Muito bom Fernando. Também deve ter ocasionado as rachaduras porque em Brasilia o clima é muito seco e as madeiras perderam umidade muito rapidamente. Forte abraço
Daniel, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Perfeitamente. Foi isso que eu tentei deixar evidente. Não sei se o consegui. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
você falou tudo mesmo Fernando ,se tratando de rachaduras em madeiras ,isso aqui no sul do brasil acontece também ,pois aqui dependendo da época do ano, fica difícil lidar com essas situações de rachaduras eu geralmente uso parafina para cobrir o topo das pranchas ajuda muito, e estoco elas de forma tabicadas e uso lona escuras também nas pilhas, nada como tomar cuidados especiais ,ótimo vídeo!
Um marceneiro da velha guarda porque os novos só sabem trabalhar com MDF ,me ensinou eu fiz e tive um bom resultado. Pintar as cabeceiras da plancha passando várias camadas para ficar uma cobertura bem grossa.
Excelente a aula, muito bom, científico isso ai. sabia que há madeiras que racham mais que outras, ou pode-se colocar por família, exemplo: Angico racha muito, há madeiras que não racham tanto como madeiras macias. Mas o caso da água é interessante.
Wood, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Este é um outro método que também funciona, por reduzir a taxa de troca de água nos topos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boas dicas, essa de por algum isolante no topo eu não fiz ainda vou fazer também. eu fasso o abate das árvores no inverno quando as árvores est em repouso total ,ou seja com baicho índice de umidade, e faço divisão do tronco em quatro partes.
Sidnei, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Ações no caso : 1 - remover a porção onde a rachadura se encontra; 2 - caso a remoção da rachadura não seja possível, preenchimento usando peças de madeira esculpidas especificamente para preencher a fenda, que devem ser coladas empregando adesivo de boa qualidade; 3 - uma outra solução para contornar a situação quando a rachadura não pode ser removida é o uso de uma "gravata borboleta" de madeira como elemento de ligação mecânica entre as partes que se afastaram. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando, eu tenho uma dúvida sobre respirar pó de madeira, sem com o tempo faz mal para os pulmões ou órgãos? E respirar pó de madeira autoclavada, por causa dos venenos? Se tem relatos de marceneiros antigos q tiveram algum problema pra saúde? Abração amo vcs e Vamos Juntos!
Juliano, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nenhuma das duas práticas é saudável. A lista de complicações de saúde trazidas pela inalação de pó de madeira não é pequena. Assim, recomendo usar sempre a máscara contra pó. Em relação às madeiras autoclavadas, se for empregá-las, luvas e máscara contra vapores. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite gostaria de saber tenho cinco pedaços de cambará medindo 50,5 x 29,8 x 4,00 começou a aparecer umas pequenas trinca sera que resolve eu impermeabilizar ela agora, pois pretendo fazer umas tábuas de corte.
eu sei uma técnica aqui no Maranhão .agente sangra a árvore com o moto serra ou um trado passar uns dias ai depois derruba a arvore. evitar de racha no momento da queda.
Show de bola! Levando um exemplo como as tábuas de corte, após toda secagem e usinagem da madeira, posso embalar e fechar totalmente em uma embalagem plástica sem contato nenhum com o ar ? Obrigado
Se eu fizer uma tábua de corte com uma madeira que não esteja totalmente seca, mesmo após passar óleo mineral é possivel que a tábua rache ou o óleo vai parar esse processo?
Bom dia Fernando, excelente conteúdo. Este método serve apenas para pranchas ou é possível aplicá-lo a toras descascadas também. Pergunto isso pois tentei utilizar esse método em uma tora de araçá e acabou sendo uma falha miserável.
Ricardo, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Minhas desculpas pela demora na resposta. Você pode, por favor, descrever detalhadamente tudo o que se passou com a tora da madeira, desde a sua extração, até o momento em que houve a "falha miserável" ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Então, a tora foi colhida no sítio de meu pai, semeada pelas aves frugívoras em local inapropriado. A tora tinha tamanho de cerca de 1,20M de comprimento e cerca de 25cm de diametro. Após sua extração, retirei a casca, que diga-se de passagem é relativamente fina, e então selei as duas pontas com tinta. A tora ficou descansando em local sombreado, por cerca de dois meses sem que nada de estranho acontecesse. Após este período, pequenas rachaduras começaram a aparecer ao longo do tronco. até que uma manhã, ao verificar o estado da tora, apareceram duas rachaduras maiores, ao longo de toda a tora, com cerca de 3 cm de espaço entre as bordas. Neste ponto, desisti de fazer pranchas com ele. Vou tentar brincar no torno com ela.
Caio, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Há soluções apropriadas para isso. Nós as mostraremos em breve. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Mestre Fernando, mais uma vez obrigado. Uma dúvida, estou recebendo umas tábuas hoje, cada uma com 3 metros, para evitar rachar, melhor guardar ou cortar em tamanhos menores? Grande abraço.
Jorge, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O melhor é mantê-las íntegras, e seguir as recomendações de armazenamento que apresentei. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Sim. Para as rachaduras menores, uma massa feita com pó da madeira oriundo de lixa 150 ou superior misturado com alguma resina atoxica. Para as maiores, usinar com formão, goiva, ou fresa e tupia elétrica portátil, e preencher com madeira colada com Tite II ou Tite III.
