Quer saber mais? Acesse nosso EBOOK " GUIA DEFINITIVO DE MANUTENÇÃO" autocarup.com.br/e-book-guia-definitivo-da-manutencao-automotiva/ CHECK LIST COMPLETO PARA COMPRA DE CARRO USADO autocarup.com.br/checklist-para-compra-de-um-carro-usado/ NOSSO CURSO DE MECÂNICA AUTOMOTIVA: autocarup.com.br/seu-carro-sem-segredos/ CUPOM DE DESCONTO Antes de comprar seu carro usado consulte OLHO NO CARRO: www.olhonocarro.com.br/?coupon=carup CUPOM: CARUP (15% de DESCONTO)
Eu tenho 68 anos e já tive diversos carros e motos. Nunca tive nenhum problema mecânico justamente por fazer o o que manual recomenda Até às revisões gratuitas eu faço na concessionária e após isso eu faço o previsto em um mecânico de confiança e SEMPRE baseado nas recomendações do fabricante.
Kleber, o "aditivo" que utilizo nos motores dos meus carros há 40 anos é: óleo de excelente qualidade, trocado juntamente com o filtro (também de primeira linha) a cada 5 mil km ou 6 meses invariavelmente. Já cheguei a fazer troca de óleo com 3 mil km (com 6 meses). Economizar com óleo do motor, filtros e aditivo de radiador me parece ser um "tiro no pé"...kkk Muito educativo este vídeo! Abraço!
Kleber, não tenho certeza se você já falou positivamente dos condicionadores de metais. Mas caso sim, o importante é que você está passando informações precisas e tecnicamente esclarecidas. Acredito também que esses condicionadores de metais vão per cada dia mais espaço no mercado, devido as características dos novos motores que eu acredito não haver margem para arriscar um óleo de baixa qualidade e aditivos e restauradores, certamente alguém vai "aparecer" com algum produto milagroso até para os motores com correia banhada em óleo.
Tenho uma moto fazer 250 ano 2014 uso óleo recomendado pela Yamaha ainda coloco 40 ml de militeck o resultado foi super positivo produto é muito bom na questão de ruído eu recomendo militec . Coloco um frasco de 40 ml de militec a cada 4 troca de óleo .
Nos motores de plástico de hj pode até ser que aditivo não funcione mas nos motores antigos funcionou muito bem já tive cht que rodou mais de 400mil kms com uso de óleo 20w40 e bardhal b-12
É impressionante. Não adianta explicar nada... O pessoal sempre 'acha' que tal coisa é melhor, mesmo que não tenha nenhum fundamento. É incrível como a 'mecânica' é cercada de achismos... Os 'entusiastas' do meio automotivo são os mais cabeças-duras entre TODAS as outras áreas e assuntos!! 🤦🏻♂
Cada um acredita no que quer, existem aditivos e condicionadores no mercado a venda, compra e usa quem quer e ponto final no meu ponto de vista o que faz mal ao motor é negligenciar as trocas de oleo ou rodar sem oleo, de resto, vai de cada pessoa se quer investir em um bom oleo ou se quer fazer a adição de produtos junto ao oleo do motor.
Ótimo ouvir uma explicação tão técnica e baseada e princípios de engenharia mecânica e química. Mas tem gente que nem sabe o que é isso e acha que sabe tudo, baseado em informações de mecânico que nunca estudaram um manual técnico. Parabéns pela clareza
Acredito que depende do objetivo. Eu tenho um Fusca, 1300 que virou 1600. Pelo manual, o óleo certo para ele é o SAE40, monoviscoso. É lógico que muita coisa evoluiu desde 1975 e hoje, o equivalente seria algo entre o 15w40 e o 20w50. Eu costumo pegar a estrada com ele e pelo fato de manter o motor a uma rotação constante, na casa dos 3200 rpm (instalei uns reloginhos nele), num percurso de 40 minutos a temperatura chega aos 120°C, o que é normal e para esse tipo de motor. Contudo, com 15w40 e 20w50 puros, nessa condição, com uma marcha lenta de 900 rpm a luz do óleo ficava acendendo. Ela apaga quando se acelera para 1100. Fiz alguns testes. Usei um "condicionador de metais" da Bardhal, mas não vi diferença. O que deu diferença e melhorou o desempenho, tanto no torque, quanto na resistência do óleo a alta temperatura, foi usar o Bardhal B12 no 20w50. O óleo chega nessa temperatura, mas a luz não acende mais na marcha lenta (no manual é 900). Acredito que por ser um fusquinha, com cofre lacrado, o 1600 com câmbio 8x35 faz com que o motor produza muito calor que não tem por onde escapar. Sei disso porque eu já fiz viagens mais longas, com mais de 1:30 nessas condições e o motor continua bem. Contudo, se desligar e aguardar uns cinco minutos, ao ligar de novo o motor funciona e começa a falhar depois de alguns minutos, por aquecimento da bobina. No próprio manual existe a informação de que é normal a luz do óleo acender na marcha lenta, com o motor muito quente. Nesse sentido, entre passar para um óleo 25w60 e usar aditivo, preferi a segunda opção. Jamais usaria esses aditivos em carros modernos, que exigem óleo sintético. Obs: o conceito de contaminação do óleo também leva em conta os resíduos da combustão e a presença de água, que vem da umidade do ar e do próprio combustível. É por isso que o óleo deve atingir mais de 100°C, para auto limpeza
Que vídeo top! Esse assunto ainda poderia ser explorado bastante, acham? Existem alguns aditivos de óleo que são testados e homologados, talvez com eles seja diferente a história. Ou não? Abraços.
Acho que muitos não entenderam como funciona militec, ele age como um seguro extra para seu carro em casos graves , de perda de óleo, no caso de partidas a frio na parte da manhã onde o óleo ainda não está devidamente fluído o militec neste sentido ajuda sim , não é nada milagrosa ou outros entenda se é apenas uma segurança o óleo do carro deve ser trocado a cada variável seja por tempo ou kms , sabe se que muitas montadoras querem vender seus óleo ou marcas, o mesmo vale para peças paralelas não originais, que são cópias ruins das mesma , que no final é tão grave como colocar aditivos,
O Bardall b12 já está há mais de meio século no mercado e já se mostrou muito eficiente. O motor nitidamente gira mais solto e ganha mais compressão se motor já estiver cansado.
