Finalmente um canal brasileiro que trata de um conteúdo rico, culto e com um apresentador muitíssimo bem articulado e iterado. Só lamento de não ter conhecido teu canal antes. Precisamos urgentemente de mais canais como o seu, parabéns pelo trabalho!
@@Luruchmas você é jurista? Está dentro de um tribunal? Um político ou jurista não pode querer determinar o que eu posso falar, ler ou expressar, aqui fora, no meu dia a dia. Existe um código criminal claro do que é expressão, e do que é crime. O problema é quando mexem nessa régua para censurar opiniões e obras que vão contra interesses políticos de grupos.
@@leerow2949Em nosso país, a mentira é uma arma ideológica que visa destruir a estrutura da nossa República. Primeiramente, para existir democracia e liberdade, é preciso um poder maior do que todos para garantir isso, logo, se um cidadão tenta contra a República e seus poderes, ele quer no mínimo, colocar outro poder acima dos poderes já constituídos, e é nisso que a República irá se defender.
Tenho certeza que este canal será grandioso. Estás só no início, Jurandir. Espero ansioso o dia em que verei você expor suas ideias e seu trabalho em um grande veículo de comunicação como um podcast famoso. Saúde e sucesso!
Em um mundo onde todas as informações tem que ser imediatas, com vídeos rápidos, textos curtos, raciocínios rasos, é um deleite acompanhar seu canal onde sinto que temos uma verdadeira conversa! Meia hora de vídeo seu parece tão pouco, pois seus temas e abordagens são um convite para o aprofundar nos pensamentos! Obrigado e um grande abraço!
Muuuuito sóbrio, muito coerente e IMPORTANTE! A sociedade ainda não saiu da barbárie, ainda não saiu da época de caça às bruxas, sem a mínima consciência, seguindo só um ódio cego, burro e fatal. Parabéns, excelente pontos 👏👏👏👏
Entrei nesse canal pela curiosidade do vídeo do Leite. Comecei a admirar os vídeos de story telling. Mas fiquei chapado com esse vídeo. Parabéns Jurandir ! Muito sucesso para você e vida longa ao canal.
Seu trabalho é maravilhoso! Sou historiador de formação acadêmica e adoro seu conteúdo. Fala sobre o livro: O Apanhador no Campo do Centeio e a polêmica por trás dele.
Se as pessoas tivessem a intenção de serem mais profundas do que serem mais "conhecidas" acho que não iriamos ter "problemas" com liberdade de expressão, por elas teriam sabedoria na forma de falar, se expressar e viver. A sabedoria é importante porque a vida é extremamente SUTIL. Por exemplo: como podemos ser uma pessoa capaz de assumir conflitos e não ser uma pessoa conflituosa? É preciso enxergar nas entrelinhas para agir de forma sábia.
O conflito é o verdadeiro exemplo da liberdade de falar, as pessoas pensam de formas diferentes e sempre terá conflito, a partir do momento q esse tal conflito seja interrompido aí s teremos um problema com a liberdade
Seu comentário é exatamente como penso. Quando você se aprofunda, você se torna alguém que se preserva, que se compreende, e não precisa ser aparente para outros, e nem precisa julgar ou temer como o outro vive, pq você se entende muito bem, e sabe que não é você que pode falar por ela, e sim, o mesmo processo que teve consigo mesmo. A maioria está realmente mais interessada na imagem, na fama, no poder, em ser bem visto, em ter aquilo que é requisitado, e aí tudo desanda.
Que vídeo necessário! Eu sou o tipo de pessoa que se ofende com piadas etc., mas esse vídeo me levou a uma reflexão que já começou a rondar a minha vida depois que entrei na vida adulta. Eu já conhecei esse verso "stick and stones may breack my bones...", mas não sabia a história dele e conhecê-la fez uma revolução em minha forma de ver a questão da sensura.
Que legal, Elane! Não há sinal maior de maturidade do que questionar nossos posicionamentos. Só os jovens tem certeza de tudo, eu, quanto mais velho fico, mais incertezas tenho...rsrs.
@@gabriel.holanda777 Verdade. Ele deve fazer parte do grupo daqueles que, como disse o Jurandir, desejam a morte do Níkos Kazantzákis em pensamento 🤦♂🙄
Por favor, nunca pare com esse trabalho, é tão difícil defender a liberdade de expressão sem se exaltar, admirável a serenidade que tu expõe teus argumentos! Um forte abraço!
Seus vídeos são um verdadeiro achado no TH-cam, nos últimos dias assisti vários, e todos são excepcionais. Parabéns pelo excelente trabalho, fizeram muita diferença em meu modo de ver as coisas, não apenas no cinema, mas na vida.
Épico! O texto é perfeito, cíclico, termina onde começa com maestria, elegância e dinâmica. Não resvala no "põe o dedo na ferida", tampouco se atreve a curar a ferida. Antes isso, te convida a viver sem medo de cicatrizes
Excelente conteúdo, Jurandir! Descobri seu canal hoje e já maratonei uns 6 vídeos seus, todos extremamente interessantes e sensatos. Enxergo como você em relação a imaturidade da sociedade atual, que quer mudar a realidade no grito e/ou no choro. Acho que estão sendo enganadas pelo truque "mais simples" no mundo da mágica: Desorientação. Estão tão distraídas com o que estão DIZENDO, que não percebem o que estão FAZENDO. Já me inscrevi no canal. Parabéns pelas análises e por compartilha-las aqui.
No caso, as palavras do Aiatolá machucam, sim, mais do que paus e pedras, porque incitam e multiplicam a violência real, com facas e armas de fogo. Por isso eu acho que a liberdade de expressão não pode ser absoluta, qualquer discurso que incite o ódio e a violência deve ser sim limitado. Como diz o paradoxo, tudo deve ser tolerado, exceto a intolerância.
Jurandir, seu canal é excelente. Você é o primeiro criador de conteúdo que aborda esse tipo de assunto que eu respeito. Nem mesmo nos jornais e revistas especializadas do passado conheci alguém com ideias tão equilibradas e capaz de expô-las com clareza. Parabéns!
Olá! Descobri teu canal há poucas semanas e logo virei seguidor. Tuas analises de filmes propriamente ditas ou de temática mais ampla, como é o caso desse vídeo, demonstram conhecimento seguro e reflexões profundas. Parabéns e obrigado!