Olá Fernando, uma dúvida, esses banco atrás com um formato do assento diferente, pq são diferentes? Rs O vídeo tá sensacional, vou terminar de ver, comentei antes para nãos esquecer de perguntar rs abraços e obrigado rs
Andre', alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Trata-se apenas de aproveitamento de madeira de um outro projeto onde havia uns encaixes. So' isso. Nada de especial. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, eu vou começar o corte de árvores para serrar, o q vc indica fazer ? Já ouvi falar de.anelar a árvore e deixar secar em pé, para 6 meses depois derrubar para serrar, o que acha ? Sr tem ideia ?
Sim. Essa técnica se chama "Anel de Mapighi". A maioria dos marceneiros da região indica essa técnica. Mas depois de alguns meses a árvore pode cair, tornando esse processo perigoso.
Olá. Em primeiro lugar parabéns pelo canal. Preciso de uma ajuda, em uma prancha de muiracatiara de 30x40 se eu cortar a peça com 30cm para ficar com uma peça de 30x 40 , esse corte é correto? O vendedor de madeira me disse que a madeira vai ficar sem resistencia,é para fazer tabuas de carne.me ajuda ai,um abraço. Ps A prncha mede 40x2mt
Parabéns pelos vídeos. Um amigo ganhou umas "bolachas" de eucalipto cortadas a poucos dias. Foi feito um corte perpendicular ao sentido do tronco. A madeira não estava seca. Agora ela começa a apresentar rachaduras no meio. Como evitar essas rachaduras? Obrigado.
Robson, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A tendência ao aparecimento de rachaduras, em especial no centro das peças, é comum. Isso acontece, conforme dito no vídeo, devido à diferença existente entre as taxas de movimentação de madeira nas direções tangencial e radial. O único processo prático que consigo imaginar, neste momento, para evitar que isso aconteça seria a estabilização da madeira, através de resinas especiais. Procure, na Internet, pela expressão "cactus juice wood stabilizer", ou "wood stabilizer". Há diferentes formas de fazer esta estabilização, através do uso de certas resinas, que meio que "congelam" a madeira.. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Sr Fernando bom dia. Eu assisto muito os vídeos do Sr no TH-cam. Tenho uma dúvida e queria muito sua ajuda. Comprei uma mesa de Pequiá com bordas orgânicas de 1,80m. Ela começou a aparecer micro fissuras nas "testas" Comprei cera de abelha e passei nas duas testas da mesa como o Sr ensinou neste vídeo Tem alguma outra coisa a fazer? Comprei o Olio Per Decking e passei semana passada. Muito obrigado pela atenção. Abraço...
@@brunofernandes1776 Bruno, muito obrigado por sua mensagem. De momento, observe. Se alguma delas estiver crescendo, você pode fazer um travamento usando o que alguns chamam de gravata, e outros de borboleta, ou seja, um rebaixo com o formato de uma gravata borboleta e uma peça de madeira incrustada neste rebaixo.
Boa tarde Fernando, Essa cobertura com plástico para reduzir a velocidade de secagem, não aumenta o risco de fungos por manter a umidade mais alta sob o plástico?
Carlos, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O risco de fungos aumenta, mas ele pode ser compensado pela incidência indireta de luz solar e pela boa aeração das peças. De qualquer forma, essa cobertura não é um envelopamento completo, selado, da pilha de peças, e também só deve ser usado se se estiver enfrentando uma situação de excesso de calor e/ou baixa umidade constante do ambiente. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Bernardo, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O ideal, se o desejo é usar a madeira no formato de pranchas, é desdobrá-la e armazenar as pranchas de forma adequada para secagem. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Tenho uma prancha de nogueira, esta um pouco verde ainda, se eu envernizar ela com verniz PU, tem possibilidade desse verniz descascar? A prancha tem 5cm de espessura por 1,40m x 0,70 m Obrigado
Mateus, a umidade adequada da madeira para usar verniz PU é de 6 a 10 %. Se você usá-lo em madeira verde, você terá problemas de aderência e aparência.
Como é que eu faço para colar folha de EVA industrial na madeira Ipê para mim fazer uma gaiola não sei com que tipo de cola deveria colar responde aí por favor meu parceiro
William, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nunca fiz este tipo de colagem, mas creio que o uso de cola PVA - a cola branca de madeira - pode funcionar. Recomendo fortemente fazer um teste com um pedaço de EVA e um de madeira, aplicando cola em ambos e deixando sob pressão por cerca de duas horas. Se a cola PVA não funcionar, recomendo o teste com cola de contato, que funcionará de imediato, mas que deve ser verificada ao longo do tempo porque, com a movimentação da madeira - se muito intensa - pode se soltar ao longo do tempo. Neste caso, usando cola de contato, recomendo aplicar uma camada de seladora em todos os lados da peça de madeira, e lixá-la levemente com lixa 180 no lado que receberá a cola, antes de aplicá-la. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Peguei um pedaço de tronco e cortei umas bolachas para usar no chão, fazendo um caminho. Se eu cobri-las com um plástico durante um tempo, o processo de perda de água será mais lento e evitará as rachaduras, certo? Depois de um tempo a madeira se estabiliza e posso usar no tempo aberto? Alguma coisa que eu poderia passar para proteger? Talvez um stain
A cobertura com um plástico reduzirá a velocidade de perda de água - não necessariamente para impedir as rachaduras. O ideal seria usar, para cobrir as extremidades da bolacha, parafina derretida, tinta latex, ou seladora. O processo de perda de água, dependendo da espessura da bolacha e umidade inicial, pode demorar meses, e mesmo mais de um ano. Depois disso, a madeira não e estabiliza, mas as variações são muito menores. O ideal seria que, decorrida a secagem, nos meses entre Maio e Setembro (estações secas), as bolachas recebessem stain e um recobrimento. O ideal seria resina epoxi.
