A título de curiosidade: várias imagens dos caças Mirage usadas neste vídeo são do filme francês Les Chevaliers du Ciel, de 2005. Esse filme tem tomadas aéreas muito bonitas!
Não falta dinheiro para as FAs, ao contrário o país gasta muito com Defesa, considerando não existir ameaças. Infelizmente estas, sempre priorizaram salários acima da média e aposentadoria e pensões precoces e/ou injustificadas. Equipamento e preparo sempre ficaram em segundo plano.
Não fala merda, ou fica repetindo coisas que ouviu por ai igual papagaio, procure se informar primeiro antes de sair espalhando desinformação. O salario dos militares são os menores do serviço público federal, e não recebem absolutamente nada de adicional noturno, periculosidade, hora extra ou qualquer outro benefício que qualquer outro servidor recebe, não é atoa o enorme número de evasão de militares formados em academia etc... indo para o setor privado ou até mesmo prestando novo concurso público para o mesmo nível escolar. Hauhahua mais uma merda... vc não tem noção da dificuldade e merda que é ir para a reserva por reforma etc... tem gente trabalhando até quase sem braço, na minha turma mesmo, tem um guerreiro que pegou meningite e mesmo estando vegetando em cima de uma cama, ele tem q se apresentar a junta médica para "comprovar" que não esta apto ao serviço. Tbm não venha com aquela historinha de pensão para filhas etc... pq isso primeiro de tudo, não existe desde 1999, outra que não tem nada de graça... era cobrado um valor a mais na contribuição para a pensão militar para se ter este benefício e outra que isso é um benefício para qualquer brasileiro que contribui para o INSS por exemplo... todo trabalhador tem este direito(hoje não mais, assim como só militares... pensão somente para dependentes menores ou incapazes).
Salários acima da média? Sabe quanto um oficial da FAB ganha? O quanto a pessoa precisa estudar para chegar lá? Por isso a fuga de cérebros é tão grande na América Latina.
Servidor público brasileiro tem salário muito acima da média do mercado. Junto com os aposentados, são um fardo enorme que o povo tem que carregar. Mas isso tem que mudar logo. Cadê a reforma administrativa?
Não devemos diminuir os salários dos funcionários públicos, mas sim diminuir o encargo que o monte de pessoas desqualificadas no setor legislativo, que tenho certeza que se fosse como em muitos países desenvolvidos, que não tem salários exorbitantes para fazer um trabalho em pról do povo. Sou funcionário público e não sou marajá, sua a camisa todos os dias para dar o melhor para a comunidade que sirvo e tenho certeza, que o Brasil esta cheio de pessoas como eu que veste a camiseta da causa pública.
Alto comando da FAB sempre decepciona no planejamento estratégico: Decepcionaram no cronograma com o grande AMX. Decepcionaram com os Mirage 2000. E já estão começando a fraquejar com o Grippen! Lamentavel
Realmente, não é fácil fazer um planejamento sério, aprová-lo e ao longo do contrato ser podado a cada momento com alterações profundas por quem nada entende do assunto.
Em 1998, presenciei na Base Aérea de Anápolis, uma apresentação do Sukoy e outra do Grippen, fiquei até com pena dos nossos pilotos nos antigos Mirage III
Ha +-20 anos atras ,aqui em BH presenciei algumas manobras proximo a minha casa,fiquei muito apaixonado pela maquina,na epoca meu irmao mais velho era vivo e estava comigo naquele momento ,o jato subia acima das nuvens e depois mergulhava por cima da minha casa,cara pensa em um sentimento maravilhoso!!!!
Eles eram tapa buraco porque na ocasião da saída dos m. 3 ainda não se tinha definição concreta sobre a substituição porque a decisão do FX foi muito atrasada. Eles ,os m 2000 usados e bem usados , tinham pacote de assistência e peças sobressalentes por certo tempo apenas e apoio por pouco tempo.A FAB ainda esticou mais alguns anos além desse limite. Se voassem por mais tempo teria que ser comprado um novo pacote de assistência e peças.. Abraço do veio Walter Ws// analista militar Ramo Franciscano Ordem do Templo
Já mencionei no outro canal.. mas o Mirage é a minha porta de entrada para o mundo da aviação militar.. a paixão que tenho por essa aviação é graças e essa belíssima maquina. Sou de Campinas, e na Guerra das Malvinas, os Mirrages fizeram treinamento aqui no Aeroporto de Viracopos, tive a oportunidade de entrar na pista e tocar a asa do Fighter quando ainda tinha 8 anos de idade. Mirage é nostalgia pura.
Que momento hein...inesquecível !!! Aqui no RJ voavam nas idas e vindas na BASC na zona oeste da cidade do Rj ...Tem um no MUSAL , também tive oprtunidade de tocar e até conversar com pilotos que trouxeram eles da França !
@@fabiocabral3884 Mirage é vida... rs...sou apaixonado desde que o ví aqui na cidade quando criança. Esse Fighter se fosse atualizado em Avionicos, ainda daria um boa segurança ao BR. Abs
Eu lembro dos sonic boom que os Mirrages faziam no interior de Goiás próximo a Base aérea de Anápolis, até tremia as janelas de casa, depois que se aposentaram nunca mais escutei aquele belo som.
A linha Mirage pessoalmente é a linha mais bonita de aeronave o histórico de vitórias e ações de combate na mão dos israelenses é lendária na história da aviação, no Museu no RJ ( Musal ) temos alguns exemplares expostos o Mirage 2000 apresenta linhas e pintura magnífica vale muito a visita.
Os Mirages poderiam retornar para substituir os AMX A1 e os A4 da marinha que não pretende voltar a operar porta aviões priorizando os meios navais como fragatas,submarinos,corvetas,destróiers e navios patrulha de 500 toneladas e assim eles mantêm a aviação naval com caças mais modernos e a FAB mantém o modelo par com os gripens.
@@augustojosedesouza4943Ou como o que deveria ter sido feito a muito tempo, adquirir F-16 Block 40/42 que cumpririam o papel de preencher o número de aeronaves que por razões de planejamento/dinheiro o programa Gripen E/F não irá substituir por completo. Outra opção seria os F/A-18 SH, pois usam o mesmo motor do Gripen E (GE F-414), o que auxiliaria a parte da manutenção e operação conjunta com a aviação da MB em caso de aquisição conjunta. Mas francamente, na área de aviação, a MB deveria focar mais em aeronaves de patrulha e drones no momento.
@@Skyraider356F O Gripen acredito que só venham para tomar o lugar dos F-5 e mesmo vindo mais lotes não acho que substituem os AMX-A1,nesse caso seria uma boa adquirir F16 ou F15 via FMS ou o M-346 da Leonardo que tem funções e estética do AMX-A1.
Eu lembro que o governo Francês na época da visita ao Brasil (acho que em 2013, não lembro) ficou constrangendo o governo brasileiro para declarar que iria comprar os aviões franceses ao invés de outra opção. Declaração esta que acabou vindo, mas só serviu para gerar mais confusão e depois acabou até sendo mais um fator para a FAB escolher os Gripen e não correr o risco de ser acusada de favorecer os franceses na licitação! Não se deve deixar que esse tipo de pressão de jornalistas e governos afete decisões importantes como esta nunca!
@@Jean3478 Sim poderíamos modernizar eles e depois com essa parceria com a Dassault adquirir o Rafale para fazer par com os gripens e os franceses entregam rápido os caças.
Acho que uma coisa mais significativa de todo este processo foi a aquisição de tecnologia e a qualificação da EMBRAER como um importante fabricante de aviões e produtos de defesa.
Pelo que li numa das revistas especializadas da aviação o preço de comprar foi bom mas o custo de revisão na França era muito caro e foram usados pra treinamento dos pilotos aumentou o desgaste prematuro das aeronave
@@candeia6255Ter uma aeronave de caça com uma capacidade de payload e raio de combate muito boas. A operação dos A-29 ST contra aeronaves empregadas pelo tráfico, mesmo que tenha mais “ação real”, não elimina a necessidade de vetores mais capazes.
O Mirage é um dos mais belos do mundo. gosto muito desse caça, se fossem os Mirage 2000 - 5, acho que o Brasil até poderia ficar usando por mais tempo, mas os 2000 são caros e antiquados.
