Tive a sorte de poder estudar a "Gramática Metódica" de Napoleão Mendes de Almeida na faculdade (pois esta obra custa entre R$ 300 a R$ 500 dependendo da edição). Assim, consegui me guiar entre as diversas gramáticas que existem hoje no mercado, cada qual com seu método, às vezes, diferenciando-se bastante. Enfim, gostei do conteúdo do canal, já me inscrevi e espero ver mais vídeos com conteúdo desse nível. Abçs professor.
Olá, Victor. Seja bem-vindo ao canal! A "Metódica" realmente é caríssima (já era, inclusive, antes de esgotar-se). Fico feliz que tenhas gostado de meu conteúdo. Grande abraço!
Eu amo esses livros de história da literatura! Tenho o box da literatura ocidental do Carpeaux e o livro da literatura alemã. Maravilhosos. Toda vez que vou ler um livro mesmo não sendo pra faculdade, gosto de estudar tudo sobre ele primeiro. Amo! Meu sonho é ser professora universitária de Literatura. Estou amando o canal e o conhecimento que está compartilhando conosco! Super abraço!😘
Também tive de estudar gramática por fora. Só um Professor que era profundo conhecedor de gramática, linguística e literatura. Esse foi um grande mestre. Infelizmente, já falecido. Ele indicou a gramática do E. Bechara como ponto de partida.
Professor, só há uma vertente no meio universitário brasileiro. Nao há espaco para visões que expressem algo diferente da caixinha de ideologia. Mas devemos ser fortes e buscarmos um estudo por meios próprios.
Professor, queria uma dica sua, se possível. Sou formado em Engenharia civil, mas não me identifico com a área. Já estou desempregado há mais de 1 ano. Percebo que tenho uma inclinação para humanas, especialmente tradução ( Inglês - Português) e literatura. Também gosto de escrever poemas e contos. Sabendo disso, que conselho o senhor me daria. Como eu poderia sair do desemprego a fazer algo que gosto. Já fui professor de inglês e de matemática, mas ser professor de criança não me apetece muito. Como poderia conseguir algo com tradução, literatura, ou algo do tipo? Obrigado pela atenção e admiro seu trabalho.
Olá, Liam. Bom, o que você pode fazer a princípio é procurar fazer trabalhos como freelancer. Divulgue-se como tradutor. Cartaz em universidades ajudam muito. Ponha-se à disposição para tradução de artigos científicos, para elaboração de abstracts para teses e dissertações... crie um perfil no Instagram e comece a dar dicas sobre tradução, etc. divulgue-se! Trabalhe nisso incessantemente. Não é fácil comecar a ganhar uma quantia desejável, mas se esforce que consegue. Tente ampliar seu leque: sente-se seguro para revisar também? (Textos em português). Isso te daria bem mais possibilidades. Agora, se quer uma dica... Se não te sentes feliz em tua área, por que não se dar a chance de ir em busca do teu caminho? Tive durante a graduação em letras uma colega mais velha que era odontóloga. Fez odontologia por influência da mãe, concluiu, já tinha consultório, mas não era feliz... foi em letras que ela encontrou a felicidade. Uma graduação mista português-inglês te abriria inúmeras portas. Uma pessoa com graduação deste tipo tem que se esforçar muito para NÃO conseguir um emprego rsrs. Isso porque abre -se o leque para escolas de línguas, editoras, grandes escolas... quanto ao magistério, não se resume a crianças. Com uma graduação na área, podes buscar o ensino médio, os cursinhos para Enem, os Institutos Federais.... Enfim, são muitas possibilidades. Mas é apenas uma dica. Se não quiseres, podes tentar como freelancer, como disse. Para chegar às editoras, não será impossível sem a formação específica, mas vai requerer mais tempo e paciência. Mandar currículos para as pequenas editoras já é um começo. Quanto a um possível mercado específico para literatura, já é mais difícil. Consultoria, canal no youtube, perfil no Instagram, são algumas formas de começar. Algo além disso, infelizmente, não consigo idealizar. Autor, no mais das vezes, paga para publicar, então a menos que tenhas um nome e muitos seguidores, dificilmente ganhará dinheiro no começo. As profissões satélites, como revisão e tradução, entram no que já foi falado acima. Enfim, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou a disposição. Abraços!
