Sensacional Edson! Esbanja conhecimento! Estou tentando fazer um motor desse ligar na bancada com uma bomba de combustivel adaptada da bros.. o senhor poderia me ajudar? Preciso tirar uma duvida
Se não conseguir responder, posso pesquisar a respeito. Diga a sua dúvida. Tem umas bombas externa da Bros que não tem regulador de pressão externa e outras tem . Abraços.
Tem alguma Yamaha, que só aciona a bomba quando o virabrequim gira e o pulsador ( gera pulso para a ECM). Vou confirmar fazendo testes com algumas Fazer 150, vai que pode ter alguma que aciona bomba de combustível igual a Honda. A Yamaha tem diversos códigos para a Ecm da Fazer 150.
Desconsidere a resposta. Que eu me lembre não, a moto veio com o pós chave acionando a bomba direto como se fosse o farol, era girar a chave e o motor da bomba acionava direto, quando o certo dependendo ano é acionar ao virar a chave e parar em seguida ou acionar a bomba quando temos o sinal do virabrequim sendo recebido pela ecm. Se você girar a chave de contato sem o conector estar conectado no tanque, não dá nenhum erro, nem na Honda e nem na Yamaha, se dá eu nunca reparei.
Desconsidere a resposta. Desculpe, estava confundindo com outro vídeo, eu acho que deve dar erro 29, motivo, deve ter queimado o transistor coletor aberto, mas não teria motivo de queimar o sensor que iria verificar se tem ou não tem algo pendurado neste conector, ou seja se o refil manda 12 volts de um lado para outro no caso o fio amarelo, a ECM, deve sentir que tem 12 volts pela presença do refil, só que não energiza o refilo, pois, o o transistor queimou (abriu) não satura mais o lado do fio amarelo. Vou perguntar para os meus colaboradores se eles se lembram da moto. Abraços.
Não tem self teste para a bomba, só para alimentação da bomba e alimentação do bico injetor, seria o erro 43 se não tivesse a tensão. Obrigado pela pergunta. Abraços. 43 Tensão do sistema de combustível: tensão fornecida incorretamente para o injetor de combustível e bomba de combustível. Com certeza não dava erro, tirei do manual da FAZER 250 ano 2018, só checa a tensão de alimentação do bico injetor e da bomba, só se tem a alimentação e não se esta plugado o conector no tanque de combustível. FUNÇÃO DE AUTODIAGNÓSTICO E TABELA DE CÓDIGO DE DIAGNÓSTICO FUNÇÃO DE AUTODIAGNÓSTICO E TABELA DE CÓDIGO DE DIAGNÓSTICO TABELA DA FUNÇÃO DE AUTODIAGNÓSTICO NOTA Para detalhes sobre o código de falha, consulte “MÉTODO DE LOCALIZAÇÃO DE PROBLEMAS” na página 8-24. Nº do Código de falha Item 12 Sensor de posição do virabrequim: sinais anormais são recebidos do sensor de posição do virabrequim. 13 Sensor de pressão do ar de admissão: Circuito aberto ou em curto detectado. 14 Sensor de pressão do ar de admissão: Falha no sistema da mangueira (mangueira obstruída ou solta). 15 Sensor de posição da borboleta: Circuito aberto ou em curto detectado. 16 Sensor de posição da borboleta: Travamento no sensor de posição da borboleta detectado (o sinal do sensor de posição da borboleta não varia) 19 Interruptor do cavalete lateral: rompimento ou desconexão do fio preto/vermelho da ECU foi detectada. 22 Sensor de temperatura do ar de admissão: Circuito aberto ou em curto detectado. 24 Sensor de O2: sinais anormais são recebidos do sensor de O2. 28 Sensor de temperatura do motor: circuito aberto ou curto detectado. 30 Travamento detectado. 39 Injetor de combustível: circuito aberto ou em curto detectado. 41 Sensor da roda traseira: sinais anormais recebidos do sensor da roda traseira. 42 Sensor da roda: sinais anormais são recebidos do sensor da roda. 43 Tensão do sistema de combustível: tensão fornecida incorretamente para o injetor de combustível e bomba de combustível. 44 Código de falha da EEPROM : um erro foi detectado durante a leitura ou escrita na EEPROM. 45 Corte de alimentação: Tensão de back up incorreta fornecida para a ECU. 46 A tensão de carga é anormal. 50 Falha na memória da ECU. (Quando esta falha é detectada na ECU, o código de falha talvez não apareça na tela do visor). 71 Aquecedor do sensor de O2: circuito aberto ou defeito no aquecedor do sensor de O2 foi detectado.
Eu moro na Suécia e tenho uma YBR125 que sempre que liga a chave a bomba funciona uns 2 segundos e ai se da a partida. As vezes a bomba nao aciona e a moto nao liga. Sera que troco a bomba, ou a ECU? Obrigado
No Brasil, temos Fazer 150 que aciona a bomba por dois segundos e depois para de acionar, só volta a acionar depois que recebe pulsos da bobina de pulso, ou seja quando o motor de arranque gira o virabrequim. A Yamaha mudou o sistema e só aciona a bomba quando o virabrequim gira e manda pulsos para a ECM. Uma vez que a sua moto pegou funciona normalmente? Não falha, não perde força, ou outro defeito, vai normal? A sua tem engine stop no punho direito? Será que pode ser mau contato no mesmo, este interruptor que alimenta a parte da injeção, isso se sua moto tiver o engine stop. Acho que eu tenho um vídeo a respeito. Vou procurar e mandar para você, vai que ajuda. A sua moto esta muito rodada, na chave de contato temos uma graxa entre os contatos que são friccionados , para diminuir o desgaste dos mesmos, esta graxa, pelo menos aqui no Brasil, costuma ficar dura com o passar do tempo e acaba isolando os contatos. Em motos que a chave de contato fica próximo do segredo onde se insere a chave, se colocarmos uma quantidade generosa de desengripante, para o mesmo borbulhar e conseguir alcançar a graxa, a mesma volta a ficar macia e deixa de isolar os contatos e no multímetro na escala de ohms, podemos ver o resultado a chave de contato zera na resistência ôhmica com se juntássemos as pontas do multímetro. Abraços e aguarde.
