Lambada começou no final dos anos 60... Em Belém do Pará Aroldo Caraciolo Rádio Guajará Sonoros pedreira umarizal Flamengo Botafogo Música da América Central e do Sul Nos anos 40, 50 e 60 Rumba, mambo, merengue, soca, Compa, merengue e cumbia
Gostei mto da ideia!! Gostaria de ver tb sobre outros ritmos da regiao! Sou da bahia, gosto mto dos sons do pará, mas conheço pouco da sua historia! Parabens pela iniciativa
Essa influência do caribe é uma ponte importantíssima na construção da nossa identidade sonora. Gostaria de ouvir você falar também sobre outra ponte, a que nos conecta a cidade de Iquitos-Peru através do rio amazonas, a terra de Los Wembler's, lugar onde toca Alypio Martins e Pinduca em versões curiosíssimas.
Ameeei! Esse é um ótimo registro no meio audiovisual da história musical da Amazônia. Vale falar sobre guitarrada, carimbó, marabaixo (do meu Amapá!), batuque, e outros ritmos do Norte. É uma boa até mesmo pra gente nortista distinguir os sons e conhecer mais sobre nossa história que muitas vezes tá só registrada na memória dos mestres e dos antigos. Abraço grande, Felipe!
Verdade, essas histórias ainda tem pouca ou nenhuma bibliografia confiável e poucos registros mais "técnicos" por assim dizer. Fundamental porque história da música brasileira é história do Brasil. :)
Felipe muito bom. Remete aos tempos de moleque, lembro das festas de rua com aparelhagem e essas músicas tocando. Vc contando e eu lembrando de muito disso. Parabéns!!!!
Salve Felipe. Muito bom, na verdade na internet tem um monte de informação errada ou simplesmente imprecisa... mas, e a segunda parte da história? Não estou achando o video.
O ritmo ,a música paraense ela é riquíssima,pois ela é a simbiose de vários ritmos,tantos locais como internacionais,ou seja,a lambada nasceu dessa misturas,e foi muito tocada na voz de Beto Barbosa.
Aroldo Caraciolo, veio dos sonoros e foi contratado pela rádio Soca, Compa, merengue, Zouk, Aurino Quirino famoso Pinduca... desde 73... em 76 primeira música de lambada... Mestre Vieira em 78 grava primeiro disco LAMBADA DAS QUEBRADAS tocando na guitarra, solando... FAZ TB VÍDEO SOBRE GUITARRADA por favor
AQUI NO PARÁ DA AMAZÔNIA NORTE ,AQUI É OS NOSSOS RITIMOS PARAUARAS E AMAZÔNIDAS NORTISTAS, E VEM ATÉ A NOS PARAENSES E TODA A AMAZÔNIA DO NORTE RITIMOS CARIBENIOS E ANDINOS AMAZÔNICOS, QUE FORMA TODA A NOSSA CUTURA MÚSICAS 🎶 E ENTRE OUTRAS COISAS AMAIS A RESPEITO DE NOSSAS CULTURAIS.
Uma aula maravilhosa! Precisamos de mais vídeos como este. Difundir mais estas informações sobre a era do rádio e influências caribenhas na nossa identidade musical. Adoraria ver um vídeo claro e objetivo assim, falando sobre a guitarrada. Um beijo querido e agradecida por essa iniciativa! Parabéns! ⚘🍃❤
Oi Douglas, penso que nos anos 60 (afinadas com a Jovem Guarda) haviam bandas que "importavam" (e até imitavam) à brasileira bandas como The Ventures e The Shadows. As mais famosas eram Os Incríveis e The Pop's, acho que os guitarristas dos anos 70 e as bandas de baile na Amazônia, tinham essas bandas como fontes, daí vinham a informação indireta da Surf Music, já que é pouco provável que ouviam Dick Dale propriamente. De toda forma as novas gerações a partir do ano 2000 em Belém fizeram essa ligação mais direta da guitarrada com a surf music, você vê isso muito claramente na banda La Pupuña por exemplo. Também vê em outros artistas da nova geração, eu mesmo faço, ao meu modo, essa conexão. Sobre a Chicha Peruana é um lance pra mim mais obscuro, mais parece uma sincronicidade. Se você ouvir a "Lambada no3" do Pinduca (de 1978), por exemplo, vai ver que tem uma timbragem de guitarra mais "peruana", andina, psicodélica. O guitarrista dessa gravação é Mário Gonçalves, o primeiro guitarrista a gravar guitarra elétrica no carimbó. Os mestres setentistas com certeza ouviam, ao menos parte das produções peruanas da época via rádio, via discos.
