Boa noite Professor Branco! Parabéns pelos vídeos, muito bom ter um canal de grande credibilidade para podermos obter valiosas informações!! Faz aproximadamente 1 mês que estou fornecendo polpa cítrica in natura para minhas vacas, em um sistema de semi confinamento, pois elas também tem acesso a pastagem. A minha pergunta é: seria possível fornecer uma dieta utilizando somente a polpa cítrica + casquinha de soja + sal mineral?
Obrigado por nos prestigiar. Por favor, divulgue nosso trabalho. Em relação à sua pergunta, a resposta é "sim". Para vacas é uma ótima combinação. Se combinar 50%:50% vais ter um suplemento com PB ao redor de 9 a 9,5%, que para vaca é muito bom.
Professor Branco, estou fazendo uma maratona para assistir a todos os seus vídeos. Vi hoje um "short" onde comenta sobre a inclusão de milho moído à silagem de BRS Capiaçu. Gostaria, se possível, que fizesse um vídeo comentando sobre a inclusão de funa de milho e/ou casquinha de soja como elemento secante com o duplo intuito - antecipar a colheita do Capiaçu (mais nutritivo e com menor FDN) e/ou inclusão desses elementos para melhoria da proteína e NDT. O milho seria reidratado (secando o Capiaçu) e com isso, em tese, haveria um aumento da digestibilidade do amido do milho (conforme um vídeo seu). Se estiver correto esse raciocínio, gostaria que comentasse qual seria a melhor idade de corte do Capiaçu e a porcentagem de milho e/ou casquinha de soja a ser acrescentada ao silo. Muito obrigado por seus videos. Ps.: Estou assistindo aos seus vídeos pra ver se consigo fazer seu curso sobre suplementos. Sou um pequeno pecuarista bem estruturado, mas aprendendo e apanhando na parte de suplementação.
Aqui é o PROFESSOR SALGADINHO. A Inclusão de Milho Moído fino, é entre 4 e 6 por cento. Em cada cem quilos de capim Verde, você pode misturar até seis quilos de milho moído fino.
Fala Mário! Obrigado por me acompanhar e pela sugestão. Vou colocar aqui todos os links com informações de todos os meus treinamentos, tenho certeza de que serão de grande valia para você! Curso Formulando Dietas e Rações para Bovinos de Corte: professorbranco.com.br/lc-con.. Curso Formulação de Suplementos para Bovinos: professorbranco.com.br/formul.. Curso Confinamento de Bovinos para Alto Desempenho: professorbranco.com.br/lc-con.. Curso Uso Eficiente da Ureia na Nutrição de Ruminantes: hotm.art/uso-eficiente-da-ureia É importante esclarecer que o raciocínio que você apresentou não está totalmente correto. A inclusão de casquinha de soja ou milho reidratado na silagem de Capiaçu não resultará necessariamente em um aumento na digestibilidade do amido do milho. O uso da milho na silagem de Capiaçu tem o objetivo, melhorar a fermentação e a conservação da silagem, não diretamente a digestibilidade do amido. Além disso, é importante considerar que a digestibilidade do amido depende de diversos fatores, incluindo o processamento do grão de milho, o tempo de ensilagem, o tamanho de partícula, e outros fatores relacionados ao processo de ensilagem. Para melhorar a qualidade nutricional da silagem, é necessário adotar práticas adequadas de manejo, como o corte no estágio ideal de maturação do Capiaçu, o uso de inoculantes específicos para silagem e o controle adequado da compactação, vedação e fermentação. Em relação à inclusão de milho e/ou casquinha de soja na silagem, a quantidade a ser acrescentada dependerá dos objetivos nutricionais. Grande abraço!