Professor, o seu conteúdo é riquíssimo! Na graduação também sofri com os mesmos problemas citados pelo senhor. Obrigada pelo seu olhar e postura equilibrados, que, de fato, possibilitam a nossa ampliação do saber.
Muito bom, professor! Estou indo para o segundo período de Letras e suas dicas têm me ajudado muito. (obs: Já percebi que aqui na UEMG os estudos de gramática são bem esparsos, necessitando de uma dedicação à parte..)
MEU MUITO OBRIGADO, PROFESSOR, continue com os vídeos, por favor. Acabei de adentrar na universidade, seus vídeos já estão me ajudando muito, agradeço DEMAIS!
Olá, Henrique. Muito obrigado pelo comentário. A gramática de Nougué é excelente. Porém, acredito que o estudante deveria ler primeiro Aristóteles, afinal, é uma das principais fontes da obra. Por isso, (ainda) não a citei, ao passo que o fiz com as obras do estagirita. A Suma é de uma riqueza imensa e em breve farei a resenha do livro. Grande abraço!
Nossa professor fiquei simplesmente encantada são obras que realmente irá ajudar no profissional de letras. Quero ainda ter a oportunidade de ler essas obras. Como e bom ouvi-lo. Quero ser uma professora de excelência. Acho que o curso de letras não nós dar oportunidade de tudo deveria.
Olá Professor! Obrigado pela indicação dos livros! Percebo a cada vídeo que Massaud Moisés tem uma obra que abrange toda ou quase toda a área de Letras, procurarei mais livros dele. Vou guardar essa ordem de leitura que o senhor indicou sobre linguística e adicionar o restante na lista de leituras! Obrigado novamente professor!
Olá, Carlos. Espero que o vídeo tenha ficado de acordo com o que você pretendia. A obra de Massaud Moisés abarca toda a parte introdutória da teoria literária. Tem historiografias (brasileira e portuguesa), antologias (também das duas nacionalidades), tem dicionários (um de termos literários e outro específico da Literatura brasileira). Tem a grande obra de Introdução à TL, que é "A Criação Literária", tem sobre análise literária. Além disso, tem obras sobre Machado de Assis, Fernando Pessoa, sobre as novelas de cavalaria, e ainda um ensaio muito bom sobre a critica literária, intitulado "Literatura: mundo e forma". É impressionante como sua obra é vasta. Talvez ele tenha conseguido ser o mais abrangente teórico brasileiro da Literatura. Só não publicou nada sobre linguística. Enfim, agradeço pelo comentário. Grande abraço!
13:00 Professor, obrigada! Estava a procura de posicionamentos contrários às críticas à gramática nas universidades atuais. Estou no 2º período de Letras e confesso que muito frustrada com a Unimontes/MG. Já imaginava que esse posicionamento dos professores universitários, cegos por certos linguistas modernos, é uma doença generalizada. Isso me dá forças para continuar criticando essas "pedras no caminho" e esse material disponibilizado pelo senhor certamente vai me ajudar muito quanto a isso. P. S.: se o senhor puder indicar material bem pontual que me ajude a desconstruir essas críticas à gramática, eu agradeço muito.