Sim aliás eu o uso. Mas o rapaz do TH-cam parceiro de uma marca de óleo que nem disfarça vai falar que não está na bíblia que ele vende como verdade absoluta. Kkk
Tenho um celta tbm 2006 o câmbio era meio duro mesmo com óleo recomendado pela GM 75 w 80 coloquei um frasco de militec de 4 ml foi a melhor coisa que fiz na minha vida ficou super macio as troca de marcha . Eu recomendo militec com toda propriedade .
Realmente eu sempre usei esse tipo de produto. Mas pelos fatos apresentados no vídeo e na confiança que tenho em você, na próxima troca de óleo não usarei mais.
Opa amigo, muito obrigado pela confiança! Pode ter certeza que você terá muita economia em diversos sentidos com este tipo de prática! Só usar o óleo de alta performance que será suficiente. Um grande abraço
A verdade nua e crua para os leigos, desavisados e "fãboys" de "Aditivos Milagrosos"... A QUÍMICA é uma CIÊNCIA EXATA!!! Parabéns pelo vídeo, Kleber!!!
Ótimo vídeo, Cleber. Tenho um fox com motor ea111 1.6 , só uso o óleo original Volkswagen, realizo uma troca de óleo por ano , de acordo com a recomendação do fabricante. O carro está com 32000km rodados.
Seria muito bom se os motores viessem de fabrica com uma bomba de óleo auxiliar elétrica que fosse acionada automaticamente antes da partida do motor, para gerar pressão de óleo e fazer o óleo circular por todo o motor antes da partida. Logo após a partida do motor, a bomba de óleo mecânica assumiria e a bomba elétrica seria desativada.
@@h4fss sim, qualquer peça que não esteja devidamente lubrificada, vai sofrer desgaste no funcionamento inicial. Até o próprio motor mesmo desgasta muito só de ligar ele. Se n me engano inclusive, os carros de F1 ou alguma coisa do gênero esquentam o óleo de forma externa pra já entrar no carro aquecido e ter o menor desgaste possível
Sempre sobra um pouco de óleo em todas as partes do motor, justamente para evitar esse contato metal com metal, principalmente nas partes mais escondidas
Todo óleo original, indicado no manual é o necessário e não precisa de aditivo, salvo o q foi feito até o dia da troca. Tenho carro velho, comigo a 13 anos, 215 mil rodados e sim uso militec. Tbm na minha tenere250, onde viajo a passeio e ainda trabalho por aplicativo. Enfim são duas condições q acho militec ou outro necessário, alta quilometragem e ou uso diário, defende e muito qualquer motor.
@@donizeticandido9378 só uso óleo da Petronas, já usava no meu Gol 1.0 3cil o Petronas Synthium 5w40 sintético, hoje tenho um C3 Picasso 2014 e uso o Petronas Synthium 10W40 semissintetico. É top e o motor não esquenta demais.
Continua usando a Bardhal está aanos no mercado e garantem os produtos deles. Não vai na conversa de um canal patrocinado e que vende um livro como verdade absoluta.
os "engrossadores" de óleo criam borra na parte de cima do motor como nas valvulas, a principio a borra que deveria se criar em baixo onde é mais "aceitavel" passa pra cima. bardhal b12 e semelhantes fazem exatamente isso, é o preço a se pagar pelo beneficio do produto.
Eu entendo ser válido usar condicionadores de metais, se o óleo usado for antigo, como o 20W50, que além de ser Mineral, a API ainda é SL. É um lubrificante que parou no tempo. Agora, para quem usa óleos com a API mais atual e 100% sintético, não faz sentido misturar com outras coisas.
Eu coloquei Militec na minha HORNET e ela começou a vazar oleo pela tampa do cabeçote, já na minha fan 125cc ela começou a sair fumaça pelo escapamento, percebi que foi o Militec quando parei de usar a fan 125 voltou ao normal de novo já a Hornet o Militec deve ter danificado as borrachas da juntas
Boa Noite muito boa a aula tenho um astra 2008 uso 5w30 sintético e coloquei militec então não vou colocar mais e uma pergunta posso colocar bardal b12 no acdelco ou é melhor usar gtx vc pode me endicar um óleo bom ou continuo com o mesmo já coloquei gtx só uma vez carro está com 166 mil Boa Noite e muito obrigado blz
Cara B12 realmente é aditivo são um pacote de aditivos como melhorador de viscosidade etc, o militec a aditivacao dele é molibdeneo que é só pra aumentar a resistência ao desgaste, cara conitnua usando Castrol ou então o Motul, se teu carro ta fumando daí usa um óleo mais grosso.
Que polêmico esse assunto parabens pelo conteúdo,ja usei "condicionador de metais "hoje em dia prefiro fazer a troca do oleo antes dos 10.000 kms uso apenas original testado pelos fabricantes,dizem que o motul esta sendo frabricado no Brasil ai ja viu o que aconteceu com o oleo... Enfim tenho gostado mto dos conteúdo grato meu amigo sucesso pra ti
Engraçado que quando eu coloco no carro eu sinto a diferença na mesma hora. O motor fica mais macio e diminui os barulhos quando liga o carro pela primeira vez.
Vou trazer uma experiência muito suspeita sobre o aditivo de óleo "Militec". Meu conhecido utilizava isso em seu carro, e um dia, numa viagem, ficou sem óleo, totalmente. Aí vem a pergunta: Será que o aditivo afinou tanto o óleo que ele evaporou? Modificou a estabilidade do óleo e o fez sumir? Lembrando que o veículo nunca fumaçou e era 2012, GM 1.4.
