Melhor explicação que achei!!!! Segue um resumo da explicação do professor: Teremos causa sempre que uma ação acontecer antes temporalmente da outra ação, ou seja, precisamos estabelecer uma linha do tempo e comprovar se o fato expresso cuja oração se inicia pelo vocábulo "porque" já ocorria antes. As ruas estão alagadas porque choveu muito. Perceba que a oração introduzida por "porque" > "porque choveu muito" aconteceu antes temporalmente de "as ruas estão alagadas". Portnato é causa. Por outro lado: Choveu muito ontem porque as ruas estão alegadas. Perceba agora que a oração introduzida por "porque" > "porque as ruas estão alagadas" não aconteceu antes de "choveu muito ontem". Logo, é explicativa. É só um esclarecimento. Antenderam-me mal porque sou pobre. A oração introduzida pela conjunção "porque sou probre" já acontecia antes temporalmente de "atenderam-me mal". Logo, é causal. Marcos está triste porque perdeu o avô. "Porque pedeu o avô" aconteceu antes de Marcos ficar triste? Sim. Logo é causal. A criança devia estar doente, porque chorava muito. "porque chorava muito" acontecia antes de "a criança devia estar doente?" Não. Portanto, é explicativa.
E na frase: "a garota não compareceu a aula porque estava doente". no livro diz que é explicativa mas a pessoa ficou doente depois que não compareceu a aula? Entendo que a pessoa estava doente antes de não comparecer.
Ou na frase: juliana está dormindo porque a luz está apagada. Como determinar se a luz foi apagada antes ou depois dela estar dormindo? Eu ainda digo que a lógica é desligar antes. Porém também é vista como explicativa.
@@MunizLeila Não se preocupe com casos assim, pois nem a própria lingua portuguesa se acha....por muitas vezes nem os autores se atentam a isso, querem mesmo só dar exemplos...COM ctz essa diferença não será objeto de provas, e caso sejam a banca tomará cuidado para não colocar as duas alternativas (causal ou explicativa) ;)
@@MunizLeila No primeiro exemplo, o "porque" é causal, pois a oração indica a causa (o motivo) da garota não ter comparecido à aula. No segundo exemplo, não dá para saber se o fato de a luz estar apagada é a causa da pessoa estar dormindo ou apenas um esclarecimento sem ser a causa.
Professor, você é muito bom! Mesmo eu sendo professora de Português, eu sentia dificuldade nessa parte, eu sempre tinha que recorrer a sites que pioravam a situação. Depois da sua explicação, me perguntei como eu nunca tinha entendido o óbvio. Muito obrigada e força aí na caminhada! Rs
Se eu tivesse um professor como o senhor no ensino médio minha vida teria sido mais fácil!!! Show suas dicas!!! Finalmente estou aprendendo!!! abraço prof!!
Na frase: " Rodrigo deve estar doente, porque estudou a tarde inteira" . a segunda oração foi considerada como "explicativa" ; Analisando, o fato constante na segunda oração ocorreu antes do "fato" da primeira oração, poderia ser, então, uma oração subordinada adverbial causal. Porém, na primeira oração não há um fato, algo concreto, e sim uma hipótese/opinião que é explicada através da segunda oração - O porquê do interlocutor achar que Rodrigo deve estar doente. Foi questão de prova, selecionei a alternativa "causal" - errei - analisando somente se o fato da segunda oração ocorreu primeiro que o da primeira oração. Não basta verificar se o que consta na segunda oração ocorreu primeiro que a primeira oração. É necessário que na primeira oração conste um fato/algo concreto e a segunda oração determine a causa daquele fato. Se a oração fosse: " Rodrigo está doente, porque estudou a tarde inteiro" , teríamos uma oração subordinada adverbial causal.
O fato de Rodrigo estar doente pode ter acontecido antes de ele estudar. Eu posso pensar que ele só estudou porque estava doente (entendendo que isso não é algo comum da parte dele). Com essa interpretação, o sentido muda muito, pois a oração subordinada adverbial causal indica que o motivo de ele estar doente foi ter estudado, enquanto a oração coordenada sindética explicativa indica que ele estudou porque estava doente. Esse tipo de questão em concurso é polêmico, mas acho interessante porque (causa) leva as pessoas a pensarem muito.
@@MarcosNX Eu interpretei assim também, que ele só estudou porque estava doente, que não era algo comum de ele fazer... Achei uma ótima questão essa levantada!
