A percepção do mistério na realidade cotidiana e banal, creio eu, é já o discernimento estético, experiência de uma sensibilidade já tendente aos ângulos inéditos do que passa simplesmente aos olhos e ouvidos. Aí me parece que se encontram, entre si, a arte e a ciência. Lovecraft é bem um exemplo disto. A variação de tonalidade narrativa atesta, perfeitamente, o fenômeno.
Incrível a riqueza de detalhes (sombrios) usados nessa narrativa de Lovecraft! Escrevia muito bem esse homem! O oceano me causa medo! Não tenho nenhum interesse de sair da Terra para ir para Marte, por exemplo, mas preferiria ir aos confins do espaço do os dos oceanos! 🥴
E que tal ir ao Kepler-22, um planeta oceânico maior que a Terra? Imagine o que poderia existir - que terrores sem igual em nosso planetinha - no fundo de um oceano global com centenas de km de profundidade???
@@carlosabraao4583 Vixe! Esse aí que eu não ousaria ir mesmo! 😄 Li no livro "12° Planeta" de Zacharias Sitchin em que afirma que antes da Terra ser essa Terra que conhecemos fora um enorme planeta de água chamado "Tiamat".
@@marcosfagner2924 eu tbm li o livro do Sitchin. No fundo os proponentes da Hipótese dos Antigos Astronautas, ou Alienígenas do Passado, são herdeiros e continuadores de Lovecraft e Robert E. Howard, apenas mais otimistas (mais ao estilo de August Derleth, com seus Elder Gods propícios à humanidade terráquea).
@@carlosabraao4583 tem uma banda de rock da Bahia que fez uma ópera rock chamada "Anunnaki - Mensageiros do Vento" que aborda o tema do 12° Planeta. Pra quem gosta de rock, como eu, é uma verdadeira obra prima! Desenhos e músicas do mais alto nível e em português .
Muito obrigado senhor Marcelo por sempre trazer Lovecraft gosto muito do seu trabalho vc é eu ótimo narrador de horror...espero que sempre continue assim com muita saudade...fique com Deus e muito saúde para vc e sua família um abraço
Estou quase terminando de ouvir suas narrativas😍, mas gostaria que trouxesse mais Arthur Conan Doyle kkk, queria ouvir "o sinal dos quatro" na sua voz, muito obrigado pelo trabalho, vou seguir acompanhando.
Esse conto é realmente incrível. A forma como ele consegue passar um sentimento agridoce ao falar da praia durante o dia ao mesmo tempo que vai formando, na gente, um crescendo medo inconsciente, mas principalmente uma sensação de alienação e desoladora solidão. É realmente uma leitura que consegue mexer muito bem com os sentimentos dos leitores, isso, de forma natural e não abrupta. Enfim, parabéns por mais uma excelente narração, Marcelo. Muito obrigado! 😊
kkkkkk Fantástico, e também sua experiência em ilha comprida, eu passei fins de semanas lá tbm, o casebre que eu ia ficava 15 klm do boqueirão, passei momentos sinistros lá!
Rpz... conto incrível, é uma mistura de sinestesia, como se o ambiente fosse vivo e com sensações se misturando.. e uma falta de fatos cordenados cronologicamente, mas uma sucessão de imágens simbólicas que faz parecer um sonho
e é louco pq a historia é um sonho dele, e ele diz que "ganhou um prêmio" pela obra entregue, mas a obra entregue é essa, que ainda não estava feita, um looping
Marcelo, tem muitas páginas cultuando Lovecraft e King no facebook. Participe dessas páginas e divulgue seu canal por lá. Tenho certeza que o retorno será positivo.
Acho qu já ouvi umas dez vezes. A descrição de alguns objetos como se fossem vivos é uma forma incrível de criar uma força simbólica que a coisa representa na imaginação.
