Morei no Jaraguá, Brasilândia na minha época era um dos lugares mais perigosos de sp, se acha q onde vc mora ou onde eu morava nao tem gente q abraça esse discurso: Vou roubar pq sou pobre!! quanto mais eles falam isso é pior, ai junta com impunidade, desemprego e falta de educação, ai ja era. Esse cara é um pilantra que nao sabe oq e periferia e fala como se um dia ele foi pobre
Crime e pobre estão correlacionados mas não são motivo causal. As pessoas tem problema em entender que correlação nem sempre existe causalidades. A maioria que mora na favela é trabalhador, inclusive, mais de 97%
@Willian D'Silvanão , isso não é motivação. Falando isso você desmerece os catadores de latinha , pois eles passam por dificuldade e não optam pelo errado . Nome disso é escolha , são suas escolhas de definem seu caráter . Pessoas que optam por isso não possuem caráter .
Só q o bglh q tem q pensar é q mtos caras ricos q nunk sofreram e falam essas coisas nunca estiveram em uma situação onde o crime fosse a única saída, diferente de vc q diz q passou dificuldade e n entrou pra essa vida, mas cada um é cada um, o ngc é probabilidade, um cara pobre da periferia tem muito mais motivação pra entrar pro crime. Meritocracia chega a ser algo besta de tão errado, vc pode sim trabalhar e virar um medico, um engenheiro vindo de uma origem humilde mas o caminho para essa pessoa alcançar esse objetivo é infinitamente maior doq da pessoa que nasceu em berço de ouro ou que estudou em escola particular. MERITOCRACIA N EXISTE NO BRASIL.
Concordo. Só que tem que diferenciar CONSEQUÊNCIA de JUSTIFICATIVA. Normalmente quando alguém explica que os altos índices de criminalidade são CONSEQUÊNCIA da desigualdade, tem uns abestados que interpretam que a pessoa que fala isso tá JUSTIFICANDO a criminalidade.
@@FelipeFerrMelo Desigualdade não justifica criminalidade, pobreza e falta de educação sim. Mil vezes eu ser um pobre no Canadá do que um rico no Brasil, e sendo pobre no Brasil, o que eu mais quero é ser pobre no Canadá tb.
Eu cresci na favela com amigos a maioria das vezes em condições melhores que a minha e boa parte infelizmente acabou entrando para o tráfico. Por necessidade? Não. Pelo dinheiro fácil, por ter contato com aquilo diariamente, as "amizades" te puxando pra esse caminho. Nem sempre esse discurso de roubar por passar fome é válido. Pode não se aplicar a todos os casos. Mas é uma coisa para pensar.
Tem muita variável que pode levar a pessoa pra isso, as vezes eles não tinham uma família que nem a sua pra te orientar sobre, as vezes as relações de amizades não era igual as suas, as vezes o cara não teve internet pra descobrir que o mundo é bem maior igual você enfim tem muita coisa eu não acho que só por dinheiro fácil
@@hannahbeker9526 tem gente que realmente passa necessidade, e olhando toda a ostentação de gente medíocre que se acha melhor que muita gente, eles acabam indo pro caminho fácil. Vc acha que morar na favela te dá várias oportunidades? Tu cresce com 100 pessoas apontando o dedo na tua cara dizendo q você nunca vai ser nada na vida.
@@cind9383 eu sei eu também vivo em favela e vi que a maioria desses bandidos ao invés de melhorar a própria condição eles fica ostentando o dinheiro que eles tiram de outra pessoa que lutou pra conseguir acaba em 1 semana e depois os vagabundos vem com vitimização, e deixam a mãe que se fode de trabalhar desesperada.
Possível mas improvável. A pobreza, fome, falta de saneamento, saúde, educação e a mera política de encarceramento p lidar com a criminalidade só impelem mais e mais pessoas para a vida do crime e agravam a desigualdade social.
Hmmmm achei meio bosta esse teu ditado em Afinal tem gente de todas as classes na Cracolândia não é só pobre Tem gente do Leblon tem político médico engenheiro bailarino etc
Pobreza não justifica crime. Nasci e cresci na favela e isso só me trouxe vantagens, sem querer ter o que é do outro. Hoje, eu sei lidar com inúmeras situações e dou valor para tudo que tenho, que de fato foi difícil pra ter. Mas, o fato de ser difícil, só me tornou mais forte. Não existe exceção, existe quem não se esforça pra ter e ponto. Quem tava comigo e queria crescer, conseguiu. É óbvio que a dificuldade é maior (Principalmente pela educação de base), mas tratar isso como exceção é errado. Hoje, aprende quem quer.
Parabéns... mas sua realidade não reflete na realidade de um país de 240 milhões de pessoas. E nem em outros países que possuem a msm desigualdade e msm problema de criminalidade.
@@lucasleal22 Falo em quesito Brasil. Se esforce e atingirá seus objetivos. É simples! Se esperar depender de estado pra solução dos seus problemas, você ficará em ruínas. Só pra caráter de informação, ainda não temos 240 milhões de pessoas no Brasil.
@bremadin E nunca será imagino. O problema é a informação chegar pro favelado. Enquanto não houver um plano de educação básica bem estruturado e público, os números permanecerão assim. O fato é que crescer sendo favelado não é uma exceção, se o favelado quiser crescer legalmente e buscar isso, ele vai com toda certeza. Não adianta esperar as coisas boas acontecerem, tem que correr atrás e se esforçar. O problema é que nem todo mundo quer.
A escola particular compete com a pública, então conserteza ela terá um serviço melhor, porque assim as pessoas valorizam mais o trabalho deles e dão para eles dinheiro. Traduzindo: Não importa o quanto a escola pública evolua, as particulares sempre serão melhores
@@jefersongomeslima5777 se fosse assim as universidades públicas não seriam estupidamente melhores que as particulares. O problema aqui está em como administram essas escolas porque verba para transforma-las em escolas melhores tem.
@@zakgamer1643 No Brasil, universidades não públicas, acho que é impossível. Todas as melhores universidades do mundo são privadas, as 10 melhores são privadas www.google.com/amp/s/educacao.uol.com.br/noticias/2020/09/02/as-melhores-universidades-do-mundo-segundo-o-ranking-do-the.amp.htm E o engraçado é que todas as universidades estadunidense são pagas, e não existe nenhuma Universidade Federal, e 8 das 10 melhores universidades do mundo são estadunidenses
Ninguém ta justificando nao, ate pq os maiores criminosos aqui são ricos e bem formados. Ele está falando oq acontece na prática, e que insistir nesse discurso meritocrata é fechar os olhos pra realidade.
@@isis2585 já existe recursos suficientes de assistência para quem quer estudar e trabalhar. Fechar os olhos para isso, é negar a existência de gente que não presta.
Cara, eu trabalho na ponta, eu sei exatamente o esvaziamento das políticas públicas que fazem a diferença na vida de quem começa a corrida lá atras... Acho fácil o discurso da meritocracia, fácil chamar de burro, de incapaz, até a desnutrição impacta na capacidade cognitiva, negar isso é fechar os olhos pra desigualdade e os problemas que isso gera. Nao é questao de justificar, pela enésima vez, sao os fatos, do contrário o estado punitivista vai enxugar gelo e custar muito mais caro, gerando mais distorção. Encher a segurança pública e seus agentes de grana não resolve.
@Vinicius Abreu pq nem todo mundo sai ganhando, tem gente que não tem oportunidade baseada em mérito. Nem sempre quem tem algo a disponibilizar, como um empresário, vai dispor isso com base em ideais de mérito, merecimento. As vezes o cara baseia isso em só ver se é negro ou branco
NAO Castanhari, pobreza nao justifica crime! Ta cheio de rico criminoso e pobre honesto! Se por um lado a meritocracia prejudica pobres q nao tiveram professor bom, as cotas nao garantem q o pobre vai ta no nivel do rico... Pq no final da história o profissional/aluno sempre vai depender de si mesmo para ser alguém na vida... Ai acabamos voltando pra meritocracia e damos mais valor ao q correu mais atrás! (por isso sou contra essa vitimização absurda q só serve pra desestimular pessoas a correr atrás e acaba aumentando a desigualdade)
Vitimizando porra nenhuma. É preciso aumentar as oportunidades pra todos. As cotas estao ai justamente pra corrigir essas desigualdades e nao o contrario! Como vou serei um bom profissional se nem oportunidade e acesso à uma boa educaçao tenho? Vc tem acesso a todos os dados e informaçoes sobre as classes sociais. Ou vc ta sendo ignorante ou mal intensionado falando isso. Fui bolsista do PROUNI e fiz Engenharia Civil. Se nao fossem as cotas eu jamais teria condiçoes de pagar um curso de 1000,00 e ser engenheiro hoje.
Claro que justifica. Isso já é comprovado com estudos e analises. Nao é mera opiniao. Tem muito mais gente pobre cometendo pequenos furtos do que rica ne, meu amigo. E eh o sistema publico de ensino sucateado, a falta de oportunidade, entre outras coisas que estimulam os jovens da periferia irem pro mundo do crime. Ngm ta defendendo ou "justificando" bandido. Ta errado e ta na lei pra ser punido. Mas vc tem q entender que tudo tem um porquê. Julgar os outros do alto de nosso conforto é muito facil. Dificil é a realidade de ser pobre num país tao desigual.
@@erickvo18 serviço público e centralizado é uma porcaria, a escola deveria ser descentralizada e os políticos deveriam tirar a mão do bolso dos mais pobres para pelo menos pagar uma escola privada. A escola pública é tão merda, que é melhor estudar em casa sozinho, existem sites que ensinam melhor doq escolas públicas
Sobre o banheiro, uma vez o Silvio Santos indagou uma pessoa no auditório dizendo , “ vc realmente toma banho rápido pensando em economizar água?” Ela disse “claro “ , e ele riu ......
"N pode tratar a exceção pela regra" mas tratar a exceção do pobre que escolhe assaltar como regra, como se a pobreza justificasse e como se todo pobre tivesse o aval pra assaltar, aí pode, né?
@@proton6729 É meio difícil pq esses não são os crimes que lhes convém, da msma forma que é meio difícil encontrar um cara pobre que n teve oportunidade nenhuma na vida lavando dinheiro, comprando político e etc... rico não é santo por ter dinheiro e pobre não é marginal por ser pobre. Esses dias msmo houve aquele caso do político com 30 mil na cueca, ele n era nenhum coitadinho.
A dificuldade nao torna o cara ladrao, se voce acredita nisso , ta ofendendo um monte de pobre que trabalho todo dia Mesmo que a situaçao de estudo e oportunidade sejam realmente tristes
Cala boca seu bosta. Povo brasileiro rala de trabalhar pra ganhar uma miséria de salário e você vem falar que ninguém quer nada com nada? Deve ser um adolescente bundinha sustentado pelos pais.
Sobre a meritocracia existe muitas variáveis a se discutir, da forma que o Castanhari expõe é quase que as coisas tem que ser fáceis e sem esforço para todos. Óbvio que quem tem menos tem que ralar mais do que quem tem poder aquisitivo, mas também tem a questão do indivíduo ele quer ralar para conseguir melhorar a situação dele ou ele quer de mão beijada igual o Castanhari está dizendo que tem que ser para todos? Se o "primo" pobre conseguiu foi mérito e esforço e ponto, não é exceção e nem regra. Todos tem a capacidade de correr atrás, mas nem todos querem.
Vc deve morar em algum condômino, ou não quer enxergar as coisas. Explica meritocracia pra um garoto de 16 anos, que parou de estudar para trabalhar, pq não tem pai e a mãe não ganha o suficiente. Explique meritocracia pra uma criança que vive de lixão, não tem casa, não tem comida. Eai, de vez em nunca, vc vê na tv. Morador de rua, morador de comunidade, etc... consegue entrar na faculdade e vc realmente acredita que ele não seja uma exceção? Me poupe ne.
@@jeanlucas249 Acho que o senhor não entendeu, o que ele quis dizer é que todos podem alcançar seus objetivos, a diferença é que pros pobres é muito mais difícil. Só isso. Espero que tenha interpretado o texto de forma completa e lhe explicado bem.
@@WeAreAllMonkeys2434 eu entendi, acho que vc me interpretou errado. Estou fazendo o contraponto ao garoto acima, disse que um pobre na faculdade não é exceção.
Meu professor de história do 9° (da segunda vez que fiz o 9° kk) era literalmente isso do muleque que o Castanhari falou, uma vez ele LITERALMENTE soltou um "se não se comportarem vou passar matéria"...
Impressionante como o Castanhari relaciona pobreza com crime, parece até uma forma oculta de preconceito... Porque quem vive em bairro humilde, numa vizinhança mais periférica, percebe que tem muito pobre que é trabalhador e honesto, que não recorre pra o crime, faz o dele, e muitas vezes perde pra vagabundo. Aliás, enquanto tiver gente tentando crescer na vida honestamente, nada vai justificar você roubar pra ter o que o outro tem.
Ele tem cérebro de uma minhoca. Na época que ele ficou famoso com seus conteúdos, fizeram vários vídeos analisando os conteúdos que ele fazia, e pasme, mais de 90% era apenas colocando vídeos de terceiros, ou seja, a cada 10 minutos de vídeo, apenas 1 minuto era autoria dele falando alguma coisa. Em síntese, nem capacidade criativa esse cara tem.
O cara cita Silvio Santos que ja foi Camelo e ao mesmo tempo fala que meritocracia não funciona. Kkkkkkkkkkkkk "Voce não pode pegar a exceção e pipi" Mas esse cara que foi 1 em 1000, esse cara, ele é o cara que mereceu chegar onde chegou. É esse cara que define meritocracia, não o playboy rico.
@Victor Hugo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,o cara se fode a vida pra constriur algo e quando ele consegue as pessoas vem com essa de só conseguiu pq é de familai rica
@@matteussilva1758 Existe fatores para a meritocracia funcionar. Mas ela funciona na intenert, que dizer, quem trabalha mais, quem faz conteúdos melhores, quem sabe como atrair inscritos e fãs ganham mais, na intenert não têm interferência econômica estatal, tudo é a base da competitividade. Esse é o buraco, o buraco é a intervenção do estado
Se você estiver em um caso extremo,onde você não enxerga outra solução a não ser roubar para alimentar sua família,você merece ser encarcerado(preso)ou até ser MORTO por isso ?
"A diferença social gera essa criminalidade" Entendi... Então pq eles roubam e matam pessoas que moram no msm bairro e que tem a mesma vida social e financeira que a deles?
@@kronfreitas5563 Ha mano, a realidade é que FELIPE NETO, CASTANHARI e outros TH-camrs metido a "sabetudista", fazem parte de uma burguesia a esquerda, que gostam de falar com a BOCA CHEIA quando o assunto é compartilhar dinheiro alheio, mas ainda assim, é fato que essa turma tem limite. Essa turma só pode ser levada a sério,quando DEMOCRATIZAR o PRÓPRIO RENDIMEMTO, caso contrário, é só ouvir e responder um "aham" com a cabeça, pra ver se acaba logo de falar besteira!!!
Só doar não adianta. Pode parecer estranho mas até em doar vc tem q pensar como investimento. Se vc doa em um lugar q não ta aproveitando bem o dinheiro, é investimento jogado fora. E é óbvio q eles doam. Mas, se vc quer estabilidade econômica e ja ganha bem, o máximo q deve doar é 50% (gaules doa 50% por exemplo). Porem, em épocas de investimentos pesados, é normal diminuir sua doação
@@minelandy Se eles doam, doam quanto? Pra onde? Cara pra doa e ajudar a sociedade organização séria é ue não falta. Essa história de doar como investimento, parece mais justificativa pra segura a fortuna!
ne mano, so citando aqui ja vem quase todos os jogadores de futebol, quase todos os comediantes standup, centenas de cantores e estou apenas citando alguns, mas muitos empresarios tbm n nasceram ricos, tipo o Elln Musk ou donos da google etc
@@systemcheater9071 Ellon* Musk é filho de uma modelo e de um cara com dinheiro então ele nunca foi pobre e no início de sua empresa fez um investimento de 9 milhões de dólares então falar que ele mereceu é complicado não que ele n tenha trabalhado pra isso e tal mas falar q foi só mérito dele é mentira.