@ E na frase: "a garota não compareceu a aula porque estava doente". no livro diz que é explicativa mas a pessoa ficou doente depois que não compareceu a aula? Entendo que a pessoa estava doente antes de não comparecer. Ou na frase: juliana está dormindo porque a luz está apagada. Como determinar se a luz foi apagada antes ou depois dela estar dormindo? Eu ainda digo que a lógica é desligar antes. Porém também é vista como explicativa.
Décio Terror Ótimo vídeo professor. Parabéns! Mas confesso que tive dificuldade em prestar atenção na explicação com receio do professor ser assaltado por conta de ter pouca gente na rua e o professor está com celular no alto. Rs quero morar ai professor!
gostei muito de sua forma de explicação, e gostaria que se possivel que vc me enviasse como fazer interpretação de texto, pois minha filha tem 10 anos e tem essa dificuldade,Por ser criança gostaria de uma linguagem que fosse te faciil entendimento a essa faixa etaria. desde ja obrigada
Terror, no MP-SP Oficial de Promotoria teve uma questão relacionada com "já que".. causal.. e eu errei pois entre as alternativas escolhi o 'pois - explicação' como equivalente :( kkkk agora com este vídeo espero ñ errar mais!!! Valeuuu
Professor Décio, é possível um texto que apresentou maior numero de erros gramaticais, menor coerência e menor coesão ter maior clareza e objetividade e portanto está mais estruturado do que um texto que apresentou mais correção gramatical, mais coerência e coesão?
Professor, me explique essa questao de AUDITOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, CLASSE A: No texto 1A10AAA, no trecho “a população de baixa e média renda, pela melhora no seu poder aquisitivo” (R. 21 e 22), a preposição por, em “pela”, introduz uma ideia de A causa. B finalidade. C consequência. D condição. E conclusão.
Não dá para saber. É necessário analisar o período inteiro nesse tipo de questão. Se a população fez algo para melhorar seu poder aquisitivo, então há uma finalidade. Se a população fez algo porque teve uma melhora no poder aquisitivo, então há uma causa.
Terror, se puder falar dos tipos textuais. Fiz a última prova tec. adm. MP/RJ e caiu um "Manual". O gabarito saiu como texto de caráter normativo e eu respondi que era instrucional, correlacionando com instruções. Dá um norte para gente sobre esses vários tipos. Obrigada ;)
Demorei bastante para aprender a diferença entre um e outro, e com todo respeito aos professores, acho que foi mais em função deles não saberem simplificar a questão. Desse modo, para vc saber qual é a Causal é só ver a frase após a conjunção e perguntar se ela é a causa/motivo/razão da primeira frase(ou circunstância) ter acontecido. Pronto. Teste para ver.
Continue Professor!! Todos os dias, vou assisti-lo!!!! Abraços, Só de curiosidade.... Tem algum erro na oração acima... depois de escrever a primeira, ao fazer a revisão antes de postar, vi que continha erro. Assim, adaptei para esta de cima....tem erro??? kkkkk
Décio a oração a seguir seria explicativa ou causal? Fico triste porque nossas professoras são lançadas ao anonimato da escuridão em que vive a educação básica.
Na prova, quando existir uma questão pedindo isso, só haverá uma opção. Nunca terá duas questões dizendo que é causal ou explicativa. Assim, tente entender o binômio de causa e consequência só.
Melhor explicação que achei!!!! Segue um resumo da explicação do professor:
Teremos causa sempre que uma ação acontecer antes temporalmente da outra ação, ou seja, precisamos estabelecer uma linha do tempo e comprovar se o fato expresso cuja oração se inicia pelo vocábulo "porque" já ocorria antes.
As ruas estão alagadas porque choveu muito. Perceba que a oração introduzida por "porque" > "porque choveu muito" aconteceu antes temporalmente de "as ruas estão alagadas". Portnato é causa.
Por outro lado:
Choveu muito ontem porque as ruas estão alegadas. Perceba agora que a oração introduzida por "porque" > "porque as ruas estão alagadas" não aconteceu antes de "choveu muito ontem". Logo, é explicativa. É só um esclarecimento.
Antenderam-me mal porque sou pobre. A oração introduzida pela conjunção "porque sou probre" já acontecia antes temporalmente de "atenderam-me mal". Logo, é causal.