Professor Branco, muito obrigado por sua atenção e retorno. A análise bromatológica de minha silagem, feita pela ESALQ (sou de Piracicaba/SP), acusou um FDN de 72%. A qualidade da silagem ficou muito boa, boa compactação, particulas de 1cm, uso de inoculante no limite máximo da concentração recomendada, vedação com lona 100% virgem (preta e branca). No entanto, utilizando o App BR-Corte, percebia que só a silagem era insuficiente para mantença do gado, pois a consumo da silagem ficava abaixo do requerimento, haja vista o FDN elevado. Gostaria de adicionar milho seco moido, (grãos de 1mm para menos) para que esse milho ajudasse a enxugar a silagem de Capiaçu, permitindo a colheita do mesmo antes dos 90/110 dias. Meu objetivo, com esse manejo, é colher um Capiaçu com mais proteina, um NDT maior e, ao mesmo tempo, enriquecê-lo com a energia (e proteína) do milho. Imagino que esse milho seco moído, as entrar em contato com a silagem úmida de Capiaçu, será reidratado. E o milho reidratado, a partir dos 30 dias e até uns 180 dias de ensilagem, melhorará sua digestibilidade e aproveitamento nutricional pelo gado, reduzindo as perdas pelas fezes (vi sobre isso em seus vídeos). Goataria que analisasse se é vantajoso colher um Capiaçu com menos de 18% de matéria seca, elevar a matéria seca usando o milho seco moído (fubá) como elemento secante, aproveitar para reidratar esse milho quando da adição dele à silagem de Capiacu, visando com isso a silagem de um capim mais jovem, com menos FDN, mais proteína, mais energia (do próprio Capiaçu), mais a energia do milho, que agora estaria reidratado e, se a silagem ficar alguns meses dem fermentação, esse milho adicionado e reidratado teria um melhor aproveitamento quando da digestão pelo gado (podendo aimentar em até 25% a digestibilidade do milho). Se eu fizer o processo de ensilagem tudo certinho, tal acréscimo do fubá de milho, funcionaria como elemento secante desse Capiaçu com mesmo de 18% de matéria seca e aumentaria a digestibilidsde desse milho que foi reidratado? Gostaria, se possível, de um vídeo seu sobre esse manejo e suas vantagens e desvantagens, alternativas, custos e predição de desempenho. Obrigado.
Boa noite professor Branco , como sempre as quartas feiras mais uma excelente aula parabéns e muito obrigado por nos ensinar e nus passar seus conhecimentos . Agora a pergunta que não quer calar poupa citrica ou casquinha de soja preço a preço para bezerras girolando de 180 a 200 kilos a pasto de braquiarao com proteinado de 0.2 % com 20% de proteina bruta . Deus lhe abençoe
Não há uma limitação, mesmo porque a polpa não contém fatores antinutricionais ou mesmo composição com algum nutriente limitante. Tem situações em que ela pode substituir praticamente todo o milho da dieta.
Bom dia, Professor! Parabéns pelo conteúdo. Informações muito ricas. Eu e minha família trabalhamos com a produção e distribuição de Citrus e acabamos de comprar 3 cabeças para iniciarmos uma experiência de engorda. A ideia seria utilizar o refugo da nossa produção e comercialização como fonte principal de energia para o gado. A nossa maior dúvida tem sido a forma de tratar esse refugo antes de oferecer ao gado. Seria possível utilizar o refugo do Citros in Natura diretamente? Caso negativo, o senhor possui alguma sugestão de como podemos tratar essa matéria prima sem a necessidade de investimento em grandes máquinas? Precisaríamos encontrar uma maneira fácil e barata de transformar o refugo em polpa.
Você até pode fornecer uma quantidade boa de polpa todos os dias ao gado, mas o ganho será moderado. Confinar mesmo, para ter ganhos de confinamento, só com a polpa não dá!
Professor, mas em qual período o senhor se refere, ví que o último é a transição águas-seca? e o primeiro, será que foi feito no período das águas ou seca?
Danilo, infelizmente não tenho condições de revisar todos os vídeos que publico para dar respostas muito específicas, mas eu recomendo que vá no rodapé das tabelas e busque essas referências que terá todas as informações que deseja. Abraço.