Esta Inazuma estava com a chave de contato ruim mesmo, após usar o desengripante voltou a ficar boa a chave de contato. Obs.: desconecta a bateria para não ligar e desligar a moto, vai que queima alguma coisa. Inazuma 250 morre na marcha lenta, vídeo completo. Leia descrição th-cam.com/video/3UKmomQX3fU/w-d-xo.html Usei o clipchamp on line e consegui fazer o vídeo completo. Abraços e desculpe. Hoje, 31/07/24, estou tentando arrumar esta Inazuma, cujo defeito é não ter marcha lenta. Comecei analisando a chave de contato e o engine stop e ambos apresentaram defeito de mau contato. Veja no vídeo, eu posiciono o multímetro na escala de ohms, no auto range, onde ele varre a resistência a ser medida e escolhe a melhor escala automaticamente para melhor precisão. Este mau contato na chave de contato ocorre devido a graxa que o fabricante utiliza para não ocorrer o desgaste prematuro das partes metálicas em contato, cada vez que a chave é ligada. O problema ocorre quando a graxa fica dura devido a ação do tempo e acaba virando um isolante. COMO RESOLVER O PROBLEMA: ANTIGAMENTE ABRIA UM FURINHO NA CHAVE DE CONTATO, PARA INSERIR DESENGRIPANTE NOS CONTATOS, RESOLVE, MAS É TRABALHOSO E DEPOIS COLOCAVA SILICONE CINZA. MUDEI A ESTRATÉGIA E AGORA EU INJETO UM GRANDE VOLUME DE DESENGRIPANTE PELA FENDA ONDE SE INSERE A CHAVE DE CONTATO, COMO O DESENGRIPANTE FERVE E PENETRA EM TODO O LUGAR, MESMO QUE TENHA UM TIPO DE GUARDA CHUVA SOBRE OS CONTATOS, O LUBRIFICANTE ENTRA POR BAIXO E SOBE, CHEGANDO A GRAXA DURA E AMOLECENDO A MESMA. Veja no vídeo ficou perfeito o contato. O mesmo procedimento foi utilizado no interruptor ENGINE STOP, com o mesmo sucesso. O vídeo era para ser mais comprido, mas estou com falta de espaço no meu HD e utilizei o software CAP CUT e fiz o vídeo na NUVEM, mesmo assim não consegui espaço para o vídeo que seria por volta de oito minutos. Na medida do possível, com os comentários e perguntas eu vou respondendo. Depois de resolver os problemas de mau contato na chave de contato e no engine stop, pensei que a moto iria dar marcha lenta normal. Não ocorreu o esperado, pois, alguém mexeu no ajuste do TPS e mudou a posição do mesmo para o totalmente fechado e também mexeram no ajuste do sensor do TPS. Tentei utilizar o manual de serviço que fala em totalmente fechado em 0,2 volts e mesmo mexendo nos ajustes não consegui. Na tentativa e erro, fui atuando no parafuso de ajuste do TPS fechado e no sensor do TPS e depois de algumas tentativas consegui a marcha lenta. PERGUNTAS??? ABRAÇOS A TODOS. Manual de serviço da INAZUMA, é de graça . Segue o link: www.manualslib.com/manual/815691/Suzuki-Gw250.html
@@edsontadashiyamashita3262 Caro Edson! muito obrigado pela sua paciencia em responder!! queria achar alguém assim por aqui, tem muita fala de mao de obra aqui e os que existem sao os trocadores de pecas... Bem, a moto é uma 2007 e tem 6.600 km somente. Aqui por causa dos 6 meses de neve as motos nao tem muita kilometragem. Nao tem a o botao de corta corrente no punho direito. Realmente acredito na ideia de corrosao nos contatos da chave. Apesar de que quando ligo a chave ela liga todo o painel e as luzes, so nao se houve o barulho da bomba. Isso nao acontece sempre, deu duas vezes em uma semana e depois a falha desaparece sozinha. quando ela paga, voce esta certo, funciona perfeitamente! Ontem tentei ver se na Yamaha tinha um relá para essa bomba e o cara nao achou no manual. Achei um branco entre o relé de partida e o rele do pisca com numero 3D9-00ACA12115 que no manual so falam que é um relé mas nao sei pra que ele serve. tirei ele pra tentar ver melhor e a moto pegou sem ele, ai que me deixou confuso. Antes de eu comprar a moto caiu um tombo na garagem do dono e pensei que talvez podia ter estragado algum contato da bomba. Cara vc tinha que ter um sistema de Patreon pro pessoal poder contribuir cmo teu trabalho. Parabens!!
Qual a sua moto? Nunca montei ou vi este aro em alguma moto, ou deve ser muito caro ou não caiu no gosto dos usuários. Obrigado e obrigado pelo seu comentário.
@@abencoadopordeus7777 Mora onde em Atibaia? Quem sabe a gente marca um dia para montar os aros Monaco para você. Estamos cobrando 60 reais por roda. Abraços. Telefone da loja 11 4412 5000.
Bom dia, a minha não está dando continuidade quando viro a chave , porém quando dou partida ela oscila no multímetro mais tbm não faz o bipe de continuidade, medi somente o fio amarelo e está dando continuidade normal com o bipe já o positivo vermelho esta funcionando normal com os 12 vts vc sabe me dizer o que pode ser
Deixa o multímetro na escala de 200 ohms, desligue a bateria no polo negativo, abra o circuito, ou seja desparafuse o parafuso do borne negativo. Coloque uma das pontas do multímetro no positivo da bateria e a outra ponta no fio marrom do relé de pisca, ao girar a chave de contato, deve dar zero ohms, para saber qual o valor que o seu multímetro marca quando esta medindo , junte as pontas para saber o valor que o seu multímetro para zero ohms, vai que o seu multímetro marca 1,5 ohms, então este é o valor que a chave de contato deve marcar com a chave ligada, se der um valor meio alto 20, 30 ohms tem problema o ideal é quase dar zero ohms. se passou no teste a chave de contato esta boa, se estiver ruim pode ser o fusível do relé de partida. Se o fusível estiver OK, pode ser o chicote da moto, bem que a FAZER 150, usa conduite no chicote que vai abaixo da caixa de direção e é bem mais difícil de quebrar os fios que na HONDA. Se não marcar nada, no chicote onde vai o conector da chave de contato, coloque um curto com um fio e meça com o multímetro se deu zero ohms, se deu é a chave de contato, se não der nada ainda deve ser o chicote quebrado. Faça os testes e mande resposta, aí vamos conseguir fazer o cerco no defeito. Abraços.
link para o manual de serviço da Fazer 150 ano 2013 www.eucurtomoto.com.br/download_arquivos/Downloads/Yamaha/YS%20150%20Fazer/Manual%20de%20Servico%20YS150%20Fazer%202014.pdf Entre no manual e no final do manual, temos o esquema elétrico. Nas Fazer 150 mais antigas, ao girar a chave este fio amarelo que você esta medindo na verdade, vai a "low" ou seja aterra o fio que alimenta a bomba de combustível como no outro fio vermelho vem 12 volts pós chave e você mediu e esta ok como você comentou, ou o seu refil da bomba abriu, ou o seu refil esta travado ou a sua moto é das mais novas e o fio amarelo sóvai a low se você acionar a partida e com os pulsos do pulsador a ECM aterra este fio amarelo que faz a corrente passar pelo refil. Cuidado de não deixar o fio amarelo ficar em curto com o dio vermelho que alimenta a bomba de combustível, se isso ocorrer provavelmente voce vai queimar a saída da ECM e ela não vai mais acionar a bomba de combustível. Mas conta aí qual o seu problema, não aciona a bomba? Aconteceu do seu refil da bomba não ser acionado? Nem dando partida não aciona a bomba ( quando temos os pulsos do pulsador, mesmo assim não ocorre o funcionamento do motor da bomba). SWe aconteceu de queimar a sua saída da ECM, o fio amarelo, tenho um circuito que eu montei baseado no sistema de acionamento do farol da Ninja 250, onde somente o farol é acionado após o funcionamento do motor. Queria me desculpar, o TH-cam, não mostra as conversas já iniciadas, somente as perguntas (comentários que nunca foram respondidas), uma vez que você responde, no caso eu respondo, ao você perguntar de novo ou fazer novo comentário no mesmo vídeo o youtube não mostra mais que você perguntou algo novamente. Ao olhar os comentários já respondidos achei este comentário novo que nem sabia que existia. Se não entender algo, pergunte, se for o caso useo whatsapp meu celular : 11 972045484 Abraços e desculpe. Fazer 150 não aciona bomba de combustível. Veja solução. Leia descrição. th-cam.com/video/mcTli1Xa3eY/w-d-xo.html Hoje, 07 de fevereiro de 2022, entrou esta FAZER 150 com o acionamento direto da bomba de combustível, ou seja só virar a chave de contato que a bomba é acionada, devido o aterramento do fio amarelo da ECM no funcionamento normal, a bomba é acionada somente ao virar a chave de contato, por alguns segundos ou quando temos o girabrequim girando e com isso o pulsador gera pulsos e a ECM energiza o refil da bomba de combustível. O dono da moto, quer que a moto volte ao normal, para isso ou ele troca a ECM ou podemos fazer um circuito com rele que aciona a bomba só quando o motor esta funcionando. O circuito foi feito tomando como exemplo o circuito do farol da NINJA 250 que só aciona o farol com o motor funcionando. O circuito que alimenta o rele é acionado quando o volante com os imãs gira e o estator começa a gerar tensão que alimenta através de um diodo (1n4007) que retifica meia onda (semiciclo positivo) do estator. Uma vez energizado o rele, ao fechar o contato a tensão do pós chave , que no caso da YAMAHA é o fio marrom alimenta também o rele, mantendo o mesmo atracado. Como eu não tinha um rele com dois contatos independentes, tive de usar dois reles com as bobinas ligada em paralelo. O segundo rele é responsável pelo acionamento do refil da bomba, aterrando o fio amarelo da ECM, como o cliente queria. Esta ECM código 1ST1 custa caro e é difícil de achar, também gastar R$ 600 reais não é brincadeira não. Observação: Os reles foram retirados do alarme POSITRON de ótima qualidade (MADE in JAPAN) . E para terminar, quase colocando a tampa lateral da bateria, temos um curto circuito, que teoricamente seria somente a queima de um fusível, levei um susto quando o fusível não queimou e somente o farol alto e baixo estavam funcionando e mais nada. Teoricamente, para ter dado curto e o fusível não ter queimado, temos o caso do fio do chicote quase quebrando e mais frágil que o próprio fusível. Medindo com o multímetro, verifiquei que o fio marrom pós chave havia se danificado pelo curto no conector do interruptor do freio traseiro. Solução, coloquei outro fio pós chave dentro de um conduíte, para garantir que não teríamos problemas futuros de isolação. Levei um susto, o painel apagou, junto com a injeção. Dúvidas, pergunte.
