas é mais pesado e não tão flexível para mudanças nas suas configurações. E sobre o código ficar junto com o HTML, isso você pode separar, não precisa fica junto, alias é recomendado que você separe , CSS, HTML , logica dos componentes, logica de requests, hooks em comum e etc.
Como boa parte dos comentários produtivos, não é nada justo comparar React aos demais frameworks, justamente por ter propostas diferentes. Podemos pensar no React como uma solução mais eficaz e escalável do que optar por desenvolver uma aplicação em html e css puros, por ter todo um ecossistema baseado em componentes que permite a organização e reusabilidade. Então, todos os pontos negativos que você cita, não são meio que válidos, pois nunca foi a proposta desde o inicio, por isso não é uma falha.
Resumidamente, o que você procurou no React e não achou, não estava lá porque não deveria estar desde o inicio.
Tem hater? Continua, caminho tá no caminho certo 👏
Obrigado pelo apoio Bolt, espero que eu esteja mesmo! Rsrs não pensei que você ia me dar essa atenção.
Sua opinião sobre o React repassada no vídeo é bastante válida, tanto que a própria documentação do React já não recomenda mais começar um novo projeto só com React, eles pedem que utilizem o framework Next.js.
Mano, você meio que fez uma contradição...
Um framework, é um ser ou conjuntos de Lins geralmente "out-of-the-box", preparados para usar, por exemplo NestJs, é um framework ± wrapper do express ou fastify, database com Prisma ou typeorm, um framework facilita a configuração de Libs que geralmente você teria que configurar tudo do zero nó caso do react, e um framework não fornece exatamente controle total, diferentemente de uma lib, que permite que você use do jeito que você quer, por isso o react até os dias de hoje é uma lib e não framework, porque os deve queriam que você não tivesse limitações na criação de suas app...
Salientando por exemplo, do NestJs que é um framework js, vamos supor que você queira criar servers com uma lib por exemplo "nerdola-server", sendo que o NestJs somente suporta somente o fastfy e express...pra você usar o seu nerdola-server nó NestJs, teria que fazer muita, mas muitas gambiarras pra funcionar e bugs, seriam constantes. Essa é a diferença entre framework e lib.
Mas eu não te julgo mal, nós sempre erramos ou interpretamos mal, e na área de TI isso é abundante
Tudo depende da sua necessidade.
Tudo tem uma fase.
Junior -> Pleno -> Sênior
Não é atoa não. Você está na fase do Júnior e querer taca o pau numa tecnologia em que você AINDA está aprendendo.
Quando você chegar na fase do Pleno ou até mesmo do Sênior. Você vai entender o que eu estou falando.
Toda tecnologia tem o seu propósito para determinadas aplicações.
Mas eu falo isso mano, meus videos são só um grande "eu acho", não prego nenhuma verdade absoluta aqui.
Mano, você está certo em muitas coisas que você disse. Só esqueceu de dizer quem criou e mantém o React, a relação de vagas ofertadas para React e Angular e que apesar do React ser uma Lib, os complementos cumprem muito bem o papel que falta no React. O problema aqui é se a ferramenta cumpre o papel a que se dispõe e se dá para pagar as contas com ela. Eu acho que nesses quesitos tanto React como Angular cumprem o papel. Vue cumpre menos pois tem muito menos vagas de emprego. Um outro ponto positivo para o Angular, que você comentou é ele ter arquivos separados para html, javascript e testes. De qualquer forma, parabéns pelo comparativo. Like e mais um inscrito
Considero infinitamente mais fácil trabalhar com Vue3. Apesar de no momento aparecerem boas libs pro react como zustand.
