7:34 esse é um bom conselho, visto que muitas vezes ficamos presos em buscar mais conhecimento porque de modo inconsciente temos medo de errar e errar é culturalmente visto como algo ruim. Porém, o erro é algo inevitável no processo de aprender. Você só fica bom errando e descobrindo como corrigir o que errou. E ter essa consciência é muito importante.
Existe uma sabedoria milenar, transmitida há muitos milênios, séculos e anos, e que sintetiza isso que você disse: "é fazendo merda que se aduba a vida". Se você não se expõe ao uso, não erra, não tenta, você não aprende. Porque aprender é errar e corrigir. E a mentalidade de aprendizado é importante, porque há uma diferença até emocional entre pensar "eu errei" e "fiz aqui e deu um resultado inesperado". Em 93.78% das vezes, é a segunda opção, ainda mais quando você está aprendendo algo. Ótimo vídeo!
Gostei mais do Lucas Pinguim haha! Mas o Lucas do passado tb está certo e oq disse sobre tutorial hell e começar antes mesmo de saber oq fazer, pra mim faz todo o sentido. Uso o Obsidian da maneira que funciona melhor para mim no momento presente e, se no futuro eu sentir necessidade de buscar algo novo, vou buscar isso. A demanda tem que vir antes da oferta, e não o contrário, como ocorre geralmente por quem passa pelo tutorial hell
6:52 Like dado, inscrito e segue a receita de bolo de chocolate: Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma redonda de cerca de 20 cm de diâmetro. Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o cacau em pó, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Adicione o ovo, o leite, o óleo vegetal e o extrato de baunilha à mistura seca. Misture bem até ficar homogêneo. Adicione a água quente à massa e misture até ficar bem incorporada. Despeje a massa na forma preparada e nivele a superfície. Asse no forno pré-aquecido por aproximadamente 30-35 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Retire do forno e deixe o bolo esfriar na forma por alguns minutos antes de transferi-lo para uma grade para esfriar completamente. Depois de esfriar, você pode polvilhar com açúcar de confeiteiro ou cobrir com glacê, se desejar.
Isso é incrível, pois passei pelo problema do tutorial hell com Go Lang, e isso real me deixou maluco e desmotivado com o aprender Go. Mas uma necessidade me ajudou a aprender a linguagem e eu fui na cara e na coragem construindo esse aprendizado, cometendo erros e acertos até que aprendi e criei o meu primeiro programinha em Go que realiza a atualização automatica do backend na maquina do cliente gerenciando até mesmo o docker se necessário, amei seu video Lucas!
Cara, vi muita gente falando sobre o obsidian e como usar do jeito "certo", concordo com você, acho que não existe um jeito certo, existe um jeito que serve pra você! Atualmente eu uso ele como se fosse um caderno de anotações, minhas primeiras anotações tbm foram sobre o próprio app, escrevi oq ele é e como os links funcionam, dps eu só fui criando minhas anotações e adequando conforme eu vi necessário.
Exato! Então, está desfrutando do melhor do Obsidian. Baita ferramenta ... mas tem que aprender a utilizar, caso contrário, você acha uma porcaria. Migrei do Evernote, para o Obsidian. Não me arrependo de nada!
Eu acho fantástico porque acho que é EXATAMENTE assim que o nosso cérebro apreende e gera criatividade. Por exemplo: criamos para uma criança bem pequena uma nota: ÁGUA A primeira nota, conhecimento dela é visual/sensitiva: água é molhada Logo em seguida outras notas/ideias/conceitos vão sendo criados, sem ela nem perceber: é incolor, transparente, fresca, quente, mole, dura, etc. etc. Com o tempo, mais RELAÇÕES/LINKS vão sendo criados: banho, receitas, sede, hidratação, praia, rio, chuva, etc. etc. Sem nos darmos conta acabamos sendo produndo conhecededores da ÁGUA apenas porque ao longo de anos acumulamos pequenas notas/conhecimentos/ideias QUE FORAM AMADURECENDO e COMPLEMENTANDO outras notas, E VICE-VERSA! E o mais interessante: sem decorar. É como se, em qualquer momento do nosso ato de pensar, se qualquer gatilho trouxer o termo ÁGUA à mente, tudo que diz respeito à ela ficasse em foco, mesmo que não precisemos PENSAR nisso o tempo todo. Para mim esse processo se assemelha muito aos fogos de artifício do Reveillon. Cada explosão daquelas com bolhas com milhares de faíscas é mais um processo de pensamento que foi desencadeado... e eles vão se sucedendo, infinitamente. Esse é o processo de PENSAR.
