Muito bom Renato, extremamente prático de replicar seu exemplo. Só um detalhe, o chatGPT utiliza o modelo GPT-3.5, que é uma versão adaptada da GPT-3. Pelo menos até o momento que comento (20/01/23) ainda não está disponível para ser usado via API (mas já tá rolando formulário para os interessados). Outra coisa, a API não é gratuita, você ganha créditos pra usar por um tempo. Aguardando o próximo vídeo. Abs
Show de bola esse vídeo e todos os outros do canal. Sou da Comunidade Sem Codar e indico muito. Meu primeiro app vai sair logo logo. Entrei também no Desafio 30K com Rafael Almeida, que está sendo top demais. Logo vem os resultados.
Parabéns Renato...estou juntando grana para entrar no seu curso....Quero entrar e aprender ....vejo através dos seus vídeos como é fascinante e acredito que dá pra mudar de vida ...um abraço.
Renatão mandando super bem sempre nos seus vídeos. Agora o que me surpreendeu nesse é que a qualidade ficou muito top, tá dando até para ver o os fio brancos ali da barba começando aparecer. Rsrsrsrs Vlw mestre obrigado sempre pelo seu conteúdo. Um forte abraço.
Renato, inicialmente agradeço pelo conteúdo e gostaria de fazer uma sugestão: que tal um video/Live sobre custos? Poderia pegar uns 4 aplicativos diferentes que usam serviços externos de IA e analisar os custos obrigado.
Até onde entendi não é bem gratuita. Toda conta recebe um cash inicial. Ao usar vai consumir. O único gratuito é o ChatGPT porém este ainda esta sem API.
Que vídeo incrível Renato, já corri para testar. Funciona como prometido, mas ainda estou procurando uma maneira de fazer com que as próximas respostas sejam geradas com base no contexto anterior. Alguém tem alguma dica de como configurar isso na API? Há algum parâmetro específico que deva ser adicionado?
Parabéns mais uma vez pelo excelente tutorial cheio de conteúdo e bem simples de entender. Porém eu tive dificuldade de achar seu plugin...você já tem mais de 65 plugins!! kkk então sugiro nos próximos plugins você colocar uma sigla só sua..exemplo: PLUGAR - API para isso e aquilo....PLUGAR quer dizer PLUGin do Asse Renato kkk por ai. Um abraço.
Comprei o essencial kit... aparece o ícone no final da paleta da esquerda abaixo de logs, quando clico aparece do lado direito o menu, mas no video vejo que os plugins seus ficam do lado esquerdo, e na pagina do plugin no bubble, nao tem essa opção documentação...
Um adendo, nas configurações da conta de API. Ele informa o uso limitado a pouco mais de 2 meses, com crédito de "trial" de U$18,00; Considere pelo menos 2 centavos de dólar a cada chamada. *Não cheguei no final ainda, e não sei se realmente vão limitar já...
Opa, Renato, tudo joia. Excelente conteúdo... eu estou implementando a API na minha aplicação em Maker, quando me deparei com teu vídeo. Me diz uma coisa... pra consumir a API, como fazê-la, de fato ser um chat? Pois, nos meus testes com a API, quando vc recebe uma resposta e faz uma contra-pergunta, ele não entende que está fazendo parte da mesma conversa inicial. Entende como se fosse uma nova-conversa. No JSON que se envia com a pergunta, qual a chave que se deve enviar para que, ao fazer uma nova pergunta com base na primeira, a API te retorne uma resposta de continuidade à pergunta inicial (ao invés de responder como se fosse uma nova conversa inicial)?
Leandro, na verdade a chamada que mostrei aí no vídeo é do GPT3. A que o ChatGPT usa é uma evolução chamada "GPT3.5", que vai construindo tópicos em cima da mesma conversa, mas infelizmente eles ainda não disponibilizam API da GPT3.5 :(
É possível "alimentar" o chat com algum conteúdo especifico, Ex. alguma área especifica do direito, conteúdo de um livro ou outro conteúdo, de uma palestra?
Acho que você quer treinar a inteligência artificial com um conteúdo existente, correto? OpenAI não permite modelagem, aí precisa encontrar outras IAs que permitem. Nesse vídeo mostrei a do Google, por exemplo: th-cam.com/video/UOLLGafDcBs/w-d-xo.html
#RenatoAsse, eu criei uma conta no Open Ai deram créditos para testar, os testes que fiz com o GPT ele já está descontando desses créditos (Esperado), mas você mencionou que ainda é gratuito, será que já começaram a cobrar ou depois de acabar esses créditos ele ainda vai permitir continuar? Obrigado!
Renato, para criar um sistema onde a a.i. consiga me trazer recomendações específicas é preciso treina-la, pois esse GPT não é eficaz. Nesse caso, o que me recomendaria? É possível criar uma a.i. com o próprio Bubble para isso?