Sinceramente fico muito contente com sua interpretação dos contos! Certamente é o melhor intérprete que já vi no youtube Brasil! Como fã do Lovecraft tenho muita dificuldade em lidar com o fato que não concordo com o preconceito deste, mas ainda assim admiro profundamente seu trabalho de uma forma geral. Creio que como todo grande autor, você talvez não tenha percebido o quanto se aproximou do trabalho de lovecraft em sua obra: "O mistério de katã" o que me dá esperanças de ver mais obras similares de horror cósmico com a idoneidade suficiente para que não nos pese a consciência por detalhes controversos da visão do autor! Parabéns pelo maravilhoso trabalho! Forte abraço!
Console-se com o fato de que Lovecraft cresceu em uma época onde o preconceito era a regra e não a exceção na Europa e na América; ele foi um produto de seu meio, de uma família da Nova Inglaterra extremamente tradicionalista e preconceituosa; é muitíssimo diferente de ser ou assumir-se preconceituoso nos dias atuais, onde tal mentalidade é vista globalmente como retrógrada e moralmente condenável. Eu, pessoalmente, levo isso em conta. Caso contrário, não poderia igualmente ler as obras de outros autores contemporâneos de Lovecraft ou anteriores a ele, como Robert E. Howard, Edgar Rice Burroughs, Philip Francis Nowlan, Monteiro Lobato ou Menotti Del Picchia, todas eivadas de estereótipos racistas sobre povos negros e amarelos; e apesar de que alguns desses autores viveram o bastante para revisar suas concepções anteriores - após o festival de horrores da vida real que foi a Segunda Guerra Mundial - , Lovecraft não teve tal benefício, pois morreu em 1937. Isto para não falar de uma prática ainda mais abominável do que o preconceito puro e simples, que eram os "zoológicos humanos" na Europa e nas Américas, onde indígenas americanos, africanos, pigmeus, aborígenes australianos, mongóis e outras populações "primitivas" ficavam em exposição para o entretenimento dos "civilizados", para assim demonstrar a "superioridade" do homem branco cristão do Ocidente em relação aos povos não-brancos (ou "de cor") e não-cristãos "exóticos". A própria ciência de então defendia seriamente posições hoje consideradas universalmente racistas e sexistas.
Me considero um colecionador razoável de Lovecraft. Mas não conhecia esse conto onírico e poético do autor... realmente um dos melhores... Lovecraft foi um mago das palavras nesse magnífico conto, poesia pura. Fico imaginando na beira da praia a noite, ouvindo esse conto... Com certeza deve ser uma experiência única. A tradução desse conto ficou excelente. MAS SEM DÚVIDA A SUA NARRAÇÃO DESSA VEZ SIMPLESMENTE TRANSCENDEU...UMA DAS MELHORES NARRAÇÕES DESSE CANAL.
Se não leu ainda O Que Vem Com a Lua, então leia. É puro terror psicológico ambientado à beira-mar. Ou seja, o oposto desta poesia. (Parece que Lovecraft tinha mesmo uma estranha relação de amor/ódio para com o mar e o que ele contém.)
Uma das melhores aventuras do bárbaro cimério (em minha opinião) é A Torre do Elefante - e possivelmente uma das raras ocasiões em que o Conan encontrou-se com um ser extraterrestre (do distante planeta Yag).
Minha relação com o mar, ele me acalma, seja contemplando ao atravessar a baía da Guanabara, na barca (nas antigas), ou a noite, na curta praia vermelha, com o pão de açúcar de um lado, e um clube do outro, com o vento no ouvido e o cheiro da maresia no nariz.
A Sombra Vinda do Tempo é um dos melhores contos de ficção científica que já li (e os ythianos chegaram mesmo a fazer aparições e participações especiais nas histórias de outros autores, como o brasileiro Octávio Aragão - e até nas minhas!).
O Lovecraft era obcecado por sapões e homens-peixe, por quê? Alguém sabe? Tenho um primo que falava enquanto dormia também, quem não está acostumado se assusta de fato kkk. Agradecido por mais este trabalho de narração! Peço mais H. G. Wells, jamais encontrei o 'Fantasma Inexperiente' em português, espero que o senhor consiga nos brindar com a narração deste conto do Wells algum dia. Paz e prosperidade neste novo ano para todos!!
