Itú a cidade do exagero com muitas edificações históricas, conheça com imagens aéreas

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 3 ต.ค. 2024
  • Itu é um município do estado de São Paulo, no Brasil, situado na Região Metropolitana de Sorocaba, na Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e na Microrregião de Sorocaba. Localiza-se a uma latitude 23º15'51" sul e a uma longitude 47º17'57" oeste, estando a uma altitude de 583 metros. Sua população estimada em 2019 era de 173 939 habitantes,[1] formada principalmente por descendentes de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, além de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste, além da forte presença de migrantes do estado do Paraná.
    Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos "barões do café" e autoridades importantes do país. O município teve importância no processo que conduziu à proclamação da república do Brasil em 1889, tendo sediado, em 1873, a primeira Convenção Republicana do Brasil.[4]
    É o 47° município mais populoso do estado de São Paulo e o 153° no Brasil, além de ser a segunda maior cidade da Região Metropolitana de Sorocaba, atrás apenas de Sorocaba.[5]
    A cidade é famosa por ter diversos objetos de tamanho exagerado, fama esta inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício.
    O Orelhão de Itu é um dos principais pontos turísticos da Estância Turística de Itu, e um dos responsáveis pela fama da “cidade onde tudo é grande”. Graças ao humorista Simplício, que tinha um quadro no programa “A Praça da Alegria” na extinta TV Tupi, foi que Itu desabrochou para o Turismo.
    O Orelhão foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela TELESP em 1973, operadora de telefonia da época, sendo depois, reformado pela Companhia Telefônica, na Praça da Matriz. Homenageado com um banquete na cidade, Higino Corsetti, encerrou seu discurso com as seguintes palavras: “O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior. E a Telesp não podia deixar de instalar, na cidade um orelhão à altura da sua fama”, com sete metros de altura.
    No começo os habitantes da cidade duvidaram que a Telesp pudesse instalar um orelhão gigante na cidade, mas isso aconteceu. Feito na mesma fábrica que produzia os orelhões comuns, nasceu o “Orelhão de Itu”, atraindo a curiosidade de turistas e visitantes.
    Em 2000, com a privatização da Telesp pela Telefônica, o Orelhão foi reformado. Em 2012, com a mudança de nome da operadora de telefonia fixa que atua no Brasil a cidade de Itu teve a imagem de um dos seus
    grandes símbolos mudada pela terceira vez, sendo que sua ultima reforma aconteceu no ano de 2019, trazendo novamente suas cores primitivas da TELESP juntamente com a histórica ficha telefônica.
    praça do exagero,estadio do ituano,orelhao de itu,cidade itu vista de drone,plaza shoping,IGREJA E COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO,Matriz de Nossa Senhora da Candelária, itu sp, objetos grandes, Itú a cidade do exagero com muitas edificações históricas, cidade historica, parque varvito, varvito, matriz nossa sennhora da candelária de itú, raça padre miguel de itu, semaforo gigante, semáfaro de itu, estádio do ituano, drone mini 3, prefeitura de itu, quartel de itu, oque fazer em itu, imagens aéreas de itu

ความคิดเห็น • 30