Inclusive muitas fabricantes falam: NUNCA Coloque aditivos / condicionadores no motor do seu veículo. Seria a mesma coisa que se você estivesse modificando o óleo que a FABRICANTE testou no motor, podendo causar dês de Nada, até a quebra do mesmo. Não falo contra nem a favor, só estou expondo o que muitas fabricantes dizem. E afinal, querem vender e criam coisas inexistentes, tipo o "chip de economia" ou o "chip anti lag de acelerador"... Abraços
Continue assim,não vai se arrepender,e como também por mais que a km esteje muito alta não se pode aumentar a viscosidade do óleo sem que o motor estiver baixando muito,aumentar a viscosidade é apenas paliativo até a retifica total do motor ou a substituição do mesmo já que muitas vezes hoje em dia o valor de um motor novo chega bem perto do valor da retifica,aí vale a pena comprar outro motor e fazer alteração no documento,pelo menos um motor novo nao se tem dor de cabeça com um serviço mal feito ou peças de baixa qualidade usadas na montagem.
Bom dia amigo! Muito bom seu canal e dicas automotivas. Amigo, tenho um Vectra ano 2007 2.0 8 Válvulas. No manual do carro, vem escrito para usar o óleo 🛢 de motor 5W30 Mas tem alguns mecânicos que dizem por ser um carro com mais de 166.000 mil Kms rodados, pode usar um óleo 🛢 por exemplo 10W40. Isso procede? Tem algum problema? Agradecido pelas dicas e sucesso sempre! R.J
Não posso citar nomes, mas você mesmo pode consultar o boletim da ANP dos óleos lubrificantes reprovados por baixa carga de aditivos. Está disponível para todos consultarem.
@@carupdicasautomotivas assim, pq fica uma dúvida nisso , eu só levo meu carro pra trocar óleo na mercado car acreditando que seja bem integra nas suas mercadorias e tem óleos bem acessíveis como Mobil e havoline q acredito que são óleos bons
Ele não pode citar nomes, mas só usa uma camiseta e os produtos do patrocinador estão dentro do cofre do motor, (caso não tenha percebido e daqui uns dias vai ter um banner gigante ao fundo!
Boa tarde uma perguntar comprei um fox 2012 1.6 a 5 meses e mês passado troquei o óleo dele botei o Ipiranga 10/40 semissimtetico e a carro está normal não apresentou nenhuma diferença certo a minha dúvida e se eu continuo com esse óleo ou se ponho o 5/ 40 e se sim pra mim trocar o óleo qual o óleo bom que vc indica observação meu carro tem 2000 e pouco km rodados ja
Volte para o 5W40 que é 100% sintético. Você pôs semi-sintético. Deu um downgrade no óleo. Olhe no manual para ver se há alguma outra especificação além da viscosidade e API.
Ola ! Boa tarde. Tenho um Corsa Hatch Joy 1.0 2009 minha esposa recebeu de herança da mãe. Mês passado fizemos a troca do óleo, o mecânico colocou um óleo 20w50 no motor eu disse a ele que o óleo era muito grosso e ele falou vários motivos por ter colocado o 20w50. A questão que eu liguei para a Chevrolet e eles me informaram que o óleo certo é 5w30 ac Delco pq era o óleo original do carro, aí que eu fiquei mais grilado com a situação. Alguem pode me ajudar nessa situação? Quem tá na razão falando o correto? Agradeço se o canal me ajudar ou alguem aqui dos comentários, obrigado.
5W30 é o especificado pela GM para o seu Corsa. Volta com ele. Evite mecânicos que trocam de viscosidade do óleo sem o seu consentimento e em desacordo com o especificado pelo fabricante. No manual do carro se encontra descrito a especificação do óleo.
Tenho um Vectra 2009 que peguei ele com 150 mil km eu perguntei ao antigo dono qual óleo ele usava ele nao soube me responder como nao sabia qual oleo ele usava nao quis arriscar colocar 5w30 sintético eu fiz um uma limpeza no motor e coloquei o 10w40 semi sintético em duas trocas o motor tava trabalhando perfeitamente agora estou usando o 5w40 sintético e o motor começou a bater tuchos o que vc me aconselha colocar o 5w30 sintético ou voltar pra o 10w40 semi sintético
Óleo 5w30. Todos os Zetec RoCam utilizem óleo 5w30 100% Sintético. Pode ser Motorcraft, Castrol, Mobil, Selenia, Petronas. - Especicação Ford WSS-M2C913-B - API SL ou superior; - ACEA A1/B1;
Vou colocar minha colher torta nessa história, a verdade é que precisamos separar motores de verdade que se fazia antigamente e esses funcionam meio que de qualquer jeito e quando estão ficando meio cansados um Bardhal vai muito bem obrigado, (tenho CHT mal tratado com 500mil Km sem mexer), agora quando se fala desses motorzinhos 1.0 turbo de geladeira que nem aceitam retífica que estão sendo colocados na maioria dos carros atualmente por quase todas as montadoras, aí todo o cuidado é pouco e eu não mudaria uma vírgula do que é recomendado, pq qualquer deslize vai dar Perda Total, quando acabar a garantia, logo estará na mão do mais pobre pronto para estourar.
Isto representa 5% do volume, e ainda, considerando reações químicas, diferentes bases, e exposição a temperatura, eu não teria tanta certeza disto amigo! Aliás, só pegar relatório de testes que terá este resultado. Eu já tive acesso e pude comprovar isto. Mas a informação está aí amigo, segue quem quer, por isto disse que o vídeo não era pra quem tem mente fechada ou tapa nos olhos!
Cara . Mas fico meio desconfiado . Tipo Óleo 0w20 acho muito fino , parece água . Qndo motor chega temperatura certa . Acho q óleo não lubrifica mais . Muito fino .
Eu entendo perfeitamente a sua dúvida, porém precisa ser assim, pois as folgas entre os componentes móveis destes motores são muito pequenas, necessitando assim lubrificantes de baixíssima viscosidade capazes de passar por elas. Além disto, somente com lubrificantes de baixa viscosidade é que se consegue reduzir drasticamente as cargas mecânicas sobre o conjunto e assim maior economia de combustível.
Aguardem os próximos capítulos, os fabricantes desses aditivos vai entrar em contato com ele e vai oferecer um dinheirinho ai no próximo vídeo a coi muda 😂😂😂😂
😂😂😂😂 pelo menos 4 já entraram em contato comigo amigo, mas tenho valores e princípios. Não vou deixar minha autoridade ser destruída depois de anos de trabalho para conquistar lá. Prezo pela honestidade e respeito aos que me seguem e acompanham o meu trabalho.
