adoro q esse canal foge do padrão do youtube de vídeo rápidos, acelerados, q vomitam informação o tempo todo. ele é devagar, no seu tempo, mas de modo q seja fácil entender a complexidade dos assuntos, sem parecer chato ou tedioso. parabéns
A meu ver, o mais importante não é o destino ao qual chegaremos ao tentar viajar para outros mundos, mas sim os benefícios que a jornada em busca de descobrir como faremos para chegar lá nos proporcionará.
Quebrando a casualidade. Pensando deste modo, que a velocidade da luz é a velocidade da casualidade. Podemos concluir. Porem nosso entendimento da verdadeira natureza do espaço ainda é limitada. O que podemos especular é se nossas ideias de casualidades podem estar erradas, isto é, pensamos que primeiro vem a causa, ação, depois vem o efeito, reação. No entanto e se isto não for deste modo, se for apenas uma ilusão. Penso que pode ser que ação e reação iniciam no mesmo instante em que começam a agir. Agora imagine que isto é verdade. Outro fator é a natureza do espaço-tempo. Que segundo a teoria da relatividade geral, que o espaço é flexível. Porem, ainda dentro de nossa especulação, o espaço-tempo, poderia ser um fluido, compostos por partículas atômicas, isto é, o espaço é quantizado. E com novo entendimento da física do espaço-tempo, pode indicar que pode ser manipulado. Mas como? Ai, ainda é cedo para dizer que é impossível, pois sequer temos este entendimento. Se a casualidade for simultânea, tanto faz o ponto de onde vemos os eventos mencionados no vídeo. O que dá para entender que seria uma viagem no tempo, se o tempo for o de referência, o da Terra. Meio confuso, não? Pois é. Só é loucura de minha mente.
A entropia(ou tb a segunda lei da termodinâmica) também parece seguir o mesmo caminho da causa e efeito. Vi alguns vídeos sobre entropia e bugou minha mente do mesmo jeito.
Nunca esqueço do desconforto que eu sentia ao pensar nesses conceitos de infinito do universo e velocidade da luz quando adolescente, era um desconforto muito ímpar, beirava o desespero, hoje é bem divertido acompanhar as divagações acerca do tema… Ótimo vídeo, adoro este canal.
Puxa Juliano, q belo video, curti demais a explicação, o diagrama, foi excepcional. Sem palavras. Se pudesse dar 1000 likes, 1000 likes eu daria. Um dos melhores vídeos seus, parabéns!!!
@JulianoRighetto continue sempre, esse conhecimento é importante, pena q muitos não dão o devido valor... Se eu fosse criar um canal concorrente, eu criaria "Somos simples pq o universo é complexo", fica a dica de canal secundário 🤣🤣🤣
Engraçado como a escala do Universo desafia nossa percepção mundana. Somos completamente míopes quando olhamos toda a dimensão das coisas no espaço. Mas a ciência tem sido o óculos que melhora nossa visão. Continuamos míopes, porém com a capacidade de enxergar mais longe. Parabéns pelo conteúdo instigante e pela didática dos seus vídeos. Bom trabalho.
Só acho que informação nunca ou ao menos nem sempre é a mesma coisa que causalidade. Se vc informasse Vegas que a Supernova X ocorreu, ela apenas estaria recebendo um tipo específico de informação antes de outras, mas isso não perturbaria a ocorrência dos fatos (no caso, a supernova). Agora no caso da nave interrompendo o transmissor, sim. Então talvez ainda haja esperança de que em uma situação ainda possa ocorrer, enquanto que na outra não.
Pensei que seria mais um conteúdo que eu veria e que não iria mudar nada no meu entendimento de física, mas você trouxe abordagens muito interessantes. A nave impede a mensagem da Terra antes dela acontecer, mas como isso seria possivel? Muito louco. Deve haver sim uma lei que impeça ultrapassar a velocidade C
Ótima explicação. Me lembrei do livro o problema dos 3 corpos, quando o Sofom, um computador quantico criado pelos tri-solarianos usava entrelaçamento quântico para se comunicar instantaneamente de Alfa centauri com a terra apesar da distancia de 4 anos-luz.
Ótimo vídeo, bem explicativo, fácil de entender. Se poderemos um dia viajar mais rápido que a luz? Vamos pedir pra Jesus quando ele voltar, talvez ele nos responda e nos deixe viajar para outras galáxias.😊
O horizonte de eventos é um exemplo interessante, mas o limite do universo observável não é de fato algo ultrapassar a velocidade da luz. O que ocorre é o acúmulo de todos os pontos de expandindo (uma expansão lenta, inclusive, de 63 km/s por megaparsec).
