Treinei capoeira por 5 anos em fundo de igreja, quintal e na sala da casa do meu professor. Um dia fui num batizado numa academia, e vi mlk com 2 semanas de treino ganhando graduação. Meu professor nao me deixou nem jogar, pq o meu nível estava muito acima dos caras de la e eu poderia machuca los. O foda era a alegria do dono da academia, pq quanto mais batizados, mais dinheiro ele ganha, e as graduações sao caras. Isso q me dava raiva, nao existe um sistema padrao de graduação então quem tem mais dinheiro tem mais corda, mas nem sempre tem mais jogo.
Como dizia meu professor de Judô, faixa (corda) serve só pra amarrar o kimono (ou no caso a calça da capoeira). O que importa mesmo são suas habilidades, sua experiência e seu conhecimento.
O problema não são as faixas, cordéis, krouangs ou qualquer outra forma de graduação. Considero até importante para fins didáticos e de organização. O problema é sua banalização e mercantilização.
Excelentes observações,por favor não abandone o you tube,ainda não encontrei um canal que fizesse especulações e observações tão abrangentes feito esse,parabéns Marcão.👏👏👏
pura verdade esse tema, a primeira vez que entrei em uma academia de karatê com 12 anos vi o professor( que gostava de ser chamado de mestre) idêntico o Ken do street Fighter, pensei: vou aprender a dar hadouken e shoryuken e me defender. Passei a aula toda aprendendo "gedan barai ( defesa de chute)e aguiokê(defesa alta com a mão)" e "sotokê"( soco), no final da aula fui colocado no meio da academia ( chão de madeira mesmo) para o kumitê, um cara maior e com mais idade que eu veio para cima de mim quando falaram "ragimê" e haja eu pegar "pea" combinação de golpes, eu só ouvia falar IPON ou Vazarê( e não era para eu vazar de lá não...kkk) pensei sabe de uma coisa vamos para a improvisação, resumo: dei uma baiana, passei a guarda e "muquiei o cara depois da montada. Resultado: perdi a luta mais me defendi como pude. Algum tempo depois vi que deve-se responder a pergunta que o Marcos falou, você treinaria em um quintal? eu treinei antes na velha fita VHS Jiu jitsu como pude e serviu.
Quando você disse que treinou no quintal de seu professor,automaticamente lembrei de uma epoca da minha vida em que eu treinava no quintal de casa. Treinei kung-fu por 3 anos todo final de semana no colegio escola da familia aqui proximo de casa,era gratuito,foi o meu primeiro contato com as artes marciais; Depois de um tempo o projeto social fechou e o professor não pode mais dar aulas,nesse periodo eu estava desempregado e não conhecia outros projetos sociais até então,simplesmente comecei a treinar o que eu já sabia e a desenvolver aquilo que eu tinha dificuldade,sempre tive amigos nas artes marciais e cada um me acrescentou em uma coisa. Apesar de ser uma parte triste de não ter mais contato com meu professore meus antigos amigos de treino,pude botar em prática todos ensinamentos que tive,junto com disciplina e foco desenvolvi e aprimorei muito mais. Com isso eu aprendi que por mais que a caminhada seja longa o importante é não desistir!
A massificação trouxe pontos positivos e negativos: Acho que o mais positivo deles é que hoje qualquer um pode praticar artes marciais de uma forma acessível. Eu moro no interior do RN e aqui na cidade temos Kung fu, Karatê, muay thai, jiu-jitsu, em cada esquina. E são preços acessíveis também. O ponto negativo, que imagino que você vai abordar mais pra frente é que como são muitos que abrem cada vez mais academias, a qualidade do que é ensinado é muito prejudicado. Já vi gente com faixa muito acima da minha, que não sabia dar um soco, gente com faixa mais elevada que não aguenta o aquecimento... Então é uma situação complicada. Espero que traga mais vídeos sobre o assunto, porque a discussão é longa.
7 ปีที่แล้ว +23
Exatamente Pedro! Essa é uma das raivas que carrego. O que deveria ajudar, acvaba virando ferramenta dce aproveittadores.
Aqui no RN já conheci academias de modalidades diferentes más com a mesma ideia de graduação por estatus. Você pratica jiu-jitsu e vence no MMA sobe de graduação, você pratica karate e vence um campeonato, sobe de grduação tudo como pagamento por divulgar sua academia. Há casos de venda de graduação tudo para ter uma imagem de grande lutador.
Muita gente diz que gosta de lutas, mas poucos querem aprender a lutar de verdade, preferem viver limitados a regras de competições e muitos não conhecem a diversidade de técnicas que seu estilo possui. Admiro bons lutadores de qualquer estilo e boas academias, uma delas é o núcleo dharma, pois treina os alunos para a realidade.