AEROMIL, como sugestão minha faça um vídeo ou uma série de vídeos falando dos Century Fighters, a série de caças norte americanos criada nos anos 50, até hj só encontrei vídeos em português falando do F-104. Os integrantes são: North American F-100 Super Sabre McDonnell Douglas F-101 Voodoo Convair F-102 Delta Dagger Lockheed F-104 Starfighter Republic F-105 Thunderchief Convair F-106 Delta Dart
Faz um vídeo contando o caso de um combate aéreo que aconteceu em 8 de Outubro de 1996 em que um Mirage 2000 da Força Aérea Grega🇬🇷abateu um F-16 da Força Aérea Turca🇹🇷.
Ótima resolução dos fatos como explicação a respeito dos Mirage 2000 na FAB Evaldo! Está de parabéns pelo ótimo trabalho informativo divulgado no Aero mil Evaldo.👍
Me lembro da epoca os caças vieram como um tapão e por isso com contratatos de manutencão limitado... Ate a chegada do Grinpem .... Mas no ano de 2010 ainda não .. Havimos escolhido um subistitudo para os F 5
Olá ! Ótimo Vídeo ! Por gentileza sugestões de vídeos: Sobre o Panavia Tornado ( ""O F14 que deu certo"" ). Sobre o Douglas A-1 Skyraider. Obrigado pelos vídeos.
Show de bola, Parabéns pelo Vídeo, bem que poderiam deixar ao menos um exemplar ativo para demonstrações nos portões abertos !!! Presenciei na BAAN os últimos voos nos porões abertos e foi inesquecível !
Excelentes video, tudo que foi falado acompanhamos com militares da base aérea de Anápolis aonde ficavam baseados os Mirage. Como sempre a Força Aerea Brasileira juntamente com a Embraer fazendo milagres, pois nossos governos não se interessam em defesa. Ta uma saudade do barulhos dos motores dessa aeronave, sabiamos que uma ia decolar ouvindo o som do motor de casa.
Faz um vídeo falando sobre a Operação Mistral,um exercício militar de combate aéreo simulado em que pilotos de caça brasileiros que pilotaram o Mirage 3 da Força Aérea Brasileira🇧🇷🔰enfrentaram e derrotaram os pilotos de caça franceses do Mirage 2000 da Força Aérea Francesa🇨🇵.
Gostaria que FAB tivesse adquirido os F16 americanos teríamos mais apoio deles más com os Gripens foi TB bela escolha com transferência de tecnologia Belo trabalho no canal abração
Porque é o que eles têm, além de alguns MiG29. Queriam modernizar seus Mirage 2000, mas o valor era muito alto. Estão no padrão original, praticamente, até hoje... Já a FAB não queria os Mirage 2000. Queria aviões novos (entre os que concorriam no F-X2). A compra dos Mirage 2000 foi política, não técnica. Por isso não quis estender seu uso por mais tempo.
@@candeia6255ia ser só dor de cabeça, melhor deixar como aconteceu. Transformar um avião antigo em um "drone" não é fácil, nem seria possível na época com as tecnologias da época e a FAB e a EMBRAER não tinham a capacidade e o dinheiro para um projeto tão inovador. Sem contar com uma coisa, a França iria permitir tal ideia?
Os Mirage 2000 sao franceses, os F5 americanos, temos como exemplo o Peugeot Frances e o Maverick Americano, voce pega um Peugeot com 2 anos de uso ou as vezes novos, e sao uma dor de cabeça, não saem da concessionaria, e quando voce perde a paciencia vai direto pro demanche, depois voce pega um dinossauro fabricado em 76 chamado Maverick, coloca uma bateria nova e um radio com MP3, da na partida e viaja, é o mesmo com o Mirage e F5, o Frances com metade do tempo de uso vai direto pro ferro velho, e o F5 voce troca o radio e segue a vida. Peugeot dos Ares
“Pesadelo financeiro” que outros países conseguem e realizaram no passado, vide a IAF. Aeronaves e material bélico em geral, especialmente que trazem muito em capacidades, sempre serão caros. O problema é a leniência/falta de organização do GF/MD.
Sugiro um vídeo sobre aviões preferidos de cada um (independentemente do tipo ou funcao) . . . Vc iniciaria c/ os seus . . . Parabens pelos seus Canais ! ! !
Achei que a participação do Brasil no projeto AMX com a Italia iria trazer alguma experiencia mas infelismente ainda precisamos comprar de fora, espero que a " experiencia" obtida com o Gripen traga alguma coisa dessa vez...
Claro que trouxe. Se a Embraer, é hoje, consegue projetar e fabricar os E-Jets, o KC-390 e mesmo integrar armas e sistemas em aviões diversos e está capacitada a participar do desenvolvimento de um caça multifuncional como o Gripen E/F, é porque se qualificou para isso com o Programa AMX. Não se transfere tecnologia para uma empresa que não tem capacidade de receber essa tecnologia.
@@souzamendes7178 ao contrário. A as entregas seguem o cronograma estabelecido, após o contrato entrar em vigor, em 2015, e que foi renegociado em 2021, esticando as entregas em 3 anos, para adequação ao cronograma financeiro, afetado pela pandemia de Covid-19. Não há nenhum problema de ordem industrial para a entrega das 36 aeronaves do primeiro lote de 36, tanto que a maior parte dos aviões (25 unidades) serão entregues entre 2025 e 2027, sendo montadas nas linhas de produção da Saab e da Embraer. Por se tratar de uma aeronave em desenvolvimento, é normal que esses prazo de entrega sejam maiores do que para aeronaves que estejam em produção plena há muitos anos. Mesmo assim, encomendar um caça novo não significa recebê-los imediatamente (a menos que sejam usados). A Finlândia, por exemplo, encomendou 64 F-35 em 2023, mas só vai receber os primeiros aviões em 2026. Veja o cronograma original e o revisado, no quadro no link. Na verdade, estamos com atraso na entrega de dois aviões apenas, que deveriam ter sido entregues no final de 2023, mas veio apenas um (o FAB 4108). O 4109, deve ser enviado no final deste mês ou em março, dependendo da disponibilidade de um navio. Os FAB 4110, 4111 e 4112 devem chegar até o final de 2024. Aliás, a partir do FAB 4110, os Gripen da FAB já serão entregues com os novos elevons de maior área (que deixarão os Gripen ainda mais manobráveis) e com software revisado. Os 8 já entregues (7 em operação no 1º GDA e um cumprindo testes em Gavião Peixoto) devem receber as modificações a partir do fim de 2024, à medida que forem para a revisão de 300 horas de voo em Gavião Peixoto. www.dropbox.com/scl/fi/8hpgte3hfiozufx3ymyi3/Quadro-1-72dpi.png?rlkey=bda3ppxqbgke5ki2foumz3ofz&dl=0
Nessa época o BR estava vivendo uma grande corrupção política. Nossas forças armadas são guerreiras, sobrevivendo como pode😔 para defender bandidos: corruptos, políticos. Parabéns FAB 🙌
Porque foram comprados usados, com manutenção e suporte técnico da fuselagem e motores para 1.000 horas de vôo. Era uma solução temporária para obsolescência em bloco dos vetores da defesa aérea. Não adiantou nada, os F 2000 se aposentaram e os F 5M, cujas primeiras unidades foram entregues em 2002, também estão no fim da vida útil tendo 3 esquadrões desativados desde 2020.
Ninguém entende ou se quer enxerga o problema real do Brasil. Quase metade do nosso PIB anual é comprometido com o pagamento de amortização de juros da dívida brasileira! Uma dívida sombria, não sabemos o quanto já pagamos, o quanto devemos!
Metade do PIB para pagar dívidas, camarada!? Será que você não quis dizer metade do orçamento público? E mesmo assim, não chega nem perto disso. Se não sabe das coisas é melhor não escrever nada. Além do mais, o problema não são os juros e, sim, os gastos desastrosos dos políticos que fazem a dívida crescer.
@@Golgatti Pois você sabe qual o peso do déficit da previdência no orçamento público? Hoje, é quase a metade dele. E não é questão de acreditar ou não, é fato mesmo.
A estória que ouvi foi que apesar do pessoal da FAB ter escolhido as células em melhor estado (ou menos piores) disponíveis os franceses disponibilizaram as piores.
As 12 células vieram do primeiro lote de 37 Mirage 2000C/B produzidos e todas passaram por um completo Overhaul, sendo habilitadas para voarem por mais 1.000 horas, ou 5 anos, considerando um esforço aéreo anual de 200 horas de voo/ano por célula. Não havia muita diferença entre as células ofertadas.
