25:24 Christian Dunker: “esse sintoma foi a melhor coisa que essa pessoa conseguiu fazer consigo mesma. Tem que respeitar, no começo .” Maravilhoso entendimento de que nossos sintomas são o melhor modo que conseguimos, até o momento, de nos comunicar conosco mesmo e com os outros sobre algo importante que não estamos conseguindo processar.
Sou estudando de psicologai e psicanálise e amei o programa! É muito eficiente pra entender como a psicanálise funciona na prática. Muitas vezes na graduação não tempo essa oportunidade de vermos vários casos com N’s possibilidades de associações. Muito obg por nos ajudar; quero muito mais tempo de programa.
Socorro, Tati, para de tentar acertar o transtorno ou acertar uma hipótese kkkkkkkk a psicanálise é ouvir, e ouvir e ouvir...talvez isso, talvez aquilo, ouvir mais.... O querer descobrir e dar o aval, a explicação final o tempo todo como causa e efeito MATA a pobre psicanálise rs
Genial! Que programa oportuno nesse momento. As vezes a análise selvagem produz especulações muito produtivas. Essas elaborações em conjunto são valiosas, fornecem recursos pra gente fazer um escrutínio das nossas próprias neuras. 😂 Espero que o programa tenha vida longa, tô aprendendo muito sobre mim mesmo e sobre a psicanálise
Caros professor Christian Dunker e Tati Bernardi, eu escutei duas vezes o caso de hoje do "Desculpa o Transtorno" e fiquei ruminando os sintomas e fantasias possíveis. Gostei do programa e estimo sucesso. Acho que a Tati se tornará uma ótima psicanalista! Por que não?
Eu não gostei da proposta, e acho que a forma que a psicopatologia está sendo colocada em questão - pela Tati - ajuda a banalizar essa onda de patologização em enquadres específicos, o que leva a medicamentalização. Colocar a psicanálise nessa equação desvirtua o sentido da prática.
Acho que ela está ali claramente representando o público leigo que questiona sem ter noção da teoria e ele faz apontamentos pertinentes, reconhecendo sempre que o sentido de algo é de acordo com a história de cada um e isso só será trabalhado de fato em análise. Quanto a psicopatologia, é necessário lembrar que a da psicanálise se diferencia da psicopatologia descritiva dos manuais. Então essa análise dinâmica sempre fará parte daquilo que se nomeia como "transtorno".
O programa propõe que não vai diagnosticar mas diagnostica o tempo todo... Ainda mais considerando que as pessoas enviam os relatos para serem lidos e "analisados". Poderia ter sido pensado de outra forma, penso eu.
Ouvindo a história da Sophia, eu tive a impressão que o xixi antes de comer seria uma forma de coibir que ela se alimentasse, haja vista que - para além do prazer - o xixi também é uma reação ao medo que sentimos de algo. Ela diz ter mais de 1,70 de altura e 52 kg, então fiquei pensando em como esses sintomas poderiam estar ligados a questões com o peso, e assim, teríamos a necessidade de caminhar todos os dias por uma hora. Comer uma lata inteira de leite condensado, na minha forma de interpretar, parece uma punição pelo amplo prazer de se deliciar com algo que se gosta muito, afinal de contas, quem não passa mal com tanto leite condensado assim? Quanto ao pânico em relação ao número 6, não consegui pensar em nada, além do fato de que ele lembra a silhueta de alguém bem barrigudo, ou seja, talvez remeta ao pensamento de obesidade. Tentaria entender melhor com a Sophia a questão do engordar. Uma outra linha que eu tentaria com todos esses sinais (xixi, comer, leite condensado, caminhar, e o número 6), seria investigar a parte sexual.
Gostei da proposta! Tava aqui pensando, o número 6 será que não tem a ver com o medo de ter o peso na casa dos 60 kg? Já que ela colocou que pesa 50 e tantos... Estaria relacionado aos sintomas, no que tange o comer.
Ohh! Eu tenho 60 anos e meus filhos repetem " mãe, sai do sofá, você tem que andar pra viver muito!" as revistas dizem isso todos dizem e vira uma obrigação do tipo - tenho que -
Adorei o transtorno , com licença TATi Bernadi , vivemos em época de grande ansiedade para tudo , redes sociais virou um terreno de psicanálise , as pessoas querem louros e salvas de palma . Cada um tem o seu tempo e pronto , nossa que chiclete , qualquer um impertinentes em comunicação , o tempo e ouro hoje ( na contemporâneadade 😮trabalho , múltiplos , afazeres múltiplos , ler livros . Para que tanto imediatismo ., reinando sempre ..
