Curso de Eletrônica Fácil e Prático Aula 13 Fonte de Alimentação 03
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 29 ต.ค. 2024
- Este curso destina-se a pessoas que queiram reparar e projetar circuitos eletrônicos de forma autônoma. É um curso básico mas que tem informações e forma que seus alunos possam de maneira concreta compreenderem o funcionamento dos circuitos eletrônicos e seguirem aprendendo mesmo após seu término através da consolidação das teorias com práticas de bancada. Nesta aula vamos mostrar um circuito da fonte ajustável com algumas modificações.
PARABENS POR MAIS ESSA AULA.
Muito obrigado👍
Estou adorando suas aulas, parabéns ! Sou um avô curioso e muito interessado em aprender. Obrigado !
Fico feliz em saber, bons estudos 👍
Top demais
Na minha opinião, até a aula de número 11, as explicações estavam sendo detalhadas e bastante elucidativas. Porém, quando entramos nas aulas 12 e 13, que tratam da montagem da fonte, houve diversos saltos em fases da montagem, que para o professor certamente são simples, mas para quem está iniciando, e tentando acompanhar o curso a duras penas, deixaram algumas lacunas, as quais impedem o bom andamento na montagem do exercício (fonte).
Olá boas, valeu vou tentar ser mais detalhado.
Professor tem algum curso, disponível pra quem quer aprender mais, só no TH-cam fica um pouco difícil pra quem está iniciando.
É muito legal seus cursos
Obrigado, valeu o apoio 👍
Estou viciado professor,suas aulas são top,vou mim entregar o meu maximo pra eu poder ser um bom profisional do seu naipe.
Obrigado, siga firme com este entusiasmo.
Agora o bicho pegou com essa fonte!! Mas gostei da explicação do esquema que está me dando alguma coisa muito boa pra ver e aprender também!! Vamos adiante!!
Sim não desanima, força 👍
Muito bom seus videos, comecei a tentar estudar eletronica atraves do seu canal, gosto de arrumar as coisas, geralmente so fazia substituiçao de peças mas espero que com seus videos consiga fazer reparo em placas, este é o meu objetivo. Ainda fico confuso em como calcular qual capacitor, resistor, diodo, .... usar, tipo: pq usar um fusivel de 0,5a se o transformador é de 1,5a; pq existe resistor de1/8w 1/4w 1/2w 1w ? ; qual diferença um resistor de 1/4w 220r para 1w 220r? mas espero que vc explique mais para frente nas aulas.
Sim é legítimo ter essas dúvidas, mas aos poucos você vai se acostumando com as grandezas e aí fica tudo mais fácil, bons estudos 👍
Alô amigo Professor,
A prova de que suas aulas me adiantaram muito é que, quando você apresentou o projeto da fonte, na aula 11, eu reparei que a tensão na base do transistor era praticamente igual a do coletor. Fiquei pensativo sobre isso, pois, pelo que eu havia entendido, a base precisava de um sinal relativamente menor que o coletor para desempenhar sua função. Eu apenas não tinha noção de que isso poderia causar superaquecimento.
Na minha experiência em estudos, aprendi que os erros nos trazem lições inesquecíveis.
Também devo ressaltar o valor especial dessa aula 14, pois mostrou que mesmo após muitos anos de experiência, como é o seu caso, os projetos, por mais simples que pareçam, continuam surpreendendo e exigindo paciência e atenção para serem ajustados, pois os componentes eletrônicos, sujeitos a reações químicas e físicas, apresentam variações e até defeitos de fabricação.
Então, penso que colocar todos os componentes interagindo em um circuito, é como depender do resultado de uma equação cujas grandezas envolvidas tiveram resultados parciais arredondados para maior ou para menor.
Ora, depois de vários arredondamentos, o resultado final do cálculo não pode ser preciso.
Penso que com os componentes eletrônicos é a mesma coisa, porquanto sabemos que seus valores não são precisos, tendo margens de tolerância que variam entre um e dez por cento, por exemplo.