Boa noite Professor por Sr eu tiro meu chapeu grande contribuição para pecuaria, so gostaria de saber SOBRE A POPA CITRICA tem que fornecer no cocho todo dia, ou existe possibilidade de 2 a 3 dias e aproveitando a medida de cocho 0,40 centimentros ou pode ser mais ou menos muito obrigado
Olá Ademir, obrigado! Para haver uma melhora significativa com o uso da polpa cítrica, você deverá criar uma rotina para dispor esses alimentos a seus animais. O fornecimento a cada 2 a 3 dias funciona também.
Depende do seu objetivo. Se o objetivo é atender as demandas para a reprodução é uma situação, se for para engordar, é outra. Mas, em todas as situações terá que corrigir a parte proteica da dieta.
O problema maior é o preço que a poupa cítrica atingiu aqui na minha região, em Minas Gerais, frente a caída do preço do milho. A relação praticamente não compensa mais. Principalmente quem já tem um volumoso extremamente fibroso, devido a época do ano
Por isso que é importante aliar o técnico com o econômico! Tecnicamente podemos ver que a polpa é uma excelente opção de alimento para uso em suplementação. A questão do custo benefício deve ser sempre avaliada.
Bagaço de laranja é bom
Pode ser usado para alimentar o gado e é um bom alimento sim.
boa tarde prof. bom demais esses seus ensinamentos
Que bom Diogo, continue acompanhando, grande abraço!
Muito obrigado
Abraço.
Boa noite Professor Branco! Parabéns pelos vídeos, muito bom ter um canal de grande credibilidade para podermos obter valiosas informações!!
Faz aproximadamente 1 mês que estou fornecendo polpa cítrica in natura para minhas vacas, em um sistema de semi confinamento, pois elas também tem acesso a pastagem.
A minha pergunta é: seria possível fornecer uma dieta utilizando somente a polpa cítrica + casquinha de soja + sal mineral?
Obrigado por nos prestigiar. Por favor, divulgue nosso trabalho. Em relação à sua pergunta, a resposta é "sim". Para vacas é uma ótima combinação. Se combinar 50%:50% vais ter um suplemento com PB ao redor de 9 a 9,5%, que para vaca é muito bom.
Professor Branco, estou fazendo uma maratona para assistir a todos os seus vídeos. Vi hoje um "short" onde comenta sobre a inclusão de milho moído à silagem de BRS Capiaçu.
Gostaria, se possível, que fizesse um vídeo comentando sobre a inclusão de funa de milho e/ou casquinha de soja como elemento secante com o duplo intuito - antecipar a colheita do Capiaçu (mais nutritivo e com menor FDN) e/ou inclusão desses elementos para melhoria da proteína e NDT.
O milho seria reidratado (secando o Capiaçu) e com isso, em tese, haveria um aumento da digestibilidade do amido do milho (conforme um vídeo seu).
Se estiver correto esse raciocínio, gostaria que comentasse qual seria a melhor idade de corte do Capiaçu e a porcentagem de milho e/ou casquinha de soja a ser acrescentada ao silo.
Muito obrigado por seus videos.
Ps.: Estou assistindo aos seus vídeos pra ver se consigo fazer seu curso sobre suplementos. Sou um pequeno pecuarista bem estruturado, mas aprendendo e apanhando na parte de suplementação.
Aqui é o PROFESSOR SALGADINHO. A Inclusão de Milho Moído fino, é entre 4 e 6 por cento. Em cada cem quilos de capim Verde, você pode misturar até seis quilos de milho moído fino.
Muito obrigado, professor Salgadinho.
Fala Mário!
Obrigado por me acompanhar e pela sugestão. Vou colocar aqui todos os links com informações de todos os meus treinamentos, tenho certeza de que serão de grande valia para você!
Curso Formulando Dietas e Rações para Bovinos de Corte: professorbranco.com.br/lc-con..
Curso Formulação de Suplementos para Bovinos: professorbranco.com.br/formul..
Curso Confinamento de Bovinos para Alto Desempenho: professorbranco.com.br/lc-con..
Curso Uso Eficiente da Ureia na Nutrição de Ruminantes:
hotm.art/uso-eficiente-da-ureia
É importante esclarecer que o raciocínio que você apresentou não está totalmente correto.