@@RenatoAsse top, consegui extrair texto de um PDF, porém não de forma inteligente, para registrar no bd dizendo "isso é valor" "isso é nome empresa". Aí descobri o Document ai do Google que faz isso, mas a integração API é hard, não consigo de jeito nenhum..
Olá Renato, fui fazer o cadastro no Bubble e na parte do “pricing” me deparei com a informação que a versão gratuita não tem acesso à APIs, conforme excerto abaixo: “(…) Paid plans offer additional features, such as white-labelling, a custom domain, access to the Bubble API and reserved server capability”. Nesse caso, para construir um App que use APIs vou precisar assinar um plano pago desde o início e não apenas quando for colocar o App em produção? Obrigado.
Daniel, não não. Planos gratuitos do Bubble não tem acesso à API de Dados e aos API Workflows. É outra coisa completamente diferente, que não tem nada a ver com o que fizemos aqui nesse tutorial. O API Connector é liberado normal no plano gratuito.
Renato, em em um vídeo de 2 anos atrás vc falou que não vale a pena criar um aplicativo tipo Uber na Buble, porque aplicações web, quando o celular é fechado, elas param de funcionar. Como seria no caso de aplicativos de delivery, que inclusive você ensinou a fazer, sendo que o cliente precisa acompanhar a entrega e receber mortificações? ele vai precisar ficar com o celular aberto até receber o pedido ou isso não interfere no processo? Obrigado.
Mesma coisa: Em teoria, você consegue, sim, criar aplicativos que rastreiam veículos em tempo real (como Uber e 99) usando ferramentas No-Code. No entanto, há 3 pontos de atenção: 1. Nenhuma ferramenta No-Code possui geolocalização em 2° plano, ou seja, ele só vai atualizar a localização enquanto o navegador estiver aberto e a tela acesa. 2. Não poderia ser aplicação web, teria de ser app nativo, pra poder desempenhar melhor. 3. Envolveria milhares de interações com banco de dados pra ir atualizando em tempo real a localização de cada motorista e passageiro. Enfim, é um tipo de aplicativo que, sinceramente, pela complexidade, eu não criaria do zero. Eu contrataria um pronto e botaria pra funcionar no mesmo dia. Agora, reflita sobre o seguinte: você necessariamente PRECISA que o usuário fique acompanhando a cada segundo o trajeto do entregador? Ou pode ser algo como aquelas entregas do Ifood, em que eu fico sabendo quando ele saiu, e quando ele chegou? Se puder ser assim, aí você não precisa de geolocalização em segundo plano, já pode ser tanto aplicativo nativo quanto aplicação web, e pode criar com ferramentas No-Code, sim :)
@@RenatoAsse, muito obrigado (Renato). Eu estou tentando aprender Bubble através de seus vídeos e outros tutoriais no TH-cam. Não tenho, no momento, condições de pagar por um curso, pois estou desempregado desde que começou a pandemia. Perguntei sobre Delivery, apenas para esclarecer, minha intenção é aprender Bubble e oferecer serviços como freelancer. Claro, tenho sim um projeto inovador de Delivery, mas pela sua complexidade eu primeiro preciso dominar o uso da plataforma para depois pensar em fazer algo de tão complexo. Mas esta foi uma dúvida que surgiu ao assistir uma live sua, no canal Mundo Exponencial, onde você falou sobre "Os 7 Erros de quem está começando". Isso a 2 anos atrás. Você sempre fala em seus vídeos que com Bubble é possível desenvolver qualquer coisa. Mas quando vamos para a prática, aí observamos que ela possui sua limitações. O que ´compreensível, pois nada no mundo ´infalível. Mas, especificamente falando sobre um Marketplace para Delivery, com funcionalidades iguais e mais avançadas que o Ifodd, em Bubble é ou não é possível desenvolver? Sobre a entrega, de fato, o cliente sabe a hora que saiu e a hora que o pedido chegou. Ele não precisa ficar acompanhando o deslocamento do entregador em tempo rela, se bem que algumas plataformas de Delivery possibilita isso. Mas acredito que o cliente também não vai ficar com o celular na mão acompanhando o pontinho no GPS se movendo. Mas desenvolvido em Bubble, o cliente consegue acompanhar pelo menos o status do pedido? Por exemplo: PEDIDO SAIU PARA ENTREGA. SEU PEDIDO ESTÁ A CAMINHO - SEU PEDIDO HEGOU - PEDIDO ENTREGUE. Acredito serem coisas mínimas. Obrigado, Renato.