A frase final é pra ser posta em um quadro no quarto de cada um que ainda tem esperança de não ter que viver sob um regime totalitário, já às nossas portas!👏👏👏👏👏👏👏👏
Rapaz entendo sobre isso aí... Eu sempre treinei em quintais, ruas, lugares onde tivessem espaço para não quebrar nada. A arte marcial nascesse e flui através dos indivíduos, não importa o lugar onde estiver... já tive alguns alunos, entorno de 10 (só considero aluno, aluno mesmo, depois de três meses de treino) e todos eles eu ensino diferente tentando visar a capacidade e desejo de cada um... Como a realidade varia, então devemos seguir o fluxo e variar juntos....
Verdade! parece eu falando! ha ha. Você não tem qualidade só nos textos, tem muita qualidade na apresentação. Isso é uma coisa que eu, infelizmente não tenho paciência de fazer no meu canal. Como eu fiz um combinado de colocar 1 video por dia então, fazer um video melhor editado fica ainda mais próximo do impossível.
7 ปีที่แล้ว +2
Ah, não,uhauha EU não encaro um video por dia! uhauha Nesse ritmo é Apresentador/camera e olhe lá! O pessoal que consegue videos diários COM edição já ganha o suficiente com o canal, pra tal dedicação! Inclusive contratando alguém para editar! Talvez eu encaixe mais UM video na semana... mesmo assim mais simples!!! Eu vejo seus videos (mas tiro um dia da semana pra ver a sequencia).
Sempre fui fã de Bruce Lee,desde pequeno,aos 15 anos comecei a acompanhar as aulas do mestre Kim de tae Kwon do na rede manchete,treinava sozinho em casa, depois entrei num grupo de colegas que estavam aprendendo Kung Fu em plena praça pública,nosso professor era um rapaz de 17 anos que dizia ser faixa preta de Kung Fu,meses depois decidi fazer Kung Fu na academia em Araraquara (Fu ha- tigre e cegonha)com professor Eduardo, momento em que comecei me aprofundar nos estudos da arte chegando a conclusão de que aquele rapaz que nos ensinava na praça realmente não era professor de Kung Fu,mas sim de um karatê misto que ele desenvolveu passando a dizer que era Kung Fu.Da para acreditar nisso...kkkkk.
Podia fazer um vídeo falando dos picaretas dos professores que compram a faixa. Inclusive tem algumas federações indianas distribuindo faixa e Dan por 30 dólares.
Quando eu treinava karatê tinha um garoto bem mais novo que eu que era faixa verde e não lutava nada. Porém tinha um rapaz que era faixa amarela e era o cão bravo lutando. O caso é que esse faixa amarela lutava também muai thai, jiu Jitsu etc. Eu ficava me perguntando qual era o valor de uma faixa diante da realidade.
Segundo os professores q tive e tbm da certa experiência q jah consegui, a faixa eh o símbolo do esforço do praticante, de olhar pra ela e lembrar de sua dedicação pra consegui-la e akilo servir de lembrete do quanto vc pode ser melhor e ir além. A cor da faixa indica o nível de conhecimento dentro do estilo, conhecer tradições do estilo, conhecer os padrões, as formas, bases, técnicas... Quanto mais escura a cor, mais conhecimento e maturidade indicam.. A faixa serve apenas para uma comunicação mental entre o praticante e ele mesmo, e indica seu progresso e nível de experiência, oq serve tbm pra organizar a hierarquia dentro do dojo, o karate como arte japonesa prega muita disciplina e formalidade onde se tem rituais o tempo todo durante o treinamento, de posturas a cumprimentos, tudo eh organizado de modo rígido e a hierarquia de experiência entre os praticantes eh parte disso, a faixa eh um norte pra tudo isso tbm.
7 ปีที่แล้ว +16
Eu cidei a "degradação" de alfguns sistemas e logo falarei da "perversão". Infelizmente, o sistema de faixas, em muitos locais, foi transformado num comércio que abastece o ego.
@ Quando fazia taekwondo a "hierarquia de faixas" era: branca, amarela, verde, azul, vermelha, vermelha com ponta preta, preta com ponta vermelha e, finalmente, preta (isso se a minha memória não falhou agora). Depois de um tempo, uns 7 anos depois, ou menos, fiquei sabendo que incluíram o arco-íris e as ramificações das 7 cores
De fato, tenho um amigo que treina há anos, até eu que não tenho conhecimento marcial percebo que ele não alcançou um grau de desenvolvimento pelo tempo treinado, é claro, quem faz o curso é o aluno, mas com a direção de um mestre competente. Fantástico o vídeo professor, forte abraço.
treinei JKD no fundo de quintal com meu mestre por anos e só parei pq me mudei, identifico muito a semelhança entre vc e ele. lá aprendi a diferença entre Dojo e Academia e realmente estará pra sempre no meu coração!
