💼 Chegou a hora de cair a ficha e de fazer sua renda extra! Veja como fazer uma renda rápida: curt.link/Renda-Rapida Ficou curioso para saber como criar vídeos assim? Descubra como criar: curt.link/Aprenda-TH-cam
Faltou uma interessante também: virar o disco. No tempo das vitrolas tínhamos de virar o disco para ouvir as músicas gravadas no outro lado. A expressão ficou para aquelas pessoas que insistem muito num assunto, o qual não queremos mais ouvir. Então dizemos : vira o disco!!!!
Caiu a fixa ( entendeu informação ) É nois na fita ( atuliazando ) é nois no DVD , é nóis no You tube ( somos nós famosos sendo gravados) Essa menina foi vacinada com agulha de vitrola ! ( Fala demais ) Matraca de semana santa ( pessoas conversando e fazendo barulho ) Parece mercado de peixe ( um monte de gente gritando) Fala que nem um papagaio ( repete o que os outros falam e nem sabe o que tá falando ) Fala mais do que o homem da cobra ( fala demais ) A pessoa vai fazer uma peça de teatro Merda ! ( Tem um monte de cavalo na porta do teatro e na porta ta cheio de merda , quanto mais merda de cavalo, maior o publico )
A expressão "" Pe rapado" é da época no Brasil antigo que no dia da missa do Domingos tinha os ricos que ia de charrete que era uma carroça de luxo eos pobres ia a pé, para não sujar a igreja de barro, tinha uma lâmina de ferro preso a um toco na entrada da igreja para os pobres raspar os sapatos e não lamear a igreja. Dai o dizer pobre do pé rapado,ou raspado.
A expressão "ficar a ver navios" ouvi que Napoleão Bonaparte ficou a ver os navios de Dom João VI saindo de Portugal rumo ao Brasil sendo o único Monarca Europeu que Napoleão não Destronou pois o Brasil colônia com a chegada dele tornou-se o Reino Unido com Portugal e Algarve.
Aqui em São João del Rei, MG, na porta da Igreja de São Francisco, tem no chão, um pedaço de ferro que servia para essas pessoas repassem o pé antes de entrarem na igreja.
Uma explicação mais precisa sobre "cair a ficha". Ao ser colocada no telefone público, a ficha ficava num compartimento intermediário do telefone q permitia q, caso a ligação não fosse atendida, a ficha retornasse ao usuário. Se a ligação fosse atendida, a ficha caía definitivamente no interior do telefone. Assim, "cair a ficha" significa q a pessoa com quem vc quer se comunicar recebeu ("entendeu") a sua msg.
Feito nas coxas , ditado popular de algo mal feito . Mas veio da época dos escravos quando faziam telhas de barro e moldavam , nas coxas, e cada escravo tinha a coxa diferente , daí ficava fora de padrão , ou medida , hoje usamos como algo mal feito sem padrão , Fica a dica ,
faltou o SALVO PELO GONGO.. na antiguidade muitos eram enterrados vivos...dai uma ideia surgio...colocar um sino no caixão...alguem ficava passeando pelo cemiterio e ao ouvir o sino logo abria o tumulo e retirava o defunto vivo...ah..ah.., ,,,,
@@VintageTop10 Com mais precisão: Um dos dedos grandes dos pés estava preso a uma guita, a qual, por sua vez, se articulava com um sininho exterior, por exemplo preso a uma cruz. Se o suposto defunto não estava morto, tocava o sininho puxando a guita do dedo grande...
...um filme de terror dos anos 60 mostra a preocupação do personagem principal em montar um mecanismo para soar uma campainha caso sofresse de catalepsia...
Sobre a explicação da expressão "bode expiatório" há um equívoco. Resumidamente, haviam 2 bodes nesta celebração, um era o "bode emissário" que levava os pecados do povo ao deserto, e outro o "bode expiatório" que era sacrificado em favor da expiação dos pecados do povo. Você descreveu o Bode emissário. Essa cerimônia está descrita no livro de Levítico capítulo 16
Dava na verdade, tudo no mesmo, o bode emissário era enviado para o deserto, por mais resistente que o animal fosse, iria morrer de fome e de sede, o bode expiatório iria ser sacrificado, então todos os dois morriam com os malditos pecados dos humanos, pelo menos é nisto que os bobos acreditavam...😂😂😂
Amei! Poderia fazer a continuação no vídeo 2, frases como: “ o quinto dos Infernos”, “Maria vai com as outras” “tábua de salvação”, “pagando os pecados”, “quem sai aos seus não degenera” “quem não chora, não mama” “pau que nasce torto, permanece torto”😂 As expressões são muitas e vale a pena explorar 😂 minha modesta opinião 😉 Obrigada pelo vídeo, sucesso para o canal 😊
IIiiiihhhh....! Ferrou...! Eu usei muito orelhão ...lembro do barulhinho ao cair a ficha, a emoção de ser ouvido. 58 aninhos, Agradeçemos Rose Coelho Bauru sp.