Respeito às informações do autor mas ninguém apresenta um estudo específico dos condicionadores de metal. Será que um fabricante colocaria a sua reputação na vala, vendendo algo que poderia lhe trazer grande dor de cabeça.
Na verdade existe. No início dos motores mais taxados e os turbos, por exemplo, havia muitos problemas com pré detonação devido alguns aditivos presentes nos lubrificantes até o SL. Esses mesmos aditivos estão presentes em maior quantidade nos "condicionadores de metais". Então tiveram que substituir ou diminuir a quantidade desses aditivos a partir dos lubrificantes SM. Por essa alteração dos lubrificantes a partir do SM é que eles não são recomendados para motores mais antigos.
Como diz o ditado, cada fabricante vai puxar a sardinha para o seu lado. Nenhum fabricante vai gastar dinheiro com teste para comprovar que o produto do concorrente faz mal. Que aliás, estes testes custam muito caro, e por este motivo que não tem este tipo de conteúdo de maneira gratuita na internet. Eu tenho este conhecimento pois trabalhei em empresa que realizava este tipo de ensaio a fim de desenvolvimento de produto em ensaios de durabilidade.
Não se usa nada além do óleo homologado pelo fabricante, caso você use perde a garantia. A imensa maioria das montadoras não permite mais nem a troca do óleo fora da rede concessionária. A internet e as redes sociais amplificaram as lendas urbanas no que tange veículos. É tanto idiota, que prefiro nem comentar. Troque o óleo antes do tempo especificado pelo fabricante, é barato e não faz mal algum. Se estiver na garantia, meu caso, eu vou na concessionária, especifico o que quero e eles fazem sem questionar. O carro é meu, quem diz se vai trocar o óleo antes da data especificada pela montadora, direito meu. O que não posso é postergar. Como engenheiro assino embaixo do autor do vídeo. Parem de ser massa da manobra de mecânicos, lojistas e fabricantes.
Li recomendações de usar esses condicionadores de metais no último mês antes da troca de óleo, justamente pra evitar o que foi dito no vídeo. (Não é uma recomendação)
Quer saber mais? Acesse nosso EBOOK " GUIA DEFINITIVO DE MANUTENÇÃO"
autocarup.com.br/e-book-guia-definitivo-da-manutencao-automotiva/
CHECK LIST COMPLETO PARA COMPRA DE CARRO USADO
autocarup.com.br/checklist-para-compra-de-um-carro-usado/
NOSSO CURSO DE MECÂNICA AUTOMOTIVA:
autocarup.com.br/seu-carro-sem-segredos/
CUPOM DE DESCONTO
Antes de comprar seu carro usado consulte OLHO NO CARRO: www.olhonocarro.com.br/?coupon=carup
CUPOM: CARUP (15% de DESCONTO)
Eu tenho 68 anos e já tive diversos carros e motos. Nunca tive nenhum problema mecânico justamente por fazer o o que manual recomenda
Até às revisões gratuitas eu faço na concessionária e após isso eu faço o previsto em um mecânico de confiança e SEMPRE baseado nas recomendações do fabricante.
Kleber, o "aditivo" que utilizo nos motores dos meus carros há 40 anos é: óleo de excelente qualidade, trocado juntamente com o filtro (também de primeira linha) a cada 5 mil km ou 6 meses invariavelmente. Já cheguei a fazer troca de óleo com 3 mil km (com 6 meses). Economizar com óleo do motor, filtros e aditivo de radiador me parece ser um "tiro no pé"...kkk Muito educativo este vídeo! Abraço!
Kleber, não tenho certeza se você já falou positivamente dos condicionadores de metais. Mas caso sim, o importante é que você está passando informações precisas e tecnicamente esclarecidas.
Acredito também que esses condicionadores de metais vão per cada dia mais espaço no mercado, devido as características dos novos motores que eu acredito não haver margem para arriscar um óleo de baixa qualidade e aditivos e restauradores, certamente alguém vai "aparecer" com algum produto milagroso até para os motores com correia banhada em óleo.
Excelente atitude meu amigo!
Parabéns por fazer certo por tanto tempo ✌️😃
Tenho uma moto fazer 250 ano 2014 uso óleo recomendado pela Yamaha ainda coloco 40 ml de militeck o resultado foi super positivo produto é muito bom na questão de ruído eu recomendo militec .
Coloco um frasco de 40 ml de militec a cada 4 troca de óleo .
Nos motores de plástico de hj pode até ser que aditivo não funcione mas nos motores antigos funcionou muito bem já tive cht que rodou mais de 400mil kms com uso de óleo 20w40 e bardhal b-12
Obrigado pela participação amigo!
Abração
É impressionante. Não adianta explicar nada... O pessoal sempre 'acha' que tal coisa é melhor, mesmo que não tenha nenhum fundamento. É incrível como a 'mecânica' é cercada de achismos... Os 'entusiastas' do meio automotivo são os mais cabeças-duras entre TODAS as outras áreas e assuntos!! 🤦🏻♂
seu comentario n faz sentido algum
A questão é, como vc sabe que ele não rodaria os mesmos 400 mil km sem o produto? será que sem o produto não rodaria mais?
Cada um acredita no que quer, existem aditivos e condicionadores no mercado a venda, compra e usa quem quer e ponto final no meu ponto de vista o que faz mal ao motor é negligenciar as trocas de oleo ou rodar sem oleo, de resto, vai de cada pessoa se quer investir em um bom oleo ou se quer fazer a adição de produtos junto ao oleo do motor.
Ótimo ouvir uma explicação tão técnica e baseada e princípios de engenharia mecânica e química.
Mas tem gente que nem sabe o que é isso e acha que sabe tudo, baseado em informações de mecânico que nunca estudaram um manual técnico.
Parabéns pela clareza
Muito obrigado meu amigo!
Fico muito feliz por isto.