60 milha por 12 aparelhos foi uma excelente barganha, o tipo de negócio que os brazucas não negam kkkkkkkk agora, seria bacana ver a FAB crescendo com o Gripen C/D e depois adquirindo os E/F, os suecos tem boas ofertas e bons produtos também, além de serem um fornecedor neutro de tecnologia e interessados em vender.
AMEI O CONTEUDO DO VIDEO ATÉ PQ SEMPRE FOI UMAS DAS MINHAS DUVIDAS. PODERIA FAZER UM SIMILAR MAS COM OS CAÇAS AMX? PQ TIPO, TEMOS ELES EM MAIOR QUANTIDADE EM RELAÇÃO AOS F-5, MAS BOA PARTE ESTÁ SNEDO APOSENTADA OU CANIBALIZADA PARA DURAR. PQ A FAB NÃO REAPROVEITA OS AMX OU MODERNIZA PARA MAIOR TEMPO DE USO OU ATÉ MESMO FABRICA VERSÕES ATUALIZADAS???
Faltou dinheiro para modernizar os AMX. Primeiro, seriam 43 os modernizados. Depois, baixaram para 32, depois 24 e, finalmente, 14, dos quais apenas 11 foram concluídos e estão sendo operados em conjunto hoje pelo 1º/10º GAv e pelo 3º/10º GAv, na Base Aérea de Santa Maria. A produção dos AMX foi em 3 lotes e por mais tempo do que o desejável. Por isso, vários itens entre os 3 lotes são diferentes, o que obrigava a FAB a manter 3 caudais logísticos diferentes. A modernização resolveria isso, substituindo todos os equipamentos obsoletos e diferentes entre os 3 lotes produzidos, por itens padronizados. Porém, a redução do número de unidades modernizadas acabou por criar uma 4ª linha logística, complicando ainda mais o problema. Com isso, a FAB decidiu dar baixa nessas aeronaves, antes mesmo dos F-5, que possuem maior padronização e existem em maior número, o que reduz o custo operacional.
Pra mim a incompetência da FAB a falta de interesse do governo e a real culpa de tanto gasto com aeronave , na verdade no que se refere a defesa em geral . Pagamos um monte de salários e não tem gente de competência para desenvolver caças aqui nem vou citar navios no geral agora reclamar e dar desculpa isto ai agente escuta toda hora se tocar no ponto de desenvolvimento. Pra mim tem gente que ganha com estas compras sempre tem.
Ciertamente, con la llegada (muy atrasada) de los JAS Grippen 39NG a Brasil, comenzará a tener un caza generación 4+ bastante competente. Sin embargo... les doy una idea que bien puede servir. Tomen esos caza Mirage 2000 y realizarles una copia modificada (de esa forma, no tendrán problemas con el contrato con Francia). Me refiero a: una nueva planta motriz (llegada de Rusia, China, Corea de Sur, India, o otro país que a la final no supongan problemas a futuro). Una entrada de aire tipo "DSI" como se está usando hoy en dia, que resultan más prácticos y funcionales que los usados por el Mirage 2000. Los sistema de navegación y control de tiro... sugiero que sean del tipo "código abierto", en ese tema... fácilmente los puede ayudar China, quienes ya los usan desde hace unos años en sus aviones militares y civiles, y al cual puede operar los sistemas de armas de diferentes productores (tomen como ejemplo el L-15 chino, que usa ese sistema adaptable al cliente). El fuselaje sería elaborado con materiales compuestos, que son más furtivos y livianos, lo que daría al caza mejor y mayor rango operacional y funcionalidad en misiones a profundidad. Con ésta idea trato de mostrarles que... en vez de gastar una enorme cantidad de dinero comprando cazas a otros países, bien puede Brasil crear sus propios cazas y cubrir sus necesidades de defensa aérea, sin los típicos obstáculos que ese tipo de adquisición conlleva. Imagínense un caza parecido al Mirage 2000, con un motor AL-41F1, con un radar AESA a su elección, con entradas de aire del tipo DSI, con fuselaje con partes de grafeno, con aleaciones de titanio o de tungsteno, y cerámicas de alta resistencia, se les colocaría antenas receptoras en las alas (como el Su-57), un sistema de reabastecimento de combustible retráctil, y otras cosas más. Claro está... ésto último es solamente un ejemplo, no digo que tenga que ser así. Ya Brasil ha demostrado su capacidad de diseñar y fabricar aviones civiles y militares, así que... éste reto no supondría un meta imposible para los ingenieros brasileños. Piénselo bien.
Comprar armamento estrangeiro não se limita somente a aquisição. Depois vem a manutenção e transferência de tecnologia. Esses mirage 2000 custariam muito caro, pois deveríamos comprar outro pacote com peças e tudo mais. Mesma coisa vai acontecer se a gente comprar esses F16 dos EUA, vai demorar anos para chegarem e temos o problema das peças e tudo mais. Para vcs terem a ideia, a Argentina faz uns anos comprar uns Mirrage navais, aquela pompa de presidente latino, festa entrevista......nunca voaram os explosivos dos acentos venceram e a Inglaterra não pode vender a Argentina armamento pela Malvinas. Lembram do porta avioes São Paulo, só desmanches franceses poderiam fazer o trabalho. Conclusão, se não tivermos uma indústria bélica própria, rasgamos dinheiro.
O Mirage 2000 BR era o mesmo Mirage 2000-5 Mk2 mencionado no video, que foi oferecido no F-X1, de 1996. Caso fosse o escolhido, seria montado no Brasil pela Embraer.
Para manter uma aeronave operacional ~e necessário que seja feita a manutenção correta, essa manutenção vai desde um disco de freio até peças do motor e eletronica. A responsabilidade por executar essa manutenção na FAB é dos parques de material aeronautico. O parque de material aeronautico tem um parque industrial tecnologico e pessoal que deveria resolver todos problemas com relação a manuntenção. Para isso a FAB gasta milhoes na formação de pessoal especilaizado como sargentos especialistas, oficiais engenheiros e ainda contrata empresas civis nacionais ou estrangeiras. Com isso se minimiza os custos de manutenção se comparado a enviar ou rtazer pessoal da Dassault ou de outro fabricante para executar o serviço. Acontece que os parques existem desde 1943, foram formados pelso USA como esforço de guerra, para manter fora dos USA capacidade de fabricar aeronaves e revisa-las. De lá pra cá, a FAB criou esses c entros educacionais para os militares na área Aeronautica. Porém com o fim do governo militar, com a democracia assumindo o governo, outras prioridades tomaram o lugar das FAA, Além do que, interesses escusos como contratos blionários com empresas estrangeiras começaram a. substituir os serviços dos parques, e o pior de tudo, a desqualificação da mão de obra, técnicos sendo formados precariamente, engenheiros sem condições de enfrentar os desafios, isso tudo se iniciou no período de 86 em diante, e cada vez piorando mais, ao ponto dos Governso de esquerda como o do PSDB e PT em SP, fazer um esforço enorme para desativação dos PAMASP, o mais bem equipado da FAB, fazendo leilões do maquinário, e reduzindo todo trabalho que ele exevutava, diminuição de pessoal, dinheiro até para o almoço foi cortado, ou seja, fizefam um sucateamento do PAMASP, PAMAGL, PAMARF, e outros. Esses PAMAs faziam a manutenção de toda frota da aeronautica com a capacidade de fabricação de peças, foi criado no início dos anos 80 as comissões de nacionalizacão aeronautica, em SP, CABSP e em NY , Europa, e outrras, para poder nacionalizar o maior número de itens e assim manter as aeronaves voando. Os F5, F103, C-115, C-130, C-95, AT26 , P-16, etc etc, tinham grande partes das suas peças fabricadas nacionalmente. Era um processo de engenharia reversa, levantamento de desenho, material, priocessos etc, .Todo esse trabalho foi feito desde os anos 40, formando pessoal e capacidade de executar, daí saiu a Embraer, da FAB. Com a destruição da capacidade tecnológica da FAB no setor de manutenção e a falta de dinheiro para pagar os estrangeiros para executar o serviço, os Novos Mirage 2000, assim como helicópteros MI35 e outras aeronaves tiveram sua vida reduzida. Eu acho que as pessoas que votaram nesses governos esquerdistas não tem noção do mal que fizeram para nação brasileira e para seus descendentes, principalmente os que pretendem seguir a área ténica de todos setores. Um. exemplo, chegou o tempo de fazer uma revisão numa peça da aeronave, para isso vamos desmontar a peça, soltamos os parafusos, os ferno etc, retiramos a peça inspecionamos e ela retoranará ao lugar, para isso, vamos ter que trocar uma junta, um o ring, um parafuso, uma arruela etc, onde você vai arrumar esses simpels itens, nos fabricantes no exterior, e vai pagar em Dolar muito caro, um parafuso simples vai custar caro e o pior, vc tem que obrigatoriamente usar o parafuso dele, senão vc NÂO PODE VOAR, então, nessa hora entra a sua engenharia que desenvolve o parafuso e assume o risco, para isso vc tem que fabricar a peça no mesmo nível ou melhor que eles, e acreditem isso é plenamente possível desde que haja pessoal e equipamento capacitado, e o interesse da FAB e acima dela do Governo federal. Quando eu vejo esses videos de especialistas no assunto tenho a certeza que realmente houve a destruição total da capacidade tecnologica da FAB,
Servi na FAB e o que se comentava na época era que as manutenções dos motores eram feitas na França e custavam, na época, R$100.000,00 por motor, sem contar a demora das revisões.