Quinto dos infernos era a expressão para reclamar dos impostos de 20%. Hoje pagamos mais de 50% de impostos e ainda tem gente que faz o L e defende o comunismo/socialismo
Pagando os pecados é muito óbvia, quer dizer que você está sofrendo muito porque Deus está castigando pelos seus pecados. Quem não chora não mama também é óbvio, quando o bebê chora, a mãe percebe que ele está com fome e amamenta, então isso foi transferido para o dia a dia, quem não reclama não tem o seu desejo atendido. Pau que nasce torto também, alusão aos defeitos da pessoa que permanecem desde o nascimento até a morte.
Essa de 'a ver navios' um português disse que foi com relação a Napoleão, que invadiu Portugal e foi atrás do Rei, mas o Rei de Portugal e mais um monte de gente já estavam a caminho do Brasiil, e Napoleão só pode ficar a ver os navios partindo. - Mas isso é só pra acrescentar, não sabia que tinha outra versão, nem sei se está correto.
Eu já ouvi várias explicações sobre essa expressão, todas com origem em Portugal. Uma outra é sobre as mulheres que ficavam a ver navios, esperando pelos homens voltarem de uma viagem de descobrimento.
@@mariormc Ver navios, segundo Anita Novynsk historiadora do povo judeu disse que foi a promessa não cumprida do rei de Portugal aos judeus quando ele prometeu navios que iriam tira-los da Europa para onde desejassem, porém ao perceber que com a saída dos judeus o desenvolvimento de Portugal, riquezas iriam sair também, eles não enviaram os navios e ainda batizou a força muitos judeus dando inicio aos cristãos novos. Em suma os judeus ficaram no Porto esperando os navios que nunca apareceu, ou seja, eles ficaram "a ver navios".
É a verdadeira essa de ver navios, e não a que ele diz, graças a ver navios é que o nosso rei foi para o Brasil depois foi feito Imperador do Brasil e o fazer independente, mas isso é natural, o brasileiro não sabe a sua História , não tem cultura !!
A verdade da história é essa do Napoleão, escondem o heroísmo português, que defendeu de Napoleão a coroa do nosso Reino de Portugal, Brasil e Algarves, o maior reino que já houve no mundo Mas escondem a verdadeira história dos jovens, a ponto de deturpar até mesmo essa é expressão Os revolucionários republicanos são a vergonha da história da humanidade Mentem sobre absolutamente tudo Fizeram o mundo que vivemos ser todo completamente de mentira Uma verdadeira coisa satânica
""Sem eira nem beira"" vem da época em Portugal, muito usado no Brasil esse ditado, qto mais as casas tivessem de talbeira enfeitada , mais sinalizava a posição financeira do seu morador, qdo sua casa não tinha nem eira nem beira no telhado, significava que vc não tinha posses ou seja sem eira nem beira.😅😅
Bom essa pode ser a explicação no Brasil. Mas a expressão também é usada em Portugal, significa que a pessoa não tem nada, mas porque Eira é um solo com lages de pedra, onde eram malhados os cereais, onde o trigo era batido para soltar os grãos. E só os ricos com terrenos se podiam dar ao luxo de construir eiras, assim como as beiras dos terrenos grandes só os ricos tinham.
Aprendi que a expressão "ficar a ver navios" se referia à fuga do rei D. João e a corte portuguesa, de Portugal para o Brasil, quando as tropas francesas invadiram Portugal, mas chegaram atrasadas e ficaram "a ver os navios" ao longe.
Correctíssimo, aliás essa fuga está bem descrita e tem outra curiosidade hilária: a tropa francesa avançou mais rapidamente do que esperado, o que precipitou a fuga e conta-se que a rainha dizia para o cocheiro: vá mais devagar para não pensarem que estamos a fugir!
Tem um expressão que usamos aqui na minha cidade que é: "Lavar a égua". É usada quando acontece algo muito bom, proveitoso ou lucrativo. Acho a história dessa expressão a mais legal de todas.
Já me disseram que era porque em corridas de cavalo, quando a disputa era muito acirrada, o vencedor jogava bebidas no cavalo como numa forma de agradecimento.
@@Maik_9 Apendi com meu professor de história que essa expressão veio da época em que o Brasil era colônia. Houve um episódio na história que ficou conhecido como "Derrama", em que Portugal pegava todo o ouro encontrado no Brasil, e não apenas o "quinto" (da expressão "quinto dos infernos"). Os mineradores, quando sabiam que o fisco de Portugal iria passar para pegar o ouro, transformava o ouro em pó e colocavam nos pelos das éguas para não serem encontrados. Daí, quando o fisco voltava para Portugal, os mineradores lavavam a égua. Daí surgiu a expressão.
As expressões "para inglês ver" e "tirar o cavalo da chuva" também são muito utilizadas em Portugal, podem ter tido origem no Brasil mas tenho as minhas dúvidas. Tirar o cavalinho da chuva, por cá significa gorar as pretensões de alguém. "Se ele pensa que o vou convidar para o churrasco, pois, pode tirar o cavalinho da chuva."
@@mariormcna colocação acima, ele sugere que , se o cavalo está na chuva, preparado para ir até o churrasco, então nem venha. Pode tirar o cavalo da chuva.