Felipe! Moro fora do Brasil mas sou super seu fã!! E Parabéns pelo trabalho! Aproveitando, vc teria como disponibilizar alguns playback de músicas instrumentais que vc toca para ajudar a não ficar louco nessa 40tena! Músicas tipo, lambada com farinha, lambada alucinada, fogo na morena e etc .. muito obrigado, e sucesso sempre !
Sobre o playback vou ver como faço, não tenho os originais de forma fácil. Mas se tiver um outro que possa disponibilizar eu faço ok?! obrigado pelo prestígio! ;)
Massa demais, Felipe! Parabéns pela iniciativa! Super importante! Depois faz, se possível, uma outra série contando “Histórias por das das músicas”, nesse contexto da lambada, guitarrada etc. inclusive suas e do mestre Manoel Cordeiro!
@@lucasoliveirarufino6244 NA VERDADE NOS NORTISTAS AMAZÔNIDAS E PRINCIPALMENTE NOS PARAENSES , NÃO TEMOS LIGAÇÕES CULTURAL COM REGIÃO NENHUMA DO BRASIL, AS NOSSAS LIGAÇÕES DIRETAS CULTURAIS QUE ALÉM DAS NOSSAS CULTURA DE RAIZ DO PARÁ ESTAMOS LIGADOS DIRETAMENTE COM AS RAÍZES CULTURAIS DAS REGIÕES DAS CARAÍBAS QUE É O CARIBE , OS ANDINOS AMAZÔNICOS E SURINAME, GUIANAS E VENEZUELA.
Felipe, qual a diferença da lambada pro merengue? Quando eu ouvia as guitarradas do Mestre Vieira e da banda Cravo Carbono eu achava que tinha influência do merengue ao invés da lambada. Tu tens um gênero musical definido? Muito bom o vídeo :)
Boa pergunta. Existe uma confusão comum entre "gênero" e "ritmo". Lambada é um gênero. Merengue é essencialmente um ritmo. O merengue é um ritmo da América Central que está, junto de outros ritmos e gêneros, na "fórmula " da Lambada. Dentro da Lambada tem também Cumbia, Zouk e carimbó entre outros ritmos. ;)
@@FelipeCordeiroOficial Nossa, muito esclarecedor. Não fazia idéia disso. Há influência do curso de filosofia na tua música? Compartilha essa experiência conosco em algum vídeo. Obrigada.
@@FelipeCordeiroOficial Eu também tenho essa dúvida entre Lambada e Meregue. Ótima explicação acima, mas sabe aquela frase " entendi, mas não compreendi", pois é, meu caso, talvez por ser leiga no assunto. Bem que poderias fazer um vídeo explicando essa questão de gênero e ritmos. Fica a dica! Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor!
Maravilha de aula meu querido, me lembrou o papo que tivemos em sp depois do show de Illy no bona lembra? Veio tudo na memória agora, falamos sobre Gerônimo, Luis Caldas, foi uma noite deliciosa. Aguardo ansioso o próximo vídeo. Grande abraço, Asè 🙌🌹
Pinduca, primeiro a gravar primeira música Pinduca no disco Embalo do carimbo e sirimbo grava primeira música de Lambada Mestre Vieira natural Barcarena Lambada solada na guitarra é a guitarrada. Com guitarra elétrica com influência do choro e jovem guarda
O RITIMO LAMBADA É PARAUARA DA AMAZÔNIA E NORTISTA E NÃO DE OUTRA REGIÃO COMO DIZEM ,CREIO QUE SEJA A VONTADE DESSAS PESSOAS QUE FOSSEM DE SUA REGIÃO OU DE UM DETERMINADO ESTADO DO BRASIL, NÃO BRASILEIROS ESTE RITIMO LAMBADA E DE NOS PARAENSES CRIAÇÕES DE RITIMOS DOS CARIMBOLEIROS E GUITARREIROS MISTURADOS COM RITIMOS CARIBENIOS E ANDINOS.
