INTRODUÇÃO À BIOMECÂNICA #7 Torque e momento de força

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ก.ย. 2024
  • Talvez o conceito de torque seja um dos mais importantes em biomecânica. Mas entendê-lo tem vários estágios, pois uma coisa é um torque no contexto de alavanca, depois o torque articular, o torque nas condições de equilíbrio, etc. Mas o certo é que temos que começar a entender. A aula 7 tem esse objetivo. Confira!
    Acesse o material complementar em sites.unipampa... (Clique em "Curso de Introdução à Biomecânica")

ความคิดเห็น • 17

  • @albertocarmo4371
    @albertocarmo4371 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns, Professor!
    Só faltou explicar o conceito de P = Força x Velocidade.
    Concordo plenamente que as pessoas confundem Força com Potrncia!! Show!

  • @salvador9863
    @salvador9863 3 ปีที่แล้ว +1

    A aula é boa porém, pra quem já sabe um pouco de biomecanica pra quem.n sabe nada um pouco complicado , valeu professor 👍👍

    • @NeuromechTV
      @NeuromechTV  3 ปีที่แล้ว +3

      Mas um pouquinho o ensino médio deixa de legado ;) bons estudos!

  • @heronmedeiros1682
    @heronmedeiros1682 4 ปีที่แล้ว +2

    Professor, no exemplo das ferramentas quando a força não foi aplicada perpendicular (inclinada), a distância do ponto de aplicação da força não deve ser obrigatoriamente perpendicular ao eixo? Neste caso não mais 0,3 m como no exemplo A, acredito que seria menor a distância (por isso o torque prejudicado).

    • @NeuromechTV
      @NeuromechTV  4 ปีที่แล้ว +2

      Oi Heron. Isso aí! Quando a força não é perpendicular (inclinada) precisamos decompor o vetor considerando o ângulo e usar a distância perpendicular, como você diz. Por isso que durante uma flexão de cotovelo por exemplo o varia, apesar da inserção do músculo nunca mudar, a linha de ação da força se aproxima/se distância do eixo ao longo do movimento. E aí o torque varia mesmo 👍

  • @moveronline5745
    @moveronline5745 3 ปีที่แล้ว +2

    Professor, não consegui entender a comparação da chave de boca com o corpo humano. No exemplo da chave de boca com a força perpendicular quanto maior a distância do parafuso menor a força que eu tenho que fazer para gerar torque na ferramenta. E me parece que no corpo humano, quanto menor a distância do eixo de rotação, mais fácil o exercício fica. Você poderia me explicar melhor essa comparação?

    • @NeuromechTV
      @NeuromechTV  3 ปีที่แล้ว +2

      Os exemplos que vc cita tratam de coisas diferentes. No caso da chave de boca você se refere ao braço de força, então sim. Quanto maior ele for, maior o torque, e mais fácil realizar o movimento de rotação. Na questão do exercício e segurar um peso você fala do braço de resistência, e aí, quanto mais próximo do eixo de rotação, menor esse torque de resistência (e maior fácil gerar movimento angular). Espero ter ajudado. Lembre de também estudar o material complementar e não ficar apenas com o vídeo 👍🏼

    • @moveronline5745
      @moveronline5745 3 ปีที่แล้ว +1

      @@NeuromechTV perfeito professor! Entendi agoraa

    • @NeuromechTV
      @NeuromechTV  3 ปีที่แล้ว

      @@moveronline5745 maravilha

  • @heronmedeiros1682
    @heronmedeiros1682 4 ปีที่แล้ว +2

    Outra dúvida hehe, quando buscamos a isometria em um movimento, o vetor da resistência externa representa ambos os pesos (segmento e resistência externa)? Não deveria ter dois vetores pra baixo, um no centro de massa do segmento e outro no centro de massa da resistência externa?

    • @NeuromechTV
      @NeuromechTV  4 ปีที่แล้ว +3

      Sim. Quando temos uma carga externa (um haltere por exemplo) sempre vai ter duas forças de resistência. Peso do segmento e peso do haltere. O que ocorre é que geralmente os exemplos consideram o diagrama de forças “juntando” o peso do segmento + peso da resistência. Por isso às vezes tem um vetor apenas, representando os dois. Também importante lembrar que se temos um peso na mão para um movimento de flexão do cotovelo, por exemplo, o centro de massa do segmento + haltere vai ficar bem pertinho do haltere pela distribuição da massa :) pode comentar todas as dúvidas e sugestões e críticas e o que for. Responderemos sempre ;)

  • @RicardoSilva-dj7xs
    @RicardoSilva-dj7xs ปีที่แล้ว +1

    Em uma rosca direta, na academia, se eu estiver fazendo bíceps com 10kg, o meu bíceps está resistindo à força peso de 100N ou a um torque? Porque segurar um haltere em ângulo (braço - antebraço) de 90 graus é bem difícil. E a sensação de "peso" muda com a execução do movimento.

    • @NeuromechTV
      @NeuromechTV  ปีที่แล้ว

      Ricardo, se o peso externo em um haltere, por exemplo, for de 100 N no exercício de rosca bíceps, a força gerada pelo músculo terá que ser maior do que a carga externa (100 N). Isso acontece pela diferença na distância perpendicular da força muscular x força da resistência externa. Como a distância perpendicular para a força muscular é menor, mais força é necessária.
      E sim, esses valores mudam de acordo com o ângulo articular (do cotovelo, nesse caso), pois como muda a distância perpendicular, a magnitude de torque muda também.
      Isso tudo falando do plano sagital.

    • @RicardoSilva-dj7xs
      @RicardoSilva-dj7xs ปีที่แล้ว

      @@NeuromechTV Obrigado pela resposta! A questão é: tenho como saber qual o equivalente, em Newtons, que um braço humano (vamos considerar um antebraço de 40cm) suporta ao erguer até um ângulo de 90 graus um haltere de 10kg (100N)? Seria algo equivalente a 150N... ou mais?

    • @NeuromechTV
      @NeuromechTV  ปีที่แล้ว

      Assista a aula sobre Torque que nela explicamos como essa estimativa pode ser feita.

    • @RicardoSilva-dj7xs
      @RicardoSilva-dj7xs ปีที่แล้ว +1

      ​​@@NeuromechTVEsta é a aula de torque, não? O que me confundiu foi que NESTA aula você afirma por volta do minuto 27- 29 que na posição "C" seria mais fácil segurar um peso. Com ângulo de 90 graus é gerado o maior torque muscular, mas ali não é a posição de maior facilidade. Se fosse, todos nós carregaríamos as sacolas de mercado (por exemplo) naquela posição. Mas não é, de forma alguma, a posição mais confortável.

    • @NeuromechTV
      @NeuromechTV  ปีที่แล้ว

      No exemplo que você fala, de carregar uma sacola de mercado, você pode simplesmente não exigir do torque flexor de cotovelo ao manter a articulação estendida. O exemplo da aula trata de comparar o esforço em diferentes ângulos articulares 👍🏼