Como pode alguém dar deslike pra um material desse,riquíssimo,bem produzido. Bem enfim cada um é livre pra fazer o que quiser. Eu não concordo com os 👎.
Vendo o vídeo percebo que escapei um pouco da massificação, pois aprendi muay thai em uma igreja e continuei em um fundo de quintal, mas como as aulas acabaram eu fui para a capoeira e aprendi ela em praça pública mesmo. Também sempre chamo aqueles que me dão aulas de professor, treinador ou instrutor. Eu também me foco em treinar para evoluir e poder lutar de verdade um dia ao invés de me focar em subir de corda, pois para mim a corda não diz nada.
Estou acompanhado este canal, esta mim esclarecendo muito. Sou de Pernambuco. Conheço Ribeirão preto. Gosto muito de defesa pessoal: como na rua, pois é muito diferente da academia. Na rua valer tudo.
Mto bom o vídeo, uma vertente que eu acredito contribuir pra massificação e que iniciantes tem dificuldades de diferenciar bons dos maus professores, e acabam buscando padrões já estabelecidos e testados...
Bem colocado suas palavras, você tá certo realmente o professor o mestre ou qualquer outro nome que receba na sua arte ele tem que tem sabedoria pra desenvolver sua arte e crescer junto com seus alunos, parabéns
Concordo,cada professor de alguma forma apesar das situacoes individualisar na medida do possivel cada aluno,sempre aperfeicuado e adequando a arte que voce esta passando.
Interessante.Vou refletir sobre isso.A muito tempo um colega meu entrou sobre esse assunto,a originalidade e a evolução das artes,eu também lhe expliquei que não só pela raridade mas pelo polimento que o diamante adquire maior valor.Obrigado pelo ponto de vista e ampliar os meus horizontes
Ortega Y Gasset há vários anos escreveu sobre os riscos e poder das massas. E fala sobre uma espécie de consciência do grupo em que o indivíduo se dilui na massa, e tende a fazer o que todos fazem, mesmo que no fundo não fizesse. Excelentes abordagens que você faz, continue assim, a arte marcial também é um caminho para iluminação, e cada ser deve encontrar o seu e não ser imitação de outros.
isso é que eu chamo de uma dose de realidade MASSIVA! fazer o que vc faz apesar de toda a dificuldade é um exemplo que a gente leva pra qualquer área da vida.obrigado!
Esse comentário sobre a faixa foi bem colocado. É algo que está cravado na mente das pessoas realmente. Qd vc comenta que pratica ou já praticou alguma arte marcial a primeira pergunta que fazem é: Que faixa vc é? Como se a cor da faixa indicasse qualidade ou grd conhecimento. Já significou isso, mas de uns anos pra cá deixou de ser assim. Tem muita gente desqualificada que abre academia e não ensina nada ou não ensina direito. Percebo que este problema é recorrente.
Eu já treinei karatê numa sala que durante o dia era uma creche e a noite nóis juntavamos as mesas e cadeiras para abrir espaço para treinar ficava nos fundos de uma igreja católica pramim o emlortava era o objetivo exlente professor
Temos que treinar pra aprender, pra saber e pro condicionamento físico , não pra se mostrar e aparecer ou atacar alguém sem motivo, só se defender e defender ao mais fraco, disciplina é o principal! Faixa só serve pra segurar as calças!👍
Poxa Marco!! mais uma vez tiro o chapéu para você!! Este vídeo é exatamente o que vivo conversando com meus alunos! Fantástico!! Muito obrigado pelo vídeo e Parabéns por sintetizar em um vídeo idéias formidáveis!
Ótimo video, treino por conta própria a arte marcial utilizando alguma experiência curta que adquiri com o objetivo de autodefesa, sou fã de Bruce Lee e tento buscar o que ele chamava de expressar a si mesmo honestamente, você tem feito um ótimo trabalho trazendo essa nova visão das artes marciais...
Praticava no quintal com meu tio.rsrs nunca ganhei faixa...mas aprendi com ele o respeito, disciplina e que não deve haver tantos paradigmas nas artes marciais...e se a técnica é boa tá valendo..independente do estilo...
A arte de transmitir de maneira correta o conteudo é que faz um verdadeiro mestre. Caso contrario estaremos repetindo algo sem sentido real para nós mesmos. Isto o papagaio também é capaz de fazer. Parabens pelo video, mestre.
Uma vez perguntei à um mestre de capoeira o porque de tantas graduações diferentes entre os grupos e ele me respondeu que há mais de trinta anos que eles tentam unificar as graduações mas nunca chegaram à um acordo e cada um queria impor seu proprio sistema e graduação. E um dos maiores grupos de capoeira do mundo tem um sistema de treinamento completamente padronizado. O treino aqui no brasil é o mesmo em Israel, na Holanda, na Russia, no japão. É um dos maiores exemplos de massificação que conheço.