@Lucas Badico Hahahahaha ... adorei a brincadeira. Gosto mesmo é o do Lucas Badico!!! Tava me enrolando ...mas apertei o botão de Inscrito!!! Vamos nessa ... vou acompnhar tua jornada obsidiana! ❤
Amigo, vc muito melhor de Pinguim, ficou mais jovem. Pode ajudar na sua comunicação com o publico desta faixa etária. Valeu! Boa Sorte nos seus projetos!
Cara, que vídeo incrível, meu amigo. Eu fiz exatamente isso com a ferramenta "Heptabase": simplesmente vi alguém falar sobre ela e comecei a usar. Já estou a uma semana utilizando todos os dias. Agora, vou em busca de mais conhecimento e sugestões de uso sobre a ferramenta. Quanto à programação, vou começar agora. Quero focar bastante no universo das integrações por API. Acredito que o meu foco escolhido, API, já me dá uma boa direção sobre o que pesquisar para estudar, correto? Mas, se tiver alguma dica ou experiência para compartilhar, fique à vontade, amigo. Abraços.
Animal maninho, tenho ouvido falar desse heptabase tbm, depois vou investigar. Sobre APIs e integrações eu diria que vc precisa escolher uma linguagem tbm, pq não vai adiantar vc estudar integração de api em Java, se vc vai acabar usando javascript. Mas já adianto, ter o objetivo em mente é um ótimo primeiro passo.
Anteriormente, experimentei essa ferramenta, porém, naquela ocasião, não consegui reconhecer seus benefícios. Parabéns pelo conteúdo e pela sugestão de aprimoramento! Atualmente, optei por utilizar a ferramenta nativa do macOS para notas.
Eu comecei a usar o obsidian também, quais videos você recomenda para aprender a usar ele? Ou quais vc viu tb e achou bom? Video, conteudo, qlqr coisa assim
Eu tenho a lista aqui comigo, no meu obsidian. Mas basicamente são 2 tipos de vídeos, os q explicam os métodos e filosofia e os q aplicam algum método ou que explicam algum plugin. Pensando em como posso disponibilizar isso…
@@lucas_badico O Excalidraw no Obsidian, afinal de contas a gente quer manter o controle e privacidade nas nossas anotações. Depois que a gente vence a preguiça de assistir os tutoriais do Zolt fica mais fácil, por que o objetivo dele foi unir as mais diversas técnicas de organização e memorização mental em uma lugar só ferramenta. Experimente fazer mapas mentais, palácio da memória ou seu método pessoal, tudo é possível arrastando e soltando, copiando e colando, tudo interligado com o obsidian e modificar o que já tem. O Excalibrain, semelhante ao The Brain, abrem outras facilidades. Considere o Hidefolder para esconder a pasta padrão do excalidraw e também a pasta de anexos que provavelmente você definiu em Arquivos & Links
@@lucas_badico Já é antigo, Org-mode é provavelmente o mais completo organizador de todos os tempos, infelizmente é muito complexo, funciona dentro do Emacs, existe um plug-in com as características do Obsidian de nome "org-roam".
Achei sua explicação muito boa, acho que tu poderia fazer um vídeo sobre o Tutorial hell e como escapar dele, to nessa já faz tempo e não consigo sair desse inferno.
hahahaha, 4 navegares com 20 abas abertas é para os fracos. Uso obsidiam e quero ver usar cerca de 50 janelas de navegador, com mais de 200 abas abertas, em 8 ou 10 áreas de trabalhos e passar mais de 2 anos sem reiniciar. Toda vez que compartilhava a tela, as pessoas esqueciam do que estavam interessadas para falar do meus desktops com zilhões de ícones e um caminhão de programas abertos. Seu problema é usar windows e ter pouca memoria ram kkkkk
Pra transcrição eu to fazendo um processo manual, ta ai um plugin da comunidade que seria top desenvolver. Coloca link e le transcreve e resume. Vou fazer um short mostrando como q to fazendo hj.