Fala Renato, tudo bem? Virei seu fã, não só por causa do Bubble, mais pelos seus analise, fiquei na duvida sobre quando desenvolvo a aplicação no bubble e fiz uns 60 a 70% dele e colo para vender. beleza? Bom, a aplicação esta em produção e tudo mais, gostaria de saber se os ajustes são feito quando a aplicação esta em andamento ou existe alguma forma de liberar as novas feature depois, fique na duvida sobre app, como ja tenho o site rodando, posso criar outro projeto focado em mobile mais acessando a base do site ou é fazendo no mesmo projeto criando uma tela somente para web. Sobre a linha, é uma linha de códico
Muito top! Renato, é possível armazenar as perguntas e respostas no banco de dados para consultar e usar como parâmetro nas perguntas? Ex: definir o nome de usuario no banco para todas as perguntas serem respondidas pela Openai com o nome de usuario (R: João, ...), ou algo assim pra gente ter uma base de como criar aplicativos para empresas ou até pessoal "treinados" através do próprio banco de dados. TMJ
Claro, aí é que a graça começa a acontecer. Você vai usando informações que você já tem, juntando com novas informações do cliente, pra moldar a resposta do openai que você quer. O pessoal do G4 tá fazendo isso muito bem: ai.g4educacao.com
Operadora de internet esta bloqueando api do black-end .. do chat gpt quando vc vai pesquisa aparece um erro ... As operadoras de internet tem que ser extintas de controlar os sites tudo clonando
Opa Alysson, seja bem vindo 👏 É só acessar grupo.semcodar.com.br. Não deixa de assistir o vídeo em que explico como funciona o grupo, e ensino como postar a dúvida da forma mais clara possível para que possamos ajudar: grupo.semcodar.com.br/c/duvidas-bubble/duvidas-sobre-bubble-io
Renato blz? Preciso de um app de reserva de mesas , pode me indicar algum? Quero que o cliente entre, veja se tem mesa disponível no meu restaurante, pague a taxa de reserva e receba um comprovante. Já tem algo pronto que faça isso?
Tudo bem, parabéns pelo canal, eu gostaria de saber se tem como você criar site de rifas onde a pessoa poderá gerar suas próprias rifas, gerenciar, e no caso meu site já descontar minha taxa de serviço quando o cliente pagar os números, no caso o dinheiro pelo pix iria pro criador da rifa já descontado minha comissão.
Marcos, Para criar esse aplicativo, é exatamente da mesma forma que se cria qualquer outro aplicativo. 1) Planeje quais páginas criar. 2) Crie uma conta gratuita no Bubble e crie as páginas. 3) Crie o banco de dados 4) Crie as ações lógicas que conectam a parte visual ao banco de dados E assim vai :) Se estiver na Comunidade Sem Codar, assista os módulos de Aulas Essenciais que lá você aprende exatamente a fazer esse passo-a-passo, desde o planejamento à finalização do aplicativo.
oi vim assistir este video agora, acredito que tem que atualizar o nome do site do chatgpt, por que agora ele começa com "platform" e não mais com "beta" o meu deu erro, será que foi isso?
Vitoria, não falo muito de Flutterflow aqui no canal. Eu e a grande maioria do público aqui somos: - Criadores de SaaS e MicroSaaS - Freelancers / Agências de software - Desenvolvedores Para todos esses públicos, Bubble nos atende melhor que outras ferramentas. Não vejo sentido em falar de ferramentas mais limitadas se podemos trabalhar com Bubble.
Top cara. [DÚVIDA] porque eu integraria isso em uma aplicação? Tipo, seria para um usuário final ficar conversando? Desculpa a pergunta estranha kkkkkk
Todo mundo sabe que comprar na Shopee é mais barato que comprar no comércio de rua, mas as pessoas que compram na rua querem a comodidade e agilidade de comprar e receber na hora, deixando o valor em segundo plano, portanto você tambem pode oferecer essa comodidade e agilidade para seu cliente
Qual o site da Open ou APP. Esta tendo muito fake. Sou completamente leigo nesse negócio de programação.as pela primeira vez estou enxergando a possibilidade de criar meu APP
A linha do arquiteto faz referência a algo físico (trena, linha de nylon ou régua). A graça está no fato de o programador entregar uma linha de texto (não físico).😅😅😅😂😂😂😂
Cara, vc começa o vídeo repetindo inúmeras vezes "gratuíta" e irrita tanto pelo desnecessário excesso quanto pela pronúncia errônea. Influencer faz a diferença em pequenos detalhes, pois está tendo aos montes. Uma delas é a fala correta, pois seu instrumento de trabalho é a comunicação. Enfim, "gratuito" não é acentuado, sendo promunciado como "gratúito". 👍
@@paulomattos3786 o que é bom pra um não é pro outro. Ele quer repercussão, seja com crítica positiva ou negativa. Eu sou do meio e sei mais que um desqualificado como vc, pagando de justo e esquece que ng melhora em nada apenas com elogios. Sendo assim, meu posicionamento estrito sobre o ponto que destaquei, não desqualifica demais positivos e serve para você também abrir os olhos e sair da sua caixinha.