Maluco fala "você não pode tratar a exceção como regra" depois de falar da exceção de moradores da favela que são criminosos "por causa da diferença social". Mlk se auto refuta e ainda pagam pau pra ele
Sksksksksksksks, quando ele fala disso, ele quer dizer quando pegamos casos específicos, tipo: "ah, meu pai era pobre, passou fome e nunca roubou um pão." Ele estava falando nesse contexto, e ele está completamente certo, nunca devemos usar e excessão como regra
Mas cara, me responde uma coisa. Só uma dúvida na moral, não tô dizendo que ser pobre é sinônimo de ser criminoso (até porque eu sou pobre), mas me responde. Se não existe absolutamente NENHUMA relação entre pobreza generalizada em uma região e a alta taxa de criminalidade então por que quando eu pesquiso sobre os bairros mais nobres do RJ (Leblon, Ipanema, Gaia, Copa Cabana, etc) quase não vejo nada de crime, agora se eu pesquiso os bairros mais pobres e miseráveis (como o Complexo do Alemão) praticamente só se vê matéria de roubo, crime, assalto, tiroteio, intervenção policial, gente sendo esquartejada, etc? Se não existe questão econômica na relação da criminalidade por que países super desenvolvidos como Japão, França, Alemanha, Noruega, Canadá, Nova Zelândia, etc, são tão seguros e com taxas de criminalidade tão baixas, enquanto países muito mais pobres e subdesenvolvidos como Haiti, Nigéria, Somália, Sudão, Síria, Rep. Dem. do Congo, Papua Nova Guiné, etc, possuem taxas de criminalidade altíssimas, violência, instabilidade política, violações de direitos humanos e (às vezes) até guerras civis? Em nenhum momento eu estou dizendo que os fins justificam os meios (ser criminoso é imoral e ser pobre nunca foi (nem nunca será) uma desculpa para se tornar um), só estou dizendo que claramente há alguma relação entre a renda média de uma região e a criminalidade presente nela. Você NUNCA vai ver assaltos e contrabandos no Leblon na mesma proporção que vê no Complexo do Alemão, você NUNCA verá uma guerra civil tão violenta, roubos, destruições de propriedades, arrastões e tantos horrores que estão nesse momento acontecendo na Somália ocorrendo na mesma proporção na Noruega, porque a diferença na condição financeira desses países e regiões permite a população desses países capacidades de crescimento pessoas sendo o extremo oposto uma da outra e, como tal, as das regiões mais pobre sofrem MUITO mais para ter o básico para sobreviver e, sem esperanças de ter um resultado através da vida honesta, acabam tendo que (infelizmente) aderir a vida desonesta por falta de possibilidade, situação extrema de decisão essa que as pessoas de países e regiões mais ricas, com condições financeiras e acesso a meios de crescimento por vida honesta (no geral) NUNCA terão que passar. Entende agora essa relação?
Quando se tem caráter não importa de onde veio ou em que circunstância foi criado, você se fode todo de trabalhar, de correr atrás das suas paradas, mas não comete um crime.
Eu acho que meritocracia é um bagulho de níveis tá ligado, todo mundo pode conseguir mas a luta de uns vai ser extremamente mais desgastante que os outros
exatamente por isso que não funciona, se teu caminho é muito mais dificil q outro pra um mesmo objetivo, ele NÃO teve mais MERITO que você por passar e vc não
Não tem nada a ver com meritocracia não, isso é diferença social, o que é normal em uma sociedade, no Brasil isso é pior, meritocracia é conquistar algo por mérito, não é dar a mesma condição para todos, para a pessoa que vem debaixo ela consegue sim conquistar tudo aquilo que outra pessoa de outra classe social consegue, ela vai ter muito mais dificuldade, e vai ser extremamente difícil mas é possível, mais improvável, mas possível
Exato ,cara ainda usou exemplo do Silvio santos q vendia bilhetes de loteria e canetas no trem, as pessoas confundem meritocracia com apenas ficar rico
apenas o acaso,então pra q reclamar deixem todos os pobres de braços cruzados sem fazer nada para melhorar suas vidas apenas dizendo "q má sorte q eu tive"
Estudei em escola publica e particular, eu sou prova viva e vi pessoas de escolas publica melhor do quê particular e vice e versa, o que eu tenho de opinião é; educação vem 10% do cromossomo, 80% dos seus pais ou do meio que vc convive até os 7 anos, 60% dos seus pais ou meio que vc convive até os 14 anos e 20% dos seus pais ou do meio que vc convive até os seus 21 anos. Dentro de uma casa existe pais com educação boa e ruim, dentro de uma boa escola, existem amizades boas e ruins e assim para qualquer exemplo.
Cara, realmente tem muita gente que não tem condições e acaba saindo atrás, isso é fato, mas se não existisse mérito, meu pai que veio de família pobre, não estaria hoje em uma classe maior que muitos riquinhos play boy, ele estudava em escola pública, conseguiu entrar na UFSCAR, e com muita dedicação se formou. Ele fez agronomia, e logo depois de se formar já foi trabalhar na Parmalat, e depois de alguns anos formou sua empresa que o mantém até hoje, então eu levo a história do meu pai como inspiração pra mim ser alguém na vida e pra esses monte de vagabundo que fala que não tem condição parar de reclamar e ir estudar
Sim é verdade, elon musk se tornou o homem mais rico do mundo mesmo depois de steve joobs que criou o iphone, mas quantos caras fizeram isso? Chegaram no patamar dele? Quase ngm, pq é uma exceção ou vc acha que vai surgir um novo elon musk nos próximos 5 anos? É quase impossível, e exceções tem milhares por ai
@@thaisalves2503 temos que acreditar sim que é possível, mas tbm reconhecer que nem todos conseguiram isso por meritocracia, se fosse assim todo engenheiros que sairam das faculdades nao seriam uber atualmente.
@@Pindamonhangaba1612O Elon Musk sempre foi rico, a mãe dele era modelo, o pai era advogado e dono de uma parte de uma mina de esmeraldas... Isso já mostra que além de tudo exploravam a mão de obra no continente africano, devido a exploração feita pelos países europeus, escravidão, etc. Ele partiu na frente, teve condições de estudar, teve uma vida mais tranquila por não ter que se preocupar com os problemas de uma pessoa com menos dinheiro. Meritocracia não existe, exceção não é regra!
Eu já estudei sobre o assunto e não existe correlação entre pobresa e criminalidade. Agora na questão da meritocracia eu realmente concordo, á um abismo gigantesco entre o ensino público e o privado. Participei de um cursinho popular, e tive o privilegio de ter aula de português com um professor que dava aula no colégio porto seguro, ele dizia que os alunos desde a quinta serie são preparados pra passar na Fuvest, além de os pais desses alunos pagarem professor particular e cursinhos de elite como o da Poliedro. Simplesmente é quase impossível competir com um cara desses pra uma vaga de medicina ou direito na USP. Eu, assim como a grande maioria das pessoas que são da periferia, além de ter estudado numa péssima escola, nunca consegui focar 100% nos estudos, porque sempre precisei trabalhar pra ajudar a por comida na mesa de casa, eu consegui passar em uma boa instituição (UFRJ) depois de 3 longos anos, mas sei que sou exceção a regra. A meritocracia não existe
Ter as mesmas oportunidades é igualdade. Meritocracia é vc crescer na vida por mérito próprio, e se vc me disser que isso não existe é pq vc nao conhece o mundo. É óbvio q o mundo não é igual e é óbvio que meritocracia não é a regra. Mas entre uma coisa ser a regra e não existir a um abismo gigantesco de diferença. E falar isso é muita desonestidade e tudo para apoiar um discursinho que vc gosta.
@@Henrique81650 o cara literalmente falou isso, não é regra, mas estão levantando um discurso de que é regra. E além de tudo, só existe meritocraia de verdade com o máximo de igualdade
@@Henrique81650 entendo o seu ponto de vista, mas como você faz dois indivíduos concorrerem para uma mesma coisa (por exemplo um vestibular) se a base de um tem um abismo gigante de deficiência de ensino do quê o outro? Para que a meritocracia sempre ocorra de forma justa, é preciso que pelo menos sejam as mesmas condições de ensino (se for o caso de concorrer a bolsa), e isso é uma coisa que não tem em muitas escolas, como é o de alunos de escolas publicas ficarem muito mais atrasados em questão de conteúdo, do que alunos de escolas particulares. Isso seria o mesmo que você fazer uma competição, mas já colocar de inicio um corredor 10 metros a frente do outro, isso não seria meritocracia.
@Zilean como assim medir mérito cara? A vida não é uma competição, pelo menos não pra mim, não importa quem merece mais. Meritocracia por definição é vc conseguir conquistar as coisas por mérito próprio. E nós vivemos um modelo onde isso existe sim. Vc pode muito bem viver na favela e crescer na vida, ficar rico, milionário até, e tudo isso por mérito próprio. Não, não temos as mesmas oportunidades, ninguém tem e nunca vai ter, é impossível. Não, a vida não é justa. Mas na minha opinião todos partimos do mesmo ponto, só que devido a alguns, pais, avós e famílias no geral estarem correndo a muito mais tempo, algumas crianças começam de um ponto mais longe. É só pensar bem, a grande maioria da população tem muito mais oportunidades do que seus pais, logo, vcs estão partindo de um ponto mais a frente do que seus pais.
meritocracia nao significa que é mais rico quem merece mais, meritocracia é premiar um individuo caso ele apresente algum produto ou serviço para sociedade. Contraditorio a ideia de marx, onde ele acreditava que o valor de um produto esta ligado a quantidade de trabalho colocada nele.
O problema do Castanhari, é que ele é muito extremista nessa questão. Não existe meritocracia pura. Vc sempre começa de um ponto. Sou branco e favelado. Moro numa daa piores favelas do Rio. Mas não tenho faculdade, pq simplesmente não busquei ter. Muitos conhecidos e amigos meus, também favelados já estão formados. Meritocracia existe sim.
@@RenanBaltar11 Exato. Uns tem dificuldades muito maiores, outros tem dificuldades bem menores. Mas em grande parte das vezes, é possível sim melhorarmos nosso quadro. Nossa situação.
Sabe por que existe a "exceção", por que existe a vontade de vencer. Vim de origem humilde, meus pais nem sequer completaram a 4ª série e isso não me impediu de pegar os livros, as apostilas e sair por aí fazendo questões de Matemática, Física etc. Formei em Matemática pela UERJ e Engenharia de Produção pelo CEFET/RJ, além de passar no concurso da Petrobras. Não quero me vangloriar. Mas, quero mostrar que a vontade supera qualquer obstáculo. Se você tem disposição para ficar finais de semana inteiro estudando, você vai vencer. Mas, se ficar reclamando da vida, você vai perder.
@Victor Hugo Filosófico, mas ver o castanhari falar mal da meritocracia e depois reclamar por não ganhar o suficiente nas suas super produções e tentar desmontrar que merecia mais, só mostra que o hipócrita e o ignorante é o castanhari. Uma fala com nada de novidade para quem não conhece o castanhari. Eu me pergunto como foi que o castanhari chegou nesse estágio, foi por meritocracia ou sortecracia? Será que ele merece tudo isso?
@Victor Hugo Entendi mas pelo termo a meritocracia devia ser que uma pessoa que fizesse muito tinha a maior chance de se dá bem. Mas usuparam esse termo e compararam com a sorte, e usaram para diminuir a ideologia política onde tudo seria a base do esforço e competitividade. Sei que muitos são ricos pela sorte mas pela base do merecimento, uma pessoa que se esforça mais merecia mais que uma que se esforça menos. Então esses ricos não mereciam tanto. E se eu dizer que uma pessoa que está numa condição precária merece o mesmo que outra rica que se esforça o mesmo, eu estou por uma parte defendendo a meritocracia. E sempre os pobres uma hora terão acesso ao quê os ricos têm, por exemplo cada vez mais as coisas estão ficando cada vez mais baratas e cada vez melhores e eficientes. Assim educação de qualidade, curso de inglês, Universidade particular e uma série de benefícios chegariam aos pobres, pois eles são a maior parte da postulação e menospreza-los seria peder lucro. Por isso temos celulares, intenert, e motos e carros, por que na quantidade fazer produtos acessíveis para os pobres traz mais lucro. Mas infelizmente sempre existirão pobres, tenho certeza que um dia todos serão milionários e ficarão tristes porque só têm um helicóptero e não têm uma nave espacial, e têm uma saúde alta que não é tão boa quanto a imortabilidade biológica, e que ficam com raiva por não ter os trilhões que alguns têm, e que ficam reclamando de o estado não distribuir milhões para os que ganham a mísera quantidade de 100 mil por mês. Não vê algo nesse discurso, agora veja o mundo com carros acessíveis, comida farta, e intenert e educação digital, e compare aos EUA de 1800 onde as pessoas só tinham dinheiro para comprar uma roupa, e riqueza era ter um sapato. Um dia tudo que os ricos têm será acessível para os pobres, pois eles merecem por ser maioria
@Victor Hugo Sim mas não seria mais fácil da liberdade econômica como abaixar imposto, que se desmontra mais eficaz. Por exemplo a maioria dos melhores países estão lá encima no nível de liberdade econômica:exame.com/mundo/os-paises-mais-e-menos-desenvolvidos-do-mundo-em-2019/ A Suíça têm uma liberdade econômica absurda e já está passando a Noruega. E a Noroega têm vantagem pois têm 320mil dólares de petróleo para gastar para cada pessoa, enquanto o Brasil só têm 5mil. E aliás Noruega é um país com grande liberdade econômica, pois como tem muito petróleo lá, não precisa pesar no imposto no resto. E desses países a maioria é liberal e não divide dinheiro, só deixa a mão mágica de Andam Smith rolar. A Suécia que cobra altos impostos e redistribui já perdeu para outros que focam na liberdade econômica para o crescimento do PIB e acabam indo lá para cima o IDH como consequência. E aliás Venezuela está aí para mostrar que tomar o controle de produtos primários e distribuir o lucro para uma alta população não dá muito certo não
@Victor Hugo Se você dê liberdade econômica aumenta o poder de compra, a pessoa trabalha no Brasil mais de 150 dias para pagar imposto. E sim, empiricamente todos os estados que aplicaram práticas liberais tiveram um alto crescimento, econômico e social, uns mais outros menos, por exemplo 8 dos 10 países com melhores IDH praticaram ou praticam o Liberalismo. E na crise do Liberalismo têm deflação, na crise do keynesianismo têm inflação, qual é o melhor para o pobre? O abaixamento de preços, ou o aumento de preços?
Acho engraçado como esse pessoal playboyzinho, estilo Castanhari, acha que o pessoal na favela come terra e passa fome, que todo mundo é bandido, meio que tentando justificar também o fato do cara entrar pro crime. São os mesmos que se referem à África como se fosse um país, falando do continente como se houvesse apenas desgraça e fome. Não conhecem de porra nenhuma, vem com esse discurso mastigado, repetitivo. Acham que se entrar na favela, vão tomar um tiro. Na favela é cheia de gente que trabalha e corre atrás das coisas. Falta, sim, oportunidade pra todos, isso deve ser mudado, mas esse discursinho que está morrendo de dó dos pobres, enquanto está sentado numa pilha de dinheiro acumulada é uma demagogia absurda. Sua revolta é falsa, brother. Se está com tanta raiva assim da desigualdade, doe parte da sua fortuna, pelo menos.