Não sou dev React, mas estou estudando para projetos pessoais. E a proposta, pelo que entendi, do React é só fazer página bonitinha, nada mais, nada menos. Tanto que quebrei a cabeça entendendo isso, porque vim do flask do python para criação de aplicações, que tem muita coisa pronta.
so vou estudar sobre react pq a maioria das vagas que eu vejo, eles pedem conhecimento sobre react, a maioria.
o nextjs é muito top, o problema é aquilo acaba sendo muito aberto a os devs fazerem gambiarra
Nem sei como caí nesse vídeo kkkkk
Primeiramente parabéns pelo vídeo que está muito bom, mas acho que sua crítica tem pouco embasamento. Eu sempre fui do time do Angular quando era frontend, porque assim como você eu presava uma melhor organização e padronização com convenções mais bem definidas. Isso não me impediu de sugerir e utilizar React em alguns projetos, porque como quase tudo na vida é um trade off e nosso trabalho é tentar equilibrar esse trade off acima de nossas preferências pessoais.
Como você disse que é um Júnior, é esperado essas críticas e até esperado muito menos maturidade do que eu vi nesse vídeo que você consegue lidar com a frustração de não gostar de algo. Enfim, quanto mais você evoluir menos você ligará para esses temas de melhor framework ou melhor linguagem.
O problema que você citou de ter dependências externas é real, mas não é um exatamente problema, o intuito do react é justamente esse, você faz como quiser sem se prender em nenhum padrão de um framework... Ex: "quero só uma homepage: não precisa instalar nada", "quero um roteamento o mais simples possível: react router dom", "quero um roteamento avançado: tanstack query"... Muitas vezes o que é fornecido pelo framework não é o suficiente para aplicação.
poxa, discordo do vídeo
o react não é o q é por simples hyper
se quer um framework, por ser mais completo, vai de nextjs ou remixjs, a proposta da lib reactjs, parece-me, é ser mais flexível: vc escolhe o q precisa usar
Ótimo vídeo 🎉
a GenZ sempre com ar de experiência
os famosos seniors de 2 anos.
Nextjs mandou um abraço
React não é um framework. E isso é pior ainda. O que valeria a pena é next, mas de 20 vagas em react, 1 menciona next
Porque ele não é um framework
Exato kkk vc pegou!
Mais e o SolidJs, Preact, Qwik e Ember, Next....etc
finalmente posso aomoçar
Muito top seus videos. Qual ferramenta e o que preciso conhecer para produzir videos parecidos?
Olá, amigo. Basicamente uso o premiere pro para edição e tudo faço manualmente com o programa. Faço freela como editor caso esteja interessado, envie um e-mail pro meu contato comercial jovemscript.contato@gmail.com talvez possa lhe ajudar.
Eu caí no golpe do foguete, pqp....
DEVOLVE MEU DINHEIRO ROCKETSEAT ! ! !
C tá reclamantes com o knal errado, C tem que reclamar eh com a RocketSeat
@@intercopiasep4923 Ah sim, golpistas tem SAC né ? Confia. kkk
@@tncvai eh...confia...eh o que todos dizem e depois nada.
mano kkkk ou vc é iniciante demais ou ta vendo curso de java. pq react e node são bons
Discordo totalmente com o seu vídeo.
1) Você tem pouco tempo na área de desenvolvimento de sistemas.
2) O conceito do React é ser simples e funcional e nada a mais do que isso.
3) O fato de ter que usar outras libs para determinados assuntos, não é por fato de adicionar ao projeto que o React é ruim. Temos que saber qual lib usar e se ainda tem suporte lá no NPM.
4) Não se compara React com Vue, Angular ou Nextjs. O Conceicao do React é ser simples e não ser um FRAMEWORK.
5) Um componente em React só fica verboso de ver quando constrói ele sem um padrão e sem organização.
Ótimo vídeo.
PHP sempre leva a pior e o vídeo nem era sobre ele 😭 kkkk
Na verdade react nao é um estilo de conteúdo no youtube onde se reage à videos de outros criadores?
Kkkk tbm
Eu teria vergonha de ter gravado esse vídeo. Na moral, eu já usei PROFISSIONALMENTE: JSP, JSF, Razor, PHP, Angularjs, Angular 2+ (v12), Vue e React . Simplesmente não tem comparação uma tecnologia com a outra, cada uma foi útil no teu tempo e para o propósito de cada projeto.
Quem fica vestindo camisa de tecnologia não ganha dinheiro, fica a dica!
react não é framework, é um culto
Por isso que eu sou do uso do HTML, CSS e JS puro ... asism tenho mais controle do que tem no meu projeto ...