Cada dia mais fã! Vim a esse canal pelo Tragicômico e estou simplesmente devorando os vídeos, Deus te abençoe e te dê cada vez mais sabedoria pra falar o óbvio! Lindo trabalho!!!
Seu discurso está extremamente atual, ontem por fazer piadas que um juiz considerou de mal gosto um humorista foi impedido de trabalhar, teve suas redes excluídas e ainda foi penalizado em 300 mil reais
Jurandir vc eh mto inteligente cara, da gosto de te escutar falar. Hj o youtube ta saturado com mto conteudo x e vc eh dos poucos que tem mta qualidade. Parabens pelo esforco e pela entrega e obrigado.
Desde já deixo claro que sou um apreciador do canal, tenho maratonado os seus vídeos e sempre curto antes mesmo de assistir, pois sei que suas análises a conteúdos de roteiro e escrita são sensacionais, pelo que deixo meus parabéns. Contudo o presente vídeo me deixou perplexo aqui me deparei com uma construção narrativa que trouxe situações e fatos de contextos sociais bem específicos, contextos estes que foram ignorados para a utilização dos fatos como alegorias em uma crítica ao Brasil atual. O poema stick and stones ter sido criado para a comunidade afro americana em condição de escravidão não revela que a população alvo achava certo e defendia a liberdade de expressão, isso é uma conclusão que não pode ser aferida com base na informação do momento em que foi criado e no próprio conteúdo dele, o contexto social era claramente de escravidão, opressão e racismo, como poderiam sequer pensar em opor limites as falas quando não tinham a possibilidade de ir e vir, de ter a integridade de seus corpos. A construção de resiliência era algo necessário para poder suportar o ambiente de escravidão e racismo e ainda assim se manter com convicção. Logo, a utilização da existência desse poema como exemplo para a ideologia de liberdade de expressão é uma falácia. Outro ponto a se considerar da construção narrativa é a exposição de fatos extremistas e criminosos, diretamente contrários à vida humana, que geram sentimentos de injustiça, revolta e repúdio, seguidos de uma inserção de críticas ao sistema atual, no que parece uma tentativa de aproveitar dos sentimentos de revolta do expectador contra as figuras dos "opressores" da liberdade de expressão no Brasil. Inobstante, as crítica quanto ao "aviso de gatilho" e a alegação de que"é só não consumir" soam contraditórias, afinal, como alguém pode saber o conteúdo de um livro ou filme sem ter previo conhecimento do que pode esperar ali?! A construção de uma sinopse que aponte essas informações se mostraria um marco relevante para que o indivíduo passa simplesmente não consumir. Ademais, indo para o escopo dos direitos, liberdade de expressão é um direito constitucionalmente previsto, contudo, dentro da construção de um sistema jurídico os direiros fundamentais não podem ir um em desencontro ao outro, logo, a quando se fala em liberdade sempre há o risco, pois para que um direito não interfira no outro há necessidade de uma restrição. Desse modo, temos que as liberdades são, e devem ser, relativas de modo a assegurar a existência de direitos pétreos de maior relevância. Nesse sentido, a parcimônia é necessária para examinar caso a caso. Atenciosamente, Mais um apreciador do seu canal.
Brilhante análise, parabéns pela qualidade do seu conteúdo, se nota o trabalho por tras da camera, seu texto e sua capacidade de comunicação são incriveis, a linguagem é excelente, gosto de assistir os videos mesmo quando estou em desacordo. Muito obrigado por produzir.
Que abordagem incrível. O mais incrível é como um vídeo de 24 minutos parece passar em um piscar de olhos. Como cinéfilo gostaria de sugerir uma abordagem mais aprofundada sobre o filme O IRLANDÊS. 🙏🏼 Acredito que existem muitas linhas de raciocínio interessantes nele, e seria um prazer conhecer a sua. Excelente conteúdo, ganhou um inscrito e admirador.
O Aiatolá se atolou e o Rushdie segue firme e forte, apesar das perdas das vidas de quem teve a coragem de editar e divulgar a obra. Viva a literatura, contra a barbárie e a fúria cega do fanatismo, principalmente, o religioso. Só um adendo: pôxa, um comediante fazer uma "simples piada" com uma criança com hidrocefalia, que tem nome e sobrenome, é phoda. Não é sobre "assuntos intocáveis", é sobre a falta de empatia, mesmo, e preguiça, quando há formas e formas de se fazer rir. Tocar numa determinada situação é uma coisa, numa deficiência é outra. Acho que em futuro nenhum, rir de uma deficiência, física ou mental, será encarado como passado grotesco.E sobre a criação de Adão, eu penso: quem está criando quem?
Isso é algo que todo o mundo precisa ouvir! Passamos agora por um pandemia de hipersensibilidade emocional e ao invés de combater isso, ao invés de procuramos juntos pela cura, estamos normalizando essa doença.
Você é muito bom no que faz. Parabéns Jurandir Gouveia. Seu trabalho é de dar orgulho como brasileiro, um país de tanta ignorância, tanta desinformação... forte abraço!
Comecei a assistir seu canal por acaso, e agradeço ao TH-cam por isso! Vc é uma pessoa muito inteligente, culta , articulada e principalmente, de bom senso! É muito gratificante assistir à sua exposição de conteúdos de uma forma tão clara, envolvente e equilibrada. Parabéns! Desejo que seu canal cresça muito e atinja milhares de pessoas que, como eu, tem muito para aprender!
Mto bom o vídeo. Deixar que as pessoas falem qualquer coisa, é a forma mais lógica e simples de saber quem elas são e o que pensam. Parabéns pelo vídeo.