Broder realmente nada justifica os mano entrar pro crime, mas um dos principais fatores da sociedade é que o indivíduo é moldado pelo ambiente em que ele vive, ai se pega os mlk de 12-13 anos que ta formando a mentalidade agora, e vamo supor que ele sei lá, adquiriu um interesse por estudar e querer se dar bem na vida, o mlk entra na sala de aula e vê uns mlk badernando, as mina conversando sem prestar atenção, todo dia uma puta sujeira, caderno jogado, livro sem capa, professor ausente ou nem mesmo professor pra determinada matéria, escola que n tem instrumento de aprendizagem, professor público que recebe mal pra krl e ainda tem que aguentar os alunos que n dão atenção pq n tiveram incentivo pra isso, tudo isso aglomera e torna o ambiente uma bosta pra qualquer um, qq acontece com os mlk que quer estudar num ambiente desses? desanima total. Isso sem contar os outros fatores como problema financeiro dos país e etc. Ai a mesma pessoa se depara com uns mlk ganhando mais que o pai e a mãe dele todo mês pra ficar parado vendendo droga pra burguês e viciado da própria favela. Concordo com tu que a galera corre atrás, mas isso quem já superou todos esses obstáculos ai e ainda conseguiu aturar gente arrogante com mais dinheiro falando merda pra ela tlgd. Eu mesmo sou de condomínio e sinto repúdio por isso de várias formas, n pq eu to no meio mas pq eu entendo o quanto q se tem que ralar pra chegar aonde mlk que nasceu em lugar bom já tinha lugar reservado
Dois exemplos na frente do cara e ele vem me falar que o criminoso é criminoso por causa do abismo social. E nesse caso não vem dizer que são exceção não, pq a maioria do povo brasileiro pobre é trabalhador.
"Essa desigualdade gera o que? O cara vê que os outros tem e ele não, ele vai fazer o que?" tudo menos roubar caralho, 99,9% da favela são pessoas honestas, que olham pra as injustiças do mundo e mesmo assim não arrega p criminalidade, esse mano ai ta falando merda, se é bandido é pq é má pessoa.
@@nulo4813 vc quer mesmo reduzir um país que tem melhor educação, melhor idh, mais liberdade econômica, população menor, industrializado mais cedo, melhor Saúde, e etc, a "não pow esse país aqui é menos desigual e tem menos crimes" cê ta tirando né mano? Vc tá reduzindo a um único fator? O seu argumento que não se sustenta.
Sabe oq é o foda que ninguém fala ? O cara faz 2 anos de cursinho para fazer faculdade de graça bancada pelo governo aí o pobre fudido que estudou no ensino público tira nota baixa e tem que pagar a faculdade aí como fica ?
@@pedroferreira5122 Impunidade. Se o crime acontecer na Suíça, é quase certeza que vão ser pegos, sem contar a diferença no tamanho da população. Agora nas favelas do Rio, bandidos e traficantes fazem o que querem, pois eles sabem que não vão ser punidos.
@@davisongabriel7819 Em qualquer lugar do mundo quando acontece um crime barbaro na cidade o primeiro lugar onde a policia vai procurar é nos bairros mais pobres e isso nao é por acaso.A pobreza nao é justificativa mas chama pro crime sim
@@pedroferreira5122 Pode até chamar, mas não é o principal motivo. Em Nova York, estava sendo desenvolvido uma teoria para descobrir o motivo da criminalidade e pra isso foram colocados um carro em um bairro pobre e o mesmo carro em um bairro rico. Na primeira semana, o carro no bairro pobre já não tinha mais peças, o carro no bairro rico estava intacto. Em um primeiro momento, os realizadores achavam que a pobreza era o motivo, porém, isso um deles achou que era muito simplista. Então resolveu fazer um teste no bairro rico, ele quebrou a janela do carro. Na semana seguinte eles voltaram pro bairro rico e o carro estava sem peças, assim como o do bairro pobre. Qual foi a conclusão que os pesquisadores chegaram? Que quando, algo é quebrado e não é consertado, ele está dizendo que não se importa com aquilo, o que faz com que as pessoas continuem a quebrar, pois se o dono não se importa ela pode continuar a fazer. Outra forma foi em um bairro comercial, os pesquisadores estavam querendo saber porque as pessoas quebravam as janelas. E ele repararam que quando se quebrava uma janela e o dono não consertava, nos próximos dias as janelas próximas daquelas seriam quebradas também e se aquelas janelas não fossem consertadas, mais janelas seriam quebradas. E por que isso acontece? Porque quando o dono que teve a primeira janela quebrada ao consertava ela rápido, ele estava passando a mensagem que não se importava e isso faz com que as pessoas tomem coragem para quebrar. O nome dessa teoria é a Teoria da Janela Quebrada e diz que quando não se pune pequenos erros ou pequenos crimes, essas pessoas vão aumentando o nível do crime delas, pois estão impunes mesmo cometendo apenas pequenos crimes, como pequenos furtos, não seguir uma fila, pular catracas, etc. Resumindo tudo: o principal motivo para a criminalidade é a impunidade e não a pobreza, porque senão ricos não seriam criminosos também.
@@davisongabriel7819 impunidade? Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo. Só quem fica impune no Brasil é gente rica, pobre sempre vai em cana.
Tenho um amigo chamado Lucas ele estudava na mesma sala que eu e eramos amigos e ele tinha muitos problemas dentro de casa brigas com os meios irmãos,brigas pra defender a mãe de maus tratos e nisso ele não aguentou porque ele só queria um lugar com a mãe longe dos irmãos e da casa deles e então ele acabou com 17 anos entrando pro tráfico e ele sempre foi um nerd estudioso da escola e os professores ignoravam o esforço dele então nisso ele entrou em uma depressão pois por causa das brigas feias com os irmãos e problemas pessoais ele acabou se trancando em casa sem sair com muita pouca autoestima e sem muitos amigos porque ele não conseguia interagir muito com as pessoas ele sempre me contava que as pessoas se aproximavam dele só pra machucar e enganar ele é nisso ele acabou entrando pro crime e infelizmente aquele garoto queto que eu conhecia tinha sumido e agora ele era a sombra daquele garoto bom que só queria um incentivo e alguém que ele pudesse confiar as vezes vejo ele nos beco e ele desvia a direção acho que ele tem vergonha do trabalho que tem mais ele conseguiu ajudar a mãe e ela tem um comércio e o pior é que ela sabe mais ela não pode fazer nada porque ela sabe que se ele sai ele vai se afundar nas drogas por ver a mãe mau e só seu disso porque ele me contava muitas coisas estamos amigos e fico triste por saber de tudo : (
@@davysoccer4 não tem como uma pessoa que teve uma apresentação ao assunto errado, desenvolver um conhecimento certo naquela área. Pois seu cérebro vai ficar viciado pensando que o primeiro conteúdo apresentado é correto.
@@guilhermedantas7014 verdade verdade, então é melhor uma pessoa com aulas vagas ficar sem conhecimento algum mesmo. Mano???? Como eu disse, é acessível, não é pra ser um puta método de ensino, se eu acho que ele ensina melhor que MEUS professores é uma experiência pessoal.
3 ปีที่แล้ว +1
Não é pra competir. Economia não é soma zero. A solução não está na faculdade.
Mas nem todo filho de rico vira bem sucedido na vida,muitos classe média alta só se drogam,e muitos classe baixa com muito esforça vira juiz ou empresário,nem um dos dois lados é uma regra,o carater não está no teu bolso ou qual escola vc estudou mas está naquilo que seus pais te passaram,mas infelizmente muitos pais não sabem educar ai o mundo educa.
Cara, que argumentos vazios, generalizados, seja para o caso do desprovido quanto para a exceção .. e o que mais me chama a atenção é a maneira como o tema é tratado com uma revolta e cheio de razão .. troquem ideia simples assim
Castanhari não percebe que desigualdade sempre vai existir, mas se deve diminuir. Agora, ele reclama de extremismo, porém ele usa desse extremismo justamente no assunto de meritocracia. Enfim, a hipócrisia.
A desigualdade não é algo ruim. Isso existe em todo lugar do mundo. O que é ruim é o nivelamento por baixo da população. Na Venezuela todos são igualmente miseráveis, e a Argentina caminha para o mesmo infeliz trajeto.
Exato, ninguém liga por ter gente ganhando milhões, o ruim é ter gente ganhando centavos, esse que é o real problema, e pra resolver isso tem mil e uma soluções simples.
Meu pai nunca teve oportunidade de estudar em escola particular, nasceu no interior da Paraíba, família pobre pra cacete, mas ele nunca foi roubar. Ele era vendedor, saía batendo de porta em porta, viajando de combi para vender os produtos, mas nunca foi pra criminalidade. Pelo contrário, trabalhou muito como mestre de obras, criou seis filhos trabalhando sozinho. Eu não acredito nessa história de: aii, não tenho oportunidades, vou roubar o celular daquela velha ali na esquina esperando o ônibus. Vai pra pqp
acho que aqui na Paraíba praticamente não existiu rico na época de nossos pais kkkkk lembro das histórias deles falando que comiam terra com água quando a fome apertava.
GALERA, estudar é PERDA de tempo! Castanhari disse que a classe social que você nasceu já determina TODO seu futuro. Meritrocracia não existe. Por isso que TODO mundo na sala, que tem a mesma realidade, tiram a mesma nota sempre. Todos se dão bem na vida e se tornam juizes e médicos. O esforço particular da pessoa não diz nada. O que importa mesmo é a realidade onde ele nasceu, né? Entre meus antigos colegas, tem um juiz, um médico e dezenas de pessoas que mal ganham 2 salários para viver. Como explica isso? Todos tinham a mesma realidade.
A grande problemática é: a maioria não tem a mesma realidade, e as vezes aquele moleque que falta as aulas, tira notas ruins e até reprova pode ser uma consequência da condição social em que ele vive. Se ele passa fome e tem que faltar para tentar ajudar em casa vendendo alguma coisa, se ele tem condição de ter acesso a internet, se no dia em que ele vai a escola não está tendo tiroteio, se ele tem um espaço para estudar ou se mora num puxadinho de 10m² com a familia socada dentro e se ele tem saneamento básico no local onde mora. Se um jovem tem tudo isso que eu falei, ele já saiu na frente daquele que não tem e a meritocracia não vai existir, nessa situação, porque o problema não é a trajetória, mas a partida. Se as pessoas partem de pontos distantes, quem está mais a frente vai chegar primeiro, e isso explica o fenômeno da retroalimentação dos ricos: quem nasce em família privilegiada tem muito mais chances de assumir a presidência de uma empresa do que o jovem de periferia, e isso não está ligado a mérito porque pode ser muito difícil estudar quando a fome bate.
@@BaumgratzE Me conteste se conseguir então, já que é tão fácil. Mas antes me responda uma coisa, tu é cabeludo ou careca? Se tu é esse ai da fotinha, Deus não foi muito gentil contigo. kkk
@@oduque7869 apelou pra aparência pq, tá sem argumento? Mas relaxa, n tem problema, isso não me afeta nem um pouco, quem precisa gostar não reclama kkk. Enfim, o Castanhari nunca falou isso, ele disse que se a pessoa nasceu pobre dificilmente ela vai ter ascenção na vida e dificilmente vai competir com um rico. Você acha mesmo o que um cara que vem de escola pública, não tem família estruturada, precisa trabalhar pra ajudar a mãe em casa vai conseguir competir com o filho de empresário que fez a melhor escola da cidade?
@@BaumgratzE Argumento? Nem tinhamos começado a argumentar ainda. Por isso fiz minha pergunta nesse momento. Senão você viria com mimimi de falácia depois. Sobre o vídeo. Castanhari mede a competição pelos fracassados e não pelos vitoriosos. As dificuldades que um pobre tem a mais do que o rico se referem-se ao MEIO em que ele esta inserido. A formula do sucesso é o MEIO + ESFORÇO. Sendo este último muito mais importante que o primeiro. O esforço é justamente o MÉRITO. Pessoas ricas mas que não se esforçam não serão bem sucedidas. Do contrário, todos em escolas particulares tirariam as mesmas notas. Todos passariam de ano. Nenhum pobre teria sucesso na vida, etc. Criticar o mérito é criticar a UNICA forma que poderia levar alguém sem o "meio" a chegar ao sucesso. A solução é tratar o MEIO e não desprezar o mérito. Muito pelo contrário, inclusive, o mérito deveria ser exaltado.
Galera o Castanhari não ta passando pano pra quem rouba, mas está explicando algo que é a mais pura verdade. Meritocracia só é válida quando todos temos a MESMA condição. Eu por exemplo, venho de origem super humilde, estudei em escola pública a vida toda e hoje faço faculdade particular com bolsa integral (não pude fazer pública pois precisava trabalhar junto com a faculdade) e mesmo assim sou muito previlegiado. Nos ensino médio eu fiz escola técnica, pois podia dedicar um tempo pra estudar o que não me ensinavam na escola. Tive um boa professora de português e matemática (e só mesmo) mas a regra de 3 e a interpretação de texto já me ajudaram a passar no vestibulinho dads ETECS. Podia faltar coisas gostosas em casa quando criança, mas nunca passei fome, nunca precisei trabalhar pra ajudar a colocar comida em casa até os meus 17 anos, não nasci em um local dominado pelo crime organizado, tive uma mãe que dedicou a vida a me criar, não tinha influencias erradas enquanto me formava e gente, isso realmente impacta na vida de alguem. Pode ser que exista isso que chamamos de "mau caratismo", mas falar que o ambiente em que nascemos não influencia no que nos tornamos é a mais pura mentira. Diversos colegas de classe que estudam comigo tiverem que se esforça muuito menos que pra estar no mesmo lugar em que estou, e não falo isso pra desmerecer ninguém, só pra mostrar, que o mesmo grau de esforço, dependendo do ambiente de onde você vem, tem resultados diferentes. Vai me dizer que se você morasse na rua, não tivesse sido criado como toda a educacao que a sua mãe te deu e seu único modelo, fosse um traficante do bairro que te dava uma grana pra comer você não faria uns trabalhos pra ele? Pela amor, vamo ter empatia ai.
Cansei de ver a molecada sair da aula e ir pra praça pra fumar, andar de skate, ficar, usar o celular, jogar tempo fora! Depois quebra a cara e vai culpar “o sistema”!
eu sou a favor de cotas pro pessoal que tem necessidade, mas para negros não, pois isso aumenta o preconceito segregando as pessoas pela quantidade de melanina que tem na pele mas o essencial é aumentar o investimento no ensino básico, pois investimos quatro vezes mais no ensino superior do que no ensino básico, além do fato de que muitas pessoas que tem o ensino público nem conseguem terminar o ensino médio assim nem tendo acesso às cotas
De certa forma fatores externos existem, usar isso como desculpa é outra história. Pessoas como Whindersson Nunes é um tiro na cara do próprio Castanhari. No final só importa oque você faz com oque fizeram de você, a vida não tem uma linha de chegada, eu posso não ter nascido rico, mas eu posso chegar lá não importa que outra pessoa chegou primeiro.
Esse tipo de mentalidade é muito simplória. Todo mundo vai virar criminoso, porque se eu ganho R$ 1.500,00 por mês e vejo a galera que ganha R$ 20.000,00 eu não vou aceitar porque o cara ganha 13 vezes mais que eu. Sempre haverá alguém que tem mais condições que eu, ao invés de incentivarmos as pessoas a continuarem lutando e batalhando, estamos querendo justificar essas atitudes erradas. Ou nós entendemos que precisamos batalhar para conquistar nossos sonhos ou vamos virar um bando de depressivos que estão sempre insatisfeitos porque o outro tem condições melhores que as minhas. O mundo é assim e não mudar porque você ficou chateado. O mundo não muda, mas nós podemos mudar nossas vidas.
Fiz um ano de cursinho e sou de universidade pública. E entrei qnd não havia cotas nem nada. Maior balela é isso. Meu curso, segundo próprio levantamento da universidade era um dos mais elitizados. Uns 70% da minha turma tinha feito intercâmbio. Vi colegas de faculdade indo de SUVs pra graduação sem nunca ter trabalhado. Ali dentro, mesmo os ricos sabiam de seus privilégios e ngm negava q a estrutura que tiveram para se desenvolver foi crucial para estarem ali. O pior é vc ver o cara que ganha $2-$3 mil defendendo a meritocracia que vai deixar ele de fora a partilha "do bolo"...
Eu prefiro que me de o merito no fim hahahaha. Que deus se for a vontade dele me tire tudo, mas nao me tire a vontade de lutar e de provar para os outros e a mim mesmo que eu consegui apenas pelo meu MERITO.
A parada da meritocracia é oq... Todo mundo de sucesso, chegou onde chegou por merito própio... Mas isso não quer dizer que quem não conseguiu sucesso foi porque não se esforçou...
é, muitas vezes perdemos tempo e nos esforçamos em coisas que não nos levarão a lugar algum. mas em relação ao sucesso, tem o lance da herança, mas no geral, quem não se esforça só acaba com a herança, nunca houve na história herança que aguentasse herdeiro preguiçoso, sempre acabam.