@@mateusgoncalves3851 pois é. A pessoa quer engrandecer a própria prática consumindo conteúdo pra leigo e reclama de quem produz. Estudar que é bom ninguém quer né
Ela diz que só leu duas ou cinco páginas de Freud mas tenta por mais de 20 minutos provar que entende de psicanálise quase tanto quanto o psicanalista, em vários momentos sequer o deixa terminar o raciocínio, praticamente não faz perguntas, mas lança suposições e aguarda a confirmação. Faz isso no podcast e agora aqui no youtchube, em resumo um desserviço mesmo.
Mas é óbvio que ela não leu só 5 páginas de Freud! Ela só disse isso para comparar o conhecimento dela com o dele na Psicanálise 🙄 ela estava apenas raciocinando junto com o Dunker! E foi muito rico o conteúdo com ambos dando hipóteses! Não tem nada de desnecessário na entrevista!
Pensamento de uma leiga: Pra mim foi impossível não ligar todos os sintomas ( com exceção do numero 6) ao desejo de controlar algo relacionado ao diabetes: diabetes aumenta fluxo urinário, uma maneira de controlar o diabetes é fazer exercícios físicos e não comer doces (o que lhe parecem algo próximo da obsessão)... Seria simplista perguntar ao analisado a cronologia dos fatos ? Talvez estejam ligados ao seu diagnostico de pré-diabética ?
25:24 Christian Dunker: “esse sintoma foi a melhor coisa que essa pessoa conseguiu fazer consigo mesma. Tem que respeitar, no começo .”
Maravilhoso entendimento de que nossos sintomas são o melhor modo que conseguimos, até o momento, de nos comunicar conosco mesmo e com os outros sobre algo importante que não estamos conseguindo processar.
O sintoma faz parte do nosso funcionamento. Não nos livramos dele, só modificamos.
Isso foi sensacional !!!!!! Preciso fazer análise urgentemente. É muito lindo!
Tati, você é incrível! Suas perguntas são certeiras, inteligentes, vc consegue " pegar" cada detalhe, que pra mim passariam despercebidos.
Sou estudando de psicologai e psicanálise e amei o programa! É muito eficiente pra entender como a psicanálise funciona na prática. Muitas vezes na graduação não tempo essa oportunidade de vermos vários casos com N’s possibilidades de associações.
Muito obg por nos ajudar; quero muito mais tempo de programa.
Christian Dunker, grata pela provocação de fazer pensar diferente!!!
Amei o formato! Vida longa e pfvr, façam episódios mais longos! ❤
Dunker, você é muito elegante , não assisti tudo mas até onde assisti foi por você.
Era o tipo de conteúdo que tava faltando
Adorei o formato, vida longa ao DOT
Que tristeza essa conversa. E olha quem gosto do Dunker.
A Tati fica tentando enquadrar o que é que a pessoa tem. Não gostei, ela ja já quer fazer diagnóstico.
Senti o mesmo. Terrível. Ela não deixa ele falar, tudo ela fecha, enquadra.
Socorro, Tati, para de tentar acertar o transtorno ou acertar uma hipótese kkkkkkkk a psicanálise é ouvir, e ouvir e ouvir...talvez isso, talvez aquilo, ouvir mais.... O querer descobrir e dar o aval, a explicação final o tempo todo como causa e efeito MATA a pobre psicanálise rs
Sim, terrível!
Siiiiimmmm
Principalmente, nesse contexto, deixar o Dunker concluir seus raciocínios sem interrupção 🤦♂️ assim como deve Fazer um Psicanalista
Mas isso é uma conversa, não uma sessão
Genial! Que programa oportuno nesse momento. As vezes a análise selvagem produz especulações muito produtivas. Essas elaborações em conjunto são valiosas, fornecem recursos pra gente fazer um escrutínio das nossas próprias neuras. 😂
Espero que o programa tenha vida longa, tô aprendendo muito sobre mim mesmo e sobre a psicanálise
Muito bom! Quero mais episódios, por favor. ❤
Péssimo tudo . Analista fazendo programa com analisando , abuso de poder , gracinha com DSMV , ridículo demais …
Obrigado pelas perguntas, Tati. Vc é excelente. Abraço
Psicanálise é vida! ❤
Caros professor Christian Dunker e Tati Bernardi, eu escutei duas vezes o caso de hoje do "Desculpa o Transtorno" e fiquei ruminando os sintomas e fantasias possíveis. Gostei do programa e estimo sucesso. Acho que a Tati se tornará uma ótima psicanalista! Por que não?
