Teoria vs prática ótima observação, venho usando óleo 40 de carro , não tive problemas inclusive primeiro faço testes no meu ventilador de uso, mas agora vou procurar usar o 20 ,ou testar o Singer pra ver na prática
Pois é meu amigo, o óleo automotivo, se colocado direto no eixo, irá funcionar bem por um tempo, mas para abastecer o feltro do mancal, acho que ele não fluirá bem. Quando fiz este teste, lembrei das antigas lamparinas feitas de lata, movidas a querozene, com um pavio em chamas que vai consumindo o querozene por conta da transferêcia deste produto por meio do calor servindo o pavio de algodão como condutor. ,
muito bom o vídeo! é muito bom quando procuramos trabalhar de forma técnica, sem "achismos". Meu comentário sobre essa situação é que o correto seria fazer a substituição das buchas instalando buchas novas pois o sistema eixo-bucha não requer lubrificação. Resumindo: ao menor sinal de desgaste, o ideal seria substituir as buchas.
Encontrei esta informação em um fórum, é um trecho de uma informação técnica que, segundo a pessoa que postou é do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande: "1. Introdução. A metalurgia do pó, através da técnica de sinterização, é um processo de produção de peças de geometria complexa altamente competitiva no mercado industrial mundial. Este processo tem como característica produção em alta escala, com alto padrão de repetibilidade, contribuindo de forma bastante positiva para o problema ambiental, pois emite uma quantidade mínima ou praticamente inexistente de resíduos sólidos. Na sinterização de buchas autolubrificantes utiliza-se a porosidade característica da peça como recurso para armazenagem de óleo lubrificante. Através da compactação do pó é possível obter buchas autolubrificantes tornando possível o uso destas em locais de difícil acesso eliminando as intervenções para manutenção e reposição do lubrificante [1,2]." Fui mais além e me parece que existe umas buchas de bronze fosforoso, são mais resistentes ao desgaste e parecem não necessitar de lubrificação, mas na minha opinião, por não ser lubrificada, a vida útil é menor. Já vi casos de ventiladores novos que não vem com óleo no feltro dos mancais, porém parece não terem vida longa. Quanto às buchas que requerem lubrificação, o ideal é lubrificar periodicamente antes de travarem, pois depois que trava ou pesa, só outra bucha e provavelmente outro eixo.
Isso Edval, acho mais interessante usar o óleo singer, mas não deixe de abastecer o feltro que mostro no vídeo, ele quem vai fornecer óleo para as buchas. Boa noite.
Eu utilizo o 20 W 50 mas não sou técnico, estou aprendendo,uns usam o óleo Singer,eu parei de usar más vou fazer um teste com ventiladores diferentes para ter uma avaliação melhor
Boa tarde a todos. Eu sempre usei esses óleos Singer/King a muito tempo para lubrificação e nunca tive problema algum, tanto nos meus, quanto nos de cliente. Não sei se é sorte ou se ele realmente faz o papel correto de lubrificação. Fica essa observação e parabéns pelo vídeo. 😜😜😜
Já pensei em entrar em contato com eles, mas desde que entrei em contato com um fabricante de juntas de cabeçote e recebi uma resposta dizendo que alguns assuntos são restritos ao profissionais da engenharia, fiquei receoso.
professor muito bom o vídeo! fiquei muito interessado... fui pesquisar o óleo hunter para ventiladores e não achei para comprar aqui no Brasil... achei um outro óleo de máquina com classificação ISO VG 15 (13,5 a 16,5) o óleo Singer é ISO VG 10 (9 a 11) como o sr. explicou... comprei e assim que chegar colocarei no meu ventilador!!! agradeço por tudo!!! ;
Parabéns pela aquisição, meu amigo. O que mais dificulta a manutenção de nossos ventiladores é que, os fabricantes, pelo menos eu não encontrei, não disponibilizam uma literatura informando qual óleo lubrificante usar para realizarmos um procedimento que é de suma importância. Não esqueça de abastecer o feltro do mancal com óleo, pois assim a durabilidade será maior.
Bom a galera aki so usa oleo de motor de moto nunca tivemos problema dura em media mais um ano o meu usei ano passado em fevereiro e ja vou jogar um oleo d novo .. Entendo a explicação mas o resultado do meu nesse caso e que vai prevalecer a minha conduta. Ainda n abri meu ventilador por motivo obvios . Funcionando tranquilo.