De verdade, uma porrada de aula vaga, tive muitas. Mas enquanto tava todo mundo feliz, eu tava estudando, isso me deixa puto, pois, eu consegui meu primeiro emprego estudando. Você tem uma opinião fula.
@@zombietsunami9118 eh mas países que dependiam do petróleo como a Venezuela não estão nem perto da situação da mesma. O que causou a crise foi o governo socialista mesmo
Castanha ensina melhor que muitos professores, eu nunca achei tão fácil aprender ciência, história antes dos vídeos dele. É um conteúdo acessível, gratuito e útil cara, vejo o pessoal falando mal do castanhari por estar dando conteúdo escolar que mts pessoas n tem nem acesso.
Não é tão simples assim... Muitas oportunidades são desperdiçadas nas comunidades. Muitas pessoas da comunidade que eu moro não enxergam as oportunidades que tem na mão. As universidades públicas não são as únicas oportunidades. Existem muitas mais mas que dependem de nós enquanto pessoas motivadas para conquistarmos. Perdão mas a meritocracia existe sim, caso contrário estaríamos todos vivendo de favor neste mundo e, isso não é algo tangível. Pelo menos não para mim.
Olha, esse papo é muito do Castanhari é muito vago, quando você coloca o cara da periferia como incapaz por não ter "oportunidade" fica muito fácil falar que meritocracia não existe, e se você não pega como exemplo quem conseguiu fazer suas oportunidades mesmo sem ter condições, quem não teve oportunidade não vai querer correr atrás e fazer as coisas acontecerem
Vendo os comentários, vejo a falta de interpretação que as pessoas tem... Ele não tá relativizando o crime não, só tá dizendo q existe um grande problema social e quem está no andar de cima, não tem noção nem empatia com quem está em baixo, pq já nasce achando tudo normal... Meritocracia existe sim, só que ao invés de ficarmos só vangloriando e tentando ser uma exceção na regra, temos q tentar consertar essa diferença de oportunidades e deixar a porra justa, e não precisar ser 10 vezes melhor doq os outros pra crescer na vida.
Excessão não e regra, esquece a agulha no Palheiro que se destacou, lembra da massa, do povão, da maioria das pessoas, não justifica o crime,mas explica pelo menos, força com força n resolve, dar condições melhores para o povo, isso sim diminui a criminalidade, inclusão social
A meritocracia não está limitada ao indivíduo. Está relacionada à educação/família. O filho de um gari que recebeu apoio dos pais para estudar tem mais chances que o filho de um garoto de classe média sem qualquer incentivo familiar. Os imigrantes alemães, italianos e japoneses do final do século XIX e início do século XX não tinham educação no seu país de origem e não falavam português, mas a geração seguinte já frequentou faculdades e universidades. Conheci um nordestino analfabeto de 80 anos que teve 7 filhos, todos formados (só uma não fez mestrado). Ele não teve oportunidade de estudar, mas com muito sacrifício educou os filhos para que eles fizessem faculdade (trabalharam para pagar os estudos pois o velho não tinha condições). Hoje não há mais compromisso com a educação dos filhos nem com os deveres. Só se fala em direitos, "por quê ele tem e eu não tenho?" mas sem dizer que os pais ele ou os pais dele trabalharam para conseguir. A cultura da inveja social é estimulada pela esquerda e a labuta para conquistar os objetivos é considerada ultrapassada.
Moh galera revoltada nos comentarios. Verdade dói de ser ouvida as vezes. Infelizmente a maioria nao consegue assumir que foi privilegiado. E outros que foram exceçao no meio da realidade discursam aqui embaixo exatamente como o Castanhari falou: "Se eu consegui, todo mundo consegue!" Não. Não consegue, amigo.
A verdade doi mesmo,a riqueza de uma pessoa foi conquistada por meritocracia em algum ponto de sua vida,mesmo se ela ja nasceu de uma familia rica,alguem teve de se esforça para adquirir riqueza.Ou vc acha que o cara nasceu com 10 milhoes na conta
A escola pública é ruim, mas as escolas técnicas estão no nível de escolas particulares. O problema é o investimento, o governo federal consegue investir bem mais que o governo estadual ou municipal.
@@jaedson-barbosa Eu fui um. E a maior vantagem da técnica é sair pronto pro mercado de trabalho. Poder sair do ensino médio com 18 anos e já entrar num emprego na área que estudou.
Adora omitir informações hein irmão o cara não falou que TODO pobre é burro e ladrão, invejoso não tem como todos nós somos, o cara falou que pobre sem base familiar e com uma base escolar fudida 99% das vezes vai virar bandido o cara não tem ética da família não tem da escola vai tirar as éticas erradas do crime
@Jonathan Pereira Se não tiver uma base familiar ou de onde quer que seja com disciplina básica e uma ética boa ele vai tirar isso da onde? Provavelmente dos Maluco chavão que tem o que comer e ainda cata as mina e a única coisa que eles tem que fazer é roubar alguém ou transportar farinha
A coisa mais odiosa que vejo é essa galera tentando defender bandidos, entendam!! Existe ss pessoas que roubam pq passam fome, mas a esmagadora maioria rouba pq é mal carácter e pra ter dinheiro fácil, e essa atitude de defender bandido é o que faz o Brasil ser assim, isso nunca vai acabar até vcs pararem de defender eles, nossa cultura de idolatrar as supostas "vítimas da sociedade" é podre
Problema é que aí não teria metade da qualidade que tem hoje. Só tem qualidade pq tem filho de rico lá dentro e é interessante fechar com os melhores professores...
Não é bem assim. Quem n estuda em colégio publico, mas em colégio particular e colégio publico federal(geralmente ricos e classe média) tbm paga impostos para o estado, até mais numericamente q os pobres( que geralmente estudam em colégios públicos estaduais), então eles tem direito de estudar nelas.
@@zombietsunami9118 você só fez reforça minha posição. conquistar não é meritocracia ? ex: citaram o filho do bruno ( bruno e marrone) quantas vezes ele não cantou por marmita, ou até mesmo de graça. o filho dele nasceu no berço, porem foi conquistado.
@@paullsantos6259 ele é um ponto fora da curva. Olhe as estatísticas, quem é de família pobre tende a continuar ser pobre, isso número não achismo. Diga-me a galera da família real tem algum mérito. Quem esta no topo continua no topo, quem está na base no máximo muda pro centro e quem está no centro dificilmente vai para o topo e facilmente pode ir para base.
@@erikmoura6668 realmente não são todos, porém não acredito que seja tão pouco. Negar a meritocracia é falar para o pobre desistir e isso nunca direi ao meu filho.
Flávio Augusto, Thiago Nigro e Thiago fonseca são caras que saíram do zero e agora estão lá em cima, eles fizeram isso dando duro todos os dias e de vez em quando nem dormiam, o problema do Brasileiro é que a cultura do confortismo e do curto prazo está enraizado em todos, várias pessoas saíram da " merda " e conseguiram o seu sucesso, a pergunta é, eles se conformaram ou foram a luta ? Sou um exemplo disso, pois passei no curso de engenharia Civil com 100 % de bolsa sendo de escola público, mesmo assim continuo estudando e lendo coisas que me farão ter uma visão empreendedora sobre o mundo. O que mata muitos é essa cultura de coitadismo que muitos sentem, fazem com que não crescam mentalmente, a realidade é assim , É, más cabe a cada cidadão fazer o seu império, se vocês olharem a trajetória de todos os mi ou bilhionários, verão que eles saíram do zero, a exemplo disso, steve jobs, Jeff Bezzos. Aprendam nada vai cair do céu pq vcs estão militando ou reclamando, vocês irão mudar a sua realidade é estudando coisas relevantes para a população e tendo idéias que possam ser boas para gerar capital
Ele reclama do sistema em que ele mesmo venceu... Se os vídeos dele não fossem tão bem produzidos, não teria um décimo de inscritos. Entendo que ele demora muito e Blá mas ele poderia vender muita coisa com esses vídeos...
Qdo ele cita o Silvio Santos, já quebra o próprio argumento, pois o cara foi mt pobre e começou cm camelô. O meio pode influenciar mas pra mim oq define realmente é o caráter, o povo brasileiro é pobre e a maioria é honesto. Pensando assim, não teria justificativa pra político ladrão!
E o que define o caráter é a materialidade, ou seja, aquilo que vc absover de MATERIAL. Sejam ideias numa instituição de educação de qualidade e por ai vai. E como exigir caráter de um filho de pai e pai dependentes de crack por exemplo?????? Caráter não vem do ar não cara, não vem da suas vidas passadas ou de Deus
Temos visões diferentes, pra mim oq define caráter não é materialidade, e sim a espiritualidade. Como disse, o meio pode até influenciar, mas a índole define. O problema é que as pessoas preferem o caminho fácil!
@@jaedson-barbosa Q? Eu estou me referindo ha objetivos, não a vida em sim, se vc quer fazer algo e não esta disposto a insistir e dar tudo de si para conquistar, tentar vai ser inútil, faça aquilo que vc esta disposto a dar tudo si para conseguir um resultado. Em nenhum momento eu disse que se vc não consegue algo vc tem q desistir da vida
uma professora veio me falar de comunismo. dai eu perguntei p ela se o cara que tava no bar merecia ganhar o mesmo que ela que tava saindo da escola as 23h. meritocracia é complicado, muita gente não vai p frente nem se empurrar.
Um homem bem alimentado dificilmente acredita que outro passe fome
😔✊
Devia ter restaurante popular em toda cidade.
Cara! Sensacional essa frase....
Devia ser frase de camisa
pois eu passei e nunca roubei nada
Todo mundo sabe que o abismo é enorme mais não justifica, eu moro na Brasilândia vou meter o cano nas veia no ponto? Não, vou trabalhar.
Nome disso é caráter .
Morei no Jaraguá, Brasilândia na minha época era um dos lugares mais perigosos de sp, se acha q onde vc mora ou onde eu morava nao tem gente q abraça esse discurso: Vou roubar pq sou pobre!! quanto mais eles falam isso é pior, ai junta com impunidade, desemprego e falta de educação, ai ja era. Esse cara é um pilantra que nao sabe oq e periferia e fala como se um dia ele foi pobre
Crime e pobre estão correlacionados mas não são motivo causal. As pessoas tem problema em entender que correlação nem sempre existe causalidades.
A maioria que mora na favela é trabalhador, inclusive, mais de 97%
@Willian D'Silvanão , isso não é motivação. Falando isso você desmerece os catadores de latinha , pois eles passam por dificuldade e não optam pelo errado . Nome disso é escolha , são suas escolhas de definem seu caráter . Pessoas que optam por isso não possuem caráter .
Só q o bglh q tem q pensar é q mtos caras ricos q nunk sofreram e falam essas coisas nunca estiveram em uma situação onde o crime fosse a única saída, diferente de vc q diz q passou dificuldade e n entrou pra essa vida, mas cada um é cada um, o ngc é probabilidade, um cara pobre da periferia tem muito mais motivação pra entrar pro crime. Meritocracia chega a ser algo besta de tão errado, vc pode sim trabalhar e virar um medico, um engenheiro vindo de uma origem humilde mas o caminho para essa pessoa alcançar esse objetivo é infinitamente maior doq da pessoa que nasceu em berço de ouro ou que estudou em escola particular. MERITOCRACIA N EXISTE NO BRASIL.
NADA nem NENHNUMA condição justifica entrar pro mundo do crime só pra "ter o que o vizinho tem"...
Concordo. Só que tem que diferenciar CONSEQUÊNCIA de JUSTIFICATIVA. Normalmente quando alguém explica que os altos índices de criminalidade são CONSEQUÊNCIA da desigualdade, tem uns abestados que interpretam que a pessoa que fala isso tá JUSTIFICANDO a criminalidade.
@@FelipeFerrMelo exatamente!
@@FelipeFerrMelo Desigualdade não justifica criminalidade, pobreza e falta de educação sim. Mil vezes eu ser um pobre no Canadá do que um rico no Brasil, e sendo pobre no Brasil, o que eu mais quero é ser pobre no Canadá tb.
Não é esse o ponto
@@prohscs não , o q causa criminalidade é leis fracas como a do Brasil
Ser pobre não é sinônimo de ser desonesto. Educação não tem nada a ver com condição financeira.
exatamente por isso que o país precisa de educação :/
Não é sinônimo mas da p associar, so olhar os nuneros, a cadeia agr ta cheia de rico agr é kkkkkkkkkkkk
@@ulyssesmelo3720 a cadeia não tem rico pq eles os juízes são desonestos e são facilmente subornados
@ mas ninguém e obrigado dar seu dinheiro para um a agência reguladora do livre mercado que e o estado para pobres poderem estudar.
Castanhari, né cara. Nn dá pra se esperar mt de um cara desse...
Eu cresci na favela com amigos a maioria das vezes em condições melhores que a minha e boa parte infelizmente acabou entrando para o tráfico. Por necessidade? Não. Pelo dinheiro fácil, por ter contato com aquilo diariamente, as "amizades" te puxando pra esse caminho. Nem sempre esse discurso de roubar por passar fome é válido. Pode não se aplicar a todos os casos. Mas é uma coisa para pensar.
Tem muita variável que pode levar a pessoa pra isso, as vezes eles não tinham uma família que nem a sua pra te orientar sobre, as vezes as relações de amizades não era igual as suas, as vezes o cara não teve internet pra descobrir que o mundo é bem maior igual você enfim tem muita coisa eu não acho que só por dinheiro fácil
Depende muito! Muito mesmo!
Esse discurso é furado a maioria desses vagabundos roubam pra ficar ostentando por aí não pra suprir as necessidades.
@@hannahbeker9526 tem gente que realmente passa necessidade, e olhando toda a ostentação de gente medíocre que se acha melhor que muita gente, eles acabam indo pro caminho fácil.
Vc acha que morar na favela te dá várias oportunidades? Tu cresce com 100 pessoas apontando o dedo na tua cara dizendo q você nunca vai ser nada na vida.
@@cind9383 eu sei eu também vivo em favela e vi que a maioria desses bandidos ao invés de melhorar a própria condição eles fica ostentando o dinheiro que eles tiram de outra pessoa que lutou pra conseguir acaba em 1 semana e depois os vagabundos vem com vitimização, e deixam a mãe que se fode de trabalhar desesperada.
A excessão comprova que é POSSÍVEL
Concordo.
mas não é REGRA
Possível mas improvável. A pobreza, fome, falta de saneamento, saúde, educação e a mera política de encarceramento p lidar com a criminalidade só impelem mais e mais pessoas para a vida do crime e agravam a desigualdade social.
Meu deus, vc consegue ser burra em todos os sentidos possíveis.
@@rafaellima9190 o único burro aqui é você.
Quero popularizar esse ditado que eu criei pra poder usar em situações como essa:
"Mais uma vez gente do Leblon falando da Cracolândia"
Kkkk partiu
Hmmmm achei meio bosta esse teu ditado em
Afinal tem gente de todas as classes na Cracolândia não é só pobre
Tem gente do Leblon tem político médico engenheiro bailarino etc
@@fractalfractalista7515 Tá, mas e o Castanhari é? É esse o contexto
@@fractalfractalista7515 Ué, tá brabo?
@@acesnof6209 mas esse não é contexto que eu tô falando,
Se o castanhari é pobre ou não não faz diferença
Pobreza não justifica crime. Nasci e cresci na favela e isso só me trouxe vantagens, sem querer ter o que é do outro. Hoje, eu sei lidar com inúmeras situações e dou valor para tudo que tenho, que de fato foi difícil pra ter. Mas, o fato de ser difícil, só me tornou mais forte. Não existe exceção, existe quem não se esforça pra ter e ponto. Quem tava comigo e queria crescer, conseguiu. É óbvio que a dificuldade é maior (Principalmente pela educação de base), mas tratar isso como exceção é errado. Hoje, aprende quem quer.
Parabéns... mas sua realidade não reflete na realidade de um país de 240 milhões de pessoas. E nem em outros países que possuem a msm desigualdade e msm problema de criminalidade.
