Obrigado.Ja estou de volta,e fico feliz pela consideração,e inteligente análise do que deve representar a maiêutica. Mas lembre-se que, não são meras perguntas.O questionamento deve ter a vivacidade de algo que aflora do seu íntimo, e recepciona a dúvida para formar uma convicção própria,com a natureza que fez emergir de si mesmo a pergunta. Salam! 🧔😃😉👍🏻📚🎓✨ th-cam.com/video/eBIZFcHdpuU/w-d-xo.htmlsi=pICkSdK-_8MUud9l
@@lucasmunizalvesdecastro2001 Esta enganado, Sócrates acreditava em um só Deus ele mesmo diz isso em Apologia e tambem em Teeteto, frequentemente ele coloca os Deuses gregos em contradição em seus dialogos e é justamente por isso que acusam ele de não crer nos Deuses da cidade no seu julgamento
@@erickdasilva6398 Bom, convenhamos que Sócrates era um filósofo revolucionário, ele era contra as tradições patriarcais da cidade de Atenas, falava contra a exclusão de estrangeiros e mulheres nas assembléias, ele via erroneamente todos os habitantes da helade como iguais e não participava dos jogos festivos e esportivos de sua pátria, portanto foi condenado pela grande massa da população como péssimo exemplo para os jovens, mas a questão religiosa sobre este personagem é muito exagerada, certamente ele não foi devoto como os sacerdotes do "Parthenon" mas associar a figura dele com o ponto de vista cristão é pura desonestidade, outra figura importante é (Aristóteles) que foi mentor de (Alexandre Magno), durante as aulas (Aristóteles) citava vários contos de Homero e mesmo sem fanatismo apoiava os cultos pagãos sem desprezar a crença e os custumes de seus antepassados, acreditava piamente na aristocracia e na superioridade física, mental e racial das tribos helenas perante os povos da Ásia, na Suma teológica o doutor da igreja católica (Tomás de Aquino) tentou apagar esses fatos assim como vários cristãos desde a idade média querem a todo custo vender a imagem dos filósofos gregos como honorários monoteístas porém isso passa bem longe da verdade, no próprio diálogo de Fédon Sócrates diz: Eis a hora de partir, eu para a morte, vós para a vida, quem de nós porém deve seguir o melhor rumo? ninguém realmente sabe, exceto os Deuses! Sinceramente não entendo porque ainda querem distorcer o passado para fortalecer e endossar teses do cristianismo que se tornou uma fé de primazia consolidada há séculos.
Sócrates, nos dias atuais, seria perseguido da mesma forma, com a mesma intensidade, eu diria. Haja vista o relativismo que assola o imaginário da modernidade.
Belo é a verdade, que o Sócrates defende. Se a panela foi feita alinhada à verdade, é bela. Se a virgem é alinhada à verdade, é bela. Se um Deus foi descrito alinhado à verdade, é belo.
Hípias não conclui...porque Sócrates mostrou que o critério de Hípias estava inadequado, já que a "bela virgem" não pode ser bela se comparada com uma bela panela e feia comparada com uma bela deusa ao mesmo tempo. Faltou ao Hípias a medida dos graus e tipos de beleza.
A beleza está em quem admira, logo se eu acho uma virgem bela não significa que pode ser menos bela que um deus afinal são diferentes em beleza, tudo tem sua própria beleza, e sendo diferente não posso comparalas, eu posso achar algo belo e outro alguem dizer que não é belo e isso mostra que a beleza está nos olhos de quem vê, isso se aplica para uma panela que é inanimada e inconsciente
Mas se você acha algo belo, e eu classifico essa mesma coisa como feia, este tal objeto é feio ou belo? Quem está certo afinal? Os dois? Nenhum? Impossivel. Afinal, como você disse, são opiniões diferentes e portanto incomparáveis, no sentido de seguirem o mesmo caminho, alguém está certo e alguém está errado. A beleza está na essência daquilo que é belo conforme a razão, conforme a ideia do significado.
Hípias só foi infeliz em formular a sua opinião. Ele quis dizer que uma bela panela não pode ser mais bela que uma bela virgem, pelo menos em sua opinião. Beleza também é muito relativa. Em uma competição de mulheres por exemplo, para se chegar a um consenso de qual é a mais bela, a vencedora não faz das demais competidoras "feias" mas talvez menos belas.