A expressão "cair a ficha" é uma adaptação de uma expressão já existente em outros países. Em outras terras, a expressão é, com pequenas variações "cair a moeda", que tem o mesmo significado, já que os telefones em outros países funcionavam com moedas, e não com fichas.
Se a ficha não caísse e a outra ponta atendesse a ligação não era completada. Trabalhei dando manutenção e colhendo as usadas nos orelhões. Há 30 anos.
Na minha cidade tinha uns...sabe , né?sim, que desencapavam os fios atrás do aparelho punham um clipe desses de segurar papéis e assim faziam muitas lições até que a telesp descobrisse.kkkk
Com 88 anos, também as conheço, como muitas outras, no entanto, a reportagem nos esclareceu sobre suas origens históricas, os fatos que as geraram. Muito bom. Vivendo com 88 e aprendendo.😊
@@MyPaulocorrea nem citei políticos, mas já que você citou, então vamos lá: qual foi o governo que teve toda a sua cúpula de governo presa? Inclusive, até hoje, estão todos enrolandos com a justiça! Em qual governo teve mensalão, petrolão, lava-jato e tantas outras situações de corrupção??? 🤔
ficar a vê navios!tem algumas versões de onde surgiu. a hipótese mais famosa é:quando Napoleão invadiu Portugal, a família Real ja estava no mar rumo aõ Brasil é Napoleão ficou so vendo os navios sumindo no Horizonte sem nada poder fazer.e ele disse:FIQUEI Á VÊ NAVIOS. em uma de suas cartas ele diz que o Rei de Portugal foi o único que o enganou e que ele não conseguiu Capturar 😂
Só o último que acho ser diferente.“ Ficar a ver navios “ . Se refere à invasão das tropas napoleônicas à Portugal, quando eles chegaram à Lisboa Dom João VI e toda realeza estavam zarpando e deixou Napoleão a ver navios.
"Ficar a vêr navios" também se refere a quando a família real fugiu de Lisboa por causa das invasões napoliónicas (invasões francesas) pois quando os franceses chegaram a Lisboa ainda avistaram os navios que levavam a corte real para os Açores e depois para o Brasil, diz-se então, que os franceses ficaram a vêr navios, pois já não os puderam alcançar. Ou seja "quando algo que quería-mos muito mas não conseguimos alcançar, apenas o vislumbramos".
Havia aprendido que tirar o cavalo da chuva significa guardar o cavalo que estava a postos, esperando na chuva, pronto para sair, pois não vai ser possível e portanto, melhor guarda-lo.
"Cair a ficha" tem referência também às vezes em que jogávamos fliperama e a máquina demorava pra iniciar, porque a ficha ainda não havia caído pra dar início ao jogo
Quando eu morei em Brasília DF de 1994 a 2012, nas edições de domingo do correio brasiliense, havia uma coluna que sempre fazia isso. Lembrei agora da expressão " pé rapado". 😅😂
Antigamente as pessoas mais humildes antes de entrar em determinados locais limpavam os sapatos ou pés num objeto que ficava na entrada evitando que sujasse os locais. Por isso que é comparado com pessoas com poucos recursos
A expressão " pra inglês ver" é de origem indiana,. A india plantava nas margens dos rios e caminhos, os chás e vegetais que os ingleses queriam. Mas por detrás rram plantados o que a india queria. E quando havia inspeçao, só avistavam o que os colonizadores ingleses queriam !
@@joaoeliascardoso1133 qual a fonte da informação ?, e na Índia a expressão é usada , não acredito que uma frase da Índia ficaria tão popular no Brasil, sem falar da época de tão poucas informações!!!
Gostei por demais das origens das expressões, embora algumas eu já soubesse porém outras não, por exemplo o porquê da expressão "ficar a ver navios". Sugestão pra um próximo elenco de expressão "Pé rapado, sem eira e nem beira"
Sobre “a ver navios”, o que sabia era que a expressão tinha origem na fuga da família real de Portugal para o Brasil, deixando as tropas napoleônicas, literalmente, a ver navios partindo em fuga.
Ficar a ver Navios, explicado pela Família Real Brasileira, por consequência Portuguesa tbm, é de que quando Napoleão chegou em Lisboa, o Rei Dom João havia recém partido, junto com toda a corte, pois não haveria como vencer a guerra, por outro lado, apesar de Portugal ser invadido, seu Rei nunca foi capturado, então, Portugal não foi capturado, não pela capacidade militar, mas pela astúcia do Soberano..
Boa tarde gostei do vídeo, é interessante. Agora tem um que um professor me disse há muitos anos atrás, e que não lembro dele com detalhes, é o seguinte: (a isso é outros quinhentos). Descobre ele pra mim!
Boa noite !!!!! Erro Crasso eu nunca tinha ouvido. As outras, conheço e já usei várias vezes. Muito bom mesmo. Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo canal. Grande abraço.
