1964: Entrevistas | Boris Fausto

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 13 พ.ค. 2014
  • Mônica Teixeira entrevista o professor Boris Fausto, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ele fala sobre a influência da concepção ideológica na análise dos fatos da época. Comenta a diferença entre autoritarismo e totalitarismo, da apropriação dos elementos nacionais pelos militares, do medo da ameaça comunista e do argumento usado pelos militares de que o governo Jango era extremamente corrupto.
    1964 é um programa que entrevista historiadores e pesquisadores com o intuito de entender como era o Brasil na década de 1960, quais eram os desafios da sociedade e como ela os enfrentou.
    De segunda a sexta às 09h e 20h, o programa Estúdio Univesp traz entrevistas, debates, matérias especiais, notícias e o resumo da programação na tela da UNIVESP TV. O canal para quem quer saber mais e aprender sempre!
    Assista também em univesptv.cmais.com.br/
    Sintonize a UNIVESP TV através dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo, o canal é o 2.2. Santos - Guarujá, canal 3.2, Ribeirão Preto, 4.2. Campinas 10.2, São José dos Campos, 27.2.

ความคิดเห็น • 14

  • @wiltonww
    @wiltonww 10 ปีที่แล้ว +21

    Excelente entrevista. Estilo bate-papo, com muita informação e opinião.

  • @calistoantunes
    @calistoantunes 10 ปีที่แล้ว +9

    Espetacular essa entrevista! Muito bom mesmo!

  • @enriqueonaga700
    @enriqueonaga700 8 ปีที่แล้ว +13

    aham

  • @robertomoreiradasilva5006
    @robertomoreiradasilva5006 9 ปีที่แล้ว +10

    Ficou uma questão aberta: os militares tiveram sucesso em mudar a mentalidade dos jovens que nasceram durante o período da ditadura? Na minha visão o Brasil nunca viveu um tempo fora do autoritarismo. Nos tempos da ditadura militar o Brasil era dirigido por um regime que se dizia certo e tinha uns professores que nos ensinavam que o certo era o contrário. Temos governo até hoje com dificuldade de lidar com a liberdade e todos com forte tendência a se eternizar no poder. Mesmo quando estão em crise absoluta insistem em dizer que são os melhores e os únicos capazes de representar o povo. São radicalmente contra a oxigenação e renovação natural da democracia. Isso desde o começo da República, com exceção de raros momentos, todos são arrancados do poder. No século XX, apenas Fernando Henrique Cardoso saiu naturalmente do poder, mesmo assim, a meu ver, com muito tempo de governo. Primeiro que correto seria não haver reeleições nunca. Para quem pretende ter um governo democrático que realmente quisesse a participação de todos e o interesse do jovem esta sempre começando na vida universitária ter algum interesse por política, o Brasil faz totalmente o contrário.

  • @verdevan
    @verdevan 10 ปีที่แล้ว +24

    esse aham dessa entrevistadora é irritante!!!

    • @willknot6
      @willknot6 9 ปีที่แล้ว +2

      Acho que esse "aham" que ela usa, é porque ela não concorda com a opinião dada, eu só acho.

  • @lucascandeo
    @lucascandeo 9 ปีที่แล้ว +9

    Essa entrevistadora infelizmente deve ser muito boa Professora, mas para conduzir a entrevista é muito ruim. Esse aham e aham, aham duplo são irritantes. Além disso ela não sabe conduzir o conteúdo com o tempo. Mas o assunto é interessante. Assisti todos os videos da série 1964, esse está como último na playlist. Parabéns aos produtores.

  • @luizpadovani
    @luizpadovani 9 ปีที่แล้ว +9

    Não consegui assistir nem 2 minutos por causa desse "aham".

  • @CABOPEDEPATO
    @CABOPEDEPATO 8 ปีที่แล้ว +13

    Muito parcial, desconhece o meio Militar.

    • @rogerfarias4506
      @rogerfarias4506 8 ปีที่แล้ว +29

      +Wolf Muller Muito imparcial, conhece o meio Militar.