Olá Fernando! Tudo bão? Grato pela explicação. Então, queria te perguntar uma questão: Eu construo flautas de madeira torneadas e vivo em mendoza. Aqui tem um clima muito seco(uma média de 20% de umidade relativa do ar anual) eu juntei alguns troncos de madeira de damasco, olivo, cerejeira de podas pintei as pontas como você explicou mas mesmo assim como é muito seco aqui se racharam e não já não serviram para flauta...para outros trabalhos sim. Queria saber de ti como posso fazer no meu caso aqui com o clima desse jeito??! Pensava em fazer uma câmara para estocar madeira na terra como se fosse uma adega para ir perdendo umidade de a pouquinho... não tenho muito recursos para investir em estruturas assim que tem que ser uma solução simples e acessível...que ocê me diz? Gratidão e abraço
Taichi, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nunca enfrentei um problema como esse, mas se tivesse que tratá-lo eu faria o seguinte : ao invés de construit um cômodo, eu construiria um caixa - se for possível, para nela acomodar as peças - dotada de um medidor de umidade do ar ou, se possível, de um sistema para manter a umidade constante. Eu manteria a umidade dentro da caixa num dado valor - por exemplo, 95 % - por uma semana. Depois, reduziria para 90 % por uma semana. Na semana seguinte, 85 %, e assim por diante, até atingir a umidade relativa do ar fora da caixa. Este processo tem seus custos e o tempo envolvido, mas creio que apesar das diferenças entre as taxas de alteração dimensional tangencial e radial, há uma chance dele acomodar as tensòes e variações dimensionais, reduzindo ou eliminando as trincas. Um grande abraço ! Fernando.
Boa noite.como faço pra madeira não rachar,fiz umas tábuas de corte e racharam duas ou três, usei Cedrinho, e estou começando com a Muiracatiara,tem um prazo de secagem da madeira?.
Márcio, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Algumas providências mínimas : usar madeira certa, que esteja com a umidade adequada, e que seja guardada de forma adequada. O cedrinho não é, em minha opinião, uma boa espécie para as tábuas de corte. Um grande abraço ! Fernando.
Daí Fernando tudo beleza Usei sua frase "não faz bem pro negócio" em um vídeo no meu canal, mas não fiz menção a vc porque não sei se posso te mencionar lá, caso vc me autorize menciono vc num próximo ou até neste mesmo, já que estou editando ele ainda. Ok? Grande abraço ✌️
MMV, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Essa frase - "Não é bom para os negócios..." - foi criada pelo meu amigo, mestre e mentor Milton Barbosa. Pode usá-la, fazendo menção a ele. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Opa tudo bom.Quero fabricar chapas em madeira presizo de uma cola resistente a agua que nao solte e com uma secagem de media 1hora de secagem . Ja temtei descobrir qual cola usam nas fabricas mas ainda nao conseguí resultado
Fernando bom dia! eu gostaria de obter sua opinião sobre um determinado problema que ocorreu comigo? (No processo de secagem da madeira em estufa a vapor, a madeira trincou mais do esperado e fiquei assustado com isso, a madeira em questão é TAUARÍ). desconfio que apliquei uma temperatura elevada para esta madeira, porémeu ficaria muito grato por sua opinião, Abraço!
Paulo, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nunca usei esta máquina especificamente, mas é virtualmente impossível você manter e/ou obter esquadro, ao longo do tempo, se não houver um perfeito assentamento da máquina no chão - aí inclusas a estrutura da máquina, e os apoios das agulhas. Assim, recomendo fortemente que você o faça. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina muito obrigado pela resposta, e sempre bom consultar alguem com mais esperiecia, acabei de conhecer o canal, ja sou um seguidor, Deus abençoe
Pode me ajudar? Depois que ela racha em alguns pontos tem como resolver? Fiquei triste, a minha rachou. O rapaz disse q vai dar um jeito e se n der vai trocar o mim. Mas n botei fe que arruma!. Obg
Moacir, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Aqui, há pranchas na horizontal e na vertical. Na horizontal, quando ainda não "secas", estão tabicadas. Se secas, podem ser dispostas na horizontal ou na vertical - desde que, neste caso, o ângulo seja quase de 90 graus, para reduzir a chance da prancha selar, mas nem tanto que traga o risco da prancha cair, causando um acidente. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Eu tenho uma mesa de madeira que apresenta rachaduras, se jogar água nela diariamente vai permitir que velocidade de perda da água aconteça e assim reduzir o aumento das rachaduras?
Ademir, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se você jogar água na mesa, pode ser que as rachaduras até se fechem, mas : 1 - o fato delas terem se fechado não significa que as fibras, na região das rachaduras, estejam unidas. Elas continuam separadas; 2 - molhar a madeira continuamente aumentará enormemente o risco do aparecimento de fungos. O ideal é fechar as rachaduras - com massa de pó da madeira, ou com enxertos de madeira - e aplicar um recobrimento, como um verniz PU ou semelhante, para fechar a madeira e reduzir a velocidade de troca de água. Mas, para isso, a madeira já deveria estar com a umidade em equilíbrio com o ambiente. Caso contrário, o risco de outros problemas existe. Um grande abraço ! Fernando.
Fernando, no caso da garapeira. Sempre faço tábua End grain com ela, sempre acontece pequenos trinco após o acabamento. A madeira já está com umidade abaixo de 15%, já lixei na mão para não aquecer. Não adianta, sempre fica pequenos trincos. Não sei oq estou fazendo de errado
Torneio madeiras e isso acontece sempre quando uso troncos, tenho perdido inúmeras peças depois de exaustivo trabalho! Ainda não encontrei um método eficaz!