Valdir, primeiramente, obrigado pela informação. Bom saber que "gratuito" é uma paroxítona e que a vogal tônica é o U. São os famosos vícios de linguagem. Agora, um conselho amigável: concorda comigo que o objetivo da linguagem é a comunicação? Mais importante do que conhecer as prosódias e vogais tônicas, é a habilidade de se comunicar de forma adequada. 100 em cada 100 pessoas que lerem este seu comentário vão te achar arrogante, petulante, imodesto. Teu comentário gera emoções negativas em 100% das pessoas que o lêem. Eu sei que provavelmente não é o caso, mas a tua forma de comunicar expressou isso. O comentário aqui abaixo do Paulo já deixou isso claro. Imagino que esse não tenha sido seu objetivo original. Há pelo menos 1.000 formas de se expressar que comunicariam a mesma ideia sem ser mal interpretado, como por exemplo: "Fala Renatão! Excelente vídeo. Um toque pro amigo: 'gratuito' usa vogal tônica no 'u', não no 'i'. Abraços e continue com o bom trabalho!", e pronto: teria comunicado exatamente a mesma coisa mas sem ofensas superficiais, sem prepotência, sem gerar animosidade por parte do teu interlocutor. Imagine a tese que eu poderia escrever aqui sobre seu erro ao escrever "promumciado", ao invés de "pronunciado". Poderia falar por horas sobre como as pessoas adoram apontar as falhas dos outros mas são incapazes de notar as próprias - mas seria uma crítica boba, vazia, cujo real objetivo não seria corrigir o outro, mas sim alimentar meu próprio ego. Fica a dica ao amigo: comunicação vai muito, muito além de gramática :)
Meta das férias: maratonar o canal do Renato.
Muito bom Renato, extremamente prático de replicar seu exemplo.
Só um detalhe, o chatGPT utiliza o modelo GPT-3.5, que é uma versão adaptada da GPT-3. Pelo menos até o momento que comento (20/01/23) ainda não está disponível para ser usado via API (mas já tá rolando formulário para os interessados).
Outra coisa, a API não é gratuita, você ganha créditos pra usar por um tempo.
Aguardando o próximo vídeo.
Abs
Show de bola esse vídeo e todos os outros do canal.
Sou da Comunidade Sem Codar e indico muito. Meu primeiro app vai sair logo logo.
Entrei também no Desafio 30K com Rafael Almeida, que está sendo top demais. Logo vem os resultados.
Realmente, o poder dessa ferramenta é gigantesca, obrigado professor pelo conteúdo que vale ouro
Kkk, ontem tinha pesquisado o "BEP" pra achar o seu plugin de CSS, e vi essa beldade lá, pensei: "tá vindo um vídeo aí".... TOP DEMAIS MESTRE!
O melhor canal no - cód que conheço
Estava estudando isso justamente para integrar com o Bubble. Agora dá pra fazer bem mais rápido! 👏🤘
Muito bacana mesmo!!!!!! Testei a integração com o plug-in e vou falar... Fenomenal. 😎
top, estava esperando um video assim. No aguardo do próximo.
valeu
Criei mini vídeos de produtos usando o avatar deles narrando o texto. É muito bom!
Parabéns Renato...estou juntando grana para entrar no seu curso....Quero entrar e aprender ....vejo através dos seus vídeos como é fascinante e acredito que dá pra mudar de vida ...um abraço.
Vale cada centavo.😁
Pense num curso top... Pensou? Agora multiplique por 10 que vai chegar perto do que o cara entrega no curso. 😁
Junte grana e faça um curso de programação. Quem não entende de programação não consegue criar sites, aplicativos e afins.
Que vídeo incrível Renato 😀🙌 Obrigado por compartilhar conosco. 👏👏👏
Opa!!! Eu quero saber o que pode fazer mais. 😁👏👏👏
Deve ter sido o video mais aguardado rsrs
Ansioso para o próximo vídeo !
Fantástico! Obrigado pelo vídeo Renato!
Show Renato. Parabéns... 👏
So tava esperando o seu fed kkkkk me ajudado de mais o chatgpt
Muito bom! Realmente com IA o céu é o limite!
já estou ansioso pelos próximos vídeos !!! 👏👏👏 🤯🤯🤯
Mano tu é TOP, my God!!
Top demais, quebrei a cabeça pra fazer esse plugin para um projeto que estou fazendo, vou aproveitar que já tem o chat GPT e vou usar! Abração
Renatão mandando super bem sempre nos seus vídeos. Agora o que me surpreendeu nesse é que a qualidade ficou muito top, tá dando até para ver o os fio brancos ali da barba começando aparecer. Rsrsrsrs Vlw mestre obrigado sempre pelo seu conteúdo. Um forte abraço.
O curso do Renato é top, estou aprendendo muito, principalmente depois do desafio 30k com Rafa.