Mano, conheci vc esses dias, o algoritmo me reçmendou o seu canal atravez do Gaveta... gostei do seu "flow"... vc me passa calma, vc tem uma fala calma, calmante... tô seguindo, continue, baita canal
Um vídeo necessário. No meio de youtubers cinéfilos ou youtubers analistas acerca de temas como os vistos por aqui é muito, mas MUITO comum ver muita gente aliada ao progressismo e serem contra a liberdade de expressão, serem a favor da tal PL2630, a favor de punições absurdas contra comediante ou então se calarem diante tantos absurdos só pq vai de acordo com a agenda identitária da qual apoiam (mesmo cientes de q voltaria contra ele depois), e não é difícil eles expressarem isso nos vídeos também, e com uma oratória bem articulada podem passar ideias tão radicais assim como se fosse algo culto e bem elaborado... e aí essas ideias se espalham... E eu defendo que possam se expressar livremente, ao invés de querer que sejam censurados, na verdade defendo que um contra argumento também deva existir, isso principalmente se for invadindo justamente o nicho cinéfilo. Por isso esse vídeo é essencial. Quem se levanta contra o progressismo, ou ao menos quem foi contra nesse caso de termos ainda mais limitações na liberdade de expressão, geralmente está fora dessa bolha "cult", já fazem conteúdos abordando política ou até mesmo algo mais humorístico, e alguém imerso dentro de só um nicho pode talvez nunca nem se prestar a ouvir um contra argumento de tudo o que acredita simplesmente pq não fazem parte da bolha, porque não falam de forma mais articulada e polida, podem menosprezar o conteúdo do vídeo pelo nome do canal, sem nunca irem ouvir a argumentação do conteúdo... ter uma voz de lucidez nesse meio é realmente muito necessário. Obrigado!
Seu canal tem muita qualidade, andei acompanhando alguns vídeos, você sempre busca fazer comentários cirúrgicos e precisos de um ponto de vista sensato, Parabéns!!
Excelente vídeo mesmo que não concorde com o argumento. Explicou com total elegância. Discursos matam. Maus discursos ou discursos criminosos aglutinam pessoas com más intenções. Por exemplo: não seria tolerável uma fala pró p*do**lia. O peso da lei cairá sobre a pessoa. (Tentei ser sintético) Mas deixo aqui, mais uma vez, parabéns pela classe e estilo de comunicação. P.S.: não escrevo para gerar polêmica.
O grande problema disso é que quando se abre portas pra censura ela nunca para no que nós poderíamos chamar de razoável, ela sempre vai muito além. Ou todo mundo pode falar o que pensa ou ninguém fala nada.
Exato. É muita ingenuidade dizer que palavras não podem ferir. Quando elas defendem violência, podem sim. Mas o discurso covarde é que nesse caso a responsabilidade é de quem agiu.
Vídeo excelente! Parabéns e obrigada por dividir um vídeo tão inteligente conosco. Acho que o problema é que o ser humano, como sempre, olha os problemas errados. Por exemplo: as pessoas se chocam com a violência contra um adulto, mas apoiam bater em criança pra educar. Se chocam com gravidez na adolescência, mas não se chocam com aquelas que sofreram violência. Se chocam com aquela "PL" que estava sendo discutida, mas não defendem as crianças que são violentadas. As pessoas não sabem lutar pelo correto, e então se pautam no lado errado pra justificar coisas, até mesmo o injustificável. A humanidade sempre foi assim, infelizmente. Não existe nada novo debaixo do céu que vivemos. Não tem jeito, enquanto as pessoas não souberem olhar o lado certo da luta, tudo continuará assim.
Hoje querem externalizar a fraqueza do ser, e se eximir de culpa, ao invés internalizar e corrigi-la. Tempos sombrios nos espera, onde toda falha de caráter, não é considerado mais um aprimoramente pessoal, e sim uma doença. Como que as pessoas agora irão identificar o problema, se tentam a todo custo escondê-lo. Obrigado pelo excelente vídeo!
Trabalho fantástico, muito obrigada, nunca consigo assistir um vídeo só seu. Penso que a falta de liberdade de expressão e as chancelas que precisamos observar pra poder exercitar o "ser" se relacionam com a própria capacidade de sonhar e exercitar a imaginação. Para que vou imaginar e criar algo novo se existem tantos limites e perigos e existe um molde pré determinado que tenho que observar pra poder me relacionar com o mundo? Ainda, a temática da tentação de ser um homem comum x a própria condição superior ou diferente do habitual (no caso a seguir) também é tratada no livro Caim do Saramago que recomendo bastante e é uma leitura rápida. Interessante que os personagens que passam por esse dilema entre ser algo mais e não ser possuem habilidades, dons, destino/jornada dos quais não podem fugir. Eu particularmente gosto de releituras de histórias religiosas/místicas/mitológicas, penso que isso é resultado da capacidade crítica que a sociedade desenvolveu em lidar com suas divindades, mitos e histórias e que não pode e nem deve ser suprimida, sob o risco de sucumbirmos a idolatria e ao fanatismo cegos. Saudações gaúchas
Esse vídeo vai ser uma das peças que sempre retornarei para mostrar para pessoas do futuro como foi uma época em que a hipocrisia e a covardia imperavam. Parabéns Jurandir pelo belíssimo trabalho.
Acabo de descobrir seu canal, Jurandir. Foi uma grata supresa. Uma ilha de lucidez no mar de insanidade persecutória que estamos vivendo. Isso em relação à liberdade de expressão. Em relação à arte da narrativa, não conheço nada de tanta qualidade em língua portuguesa. Parabéns! Que possa continuar com o bom trabalho. Vida longa ao canal.
Eu tenho uma opinião bem simples sobre censura, a censura e a violência tem uma verisimilidade bem simples, ambos só são a solução até hora que é você que está sentindo a ponta do fuzil na sua nuca, mas enquanto você está do lado de gatinho ambas parecem soluções simples e eficazes, mas ninguém fica para sempre do lado do gatinho.
fazia tempo que não via alguém tão bem esclarecido falando, e que defende princípios básicos como a liberdade de expressão com um ponto de vista similar ao meu. As piadas de "humor negro" são as que nos torna melhores, porque só ouvindo elas é que podemos refletir internamente e discutir com amigos para formar nosso caráter.
Sensacional o vídeo Jurandir, meus parabéns. O que me chamou atenção foram as falas do Salman sobre os universitários evoluírem com o passar do curso e com o tempo vão aprendendo a ouvir e debater com outros pensamentos e opiniões, infelizmente no meu caso pessoal está sendo o total oposto. Sou bacharel de Administração Pública em uma universidade estadual, atualmente estou na sétima fase, e meus colegas de curso infelizmente são o total reflexo da minha geração do inicio dos anos 2000 em diante; a opinião contrária é sempre ridicularizada e qualquer assunto minimamente oposto ao que eles pensam pode ser uma bomba relógio para quem expressa sua opinião. E os alertas de gatilhos se notam cada vez mais presentes com temas que pelo menos na minha visão não fazem o menor sentido.