Até Newton achavamos que o Universo era estático, então chegou Einsten e mudou tudo.... Tudo tem causa, OK! A velocidade da luz é fixa e universal, OK! Mas o tempo é relativo e individual, o gráfico o mostra bem. parabens! 👏🤝☺️
Mas, porque a causalidade está vinculada a luz? Porque condicionamos o conhecimento de um fato a um sentido nosso, ou seja, a nós "vermos" ou detectarmos ele? As coisas estão acontecendo agora em todos os lugares do universo e nós as veremos ou detectaremos quando sua luz chegar a nós, mas, elas continuam a acontecer agora ao mesmo tempo, só a nossa percepção não está calibrada para isso e depende de um limite. Mas, e se tivéssemos um detector na "velocidade do pensamento", ou seja, que detectasse imediatamente o universo todo, e se tivéssemos essa sensibilidade? O tempo seria instantâneo e a causalidade estaria dentro do que acontece de fato no universo, ou seja, tudo acontece ao mesmo tempo. Apenas deveria haver um filtro de mensagens enviadas dentro de sensores e equipamentos luminicos (que atendem a velocidade da luz) e sensores e equipamentos que utilizam outras formas de sensibilidade e que observam o espaço em tempo absolutamente real.
As coisas estão acontecendo sim! Mas elas vão além do que a luz mostra. Tempos diferentes acontecem ao mesmo tempo. Seu movimento determina se você ''estaria vendo o passado ou futuro de um lugar onde a velocidade da luz surte efeito''. Dependendo da sua velocidade e direção no espaço, se comparado com outro objeto a uma certa distância, tudo muda. Por exemplo: imagine que você está caminhando na Terra, mas esta sua direção, se apontada com uma seta, esta seta daria de encontro a um planeta em uma galáxia a 1 bilhão de anos-luz daqui. Um alienígena (no momento que sua direção de movimento está apontada pra ele neste planeta), ele está lendo um jornal. Correto? Só que agora, a rua que você está caminhando, que era bem reta até então, tem uma leve curva pra esquerda. Agora, imagine que esta seta que aponta a direção do seu movimento, também virará um pouco pra esquerda no espaço. Está seta ja não aponta diretamente para o alienígena lendo o jornal mais (cujo era o mesmo presente que o seu). Agora, esta seta aponta para o passado do alienígena. Se você na Terra, fazer uma leve curva pra direita, esta seta que mostra sua direção no espaço irá apontar mais pra direita, agora mostrando o futuro deste alienígena neste planeta a 1 bilhão de anos-luz de distância. Ou seja: a conclusão é que tudo é pré-determinado de alguma forma. Tudo ja existe ao mesmo tempo. Procure o BRIAN GREENE, grande professor de física. Ele explica sobre isso no ''Loaf of bread'' theory.
Eu amo demais esse assunto! Poderia falar sobre isso por horas!! O quão certo é esse diagrama? Quais variáveis poderíamos colocar pra complicar um pouco mais?
Magnífico vídeo, parabéns! Pode comentar -e fazer novos vídeos - detalhando as causas do espaço se mover mais rápido do que a luz? 🥺 E se não mandássemos mensagem nenhuma?! 😅
Oi... Já deixei o Like... Não sei como explicar... Mas, se a luz não sente a passagem do tempo durante o seu curso... Acredito fielmente, que realmente não podemos ultrapassar a velocidade da luz... Porém, poderemos algum dia atingi-la... Não havendo paradoxo, parecendo uma viagem instantânea... Contudo, a distância será limitada a tecnologia... Primeiro a informação, depois, pequenos átomos, em seguida materiais e quem sabe, em 1.000 anos, os seres humanos mais adaptados que nós... Mesmo que seja uma simulação... Não vejo impossibilidades, apenas não chegou o momento tecnológico... Algo nos cálculos? Ainda não sabemos... ou alguém sabe e não divulgou ainda... 🧑🚀👍
Espera, se o tempo mal passa para alguém viajando próximo da velocidade da luz, quanto tempo realmente demoraria uma viagem interestelar nessas velocidades? Um dia na perspectiva da pessoa? Pq mesmo que na realidade sejam milhões de anos na velocidade da luz, para os passageiros não seria tudo isso, pois o tempo é distorcido certo?
O tempo fluir do mesmo jeito ainda seria milhões de anos na velocidade próxima da luz oque e impossível visto que tudo que tem massa não pode acelerar ou acumular energia infinita pra ser deslocar na mesma velocidade da luz.
Muito interessante, mas e se a mensagem for transmitida de forma instantânea como por meio de entrelaçamento quântico, esse fenômeno de efeito antecedendo a causa ainda ocorreria ?
Esse gráfico esta errado! 14:57 O grafico para trás tem que ser para cima pois não existe tempo negativo. Ele mesmo mostra o grafico logo no incio. 08:15.
Até que enfima alguém falou uma coisa que se entende. Seria a mesma coisa ir para Alpha Centarui(fazer o que lá? Será que ainda existe? ou foi só a luz que chegou aqui na terra para informar que aquilo estava lá. É mais fácil ir para lua ou marte ou até outro planeta no nosso sistema solar do que ficar viajando na maionese que um dia iria chergar la em alpha centauri fazer o que?????????????????
Interessante. Uma pena que há um pequeno erro de referência no sentido da flecha da mensagem enviada dos astronautas para a terra. Como o tempo é cumulativo e por mais que a velocidade ultrapasse a luz, ela não se tornaria negativa, no máximo seria instantânea, formando uma linha reta paralela a linha de espaço. Por esse motivo a mensagem de retorno seria uma flecha para a esquerda subindo e não geraria o paradoxo.