Antônio, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Embora tenha feito pouquíssimas peças em torno, creio que este problema possa ser evitado com algumas ações : 1 - o centro do tronco, dependendo da espécie, é a pior parte da árvore em termos desta estabilidade. Assim, evite-o; 2 - outra causa possível pode ser o fato de você não estar usando madeira que já esteja em equilíbrio com o ambiente. Recomendo que você só use os troncos quando eles já estiverem em equilíbrio. Para isso, recomendo comprar um medidor de umidade e medir a umidade do tronco uma vez por mês, anotando os valores. Quando houver estabilidade, ou quando não houver mais variação significativa de umidade, a peça pode ser usada; 3 - a forma como você está armazenando os troncos talvez esteja influenciando o resultado. Você deve estocá-los de pé, em local fresco, seco, sem incidência direta de luz solar, com as duas pontas pintadas com tinta latez ou recobertas com parafina derretida - isso para reduzir a velocidade de troca de água pelas pontas. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Boa tarde amigo,vou serrar uma.madeira essa semana para fazer uma.varanda e garagen,vou usar pecas de0.08 ate.mesmo tabuas de 0 .25cm,mas tudo por maximo 3.20 comprimento Oq faço pra nao rachar,e ter .elhor aproveitamento? Vou usar 16m³ incluindo tocos de 0.20x0.20 Mas vou fazer o tratamento quimico
Boa noite tive problemas com dois tampo de mesa com encabeçamento que colei nas bordas e a madeira trabalhou e rachando e abriu a borda que colei , Tem alguma sugestão pra me dar que não aconteça mais isso?
Evaldo, independentemente de quem fornece a madeira, ela só deve ser trabalhada se estiver com umidade adequada. Agora, é aguardar a umidade baixar para algo entre 8 e 12 %, e consertar os estragos usando gravatas, enchimentos, e um encaixe macho d fêmea no encabeçamento.
Não entendo como alguém pode dar um deslike numa aula como essa...
Grande abraço.
Luciano, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
É natural não agradar a todas as pessoas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando obrigado por estar sempre disposto a passar seus conhecimentos. Abraços
Paulo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Opa Maninho muitíssimo obrigado pela atenção, como sempre palavras muito esclarecedoras, claras e objetivas!!
X-Lair, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você !
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Foi uma aula excelente!
Meus parabéns!
Eliel, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ótimo aula e obrigado por nos transmitir tanto conhecimento
Cleuseli, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente!
Eu estava procurando insistentemente por uma explicação tão boa como essa.
JP, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom Fernando. Também deve ter ocasionado as rachaduras porque em Brasilia o clima é muito seco e as madeiras perderam umidade muito rapidamente.
Forte abraço
Daniel, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Perfeitamente.
Foi isso que eu tentei deixar evidente. Não sei se o consegui.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Isto foi para mim, quase uma explicação científica .... muito boa!
Muito bom essa aula ! Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento
Abraço Deus abençõe!
Rui, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mais uma que eu aprendo! Obrigado professor Fernando!
Carlos, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Marcenaria com métodos de engenharia. Muito bom.
você falou tudo mesmo Fernando ,se tratando de rachaduras em madeiras ,isso aqui no sul do brasil acontece também ,pois aqui dependendo da época do ano, fica difícil lidar com essas situações de rachaduras eu geralmente uso parafina para cobrir o topo das pranchas ajuda muito, e estoco elas de forma tabicadas e uso lona escuras também nas pilhas, nada como tomar cuidados especiais ,ótimo vídeo!
Ederson, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns Fernando pela belíssima explicação, uma verdadeira aula.
Um marceneiro da velha guarda porque os novos só sabem trabalhar com MDF ,me ensinou eu fiz e tive um bom resultado. Pintar as cabeceiras da plancha passando várias camadas para ficar uma cobertura bem grossa.
Parabéns. Nada melhor que ver e ouvir quem entende. Deus o abençoe por compartilhar conhecimento.
E foi ótima a tua explicação sobre a rachadura da madeira,obrigado.
Parabéns Fernando pela excelente explicação
valeu professor por mais essa aula abraços
Américo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu Fernando!
Simples e objetivo
André, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente a aula, muito bom, científico isso ai. sabia que há madeiras que racham mais que outras, ou pode-se colocar por família, exemplo: Angico racha muito, há madeiras que não racham tanto como madeiras macias. Mas o caso da água é interessante.
R.F.Oliveira, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Como sempre ótimos vídeos. Parabéns continue assim.
Ezequile, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
PARABÉNSSSSSSSPARABÉNSSSSSSS valeu Fernando,sempre ótimos vídeos
Dirceu, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Eu uso cola branca PVA. Quando compro ou cortou uma tábua ou prancha passo cola branca nos topos. Isso resolve o problema.
Wood, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Este é um outro método que também funciona, por reduzir a taxa de troca de água nos topos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Maravilha Fernando explicação mais que técnica processo científico.
Como um mestre no assunto faz um vídeo falando como tratar essas rachaduras.
Ótima dica, isso me fornece diretrizes para definir os locais do meu estoque de madeiras
Excelente como sempre, os seus esclarecimento. Muito obrigado.
Gilson, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom seus comentários e informações. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Parabéns
Ótima aula.
Renato, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Grato pela excelente aula!👋👋👋
mais uma boa explicação mestre.ate a proxima
Rodrigo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boas dicas, essa de por algum isolante no topo eu não fiz ainda vou fazer também. eu fasso o abate das árvores no inverno quando as árvores est em repouso total ,ou seja com baicho índice de umidade, e faço divisão do tronco em quatro partes.
otima explicação
Adenilson, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Belchior, parabéns pelo vídeo. Gostaria de saber o que fazer quando o processo já iniciou, tem como reverter ou estabilizar a dilatação?