Quanta honestidade nessa super válida provocação! Parabéns 😊 PS: Rushdie infelizmente é pouco lido no Brasil, poucos encarnam como ele a liberdade do dizer, com tanta verdade e a um alto preço.
Ouvi essa frase na série "the mentalist" Patrick que é o protagonista sempre foi um grande leitor na série, e hoje vejo um vídeo no TH-cam de um grande leitor analisando essa obra que (pra mim que não sou um leitor) percebo a importância dela para o mundo... Parabéns Jurandir 👏
Assistir a esse vídeo me faz lembrar da época da escola, quando os professores tornavam uma matéria complicada em algo simples e lógico. Maturidade é um conceito que parece esquecido nos dias de hoje. Parece que agora o correto é se irritar com qualquer coisa que questione ou se oponha às nossas crenças e valores particulares.
Muito bom o vídeo. Agora sei por qual motivo meus livros sempre são recusados para publicação pelas editoras... eu uso algumas destas palavras. A criatividade está cada vez mais limitada com todos estes "dogmas" que estão sendo criados em relação à liberdade de expressão. Parabéns pelo conteúdo, ganhou um inscrito!
Dizem algo sobre crença tbm. Você pode matar um homem mas não a sua crença. Ela permanece, se eterniza através das palavras e se fixa no mundo das ideias. Pra mim esse "poema" soa como um convite a omissão/submissão.. A palavra pode propagar coisas ruins como a violência, a ação é só a concretização dela. A pessoa pode até ter a liberdade para expressar ideais de violência, exclusão, superioridade, moralidade, mas não pode reclamar se outros entenderem como ameaça a existência deles e revidarem, inclusive com o cerceamento dessa liberdade, se tiverem poder pra isso.
O Filme de Martin Scorsese, inspirado no Livro de Níkos Kazantzákis "A Ultima Tentação de Cristo"... Maravilha de análise, nos faz reflexionar sobre este universo literário, vasto, rico e cheios de palavras que no fundo extrai aquilo que está sazonando dentro de cada leitor. Se ódio, ódio! Se espanto, espanto! Se reflexão, reflexão! Cada um dá aquilo que tem!
Eu concordo, contudo que não sejam falsas noticias e não agrida de fato a saúde do individuo, porque violência também é verbal e para combate-la nada melhor que a verdade e punição ao culpados e apenas à eles, não uma nação!
Finalmente um canal brasileiro que trata de um conteúdo rico, culto e com um apresentador muitíssimo bem articulado e iterado. Só lamento de não ter conhecido teu canal antes. Precisamos urgentemente de mais canais como o seu, parabéns pelo trabalho!
Muito obrigado!
Tem cara, mas a minoria consegue furar a bolha!
Digo o mesmo!
@@JurandirGouveia seu trabalho é fantástico! O TH-cam precisava disso.
Eu não poderia ter definido melhor. Faço minhas as suas palavras. Parabéns pelo excelente trabalho, Jurandir!
Elegância, inteligência, ética comunicativa, senso de oportunidade...Excelente vídeo.
Por isso é tão perigoso chancelar a censura, é uma linha que quando se cruza não há volta
Pior é quem censura, bate palmas e instiga isso pra um lado, achando que nunca se voltará contra eles.
Isso me lembra o que o Emílio do Pânico falava antes das eleições. "A Censura não tem ombros". Ou seja, se passar a cabecinha entra inteiro...
Eu discorde dele, pede pra ele falar como quiser, num tribunal, com uma autoridade @@adrianofx
@@Luruchmas você é jurista? Está dentro de um tribunal? Um político ou jurista não pode querer determinar o que eu posso falar, ler ou expressar, aqui fora, no meu dia a dia.
Existe um código criminal claro do que é expressão, e do que é crime. O problema é quando mexem nessa régua para censurar opiniões e obras que vão contra interesses políticos de grupos.
@@leerow2949Em nosso país, a mentira é uma arma ideológica que visa destruir a estrutura da nossa República. Primeiramente, para existir democracia e liberdade, é preciso um poder maior do que todos para garantir isso, logo, se um cidadão tenta contra a República e seus poderes, ele quer no mínimo, colocar outro poder acima dos poderes já constituídos, e é nisso que a República irá se defender.
Tenho certeza que este canal será grandioso. Estás só no início, Jurandir. Espero ansioso o dia em que verei você expor suas ideias e seu trabalho em um grande veículo de comunicação como um podcast famoso. Saúde e sucesso!
Valeu pelo apoio, Thiago! Vamos trabalhar pra isso!
Em um mundo onde todas as informações tem que ser imediatas, com vídeos rápidos, textos curtos, raciocínios rasos, é um deleite acompanhar seu canal onde sinto que temos uma verdadeira conversa! Meia hora de vídeo seu parece tão pouco, pois seus temas e abordagens são um convite para o aprofundar nos pensamentos! Obrigado e um grande abraço!
belo comentario
Cara, quem é vc? Onde vc se escondeu esses anos todos!!!!! Vídeo irretocável!!! Parabéns menino!
Muuuuito sóbrio, muito coerente e IMPORTANTE! A sociedade ainda não saiu da barbárie, ainda não saiu da época de caça às bruxas, sem a mínima consciência, seguindo só um ódio cego, burro e fatal.
Parabéns, excelente pontos 👏👏👏👏
Entrei nesse canal pela curiosidade do vídeo do Leite. Comecei a admirar os vídeos de story telling. Mas fiquei chapado com esse vídeo. Parabéns Jurandir ! Muito sucesso para você e vida longa ao canal.
O vídeo do leite também me foi recomendado pelo algoritmo e agora eu estou "presa" aqui.
Seu trabalho é maravilhoso! Sou historiador de formação acadêmica e adoro seu conteúdo. Fala sobre o livro: O Apanhador no Campo do Centeio e a polêmica por trás dele.