O problema dessa questão de dobrar o espaço, buraco de minhoca, etc, é que todos perdem a noção de escala gravitacional relacionada a escala humana. A energia para manter um "portal aberto" é muito maior que toda massa/energia de uma estrela. Nao há como qualquer civilização manipular isso.
Agora eu tava pensando, se o espaço diminuísse automaticamente estaríamos “rápidos” , por isso que não tem como ir mais rápido que a luz porque para isso precisaria existir espaço negativo
E se recebemos mensagens de nós mesmos avisando sobre coisas no futuro é só não estamos de posse das informações porque elas, de acordo com o diagrama, chegaram para nós nos passado e, simplesmente, não estávamos com os ouvidos abertos para receber essa informação quando ela chegou?
02:50 velocidade é relativa. Depoende de um ponto de referência. Ja estamos viajando a velocidade da luz em relação as galáxias distantes. É possível sim, ja estamos viajando.
@@conteudo.de.ficcao.cientifica Dizem que sente, mas a realidade é que é a aceleração. Mas o foco do comentário não é a relatividade do espaço tempo e sim a velocidade é sempre baseado a um ponto observador. Por exemplo, quando você está a 100 km/ h e tem um carro a 40km/h, entao vc esta a 60km/h em relação a esta carro mas 100km/h em relação a via. A velocidade sempre vai ser relacionado a algo, é o observador. As galaxias mais distantes estão se afastando na velocidade da luz em relação a nossa galaxia, entao para essas galaxias como observador, ja estamos viajando a velocidade da luz. A velocidade depende de referencial.
@@rodrigomendes7532 "dizem q sente" . Não dizem, existem experimentos q provam. O q vc ta dizendo não contradiz em nada o vídeo. Esse experimento do carro não funciona em velocidades relativistas... Se seu carro está a 99,9999 da velocidade da luz, vc veria um raio de luz do seu lado viajando a poucos quilômetros por hora certo? Errado. Vc veria ele se afastando na velocidade normal da luz, e se a luz estivesse indo contra vc, vc não veria ela a quase o dobro da velocidade da luz, vc veria ela também se afastando na velocidade normal da luz , não importa a sua direção nem velocidade, e não importa a direção da luz, em qualquer situação vc vê ela se afastando de vc na velocidade da luz de sempre...
@@conteudo.de.ficcao.cientifica a velocidade somente é absoluta na velocidade da Luz, para velocidades menores não, é relativa. Ocorre que na velocidade da luz o espaço e tempo se ajustam para que qualquer observador entenda a mesma velocidade. Ja a gravidade não depende disso, sempre vai ser absoluta, não depende de referencial e distorce o espaço tempo na proporção de sua aceleração.
Mas, Juliano.. se o homem caminha para a imortalidade (figurativo) com os avanços tecnológicos, acha que ele poderá fazer viagens interestelares durante seu ciclo de vida, as nossas referências temporais também se alterariam, enfim, seria uma espécie de nova era, ou parafraseando: o fim da infância?
existe a proposta de transferir informações instantâneamente através do entrelaçamento quântico. o paradoxo se mantém tbm nesse caso? me perdi um pouco na parte de interpretar o gráfico
N tem a ver com o tema do vídeo, mas... Fiquei pensando aqui; Seria possível usar o entrelaçamento quântico pra observar o que ocorre com uma partícula dentro de um buraco negro? Pegar uma partícula "A", entrelaçar com uma partícula "B" e jogar a "B" num buraco negro observando o que ocorre com a "A"?
Super corda em estilingue gravitacional,ou seja sempre do micro para o espaço quântico onde o tempo é 1 e vice versa uma espécie de infinito virtual onde dá para ver a reação antes da ação, agora chega de inventar!
No tempo 15: 11 do vídeo, porque que a informação chegaria antes de ser enviada? Suponhamos que da terra até a nave há um tempo de dois anos pra mensagem chegar. Dois anos pra ir e dois anos pra vir = quatro anos. Quando a mensagem da nave chegasse à terra, já fariam quatro anos que ela foi enviada para Vega. Ainda que alguém dissesse que a velocidade maior que a da luz permita voltar no tempo, como que isso aconteceria ? Não precisa de um tempo, pra informação sair da nave, para a terra?
Fico pensando: Mas "Vega" já teria virado super nova, mesmo sendo capazes de ver acima da velocidade da luz, o evento já teria ocorrido antes. A causa e efeito surgem no mesmo instante, mas mesmo em qualquer velocidade, a causa precisa anteceder o efeito. Não deve haver limites para as velocidades no universo. E a luz é apenas apenas mais uma barreira como o som foi.