Olá, Tatiane. Obrigado pelo comentário! Olha, com esse posicionamento que você quer, não há muitos livros aqui no Brasil. Indico primeiramente, além da gramática de Napoleão Mendes de Almeida, citada no vídeo, a "Suma Gramatical da Língua Portuguesa", de Carlos Nougué. Essas gramáticas vão lhe dar uma visão sólida da importância da norma culta, do seu estudo e do seu ensino. Leia as duas comparando as abordagens (se quiser dicas de como aplicar o método comparativo, assista ao meu vídeo "Como estudar gramática"). Em segundo lugar, indico "A Falácia Socioconstrutivista: por que os alunos brasileiros deixaram de aprender a ler e escrever", de Katia Simone Benedetti. Esse livro, embora não seja de gramática em si, vai criticar o método socioconstrutivista e as más consequências, na visão da autora, que ele causa na alfabetização. Enfim, espero ter ajudado. Grande abraço!
Tatiane, fico feliz com o seu comentário, pois faço Letras e penso desta forma e me sinto indignada com os posicionamentos dos professores. Na verdade, como diz Almeida em um de seus prefácios, esses críticos da gramática normativa procuram esconder o seu desconhecimento. Lamentável! Melhor seria procurar aprendê-la.
Professor Weslley, já vou aproveitar das indicações a Tatiane: atendem aos objetivos também. Além disso e na mesma linha de pensamento, quero desenvolver no mestrado uma crítica aos acordos ortográficos. O senhor pode me indicar alguma bibliografia? Agradeço a sua atenção.
Professor, gostaria de sugerir que comentasse o processo de escrita de sua dissertação. Relação com o orientador, temática, escolha bibliográfica, organização do tempo.
Prezado professor; Por causa de um vídeo seu,eu tomei a decisão de cursar letras,amo a nossa língua,nosso idioma,e gosto de ler livros, diversos assuntos. Mas o que atrai mesmo é a gramática culta,ou seja aprender me expressar oralmente. Você poderia me indicar uma obra e ou abordar a introdução de gramática. Ah! tbm amo literatura brasileira e portuguesa. Quanto a pergunta feita anteriormente referente introdução a gramática. Deus abençoe sua vida,fique com Jesus e que Ele continue lhe usando como benção para nós orientar.😘😘😘🤩🤩🤩🙏🙏🙂🙂🙂🙃🙃🙃🙃🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗
O problema da Educação no Brasil é que apenas leva o aluno querer entrar na Faculdade ou curso técnico. Nas Escolas Particulares ensinam o aluno decorar questões para entrar numa Faculdade Pública ou Particular de ponta. Já nas Escolas Públicas querem que o aluno aprenda a ler e escrever e joga o aluno no mercado de trabalho e pronto. As Escolas no Brasil por força maior(governos) não ensinam os alunos pensarem e sim apenas a entrar no mercado de trabalho em geral, porque se levarem os alunos pensarem, eles(alunos) vão questionar o governo, a classe política e a elite no Brasil. A elite no Brasil levam seus filhos pensarem, mas a classe pobre no Brasil só serve como mão de obra. É a realidade "nos Brasis opostos" em plural. Ah! Tenho a coleção de Sílvio Romero e sugiro um livro que tem uma didática excelente da Editora Unesp, Antologia Comentada da Literatura Brasileira, Poesia e Prosa. Tenho essas obras Literárias que o Professor sugeriu, Bosi é o querido da USP. E que Deus abençoe.
Verdade, Paulo! A educação nos moldes atuais visa principalmente ao preparo mínimo para o mercado de trabalho ou aprovação em concursos e vestibulares. Excelente análise! Grande abraço!
Muito bacana, Weslley? Você analisa, em algum vídeo, o livro de Aristóteles, o Organon, que fala sobre substantivo, substância, classes de palavras etc?
Professor, você tem algum vídeo com indicações de livros de produção textual? Outra pergunta penso em fazer uma pós em revisão de texto, para ter uma segunda via de renda além do trabalho como professor, você tem informações sobre essa área? Gostaria muito que você respondesse. Adorando seu canal.
Olá, Diego. Sobre produção textual até o momento não tenho nada no canal. Mas seu comentário foi interessante porque eu já vou preparar algo a respeito. Quanto à revisão de texto, fui revisor antes de passar em meu segundo concurso. Dava para complementar bem a renda. No meu vídeo sobre mercado de trabalho na área de Letras eu falo um pouco sobre o trabalho com revisão. Grande abraço!