Se as pessoas tivessem a intenção de serem mais profundas do que serem mais "conhecidas" acho que não iriamos ter "problemas" com liberdade de expressão, por elas teriam sabedoria na forma de falar, se expressar e viver. A sabedoria é importante porque a vida é extremamente SUTIL. Por exemplo: como podemos ser uma pessoa capaz de assumir conflitos e não ser uma pessoa conflituosa? É preciso enxergar nas entrelinhas para agir de forma sábia.
O conflito é o verdadeiro exemplo da liberdade de falar, as pessoas pensam de formas diferentes e sempre terá conflito, a partir do momento q esse tal conflito seja interrompido aí s teremos um problema com a liberdade
Maravilhoso!!
Seu comentário é exatamente como penso. Quando você se aprofunda, você se torna alguém que se preserva, que se compreende, e não precisa ser aparente para outros, e nem precisa julgar ou temer como o outro vive, pq você se entende muito bem, e sabe que não é você que pode falar por ela, e sim, o mesmo processo que teve consigo mesmo. A maioria está realmente mais interessada na imagem, na fama, no poder, em ser bem visto, em ter aquilo que é requisitado, e aí tudo desanda.
Concordo com tudo. Se te incomoda, não consuma. Deixe pra quem gosta. Ganhou um inscrito 👍
Que vídeo necessário! Eu sou o tipo de pessoa que se ofende com piadas etc., mas esse vídeo me levou a uma reflexão que já começou a rondar a minha vida depois que entrei na vida adulta.
Eu já conhecei esse verso "stick and stones may breack my bones...", mas não sabia a história dele e conhecê-la fez uma revolução em minha forma de ver a questão da sensura.
Que legal, Elane! Não há sinal maior de maturidade do que questionar nossos posicionamentos. Só os jovens tem certeza de tudo, eu, quanto mais velho fico, mais incertezas tenho...rsrs.
Eu estava em busca de um novo livro pra ler.. graças a esse vídeo eu o achei😊
@@Flaviano2011KKKKKKKK O cara fez exatamente o que o próprio autor do vídeo tava falando sobre 😂
@@gabriel.holanda777 Verdade. Ele deve fazer parte do grupo daqueles que, como disse o Jurandir, desejam a morte do Níkos Kazantzákis em pensamento 🤦♂🙄
@@gabriel.holanda777o que ele fez?
Por favor, nunca pare com esse trabalho, é tão difícil defender a liberdade de expressão sem se exaltar, admirável a serenidade que tu expõe teus argumentos! Um forte abraço!
Seus vídeos são um verdadeiro achado no TH-cam, nos últimos dias assisti vários, e todos são excepcionais. Parabéns pelo excelente trabalho, fizeram muita diferença em meu modo de ver as coisas, não apenas no cinema, mas na vida.
Lembro dessa frase dita pela Srta. Morello em Todo Mundo Odeia o Chris e nunca entendi até então
cara, fico horas assinstindo um video teu atrás do outro. Parabens pelo canal, conteudo e abordagem dos temas. vc é muito bom no que faz!
Que honra! Muito obrigado
Épico! O texto é perfeito, cíclico, termina onde começa com maestria, elegância e dinâmica. Não resvala no "põe o dedo na ferida", tampouco se atreve a curar a ferida. Antes isso, te convida a viver sem medo de cicatrizes
Excelente conteúdo, Jurandir!
Descobri seu canal hoje e já maratonei uns 6 vídeos seus, todos extremamente interessantes e sensatos.
Enxergo como você em relação a imaturidade da sociedade atual, que quer mudar a realidade no grito e/ou no choro.
Acho que estão sendo enganadas pelo truque "mais simples" no mundo da mágica: Desorientação. Estão tão distraídas com o que estão DIZENDO, que não percebem o que estão FAZENDO.
Já me inscrevi no canal. Parabéns pelas análises e por compartilha-las aqui.
No caso, as palavras do Aiatolá machucam, sim, mais do que paus e pedras, porque incitam e multiplicam a violência real, com facas e armas de fogo.
Por isso eu acho que a liberdade de expressão não pode ser absoluta, qualquer discurso que incite o ódio e a violência deve ser sim limitado. Como diz o paradoxo, tudo deve ser tolerado, exceto a intolerância.
Jurandir, seu canal é excelente. Você é o primeiro criador de conteúdo que aborda esse tipo de assunto que eu respeito. Nem mesmo nos jornais e revistas especializadas do passado conheci alguém com ideias tão equilibradas e capaz de expô-las com clareza. Parabéns!
Olá! Descobri teu canal há poucas semanas e logo virei seguidor. Tuas analises de filmes propriamente ditas ou de temática mais ampla, como é o caso desse vídeo, demonstram conhecimento seguro e reflexões profundas. Parabéns e obrigado!
Cada dia mais fã!
Vim a esse canal pelo Tragicômico e estou simplesmente devorando os vídeos, Deus te abençoe e te dê cada vez mais sabedoria pra falar o óbvio!
Lindo trabalho!!!
A maneira de derrotar as más ideias é pela exposição, argumento e persuasão; não tentando silenciar essas ideias.
Comentário irretocável!
Infelizmente, o que mais falta hoje é argumentação lógica de um lado e permeabilidade para convencimento.
"NÃO HÁ INÍCIO.
NÃO HÁ FIM.
NÃO HÁ SENTIDO.
NÃO TEMO NADA.
NÃO ESPERO NADA.
SOU LIVRE."
Nikos Kazantzákis
Seu discurso está extremamente atual, ontem por fazer piadas que um juiz considerou de mal gosto um humorista foi impedido de trabalhar, teve suas redes excluídas e ainda foi penalizado em 300 mil reais
Que role foi esse? 🤔
Será o tal Léo?
Jurandir vc eh mto inteligente cara, da gosto de te escutar falar. Hj o youtube ta saturado com mto conteudo x e vc eh dos poucos que tem mta qualidade. Parabens pelo esforco e pela entrega e obrigado.
Desde já deixo claro que sou um apreciador do canal, tenho maratonado os seus vídeos e sempre curto antes mesmo de assistir, pois sei que suas análises a conteúdos de roteiro e escrita são sensacionais, pelo que deixo meus parabéns.
Contudo o presente vídeo me deixou perplexo aqui me deparei com uma construção narrativa que trouxe situações e fatos de contextos sociais bem específicos, contextos estes que foram ignorados para a utilização dos fatos como alegorias em uma crítica ao Brasil atual.
