Como deixar de ser brasileiro | Olavo de Carvalho
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 พ.ย. 2024
- Neste vídeo, o professor Olavo aborda sobre o espírito brasileiro, como deixá-lo e qual adotar.
O trecho foi retirado de uma aula do Curso Online de Filosofia.
@romulus_ubermensch
#filosofia #livros #estudos #imaginario #espírito #brasileiro #português #espanhol #frances #suíça #alemão #britanico #americano #ocidente #cidadania #morarfora #brasil #olavodecarvalho #olavotemrazão #olavodecarvalhoaula #inscrevase #romulus
Silêncio, estou estudando.
Eu noto nos vídeos de viagens que vejo e nos comentários das pessoas. Ou eles estão preocupadas só com as coisas materiais daquele pais, ou eles vivem com total indiferença da cultura local. Pode observar, pessoas que moram em Portugal. Os brasileiros que lá estão na sua esmagadora maioria, eles não absorvem a Riqueza cultural local, eles olham para uma catedral de mais de 1mil anos como se fosse uma garagem protestante da esquina onde ele morava. Ele não busca entender a dimensão do que está vendo e TB não está nem aí para a mudança Interior.
Não buscam conhecer a história e por aí vai. Vivem como sangue sugas agarrados nas suas vítimas.
Deixei de ser brasileiro e votar quando chamaram o professor Enéias de louco....
A direita que temos hoje está bem abaixo do nível do Dr. Enéias que tinha ideias nacionalistas para o progresso do Brasil . A direita que aí está pensa apenas em tirar ainda mais direitos da maioria e beneficiar minorias; ao contrário de Enéias não tem projetos reais e por isso apela tanto á ideologia.
Resumindo a Ópera: SERTANEJA
Olavo criticava muito o Brasil, vivia nos Estados Unidios, mas ao ter um problema de saúde relativamente grave veio aqui para se tratar no SUS gratuitamente (pois como cidadão brasileiro tinha direito a isso) uma vez que não tinha condições de pagar um tratamento no ultraliberal sistema de saúde americano.
Claro, o SUS justifica todo e qualquer problema que o Brasil tenha, aliás olhe no espelho o seu próprio analfabetismo pois o sistema de saúde não é tema do vídeo e não há relação entre os temas tratados aqui, aprenda a no mínimo interpretar aquilo que lê e seja um pouco menos imbecil.
Cara, ele tá falando de cultura, de vivência com as pessoas. O que isso tem a ver com sistema de saúde x ou y? Todo mundo sabe que tem um lobby ferrado na saúde do EUA, mas isso significa que o país é horrível por isso, ou só que ele tem um problema? O Brasil tem diversos problemas, muito maiores que os EUA, e até mesmo a saúde do SUS é um deles, mas ele escolheu a melhor opção que ele tinha disponível, não a melhor possível. Se o SUS fosse maravilhoso, nossos políticos não iriam todos no Sírio-Libanês ou no Albert Einstein, e sim no SUS! 😂
@@TebaldiMasterRespondendo a sua pergunta : tem rudo a ver. Não se pode desvincular um sistema econômico da cultura e tradição de um povo; tudo é cultura é um conceito que não deve ser assim tão dificil de ser compreendido. O liberalismo econômico é uma tradição americana , que em seu extremo pode levar a um individualismo exacerbado e desejo de ter lucro a qualquer preço, desprezando valores humanitários como ilustra bem o sistema de saúde norte-americano, com o qual Olavo não conseguiu dar conta. E, em nenhum momento disse que o SUS não tinha problemas, caso você não tenha notado. Apenas indiquei que as coisas são mais complicadas do que achar que o mundo se restringe a simplistas visões maniqueístas. O Brasil não é uma maravilha, nem de longe, mas o mesmo pode ser dito dos Estados Unidos.
@@psdapsda3601 você não percebe a distância entre uma instituição de saúde para a vida social comum? O que Olavo critica da cultura brasileira tem a ver com o pensamento popular brasileiro atual, enquanto que o pensamento popular americano dá melhor margem pra se conviver. As instituições brasileiras e americanas deixaram de servir as pessoas e passaram a servir os interesses de um grupo seleto, seja aqui, seja lá. E o capitalismo não surgiu dos EUA, mesmo que ele tenha influenciado o mundo nesse sentido, mas veja: foram instituições americanas, não o povo americano. Você falar como se não pudéssemos criticar a cultura do Brasil e elogiar a americana só por conta de uma instituição de saúde não faz sentido porque ela já não é organicamente administrada, e sim é apenas um braço do governo e corporações, tanto aqui quanto lá. Se você acha que a saúde lá não sofre influência do governo, aí está muito enganado. A saúde aqui e lá são vítimas de um grande lobby que rouba brasileiros e americanos, e aqui no Brasil pode-se até ter atendimento, mas, dependendo do local ou especialidade, ou você não tem atendimento, ou ele demora muito, ou simplesmente é tão abaixo da necessidade que traumatiza alguém. Já que ele veio ao Brasil pra isso, significa que, de fato, ele não tinha tanto dinheiro para fazer o tratamento lá, mas não significa que a saúde no Brasil é maravilhosa ou que isso é fruto de uma cultura benigna, e sim é fruto de uma cultura que gosta de falar, de aparecer, mas de fazer pouco ou nada pelo outro, de delegar responsabilidades sempre pro outro, pro político ou outro colega de trabalho, não à toa o SUS é uma BAGUNÇA! Eu falo isso por experiência própria. Então para com isso, você está tentando desviar do assunto que realmente interessa: por que o Brasil deixa as pessoas malucas? Por que elas querem se integrar em outra civilização?
Esse deixou de ser cidadão brasileiro pra ser cidadão do além
Certo, como você futuramente.
Olávo de cadáver acreditava que cigarro de tabaco não faz mal e morreu de problema pulmonar!
E você vai morrer por imbecilidade por ter apenas vazio na sua mente.
Quantos livro o senhor leu do Olavo?
Ué, uma hora falam que morreu de covid outra hora falam que morreu de cancer no pulmão KKKKKK Esquerdista é tudo hipocrita
Ele já tinha de nascença
Nunca reparei que o professor Olavo de Carvalho fumava...
Quando ele fala apenas meus ouvidos funcionam....