Marcos está triste porque perdeu o avô. "Porque pedeu o avô" aconteceu antes de Marcos ficar triste? Sim. Logo é causal.
A criança devia estar doente, porque chorava muito. "porque chorava muito" acontecia antes de "a criança devia estar doente?" Não. Portanto, é explicativa.
E na frase: "a garota não compareceu a aula porque estava doente". no livro diz que é explicativa mas a pessoa ficou doente depois que não compareceu a aula? Entendo que a pessoa estava doente antes de não comparecer.
Ou na frase: juliana está dormindo porque a luz está apagada. Como determinar se a luz foi apagada antes ou depois dela estar dormindo? Eu ainda digo que a lógica é desligar antes. Porém também é vista como explicativa.
@@MunizLeila Não se preocupe com casos assim, pois nem a própria lingua portuguesa se acha....por muitas vezes nem os autores se atentam a isso, querem mesmo só dar exemplos...COM ctz essa diferença não será objeto de provas, e caso sejam a banca tomará cuidado para não colocar as duas alternativas (causal ou explicativa) ;)
Muito obrigado!
@@MunizLeila No primeiro exemplo, o "porque" é causal, pois a oração indica a causa (o motivo) da garota não ter comparecido à aula.
No segundo exemplo, não dá para saber se o fato de a luz estar apagada é a causa da pessoa estar dormindo ou apenas um esclarecimento sem ser a causa.
Perfeito! Anos de estudo sobre o assunto e só compreendi agora! Obrigada!
Professor, você é muito bom! Mesmo eu sendo professora de Português, eu sentia dificuldade nessa parte, eu sempre tinha que recorrer a sites que pioravam a situação. Depois da sua explicação, me perguntei como eu nunca tinha entendido o óbvio.
Muito obrigada e força aí na caminhada! Rs
Sensacional!!!!!! Nunca tinha visto uma explicação como essa para esse assunto. Amei!
Obrigadooooo!!!! 😊👊
Terror é top!
Valeuuuu!!!
Adorei a ideia desse projeto! Acompanharei todos os dias...dá até vontade ir vendo/ouvindo os vídeos enquanto caminho. :)
Amando suas dicas!
Muito obg. Meu nobre mestre, até que enfim aprendi esse assunto
📚👊
Monstro!!! boa
Top, nobre professor!
Obrigadooooo!!!
Muito bom, professor! Obrigada pela explicação. Adorei :)
Obrigadooooo!!!👊🖐
Boa professor!
EXCELENTE...
Obrigadooooo!!!
Finalmente entendi a diferença! Obrigada!
Showwww!!!
Adorei, obrigada professor gato
Se eu tivesse um professor como o senhor no ensino médio minha vida teria sido mais fácil!!! Show suas dicas!!! Finalmente estou aprendendo!!! abraço prof!!
Por explicações assim que eu renovo as minhas forças e fé em continuar estudando. Obrigada! Que Deus derrame toda sorte de bênçãos em sua vida.
Mestre, excelente explicação.
Muito boa dica,
Valeuuuuuu!!!!
O MELHOR PROFESSOR
Excelentes dicas!
Obrigado mestre!!!
👊🖐
Depois dessa, tenho que me inscrever no canal. Muito obrigado!
Tô adorando essas caminhadas professor, mas cuidado nesse celular.
Maravilha professor!! Você sempre dando um show com sua explicações.
Ajudou muito. Obrigada professor!👏
Valeuuuuu!!!
Muito boa a explicação!
aí sim...professor foda
Valeuuuuuu!!!!
Obrigada professor! foi esclarecedor!
Valeuuuuu!!!
Perfeito! Esclareceu demais.
Valeuuu!!!
Obrigado Mestre!
Parabéns prof. me ajudou.grato
Valeu,Alex! Abraço
Massa ! Ai sim, man !
Valeuuuuu!!!
Parabéns, professor, excelente explicação!
Você é foda professor,eu não tinha entendido isso até hoje,já vi vários vídeos e explicações mas a sua eu entendi valeuuuuu
Valeu,Gabriel! Grande abraço
Suas dicas são ótimas. Obg pela dedicação professor!!
Obrigado,Eliezer! Grande abraço
Muito obrigada professor! Muito boa dica!! abraços
Valeuuuuuu!!!Abração
Legal eu ainda me confundo nisso, ficou esclarecedor
Terror, muito legal as suas dicas....são de grande valia!!!Obrigada.