Q pena q os vídeos são tão curtos.. Sempre espero a semana ansioso pelo próximo.. Seu canal eh excelente. Seria ótimo se a frequência fe video fosse maior, mas imagino q deva dar trabalho kkk
7 ปีที่แล้ว +11
Nem fala , Andarilho; 10 min. de video são frutos de 16 a 20 hs de trabalho. Logo conseguirei me organizar melhor par 2 videos na semana!
Muito bom vídeo treinador Marco Gimenez! Sobre o seu questionamento de local de treino, eu mesmo treinei por um bom tempo com um professor de Kung Fu muito tradicional também, em uma quadra de concreto em um espaço aberto, e não importava se fazia chuva ou sol, sempre tinha treino, o professor na época até brincava dizendo que o que treinávamos era a "arte da fome" porque não era em nenhuma academia "bonitinha", cheia de conforto e com uma recepcionista sorridente.
Muito boa essa análise, meXtre. Infelizmente a busca pela identidade gera esse desejo de pertencimento. Eu mesmo tive que incluir mais cores no meu sistema marcial porque os alunos reclamavam que não queriam ficar 3 anos na mesma "cor de faixa". É a triste realidade, tem fotos antigas em meu Facebook de 1992 eu treinando em cima de um morro e me lembro que na época muita gente não queria treinar com meu professor só porque ele era um negro que ensinava arte marcial vietnamita.
Uniformização: negação da tipologia, do temperamento e das inclinações individuais. Ótimo vídeo, bem analisado e colocado. Parabéns, temos muito em comum meu nobre!
Melhor vídeo da canal, provocou em mim uma grande reflexão, apesar de me considerar anarquista, na academia me comportava como só mais um alienado sem nem mesmo peeseber, gratidão pelo vídeo 👏👏👏
Eu lembro do começo da escola de karatê aqui onde eu moro. Arrumamos um lugar, mas acabou não dando certo, e ficamos sem academia pra treinar. O mestre então reuniu a galera pra treinar na praça. No meio da rua, na grama, uma galera gritando kiai e fazendo os kata. tinha dias que chovia, e a galera treinava no barro mesmo, e com a grama. Mas acho que foi muito valioso, pq o que aprendi ali foi valioso. e o "desconforto" ajudou bastante.
Bom dia lindo vídeo. Passei por isso um tempo e sai desse negócio de ser instrutor de karate shotokan. Os alunos hoje querem treitrar o q querem e não o q precisam. OSS!!
Treinei capoeira por 5 anos em fundo de igreja, quintal e na sala da casa do meu professor. Um dia fui num batizado numa academia, e vi mlk com 2 semanas de treino ganhando graduação. Meu professor nao me deixou nem jogar, pq o meu nível estava muito acima dos caras de la e eu poderia machuca los. O foda era a alegria do dono da academia, pq quanto mais batizados, mais dinheiro ele ganha, e as graduações sao caras. Isso q me dava raiva, nao existe um sistema padrao de graduação então quem tem mais dinheiro tem mais corda, mas nem sempre tem mais jogo.
Bem vindo ao Brasil
Mesma coisa onde eu moro, nunca fiz exame, treino a 13 anos e troco pancada com os pretas sem ser porra nenhuma kkkkk
Como dizia meu professor de Judô, faixa (corda) serve só pra amarrar o kimono (ou no caso a calça da capoeira). O que importa mesmo são suas habilidades, sua experiência e seu conhecimento.
@@thiagoopd9634 permita-me corrigi-lo, bem vindo ao mundo dos humanos*
O problema não são as faixas, cordéis, krouangs ou qualquer outra forma de graduação. Considero até importante para fins didáticos e de organização. O problema é sua banalização e mercantilização.
Muito bom 👍 meus parabéns 👏👏👏👏👏👏👏 e gostei mais ainda do final do vídeo...
SHOW, REALMENTE UM DOS MELHORES VÍDEOS 👏👏👏👏👏👏
Parabéns , excelente conteúdo 👏👏
Excelentes observações,por favor não abandone o you tube,ainda não encontrei um canal que fizesse especulações e observações tão abrangentes feito esse,parabéns Marcão.👏👏👏
Video com reflexoes muito inteligente !!! Parabens !!!
VocÊ tem uma visão incrível
pura verdade esse tema, a primeira vez que entrei em uma academia de karatê com 12 anos vi o professor( que gostava de ser chamado de mestre) idêntico o Ken do street Fighter, pensei: vou aprender a dar hadouken e shoryuken e me defender. Passei a aula toda aprendendo "gedan barai ( defesa de chute)e aguiokê(defesa alta com a mão)" e "sotokê"( soco), no final da aula fui colocado no meio da academia ( chão de madeira mesmo) para o kumitê, um cara maior e com mais idade que eu veio para cima de mim quando falaram "ragimê" e haja eu pegar "pea" combinação de golpes, eu só ouvia falar IPON ou Vazarê( e não era para eu vazar de lá não...kkk) pensei sabe de uma coisa vamos para a improvisação, resumo: dei uma baiana, passei a guarda e "muquiei o cara depois da montada. Resultado: perdi a luta mais me defendi como pude. Algum tempo depois vi que deve-se responder a pergunta que o Marcos falou, você treinaria em um quintal? eu treinei antes na velha fita VHS Jiu jitsu como pude e serviu.