Ah, certamente é a melhor edição nacional na atualidade. Ouço isso de muitos especialistas em filosofia. O problema dela é o preço! Mas pretendo tê-la um dia.
Eu sugiro: Fundamentos de Gramática do Português, de José Carlos Azeredo; Aprender e \praticar Gramática, de Mauro Ferreira; Gramática Ilustrada, de Hildebrando A, de André; Gramática Básica, de Sacconi; Gramática Pedagógica do Português Brasileiro, de Marcos Bagno; Gramática Aplicada ao Text, de Fernando Moura; Gramática do Português Brasileiro, de Ataliba T. de Castilho; Gramática em Textos. de Leila Lauar Sarmento; Gramática Houaiss da Língua Portuguesa, de José Carlos de Azeredo; Gramática Reflexiva da Língua Portuguesa, de Marcelo Moraes Caetano; Gramática Aplicada, de Décio Sena; Gramática, de Paschoalin & Spadoto.
Tive a sorte de poder estudar a "Gramática Metódica" de Napoleão Mendes de Almeida na faculdade (pois esta obra custa entre R$ 300 a R$ 500 dependendo da edição). Assim, consegui me guiar entre as diversas gramáticas que existem hoje no mercado, cada qual com seu método, às vezes, diferenciando-se bastante. Enfim, gostei do conteúdo do canal, já me inscrevi e espero ver mais vídeos com conteúdo desse nível. Abçs professor.
Olá, Victor. Seja bem-vindo ao canal! A "Metódica" realmente é caríssima (já era, inclusive, antes de esgotar-se). Fico feliz que tenhas gostado de meu conteúdo. Grande abraço!
Eu amo esses livros de história da literatura! Tenho o box da literatura ocidental do Carpeaux e o livro da literatura alemã. Maravilhosos. Toda vez que vou ler um livro mesmo não sendo pra faculdade, gosto de estudar tudo sobre ele primeiro. Amo! Meu sonho é ser professora universitária de Literatura.
Estou amando o canal e o conhecimento que está compartilhando conosco! Super abraço!😘
Ah, as obras de Carpeaux são excelentes. Também tenho a prática de pesquisar tudo sobre a obra, com a diferença de que o faço após a leitura. 😊
Também tive de estudar gramática por fora.
Só um Professor que era profundo conhecedor de gramática, linguística e literatura. Esse foi um grande mestre. Infelizmente, já falecido.
Ele indicou a gramática do E. Bechara como ponto de partida.
Melhor vídeo do ano! Excelente! Faça o vídeo de pedagogia. Parabéns pelo canal!
Excelentes contribuições para a formação docente. Parabéns, professor!
Olá, Solange. Muito obrigado pelo comentário. Abraços!
Professor, estou no curso de Letras e seus vídeos têm sido de grande ajuda. Obrigado!
Olá, Ash! Que bom, fico muito feliz por isso. Obrigado pelo comentário e abraços!
Professor, só há uma vertente no meio universitário brasileiro. Nao há espaco para visões que expressem algo diferente da caixinha de ideologia. Mas devemos ser fortes e buscarmos um estudo por meios próprios.
Professor, queria uma dica sua, se possível. Sou formado em Engenharia civil, mas não me identifico com a área. Já estou desempregado há mais de 1 ano. Percebo que tenho uma inclinação para humanas, especialmente tradução ( Inglês - Português) e literatura. Também gosto de escrever poemas e contos.
Sabendo disso, que conselho o senhor me daria. Como eu poderia sair do desemprego a fazer algo que gosto. Já fui professor de inglês e de matemática, mas ser professor de criança não me apetece muito. Como poderia conseguir algo com tradução, literatura, ou algo do tipo?
Obrigado pela atenção e admiro seu trabalho.