Minha mãe usava , você ganhou o que a Luzia ganhou atrás da horta ,,,caiu do cavalo,,,,, quem não tem cão caça com gato,,,,,, lá onde o Judas perdeu a bota,,,,,fica frio ,,,,, não esquenta a cabeça,,,,,,💋🇯🇵
💼 Chegou a hora de cair a ficha e de fazer sua renda extra! Veja como fazer uma renda rápida: curt.link/Renda-Rapida
Ficou curioso para saber como criar vídeos assim? Descubra como criar: curt.link/Aprenda-TH-cam
Muita coisa q não prestar tá vindo da França até cultuar o diabo ao vivo
Faltou uma interessante também: virar o disco. No tempo das vitrolas tínhamos de virar o disco para ouvir as músicas gravadas no outro lado. A expressão ficou para aquelas pessoas que insistem muito num assunto, o qual não queremos mais ouvir. Então dizemos : vira o disco!!!!
Caiu a fixa ( entendeu informação )
É nois na fita ( atuliazando ) é nois no DVD , é nóis no You tube ( somos nós famosos sendo gravados)
Essa menina foi vacinada com agulha de vitrola ! ( Fala demais )
Matraca de semana santa ( pessoas conversando e fazendo barulho )
Parece mercado de peixe ( um monte de gente gritando)
Fala que nem um papagaio ( repete o que os outros falam e nem sabe o que tá falando )
Fala mais do que o homem da cobra ( fala demais )
A pessoa vai fazer uma peça de teatro Merda ! ( Tem um monte de cavalo na porta do teatro e na porta ta cheio de merda , quanto mais merda de cavalo, maior o publico )
A expressão "" Pe rapado" é da época no Brasil antigo que no dia da missa do Domingos tinha os ricos que ia de charrete que era uma carroça de luxo eos pobres ia a pé, para não sujar a igreja de barro, tinha uma lâmina de ferro preso a um toco na entrada da igreja para os pobres raspar os sapatos e não lamear a igreja. Dai o dizer pobre do pé rapado,ou raspado.
Na verdade era alguma coisa que as pessoas estavam com os Pés sujo, passava em algo tipo um tapete p tirar a sujeira d calsados
@@cleusaalves-nd2tp era uma lâmina mesmo, similar a um facão.
Na casa dos meus falecidos avôs paternos tinha um instrumento desses.
@@candidomribeiro isso mesmo, tem aqui acho que; Teresópolis ou Petrópolis algo d tempo d Brasil imperial, obrigado t um ótimo dia
A expressão "ficar a ver navios" ouvi que Napoleão Bonaparte ficou a ver os navios de Dom João VI saindo de Portugal rumo ao Brasil sendo o único Monarca Europeu que Napoleão não Destronou pois o Brasil colônia com a chegada dele tornou-se o Reino Unido com Portugal e Algarve.
Aqui em São João del Rei, MG, na porta da Igreja de São Francisco, tem no chão, um pedaço de ferro que servia para essas pessoas repassem o pé antes de entrarem na igreja.
Uma explicação mais precisa sobre "cair a ficha". Ao ser colocada no telefone público, a ficha ficava num compartimento intermediário do telefone q permitia q, caso a ligação não fosse atendida, a ficha retornasse ao usuário. Se a ligação fosse atendida, a ficha caía definitivamente no interior do telefone. Assim, "cair a ficha" significa q a pessoa com quem vc quer se comunicar recebeu ("entendeu") a sua msg.
Exato...era sobre a ficha cair ou ser devolvida e não sobre o tempo de ela cair.
Perfeitamente!
Nossa Alex, como vc é criativo,repetiu tudo que ele falou,vc é um Papagaio kkkkkkk
Perfeito! 🎯
Lembro da época, que se fazia fila ,para usar os orelhoes , lá nos anos 70 , até meados de 90 .
Feito nas coxas , ditado popular de algo mal feito . Mas veio da época dos escravos quando faziam telhas de barro e moldavam , nas coxas, e cada escravo tinha a coxa diferente , daí ficava fora de padrão , ou medida , hoje usamos como algo mal feito sem padrão ,
Fica a dica ,
boa! estará nos próximos!
Isso não tem nenhum embasamento histórico, ou seja, mentira descarada. É só dar um Google.
@7
faltou o SALVO PELO GONGO.. na antiguidade muitos eram enterrados vivos...dai uma ideia surgio...colocar um sino no caixão...alguem ficava passeando pelo cemiterio e ao ouvir o sino logo abria o tumulo e retirava o defunto vivo...ah..ah..,
,,,,
nossa, boa essa em!
@@VintageTop10 Com mais precisão: Um dos dedos grandes dos pés estava preso a uma guita, a qual, por sua vez, se articulava com um sininho exterior, por exemplo preso a uma cruz. Se o suposto defunto não estava morto, tocava o sininho puxando a guita do dedo grande...
É verdade Gal Costa!!!
...um filme de terror dos anos 60 mostra a preocupação do personagem principal em montar um mecanismo para soar uma campainha caso sofresse de catalepsia...
Sobre a explicação da expressão "bode expiatório" há um equívoco. Resumidamente, haviam 2 bodes nesta celebração, um era o "bode emissário" que levava os pecados do povo ao deserto, e outro o "bode expiatório" que era sacrificado em favor da expiação dos pecados do povo.