@@lucasleal22 Falo em quesito Brasil. Se esforce e atingirá seus objetivos. É simples! Se esperar depender de estado pra solução dos seus problemas, você ficará em ruínas. Só pra caráter de informação, ainda não temos 240 milhões de pessoas no Brasil.
@@lucasleal22 de onde você tirou esses 30 milhões de habitantes?
ele séria exceção só porque virou ''famoso'', mas quem consegue criar uma vida sustentável e boa não é exceção.
@bremadin E nunca será imagino. O problema é a informação chegar pro favelado. Enquanto não houver um plano de educação básica bem estruturado e público, os números permanecerão assim. O fato é que crescer sendo favelado não é uma exceção, se o favelado quiser crescer legalmente e buscar isso, ele vai com toda certeza. Não adianta esperar as coisas boas acontecerem, tem que correr atrás e se esforçar. O problema é que nem todo mundo quer.
Eu já estudei em escola pública e em particular(objetivo) e realmente é outro mundo totalmente diferente
@Foxtrot Mano ainda acredito que você escreveu isso de propósito.
A escola particular compete com a pública, então conserteza ela terá um serviço melhor, porque assim as pessoas valorizam mais o trabalho deles e dão para eles dinheiro.
Traduzindo: Não importa o quanto a escola pública evolua, as particulares sempre serão melhores
Exatamente, tenho uma experiência parecida.
@@jefersongomeslima5777 se fosse assim as universidades públicas não seriam estupidamente melhores que as particulares.
O problema aqui está em como administram essas escolas porque verba para transforma-las em escolas melhores tem.
@@zakgamer1643 No Brasil, universidades não públicas, acho que é impossível.
Todas as melhores universidades do mundo são privadas, as 10 melhores são privadas www.google.com/amp/s/educacao.uol.com.br/noticias/2020/09/02/as-melhores-universidades-do-mundo-segundo-o-ranking-do-the.amp.htm
E o engraçado é que todas as universidades estadunidense são pagas, e não existe nenhuma Universidade Federal, e 8 das 10 melhores universidades do mundo são estadunidenses
Pobreza e falta de oportunidade não justifica a vida no crime. Faça o melhor que você pode com aquilo tem e seja perseverante.
Concordo. Conheço pessoas que tem mais do que eu mas faz cada cagada. Pobreza não justifica caráter podre.
Ninguém ta justificando nao, ate pq os maiores criminosos aqui são ricos e bem formados. Ele está falando oq acontece na prática, e que insistir nesse discurso meritocrata é fechar os olhos pra realidade.
@@isis2585 já existe recursos suficientes de assistência para quem quer estudar e trabalhar. Fechar os olhos para isso, é negar a existência de gente que não presta.
As idéias, por mais nobres que sejam, não correspondem aos fatos.
Cara, eu trabalho na ponta, eu sei exatamente o esvaziamento das políticas públicas que fazem a diferença na vida de quem começa a corrida lá atras... Acho fácil o discurso da meritocracia, fácil chamar de burro, de incapaz, até a desnutrição impacta na capacidade cognitiva, negar isso é fechar os olhos pra desigualdade e os problemas que isso gera. Nao é questao de justificar, pela enésima vez, sao os fatos, do contrário o estado punitivista vai enxugar gelo e custar muito mais caro, gerando mais distorção. Encher a segurança pública e seus agentes de grana não resolve.
Adoro rico com consciência social.
Ps contém ironia.
Palavra!!!!
ele chegou aonde está por mérito dele. Ponto.
@@miguelhenrique5650 ué e quem falou que não foi por mérito dele?!
@Papai Natureza ou em tudo?!
Mas isso fica a cargo do leitor.
@Vinicius Abreu pq nem todo mundo sai ganhando, tem gente que não tem oportunidade baseada em mérito. Nem sempre quem tem algo a disponibilizar, como um empresário, vai dispor isso com base em ideais de mérito, merecimento. As vezes o cara baseia isso em só ver se é negro ou branco
NAO Castanhari, pobreza nao justifica crime! Ta cheio de rico criminoso e pobre honesto! Se por um lado a meritocracia prejudica pobres q nao tiveram professor bom, as cotas nao garantem q o pobre vai ta no nivel do rico... Pq no final da história o profissional/aluno sempre vai depender de si mesmo para ser alguém na vida... Ai acabamos voltando pra meritocracia e damos mais valor ao q correu mais atrás! (por isso sou contra essa vitimização absurda q só serve pra desestimular pessoas a correr atrás e acaba aumentando a desigualdade)
Vitimizando porra nenhuma. É preciso aumentar as oportunidades pra todos. As cotas estao ai justamente pra corrigir essas desigualdades e nao o contrario! Como vou serei um bom profissional se nem oportunidade e acesso à uma boa educaçao tenho? Vc tem acesso a todos os dados e informaçoes sobre as classes sociais. Ou vc ta sendo ignorante ou mal intensionado falando isso. Fui bolsista do PROUNI e fiz Engenharia Civil. Se nao fossem as cotas eu jamais teria condiçoes de pagar um curso de 1000,00 e ser engenheiro hoje.
Claro que justifica. Isso já é comprovado com estudos e analises. Nao é mera opiniao. Tem muito mais gente pobre cometendo pequenos furtos do que rica ne, meu amigo. E eh o sistema publico de ensino sucateado, a falta de oportunidade, entre outras coisas que estimulam os jovens da periferia irem pro mundo do crime. Ngm ta defendendo ou "justificando" bandido. Ta errado e ta na lei pra ser punido. Mas vc tem q entender que tudo tem um porquê. Julgar os outros do alto de nosso conforto é muito facil. Dificil é a realidade de ser pobre num país tao desigual.
@@erickvo18 mas é literalmente aí que a meritocracia entra, quem quer ir atrás consegue. Quem quer tudo na mão tem que ficar atrás.
@@erickvo18 serviço público e centralizado é uma porcaria, a escola deveria ser descentralizada e os políticos deveriam tirar a mão do bolso dos mais pobres para pelo menos pagar uma escola privada.
A escola pública é tão merda, que é melhor estudar em casa sozinho, existem sites que ensinam melhor doq escolas públicas
@@erickvo18 Só estudar, parceiro!
Sobre o banheiro, uma vez o Silvio Santos indagou uma pessoa no auditório dizendo , “ vc realmente toma banho rápido pensando em economizar água?” Ela disse “claro “ , e ele riu ......
esse bagulho de aprender na 5 série e no 8 é mt real mano, no 7° ano eu estudava os bagulho do 1° e 2° do ensino médio.
Ou.. no 1°, 2° estudando coisa de 7°
No 3 é o mais fácil
@@linksad4931 sério ?
@@richardwagn4148 S
Né, eu lembro de estudar no 4º ano fundamental da pública enquanto estudava no 2º fundamental da particular.
O cara ja começa falando do Silvio santos e não fala que ele começou vendendo caneta.
não pode vender caneta, tem que entrar na USP direto kkkkkkkkkkkkkkkk
Os cara caiu na história de pobre empreendedor do Silvio Santos kkkjjkkkkkkkkjjjkk
" Ain...acho esse negocio de meritocracia... BULLSHIT"
Castanhari, Felipe. 2020
É que ele fala pros pobres. kkkkkkkkkkkkkkkk
E é mesmo...
Mas é
"N pode tratar a exceção pela regra" mas tratar a exceção do pobre que escolhe assaltar como regra, como se a pobreza justificasse e como se todo pobre tivesse o aval pra assaltar, aí pode, né?
É meio difícil vc achar um bilionário roubando carteira ,fazendo arrastão ou sendo aviãozinho de tráfico
@@proton6729 É meio difícil pq esses não são os crimes que lhes convém, da msma forma que é meio difícil encontrar um cara pobre que n teve oportunidade nenhuma na vida lavando dinheiro, comprando político e etc... rico não é santo por ter dinheiro e pobre não é marginal por ser pobre. Esses dias msmo houve aquele caso do político com 30 mil na cueca, ele n era nenhum coitadinho.
A dificuldade nao torna o cara ladrao, se voce acredita nisso , ta ofendendo um monte de pobre que trabalho todo dia
Mesmo que a situaçao de estudo e oportunidade sejam realmente tristes
Ngm disse isso...uma coisa é diferente da outra
@@star-wz4uo na verdade foi bem isso que ele disse," jaq o pobre ve que nao tem as coisas e nao tem acesso a educaçao, ele roba"
"Exceção" é que a maioria não quer nada com nada mesmo
Cala boca seu bosta. Povo brasileiro rala de trabalhar pra ganhar uma miséria de salário e você vem falar que ninguém quer nada com nada? Deve ser um adolescente bundinha sustentado pelos pais.
Sinto cheiro de achismo aí.
Justiceiro social pqp
Sobre a meritocracia existe muitas variáveis a se discutir, da forma que o Castanhari expõe é quase que as coisas tem que ser fáceis e sem esforço para todos. Óbvio que quem tem menos tem que ralar mais do que quem tem poder aquisitivo, mas também tem a questão do indivíduo ele quer ralar para conseguir melhorar a situação dele ou ele quer de mão beijada igual o Castanhari está dizendo que tem que ser para todos? Se o "primo" pobre conseguiu foi mérito e esforço e ponto, não é exceção e nem regra. Todos tem a capacidade de correr atrás, mas nem todos querem.
Exato
Vc deve morar em algum condômino, ou não quer enxergar as coisas. Explica meritocracia pra um garoto de 16 anos, que parou de estudar para trabalhar, pq não tem pai e a mãe não ganha o suficiente. Explique meritocracia pra uma criança que vive de lixão, não tem casa, não tem comida.
Eai, de vez em nunca, vc vê na tv. Morador de rua, morador de comunidade, etc... consegue entrar na faculdade e vc realmente acredita que ele não seja uma exceção? Me poupe ne.
Você está completamente errado
@@jeanlucas249 Acho que o senhor não entendeu, o que ele quis dizer é que todos podem alcançar seus objetivos, a diferença é que pros pobres é muito mais difícil. Só isso. Espero que tenha interpretado o texto de forma completa e lhe explicado bem.
@@WeAreAllMonkeys2434 eu entendi, acho que vc me interpretou errado. Estou fazendo o contraponto ao garoto acima, disse que um pobre na faculdade não é exceção.
Meu professor de história do 9° (da segunda vez que fiz o 9° kk) era literalmente isso do muleque que o Castanhari falou, uma vez ele LITERALMENTE soltou um "se não se comportarem vou passar matéria"...
Impressionante como o Castanhari relaciona pobreza com crime, parece até uma forma oculta de preconceito... Porque quem vive em bairro humilde, numa vizinhança mais periférica, percebe que tem muito pobre que é trabalhador e honesto, que não recorre pra o crime, faz o dele, e muitas vezes perde pra vagabundo. Aliás, enquanto tiver gente tentando crescer na vida honestamente, nada vai justificar você roubar pra ter o que o outro tem.
Ele tem cérebro de uma minhoca. Na época que ele ficou famoso com seus conteúdos, fizeram vários vídeos analisando os conteúdos que ele fazia, e pasme, mais de 90% era apenas colocando vídeos de terceiros, ou seja, a cada 10 minutos de vídeo, apenas 1 minuto era autoria dele falando alguma coisa. Em síntese, nem capacidade criativa esse cara tem.
O cara cita Silvio Santos que ja foi Camelo e ao mesmo tempo fala que meritocracia não funciona. Kkkkkkkkkkkkk
"Voce não pode pegar a exceção e pipi" Mas esse cara que foi 1 em 1000, esse cara, ele é o cara que mereceu chegar onde chegou. É esse cara que define meritocracia, não o playboy rico.
@Victor Hugo família rica ? Vc cresceu com ele, sabe mais que o próprio Silvio sobre a vida dele
@Victor Hugo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,o cara se fode a vida pra constriur algo e quando ele consegue as pessoas vem com essa de só conseguiu pq é de familai rica
Mas Silvio Santos teve ajuda no governo militar
@NOOBMASTER69 prove.
Foda esse povo que em pleno 2021 acredita que Silvio Santos foi camelô kakakaksksks, só rindo msm
Quem luta pelo que quer, merece.
A meritocracia, uma pessoa pobre que estuda muito, pode conseguir a mesma coisa que um privilegiado.
Kkkk
Acho muito bonito a filosofia disso tambem, mas o buraco é mais embaixo mano, acredite. É bem mais complexo
@@matteussilva1758 Existe fatores para a meritocracia funcionar.
Mas ela funciona na intenert, que dizer, quem trabalha mais, quem faz conteúdos melhores, quem sabe como atrair inscritos e fãs ganham mais, na intenert não têm interferência econômica estatal, tudo é a base da competitividade.
Esse é o buraco, o buraco é a intervenção do estado
@@jefersongomeslima5777 PERFEITO!
@@jefersongomeslima5777 Sábias palavras
Vc não vira criminoso por falta de oportunidade, e sim por falta de caráter!
Se você estiver em um caso extremo,onde você não enxerga outra solução a não ser roubar para alimentar sua família,você merece ser encarcerado(preso)ou até ser MORTO por isso ?
"A diferença social gera essa criminalidade"
Entendi... Então pq eles roubam e matam pessoas que moram no msm bairro e que tem a mesma vida social e financeira que a deles?
fome, drogas, vida ou morte por dever aos traficantes
@PancoGamers nunca funcionou um político rouba milhões e milhões dos cofres públicos não tem o mesmo tratamento de um ladrão de galinha 😔
@PancoGamers por que o mundo sempre foi assim o pobre so toma no rabo kkkkkkk
@PancoGamers e o cara mata roubar e depois ta solto só não funciona pro pobre que trabalha kkkkkkk Brasil e uma merda kkkkk
Seguindo a lógica do castanhari todos pobres seriam criminosos.
por isso que ninguém leva esse cara a sério
@Victor Hugo victor hugo, wall, o famoso vitor hugo
@Victor Hugo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
foi mal ai deu um chute no saco do castanhari e acertei sua boca
@A.S. Não estou ofendendo ninguém, apenas replicando
@Victor Hugo Ok muito legal, agora já pode ficar quieto
O Castanhari podia dar exemplo do que fala e doar METADE do LUCRO LÍQUIDO do QUE GANHA pra poder ajudar os menos afortunados!!
Não vai dar nada. Esse aí é mais um hipócrita da esquerda de apartamento.
@@kronfreitas5563 Ha mano, a realidade é que FELIPE NETO, CASTANHARI e outros TH-camrs metido a "sabetudista", fazem parte de uma burguesia a esquerda, que gostam de falar com a BOCA CHEIA quando o assunto é compartilhar dinheiro alheio, mas ainda assim, é fato que essa turma tem limite. Essa turma só pode ser levada a sério,quando DEMOCRATIZAR o PRÓPRIO RENDIMEMTO, caso contrário, é só ouvir e responder um "aham" com a cabeça, pra ver se acaba logo de falar besteira!!!
Luciano Huck também faz parte dessa patotinha!
Só doar não adianta. Pode parecer estranho mas até em doar vc tem q pensar como investimento. Se vc doa em um lugar q não ta aproveitando bem o dinheiro, é investimento jogado fora.
E é óbvio q eles doam. Mas, se vc quer estabilidade econômica e ja ganha bem, o máximo q deve doar é 50% (gaules doa 50% por exemplo).
Porem, em épocas de investimentos pesados, é normal diminuir sua doação
@@minelandy Se eles doam, doam quanto? Pra onde? Cara pra doa e ajudar a sociedade organização séria é ue não falta. Essa história de doar como investimento, parece mais justificativa pra segura a fortuna!
eu achava o Castanhari inteligente ate ver esse podcast com ele.
Me explique então pq ele é burro?
E q q ele falo errado nesse video?
@@brunohvs3000 tudo
@@cavernageek2709 da um exemplo ai
@@brunohvs3000 kmkkkkkkkkkkk não deu
tanto a meritocracia quanto o privilégio existe carai, galera ñ entende isso...o cara que saiu do zero e ficou rico é prova disso, tem vários exemplos
ne mano, so citando aqui ja vem quase todos os jogadores de futebol, quase todos os comediantes standup, centenas de cantores e estou apenas citando alguns, mas muitos empresarios tbm n nasceram ricos, tipo o Elln Musk ou donos da google etc
se o filho ja nasce na frente de um pobre é mérito dos pais ou avós que proporcionaram isso.