Mas a questão é que o filme apresentou mal o diálogo entre Hípias e Sócrates. Inclusive este diálogo está contido no livro: “Hípias Maior”. Enfim. O debate entre eles gira em torno do belo em si mesmo, e não o que é belo. O ponto inicial de Sócrates é: justiça, sabedoria e a beleza são coisas reais. Pois é a justiça q faz os justos, justos; a sabedoria é o que faz os sábios os sábios, e a beleza é o que faz com que as coisas sejam belas. Se a beleza e estes outros bens não fossem reais, não teriam efeito algum na realidade. Continuemos. O belo e belo em si mesmo, e o mesmo é o que comunica este conceito às criaturas. Se há coisas belas, são belas porque há uma beleza em si que as torna belas. Se a bela virgem é virgem em comparação à deusa. Como poderia ser a beleza, bela e feia ao mesmo tempo? Se justamente a beleza é bela o tempo todo? Logo, podemos concluir que a beleza não é uma bela virgem. Até porque, Sócrates busca a definição do que é o belo em si mesmo. A bela virgem é bela por participação desta beleza. Mas como a virgem não é a beleza em si, está é menos bela que uma deusa.
A beleza pode a rigor ser definida por harmonia e simetria. Pode-se encontrar coisas belas como desde um deus, passando por uma bela virgem mulher ser humano, uma égua e uma panela, mas a suma, o que há de mais belo: harmônico e simétrico encontra-se em um deus, é evidente, porque um deus ou Deus é o que há de mais elevado que o homem pode pensar.
Ora, mas se a beleza for definida por harmonia, isso resultaria que o caos não pode promover algo belo, visto que este último é oposto àquele primeiro. Porém, há eventos belíssimos que podem ser percebidos no universo que advém da completa desordem e anomia. Digo mais , na completa desordem do uso de cores e formas assimétricas, como as pinturas de Picasso, por exemplo... Então creio que há mais elementos composicionais no belo , do que apenas simetria e harmonia.
O que considero mais interessante no pensamento Socrático é a auto crítica,uma espécie de sátira própria,e devo assim me explicar. Os seres humanos são profundamente limitados,mas curiosamente ilimitados também em profundidade.Temos inconsciência de limitações,e ao mesmo tempo consciência de ilimitada Sabedoria.Ao perceber tal coisa,a vida se torna uma espécie de paladar, onde o tempeiro é o sabor da percepção. Pense eroticamente( ! ). Você degusta o sabor do tempeiro de uma comida que saboreia.Isso é um aspecto. Porém, experimente dar esse sabor da sua boca na boca alheia.Isso traz um rompimento consigo mesmo.Isso sugestiona algo alheio de que não se sabe,de que alguém não sabe,mas ambos querem saber.Esse saber não considera apenas a limitação do que é seu, mas a ânsia alheia do que te deseja,e te faz trazer em você mesmo um sabor alheio que nunca poderá saber,mas ainda assim o saboreia,e pensa que sente,e procura entender se sabe. th-cam.com/video/wjsk5UwgUEM/w-d-xo.html
O poder das perguntas revelado pelo mestre. Tiveram que matá-lo para calar sua capacidade de ensinar a pensar criticamente.
O cara é um gênio
Obrigado.Ja estou de volta,e fico feliz pela consideração,e inteligente análise do que deve representar a maiêutica.
Mas lembre-se que, não são meras perguntas.O questionamento deve ter a vivacidade de algo que aflora do seu íntimo, e recepciona a dúvida para formar uma convicção própria,com a natureza que fez emergir de si mesmo a pergunta.
Salam!
🧔😃😉👍🏻📚🎓✨
th-cam.com/video/eBIZFcHdpuU/w-d-xo.htmlsi=pICkSdK-_8MUud9l
Muito obrigado por disponibilizar este vídeo! Salvou minha aula!
“Outro dia eu te explico”
“Na volta a gente compra”
“Senta lá Cláudia”
E assim caminha a humanidade.
Kkkkkkk
É... Sócrates simplesmente quebrou as pernas de Hípias... Da-lhe Sócrates!
Por isso ele andava descalço.😺👍🏻✨
Sócrates fazia isso com todos os sofistas da época. Objetivo era derrubar as percepções subjetivas.
0:11 eu ia perguntar pro mano socrates "ué vey tu chegou me chamando de belíssimo, eu te pergunto, pq me chamou assim? pq eu sou belo afinal?"
alguns deviam achar socrates um mala na epoca haha
kkk, não tinha papo furado
Até hoje,quando as calipigias passam desejosas e assim as dizem::"que mala é essa?"
