Lembro que o Luciano Huck fazia umas reportagens super romantizando essas missões de paz, mostrando os soldados como heróis. Dava a maior raiva, e isso porque na época eu nem era radicalizada ainda, mas já sabia dos crimes cometidos pelas missões de paz da ONU em vários países.
Lula foi o grande cabeça da operação que iniciou em 2004, que visava mendigar as potencias que comandam a ONU um lugar no conselho de segurança só pra ele inflar o ego, é dele que vc esta falando né? Com certeza sim.
Ah para o um tamto de nazista morreu de velhice, o heleno é um santo comparado a outros lixos q morreram de velhice, o mundo é uma merda , deus nos abandonou.
Meu pai é militar e foi pro Haiti alguns dias antes do terremoto. Ele desenvolveu síndrome do Pânico com as coisas que ele viu lá e até hoje faz terapia
Eu sei que isso é muito "índice meu tio" mas eu lembro que minha mãe me contava que um parente dela foi pro Haiti, ele era militar, ela disse que eles matavam civis nativos para "mostrar serviço" e ele contava sobre essas coisas. Quando eu vi a live lembrei dela contando essas histórias
Meu tio também foi pro Haiti, só que a pegada é meio diferente desse parente seu; ele é completamente bolsonarista, chegando ao ponto de defender Israel.
A minha mãe deu aula para uma menina haitiana que foi estuprada por um soldado brasileiro. Ela tinha depressão profunda por causa disso e tentou se matar várias vezes.
O ocorrido foi o seguinte: o exército levou um pau num combate, tem filmagens no youtube da tropa correndo, mais de 50 militares, o Heleno viu as filmagens, ficou puto e mandou os comandos anfíbios passar o cerol depois nos vagabundos. nesse episódio agiu certo o general.
@@donramonn12 quando o heleno fez o ataque a comunidade, o Lula o exonerou, e o deixou muito P, mas eram lixos antigos que vieram a tona no governo do Bozo quando jamais deveriam exercer qualquer cargo, mas não foi assim né.
@@nopaiva eu lembro dele contar sobre uma missão para "caçar rebeldes" que tinham matado um soldado brasileiro. Quando pegavam algum suspeito eles ativaram nos pés e nas mãos pra fazerem ele falar. Conta até que executavam mesmo, ajoelhado no chão, depois que descobriam que a informação era falsa. Contou sobre problemas psicólogicos que ele teve, de acordar asustado várias noites depois de já ter voltado. Disse também que quando voltaram, todos tiveram tratamento psicólogico intensivo por muito tempo. Hoje ele, diz estar livre de traumas mais pesados, mas não parece perceber que o que fizeram foi uma atrocidade. Segundo ele "era o que foi ordenado".
Conheço um cara que foi militar no Haiti e naquela clima de conversa de macharada no vestiário o cara demonstrou umas 5 técnicas diferentes de estrangulamento, torção e quebra de ossos usando uma toalha molhada. Só parou de falar porque percebeu o desconforto de alguns depois que perguntaram onde ele tinha aprendido.
A questão é que não foi aprendido na formação dele como militar etc, isso foi aprendido lá no Haiti assistindo e/ou praticando dezenas de sessões de tortura. Seria só bizarro se um amigo tivesse visto na internet essas coisas, mas aprender in loco é o atestado que a tortura foi normalizada lá. Só junta isso aos relatos de como civis foram tratados lá que você vê o absurdo. Provavelmente incontáveis civis foram torturados.
Eu servi o exército em 2010, e alguns militares do regimento em que servi foram para o Haiti, um dos cabos contou literalmente o que vc descreveu, eles colocavam um blindado na entrada da favela e metralharam, o cara contou aqui numa naturalidade perturbadora usando essa desculpa, que usavam os moradores como escudo, fazem 14 anos isso já e não esqueço o q esse cabo falou.
Passei um tempo lá dentro e os caras contam todo tipo de atrocidade com naturalidade. Falando que ditadura só matou e torturou comunista, vangloriando quem foi pro Haiti, falando que bandido tem muito é que torturar mesmo porque não é gente, contam sem nenhum remorso de recruta que morreu por culpa deles. Na época me considerava de direita, mas não sou um psicopata e condenava o que estava ouvindo. Quem tem mente fraca e entra lá sofre lavagem cerebral, vira um psicopata e pra matar qualquer um na rua é um palito, sabe que vai sair impune.
Essa não aceitação de críticas por parte dos petistas me irrita. Não fazer, atrapalhar e até impedir a discussão é totalmente antidemocrático, e acaba sendo uma atitude fascista, no sentido que impõe suas próprias convicções.
Petistas,antidemocrático,e petista são palavras que não tem o mesmo significado kkkk veja quem tentou dar golpe,que tem como amigos proximo,Facistas e golpistas e os sem falar em até mesmo Nazistas...
Perfeito!!!! O problema é que em nosso país, ter posição politica é ter partido e politicos como times de futebol: Ninguem pode criticar ou apontar erros, se não automaticamente vc vira do time rival.
Sou petista há 28 anos, compartilhei esse vídeo nas minhas redes pois a vergonha foi no governo Lula mas omitem essa história pois as fardas estão manchadas e lula saiu com 87% de aprovação. Não é a pessoa Lula, foi o governo e sim, o povo tem de conhecer o que há anos dizemos que fardas não dignifica ninguém e sim o carater da pessoa que veste a farda.
No Brasil é ainda mais complicado pois se não bastasse as elites e as forças armadas apoiarem o neoliberalismo a classe média e operaria tb. Isso já deveria ter sido feita lá trás na época das outras revolucoes do século 20 mas aparentemente o neoliberalismo encontrou um dos países mais simpáticos a esse sistema
Se as elites, as forças armadas, a classe média e os operários apoiam o neoliberalismo é pq todos estão satisfeitos com ele. Pare de usar o termo "revolução", assuma que voces querem dar um golpe mesmo.
Sou filha de militar, numa familia de militares. Na época todos queriam entrar na missão pq ganhava em dólar, lembro de um tio meu voltando da viagem trazendo um monte de coisa dos estados unidos que ele conseguiu visitar por causa da facilidade por ser missão da onu. Tb trouxe fotos da guerra (era so pro meu pai ver porem eu acabei passando na sala de computador e vendo). Foi a primeira vez que eu vi fotos de guerras explicitas mesmo, tinha 8 anos.