Esse foi top
Muito bom!!! extremamente prático de replicar seu exemplo.
Renato, inicialmente agradeço pelo conteúdo e gostaria de fazer uma sugestão: que tal um video/Live sobre custos? Poderia pegar uns 4 aplicativos diferentes que usam serviços externos de IA e analisar os custos obrigado.
Parabéns pelo vídeo e parabéns pela nova linguagem da filmagem e edição, ficou TOP 👏👏👏
Até onde entendi não é bem gratuita. Toda conta recebe um cash inicial. Ao usar vai consumir. O único gratuito é o ChatGPT porém este ainda esta sem API.
Que vídeo incrível Renato, já corri para testar. Funciona como prometido, mas ainda estou procurando uma maneira de fazer com que as próximas respostas sejam geradas com base no contexto anterior. Alguém tem alguma dica de como configurar isso na API? Há algum parâmetro específico que deva ser adicionado?
Sobre a piada tem que passar para o inglês, rss
"Give me a string?" kkkkk agora sim!
Parabéns mais uma vez pelo excelente tutorial cheio de conteúdo e bem simples de entender. Porém eu tive dificuldade de achar seu plugin...você já tem mais de 65 plugins!! kkk então sugiro nos próximos plugins você colocar uma sigla só sua..exemplo: PLUGAR - API para isso e aquilo....PLUGAR quer dizer PLUGin do Asse Renato kkk por ai. Um abraço.
Ops, faltou o número...PLUGAR_23 - API para isso e aquilo.
Top Renato Demais ...
TOP como sempre!
Muito bom, vc é o cara...
Eu uso o chat Gpt pra me dar códigos Javascript para os problemas que eu preciso ou quero resolver e depois converto em plug-in do bubble 😉
Bom seria fazer um vídeos com inteligência artificial para ler o banco de dados e fornecer relatórios quando solicitado.
Comprei o essencial kit... aparece o ícone no final da paleta da esquerda abaixo de logs, quando clico aparece do lado direito o menu, mas no video vejo que os plugins seus ficam do lado esquerdo, e na pagina do plugin no bubble, nao tem essa opção documentação...
Elton, não entendi. Me manda uns prints no renato@semcodar.com.br?
Um adendo, nas configurações da conta de API. Ele informa o uso limitado a pouco mais de 2 meses, com crédito de "trial" de U$18,00; Considere pelo menos 2 centavos de dólar a cada chamada.
*Não cheguei no final ainda, e não sei se realmente vão limitar já...
Opa, Renato, tudo joia. Excelente conteúdo... eu estou implementando a API na minha aplicação em Maker, quando me deparei com teu vídeo. Me diz uma coisa... pra consumir a API, como fazê-la, de fato ser um chat? Pois, nos meus testes com a API, quando vc recebe uma resposta e faz uma contra-pergunta, ele não entende que está fazendo parte da mesma conversa inicial. Entende como se fosse uma nova-conversa. No JSON que se envia com a pergunta, qual a chave que se deve enviar para que, ao fazer uma nova pergunta com base na primeira, a API te retorne uma resposta de continuidade à pergunta inicial (ao invés de responder como se fosse uma nova conversa inicial)?
Leandro, na verdade a chamada que mostrei aí no vídeo é do GPT3. A que o ChatGPT usa é uma evolução chamada "GPT3.5", que vai construindo tópicos em cima da mesma conversa, mas infelizmente eles ainda não disponibilizam API da GPT3.5 :(
Renato Asse. Monta um app lá na comunidade.... Usando as melhores ferramentas do OpenAi.
É possível "alimentar" o chat com algum conteúdo especifico, Ex. alguma área especifica do direito, conteúdo de um livro ou outro conteúdo, de uma palestra?
Acho que você quer treinar a inteligência artificial com um conteúdo existente, correto? OpenAI não permite modelagem, aí precisa encontrar outras IAs que permitem.
Nesse vídeo mostrei a do Google, por exemplo: th-cam.com/video/UOLLGafDcBs/w-d-xo.html
Muito top
#RenatoAsse, eu criei uma conta no Open Ai deram créditos para testar, os testes que fiz com o GPT ele já está descontando desses créditos (Esperado), mas você mencionou que ainda é gratuito, será que já começaram a cobrar ou depois de acabar esses créditos ele ainda vai permitir continuar? Obrigado!
É isso aí, eles te dão uma cota de créditos, e ainda criaram um plano pago logo no dia posterior ao lançamento desse vídeo 😅
Renato, para criar um sistema onde a a.i. consiga me trazer recomendações específicas é preciso treina-la, pois esse GPT não é eficaz. Nesse caso, o que me recomendaria? É possível criar uma a.i. com o próprio Bubble para isso?