Uma possibilidade seria que cada informação que chegasse antes da ação, uma nova realidade surgira mantendo a casualidade no universo de origem. Ou, na hipótese mais lógica, criar uma máquina do tempo numa caçapa de uma mesa de bilhar, e fazer uma bola voltar no tempo instantâneamente fazendo ela colidir consigo mesma evitando que ela caísse e assim não viajando no tempo...o universo daria um "jeito" de não haver essa colisão 😂
Da mesma forma eu penso se por exemplo viajassemos à velocidade da luz rumo a betelgeuse, veríamos a expansão dela 2x acelerada, congelada ou em tempo real?
Não consigo entender como, no exemplo dado, informar à Vega o que a Terra viu, quebraria a causa-efeito. Até pq a supernova já aconteceu, eles saberem antes, não mudará o fato. É como qdo vemos um luz de um relâmpago, segundos após vem o som. O fato de termos sidos avisados, o clarão, não quebrou a causa-efeito. Se alguém puder me explicar melhor, eu agradeço.
Cara, dá uma olhada no canto inferior esquerdo do vídeo; lá estão os créditos de todas as imagens. Muitas pessoas disponibilizam imagens e vídeos com permissão de uso Creative Commons, sendo que algumas apenas exigem a citação da fonte. É o caso das imagens utilizadas pelo Juliano. Se quiser mais informações, confira este artigo: pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7as_Creative_Commons
Acredito que iremos, não tão longe, mas não com corpos físicos atuais, que requerem muita energia, gravidade, tempo de vida curto. Mas, com a inteligência artificial chegaremos muito, mas muito longe mesmo, levando a bordo toda a estrutura de DNA para começar vida biológica do ponto zero.
Imagina um big brother numa nave ...Ninguém ficaria vivo e a nave se perderia no espaço-tempo. Se conseguirmos transformar a consciência em física, atravessar o universo levaria menos tempo que um piscar de olhos.
adoro q esse canal foge do padrão do youtube de vídeo rápidos, acelerados, q vomitam informação o tempo todo. ele é devagar, no seu tempo, mas de modo q seja fácil entender a complexidade dos assuntos, sem parecer chato ou tedioso. parabéns
Somos breves.
Esse canal é um achado! Como é bom ver seus videos…
A meu ver, o mais importante não é o destino ao qual chegaremos ao tentar viajar para outros mundos, mas sim os benefícios que a jornada em busca de descobrir como faremos para chegar lá nos proporcionará.
Quebrando a casualidade.
Pensando deste modo, que a velocidade da luz é a velocidade da casualidade. Podemos concluir. Porem nosso entendimento da verdadeira natureza do espaço ainda é limitada. O que podemos especular é se nossas ideias de casualidades podem estar erradas, isto é, pensamos que primeiro vem a causa, ação, depois vem o efeito, reação. No entanto e se isto não for deste modo, se for apenas uma ilusão. Penso que pode ser que ação e reação iniciam no mesmo instante em que começam a agir. Agora imagine que isto é verdade. Outro fator é a natureza do espaço-tempo. Que segundo a teoria da relatividade geral, que o espaço é flexível. Porem, ainda dentro de nossa especulação, o espaço-tempo, poderia ser um fluido, compostos por partículas atômicas, isto é, o espaço é quantizado. E com novo entendimento da física do espaço-tempo, pode indicar que pode ser manipulado. Mas como? Ai, ainda é cedo para dizer que é impossível, pois sequer temos este entendimento. Se a casualidade for simultânea, tanto faz o ponto de onde vemos os eventos mencionados no vídeo. O que dá para entender que seria uma viagem no tempo, se o tempo for o de referência, o da Terra.
Meio confuso, não? Pois é. Só é loucura de minha mente.
A entropia(ou tb a segunda lei da termodinâmica) também parece seguir o mesmo caminho da causa e efeito. Vi alguns vídeos sobre entropia e bugou minha mente do mesmo jeito.
Concordo. Sempre abordamos esse tema sob a luz de nossa capacidade de compreender. E se...
Boa tarde Juliano ,primeiro fico feliz que o Sérgio Sacani disse ao vivo que vai te convir para o CIÊNCIA SEM FIM.
E como sempre no capricho.
É a melhor explicação do limite da velocidade da luz que eu já vi! Parabéns!
o like mais merecido
Nunca esqueço do desconforto que eu sentia ao pensar nesses conceitos de infinito do universo e velocidade da luz quando adolescente, era um desconforto muito ímpar, beirava o desespero, hoje é bem divertido acompanhar as divagações acerca do tema… Ótimo vídeo, adoro este canal.
A minha preocupação na adolescência era perder a virgindade! A velocidade da luz não me incomodava em nada
Puxa Juliano, q belo video, curti demais a explicação, o diagrama, foi excepcional. Sem palavras. Se pudesse dar 1000 likes, 1000 likes eu daria. Um dos melhores vídeos seus, parabéns!!!
Valeu, Pedrão! São comentários como este que me fazem querer continuar! Abração!
@JulianoRighetto continue sempre, esse conhecimento é importante, pena q muitos não dão o devido valor...
Se eu fosse criar um canal concorrente, eu criaria "Somos simples pq o universo é complexo", fica a dica de canal secundário 🤣🤣🤣
@ hahahah! Boa! Obrigado!
E pra frear nessas velocidade seria uma boa pergunta??