Se não pagassemos tantos juros na dívida publica, sobraria mais dinheiro para o governo pagar os investimentos de q necessitamos. As despesas com juros da dívida pública do Governo Central somaram R$ 614,55 bilhões. Enquanto q em 2023 os salários do funcionalismo público federal custaram apenas R$ 369,4 bilhões.
O Mirage 2000 além de ser operado pela França🇨🇵também é operado ainda hoje na Grécia🇬🇷,na Índia🇮🇳e em Taiwan🇹🇼,sempre vai ser o melhor avião de caça que o Brasil🇧🇷já teve e que será lembrado para sempre👏🏻😃🤝🏻😄👍🏻😁✌🏻🌟🎖️🍾🥂🔰🇧🇷🤝🏻🇫🇷🤝🏻🇬🇷🤝🏻🇮🇳🤝🏻🇹🇼
Apenas uma curiosidade, todos vieram voando para o Brasil...um C-130 fez esse apoio...!! Salvo engano, fizeram escala nos Açores em Portugal antes da pernada longa da travessia oceânica !
@@fabricioselvatici9613 o F-15 Eagle é resultado de uma concorrência da USAF para um caça de superioridade aérea para substituir o F-4 Phantom e voou pela primeira vez em 72. Já o F/A-18 Hornet é resultado de uma concorrência da USNAVY para substituir o F-14 Tomcat, que era um caça muito grande, muito completo, muito caro e já estava ficando obsoleto; ele voou pela primeira vez em 74/. O F-15 é um caça desenvolvido para a força aérea, primordialmente para para superioridade aérea e o F-18 para a missão de ataque da marinha e dos fuzileiros navais. Ambos foram desenvolvidos pela McDonnell Douglas, hoje Boeing.
@@nero9974 eu não falei que era ruim, mas de nada adianta o melhor caça do mundo sem mísseis e manutenção em dia, por isso no meu comentário perguntei se o Brasil tinha mísseis bons e modernos pros caças.
A FAB adquiriu dois dos melhores mísseis ar-ar do mundo para equipar os nossos Gripen: o MBDA Meteor, guiado por radar e com capacidade BVR (superior inclusive aos AIM 120 AMRAAM americanos e aos R77 russos) e o Diehl IRIS-T, de curto alcance (WVR) e capaz de ser guiado para alvos fora da linha de visada por meio de miras montadas no capacete Targo dos pilotos (produzido pela AEL Sistemas, de Porto Alegre). Vários lotes desses mísseis já estão no Brasil, nos paóis da FAB. Os F-5EM/FM operam com Mísseis Derby BVR e Python 4/5, de produção israelense, sendo esses últimos também podendo ser orientados pela mira montada no capacete DASH 4, usados pelos pilotos brasileiros.
A título de curiosidade: várias imagens dos caças Mirage usadas neste vídeo são do filme francês Les Chevaliers du Ciel, de 2005. Esse filme tem tomadas aéreas muito bonitas!
O melhor filme de caça que já vi até hj
Filmaço! "Cavaleiros do Ar" título em português.
ligeiro heim,, , valeu pela dica
Tomadas muito bonitas, e a histôria é tambeim muito legal. O filme é o "Top Gun" da França !!!
Já assisti o filme...
Não falta dinheiro para as FAs, ao contrário o país gasta muito com Defesa, considerando não existir ameaças. Infelizmente estas, sempre priorizaram salários acima da média e aposentadoria e pensões precoces e/ou injustificadas. Equipamento e preparo sempre ficaram em segundo plano.
Não fala merda, ou fica repetindo coisas que ouviu por ai igual papagaio, procure se informar primeiro antes de sair espalhando desinformação. O salario dos militares são os menores do serviço público federal, e não recebem absolutamente nada de adicional noturno, periculosidade, hora extra ou qualquer outro benefício que qualquer outro servidor recebe, não é atoa o enorme número de evasão de militares formados em academia etc... indo para o setor privado ou até mesmo prestando novo concurso público para o mesmo nível escolar. Hauhahua mais uma merda... vc não tem noção da dificuldade e merda que é ir para a reserva por reforma etc... tem gente trabalhando até quase sem braço, na minha turma mesmo, tem um guerreiro que pegou meningite e mesmo estando vegetando em cima de uma cama, ele tem q se apresentar a junta médica para "comprovar" que não esta apto ao serviço. Tbm não venha com aquela historinha de pensão para filhas etc... pq isso primeiro de tudo, não existe desde 1999, outra que não tem nada de graça... era cobrado um valor a mais na contribuição para a pensão militar para se ter este benefício e outra que isso é um benefício para qualquer brasileiro que contribui para o INSS por exemplo... todo trabalhador tem este direito(hoje não mais, assim como só militares... pensão somente para dependentes menores ou incapazes).
Salários acima da média? Sabe quanto um oficial da FAB ganha? O quanto a pessoa precisa estudar para chegar lá? Por isso a fuga de cérebros é tão grande na América Latina.
Exato
Servidor público brasileiro tem salário muito acima da média do mercado. Junto com os aposentados, são um fardo enorme que o povo tem que carregar. Mas isso tem que mudar logo. Cadê a reforma administrativa?
Não devemos diminuir os salários dos funcionários públicos, mas sim diminuir o encargo que o monte de pessoas desqualificadas no setor legislativo, que tenho certeza que se fosse como em muitos países desenvolvidos, que não tem salários exorbitantes para fazer um trabalho em pról do povo. Sou funcionário público e não sou marajá, sua a camisa todos os dias para dar o melhor para a comunidade que sirvo e tenho certeza, que o Brasil esta cheio de pessoas como eu que veste a camiseta da causa pública.
Alto comando da FAB sempre decepciona no planejamento estratégico:
Decepcionaram no cronograma com o grande AMX.
Decepcionaram com os Mirage 2000.
E já estão começando a fraquejar com o Grippen!
Lamentavel
Ou seja, incompetentes.
a FAB tá até meio longe das besteiras que a Marinha faz, tipo o caso do São Paulo e do submarino Toneleiro
Realmente, não é fácil fazer um planejamento sério, aprová-lo e ao longo do contrato ser podado a cada momento com alterações profundas por quem nada entende do assunto.
Em 1998, presenciei na Base Aérea de Anápolis, uma apresentação do Sukoy e outra do Grippen, fiquei até com pena dos nossos pilotos nos antigos Mirage III
Ha +-20 anos atras ,aqui em BH presenciei algumas manobras proximo a minha casa,fiquei muito apaixonado pela maquina,na epoca meu irmao mais velho era vivo e estava comigo naquele momento ,o jato subia acima das nuvens e depois mergulhava por cima da minha casa,cara pensa em um sentimento maravilhoso!!!!
1:58 , era bonito os F-5 do Esquadrão Pampa em cinza fantasma
A camuflagem atual é horrivel
O avião de caça mais lindo que ja vi na minha vida! E o mais barulhento também...
Um primor...
Eles eram tapa buraco porque na ocasião da saída dos m. 3 ainda não se tinha definição concreta sobre a substituição porque a decisão do FX foi muito atrasada.
Eles ,os m 2000 usados e bem usados , tinham pacote de assistência e peças sobressalentes por certo tempo apenas e apoio por pouco tempo.A FAB ainda esticou mais alguns anos além desse limite.
Se voassem por mais tempo teria que ser comprado um novo pacote de assistência e peças..
