Nosso trabalho só pode existir graças a uma campanha de financiamento coletivo. Você pode participar, mas só se você quiser: -- Chave Pix: pixmeteoro@gmail.com -- Essa é a campanha de financiamento coletivo que mantém esse canal no ar: www.padrim.com.br/meteorobrasil
Meus queridos, sou morador da cidade de Santarém, região oeste do Pará, e já tive a oportunidade de conhecer Belterra. No texto do vídeo usa-se "praticamente fantasmas" para se referir a Belterra e Fordlandia. Belterra tem mais 17 mil habitantes. Quanto à Fordlandia, ela tem poucas pessoas, pouco mais 1.500 habitantes, e faz parte do município de Aveiro O "praticamente fantasmas" foi uma maneira de reforçar que o projeto de Ford fracassou. Porém, Belterra, por exemplo, tem belíssimas praias de água doce, e todos os encantos que apenas a Amazônia pode proporcionar. Quando essa pandemia terminar, venham conhecer nossa região. Beijos. Adoro vocês.
A amazônia é cheia dessas histórias fantásticas e deprimentes. O ciclo da borracha, fordlândia e Serra Pelada são exemplos. É sempre uma busca por algum recurso que acaba por se esgotar ou perder o valor. No fim todos fogem e quem é de lá fica só com a lembrança de como a vida era e como poderia ter sido. Hoje, o resto do Brasil e do mundo vão à região buscar eletricidade, carne, ferro e alumínio enquanto quem vive ali tem que lidar com os impactos ambientais e a violência no campo.
É como no antigo mito de El Dourado. Procuram cegamente pela cidade de ouro escondida na floresta, cavam todo o chão e levam quase nada. Porque sempre foi uma mera ilusão.
@@ateismohumanista6374 É uma boa analogia. A diferença é que eventualmente encontram - muito - ouro. Tiram tudo quanto podem e vão embora deixando um lago contaminado por mercúrio.
Aquela região seria mais desenvolvida se os brasileiros, preferencialmente os locais pudessem explorar suas riquezas naturais. Porém é muito regulamento. Daí o que sobra, eco turismo, extração ilegal de madeiras, montar peças de produtos importados e só. Se tem uma vastidão de possibilidades e cheio de regulações e burocracia. Acredito que só de asfaltar aquela transamazônica já ia dar uma subida no idh da população de lá. Mas o Ibama e demais órgãos até hoje não permitiram a evolução daquele local.
@@wadarellxd3540 O GRÃO PARÁ NUNCA PERTENCEU A ESTE BRASIL, A AMAZÔNIA, EU ESTOU DIZENDO GRÃO PARÁ PELO FATO A ONDE SURGIU O INÍCIO DA AMAZÔNIA, SÓ ÉRAMOS UM ESTADO DO GRÃO PARÁ ANTES DE VIRAR PROVÍNCIA E NAO ERA DO BRASIL E SIM PERTENCIA A PORTUGAL , MAIS ANTES VIERAM OS FRANCESES, INGLESES E HOLANDESES .
Fantástica essa história da Fordlândia, digo isso pq não á conheci, mas morei e trabalhei no Jari em Monte Dourado na incrível empreitada de Daniel Ludwig em intalar a fábrica de celulosa na divisa Pará e Amapá. A história do Jari não foge muito disso, um milionário norte americano que adiquiriu muita terra na floresta, que construiu uma cidade moderna muito parecida com uma norte americana, escolas boas, tecnologia, dando benefícios , mas que sucumbiu . A começar pelo eucalipto que não se adaptou á região, depois a logística que é muito complicada, os altos salários , pois os engenheiros e técnicos para irem até esse lugar isolado tinham que ganhar muito bem. Seria muito interessante vcs abordarem esse tema que é pouco conhecido mas se assemelha muito ao que Henri Ford tentou fazer na Amazônia.
@@ateismohumanista6374 é verdade, O que eu botei ali no Vale do Jari foi uma tentativa de "americanizar" aquela região. Mas existe uma máxima na região que é a seguinte: A floresta te engole, mastiga vc até tirar tudo o que tem, depois ela te cospe.
Sou professora de geografia, morei muitos anos numa cidade as margens do rio Tapajós. Indiquei a leitura do livro q vcs se basearam p fazer o vídeo para os meus alunos de ensino médio integrado do IFPA. Mas antes do livro sobre Fordlandia indiquei o livro O ladrão no fim do mundo q conta a história do contrabando das sementes de seringueiras. Dois livros maravilhosos q eu super recomendo.