Precisa de muita capacidade de abstração, seria melhor uma animação ao lado do gráfico
Engraçado como a escala do Universo desafia nossa percepção mundana. Somos completamente míopes quando olhamos toda a dimensão das coisas no espaço. Mas a ciência tem sido o óculos que melhora nossa visão. Continuamos míopes, porém com a capacidade de enxergar mais longe.
Parabéns pelo conteúdo instigante e pela didática dos seus vídeos. Bom trabalho.
Muito obrigado mais uma vez, amigo Milton! Bom saber que você sempre curte os vídeos! Abração!
Curto porque você sempre escolhe temas bacanas e intrigantes. Parabéns!
Terei que assistir mais umas 3 vezes para entender.
Eu...
Ninguém sabe o que é o tempo, ainda, amigo, só como ele age. Relaxa que nem Einstein nem Stephen Hawking morreram sabendo isso 😅
Gente!! Que complicação!!! Me deu até dor de cabeça!!! 😅😅😅
Triste mas é isso aí, provavelmente nossa espécie nunca sairá da galáxia
Saindo do Sistema Solar, pra mim, já tá bom! Abraço, André!
Tá otimista de mais colega. Ainda nem pisaram em outro planeta
Ótimo vídeo! Parabéns!
tive que voltar umas explicações um monte de vezes mas valeu a pena
Boa tarde Juliano e seguidores do canal.
Muito bom.
Volte para Campos do Jordão pra gente troccar idéias, fazer uma fogueira e falar sobre tudo isso. Está convidado!!! Abs!!
A primeira vez em 45 anos que entendi porque NADA FEITO DE ATOMOS PODE VIAJAR A VELOCIDADE MAIOR QUE A LUZ. Parabéns!
Sendo ou não feito de átomos a viagem é impossível
😮😮😮😮😮😮 feliz ano novo.
Falei pra minha namorada essa semana sobre isso e você me faz esse vídeo com a excelência de sempre
Só acho que informação nunca ou ao menos nem sempre é a mesma coisa que causalidade. Se vc informasse Vegas que a Supernova X ocorreu, ela apenas estaria recebendo um tipo específico de informação antes de outras, mas isso não perturbaria a ocorrência dos fatos (no caso, a supernova). Agora no caso da nave interrompendo o transmissor, sim. Então talvez ainda haja esperança de que em uma situação ainda possa ocorrer, enquanto que na outra não.
excelente vídeo como sempre! continue pois seu trabalho é espetacular.
Qualquer coisa que o ser humano possa imaginar, ele pode realizar! Dê tempo ao tempo
Pensei que seria mais um conteúdo que eu veria e que não iria mudar nada no meu entendimento de física, mas você trouxe abordagens muito interessantes. A nave impede a mensagem da Terra antes dela acontecer, mas como isso seria possivel? Muito louco. Deve haver sim uma lei que impeça ultrapassar a velocidade C
Ótima explicação. Me lembrei do livro o problema dos 3 corpos, quando o Sofom, um computador quantico criado pelos tri-solarianos usava entrelaçamento quântico para se comunicar instantaneamente de Alfa centauri com a terra apesar da distancia de 4 anos-luz.
Tenho que admitir que não entendi. Fico feliz que muitos o conseguiram. Parabéns.
Nem eu
Normalmente eu não comento mas, esse teu vídeo foi excepcional mano velho! Abraços de Poa - RS
Maravilhosa explicação!
Ótimo vídeo, bem explicativo, fácil de entender. Se poderemos um dia viajar mais rápido que a luz? Vamos pedir pra Jesus quando ele voltar, talvez ele nos responda e nos deixe viajar para outras galáxias.😊
Interessante, física e filosofia parecem andar juntas.
Mais um vídeo maravilhoso! The best explanation ever!!!!
Obrigado pelo vídeo.
Esse canal é bom demais. Acompanho já dos primeiros vídeos. Recomendo sempre.
Que vídeo incrível! Parabéns, Juliano!
Que canal fantástico! Amei!
Uau.... Esse vídeo foi fantástico! Parabéns Juliano!
Estou muito feliz com suas aulas, gratidão
Que video top parabéns
Que vídeo maravilhoso... ❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Explicação é muito boa mais vou ter que assistir várias vezes prá conseguir entender esse negócio de espaço e tempo é complicado
Canal nível excelência, parabéns.
O horizonte de eventos é um exemplo interessante, mas o limite do universo observável não é de fato algo ultrapassar a velocidade da luz. O que ocorre é o acúmulo de todos os pontos de expandindo (uma expansão lenta, inclusive, de 63 km/s por megaparsec).
Sempre com conteúdo excepcional. 😊
Uau sua explicação e ótima 😮. Mas para um leigo como eu ou aos próximos . Somos muito ignorantes para pensar como vc propôs acima!
Top de mais! 👏👏👏
Até Newton achavamos que o Universo era estático, então chegou Einsten e mudou tudo....
Tudo tem causa, OK!
A velocidade da luz é fixa e universal, OK!
Mas o tempo é relativo e individual, o gráfico o mostra bem.
parabens!