Parece lógico que, por causa disso, quanto maior a quantidade de componentes interagindo num circuito, maior a necessidade de ajustes para a adequação do projeto que se inicia do zero, porquanto o papel aceita tudo, mas só a pratica pode comprovar a teoria ou mostrar que essa deverá ser outra. Valendo ressaltar que você desenvolveu o projeto e nos mostrou que, com poucos componentes (que podem até ser encontrados em sucata), e pequenos ajustes, podemos montar uma interessante fonte de bancada para início de projetos hobistas. Ou seja, mostrou como desenvolver o projeto, fazer ajustes necessários e corrigir eventuais falhas.
Excelente experiência.
Forte abraço, obrigado por mais essa aula.
Muito obrigado pelo apoio, e sim temos que sempre atender essa variações e até componentes falsos. Mas isso se faz com observação e paciência.
@@urbanodamata vale ter uma ferramenta (que se possa pagar) para os testes práticos. Minha saida é fazer um circuito pra testar cada componente que uso com frequencia.
Os circuitos para testes de componentes são uma opção para novos projetos.
Hoje não se pode confiar nos componentes, nem nos de marcas consagradas que frequentemente são falsificados.
Obigado
Feliz em poder ajudar
Sensacional
Grato!
Muito bom!
Abraços e essa...
Boa noite!
Shalom!
Obrigado valeu, a paz esteja contigo
@@urbanodamata
Shalom Seja Contigo!
Está muito bom o curso, Omiya
Muito obrigado
Aula nota 10 .Brasil São Paulo capital.
Sim firme, obrigado pelo apoio 👍
Boa noite professor Urbano. Já deixei meu like e já salvei na minha playlist particular. Valeu.
Ok muito obrigado vamos em frente 👍
Eu tinha feito uma fonte dessas mas o circuito é mais simples. Já vou dar uma melhorada nela para estudar e praticar um pouco mais de eletrônica. Obrigado, professor!
Sim este tipo de experiência nos acrescenta muito
Olá Professor Urbano. Consegui resolver todos os problemas e agora está dando tudo certo. Lógico que ainda tenho várias dúvidas. Fiz duas fontes, uma usando uma fonte ATX de computador e a outra utilizando a que foi passada no seu curso, na ATX utilizei para ajustar a tensão somente o TIP41c e na sua somente o LM317. Notei algumas peculiaridades que não entendo. Nas voltagens fixas que criei na fonte ATX coloco um motorzinho de ventilador de mesa e ele funciona normalmente, tanto na voltagem 3.4V, na 5.2V e na 12V, lógico que cada uma funciona com uma velocidade. Agora nas fontes ajustáveis ele só funciona na tensão mais alta, 17V que é na sua fonte. Na ATX eu coloco no máximo 12V e não funciona. Notei também que na velocidade mais alta ele funciona e qdo está funcionando que coloco o multímetro a tensão sobe para 115V a tela do voltímetro/Amperímetro apaga. Eu acho que esta tensão de 115V não é real. Consegue explicar o que está acontecendo? Sei que é muito difícil sem ver, mas as vezes já passou por esta experiência.
Desta vez não tenho ideia do que se passa, mas 115v não me parece ser real a alguma coisa a interferir na medida ok.
@@urbanodamatabom dia. Me falaram que deve ser algo relativo a amperagem.
@@urbanodamata algo relativo a amperagem que se perde com o circuito utilizado. (componenetes utilizados no circuito)
Ate logo mais professor otima aula estou gostando muiro das aulas parabens boa noite e fica com Deus ate a proxima aula
Ok até a próxima aula vamos em frente 👍
Boa tarde professor!! agradeço pela explicação do voltímetro.. Deus abençoe 🙏
Fico feliz em poder ajudar valeu mesmo 👍
Muito boa
Obrigado 👍
olá professor! em primeiro lugar, parabéns pelos videos, são muito bons mesmo!!!
gostaria de entender melhor este ajuste de tensão com um resistor e um potenciometro no LM317, ao variar a corrente, varia se a tensão; qual a função do resistor de 470, somente limitar um valor fixo para ser ajustado pelo potenciometro?
obrigado!!
Olá boa, para entender melhor o lm317 você tem que olhar para ele como um circuito integrado e não como um transistor, por isso ele usa essas duas resistências, uma variável e uma fixa para regular a tensão de saída. Internamente ele usa uma tensão de referência para fazer este trabalho e esta atenção de referência é conseguida como os dois resistores para executar o trabalho do circuito integrado.