Pessoal, quem me dera ter sabido dessas histórias enquanto cursava ADM, é uma eterna passada de pano pra quem explora de forma desumana. Luta de classe. Sentados num banco de faculdade de ADM sempre aprendemos como progresso. Acordem! Se tivesse essa visão na época, enquanto estudava, certamente seria meu tema de TCC. hahaha parabéns pela pesquisa. Adoro vocês!
corretissimo....pensei a mesma coisa. Nosso governo nunca ensinou isso para nos como brasileiros....por motivos claros , nos tornar carneirinhos! na verdade em videos em ingles fala-se que o ponto final foi eles quererem forcar os trabalhadores a trabalhar nos veroes quentissimos o dia todo e sabemos que em lugar quente o povo acorda cedo, trabalha tantas horas...vai p casa descansar e resfrescar e depois voltam de novo no final da tarde. A Ford nao aceitou isso e foi o estupim. o povo se rebelou, destracalhou os equipamentos, botou fogo em tudo e matou muitos. ninguem fala isso nas escolas....porque sera? Isso e muito mais que gracas a Deus os historiadores estao nos passando no youtube, blogs e muitas paginas otimas onde nao somos obrigados a aprender so o que o nosso governo quer.
Sou grata ao avanço da ciencia, teclogia , industrias e etc! Não posso nem imaginar colher milho, soja, ou apurar o óleo a mão e etc., ou esperar uma carta que percorria quilometros a cavalo pra chegar ao destino. Mas, diante de toda gratidão aos homens do passado que me proporcionaram este conforto que todas as descobertas e o que meu trabalho menos sofrido que de antigamente, prezo e acredito que diante de tanto conhecimento e evolução, poderiamos preservar o meio ambiente. Abraços querido. Obrigada por compartilhar esse vídeo.
@@chronictimewasterdisease de fato! Creio que reconstrui agregar mto mais valor do que construir, pois qdo se cria a primeira vez, podemos errar, mas na reconstrução, aprendemos com o erros e nos tornamos mais experientes.
Depende do retorno tmb, imagina essa situação como ter que ligar dois pontos a linha reta sempre será a.forma mais rápida. A outra forma é com contornos e curvas, que pode ser a forma mais lenta, porém compensatoria a longo prazo.
A doença responsável por dizimar os plantios era o Mal das folhas da seringheira, causada pelo microfungo Microcyclos ulei. Ainda hj há um tenor enorme sobre esse fungo Ásia, pois tem potencial pra dizimar os plantios assim como fez no Brasil.
Mas um vídeo incrível desse canal! A fonte acertadissima! Pena q este historiador ñ chegou a se aprofundar em Belterra, mas tbm ñ era seu foco! Só discordo do desfecho q diz q as duas viraran cidades-fantasmas ! Belterra é uma cidade pequena cerca de 18.000 habitantes! Mas vem crescendo (ñ como gostaria)! Sou Belterrense com orgulho ! Minha cidade é rica em belezas naturais q o desmatamento do Ford ñ conseguiu destruir! Meus avós fizeram parte dessa história ! Ouvi -los relatar a vinda num navio em plena 2 guerra com medo dos submarinos alemães é uma viagem no tempo!
Belterra não é grande coisa, mas não é uma cidade fantasma. É bem pequena e carece de muito mais assistência do poder público, contudo, Belterra é bem aconchegante e sossegada. Gosto de viver aqui.
Os livros de História ocultam de propósito os fatos que realmente fariam a gente se interessar mais por história. Sou de Belém, mas nunca soube dessa história, apenas estudamos o ciclo da borracha, e só.. Ótimo conteúdo e o formato perfeito.
Uma curiosidade pra turma: É possível chegaram em ambas as cidades por terra. Pra Belterra por asfalto, pra Fordlandia por uma estrada estreita de chão.
Gosto como vocês desmistificam essas figuras, mostrando e falando de coisas que não conhecíamos sobre elas. Elas tendem a virar intocáveis só porque foram "revolucionárias". Parabéns pelo trabalho.
Mas quando se pesquisa a fundo fica evidente a ganância desses "revolucionários", os documentários que os retratam como heróis são totalmente parciais ir serem produzidos por admiradores dessas figuras históricas
Msm coisa da China atual, é formidável mas funciona ensina de um sistema que explora seus cidadãos até a exaustão. Mas hoje é cool, quem sabe daqui a algumas décadas essa visão mude
Minha mãe morou nessa cidade, costurava.para as americas e minha avó fazia camisa social branca para os americanos o tecido vinha dos Estados Unidos, quando a guerra começou ela e minha avó foram para Belém. Ela contava muita história e dizia que a cidade para aquela época era muito adiantada pois tudo que chegada lá era da américa.