Eu vi outros vídeos, q óleo singer por ser tão fino qnd se coloca no ventilador, ele evapora qnd motor esquentar. Fica difícil saber qual o certo pra lubrificar meu ventilador. 😢
Precisamos de uma informação técnica para sabermos de fato qual o óleo específico, até agora ainda não encontrei esaa infomação. O óleo singer se colocado diretamente no eixo durará menos tempo que o automotivo por ser mais fino, porém quando aplicado no feltro existente no mancal durará muito tempo. A desvantagem do óleo autoomotivo em minha visão, é que não surtirá um bom resultado se aplicado no feltro, pois é grosso. Em síntese e diante dos testes aqui realizados, prefiro o óleo singer.
Até hoje estou por saber qual o óleo específico, acredito que ele lubrifique, só não sei por quanto tempo. O ideal é que o óleo esteja presente também nos feltros dos mancais.
Não acredito que seja a porosidade que tenha liberado o óleo e sim o aquecimento. Já que em temperatura ambiente o óleo vai ficar mais grosso, não sai c o passar do pano. Porém, ao aquece-lo, para além da temperatura que ele suporta, o óleo fica tão fluido que escorre.
O óleo que vc viu saindo ao aquecer, é o óleo que estava na bucha, porém o óleo que fica no feltro do mancal não possui outro acesso para a bucha, a não ser através da porosidade da mesma.
Olá Almir, nós precisamos saber, tecnicamente, qual a viscosidade recomendada do óleo para lubrificar as buchas, diante dessas informações nós podemos utilizar o óleo correto. Assista ao vídeo até o final e veja pelos testes realizados o motivo de eu não recomendar o óleo de motor de moto ou automotivo.
Mas vale lembrar que já vi matéria que Óleo Singer ele lubrifica sim mas em curto prazo. Pois ele e fabricado pra lubrificar rolamento, corrente bicicleta, dobradiças de porta. Não suporta alta temperatura de um motor de ventilador que pode chegar 70° alta temperatura no nível 3 pois tecnicamente dizendo óleo.de moto ou carro já são fabricados pra manter motor alta temperatura.
O óleo tem que ser colocado nas buchas e no feltro dentro do mancal para que haja o processo de reposição do mesmo, não sei se vc assistiu ao vídeo completo, pois forneço todos os detalhes de como se dá a lubrificação. Os meus nunca apresentaram problema por falta de lubrificação. É possível que o seu esteja com as buchas gastas, daí o eixo pesa para girar e pode comprometer as bobinas.
@@OFICINACASEIRA alguém falou em lubrificar só os mancais? Trabalho com assistência técnica a 20 anos, óleo Singer não foi feito pra trabalhar em altas temperaturas, funciona sim! Numa emergência, temporário.
É difícil encontrar um profissional que faça esse serviço, pois geralmente o funileiro ou serralheiro trabalham com chapas mais grossas. A recuperação que fiz foi uma experiência que deu certo, mas não sou dessa área.
Pois é, mas se deixar o feltro abastecido vai demorar muito para secar, mas de qualquer forma continuo em busca de alguma informação técnica de qual óleo realmente é recomendado pelo fabricante. Obrigado pela contribuição.
GENTE ENTENDAM UMA COISA , ÓLEO SINGER NÃO SERVE PARA ALTA TEMPERATURA . UM MOTOR DE UM VENTILADOR DE 30 CM CHEGA A 130 ° C DE TEMPERATURA ... O SINGER NÃO É ALTA TEMPERATURA E POR ISSO VAI DESGASTAR COM MAIOR FACILIDADE . JÁ O ÓLEO PARA AUTOMÓVEIS É UM ÓLEO DE ALTA TEMPERATURA , SUPORTA ATÉ 130 ° C 😁 SEM CONTAR QUE O ÓLEO PARA VENTILADOR NÃO PODE CONTER ÁGUA NA COMPOSIÇÃO ! ISSO É FATO ... AGORA DIZER QUE O SINGER É O MELHOR PARA VENTILADOR KKK MESMA COISA QUE PINTAR UM MICROONDAS COM TINTA COMUM 🙄 LOGO , LOGO SOLTA TUDO HAHA POR ISSO UTILIZO SEMPRE ÓLEO DE ALTA TEMPERATURA E SEM COMPOSIÇÃO DE ÁGUA 😁 ISSO É UMA LÓGICA PESSOAL !!!
O que está na hora mesmo é as empresas usarem rolamentos e não bucha o que o rolamento já vem com blindagem e graxa interna que não vaza com calor e com isso o problema estarei resolvido o custo da empresa ia ser no máximo de r$ 4 a mais o custo uma merreca pela qualidade do serviço e não teria mais esse problema de trancar eixo esses ventiladores novos já vem com essa bucha com pouca folga parece até estratégico para queimar o ventilador mais rápido porque o ventilador trabalhando pesado ele aquece e queima e sem contar que a maioria não sabe arrumar os ventiladores antigos não trancava o eixo na bucha ! Por que provavelmente vinha com uma folga correta para quando o ventilador esquenta e não fundir!