Válvula presa? Já verificou ou regulou as válvulas? Como esta moto não tem descompressor como a Fazer 150, se você engatar uma segunda marcha e sem acionar a embreagem e sem ligar a chave de contato, empurre a moto para frente e sinta o pistão comprimindo o ar no pistão, deve sentir uma boa resistência ao tentar empurrar, mas se for fácil, você esta com problema de válvula presa. Ela estava fraca, e não passava dos 100 Km/h? Morre no semáforo, não tinha marcha lenta é sintoma de Válvula presa. Faça os testes e dê o retorno. Aí se for o caso levantamos mais hipóteses. Abraços e obrigado pelo seu comentário.
No canal do Ivan moto show, tem link onde você paga 100 reais por ano e tem acesso a toda a biblioteca de manuais de serviço de diversos fabricantes. www.msbig.net/member.php?acti... link do site ms big 👆👆👆 Este acima é pago. Entra no Google, e digite curto moto, tem algumas dezenas de manuais de serviço de graça. link www.eucurtomoto.com.br/download.html Abraços. Obrigado pelo seu comentário e se for o caso pode ser que eu tenha o manual que você quer e se for o caso e eu tiver posso mandar para você.
A minha factor 150 2016 não faz barulho de bomba de combustível ligando, mais quando da partida ela funciona normal, isso é normal na factor?? Pq na fazer 150 da pra escutar quando liga a chave da ignição... A minha moto tá indicando código 52 e 80 e não sei oq é isso... Pelo jeito vou ter que levar na Yamaha aqui de minha cidade
Tem fazer 150 que ao virar a chave energiza a bomba , as mais antigas e outras só quando o motor de arranque gira o virabrequim e temos a geração de pulsos pela bobina de pulso ( CKP ) para a ECM e só assim gera alimentação para a bomba de combustível, que deve ser o seu caso. Erro 52 e 80 vejo mais tarde, Factor 2016. Vou pesquisar. Aguarde.
@@edsontadashiyamashita3262 eu vou mandar passar o scanner e resetar pq pode ser erros passados, se de certo eu aviso aqui pq pode servir pra outras pessoas
a minha factor 2016 nao aciona bomba nem acionando partida, fui testar a boia e acho que fiz issocom o fio vermelho e amarelo, ela não aciona mais a bomba. nesse caso so trocando o modulo. o triste que comprei ela tem uns 20 dias e to sem dinheiro pro modulo novo, na minha cidade isso ta mais de 700 reais :(
Eu sempre tomo o maior cuidado de não curto circuitar a alimentação da bomba em vez de fazer isso com o circuito da boia. Tenho um vídeo que o cliente trouxe a moto e reclamou que a bomba da Fazer 150 ficava ligada direto, fiz um circuito baseado no sistema de alimentação do farol da Ninja 250, se você fizer o mesmo, a sua bomba só será energizada quando apertar o botão de partida da moto e só vai para de energizar a bomba quando desligar a chave de contato. Se tiver duvidas, pergunte. Abraços.
ECM da FAZER 150 não aciona bomba de combustível. Veja solução. Leia descrição. th-cam.com/video/mcTli1Xa3eY/w-d-xo.html Hoje, 07 de fevereiro de 2022, entrou esta FAZER 150 com o acionamento direto da bomba de combustível, ou seja só virar a chave de contato que a bomba é acionada, devido o aterramento do fio amarelo da ECM no funcionamento normal, a bomba é acionada somente ao virar a chave de contato, por alguns segundos ou quando temos o girabrequim girando e com isso o pulsador gera pulsos e a ECM energiza o refil da bomba de combustível. O dono da moto, quer que a moto volte ao normal, para isso ou ele troca a ECM ou podemos fazer um circuito com rele que aciona a bomba só quando o motor esta funcionando. O circuito foi feito tomando como exemplo o circuito do farol da NINJA 250 que só aciona o farol com o motor funcionando. O circuito que alimenta o rele é acionado quando o volante com os imãs gira e o estator começa a gerar tensão que alimenta através de um diodo (1n4007) que retifica meia onda (semiciclo positivo) do estator. Uma vez energizado o rele, ao fechar o contato a tensão do pós chave , que no caso da YAMAHA é o fio marrom alimenta também o rele, mantendo o mesmo atracado. Como eu não tinha um rele com dois contatos independentes, tive de usar dois reles com as bobinas ligada em paralelo. O segundo rele é responsável pelo acionamento do refil da bomba, aterrando o fio amarelo da ECM, como o cliente queria. Esta ECM código 1ST1 custa caro e é difícil de achar, também gastar R$ 600 reais não é brincadeira não. Observação: Os reles foram retirados do alarme POSITRON de ótima qualidade (MADE in JAPAN) . E para terminar, quase colocando a tampa lateral da bateria, temos um curto circuito, que teoricamente seria somente a queima de um fusível, levei um susto quando o fusível não queimou e somente o farol alto e baixo estavam funcionando e mais nada. Teoricamente, para ter dado curto e o fusível não ter queimado, temos o caso do fio do chicote quase quebrando e mais frágil que o próprio fusível. Medindo com o multímetro, verifiquei que o fio marrom pós chave havia se danificado pelo curto no conector do interruptor do freio traseiro. Solução, coloquei outro fio pós chave dentro de um conduíte, para garantir que não teríamos problemas futuros de isolação. Levei um susto, o painel apagou, junto com a injeção. Dúvidas, pergunte.