Muito interesante henry ford 1914 sobre ha evolucao industrial e o ensentivo aos funcionarios aumentando 5 dollares ha mais paiz evoluido 2000 anos gostei muito do video fantastico
Vim parar neste vídeo porque acabei de assistir o Epic Rap Battles of History com tema Henry Ford vs Karl Marx. Fizeram uma referência a essa cidade no Brasil e fui pesquisar sobre. Excelente vídeo! Abraços!
Ford estava certo. E seria extremamente benéfico para o Brasil. Só não enxerga quem é cego. Quem errou foram os técnicos e a fraca ciência botânica da época.
Sou natural e moro em Belém do Pará, e que imagens lindas aparecem aqui neste vídeo de Belterra e Fordlandia. Infelizmente a Amazônia sendo explorada e recebendo a ingratidão (principalmente de uma boa parte do povo brasileiro), mas se não fosse a Amazônia, o Brasil estava "frito". Afinal de contas quem sustenta este Brasil é a Amazônia, até da água da chuva as regiões sul e o sudeste depende da umidade das florestas da Amazônia.
Calma lá com a emoção. A amazônia é importante sim. Mas sem ela tem formas de sobreviver ué. Ela sozinha não controla o clima do país inteiro não, sobretudo de lugares costeiros que sofrem influência de outras coisas mais próximas.
@@wadarellxd3540 Eu perguntei se você é natural da Amazônia, e não no Estado do Amazonas. Pessoas naturais da Amazônia são conhecidos como amazônicos ou amazonidas. E cada Estado do norte do Brasil, onde está a Amazônia, tem climas, culturas, mitos, tradições e vocabulários totalmente diferentes um do outro, muito diferentes mesmo. Nada homogêneos.
Fordlândia: nem cidade, nem fantasma. Belterra: cidade, mas não fantasma. Venha conhecer essas maravilhas do Pará. "Mas só se você quiser". História e natureza juntas, lindas praias, Floresta Nacional do Tapajós, gente linda, trabalhadora e hospitaleira. Ah, também tem vastas plantações de soja/milho em Belterra. Isso mesmo: floresta em pé e floresta no chão. É uma grande aula de ecologia, economia, ecoturismo, agricultura, conflitos sociais e ambientais. É a dinâmica amazônica acontecendo.
E uma pena que a plantação da seringueira não deu certo , Ford tinham pontos negativos mas também positivos e poderia trazer de volta uma Belle epoque muito melhor que a primeira haja vista que ele nao só iria transformar amazônia e uma mera fonte de matéria prima , mas também de grande industrialização .
Gostaria de dizer que nasci em Fordlandia e nunca passei fome, e que o Distrito não é miserável, as pessoas trabalham e se sustentam, muitas informações com imagens mostradas já são de domínio público, conhecidas por pesquisadores e o público que se interessa por história. o vídeo é repetição de outros na internet. Antes de comentar ou divulgar, visite o local, obtenha informações verdadeiras. Cortar e colar é muito fácil.
Sugestão: Meteoro se vcs puderem falar como o Brasil é desigual na divisão de terras para seus proprios habitantes, onde preferiu doar terras para imigrantes italianos e alemães do que sua propria população, onde hj tentamos reverter essse descaso e novamente somos tratados como invasores de terras.
Depende do ponto de vista... Colônias estrangeiras tem em qualquer país, no Brasil não foi diferente, não é a toa que naturalmente tivemos e temos colônias populosas espalhadas pelo país
A doação de terras as imigrantes foi uma política pública pontual da época. Muito suja por sinal e enganou várias famílias que acreditam em mentiras contadas por brasileiros. De outro lado há a reforma agrária que faz esse papel, que ironicamente foi feita em boa parte pelo gov do FHC. E não do molusco
Gostei! mas discordo de quando vcs afirmaram que "Belterra" é uma cidade fantasma. Sou de BH e moro em Santarem que fica a 35km de Belterra. Cidade linda e povo acolhedor. Isso sem contar a magnífica praia do Pindobal as margens do Rio Tapajós.
Uma curiosidade sobre a ford e seus herdeiros... Vocês sabiam que a ford Brasil passou mais de 20 anos no Brasil AMARGANDO BAIXAS VENDAS E MESMO ASSIM LEVARAM MAIS DE 20 ANOS PARA SAIR DO PAÍS; já no Brasil o empresariado demite para não ficar menos rico, vai entender...
faltou o que sempre falta para o brasileiro, sorte; Hj a Malasia é o maior polo exportador de produtos acabados feito com látex, aqui exportamos a materia prima em toneladas para receber devolta 1 ou 2 unidades do produto acabado(e o governo ainda esfola nos impostos), muito triste ver todo potencial desperdiçado em Belterra e Fordlandia; hj com mais tecnologia talvez ate fosse possivel fazer uma monocultura de seringueiras e levar desenvolvimento para a região, mas duvido.