Mas nada contra o react.
Vamos largar tudo e ir para o JQuery !!!
React pra mim é tipo Java, verboso. Já o Vue ou Svelte é muito mais simples a leitura do código, mais natural ao Javascript e HTML.
As informações desse vídeo são bem suspeitas pra falar a verdade.
Sim mas o next não faz tudo isso ?
mas o vídeo é sobre o react kk
@jsjovemscript faz sentido kkkk
Engraçado pelemizar com o React, no fim é tudo a mesma merda, vai tudo entregar igual. Todas são boas, o problema está entre o PC e a mesa na maioria das vezes pelas decisões ruins deixando um código ruim.
Algo bom é mto relativo, se você quiser algo rápido, meramente um teste, talvez vale usar soluções mais simples como o próprio wordpress, se você quiser algo mais utilizado no mercado, mais chance de encontrar profissionais, o react talvez seja a melhor solução msm. Agr se você quiser trazer mais conceitos já enbutido na própria tecnologia que já garanta uma organização um pouco melhor, talvez angular deixe um pouco mais fácil. No fim, n tem tecnologia ruim, está mto mais sobre o que você quer fazer e qual padrão você pretende seguir.
Particularmente, ainda estudaria React pois é o que mais tem vaga.
Discordo, por ser uma biblioteca vc pode fazer em diversos paradigmas diferentes, inclusive trabalhar com outros frameworks.
Então a proposta sempre foi ser realmente uma biblioteca para auxiliar no desenvolvimento e servir de base para outros frameworks.
Agora Frameworks sao especialistas em certos paradigmas, então traz soluções melhores para o backend ou front.
Resumo não tem nada de errado com React, pois ele faz o que se espera... Vc que espera demais de uma solução.
Mas entendi o seu vídeo, é para gerar engajamento. Vai lá
Angular na minha opinião está muito limitado!
Só uso com Nextjs
Eu estudando React...rsrsrs cai neste vídeo vamos lá.....
Sim faz sentido mas é aquilo React é lib kkk. Tu pode criar sim abordagens MVVM para o React maaass eu prefiro o VUE o vue ja tem essa abordagem a mts anos e é bem completinho... e olha que eu trabalho com React no dia a dia
Bem, mano, entendi seu ponto. Mas, discordo sobre React ser o Pior framework, inclusive, os pontos que foram elencados trazem motivações para usar o React invés dos outros que você citou, por exemplo.
Primeiro, quem quer fazer tudo, faz mal feito. Melhor fazer uma única coisa e bem feito do que várias e mal feitas. Essa é a sua resposta para as dependências de libs externas do React. Ele tem um único propósito, e é o melhor framework que atende essa necessidade, exclusivamente.
Outro: Código misturado.
Todos os exemplos que você citou, tanto a questão de múltiplas funcionalidades, ferem os princípios de SOLID e clean code. Mas, ok, você se posicionou como Junior e vou entender o porque de não ter se atentado a isso, então não lhe falarei como é bizarro dizer que um código react bem feito é um código misturado com HTML. Só mostra que a pessoa ainda está aprendendo a documentação base.
E sim, React tem como objetivo ter a curva de aprendizado um tanto quanto curta, mas a curva para a otimização e aperfeiçoamento é realmente grande, ao ponto de ter muito Pleno por ai e até Sênior que deixam muito a desejar nesse quesito.
No mais, padronização, ela vem de projeto para projeto, nenhum projeto é igual ao outro. E aqui que vamos ao problema de frameworks com padronização definida, pior ainda se ela não lhe der autonomia de customizar.
Não é atoa que o mercado React é extremamente e super aquecido, hoje é umas das principais preferências do mercado para o FrontEnd. Gostos pessoais não se discutem aqui, quando falamos sobre isso.
React paga meu salário todo mês. Então sim é a melhor lib.
Lib tbm concordo que é a melhor
Ooiii??? Html e css no msm lugar?? Vc está estudando a lib certa?
Sou Dev front há 15 anos, e mais de 6 anos com React, e sinceramente, melhor escolha e deu muito certo.