Faz um vídeo do seu problema e como aconteceu isso. Normalmente só queima a saída da ECM, a sua ECM faz o self test só não aciona a bomba é isso mesmo correto? Então se fizer o circuito vai ficar bom ou se você aterrar não o 12 voltas mais o outro pino da bomba de combustível, a mesma vai ficar direto acionada, só girando a chave de contato, mas da para usar a moto normalmente sem problemas. Dúvidas, pergunte. Abraços.
Demos a opção para o cliente encomendar na Yamaha a ECM que casa com o chicote principal, cada chicote tem o seu respectiva ECM, se não casar com o código do chicote não funciona. Comprando a ECM, é só tirar o circuitinho, é rápido para tirar e colocar a ECM nova. Abraços e obrigado pelo seu comentário.
@@edsontadashiyamashita3262 Perfeito.. espero que o dono da moto nao deixe para sempre...rsrsr Para pedir a ECM, onde olha o codigo no chicote? Não tem como pedir pelo ano e modelo da moto? ou chassi? Valeu Edson!!!
Se a moto é original e você sabe que ela funcionou a vida toda, é só comprar o mesma ECM. No caso de uma moto toda mexida, que o cara comprou no desmanche, aí o negocio é fogo, Tenho um caso assim, vou testar o chicote que eu sei que funciona com a ECM do chicote. é uma lander 250 toda fuçada. Abraços.
Pergunta para o dono se ele, sem querer desligou a bateria com o motor ligado, ou deu tranco com a bateria totalmente morta, se fez isso, provavelmente queimou a ecm. Não sei de cabeça a cor do fio da ECM que alimenta com a tensão de 5,00 volts os sensores hibrido, de queda. Se não tiver a tensão de referência provavelmente deve ter pifado a ECM. Não é normal queimar a ECM. Conversa com o dono para saber como ocorreu o defeito. Abraços e depois conta para gente.
Tem códigos diferentes na ecm. Tenha certeza de colocar uma ecm com o mesmo código. Abraços. Se colocar de código diferente não funciona. veja se não tem ligação errada antes de colocar uma ecm boa. Se tiver algo ligado errado, pode queimar a ecm nova. Abraços.
Nunca tentei, provavelmente, é fácil reparar, o problema é abrir sem machucar nenhum componente, usam massa plástica, vai que eu tento reparar e acabo machucando as trilhas da placa ou coisa parecida. A moto Fazer está ótima, não deu retorno. Abraços.
Fui conhecer o seu canal, qual a técnica para tirar a resina, sem machucar os componentes? Você levanta o esquema elétrico da placa, ou tem lugar que vende o circuito elétrico? Componentes tem lugar que vende? Programar , gravar a prom, rom, etc, consegue fazer tudo isso? De onde é Fernando Bin? Estou tentando arrumar uma XJ6 ano 2010, ele as vezes funciona e outras vezes da erro 53 não se comunica dom o modulo que lê a chave, estou verificando o chicote do imobilizador, tem alguma dica? Onde fica a sua oficina? Abraços. posta algum vídeo de como você tira a resina, usa micro retifica? A placa da CB 650, parecia que nunca tinha recebido resina, conta o segredo. Trabalhei como técnico eletrônico durante alguns anos no reparo de placas de computadores, na ACER, Prológica. Você é engenheiro ou técnico eletrônico, conhece o Marcelo, ele tinha oficina de reparo de ECM na rua Guaianases travessa da General Osório, parece que mudou para Santo Andre a firma dele Villa Motos. Abraços e obrigado por enquanto.
A Minha Fazer 250 2013 estava falhando muito quando esquentava. Ficou na oficina 10 dias , o mecânico trocou quase todas as peças originais por paralelas sem me informar nada. Quando fui saber o que estava acontecendo, ele me veio com uma ordem de serviço com um valor absurdo que quase caí duro no chão . Negociei com ele e resolvemos a situação. Só que o pior ainda estava por vir Dois dias depois, a moto começou a apresentar o mesmo defeito. Moral da história : Existem picaretas em todos os setores do universo.
Puxa que coisa, estou com uma XJ6 ela da erro 53 no imobilizador, não comunica o imobilizador (chave) com a ECM, as vezes funciona normal, as vezes não. O cliente não tem a chave vermelha, a que é usada para o sistema cadastrar novas chaves, o imobilizador foi para uma firma que conserta este sistema, na bancada não apresenta defeito. é uma pena, nem no manual de serviço da XJ6 2010 fala muita coisa a respeito. Vou verificar alguma coisa que gere ruído eletrônico, pois, cabeamento, mau contato já verifiquei. Tem circuito no youtube, que se conectado ao conector do imobilizador, a moto funciona normal com qualquer chave, se não conseguir resolver, vou conversar com o dono. Esta moto passou por diversas oficinas. Vou olhar os sinais do imobilizador com o osciloscópio. Voltando para a sua moto, resolveu? Pelos defeitos que eu já peguei, pode ser: 1) bomba de combustível que a prssão cai depois de algum tempo de ligada. 2) Pulsador que se altera quando aquece. (ckp) 3) regulador retificador que depois de meia hora de ligado a moto na marcha lenta para de carregar a bateria. Abraços e obrigado pelo seu comentário. Outro dia pegamos uma scooter dafra, onde o defeito mencionado pelo cliente nunca deu na oficina, limpamos o corpo de injeção estava todo sujo mesmo, bico sujo. Só fui saber do defeito quando o dono fez um vídeo, devolvemos o dinheiro para o cliente da mão de obra pedimos desculpas, mas como o defeito é intermitente e o cliente estava bravo, achamos que era a melhor solução. Mas eu acho que era mau contato na chave de contato, o defeito não ocorria por aquecimento, pois, ele usou por mais de uma semana sem dar defeito, não era por aquecimento. Defeito intermitente é complicado. Se quiser tenho os vídeos de Fazer 250 com os defeitos com aquecimento, são em motos diferentes.
Sensacional Edson! Esbanja conhecimento! Estou tentando fazer um motor desse ligar na bancada com uma bomba de combustivel adaptada da bros.. o senhor poderia me ajudar? Preciso tirar uma duvida
Se não conseguir responder, posso pesquisar a respeito. Diga a sua dúvida. Tem umas bombas externa da Bros que não tem regulador de pressão externa e outras tem . Abraços.
Então as 150 da Yamaha não acianam a bomba logo quando vira a chave? As Honda já aciona a bomba no pós chave, a Yamaha não?
Tem alguma Yamaha, que só aciona a bomba quando o virabrequim gira e o pulsador ( gera pulso para a ECM). Vou confirmar fazendo testes com algumas Fazer 150, vai que pode ter alguma que aciona bomba de combustível igual a Honda. A Yamaha tem diversos códigos para a Ecm da Fazer 150.
Queria fazer uma pergunta ! Esse problema estava dando Código na inj???????
?
Desconsidere a resposta.
Que eu me lembre não, a moto veio com o pós chave acionando a bomba direto como se fosse o farol, era girar a chave e o motor da bomba acionava direto, quando o certo dependendo ano é acionar ao virar a chave e parar em seguida ou acionar a bomba quando temos o sinal do virabrequim sendo recebido pela ecm. Se você girar a chave de contato sem o conector estar conectado no tanque, não dá nenhum erro, nem na Honda e nem na Yamaha, se dá eu nunca reparei.