Lovecraft não economiza nos adjetivos para criar um clima tenso para no fim entregar um final tristemente anticlimático numa história em que bem pouco acontece. Enfim, mas a narrativa é ótima como sempre! Aguardando a conclusão de O Caso de Charles Dexter Ward.
Já li um conto de terror intitulado Mare Ignis, de cujo autor não recordo o nome (era um brasileiro), mas com um estilo narrativo incrivelmente lovecraftiano (o narrador é o único sobrevivente da tripulação de um navio destruído por um atroz monstro cefalópode escamado que expele um líquido cor-de-rosa mortalmente corrosivo e que parece ter emergido de alguma dimensão infernal).
Não deixa de ser irônico que Lovecraft sentia aversão por criaturas marinhas - muitos de seus monstros e aliens mais repugnantes eram claramente inspirados em formas de vida aquáticas ou anfíbias: Elder Things, Cthulhu, Dagon, Deep Ones, ythianos, bestas batraquioides lunares, criaturas verdes de Ib...
Lovecraft é uma lenda do terror! Obrigado por compartilhar estas excelentes narrativas!
Marcelo vc eo cara mano...sou seu fã meu brother
A percepção do mistério na realidade cotidiana e banal, creio eu, é já o discernimento estético, experiência de uma sensibilidade já tendente aos ângulos inéditos do que passa simplesmente aos olhos e ouvidos. Aí me parece que se encontram, entre si, a arte e a ciência. Lovecraft é bem um exemplo disto. A variação de tonalidade narrativa atesta, perfeitamente, o fenômeno.
Acredito que as pessoas hoje não tenham essa percepção das coisas,ele era incrível
Simplesmente perfeito esse conto,,escrevo poesia e sempre me inspira esses contos
Incrível a riqueza de detalhes (sombrios) usados nessa narrativa de Lovecraft! Escrevia muito bem esse homem!
O oceano me causa medo! Não tenho nenhum interesse de sair da Terra para ir para Marte, por exemplo, mas preferiria ir aos confins do espaço do os dos oceanos! 🥴
E que tal ir ao Kepler-22, um planeta oceânico maior que a Terra? Imagine o que poderia existir - que terrores sem igual em nosso planetinha - no fundo de um oceano global com centenas de km de profundidade???
@@carlosabraao4583 Vixe! Esse aí que eu não ousaria ir mesmo! 😄 Li no livro "12° Planeta" de Zacharias Sitchin em que afirma que antes da Terra ser essa Terra que conhecemos fora um enorme planeta de água chamado "Tiamat".
@@marcosfagner2924 eu tbm li o livro do Sitchin. No fundo os proponentes da Hipótese dos Antigos Astronautas, ou Alienígenas do Passado, são herdeiros e continuadores de Lovecraft e Robert E. Howard, apenas mais otimistas (mais ao estilo de August Derleth, com seus Elder Gods propícios à humanidade terráquea).
@@carlosabraao4583 tem uma banda de rock da Bahia que fez uma ópera rock chamada "Anunnaki - Mensageiros do Vento" que aborda o tema do 12° Planeta. Pra quem gosta de rock, como eu, é uma verdadeira obra prima! Desenhos e músicas do mais alto nível e em português .
Muito obrigado senhor Marcelo por sempre trazer Lovecraft gosto muito do seu trabalho vc é eu ótimo narrador de horror...espero que sempre continue assim com muita saudade...fique com Deus e muito saúde para vc e sua família um abraço
Muito bom
Estou quase terminando de ouvir suas narrativas😍, mas gostaria que trouxesse mais Arthur Conan Doyle kkk, queria ouvir "o sinal dos quatro" na sua voz, muito obrigado pelo trabalho, vou seguir acompanhando.
Obrigado pelo trabalho!