Acho esse tipo de video importante pq a gente aqui no brasil tende a julgar crimes de guerra internacionais como o japão, etc e descontar na população civil. Sendo que assim como acontece aqui, lá nem todo mundo sabia de tudo que acontecia. Nem todo mundo consome conteúdo político (sendo que hoje a gente tem internet, é bem mais fácil).
sim!!! alguns países não obstante de fazer mal a própria população, fazem mal a outros povos, e nada ganhamos apontando dedos pros civis, nem todos são coniventes com o que o governo deles e seus representantes fazem... vejo muitos falando do Japão, dos EUA, mas tem civis inocentes em todos os cantos do mundo
@@comuna.orgulhoso quando eu estava no 9ano do ensino médio bateram muito na tecla que o Brasil havia cometido um genocídio no Paraguai, matando 2/3 da população e sendo extremamente racistas com o próprio exercito, por conta de terem alistado escravos e mandado-os para a guerra e quase nunca os representando em artes feitas sobre a guerra naquela época. Imagino que dependa muito de professor, didática e alinhamento até mesmo da coordenação escola em certo ponto
"Eu tenho sido mais atacado por petistas do que pela direita", o PT de fato virou um partido de centro-direita, mas que até os petistas estão se tornando centro-direita é mais chocante ainda.
Obrigada por essa. Há muito isso não sai da minha cabeça. Todas as ações de "paz" da Onu é assim, agora o Brasil fazer o jogo sujo dos EUA é deprimente
Ótimo vídeos Ian. Sou Guarda Municipal e sempre achei que haviam muitas lacunas sobre o como foi a atuação do Brasil no Haiti, mas quando ví o Heleno no Governo Bolsonaro, tudo ficou mais claro😮
Ian, eu sou daqui do Rio de Janeiro e te digo: Na época que o exército estava nas favelas, os abusos de todos os tipos foram praticados sem limites. Fora as várias execuções. Fotos desses massacres rolaram pelas mídias, eu mesma recebi várias. Tipo assim: tinha criança morta na porta de casa, mulher morta com saco de compras, idoso morto na cadeira em frente de casa, animais de estimação etc, Enfim, pelas posições, via-se que eram execuções, isto é, a maioria eram moradores e não criminosos. Mas a imprensa colocou todos como criminosos e diminuiu a quantidade de mortos. Mas quem morava nas favelas e pelas fotos foi muito mais. Um massacre!
Parabéns, equipe, vocês fizeram o melhor vídeo do canal em minha humilde opinião. Noto a extraordinária potência desse vídeo para pautar nas redes sociais esta semana. Temos agora a PL DOS ESTRUPADOR$S nas ruas (graças a jah), furando a bolha da própria Internet, se estendendo para o cotidiano. Desejo que este vídeo furasse a bolha das redes também. Vamos levar para todos os lugares o que Ian está nos mostrando. Obrigado pelo trabalho de nos informar. Vida longa!
Eu lembro q mts anos atrás passou uma reportagem sobre abuso sexual no Haiti por militares mas n lembro qual a emissora q transmitiu. Td mundo sabia e ficaram calados.
@@paulohenriquebernardes6376 Em primeiro lugar, os comunistas não apoiam o Lula. Em segundo lugar, o Lula não tem medo dos militares. Quem tem coisa suja para esconder são os próprios militares, que desviaram milhões de reais da saúde durante a pandemia.
@@comuna.orgulhoso Sim, mas pelo menos todo mundo estava errado na Guerra do Paraguai porque ela foi uma disputa de interesses das elites sul-americanas. A Minustah foi pior, porque nós invadimos e barbarizamos o Haiti sem que ele tivesse feito nada contra a gente.
Tenho dois colegas da época da faculdade que foram pra essa missão. Um participou da missão na favela do Haiti. Segundo ele, antes de ir, a passagem de ordem foi a seguinte: Eles estavam lá pra levar a paz, a todos e qualquer custo. O que ele fala é que atiraram tanto, que deixaram o que eles chamavam de "forte", que era uma suposta mansão no alto da favela, em escombros, que o maior pedaço que sobrou da casa foi um tijolo.
Colega meu de escola foi parar no Haiti e desertou do exército de tanta barbaridade que viu os colegas fazendo. Ele era o cara do bullying na escola que quase me fez desistir da escola
Ola camaradas, moro em Amsterdam achei esse vídeo é de uma utilidade pública tão grande, acho que deveria ser legendado urgentemente, até onde eu sei não existe nenhum vídeo na internet em inglês que trate desse tema, precisamos de um canal de cortes em inglês pra difundir essas pesquisas alem do Brasil, é realmente frustante o quão as pessoas aqui sabem sobre esse massacre
Eu tenho um amigo que é ex-militar, já foi policial militar e foi pra guerra no Haiti. Ele tem duas cicatrizes de bala no corpo. Antes dele contar sobre a guerra eu nem sabia que o Brasil tinha enviado militares pro Haiti.
Na academia que eu treino boxe, conheci um maluco que diz ele ter servido no Haiti, ficou lá um ano, e provavelmente foi uma das pessoas mais ABLUEBLUE das ideias que já conheci na vida, também uma das com menos disciplina em um treino
Conheci dois imigrantes haitianos que trabalhavam em um Carrefour aqui proximo de casa, e ao fazer amizade eles contaram a história deles... Galera, não vou entrar em detalhes, mas o que sabemos do que rolou lá é 10% do que realmente aconteceu. Quem esteve responsável por essas operações e golpe, merecem o pior dos castigos.
Cara, eu era criança na época da Minustah, e a impressão de que ficava é que era um ação de caridade do Brasil. Só fui descobrir que não era nada disso por causa de reportagens que saírem em reação às falas do Bolsonaro. É uma pena que seja um assunto que seja tão ignorado pela nossa esquerda no geral.
Eu fiz um trabalho pra escola no ano passado sobre refugiados e fiquei com o Haiti,soube dessa "missão de paz" por uma matéria do jornal da USP enquanto pesquisava mas fico feliz de ter mais material sobre isso.
Otimo, que estão surgindo relatos! Precisamos investigar como estão esses soldados, muitos foram punidos, são fantasmas na sociedade e talvez engrossando fileiras do trafico e milícias...