👏🤝☺️
Parabéns pelo conteúdo!!!
Mas, porque a causalidade está vinculada a luz? Porque condicionamos o conhecimento de um fato a um sentido nosso, ou seja, a nós "vermos" ou detectarmos ele? As coisas estão acontecendo agora em todos os lugares do universo e nós as veremos ou detectaremos quando sua luz chegar a nós, mas, elas continuam a acontecer agora ao mesmo tempo, só a nossa percepção não está calibrada para isso e depende de um limite. Mas, e se tivéssemos um detector na "velocidade do pensamento", ou seja, que detectasse imediatamente o universo todo, e se tivéssemos essa sensibilidade? O tempo seria instantâneo e a causalidade estaria dentro do que acontece de fato no universo, ou seja, tudo acontece ao mesmo tempo. Apenas deveria haver um filtro de mensagens enviadas dentro de sensores e equipamentos luminicos (que atendem a velocidade da luz) e sensores e equipamentos que utilizam outras formas de sensibilidade e que observam o espaço em tempo absolutamente real.
A todo momento vc veria coisas se materializando, e desmaterializando no universo! seria ate chato e melhor deixar do jeito que esta mesmo.
As coisas estão acontecendo sim! Mas elas vão além do que a luz mostra. Tempos diferentes acontecem ao mesmo tempo. Seu movimento determina se você ''estaria vendo o passado ou futuro de um lugar onde a velocidade da luz surte efeito''. Dependendo da sua velocidade e direção no espaço, se comparado com outro objeto a uma certa distância, tudo muda. Por exemplo:
imagine que você está caminhando na Terra, mas esta sua direção, se apontada com uma seta, esta seta daria de encontro a um planeta em uma galáxia a 1 bilhão de anos-luz daqui. Um alienígena (no momento que sua direção de movimento está apontada pra ele neste planeta), ele está lendo um jornal. Correto? Só que agora, a rua que você está caminhando, que era bem reta até então, tem uma leve curva pra esquerda. Agora, imagine que esta seta que aponta a direção do seu movimento, também virará um pouco pra esquerda no espaço. Está seta ja não aponta diretamente para o alienígena lendo o jornal mais (cujo era o mesmo presente que o seu). Agora, esta seta aponta para o passado do alienígena. Se você na Terra, fazer uma leve curva pra direita, esta seta que mostra sua direção no espaço irá apontar mais pra direita, agora mostrando o futuro deste alienígena neste planeta a 1 bilhão de anos-luz de distância.
Ou seja: a conclusão é que tudo é pré-determinado de alguma forma. Tudo ja existe ao mesmo tempo. Procure o BRIAN GREENE, grande professor de física. Ele explica sobre isso no ''Loaf of bread'' theory.
Que explicação didática ❤
Vou pensar mais sobre isso. Muito interessante.
Esperando um vídeo sobre os taquions
Video fantástico ❤
Valeu!
Greice, sua fofa! Obrigado! Dá um beijo na Aurora por mim!
Eu amo demais esse assunto! Poderia falar sobre isso por horas!! O quão certo é esse diagrama? Quais variáveis poderíamos colocar pra complicar um pouco mais?
To achando q tem algo errado no diagrama... Não da pra conceber q a simples transição de informação mais rápido q a luz gera viagem no tempo
Magnífico vídeo, parabéns!
Pode comentar -e fazer novos vídeos - detalhando as causas do espaço se mover mais rápido do que a luz? 🥺
E se não mandássemos mensagem nenhuma?! 😅
Tentei hypar o vídeo, mas já tinha atingido o meu limite de 3 vezes semanais... 😢
Incrivel. Muito obrigdo.
que aula!
Top demais nosso universo
Oi... Já deixei o Like... Não sei como explicar... Mas, se a luz não sente a passagem do tempo durante o seu curso... Acredito fielmente, que realmente não podemos ultrapassar a velocidade da luz... Porém, poderemos algum dia atingi-la... Não havendo paradoxo, parecendo uma viagem instantânea... Contudo, a distância será limitada a tecnologia... Primeiro a informação, depois, pequenos átomos, em seguida materiais e quem sabe, em 1.000 anos, os seres humanos mais adaptados que nós... Mesmo que seja uma simulação... Não vejo impossibilidades, apenas não chegou o momento tecnológico... Algo nos cálculos? Ainda não sabemos... ou alguém sabe e não divulgou ainda... 🧑🚀👍
sensacional
Espera, se o tempo mal passa para alguém viajando próximo da velocidade da luz, quanto tempo realmente demoraria uma viagem interestelar nessas velocidades? Um dia na perspectiva da pessoa? Pq mesmo que na realidade sejam milhões de anos na velocidade da luz, para os passageiros não seria tudo isso, pois o tempo é distorcido certo?
O tempo fluir do mesmo jeito ainda seria milhões de anos na velocidade próxima da luz oque e impossível visto que tudo que tem massa não pode acelerar ou acumular energia infinita pra ser deslocar na mesma velocidade da luz.