Marceloooo👏👏👏👏👏🥰🥰👆👆🙏🙏🙏🙏ESPETACULAR..OBRIGADA ❤😂❤😂😅
Vamos ouvir! Chuva torna melhor ainda!
Esse conto é realmente incrível. A forma como ele consegue passar um sentimento agridoce ao falar da praia durante o dia ao mesmo tempo que vai formando, na gente, um crescendo medo inconsciente, mas principalmente uma sensação de alienação e desoladora solidão. É realmente uma leitura que consegue mexer muito bem com os sentimentos dos leitores, isso, de forma natural e não abrupta. Enfim, parabéns por mais uma excelente narração, Marcelo. Muito obrigado! 😊
kkkkkk Fantástico, e também sua experiência em ilha comprida, eu passei fins de semanas lá tbm, o casebre que eu ia ficava 15 klm do boqueirão, passei momentos sinistros lá!
Rpz... conto incrível, é uma mistura de sinestesia, como se o ambiente fosse vivo e com sensações se misturando.. e uma falta de fatos cordenados cronologicamente, mas uma sucessão de imágens simbólicas que faz parecer um sonho
e é louco pq a historia é um sonho dele, e ele diz que "ganhou um prêmio" pela obra entregue, mas a obra entregue é essa, que ainda não estava feita, um looping
Não conhecia esse conto do lovecraft,obrigada por nos presentear com ele 🐙🐙🐙🐙
Eu também não o conhecia, apesar de já ter lido quase tudo de Lovecraft traduzido para o português.
Show
Já ouvi muitas vezes,pra mim é o melhor conto,, não tenho dúvidas 👏👏👏 pura inspiração
Sensacional...
Marcelo, tem muitas páginas cultuando Lovecraft e King no facebook.
Participe dessas páginas e divulgue seu canal por lá. Tenho certeza que o retorno será positivo.
Seu trabalho é um serviço prestado as pessoas. Parabéns e obrigado =)
(ainda quero sua narração de "A Sombra Sobre Innsmouth" rsrs)
Narração incrível! Você incorpora o conto enquanto narra, é realmente incrível!
Narração fenomenal! Marcelo Faváro é o melhor!!!
Sinto não comentar muito, mas assisto todos os vídeos. Obrigados pelas narrações! Parabéns!
Impecável a sua narração, parabéns!!!
Acho qu já ouvi umas dez vezes. A descrição de alguns objetos como se fossem vivos é uma forma incrível de criar uma força simbólica que a coisa representa na imaginação.
esse eu fico louco no parágrafo final.
Ótimo trabalho, como sempre!
Cara , ouvir esses contos , é melhor do que assistir um filme ; é muito relaxante ,e eu viajo...
Não conhecia este conto!! Obrigada 🐙
Nunca ouvi falar desse conto mas o título me tragou igual o mar noturno
Muito bom!!!
otimo conto como sempre
Hahahah, ri muito no final! "Ele pode gritar à vontade". Boa! XD
De tirar o fôlego.
Sinceramente fico muito contente com sua interpretação dos contos! Certamente é o melhor intérprete que já vi no youtube Brasil! Como fã do Lovecraft tenho muita dificuldade em lidar com o fato que não concordo com o preconceito deste, mas ainda assim admiro profundamente seu trabalho de uma forma geral. Creio que como todo grande autor, você talvez não tenha percebido o quanto se aproximou do trabalho de lovecraft em sua obra: "O mistério de katã" o que me dá esperanças de ver mais obras similares de horror cósmico com a idoneidade suficiente para que não nos pese a consciência por detalhes controversos da visão do autor! Parabéns pelo maravilhoso trabalho! Forte abraço!