@@SchererSilvio precisa de ajuda pra saber oq e essa palavra? Explico: no haiti há gangues violentas, na época tão ou mais armados quanto os das favelas cariocas, com o agravante de que alguns dos bandidos eram extremamente fortes, e não os Zé ruelas cracudos. Alguns inclusive conseguiam quebrar as algemas d plástico, criando um sério risco para as guarnições que estavam conduzindo os presos para a polícia. Além disso, vários d nossos militares morreram no terremoto enquanto estavam ajudando a população necessitada. Eram filhos, esposos e irmãos que deixaram saudades para suas familias
Havia resistencia dos haitianos, não eram bandidos! Há vasto material na mídia independente da área da Baia de San Francisno Ca. Por muito tempo, eu tinha fotos, reportagem criticando atuação essa intervenção...
Caramba o chat da live do Ian é formado por inteligência artificial? Me distrai o tanto de besteira que eles falam enquanto o Ian da uma aula extremamente importante.
Engraçado que é o mesmo argumento que bolsonaristas usam pra atacar quem é da direita. O gado também usa o MBL pra desqualificar a crítica quando vem da direita.
Isso nem é só fanatismo, faz parte da cultura brasileira. A maioria das pessoas não aceita ser criticada de forma justa sem se sentir atacada, daí você tem que falar com um um terceiro sobre, esse terceiro vai espalhar a fofoca até a crítica chegar na pessoa, e você tem que torcer pra que não digam que foi você; é falta de educação falar na cara, educado é falar pelas costas. Muita gente acha ruim não que eles tenham críticas ao governo, porque todo mundo tem. Acham ruim é que a esquerda radical critique o governo abertamente. Tem um vídeo do canal Wisecrack (tá em imperialês) sobre como educação (politeness) tem a ver com as relações entre as classes; o pobre/pebleu precisa ser educado, mas os ricos/a aristocracia não. E acho que a cultura brasileira incorporou muito disso em relação à críticas. Da mesma forma que você não pode criticar seu patrão, você também não pode criticar ninguém que você diz gostar, senão é falsidade ou ataque pessoal. Não sei se existe algum material histórico-científico sobre esse aspecto da cultura brasileira, quero muito que exista, porque acho esse tipo de comportamento extremamente tóxico pro nosso avanço como sociedade. Como que a gente vai chegar a algum lugar sem poder expressar descontentamento com os outros, com o governo? Não tem como.
Obrigado pelo vídeo e pelos comentários finais sobre o PT/Lula. Essa situação de refém do governo é uma oportunidade pra abrir olhos dos progressistas.
Eu era membro do PCdoB em 2010 e recordo que fui comentar a presença de uma comissão de direitos humanos do Haiti aqui no Brasil para relatar as violências praticadas pelo exército brasileiro e meus camaradas de militância se posicionaram todos contrários a esta denúncia, porque segundo eles a missão era totalmente de caráter humanitário, pois o PT jamais participaria de absurdo deste.
Do alto do seu condomínio de luxo em São Paulo, com todo conforto que o Capitalismo proporciona, sem nunca bater um prego no sabão, o Ian é um humilde sabedor da porr@ toda.
Nossa, anos atrás eu ouvi um colega meu de escola falar algo assim: “tem q acabar c os bandidos, se vai m0rrer alguns civis no processo, fazer o q?” E isso me dx perturbada, sério! Mas agr vejo de onde vem essas coisas, vejo de onde surgiu esses pensamentos… e uma pessoa de 17 anos ja estar reproduzindo isso, nem imagino como deva estar hj em dia….
Camarada Ian, se acompanhar o canal “Fala Glauber” tu assiste podcast militar policialesco extremista de direita onde vários “veteranos” da Minustah dão relatos de feitos heróicos … Vale a pena assistir como ferramenta de estudo, pesquisa e coleta de provas de crimes cometidos pelos convidados no Haiti e outros em território brasileiro.
São ótimos relatos. Eu adoro. É bom ver que soldados são humanos e sofrem ao ver as barbáries cometidas pelos criminosos haitianos. Estrup0s, esquartejamentos, p3d0filia, torturas... Parabéns aos soldados brasileiros por tentar salvar o Haiti daqueles monstros.
Pode continuar falando que a gente te apoia Ian. O PT tem de acordar para a realidade. Ficou quietinho na questão da PL do aborto, só se manifestaram quando viram a revolta do povo Covardia
Sou de caçapava/SP onde mtos militares foram pro Haiti nos anos 2000. Ja ouvi mtas histórias assim. Eles eram proibidos de dar comida para os moradores. Essas chacinas eram mto comuns segundo os relatos msm. Essa questão da troca de comida por sexo, segundo as histórias eram reais.
É justamente pelo fato de eu ser petista que eu gosto dos vídeos do prof. Ian. Os vídeos têm críticas veementes, verossímeis e que deveriam ser acatadas pelo partido, não criticadas. O PT não tá fazendo nenhuma política de conciliação. Pelo menos não com os pobres. Não dá pra dizer que estamos ganhando migalhas porque nem isso a gente tá vendo. O presidente é PT ("Centro-Direita") e o Congresso é direita pura. A gente tá muito lascado 😢
Que governabilidade? a governabilidade da extrema direita, oras! Pra mim, o PT já era! não vejo a hora de poder votar no PCBR pra deputados, senadores e presidencia da república!
Um pintor estava em casa e me contou que ele tinha ido para lá. Me disse que eles tinham muito medo já que era um esquema de guerrilla e recebiam tiro do nada. Por isso, quando eles mandavam atirar ou proteger uma posição eles nem pensavam duas vezes, como se as não fosse pessoas. Um colega dele ficou com estresse por traumáticos, ele estava patrulhando uma favela quando uma pessoa assustou ele em uma laje e ele explodiu a cabeça dela com um fuzil, a pessoa era um morador, ele voltou porque não conseguia mais sair da base. Um outro que meu pai conheceu, estava montando uma antena e tomou um tiro de fuzil, teve que voltar para casa também.
Pois é Ian, é isso mesmo, eu tenho citado esse fato com frequência, mas poucos dão atenção, talvez pelo fato de não época ter sido ocultado pela mídia. Outro detalhe que cito são as ações escoladas do Tarcísio uma vez que este também esteve operando militarmente no Haiti.