Abração
Acredito que depende do objetivo. Eu tenho um Fusca, 1300 que virou 1600. Pelo manual, o óleo certo para ele é o SAE40, monoviscoso. É lógico que muita coisa evoluiu desde 1975 e hoje, o equivalente seria algo entre o 15w40 e o 20w50. Eu costumo pegar a estrada com ele e pelo fato de manter o motor a uma rotação constante, na casa dos 3200 rpm (instalei uns reloginhos nele), num percurso de 40 minutos a temperatura chega aos 120°C, o que é normal e para esse tipo de motor. Contudo, com 15w40 e 20w50 puros, nessa condição, com uma marcha lenta de 900 rpm a luz do óleo ficava acendendo. Ela apaga quando se acelera para 1100. Fiz alguns testes. Usei um "condicionador de metais" da Bardhal, mas não vi diferença. O que deu diferença e melhorou o desempenho, tanto no torque, quanto na resistência do óleo a alta temperatura, foi usar o Bardhal B12 no 20w50. O óleo chega nessa temperatura, mas a luz não acende mais na marcha lenta (no manual é 900). Acredito que por ser um fusquinha, com cofre lacrado, o 1600 com câmbio 8x35 faz com que o motor produza muito calor que não tem por onde escapar. Sei disso porque eu já fiz viagens mais longas, com mais de 1:30 nessas condições e o motor continua bem. Contudo, se desligar e aguardar uns cinco minutos, ao ligar de novo o motor funciona e começa a falhar depois de alguns minutos, por aquecimento da bobina. No próprio manual existe a informação de que é normal a luz do óleo acender na marcha lenta, com o motor muito quente. Nesse sentido, entre passar para um óleo 25w60 e usar aditivo, preferi a segunda opção. Jamais usaria esses aditivos em carros modernos, que exigem óleo sintético. Obs: o conceito de contaminação do óleo também leva em conta os resíduos da combustão e a presença de água, que vem da umidade do ar e do próprio combustível. É por isso que o óleo deve atingir mais de 100°C, para auto limpeza
Que vídeo top! Esse assunto ainda poderia ser explorado bastante, acham? Existem alguns aditivos de óleo que são testados e homologados, talvez com eles seja diferente a história. Ou não? Abraços.
Concordo, se fosse condicionador, quando a peça fosse retirada ela teria outras propriedades mecânicas.. é só nome comercial mesmo
Acho que muitos não entenderam como funciona militec, ele age como um seguro extra para seu carro em casos graves , de perda de óleo, no caso de partidas a frio na parte da manhã onde o óleo ainda não está devidamente fluído o militec neste sentido ajuda sim , não é nada milagrosa ou outros entenda se é apenas uma segurança o óleo do carro deve ser trocado a cada variável seja por tempo ou kms , sabe se que muitas montadoras querem vender seus óleo ou marcas, o mesmo vale para peças paralelas não originais, que são cópias ruins das mesma , que no final é tão grave como colocar aditivos,
O Bardall b12 já está há mais de meio século no mercado e já se mostrou muito eficiente. O motor nitidamente gira mais solto e ganha mais compressão se motor já estiver cansado.
Sim aliás eu o uso. Mas o rapaz do TH-cam parceiro de uma marca de óleo que nem disfarça vai falar que não está na bíblia que ele vende como verdade absoluta. Kkk
Tenho um celta tbm 2006 o câmbio era meio duro mesmo com óleo recomendado pela GM 75 w 80 coloquei um frasco de militec de 4 ml foi a melhor coisa que fiz na minha vida ficou super macio as troca de marcha .
Eu recomendo militec com toda propriedade .
Ótimo gostei, discurso com base teórica em um livro, tem embasamento teórico. Muito bom.
Vou escrever um livro e sair pregando que ele é a verdade absoluta. E quem não aceitar é um Herege. Cada uma que aparece na Net. kkk
Realmente eu sempre usei esse tipo de produto. Mas pelos fatos apresentados no vídeo e na confiança que tenho em você, na próxima troca de óleo não usarei mais.
Opa amigo, muito obrigado pela confiança!
Pode ter certeza que você terá muita economia em diversos sentidos com este tipo de prática!
Só usar o óleo de alta performance que será suficiente.
Um grande abraço
boa tarde qual óleo com qualidade superior w 15 40?
A verdade nua e crua para os leigos, desavisados e "fãboys" de "Aditivos Milagrosos"... A QUÍMICA é uma CIÊNCIA EXATA!!!
Parabéns pelo vídeo, Kleber!!!
Muito obrigado meu amigo!
Um grande abraço
Ótimo vídeo, Cleber.
Tenho um fox com motor ea111 1.6 , só uso o óleo original Volkswagen, realizo uma troca de óleo por ano , de acordo com a recomendação do fabricante.
O carro está com 32000km rodados.
Se o meu carro usa 5w30 sintético, não seria melhor por causa da partida a frio usar 0w30 sintético?????
Parabens kleber sempre com knformaçoes. Relevante principalmente para Leigos como eu por entender pouco em relaçao a carro obrigado tmj
Opa amigo, é sempre um prazer ajudar!
Seria muito bom se os motores viessem de fabrica com uma bomba de óleo auxiliar elétrica que fosse acionada automaticamente antes da partida do motor, para gerar pressão de óleo e fazer o óleo circular por todo o motor antes da partida. Logo após a partida do motor, a bomba de óleo mecânica assumiria e a bomba elétrica seria desativada.
Já pensei muito sobre isso.
Na verdade existe, para alguns motores BMW e Mercedes, por conta do turbo compressor e do sistema Start Stop.
@@carupdicasautomotivasPor não ter óleo circulando, o desgaste na turbina é maior do que o motor?
@@h4fss sim, qualquer peça que não esteja devidamente lubrificada, vai sofrer desgaste no funcionamento inicial. Até o próprio motor mesmo desgasta muito só de ligar ele. Se n me engano inclusive, os carros de F1 ou alguma coisa do gênero esquentam o óleo de forma externa pra já entrar no carro aquecido e ter o menor desgaste possível
Sempre sobra um pouco de óleo em todas as partes do motor, justamente para evitar esse contato metal com metal, principalmente nas partes mais escondidas
Que aula em , obrigado Kleber . Que motor AP lindo , 👍👍👍👏👏👏👏👏👏
Valeu meu amigo!!!
Espero ter ficado claro o assunto 👊
Uso somente o óleo recomendado pelo fabricante, sem nenhum aditivo extras
Opa, excelente amigo!!!