Muito obrigado mesmo Felipe, no litoral norte da Colômbia em Barranquilla e Cartagena os sonoros são chamados de Los Picó que são usados para tocar um ritmo popular chamado de Champeta (Cham= faca. Peta=Velha (Lingua Bantú). O nome vem dos venderores de peixe que limpam e arrumam os peixes com uma faca velha) ou também é conhecido de Terapia. Um abraço enorme th-cam.com/video/tqp90X8G_Fo/w-d-xo.html
Vou ter que esperar quanto tempo pra 2 parte? Sacanagem né ? Hahahahah Quando criança eu adorava ouvir lambada, dançar com um lençol na cintura imitando uma saia kakakakakaka
Ou você é um negacionista ou um pesquisador que tem documentos consideráveis/consistentes sobre o assunto. Me mostre um único documento que coloque algo diferente do que foi dito no vídeo? Sou bacharel em Filosofia e musicista, estudo lambada desde que nasci. Como estudioso eu iria achar interessante se vc apresentasse algo. Achei mal educado vir aqui com ironia. Mas vamos lá APRESENTE UM DOCUMENTO OBJETIVO sobre o assunto.
Em 2023 esperando a parte 2😮
Sou Paranaense
Conheci o norte do Brasil me apaixonei pelos ritmos e culturas
Kd a parte 2?
Lambada começou no final dos anos 60...
Em Belém do Pará
Aroldo Caraciolo
Rádio Guajará
Sonoros pedreira umarizal Flamengo Botafogo
Música da América Central e do Sul
Nos anos 40, 50 e 60
Rumba, mambo, merengue, soca, Compa, merengue e cumbia
Cara, faça por favorzinho a parte 2.
Você devia escrever um livro sobre a história dos ritmos paraense.
Cadê a parte 2??????
Até hj espero a parte 2
gostei da História da lambada. mais um conhecimento agregado para eu repassar. Pois, sou discente de lic. plena em música pela Uepa.
Muito bom Felipe Cordeiro, cumprimentos de Portugal. Sons do Pará linda cultura.
Cadê a parte 2?
Que massa!!!! Muito bom!
E a parte 2?
Um tópico importante para se aprender. Música é cultura.
Excelente ideia meu amigo Felipe Cordeiro. Abraçaço.
🙌
Muito massa! Faz a parte 2, ôme!
Faz um falando do ritmo brega tô te acompanhando para matar a saudades do meu Pará
Gostei mto da ideia!! Gostaria de ver tb sobre outros ritmos da regiao! Sou da bahia, gosto mto dos sons do pará, mas conheço pouco da sua historia! Parabens pela iniciativa
Massa Gustavo! 🙌
Você foi bem didático! Ótima aula! Aguardo o segundo vídeo e uma aula sobre a guitarrada. Obrigada e um abraço
Muito Bom!!!! Ótima aula
Legal, esperando a 2° parte!!
Fala sobre o zouk e sua origem
Essa influência do caribe é uma ponte importantíssima na construção da nossa identidade sonora. Gostaria de ouvir você falar também sobre outra ponte, a que nos conecta a cidade de Iquitos-Peru através do rio amazonas, a terra de Los Wembler's, lugar onde toca Alypio Martins e Pinduca em versões curiosíssimas.
Boa
Obrigada vc ajudou muito 👏👏👏👏
Muito bom! Deu um panorama histórico perfeito e ajuda a entender a grande Ligaçao da música brasileira com a música da América latina! Parabéns
ficou demais! parabéns meu mano 👊🏾💚
Que alegria seu feedback Beto. Máximo respeito! sdd!
@@manchaleonel Obaaa
Que massa!!! 👏🏼 👏🏼 👏🏼
Felipe cadê a 2ª parte do vídeo?
Essas histórias são maravilhosas e é bom ouvir da fonte aqui 😉
Tide
Muito bom, irmão!
🙌
muito boa aula professor
Ameeei! Esse é um ótimo registro no meio audiovisual da história musical da Amazônia. Vale falar sobre guitarrada, carimbó, marabaixo (do meu Amapá!), batuque, e outros ritmos do Norte. É uma boa até mesmo pra gente nortista distinguir os sons e conhecer mais sobre nossa história que muitas vezes tá só registrada na memória dos mestres e dos antigos. Abraço grande, Felipe!
Verdade, essas histórias ainda tem pouca ou nenhuma bibliografia confiável e poucos registros mais "técnicos" por assim dizer. Fundamental porque história da música brasileira é história do Brasil. :)
Vale lembrar que o Carimbó surgiu no Pará .