INTERROPENDO O DUNKER O TEMPO TODO ?? SUPER ANSIOSA ?
@@atoanalitico querendo achar a resposta causa efeito o tempo todo...o caminho não é esse
@@atoanalitico não agora!
@@jaquelinerp1266 Não já! Mas um dia, talvez. Ela terá passado pelo percurso dela.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 leve e interessante ! Vida longa ao DOT
Parabéns pelo programa!
Psicanálise é tudo e seres humanos são desafiadores!!! Dunker é D+❤
Maravilhoso!!! Quero mais episódios
Gostei do programa, ficar divagando sobre uma angustia que mtos de nós podemos ter, parabéns!
Eu não gostei da proposta, e acho que a forma que a psicopatologia está sendo colocada em questão - pela Tati - ajuda a banalizar essa onda de patologização em enquadres específicos, o que leva a medicamentalização. Colocar a psicanálise nessa equação desvirtua o sentido da prática.
e nos comentários "não é TOC?" "não é bexiga baixa??" socorro... mas eu questiono a proposta no geral, mesmo nessa condução dele
E ela chamou quem para falar sobre o assunto? A Gretchen? 🙄. Ela não está ali como uma especialista. Ficou bem claro isso.
Melhor não falar, né? Xiiiiii
Importante tua observação.
Acho que ela está ali claramente representando o público leigo que questiona sem ter noção da teoria e ele faz apontamentos pertinentes, reconhecendo sempre que o sentido de algo é de acordo com a história de cada um e isso só será trabalhado de fato em análise. Quanto a psicopatologia, é necessário lembrar que a da psicanálise se diferencia da psicopatologia descritiva dos manuais. Então essa análise dinâmica sempre fará parte daquilo que se nomeia como "transtorno".
amei o programa ! Vida longa
Juntaram meus preferidos!❤
O programa propõe que não vai diagnosticar mas diagnostica o tempo todo... Ainda mais considerando que as pessoas enviam os relatos para serem lidos e "analisados". Poderia ter sido pensado de outra forma, penso eu.
Ouvindo a história da Sophia, eu tive a impressão que o xixi antes de comer seria uma forma de coibir que ela se alimentasse, haja vista que - para além do prazer - o xixi também é uma reação ao medo que sentimos de algo. Ela diz ter mais de 1,70 de altura e 52 kg, então fiquei pensando em como esses sintomas poderiam estar ligados a questões com o peso, e assim, teríamos a necessidade de caminhar todos os dias por uma hora. Comer uma lata inteira de leite condensado, na minha forma de interpretar, parece uma punição pelo amplo prazer de se deliciar com algo que se gosta muito, afinal de contas, quem não passa mal com tanto leite condensado assim? Quanto ao pânico em relação ao número 6, não consegui pensar em nada, além do fato de que ele lembra a silhueta de alguém bem barrigudo, ou seja, talvez remeta ao pensamento de obesidade. Tentaria entender melhor com a Sophia a questão do engordar. Uma outra linha que eu tentaria com todos esses sinais (xixi, comer, leite condensado, caminhar, e o número 6), seria investigar a parte sexual.
Um encontro que sempre rende 🎉
Tati maravilhosa e esse Doutor tambem
Gostei da proposta! Tava aqui pensando, o número 6 será que não tem a ver com o medo de ter o peso na casa dos 60 kg? Já que ela colocou que pesa 50 e tantos... Estaria relacionado aos sintomas, no que tange o comer.
Ohh! Eu tenho 60 anos e meus filhos repetem " mãe, sai do sofá, você tem que andar pra viver muito!" as revistas dizem isso todos dizem e vira uma obrigação do tipo - tenho que -
Maravilha! Continua!