Consegui entender!!
Perfeito!!! Eu sempre tive dúvida sobre essa diferença!!
Ajudou muiitoooo...Obrigadaaaa!!!!
Valeu, mestre, ajudou-me muito a tornar a análise mais dinâmica. Ótimas dicas.
Valeuuuuu!!!
Valeu, professor! Muito obrigada por esclarecer!
O senhor é um terror no português, obrigado Prof.
Glória!
Um monstro.
👊😊
Muito bom! Parabéns.
Obrigadooooo
excelente explicação,muito bom, obrigado
Muito bom professor, de terror, não tem nada! Obg
kkkk Valeu,Fabio! Abração
Muito bom
Na frase: " Rodrigo deve estar doente, porque estudou a tarde inteira" . a segunda oração foi considerada como "explicativa" ; Analisando, o fato constante na segunda oração ocorreu antes do "fato" da primeira oração, poderia ser, então, uma oração subordinada adverbial causal. Porém, na primeira oração não há um fato, algo concreto, e sim uma hipótese/opinião que é explicada através da segunda oração - O porquê do interlocutor achar que Rodrigo deve estar doente.
Foi questão de prova, selecionei a alternativa "causal" - errei - analisando somente se o fato da segunda oração ocorreu primeiro que o da primeira oração.
Não basta verificar se o que consta na segunda oração ocorreu primeiro que a primeira oração. É necessário que na primeira oração conste um fato/algo concreto e a segunda oração determine a causa daquele fato. Se a oração fosse: " Rodrigo está doente, porque estudou a tarde inteiro" , teríamos uma oração subordinada adverbial causal.
O fato de Rodrigo estar doente pode ter acontecido antes de ele estudar. Eu posso pensar que ele só estudou porque estava doente (entendendo que isso não é algo comum da parte dele). Com essa interpretação, o sentido muda muito, pois a oração subordinada adverbial causal indica que o motivo de ele estar doente foi ter estudado, enquanto a oração coordenada sindética explicativa indica que ele estudou porque estava doente.
Esse tipo de questão em concurso é polêmico, mas acho interessante porque (causa) leva as pessoas a pensarem muito.
@@MarcosNX Eu interpretei assim também, que ele só estudou porque estava doente, que não era algo comum de ele fazer...
Achei uma ótima questão essa levantada!
Ótima ressalva!
Poxa !! Até que enfim entendi como identificar "Explicação x Causa". Grato Terror.
Show,Marco Romero! Abração!
@ E na frase: "a garota não compareceu a aula porque estava doente". no livro diz que é explicativa mas a pessoa ficou doente depois que não compareceu a aula? Entendo que a pessoa estava doente antes de não comparecer.
Ou na frase: juliana está dormindo porque a luz está apagada. Como determinar se a luz foi apagada antes ou depois dela estar dormindo? Eu ainda digo que a lógica é desligar antes. Porém também é vista como explicativa.
Mestre, fale das reescrituras.
Excelente.
Obrigadooo!!
Muito bom professor sou sua fã.
Obrigadooo!!!
Entendi! Adorei! Obrigada!
Valeu,Rosi! Abração
Professor, vc é top! Sou sua fã! 👏👏👏
muito bom!
Obrigado pela dica,Professor!!!
Ajudou demais professor. Muito obrigada!!
mto bom!
to começando a entender! rsrs
Professor TOP!!!! Suas dicas são ótimas! Uso do "porque" seria uma ótima dica!
Estou adorando seus vídeos. Gostaria de dicas sobre colocação pronominal. :)
Maravilhosooo!!1 Deus te abençoe, estava arrancando os cabelos hahah
Obrigadoooo!!!!
Terror mt show esse projeto! Por favor, explica a diferença entre complemento nominal e adjunto.
Valeu
Professor gostei da camisa Persevere. Como adquirimos?
grande terror!!!!!!!
Terror, dê-nos dicas de diferenciação entre CN e adj nominal
Olá,Luiz! Segue link da aula: th-cam.com/video/paL-P7IsNe4/w-d-xo.html Abraço
Muito Bom professor! Poderia fazer sobre complemente nominal e adjunto adnominal ²
Show!