Você descreveu o Bode emissário.
Essa cerimônia está descrita no livro de Levítico capítulo 16
Dava na verdade, tudo no mesmo, o bode emissário era enviado para o deserto, por mais resistente que o animal fosse, iria morrer de fome e de sede, o bode expiatório iria ser sacrificado, então todos os dois morriam com os malditos pecados dos humanos, pelo menos é nisto que os bobos acreditavam...😂😂😂
ou seja, os outros pagam pelo que um faz, a covardia dos seres humanos
Exatamente!
muito bom saber disso Luis!
Normalmente o sacrifício era de ovelhas, os bodes só foram usados quando os filhos de Arão desobedeceram a Deus e morreram por isso.
Sempre usei todas essas expressões, mas não sabia as origens. Mas agora caiu a ficha.
hahaha boa!
😅
Você está bem na fita.
E a expressão: " nem f#dend#", o que quer dizer?
Kkkkkkkkk
Amei! Poderia fazer a continuação no vídeo 2, frases como: “ o quinto dos Infernos”, “Maria vai com as outras” “tábua de salvação”, “pagando os pecados”, “quem sai aos seus não degenera” “quem não chora, não mama” “pau que nasce torto, permanece torto”😂 As expressões são muitas e vale a pena explorar 😂 minha modesta opinião 😉
Obrigada pelo vídeo, sucesso para o canal 😊
IIiiiihhhh....! Ferrou...! Eu usei muito orelhão ...lembro do barulhinho ao cair a ficha, a emoção de ser ouvido. 58 aninhos, Agradeçemos Rose Coelho Bauru sp.
opa obrigado pelas dicas para o vídeo 2!
Quinto dos infernos era a expressão para reclamar dos impostos de 20%. Hoje pagamos mais de 50% de impostos e ainda tem gente que faz o L e defende o comunismo/socialismo
Pagando os pecados é muito óbvia, quer dizer que você está sofrendo muito porque Deus está castigando pelos seus pecados. Quem não chora não mama também é óbvio, quando o bebê chora, a mãe percebe que ele está com fome e amamenta, então isso foi transferido para o dia a dia, quem não reclama não tem o seu desejo atendido. Pau que nasce torto também, alusão aos defeitos da pessoa que permanecem desde o nascimento até a morte.
tem aquela outra também quem conta um conto aumenta um ponto,e a clássica quem tem dó do pica pau que de o oco
Essa de 'a ver navios' um português disse que foi com relação a Napoleão, que invadiu Portugal e foi atrás do Rei, mas o Rei de Portugal e mais um monte de gente já estavam a caminho do Brasiil, e Napoleão só pode ficar a ver os navios partindo.
- Mas isso é só pra acrescentar, não sabia que tinha outra versão, nem sei se está correto.
Eu já ouvi várias explicações sobre essa expressão, todas com origem em Portugal. Uma outra é sobre as mulheres que ficavam a ver navios, esperando pelos homens voltarem de uma viagem de descobrimento.
@@mariormc Ver navios, segundo Anita Novynsk historiadora do povo judeu disse que foi a promessa não cumprida do rei de Portugal aos judeus quando ele prometeu navios que iriam tira-los da Europa para onde desejassem, porém ao perceber que com a saída dos judeus o desenvolvimento de Portugal, riquezas iriam sair também, eles não enviaram os navios e ainda batizou a força muitos judeus dando inicio aos cristãos novos. Em suma os judeus ficaram no Porto esperando os navios que nunca apareceu, ou seja, eles ficaram "a ver navios".
É a verdadeira essa de ver navios, e não a que ele diz, graças a ver navios é que o nosso rei foi para o Brasil depois foi feito Imperador do Brasil e o fazer independente, mas isso é natural, o brasileiro não sabe a sua História , não tem cultura !!
a expressão vem do D. Sebastião essa foi posterior... e foi aplicada literalmente.
A verdade da história é essa do Napoleão, escondem o heroísmo português, que defendeu de Napoleão a coroa do nosso Reino de Portugal, Brasil e Algarves, o maior reino que já houve no mundo
Mas escondem a verdadeira história dos jovens, a ponto de deturpar até mesmo essa é expressão
Os revolucionários republicanos são a vergonha da história da humanidade
Mentem sobre absolutamente tudo
Fizeram o mundo que vivemos ser todo completamente de mentira
Uma verdadeira coisa satânica
""Sem eira nem beira"" vem da época em Portugal, muito usado no Brasil esse ditado, qto mais as casas tivessem de talbeira enfeitada , mais sinalizava a posição financeira do seu morador, qdo sua casa não tinha nem eira nem beira no telhado, significava que vc não tinha posses ou seja sem eira nem beira.😅😅
Na verdade, as casas podem ter EIRA - BEIRA E TRIBEIRA... quanto mais camadas mais rico,,,
@@greencaravelaexatamente
@@gomespac2000
Muito usada em Manaus
Bom essa pode ser a explicação no Brasil. Mas a expressão também é usada em Portugal, significa que a pessoa não tem nada, mas porque Eira é um solo com lages de pedra, onde eram malhados os cereais, onde o trigo era batido para soltar os grãos. E só os ricos com terrenos se podiam dar ao luxo de construir eiras, assim como as beiras dos terrenos grandes só os ricos tinham.