@@systemcheater9071 Ellon* Musk é filho de uma modelo e de um cara com dinheiro então ele nunca foi pobre e no início de sua empresa fez um investimento de 9 milhões de dólares então falar que ele mereceu é complicado não que ele n tenha trabalhado pra isso e tal mas falar q foi só mérito dele é mentira.
@@duarte2580 mas esse investimento foi depois que ele já tinha um dinheiro com a venda do xcom pro PayPal
No fundo é tudo uma questão de empatia , uma coisa que pouca gente tem atualmente
O Castanhari é foda! A galera só não sabe diferenciar ENTENDER de onde vem um problema social de JUSTIFICAR um crime.
Maluco fala "você não pode tratar a exceção como regra" depois de falar da exceção de moradores da favela que são criminosos "por causa da diferença social". Mlk se auto refuta e ainda pagam pau pra ele
Seria um novo Felipe Neto?
Sksksksksksksks, quando ele fala disso, ele quer dizer quando pegamos casos específicos, tipo: "ah, meu pai era pobre, passou fome e nunca roubou um pão." Ele estava falando nesse contexto, e ele está completamente certo, nunca devemos usar e excessão como regra
Mas cara, me responde uma coisa. Só uma dúvida na moral, não tô dizendo que ser pobre é sinônimo de ser criminoso (até porque eu sou pobre), mas me responde. Se não existe absolutamente NENHUMA relação entre pobreza generalizada em uma região e a alta taxa de criminalidade então por que quando eu pesquiso sobre os bairros mais nobres do RJ (Leblon, Ipanema, Gaia, Copa Cabana, etc) quase não vejo nada de crime, agora se eu pesquiso os bairros mais pobres e miseráveis (como o Complexo do Alemão) praticamente só se vê matéria de roubo, crime, assalto, tiroteio, intervenção policial, gente sendo esquartejada, etc?
Se não existe questão econômica na relação da criminalidade por que países super desenvolvidos como Japão, França, Alemanha, Noruega, Canadá, Nova Zelândia, etc, são tão seguros e com taxas de criminalidade tão baixas, enquanto países muito mais pobres e subdesenvolvidos como Haiti, Nigéria, Somália, Sudão, Síria, Rep. Dem. do Congo, Papua Nova Guiné, etc, possuem taxas de criminalidade altíssimas, violência, instabilidade política, violações de direitos humanos e (às vezes) até guerras civis?
Em nenhum momento eu estou dizendo que os fins justificam os meios (ser criminoso é imoral e ser pobre nunca foi (nem nunca será) uma desculpa para se tornar um), só estou dizendo que claramente há alguma relação entre a renda média de uma região e a criminalidade presente nela. Você NUNCA vai ver assaltos e contrabandos no Leblon na mesma proporção que vê no Complexo do Alemão, você NUNCA verá uma guerra civil tão violenta, roubos, destruições de propriedades, arrastões e tantos horrores que estão nesse momento acontecendo na Somália ocorrendo na mesma proporção na Noruega, porque a diferença na condição financeira desses países e regiões permite a população desses países capacidades de crescimento pessoas sendo o extremo oposto uma da outra e, como tal, as das regiões mais pobre sofrem MUITO mais para ter o básico para sobreviver e, sem esperanças de ter um resultado através da vida honesta, acabam tendo que (infelizmente) aderir a vida desonesta por falta de possibilidade, situação extrema de decisão essa que as pessoas de países e regiões mais ricas, com condições financeiras e acesso a meios de crescimento por vida honesta (no geral) NUNCA terão que passar. Entende agora essa relação?
Quando se tem caráter não importa de onde veio ou em que circunstância foi criado, você se fode todo de trabalhar, de correr atrás das suas paradas, mas não comete um crime.
Eu acho que meritocracia é um bagulho de níveis tá ligado, todo mundo pode conseguir mas a luta de uns vai ser extremamente mais desgastante que os outros
exatamente por isso que não funciona, se teu caminho é muito mais dificil q outro pra um mesmo objetivo, ele NÃO teve mais MERITO que você por passar e vc não
@@joaomouro342 Cara, não entendi nada do que tu falou, abraços...
Não tem nada a ver com meritocracia não, isso é diferença social, o que é normal em uma sociedade, no Brasil isso é pior, meritocracia é conquistar algo por mérito, não é dar a mesma condição para todos, para a pessoa que vem debaixo ela consegue sim conquistar tudo aquilo que outra pessoa de outra classe social consegue, ela vai ter muito mais dificuldade, e vai ser extremamente difícil mas é possível, mais improvável, mas possível
Kkkkkkkk
Exato ,cara ainda usou exemplo do Silvio santos q vendia bilhetes de loteria e canetas no trem, as pessoas confundem meritocracia com apenas ficar rico
@@WendellPacheco meritocracia n existe
@@ze648 isso é um fato
apenas o acaso,então pra q reclamar deixem todos os pobres de braços cruzados sem fazer nada para melhorar suas vidas apenas dizendo "q má sorte q eu tive"
Estudei em escola publica e particular, eu sou prova viva e vi pessoas de escolas publica melhor do quê particular e vice e versa, o que eu tenho de opinião é; educação vem 10% do cromossomo, 80% dos seus pais ou do meio que vc convive até os 7 anos, 60% dos seus pais ou meio que vc convive até os 14 anos e 20% dos seus pais ou do meio que vc convive até os seus 21 anos.
Dentro de uma casa existe pais com educação boa e ruim, dentro de uma boa escola, existem amizades boas e ruins e assim para qualquer exemplo.
Me lembro dos meus alunos geniais do colégio público que tiverem que terminar o 2o grau e trabalhar nas Americanas para ajudar a família a se manter.
Cara, realmente tem muita gente que não tem condições e acaba saindo atrás, isso é fato, mas se não existisse mérito, meu pai que veio de família pobre, não estaria hoje em uma classe maior que muitos riquinhos play boy, ele estudava em escola pública, conseguiu entrar na UFSCAR, e com muita dedicação se formou. Ele fez agronomia, e logo depois de se formar já foi trabalhar na Parmalat, e depois de alguns anos formou sua empresa que o mantém até hoje, então eu levo a história do meu pai como inspiração pra mim ser alguém na vida e pra esses monte de vagabundo que fala que não tem condição parar de reclamar e ir estudar
Exatamente, se ficar pensando desse jeito, nunca iremos alcançar nossas metas e nossos sonhos, todos temos capacidade para isso.
Sim é verdade, elon musk se tornou o homem mais rico do mundo mesmo depois de steve joobs que criou o iphone, mas quantos caras fizeram isso? Chegaram no patamar dele? Quase ngm, pq é uma exceção ou vc acha que vai surgir um novo elon musk nos próximos 5 anos? É quase impossível, e exceções tem milhares por ai
@@thaisalves2503 temos que acreditar sim que é possível, mas tbm reconhecer que nem todos conseguiram isso por meritocracia, se fosse assim todo engenheiros que sairam das faculdades nao seriam uber atualmente.
@@Pindamonhangaba1612O Elon Musk sempre foi rico, a mãe dele era modelo, o pai era advogado e dono de uma parte de uma mina de esmeraldas... Isso já mostra que além de tudo exploravam a mão de obra no continente africano, devido a exploração feita pelos países europeus, escravidão, etc. Ele partiu na frente, teve condições de estudar, teve uma vida mais tranquila por não ter que se preocupar com os problemas de uma pessoa com menos dinheiro. Meritocracia não existe, exceção não é regra!
Eu já estudei sobre o assunto e não existe correlação entre pobresa e criminalidade. Agora na questão da meritocracia eu realmente concordo, á um abismo gigantesco entre o ensino público e o privado. Participei de um cursinho popular, e tive o privilegio de ter aula de português com um professor que dava aula no colégio porto seguro, ele dizia que os alunos desde a quinta serie são preparados pra passar na Fuvest, além de os pais desses alunos pagarem professor particular e cursinhos de elite como o da Poliedro. Simplesmente é quase impossível competir com um cara desses pra uma vaga de medicina ou direito na USP. Eu, assim como a grande maioria das pessoas que são da periferia, além de ter estudado numa péssima escola, nunca consegui focar 100% nos estudos, porque sempre precisei trabalhar pra ajudar a por comida na mesa de casa, eu consegui passar em uma boa instituição (UFRJ) depois de 3 longos anos, mas sei que sou exceção a regra. A meritocracia não existe
Enquanto existir pessoas sem os membros inferiores trabalhando, não acredito nessas "vítimas da sociedade".
Ter as mesmas "oportunidades" é muito diferente de meritocracia
Por quê?
Ter as mesmas oportunidades é igualdade. Meritocracia é vc crescer na vida por mérito próprio, e se vc me disser que isso não existe é pq vc nao conhece o mundo. É óbvio q o mundo não é igual e é óbvio que meritocracia não é a regra. Mas entre uma coisa ser a regra e não existir a um abismo gigantesco de diferença. E falar isso é muita desonestidade e tudo para apoiar um discursinho que vc gosta.
@@Henrique81650 o cara literalmente falou isso, não é regra, mas estão levantando um discurso de que é regra. E além de tudo, só existe meritocraia de verdade com o máximo de igualdade
@@Henrique81650 entendo o seu ponto de vista, mas como você faz dois indivíduos concorrerem para uma mesma coisa (por exemplo um vestibular) se a base de um tem um abismo gigante de deficiência de ensino do quê o outro? Para que a meritocracia sempre ocorra de forma justa, é preciso que pelo menos sejam as mesmas condições de ensino (se for o caso de concorrer a bolsa), e isso é uma coisa que não tem em muitas escolas, como é o de alunos de escolas publicas ficarem muito mais atrasados em questão de conteúdo, do que alunos de escolas particulares. Isso seria o mesmo que você fazer uma competição, mas já colocar de inicio um corredor 10 metros a frente do outro, isso não seria meritocracia.
@Zilean como assim medir mérito cara? A vida não é uma competição, pelo menos não pra mim, não importa quem merece mais. Meritocracia por definição é vc conseguir conquistar as coisas por mérito próprio. E nós vivemos um modelo onde isso existe sim. Vc pode muito bem viver na favela e crescer na vida, ficar rico, milionário até, e tudo isso por mérito próprio. Não, não temos as mesmas oportunidades, ninguém tem e nunca vai ter, é impossível. Não, a vida não é justa. Mas na minha opinião todos partimos do mesmo ponto, só que devido a alguns, pais, avós e famílias no geral estarem correndo a muito mais tempo, algumas crianças começam de um ponto mais longe. É só pensar bem, a grande maioria da população tem muito mais oportunidades do que seus pais, logo, vcs estão partindo de um ponto mais a frente do que seus pais.
meritocracia nao significa que é mais rico quem merece mais, meritocracia é premiar um individuo caso ele apresente algum produto ou serviço para sociedade. Contraditorio a ideia de marx, onde ele acreditava que o valor de um produto esta ligado a quantidade de trabalho colocada nele.
O problema do Castanhari, é que ele é muito extremista nessa questão. Não existe meritocracia pura. Vc sempre começa de um ponto. Sou branco e favelado. Moro numa daa piores favelas do Rio. Mas não tenho faculdade, pq simplesmente não busquei ter. Muitos conhecidos e amigos meus, também favelados já estão formados. Meritocracia existe sim.
deu o papo reto, obrigado pelo comentário, meritocracia e existe e desigualdade não é desculpa
Meritocracia não existe.
@@RenanBaltar11 Exato. Uns tem dificuldades muito maiores, outros tem dificuldades bem menores. Mas em grande parte das vezes, é possível sim melhorarmos nosso quadro. Nossa situação.
Sabe por que existe a "exceção", por que existe a vontade de vencer. Vim de origem humilde, meus pais nem sequer completaram a 4ª série e isso não me impediu de pegar os livros, as apostilas e sair por aí fazendo questões de Matemática, Física etc. Formei em Matemática pela UERJ e Engenharia de Produção pelo CEFET/RJ, além de passar no concurso da Petrobras. Não quero me vangloriar. Mas, quero mostrar que a vontade supera qualquer obstáculo.
Se você tem disposição para ficar finais de semana inteiro estudando, você vai vencer. Mas, se ficar reclamando da vida, você vai perder.
E achava inteligente Castanha, mas depois desse corte... Meu amigo...
O castanhari não sabe o que é competitividade, e que essa é a base da meritocracia
@Victor Hugo Filosófico, mas ver o castanhari falar mal da meritocracia e depois reclamar por não ganhar o suficiente nas suas super produções e tentar desmontrar que merecia mais, só mostra que o hipócrita e o ignorante é o castanhari.
Uma fala com nada de novidade para quem não conhece o castanhari. Eu me pergunto como foi que o castanhari chegou nesse estágio, foi por meritocracia ou sortecracia? Será que ele merece tudo isso?
@Victor Hugo Entendi mas pelo termo a meritocracia devia ser que uma pessoa que fizesse muito tinha a maior chance de se dá bem.
Mas usuparam esse termo e compararam com a sorte, e usaram para diminuir a ideologia política onde tudo seria a base do esforço e competitividade.
Sei que muitos são ricos pela sorte mas pela base do merecimento, uma pessoa que se esforça mais merecia mais que uma que se esforça menos. Então esses ricos não mereciam tanto.
E se eu dizer que uma pessoa que está numa condição precária merece o mesmo que outra rica que se esforça o mesmo, eu estou por uma parte defendendo a meritocracia.
E sempre os pobres uma hora terão acesso ao quê os ricos têm, por exemplo cada vez mais as coisas estão ficando cada vez mais baratas e cada vez melhores e eficientes.
Assim educação de qualidade, curso de inglês, Universidade particular e uma série de benefícios chegariam aos pobres, pois eles são a maior parte da postulação e menospreza-los seria peder lucro.
Por isso temos celulares, intenert, e motos e carros, por que na quantidade fazer produtos acessíveis para os pobres traz mais lucro. Mas infelizmente sempre existirão pobres, tenho certeza que um dia todos serão milionários e ficarão tristes porque só têm um helicóptero e não têm uma nave espacial, e têm uma saúde alta que não é tão boa quanto a imortabilidade biológica, e que ficam com raiva por não ter os trilhões que alguns têm, e que ficam reclamando de o estado não distribuir milhões para os que ganham a mísera quantidade de 100 mil por mês.
Não vê algo nesse discurso, agora veja o mundo com carros acessíveis, comida farta, e intenert e educação digital, e compare aos EUA de 1800 onde as pessoas só tinham dinheiro para comprar uma roupa, e riqueza era ter um sapato.
Um dia tudo que os ricos têm será acessível para os pobres, pois eles merecem por ser maioria
@Victor Hugo Sim mas não seria mais fácil da liberdade econômica como abaixar imposto, que se desmontra mais eficaz.
Por exemplo a maioria dos melhores países estão lá encima no nível de liberdade econômica:exame.com/mundo/os-paises-mais-e-menos-desenvolvidos-do-mundo-em-2019/
A Suíça têm uma liberdade econômica absurda e já está passando a Noruega.
E a Noroega têm vantagem pois têm 320mil dólares de petróleo para gastar para cada pessoa, enquanto o Brasil só têm 5mil.
E aliás Noruega é um país com grande liberdade econômica, pois como tem muito petróleo lá, não precisa pesar no imposto no resto.
E desses países a maioria é liberal e não divide dinheiro, só deixa a mão mágica de Andam Smith rolar.
A Suécia que cobra altos impostos e redistribui já perdeu para outros que focam na liberdade econômica para o crescimento do PIB e acabam indo lá para cima o IDH como consequência.
E aliás Venezuela está aí para mostrar que tomar o controle de produtos primários e distribuir o lucro para uma alta população não dá muito certo não
@Victor Hugo Se você dê liberdade econômica aumenta o poder de compra, a pessoa trabalha no Brasil mais de 150 dias para pagar imposto.
E sim, empiricamente todos os estados que aplicaram práticas liberais tiveram um alto crescimento, econômico e social, uns mais outros menos, por exemplo 8 dos 10 países com melhores IDH praticaram ou praticam o Liberalismo.