Desconsidere a resposta.
Desculpe, estava confundindo com outro vídeo, eu acho que deve dar erro 29, motivo, deve ter queimado o transistor coletor aberto, mas não teria motivo de queimar o sensor que iria verificar se tem ou não tem algo pendurado neste conector, ou seja se o refil manda 12 volts de um lado para outro no caso o fio amarelo, a ECM, deve sentir que tem 12 volts pela presença do refil, só que não energiza o refilo, pois, o o transistor queimou (abriu) não satura mais o lado do fio amarelo. Vou perguntar para os meus colaboradores se eles se lembram da moto. Abraços.
Não tem self teste para a bomba, só para alimentação da bomba e alimentação do bico injetor, seria o erro 43 se não tivesse a tensão.
Obrigado pela pergunta. Abraços.
43 Tensão do sistema de combustível: tensão fornecida incorretamente para o injetor de
combustível e bomba de combustível.
Com certeza não dava erro, tirei do manual da FAZER 250 ano 2018, só checa a tensão de alimentação do bico injetor e da bomba, só se tem a alimentação e não se esta plugado o conector no tanque de combustível.
FUNÇÃO DE AUTODIAGNÓSTICO E TABELA DE CÓDIGO
DE DIAGNÓSTICO
FUNÇÃO DE AUTODIAGNÓSTICO E TABELA DE CÓDIGO DE
DIAGNÓSTICO
TABELA DA FUNÇÃO DE AUTODIAGNÓSTICO
NOTA
Para detalhes sobre o código de falha, consulte “MÉTODO DE LOCALIZAÇÃO DE PROBLEMAS”
na página 8-24.
Nº do
Código de
falha
Item
12 Sensor de posição do virabrequim: sinais anormais são recebidos do sensor de posição do
virabrequim.
13 Sensor de pressão do ar de admissão: Circuito aberto ou em curto detectado.
14 Sensor de pressão do ar de admissão: Falha no sistema da mangueira (mangueira
obstruída ou solta).
15 Sensor de posição da borboleta: Circuito aberto ou em curto detectado.
16 Sensor de posição da borboleta: Travamento no sensor de posição da borboleta detectado
(o sinal do sensor de posição da borboleta não varia)
19 Interruptor do cavalete lateral: rompimento ou desconexão do fio preto/vermelho da ECU
foi detectada.
22 Sensor de temperatura do ar de admissão: Circuito aberto ou em curto detectado.
24 Sensor de O2: sinais anormais são recebidos do sensor de O2.
28 Sensor de temperatura do motor: circuito aberto ou curto detectado.
30 Travamento detectado.
39 Injetor de combustível: circuito aberto ou em curto detectado.
41 Sensor da roda traseira: sinais anormais recebidos do sensor da roda traseira.
42 Sensor da roda: sinais anormais são recebidos do sensor da roda.
43 Tensão do sistema de combustível: tensão fornecida incorretamente para o injetor de
combustível e bomba de combustível.
44 Código de falha da EEPROM : um erro foi detectado durante a leitura ou escrita na
EEPROM.
45 Corte de alimentação: Tensão de back up incorreta fornecida para a ECU.
46 A tensão de carga é anormal.
50 Falha na memória da ECU. (Quando esta falha é detectada na ECU, o código de falha
talvez não apareça na tela do visor).
71 Aquecedor do sensor de O2: circuito aberto ou defeito no aquecedor do sensor de O2 foi
detectado.
Eu moro na Suécia e tenho uma YBR125 que sempre que liga a chave a bomba funciona uns 2 segundos e ai se da a partida. As vezes a bomba nao aciona e a moto nao liga. Sera que troco a bomba, ou a ECU? Obrigado
No Brasil, temos Fazer 150 que aciona a bomba por dois segundos e depois para de acionar, só volta a acionar depois que recebe pulsos da bobina de pulso, ou seja quando o motor de arranque gira o virabrequim. A Yamaha mudou o sistema e só aciona a bomba quando o virabrequim gira e manda pulsos para a ECM. Uma vez que a sua moto pegou funciona normalmente? Não falha, não perde força, ou outro defeito, vai normal?
A sua tem engine stop no punho direito? Será que pode ser mau contato no mesmo, este interruptor que alimenta a parte da injeção, isso se sua moto tiver o engine stop. Acho que eu tenho um vídeo a respeito. Vou procurar e mandar para você, vai que ajuda. A sua moto esta muito rodada, na chave de contato temos uma graxa entre os contatos que são friccionados , para diminuir o desgaste dos mesmos, esta graxa, pelo menos aqui no Brasil, costuma ficar dura com o passar do tempo e acaba isolando os contatos. Em motos que a chave de contato fica próximo do segredo onde se insere a chave, se colocarmos uma quantidade generosa de desengripante, para o mesmo borbulhar e conseguir alcançar a graxa, a mesma volta a ficar macia e deixa de isolar os contatos e no multímetro na escala de ohms, podemos ver o resultado a chave de contato zera na resistência ôhmica com se juntássemos as pontas do multímetro.
Abraços e aguarde.
Esta Inazuma estava com a chave de contato ruim mesmo, após usar o desengripante voltou a ficar boa a chave de contato. Obs.: desconecta a bateria para não ligar e desligar a moto, vai que queima alguma coisa.
Inazuma 250 morre na marcha lenta, vídeo completo. Leia descrição
th-cam.com/video/3UKmomQX3fU/w-d-xo.html
Usei o clipchamp on line e consegui fazer o vídeo completo. Abraços e desculpe.
Hoje, 31/07/24, estou tentando arrumar esta Inazuma, cujo defeito é não ter marcha lenta.
Comecei analisando a chave de contato e o engine stop e ambos apresentaram defeito de mau contato.
Veja no vídeo, eu posiciono o multímetro na escala de ohms, no auto range, onde ele varre a resistência a ser medida e escolhe a melhor escala automaticamente para melhor precisão.
Este mau contato na chave de contato ocorre devido a graxa que o fabricante utiliza para não ocorrer o desgaste prematuro das partes metálicas em contato, cada vez que a chave é ligada. O problema ocorre quando a graxa fica dura devido a ação do tempo e acaba virando um isolante.
COMO RESOLVER O PROBLEMA: ANTIGAMENTE ABRIA UM FURINHO NA CHAVE DE CONTATO, PARA INSERIR DESENGRIPANTE NOS CONTATOS, RESOLVE, MAS É TRABALHOSO E DEPOIS COLOCAVA SILICONE CINZA.
MUDEI A ESTRATÉGIA E AGORA EU INJETO UM GRANDE VOLUME DE DESENGRIPANTE PELA FENDA ONDE SE INSERE A CHAVE DE CONTATO, COMO O DESENGRIPANTE FERVE E PENETRA EM TODO O LUGAR, MESMO QUE TENHA UM TIPO DE GUARDA CHUVA SOBRE OS CONTATOS, O LUBRIFICANTE ENTRA POR BAIXO E SOBE, CHEGANDO A GRAXA DURA E AMOLECENDO A MESMA.
Veja no vídeo ficou perfeito o contato.
O mesmo procedimento foi utilizado no interruptor ENGINE STOP, com o mesmo sucesso.
O vídeo era para ser mais comprido, mas estou com falta de espaço no meu HD e utilizei o software CAP CUT e fiz o vídeo na NUVEM, mesmo assim não consegui espaço para o vídeo que seria por volta de oito minutos. Na medida do possível, com os comentários e perguntas eu vou respondendo.