@@lucas_badicoA IA atualmente segue apenas os comandos dados por humanos, porém no futuro já chegar ao ponto que ela vai começar a tomar suas próprias decisões.
"Iniciante na Programação? Aprenda da maneira CERTA com o Obsidian". A intenção foi ótima, mas no final virou tutorial hell tbm. Terminei o vídeo sem saber a forma certa de aprender com o Obsidian, kkkkkkkkkk. Mas eu concordo que a gente tem que aplicar na prática o quê tá aprendendo, e isso vale pra praticamente qualquer área prática. Ainda tô curioso de saber a utilidade de ter um monte de nota conectada de maneira não estruturada. Como isso contribuiria no aprendizado? É uma pergunta de verdade, não uma crítica. Uso muito o Notion, principalmente pela praticidade de ser multiplataforma, online e ter a feature de bancos de dados. Poder relacionar os bancos faz com que eu consiga de maneira estruturada conectar o meu conteúdo. Aí veio a minha dúvida: como faz isso no Obsidian?
falou e falou e não falou nada... ferramentas de anotação são quase tudo a mesma coisa... ferramentas como o obsidian com essa abordagem "linking you thinking" muitas vezes mais atrapalha do que ajuda
Po, obrigado pelo comentario, mas eu discordo muito. Não se eu falei algo, conteúdo é assim mesmo, as vezes faremos sentido pra uns, as vezes não faremos. Mas do fundo do coração a minha vida ta muito mais facil depois q comecei a usar o obsidian. Outra vez, obrigado pelo comentário, depois ve os outros videos, quem sabe façam mais sentido que esse.
@@lucas_badico falo do ponto de vista de alguém que já tentou usar obsidian e logseq, ficava nessa pira de montar um sistema perfeito e só perdi tempo kkkk Hj to usando o trilium notes auto hospedado e tô leve por não ter toda a pirotecnia do obsidian.... mas sei lá, isso sou eu.... Vou ver seus outros videos sobre, vlw
Entendo perfeitamente! Acho q o segredo aqui é tipo hulk no primeiro vingadores. Aceitar q vai tá sempre com raiva, ou melhor, que vai ta imperfeito. E tá tudo bem. Eu mesmo ainda tô arrumando minha estrutura, e acho q nunca vou parar.
Então maninho, eu aprendo muita coisa por meio de vídeo aula. Mas a vídeo aula é só o primeiro passo ne? Sem por em prática não terminaremos o processo de aprender
Te responde com outra pergunta: Qual a diferença de uma aula online para uma presencial.?Ambas conseguem ensinar. Agora, se quer se aprofundar então tem que estudar mais.
@@AntonioCarlos-fy4zc eu diria que a presencial consegue cumprir mais etapas do processo de aprendizado de forma satisfatória. Na on-line, temos de nos esforçar muito mais e ter disciplina de não virarmos só zumbis de conteúdo
"Vai sair errado? Sim, vai sair errado. É esperado que saia errado, mas você vai aprender com seus erros". A frase que ganhou meu like
Boa maninho, errando que se aprende o caminho certo!
7:34 esse é um bom conselho, visto que muitas vezes ficamos presos em buscar mais conhecimento porque de modo inconsciente temos medo de errar e errar é culturalmente visto como algo ruim.
Porém, o erro é algo inevitável no processo de aprender. Você só fica bom errando e descobrindo como corrigir o que errou.
E ter essa consciência é muito importante.
Exatamente maninho. Vc pegou!!!
Existe uma sabedoria milenar, transmitida há muitos milênios, séculos e anos, e que sintetiza isso que você disse: "é fazendo merda que se aduba a vida".