Console-se com o fato de que Lovecraft cresceu em uma época onde o preconceito era a regra e não a exceção na Europa e na América; ele foi um produto de seu meio, de uma família da Nova Inglaterra extremamente tradicionalista e preconceituosa; é muitíssimo diferente de ser ou assumir-se preconceituoso nos dias atuais, onde tal mentalidade é vista globalmente como retrógrada e moralmente condenável. Eu, pessoalmente, levo isso em conta. Caso contrário, não poderia igualmente ler as obras de outros autores contemporâneos de Lovecraft ou anteriores a ele, como Robert E. Howard, Edgar Rice Burroughs, Philip Francis Nowlan, Monteiro Lobato ou Menotti Del Picchia, todas eivadas de estereótipos racistas sobre povos negros e amarelos; e apesar de que alguns desses autores viveram o bastante para revisar suas concepções anteriores - após o festival de horrores da vida real que foi a Segunda Guerra Mundial - , Lovecraft não teve tal benefício, pois morreu em 1937.
Isto para não falar de uma prática ainda mais abominável do que o preconceito puro e simples, que eram os "zoológicos humanos" na Europa e nas Américas, onde indígenas americanos, africanos, pigmeus, aborígenes australianos, mongóis e outras populações "primitivas" ficavam em exposição para o entretenimento dos "civilizados", para assim demonstrar a "superioridade" do homem branco cristão do Ocidente em relação aos povos não-brancos (ou "de cor") e não-cristãos "exóticos". A própria ciência de então defendia seriamente posições hoje consideradas universalmente racistas e sexistas.
Me considero um colecionador razoável de Lovecraft.
Mas não conhecia esse conto onírico e poético do autor... realmente um dos melhores...
Lovecraft foi um mago das palavras nesse magnífico conto, poesia pura.
Fico imaginando na beira da praia a noite, ouvindo esse conto... Com certeza deve ser uma experiência única.
A tradução desse conto ficou excelente.
MAS SEM DÚVIDA A SUA NARRAÇÃO DESSA VEZ SIMPLESMENTE TRANSCENDEU...UMA DAS MELHORES NARRAÇÕES DESSE CANAL.
Leia novamente, pegue o pdf, e leia novamente o último parágrafo! É lindo!
@@Contoumconto já ouvi sua narração desse conto 2x.
Se não leu ainda O Que Vem Com a Lua, então leia. É puro terror psicológico ambientado à beira-mar. Ou seja, o oposto desta poesia. (Parece que Lovecraft tinha mesmo uma estranha relação de amor/ódio para com o mar e o que ele contém.)
Simplesmente amo Lovecraft.
Pelo menos eu e ele temos algo em comum, além da óbvia atração pelo desconhecido: o amor por gatos.
cara vc é o melhor, sem palavras
vim antes só pra dar um like, mas vou ouvir mais tarde antes de dormir! nunca li este e ja estou curioso!!!
26:00
Rapaz que conto apavorante. 👍👍👍👍👍
Mestre esse conto e muito interessante nao imagino como seria não ter sonhos nao sonhar e no sonho que tudo fica tao real ate mesmo o que nao e
Parabéns Marcelo, excelente como sempre!
Prepare o Caso de Charles Dexter, pfv!!!
Parabéns pelo trabalho. És o melhor!
Otimo conto e narração, parabéns. Planos para trazer mais alguma coisa do Conan?
Sim
Uma das melhores aventuras do bárbaro cimério (em minha opinião) é A Torre do Elefante - e possivelmente uma das raras ocasiões em que o Conan encontrou-se com um ser extraterrestre (do distante planeta Yag).
Sempre maravilhoso os áudios!
Opa! Mais uma do mestre!
Minha relação com o mar, ele me acalma, seja contemplando ao atravessar a baía da Guanabara, na barca (nas antigas), ou a noite, na curta praia vermelha, com o pão de açúcar de um lado, e um clube do outro, com o vento no ouvido e o cheiro da maresia no nariz.
Sempre top professor muito bommm
Parabéns e obrigado camarada
Excelente!