Mas como definir melhor este casal de resistores? Porque na fonte você disse que trocou em razão do aquecimento e colocou um de 470, tem valores predeterminados para regular este sinal de entrada ou eu posso definir a partir das características do componente e da minha necessidade?
Obrigado pela atenção!!
Muito bom, professor sua aula é top!
Obrigado pelo elogio👍
Boa aula
Obrigado!
Valeu o apoio 👍
Muito obrigado pela aula, professor
Valeu obrigado pelo apoio 👍
Olá professor muito boa a aula. seria possível colocar um capacitor de 400v antes da ponte retificadora ? Faria algum sentido?
se fizer poderia me dizer qual o valor do capacitor? O professor poderia demonstrar uma melhoria, como por exemplo se fechar um curto na saída um sistema de proteção com rele ou com transistor.
Olá, não seria possível colocar um capactura eletrolítico antes dos diodos. Isso provocaria a explosão do mesmo, capacitores electrolíticos são polarizados e não podem trabalhar concorrente alternada após a ponte retificadora a corrente a contínua e pulsante por isso usamos capacitores para retirar esse expulsos e deixar uma corrente contínua sem oscilações. Por esse motivo tome muito cuidado com alterações elas têm que ser analisadas antes de executadas.
@@urbanodamata Obrigado professor
Boa tarde Professor. Nao entendi porque dois dos terminais do transistor Tip ficaram no negativo . Obrigado. 👍👍
Olá, ficaram como no esquema, coletor direto a fonte, emissor na saída e base no regulador. 👍
Boa noite professor fiquei na dúvida sobre a ligação do voltímetro/amperímetro parte da corrente 2 pinos fio vermelho e preto
Ok o amperímetro fica em série o preto e o vermelho ficam entre a saída da placa e da fonte. Valeu 👍
Uau, deu uma desanimada agora. Nunca montei nada e achei que iria passo a passo na montagem. Qto ao amperímetro voltimetro o meu veio com um r 005 no lugar daquela ponte que descreveu imagino ser um smd. Poderia tecer um comentário sobre este componente? Se quiser medir uma corrente de um alternador como ligo ele(amperimetro)? Desculpe os excessos de perguntas. Também comprei a placa perfurada mas sem as trilhas não sabia da diferença então pra mim a montagem tá muito difícil.
Não desanima, o amperímetro se liga em série mas uma alternador vai exceder a corrente suportada por ele.
@@urbanodamata na vdd seria um alternador de moto e a bateria é de 5 amp e a moto apesar de acender os fárois não carrega a bateria.
Professor o Lm317 regular o resto do ruído do capacitor?? já que a saída positiva passar direto.
Boa pergunta o LM 317 regula a tensão de saída mas ele precisa que atenção que entra nele sejam um pouco maior que a saída, neste caso ele e elimina ruídos que o capacitor não conseguiu filtrar.
Urbano tenho uma dúvida, os emissores dos tip 41 estão indo para a massa mas não seria ao contrário, o coletor ir para massa e o emissor ir para saída?, porquê pelo que entendi sobre transistores a corrente vai do coletor para o emissor.
Boa, sim mas lembre que a corrente vê coletor e emissor como um resistor, então fica antes ou depois da carga conforme o projeto.
Olá professor Urbano. Espero que esteja tudo bem. Professor está acontecendo algo estranho no meu sistema. Fiz igual a sua explicação, só não coloquei o tip41. Está funcionando quase perfeitamente. Qdo coloco o voltímetro/amperímetro a parte da voltagem funciona ótimo, mas qdo ligo a parte do amperímetro ele queima, já queimei três. Aí comecei utilizar o multímetro para testar e percebi que qdo conecto a leitura do amperímetro (10A) o LM317 aquece excessivamente, chega até a queimar o dedo se vc colocar na peça. Saberia me orientar o que devo fazer e o que pode estar acontecendo?
Olá espero que esteja bem também provavelmente você está colocando o amperímetro em paralelo ao circuito isso provoca curto na fonte você tem que usar o amperímetro em série ok.