Abraço do veio Walter
Ws// analista militar
Ramo Franciscano
Ordem do Templo
Já mencionei no outro canal.. mas o Mirage é a minha porta de entrada para o mundo da aviação militar.. a paixão que tenho por essa aviação é graças e essa belíssima maquina. Sou de Campinas, e na Guerra das Malvinas, os Mirrages fizeram treinamento aqui no Aeroporto de Viracopos, tive a oportunidade de entrar na pista e tocar a asa do Fighter quando ainda tinha 8 anos de idade. Mirage é nostalgia pura.
Que momento hein...inesquecível !!! Aqui no RJ voavam nas idas e vindas na BASC na zona oeste da cidade do Rj ...Tem um no MUSAL , também tive oprtunidade de tocar e até conversar com pilotos que trouxeram eles da França !
@@fabiocabral3884 Mirage é vida... rs...sou apaixonado desde que o ví aqui na cidade quando criança. Esse Fighter se fosse atualizado em Avionicos, ainda daria um boa segurança ao BR. Abs
Sou de Anápolis-Go e o mirage aqui é tradução, tem uns 3 aqui exposto pela cidade
Hoje é monumento aqui em Anápolis.
Há vários espalhados pela cidade!
Dinheiro jogado fora. Se é pra fazer monumento compra só a carcaça. É muito mais barato!
@@candeia6255em Belo Horizonte tinha um helicoptero da guerra do Vietnam pendurado no teto de uma loja de roupas
@@candeia6255vc acha
Eu lembro dos sonic boom que os Mirrages faziam no interior de Goiás próximo a Base aérea de Anápolis, até tremia as janelas de casa, depois que se aposentaram nunca mais escutei aquele belo som.
A linha Mirage pessoalmente é a linha mais bonita de aeronave o histórico de vitórias e ações de combate na mão dos israelenses é lendária na história da aviação, no Museu no RJ ( Musal ) temos alguns exemplares expostos o Mirage 2000 apresenta linhas e pintura magnífica vale muito a visita.
Os Mirages poderiam retornar para substituir os AMX A1 e os A4 da marinha que não pretende voltar a operar porta aviões priorizando os meios navais como fragatas,submarinos,corvetas,destróiers e navios patrulha de 500 toneladas e assim eles mantêm a aviação naval com caças mais modernos e a FAB mantém o modelo par com os gripens.
Mas os israelenses têm tecnologia pra eles mesmos fazerem as atualizações e modernização.
Como já disse, se é pra fazer monumento, compra só a carcaça
@@augustojosedesouza4943Ou como o que deveria ter sido feito a muito tempo, adquirir F-16 Block 40/42 que cumpririam o papel de preencher o número de aeronaves que por razões de planejamento/dinheiro o programa Gripen E/F não irá substituir por completo.
Outra opção seria os F/A-18 SH, pois usam o mesmo motor do Gripen E (GE F-414), o que auxiliaria a parte da manutenção e operação conjunta com a aviação da MB em caso de aquisição conjunta. Mas francamente, na área de aviação, a MB deveria focar mais em aeronaves de patrulha e drones no momento.
@@Skyraider356F O Gripen acredito que só venham para tomar o lugar dos F-5 e mesmo vindo mais lotes não acho que substituem os AMX-A1,nesse caso seria uma boa adquirir F16 ou F15 via FMS ou o M-346 da Leonardo que tem funções e estética do AMX-A1.
Eu lembro que o governo Francês na época da visita ao Brasil (acho que em 2013, não lembro) ficou constrangendo o governo brasileiro para declarar que iria comprar os aviões franceses ao invés de outra opção. Declaração esta que acabou vindo, mas só serviu para gerar mais confusão e depois acabou até sendo mais um fator para a FAB escolher os Gripen e não correr o risco de ser acusada de favorecer os franceses na licitação!
Não se deve deixar que esse tipo de pressão de jornalistas e governos afete decisões importantes como esta nunca!
Foi em 2010
@@pablopereira3232 Verdade! Obrigado Pablo!
Na vdd era uma escolha do Lula que causou mal estar com seu ministro da defesa, já que naquela época a FAB já dava preferência ao Gripen..
@@rafaelrp07 Não tem nada de escolha do Lula não! No estado é tudo feito por licitação! Somente compras de emergência são de livre escolha!
Vai falar que aquele pilantra não ganhou nada com isso@@alexandermoriarty9167
O Brasil é um país muito rico, tem grande disponibilidade de caças de diversos modelos. Não tem problemas em aposentar aviões pouco usados... rsrsrs
Saudades desses deltas sobre os céus de Anápolis ! São os mais belos caças! 🔥
Sem dúvida,poderiam retornar para fazer par com os gripens e substituir os AMX-A1
@@augustojosedesouza4943 sim, uma pena não terem sido modernizados, e durado mais alguns anos
@@Jean3478 Sim poderíamos modernizar eles e depois com essa parceria com a Dassault adquirir o Rafale para fazer par com os gripens e os franceses entregam rápido os caças.
Acho que uma coisa mais significativa de todo este processo foi a aquisição de tecnologia e a qualificação da EMBRAER como um importante fabricante de aviões e produtos de defesa.
Pelo que li numa das revistas especializadas da aviação o preço de comprar foi bom mas o custo de revisão na França era muito caro e foram usados pra treinamento dos pilotos aumentou o desgaste prematuro das aeronave
Mas iriam usar em quê? Os últimos tiros de avião de caça aqui no Brasil foram dos Super Tucanos contra avião de traficante
@@candeia6255Ter uma aeronave de caça com uma capacidade de payload e raio de combate muito boas.
A operação dos A-29 ST contra aeronaves empregadas pelo tráfico, mesmo que tenha mais “ação real”, não elimina a necessidade de vetores mais capazes.
Tive a oportunidade de entrar em um caça mirage em Brasília, simplesmente uma aeronave fantástica...
Esse foi o caça mais bonito que a força aérea brasileira ja teve🌟
O Mirage é um dos mais belos do mundo. gosto muito desse caça, se fossem os Mirage 2000 - 5, acho que o Brasil até poderia ficar usando por mais tempo, mas os 2000 são caros e antiquados.
AEROMIL, como sugestão minha faça um vídeo ou uma série de vídeos falando dos Century Fighters, a série de caças norte americanos criada nos anos 50, até hj só encontrei vídeos em português falando do F-104.
Os integrantes são:
North American F-100 Super Sabre
McDonnell Douglas F-101 Voodoo
Convair F-102 Delta Dagger
Lockheed F-104 Starfighter
Republic F-105 Thunderchief
Convair F-106 Delta Dart
Sou de Anápolis, aqui temos 3 mirage 2000 servindo de decoração na praça americano do Brasil, na praça do especialista e na entrada da base aérea.
Faz um vídeo contando o caso de um combate aéreo que aconteceu em 8 de Outubro de 1996 em que um Mirage 2000 da Força Aérea Grega🇬🇷abateu um F-16 da Força Aérea Turca🇹🇷.
Ótima resolução dos fatos como explicação a respeito dos Mirage 2000 na FAB Evaldo! Está de parabéns pelo ótimo trabalho informativo divulgado no Aero mil Evaldo.👍
Parabéns pelo canal! Precisando de imagens é só chamar!
Me lembro da epoca os caças vieram como um tapão e por isso com contratatos de manutencão limitado... Ate a chegada do Grinpem .... Mas no ano de 2010 ainda não .. Havimos escolhido um subistitudo para os F 5
Olá ! Ótimo Vídeo !
Por gentileza sugestões de vídeos: Sobre o Panavia Tornado ( ""O F14 que deu certo"" ).
Sobre o Douglas A-1 Skyraider.
Obrigado pelos vídeos.
O F-14 Tomcat "deu errado"?
É cada comentário sem noção...
@@argoscarreiro7415 é de sangrar os olhos!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkk
Eu tive varias miniaturas do F5, aviao qoe teve seu apogeu, maravilhoso.
O mirragi é lindo de mais . O tornado também .
Show de bola, Parabéns pelo Vídeo, bem que poderiam deixar ao menos um exemplar ativo para demonstrações nos portões abertos !!! Presenciei na BAAN os últimos voos nos porões abertos e foi inesquecível !
Quem conhece os Mirages sabe o quanto foram importantes!