Olá, Liam. Bom, o que você pode fazer a princípio é procurar fazer trabalhos como freelancer. Divulgue-se como tradutor. Cartaz em universidades ajudam muito. Ponha-se à disposição para tradução de artigos científicos, para elaboração de abstracts para teses e dissertações... crie um perfil no Instagram e comece a dar dicas sobre tradução, etc. divulgue-se! Trabalhe nisso incessantemente. Não é fácil comecar a ganhar uma quantia desejável, mas se esforce que consegue. Tente ampliar seu leque: sente-se seguro para revisar também? (Textos em português). Isso te daria bem mais possibilidades. Agora, se quer uma dica... Se não te sentes feliz em tua área, por que não se dar a chance de ir em busca do teu caminho? Tive durante a graduação em letras uma colega mais velha que era odontóloga. Fez odontologia por influência da mãe, concluiu, já tinha consultório, mas não era feliz... foi em letras que ela encontrou a felicidade. Uma graduação mista português-inglês te abriria inúmeras portas. Uma pessoa com graduação deste tipo tem que se esforçar muito para NÃO conseguir um emprego rsrs. Isso porque abre -se o leque para escolas de línguas, editoras, grandes escolas... quanto ao magistério, não se resume a crianças. Com uma graduação na área, podes buscar o ensino médio, os cursinhos para Enem, os Institutos Federais.... Enfim, são muitas possibilidades. Mas é apenas uma dica. Se não quiseres, podes tentar como freelancer, como disse. Para chegar às editoras, não será impossível sem a formação específica, mas vai requerer mais tempo e paciência. Mandar currículos para as pequenas editoras já é um começo. Quanto a um possível mercado específico para literatura, já é mais difícil. Consultoria, canal no youtube, perfil no Instagram, são algumas formas de começar. Algo além disso, infelizmente, não consigo idealizar. Autor, no mais das vezes, paga para publicar, então a menos que tenhas um nome e muitos seguidores, dificilmente ganhará dinheiro no começo. As profissões satélites, como revisão e tradução, entram no que já foi falado acima. Enfim, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou a disposição. Abraços!
Professor, o seu conteúdo é riquíssimo! Na graduação também sofri com os mesmos problemas citados pelo senhor. Obrigada pelo seu olhar e postura equilibrados, que, de fato, possibilitam a nossa ampliação do saber.
Muito obrigado pelo comentário, Adri! Grande abraço!
Muito bom, professor! Estou indo para o segundo período de Letras e suas dicas têm me ajudado muito.
(obs: Já percebi que aqui na UEMG os estudos de gramática são bem esparsos, necessitando de uma dedicação à parte..)
MEU MUITO OBRIGADO, PROFESSOR, continue com os vídeos, por favor. Acabei de adentrar na universidade, seus vídeos já estão me ajudando muito, agradeço DEMAIS!
Olá, Matheus. Eu que agradeço pelo comentário. Fico feliz por estar ajudando. Grande abraço!
É um absurdo não estudarmos gramática na Faculdade. Na UFRGS é assim tbm. N 2° semestre já estudávamos visão crítica da gramática
Ilustríssimo, mas deixado um pouco de lado, nesse caso um pouco a sua direita, é o livro do Carlos Nogué. Ansioso por essa resenha ! Forte abraço.
Olá, Henrique. Muito obrigado pelo comentário. A gramática de Nougué é excelente. Porém, acredito que o estudante deveria ler primeiro Aristóteles, afinal, é uma das principais fontes da obra. Por isso, (ainda) não a citei, ao passo que o fiz com as obras do estagirita. A Suma é de uma riqueza imensa e em breve farei a resenha do livro. Grande abraço!
Muito bom, professor!
Muito obrigado, Jairo. Abraços!
Nossa professor fiquei simplesmente encantada são obras que realmente irá ajudar no profissional de letras. Quero ainda ter a oportunidade de ler essas obras. Como e bom ouvi-lo. Quero ser uma professora de excelência. Acho que o curso de letras não nós dar oportunidade de tudo deveria.