Se você não se expõe ao uso, não erra, não tenta, você não aprende. Porque aprender é errar e corrigir.
E a mentalidade de aprendizado é importante, porque há uma diferença até emocional entre pensar "eu errei" e "fiz aqui e deu um resultado inesperado". Em 93.78% das vezes, é a segunda opção, ainda mais quando você está aprendendo algo.
Ótimo vídeo!
Caracas maninho! Que comentário top! Tô salvando no meu obsidian pra usar em futuros conteúdos.
Gostei mais do Lucas Pinguim haha! Mas o Lucas do passado tb está certo e oq disse sobre tutorial hell e começar antes mesmo de saber oq fazer, pra mim faz todo o sentido. Uso o Obsidian da maneira que funciona melhor para mim no momento presente e, se no futuro eu sentir necessidade de buscar algo novo, vou buscar isso. A demanda tem que vir antes da oferta, e não o contrário, como ocorre geralmente por quem passa pelo tutorial hell
Sabias palavras maninho! Exatamente isso.
6:52 Like dado, inscrito e segue a receita de bolo de chocolate:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma redonda de cerca de 20 cm de diâmetro.
Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o cacau em pó, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal.
Adicione o ovo, o leite, o óleo vegetal e o extrato de baunilha à mistura seca. Misture bem até ficar homogêneo.
Adicione a água quente à massa e misture até ficar bem incorporada.
Despeje a massa na forma preparada e nivele a superfície.
Asse no forno pré-aquecido por aproximadamente 30-35 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.
Retire do forno e deixe o bolo esfriar na forma por alguns minutos antes de transferi-lo para uma grade para esfriar completamente.
Depois de esfriar, você pode polvilhar com açúcar de confeiteiro ou cobrir com glacê, se desejar.
Parece muito bom!
@@lucas_badico já tô fazendo aqui kkkk
Show 👏
Vlwww maninho, da um olhada na sequência desse vídeo
Isso é incrível, pois passei pelo problema do tutorial hell com Go Lang, e isso real me deixou maluco e desmotivado com o aprender Go. Mas uma necessidade me ajudou a aprender a linguagem e eu fui na cara e na coragem construindo esse aprendizado, cometendo erros e acertos até que aprendi e criei o meu primeiro programinha em Go que realiza a atualização automatica do backend na maquina do cliente gerenciando até mesmo o docker se necessário, amei seu video Lucas!
Animal mano! Tutorial hell é real na nossa carreira. A saída sempre é sair fazendo.
Cara, vi muita gente falando sobre o obsidian e como usar do jeito "certo", concordo com você, acho que não existe um jeito certo, existe um jeito que serve pra você! Atualmente eu uso ele como se fosse um caderno de anotações, minhas primeiras anotações tbm foram sobre o próprio app, escrevi oq ele é e como os links funcionam, dps eu só fui criando minhas anotações e adequando conforme eu vi necessário.
Isso aí maninho!
Exato!
Então, está desfrutando do melhor do Obsidian. Baita ferramenta ... mas tem que aprender a utilizar, caso contrário, você acha uma porcaria.
Migrei do Evernote, para o Obsidian. Não me arrependo de nada!
Eu acho fantástico porque acho que é EXATAMENTE assim que o nosso cérebro apreende e gera criatividade.
Por exemplo: criamos para uma criança bem pequena uma nota: ÁGUA
A primeira nota, conhecimento dela é visual/sensitiva: água é molhada
Logo em seguida outras notas/ideias/conceitos vão sendo criados, sem ela nem perceber: é incolor, transparente, fresca, quente, mole, dura, etc. etc.
Com o tempo, mais RELAÇÕES/LINKS vão sendo criados: banho, receitas, sede, hidratação, praia, rio, chuva, etc. etc.
Sem nos darmos conta acabamos sendo produndo conhecededores da ÁGUA apenas porque ao longo de anos acumulamos pequenas notas/conhecimentos/ideias QUE FORAM AMADURECENDO e COMPLEMENTANDO outras notas, E VICE-VERSA!