Não deu certo porque ele foi buscar mão de obra em seu país de origem em vez de contratar e treinar os nativos da região amazônica que conheciam como ninguém o cultivo das seringueiras para extração do látex. Os norte americanos não se adaptaram ao clima e aos insetos da região.
Nosso trabalho só pode existir graças a uma campanha de financiamento coletivo. Você pode participar, mas só se você quiser:
--
Chave Pix:
pixmeteoro@gmail.com
--
Essa é a campanha de financiamento coletivo que mantém esse canal no ar:
www.padrim.com.br/meteorobrasil
Maravilhoso trabalho 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Mais uma vez adorei. Acho que vai rolar um Pix.
Triste, ele tinha boas intenções, queria ajudar. Pelo menos ele tentou.
Parabéns, o trabalho dele vcs é maravilhoso.
Tem nd de cidade fantasma
Meus queridos, sou morador da cidade de Santarém, região oeste do Pará, e já tive a oportunidade de conhecer Belterra.
No texto do vídeo usa-se "praticamente fantasmas" para se referir a Belterra e Fordlandia. Belterra tem mais 17 mil habitantes. Quanto à Fordlandia, ela tem poucas pessoas, pouco mais 1.500 habitantes, e faz parte do município de Aveiro O "praticamente fantasmas" foi uma maneira de reforçar que o projeto de Ford fracassou. Porém, Belterra, por exemplo, tem belíssimas praias de água doce, e todos os encantos que apenas a Amazônia pode proporcionar. Quando essa pandemia terminar, venham conhecer nossa região. Beijos. Adoro vocês.
Mudando de assunto, queria cachaça de jambu, manda pra noiz
@@denilson.paixao eita. Vou no Mercadão 2000. Pode deixar.
Ai, que bom!
Estava já triste com a ideia de duas cidades simplesmente terem virado pó.
Quando a pandemia passar, irei aí para um cafezinho. : )
Como vai a Serra dos Carajas ? Vai indo para a China ?
Moro Santarém, já estive em Belterra, cidade muito bonita
A amazônia é cheia dessas histórias fantásticas e deprimentes. O ciclo da borracha, fordlândia e Serra Pelada são exemplos. É sempre uma busca por algum recurso que acaba por se esgotar ou perder o valor. No fim todos fogem e quem é de lá fica só com a lembrança de como a vida era e como poderia ter sido. Hoje, o resto do Brasil e do mundo vão à região buscar eletricidade, carne, ferro e alumínio enquanto quem vive ali tem que lidar com os impactos ambientais e a violência no campo.
A cobiça.
É como no antigo mito de El Dourado. Procuram cegamente pela cidade de ouro escondida na floresta, cavam todo o chão e levam quase nada. Porque sempre foi uma mera ilusão.
@@ateismohumanista6374 É uma boa analogia. A diferença é que eventualmente encontram - muito - ouro. Tiram tudo quanto podem e vão embora deixando um lago contaminado por mercúrio.
Aquela região seria mais desenvolvida se os brasileiros, preferencialmente os locais pudessem explorar suas riquezas naturais. Porém é muito regulamento.
Daí o que sobra, eco turismo, extração ilegal de madeiras, montar peças de produtos importados e só. Se tem uma vastidão de possibilidades e cheio de regulações e burocracia. Acredito que só de asfaltar aquela transamazônica já ia dar uma subida no idh da população de lá. Mas o Ibama e demais órgãos até hoje não permitiram a evolução daquele local.
@@wadarellxd3540 O GRÃO PARÁ NUNCA PERTENCEU A ESTE BRASIL, A AMAZÔNIA, EU ESTOU DIZENDO GRÃO PARÁ PELO FATO A ONDE SURGIU O INÍCIO DA AMAZÔNIA, SÓ ÉRAMOS UM ESTADO DO GRÃO PARÁ ANTES DE VIRAR PROVÍNCIA E NAO ERA DO BRASIL E SIM PERTENCIA A PORTUGAL , MAIS ANTES VIERAM OS FRANCESES, INGLESES E HOLANDESES .
Fantástica essa história da Fordlândia, digo isso pq não á conheci, mas morei e trabalhei no Jari em Monte Dourado na incrível empreitada de Daniel Ludwig em intalar a fábrica de celulosa na divisa Pará e Amapá.
A história do Jari não foge muito disso, um milionário norte americano que adiquiriu muita terra na floresta, que construiu uma cidade moderna muito parecida com uma norte americana, escolas boas, tecnologia, dando benefícios , mas que sucumbiu . A começar pelo eucalipto que não se adaptou á região, depois a logística que é muito complicada, os altos salários , pois os engenheiros e técnicos para irem até esse lugar isolado tinham que ganhar muito bem.