😺👌🏻✨
Perfeito!!!! Obrigada por esse vídeo
Caramba, que máximo!
"Sei que nada sei": slogan por excelência da ironia socrática!
Graças a Deus tivemos este grande homem que é Sócrates para combater essa doença sofista.
aos deuses* ksksksks
@@luandorea9210 quais deuses ?
@@luandorea9210
Sócrates era grego, venerava os antigos Deuses olímpicos.
@@lucasmunizalvesdecastro2001 Esta enganado, Sócrates acreditava em um só Deus ele mesmo diz isso em Apologia e tambem em Teeteto, frequentemente ele coloca os Deuses gregos em contradição em seus dialogos e é justamente por isso que acusam ele de não crer nos Deuses da cidade no seu julgamento
@@erickdasilva6398
Bom, convenhamos que Sócrates era um filósofo revolucionário, ele era contra as tradições patriarcais da cidade de Atenas, falava contra a exclusão de estrangeiros e mulheres nas assembléias, ele via erroneamente todos os habitantes da helade como iguais e não participava dos jogos festivos e esportivos de sua pátria, portanto foi condenado pela grande massa da população como péssimo exemplo para os jovens, mas a questão religiosa sobre este personagem é muito exagerada, certamente ele não foi devoto como os sacerdotes do "Parthenon" mas associar a figura dele com o ponto de vista cristão é pura desonestidade, outra figura importante é (Aristóteles) que foi mentor de (Alexandre Magno), durante as aulas (Aristóteles) citava vários contos de Homero e mesmo sem fanatismo apoiava os cultos pagãos sem desprezar a crença e os custumes de seus antepassados, acreditava piamente na aristocracia e na superioridade física, mental e racial das tribos helenas perante os povos da Ásia, na Suma teológica o doutor da igreja católica (Tomás de Aquino) tentou apagar esses fatos assim como vários cristãos desde a idade média querem a todo custo vender a imagem dos filósofos gregos como honorários monoteístas porém isso passa bem longe da verdade, no próprio diálogo de Fédon Sócrates diz:
Eis a hora de partir, eu para a morte, vós para a vida, quem de nós porém deve seguir o melhor rumo? ninguém realmente sabe, exceto os Deuses!
Sinceramente não entendo porque ainda querem distorcer o passado para fortalecer e endossar teses do cristianismo que se tornou uma fé de primazia consolidada há séculos.
Sócrates, nos dias atuais, seria perseguido da mesma forma, com a mesma intensidade, eu diria. Haja vista o relativismo que assola o imaginário da modernidade.
Sócrates, o primeiro troll. KKK
Genial!
o cara ficou sempre argumento sahsahsahu
outro dia te explico. #bjmeliga
Sócrates com esses questionamentos devia fazer as pessoas daquela época fritar o cérebro k
Refutado nível legendário
Outro dia eu lhe explico haushas
a beleza é relacional.
Can anyone please translate their dialogues in English
Bravo!
Belo é a verdade, que o Sócrates defende.
Se a panela foi feita alinhada à verdade, é bela.
Se a virgem é alinhada à verdade, é bela.
Se um Deus foi descrito alinhado à verdade, é belo.
quando o ignorante não tem argumento faz o que?: "outro dia eu te explico" kkkk
Qual a conclusão de hipias sobre a beleza?
Que quando você cobre a cara alheia com a bandeira do seu time, ambos goleiam!😺👌🏻⚽✨
Hípias não conclui...porque Sócrates mostrou que o critério de Hípias estava inadequado, já que a "bela virgem" não pode ser bela se comparada com uma bela panela e feia comparada com uma bela deusa ao mesmo tempo. Faltou ao Hípias a medida dos graus e tipos de beleza.
A beleza está em quem admira, logo se eu acho uma virgem bela não significa que pode ser menos bela que um deus afinal são diferentes em beleza, tudo tem sua própria beleza, e sendo diferente não posso comparalas, eu posso achar algo belo e outro alguem dizer que não é belo e isso mostra que a beleza está nos olhos de quem vê, isso se aplica para uma panela que é inanimada e inconsciente
Mas se você acha algo belo, e eu classifico essa mesma coisa como feia, este tal objeto é feio ou belo? Quem está certo afinal? Os dois? Nenhum? Impossivel. Afinal, como você disse, são opiniões diferentes e portanto incomparáveis, no sentido de seguirem o mesmo caminho, alguém está certo e alguém está errado.