Quando você disse que treinou no quintal de seu professor,automaticamente lembrei de uma epoca da minha vida em que eu treinava no quintal de casa.
Treinei kung-fu por 3 anos todo final de semana no colegio escola da familia aqui proximo de casa,era gratuito,foi o meu primeiro contato com as artes marciais;
Depois de um tempo o projeto social fechou e o professor não pode mais dar aulas,nesse periodo eu estava desempregado e não conhecia outros projetos sociais até então,simplesmente comecei a treinar o que eu já sabia e a desenvolver aquilo que eu tinha dificuldade,sempre tive amigos nas artes marciais e cada um me acrescentou em uma coisa.
Apesar de ser uma parte triste de não ter mais contato com meu professore meus antigos amigos de treino,pude botar em prática todos ensinamentos que tive,junto com disciplina e foco desenvolvi e aprimorei muito mais.
Com isso eu aprendi que por mais que a caminhada seja longa o importante é não desistir!
Mestre o senhor tem uma visão diferenciada de tudo !!!! Parabéns
Excelente vídeo. 🏆🏆🏆
Excelente vídeo Marcos. Finalizou com uma música top.
ótimo vídeo. Nos estimula a questionar.
A massificação trouxe pontos positivos e negativos:
Acho que o mais positivo deles é que hoje qualquer um pode praticar artes marciais de uma forma acessível. Eu moro no interior do RN e aqui na cidade temos Kung fu, Karatê, muay thai, jiu-jitsu, em cada esquina. E são preços acessíveis também.
O ponto negativo, que imagino que você vai abordar mais pra frente é que como são muitos que abrem cada vez mais academias, a qualidade do que é ensinado é muito prejudicado.
Já vi gente com faixa muito acima da minha, que não sabia dar um soco, gente com faixa mais elevada que não aguenta o aquecimento... Então é uma situação complicada.
Espero que traga mais vídeos sobre o assunto, porque a discussão é longa.
Exatamente Pedro!
Essa é uma das raivas que carrego. O que deveria ajudar, acvaba virando ferramenta dce aproveittadores.
Pedro Gil faixa não só se conquista por saber bater, mas por disciplina e por dar confiança a quem te treina. E faixa so faz elevar o teu ego!
Aqui no RN já conheci academias de modalidades diferentes más com a mesma ideia de graduação por estatus. Você pratica jiu-jitsu e vence no MMA sobe de graduação, você pratica karate e vence um campeonato, sobe de grduação tudo como pagamento por divulgar sua academia. Há casos de venda de graduação tudo para ter uma imagem de grande lutador.
Muita gente diz que gosta de lutas, mas poucos querem aprender a lutar de verdade, preferem viver limitados a regras de competições e muitos não conhecem a diversidade de técnicas que seu estilo possui. Admiro bons lutadores de qualquer estilo e boas academias, uma delas é o núcleo dharma, pois treina os alunos para a realidade.
Pedro Gil concordo plenamente noq vc falou
Ótimo canal, sempre com pontos de vista coerentes. Não perco uma postagem. Continue o ótimo trabalho MEXTRE
Arrasando como sempre!!Boa mestre
Verdade , o que vale é o conteúdo , aula todos os dias
Estou fazendo maratona Dharma e estou adorando cada capítulo! É simplesmente D+
A frase final é pra ser posta em um quadro no quarto de cada um que ainda tem esperança de não ter que viver sob um regime totalitário, já às nossas portas!👏👏👏👏👏👏👏👏
Rapaz entendo sobre isso aí... Eu sempre treinei em quintais, ruas, lugares onde tivessem espaço para não quebrar nada. A arte marcial nascesse e flui através dos indivíduos, não importa o lugar onde estiver... já tive alguns alunos, entorno de 10 (só considero aluno, aluno mesmo, depois de três meses de treino) e todos eles eu ensino diferente tentando visar a capacidade e desejo de cada um... Como a realidade varia, então devemos seguir o fluxo e variar juntos....
Muito Boa essa Reflexão!!
Achei este um dos seus melhores videos Marcos! Parabéns !
É complicado equilibrar contas e qualidade!
Devemos estar sempre atentos pois, nesse ramo, ensinar besteira pode matar alguém!