Pois é. Já abri ventilador praticamente novo sem óleo no feltro do mancal, mas creio que a estratégia é fazer o sistema com menor durabilidade para que movimente mais as vendas.
Tem que colocar o óleo no feltro, dentro do mancal, da forma como expliquei, se colocar só no eixo não adianta, mas de qualquer forma, muito provável que seu ventilador já esteja com as buchas do eixo comprometidas. Aqui no canal tem um vídeo em que troco a bucha por rolamento, dura muito mais.
@@DaysaVilasboas Você deve tá colocando direto no eixo, por isso o óleo some rápido, se for para colocar direto no eixo, creio que o óleo de motor dure mais tempo.
A Prática é o Resultado Exato..estou com um ventilador em teste a Mais de 1 ano e estou Usando oleo de Moto 20w 50 ou 10w 30..até o momento o Britânia está Ok.. não seria Necessário a Circulação do Óleo ba Bucha..mais a Lubrificação entre o Eixo e cavidade interna da Bucha..
O ideal é que o feltro esteja embebido em óleo, daí ele dura muito mais, porém não pode ser óleo grosso. Mas vai de cada um a decisão, eu prefiro ficar usando o singer abastecendo o feltro.
Ainda não encontrei nenhuma literatura que especifique o óleo correto, o vídeo é para esclarecer como funciona o sistema e conforme as informações apresentadas seja tomada a decisão de qual óleo usar. Aqui deixo minha opinião baseada nos ensaios realizados, mas não é nada técnico.
Antigamente, nos recipientes de óleo singer vinham estampados alguns eletrodomésticos que aceitavam a lubrificação do mesmo, inclusive havia a figura de um ventilador. Na verdade as informações aqui apresentadas, de meu conhecimento, não constam em literatura técnica, são deduções a partir dos testes realizados, pois até esta data ainda não vi ninguém dar alguma informação acerca do lubrificante ideal baseado na literatura, fazem igual a mim, eles apenas dizem; Deve-se usar o óleo tal, mas não informam a fonte.
Meu tá chiando e travando um pouco pra rodar, isso usando o óleo singer de tempo em tempo, ai eu levo pra ajetar os bonitos só tacam um óleo pra ele voltar bom que é uma beleza mas passa uns 2 meses já fica pior, oq recomenda? Trocar a bucha?
Se ele já tiver muito tempo de uso é bom examinar se existe folga axial excessiva nas buchas e se for o caso, troca-las. Também é bom substituir o capacacitor, pois este componente com problemas causa lentidão e pouca força no motor. A lubrificação deve ser realizada aplicando o óleo no feltro existente nos mancais e não somente nas buchas.
O motor uma vez danificado por falta de lubrificação não adianta colocar óleo pois o eixo do motor e as buchas já estão danificadas a solução é trocar o eixo e as buchas para resolver o problema em definitivo o óleo singer não presta pra ventilador some muito rápido mas infelizmente as fabricantes de ventilador não disponibiliza a especificação do óleo correto meu ventilador arno tem 2 anos faço revisão uma vez por ano uso ele intensamente e não tem nenhum sinal de desgaste
É bom realizar os testes. Aqui no canal tem uma playlist de nome "VENTILADOR" lá estão todos os vídeos acerca de manutenção em ventiladores, inclusive tem um vídeo fazendo alguns testes, dentre eles tem um de título: "Como consertar um ventilador que parou de funcionar".
As empresas acham é bom quando suas marcas são divulgadas de graça, tenho alguns vídeo aqui falando do aparador de pelos da mondial que estão entre os mais visualizados da categoria na internet. Eles não estão nem malucos de cobrarem direito autorais e deixarem de arrecadar mais, pois através destes vídeos muitas pessoas fizeram aquisição do produto, porém temos que ficar cautelosos sim acerca de direitos autorais, por exemplo: Outro dia fiz a gravação de um vídeo, sendo que o vizinho estava com um som ligado tocando umas músicas, nesse caso deu direitos autorais por está usando em meus vídeos musicas registradas sem autorização do detentor dos direitos autorais, nesse caso tinha a opção de dividir a receita com o autor..