Depois de resolver os problemas de mau contato na chave de contato e no engine stop, pensei que a moto iria dar marcha lenta normal. Não ocorreu o esperado, pois, alguém mexeu no ajuste do TPS e mudou a posição do mesmo para o totalmente fechado e também mexeram no ajuste do sensor do TPS. Tentei utilizar o manual de serviço que fala em totalmente fechado em 0,2 volts e mesmo mexendo nos ajustes não consegui.
Na tentativa e erro, fui atuando no parafuso de ajuste do TPS fechado e no sensor do TPS e depois de algumas tentativas consegui a marcha lenta.
PERGUNTAS??? ABRAÇOS A TODOS.
Manual de serviço da INAZUMA, é de graça . Segue o link:
www.manualslib.com/manual/815691/Suzuki-Gw250.html
@@edsontadashiyamashita3262 Caro Edson! muito obrigado pela sua paciencia em responder!! queria achar alguém assim por aqui, tem muita fala de mao de obra aqui e os que existem sao os trocadores de pecas... Bem, a moto é uma 2007 e tem 6.600 km somente. Aqui por causa dos 6 meses de neve as motos nao tem muita kilometragem. Nao tem a o botao de corta corrente no punho direito. Realmente acredito na ideia de corrosao nos contatos da chave. Apesar de que quando ligo a chave ela liga todo o painel e as luzes, so nao se houve o barulho da bomba. Isso nao acontece sempre, deu duas vezes em uma semana e depois a falha desaparece sozinha.
quando ela paga, voce esta certo, funciona perfeitamente! Ontem tentei ver se na Yamaha tinha um relá para essa bomba e o cara nao achou no manual. Achei um branco entre o relé de partida e o rele do pisca com numero 3D9-00ACA12115 que no manual so falam que é um relé mas nao sei pra que ele serve. tirei ele pra tentar ver melhor e a moto pegou sem ele, ai que me deixou confuso.
Antes de eu comprar a moto caiu um tombo na garagem do dono e pensei que talvez podia ter estragado algum contato da bomba. Cara vc tinha que ter um sistema de Patreon pro pessoal poder contribuir cmo teu trabalho. Parabens!!
Boa noite amigo , vi seus vídeos sobre aros , comprei um par de aros da Mônaco sou de Atibaia tbm , já montou algum aro dessa marca ?
Qual a sua moto? Nunca montei ou vi este aro em alguma moto, ou deve ser muito caro ou não caiu no gosto dos usuários. Obrigado e obrigado pelo seu comentário.
Vou colocar em uma Titan 160 2016 branca
Chegou ontem os aros pra mim , estou procurando algum lugar em Atibaia que monte com cuidado eles , pra não riscar pois ele é preto
@@abencoadopordeus7777 Mora onde em Atibaia? Quem sabe a gente marca um dia para montar os aros Monaco para você. Estamos cobrando 60 reais por roda. Abraços. Telefone da loja 11 4412 5000.
Bom dia, a minha não está dando continuidade quando viro a chave , porém quando dou partida ela oscila no multímetro mais tbm não faz o bipe de continuidade, medi somente o fio amarelo e está dando continuidade normal com o bipe já o positivo vermelho esta funcionando normal com os 12 vts vc sabe me dizer o que pode ser
Deixa o multímetro na escala de 200 ohms, desligue a bateria no polo negativo, abra o circuito, ou seja desparafuse o parafuso do borne negativo. Coloque uma das pontas do multímetro no positivo da bateria e a outra ponta no fio marrom do relé de pisca, ao girar a chave de contato, deve dar zero ohms, para saber qual o valor que o seu multímetro marca quando esta medindo , junte as pontas para saber o valor que o seu multímetro para zero ohms, vai que o seu multímetro marca 1,5 ohms, então este é o valor que a chave de contato deve marcar com a chave ligada, se der um valor meio alto 20, 30 ohms tem problema o ideal é quase dar zero ohms. se passou no teste a chave de contato esta boa, se estiver ruim pode ser o fusível do relé de partida. Se o fusível estiver OK, pode ser o chicote da moto, bem que a FAZER 150, usa conduite no chicote que vai abaixo da caixa de direção e é bem mais difícil de quebrar os fios que na HONDA.
Se não marcar nada, no chicote onde vai o conector da chave de contato, coloque um curto com um fio e meça com o multímetro se deu zero ohms, se deu é a chave de contato, se não der nada ainda deve ser o chicote quebrado. Faça os testes e mande resposta, aí vamos conseguir fazer o cerco no defeito. Abraços.
@@edsontadashiyamashita3262 bom dia na realidade somente o fio negativo o fio amarelo da bomba de combustivel que não está funcionando
link para o manual de serviço da Fazer 150 ano 2013
www.eucurtomoto.com.br/download_arquivos/Downloads/Yamaha/YS%20150%20Fazer/Manual%20de%20Servico%20YS150%20Fazer%202014.pdf
Entre no manual e no final do manual, temos o esquema elétrico. Nas Fazer 150 mais antigas, ao girar a chave este fio amarelo que você esta medindo na verdade, vai a "low" ou seja aterra o fio que alimenta a bomba de combustível como no outro fio vermelho vem 12 volts pós chave e você mediu e esta ok como você comentou, ou o seu refil da bomba abriu, ou o seu refil esta travado ou a sua moto é das mais novas e o fio amarelo sóvai a low se você acionar a partida e com os pulsos do pulsador a ECM aterra este fio amarelo que faz a corrente passar pelo refil. Cuidado de não deixar o fio amarelo ficar em curto com o dio vermelho que alimenta a bomba de combustível, se isso ocorrer provavelmente voce vai queimar a saída da ECM e ela não vai mais acionar a bomba de combustível.
Mas conta aí qual o seu problema, não aciona a bomba? Aconteceu do seu refil da bomba não ser acionado? Nem dando partida não aciona a bomba ( quando temos os pulsos do pulsador, mesmo assim não ocorre o funcionamento do motor da bomba).
SWe aconteceu de queimar a sua saída da ECM, o fio amarelo, tenho um circuito que eu montei baseado no sistema de acionamento do farol da Ninja 250, onde somente o farol é acionado após o funcionamento do motor.
Queria me desculpar, o TH-cam, não mostra as conversas já iniciadas, somente as perguntas (comentários que nunca foram respondidas), uma vez que você responde, no caso eu respondo, ao você perguntar de novo ou fazer novo comentário no mesmo vídeo o youtube não mostra mais que você perguntou algo novamente. Ao olhar os comentários já respondidos achei este comentário novo que nem sabia que existia. Se não entender algo, pergunte, se for o caso useo whatsapp meu celular : 11 972045484
Abraços e desculpe.
Fazer 150 não aciona bomba de combustível. Veja solução. Leia descrição.
th-cam.com/video/mcTli1Xa3eY/w-d-xo.html
Hoje, 07 de fevereiro de 2022, entrou esta FAZER 150 com o acionamento direto da bomba de combustível, ou seja só virar a chave de contato que a bomba é acionada, devido o aterramento do fio amarelo da ECM no funcionamento normal, a bomba é acionada somente ao virar a chave de contato, por alguns segundos ou quando temos o girabrequim girando e com isso o pulsador gera pulsos e a ECM energiza o refil da bomba de combustível.
O dono da moto, quer que a moto volte ao normal, para isso ou ele troca a ECM ou podemos fazer um circuito com rele que aciona a bomba só quando o motor esta funcionando. O circuito foi feito tomando como exemplo o circuito do farol da NINJA 250 que só aciona o farol com o motor funcionando.