Sensacional
Muito interessante, mas e se a mensagem for transmitida de forma instantânea como por meio de entrelaçamento quântico, esse fenômeno de efeito antecedendo a causa ainda ocorreria ?
Na série da Netflix, "O Problema dos 3 Corpos" tem isso!
Entrelaçamento quantico não é transmissão instantânea de informação.
Esse gráfico esta errado!
14:57
O grafico para trás tem que ser para cima pois não existe tempo negativo.
Ele mesmo mostra o grafico logo no incio. 08:15.
OBRIGADO .
Só encontro uma forma para me expressar: 👏👏👏👏👏👏👏👏👌👌👌👌👌👌👌👌
Até que enfima alguém falou uma coisa que se entende. Seria a mesma coisa ir para Alpha Centarui(fazer o que lá? Será que ainda existe? ou foi só a luz que chegou aqui na terra para informar que aquilo estava lá. É mais fácil ir para lua ou marte ou até outro planeta no nosso sistema solar do que ficar viajando na maionese que um dia iria chergar la em alpha centauri fazer o que?????????????????
Interessante. Uma pena que há um pequeno erro de referência no sentido da flecha da mensagem enviada dos astronautas para a terra. Como o tempo é cumulativo e por mais que a velocidade ultrapasse a luz, ela não se tornaria negativa, no máximo seria instantânea, formando uma linha reta paralela a linha de espaço. Por esse motivo a mensagem de retorno seria uma flecha para a esquerda subindo e não geraria o paradoxo.
O problema dessa questão de dobrar o espaço, buraco de minhoca, etc, é que todos perdem a noção de escala gravitacional relacionada a escala humana. A energia para manter um "portal aberto" é muito maior que toda massa/energia de uma estrela. Nao há como qualquer civilização manipular isso.
É fácil pensar em viajar mais rápido do que à luz, por outro lado, já não faz sentido viajar para o passado 😢
Adoro esse canal. Que o mosca de ideologias políticas quaisquer NUNCA piquem o autor desse canal!!!!
Agora eu tava pensando, se o espaço diminuísse automaticamente estaríamos “rápidos” , por isso que não tem como ir mais rápido que a luz porque para isso precisaria existir espaço negativo
E se recebemos mensagens de nós mesmos avisando sobre coisas no futuro é só não estamos de posse das informações porque elas, de acordo com o diagrama, chegaram para nós nos passado e, simplesmente, não estávamos com os ouvidos abertos para receber essa informação quando ela chegou?
02:50 velocidade é relativa.
Depoende de um ponto de referência. Ja estamos viajando a velocidade da luz em relação as galáxias distantes.
É possível sim, ja estamos viajando.
É aí q entra a relatividade, o tempo se dilata em altas velocidades ... Velocidade não é relativa, o tempo é...
@@rodrigomendes7532 vc ta dizendo q uma nave em velocidade próxima a da luz sem aceleração, não sente a dilatação temporal?
@@conteudo.de.ficcao.cientifica
Dizem que sente, mas a realidade é que é a aceleração.
Mas o foco do comentário não é a relatividade do espaço tempo e sim a velocidade é sempre baseado a um ponto observador.
Por exemplo, quando você está a 100 km/ h e tem um carro a 40km/h, entao vc esta a 60km/h em relação a esta carro mas 100km/h em relação a via.
A velocidade sempre vai ser relacionado a algo, é o observador.
As galaxias mais distantes estão se afastando na velocidade da luz em relação a nossa galaxia, entao para essas galaxias como observador, ja estamos viajando a velocidade da luz.
A velocidade depende de referencial.
@@rodrigomendes7532 "dizem q sente" . Não dizem, existem experimentos q provam. O q vc ta dizendo não contradiz em nada o vídeo. Esse experimento do carro não funciona em velocidades relativistas... Se seu carro está a 99,9999 da velocidade da luz, vc veria um raio de luz do seu lado viajando a poucos quilômetros por hora certo? Errado. Vc veria ele se afastando na velocidade normal da luz, e se a luz estivesse indo contra vc, vc não veria ela a quase o dobro da velocidade da luz, vc veria ela também se afastando na velocidade normal da luz , não importa a sua direção nem velocidade, e não importa a direção da luz, em qualquer situação vc vê ela se afastando de vc na velocidade da luz de sempre...
@@conteudo.de.ficcao.cientifica a velocidade somente é absoluta na velocidade da Luz, para velocidades menores não, é relativa.
Ocorre que na velocidade da luz o espaço e tempo se ajustam para que qualquer observador entenda a mesma velocidade.
Ja a gravidade não depende disso, sempre vai ser absoluta, não depende de referencial e distorce o espaço tempo na proporção de sua aceleração.
15:05
Erro clássico! 😂
8:00 , gerações futuras vão ter motores de dobra, isso está começando agora com a IA e reatores de energia de fusão.
incrivel
Muito fácil solucionar isso, basta a nave não interceptar a mensagem e fica tudo bem.