@@AnaMaria-df6tg o termo é seguramente de Portugal... pois la essa cultura arquitetonica nao existe....
Aprendi que a expressão "ficar a ver navios" se referia à fuga do rei D. João e a corte portuguesa, de Portugal para o Brasil, quando as tropas francesas invadiram Portugal, mas chegaram atrasadas e ficaram "a ver os navios" ao longe.
E é a mais correta e historicamente comprovada.
Correctíssimo, aliás essa fuga está bem descrita e tem outra curiosidade hilária: a tropa francesa avançou mais rapidamente do que esperado, o que precipitou a fuga e conta-se que a rainha dizia para o cocheiro: vá mais devagar para não pensarem que estamos a fugir!
Napoleão disse que o único rei que o fez de bobo foi D. João VI.
Exato
Acredito mais nessa versão que você contou.
Lembro de quando faziam limpezas nos orelhões, recolhiam as fichas e até passavam cera p/ ficar mais bonito 😂😂
Apesar de serem antigas nunca sairam da moda e compartilham com momentos atuais
Espera sentado que de pé cansa,
E quando a pessoa não está afim de fazer o que a pessoa pediu!!!!
Tem um expressão que usamos aqui na minha cidade que é: "Lavar a égua". É usada quando acontece algo muito bom, proveitoso ou lucrativo. Acho a história dessa expressão a mais legal de todas.
Essa eu uso tbm, sou de SP, as pessoas muuuuitas vezes concordam mais não entendem 😂😂😂😂
Qual o significado?
Já me disseram que era porque em corridas de cavalo, quando a disputa era muito acirrada, o vencedor jogava bebidas no cavalo como numa forma de agradecimento.
opa, esta expressão estará no vídeo de amanhã!
@@Maik_9 Apendi com meu professor de história que essa expressão veio da época em que o Brasil era colônia. Houve um episódio na história que ficou conhecido como "Derrama", em que Portugal pegava todo o ouro encontrado no Brasil, e não apenas o "quinto" (da expressão "quinto dos infernos"). Os mineradores, quando sabiam que o fisco de Portugal iria passar para pegar o ouro, transformava o ouro em pó e colocavam nos pelos das éguas para não serem encontrados. Daí, quando o fisco voltava para Portugal, os mineradores lavavam a égua. Daí surgiu a expressão.
CONTEÚDO MUITO INTERESSANTE E COM UMA ÓTIMA NARRAÇÃO. PARABÉNS PELO CANAL!
obrigado Ronaldo!!
As expressões "para inglês ver" e "tirar o cavalo da chuva" também são muito utilizadas em Portugal, podem ter tido origem no Brasil mas tenho as minhas dúvidas. Tirar o cavalinho da chuva, por cá significa gorar as pretensões de alguém. "Se ele pensa que o vou convidar para o churrasco, pois, pode tirar o cavalinho da chuva."
No Brasil é assim também. Tirar o cavalinho da chuva quer dizer: pode desistir porque não vai acontecer.
Mas foi isso que o vídeo explicou. O visitante tira o cavalo da chuva porque não vai embora tão cedo com tinha programado.
@@mariormcna colocação acima, ele sugere que , se o cavalo está na chuva, preparado para ir até o churrasco, então nem venha. Pode tirar o cavalo da chuva.
Já que agora estamos sabendo desses ditados populares, Podemos tirar nossos Cavalos da chuva! 🐎 ☔️
kkkkkkk boa
Kkk
😂😂😂😂😂
A expressão "cair a ficha" é uma adaptação de uma expressão já existente em outros países. Em outras terras, a expressão é, com pequenas variações "cair a moeda", que tem o mesmo significado, já que os telefones em outros países funcionavam com moedas, e não com fichas.
Eu jurava que ficar a ver navios, realmente surgiu em Portugal, mas era a cena de Napoleão vendo a corte portuguesa fugir para o Brasil… 😅
Um dos bisnetos da princesa Isabel (casa de Bragança) narrou essa história de "ver navios" relacionado a escapar de Napoleão...
Se a ficha não caísse e a outra ponta atendesse a ligação não era completada. Trabalhei dando manutenção e colhendo as usadas nos orelhões. Há 30 anos.
interessante!!
E despejar água no lugar da ficha funcionava mesmo??
@@rcrc1855Não, o que podia acontecer nesse caso era estragar o aparelho molhando as placas internas.
Na minha cidade tinha uns...sabe , né?sim, que desencapavam os fios atrás do aparelho punham um clipe desses de segurar papéis e assim faziam muitas lições até que a telesp descobrisse.kkkk
@@beneamorim4141 isso funcionava. Antes de entrar no aparelho a linha telefone é igual a qualquer outra. Só não tinha a tarifação na central.
Conheço e uso todas estas expressões (tenho já 60 anos de idade). Mas é bom para os mais jovens, que ouviram as não sabem da origem!