❤️Vídeo Magnífico !!!!!.....e eu amaria caso o senhor um dia trouxesse : A sombra vinda do tempo !....do H.P também !....😁
Já ouviu tudo? Hahahaha
@ creio que ele fez o comentário ainda ouvindo o vídeo como eu. Kkkk
A Sombra Vinda do Tempo é um dos melhores contos de ficção científica que já li (e os ythianos chegaram mesmo a fazer aparições e participações especiais nas histórias de outros autores, como o brasileiro Octávio Aragão - e até nas minhas!).
Tive que baixar ele pra ouvir enquanto ia no ônibus para faculdade kkk pq não tenho internet no caminho
Top
Maravilhoso Marcelo. Arrasou! Também sou professor! Dou aula de ciências na rede pública, no interior de SP.
Que honra!
top
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
ESSE CONTO ME FEZ DORMIR NA METADE! gostei
voltei para ouvir tudo
o mar... nunca nem vi hehe
Ouço toda noite! toda noite! Incrível narração grande Marcelo👏
Seu amigo continua gritando kkkk
O Lovecraft era obcecado por sapões e homens-peixe, por quê? Alguém sabe?
Tenho um primo que falava enquanto dormia também, quem não está acostumado se assusta de fato kkk.
Agradecido por mais este trabalho de narração! Peço mais H. G. Wells, jamais encontrei o 'Fantasma Inexperiente' em português, espero que o senhor consiga nos brindar com a narração deste conto do Wells algum dia.
Paz e prosperidade neste novo ano para todos!!
Morou perto do porto a vida toda
E apesar disso, ou por causa disso, tinha uma tremenda fobia de coisas marinhas.
Lovecraft não economiza nos adjetivos para criar um clima tenso para no fim entregar um final tristemente anticlimático numa história em que bem pouco acontece. Enfim, mas a narrativa é ótima como sempre! Aguardando a conclusão de O Caso de Charles Dexter Ward.
É isso, tudo acontece quando parece que está tudo parado, é exatamente isso que ele quer passar 😂
57:00
muito bom o conto, como sempre!
essa imagem é de algum filme?
Sei não. Joguei mar terror no google e achei ela
@@Contoumconto vou procurar kkjk
Marcelo, essa tua historia com o teu amigo da um conto por si só, só esticar um pouquinho skskksksksksk
Orra, inclusive foi uma das primeiras histórias que escrevi. Está aqui:
th-cam.com/video/aAkfBlLw0_w/w-d-xo.html
@@Contoumconto Ohhh, nao sabia, vou escutar heheh
Já li um conto de terror intitulado Mare Ignis, de cujo autor não recordo o nome (era um brasileiro), mas com um estilo narrativo incrivelmente lovecraftiano (o narrador é o único sobrevivente da tripulação de um navio destruído por um atroz monstro cefalópode escamado que expele um líquido cor-de-rosa mortalmente corrosivo e que parece ter emergido de alguma dimensão infernal).
Quando deve sair o abraço da medusa do lovecraft?
Sr Marcelo, gostaria de saber pq o conto, o que a lua trás consigo foi removido?
Gravei pela segunda vez pra melhorar o áudio mas tava péssimo de novo. Vou ter que gravar de novo.
@@Contoumconto entendo eu ouvi e não notei nada, mas tudo bem se está melhor para o senho...muito obrigado pela atenção
Indico um conto de um Brasileiro
A floresta das árvores retorcida
Autor Alexandre Callari
Não deixa de ser irônico que Lovecraft sentia aversão por criaturas marinhas - muitos de seus monstros e aliens mais repugnantes eram claramente inspirados em formas de vida aquáticas ou anfíbias: Elder Things, Cthulhu, Dagon, Deep Ones, ythianos, bestas batraquioides lunares, criaturas verdes de Ib...
HP Lovecraft renasceu e fez o facebook
kkk igualzinho mesmo
vc lê contos de horror e suspense que estejam no wattpad?
Olá... se for bom leio sim
Devemos separar a obra do altar,,,ele era um escritor maravilhoso,mas uma pessoa não muito admirável
Devemos separar a obra do altar,,,ele era um escritor maravilhoso,mas uma pessoa não muito admirável