Um abraço
Todo óleo original, indicado no manual é o necessário e não precisa de aditivo, salvo o q foi feito até o dia da troca. Tenho carro velho, comigo a 13 anos, 215 mil rodados e sim uso militec. Tbm na minha tenere250, onde viajo a passeio e ainda trabalho por aplicativo. Enfim são duas condições q acho militec ou outro necessário, alta quilometragem e ou uso diário, defende e muito qualquer motor.
Sensacional o vídeo, sempre tive esse pensamento, oleo BOM é caro, mas é pq faz seu papel. Nunca me deixei levar por marketing de aditivo.
Um bom óleo!, eu sempre uso o recomendado pelo fabricante do motor. ja usei o militec mas receio colocar em motores desta nova geração .
Eu nunca usei. Uso óleo de ótima qualidade que não precisam de aditivo.
Excelente amigo!
Qual óleo VOCÊ usa.
@@donizeticandido9378 só uso óleo da Petronas, já usava no meu Gol 1.0 3cil o Petronas Synthium 5w40 sintético, hoje tenho um C3 Picasso 2014 e uso o Petronas Synthium 10W40 semissintetico. É top e o motor não esquenta demais.
Por favor, me fala sobre o Bardall B12, que uso nos meus carros antigos de óleo 20w50 e/ou 15w40.
Pode ser no particular, se for o caso...
Continua usando a Bardhal está aanos no mercado e garantem os produtos deles. Não vai na conversa de um canal patrocinado e que vende um livro como verdade absoluta.
os "engrossadores" de óleo criam borra na parte de cima do motor como nas valvulas, a principio a borra que deveria se criar em baixo onde é mais "aceitavel" passa pra cima. bardhal b12 e semelhantes fazem exatamente isso, é o preço a se pagar pelo beneficio do produto.
Sua afirmação é falsa, o B12 não engrossa oleo nenhum, estas equivocado.
Sensacional a aula Kleber. Você mandou muito bem com a explicação. Parabéns 🎉
Valeu meu amigo!!!
Um grande abraço
Kleber, você sabe me informar se o Ford Ka 2019 3 cilindros possui válvula PCV ou apenas mangueira de suspiro do motor?
Obrigado.
Eu entendo ser válido usar condicionadores de metais, se o óleo usado for antigo, como o 20W50, que além de ser Mineral, a API ainda é SL. É um lubrificante que parou no tempo. Agora, para quem usa óleos com a API mais atual e 100% sintético, não faz sentido misturar com outras coisas.
A linha de carros com CORREIA BANHADA ÓLEO vão para o brejo. Já dá problemas com óleo que não e o dexos imagina com condicionador de mental. ?
Faça um vídeo sobre o Platinum pra câmbios automáticos.
Eu coloquei Militec na minha HORNET e ela começou a vazar oleo pela tampa do cabeçote, já na minha fan 125cc ela começou a sair fumaça pelo escapamento, percebi que foi o Militec quando parei de usar a fan 125 voltou ao normal de novo já a Hornet o Militec deve ter danificado as borrachas da juntas
Boa Noite muito boa a aula tenho um astra 2008 uso 5w30 sintético e coloquei militec então não vou colocar mais e uma pergunta posso colocar bardal b12 no acdelco ou é melhor usar gtx vc pode me endicar um óleo bom ou continuo com o mesmo já coloquei gtx só uma vez carro está com 166 mil Boa Noite e muito obrigado blz
Cara B12 realmente é aditivo são um pacote de aditivos como melhorador de viscosidade etc, o militec a aditivacao dele é molibdeneo que é só pra aumentar a resistência ao desgaste, cara conitnua usando Castrol ou então o Motul, se teu carro ta fumando daí usa um óleo mais grosso.
Que polêmico esse assunto parabens pelo conteúdo,ja usei "condicionador de metais "hoje em dia prefiro fazer a troca do oleo antes dos 10.000 kms uso apenas original testado pelos fabricantes,dizem que o motul esta sendo frabricado no Brasil ai ja viu o que aconteceu com o oleo...
Enfim tenho gostado mto dos conteúdo grato meu amigo sucesso pra ti
Valeu Douglas!!!
Um grande abraço meu amigo
Valeu pela informação Eng . Kleber, obrigado abraço..
Eu que agradeço meu amigo!
Grande abraço
Parabéns otimo video!@
Gostaria de uma orientação para o meu veículo: ssangyong actyon a230 2010 motor M111 da Mercedes benz a gasolina automático
Eu gosto muito do oleo Castrol Magnetec
Ele não gosta, pois é parceiro da concorrente!
Boaa
@@pmacintoshpois é😂😂😂😂
Engraçado que quando eu coloco no carro eu sinto a diferença na mesma hora. O motor fica mais macio e diminui os barulhos quando liga o carro pela primeira vez.
Parabéns
Vou trazer uma experiência muito suspeita sobre o aditivo de óleo "Militec". Meu conhecido utilizava isso em seu carro, e um dia, numa viagem, ficou sem óleo, totalmente. Aí vem a pergunta: Será que o aditivo afinou tanto o óleo que ele evaporou? Modificou a estabilidade do óleo e o fez sumir? Lembrando que o veículo nunca fumaçou e era 2012, GM 1.4.
O aditivo não interfere em nada nas características do óleo, muito menos na viscosidade.
HAHAHAHAHA, Ficou sem oleo porque houve um VAZAMENTO, oleo não evapora desse jeito, muito MENOS por causa de outro produto. Cada uma!
Tenho um Versailles 95 1.8 ap gasolina qual o óleo vc me indicaria.
Inclusive muitas fabricantes falam: NUNCA Coloque aditivos / condicionadores no motor do seu veículo. Seria a mesma coisa que se você estivesse modificando o óleo que a FABRICANTE testou no motor, podendo causar dês de Nada, até a quebra do mesmo. Não falo contra nem a favor, só estou expondo o que muitas fabricantes dizem. E afinal, querem vender e criam coisas inexistentes, tipo o "chip de economia" ou o "chip anti lag de acelerador"... Abraços
Parabéns pelo video.
Muito obrigado meu amigo!