O circuito que alimenta o rele é acionado quando o volante com os imãs gira e o estator começa a gerar tensão que alimenta através de um diodo (1n4007) que retifica meia onda (semiciclo positivo) do estator. Uma vez energizado o rele, ao fechar o contato a tensão do pós chave , que no caso da YAMAHA é o fio marrom alimenta também o rele, mantendo o mesmo atracado.
Como eu não tinha um rele com dois contatos independentes, tive de usar dois reles com as bobinas ligada em paralelo. O segundo rele é responsável pelo acionamento do refil da bomba, aterrando o fio amarelo da ECM, como o cliente queria.
Esta ECM código 1ST1 custa caro e é difícil de achar, também gastar R$ 600 reais não é brincadeira não.
Observação: Os reles foram retirados do alarme POSITRON de ótima qualidade (MADE in JAPAN) .
E para terminar, quase colocando a tampa lateral da bateria, temos um curto circuito, que teoricamente seria somente a queima de um fusível, levei um susto quando o fusível não queimou e somente o farol alto e baixo estavam funcionando e mais nada. Teoricamente, para ter dado curto e o fusível não ter queimado, temos o caso do fio do chicote quase quebrando e mais frágil que o próprio fusível.
Medindo com o multímetro, verifiquei que o fio marrom pós chave havia se danificado pelo curto no conector do interruptor do freio traseiro. Solução, coloquei outro fio pós chave dentro de um conduíte, para garantir que não teríamos problemas futuros de isolação. Levei um susto, o painel apagou, junto com a injeção.
Dúvidas, pergunte.
Bom dia meu amigo, estou com uma Fazer 250 que não aciona o sistema injeção , mas tem faísca e está injetando e não pega por nada !
Já pegou algo assim Edson ? Bom dia pra nós !!!
Válvula presa? Já verificou ou regulou as válvulas? Como esta moto não tem descompressor como a Fazer 150, se você engatar uma segunda marcha e sem acionar a embreagem e sem ligar a chave de contato, empurre a moto para frente e sinta o pistão comprimindo o ar no pistão, deve sentir uma boa resistência ao tentar empurrar, mas se for fácil, você esta com problema de válvula presa. Ela estava fraca, e não passava dos 100 Km/h? Morre no semáforo, não tinha marcha lenta é sintoma de Válvula presa. Faça os testes e dê o retorno. Aí se for o caso levantamos mais hipóteses. Abraços e obrigado pelo seu comentário.
Pode ser gasolina adulterada, esta na moda este tipo de defeito.
Ela é flex?
Ela não é flex o defeito é que o sistema de injeção não aciona ! A luz da injeção não acende ao virar a chave aí nao pega
Boa tarde amigo onde posso comprar esse tipo de esquema no papel de todas as motas
No canal do Ivan moto show, tem link onde você paga 100 reais por ano e tem acesso a toda a biblioteca de manuais de serviço de diversos fabricantes.
www.msbig.net/member.php?acti...
link do site ms big 👆👆👆
Este acima é pago.
Entra no Google, e digite curto moto, tem algumas dezenas de manuais de serviço de graça.
link www.eucurtomoto.com.br/download.html
Abraços. Obrigado pelo seu comentário e se for o caso pode ser que eu tenha o manual que você quer e se for o caso e eu tiver posso mandar para você.
A minha factor 150 2016 não faz barulho de bomba de combustível ligando, mais quando da partida ela funciona normal, isso é normal na factor?? Pq na fazer 150 da pra escutar quando liga a chave da ignição... A minha moto tá indicando código 52 e 80 e não sei oq é isso... Pelo jeito vou ter que levar na Yamaha aqui de minha cidade
Tem fazer 150 que ao virar a chave energiza a bomba , as mais antigas e outras só quando o motor de arranque gira o virabrequim e temos a geração de pulsos pela bobina de pulso ( CKP ) para a ECM e só assim gera alimentação para a bomba de combustível, que deve ser o seu caso. Erro 52 e 80 vejo mais tarde, Factor 2016. Vou pesquisar. Aguarde.
@@edsontadashiyamashita3262 eu vou mandar passar o scanner e resetar pq pode ser erros passados, se de certo eu aviso aqui pq pode servir pra outras pessoas
Com certeza não é defeito, as mais novas ao girar a chave de contato, não energiza a bomba, só nas mais antigas . Abraços.
Minha crosser está com a mesma situação. Giro a chave ela nao faz barulho, mas a moto pega de boa.
@@jonathanviana9979 aindei pesquisando e isso é normal para algumas motos Yamaha
a minha factor 2016 nao aciona bomba nem acionando partida, fui testar a boia e acho que fiz issocom o fio vermelho e amarelo, ela não aciona mais a bomba. nesse caso so trocando o modulo. o triste que comprei ela tem uns 20 dias e to sem dinheiro pro modulo novo, na minha cidade isso ta mais de 700 reais :(
Eu sempre tomo o maior cuidado de não curto circuitar a alimentação da bomba em vez de fazer isso com o circuito da boia. Tenho um vídeo que o cliente trouxe a moto e reclamou que a bomba da Fazer 150 ficava ligada direto, fiz um circuito baseado no sistema de alimentação do farol da Ninja 250, se você fizer o mesmo, a sua bomba só será energizada quando apertar o botão de partida da moto e só vai para de energizar a bomba quando desligar a chave de contato. Se tiver duvidas, pergunte. Abraços.
ECM da FAZER 150 não aciona bomba de combustível. Veja solução. Leia descrição.
th-cam.com/video/mcTli1Xa3eY/w-d-xo.html
Hoje, 07 de fevereiro de 2022, entrou esta FAZER 150 com o acionamento direto da bomba de combustível, ou seja só virar a chave de contato que a bomba é acionada, devido o aterramento do fio amarelo da ECM no funcionamento normal, a bomba é acionada somente ao virar a chave de contato, por alguns segundos ou quando temos o girabrequim girando e com isso o pulsador gera pulsos e a ECM energiza o refil da bomba de combustível.
O dono da moto, quer que a moto volte ao normal, para isso ou ele troca a ECM ou podemos fazer um circuito com rele que aciona a bomba só quando o motor esta funcionando. O circuito foi feito tomando como exemplo o circuito do farol da NINJA 250 que só aciona o farol com o motor funcionando.
O circuito que alimenta o rele é acionado quando o volante com os imãs gira e o estator começa a gerar tensão que alimenta através de um diodo (1n4007) que retifica meia onda (semiciclo positivo) do estator. Uma vez energizado o rele, ao fechar o contato a tensão do pós chave , que no caso da YAMAHA é o fio marrom alimenta também o rele, mantendo o mesmo atracado.
Como eu não tinha um rele com dois contatos independentes, tive de usar dois reles com as bobinas ligada em paralelo. O segundo rele é responsável pelo acionamento do refil da bomba, aterrando o fio amarelo da ECM, como o cliente queria.
Esta ECM código 1ST1 custa caro e é difícil de achar, também gastar R$ 600 reais não é brincadeira não.
Observação: Os reles foram retirados do alarme POSITRON de ótima qualidade (MADE in JAPAN) .
E para terminar, quase colocando a tampa lateral da bateria, temos um curto circuito, que teoricamente seria somente a queima de um fusível, levei um susto quando o fusível não queimou e somente o farol alto e baixo estavam funcionando e mais nada. Teoricamente, para ter dado curto e o fusível não ter queimado, temos o caso do fio do chicote quase quebrando e mais frágil que o próprio fusível.