Que bom que gostou, Márcia. Fico muito feliz por isso! Grande abraço!
Vídeo muito interessante, obrigada pelas indicações! 😊
Bela camisa professor!
Olá, Juarez. Muito obrigado. Abraços!
“Criticar o que ele não aprendeu, o que ele não conhece.” Parece o descrição do que é um aluno de Humanas em uma Federal.
Olá Professor! Obrigado pela indicação dos livros! Percebo a cada vídeo que Massaud Moisés tem uma obra que abrange toda ou quase toda a área de Letras, procurarei mais livros dele. Vou guardar essa ordem de leitura que o senhor indicou sobre linguística e adicionar o restante na lista de leituras! Obrigado novamente professor!
Olá, Carlos. Espero que o vídeo tenha ficado de acordo com o que você pretendia. A obra de Massaud Moisés abarca toda a parte introdutória da teoria literária. Tem historiografias (brasileira e portuguesa), antologias (também das duas nacionalidades), tem dicionários (um de termos literários e outro específico da Literatura brasileira). Tem a grande obra de Introdução à TL, que é "A Criação Literária", tem sobre análise literária. Além disso, tem obras sobre Machado de Assis, Fernando Pessoa, sobre as novelas de cavalaria, e ainda um ensaio muito bom sobre a critica literária, intitulado "Literatura: mundo e forma". É impressionante como sua obra é vasta. Talvez ele tenha conseguido ser o mais abrangente teórico brasileiro da Literatura. Só não publicou nada sobre linguística. Enfim, agradeço pelo comentário. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Sim professor, excelente lista de recomendações! Massaud Moisés se focou mais em Literatura então, bom saber! Abraço!
Adoro seu canal professor, espero um dia alcançar a metade do seu conhecimento.
Obrigado pela gentileza, Vinícius. Grande abraço!
Vídeo maravilhoso!
Muito obrigado, Bruna. Abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa 😘😘
Obrigada pelo auxílio, professor! Isso sim é um conteúdo de qualidade. Estou no segundo período de Letras, e agradeço por o auxílio nos materiais.
Eu que agradeço pelo reconhecimento, Sara. Grande abraço!
Obrigada pelo conteúdo maravilhoso do vídeo.
Eu que agradeço pelo comentário. Abraços!
13:00 Professor, obrigada! Estava a procura de posicionamentos contrários às críticas à gramática nas universidades atuais. Estou no 2º período de Letras e confesso que muito frustrada com a Unimontes/MG. Já imaginava que esse posicionamento dos professores universitários, cegos por certos linguistas modernos, é uma doença generalizada. Isso me dá forças para continuar criticando essas "pedras no caminho" e esse material disponibilizado pelo senhor certamente vai me ajudar muito quanto a isso. P. S.: se o senhor puder indicar material bem pontual que me ajude a desconstruir essas críticas à gramática, eu agradeço muito.
Olá, Tatiane. Obrigado pelo comentário! Olha, com esse posicionamento que você quer, não há muitos livros aqui no Brasil. Indico primeiramente, além da gramática de Napoleão Mendes de Almeida, citada no vídeo, a "Suma Gramatical da Língua Portuguesa", de Carlos Nougué. Essas gramáticas vão lhe dar uma visão sólida da importância da norma culta, do seu estudo e do seu ensino. Leia as duas comparando as abordagens (se quiser dicas de como aplicar o método comparativo, assista ao meu vídeo "Como estudar gramática"). Em segundo lugar, indico "A Falácia Socioconstrutivista: por que os alunos brasileiros deixaram de aprender a ler e escrever", de Katia Simone Benedetti. Esse livro, embora não seja de gramática em si, vai criticar o método socioconstrutivista e as más consequências, na visão da autora, que ele causa na alfabetização. Enfim, espero ter ajudado. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Muito obrigada mais uma vez! Esse da Katia já me conquistou pelo título. Pretendo adquirir esses materiais em breve.