A inclusão de casquinha de soja ou milho reidratado na silagem de Capiaçu não resultará necessariamente em um aumento na digestibilidade do amido do milho. O uso da milho na silagem de Capiaçu tem o objetivo, melhorar a fermentação e a conservação da silagem, não diretamente a digestibilidade do amido.
Além disso, é importante considerar que a digestibilidade do amido depende de diversos fatores, incluindo o processamento do grão de milho, o tempo de ensilagem, o tamanho de partícula, e outros fatores relacionados ao processo de ensilagem.
Para melhorar a qualidade nutricional da silagem, é necessário adotar práticas adequadas de manejo, como o corte no estágio ideal de maturação do Capiaçu, o uso de inoculantes específicos para silagem e o controle adequado da compactação, vedação e fermentação.
Em relação à inclusão de milho e/ou casquinha de soja na silagem, a quantidade a ser acrescentada dependerá dos objetivos nutricionais.
Grande abraço!
Professor Branco, muito obrigado por sua atenção e retorno.
A análise bromatológica de minha silagem, feita pela ESALQ (sou de Piracicaba/SP), acusou um FDN de 72%. A qualidade da silagem ficou muito boa, boa compactação, particulas de 1cm, uso de inoculante no limite máximo da concentração recomendada, vedação com lona 100% virgem (preta e branca). No entanto, utilizando o App BR-Corte, percebia que só a silagem era insuficiente para mantença do gado, pois a consumo da silagem ficava abaixo do requerimento, haja vista o FDN elevado.
Gostaria de adicionar milho seco moido, (grãos de 1mm para menos) para que esse milho ajudasse a enxugar a silagem de Capiaçu, permitindo a colheita do mesmo antes dos 90/110 dias.
Meu objetivo, com esse manejo, é colher um Capiaçu com mais proteina, um NDT maior e, ao mesmo tempo, enriquecê-lo com a energia (e proteína) do milho.
Imagino que esse milho seco moído, as entrar em contato com a silagem úmida de Capiaçu, será reidratado. E o milho reidratado, a partir dos 30 dias e até uns 180 dias de ensilagem, melhorará sua digestibilidade e aproveitamento nutricional pelo gado, reduzindo as perdas pelas fezes (vi sobre isso em seus vídeos).
Goataria que analisasse se é vantajoso colher um Capiaçu com menos de 18% de matéria seca, elevar a matéria seca usando o milho seco moído (fubá) como elemento secante, aproveitar para reidratar esse milho quando da adição dele à silagem de Capiacu, visando com isso a silagem de um capim mais jovem, com menos FDN, mais proteína, mais energia (do próprio Capiaçu), mais a energia do milho, que agora estaria reidratado e, se a silagem ficar alguns meses dem fermentação, esse milho adicionado e reidratado teria um melhor aproveitamento quando da digestão pelo gado (podendo aimentar em até 25% a digestibilidade do milho).
Se eu fizer o processo de ensilagem tudo certinho, tal acréscimo do fubá de milho, funcionaria como elemento secante desse Capiaçu com mesmo de 18% de matéria seca e aumentaria a digestibilidsde desse milho que foi reidratado?
Gostaria, se possível, de um vídeo seu sobre esse manejo e suas vantagens e desvantagens, alternativas, custos e predição de desempenho.
Obrigado.
Boa noite professor Branco , como sempre as quartas feiras mais uma excelente aula parabéns e muito obrigado por nos ensinar e nus passar seus conhecimentos . Agora a pergunta que não quer calar poupa citrica ou casquinha de soja preço a preço para bezerras girolando de 180 a 200 kilos a pasto de braquiarao com proteinado de 0.2 % com 20% de proteina bruta . Deus lhe abençoe
Considerando o teor de proteína desse regime alimentar eu escolho a casca de soja.
@@ProfessorBrancoOficial muito obrigado eu imaginei que seria pela aquela aula sobre casquinha de soja muito obrigado Deus lhe pague
Grande abraço, Romulo!
Boa tarde Professor, tudo bem? Estou adquirindo a polpa cítrica in natura para utilizar como silagem e fornecer aos animais durante o inverno. Abraço.