O que eu mais lembro dessa época de crise no Haiti lá em 2004-2006 (tava criança ainda) foi um jogo beneficente entre a seleção brasileira e a do Haiti. Eu agradeço bastante pelo material que vc coloca, porque sério, são coisas que eu desconhecia e que ao ler um pouco mais sobre o tema, fica claro como a ONU tentou esconder a catástrofe que criaram.
Links das noticias usadas:
www.brasildefato.com.br/2024/06/01/20-anos-da-minustah-alba-movimentos-pede-justica-por-crimes-cometidos-pelo-exercito-brasileiro-contra-haitianos
www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2004/03/printable/040302_haiti2rg
revistaforum.com.br/politica/2023/9/26/que-foi-operao-punho-de-ferro-que-matou-mulheres-crianas-no-haiti-tinha-heleno-como-comandante-144775.html
www.estadao.com.br/internacional/soldados-brasileiros-sao-acusados-de-abusos-sexuais-no-haiti-diz-agencia-de-noticias/
www.brasildefato.com.br/2017/09/01/estupros-colera-e-30-mil-mortos-conheca-o-legado-da-minustah-no-haiti
news.un.org/pt/audio/2016/12/1191591
economia.uol.com.br/noticias/reuters/2018/11/29/bolsonaro-nomeia-militares-que-estiveram-no-haiti-para-governo-e-pode-repetir-estrategia-de-seguranca.htm
Eu quero ver vc fazer um vídeo mostrando oque exército vermelho fez no Afeganistão
@@otakicecoletiva1849o que qualquer exército faz, tiro porrada e bomba.
o haiti nasceu cometendo o crime de tentar ser um país soberano, e isso o imperialismo e o colonialismo não permitem
Esse comentário foi o alvo 🎯
@@Batat_quente antes disso foi a França, que não tolerou ter perdido o Haiti para uma população de escravos.
Nasceu cometendo um genocídio.
E continua.
Boicote à proclamação de República feita por haitianos 😢
Lembro que o Luciano Huck fazia umas reportagens super romantizando essas missões de paz, mostrando os soldados como heróis. Dava a maior raiva, e isso porque na época eu nem era radicalizada ainda, mas já sabia dos crimes cometidos pelas missões de paz da ONU em vários países.
Ainda meteram o Ronaldo Fenômeno
Eu sempre detestei o programa do Huck, nunca cheguei a ver isso. Que nojo.
Eu lembro disso. O Luciano Hulk fala dessa missão até hoje.
Na época eu comprava essa história, porque era oque era mostrado, não tinha muito como eu ter outra ideia, e isso me da muita raiva :(
A do Brasil foi a que menos teve esse negócio assim
Finalmente um video do nosso campo explicando a Minustah, obrigado Ian!
"O que que o Brasil queria com isto"?
Uma vaga permanente no conselho de segurança da ONU.
🤢
Sempre foi uma ideia fixa do Lula e deu muito errado.
Um delírio do lula com essas negócio de vaga no conselho de segurança..
Tem mais chance da índia ou a polônia ganharem esse assento do q o brasil
A Minustah foi quem deu palco aos piores fascistas que hoje tem poder no Brasil de hoje.
Eu sou de extrema direita vai fazer o que seu troxa
PT e PL?
Lula foi o grande cabeça da operação que iniciou em 2004, que visava mendigar as potencias que comandam a ONU um lugar no conselho de segurança só pra ele inflar o ego, é dele que vc esta falando né? Com certeza sim.
@@iin1nj4xii72tem que remover esses dois partidos logo
@@MarcosVenicio-rx1wltem que remover todos, enquanto houver divisão da política avera discordância sistemática e ineficiência governamental
o pior de tudo é saber que o heleno vai morrer de velhice
Sim isto é inaceitável
Ah para o um tamto de nazista morreu de velhice, o heleno é um santo comparado a outros lixos q morreram de velhice, o mundo é uma merda , deus nos abandonou.
Herói.
@@filipekwhSó para o gado
Perdeu a moral de criticar já
Meu pai é militar e foi pro Haiti alguns dias antes do terremoto. Ele desenvolveu síndrome do Pânico com as coisas que ele viu lá e até hoje faz terapia
Seu pai é homem mesmo?
@@filipekwh pq, tá interessado?
Idiota
@@marysoarez não. Só gosto de mulher. E mulher de verdade e não falsificação de mulher.
@@filipekwh problema teu
Eu sei que isso é muito "índice meu tio" mas eu lembro que minha mãe me contava que um parente dela foi pro Haiti, ele era militar, ela disse que eles matavam civis nativos para "mostrar serviço" e ele contava sobre essas coisas. Quando eu vi a live lembrei dela contando essas histórias
meu deus...
Meu tio também foi pro Haiti, só que a pegada é meio diferente desse parente seu; ele é completamente bolsonarista, chegando ao ponto de defender Israel.
A minha mãe deu aula para uma menina haitiana que foi estuprada por um soldado brasileiro. Ela tinha depressão profunda por causa disso e tentou se matar várias vezes.
Que horror
@@arandomguy842Meu Deus...
As vezes discordo de muitos posicionamentos seus, Ian, mas é por causa de vídeos como esse que você é necessário. Venceremos, camarada!
O ocorrido foi o seguinte: o exército levou um pau num combate, tem filmagens no youtube da tropa correndo, mais de 50 militares, o Heleno viu as filmagens, ficou puto e mandou os comandos anfíbios passar o cerol depois nos vagabundos. nesse episódio agiu certo o general.
Heleno, Tarcísio, Braga Neto, Pazzuelo, são agentes do terror!
Tarcísio inclusive tava no Haiti tbm nessa época
Esses canalhas chegaram ao poder eu não me conformo até hoje, achei que não seria possível, mas me enganei,
Sob o comando do Lulinha... Não esqueça...
@@donramonn12 quando o heleno fez o ataque a comunidade, o Lula o exonerou, e o deixou muito P, mas eram lixos antigos que vieram a tona no governo do Bozo quando jamais deveriam exercer qualquer cargo, mas não foi assim né.
Estou trabalhando com um cara que foi pro Haiti, ele contou muitas atrocidades que aconteciam, e conta como se fosse a coisa mais normal do mundo
Conta mais
@@nopaiva eu lembro dele contar sobre uma missão para "caçar rebeldes" que tinham matado um soldado brasileiro. Quando pegavam algum suspeito eles ativaram nos pés e nas mãos pra fazerem ele falar. Conta até que executavam mesmo, ajoelhado no chão, depois que descobriam que a informação era falsa. Contou sobre problemas psicólogicos que ele teve, de acordar asustado várias noites depois de já ter voltado. Disse também que quando voltaram, todos tiveram tratamento psicólogico intensivo por muito tempo. Hoje ele, diz estar livre de traumas mais pesados, mas não parece perceber que o que fizeram foi uma atrocidade. Segundo ele "era o que foi ordenado".