A Tati interrompe o raciocínio; poxa k
meu senhor amado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que palhaçada
Um alívio escutar no início do vídeo que é possível se identificar com todos os transtornos 😅
O capitalismo não nos deixaria fora dessa, no caso do DSM 😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅
Adorei o transtorno , com licença TATi Bernadi , vivemos em época de grande ansiedade para tudo , redes sociais virou um terreno de psicanálise , as pessoas querem louros e salvas de palma . Cada um tem o seu tempo e pronto , nossa que chiclete , qualquer um impertinentes em comunicação , o tempo e ouro hoje ( na contemporâneadade 😮trabalho , múltiplos , afazeres múltiplos , ler livros . Para que tanto imediatismo ., reinando sempre ..
Amo a Tati Bernardi. Bonitinha da Folha de São Paulo. Kkkk! ❤
As divagações da Tati, interrompem o raciocínio e força uma hipótese que o psicanalista, elegantemente, tem que refutar com bastante frequência.
Amei
! É pura Psicanalise ! Parabéns Tati
Essa psicanálise pop é lamentável. Interpretação selvagem e cosmovisão em videocast agrega em quê para nossa prática?
Para alguém vai interessar. Deixa de chatice. Haha
@@mateusgoncalves3851 pois é. A pessoa quer engrandecer a própria prática consumindo conteúdo pra leigo e reclama de quem produz. Estudar que é bom ninguém quer né
Vamo deixar fechado só para os grandes merecedores do olimpo psicanalítico... Pra que democratizar o debate?
Dunker fazendo programa com analisando ?
E daí?
estão muito bons todos seus cocnteúdos tati
A moça interrompe pacas!
Gente, será que essa mãe que faz xixi toda vez que come não tem bexiga baixa? Ou toma muito diurético? Situação curiosa.
🎉🎉🎉🎉 Parabéns!
Ela diz que só leu duas ou cinco páginas de Freud mas tenta por mais de 20 minutos provar que entende de psicanálise quase tanto quanto o psicanalista, em vários momentos sequer o deixa terminar o raciocínio, praticamente não faz perguntas, mas lança suposições e aguarda a confirmação. Faz isso no podcast e agora aqui no youtchube, em resumo um desserviço mesmo.
Mas é óbvio que ela não leu só 5 páginas de Freud! Ela só disse isso para comparar o conhecimento dela com o dele na Psicanálise 🙄 ela estava apenas raciocinando junto com o Dunker! E foi muito rico o conteúdo com ambos dando hipóteses! Não tem nada de desnecessário na entrevista!
Tati, participa de grupo de estudos, ela tem esse perfil de falar mesmo. esse negócio de 5 paginas é sarcasmo dela.
Você lembra que ela é uma PESSOA que vai ler isso, né?
Então porque você assiste???
Amei!! Caramba
AMEI.
Pensamento de uma leiga:
Pra mim foi impossível não ligar todos os sintomas ( com exceção do numero 6) ao desejo de controlar algo relacionado ao diabetes: diabetes aumenta fluxo urinário, uma maneira de controlar o diabetes é fazer exercícios físicos e não comer doces (o que lhe parecem algo próximo da obsessão)... Seria simplista perguntar ao analisado a cronologia dos fatos ? Talvez estejam ligados ao seu diagnostico de pré-diabética ?
A viagem de vocês é surreal! E olha que minha imaginação não é exatamente pequena!
Povo acredita em deus, e psicanálise que é viagem.
Ela tem pré-diabetes, bexiga hiperativa, ansiedade e oxalose.
A Taty podia deixar o analista concluir suas falas. Tds os vídeos estão assim 😅 me deixa angustiada não ouvir a conclusão do professor
Ela assistindo isso 👁👄👁
Olha, acho o dunker bem legal! Mas essa moça é um desserviço hahahahahah muito ruim praticamente todas as falas dela
Horrível.
Pra mim, ele também adotou uma postura conciliatória com o Dsm. A proposta em si é toda problemática.
Pq q a tati não abre um consultório?? Não vai dar ninguém pq ela é um fracasso em análise, mas seria maneiro
Não é TOC? Toda criança tem Toc
Tome um Hayuasca Tati ...e se perca na paisagem
❤
Tati como sempre sendo um desserviço.
As perguntas são tão reais quanto nota de três reais.
Muita viagem