Verdade! parece eu falando! ha ha. Você não tem qualidade só nos textos, tem muita qualidade na apresentação. Isso é uma coisa que eu, infelizmente não tenho paciência de fazer no meu canal. Como eu fiz um combinado de colocar 1 video por dia então, fazer um video melhor editado fica ainda mais próximo do impossível.
Ah, não,uhauha EU não encaro um video por dia! uhauha
Nesse ritmo é Apresentador/camera e olhe lá!
O pessoal que consegue videos diários COM edição já ganha o suficiente com o canal, pra tal dedicação! Inclusive contratando alguém para editar!
Talvez eu encaixe mais UM video na semana... mesmo assim mais simples!!!
Eu vejo seus videos (mas tiro um dia da semana pra ver a sequencia).
A quantidade de informações e material para reflexão nos seus vídeos é fantástica! Parabéns e obrigado!
Lindo , é importante o valor individual
Sempre fui fã de Bruce Lee,desde pequeno,aos 15 anos comecei a acompanhar as aulas do mestre Kim de tae Kwon do na rede manchete,treinava sozinho em casa, depois entrei num grupo de colegas que estavam aprendendo Kung Fu em plena praça pública,nosso professor era um rapaz de 17 anos que dizia ser faixa preta de Kung Fu,meses depois decidi fazer Kung Fu na academia em Araraquara (Fu ha- tigre e cegonha)com professor Eduardo, momento em que comecei me aprofundar nos estudos da arte chegando a conclusão de que aquele rapaz que nos ensinava na praça realmente não era professor de Kung Fu,mas sim de um karatê misto que ele desenvolveu passando a dizer que era Kung Fu.Da para acreditar nisso...kkkkk.
Voce sim merece ser chamado de professor, altos parabens pela abordagem e pelas cenas e trilhas sonoras escolhidas e principalmente pela frase final.
Podia fazer um vídeo falando dos picaretas dos professores que compram a faixa. Inclusive tem algumas federações indianas distribuindo faixa e Dan por 30 dólares.
Gostei desse teorema da massa x liberdade individual.
Pura verdade marco.... muito bom!!!!!
Ótimo vídeo com informações muito úteis e que traz uma outra visão quanto as artes marciais atualmente :D
Esse é um discurso de uma pessoa muito séria. Devemos respeitar.
Muito massa o vídeo as senas com another brick in the wall foi massa
Quando eu treinava karatê tinha um garoto bem mais novo que eu que era faixa verde e não lutava nada. Porém tinha um rapaz que era faixa amarela e era o cão bravo lutando. O caso é que esse faixa amarela lutava também muai thai, jiu Jitsu etc. Eu ficava me perguntando qual era o valor de uma faixa diante da realidade.
Segundo os professores q tive e tbm da certa experiência q jah consegui, a faixa eh o símbolo do esforço do praticante, de olhar pra ela e lembrar de sua dedicação pra consegui-la e akilo servir de lembrete do quanto vc pode ser melhor e ir além. A cor da faixa indica o nível de conhecimento dentro do estilo, conhecer tradições do estilo, conhecer os padrões, as formas, bases, técnicas... Quanto mais escura a cor, mais conhecimento e maturidade indicam.. A faixa serve apenas para uma comunicação mental entre o praticante e ele mesmo, e indica seu progresso e nível de experiência, oq serve tbm pra organizar a hierarquia dentro do dojo, o karate como arte japonesa prega muita disciplina e formalidade onde se tem rituais o tempo todo durante o treinamento, de posturas a cumprimentos, tudo eh organizado de modo rígido e a hierarquia de experiência entre os praticantes eh parte disso, a faixa eh um norte pra tudo isso tbm.
Eu cidei a "degradação" de alfguns sistemas e logo falarei da "perversão".
Infelizmente, o sistema de faixas, em muitos locais, foi transformado num comércio que abastece o ego.
@ Quando fazia taekwondo a "hierarquia de faixas" era: branca, amarela, verde, azul, vermelha, vermelha com ponta preta, preta com ponta vermelha e, finalmente, preta (isso se a minha memória não falhou agora). Depois de um tempo, uns 7 anos depois, ou menos, fiquei sabendo que incluíram o arco-íris e as ramificações das 7 cores
Mais um ótimo vídeo Marco. Valeu! Abraços
De fato, tenho um amigo que treina há anos, até eu que não tenho conhecimento marcial percebo que ele não alcançou um grau de desenvolvimento pelo tempo treinado, é claro, quem faz o curso é o aluno, mas com a direção de um mestre competente. Fantástico o vídeo professor, forte abraço.
Um dos melhores vídeos do canal .., vira e mexe eu o revejo
Excelente !!!
treinei JKD no fundo de quintal com meu mestre por anos e só parei pq me mudei, identifico muito a semelhança entre vc e ele. lá aprendi a diferença entre Dojo e Academia e realmente estará pra sempre no meu coração!