Marielle Franco era lider da comissão q investigava a intervenção federal. Ela pediu os inquéritos q investigava a intervenção brasileira no Haiti.
Conheço um cara que foi militar no Haiti e naquela clima de conversa de macharada no vestiário o cara demonstrou umas 5 técnicas diferentes de estrangulamento, torção e quebra de ossos usando uma toalha molhada. Só parou de falar porque percebeu o desconforto de alguns depois que perguntaram onde ele tinha aprendido.
O cara é militar, foi pra guerra e não vai saber isso? KKKKKKKK ae tu tá chapando ein
A questão é que não foi aprendido na formação dele como militar etc, isso foi aprendido lá no Haiti assistindo e/ou praticando dezenas de sessões de tortura. Seria só bizarro se um amigo tivesse visto na internet essas coisas, mas aprender in loco é o atestado que a tortura foi normalizada lá. Só junta isso aos relatos de como civis foram tratados lá que você vê o absurdo. Provavelmente incontáveis civis foram torturados.
@@andreff1000tá de sacanagem né você quer que os cara vão pra lá pra morrer ?
Tu é um guri de apartamento trouxa!
@andreff1000 então deve ser normalizado se vangloriar de cometer crimes de guerra?
Eu servi o exército em 2010, e alguns militares do regimento em que servi foram para o Haiti, um dos cabos contou literalmente o que vc descreveu, eles colocavam um blindado na entrada da favela e metralharam, o cara contou aqui numa naturalidade perturbadora usando essa desculpa, que usavam os moradores como escudo, fazem 14 anos isso já e não esqueço o q esse cabo falou.
Passei um tempo lá dentro e os caras contam todo tipo de atrocidade com naturalidade. Falando que ditadura só matou e torturou comunista, vangloriando quem foi pro Haiti, falando que bandido tem muito é que torturar mesmo porque não é gente, contam sem nenhum remorso de recruta que morreu por culpa deles. Na época me considerava de direita, mas não sou um psicopata e condenava o que estava ouvindo. Quem tem mente fraca e entra lá sofre lavagem cerebral, vira um psicopata e pra matar qualquer um na rua é um palito, sabe que vai sair impune.
Fonte: confia
@@GamesTube80 o cara falou isso na minha frente, eu não tenho pq mentir, se foi verdade não sei, mas foi o que ele contou, tenho amigos q confirmam.
@@diorgenesmartins6377 fonte: confia
@@diorgenesmartins6377 fonte: confia
Essa não aceitação de críticas por parte dos petistas me irrita. Não fazer, atrapalhar e até impedir a discussão é totalmente antidemocrático, e acaba sendo uma atitude fascista, no sentido que impõe suas próprias convicções.
Petistas,antidemocrático,e petista são palavras que não tem o mesmo significado kkkk veja quem tentou dar golpe,que tem como amigos proximo,Facistas e golpistas e os sem falar em até mesmo Nazistas...
Perfeito!!!!
O problema é que em nosso país, ter posição politica é ter partido e politicos como times de futebol: Ninguem pode criticar ou apontar erros, se não automaticamente vc vira do time rival.
Que tipo de crítica?, fale não seja convarde.
Sou petista há 28 anos, compartilhei esse vídeo nas minhas redes pois a vergonha foi no governo Lula mas omitem essa história pois as fardas estão manchadas e lula saiu com 87% de aprovação. Não é a pessoa Lula, foi o governo e sim, o povo tem de conhecer o que há anos dizemos que fardas não dignifica ninguém e sim o carater da pessoa que veste a farda.
@@adalbertofreitas8554covarde aqui é vc, gado petralha.
No Brasil é ainda mais complicado pois se não bastasse as elites e as forças armadas apoiarem o neoliberalismo a classe média e operaria tb. Isso já deveria ter sido feita lá trás na época das outras revolucoes do século 20 mas aparentemente o neoliberalismo encontrou um dos países mais simpáticos a esse sistema
Se as elites, as forças armadas, a classe média e os operários apoiam o neoliberalismo é pq todos estão satisfeitos com ele. Pare de usar o termo "revolução", assuma que voces querem dar um golpe mesmo.
Se não me engano, lembro que nessa época o Lula queria muito o Brasil no conselho de segurança da ONU, como membro permanente.
E hoje tem medo e rabo preso com os militares. Por que sera?
O Deus chamado "Exército Brasileiro" não aceitou a oferenda de sangue derramado dos haitianos...
Lula não está do nosso lado da esquerda
Pior, se não me engano foi isso mesmo, a "troca" era por uma cadeira no conselhoe a missão era meio que um "teste".
Esse vídeo não é entretenimento é luta, camaradas compartilhar e like faz parte da nossa luta e agitação dentro do TH-cam
Oi.
@@HECTOR2005_ヘクトル oi
Saudações, camarada Jeff!
Revolucionário de TH-cam .... Ahahahahahahha 😅😅😅😅😅😅
@@marcelochazan na política não existe espaço vazio, se Lenin estivesse vivo estaria no Tik Tok também, sim revolucionário de internet!
Sou filha de militar, numa familia de militares. Na época todos queriam entrar na missão pq ganhava em dólar, lembro de um tio meu voltando da viagem trazendo um monte de coisa dos estados unidos que ele conseguiu visitar por causa da facilidade por ser missão da onu. Tb trouxe fotos da guerra (era so pro meu pai ver porem eu acabei passando na sala de computador e vendo).
Foi a primeira vez que eu vi fotos de guerras explicitas mesmo, tinha 8 anos.
Acho esse tipo de video importante pq a gente aqui no brasil tende a julgar crimes de guerra internacionais como o japão, etc e descontar na população civil. Sendo que assim como acontece aqui, lá nem todo mundo sabia de tudo que acontecia. Nem todo mundo consome conteúdo político (sendo que hoje a gente tem internet, é bem mais fácil).
Acho que deveria ser mais discutido também a Guerra do Paraguai, o Brasil fez um genocídio lá e isso quase não é mencionado.