Com 88 anos, também as conheço, como muitas outras, no entanto, a reportagem nos esclareceu sobre suas origens históricas, os fatos que as geraram. Muito bom. Vivendo com 88 e aprendendo.😊
Algumas destas expressões eu sabia a origem, porém, a maioria aprendi agora! Muito obrigado!
tamo junto!
E o Brasil continua fazendo o para inglês ver! Só que agora é pra enganar o próprio povo! 🤦♂️
Agora é para brasileiro ver kkkkkkkkk
Agora é para o povo ver.😂😂😂😂😂😂
Verdade 😂😂😂😂😂😂
Quando era o Bozo nem se via o inglês...
@@MyPaulocorrea nem citei políticos, mas já que você citou, então vamos lá: qual foi o governo que teve toda a sua cúpula de governo presa?
Inclusive, até hoje, estão todos enrolandos com a justiça!
Em qual governo teve mensalão, petrolão, lava-jato e tantas outras situações de corrupção??? 🤔
ficar a vê navios!tem algumas versões de onde surgiu.
a hipótese mais famosa é:quando Napoleão invadiu Portugal, a família Real ja estava no mar rumo aõ Brasil é Napoleão ficou so vendo os navios sumindo no Horizonte sem nada poder fazer.e ele disse:FIQUEI Á VÊ NAVIOS.
em uma de suas cartas ele diz que o Rei de Portugal foi o único que o enganou e que ele não conseguiu Capturar 😂
Kkkkkkkkkk quase todas eu curti
Sou dos tempos que elas eram importantes .
Eu também 😅
@@jgviajante875
Essa aí eu até ouvi várias vezes; mas não captei se queria dizer que a chamada foi atendida ou se foi interrompida
Só o último que acho ser diferente.“ Ficar a ver navios “ . Se refere à invasão das tropas napoleônicas à Portugal, quando eles chegaram à Lisboa Dom João VI e toda realeza estavam zarpando e deixou Napoleão a ver navios.
"Ficar a vêr navios" também se refere a quando a família real fugiu de Lisboa por causa das invasões napoliónicas (invasões francesas) pois quando os franceses chegaram a Lisboa ainda avistaram os navios que levavam a corte real para os Açores e depois para o Brasil, diz-se então, que os franceses ficaram a vêr navios, pois já não os puderam alcançar. Ou seja "quando algo que quería-mos muito mas não conseguimos alcançar, apenas o vislumbramos".
Havia aprendido que tirar o cavalo da chuva significa guardar o cavalo que estava a postos, esperando na chuva, pronto para sair, pois não vai ser possível e portanto, melhor guarda-lo.
@@vaunzshifuder2110 concordo. Abraço.
é que no vídeo ele colocou mais detalhes.
Mas é isso mesmo, tchê!
Faz mais sentido.
Você tem um objetivo, preparou o cavalo, mas a chuva não dá trégua
Pra mim essa expressão quer dizer que a pessoa pode esquecer/desistir que não vai rolar!
Hoje o Brasil tem uma constituiçao inteira que é só pra inglês ver.
Bem metida...!!!
😂😂😂😂
E é a casa da mãe Joana!
porque ainda não caiu a ficha ao povo brasileiro
Fato
Dando uma de João sem braço; o que Luzia ganhou na horta; secar gelo; chover no molhado;
"Cair a ficha" tem referência também às vezes em que jogávamos fliperama e a máquina demorava pra iniciar, porque a ficha ainda não havia caído pra dar início ao jogo
Quando eu morei em Brasília DF de 1994 a 2012, nas edições de domingo do correio brasiliense, havia uma coluna que sempre fazia isso. Lembrei agora da expressão " pé rapado". 😅😂
Antigamente as pessoas mais humildes antes de entrar em determinados locais limpavam os sapatos ou pés num objeto que ficava na entrada evitando que sujasse os locais. Por isso que é comparado com pessoas com poucos recursos
A expressão " pra inglês ver" é de origem indiana,.
A india plantava nas margens dos rios e caminhos, os chás e vegetais que os ingleses queriam.
Mas por detrás rram plantados o que a india queria.
E quando havia inspeçao, só avistavam o que os colonizadores ingleses queriam !
Valeu !! 🙂🙂🙂
@@joaoeliascardoso1133 qual a fonte da informação ?, e na Índia a expressão é usada , não acredito que uma frase da Índia ficaria tão popular no Brasil, sem falar da época de tão poucas informações!!!
❤ Jesus te ama muito ❤
Muito interessante saber a origem dessas expressões, que resistem ao tempo, eu gosto muito de utilizá-las❤
Gostei. Conheço e falo quase todas essas expressões..... Não sabia a origem, mas o significado sabia.
Gosto muito dessas curiosidades 😂
Gostei por demais das origens das expressões, embora algumas eu já soubesse porém outras não, por exemplo o porquê da expressão "ficar a ver navios". Sugestão pra um próximo elenco de expressão "Pé rapado, sem eira e nem beira"
boa, obrigado pelas dicas para o próximo!
Sobre “a ver navios”, o que sabia era que a expressão tinha origem na fuga da família real de Portugal para o Brasil, deixando as tropas napoleônicas, literalmente, a ver navios partindo em fuga.