Sim, nesse vídeo dei um exemplo pra você treinar um modelo do Google chamado Vertex com seus próprios dados: th-cam.com/video/UOLLGafDcBs/w-d-xo.html
@@RenatoAsse top, consegui extrair texto de um PDF, porém não de forma inteligente, para registrar no bd dizendo "isso é valor" "isso é nome empresa". Aí descobri o Document ai do Google que faz isso, mas a integração API é hard, não consigo de jeito nenhum..
Olá Renato, fui fazer o cadastro no Bubble e na parte do “pricing” me deparei com a informação que a versão gratuita não tem acesso à APIs, conforme excerto abaixo:
“(…) Paid plans offer additional features, such as white-labelling, a custom domain, access to the Bubble API and reserved server capability”.
Nesse caso, para construir um App que use APIs vou precisar assinar um plano pago desde o início e não apenas quando for colocar o App em produção? Obrigado.
Daniel, não não. Planos gratuitos do Bubble não tem acesso à API de Dados e aos API Workflows. É outra coisa completamente diferente, que não tem nada a ver com o que fizemos aqui nesse tutorial.
O API Connector é liberado normal no plano gratuito.
Renato, em em um vídeo de 2 anos atrás vc falou que não vale a pena criar um aplicativo tipo Uber na Buble, porque aplicações web, quando o celular é fechado, elas param de funcionar.
Como seria no caso de aplicativos de delivery, que inclusive você ensinou a fazer, sendo que o cliente precisa acompanhar a entrega e receber mortificações?
ele vai precisar ficar com o celular aberto até receber o pedido ou isso não interfere no processo?
Obrigado.
Mesma coisa:
Em teoria, você consegue, sim, criar aplicativos que rastreiam veículos em tempo real (como Uber e 99) usando ferramentas No-Code.
No entanto, há 3 pontos de atenção:
1. Nenhuma ferramenta No-Code possui geolocalização em 2° plano, ou seja, ele só vai atualizar a localização enquanto o navegador estiver aberto e a tela acesa.
2. Não poderia ser aplicação web, teria de ser app nativo, pra poder desempenhar melhor.
3. Envolveria milhares de interações com banco de dados pra ir atualizando em tempo real a localização de cada motorista e passageiro.
Enfim, é um tipo de aplicativo que, sinceramente, pela complexidade, eu não criaria do zero.
Eu contrataria um pronto e botaria pra funcionar no mesmo dia.
Agora, reflita sobre o seguinte: você necessariamente PRECISA que o usuário fique acompanhando a cada segundo o trajeto do entregador?
Ou pode ser algo como aquelas entregas do Ifood, em que eu fico sabendo quando ele saiu, e quando ele chegou?
Se puder ser assim, aí você não precisa de geolocalização em segundo plano, já pode ser tanto aplicativo nativo quanto aplicação web, e pode criar com ferramentas No-Code, sim :)
@@RenatoAsse, muito obrigado (Renato).
Eu estou tentando aprender Bubble através de seus vídeos e outros tutoriais no TH-cam. Não tenho, no momento, condições de pagar por um curso, pois estou desempregado desde que começou a pandemia.
Perguntei sobre Delivery, apenas para esclarecer, minha intenção é aprender Bubble e oferecer serviços como freelancer. Claro, tenho sim um projeto inovador de Delivery, mas pela sua complexidade eu primeiro preciso dominar o uso da plataforma para depois pensar em fazer algo de tão complexo.
Mas esta foi uma dúvida que surgiu ao assistir uma live sua, no canal
Mundo Exponencial, onde você falou sobre "Os 7 Erros de quem está começando". Isso a 2 anos atrás.
Você sempre fala em seus vídeos que com Bubble é possível desenvolver qualquer coisa. Mas quando vamos para a prática, aí observamos que ela possui sua limitações. O que ´compreensível, pois nada no mundo ´infalível.
Mas, especificamente falando sobre um Marketplace para Delivery, com funcionalidades iguais e mais avançadas que o Ifodd, em Bubble é ou não é possível desenvolver?
Sobre a entrega, de fato, o cliente sabe a hora que saiu e a hora que o pedido chegou. Ele não precisa ficar acompanhando o deslocamento do entregador em tempo rela, se bem que algumas plataformas de Delivery possibilita isso.
Mas acredito que o cliente também não vai ficar com o celular na mão acompanhando o pontinho no GPS se movendo.
Mas desenvolvido em Bubble, o cliente consegue acompanhar pelo menos o status do pedido?
Por exemplo: PEDIDO SAIU PARA ENTREGA. SEU PEDIDO ESTÁ A CAMINHO - SEU PEDIDO HEGOU - PEDIDO ENTREGUE.
Acredito serem coisas mínimas.
Obrigado, Renato.