Seria muito interessante vcs abordarem esse tema que é pouco conhecido mas se assemelha muito ao que Henri Ford tentou fazer na Amazônia.
Esse é o maior problema da mente de um americano. Acreditar que o mundo gira em volta dos EUA.
Realmente esta história aconteceu.
@@ateismohumanista6374 é verdade, O que eu botei ali no Vale do Jari foi uma tentativa de "americanizar" aquela região. Mas existe uma máxima na região que é a seguinte: A floresta te engole, mastiga vc até tirar tudo o que tem, depois ela te cospe.
Up
Sou professora de geografia, morei muitos anos numa cidade as margens do rio Tapajós. Indiquei a leitura do livro q vcs se basearam p fazer o vídeo para os meus alunos de ensino médio integrado do IFPA. Mas antes do livro sobre Fordlandia indiquei o livro O ladrão no fim do mundo q conta a história do contrabando das sementes de seringueiras. Dois livros maravilhosos q eu super recomendo.
Pessoal, quem me dera ter sabido dessas histórias enquanto cursava ADM, é uma eterna passada de pano pra quem explora de forma desumana. Luta de classe. Sentados num banco de faculdade de ADM sempre aprendemos como progresso. Acordem! Se tivesse essa visão na época, enquanto estudava, certamente seria meu tema de TCC. hahaha parabéns pela pesquisa. Adoro vocês!
Na minha também faltou isso, um senso mais social nós conteúdos.
E isso em uma das "5 melhores de ADM" (dizem) do país...
Tô cursando Adm agora. E a fordlândia é o assunto do trabalho. Estou aqui por isso.
corretissimo....pensei a mesma coisa. Nosso governo nunca ensinou isso para nos como brasileiros....por motivos claros , nos tornar carneirinhos! na verdade em videos em ingles fala-se que o ponto final foi eles quererem forcar os trabalhadores a trabalhar nos veroes quentissimos o dia todo e sabemos que em lugar quente o povo acorda cedo, trabalha tantas horas...vai p casa descansar e resfrescar e depois voltam de novo no final da tarde. A Ford nao aceitou isso e foi o estupim. o povo se rebelou, destracalhou os equipamentos, botou fogo em tudo e matou muitos. ninguem fala isso nas escolas....porque sera? Isso e muito mais que gracas a Deus os historiadores estao nos passando no youtube, blogs e muitas paginas otimas onde nao somos obrigados a aprender so o que o nosso governo quer.
Sou grata ao avanço da ciencia, teclogia , industrias e etc! Não posso nem imaginar colher milho, soja, ou apurar o óleo a mão e etc., ou esperar uma carta que percorria quilometros a cavalo pra chegar ao destino. Mas, diante de toda gratidão aos homens do passado que me proporcionaram este conforto que todas as descobertas e o que meu trabalho menos sofrido que de antigamente, prezo e acredito que diante de tanto conhecimento e evolução, poderiamos preservar o meio ambiente. Abraços querido. Obrigada por compartilhar esse vídeo.
pois é as pessoas tem que aprender que da pra industrializar sem causas mortes é desmatamento e ainda enriquecer nesse processo
@@chronictimewasterdisease de fato! Creio que reconstrui agregar mto mais valor do que construir, pois qdo se cria a primeira vez, podemos errar, mas na reconstrução, aprendemos com o erros e nos tornamos mais experientes.
Depende do retorno tmb, imagina essa situação como ter que ligar dois pontos a linha reta sempre será a.forma mais rápida. A outra forma é com contornos e curvas, que pode ser a forma mais lenta, porém compensatoria a longo prazo.
A doença responsável por dizimar os plantios era o Mal das folhas da seringheira, causada pelo microfungo Microcyclos ulei. Ainda hj há um tenor enorme sobre esse fungo Ásia, pois tem potencial pra dizimar os plantios assim como fez no Brasil.
Eu tava lendo um dia desse sobre Fordlandia, num artigo gringo sobre cidades fantasma do Brasil
O que significa: tava?
@@tarsisbruno você não vive no Brasil não?
@@marcelotimoteo99 moro na Patagônia Argentina
@@tarsisbruno estava
@@tarsisbruno é uma forma informal e reduzida da palavra estava
Meteoro, acompanho vocês a dois anos, por favor façam um vídeo sobre a Cabanagen a maior revoluçao da história do Brasil, ocorrida na Amazônia
Vídeo necessário e muito bem produzido. Peço para que nunca parem. Vcs são dos poucos canais que ainda valem a pena continuar acompanhando no youtube.
A vida é uma eterna luta de classes.
Concordo, mas não se limita a isso A boa ciência, por exemplo, é muito prazerosa e ajuda todo mundo na maioria das vezes
"Oh, grande Ford!"
- Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo
Eu tenho esse livro guardado até hoje, já li 😂👍
Oh grande nazista
McDonalds na Amazônia dos Simpson é uma pura visão sociologica e realista do que o que se quer se fazer com a AMAZONIA.
Mas um vídeo incrível desse canal! A fonte acertadissima! Pena q este historiador ñ chegou a se aprofundar em Belterra, mas tbm ñ era seu foco! Só discordo do desfecho q diz q as duas viraran cidades-fantasmas ! Belterra é uma cidade pequena cerca de 18.000 habitantes! Mas vem crescendo (ñ como gostaria)! Sou Belterrense com orgulho ! Minha cidade é rica em belezas naturais q o desmatamento do Ford ñ conseguiu destruir! Meus avós fizeram parte dessa história ! Ouvi -los relatar a vinda num navio em plena 2 guerra com medo dos submarinos alemães é uma viagem no tempo!
Belterra não é grande coisa, mas não é uma cidade fantasma. É bem pequena e carece de muito mais assistência do poder público, contudo, Belterra é bem aconchegante e sossegada. Gosto de viver aqui.
Já tive o privilégio de conhecer sou de Rondônia em breve estarei passando por ai dnv
Sugestão pra vocês do Meteoro Brasil: Um vídeo sobre a TransAmazônica, o maior fracasso de planejamento do governo militar
Os livros de História ocultam de propósito os fatos que realmente fariam a gente se interessar mais por história.
Sou de Belém, mas nunca soube dessa história, apenas estudamos o ciclo da borracha, e só..
Ótimo conteúdo e o formato perfeito.
Uma curiosidade pra turma: É possível chegaram em ambas as cidades por terra. Pra Belterra por asfalto, pra Fordlandia por uma estrada estreita de chão.
Gosto como vocês desmistificam essas figuras, mostrando e falando de coisas que não conhecíamos sobre elas. Elas tendem a virar intocáveis só porque foram "revolucionárias". Parabéns pelo trabalho.
Eles são só "revolucionários" naqueles documentários genéricos do History Channel.
Mas quando se pesquisa a fundo fica evidente a ganância desses "revolucionários", os documentários que os retratam como heróis são totalmente parciais ir serem produzidos por admiradores dessas figuras históricas
Msm coisa da China atual, é formidável mas funciona ensina de um sistema que explora seus cidadãos até a exaustão. Mas hoje é cool, quem sabe daqui a algumas décadas essa visão mude
Melhor Documentário sobre o assunto, muito bom, parabéns.
Minha mãe morou nessa cidade, costurava.para as americas e minha avó fazia camisa social branca para os americanos o tecido vinha dos Estados Unidos, quando a guerra começou ela e minha avó foram para Belém. Ela contava muita história e dizia que a cidade para aquela época era muito adiantada pois tudo que chegada lá era da américa.
Uma história de gestão que tem muito a ensinar a todos nós!!!!
Os homens "evoluiram" a escravos de fábrica, escravos da borracha.
Desenvolvimento sempre unido com destruição e exploração desumana.
Boa tarde gostei da explicação dessa história.
Ainda bem que a Administração evoluiu e ainda tem a evoluir!
Que incrível essa história.
A natureza sempre tem a palavra final.
Belíssimo trabalho do Meteoro Brasil!
Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns.
Gente, é muita história!
Obrigada pela pesquisa, pelo vídeo.
Imagino cá o prazer que foi a produção.
Muito interesante henry ford 1914 sobre ha evolucao industrial e o ensentivo aos funcionarios aumentando 5 dollares ha mais paiz evoluido 2000 anos gostei muito do video fantastico
Tive a oportunidade de conhecer as duas cidades, e inclusive as casa e instalações da imprensa, realmente é algo bem diferente da região.
Eu fico torcendo para que tenho mais um e depois mais outro vídeo sobre a Amazônia no canal Meteoro!
muito bom o vídeo, parabens aos envolvidos!
Esse Brasil deixam a exploração das nossas riquezas e terras ..
Vim parar neste vídeo porque acabei de assistir o Epic Rap Battles of History com tema Henry Ford vs Karl Marx. Fizeram uma referência a essa cidade no Brasil e fui pesquisar sobre. Excelente vídeo! Abraços!
Esse formato é bem melhor, que o Meteoro o mantenha apesar de dar mais trabalho...
O novo formato é Bom pra falar mal do presidente... Pra documentário é melhor esse mesmo. Mas pra malhar o genocida o formato novo é melhor.
@@play9075 concordo kkkk
Não fazia ideia disso!
Parabéns conteúdo excelente!
Vocês são demais. Nunca tinha ouvido sobre a Fordlandia. Somente vocês para trazer esse tipo de informação. Parabéns.