O poema stick and stones ter sido criado para a comunidade afro americana em condição de escravidão não revela que a população alvo achava certo e defendia a liberdade de expressão, isso é uma conclusão que não pode ser aferida com base na informação do momento em que foi criado e no próprio conteúdo dele, o contexto social era claramente de escravidão, opressão e racismo, como poderiam sequer pensar em opor limites as falas quando não tinham a possibilidade de ir e vir, de ter a integridade de seus corpos. A construção de resiliência era algo necessário para poder suportar o ambiente de escravidão e racismo e ainda assim se manter com convicção. Logo, a utilização da existência desse poema como exemplo para a ideologia de liberdade de expressão é uma falácia.
Outro ponto a se considerar da construção narrativa é a exposição de fatos extremistas e criminosos, diretamente contrários à vida humana, que geram sentimentos de injustiça, revolta e repúdio, seguidos de uma inserção de críticas ao sistema atual, no que parece uma tentativa de aproveitar dos sentimentos de revolta do expectador contra as figuras dos "opressores" da liberdade de expressão no Brasil.
Inobstante, as crítica quanto ao "aviso de gatilho" e a alegação de que"é só não consumir" soam contraditórias, afinal, como alguém pode saber o conteúdo de um livro ou filme sem ter previo conhecimento do que pode esperar ali?! A construção de uma sinopse que aponte essas informações se mostraria um marco relevante para que o indivíduo passa simplesmente não consumir.
Ademais, indo para o escopo dos direitos, liberdade de expressão é um direito constitucionalmente previsto, contudo, dentro da construção de um sistema jurídico os direiros fundamentais não podem ir um em desencontro ao outro, logo, a quando se fala em liberdade sempre há o risco, pois para que um direito não interfira no outro há necessidade de uma restrição. Desse modo, temos que as liberdades são, e devem ser, relativas de modo a assegurar a existência de direitos pétreos de maior relevância. Nesse sentido, a parcimônia é necessária para examinar caso a caso.
Atenciosamente,
Mais um apreciador do seu canal.
Pois é, pensei a mesma coisa sobre este poema sticks and stones. Foi um exemplo meio forçado, pra um contexto absolutamente diferente do atual.
Talvez pessoas questionadoras e inteligentes como Jurandir neste vídeo, já estejam se tornando uma ameaça a sociedade atual. Onde a ignorância reina.
Brilhante análise, parabéns pela qualidade do seu conteúdo, se nota o trabalho por tras da camera, seu texto e sua capacidade de comunicação são incriveis, a linguagem é excelente, gosto de assistir os videos mesmo quando estou em desacordo. Muito obrigado por produzir.
Jurandir, chegar a este seu canal foi uma excelente coisa que me aconteceu👏👏👏👏👏👏
Que abordagem incrível. O mais incrível é como um vídeo de 24 minutos parece passar em um piscar de olhos.
Como cinéfilo gostaria de sugerir uma abordagem mais aprofundada sobre o filme O IRLANDÊS. 🙏🏼
Acredito que existem muitas linhas de raciocínio interessantes nele, e seria um prazer conhecer a sua.
Excelente conteúdo, ganhou um inscrito e admirador.
O Aiatolá se atolou e o Rushdie segue firme e forte, apesar das perdas das vidas de quem teve a coragem de editar e divulgar a obra. Viva a literatura, contra a barbárie e a fúria cega do fanatismo, principalmente, o religioso. Só um adendo: pôxa, um comediante fazer uma "simples piada" com uma criança com hidrocefalia, que tem nome e sobrenome, é phoda. Não é sobre "assuntos intocáveis", é sobre a falta de empatia, mesmo, e preguiça, quando há formas e formas de se fazer rir. Tocar numa determinada situação é uma coisa, numa deficiência é outra. Acho que em futuro nenhum, rir de uma deficiência, física ou mental, será encarado como passado grotesco.E sobre a criação de Adão, eu penso: quem está criando quem?
Até que enfim alguém que discute um assunto tão delicado com lucidez e sabedoria.
Isso é algo que todo o mundo precisa ouvir!
Passamos agora por um pandemia de hipersensibilidade emocional e ao invés de combater isso, ao invés de procuramos juntos pela cura, estamos normalizando essa doença.
Você é muito bom no que faz. Parabéns Jurandir Gouveia.
Seu trabalho é de dar orgulho como brasileiro, um país de tanta ignorância, tanta desinformação... forte abraço!
Jurandir, parabéns pelo trabalho. Seu canal é um oásis de conhecimento, cultura e pensamento crítico. Obrigado 😊
Você conta histórias muito bem! Parabéns
É imensamente instrutivo aprender com suas informações, sejam quais forem. Gratidão.
Que canal incrível. Parabéns e longa vida ao seu canal!
O melhor canal do TH-cam.
Melhor conteúdo que já consumo na minha vida.
Não consigo parar de ver seus vídeos.
São perfeitos.
Parabéns!
Comecei a assistir seu canal por acaso, e agradeço ao TH-cam por isso! Vc é uma pessoa muito inteligente, culta , articulada e principalmente, de bom senso! É muito gratificante assistir à sua exposição de conteúdos de uma forma tão clara, envolvente e equilibrada. Parabéns! Desejo que seu canal cresça muito e atinja milhares de pessoas que, como eu, tem muito para aprender!
Jurandir, depois que descobri seu canal, não parei de ver seus vídeos, ou melhor, suas aulas.
Obrigado. Deus te abençoe.
Mto bom o vídeo. Deixar que as pessoas falem qualquer coisa, é a forma mais lógica e simples de saber quem elas são e o que pensam. Parabéns pelo vídeo.
Fiz um paralelo mental entre a situação do país da atualidade, o real e o imaginário. Excelentes considerações.
É maravilhso poder acompanhar um canal tão lucido em tempos em que a lucidez muitas vezes é vista como insana! Parabéns pelo trabalho
Garimpando alguns vídeos não tão recentes do Canal me deparo com essas pérolas sobre literatura! Que tenham mais vídeos sobre livros!
Mano, conheci vc esses dias, o algoritmo me reçmendou o seu canal atravez do Gaveta... gostei do seu "flow"... vc me passa calma, vc tem uma fala calma, calmante... tô seguindo, continue, baita canal
Ja achava esse canal acima da média, depois dessa... virei fã!