Obrigado por compartilhar suas experiências, Diego. Sucesso!
Por favor,qual a quantidade que um animal pode consumir de polpa?
Não há uma limitação, mesmo porque a polpa não contém fatores antinutricionais ou mesmo composição com algum nutriente limitante. Tem situações em que ela pode substituir praticamente todo o milho da dieta.
Posso fazer um semi confinamento usando a polpa cítrica?
Olá! Pode sim
Bom dia, Professor! Parabéns pelo conteúdo. Informações muito ricas.
Eu e minha família trabalhamos com a produção e distribuição de Citrus e acabamos de comprar 3 cabeças para iniciarmos uma experiência de engorda. A ideia seria utilizar o refugo da nossa produção e comercialização como fonte principal de energia para o gado. A nossa maior dúvida tem sido a forma de tratar esse refugo antes de oferecer ao gado.
Seria possível utilizar o refugo do Citros in Natura diretamente? Caso negativo, o senhor possui alguma sugestão de como podemos tratar essa matéria prima sem a necessidade de investimento em grandes máquinas? Precisaríamos encontrar uma maneira fácil e barata de transformar o refugo em polpa.
Pode ser usado diretamente ou ensilado junto com outro coproduto que aumente um pouco a matéria seca da mistura.
Da pra confinar o gado só com a polpa?
Você até pode fornecer uma quantidade boa de polpa todos os dias ao gado, mas o ganho será moderado. Confinar mesmo, para ter ganhos de confinamento, só com a polpa não dá!
Tenho contume de servi a polpa já molhada para o gado, tem algum problema?
Não, sem problemas. Grande abraço!
Professor, mas em qual período o senhor se refere, ví que o último é a transição águas-seca? e o primeiro, será que foi feito no período das águas ou seca?
Danilo, infelizmente não tenho condições de revisar todos os vídeos que publico para dar respostas muito específicas, mas eu recomendo que vá no rodapé das tabelas e busque essas referências que terá todas as informações que deseja. Abraço.
Mestre ! A polpa cítrica com casquinha de soja engorda o gado ?
Esses dois alimentos são muito bons, mas dependendo do GMD que deseja, podem não ser suficientes. E tem que pensar que ainda tem os volumosos.
Boa noite Professor por Sr eu tiro meu chapeu grande contribuição para pecuaria, so gostaria de saber SOBRE A POPA CITRICA tem que fornecer no cocho todo dia, ou existe possibilidade de 2 a 3 dias e aproveitando a medida de cocho 0,40 centimentros ou pode ser mais ou menos muito obrigado
Olá Ademir, obrigado! Para haver uma melhora significativa com o uso da polpa cítrica, você deverá criar uma rotina para dispor esses alimentos a seus animais. O fornecimento a cada 2 a 3 dias funciona também.
Molho 3kg de polpa em 20 litros de soro de leite e sirvo as vaca de leite
👏👏
Bom dia.Gostaria de saber para confinar vacas de cria o ano todo com silagem de cana.o que preciso para completar está dieta?
Depende do seu objetivo. Se o objetivo é atender as demandas para a reprodução é uma situação, se for para engordar, é outra. Mas, em todas as situações terá que corrigir a parte proteica da dieta.
Professor, em sequestro de bezerro , p aumentar a taxa de lotação , somente esses dois produtos consigo ?
O problema maior é o preço que a poupa cítrica atingiu aqui na minha região, em Minas Gerais, frente a caída do preço do milho. A relação praticamente não compensa mais. Principalmente quem já tem um volumoso extremamente fibroso, devido a época do ano
Por isso que é importante aliar o técnico com o econômico! Tecnicamente podemos ver que a polpa é uma excelente opção de alimento para uso em suplementação. A questão do custo benefício deve ser sempre avaliada.
👁👁👁✔
Posso usar a polpa cítrica como volumoso pra confinamento?
Sim. Mas deve lembrar que a FDN fisicamente efetiva da polpa não é muito alta, apesar dela ter uma FDN alta.