Fala Renato, tudo bem? Virei seu fã, não só por causa do Bubble, mais pelos seus analise, fiquei na duvida sobre quando desenvolvo a aplicação no bubble e fiz uns 60 a 70% dele e colo para vender. beleza? Bom, a aplicação esta em produção e tudo mais, gostaria de saber se os ajustes são feito quando a aplicação esta em andamento ou existe alguma forma de liberar as novas feature depois, fique na duvida sobre app, como ja tenho o site rodando, posso criar outro projeto focado em mobile mais acessando a base do site ou é fazendo no mesmo projeto criando uma tela somente para web. Sobre a linha, é uma linha de códico
Muito top! Renato, é possível armazenar as perguntas e respostas no banco de dados para consultar e usar como parâmetro nas perguntas? Ex: definir o nome de usuario no banco para todas as perguntas serem respondidas pela Openai com o nome de usuario (R: João, ...), ou algo assim pra gente ter uma base de como criar aplicativos para empresas ou até pessoal "treinados" através do próprio banco de dados. TMJ
Claro, aí é que a graça começa a acontecer. Você vai usando informações que você já tem, juntando com novas informações do cliente, pra moldar a resposta do openai que você quer.
O pessoal do G4 tá fazendo isso muito bem: ai.g4educacao.com
Operadora de internet esta bloqueando api do black-end .. do chat gpt quando vc vai pesquisa aparece um erro ... As operadoras de internet tem que ser extintas de controlar os sites tudo clonando
cara como faz pra atrelar o painel administrativo com o app ??
Boa tarde, Renato. Tudo certo?
Instalei o plugin e ele não aparece na barra lateral. Pode estar com algum problema?
O que não aparece na barra lateral? Não tem nada aí que deveria aparecer na barra lateral.
Renato, estou na comunidade sem codar, entrei agr, como faz pra eu tirar dúvidas na criação do meu app ?
Opa Alysson, seja bem vindo 👏
É só acessar grupo.semcodar.com.br.
Não deixa de assistir o vídeo em que explico como funciona o grupo, e ensino como postar a dúvida da forma mais clara possível para que possamos ajudar:
grupo.semcodar.com.br/c/duvidas-bubble/duvidas-sobre-bubble-io
Renato blz? Preciso de um app de reserva de mesas , pode me indicar algum?
Quero que o cliente entre, veja se tem mesa disponível no meu restaurante, pague a taxa de reserva e receba um comprovante. Já tem algo pronto que faça isso?
Fernando, com certeza tem vários, dá--lhe um Google aí, infelizmente não sei indicar nenhum.
É possível criar um app bubble em que os usuários fazem upload de vídeos tipo kawi, tik tok e TH-cam
Sim, só inserir um Picture Uploader ou File Uploader na tela, e subir o vídeo :)
não consigo adicinar o plugin do Google fotos ao Bublee+. algumem poderia me ajudar pois nao aparece na pesquisa
Se estiver na Comunidade Sem Codar, faz um post lá no grupo.semcodar.com.br que a gente ajuda a resolver :)
Tudo bem, parabéns pelo canal, eu gostaria de saber se tem como você criar site de rifas onde a pessoa poderá gerar suas próprias rifas, gerenciar, e no caso meu site já descontar minha taxa de serviço quando o cliente pagar os números, no caso o dinheiro pelo pix iria pro criador da rifa já descontado minha comissão.
Marcos, Para criar esse aplicativo, é exatamente da mesma forma que se cria qualquer outro aplicativo.
1) Planeje quais páginas criar.
2) Crie uma conta gratuita no Bubble e crie as páginas.
3) Crie o banco de dados
4) Crie as ações lógicas que conectam a parte visual ao banco de dados
E assim vai :)
Se estiver na Comunidade Sem Codar, assista os módulos de Aulas Essenciais que lá você aprende exatamente a fazer esse passo-a-passo, desde o planejamento à finalização do aplicativo.
oi vim assistir este video agora, acredito que tem que atualizar o nome do site do chatgpt, por que agora ele começa com "platform" e não mais com "beta" o meu deu erro, será que foi isso?
Isso mesmo, saiu do Beta :)
Ahhh!!! Achei de ensinaria a criar o campo pra fazer as perguntas e enviar pra ele e ele te responder kkkkkk
Ensina como integrar o chat gpt na FlutterFlow
Vitoria, não falo muito de Flutterflow aqui no canal. Eu e a grande maioria do público aqui somos:
- Criadores de SaaS e MicroSaaS
- Freelancers / Agências de software
- Desenvolvedores
Para todos esses públicos, Bubble nos atende melhor que outras ferramentas. Não vejo sentido em falar de ferramentas mais limitadas se podemos trabalhar com Bubble.
Booooooa!
Ai Renatão, ainda é possível fazer isso?