A guerra do Paraguai eu até passo pano , se alguém invade minha casa eu expulso e invado a dela@@comuna.orgulhoso
sim!!! alguns países não obstante de fazer mal a própria população, fazem mal a outros povos, e nada ganhamos apontando dedos pros civis, nem todos são coniventes com o que o governo deles e seus representantes fazem... vejo muitos falando do Japão, dos EUA, mas tem civis inocentes em todos os cantos do mundo
@@comuna.orgulhoso quando eu estava no 9ano do ensino médio bateram muito na tecla que o Brasil havia cometido um genocídio no Paraguai, matando 2/3 da população e sendo extremamente racistas com o próprio exercito, por conta de terem alistado escravos e mandado-os para a guerra e quase nunca os representando em artes feitas sobre a guerra naquela época. Imagino que dependa muito de professor, didática e alinhamento até mesmo da coordenação escola em certo ponto
Vídeo sensacional. Muito informação preciosa. Tristeza saber que o Brasil participou dessa monstruosidade acontecida nos solos dos irmãos haitianos.
"Eu tenho sido mais atacado por petistas do que pela direita", o PT de fato virou um partido de centro-direita, mas que até os petistas estão se tornando centro-direita é mais chocante ainda.
Criticado em que?
@@adalbertofreitas8554 Ih, desculpe, não entendi a pergunta.
conheci a mãe de um cara que queria se livrar dos bens principalmente militares dele, o cara teve TEPT e se matou na época
TEPT?
@diegohodriech1742 Transtorno de estresse pós-traumático
@@comuna.orgulhoso obrigado!
Obrigada por essa. Há muito isso não sai da minha cabeça. Todas as ações de "paz" da Onu é assim, agora o Brasil fazer o jogo sujo dos EUA é deprimente
Não esquecer que os personagens da MINUSTAH são os mesmos da intervenção militar no Rio de Janeiro durante o governo Temer.
Ótimo vídeos Ian. Sou Guarda Municipal e sempre achei que haviam muitas lacunas sobre o como foi a atuação do Brasil no Haiti, mas quando ví o Heleno no Governo Bolsonaro, tudo ficou mais claro😮
Não eram só países latinos, também tinham soldados americanos, paquistaneses e chineses!
Sindrome do esqueximento afetou ele
Ian, eu sou daqui do Rio de Janeiro e te digo: Na época que o exército estava nas favelas, os abusos de todos os tipos foram praticados sem limites. Fora as várias execuções. Fotos desses massacres rolaram pelas mídias, eu mesma recebi várias. Tipo assim: tinha criança morta na porta de casa, mulher morta com saco de compras, idoso morto na cadeira em frente de casa, animais de estimação etc, Enfim, pelas posições, via-se que eram execuções, isto é, a maioria eram moradores e não criminosos. Mas a imprensa colocou todos como criminosos e diminuiu a quantidade de mortos. Mas quem morava nas favelas e pelas fotos foi muito mais. Um massacre!
Não tenho mais essas fotos...
Fake News, com todo respeito!
@@bethraposo241magicamente elas sumiram né
@@bethraposo241não tem pq nunca existiu,deixa de mentir,cria vergonha
Kkkkkkkkk
Tem 39 anos, e lembro muito bem dos vídeos brasileiros romantizando esse m@ss@cre do povo haitiano
Eu fiquei sabendo desse episódio por causa dos Galãs feios, Calejon e Helder falaram em live!!! Isso faz um tempinho
Parabéns, equipe, vocês fizeram o melhor vídeo do canal em minha humilde opinião. Noto a extraordinária potência desse vídeo para pautar nas redes sociais esta semana. Temos agora a PL DOS ESTRUPADOR$S nas ruas (graças a jah), furando a bolha da própria Internet, se estendendo para o cotidiano. Desejo que este vídeo furasse a bolha das redes também. Vamos levar para todos os lugares o que Ian está nos mostrando. Obrigado pelo trabalho de nos informar. Vida longa!
Eu lembro q mts anos atrás passou uma reportagem sobre abuso sexual no Haiti por militares mas n lembro qual a emissora q transmitiu. Td mundo sabia e ficaram calados.
Deixando o engajamento aqui!
Toma aqui o meu engajamento pra você.
A Minustah é uma das maiores máculas da história brasileira.
Isso e o genocídio que fizemos no Paraguai
@@comuna.orgulhosoNinguém mandou o IMPERIALISTA do Solano Lopez ter começando a guerra 😢...
Porque Lula tem tanto medo dos militares? Tem coisa suja por trás?
@@paulohenriquebernardes6376 Em primeiro lugar, os comunistas não apoiam o Lula. Em segundo lugar, o Lula não tem medo dos militares. Quem tem coisa suja para esconder são os próprios militares, que desviaram milhões de reais da saúde durante a pandemia.
@@comuna.orgulhoso Sim, mas pelo menos todo mundo estava errado na Guerra do Paraguai porque ela foi uma disputa de interesses das elites sul-americanas. A Minustah foi pior, porque nós invadimos e barbarizamos o Haiti sem que ele tivesse feito nada contra a gente.
Sou petista e concordo plenamente contigo, vdds têm que ser ditas ...
Tenho dois colegas da época da faculdade que foram pra essa missão. Um participou da missão na favela do Haiti. Segundo ele, antes de ir, a passagem de ordem foi a seguinte: Eles estavam lá pra levar a paz, a todos e qualquer custo. O que ele fala é que atiraram tanto, que deixaram o que eles chamavam de "forte", que era uma suposta mansão no alto da favela, em escombros, que o maior pedaço que sobrou da casa foi um tijolo.
Colega meu de escola foi parar no Haiti e desertou do exército de tanta barbaridade que viu os colegas fazendo. Ele era o cara do bullying na escola que quase me fez desistir da escola
Pior que há uns 8 anos atrás teve uma conversa com um haitiano num aeroporto que me contó todas essas coisas e coisa muito pior.
Tem de achar esse cara para entrevista-lo e ele contar.
@@ruthmiranda10 os Haitianos são um povo aberto e direto acredito que se você conhecer um com consciência da política pode te contar
O Tarcísio também estava lá no Haiti.
Pois é, achei que o Ian ia falar isso no vídeo.
Eu não sabia! Isso explica muita coisa... 🤢
Exato
Sério?