A beleza está na essência daquilo que é belo conforme a razão, conforme a ideia do significado.
☝️
Sócrates eu te venero kkk
Onde se diz 'venero',diz-se 'veneno'.😺👌🏻✨
Sócrates era chato demais (irônico). Kkkkkkkkk
Felipe Baco Taborda kkkkkk... pense num cara chato
O chato achatado pela ignorância que seu pensamento se fez arredondar.😺👌🏻✨
Hípias só foi infeliz em formular a sua opinião.
Ele quis dizer que uma bela panela não pode ser mais bela que uma bela virgem, pelo menos em sua opinião. Beleza também é muito relativa.
Em uma competição de mulheres por exemplo, para se chegar a um consenso de qual é a mais bela, a vencedora não faz das demais competidoras "feias" mas talvez menos belas.
Mas a questão é que o filme apresentou mal o diálogo entre Hípias e Sócrates. Inclusive este diálogo está contido no livro: “Hípias Maior”. Enfim. O debate entre eles gira em torno do belo em si mesmo, e não o que é belo. O ponto inicial de Sócrates é: justiça, sabedoria e a beleza são coisas reais. Pois é a justiça q faz os justos, justos; a sabedoria é o que faz os sábios os sábios, e a beleza é o que faz com que as coisas sejam belas. Se a beleza e estes outros bens não fossem reais, não teriam efeito algum na realidade.
Continuemos. O belo e belo em si mesmo, e o mesmo é o que comunica este conceito às criaturas. Se há coisas belas, são belas porque há uma beleza em si que as torna belas.
Se a bela virgem é virgem em comparação à deusa. Como poderia ser a beleza, bela e feia ao mesmo tempo? Se justamente a beleza é bela o tempo todo? Logo, podemos concluir que a beleza não é uma bela virgem. Até porque, Sócrates busca a definição do que é o belo em si mesmo. A bela virgem é bela por participação desta beleza. Mas como a virgem não é a beleza em si, está é menos bela que uma deusa.
"opinião" "relativa" são as palavras chave da modernidade e emburrecimento da civilização
Hahahaha Só eu que achei cômico ?
Não.Duvido muito que ele assim não tenha concluído isso em outra época!😺👍🏻✨
@@andersonbastos1110 certa resposta
É relativo!
Não kkk
calma borboleto
A beleza pode a rigor ser definida por harmonia e simetria. Pode-se encontrar coisas belas como desde um deus, passando por uma bela virgem mulher ser humano, uma égua e uma panela, mas a suma, o que há de mais belo: harmônico e simétrico encontra-se em um deus, é evidente, porque um deus ou Deus é o que há de mais elevado que o homem pode pensar.
Ora, mas se a beleza for definida por harmonia, isso resultaria que o caos não pode promover algo belo, visto que este último é oposto àquele primeiro. Porém, há eventos belíssimos que podem ser percebidos no universo que advém da completa desordem e anomia. Digo mais , na completa desordem do uso de cores e formas assimétricas, como as pinturas de Picasso, por exemplo... Então creio que há mais elementos composicionais no belo , do que apenas simetria e harmonia.
@@arthuralves8060 ordem, clareza e coerência
O que considero mais interessante no pensamento Socrático é a auto crítica,uma espécie de sátira própria,e devo assim me explicar.
Os seres humanos são profundamente limitados,mas curiosamente ilimitados também em profundidade.Temos inconsciência de limitações,e ao mesmo tempo consciência de ilimitada Sabedoria.Ao perceber tal coisa,a vida se torna uma espécie de paladar, onde o tempeiro é o sabor da percepção.
Pense eroticamente( ! ).
Você degusta o sabor do tempeiro de uma comida que saboreia.Isso é um aspecto.
Porém, experimente dar esse sabor da sua boca na boca alheia.Isso traz um rompimento consigo mesmo.Isso sugestiona algo alheio de que não se sabe,de que alguém não sabe,mas ambos querem saber.Esse saber não considera apenas a limitação do que é seu, mas a ânsia alheia do que te deseja,e te faz trazer em você mesmo um sabor alheio que nunca poderá saber,mas ainda assim o saboreia,e pensa que sente,e procura entender se sabe.
th-cam.com/video/wjsk5UwgUEM/w-d-xo.html
chatão
Marchelo
Mama mia