E na crise do Liberalismo têm deflação, na crise do keynesianismo têm inflação, qual é o melhor para o pobre? O abaixamento de preços, ou o aumento de preços?
Oportunidade se cria. Isso de não ter oportunidade é a pior desculpa para o fracasso, a resposta mais fácil.
Falo o cara branco playboy
@@Yung_Germain7 você nem me conhece.
Acho engraçado como esse pessoal playboyzinho, estilo Castanhari, acha que o pessoal na favela come terra e passa fome, que todo mundo é bandido, meio que tentando justificar também o fato do cara entrar pro crime. São os mesmos que se referem à África como se fosse um país, falando do continente como se houvesse apenas desgraça e fome. Não conhecem de porra nenhuma, vem com esse discurso mastigado, repetitivo. Acham que se entrar na favela, vão tomar um tiro. Na favela é cheia de gente que trabalha e corre atrás das coisas. Falta, sim, oportunidade pra todos, isso deve ser mudado, mas esse discursinho que está morrendo de dó dos pobres, enquanto está sentado numa pilha de dinheiro acumulada é uma demagogia absurda. Sua revolta é falsa, brother. Se está com tanta raiva assim da desigualdade, doe parte da sua fortuna, pelo menos.
mano pode não ser essa a sua realidade, mas é a de muita gente
@@lui9414 é a minha realidade
Broder realmente nada justifica os mano entrar pro crime, mas um dos principais fatores da sociedade é que o indivíduo é moldado pelo ambiente em que ele vive, ai se pega os mlk de 12-13 anos que ta formando a mentalidade agora, e vamo supor que ele sei lá, adquiriu um interesse por estudar e querer se dar bem na vida, o mlk entra na sala de aula e vê uns mlk badernando, as mina conversando sem prestar atenção, todo dia uma puta sujeira, caderno jogado, livro sem capa, professor ausente ou nem mesmo professor pra determinada matéria, escola que n tem instrumento de aprendizagem, professor público que recebe mal pra krl e ainda tem que aguentar os alunos que n dão atenção pq n tiveram incentivo pra isso, tudo isso aglomera e torna o ambiente uma bosta pra qualquer um, qq acontece com os mlk que quer estudar num ambiente desses? desanima total. Isso sem contar os outros fatores como problema financeiro dos país e etc. Ai a mesma pessoa se depara com uns mlk ganhando mais que o pai e a mãe dele todo mês pra ficar parado vendendo droga pra burguês e viciado da própria favela. Concordo com tu que a galera corre atrás, mas isso quem já superou todos esses obstáculos ai e ainda conseguiu aturar gente arrogante com mais dinheiro falando merda pra ela tlgd. Eu mesmo sou de condomínio e sinto repúdio por isso de várias formas, n pq eu to no meio mas pq eu entendo o quanto q se tem que ralar pra chegar aonde mlk que nasceu em lugar bom já tinha lugar reservado
@@z_ziul textão, mas é a real
Quanta merda num comentario só. Nem vale argumentar.
Dois exemplos na frente do cara e ele vem me falar que o criminoso é criminoso por causa do abismo social. E nesse caso não vem dizer que são exceção não, pq a maioria do povo brasileiro pobre é trabalhador.
"Essa desigualdade gera o que? O cara vê que os outros tem e ele não, ele vai fazer o que?" tudo menos roubar caralho, 99,9% da favela são pessoas honestas, que olham pra as injustiças do mundo e mesmo assim não arrega p criminalidade, esse mano ai ta falando merda, se é bandido é pq é má pessoa.
Seu argumento não se sustenta bro,o países com menos desigualdade social são os menos violentos
@@nulo4813 vc quer mesmo reduzir um país que tem melhor educação, melhor idh, mais liberdade econômica, população menor, industrializado mais cedo, melhor Saúde, e etc, a "não pow esse país aqui é menos desigual e tem menos crimes" cê ta tirando né mano? Vc tá reduzindo a um único fator? O seu argumento que não se sustenta.
Sabe oq é o foda que ninguém fala ? O cara faz 2 anos de cursinho para fazer faculdade de graça bancada pelo governo aí o pobre fudido que estudou no ensino público tira nota baixa e tem que pagar a faculdade aí como fica ?
Pois é, pessoal é muito gente boa. Na verdade, na comunidade o pessoal parece ser mais simpático.
@@nulo4813 Claro, se tá todo mundo rico não tem porque roubar e se tá todo mundo na merda (como a Venezuela e jajá a Argentina) não tem o que roubar.
é cada um por si mano, nao tem que esperar nada de ngm. quem pode mais chora menos
Uma base muito boa para uma sociedade unida (ironia kkkk)
Boa lógica, só perde pra realidade.
E a realidade só prova que ele ta certo
Pqe sera que em uma noite em uma favela do rj acontece mais crimes que em um ano na Suíca ??
@@pedroferreira5122 Impunidade. Se o crime acontecer na Suíça, é quase certeza que vão ser pegos, sem contar a diferença no tamanho da população. Agora nas favelas do Rio, bandidos e traficantes fazem o que querem, pois eles sabem que não vão ser punidos.
@@davisongabriel7819 Em qualquer lugar do mundo quando acontece um crime barbaro na cidade o primeiro lugar onde a policia vai procurar é nos bairros mais pobres e isso nao é por acaso.A pobreza nao é justificativa mas chama pro crime sim
@@pedroferreira5122 Pode até chamar, mas não é o principal motivo. Em Nova York, estava sendo desenvolvido uma teoria para descobrir o motivo da criminalidade e pra isso foram colocados um carro em um bairro pobre e o mesmo carro em um bairro rico. Na primeira semana, o carro no bairro pobre já não tinha mais peças, o carro no bairro rico estava intacto. Em um primeiro momento, os realizadores achavam que a pobreza era o motivo, porém, isso um deles achou que era muito simplista. Então resolveu fazer um teste no bairro rico, ele quebrou a janela do carro. Na semana seguinte eles voltaram pro bairro rico e o carro estava sem peças, assim como o do bairro pobre.
Qual foi a conclusão que os pesquisadores chegaram? Que quando, algo é quebrado e não é consertado, ele está dizendo que não se importa com aquilo, o que faz com que as pessoas continuem a quebrar, pois se o dono não se importa ela pode continuar a fazer.
Outra forma foi em um bairro comercial, os pesquisadores estavam querendo saber porque as pessoas quebravam as janelas. E ele repararam que quando se quebrava uma janela e o dono não consertava, nos próximos dias as janelas próximas daquelas seriam quebradas também e se aquelas janelas não fossem consertadas, mais janelas seriam quebradas. E por que isso acontece? Porque quando o dono que teve a primeira janela quebrada ao consertava ela rápido, ele estava passando a mensagem que não se importava e isso faz com que as pessoas tomem coragem para quebrar.
O nome dessa teoria é a Teoria da Janela Quebrada e diz que quando não se pune pequenos erros ou pequenos crimes, essas pessoas vão aumentando o nível do crime delas, pois estão impunes mesmo cometendo apenas pequenos crimes, como pequenos furtos, não seguir uma fila, pular catracas, etc.
Resumindo tudo: o principal motivo para a criminalidade é a impunidade e não a pobreza, porque senão ricos não seriam criminosos também.
@@davisongabriel7819 impunidade? Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo. Só quem fica impune no Brasil é gente rica, pobre sempre vai em cana.
Engraçado que o Silvio Santos também não tinha o que ele tem hoje quando ele nasceu, ELE que conseguiu
Tenho um amigo chamado Lucas ele estudava na mesma sala que eu e eramos amigos e ele tinha muitos problemas dentro de casa brigas com os meios irmãos,brigas pra defender a mãe de maus tratos e nisso ele não aguentou porque ele só queria um lugar com a mãe longe dos irmãos e da casa deles e então ele acabou com 17 anos entrando pro tráfico e ele sempre foi um nerd estudioso da escola e os professores ignoravam o esforço dele então nisso ele entrou em uma depressão pois por causa das brigas feias com os irmãos e problemas pessoais ele acabou se trancando em casa sem sair com muita pouca autoestima e sem muitos amigos porque ele não conseguia interagir muito com as pessoas ele sempre me contava que as pessoas se aproximavam dele só pra machucar e enganar ele é nisso ele acabou entrando pro crime e infelizmente aquele garoto queto que eu conhecia tinha sumido e agora ele era a sombra daquele garoto bom que só queria um incentivo e alguém que ele pudesse confiar as vezes vejo ele nos beco e ele desvia a direção acho que ele tem vergonha do trabalho que tem mais ele conseguiu ajudar a mãe e ela tem um comércio e o pior é que ela sabe mais ela não pode fazer nada porque ela sabe que se ele sai ele vai se afundar nas drogas por ver a mãe mau e só seu disso porque ele me contava muitas coisas estamos amigos e fico triste por saber de tudo : (
Espantalho bom esse de meritocracia, hein?
Se o professor de história do cara é o Narigudo, o cara tá realmente fodido
Castanha ensina melhor que meus professores, é um conteúdo acessível.
@@laraluizateen1892 sim, vá fazer vestibulares com a linguagem que ele usa, você vai zerar 90% das provas ahshhss.
@@guilhermedantas7014 exatamente por isso o conteúdo dele é uma apresentação e não uma cobertura teórica sobre o assunto.
@@davysoccer4 não tem como uma pessoa que teve uma apresentação ao assunto errado, desenvolver um conhecimento certo naquela área. Pois seu cérebro vai ficar viciado pensando que o primeiro conteúdo apresentado é correto.
@@guilhermedantas7014 verdade verdade, então é melhor uma pessoa com aulas vagas ficar sem conhecimento algum mesmo. Mano????
Como eu disse, é acessível, não é pra ser um puta método de ensino, se eu acho que ele ensina melhor que MEUS professores é uma experiência pessoal.
Não é pra competir. Economia não é soma zero. A solução não está na faculdade.
Mas nem todo filho de rico vira bem sucedido na vida,muitos classe média alta só se drogam,e muitos classe baixa com muito esforça vira juiz ou empresário,nem um dos dois lados é uma regra,o carater não está no teu bolso ou qual escola vc estudou mas está naquilo que seus pais te passaram,mas infelizmente muitos pais não sabem educar ai o mundo educa.
E na vdd a maioria dos filhos de rico fali por não saber administrar
Título do vídeo: Meritocracia funciona
O que foi de fato falado no vídeo: Meritocracia não funciona
"Um homem com um milhão de coroas para gastar não consegue entender aquele só tem vinte." (Geralt de Rivia)
Cara, que argumentos vazios, generalizados, seja para o caso do desprovido quanto para a exceção .. e o que mais me chama a atenção é a maneira como o tema é tratado com uma revolta e cheio de razão .. troquem ideia simples assim
Por que idealizam a a meritocracia?
Castanhari não percebe que desigualdade sempre vai existir, mas se deve diminuir.
Agora, ele reclama de extremismo, porém ele usa desse extremismo justamente no assunto de meritocracia.
Enfim, a hipócrisia.
A hipocrisia sempre estará inserida na esquerda
@@GustavoAraujo_18 e a polarização estara sempre inserida nos animais
A desigualdade não é algo ruim. Isso existe em todo lugar do mundo. O que é ruim é o nivelamento por baixo da população.
Na Venezuela todos são igualmente miseráveis, e a Argentina caminha para o mesmo infeliz trajeto.
@@GustavoAraujo_18 Castanhari é de esquerda ou é liberal tipo o monark?
Exato, ninguém liga por ter gente ganhando milhões, o ruim é ter gente ganhando centavos, esse que é o real problema, e pra resolver isso tem mil e uma soluções simples.
Meu pai nunca teve oportunidade de estudar em escola particular, nasceu no interior da Paraíba, família pobre pra cacete, mas ele nunca foi roubar. Ele era vendedor, saía batendo de porta em porta, viajando de combi para vender os produtos, mas nunca foi pra criminalidade. Pelo contrário, trabalhou muito como mestre de obras, criou seis filhos trabalhando sozinho. Eu não acredito nessa história de: aii, não tenho oportunidades, vou roubar o celular daquela velha ali na esquina esperando o ônibus. Vai pra pqp
acho que aqui na Paraíba praticamente não existiu rico na época de nossos pais kkkkk
lembro das histórias deles falando que comiam terra com água quando a fome apertava.
@@jaedson-barbosa Pode crer, Man, e eles nunca foram roubar. Quem rouba é pq não tem caráter.
GALERA, estudar é PERDA de tempo! Castanhari disse que a classe social que você nasceu já determina TODO seu futuro.
Meritrocracia não existe. Por isso que TODO mundo na sala, que tem a mesma realidade, tiram a mesma nota sempre. Todos se dão bem na vida e se tornam juizes e médicos. O esforço particular da pessoa não diz nada. O que importa mesmo é a realidade onde ele nasceu, né?
Entre meus antigos colegas, tem um juiz, um médico e dezenas de pessoas que mal ganham 2 salários para viver. Como explica isso? Todos tinham a mesma realidade.
A grande problemática é: a maioria não tem a mesma realidade, e as vezes aquele moleque que falta as aulas, tira notas ruins e até reprova pode ser uma consequência da condição social em que ele vive. Se ele passa fome e tem que faltar para tentar ajudar em casa vendendo alguma coisa, se ele tem condição de ter acesso a internet, se no dia em que ele vai a escola não está tendo tiroteio, se ele tem um espaço para estudar ou se mora num puxadinho de 10m² com a familia socada dentro e se ele tem saneamento básico no local onde mora. Se um jovem tem tudo isso que eu falei, ele já saiu na frente daquele que não tem e a meritocracia não vai existir, nessa situação, porque o problema não é a trajetória, mas a partida. Se as pessoas partem de pontos distantes, quem está mais a frente vai chegar primeiro, e isso explica o fenômeno da retroalimentação dos ricos: quem nasce em família privilegiada tem muito mais chances de assumir a presidência de uma empresa do que o jovem de periferia, e isso não está ligado a mérito porque pode ser muito difícil estudar quando a fome bate.
Você provavelmente reprovou em português né? Pq sua interpretação de texto é bem ruim
@@BaumgratzE Me conteste se conseguir então, já que é tão fácil. Mas antes me responda uma coisa, tu é cabeludo ou careca? Se tu é esse ai da fotinha, Deus não foi muito gentil contigo. kkk
@@oduque7869 apelou pra aparência pq, tá sem argumento? Mas relaxa, n tem problema, isso não me afeta nem um pouco, quem precisa gostar não reclama kkk.
Enfim, o Castanhari nunca falou isso, ele disse que se a pessoa nasceu pobre dificilmente ela vai ter ascenção na vida e dificilmente vai competir com um rico. Você acha mesmo o que um cara que vem de escola pública, não tem família estruturada, precisa trabalhar pra ajudar a mãe em casa vai conseguir competir com o filho de empresário que fez a melhor escola da cidade?
@@BaumgratzE Argumento? Nem tinhamos começado a argumentar ainda. Por isso fiz minha pergunta nesse momento. Senão você viria com mimimi de falácia depois.
Sobre o vídeo. Castanhari mede a competição pelos fracassados e não pelos vitoriosos. As dificuldades que um pobre tem a mais do que o rico se referem-se ao MEIO em que ele esta inserido.
A formula do sucesso é o MEIO + ESFORÇO. Sendo este último muito mais importante que o primeiro. O esforço é justamente o MÉRITO.
Pessoas ricas mas que não se esforçam não serão bem sucedidas. Do contrário, todos em escolas particulares tirariam as mesmas notas. Todos passariam de ano. Nenhum pobre teria sucesso na vida, etc.