Sidnei, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Ações no caso :
1 - remover a porção onde a rachadura se encontra;
2 - caso a remoção da rachadura não seja possível, preenchimento usando peças de madeira esculpidas especificamente para preencher a fenda, que devem ser coladas empregando adesivo de boa qualidade;
3 - uma outra solução para contornar a situação quando a rachadura não pode ser removida é o uso de uma "gravata borboleta" de madeira como elemento de ligação mecânica entre as partes que se afastaram.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Você é muito didático!! Ótimo o vídeo!!
Olá Fernando, eu tenho uma dúvida sobre respirar pó de madeira, sem com o tempo faz mal para os pulmões ou órgãos? E respirar pó de madeira autoclavada, por causa dos venenos?
Se tem relatos de marceneiros antigos q tiveram algum problema pra saúde?
Abração amo vcs e Vamos Juntos!
Juliano, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nenhuma das duas práticas é saudável. A lista de complicações de saúde trazidas pela inalação de pó de madeira não é pequena.
Assim, recomendo usar sempre a máscara contra pó.
Em relação às madeiras autoclavadas, se for empregá-las, luvas e máscara contra vapores.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Dicas top.
Antônio, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
boa Fernandão
Silva, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Que aula mais rica, vlw.
Boa noite gostaria de saber tenho cinco pedaços de cambará medindo 50,5 x 29,8 x 4,00 começou a aparecer umas pequenas trinca sera que resolve eu impermeabilizar ela agora, pois pretendo fazer umas tábuas de corte.
Parabéns pelo vídeo excelente explicação
eu sei uma técnica aqui no Maranhão .agente sangra a árvore com o moto serra ou um trado passar uns dias ai depois derruba a arvore. evitar de racha no momento da queda.
Rosana, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Show de bola! Levando um exemplo como as tábuas de corte, após toda secagem e usinagem da madeira, posso embalar e fechar totalmente em uma embalagem plástica sem contato nenhum com o ar ? Obrigado
perfeito mestre
Paulo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Os banquinhos ė para ficar solto e a vontade o badalo?
Se eu fizer uma tábua de corte com uma madeira que não esteja totalmente seca, mesmo após passar óleo mineral é possivel que a tábua rache ou o óleo vai parar esse processo?
Bom dia Fernando, excelente conteúdo. Este método serve apenas para pranchas ou é possível aplicá-lo a toras descascadas também. Pergunto isso pois tentei utilizar esse método em uma tora de araçá e acabou sendo uma falha miserável.
Ricardo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta.
Você pode, por favor, descrever detalhadamente tudo o que se passou com a tora da madeira, desde a sua extração, até o momento em que houve a "falha miserável" ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Então, a tora foi colhida no sítio de meu pai, semeada pelas aves frugívoras em local inapropriado. A tora tinha tamanho de cerca de 1,20M de comprimento e cerca de 25cm de diametro. Após sua extração, retirei a casca, que diga-se de passagem é relativamente fina, e então selei as duas pontas com tinta. A tora ficou descansando em local sombreado, por cerca de dois meses sem que nada de estranho acontecesse. Após este período, pequenas rachaduras começaram a aparecer ao longo do tronco. até que uma manhã, ao verificar o estado da tora, apareceram duas rachaduras maiores, ao longo de toda a tora, com cerca de 3 cm de espaço entre as bordas. Neste ponto, desisti de fazer pranchas com ele. Vou tentar brincar no torno com ela.
Excelente explicação.
Como podemos clarear madeira escura?
Caio, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Há soluções apropriadas para isso.
Nós as mostraremos em breve.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Obrigado pelo retorno. Vou ficar no aguardo da aula.
Mestre Fernando, mais uma vez obrigado.
Uma dúvida, estou recebendo umas tábuas hoje, cada uma com 3 metros, para evitar rachar, melhor guardar ou cortar em tamanhos menores? Grande abraço.
Jorge, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O melhor é mantê-las íntegras, e seguir as recomendações de armazenamento que apresentei.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Obrigado Mestre Fernando.
Bom dia mestre.
Como consigo selar as rachaduras para não perder a tábua ?
Gratidão.
Sim.
Para as rachaduras menores, uma massa feita com pó da madeira oriundo de lixa 150 ou superior misturado com alguma resina atoxica.
Para as maiores, usinar com formão, goiva, ou fresa e tupia elétrica portátil, e preencher com madeira colada com Tite II ou Tite III.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina
Gratidão.
Olá Fernando, uma dúvida, esses banco atrás com um formato do assento diferente, pq são diferentes? Rs
O vídeo tá sensacional, vou terminar de ver, comentei antes para nãos esquecer de perguntar rs abraços e obrigado rs
Andre', alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Trata-se apenas de aproveitamento de madeira de um outro projeto onde havia uns encaixes. So' isso.
Nada de especial.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
4:08
Sim ,mas se cobrir com um plástico as pranchas que ainda estão no processo de secagem, não pode haver incidência de mofo?
Fernando, eu vou começar o corte de árvores para serrar, o q vc indica fazer ? Já ouvi falar de.anelar a árvore e deixar secar em pé, para 6 meses depois derrubar para serrar, o que acha ? Sr tem ideia ?
Sim. Essa técnica se chama "Anel de Mapighi". A maioria dos marceneiros da região indica essa técnica. Mas depois de alguns meses a árvore pode cair, tornando esse processo perigoso.