@@baifengjiu8682 sim
Conteúdo muito necessário, explica bem uns rabos presas da política atual…
Tarcisio é um ex militar que participou do MINUSTAH
eita
Ian em dobro no sábado!
Ian toda vez que eu entro no seu canal....eu fico embasbacado, quanta retórica e inteligência.
Ola camaradas, moro em Amsterdam achei esse vídeo é de uma utilidade pública tão grande, acho que deveria ser legendado urgentemente, até onde eu sei não existe nenhum vídeo na internet em inglês que trate desse tema, precisamos de um canal de cortes em inglês pra difundir essas pesquisas alem do Brasil, é realmente frustante o quão as pessoas aqui sabem sobre esse massacre
Eu tenho um amigo que é ex-militar, já foi policial militar e foi pra guerra no Haiti. Ele tem duas cicatrizes de bala no corpo.
Antes dele contar sobre a guerra eu nem sabia que o Brasil tinha enviado militares pro Haiti.
Primeira vez que vejo algo tão completo sobre os atuais problemas do Haiti
Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança morreu durante missão humanitária nesse terremoto de 2010 no Haiti,
Na academia que eu treino boxe, conheci um maluco que diz ele ter servido no Haiti, ficou lá um ano, e provavelmente foi uma das pessoas mais ABLUEBLUE das ideias que já conheci na vida, também uma das com menos disciplina em um treino
Excelente vídeo. Valeu, Soberana! Vocês são demais!
Mistura de vergonha, ódio e tristeza de um vez só.
Lembro da palavra de ordem quando estava na faculdade: "Fora já, fora já daqui, Bush do Iraque e Lula do Haiti!"
Conheci dois imigrantes haitianos que trabalhavam em um Carrefour aqui proximo de casa, e ao fazer amizade eles contaram a história deles... Galera, não vou entrar em detalhes, mas o que sabemos do que rolou lá é 10% do que realmente aconteceu. Quem esteve responsável por essas operações e golpe, merecem o pior dos castigos.
Fala aí po
Obrigado Ian! Tu é muito importante
Cara, eu era criança na época da Minustah, e a impressão de que ficava é que era um ação de caridade do Brasil. Só fui descobrir que não era nada disso por causa de reportagens que saírem em reação às falas do Bolsonaro. É uma pena que seja um assunto que seja tão ignorado pela nossa esquerda no geral.
Mano eu n tinha ideia que essa missão aconteceu antes do terremoto. Achei que tinha acontecido por causa dele. Que absurdo
Eu fiz um trabalho pra escola no ano passado sobre refugiados e fiquei com o Haiti,soube dessa "missão de paz" por uma matéria do jornal da USP enquanto pesquisava mas fico feliz de ter mais material sobre isso.
Otimo, que estão surgindo relatos! Precisamos investigar como estão esses soldados, muitos foram punidos, são fantasmas na sociedade e talvez engrossando fileiras do trafico e milícias...
Excelente e muito esclarecedor este vídeo .
Ian não passa frio, tá sempre coberto de razão
Brasileiros abriram mão d estar cm suas famílias e amigos pra se arriscar num lugar q estava um inferno mortal. Tanto na Itália como no haiti
Arriscar?
@@SchererSilvio precisa de ajuda pra saber oq e essa palavra? Explico: no haiti há gangues violentas, na época tão ou mais armados quanto os das favelas cariocas, com o agravante de que alguns dos bandidos eram extremamente fortes, e não os Zé ruelas cracudos. Alguns inclusive conseguiam quebrar as algemas d plástico, criando um sério risco para as guarnições que estavam conduzindo os presos para a polícia. Além disso, vários d nossos militares morreram no terremoto enquanto estavam ajudando a população necessitada. Eram filhos, esposos e irmãos que deixaram saudades para suas familias
@@SchererSilvio isso. Arriscar. Consulte o Google ou Aurélio pra saber o significado
@@SchererSilvio não não, foram lá passar as férias
Havia resistencia dos haitianos, não eram bandidos! Há vasto material na mídia independente da área da Baia de San Francisno Ca. Por muito tempo, eu tinha fotos, reportagem criticando atuação essa intervenção...
Curtir, comentar, poder popular!!
Terminou o vídeo com a pergunta chave de ouro
Brasil também andou se aventurando no Congo...
Valeu!
Caramba o chat da live do Ian é formado por inteligência artificial? Me distrai o tanto de besteira que eles falam enquanto o Ian da uma aula extremamente importante.
Galera da twitch é assim mesmo, o chat do Luide Matos tbm é bem chato as vezes
Nem todo mundo que assiste participa do chat. E tem gente que vê depois o corte mesmo tendo assistido a live.
@@Raphael-ih4qy O Ian só faz live no TH-cam agora
Eu não tinha ideia sobre isso. Vou dormir muda, estou chocada, MDS!!!
chocante que assisti quando eu era criança as reportagens do narigudo lá, saber que não era tão legalzinho quanto ele quis pintar meio que é fd
23:00 falaram que o Chavoso age como o MBL pq ele tem criticado o Lula ahuhauhauahauh é mto mal caratismo
Engraçado que é o mesmo argumento que bolsonaristas usam pra atacar quem é da direita. O gado também usa o MBL pra desqualificar a crítica quando vem da direita.
Isso nem é só fanatismo, faz parte da cultura brasileira. A maioria das pessoas não aceita ser criticada de forma justa sem se sentir atacada, daí você tem que falar com um um terceiro sobre, esse terceiro vai espalhar a fofoca até a crítica chegar na pessoa, e você tem que torcer pra que não digam que foi você; é falta de educação falar na cara, educado é falar pelas costas.
Muita gente acha ruim não que eles tenham críticas ao governo, porque todo mundo tem. Acham ruim é que a esquerda radical critique o governo abertamente.
Tem um vídeo do canal Wisecrack (tá em imperialês) sobre como educação (politeness) tem a ver com as relações entre as classes; o pobre/pebleu precisa ser educado, mas os ricos/a aristocracia não. E acho que a cultura brasileira incorporou muito disso em relação à críticas. Da mesma forma que você não pode criticar seu patrão, você também não pode criticar ninguém que você diz gostar, senão é falsidade ou ataque pessoal. Não sei se existe algum material histórico-científico sobre esse aspecto da cultura brasileira, quero muito que exista, porque acho esse tipo de comportamento extremamente tóxico pro nosso avanço como sociedade. Como que a gente vai chegar a algum lugar sem poder expressar descontentamento com os outros, com o governo? Não tem como.