*Gratitud, Muchas Bendiciones* 🇧🇷 📖 🙌
Gostei!!!
Caramba não sabia de nenhuma destas origens de expressão que são usadas no dia a dia. Vivendo e aprendendo 🙄🙄🙄🤔🤔🤔👍👍👍
Muito bom. Coisas q/não sabia (30%)
Obgd. Interessante sim. Nossa língua é riquíssima de expressoes❤
Verdade 😊
Super legal esse vídeo.
Esplêndido 👏 👏 👏 👏
Que legal 😀👍 muito irônico 😂 tudo haver 🤣👍 gostei 👍
Amei todas, vou esperar novas curiosidades, me caiu a ficha ❤
Muito interessante, gostei d+
Ficar a ver Navios, explicado pela Família Real Brasileira, por consequência Portuguesa tbm, é de que quando Napoleão chegou em Lisboa, o Rei Dom João havia recém partido, junto com toda a corte, pois não haveria como vencer a guerra, por outro lado, apesar de Portugal ser invadido, seu Rei nunca foi capturado, então, Portugal não foi capturado, não pela capacidade militar, mas pela astúcia do Soberano..
Excelente, praticamente já usei todas. Hoje já nem tanto!
Muito top!!! Não sabia disso... achei ótimo esse vídeo.
valeu Paulo!!
Você já ouviu a expressão aqui na minha cidade.
Empapela o burro, para pintar a carroça.
Boa tarde gostei do vídeo, é interessante. Agora tem um que um professor me disse há muitos anos atrás, e que não lembro dele com detalhes, é o seguinte: (a isso é outros quinhentos). Descobre ele pra mim!
Bem lembrado! anotei para os próximos
Os navios negreiros levavam também cargas de mercadorias, para o caso de serem abordados pelos ingleses, que proibiram o tráfico de escravos.
Realmente tudo na vida faz sentido.
Etimologicamente falando tudo tem uma raiz, principalmente as árvores
Genial! Todas foram ótimas e bem elaboradas!
Que legal...muitas aí, eu não sabia.Amei😊😊😊
Muito bom. Eu sabia bem o emprego dessas expressões, mas acabei de descobrir que não sabia o porquê.
boa!!
Alguns eu já conhecia. Adoro falar esses ditos populares. Kkkkkk
Amei conheço quase todos más não conhecia como surgiram 😅😅😅
Excelente!!!!!
Gostei de todos !
Erro craso eu nao conhecia
Já ouvi gente dizendo "erro clássico". Deve ser uma daquelas mudanças que ocorrem no "telefone sem fio".
Legal demais.
Foi um dos vídeos mais interessantes que vi nos últimos meses.
Obrigado
Show! Explique a origem de "DEIXAR NA MÃO", por favor.
Essa é fácil. É quando você combina com a garota de programa e ela não vem.
@@renatooliveira0266 kkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa
boa, da pra fazer um video parte 2!
Parabéns!!!
Ótimo programa.
Interessante! Todas essas expressões são usadas, também, em Portugal.
Esperando por mais! Obrigada 💜
Muito bom ! Parabens.
Muito bom o seu vídeo!
tamo junto!! valeuuu
Vou compartilhar 😊
😂😂😂. ADOREI...👏👏👏👏👏👏
Legal gostei muito.todos fazem parte do nosso dia a dia
Gostei de todas gratidão
Conheço essas expressões, mas não sabia o significado delas. Muito bom! Gostei do "Erro crasso" obrigada e abraços de SP Capital
Òtima. Faltou: " morreu maria preá"
Amei!
Boa noite !!!!!
Erro Crasso eu nunca tinha ouvido.
As outras, conheço e já usei várias vezes.
Muito bom mesmo.
Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo canal.
Grande abraço.
Conheço as expressões mas não sabia o significado . Obrigada pela informação ❤. Abraço desde Portugal
Muito bom.
Sensacional! Amo saber sobre os ditos populares. 👏👏👏👏
Conteúdo interessante 😊
Show
Quero mais 😊
Muito bom ...
A expressão " ficar a ver navios" tambem se popularizou quando a corte portuguesa fugiu em navios para o Brasil do exército de napoleão
Gostei muito
Muito esclarecedor.😂😂😂😂😂
Adorei ❤
Nossa!!!!!
Muito legal 😊
todas expressões são muito interessantes
O Brasil é uma verdadeira casa da mãe Joana...
Casa da mãe joana é Moçambique, onde nao nao se segue nenhuma regra.
Legal o video !! Gostei !!!😅😅😅
Minha mãe usava , você ganhou o que a Luzia ganhou atrás da horta ,,,caiu do cavalo,,,,, quem não tem cão caça com gato,,,,,, lá onde o Judas perdeu a bota,,,,,fica frio ,,,,, não esquenta a cabeça,,,,,,💋🇯🇵
Muito legal as explicações das expressões
Eu adoro e se.pte uso a expressão ' pra inglês ver". É a cara do meu país.
Muito bom! Gostei muito . Tem muitas expressões que ao longo do tempo, vai sendo mudada .