E o mais interessante: sem decorar. É como se, em qualquer momento do nosso ato de pensar, se qualquer gatilho trouxer o termo ÁGUA à mente, tudo que diz respeito à ela ficasse em foco, mesmo que não precisemos PENSAR nisso o tempo todo.
Para mim esse processo se assemelha muito aos fogos de artifício do Reveillon. Cada explosão daquelas com bolhas com milhares de faíscas é mais um processo de pensamento que foi desencadeado... e eles vão se sucedendo, infinitamente. Esse é o processo de PENSAR.
Exatamente mano!
@Lucas Badico
Hahahahaha ... adorei a brincadeira.
Gosto mesmo é o do Lucas Badico!!!
Tava me enrolando ...mas apertei o botão de Inscrito!!!
Vamos nessa ... vou acompnhar tua jornada obsidiana! ❤
OOOOh se vc gostou desse, vc vai AMAR do proximo video de obsidian. Vamos ter um embate de Lucases hahaha vlw ai maninho!
Massa!!
Noiiis!!!
Gostei dos 2 lucas! Fica legal trazer os dois nas suas edições 🙃! Abração
Estou tentando haha precisa de muita energia pra ser o Lucas pinguim
Lucas do presente. 😅. Obrigado pelo conteúdo. No momento estou na fase do abre e usa para sair do zero.
Bom demais! so vai usando.
bom video
Vlw maninho!!!
bom demais cara, continue trazendo videos nessa pegada! mais um inscrito e com o sininho ligado
Pode deixar!! Agradeço muito!
Amigo, vc muito melhor de Pinguim, ficou mais jovem. Pode ajudar na sua comunicação com o publico desta faixa etária. Valeu! Boa Sorte nos seus projetos!
Vlwww maninho! vou trazer o pinguin mais vezes.
O video que eu precsava hoje , OBRIGADOOOOOO por me lembrar algo que eu já sabia mas não coloco em prática
Top demais meu velho! Bora pra cima, se precisar de ajuda, estamos aí
Cara, que vídeo incrível, meu amigo.
Eu fiz exatamente isso com a ferramenta "Heptabase": simplesmente vi alguém falar sobre ela e comecei a usar.
Já estou a uma semana utilizando todos os dias.
Agora, vou em busca de mais conhecimento e sugestões de uso sobre a ferramenta.
Quanto à programação, vou começar agora.
Quero focar bastante no universo das integrações por API.
Acredito que o meu foco escolhido, API, já me dá uma boa direção sobre o que pesquisar para estudar, correto?
Mas, se tiver alguma dica ou experiência para compartilhar, fique à vontade, amigo. Abraços.
Animal maninho, tenho ouvido falar desse heptabase tbm, depois vou investigar. Sobre APIs e integrações eu diria que vc precisa escolher uma linguagem tbm, pq não vai adiantar vc estudar integração de api em Java, se vc vai acabar usando javascript. Mas já adianto, ter o objetivo em mente é um ótimo primeiro passo.
Anteriormente, experimentei essa ferramenta, porém, naquela ocasião, não consegui reconhecer seus benefícios. Parabéns pelo conteúdo e pela sugestão de aprimoramento!
Atualmente, optei por utilizar a ferramenta nativa do macOS para notas.
Lucas do Futuro!
😂😂😂 eu acho que eu assisti depois de um dia puxado e viajei no lucas do futuro e do passado. Mas eu vou maratonar os videos. Cheers!
Hahah animal maninho! Esse foi o primeiro da nova leva, q bom que curtiu!
Adoreeei
Aaah vlw!😊
Futuro
É nois!
Queria saber qual video é que ele comenta que assistiu falando de o Obsidian vai mudar como aprendemos. Alguem sabe?
OPa, deixa buscar o link aqui.
th-cam.com/video/QXIa0NAycGo/w-d-xo.html
ta ai maninho.
Eu comecei a usar o obsidian também, quais videos você recomenda para aprender a usar ele? Ou quais vc viu tb e achou bom?