è verdade, cera de vela funciona bem e é fácil de remover.
Cassiano, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom👏👏
Muito bom seu vídeo parabéns
Muito obrigado !
Muito bom vídeo Fernando.
A partir do corte em pranchas, qual média de tempo de secagem da madeira?
Um ano por polegada de espessura.
Olá.
Em primeiro lugar parabéns pelo canal.
Preciso de uma ajuda, em uma prancha de muiracatiara de 30x40 se eu cortar a peça com 30cm para ficar com uma peça de 30x 40 , esse corte é correto? O vendedor de madeira me disse que a madeira vai ficar sem resistencia,é para fazer tabuas de carne.me ajuda ai,um abraço.
Ps
A prncha mede 40x2mt
Parabéns pelos vídeos.
Um amigo ganhou umas "bolachas" de eucalipto cortadas a poucos dias. Foi feito um corte perpendicular ao sentido do tronco. A madeira não estava seca. Agora ela começa a apresentar rachaduras no meio. Como evitar essas rachaduras? Obrigado.
se tratando de bolachas de eucalipto é natural isso, não tem oque fazer
@@renanreti8237 Nem amenizar?
Robson, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A tendência ao aparecimento de rachaduras, em especial no centro das peças, é comum. Isso acontece, conforme dito no vídeo, devido à diferença existente entre as taxas de movimentação de madeira nas direções tangencial e radial.
O único processo prático que consigo imaginar, neste momento, para evitar que isso aconteça seria a estabilização da madeira, através de resinas especiais.
Procure, na Internet, pela expressão "cactus juice wood stabilizer", ou "wood stabilizer".
Há diferentes formas de fazer esta estabilização, através do uso de certas resinas, que meio que "congelam" a madeira..
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Sr Fernando bom dia. Eu assisto muito os vídeos do Sr no TH-cam. Tenho uma dúvida e queria muito sua ajuda. Comprei uma mesa de Pequiá com bordas orgânicas de 1,80m. Ela começou a aparecer micro fissuras nas "testas" Comprei cera de abelha e passei nas duas testas da mesa como o Sr ensinou neste vídeo Tem alguma outra coisa a fazer? Comprei o Olio Per Decking e passei semana passada. Muito obrigado pela atenção. Abraço...
@@brunofernandes1776 Bruno, muito obrigado por sua mensagem.
De momento, observe.
Se alguma delas estiver crescendo, você pode fazer um travamento usando o que alguns chamam de gravata, e outros de borboleta, ou seja, um rebaixo com o formato de uma gravata borboleta e uma peça de madeira incrustada neste rebaixo.
Boa tarde Fernando,
Essa cobertura com plástico para reduzir a velocidade de secagem, não aumenta o risco de fungos por manter a umidade mais alta sob o plástico?
Carlos, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O risco de fungos aumenta, mas ele pode ser compensado pela incidência indireta de luz solar e pela boa aeração das peças.
De qualquer forma, essa cobertura não é um envelopamento completo, selado, da pilha de peças, e também só deve ser usado se se estiver enfrentando uma situação de excesso de calor e/ou baixa umidade constante do ambiente.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Otima dica. Caro mestre, e no caso do tronco, é melhor esperar ele secar um pouco antes de abrir as pranchas, ou abre elas assim que a árvore cai?
Bernardo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O ideal, se o desejo é usar a madeira no formato de pranchas, é desdobrá-la e armazenar as pranchas de forma adequada para secagem.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fiz um balcão de madeira pinus que abriu inteiro quando deixei no sol... seria o mesmo motivo ?
Tenho uma prancha de nogueira, esta um pouco verde ainda, se eu envernizar ela com verniz PU, tem possibilidade desse verniz descascar?
A prancha tem 5cm de espessura por 1,40m x 0,70 m
Obrigado
Mateus, a umidade adequada da madeira para usar verniz PU é de 6 a 10 %. Se você usá-lo em madeira verde, você terá problemas de aderência e aparência.
Bom dia!
Como faço para recuperar minha mesa que está rachando em vários lugares? Mesa rústica
A minha também rachou 😔 já tentei passar uma massinha própria e depois envernizei novamente, mas nada adiantou . Rachou novamente
Muito bom, aquele like da mgf👍👍👍👍👍👍👍👍
Muito obrigado !!!
Como é que eu faço para colar folha de EVA industrial na madeira Ipê para mim fazer uma gaiola não sei com que tipo de cola deveria colar responde aí por favor meu parceiro
William, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nunca fiz este tipo de colagem, mas creio que o uso de cola PVA - a cola branca de madeira - pode funcionar. Recomendo fortemente fazer um teste com um pedaço de EVA e um de madeira, aplicando cola em ambos e deixando sob pressão por cerca de duas horas.
Se a cola PVA não funcionar, recomendo o teste com cola de contato, que funcionará de imediato, mas que deve ser verificada ao longo do tempo porque, com a movimentação da madeira - se muito intensa - pode se soltar ao longo do tempo. Neste caso, usando cola de contato, recomendo aplicar uma camada de seladora em todos os lados da peça de madeira, e lixá-la levemente com lixa 180 no lado que receberá a cola, antes de aplicá-la.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite! Seria bom utilizar Stain após o corte na madeira de Grapia para evitar a rachadura? No caso, vamos utilizar para degraus de escada...