Direito autoral é outra coisa amigo, quando vc está se beneficiando da marca de forma indevida, no caso do colega do vídeo, foi muito mais propaganda gratuita que direito autoral
Opinião própria: Levando em consideração que foi mostrado aqui neste vídeo que ventiladores de teto utilizam óleo de viscosidade 10, 15 ou 20 e quando vamos observar as potência dos ventiladores de teto variam de 120W a 150W, enquanto que os de mesa variam de 70W a 130W, podemos assumir o seguinte cálculo usando como base as potências máximas: 150W - 13,34% = 130W, então pegando o óleo de maior viscosidade, que é o de viscosidade 20 para utilizar no ventilador de teto, devemos subtrair 13,34% de 20, então a viscoidade correta para um ventilador de mesa seria no máximo viscosidade 17. Com este pensamento pode-se então seguir a linha de raciocínio que se foi uma diferença de 3 pontos abaixo do de teto para a viscosidade máxima, podemos assumir que as três viscosidades para ventiladores de mesa são: 7, 12 e 17 no grosso modo de pensar é claro.
Pois é meu amigo, ainda não encontrei uma literatura que possa especificar uma viscosidade precisa, daí tem que se usar da questão lógica mesmo. O que me faz optar pela viscosidade mais baixa é o sistema de lubrificação dos ventiladores de mesa, como mostrado no vídeo o óleo é depositado em um feltro existente na carcaça, no centro do mancal, onde existe a bucha, que por sua vez possui poros que se dilatam com o aumento da temperatura a fim de permitir a passagem do lubrificante para o eixo.
@@OFICINACASEIRA Cheguei a uma pré-conclusão de que o óleo ideal é o de lubrificação pneumática, a viscosidade é 10, a temperatura suportável é de 50⁰ e a validade é dele é de 3 anos, cheguei a comprar um agora e uma seringa com agulha para aplicar, pois não vou tirar a parte da bucha para não amassar, se der certo permanecerei com este óleo. Outras característica deste óleo: 1. Tolerante a altas pressões; 2. Antiespumante; 3. Baixa toxidade dérmica; 4. Não inflamável.
Vídeo muito informativo, excelentes dicas e profissional muito simpático. Virei seu fã
Obrigado pelo elogio
Teoria vs prática ótima observação, venho usando óleo 40 de carro , não tive problemas inclusive primeiro faço testes no meu ventilador de uso, mas agora vou procurar usar o 20 ,ou testar o Singer pra ver na prática
Pois é meu amigo, o óleo automotivo, se colocado direto no eixo, irá funcionar bem por um tempo, mas para abastecer o feltro do mancal, acho que ele não fluirá bem. Quando fiz este teste, lembrei das antigas lamparinas feitas de lata, movidas a querozene, com um pavio em chamas que vai consumindo o querozene por conta da transferêcia deste produto por meio do calor servindo o pavio de algodão como condutor. ,
Boa aula, parabéns pelo pensamento sobre a densidade do óleo, faz todo sentido!!
Obrigado 👍
Ja usei óleo w80 de câmbio, mais o que eu mais gostei foi o 20w50 de motos, que é um óleo que aguenta mais temperatura que oleo do carro..
Vídeo perfeito não deixa dúvidas nem para leigos ou técnicos parabéns
Obrigado 👍
muito bom o vídeo! é muito bom quando procuramos trabalhar de forma técnica, sem "achismos". Meu comentário sobre essa situação é que o correto seria fazer a substituição das buchas instalando buchas novas pois o sistema eixo-bucha não requer lubrificação. Resumindo: ao menor sinal de desgaste, o ideal seria substituir as buchas.
Encontrei esta informação em um fórum, é um trecho de uma informação técnica que, segundo a pessoa que postou é do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande: "1. Introdução. A metalurgia do pó, através da técnica de sinterização, é um processo de produção de peças de geometria complexa altamente competitiva no mercado industrial mundial. Este processo tem como característica produção em alta escala, com alto padrão de repetibilidade, contribuindo de forma bastante positiva para o problema ambiental, pois emite uma quantidade mínima ou praticamente inexistente de resíduos sólidos. Na sinterização de buchas autolubrificantes utiliza-se a porosidade característica da peça como recurso para armazenagem de óleo lubrificante. Através da compactação do pó é possível obter buchas autolubrificantes tornando possível o uso destas em locais de difícil acesso eliminando as intervenções para manutenção e reposição do lubrificante [1,2]."
Fui mais além e me parece que existe umas buchas de bronze fosforoso, são mais resistentes ao desgaste e parecem não necessitar de lubrificação, mas na minha opinião, por não ser lubrificada, a vida útil é menor. Já vi casos de ventiladores novos que não vem com óleo no feltro dos mancais, porém parece não terem vida longa.