Nossa... Que produção!!! Compartilhando aqui...
7:30 só faltou falar "O trabalho liberta"
Ford estava certo. E seria extremamente benéfico para o Brasil. Só não enxerga quem é cego.
Quem errou foram os técnicos e a fraca ciência botânica da época.
@@mariaceleste8163 acho que o único erro foi a falta de preparo da própria empresa para a produção, deveriam estar cientes do bioma e das pragas.
Acho que não entenderam a metáfora. Essa frase no comentário acima faz mais sentido se dizer la em alemão.
Bom dia excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho obrigado
Muito boa a reportagem 👏🏼👏🏼👏🏼
quando vejo esses tipos de videos que vcs fazem, com informações desconhecidas, parece que entro em uma realidade paralela...
Que conteúdo mais excelente parabéns a todos você. ❤️
Pessoall me diz a trilha sonora que vocês usaam pleease!
Tem um video de Lo-fi hip-hop aqui que tem todas as musicas que eles usam, vou caçar aqui e postar ele aqui
Um cachorro pedindo link literalmente.
@@JeffSORATH cachorro gosta de musica
é um lofi feito em cima de uma bossa do Stan Getz com o João Gilberto
A trilha sonora do meteoro é Florentina do tititica e no céu tem pão!😁
Eu não conhecia mto de Henry Ford, após o vídeo até mesmo livro do Aldous fez bem mais sentido pra mim
A história da Fordlândia é tão bizarra que parece enredo de video game para PS2. Allá Bioshock.
Bioshock pra PS2 LUL
@@namoi3200 Caralho eu viajei legal. Jurava que tinha jogado Bioshock no PS2 huehahaha.
Proximo Bioshoc vai se passar na Fordlandia.
Ta mais pra S.T.A.L.K.E.R shadow of chernobyl
Volte para a vida, largue esses controles.
sem dúvidas ainda há quem diga ... "aaaaaaa mas ele gerava empregos... "
Falem sobre o Marechal Rondon. É uma história incrível. Recomendo muito a biografia dele.
Excelente vídeo! Passarei aos meus alunos
Lucros valem mais que vidas !!!! Ford soube exportar e intensificar essa barbárie!!!
Muito bom episódio
Sou natural e moro em Belém do Pará, e que imagens lindas aparecem aqui neste vídeo de Belterra e Fordlandia. Infelizmente a Amazônia sendo explorada e recebendo a ingratidão (principalmente de uma boa parte do povo brasileiro), mas se não fosse a Amazônia, o Brasil estava "frito". Afinal de contas quem sustenta este Brasil é a Amazônia, até da água da chuva as regiões sul e o sudeste depende da umidade das florestas da Amazônia.
Calma lá com a emoção. A amazônia é importante sim. Mas sem ela tem formas de sobreviver ué. Ela sozinha não controla o clima do país inteiro não, sobretudo de lugares costeiros que sofrem influência de outras coisas mais próximas.
@@wadarellxd3540 Mas você é natural da Amazônia?
@@Santos_-ww5ou precisa ser amazonense para saber disso ?
@@wadarellxd3540 Eu perguntei se você é natural da Amazônia, e não no Estado do Amazonas. Pessoas naturais da Amazônia são conhecidos como amazônicos ou amazonidas. E cada Estado do norte do Brasil, onde está a Amazônia, tem climas, culturas, mitos, tradições e vocabulários totalmente diferentes um do outro, muito diferentes mesmo. Nada homogêneos.
que video maravilhoso! OBRIGADO
Fordlândia: nem cidade, nem fantasma. Belterra: cidade, mas não fantasma. Venha conhecer essas maravilhas do Pará. "Mas só se você quiser". História e natureza juntas, lindas praias, Floresta Nacional do Tapajós, gente linda, trabalhadora e hospitaleira. Ah, também tem vastas plantações de soja/milho em Belterra. Isso mesmo: floresta em pé e floresta no chão. É uma grande aula de ecologia, economia, ecoturismo, agricultura, conflitos sociais e ambientais. É a dinâmica amazônica acontecendo.
Ótima aula.
Super interessante!
Obrigado pelo vídeo.
Muito bom video. Parabéns.
Muito interessante e instrutivo! Ótimo documentário.
Obrigada por mais um vídeo maravilhoso
Existem meios de se explorar comercialmente a Amazônia sem a agredir. Por exemplo fazendo mapeamento das árvores e dividindo a área em piquetes.
Mas ainda vêem a Amazônia com olhos de americanos. E nós sabemos como eles vêem o mundo a sua volta.
Outro vídeo ótimo sobre a Fordlândia é do canal Buenas Idéias.