Tatiane, fico feliz com o seu comentário, pois faço Letras e penso desta forma e me sinto indignada com os posicionamentos dos professores. Na verdade, como diz Almeida em um de seus prefácios, esses críticos da gramática normativa procuram esconder o seu desconhecimento. Lamentável! Melhor seria procurar aprendê-la.
Professor Weslley, já vou aproveitar das indicações a Tatiane: atendem aos objetivos também. Além disso e na mesma linha de pensamento, quero desenvolver no mestrado uma crítica aos acordos ortográficos. O senhor pode me indicar alguma bibliografia? Agradeço a sua atenção.
Olá, Graça! Vou procurar saber de livros sobre o acordo, no viés que já imagino que desejas, e caso encontre, retornarei aqui. Abraços!
Faz um vídeo sobre artigos teóricos importantes para o estudante de letras, obrigado!
Farei sim! Obrigado pela dica e abraços!
Professor, gostaria de sugerir que comentasse o processo de escrita de sua dissertação. Relação com o orientador, temática, escolha bibliográfica, organização do tempo.
Olá, Poliana! Muito boa sua sugestão. Farei o vídeo sim. Grande abraço!
Muito legal!! Faça um vídeo também sobre o Comunicação em Prosa Moderna.
Farei sim, Luciano! Obrigado e abraços!
Ótimas dicas.
Muito obrigado, Righi. Abraços!
Vou comprar várias obras através do seu link com o tempo.
Fico muito agradecido pela intenção de ajudar o canal, Matheus. Abraços!
Prezado professor, muito obrigada por dividir conosco os seus conhecimentos.
Eu que agradeço pelo comentário e pela audiência, Natália! Grande abraço!
Gratidão professor pelas dicas. Anotei todas. Americana, SP.
Eu que agradeço pelo comentário, Angelita! Grande abraço!
Poderia fazer um vídeo falando sobre seu mestrado, em que usa o Paulo Leminski na Educação Básica
Ótima ideia. Obrigado!
Professor,fala mais sobre literatura brasileira e portuguesa,aguardo resposta.
Oi profe. Tudo bem? Eu também sou formada em Letras-Língua Portuguesa pela UFCG/CFP.
Que legal, Mariana! Prazer conhecê-la, ainda que por meio digital!
Professor,lance um livro de gramática,mas que seja seu conteúdo acessível de fácil compreensão,que tal?
Prezado professor;
Por causa de um vídeo seu,eu tomei a decisão de cursar letras,amo a nossa língua,nosso idioma,e gosto de ler livros, diversos assuntos.
Mas o que atrai mesmo é a gramática culta,ou seja aprender me expressar oralmente.
Você poderia me indicar uma obra e ou abordar a introdução de gramática.
Ah! tbm amo literatura brasileira e portuguesa.
Quanto a pergunta feita anteriormente referente introdução a gramática.
Deus abençoe sua vida,fique com Jesus e que Ele continue lhe usando como benção para nós orientar.😘😘😘🤩🤩🤩🙏🙏🙂🙂🙂🙃🙃🙃🙃🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗
Excelente vídeo.
Uma grata surpresa saber que você estudou na UFCG. Estou começando Letras no IFPB.
Faça vídeo sobre poetas da Paraíba.
Farei sim. Obrigado pela dica!