Quanto às buchas que requerem lubrificação, o ideal é lubrificar periodicamente antes de travarem, pois depois que trava ou pesa, só outra bucha e provavelmente outro eixo.
Boa noite... muito bom 👏👏 eu vou continuar lubrificado meus ventiladores velhos o óleo singer... obrigado professor valeu 👍 Edivaldo Moreira Santana Cacoal Rondônia.
Isso Edval, acho mais interessante usar o óleo singer, mas não deixe de abastecer o feltro que mostro no vídeo, ele quem vai fornecer óleo para as buchas. Boa noite.
@@OFICINACASEIRA okei 👍 muito obrigado
Eu utilizo o 20 W 50 mas não sou técnico, estou aprendendo,uns usam o óleo Singer,eu parei de usar más vou fazer um teste com ventiladores diferentes para ter uma avaliação melhor
Ótimo
Boa tarde a todos. Eu sempre usei esses óleos Singer/King a muito tempo para lubrificação e nunca tive problema algum, tanto nos meus, quanto nos de cliente. Não sei se é sorte ou se ele realmente faz o papel correto de lubrificação. Fica essa observação e parabéns pelo vídeo. 😜😜😜
Bom saber
Excelente resumão dos estudos sobre.
Será que SAC dos fabricantes não saberiam (e, se passariam) essa informação?
Já pensei em entrar em contato com eles, mas desde que entrei em contato com um fabricante de juntas de cabeçote e recebi uma resposta dizendo que alguns assuntos são restritos ao profissionais da engenharia, fiquei receoso.
professor muito bom o vídeo! fiquei muito interessado... fui pesquisar o óleo hunter para ventiladores e não achei para comprar aqui no Brasil... achei um outro óleo de máquina com classificação ISO VG 15 (13,5 a 16,5) o óleo Singer é ISO VG 10 (9 a 11) como o sr. explicou... comprei e assim que chegar colocarei no meu ventilador!!! agradeço por tudo!!! ;
Parabéns pela aquisição, meu amigo. O que mais dificulta a manutenção de nossos ventiladores é que, os fabricantes, pelo menos eu não encontrei, não disponibilizam uma literatura informando qual óleo lubrificante usar para realizarmos um procedimento que é de suma importância. Não esqueça de abastecer o feltro do mancal com óleo, pois assim a durabilidade será maior.
Boa tarde onde fica esse feltro do mancall@@OFICINACASEIRA
@@vitorbros1605 Boa noite, no decorrer do vídeo tem os detalhes acerca do feltro, é melhor vc ver lá, fica mais fácil a compreensão.
Boa Noite que Deus te abençoe sempre amém eu sou Roger moro em Aracaju sergipe muito bom suas dica
Gratidão. Que Deus abençoe a nós todos.
PROFESSOR,VIDEO AULA EXCELENTE,SHOW DE BOLA,OTIMA DICA,MAIS UMA QUE APRENDO COM O SENHOR,LIKE GARANTIDO
Obrigado meu amigo, nós sempre vamos estar aprendendo aguma coisa.
Ótimo professor parabéns
Muito obrigado.
Parabéns, 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 faz muito sentido!
Muito obrigado.
Muito bom, perfeito eu concordo com a sua opinião!
Fico feliz
Bom a galera aki so usa oleo de motor de moto nunca tivemos problema dura em media mais um ano o meu usei ano passado em fevereiro e ja vou jogar um oleo d novo ..
Entendo a explicação mas o resultado do meu nesse caso e que vai prevalecer a minha conduta. Ainda n abri meu ventilador por motivo obvios . Funcionando tranquilo.
Ótimo, o importante é que tá dando certo.
Eu vi outros vídeos, q óleo singer por ser tão fino qnd se coloca no ventilador, ele evapora qnd motor esquentar. Fica difícil saber qual o certo pra lubrificar meu ventilador. 😢
Precisamos de uma informação técnica para sabermos de fato qual o óleo específico, até agora ainda não encontrei esaa infomação. O óleo singer se colocado diretamente no eixo durará menos tempo que o automotivo por ser mais fino, porém quando aplicado no feltro existente no mancal durará muito tempo. A desvantagem do óleo autoomotivo em minha visão, é que não surtirá um bom resultado se aplicado no feltro, pois é grosso. Em síntese e diante dos testes aqui realizados, prefiro o óleo singer.
Usei olho singer no meu ventilador não dura muito tempo , receca bem rápido
Meu amigo o óleo w20 daria certo para lubrificação do ventilador?