O PARÁ É A TERRA DO CARIMBÓ DA LAMABADA DO TECNOBREGA ❤❤❤❤❤❤❤
Felipe muito bom. Remete aos tempos de moleque, lembro das festas de rua com aparelhagem e essas músicas tocando. Vc contando e eu lembrando de muito disso. Parabéns!!!!
Salve Felipe. Muito bom, na verdade na internet tem um monte de informação errada ou simplesmente imprecisa... mas, e a segunda parte da história? Não estou achando o video.
O ritmo ,a música paraense ela é riquíssima,pois ela é a simbiose de vários ritmos,tantos locais como internacionais,ou seja,a lambada nasceu dessa misturas,e foi muito tocada na voz de Beto Barbosa.
Aroldo Caraciolo, veio dos sonoros e foi contratado pela rádio
Soca, Compa, merengue, Zouk,
Aurino Quirino famoso Pinduca... desde 73... em 76 primeira música de lambada...
Mestre Vieira em 78 grava primeiro disco LAMBADA DAS QUEBRADAS tocando na guitarra, solando...
FAZ TB VÍDEO SOBRE GUITARRADA por favor
AQUI NO PARÁ DA AMAZÔNIA NORTE ,AQUI É OS NOSSOS RITIMOS PARAUARAS E AMAZÔNIDAS NORTISTAS, E VEM ATÉ A NOS PARAENSES E TODA A AMAZÔNIA DO NORTE RITIMOS CARIBENIOS E ANDINOS AMAZÔNICOS, QUE FORMA TODA A NOSSA CUTURA MÚSICAS 🎶 E ENTRE OUTRAS COISAS AMAIS A RESPEITO DE NOSSAS CULTURAIS.
Esperando a parte 2, muito bom o seu vídeo!
Excelente explicação 😊
Por isso q nós paraenses nos se identificamos muito com os países da América Latina
Uma aula maravilhosa! Precisamos de mais vídeos como este. Difundir mais estas informações sobre a era do rádio e influências caribenhas na nossa identidade musical. Adoraria ver um vídeo claro e objetivo assim, falando sobre a guitarrada.
Um beijo querido e agradecida por essa iniciativa!
Parabéns!
⚘🍃❤
Obrigado Andréia 🙌
EXCELENTE VÍDEO!!!
Parabéns professor, aprendi bastante. Minha dúvida era a diferença Lambada/guitarrada e você foi perfeito
Que bom que esclareceu.
Ouça "a gente chama de lambada" de Felix Robatto.. uma sintese sobre as nomenclaturas
Vim pela minha professora Lambada é legal
Muito interessante
Que história espetacular👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
🙌
Vc é gatinho
Obrigado por essa aula
Foi Uma Bela explicação
Muito bom!!! Inclusive a gravasom prensava compactos com hits do caribe só que utilizando outro nome: melô da angela, melô da kiki...
Segunda parte do vídeo tem Gravassom 🙌
Muito orgulho desse meu amigo, parabéns Felipe, perfeita sua aula!!! Obrigado por ser esse grande profissional!!!
Felipe querido, faz a parte dois!
Seria possivel fazer um paralelo de guitarrada e surf music, de grupo como ventures ou mesmo a cumbia chincha do Peru?
Oi Douglas, penso que nos anos 60 (afinadas com a Jovem Guarda) haviam bandas que "importavam" (e até imitavam) à brasileira bandas como The Ventures e The Shadows. As mais famosas eram Os Incríveis e The Pop's, acho que os guitarristas dos anos 70 e as bandas de baile na Amazônia, tinham essas bandas como fontes, daí vinham a informação indireta da Surf Music, já que é pouco provável que ouviam Dick Dale propriamente. De toda forma as novas gerações a partir do ano 2000 em Belém fizeram essa ligação mais direta da guitarrada com a surf music, você vê isso muito claramente na banda La Pupuña por exemplo. Também vê em outros artistas da nova geração, eu mesmo faço, ao meu modo, essa conexão. Sobre a Chicha Peruana é um lance pra mim mais obscuro, mais parece uma sincronicidade. Se você ouvir a "Lambada no3" do Pinduca (de 1978), por exemplo, vai ver que tem uma timbragem de guitarra mais "peruana", andina, psicodélica. O guitarrista dessa gravação é Mário Gonçalves, o primeiro guitarrista a gravar guitarra elétrica no carimbó. Os mestres setentistas com certeza ouviam, ao menos parte das produções peruanas da época via rádio, via discos.