Vue acho completamente bagunçado e fora a questão da escalabilidade que todo mundo reclama.
Angular até que vai!!
Eu não falei isso amigo e nem quero que as pessoas vejam meus vídeos como uma verdade absoluta. É só um grande “EU ACHO” de um cara que tá a 8 meses na áreas. Obrigado por comentar!
Eu não poderia concordar mais com esse vídeo...
Prefiro react já que posso cria aplicativos nativo para dispositivos móveis
Nextjs é muito bom.
Vue3/Nuxt3 tem nem comparação, organização, facilidade, padrões... tenho um cliente que comprou um código feito em React e precisou alterar algumas coisas e pqp que coisa horrível, organização podre, tudo jogado ali no mesmo arquivo, tem que ter algum desvio mental pra usar essa bomba.
React ultimamente se tornou uma lib muito complexa para o dev iniciante principalmente. Uma coisa que me incomoda de mais é que pra vc fazer quase tudo vai precisar de uma lib de terceiros. Sem contar que toda vez que sai uma atualização da lib, muda-se muito a forma de fazer as coisas. Na minha opinião o melhor framework front end da atualidade é o Vue pq ele já tem tudo o que vc precisa pra desenvolver uma aplicação built-in e é muito mais simples e também mais elegante que o react
angular é melhor, mas pra mim frontend em geral é chato p krai
ue vc so vai precisar de centenas de libs terceiras se n souber fazer as coisas mt provavelmente visto q tem lib ate pra filtrar numeros par e isso mesmo depende mais do dev, mas eu sou back end o q eu sei de front '-'
vue js é mais fácil mesmo, angular é muito gourmetizado muito reativo, pra quem ta iniciando é muito complicado tambem, o react é intermediário atualmente precisa de um certo esforço de aprendizado
@@mizuky2499 depende muito. Angular pode ser melhor pra aplicações de escopo gigantesco. Se não for isso, não vale o esforço. O Vue continua sendo melhor nesse quesito.
@@staz.d.blood_ mais ou menos. Tem coisa que você não precisa reinventar a roda
Já começa errado sendo Javascript
A marior besteira que eu vi hoje kkkk
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Digo nada kkkkk😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Não trabalho e nem nunca trabalhei com React, mas por algum motivo seu vídeo apareceu nos meus feeds.
O seu vídeo perdeu a credibilidade a partir do momento que você falou que tem menos de 1 ano de experiência como Dev Junior.
Vá estudar e ganhar casca, amigo, ainda tá muito cedo pra você cagar regra ou ser hater de alguma tecnologia.
Espero que entenda meu ponto.
Abraços
hora de evangelizar o svelte
Vim aqui falar isso, caro testemunho de Rich Harris, hahaha.
"Quer conhecer a palavra do SvelteKit, irmão?"
React é uma muito ruim e javascript também
React e um core.
Parei de ver no "opinião de um **junior**"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tbm
o que me mata no React.js é a falta de algo para fazer a gestão de dependencias como um module em angular ou Nest
pq é uma merda para testar KKKKKKKKK
agora em termos de arquivos
da para reproduzir facilmente em React
aplicando archs como MVVM
inclusive tenho video no canal sobre
hahahahaha, Nenhuma é melhor ou pior. Ou melhor ainda. A melhor é a que paga seus boletos. Então para de cagar tese mermão
mas é justamente isso que eu falo no video irmão kk
1
Você mostra o quanto entende de programação quando confunde uma biblioteca com framework, você deveria sentir vergonha de dizer que é um desenvolvedor. Você da nojo para a comunidade, vai estudar e aprender o que é um framework e uma biblioteca, porque reactJS é uma das bibliotecas mais completas que existe, com uma documentação que deixa muito framework de fato para trás, ela é tão boa que deixa leigos como você achando que ela é um framework. OBS: sou especialista em Java e Kotlin, mas tive a experiência de trabalhar com ReactJS por um tempo, assim como outras e de longe o ReactJs é a mais completa do mercado.
terrivel...... vc n entende do que fala
React é um lixo
É sim, e todos os desenvolvedores web devem parar de usar React porque o Marco Damaceno proclamou que é ruim.