Video, conteudo, qlqr coisa assim
Eu tenho a lista aqui comigo, no meu obsidian. Mas basicamente são 2 tipos de vídeos, os q explicam os métodos e filosofia e os q aplicam algum método ou que explicam algum plugin. Pensando em como posso disponibilizar isso…
O Lucas da toquinha de pinguim é mais fofinho hahahahahaha
Quero uma toduinha de ponguim também. kkk Obrigado pelo video. eu realmente sinto que fico muito paralisado justamente para começar as coisas
Opa maninho que bom que o vídeo te abriu os olhos!
Aprende o excalidraw e a fazer scripts para ele, vai dar um boom na sua cabeça, Também tira o pinguim da cabeça e põe no computador
Da uma olhada no vídeo dessa segunda, falo exatamente sobre o excalidraw. Agora scripts, de que scripts tamo falando? Excalidraw em si ou no obsidian?
@@lucas_badico O Excalidraw no Obsidian, afinal de contas a gente quer manter o controle e privacidade nas nossas anotações. Depois que a gente vence a preguiça de assistir os tutoriais do Zolt fica mais fácil, por que o objetivo dele foi unir as mais diversas técnicas de organização e memorização mental em uma lugar só ferramenta. Experimente fazer mapas mentais, palácio da memória ou seu método pessoal, tudo é possível arrastando e soltando, copiando e colando, tudo interligado com o obsidian e modificar o que já tem. O Excalibrain, semelhante ao The Brain, abrem outras facilidades. Considere o Hidefolder para esconder a pasta padrão do excalidraw e também a pasta de anexos que provavelmente você definiu em Arquivos & Links
@@lucas_badico Vou olhar seus outros videos assim que sobrar um tempo.
Estou estudando Animal Flow para compensar os anos na frente do computador :/
Lucas do futuro, 100%
Lucas do futuro :D
Obsidian é o novo org-mode (Emacs)
Esse eu não conheço.
@@lucas_badico Já é antigo, Org-mode é provavelmente o mais completo organizador de todos os tempos, infelizmente é muito complexo, funciona dentro do Emacs, existe um plug-in com as características do Obsidian de nome "org-roam".
Para Android existem principalmente 2 leitores de ficheiros .org, o Orgzly e o Logseq
Achei sua explicação muito boa, acho que tu poderia fazer um vídeo sobre o Tutorial hell e como escapar dele, to nessa já faz tempo e não consigo sair desse inferno.
Maninho, um bom tema. Vou anotar e volto com esse video em breve.
Dev🐧programa numa fria❄️, dev🦆faz tudo de um pouco,mas😂😂😂
Fullstack é o Pato??😂😂😂
Haha o junior fullstack com certeza é um pato. Um fullstack sênior é um cisne.
eu também tenho um milhao de abas abertas e foi uma das primeiras coisas que eu vi que o obsidian poderia me ajudar........
É tão bom fechar aba sem dor no coração…
É o Badico!!!!!!
noooiiis
hahahaha, 4 navegares com 20 abas abertas é para os fracos. Uso obsidiam e quero ver usar cerca de 50 janelas de navegador, com mais de 200 abas abertas, em 8 ou 10 áreas de trabalhos e passar mais de 2 anos sem reiniciar. Toda vez que compartilhava a tela, as pessoas esqueciam do que estavam interessadas para falar do meus desktops com zilhões de ícones e um caminhão de programas abertos. Seu problema é usar windows e ter pouca memoria ram kkkkk
Vc falou de jogar link do yt no Obsidian, vc só salva os links la, ou usa algum plugin pra fazer algo a mais, tipo transcript de alguma parte sla?
Pra transcrição eu to fazendo um processo manual, ta ai um plugin da comunidade que seria top desenvolver. Coloca link e le transcreve e resume. Vou fazer um short mostrando como q to fazendo hj.
@@lucas_badico beleza, estou no aguardo do short
Lucas do futuro tem mais estilo, hehe
Eu instalei mas eu não sei usar o obsidian :(
Po, vou fazer um short com o basico de como iniciar.