@@urbanodamata É verdade professor, isto estava acontecendo. Agora estou fazendo em série e ele melhorou. Ele entra e já mostra uma amperagem de 2.4A inicial e em alguns segundos o LM317 começa a esquentar, aí eu retiro da marcação de amperagem e a temperatura volta a abaixar. Não sei o que está ocorrendo. Não coloquei um novo voltimetro/amperimetro ainda com medo de estragar. Estou fazendo as medições com um multimetro. Colocando no 10A.
gostaria de receber aulas anteriores .
Olá, todas estão na playlist ok.
Urbano fiz essa fonte, e so consigo regular 1 volt troquei o potenciometro mas não funcionou testei os tips chequei as conexões e nada,tudo certo oque você acha que pode ser?
Qual regulador você está usando?
boa tarde esse curso de eletrônica dura quanto tempo e custa caro pode ser ar refrigeração ou qualquer um outro curso se vocês tiverem aí obrigado
Estou produzindo o curso agora e está na aula 14 e é gratuito só peço seu like
Aqui no bairro que moro São Paulo/Brasil raramente a corrente alternada passa de 227. Pelas explicacöes, não devo ter problemas relatados, ou terei?
Creio que não. Este transformador aqui é 230 para 24 mas em aberto (sem os diodos) já passava de 32VAC retificado passava de 38 por isso o ocorrido.
Tenho uma pergunta. Para ligar o voltímetro/amperímetro pode ser utilizado fio tipo aqueles de fonte atx ou precisa de uma bitola específica?
Será disponibilizado o diagrama elétrico no formato PDF para download?
Parabéns, as aulas estão show.
Para a corrente de 1,5A já é suficiente eu não tenho meterial escrito só o que está no vídeo.
Boa tarde professor, por favor tem como mandar a aula 10 e 11e12
Com assim mandar, já está disponível no TH-cam.
Esses tip 41 estão em cascata?
Olá, está em paralelo.
PROFESSOR, EU SOU TECNICO EM ELETROTECNICA EU AMO ELETRICA E ELETRONICA, AJUDA-ME
A PROJETAR UM AMPLIFICADOR DE SINAL 4G POR FAVOR ?
Olá, acho que o que você quer é um transcepetor de sinal 4G. Se for isso, há kits por menos de 60$ na internet. Na realidade são transceptores de alta banda na faixa de 2,3 e 4G que você instala em local onde o sinal é melhor para o estender em sua propriedade. Procure no Google como repetidor 4G. Espero ter ajudado.
@@urbanodamata obrigado por me responder, eu queria montar um simples com poucos componete sabe, me ajudar a montar um, ou achar um esperimento real para eu copiar por favor
Como receber suas aulas, em PDFs ?
Olá, só tenho vídeos ok.
O que é a massa?
Olá, é o GND.
Boa noite como fazer pra medir um diodo supressor
Olá se ele for undirecional seria como um doido comum mas não daria para verificar sua zona de corte aí seria melhor usar uma fonte com ajuste de tensão e corrente associada a um resistor para se verificar.
Só vai até a 13 aula so?
Olá, não continuamos o curso em breve a aula 14
Boa tarde! Gentileza me informar dados dessa fonte na tensão 127volts.grato! Sou leigo iniciante!
Sim está fonte em 127v é a mesma só muda o primário do transformador sugiro assistir a aula sobre os indutores será esclarecedora ok valeu 👍
@@urbanodamata ok!Muitíssimo obrigado!
Isso é uma fonte de bancada?
Olá, pode se usar na bancada em alguns casos.
Ei não entendi a dinâmica dos transdutores. Os transistores parecem estar ligados em paralelo, mas a corrente é a tensão não mudou nada na saída?
Olá, qual parte não entendeu?
não falou onde liga os fios preto e vermelho grosso do voltimetro amperimetro 😢😢😢
Olá, ele fica em série com a saída da fonte.
@@urbanodamata sou chata né!?
mas prometo que vou fazer so mais 2 perguntas até o final...
sei que essas aulas foram a um tempo atraz, mas so achei agora perdoneme
Adorei! Gratidao ! 😶😊
Valeu obrigado pelo apoio 👍