Medindo com o multímetro, verifiquei que o fio marrom pós chave havia se danificado pelo curto no conector do interruptor do freio traseiro. Solução, coloquei outro fio pós chave dentro de um conduíte, para garantir que não teríamos problemas futuros de isolação. Levei um susto, o painel apagou, junto com a injeção.
Dúvidas, pergunte.
Faz um vídeo do seu problema e como aconteceu isso. Normalmente só queima a saída da ECM, a sua ECM faz o self test só não aciona a bomba é isso mesmo correto? Então se fizer o circuito vai ficar bom ou se você aterrar não o 12 voltas mais o outro pino da bomba de combustível, a mesma vai ficar direto acionada, só girando a chave de contato, mas da para usar a moto normalmente sem problemas. Dúvidas, pergunte. Abraços.
Edson, te sou sinceiro, tirou nota 10 na engenhoca.. mas o correto (pra mim) era trocar a ECU.
Demos a opção para o cliente encomendar na Yamaha a ECM que casa com o chicote principal, cada chicote tem o seu respectiva ECM, se não casar com o código do chicote não funciona. Comprando a ECM, é só tirar o circuitinho, é rápido para tirar e colocar a ECM nova. Abraços e obrigado pelo seu comentário.
@@edsontadashiyamashita3262 Perfeito.. espero que o dono da moto nao deixe para sempre...rsrsr
Para pedir a ECM, onde olha o codigo no chicote? Não tem como pedir pelo ano e modelo da moto? ou chassi?
Valeu Edson!!!
Se a moto é original e você sabe que ela funcionou a vida toda, é só comprar o mesma ECM. No caso de uma moto toda mexida, que o cara comprou no desmanche, aí o negocio é fogo, Tenho um caso assim, vou testar o chicote que eu sei que funciona com a ECM do chicote. é uma lander 250 toda fuçada. Abraços.
@@edsontadashiyamashita3262 Joia, entendi. Muito obrigado!!!!!
Édson como faz entrar em contato com vc
Tou com uma faser 150 2018 quando vira a chave a bomba aciona fica direto e n tem faísca na vela
Pergunta para o dono se ele, sem querer desligou a bateria com o motor ligado, ou deu tranco com a bateria totalmente morta, se fez isso, provavelmente queimou a ecm.
Não sei de cabeça a cor do fio da ECM que alimenta com a tensão de 5,00 volts os sensores hibrido, de queda. Se não tiver a tensão de referência provavelmente deve ter pifado a ECM. Não é normal queimar a ECM. Conversa com o dono para saber como ocorreu o defeito. Abraços e depois conta para gente.
Já perguntei ele mechou já levou em outras oficina tracamos Ecm trocamos o retificador e msm assim continua dando problema
Mais seu vidio já mi ajudou bastante
Também fica com injeção ligada direto mais n tem fagulha na vela
Tem códigos diferentes na ecm. Tenha certeza de colocar uma ecm com o mesmo código. Abraços. Se colocar de código diferente não funciona. veja se não tem ligação errada antes de colocar uma ecm boa. Se tiver algo ligado errado, pode queimar a ecm nova. Abraços.
Boa tarde não era mais fácil abrir o modulo e trocar o transistor queimado
Nunca tentei, provavelmente, é fácil reparar, o problema é abrir sem machucar nenhum componente, usam massa plástica, vai que eu tento reparar e acabo machucando as trilhas da placa ou coisa parecida. A moto Fazer está ótima, não deu retorno. Abraços.
Fui conhecer o seu canal, qual a técnica para tirar a resina, sem machucar os componentes? Você levanta o esquema elétrico da placa, ou tem lugar que vende o circuito elétrico? Componentes tem lugar que vende? Programar , gravar a prom, rom, etc, consegue fazer tudo isso? De onde é Fernando Bin? Estou tentando arrumar uma XJ6 ano 2010, ele as vezes funciona e outras vezes da erro 53 não se comunica dom o modulo que lê a chave, estou verificando o chicote do imobilizador, tem alguma dica? Onde fica a sua oficina? Abraços. posta algum vídeo de como você tira a resina, usa micro retifica? A placa da CB 650, parecia que nunca tinha recebido resina, conta o segredo. Trabalhei como técnico eletrônico durante alguns anos no reparo de placas de computadores, na ACER, Prológica. Você é engenheiro ou técnico eletrônico, conhece o Marcelo, ele tinha oficina de reparo de ECM na rua Guaianases travessa da General Osório, parece que mudou para Santo Andre a firma dele Villa Motos. Abraços e obrigado por enquanto.
Problema é tirar a resina e não ferrar com mais circuitos😂
Bom dia amigo
Abraços, dúvidas, pergunte. Obrigado pelo seu comentário.
Edson Os caras é dose conseguiu estragar a ecu da Yamaha imagina o preço de uma ecu original da Yamaha
Por volta de R$ 600 reais. Abraços senhor Junior e obrigado pelo comentário.
A Minha Fazer 250 2013 estava falhando muito quando esquentava. Ficou na oficina 10 dias , o mecânico trocou quase todas as peças originais por paralelas sem me informar nada. Quando fui saber o que estava acontecendo, ele me veio com uma ordem de serviço com um valor absurdo que quase caí duro no chão . Negociei com ele e resolvemos a situação. Só que o pior ainda estava por vir Dois dias depois, a moto começou a apresentar o mesmo defeito. Moral da história : Existem picaretas em todos os setores do universo.
Puxa que coisa, estou com uma XJ6 ela da erro 53 no imobilizador, não comunica o imobilizador (chave) com a ECM, as vezes funciona normal, as vezes não. O cliente não tem a chave vermelha, a que é usada para o sistema cadastrar novas chaves, o imobilizador foi para uma firma que conserta este sistema, na bancada não apresenta defeito. é uma pena, nem no manual de serviço da XJ6 2010 fala muita coisa a respeito. Vou verificar alguma coisa que gere ruído eletrônico, pois, cabeamento, mau contato já verifiquei. Tem circuito no youtube, que se conectado ao conector do imobilizador, a moto funciona normal com qualquer chave, se não conseguir resolver, vou conversar com o dono. Esta moto passou por diversas oficinas. Vou olhar os sinais do imobilizador com o osciloscópio.
Voltando para a sua moto, resolveu? Pelos defeitos que eu já peguei, pode ser:
1) bomba de combustível que a prssão cai depois de algum tempo de ligada.
2) Pulsador que se altera quando aquece. (ckp)
3) regulador retificador que depois de meia hora de ligado a moto na marcha lenta para de carregar a bateria.
Abraços e obrigado pelo seu comentário.
Outro dia pegamos uma scooter dafra, onde o defeito mencionado pelo cliente nunca deu na oficina, limpamos o corpo de injeção estava todo sujo mesmo, bico sujo. Só fui saber do defeito quando o dono fez um vídeo, devolvemos o dinheiro para o cliente da mão de obra pedimos desculpas, mas como o defeito é intermitente e o cliente estava bravo, achamos que era a melhor solução.
Mas eu acho que era mau contato na chave de contato, o defeito não ocorria por aquecimento, pois, ele usou por mais de uma semana sem dar defeito, não era por aquecimento. Defeito intermitente é complicado. Se quiser tenho os vídeos de Fazer 250 com os defeitos com aquecimento, são em motos diferentes.
Oi amigo vc tem zap
Abraços. 11972045484