Criticar o mérito é criticar a UNICA forma que poderia levar alguém sem o "meio" a chegar ao sucesso. A solução é tratar o MEIO e não desprezar o mérito. Muito pelo contrário, inclusive, o mérito deveria ser exaltado.
meritocracia é o que tem que ser, cada um colhe o que planta
castanhari ta bostejando mto ultimamente
Galera o Castanhari não ta passando pano pra quem rouba, mas está explicando algo que é a mais pura verdade. Meritocracia só é válida quando todos temos a MESMA condição. Eu por exemplo, venho de origem super humilde, estudei em escola pública a vida toda e hoje faço faculdade particular com bolsa integral (não pude fazer pública pois precisava trabalhar junto com a faculdade) e mesmo assim sou muito previlegiado. Nos ensino médio eu fiz escola técnica, pois podia dedicar um tempo pra estudar o que não me ensinavam na escola. Tive um boa professora de português e matemática (e só mesmo) mas a regra de 3 e a interpretação de texto já me ajudaram a passar no vestibulinho dads ETECS. Podia faltar coisas gostosas em casa quando criança, mas nunca passei fome, nunca precisei trabalhar pra ajudar a colocar comida em casa até os meus 17 anos, não nasci em um local dominado pelo crime organizado, tive uma mãe que dedicou a vida a me criar, não tinha influencias erradas enquanto me formava e gente, isso realmente impacta na vida de alguem. Pode ser que exista isso que chamamos de "mau caratismo", mas falar que o ambiente em que nascemos não influencia no que nos tornamos é a mais pura mentira. Diversos colegas de classe que estudam comigo tiverem que se esforça muuito menos que pra estar no mesmo lugar em que estou, e não falo isso pra desmerecer ninguém, só pra mostrar, que o mesmo grau de esforço, dependendo do ambiente de onde você vem, tem resultados diferentes. Vai me dizer que se você morasse na rua, não tivesse sido criado como toda a educacao que a sua mãe te deu e seu único modelo, fosse um traficante do bairro que te dava uma grana pra comer você não faria uns trabalhos pra ele? Pela amor, vamo ter empatia ai.
0:37 impressão minha ou ele ta indiretamente falando que bandido e vitima da sociedade
Huahaua não é impressão não
Cansei de ver a molecada sair da aula e ir pra praça pra fumar, andar de skate, ficar, usar o celular, jogar tempo fora!
Depois quebra a cara e vai culpar “o sistema”!
kkkk, Falou o cara que mora em uma mansão toda automatizada só que o condominio dele fica longe da favela. Castanha hipocrita.
"Você não pode pegar a excessão e tratar como regra"
3 "gênios" discutindo.
eu sou a favor de cotas pro pessoal que tem necessidade, mas para negros não, pois isso aumenta o preconceito segregando as pessoas pela quantidade de melanina que tem na pele
mas o essencial é aumentar o investimento no ensino básico, pois investimos quatro vezes mais no ensino superior do que no ensino básico, além do fato de que muitas pessoas que tem o ensino público nem conseguem terminar o ensino médio assim nem tendo acesso às cotas
De certa forma fatores externos existem, usar isso como desculpa é outra história. Pessoas como Whindersson Nunes é um tiro na cara do próprio Castanhari. No final só importa oque você faz com oque fizeram de você, a vida não tem uma linha de chegada, eu posso não ter nascido rico, mas eu posso chegar lá não importa que outra pessoa chegou primeiro.
Esse é o pensamento, mas isso não anula o fato do desvio grande de pessoas existir e afetar o futuro de varios
Esse tipo de mentalidade é muito simplória. Todo mundo vai virar criminoso, porque se eu ganho R$ 1.500,00 por mês e vejo a galera que ganha R$ 20.000,00 eu não vou aceitar porque o cara ganha 13 vezes mais que eu. Sempre haverá alguém que tem mais condições que eu, ao invés de incentivarmos as pessoas a continuarem lutando e batalhando, estamos querendo justificar essas atitudes erradas. Ou nós entendemos que precisamos batalhar para conquistar nossos sonhos ou vamos virar um bando de depressivos que estão sempre insatisfeitos porque o outro tem condições melhores que as minhas. O mundo é assim e não mudar porque você ficou chateado. O mundo não muda, mas nós podemos mudar nossas vidas.
NADA, absolutamente NADA justifica a pessoa entrar pro mundo do crime.
Fiz um ano de cursinho e sou de universidade pública. E entrei qnd não havia cotas nem nada. Maior balela é isso. Meu curso, segundo próprio levantamento da universidade era um dos mais elitizados. Uns 70% da minha turma tinha feito intercâmbio. Vi colegas de faculdade indo de SUVs pra graduação sem nunca ter trabalhado. Ali dentro, mesmo os ricos sabiam de seus privilégios e ngm negava q a estrutura que tiveram para se desenvolver foi crucial para estarem ali. O pior é vc ver o cara que ganha $2-$3 mil defendendo a meritocracia que vai deixar ele de fora a partilha "do bolo"...
Eu prefiro que me de o merito no fim hahahaha. Que deus se for a vontade dele me tire tudo, mas nao me tire a vontade de lutar e de provar para os outros e a mim mesmo que eu consegui apenas pelo meu MERITO.
A parada da meritocracia é oq...
Todo mundo de sucesso, chegou onde chegou por merito própio...
Mas isso não quer dizer que quem não conseguiu sucesso foi porque não se esforçou...
é, muitas vezes perdemos tempo e nos esforçamos em coisas que não nos levarão a lugar algum.
mas em relação ao sucesso, tem o lance da herança, mas no geral, quem não se esforça só acaba com a herança, nunca houve na história herança que aguentasse herdeiro preguiçoso, sempre acabam.
Esse Castanhari era melhor quando falava só de desenhos infantis e nolstagia. Hoje quer se meter a falar de coisas que não entende.
Tu que não entende seu imbecil
De verdade, uma porrada de aula vaga, tive muitas. Mas enquanto tava todo mundo feliz, eu tava estudando, isso me deixa puto, pois, eu consegui meu primeiro emprego estudando. Você tem uma opinião fula.
“Castanha vc foi meu professor de história” kkkkkk esse aí aprendeu muita bosta
"a crise da Venezuela é culpa da queda do petróleo"
Aprendi muita coisa com o catanhari já que na minha escola não tinha professor de história
@@meirakaique8340 ue, um dos grandes motivos da crise é por csusa da queda ue
@@zombietsunami9118 eh mas países que dependiam do petróleo como a Venezuela não estão nem perto da situação da mesma.
O que causou a crise foi o governo socialista mesmo
Castanha ensina melhor que muitos professores, eu nunca achei tão fácil aprender ciência, história antes dos vídeos dele. É um conteúdo acessível, gratuito e útil cara, vejo o pessoal falando mal do castanhari por estar dando conteúdo escolar que mts pessoas n tem nem acesso.
Não é tão simples assim... Muitas oportunidades são desperdiçadas nas comunidades.
Muitas pessoas da comunidade que eu moro não enxergam as oportunidades que tem na mão. As universidades públicas não são as únicas oportunidades. Existem muitas mais mas que dependem de nós enquanto pessoas motivadas para conquistarmos. Perdão mas a meritocracia existe sim, caso contrário estaríamos todos vivendo de favor neste mundo e, isso não é algo tangível. Pelo menos não para mim.
Olha, esse papo é muito do Castanhari é muito vago, quando você coloca o cara da periferia como incapaz por não ter "oportunidade" fica muito fácil falar que meritocracia não existe, e se você não pega como exemplo quem conseguiu fazer suas oportunidades mesmo sem ter condições, quem não teve oportunidade não vai querer correr atrás e fazer as coisas acontecerem
Vendo os comentários, vejo a falta de interpretação que as pessoas tem... Ele não tá relativizando o crime não, só tá dizendo q existe um grande problema social e quem está no andar de cima, não tem noção nem empatia com quem está em baixo, pq já nasce achando tudo normal... Meritocracia existe sim, só que ao invés de ficarmos só vangloriando e tentando ser uma exceção na regra, temos q tentar consertar essa diferença de oportunidades e deixar a porra justa, e não precisar ser 10 vezes melhor doq os outros pra crescer na vida.
Deficiente físico trabalhando de mecânico para se sustentar*
Não há desculpa para praticar qualquer crime*
Verdade
Excessão não e regra, esquece a agulha no Palheiro que se destacou, lembra da massa, do povão, da maioria das pessoas, não justifica o crime,mas explica pelo menos, força com força n resolve, dar condições melhores para o povo, isso sim diminui a criminalidade, inclusão social
A meritocracia não está limitada ao indivíduo. Está relacionada à educação/família. O filho de um gari que recebeu apoio dos pais para estudar tem mais chances que o filho de um garoto de classe média sem qualquer incentivo familiar. Os imigrantes alemães, italianos e japoneses do final do século XIX e início do século XX não tinham educação no seu país de origem e não falavam português, mas a geração seguinte já frequentou faculdades e universidades. Conheci um nordestino analfabeto de 80 anos que teve 7 filhos, todos formados (só uma não fez mestrado). Ele não teve oportunidade de estudar, mas com muito sacrifício educou os filhos para que eles fizessem faculdade (trabalharam para pagar os estudos pois o velho não tinha condições).
Hoje não há mais compromisso com a educação dos filhos nem com os deveres. Só se fala em direitos, "por quê ele tem e eu não tenho?" mas sem dizer que os pais ele ou os pais dele trabalharam para conseguir. A cultura da inveja social é estimulada pela esquerda e a labuta para conquistar os objetivos é considerada ultrapassada.
Moh galera revoltada nos comentarios. Verdade dói de ser ouvida as vezes. Infelizmente a maioria nao consegue assumir que foi privilegiado. E outros que foram exceçao no meio da realidade discursam aqui embaixo exatamente como o Castanhari falou: "Se eu consegui, todo mundo consegue!" Não. Não consegue, amigo.
pior q é msm né, geral descendo o pau no Castanhadopara por nada
Na favela tá cheio de privilegiado então
A verdade doi mesmo,a riqueza de uma pessoa foi conquistada por meritocracia em algum ponto de sua vida,mesmo se ela ja nasceu de uma familia rica,alguem teve de se esforça para adquirir riqueza.Ou vc acha que o cara nasceu com 10 milhoes na conta
A escola pública é ruim, mas as escolas técnicas estão no nível de escolas particulares. O problema é o investimento, o governo federal consegue investir bem mais que o governo estadual ou municipal.
Isso é verdade, vi muita gente saindo da particular pra ir pra técnica.
@@jaedson-barbosa Eu fui um. E a maior vantagem da técnica é sair pronto pro mercado de trabalho. Poder sair do ensino médio com 18 anos e já entrar num emprego na área que estudou.
Roubei pq quero ter o que o rico tem e pq não entendo o mundo dele.
Ou seja, pobre é ladrão, burro e invejoso. Valeu Castanhari
Adora omitir informações hein irmão o cara não falou que TODO pobre é burro e ladrão, invejoso não tem como todos nós somos, o cara falou que pobre sem base familiar e com uma base escolar fudida 99% das vezes vai virar bandido o cara não tem ética da família não tem da escola vai tirar as éticas erradas do crime
Olha eu assisti o programa inteiro mas ele meio que deu a entender isso mesmo
@Jonathan Pereira Se não tiver uma base familiar ou de onde quer que seja com disciplina básica e uma ética boa ele vai tirar isso da onde? Provavelmente dos Maluco chavão que tem o que comer e ainda cata as mina e a única coisa que eles tem que fazer é roubar alguém ou transportar farinha
@Jonathan Pereira Se o cara não tiver ética ou só ligar pro dinheiro sim e pra "fama" na favela sim
Ele não disse isso
A coisa mais odiosa que vejo é essa galera tentando defender bandidos, entendam!! Existe ss pessoas que roubam pq passam fome, mas a esmagadora maioria rouba pq é mal carácter e pra ter dinheiro fácil, e essa atitude de defender bandido é o que faz o Brasil ser assim, isso nunca vai acabar até vcs pararem de defender eles, nossa cultura de idolatrar as supostas "vítimas da sociedade" é podre
A Universidade pública era pra ser pra quem estudou em escola pública
Não exatamente, se for assim ela não sustenta basicamente...
@@daviferreiralima1947 Mas é PUBLICA. Deveria ser financiada e sustentada pelo estado, não por mensalidade.
Problema é que aí não teria metade da qualidade que tem hoje. Só tem qualidade pq tem filho de rico lá dentro e é interessante fechar com os melhores professores...
Não é bem assim. Quem n estuda em colégio publico, mas em colégio particular e colégio publico federal(geralmente ricos e classe média) tbm paga impostos para o estado, até mais numericamente q os pobres( que geralmente estudam em colégios públicos estaduais), então eles tem direito de estudar nelas.
@@lisislinares7172 não é questão de "merecer" é questão de prioridade e necessidade. Minha opinião
Esse aí teve coragem de tocar na ferida
Acredito sim na meritocracia, pois até o berço de ouro foi conquistado.
Por alguém q n nasceu nesse berço, kd a meritocracia nisso?
@@zombietsunami9118 você só fez reforça minha posição.
conquistar não é meritocracia ?
ex: citaram o filho do bruno ( bruno e marrone) quantas vezes ele não cantou por marmita, ou até mesmo de graça. o filho dele nasceu no berço, porem foi conquistado.
@@zombietsunami9118 meritocracia dos pais ou outros ancestrais (Se não tiver sido adquirido por meios ilícitos).
@@paullsantos6259 ele é um ponto fora da curva. Olhe as estatísticas, quem é de família pobre tende a continuar ser pobre, isso número não achismo. Diga-me a galera da família real tem algum mérito. Quem esta no topo continua no topo, quem está na base no máximo muda pro centro e quem está no centro dificilmente vai para o topo e facilmente pode ir para base.
@@erikmoura6668 realmente não são todos, porém não acredito que seja tão pouco.
Negar a meritocracia é falar para o pobre desistir e isso nunca direi ao meu filho.
Flávio Augusto, Thiago Nigro e Thiago fonseca são caras que saíram do zero e agora estão lá em cima, eles fizeram isso dando duro todos os dias e de vez em quando nem dormiam, o problema do Brasileiro é que a cultura do confortismo e do curto prazo está enraizado em todos, várias pessoas saíram da " merda " e conseguiram o seu sucesso, a pergunta é, eles se conformaram ou foram a luta ? Sou um exemplo disso, pois passei no curso de engenharia Civil com 100 % de bolsa sendo de escola público, mesmo assim continuo estudando e lendo coisas que me farão ter uma visão empreendedora sobre o mundo. O que mata muitos é essa cultura de coitadismo que muitos sentem, fazem com que não crescam mentalmente, a realidade é assim , É, más cabe a cada cidadão fazer o seu império, se vocês olharem a trajetória de todos os mi ou bilhionários, verão que eles saíram do zero, a exemplo disso, steve jobs, Jeff Bezzos. Aprendam nada vai cair do céu pq vcs estão militando ou reclamando, vocês irão mudar a sua realidade é estudando coisas relevantes para a população e tendo idéias que possam ser boas para gerar capital
Ele reclama do sistema em que ele mesmo venceu... Se os vídeos dele não fossem tão bem produzidos, não teria um décimo de inscritos.
Entendo que ele demora muito e Blá mas ele poderia vender muita coisa com esses vídeos...
Qdo ele cita o Silvio Santos, já quebra o próprio argumento, pois o cara foi mt pobre e começou cm camelô. O meio pode influenciar mas pra mim oq define realmente é o caráter, o povo brasileiro é pobre e a maioria é honesto. Pensando assim, não teria justificativa pra político ladrão!
E o que define o caráter é a materialidade, ou seja, aquilo que vc absover de MATERIAL. Sejam ideias numa instituição de educação de qualidade e por ai vai. E como exigir caráter de um filho de pai e pai dependentes de crack por exemplo?????? Caráter não vem do ar não cara, não vem da suas vidas passadas ou de Deus
Temos visões diferentes, pra mim oq define caráter não é materialidade, e sim a espiritualidade. Como disse, o meio pode até influenciar, mas a índole define. O problema é que as pessoas preferem o caminho fácil!
A vida e sua, se vc não está disposto a dar tudo de si para conquistar algo, então desista !
rapaz... isso pode ser visto como incentivo ao suicídio.
@@jaedson-barbosa Q? Eu estou me referindo ha objetivos, não a vida em sim, se vc quer fazer algo e não esta disposto a insistir e dar tudo de si para conquistar, tentar vai ser inútil, faça aquilo que vc esta disposto a dar tudo si para conseguir um resultado. Em nenhum momento eu disse que se vc não consegue algo vc tem q desistir da vida
uma professora veio me falar de comunismo. dai eu perguntei p ela se o cara que tava no bar merecia ganhar o mesmo que ela que tava saindo da escola as 23h. meritocracia é complicado, muita gente não vai p frente nem se empurrar.