Até hoje estou por saber qual o óleo específico, acredito que ele lubrifique, só não sei por quanto tempo. O ideal é que o óleo esteja presente também nos feltros dos mancais.
Neste caso, ja que há controvérsia é melhor miturar o singer com o 20w 50
Pois é.
Não acredito que seja a porosidade que tenha liberado o óleo e sim o aquecimento. Já que em temperatura ambiente o óleo vai ficar mais grosso, não sai c o passar do pano. Porém, ao aquece-lo, para além da temperatura que ele suporta, o óleo fica tão fluido que escorre.
O óleo que vc viu saindo ao aquecer, é o óleo que estava na bucha, porém o óleo que fica no feltro do mancal não possui outro acesso para a bucha, a não ser através da porosidade da mesma.
O óleo de motor de moto 20w-50 Mobil serve para lubrificar o ventilador
Olá Almir, nós precisamos saber, tecnicamente, qual a viscosidade recomendada do óleo para lubrificar as buchas, diante dessas informações nós podemos utilizar o óleo correto. Assista ao vídeo até o final e veja pelos testes realizados o motivo de eu não recomendar o óleo de motor de moto ou automotivo.
Mas vale lembrar que já vi matéria que Óleo Singer ele lubrifica sim mas em curto prazo. Pois ele e fabricado pra lubrificar rolamento, corrente bicicleta, dobradiças de porta. Não suporta alta temperatura de um motor de ventilador que pode chegar 70° alta temperatura no nível 3 pois tecnicamente dizendo óleo.de moto ou carro já são fabricados pra manter motor alta temperatura.
Uso óleo HX3 20W-50
Boa tarde, óleo queimado (usado) de motor de carro ou moto serve pra pôr no ventilador???
Ajuda, mas não é apropriado pelo motivo de já ter perdido parte de suas caractarísticas.
@@OFICINACASEIRA Obg. 👏🏼
Pois. Usei o óleo Singer, e o ventilador esquentou tanto que travou
O óleo tem que ser colocado nas buchas e no feltro dentro do mancal para que haja o processo de reposição do mesmo, não sei se vc assistiu ao vídeo completo, pois forneço todos os detalhes de como se dá a lubrificação. Os meus nunca apresentaram problema por falta de lubrificação. É possível que o seu esteja com as buchas gastas, daí o eixo pesa para girar e pode comprometer as bobinas.
Sempre que utilizei óleo Singer não deu certo, acaba muito rápido, pois é muito fino e de baixa temperatura, usando óleo 40 não tenho problemas
Quem vai sustentar a lubrificação por mais tempo é o óleo contido no feltro, se lubrificar só os mancais não dura muito..
@@OFICINACASEIRA alguém falou em lubrificar só os mancais? Trabalho com assistência técnica a 20 anos, óleo Singer não foi feito pra trabalhar em altas temperaturas, funciona sim! Numa emergência, temporário.
Posso usar oq eu arreie do meu carro ?
Òleo queimado, não recomendo.
Melor oleo e Castrol GTx ultraclean 15 W40
Tudo bem, informe só a literatura que faz a recomendação.
Parabéns!
Muito obrigado.
Gostaria de recuperar o gabinete da minha máquina. de lavar sou do RJ como faço ?
É difícil encontrar um profissional que faça esse serviço, pois geralmente o funileiro ou serralheiro trabalham com chapas mais grossas. A recuperação que fiz foi uma experiência que deu certo, mas não sou dessa área.
O Singer tem "parafínicos" que quando seca vira uma cola e trava o rotor completamente
Pois é, mas se deixar o feltro abastecido vai demorar muito para secar, mas de qualquer forma continuo em busca de alguma informação técnica de qual óleo realmente é recomendado pelo fabricante. Obrigado pela contribuição.
GENTE ENTENDAM UMA COISA , ÓLEO SINGER NÃO SERVE PARA ALTA TEMPERATURA .
UM MOTOR DE UM VENTILADOR DE 30 CM CHEGA A 130 ° C DE TEMPERATURA ...
O SINGER NÃO É ALTA TEMPERATURA E POR ISSO VAI DESGASTAR COM MAIOR FACILIDADE . JÁ O ÓLEO PARA AUTOMÓVEIS É UM ÓLEO DE ALTA TEMPERATURA , SUPORTA ATÉ 130 ° C 😁
SEM CONTAR QUE O ÓLEO PARA VENTILADOR NÃO PODE CONTER ÁGUA NA COMPOSIÇÃO ! ISSO É FATO ...