Claro, inclusive já tem algumas dezenas de aplicativos Bubble rodando com essa integração :)
Lembrei do filme "ela" kkkk
Top cara. [DÚVIDA] porque eu integraria isso em uma aplicação? Tipo, seria para um usuário final ficar conversando? Desculpa a pergunta estranha kkkkkk
Exatamente o que respondo na parte 2: th-cam.com/video/XZOPpUNBd_A/w-d-xo.html
@@RenatoAsse boa, cheguei agora no canal, tenho que maratonar ainda
excelente, muito obigado.=. Só não entendi ainda como ganhar dinhero com essa integração, já que a pessoa pode acessar diretamente o GPT.
Todo mundo sabe que comprar na Shopee é mais barato que comprar no comércio de rua, mas as pessoas que compram na rua querem a comodidade e agilidade de comprar e receber na hora, deixando o valor em segundo plano, portanto você tambem pode oferecer essa comodidade e agilidade para seu cliente
Pois o valor da inteligência artificial não está na resposta dada, mas sim na pergunta feita 😉
Mas será o tema do vídeo da semana que vem!
@@RenatoAsse Top, muito obrigado pelo retorno.
queria criar um programa para o pc para gerar lotes automáticos
Qual o site da Open ou APP. Esta tendo muito fake.
Sou completamente leigo nesse negócio de programação.as pela primeira vez estou enxergando a possibilidade de criar meu APP
openai.com
good mand
O arquiteto trabalha com linhas no AutoCAD, e o programador com linhas de código kkkkkkk
Dificil openIA ser pago. Como o próprio site é OPEN IA. Não faz sentido nenhum ser pago, ainda mais que a microsoft financiou mais de 10bi nessa IA.
A linha do arquiteto faz referência a algo físico (trena, linha de nylon ou régua). A graça está no fato de o programador entregar uma linha de texto (não físico).😅😅😅😂😂😂😂
Caraaaaaaca, é exatamente isso 😂😂😂😂😂😂
Você já foi programador ou é programador?
Depende, se se refere à já ter trabalhado como programador para alguma empresa, então não, nunca trabalhei como programador.
Renato o bubble! Deixou de ser gartuito?
Daniel, explico nesse vídeo: th-cam.com/video/yLfV1wdBskE/w-d-xo.html
cara que piada ruim kkkkkkkkkkkkk
Cara, vc começa o vídeo repetindo inúmeras vezes "gratuíta" e irrita tanto pelo desnecessário excesso quanto pela pronúncia errônea. Influencer faz a diferença em pequenos detalhes, pois está tendo aos montes. Uma delas é a fala correta, pois seu instrumento de trabalho é a comunicação. Enfim, "gratuito" não é acentuado, sendo promunciado como "gratúito". 👍
O cara faz um vídeo tutorial super bem feito, bem editado, bem explicado e você gastou o seu tempo escrevendo uma crítica por uma coisa superficial.
@@paulomattos3786 o que é bom pra um não é pro outro. Ele quer repercussão, seja com crítica positiva ou negativa. Eu sou do meio e sei mais que um desqualificado como vc, pagando de justo e esquece que ng melhora em nada apenas com elogios. Sendo assim, meu posicionamento estrito sobre o ponto que destaquei, não desqualifica demais positivos e serve para você também abrir os olhos e sair da sua caixinha.
Valdir, primeiramente, obrigado pela informação. Bom saber que "gratuito" é uma paroxítona e que a vogal tônica é o U. São os famosos vícios de linguagem.
Agora, um conselho amigável: concorda comigo que o objetivo da linguagem é a comunicação?
Mais importante do que conhecer as prosódias e vogais tônicas, é a habilidade de se comunicar de forma adequada.
100 em cada 100 pessoas que lerem este seu comentário vão te achar arrogante, petulante, imodesto. Teu comentário gera emoções negativas em 100% das pessoas que o lêem. Eu sei que provavelmente não é o caso, mas a tua forma de comunicar expressou isso. O comentário aqui abaixo do Paulo já deixou isso claro.
Imagino que esse não tenha sido seu objetivo original.
Há pelo menos 1.000 formas de se expressar que comunicariam a mesma ideia sem ser mal interpretado, como por exemplo: "Fala Renatão! Excelente vídeo. Um toque pro amigo: 'gratuito' usa vogal tônica no 'u', não no 'i'. Abraços e continue com o bom trabalho!", e pronto: teria comunicado exatamente a mesma coisa mas sem ofensas superficiais, sem prepotência, sem gerar animosidade por parte do teu interlocutor.
Imagine a tese que eu poderia escrever aqui sobre seu erro ao escrever "promumciado", ao invés de "pronunciado". Poderia falar por horas sobre como as pessoas adoram apontar as falhas dos outros mas são incapazes de notar as próprias - mas seria uma crítica boba, vazia, cujo real objetivo não seria corrigir o outro, mas sim alimentar meu próprio ego.
Fica a dica ao amigo: comunicação vai muito, muito além de gramática :)