Resumo da IA nas próximas décadas:
9:46 Atualmente
9:51 Próxima décadas
não entendi haha
@@lucas_badicoA IA atualmente segue apenas os comandos dados por humanos, porém no futuro já chegar ao ponto que ela vai começar a tomar suas próprias decisões.
@@devdofuturo hum… vou rever os trechos pra tentar entender a relação 🤣 mas entendi seu take
@@lucas_badicovai levar 10 anos aprendendo o que a IA já faz, e que vai ser obsoleto em 2 anos
@@Mauricio-Lucas vcs não entendem o q ia faz…
Lucas touca de pinguim
Haha preciso tirar a touca da estante e usar mais nos vídeos!
Já tentei deu ruim.
O obsidian deu ruim? Explica isso maninho
"Iniciante na Programação? Aprenda da maneira CERTA com o Obsidian". A intenção foi ótima, mas no final virou tutorial hell tbm. Terminei o vídeo sem saber a forma certa de aprender com o Obsidian, kkkkkkkkkk. Mas eu concordo que a gente tem que aplicar na prática o quê tá aprendendo, e isso vale pra praticamente qualquer área prática. Ainda tô curioso de saber a utilidade de ter um monte de nota conectada de maneira não estruturada. Como isso contribuiria no aprendizado? É uma pergunta de verdade, não uma crítica. Uso muito o Notion, principalmente pela praticidade de ser multiplataforma, online e ter a feature de bancos de dados. Poder relacionar os bancos faz com que eu consiga de maneira estruturada conectar o meu conteúdo. Aí veio a minha dúvida: como faz isso no Obsidian?
Abre o programa e cria a primeira nota, foi como fui fazendo haha. Mas vou fazer um vídeo explicando os primeiros passos.
@@lucas_badico saber pelo menos o seu use case pode dar uma luz no fim do túnel...😁
@@dcscla Podexa, já escrevi, acho q hoje eu gravo aí em breve trago aqui no canal.
Maninho, acabei de postar um vídeo com um norte inicial pra se usar o obsidian.
do futuro kkk
kkk
falou e falou e não falou nada... ferramentas de anotação são quase tudo a mesma coisa... ferramentas como o obsidian com essa abordagem "linking you thinking" muitas vezes mais atrapalha do que ajuda
Po, obrigado pelo comentario, mas eu discordo muito.
Não se eu falei algo, conteúdo é assim mesmo, as vezes faremos sentido pra uns, as vezes não faremos.
Mas do fundo do coração a minha vida ta muito mais facil depois q comecei a usar o obsidian.
Outra vez, obrigado pelo comentário, depois ve os outros videos, quem sabe façam mais sentido que esse.
@@lucas_badico falo do ponto de vista de alguém que já tentou usar obsidian e logseq, ficava nessa pira de montar um sistema perfeito e só perdi tempo kkkk Hj to usando o trilium notes auto hospedado e tô leve por não ter toda a pirotecnia do obsidian.... mas sei lá, isso sou eu.... Vou ver seus outros videos sobre, vlw
Entendo perfeitamente! Acho q o segredo aqui é tipo hulk no primeiro vingadores. Aceitar q vai tá sempre com raiva, ou melhor, que vai ta imperfeito. E tá tudo bem.
Eu mesmo ainda tô arrumando minha estrutura, e acho q nunca vou parar.
Maninho, acabei de postar um vídeo onde comento essa thread nossa.
@@lucas_badico já vi o vídeo, comentei lá... vlw
Mas quem aprende programação por vídeo? Pqp
Então maninho, eu aprendo muita coisa por meio de vídeo aula. Mas a vídeo aula é só o primeiro passo ne? Sem por em prática não terminaremos o processo de aprender
Eu aprendo por vídeo
Te responde com outra pergunta: Qual a diferença de uma aula online para uma presencial.?Ambas conseguem ensinar. Agora, se quer se aprofundar então tem que estudar mais.
@@AntonioCarlos-fy4zc eu diria que a presencial consegue cumprir mais etapas do processo de aprendizado de forma satisfatória.
Na on-line, temos de nos esforçar muito mais e ter disciplina de não virarmos só zumbis de conteúdo