Um vídeo necessário.
No meio de youtubers cinéfilos ou youtubers analistas acerca de temas como os vistos por aqui é muito, mas MUITO comum ver muita gente aliada ao progressismo e serem contra a liberdade de expressão, serem a favor da tal PL2630, a favor de punições absurdas contra comediante ou então se calarem diante tantos absurdos só pq vai de acordo com a agenda identitária da qual apoiam (mesmo cientes de q voltaria contra ele depois), e não é difícil eles expressarem isso nos vídeos também, e com uma oratória bem articulada podem passar ideias tão radicais assim como se fosse algo culto e bem elaborado... e aí essas ideias se espalham... E eu defendo que possam se expressar livremente, ao invés de querer que sejam censurados, na verdade defendo que um contra argumento também deva existir, isso principalmente se for invadindo justamente o nicho cinéfilo. Por isso esse vídeo é essencial. Quem se levanta contra o progressismo, ou ao menos quem foi contra nesse caso de termos ainda mais limitações na liberdade de expressão, geralmente está fora dessa bolha "cult", já fazem conteúdos abordando política ou até mesmo algo mais humorístico, e alguém imerso dentro de só um nicho pode talvez nunca nem se prestar a ouvir um contra argumento de tudo o que acredita simplesmente pq não fazem parte da bolha, porque não falam de forma mais articulada e polida, podem menosprezar o conteúdo do vídeo pelo nome do canal, sem nunca irem ouvir a argumentação do conteúdo... ter uma voz de lucidez nesse meio é realmente muito necessário. Obrigado!
Não consigo escapar da ideia de que se o Jurandir fosse branco estariam tentando cancela-lo agora
Cara, que canal fantástico! Como é satisfatório encontrar canal com conteúdo rico como esse. Parabéns!
Argumentação fantástica! Obrigado por criar esse canal e compartilhar tanto conhecimento!
Seu canal tem muita qualidade, andei acompanhando alguns vídeos, você sempre busca fazer comentários cirúrgicos e precisos de um ponto de vista sensato, Parabéns!!
Excelente vídeo mesmo que não concorde com o argumento. Explicou com total elegância.
Discursos matam. Maus discursos ou discursos criminosos aglutinam pessoas com más intenções.
Por exemplo: não seria tolerável uma fala pró p*do**lia. O peso da lei cairá sobre a pessoa. (Tentei ser sintético)
Mas deixo aqui, mais uma vez, parabéns pela classe e estilo de comunicação.
P.S.: não escrevo para gerar polêmica.
O grande problema disso é que quando se abre portas pra censura ela nunca para no que nós poderíamos chamar de razoável, ela sempre vai muito além. Ou todo mundo pode falar o que pensa ou ninguém fala nada.
Exato. É muita ingenuidade dizer que palavras não podem ferir. Quando elas defendem violência, podem sim. Mas o discurso covarde é que nesse caso a responsabilidade é de quem agiu.
Vídeo excelente! Parabéns e obrigada por dividir um vídeo tão inteligente conosco. Acho que o problema é que o ser humano, como sempre, olha os problemas errados. Por exemplo: as pessoas se chocam com a violência contra um adulto, mas apoiam bater em criança pra educar. Se chocam com gravidez na adolescência, mas não se chocam com aquelas que sofreram violência. Se chocam com aquela "PL" que estava sendo discutida, mas não defendem as crianças que são violentadas. As pessoas não sabem lutar pelo correto, e então se pautam no lado errado pra justificar coisas, até mesmo o injustificável. A humanidade sempre foi assim, infelizmente. Não existe nada novo debaixo do céu que vivemos. Não tem jeito, enquanto as pessoas não souberem olhar o lado certo da luta, tudo continuará assim.
Hoje querem externalizar a fraqueza do ser, e se eximir de culpa, ao invés internalizar e corrigi-la. Tempos sombrios nos espera, onde toda falha de caráter, não é considerado mais um aprimoramente pessoal, e sim uma doença. Como que as pessoas agora irão identificar o problema, se tentam a todo custo escondê-lo. Obrigado pelo excelente vídeo!
Trabalho fantástico, muito obrigada, nunca consigo assistir um vídeo só seu. Penso que a falta de liberdade de expressão e as chancelas que precisamos observar pra poder exercitar o "ser" se relacionam com a própria capacidade de sonhar e exercitar a imaginação. Para que vou imaginar e criar algo novo se existem tantos limites e perigos e existe um molde pré determinado que tenho que observar pra poder me relacionar com o mundo? Ainda, a temática da tentação de ser um homem comum x a própria condição superior ou diferente do habitual (no caso a seguir) também é tratada no livro Caim do Saramago que recomendo bastante e é uma leitura rápida. Interessante que os personagens que passam por esse dilema entre ser algo mais e não ser possuem habilidades, dons, destino/jornada dos quais não podem fugir. Eu particularmente gosto de releituras de histórias religiosas/místicas/mitológicas, penso que isso é resultado da capacidade crítica que a sociedade desenvolveu em lidar com suas divindades, mitos e histórias e que não pode e nem deve ser suprimida, sob o risco de sucumbirmos a idolatria e ao fanatismo cegos. Saudações gaúchas
PORRA... CONTEUDO FODAAA... BROTHER VOCÊ MERECE O PREMIO TH-camR CONTEUDO DO ANO...
Esse vídeo vai ser uma das peças que sempre retornarei para mostrar para pessoas do futuro como foi uma época em que a hipocrisia e a covardia imperavam. Parabéns Jurandir pelo belíssimo trabalho.
Que canal sensacional, Jurandir passa uma qualidade de analise e entendimento complexos de uma forma simples. Parabens.
Parabéns pela reflexão tão sensata sobre a Palavra!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Acabo de descobrir seu canal, Jurandir. Foi uma grata supresa. Uma ilha de lucidez no mar de insanidade persecutória que estamos vivendo. Isso em relação à liberdade de expressão.
Em relação à arte da narrativa, não conheço nada de tanta qualidade em língua portuguesa.
Parabéns! Que possa continuar com o bom trabalho. Vida longa ao canal.