AGORA DIZER QUE O SINGER É O MELHOR PARA VENTILADOR KKK MESMA COISA QUE PINTAR UM MICROONDAS COM TINTA COMUM 🙄 LOGO , LOGO SOLTA TUDO HAHA
POR ISSO UTILIZO SEMPRE ÓLEO DE ALTA TEMPERATURA E SEM COMPOSIÇÃO DE ÁGUA 😁
ISSO É UMA LÓGICA PESSOAL !!!
Se é uma lógica pessoal e não uma informação técnica você não pode expressar um sorriso irônico.
Tirei a bucha e coloquei rolamento 6008, pronto tá mais de 2 anos sem problema
Isso, aqui no canal tem vídeos em que eu substituo as buchas por rolamentos
O que está na hora mesmo é as empresas usarem rolamentos e não bucha o que o rolamento já vem com blindagem e graxa interna que não vaza com calor e com isso o problema estarei resolvido o custo da empresa ia ser no máximo de r$ 4 a mais o custo uma merreca pela qualidade do serviço e não teria mais esse problema de trancar eixo esses ventiladores novos já vem com essa bucha com pouca folga parece até estratégico para queimar o ventilador mais rápido porque o ventilador trabalhando pesado ele aquece e queima e sem contar que a maioria não sabe arrumar os ventiladores antigos não trancava o eixo na bucha ! Por que provavelmente vinha com uma folga correta para quando o ventilador esquenta e não fundir!
Pois é. Já abri ventilador praticamente novo sem óleo no feltro do mancal, mas creio que a estratégia é fazer o sistema com menor durabilidade para que movimente mais as vendas.
Obrigado 👏👏
Eu que agradeço
Passei oleo singer no meu ventilador e no outro dia tava mais duro ainda até chegar ao ponto de nao rodar mais nem com o oleo singer.
Tem que colocar o óleo no feltro, dentro do mancal, da forma como expliquei, se colocar só no eixo não adianta, mas de qualquer forma, muito provável que seu ventilador já esteja com as buchas do eixo comprometidas. Aqui no canal tem um vídeo em que troco a bucha por rolamento, dura muito mais.
@@OFICINACASEIRA Eu coloquei nos dois, e cada vez que eu recoloco quando endurece de novo menos tempo dura, vou tentar o oleo de motor.
@@DaysaVilasboas Você deve tá colocando direto no eixo, por isso o óleo some rápido, se for para colocar direto no eixo, creio que o óleo de motor dure mais tempo.
@@OFICINACASEIRA Obrigada pelas dicas.
A Prática é o Resultado Exato..estou com um ventilador em teste a Mais de 1 ano e estou Usando oleo de Moto 20w 50 ou 10w 30..até o momento o Britânia está Ok.. não seria Necessário a Circulação do Óleo ba Bucha..mais a Lubrificação entre o Eixo e cavidade interna da Bucha..
O ideal é que o feltro esteja embebido em óleo, daí ele dura muito mais, porém não pode ser óleo grosso. Mas vai de cada um a decisão, eu prefiro ficar usando o singer abastecendo o feltro.
Quall óleo entao
Ainda não encontrei nenhuma literatura que especifique o óleo correto, o vídeo é para esclarecer como funciona o sistema e conforme as informações apresentadas seja tomada a decisão de qual óleo usar. Aqui deixo minha opinião baseada nos ensaios realizados, mas não é nada técnico.
Acredito que o óleo Singer pra uso interno, não serve
Antigamente, nos recipientes de óleo singer vinham estampados alguns eletrodomésticos que aceitavam a lubrificação do mesmo, inclusive havia a figura de um ventilador. Na verdade as informações aqui apresentadas, de meu conhecimento, não constam em literatura técnica, são deduções a partir dos testes realizados, pois até esta data ainda não vi ninguém dar alguma informação acerca do lubrificante ideal baseado na literatura, fazem igual a mim, eles apenas dizem; Deve-se usar o óleo tal, mas não informam a fonte.
O óleo SINGER é o mais indicado para lubrificar ventilador.
O óleo Singer não é indicado pelo fato de evaporar fácil quando o motor do ventilador atingir uma temperatura quente.
Chegando 😅
Show...
Top
Valeu...
Vamos pra cima
Meu tá chiando e travando um pouco pra rodar, isso usando o óleo singer de tempo em tempo, ai eu levo pra ajetar os bonitos só tacam um óleo pra ele voltar bom que é uma beleza mas passa uns 2 meses já fica pior, oq recomenda? Trocar a bucha?