Mas, Juliano.. se o homem caminha para a imortalidade (figurativo) com os avanços tecnológicos, acha que ele poderá fazer viagens interestelares durante seu ciclo de vida, as nossas referências temporais também se alterariam, enfim, seria uma espécie de nova era, ou parafraseando: o fim da infância?
existe a proposta de transferir informações instantâneamente através do entrelaçamento quântico. o paradoxo se mantém tbm nesse caso? me perdi um pouco na parte de interpretar o gráfico
N tem a ver com o tema do vídeo, mas... Fiquei pensando aqui;
Seria possível usar o entrelaçamento quântico pra observar o que ocorre com uma partícula dentro de um buraco negro?
Pegar uma partícula "A", entrelaçar com uma partícula "B" e jogar a "B" num buraco negro observando o que ocorre com a "A"?
na minha opinião, faltou desenhar um triangulo no gráfico, que explicaria o paradoxo
Que vídeo!
O áudio oscila muito entre o baixo e o alto parece que fica afastado e aproximando o microfone, incomoda muito de ouvir 😢
Ele precisa usar um microfone, já percebi isso desde o começo do canal. Mas ele não lê os comentários 🤡
*Se a velocidade da luz fosse muito maior, tipo bilhões ou trilhões de km por segundo, será que o universo seria harmônico igual ele é?*
Não
Super corda em estilingue gravitacional,ou seja sempre do micro para o espaço quântico onde o tempo é 1 e vice versa uma espécie de infinito virtual onde dá para ver a reação antes da ação, agora chega de inventar!
No tempo 15: 11 do vídeo, porque que a informação chegaria antes de ser enviada? Suponhamos que da terra até a nave há um tempo de dois anos pra mensagem chegar. Dois anos pra ir e dois anos pra vir = quatro anos. Quando a mensagem da nave chegasse à terra, já fariam quatro anos que ela foi enviada para Vega. Ainda que alguém dissesse que a velocidade maior que a da luz permita voltar no tempo, como que isso aconteceria ? Não precisa de um tempo, pra informação sair da nave, para a terra?
Fico pensando: Mas "Vega" já teria virado super nova, mesmo sendo capazes de ver acima da velocidade da luz, o evento já teria ocorrido antes. A causa e efeito surgem no mesmo instante, mas mesmo em qualquer velocidade, a causa precisa anteceder o efeito. Não deve haver limites para as velocidades no universo. E a luz é apenas apenas mais uma barreira como o som foi.
Oponha, nao da pra pensar em 2d nesse caso, so se tiver outra dimensão de tempo que faria sentido, uma que e constante e independente do espaço
O termo "paradoxo" significa que não faz sentido coexistir, ou seja, é um impedimento não uma meta a ser alcançada.
Mas aí não é causa que aconteceu antes, é o tempo da mensagem que altera a percepção das coisas
Ele ja está levando isso em consideração
tmlc daq a pouco nós vai olhar pra trás e rir dessa ideia absurda de "não poder quebrar o limite da velocidade da luz" é só querer
Uma possibilidade seria que cada informação que chegasse antes da ação, uma nova realidade surgira mantendo a casualidade no universo de origem. Ou, na hipótese mais lógica, criar uma máquina do tempo numa caçapa de uma mesa de bilhar, e fazer uma bola voltar no tempo instantâneamente fazendo ela colidir consigo mesma evitando que ela caísse e assim não viajando no tempo...o universo daria um "jeito" de não haver essa colisão 😂
Da mesma forma eu penso se por exemplo viajassemos à velocidade da luz rumo a betelgeuse, veríamos a expansão dela 2x acelerada, congelada ou em tempo real?
Congelada!
Não consigo entender como, no exemplo dado, informar à Vega o que a Terra viu, quebraria a causa-efeito. Até pq a supernova já aconteceu, eles saberem antes, não mudará o fato.
É como qdo vemos um luz de um relâmpago, segundos após vem o som. O fato de termos sidos avisados, o clarão, não quebrou a causa-efeito.
Se alguém puder me explicar melhor, eu agradeço.
Juliano, quem ilustra seus vídeos??
Parabéns pra ele?
Parece dono de todas as imagens utilizadas nos vídeos.
Cara, dá uma olhada no canto inferior esquerdo do vídeo; lá estão os créditos de todas as imagens. Muitas pessoas disponibilizam imagens e vídeos com permissão de uso Creative Commons, sendo que algumas apenas exigem a citação da fonte. É o caso das imagens utilizadas pelo Juliano.
Se quiser mais informações, confira este artigo: pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7as_Creative_Commons
Acredito que iremos, não tão longe, mas não com corpos físicos atuais, que requerem muita energia, gravidade, tempo de vida curto. Mas, com a inteligência artificial chegaremos muito, mas muito longe mesmo, levando a bordo toda a estrutura de DNA para começar vida biológica do ponto zero.
Imagina um big brother numa nave ...Ninguém ficaria vivo e a nave se perderia no espaço-tempo. Se conseguirmos transformar a consciência em física, atravessar o universo levaria menos tempo que um piscar de olhos.
Eu não sei não man, eu sempre sinto que tem alguma coisa faltando.
É só a Terra não ficar de fofoquinha com Vega 😂😂😂