Eu uso o óleo recomendado pelo fabricante
Continue assim,não vai se arrepender,e como também por mais que a km esteje muito alta não se pode aumentar a viscosidade do óleo sem que o motor estiver baixando muito,aumentar a viscosidade é apenas paliativo até a retifica total do motor ou a substituição do mesmo já que muitas vezes hoje em dia o valor de um motor novo chega bem perto do valor da retifica,aí vale a pena comprar outro motor e fazer alteração no documento,pelo menos um motor novo nao se tem dor de cabeça com um serviço mal feito ou peças de baixa qualidade usadas na montagem.
Obrigado pela atenção VALEU...c
Gostaria de saber mais sobre o meu corolla 2005 1.8 automático de como cuidar de forma positiva, abraço professor
Vou fazer um vídeo sobre isto 👊
@@carupdicasautomotivas obrigado, por responder minha colocação tenho aprendido muito com as suas aulas aqui no canal abraço
Bom dia amigo! Muito bom seu canal e dicas automotivas. Amigo, tenho um Vectra ano 2007 2.0 8 Válvulas. No manual do carro, vem escrito para usar o óleo 🛢 de motor 5W30 Mas tem alguns mecânicos que dizem por ser um carro com mais de 166.000 mil Kms rodados, pode usar um óleo 🛢 por exemplo 10W40. Isso procede? Tem algum problema? Agradecido pelas dicas e sucesso sempre! R.J
Amigo, continue usando o óleo 5w30, tenho um Corsa 1.4 2009 com 249 mil/km e continuo usando o 5w30 sintético. Abraço!
Se o fabricante do carro definiu óleo 5W 30 use este, que é sintético. 10W 40 já é óleo semi-sintético, que é de menor qualidade.
No motor Ap 2.0 Mi 8v da minha Parati 2000, a + ou - 7 anos só uso óleo 15w40 Castrol, (rodando macio)😊
Raridade total!
oq seria oleos de baixa qualidade ? e dde boa qualidade (nomes) pode ser só os de boas .
Não posso citar nomes, mas você mesmo pode consultar o boletim da ANP dos óleos lubrificantes reprovados por baixa carga de aditivos. Está disponível para todos consultarem.
@@carupdicasautomotivas assim, pq fica uma dúvida nisso , eu só levo meu carro pra trocar óleo na mercado car acreditando que seja bem integra nas suas mercadorias e tem óleos bem acessíveis como Mobil e havoline q acredito que são óleos bons
Ele não pode citar nomes, mas só usa uma camiseta e os produtos do patrocinador estão dentro do cofre do motor, (caso não tenha percebido e daqui uns dias vai ter um banner gigante ao fundo!
Quero saber sobre gasolina aditivada pode ajudar a estragar a correia banhada a okeo.
gasolina aditivada de posto é golpe use comum sempre ou se quiser qualidade podium.
qualquer coisa pode estragar a correia banhada a óleo... Uma bizarrice da engenharia a criação disso...
E o aditivo pro combustível, será que pode usar no Corsa
Se for da marca parceira, ta liberado, kkk
Os próprios óleos levam aditivos, se fosse assim nao suportaria alta temperatura, engenheiro mecanico nao é engenheiro químico.
E para óleo do câmbio automático pode usar aditivo?
Se torna ainda mais crítico nesta aplicação
Óleo de boa qualidade, indicado no manual do carro e trocado no tempo certo junto com o filtro de óleo! O resto é invenção para ganhar dinheiro!
É o mesmo que colocar gelo no whisky 12 anos.
Boa comparação 👊
o que voce me fala do ceratec da liqui moly amigo? ele e recomendavel?
Ele é ótimo e a marca idem. Mas o mecânico autoridade que tem a bíblia da manutenção não aprova.
militec é bom! diz o cara com a polo estampada militec ! rs
Boa tarde uma perguntar comprei um fox 2012 1.6 a 5 meses e mês passado troquei o óleo dele botei o Ipiranga 10/40 semissimtetico e a carro está normal não apresentou nenhuma diferença certo a minha dúvida e se eu continuo com esse óleo ou se ponho o 5/ 40 e se sim pra mim trocar o óleo qual o óleo bom que vc indica observação meu carro tem 2000 e pouco km rodados ja
Volte para o 5W40 que é 100% sintético. Você pôs semi-sintético. Deu um downgrade no óleo. Olhe no manual para ver se há alguma outra especificação além da viscosidade e API.
Ola ! Boa tarde. Tenho um Corsa Hatch Joy 1.0 2009 minha esposa recebeu de herança da mãe. Mês passado fizemos a troca do óleo, o mecânico colocou um óleo 20w50 no motor eu disse a ele que o óleo era muito grosso e ele falou vários motivos por ter colocado o 20w50. A questão que eu liguei para a Chevrolet e eles me informaram que o óleo certo é 5w30 ac Delco pq era o óleo original do carro, aí que eu fiquei mais grilado com a situação. Alguem pode me ajudar nessa situação? Quem tá na razão falando o correto? Agradeço se o canal me ajudar ou alguem aqui dos comentários, obrigado.
5W30 é o especificado pela GM para o seu Corsa. Volta com ele. Evite mecânicos que trocam de viscosidade do óleo sem o seu consentimento e em desacordo com o especificado pelo fabricante. No manual do carro se encontra descrito a especificação do óleo.
Tenho um Vectra 2009 que peguei ele com 150 mil km eu perguntei ao antigo dono qual óleo ele usava ele nao soube me responder como nao sabia qual oleo ele usava nao quis arriscar colocar 5w30 sintético eu fiz um uma limpeza no motor e coloquei o 10w40 semi sintético em duas trocas o motor tava trabalhando perfeitamente agora estou usando o 5w40 sintético e o motor começou a bater tuchos o que vc me aconselha colocar o 5w30 sintético ou voltar pra o 10w40 semi sintético
O óleo 5w30 é o correto.
Qual o óleo específico 12:11 para o fiesta rocan 2008 1.6 gostaria de saber vc pode me informar???