Excelentes video, tudo que foi falado acompanhamos com militares da base aérea de Anápolis aonde ficavam baseados os Mirage. Como sempre a Força Aerea Brasileira juntamente com a Embraer fazendo milagres, pois nossos governos não se interessam em defesa. Ta uma saudade do barulhos dos motores dessa aeronave, sabiamos que uma ia decolar ouvindo o som do motor de casa.
exatamente
Só vão se interessar por defesa quando o Brasil
sofre um atentado. DEUS NOS AJUDE QUE ISSO NÃO ACONTEÇA.
O Eterno e Poderoso Mirage 2000 o Pássaro Supersônico do Brasil🇧🇷🌟🔰para Sempre👏🏻😃🤝🏻😄👍🏻
Faz um vídeo falando sobre a Operação Mistral,um exercício militar de combate aéreo simulado em que pilotos de caça brasileiros que pilotaram o Mirage 3 da Força Aérea Brasileira🇧🇷🔰enfrentaram e derrotaram os pilotos de caça franceses do Mirage 2000 da Força Aérea Francesa🇨🇵.
É um dos caças mais lindos já feitos
Sempre um show de imagens e informações!!!
Gostaria que FAB tivesse adquirido os F16 americanos teríamos mais apoio deles más com os Gripens foi TB bela escolha com transferência de tecnologia Belo trabalho no canal abração
A manutenção do f16 custa o dobro do grinpin a transferência de tecnologia do grinpin valeu mais a pena
Os Mirages 2000 do Peru são da mesma época de fabricação dos utilizados pela FAB e ainda estão operacionais
Porque é o que eles têm, além de alguns MiG29. Queriam modernizar seus Mirage 2000, mas o valor era muito alto. Estão no padrão original, praticamente, até hoje... Já a FAB não queria os Mirage 2000. Queria aviões novos (entre os que concorriam no F-X2). A compra dos Mirage 2000 foi política, não técnica.
Por isso não quis estender seu uso por mais tempo.
Podíamos transformar os nossos em drones assim não iriam precisar de muita coisa.
@@candeia6255ia ser só dor de cabeça, melhor deixar como aconteceu.
Transformar um avião antigo em um "drone" não é fácil, nem seria possível na época com as tecnologias da época e a FAB e a EMBRAER não tinham a capacidade e o dinheiro para um projeto tão inovador. Sem contar com uma coisa, a França iria permitir tal ideia?
TOP...TENHO.TAMBEM.A.FOTO.DO.MIRAGE.SHOW..
Esse avião é muito lindo , vi de perto na FIDAE no Chile .
Os Mirage 2000 sao franceses, os F5 americanos, temos como exemplo o Peugeot Frances e o Maverick Americano, voce pega um Peugeot com 2 anos de uso ou as vezes novos, e sao uma dor de cabeça, não saem da concessionaria, e quando voce perde a paciencia vai direto pro demanche, depois voce pega um dinossauro fabricado em 76 chamado Maverick, coloca uma bateria nova e um radio com MP3, da na partida e viaja, é o mesmo com o Mirage e F5, o Frances com metade do tempo de uso vai direto pro ferro velho, e o F5 voce troca o radio e segue a vida. Peugeot dos Ares
Os Mirage-2000 são lindos. Deixaram saudades.
O Gripen já tinha sido escolhido pela FAB, mas a política, na época, não respeitou a escolha técnica.
Trabalhei na FAB justamente nesta época.
gosto do miragem 2000 nada a reclamar sobre eles. fiquei triste quando tiraram ele.
Eu ainda acho o f5 muito bonito ate hoje...
Lembrei que dizem que um desses mirage 2000 era o mirage preto do filme cavaleiros do ar ...
Antigão ! Poderia ter transformados em aviões drones , já imaginou uma plataforma dessa com radar de busca e ataque ?
Esses mirage se fossem modernizados seria caro, sem contar que alguns já apresentavam fadiga estrutural seria um pesadelo financeiro.
“Pesadelo financeiro” que outros países conseguem e realizaram no passado, vide a IAF. Aeronaves e material bélico em geral, especialmente que trazem muito em capacidades, sempre serão caros. O problema é a leniência/falta de organização do GF/MD.
Boa noite! Ótima matéria! Antes nós tivéssemos comprado mais f5 e modernizados!
Sugiro um vídeo sobre aviões preferidos de cada um (independentemente do tipo ou funcao) . . . Vc iniciaria c/ os seus . . . Parabens pelos seus Canais ! ! !
Achei que a participação do Brasil no projeto AMX com a Italia iria trazer alguma experiencia mas infelismente ainda precisamos comprar de fora, espero que a " experiencia" obtida com o Gripen traga alguma coisa dessa vez...
Claro que trouxe. Se a Embraer, é hoje, consegue projetar e fabricar os E-Jets, o KC-390 e mesmo integrar armas e sistemas em aviões diversos e está capacitada a participar do desenvolvimento de um caça multifuncional como o Gripen E/F, é porque se qualificou para isso com o Programa AMX.
Não se transfere tecnologia para uma empresa que não tem capacidade de receber essa tecnologia.
Mas mesmo assim acho que a escolha pelo gripen foi desastrosa ja que ultrapassou varias vezes a expectativa de entrega.
@@souzamendes7178 ao contrário. A as entregas seguem o cronograma estabelecido, após o contrato entrar em vigor, em 2015, e que foi renegociado em 2021, esticando as entregas em 3 anos, para adequação ao cronograma financeiro, afetado pela pandemia de Covid-19. Não há nenhum problema de ordem industrial para a entrega das 36 aeronaves do primeiro lote de 36, tanto que a maior parte dos aviões (25 unidades) serão entregues entre 2025 e 2027, sendo montadas nas linhas de produção da Saab e da Embraer.
Por se tratar de uma aeronave em desenvolvimento, é normal que esses prazo de entrega sejam maiores do que para aeronaves que estejam em produção plena há muitos anos. Mesmo assim, encomendar um caça novo não significa recebê-los imediatamente (a menos que sejam usados). A Finlândia, por exemplo, encomendou 64 F-35 em 2023, mas só vai receber os primeiros aviões em 2026.
Veja o cronograma original e o revisado, no quadro no link. Na verdade, estamos com atraso na entrega de dois aviões apenas, que deveriam ter sido entregues no final de 2023, mas veio apenas um (o FAB 4108). O 4109, deve ser enviado no final deste mês ou em março, dependendo da disponibilidade de um navio. Os FAB 4110, 4111 e 4112 devem chegar até o final de 2024. Aliás, a partir do FAB 4110, os Gripen da FAB já serão entregues com os novos elevons de maior área (que deixarão os Gripen ainda mais manobráveis) e com software revisado. Os 8 já entregues (7 em operação no 1º GDA e um cumprindo testes em Gavião Peixoto) devem receber as modificações a partir do fim de 2024, à medida que forem para a revisão de 300 horas de voo em Gavião Peixoto.
www.dropbox.com/scl/fi/8hpgte3hfiozufx3ymyi3/Quadro-1-72dpi.png?rlkey=bda3ppxqbgke5ki2foumz3ofz&dl=0
Pq a FAB não sabe administrar NADA!
🍉🍉🍉
Nessa época o BR estava vivendo uma grande corrupção política.
Nossas forças armadas são guerreiras, sobrevivendo como pode😔 para defender bandidos: corruptos, políticos. Parabéns FAB 🙌
Mirage 2000 é uma belezura!!
então acabou sendo melhor fazer um upgrade no golzinho quadrados do que mexer nos Citroens mais novos,seria muito complicado.😂
kkkkkkk exatamente
Comentário sensacional hahahaha
BMX na mão de obra #cubacolombizumzu
T
Porque foram comprados usados, com manutenção e suporte técnico da fuselagem e motores para 1.000 horas de vôo. Era uma solução temporária para obsolescência em bloco dos vetores da defesa aérea. Não adiantou nada, os F 2000 se aposentaram e os F 5M, cujas primeiras unidades foram entregues em 2002, também estão no fim da vida útil tendo 3 esquadrões desativados desde 2020.
VC DEVERIA TER COMENTADO Q FIM LEVOU ELES FORAM VENDIDOS COMO SUCATA OU COMO REPOSITOR DE PEÇAS QUE USAVAM O MIRRAGE
Um dos aviões mais bonitos de todos os tempo na minha opinião.
Eu sempre falo "Ótima aula"👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ninguém entende ou se quer enxerga o problema real do Brasil.
Quase metade do nosso PIB anual é comprometido com o pagamento de amortização de juros da dívida brasileira!
Uma dívida sombria, não sabemos o quanto já pagamos, o quanto devemos!