Como pode alguém dar deslike pra um material desse,riquíssimo,bem produzido. Bem enfim cada um é livre pra fazer o que quiser. Eu não concordo com os 👎.
Vendo o vídeo percebo que escapei um pouco da massificação, pois aprendi muay thai em uma igreja e continuei em um fundo de quintal, mas como as aulas acabaram eu fui para a capoeira e aprendi ela em praça pública mesmo. Também sempre chamo aqueles que me dão aulas de professor, treinador ou instrutor. Eu também me foco em treinar para evoluir e poder lutar de verdade um dia ao invés de me focar em subir de corda, pois para mim a corda não diz nada.
Qualidade, senso crítico e acima de tudo sinceridade, no seu trabalho. Parabéns!
Ótimo vídeo
LIKE
Canal muito legal !
Rapáaaiiii... Muito Bom...!!!
Estou acompanhado este canal, esta mim esclarecendo muito. Sou de Pernambuco. Conheço Ribeirão preto. Gosto muito de defesa pessoal: como na rua, pois é muito diferente da academia. Na rua valer tudo.
Semana que vem me interessa!
Este canal é um canal muito próspero em conhecimento.
Novamente um ótimo vídeo
Mais um excelente vídeo, tanto pela reflexão que trouxe, quanto pela excelente edição.Parabéns Meeeexxxxtre Marco!
Parabéns melhor canal de vídeos do TH-cam nota 10.
Mto bom o vídeo, uma vertente que eu acredito contribuir pra massificação e que iniciantes tem dificuldades de diferenciar bons dos maus professores, e acabam buscando padrões já estabelecidos e testados...
Bem colocado suas palavras, você tá certo realmente o professor o mestre ou qualquer outro nome que receba na sua arte ele tem que tem sabedoria pra desenvolver sua arte e crescer junto com seus alunos, parabéns
A edição ficou incrível, parabéns!
Sem dúvidas o melhor canal de artes marciais do TH-cam brasileiro.
Concordo,cada professor de alguma forma apesar das situacoes individualisar na medida do possivel cada aluno,sempre aperfeicuado e adequando a arte que voce esta passando.
Interessante.Vou refletir sobre isso.A muito tempo um colega meu entrou sobre esse assunto,a originalidade e a evolução das artes,eu também lhe expliquei que não só pela raridade mas pelo polimento que o diamante adquire maior valor.Obrigado pelo ponto de vista e ampliar os meus horizontes
Melhor resumo, ótima explanação Marco.
Boa👍👍👍
"O valor da massa é inversamente proporcional ao da liberdade individual"
Se antes eu já respeitava o Núcleo Dharma agora eu respeito duas vezes
Marco você é cara um cara muito intelegente só falou fatos não a o que argumentar realmente você é um professor
Ótimo vídeo!
Bom pra abrir a mente da galera!
Muito muito muito bom
Ortega Y Gasset há vários anos escreveu sobre os riscos e poder das massas. E fala sobre uma espécie de consciência do grupo em que o indivíduo se dilui na massa, e tende a fazer o que todos fazem, mesmo que no fundo não fizesse. Excelentes abordagens que você faz, continue assim, a arte marcial também é um caminho para iluminação, e cada ser deve encontrar o seu e não ser imitação de outros.
Muito bom esse vídeo e as explicação sobre a realidade
Perfeito.
isso é que eu chamo de uma dose de realidade MASSIVA! fazer o que vc faz apesar de toda a dificuldade é um exemplo que a gente leva pra qualquer área da vida.obrigado!
Muito bom!
Esse comentário sobre a faixa foi bem colocado. É algo que está cravado na mente das pessoas realmente. Qd vc comenta que pratica ou já praticou alguma arte marcial a primeira pergunta que fazem é: Que faixa vc é?
Como se a cor da faixa indicasse qualidade ou grd conhecimento. Já significou isso, mas de uns anos pra cá deixou de ser assim. Tem muita gente desqualificada que abre academia e não ensina nada ou não ensina direito. Percebo que este problema é recorrente.
Eu já treinei karatê numa sala que durante o dia era uma creche e a noite nóis juntavamos as mesas e cadeiras para abrir espaço para treinar ficava nos fundos de uma igreja católica pramim o emlortava era o objetivo exlente professor
Adorei esse vídeo. Continue sempre assim!
Treinei por 6 anos num fundo de quintal.rsrs Foram os melhores treinos que tive. Muio bom esse canal. Oss!
Sensacional, o canal está cada vez melhor ❤❤❤👊👏👏👏
Maravilhoso vídeo!
😎👍
Temos que treinar pra aprender, pra saber e pro condicionamento físico , não pra se mostrar e aparecer ou atacar alguém sem motivo, só se defender e defender ao mais fraco, disciplina é o principal!
Faixa só serve pra segurar as calças!👍
Fato! Ótimo vídeo!!!