Óleo 5w30. Todos os Zetec RoCam utilizem óleo 5w30 100% Sintético. Pode ser Motorcraft, Castrol, Mobil, Selenia, Petronas. - Especicação Ford WSS-M2C913-B
- API SL ou superior;
- ACEA A1/B1;
Vou colocar minha colher torta nessa história, a verdade é que precisamos separar motores de verdade que se fazia antigamente e esses funcionam meio que de qualquer jeito e quando estão ficando meio cansados um Bardhal vai muito bem obrigado, (tenho CHT mal tratado com 500mil Km sem mexer), agora quando se fala desses motorzinhos 1.0 turbo de geladeira que nem aceitam retífica que estão sendo colocados na maioria dos carros atualmente por quase todas as montadoras, aí todo o cuidado é pouco e eu não mudaria uma vírgula do que é recomendado, pq qualquer deslize vai dar Perda Total, quando acabar a garantia, logo estará na mão do mais pobre pronto para estourar.
O único que eu uso é o Molikote, não tem igual.
Compra onde?
militec da pau de olho fechado 😂😂😂
@@joseeduardo998 mercado livre
@@joseeduardo998 no mercado livre, vem da Argentina
boa noite valeu
Eu que agradeço!
Você quer dizer então que o Militec não funciona no meu carro?????? É isso???🤣🤣🤣🤣
E tem gente que idolatra um certo cara que vivia fazendo propaganda de militec...
É importante entender os riscos do uso
Sei de quem está falando. É aquele mecânico de BH que o canal agora virou de política. Endoidou!
@@MrAmigo2013nao havia patrocínio da Militec. Ele vendia na loja do e-commerce dele.
Senti cheiro de esquerdista no comentário kkkkkkkk.@@thiagocarvalho2014
@@kazyspolaco9032bolsominium gado detectado 🚨🚨🚨
Tá bom que 200 ml vai alterar a viscosidade de um carteir com 4000 ml.
Isto representa 5% do volume, e ainda, considerando reações químicas, diferentes bases, e exposição a temperatura, eu não teria tanta certeza disto amigo!
Aliás, só pegar relatório de testes que terá este resultado. Eu já tive acesso e pude comprovar isto. Mas a informação está aí amigo, segue quem quer, por isto disse que o vídeo não era pra quem tem mente fechada ou tapa nos olhos!
Cara . Mas fico meio desconfiado .
Tipo
Óleo 0w20 acho muito fino , parece água .
Qndo motor chega temperatura certa . Acho q óleo não lubrifica mais .
Muito fino .
Eu entendo perfeitamente a sua dúvida, porém precisa ser assim, pois as folgas entre os componentes móveis destes motores são muito pequenas, necessitando assim lubrificantes de baixíssima viscosidade capazes de passar por elas.
Além disto, somente com lubrificantes de baixa viscosidade é que se consegue reduzir drasticamente as cargas mecânicas sobre o conjunto e assim maior economia de combustível.
Aguardem os próximos capítulos, os fabricantes desses aditivos vai entrar em contato com ele e vai oferecer um dinheirinho ai no próximo vídeo a coi muda 😂😂😂😂
😂😂😂😂 pelo menos 4 já entraram em contato comigo amigo, mas tenho valores e princípios.
Não vou deixar minha autoridade ser destruída depois de anos de trabalho para conquistar lá.
Prezo pela honestidade e respeito aos que me seguem e acompanham o meu trabalho.
GOOGLE O MECANICO RESPONDE COREIA DENTADA BANHADA A OLEO USA CONDICIONADOR DE METAIS 😊
Boa
Respeito às informações do autor mas ninguém apresenta um estudo específico dos condicionadores de metal. Será que um fabricante colocaria a sua reputação na vala, vendendo algo que poderia lhe trazer grande dor de cabeça.
Na verdade existe. No início dos motores mais taxados e os turbos, por exemplo, havia muitos problemas com pré detonação devido alguns aditivos presentes nos lubrificantes até o SL. Esses mesmos aditivos estão presentes em maior quantidade nos "condicionadores de metais". Então tiveram que substituir ou diminuir a quantidade desses aditivos a partir dos lubrificantes SM. Por essa alteração dos lubrificantes a partir do SM é que eles não são recomendados para motores mais antigos.
Como diz o ditado, cada fabricante vai puxar a sardinha para o seu lado. Nenhum fabricante vai gastar dinheiro com teste para comprovar que o produto do concorrente faz mal. Que aliás, estes testes custam muito caro, e por este motivo que não tem este tipo de conteúdo de maneira gratuita na internet. Eu tenho este conhecimento pois trabalhei em empresa que realizava este tipo de ensaio a fim de desenvolvimento de produto em ensaios de durabilidade.
Essa história de botar aditivos no óleo é sem noção eu uso óleo de boa qualidade que já vem com aditivos especialistas condenam uso do militec
Especialistas como o vendedor de livros patrocinado do vídeo? Kkk o Sr sabe tanto quanto eles.
CORREIA
Isso ai
Não se usa nada além do óleo homologado pelo fabricante, caso você use perde a garantia. A imensa maioria das montadoras não permite mais nem a troca do óleo fora da rede concessionária. A internet e as redes sociais amplificaram as lendas urbanas no que tange veículos. É tanto idiota, que prefiro nem comentar. Troque o óleo antes do tempo especificado pelo fabricante, é barato e não faz mal algum. Se estiver na garantia, meu caso, eu vou na concessionária, especifico o que quero e eles fazem sem questionar. O carro é meu, quem diz se vai trocar o óleo antes da data especificada pela montadora, direito meu. O que não posso é postergar. Como engenheiro assino embaixo do autor do vídeo. Parem de ser massa da manobra de mecânicos, lojistas e fabricantes.
Cuidado com esse assunto polemico! Assim você fere os sentimentos dos terra-planistas ds mecanica.
😂😂😂😂😂 só para os fortes!
Os fãs de promotores comerciais piram 😁
Faz o L....
Engole o choro e faz o L petezada.....hoje estamos melhor do que amanhã....fato.
@@alexsevero356 viva o amor
O vídeo começa com 01:55 o resto é só encheção de linguiça
OS ⛏⛏💰💰💼👁
Li recomendações de usar esses condicionadores de metais no último mês antes da troca de óleo, justamente pra evitar o que foi dito no vídeo. (Não é uma recomendação)
Show
Valeeeu