O problema da Educação no Brasil é que apenas leva o aluno querer entrar na Faculdade ou curso técnico. Nas Escolas Particulares ensinam o aluno decorar questões para entrar numa Faculdade Pública ou Particular de ponta. Já nas Escolas Públicas querem que o aluno aprenda a ler e escrever e joga o aluno no mercado de trabalho e pronto. As Escolas no Brasil por força maior(governos) não ensinam os alunos pensarem e sim apenas a entrar no mercado de trabalho em geral, porque se levarem os alunos pensarem, eles(alunos) vão questionar o governo, a classe política e a elite no Brasil. A elite no Brasil levam seus filhos pensarem, mas a classe pobre no Brasil só serve como mão de obra. É a realidade "nos Brasis opostos" em plural. Ah! Tenho a coleção de Sílvio Romero e sugiro um livro que tem uma didática excelente da Editora Unesp, Antologia Comentada da Literatura Brasileira, Poesia e Prosa. Tenho essas obras Literárias que o Professor sugeriu, Bosi é o querido da USP. E que Deus abençoe.
Verdade, Paulo! A educação nos moldes atuais visa principalmente ao preparo mínimo para o mercado de trabalho ou aprovação em concursos e vestibulares. Excelente análise! Grande abraço!
Professor,porque o brasileiro não se interessa por nosso idioma?
A nossa língua é muito linda se bem falada.
Aguardo resposta 🙃
Agradeço a você por indicar tantas obras maravilhosas.
Olá, Luciano. Eu que agradeço pelo comentário. Grande abraço.
Não tenho esse do A. José Saraiva.
O. M. Garcia é fantástico.
Muito bacana, Weslley? Você analisa, em algum vídeo, o livro de Aristóteles, o Organon, que fala sobre substantivo, substância, classes de palavras etc?
Ainda não, Marcelo, mas pretendo fazê-lo. Grande abraço!
Professor, você tem algum vídeo com indicações de livros de produção textual? Outra pergunta penso em fazer uma pós em revisão de texto, para ter uma segunda via de renda além do trabalho como professor, você tem informações sobre essa área? Gostaria muito que você respondesse. Adorando seu canal.
Olá, Diego. Sobre produção textual até o momento não tenho nada no canal. Mas seu comentário foi interessante porque eu já vou preparar algo a respeito. Quanto à revisão de texto, fui revisor antes de passar em meu segundo concurso. Dava para complementar bem a renda. No meu vídeo sobre mercado de trabalho na área de Letras eu falo um pouco sobre o trabalho com revisão. Grande abraço!
Do Platão, prefiro as edições da UFPA aqui, com tradução do Professor Carlos Alberto Nunes, tio do filósofo e crítico Benedito Nunes.
Ah, certamente é a melhor edição nacional na atualidade. Ouço isso de muitos especialistas em filosofia. O problema dela é o preço! Mas pretendo tê-la um dia.
@@ProfessorWeslleyBarbosa verdade. O preço é salgado. Mas fui comprando aos poucos.
@@ProfessorWeslleyBarbosa quando tiver uma promoção aqui, avisarei.
@@weslley1825 Agradecerei bastante, Weslley!
Eu sugiro: Fundamentos de Gramática do Português, de José Carlos Azeredo; Aprender e \praticar Gramática, de Mauro Ferreira; Gramática Ilustrada, de Hildebrando A, de André; Gramática Básica, de Sacconi; Gramática Pedagógica do Português Brasileiro, de Marcos Bagno; Gramática Aplicada ao Text, de Fernando Moura; Gramática do Português Brasileiro, de Ataliba T. de Castilho; Gramática em Textos. de Leila Lauar Sarmento; Gramática Houaiss da Língua Portuguesa, de José Carlos de Azeredo; Gramática Reflexiva da Língua Portuguesa, de Marcelo Moraes Caetano; Gramática Aplicada, de Décio Sena; Gramática, de Paschoalin & Spadoto.
Excelentes dicas de gramáticas, Maria de Fátima. Muitas delas em breve apresentarei aqui no canal. Muito obrigado pelo comentário. Abraços!
Como gostaria de ter um professor assim
Muito obrigado, Maria Eliane! Grande abraço! 😊
Caro Professor Weslley, gostaria de me comunicar com o senhor. Pode me passar o contato? Agradeço a sua atenção.
Graça, podes me enviar um e-mail: weslleybarbosa.literatura@gmail.com