Se ele já tiver muito tempo de uso é bom examinar se existe folga axial excessiva nas buchas e se for o caso, troca-las. Também é bom substituir o capacacitor, pois este componente com problemas causa lentidão e pouca força no motor. A lubrificação deve ser realizada aplicando o óleo no feltro existente nos mancais e não somente nas buchas.
O motor uma vez danificado por falta de lubrificação não adianta colocar óleo pois o eixo do motor e as buchas já estão danificadas a solução é trocar o eixo e as buchas para resolver o problema em definitivo o óleo singer não presta pra ventilador some muito rápido mas infelizmente as fabricantes de ventilador não disponibiliza a especificação do óleo correto meu ventilador arno tem 2 anos faço revisão uma vez por ano uso ele intensamente e não tem nenhum sinal de desgaste
Resumindo ... é melhor comprar um ventilador novo...😅😅
kkkkkkk, é não, faz tempo que não sei o que é comprar um ventilador, se lubrificar, dura muito tempo.
tenho um arno nv12, depois da manutenção dura + 20 anos kkk
Acho que perdi meu ventilador
É bom realizar os testes. Aqui no canal tem uma playlist de nome "VENTILADOR" lá estão todos os vídeos acerca de manutenção em ventiladores, inclusive tem um vídeo fazendo alguns testes, dentre eles tem um de título: "Como consertar um ventilador que parou de funcionar".
tem que usa o oleo 20w a 50 e o ideal
Muito obrigado, Paulo, pela participação, vc poderia disponibilizar a fonte da informação?
Amigo ,uma dica,não mostra as marcas dos produtos por causa dos direitos autorais,eu evito o máximo nas minhas três redes onde posto meus vídeos,blz
As empresas acham é bom quando suas marcas são divulgadas de graça, tenho alguns vídeo aqui falando do aparador de pelos da mondial que estão entre os mais visualizados da categoria na internet. Eles não estão nem malucos de cobrarem direito autorais e deixarem de arrecadar mais, pois através destes vídeos muitas pessoas fizeram aquisição do produto, porém temos que ficar cautelosos sim acerca de direitos autorais, por exemplo: Outro dia fiz a gravação de um vídeo, sendo que o vizinho estava com um som ligado tocando umas músicas, nesse caso deu direitos autorais por está usando em meus vídeos musicas registradas sem autorização do detentor dos direitos autorais, nesse caso tinha a opção de dividir a receita com o autor..
Direito autoral é outra coisa amigo, quando vc está se beneficiando da marca de forma indevida, no caso do colega do vídeo, foi muito mais propaganda gratuita que direito autoral
Opinião própria: Levando em consideração que foi mostrado aqui neste vídeo que ventiladores de teto utilizam óleo de viscosidade 10, 15 ou 20 e quando vamos observar as potência dos ventiladores de teto variam de 120W a 150W, enquanto que os de mesa variam de 70W a 130W, podemos assumir o seguinte cálculo usando como base as potências máximas: 150W - 13,34% = 130W, então pegando o óleo de maior viscosidade, que é o de viscosidade 20 para utilizar no ventilador de teto, devemos subtrair 13,34% de 20, então a viscoidade correta para um ventilador de mesa seria no máximo viscosidade 17. Com este pensamento pode-se então seguir a linha de raciocínio que se foi uma diferença de 3 pontos abaixo do de teto para a viscosidade máxima, podemos assumir que as três viscosidades para ventiladores de mesa são: 7, 12 e 17 no grosso modo de pensar é claro.
Pois é meu amigo, ainda não encontrei uma literatura que possa especificar uma viscosidade precisa, daí tem que se usar da questão lógica mesmo. O que me faz optar pela viscosidade mais baixa é o sistema de lubrificação dos ventiladores de mesa, como mostrado no vídeo o óleo é depositado em um feltro existente na carcaça, no centro do mancal, onde existe a bucha, que por sua vez possui poros que se dilatam com o aumento da temperatura a fim de permitir a passagem do lubrificante para o eixo.
@@OFICINACASEIRA Cheguei a uma pré-conclusão de que o óleo ideal é o de lubrificação pneumática, a viscosidade é 10, a temperatura suportável é de 50⁰ e a validade é dele é de 3 anos, cheguei a comprar um agora e uma seringa com agulha para aplicar, pois não vou tirar a parte da bucha para não amassar, se der certo permanecerei com este óleo.
Outras característica deste óleo:
1. Tolerante a altas pressões;
2. Antiespumante;
3. Baixa toxidade dérmica;
4. Não inflamável.
@@herbertr.seltmann7488 Opa! Pode ser uma boa solução. Depois informa pra gente aí o resultado.