São Paulo VI o Papa do ecumenismo
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- São Paulo VI o Papa do ecumenismo
Nasceu Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini em 26 de setembro de 1897 . Foi Pontífice durante 15 anos, de 21 de junho de 1963 até 6 de agosto de 1978.
Assumiu o Papado quando acontecia o Concilio Vaticano II.
Homem com visão o Papa Paulo VI nomeou para o Colégio Cardinalício os seus três futuros sucessores: Karol Wojtyla (Papa João Paulo II) em 1967, Albino Luciani (Papa João Paulo I) em 1973 e finalmente Joseph Ratzinger (Bento XVI) em 1977.
Vinha do seio de uma família católica, muito comprometida com a política e a sociedade. Giudetta Alghisi -Giorgio Montini
Nos últimos quatrocentos anos (1541 a 1937) teve em sua família 1 arcebispo, 14 cardeais e 6 Papas.
Nasceu na cidadezinha de Concésio próximo a Brescia, tendo entrado no seminário nesta cidade com 19 anos e 4 anos após recebeu a ordenação sacerdotal.
Foi enviado a Roma para continuar a estudar filosofia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, e Ciências Humanas na universidade estadual.
Formou-se em Direito Canônico, em 1922, e em Direito Civil, em 1924.
Montini serviu no Departamento de Estado do Vaticano de 1922 a 1954 onde foi um colaborador do Cardeal Eugênio Pacelli, ao lado do qual permaneceu até quando foi eleito Papa, em 1939, com o nome de Pio XII.
Naquela época Montini preparou o esboço do apelo pela paz, que o Papa Pio XII lançou, através do rádio, em 24 de agosto de 1939, às vésperas do grande conflito mundial: “Com a paz, nada se perde! Com a guerra, pode-se perder tudo!" Mas o apelo foi inutil.
O Papa Pio XII o nomeou, em 1954, arcebispo da Arquidiocese de Milão.
Em 15 de dezembro de 1958 Dom Montini foi nomeado Cardeal pelo Papa João XXIII o que lhe permitiu participar do Concílio Vaticano II.
Após a morte do Papa João XXIII, Montini foi eleito Papa, em 21 de junho de 1963.
Escolheu o nome Paulo, para indicar que tinha uma missão mundial renovada de propagar a mensagem de Cristo.
Um dos objetivos fundamentais de Paulo VI foi dar continuidade, em todos os aspectos, à obra do seu predecessor.
Por isso, retomou os trabalhos do Concílio Vaticano II, conduzindo-o com prioridade e direção fazendo mediações, favorecendo e moderando a maioria reformadora, até à sua conclusão do Concílio em 8 de dezembro de 1965.
O Papa Paulo VI estava comprometido com a difícil tarefa de implementar e aplicar as orientações, que emergiram no Concílio Vaticano II, frequentemente andando sobre uma linha entre as expectativas conflitantes de vários grupos da Igreja Católica. A magnitude e a profundidade das reformas, afetaram todas as áreas da vida da Igreja durante o seu pontificado. Atuou uma profunda ação transformadora com uma reforma da Curia em 1967 também criando novos organismos e instituindo o Sínodo dos Bispos e encaminhando a reforma do Santo Ofício
Paulo VI foi um devoto mariano, e publicando três encíclicas marianas.
Paulo VI procurou diálogo com o mundo, com outros cristãos,e com outras religiões do mundo todo, dando inicio na Igreja Católica do ecumenismo.
Ele foi o primeiro Papa a viajar de avião,iniciando por uma visita a Terra Santa onde se encontrou com o lider máximo da igreja Ortodoxa
O Papa Paulo VI visitou 17 paises nos 5 continentes onde pode conhecer a realidade destes países lhe permitindo escrever a Carta apostólica “Octogesima adveniens” de 1971, Escreveu Exortação apostólica “Evangelii nuntiandi” de 1975, sobre a evangelização do mundo contemporâneo.
Durante o seu pontificado ocorrerram muitas revolucões pelo mundo. Paulo VI procurava entender todos os assuntos, mas ao mesmo tempo, defender o princípio do fidei depositum, FIEL DEPÓSITÁRIO que lhe foi confiado.
Instituiu em 1967 o Dia Mundial da Paz, que passou a ser celebrado em 01 de janeiro de 1968 persistindo nos anos seguintes. até os dias de hoje.
O Papa Paulo VI chefiou a Igreja numa época de transição . À época assistiu-se à revisão mais profunda da liturgia católica dos últimos séculos, a mudanças no sacerdócio, e a um mundo em mudança de valores com as taxas crescentes de divórcio, uniões de fato, liberdade sexual e legalização do aborto e das técnicas anticoncepcionais. Entre a memória do seu pontificado sobressai a encíclica Humanæ Vitæ e as suas referências à sexualidade, que pode ser vista como inspiradora da atual moral sexual cristã.
Paulo VI faleceu na noite de 6 de agosto de 1978, com 80 ano. Foi beatificado em 19 de outubro de 2014.
O Papa Paulo VI foi canonizado pelo Papa Francisco em 14 de outubro de 2018.
Oração
Senhor, eu creio; eu quero crer em vós. Senhor, fazei que a minha fé seja plena. Senhor, fazei que a minha fé seja livre. Senhor, fazei que a minha fé seja firme.
Senhor, fazei que a minha fé seja forte. Senhor, fazei que a minha fé seja alegre. Senhor, fazei que a minha fé seja ativa. Senhor, fazei que a minha fé seja humilde.
Amém.