Cadê a segunda parte do vídeo? Parabéns 👏👏 ñ sabia que esse ritmo lambada era brasileiro
Felipe! Moro fora do Brasil mas sou super seu fã!! E Parabéns pelo trabalho!
Aproveitando, vc teria como disponibilizar alguns playback de músicas instrumentais que vc toca para ajudar a não ficar louco nessa 40tena! Músicas tipo, lambada com farinha, lambada alucinada, fogo na morena e etc ..
muito obrigado, e sucesso sempre !
Sobre o playback vou ver como faço, não tenho os originais de forma fácil. Mas se tiver um outro que possa disponibilizar eu faço ok?! obrigado pelo prestígio! ;)
Felipe Cordeiro muito obrigado mesmo!
Cadê a parte 2. Ansioso kkkk
Ja ansioso pro próximo capítulo
Massa Douglas, sai logo! ;)
Legal
Muito bom! Fale sobre a Guitarrada sim, por favor!!!
🤘
Super bacana
Cade a parte dois
Muito bacana, mandou bem demais! Ansiosa pra continuação...
Faz sobre Guitarrada também!
🙌
Massa demais, Felipe! Parabéns pela iniciativa! Super importante! Depois faz, se possível, uma outra série contando “Histórias por das das músicas”, nesse contexto da lambada, guitarrada etc. inclusive suas e do mestre Manoel Cordeiro!
Boa 🙌
Tem parte 2
Que conteúdo foda, que aula! Tá muito maravilhoso isso, Felipe, já tô esperando a parte 2!!
Obaa 🙌
Amei!!!! E já tô curiosa pela parte 2!
Essa semana. Só acionar o sininho aí pra saber na hora :)
Interessante como o norte do país está mais ligado culturalmente com o restante da América Latina do que com sul/sudeste do Brasil.
Se vc ver a capital de Belém vai ver q até nas construções da cidade são parecidas as feiras de ruas, os brechós, edificios coloridos etc...
@@lucasoliveirarufino6244 NA VERDADE NOS NORTISTAS AMAZÔNIDAS E PRINCIPALMENTE NOS PARAENSES , NÃO TEMOS LIGAÇÕES CULTURAL COM REGIÃO NENHUMA DO BRASIL, AS NOSSAS LIGAÇÕES DIRETAS CULTURAIS QUE ALÉM DAS NOSSAS CULTURA DE RAIZ DO PARÁ ESTAMOS LIGADOS DIRETAMENTE COM AS RAÍZES CULTURAIS DAS REGIÕES DAS CARAÍBAS QUE É O CARIBE , OS ANDINOS AMAZÔNICOS E SURINAME, GUIANAS E VENEZUELA.
meu deus, Felipe! cadê a segunda parte???
Sai nos próximos dias, prometo. ;)
Muito boooom! Posta logo a segunda parte
Nos próximos dias. Aciona o sininho pra saber :)
Quero ver s parte 2 ☝️😍
Lambada é amor demais Cordeiro!
LAMB'AMOR ❤
Beijo! 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
brugaduu ;)
Cadê a parte 2?😍
Essa semana sai ;)
Aciona o sininho
Felipe, qual a diferença da lambada pro merengue?
Quando eu ouvia as guitarradas do Mestre Vieira e da banda Cravo Carbono eu achava que tinha influência do merengue ao invés da lambada.
Tu tens um gênero musical definido?
Muito bom o vídeo :)
Boa pergunta. Existe uma confusão comum entre "gênero" e "ritmo". Lambada é um gênero. Merengue é essencialmente um ritmo. O merengue é um ritmo da América Central que está, junto de outros ritmos e gêneros, na "fórmula " da Lambada. Dentro da Lambada tem também Cumbia, Zouk e carimbó entre outros ritmos. ;)
@@FelipeCordeiroOficial Nossa, muito esclarecedor. Não fazia idéia disso. Há influência do curso de filosofia na tua música? Compartilha essa experiência conosco em algum vídeo. Obrigada.
@@FelipeCordeiroOficial Eu também tenho essa dúvida entre Lambada e Meregue. Ótima explicação acima, mas sabe aquela frase " entendi, mas não compreendi", pois é, meu caso, talvez por ser leiga no assunto. Bem que poderias fazer um vídeo explicando essa questão de gênero e ritmos. Fica a dica! Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor!
Acho que sim, no jeito de pensar a música brasileira. :)
Que bom não sabia que a lambada era do Pará
Quando vai sair a parte dois ?