Eu tenho uma opinião bem simples sobre censura, a censura e a violência tem uma verisimilidade bem simples, ambos só são a solução até hora que é você que está sentindo a ponta do fuzil na sua nuca, mas enquanto você está do lado de gatinho ambas parecem soluções simples e eficazes, mas ninguém fica para sempre do lado do gatinho.
O gatinho é uma pica
Aqui em casa quando ponho seus vídeos na TV minha mãe já fala: " esse cara é massa, põe ele aí" ❤
fazia tempo que não via alguém tão bem esclarecido falando, e que defende princípios básicos como a liberdade de expressão com um ponto de vista similar ao meu. As piadas de "humor negro" são as que nos torna melhores, porque só ouvindo elas é que podemos refletir internamente e discutir com amigos para formar nosso caráter.
Que considerações e eloquência admiráveis! Parabéns pelo seu trabalho! :)
Sensacional o vídeo Jurandir, meus parabéns.
O que me chamou atenção foram as falas do Salman sobre os universitários evoluírem com o passar do curso e com o tempo vão aprendendo a ouvir e debater com outros pensamentos e opiniões, infelizmente no meu caso pessoal está sendo o total oposto. Sou bacharel de Administração Pública em uma universidade estadual, atualmente estou na sétima fase, e meus colegas de curso infelizmente são o total reflexo da minha geração do inicio dos anos 2000 em diante; a opinião contrária é sempre ridicularizada e qualquer assunto minimamente oposto ao que eles pensam pode ser uma bomba relógio para quem expressa sua opinião. E os alertas de gatilhos se notam cada vez mais presentes com temas que pelo menos na minha visão não fazem o menor sentido.
O tema da liberdade é extremamente relevante, tanto pra mim como para a sociedade! Opinião lúcida, obrigado
Quanta honestidade nessa super válida provocação! Parabéns 😊
PS: Rushdie infelizmente é pouco lido no Brasil, poucos encarnam como ele a liberdade do dizer, com tanta verdade e a um alto preço.
Mais uma pessoa com quem posso aprender.
Valeu, Renato! Sua contribuição é muito importante para o canal. Fico feliz por estar gostando do conteúdo. Um forte abraço!
Já assisti vários vídeos desse canal. Mas, a partir desse decidi me inscrever. Ótimo trabalho!
Não sou de rasgar elogios exacerbados, mas pqp, que vídeo! O seu canal é extremamente informativo, e necessário.
Que voz linda..e conhecimento do que fala... Parabéns
Quanto mais assisto esse canal, mais fico com vontade de assistir mais, Jurandir é um dos melhores canais que encontrei esse ano
Jurandir tem meu respeito e minha admiração!!
É um homem sábio!
Ouvi essa frase na série "the mentalist" Patrick que é o protagonista sempre foi um grande leitor na série, e hoje vejo um vídeo no TH-cam de um grande leitor analisando essa obra que (pra mim que não sou um leitor) percebo a importância dela para o mundo... Parabéns Jurandir 👏
É muito bom ouvir palavras inteligentes é como música para os ouvidos.
Parabéns foi a primeira vez que vi a questão de liberdade de expressão sendo abordada de uma forma inteligente e coerente com argumentos válidos.
Esse vídeo é uma aula de alto nível, maravilhoso.
Achei o seu canal por um acaso e estou adorando teus vídeos. Muito bom!
Meu deus. Q video bom. Vou guarda-lo para compartilhar sempre que puder.
Estou comentando só para ajudar no engajamento.
Que vídeo foda e necessário, parabéns pelo trabalho.
Um refrigério para mente. Seus conteúdos sempre somando. Parabéns!
Certamente um dos melhores videos sobre liberdade de expressão que já assisti 👌🏼👏🏼
Parabéns Jurandir! Seu conteúdo é realmente diferenciado 👏🏻
Cliquei várias vezes no like ao longo do vídeo, mas este sempre estava quando eu notava.
A apresentação do Jurandir é excelente! Parabéns 👏👏👏👏
Estou mergulhando nos seus conteúdos! Excelentes pontos e análises amigo
Assistir a esse vídeo me faz lembrar da época da escola, quando os professores tornavam uma matéria complicada em algo simples e lógico. Maturidade é um conceito que parece esquecido nos dias de hoje. Parece que agora o correto é se irritar com qualquer coisa que questione ou se oponha às nossas crenças e valores particulares.
liberdade poética virou política e conveniência... lamentável
Infelizmente
Muito bom o vídeo. Agora sei por qual motivo meus livros sempre são recusados para publicação pelas editoras... eu uso algumas destas palavras. A criatividade está cada vez mais limitada com todos estes "dogmas" que estão sendo criados em relação à liberdade de expressão. Parabéns pelo conteúdo, ganhou um inscrito!
Dizem algo sobre crença tbm. Você pode matar um homem mas não a sua crença. Ela permanece, se eterniza através das palavras e se fixa no mundo das ideias. Pra mim esse "poema" soa como um convite a omissão/submissão.. A palavra pode propagar coisas ruins como a violência, a ação é só a concretização dela. A pessoa pode até ter a liberdade para expressar ideais de violência, exclusão, superioridade, moralidade, mas não pode reclamar se outros entenderem como ameaça a existência deles e revidarem, inclusive com o cerceamento dessa liberdade, se tiverem poder pra isso.
O Filme de Martin Scorsese, inspirado no Livro de Níkos Kazantzákis "A Ultima Tentação de Cristo"... Maravilha de análise, nos faz reflexionar sobre este universo literário, vasto, rico e cheios de palavras que no fundo extrai aquilo que está sazonando dentro de cada leitor. Se ódio, ódio! Se espanto, espanto! Se reflexão, reflexão! Cada um dá aquilo que tem!
Parabéns, Jurandir. Parabéns pelo ótimo trabalho. Deus abençoe.
Jurandir, está convidado a vir em casa comer um churrasco e convessr o dia todo. Você é maravilhoso!!! Parabéns
Eu concordo, contudo que não sejam falsas noticias e não agrida de fato a saúde do individuo, porque violência também é verbal e para combate-la nada melhor que a verdade e punição ao culpados e apenas à eles, não uma nação!
Parabéns pelo vídeo e por tudo mencionado! Vc é incrível!
Eu acho que esse vídeo é um tapa na cara de muita gente 😅. Principalmente quando o público alvo do poema é lembrado.