Peguei um pedaço de tronco e cortei umas bolachas para usar no chão, fazendo um caminho. Se eu cobri-las com um plástico durante um tempo, o processo de perda de água será mais lento e evitará as rachaduras, certo? Depois de um tempo a madeira se estabiliza e posso usar no tempo aberto? Alguma coisa que eu poderia passar para proteger? Talvez um stain
A cobertura com um plástico reduzirá a velocidade de perda de água - não necessariamente para impedir as rachaduras. O ideal seria usar, para cobrir as extremidades da bolacha, parafina derretida, tinta latex, ou seladora.
O processo de perda de água, dependendo da espessura da bolacha e umidade inicial, pode demorar meses, e mesmo mais de um ano.
Depois disso, a madeira não e estabiliza, mas as variações são muito menores.
O ideal seria que, decorrida a secagem, nos meses entre Maio e Setembro (estações secas), as bolachas recebessem stain e um recobrimento. O ideal seria resina epoxi.
Olá Fernando! Tudo bão? Grato pela explicação. Então, queria te perguntar uma questão:
Eu construo flautas de madeira torneadas e vivo em mendoza. Aqui tem um clima muito seco(uma média de 20% de umidade relativa do ar anual) eu juntei alguns troncos de madeira de damasco, olivo, cerejeira de podas pintei as pontas como você explicou mas mesmo assim como é muito seco aqui se racharam e não já não serviram para flauta...para outros trabalhos sim. Queria saber de ti como posso fazer no meu caso aqui com o clima desse jeito??! Pensava em fazer uma câmara para estocar madeira na terra como se fosse uma adega para ir perdendo umidade de a pouquinho... não tenho muito recursos para investir em estruturas assim que tem que ser uma solução simples e acessível...que ocê me diz? Gratidão e abraço
Taichi, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nunca enfrentei um problema como esse, mas se tivesse que tratá-lo eu faria o seguinte : ao invés de construit um cômodo, eu construiria um caixa - se for possível, para nela acomodar as peças - dotada de um medidor de umidade do ar ou, se possível, de um sistema para manter a umidade constante. Eu manteria a umidade dentro da caixa num dado valor - por exemplo, 95 % - por uma semana. Depois, reduziria para 90 % por uma semana. Na semana seguinte, 85 %, e assim por diante, até atingir a umidade relativa do ar fora da caixa.
Este processo tem seus custos e o tempo envolvido, mas creio que apesar das diferenças entre as taxas de alteração dimensional tangencial e radial, há uma chance dele acomodar as tensòes e variações dimensionais, reduzindo ou eliminando as trincas.
Um grande abraço !
Fernando.
Então é por isso que pintam o topo das pranchas!
Júnior, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sim.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite.como faço pra madeira não rachar,fiz umas tábuas de corte e racharam duas ou três, usei Cedrinho, e estou começando com a Muiracatiara,tem um prazo de secagem da madeira?.
Márcio, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Algumas providências mínimas : usar madeira certa, que esteja com a umidade adequada, e que seja guardada de forma adequada.
O cedrinho não é, em minha opinião, uma boa espécie para as tábuas de corte.
Um grande abraço !
Fernando.
Mais simples, as fibras são entre lavadas uma nas outras já nas pontas não tendo onde se prender elas se afastam produzindo as rachaduras
Daí Fernando tudo beleza
Usei sua frase "não faz bem pro negócio" em um vídeo no meu canal, mas não fiz menção a vc porque não sei se posso te mencionar lá, caso vc me autorize menciono vc num próximo ou até neste mesmo, já que estou editando ele ainda.
Ok?
Grande abraço ✌️
MMV, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Essa frase - "Não é bom para os negócios..." - foi criada pelo meu amigo, mestre e mentor Milton Barbosa.
Pode usá-la, fazendo menção a ele.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Opa tudo bom.Quero fabricar chapas em madeira presizo de uma cola resistente a agua que nao solte e com uma secagem de media 1hora de secagem . Ja temtei descobrir qual cola usam nas fabricas mas ainda nao conseguí resultado
Mestre!Por que o eucalipto trinca mais que as outras madeiras?
Up
Porque é madeira ruim! Só de olhar pra ela racha..
Fernando bom dia! eu gostaria de obter sua opinião sobre um determinado problema que ocorreu comigo? (No processo de secagem da madeira em estufa a vapor, a madeira trincou mais do esperado e fiquei assustado com isso, a madeira em questão é TAUARÍ). desconfio que apliquei uma temperatura elevada para esta madeira, porémeu ficaria muito grato por sua opinião, Abraço!
Professor pardal: tem como acelerar a secagem da cola branca com serragem???
Não.
Eu passo selador
Oi fernando. E se for a lâmina superior que estiver rachada, como resolver?
Bom dia eu fiz uma área com pilar de ANGERLIM ROSA 20×20 eu estou observando que ela esta rachando o que devo fazer para esse possesso meu nobre
AMIGOS boas, alguem pode me dizer se e obrigatorio a fixação de esquadrejadeira baldan sec 3IR e os apoios da mesa no chao, ajuda a manter esquadro?
Paulo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nunca usei esta máquina especificamente, mas é virtualmente impossível você manter e/ou obter esquadro, ao longo do tempo, se não houver um perfeito assentamento da máquina no chão - aí inclusas a estrutura da máquina, e os apoios das agulhas.
Assim, recomendo fortemente que você o faça.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina muito obrigado pela resposta, e sempre bom consultar alguem com mais esperiecia, acabei de conhecer o canal, ja sou um seguidor, Deus abençoe
Eu trabalho com árvores que acabaram de cair. Como devo proceder?
Pode me ajudar? Depois que ela racha em alguns pontos tem como resolver? Fiquei triste, a minha rachou. O rapaz disse q vai dar um jeito e se n der vai trocar o mim. Mas n botei fe que arruma!. Obg
Pergunta, é quando as madeiras racham depois de feito o móvel... como evitar isso.