Metade do PIB para pagar dívidas, camarada!? Será que você não quis dizer metade do orçamento público? E mesmo assim, não chega nem perto disso. Se não sabe das coisas é melhor não escrever nada.
Além do mais, o problema não são os juros e, sim, os gastos desastrosos dos políticos que fazem a dívida crescer.
@ deixa eu ver se eu adivinho, você acredita que o problema são as estatais e a aposentadoria né ?
@@Golgatti Pois você sabe qual o peso do déficit da previdência no orçamento público? Hoje, é quase a metade dele. E não é questão de acreditar ou não, é fato mesmo.
@ a presidência não é deficitária, as DRU saqueiam a previdência
Assistindo de Londrina PR
A estória que ouvi foi que apesar do pessoal da FAB ter escolhido as células em melhor estado (ou menos piores) disponíveis os franceses disponibilizaram as piores.
As 12 células vieram do primeiro lote de 37 Mirage 2000C/B produzidos e todas passaram por um completo Overhaul, sendo habilitadas para voarem por mais 1.000 horas, ou 5 anos, considerando um esforço aéreo anual de 200 horas de voo/ano por célula. Não havia muita diferença entre as células ofertadas.
A melhor coisa que os narigudos fizeram depois que chegaram no Brasil foi fazer um show inesquecível em Brasília...
Governo tem que investir na indústria militar nacional.
Com conhecimento ganhamos tecnologia, independência e empregos.
Meu favorito, pra min o mais bonito, uma coisa que não pode faltar nos Gripen de AN é o Jaguar na ponta do EV
A prioridade de investimento do Brasil são nos políticos, quem realmente cuida do povo brasileiro...😅
Que vídeo top! Sem querer fazer trocadilho um filme aí 😁
Esses mirage jamais devia ser desativado
60 milha por 12 aparelhos foi uma excelente barganha, o tipo de negócio que os brazucas não negam kkkkkkkk agora, seria bacana ver a FAB crescendo com o Gripen C/D e depois adquirindo os E/F, os suecos tem boas ofertas e bons produtos também, além de serem um fornecedor neutro de tecnologia e interessados em vender.
A sorte do Brasil que o país está situado na América do sul que e mais pacífica ,se não o Brasil já nem existiria mais
Nunca vi um Mirrage da FAB voando. Vi em terra. Esses caças em deltas são lindos
Uma das aeronaves mais lindas que já vi
Excelente vídeo
Lembro deles voando aqui no Rio... um barulho ensurdecedor 😂😂😂
AMEI O CONTEUDO DO VIDEO ATÉ PQ SEMPRE FOI UMAS DAS MINHAS DUVIDAS. PODERIA FAZER UM SIMILAR MAS COM OS CAÇAS AMX? PQ TIPO, TEMOS ELES EM MAIOR QUANTIDADE EM RELAÇÃO AOS F-5, MAS BOA PARTE ESTÁ SNEDO APOSENTADA OU CANIBALIZADA PARA DURAR. PQ A FAB NÃO REAPROVEITA OS AMX OU MODERNIZA PARA MAIOR TEMPO DE USO OU ATÉ MESMO FABRICA VERSÕES ATUALIZADAS???
Faltou dinheiro para modernizar os AMX. Primeiro, seriam 43 os modernizados. Depois, baixaram para 32, depois 24 e, finalmente, 14, dos quais apenas 11 foram concluídos e estão sendo operados em conjunto hoje pelo 1º/10º GAv e pelo 3º/10º GAv, na Base Aérea de Santa Maria.
A produção dos AMX foi em 3 lotes e por mais tempo do que o desejável. Por isso, vários itens entre os 3 lotes são diferentes, o que obrigava a FAB a manter 3 caudais logísticos diferentes. A modernização resolveria isso, substituindo todos os equipamentos obsoletos e diferentes entre os 3 lotes produzidos, por itens padronizados. Porém, a redução do número de unidades modernizadas acabou por criar uma 4ª linha logística, complicando ainda mais o problema. Com isso, a FAB decidiu dar baixa nessas aeronaves, antes mesmo dos F-5, que possuem maior padronização e existem em maior número, o que reduz o custo operacional.
Pra mim a incompetência da FAB a falta de interesse do governo e a real culpa de tanto gasto com aeronave , na verdade no que se refere a defesa em geral . Pagamos um monte de salários e não tem gente de competência para desenvolver caças aqui nem vou citar navios no geral agora reclamar e dar desculpa isto ai agente escuta toda hora se tocar no ponto de desenvolvimento. Pra mim tem gente que ganha com estas compras sempre tem.
Muito bem!
Ciertamente, con la llegada (muy atrasada) de los JAS Grippen 39NG a Brasil, comenzará a tener un caza generación 4+ bastante competente. Sin embargo... les doy una idea que bien puede servir. Tomen esos caza Mirage 2000 y realizarles una copia modificada (de esa forma, no tendrán problemas con el contrato con Francia). Me refiero a: una nueva planta motriz (llegada de Rusia, China, Corea de Sur, India, o otro país que a la final no supongan problemas a futuro). Una entrada de aire tipo "DSI" como se está usando hoy en dia, que resultan más prácticos y funcionales que los usados por el Mirage 2000. Los sistema de navegación y control de tiro... sugiero que sean del tipo "código abierto", en ese tema... fácilmente los puede ayudar China, quienes ya los usan desde hace unos años en sus aviones militares y civiles, y al cual puede operar los sistemas de armas de diferentes productores (tomen como ejemplo el L-15 chino, que usa ese sistema adaptable al cliente). El fuselaje sería elaborado con materiales compuestos, que son más furtivos y livianos, lo que daría al caza mejor y mayor rango operacional y funcionalidad en misiones a profundidad. Con ésta idea trato de mostrarles que... en vez de gastar una enorme cantidad de dinero comprando cazas a otros países, bien puede Brasil crear sus propios cazas y cubrir sus necesidades de defensa aérea, sin los típicos obstáculos que ese tipo de adquisición conlleva. Imagínense un caza parecido al Mirage 2000, con un motor AL-41F1, con un radar AESA a su elección, con entradas de aire del tipo DSI, con fuselaje con partes de grafeno, con aleaciones de titanio o de tungsteno, y cerámicas de alta resistencia, se les colocaría antenas receptoras en las alas (como el Su-57), un sistema de reabastecimento de combustible retráctil, y otras cosas más. Claro está... ésto último es solamente un ejemplo, no digo que tenga que ser así. Ya Brasil ha demostrado su capacidad de diseñar y fabricar aviones civiles y militares, así que... éste reto no supondría un meta imposible para los ingenieros brasileños. Piénselo bien.
que video de qualidade !!!!!!!!!
Comprar armamento estrangeiro não se limita somente a aquisição. Depois vem a manutenção e transferência de tecnologia. Esses mirage 2000 custariam muito caro, pois deveríamos comprar outro pacote com peças e tudo mais.
Mesma coisa vai acontecer se a gente comprar esses F16 dos EUA, vai demorar anos para chegarem e temos o problema das peças e tudo mais.
Para vcs terem a ideia, a Argentina faz uns anos comprar uns Mirrage navais, aquela pompa de presidente latino, festa entrevista......nunca voaram os explosivos dos acentos venceram e a Inglaterra não pode vender a Argentina armamento pela Malvinas.
Lembram do porta avioes São Paulo, só desmanches franceses poderiam fazer o trabalho.
Conclusão, se não tivermos uma indústria bélica própria, rasgamos dinheiro.
Lembrei do filme: Os cavaleiros do ar, com o mirage.
Ótimo vídeo!!
Só faltou falar sobre o Mirage 2000 BR fabricado entre parceria entre Dasssult e Embraer
Ele não fala mentira !!!!!!
@@765vasco Pesquisa.
O Mirage 2000 BR era o mesmo Mirage 2000-5 Mk2 mencionado no video, que foi oferecido no F-X1, de 1996. Caso fosse o escolhido, seria montado no Brasil pela Embraer.