Falaram a msm coisa do Jones e do próprio Ian
Depois é só a direita que é extrema não é mesmo?
@@morrisonmachado1994 não existe extrema esq, exatamente pela definição dos termos
Meu máximo respeito aos militares que foram nessa missão
Eu sou PTista e você está coberto de razão.
Obrigado pelo vídeo e pelos comentários finais sobre o PT/Lula. Essa situação de refém do governo é uma oportunidade pra abrir olhos dos progressistas.
Eu era membro do PCdoB em 2010 e recordo que fui comentar a presença de uma comissão de direitos humanos do Haiti aqui no Brasil para relatar as violências praticadas pelo exército brasileiro e meus camaradas de militância se posicionaram todos contrários a esta denúncia, porque segundo eles a missão era totalmente de caráter humanitário, pois o PT jamais participaria de absurdo deste.
Ian Neves: O hidratado!
General Heleno estava lá dando o ar da graça
A mídia brasileira romantiza tudo mais ninguém sabe oque acontece de baixo do tapete. N O J E N T O s
Do alto do seu condomínio de luxo em São Paulo, com todo conforto que o Capitalismo proporciona, sem nunca bater um prego no sabão, o Ian é um humilde sabedor da porr@ toda.
ataque pessoal e inventado
CONDOMÍNIO DE LUXO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tu ta achando q a internet paga bem, né?
Nossa, anos atrás eu ouvi um colega meu de escola falar algo assim: “tem q acabar c os bandidos, se vai m0rrer alguns civis no processo, fazer o q?” E isso me dx perturbada, sério! Mas agr vejo de onde vem essas coisas, vejo de onde surgiu esses pensamentos… e uma pessoa de 17 anos ja estar reproduzindo isso, nem imagino como deva estar hj em dia….
Parabéns pelo vídeo, excelente conteúdo
Camarada Ian, se acompanhar o canal “Fala Glauber” tu assiste podcast militar policialesco extremista de direita onde vários “veteranos” da Minustah dão relatos de feitos heróicos … Vale a pena assistir como ferramenta de estudo, pesquisa e coleta de provas de crimes cometidos pelos convidados no Haiti e outros em território brasileiro.
São ótimos relatos. Eu adoro.
É bom ver que soldados são humanos e sofrem ao ver as barbáries cometidas pelos criminosos haitianos. Estrup0s, esquartejamentos, p3d0filia, torturas... Parabéns aos soldados brasileiros por tentar salvar o Haiti daqueles monstros.
Unico crime que vi eles falando foi dos civis que as gangues esquatejavam e deixavam pelas ruas do haiti ;)
Finalmente, alguém expondo essa mazela brasileira
Ian, muito corajoso em suas falas
Pode continuar falando que a gente te apoia Ian. O PT tem de acordar para a realidade. Ficou quietinho na questão da PL do aborto, só se manifestaram quando viram a revolta do povo
Covardia
Sou de caçapava/SP onde mtos militares foram pro Haiti nos anos 2000. Ja ouvi mtas histórias assim. Eles eram proibidos de dar comida para os moradores. Essas chacinas eram mto comuns segundo os relatos msm. Essa questão da troca de comida por sexo, segundo as histórias eram reais.
É justamente pelo fato de eu ser petista que eu gosto dos vídeos do prof. Ian. Os vídeos têm críticas veementes, verossímeis e que deveriam ser acatadas pelo partido, não criticadas.
O PT não tá fazendo nenhuma política de conciliação. Pelo menos não com os pobres. Não dá pra dizer que estamos ganhando migalhas porque nem isso a gente tá vendo. O presidente é PT ("Centro-Direita") e o Congresso é direita pura. A gente tá muito lascado 😢
Bingo
te adoro ian, nunca pare
Força humanidade :D
Sou Ptista e você está certo. Filiado há 21 anos. O PT abandonou as massas. Ou se reconecta, ou viraremos mais um partido de centrão. 😢
O PT JÁ É um partido de centrão.
Muito boa reflexão sobre o Lula e seu governo.
Que governabilidade? a governabilidade da extrema direita, oras! Pra mim, o PT já era! não vejo a hora de poder votar no PCBR pra deputados, senadores e presidencia da república!
Sonhar não ocupa espaço
Pode votar, haha.
Nunca irão eleger nenhum parlamentar relevante, são verdadeiros irrelevante, pcb, up e PCdoB são verdadeiros irrelevantes políticos.
Excelente camarada
Um pintor estava em casa e me contou que ele tinha ido para lá. Me disse que eles tinham muito medo já que era um esquema de guerrilla e recebiam tiro do nada. Por isso, quando eles mandavam atirar ou proteger uma posição eles nem pensavam duas vezes, como se as não fosse pessoas.
Um colega dele ficou com estresse por traumáticos, ele estava patrulhando uma favela quando uma pessoa assustou ele em uma laje e ele explodiu a cabeça dela com um fuzil, a pessoa era um morador, ele voltou porque não conseguia mais sair da base.
Um outro que meu pai conheceu, estava montando uma antena e tomou um tiro de fuzil, teve que voltar para casa também.
Pois é Ian, é isso mesmo, eu tenho citado esse fato com frequência, mas poucos dão atenção, talvez pelo fato de não época ter sido ocultado pela mídia.
Outro detalhe que cito são as ações escoladas do Tarcísio uma vez que este também esteve operando militarmente no Haiti.
Ian esta certo.
Uaaaauuuuuuu, temos um combatente de guerra de teclado aqui, bandido bom é bandido morto
O que eu mais lembro dessa época de crise no Haiti lá em 2004-2006 (tava criança ainda) foi um jogo beneficente entre a seleção brasileira e a do Haiti. Eu agradeço bastante pelo material que vc coloca, porque sério, são coisas que eu desconhecia e que ao ler um pouco mais sobre o tema, fica claro como a ONU tentou esconder a catástrofe que criaram.
Amamos Vc, camarada!
Matou a pau! Guri, te cuida, pois com seu fio da verdade,logo, logo eles vão começar a te atacar!
Lembro de uma reportagem onde se falava que soldados brasileiros atraiam meninas e mulheres para as bases e elas sofriam estupros coletivos...
Prova