Décio Terror Ótimo vídeo professor. Parabéns! Mas confesso que tive dificuldade em prestar atenção na explicação com receio do professor ser assaltado por conta de ter pouca gente na rua e o professor está com celular no alto. Rs quero morar ai professor!
gostei muito de sua forma de explicação, e gostaria que se possivel que vc me enviasse como fazer interpretação de texto, pois minha filha tem 10 anos e tem essa dificuldade,Por ser criança gostaria de uma linguagem que fosse te faciil entendimento a essa faixa etaria. desde ja obrigada
Ótimo! =)
Thank you teacher.
Fale sobre as tão temidas reescrituras, professor! ;)
tive que só escutar porque fiquei tonto ao ver o video com vossa mercê andando e o celular balançando nomais muito top a explicação mestre.
Valeuuuuuu!!!
Fiquei cansado porque fiz uma caminhada pesada e dando aula. Ufa!
até q enfim entendi isso
Terror, no MP-SP Oficial de Promotoria teve uma questão relacionada com "já que".. causal.. e eu errei pois entre as alternativas escolhi o 'pois - explicação' como equivalente :( kkkk agora com este vídeo espero ñ errar mais!!! Valeuuu
"A rua está alagada, por causa da chuva forte..".pode ser um macete?
Vdd, daora TB!
Parabéns pela aula de interpretação de texto. Muito clara.
👏👏👏🙏
Professor Décio, é possível um texto que apresentou maior numero de erros gramaticais, menor coerência e menor coesão ter maior clareza e objetividade e portanto está mais estruturado do que um texto que apresentou mais correção gramatical, mais coerência e coesão?
Showwww
Professor, me explique essa questao de AUDITOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, CLASSE A:
No texto 1A10AAA, no trecho “a população de baixa e média renda, pela melhora no seu poder aquisitivo” (R. 21 e 22),
a preposição por, em “pela”, introduz uma ideia de
A causa.
B finalidade.
C consequência.
D condição.
E conclusão.
A
Não dá para saber. É necessário analisar o período inteiro nesse tipo de questão. Se a população fez algo para melhorar seu poder aquisitivo, então há uma finalidade. Se a população fez algo porque teve uma melhora no poder aquisitivo, então há uma causa.
Terror essa semana não recebi dica de português, houve algum problema.
já privatizaram esse parque?
kkkkkk
Terror, se puder falar dos tipos textuais. Fiz a última prova tec. adm. MP/RJ e caiu um "Manual". O gabarito saiu como texto de caráter normativo e eu respondi que era instrucional, correlacionando com instruções. Dá um norte para gente sobre esses vários tipos. Obrigada ;)
Demorei bastante para aprender a diferença entre um e outro, e com todo respeito aos professores, acho que foi mais em função deles não saberem simplificar a questão. Desse modo, para vc saber qual é a Causal é só ver a frase após a conjunção e perguntar se ela é a causa/motivo/razão da primeira frase(ou circunstância) ter acontecido. Pronto. Teste para ver.
Realmente dá para diferenciar de maneira lógica e simples sem precisar decorar muitas coisas.
mil curtidas para vocÊ.
Continue Professor!! Todos os dias, vou assisti-lo!!!! Abraços,
Só de curiosidade.... Tem algum erro na oração acima... depois de escrever a primeira, ao fazer a revisão antes de postar, vi que continha erro. Assim, adaptei para esta de cima....tem erro??? kkkkk
como pode alguém fazendo caminhada me fazer compreender o que outros 40 videos não fizeram ?
e o cara no meio da rua
Décio a oração a seguir seria explicativa ou causal? Fico triste porque nossas professoras são lançadas ao anonimato da escuridão em que vive a educação básica.
Acho que é causal. Primeiro elas foram lançadas ao anonimato, depois, como consequência, você ficou triste.
Repare na linha do tempo.
Você concorda?
Cacete! Explicação violenta! Muita experiência para alcançar tamanha sutileza no discernimento.
A explicação foi ótima, mas essa câmera nervosa...
Nuss, peguei para assistir o vídeo achando que seria horrível. Mas ajudou demais mesmo.
Valeuuuuu!!!
As ruas estão alagadas, porque choveu muito. (causal)
As ruas estão alagadas, porque choveu muito. (explicativa)
Pode tudo...
Como entender?
Na prova, quando existir uma questão pedindo isso, só haverá uma opção. Nunca terá duas questões dizendo que é causal ou explicativa. Assim, tente entender o binômio de causa e consequência só.
Esse último ex não é consecutiva .