Para manter uma aeronave operacional ~e necessário que seja feita a manutenção correta, essa manutenção vai desde um disco de freio até peças do motor e eletronica. A responsabilidade por executar essa manutenção na FAB é dos parques de material aeronautico. O parque de material aeronautico tem um parque industrial tecnologico e pessoal que deveria resolver todos problemas com relação a manuntenção. Para isso a FAB gasta milhoes na formação de pessoal especilaizado como sargentos especialistas, oficiais engenheiros e ainda contrata empresas civis nacionais ou estrangeiras. Com isso se minimiza os custos de manutenção se comparado a enviar ou rtazer pessoal da Dassault ou de outro fabricante para executar o serviço. Acontece que os parques existem desde 1943, foram formados pelso USA como esforço de guerra, para manter fora dos USA capacidade de fabricar aeronaves e revisa-las. De lá pra cá, a FAB criou esses c entros educacionais para os militares na área Aeronautica. Porém com o fim do governo militar, com a democracia assumindo o governo, outras prioridades tomaram o lugar das FAA, Além do que, interesses escusos como contratos blionários com empresas estrangeiras começaram a. substituir os serviços dos parques, e o pior de tudo, a desqualificação da mão de obra, técnicos sendo formados precariamente, engenheiros sem condições de enfrentar os desafios, isso tudo se iniciou no período de 86 em diante, e cada vez piorando mais, ao ponto dos Governso de esquerda como o do PSDB e PT em SP, fazer um esforço enorme para desativação dos PAMASP, o mais bem equipado da FAB, fazendo leilões do maquinário, e reduzindo todo trabalho que ele exevutava, diminuição de pessoal, dinheiro até para o almoço foi cortado, ou seja, fizefam um sucateamento do PAMASP, PAMAGL, PAMARF, e outros. Esses PAMAs faziam a manutenção de toda frota da aeronautica com a capacidade de fabricação de peças, foi criado no início dos anos 80 as comissões de nacionalizacão aeronautica, em SP, CABSP e em NY , Europa, e outrras, para poder nacionalizar o maior número de itens e assim manter as aeronaves voando. Os F5, F103, C-115, C-130, C-95, AT26 , P-16, etc etc, tinham grande partes das suas peças fabricadas nacionalmente. Era um processo de engenharia reversa, levantamento de desenho, material, priocessos etc, .Todo esse trabalho foi feito desde os anos 40, formando pessoal e capacidade de executar, daí saiu a Embraer, da FAB. Com a destruição da capacidade tecnológica da FAB no setor de manutenção e a falta de dinheiro para pagar os estrangeiros para executar o serviço, os Novos Mirage 2000, assim como helicópteros MI35 e outras aeronaves tiveram sua vida reduzida. Eu acho que as pessoas que votaram nesses governos esquerdistas não tem noção do mal que fizeram para nação brasileira e para seus descendentes, principalmente os que pretendem seguir a área ténica de todos setores. Um. exemplo, chegou o tempo de fazer uma revisão numa peça da aeronave, para isso vamos desmontar a peça, soltamos os parafusos, os ferno etc, retiramos a peça inspecionamos e ela retoranará ao lugar, para isso, vamos ter que trocar uma junta, um o ring, um parafuso, uma arruela etc, onde você vai arrumar esses simpels itens, nos fabricantes no exterior, e vai pagar em Dolar muito caro, um parafuso simples vai custar caro e o pior, vc tem que obrigatoriamente usar o parafuso dele, senão vc NÂO PODE VOAR, então, nessa hora entra a sua engenharia que desenvolve o parafuso e assume o risco, para isso vc tem que fabricar a peça no mesmo nível ou melhor que eles, e acreditem isso é plenamente possível desde que haja pessoal e equipamento capacitado, e o interesse da FAB e acima dela do Governo federal. Quando eu vejo esses videos de especialistas no assunto tenho a certeza que realmente houve a destruição total da capacidade tecnologica da
FAB,
Servi na FAB e o que se comentava na época era que as manutenções dos motores eram feitas na França e custavam, na época, R$100.000,00 por motor, sem contar a demora das revisões.
Algumas cenas aí são do filme: Les Chevaliers du Ciel, muito foda esse filme!
Se não pagassemos tantos juros na dívida publica, sobraria mais dinheiro para o governo pagar os investimentos de q necessitamos. As despesas com juros da dívida pública do Governo Central somaram R$ 614,55 bilhões. Enquanto q em 2023 os salários do funcionalismo público federal custaram apenas R$ 369,4 bilhões.
Grypen , fenomenal
6:23 os frankensteins da fab kkk
O Mirage 2000 além de ser operado pela França🇨🇵também é operado ainda hoje na Grécia🇬🇷,na Índia🇮🇳e em Taiwan🇹🇼,sempre vai ser o melhor avião de caça que o Brasil🇧🇷já teve e que será lembrado para sempre👏🏻😃🤝🏻😄👍🏻😁✌🏻🌟🎖️🍾🥂🔰🇧🇷🤝🏻🇫🇷🤝🏻🇬🇷🤝🏻🇮🇳🤝🏻🇹🇼
Existem os do Quatar ,com baixa horas de voô...12 unidades à venda !!!
Mirage 2000 é meu garoto no DCS
E do sukhoi 27 ou 35 e mig e sua variação seria uma boa.
Me lembro do filme cavaleiros do ar
Alguns trechos do vídeo são do filme,que diga se de passagem é muito bom.
Lindas aeronaves para o MUSAL e monumentos em bases aéreas
O problema não e o avião e sim o motor a jato e a tecnologia embarcada
Os políticos e a FAB querem aviões mais baratos, para manter as pensões para seus oficiais
Nada a ver.
@@PauloPereira-jj4jvtudo a ver
Tudo a ver parceiro só a sabe a realidade quem e da caserna ou quem tem parente oficial..
@@PauloPereira-jj4jv imagine o quanto daria pra investir na FAB com todo esse dinheiro, o que não é pouco, em caças e outras aeronaves?
A FAB só trabalha com o recurso financeiro que lhe é disponibilizado
Não tinha um bilhão naquela época agora tem 4, 5 bi de dólares pra comprar 36 mosquito ?? Caça inadequado pro Brasil
Nossas forças armadas sempre foram negligente na segurança dá nação enquanto não mudar o nosso comando geral vão continuar assim negligentes
O valor real da compra dos mirrage 2000 , é de 80 milhões de euros .
Vejam o vídeo no youtube :
Chegada do Mirage 2000 ao Brasil
Apenas uma curiosidade, todos vieram voando para o Brasil...um C-130 fez esse apoio...!!
Salvo engano, fizeram escala nos Açores em Portugal antes da pernada longa da travessia oceânica !
Vc poderia fazer um videos em comparação do F18 e F15 ja que sao norte americano sao da mesma geração e mesmo valor e para cada um serve exatamente
Gostei da sugestão. Acho que o F-18 é mais ligado à marinha.
@@FabricioAguirre sim sim mais as duas aeronave são show né eu gosto mais do f18 e sua variação
@@fabricioselvatici9613 o F-15 Eagle é resultado de uma concorrência da USAF para um caça de superioridade aérea para substituir o F-4 Phantom e voou pela primeira vez em 72. Já o F/A-18 Hornet é resultado de uma concorrência da USNAVY para substituir o F-14 Tomcat, que era um caça muito grande, muito completo, muito caro e já estava ficando obsoleto; ele voou pela primeira vez em 74/.
O F-15 é um caça desenvolvido para a força aérea, primordialmente para para superioridade aérea e o F-18 para a missão de ataque da marinha e dos fuzileiros navais. Ambos foram desenvolvidos pela McDonnell Douglas, hoje Boeing.
Só falta saber se os F-5M e até mesmo os Gripen tem/terão mísseis novos, modernos e potentes capazes de defender o Brasil em caso de necessidade.
Gripen é o melhor 4 Gen ++ do mundo
@@nero9974 eu não falei que era ruim, mas de nada adianta o melhor caça do mundo sem mísseis e manutenção em dia, por isso no meu comentário perguntei se o Brasil tinha mísseis bons e modernos pros caças.
A FAB adquiriu dois dos melhores mísseis ar-ar do mundo para equipar os nossos Gripen: o MBDA Meteor, guiado por radar e com capacidade BVR (superior inclusive aos AIM 120 AMRAAM americanos e aos R77 russos) e o Diehl IRIS-T, de curto alcance (WVR) e capaz de ser guiado para alvos fora da linha de visada por meio de miras montadas no capacete Targo dos pilotos (produzido pela AEL Sistemas, de Porto Alegre). Vários lotes desses mísseis já estão no Brasil, nos paóis da FAB.
Os F-5EM/FM operam com Mísseis Derby BVR e Python 4/5, de produção israelense, sendo esses últimos também podendo ser orientados pela mira montada no capacete DASH 4, usados pelos pilotos brasileiros.