Semana que vem :)
Maravilha de aula meu querido, me lembrou o papo que tivemos em sp depois do show de Illy no bona lembra? Veio tudo na memória agora, falamos sobre Gerônimo, Luis Caldas, foi uma noite deliciosa.
Aguardo ansioso o próximo vídeo.
Grande abraço, Asè 🙌🌹
Que legal aquela noite querido. Vou falar de Luís Caldas e Gerônimo na segunda parte do vídeo (spoiler rs) . 🙌
@@FelipeCordeiroOficial que massa saber disso, não tenho medo de spoilers, isso foi só um pequena fustigada para o próximo ep rsrs.. Grande abraço.
CADÊ A SEGUNDA PARTE???
Dessa semana não passa ;)
Aonde compro esse livro?
Pinduca, primeiro a gravar primeira música
Pinduca no disco Embalo do carimbo e sirimbo grava primeira música de Lambada
Mestre Vieira natural Barcarena
Lambada solada na guitarra é a guitarrada. Com guitarra elétrica com influência do choro e jovem guarda
Mais a banda kaoma foi criado em porto seguro Bahia !!!
Mas isso não tem a ver com a banda, e sim com o gênero musical. A lambada surgiu no norte.
Responde aí minha dúvida, a lambada foi proibida ou isso é lenda, pq ele é chamada ,lambada a dança proibida.
ÉGUA FELIPE GRAVA A PARTE 2!!!
O RITIMO LAMBADA É PARAUARA DA AMAZÔNIA E NORTISTA E NÃO DE OUTRA REGIÃO COMO DIZEM ,CREIO QUE SEJA A VONTADE DESSAS PESSOAS QUE FOSSEM DE SUA REGIÃO OU DE UM DETERMINADO ESTADO DO BRASIL, NÃO BRASILEIROS ESTE RITIMO LAMBADA E DE NOS PARAENSES CRIAÇÕES DE RITIMOS DOS CARIMBOLEIROS E GUITARREIROS MISTURADOS COM RITIMOS CARIBENIOS E ANDINOS.
Amei😍, vai ter a parte 2?
Quem mais ta aqui por causa da aula online? kkkkk
@Marquinhos kkkk
Então o zouk já existia no final dos anos 60???🤔
Muito obrigado mesmo Felipe, no litoral norte da Colômbia em Barranquilla e Cartagena os sonoros são chamados de Los Picó que são usados para tocar um ritmo popular chamado de Champeta (Cham= faca. Peta=Velha (Lingua Bantú). O nome vem dos venderores de peixe que limpam e arrumam os peixes com uma faca velha) ou também é conhecido de Terapia. Um abraço enorme th-cam.com/video/tqp90X8G_Fo/w-d-xo.html
Maravilha Nelson! obrigado por compartilhar! :)
@@FelipeCordeiroOficial th-cam.com/video/cuDf5axx-aU/w-d-xo.html
Vou ter que esperar quanto tempo pra 2 parte? Sacanagem né ? Hahahahah
Quando criança eu adorava ouvir lambada, dançar com um lençol na cintura imitando uma saia kakakakakaka
Não vai demorar, prometo! ;)
Tenho outra dúvida a lambada e brasileira ou ñ.
Sim, é um genero musical brasileiro. Porém, tem influência de alguns ritmos de países aqui da América Latina.
Eu tô no TH-cam do meu vô eu sou menina estou no 3 ano e minha professora manda todo mundo fazer um trabalho sobre a lambada
No final de semana sai a segunda parte do vídeo e vc pode pesquisar aqui que é tudo em cima de muito estudo. 🙌
Essa história foi tomada de outra pessoa...
Oi?
Pode explicar objetivamente o que quis dizer?
Baiha esteve aqui com muito recalque kkkkk
Essa ideia era tua mesmo??😠
Não entendi
Sei não, essa "história" tá mal contada hein. Kkkkkk
O que tem no vídeo tem documento, aliás são mostrados.
Ou você é um negacionista ou um pesquisador que tem documentos consideráveis/consistentes sobre o assunto. Me mostre um único documento que coloque algo diferente do que foi dito no vídeo? Sou bacharel em Filosofia e musicista, estudo lambada desde que nasci. Como estudioso eu iria achar interessante se vc apresentasse algo. Achei mal educado vir aqui com ironia. Mas vamos lá APRESENTE UM DOCUMENTO OBJETIVO sobre o assunto.
Vc não sabe nada sobre a lambada.
Por que?