Muito bom
Muito obrigado !
Ótima dica, eu gostaria de saber se molhar a madeira de vez enquanto ajuda na secagem?
.Não.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina obrigado é que me faram que molhado secaria mais rápido
@@vagnerpios8355 definitivamente não. Molhar retarda o processo.
Fernando por que suas tabuas colocada em pé?
Moacir, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Aqui, há pranchas na horizontal e na vertical.
Na horizontal, quando ainda não "secas", estão tabicadas.
Se secas, podem ser dispostas na horizontal ou na vertical - desde que, neste caso, o ângulo seja quase de 90 graus, para reduzir a chance da prancha selar, mas nem tanto que traga o risco da prancha cair, causando um acidente.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Eu tenho uma mesa de madeira que apresenta rachaduras, se jogar água nela diariamente vai permitir que velocidade de perda da água aconteça e assim reduzir o aumento das rachaduras?
Ademir, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se você jogar água na mesa, pode ser que as rachaduras até se fechem, mas :
1 - o fato delas terem se fechado não significa que as fibras, na região das rachaduras, estejam unidas. Elas continuam separadas;
2 - molhar a madeira continuamente aumentará enormemente o risco do aparecimento de fungos.
O ideal é fechar as rachaduras - com massa de pó da madeira, ou com enxertos de madeira - e aplicar um recobrimento, como um verniz PU ou semelhante, para fechar a madeira e reduzir a velocidade de troca de água.
Mas, para isso, a madeira já deveria estar com a umidade em equilíbrio com o ambiente. Caso contrário, o risco de outros problemas existe.
Um grande abraço !
Fernando.
Qual a tábua serta pra fazer tampão de mesa fiz uma aqui depois de 3 meses ela está rachando
Fernando, no caso da garapeira. Sempre faço tábua End grain com ela, sempre acontece pequenos trinco após o acabamento. A madeira já está com umidade abaixo de 15%, já lixei na mão para não aquecer. Não adianta, sempre fica pequenos trincos. Não sei oq estou fazendo de errado
Eu usaria madeira com teor de umidade mais baixo, inferior a 12 %.
Torneio madeiras e isso acontece sempre quando uso troncos, tenho perdido inúmeras peças depois de exaustivo trabalho! Ainda não encontrei um método eficaz!
Antônio, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Embora tenha feito pouquíssimas peças em torno, creio que este problema possa ser evitado com algumas ações :
1 - o centro do tronco, dependendo da espécie, é a pior parte da árvore em termos desta estabilidade. Assim, evite-o;
2 - outra causa possível pode ser o fato de você não estar usando madeira que já esteja em equilíbrio com o ambiente. Recomendo que você só use os troncos quando eles já estiverem em equilíbrio. Para isso, recomendo comprar um medidor de umidade e medir a umidade do tronco uma vez por mês, anotando os valores. Quando houver estabilidade, ou quando não houver mais variação significativa de umidade, a peça pode ser usada;
3 - a forma como você está armazenando os troncos talvez esteja influenciando o resultado. Você deve estocá-los de pé, em local fresco, seco, sem incidência direta de luz solar, com as duas pontas pintadas com tinta latez ou recobertas com parafina derretida - isso para reduzir a velocidade de troca de água pelas pontas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Boa tarde amigo,vou serrar uma.madeira essa semana para fazer uma.varanda e garagen,vou usar pecas de0.08 ate.mesmo tabuas de 0 .25cm,mas tudo por maximo 3.20 comprimento
Oq faço pra nao rachar,e ter .elhor aproveitamento? Vou usar 16m³ incluindo tocos de 0.20x0.20
Mas vou fazer o tratamento quimico
Secagem a mais lenta possível...
Como fazer pera a madeira dasdobrada nao intortads?
Stain selaria as pontas como tinta de látex?
Como fazer conectores para bater na madeira para não racha
GCX, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Desculpe-me, mas desconheço o que sejam conectores.
Um grande abraço !
Fernando.
muiracatiara é melhor que angelim?
Amigo,o que e bom para proteger vigas de angelim?
Passa óleo de linhaça que ajuda bastante
Boa tarde. Alguém aqui é de Brasília? Onde vocês estão comprando madeira para móveis? Um abraço e obrigado.
Encontrou ? Mano as madeiras aqui em Brasília é muito caro!!
Acho que só consegue preço barato com fornecedor
@@sertaomusic5499 obrigado Lucas. Sabe o nome de algum fornecedor? Abraço e obrigado
Se eu pegar uma prancha quase seca e rachada e molhar ela o que acontece?
Provavelmente ficará uma ponta rachada e molhada.
@@welberrodrigues9900 kkkkkkkkkk
Eu trabalho com bolachas de madeira, eu resino parte da bolacha. Comprei umas e elas estão abrindo, o q fazer?
Boa noite tive problemas com dois tampo de mesa com encabeçamento que colei nas bordas e a madeira trabalhou e rachando e abriu a borda que colei ,
Tem alguma sugestão pra me dar que não aconteça mais isso?
Qual era o teor de umidade dos tampos ?
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Olá eu suspeito que teve excesso de umidade ainda é que o cliente que me forneceu a madeira
Evaldo, independentemente de quem fornece a madeira, ela só deve ser trabalhada se estiver com umidade adequada.
Agora, é aguardar a umidade baixar para algo entre 8 e 12 %, e consertar os estragos usando gravatas, enchimentos, e um encaixe macho d fêmea no encabeçamento.