Vlw Marcos Tmj .
Disse tudo! irmão guerreiro! OSS.
Faz um vídeo Falando sobre equilíbrio físico e mental.
Poxa Marco!! mais uma vez tiro o chapéu para você!! Este vídeo é exatamente o que vivo conversando com meus alunos! Fantástico!! Muito obrigado pelo vídeo e Parabéns por sintetizar em um vídeo idéias formidáveis!
Ótimo video, treino por conta própria a arte marcial utilizando alguma experiência curta que adquiri com o objetivo de autodefesa, sou fã de Bruce Lee e tento buscar o que ele chamava de expressar a si mesmo honestamente, você tem feito um ótimo trabalho trazendo essa nova visão das artes marciais...
Praticava no quintal com meu tio.rsrs nunca ganhei faixa...mas aprendi com ele o respeito, disciplina e que não deve haver tantos paradigmas nas artes marciais...e se a técnica é boa tá valendo..independente do estilo...
Excelente trilha sonora
A arte de transmitir de maneira correta o conteudo é que faz um verdadeiro mestre. Caso contrario estaremos repetindo algo sem sentido real para nós mesmos. Isto o papagaio também é capaz de fazer. Parabens pelo video, mestre.
Uma vez perguntei à um mestre de capoeira o porque de tantas graduações diferentes entre os grupos e ele me respondeu que há mais de trinta anos que eles tentam unificar as graduações mas nunca chegaram à um acordo e cada um queria impor seu proprio sistema e graduação.
E um dos maiores grupos de capoeira do mundo tem um sistema de treinamento completamente padronizado. O treino aqui no brasil é o mesmo em Israel, na Holanda, na Russia, no japão. É um dos maiores exemplos de massificação que conheço.
Muito bom!!!!!!
Excelente. Parabéns!
vídeo top !!!
Q pena q os vídeos são tão curtos.. Sempre espero a semana ansioso pelo próximo.. Seu canal eh excelente. Seria ótimo se a frequência fe video fosse maior, mas imagino q deva dar trabalho kkk
Nem fala , Andarilho; 10 min. de video são frutos de 16 a 20 hs de trabalho.
Logo conseguirei me organizar melhor par 2 videos na semana!
Mextre faz vídeo dando aula, ou mostrando alguma técnica
Muito bom vídeo treinador Marco Gimenez! Sobre o seu questionamento de local de treino, eu mesmo treinei por um bom tempo com um professor de Kung Fu muito tradicional também, em uma quadra de concreto em um espaço aberto, e não importava se fazia chuva ou sol, sempre tinha treino, o professor na época até brincava dizendo que o que treinávamos era a "arte da fome" porque não era em nenhuma academia "bonitinha", cheia de conforto e com uma recepcionista sorridente.
Muito boa essa análise, meXtre. Infelizmente a busca pela identidade gera esse desejo de pertencimento. Eu mesmo tive que incluir mais cores no meu sistema marcial porque os alunos reclamavam que não queriam ficar 3 anos na mesma "cor de faixa". É a triste realidade, tem fotos antigas em meu Facebook de 1992 eu treinando em cima de um morro e me lembro que na época muita gente não queria treinar com meu professor só porque ele era um negro que ensinava arte marcial vietnamita.
Parabéns te acompanhado seus vídeos Estou adorando gostaria de ter aula com você um abraço seu admirador João Velasco de Chapecó
tbem treinei 6 anos karatê no fundo de quintal , época boa👍👍
Opa mais um grande vídeo tmj mestre show
Uniformização: negação da tipologia, do temperamento e das inclinações individuais. Ótimo vídeo, bem analisado e colocado. Parabéns, temos muito em comum meu nobre!
Melhor vídeo da canal, provocou em mim uma grande reflexão, apesar de me considerar anarquista, na academia me comportava como só mais um alienado sem nem mesmo peeseber, gratidão pelo vídeo 👏👏👏
Marcos, disse tudo!
Adorei o Blues!
Parabéns, Marco, mais uma vez publicação excelente e tema muito pertinente! ESPERANDO ansioso pelo vídeo da semana que vem! Um abraço!
Grande guerreiro!
Eu lembro do começo da escola de karatê aqui onde eu moro. Arrumamos um lugar, mas acabou não dando certo, e ficamos sem academia pra treinar. O mestre então reuniu a galera pra treinar na praça. No meio da rua, na grama, uma galera gritando kiai e fazendo os kata. tinha dias que chovia, e a galera treinava no barro mesmo, e com a grama. Mas acho que foi muito valioso, pq o que aprendi ali foi valioso. e o "desconforto" ajudou bastante.
Bom dia lindo vídeo. Passei por isso um tempo e sai desse negócio de ser instrutor de karate shotokan. Os alunos hoje querem treitrar o q querem e não o q precisam. OSS!!