É muita qualidade nos vídeos
Boa Meteoro
obrigado pelo conteúdo
Voce viu primeiro no canal Buenas Ideias. ;)
E uma pena que a plantação da seringueira não deu certo , Ford tinham pontos negativos mas também positivos e poderia trazer de volta uma Belle epoque muito melhor que a primeira haja vista que ele nao só iria transformar amazônia e uma mera fonte de matéria prima , mas também de grande industrialização .
Meteoro Brasil é lindo
Gostaria de dizer que nasci em Fordlandia e nunca passei fome, e que o Distrito não é miserável, as pessoas trabalham e se sustentam, muitas informações com imagens mostradas já são de domínio público, conhecidas por pesquisadores e o público que se interessa por história. o vídeo é repetição de outros na internet. Antes de comentar ou divulgar, visite o local, obtenha informações verdadeiras. Cortar e colar é muito fácil.
Muito bom!
esse é o tipo de história que nao aparece nos livros favoritos de coachs picaretas, como aqueles do napoleon hill e dale carnegie
Sugestão: Meteoro se vcs puderem falar como o Brasil é desigual na divisão de terras para seus proprios habitantes, onde preferiu doar terras para imigrantes italianos e alemães do que sua propria população, onde hj tentamos reverter essse descaso e novamente somos tratados como invasores de terras.
Depende do ponto de vista... Colônias estrangeiras tem em qualquer país, no Brasil não foi diferente, não é a toa que naturalmente tivemos e temos colônias populosas espalhadas pelo país
A doação de terras as imigrantes foi uma política pública pontual da época. Muito suja por sinal e enganou várias famílias que acreditam em mentiras contadas por brasileiros.
De outro lado há a reforma agrária que faz esse papel, que ironicamente foi feita em boa parte pelo gov do FHC. E não do molusco
Sou fã dos carros da Ford e do henry FORD
Gostei! mas discordo de quando vcs afirmaram que "Belterra" é uma cidade fantasma. Sou de BH e moro em Santarem que fica a 35km de Belterra. Cidade linda e povo acolhedor. Isso sem contar a magnífica praia do Pindobal as margens do Rio Tapajós.
Ótimo vídeo
Goodjob
Uma pena não ter dado certo. Lamentável!
Tem um episódio falando sobre no canal @buenasideias
Uma curiosidade sobre a ford e seus herdeiros...
Vocês sabiam que a ford Brasil passou mais de 20 anos no Brasil AMARGANDO BAIXAS VENDAS E MESMO ASSIM LEVARAM MAIS DE 20 ANOS PARA SAIR DO PAÍS;
já no Brasil o empresariado demite para não ficar menos rico, vai entender...
@Patrick Mas para nossa tristeza, não só a ford, mas todo o empresariado brasileiro recebeu incentivos fiscais...
2:00 Imagina se o peão acordava com dor de barriga.
o cara realmente n conseguiu "colonizar" a amazônia kaskaskakskaks
Infelizmente.
Quanta ganância! 🤬
Mais um ótimo vídeo!
Essa menina emburrada na foto com o Vargas em 9:45 hahaha
Belterra é Forelândia e NÃO é cidade Fantasma. Sou de Santarém Pará e sempre vou na cidade. Vocês precisam corrigir esse erro.
Em Admirável Mundo Novo ele foi deificado pelo Estado Mundial.
Ronaldo! brilha muito no curintia!😐
Eca, no meio do vídeo uma propaganda da Brasil Paralelo!!!! Qual a referência dos vídeos ou áudios inseridos? Algum documentário? Adoraria assistir!
faltou o que sempre falta para o brasileiro, sorte; Hj a Malasia é o maior polo exportador de produtos acabados feito com látex, aqui exportamos a materia prima em toneladas para receber devolta 1 ou 2 unidades do produto acabado(e o governo ainda esfola nos impostos), muito triste ver todo potencial desperdiçado em Belterra e Fordlandia; hj com mais tecnologia talvez ate fosse possivel fazer uma monocultura de seringueiras e levar desenvolvimento para a região, mas duvido.
Mais uma vez o capital fodendo o trabalhador comum e os direitos trabalhistas...
👏👏👏👏👏👏👏
Belterra não é fantasma, é aqui do lado de Santarém
Não deu certo porque ele foi buscar mão de obra em seu país de origem em vez de contratar e treinar os nativos da região amazônica que conheciam como ninguém o cultivo das seringueiras para extração do látex. Os norte americanos não se adaptaram ao clima e aos insetos da região.
A força da natureza convence o coletivo rápido
E agora estão simplesmente fechando as linhas de produção no Brasil e abandonando os clientes que compraram seus carros e precisam de manutenção...
Poderiam fazer um vídeo com o seguinte tema "a Ford e lenda do boto rosa"