A questão 6 cabe recurso. Não tem "variação linguística" no Edital. Não sou obrigado a saber as variações dos 27 Estados (no caso, "Seu Manéu" significar "Seu Manuel" em MG).
@@felipesampaio8553 Eu fiquei entre 2 e fui na outra exatamente por aparecer a parte do "mas também regional", já que não tinha isso no edital, marquei a outra...
Eu quero continuar concorrendo a vagas contra as pessoas que até agora estão batendo cabeça contra a questão 02, em vez de estudar! Por favor, continuem sendo meus concorrentes!
Por se pautar no Novo Acordo Ortográfico, o Dicio considera pró-pri-a a separação silábica correta para a palavra própria, classificando-a como proparoxítona, ao invés de paroxítona terminada em ditongo crescente. Assim, aparece quando pesquisamos.
Eu acabei de relatar isso também sobre a palavra FAMÍLIA, mas só que a IBFC fala que a palavra é PAROXÍTONA e mais ela deveria explicitar assim de acordo com o atual acordo ortográfico a palavra FAMÍLIA é considerada como um HÍATO e proparoxítona e também uma paroxítona terminada em dintongo crescente seguida de IA. A banca IBFC cometeu sim erros na elaboração da pergunta. E mais tem outros erros que são merecedoes de recursos,poque depois quem vai se prejudicar sáo sem dúvidas os concorretes a vaga de carteiro.
@@IraniltonAraujoCarvalho para ser desse jeito aí, teria que ter um acento no último "a". Sendo assim, reescreva a mesma e tente pronunciar para vc ver o que acontece.
Eu acho que a resposta A( descrição) estaria correta se a questão pedisse a predominância!Mas nao pediu, por isso acredito que também poderia ser Narrativa
Eu acredito que contenha as duas tipologias, pois quando ele apresenta o "seu manéu" ele está introduzindo um personagem, característica de texto narrativo. Tem também a questão de que ao presentar o "carroceiro da nossa rua" ele mostra a perspectiva do narrador, ou seja, conecta o leitor ao ponto de vista do narrador, que é uma característica de texto narrativo. Esses foram meus argumentos no recurso, alguns professores também corrigiram a prova como sendo um trecho narrativo, então eu acho que só pq tem verbos no pretérito imperfeito não garante que seja apenas descritivo.
Eu não entendo porque há essa divisão pois tem professores que estão dizendo que o texto é narrativo e até o começo do texto também é narrativo porque já começa falando do personagem aí tem professores também que ficam fazendo média com a banca dizendo que a banca está certa então assim a felicidade é de quem foi muito bem em português para não se importar com esses tipos de assunto esses tipos de questão
A ibfc é tão simples que até se a pergunta for mal formulada , vc ainda consegui acertar 😂😂 Esse choro todo é de quem não estudou corretamente ! Não tem nada pra anular nessa prova
Prova de múltiplas alternativas é igual jogo de lotéricas. Para acertar não é questão de estudo e sim de sorte. Nao5 acredito que tu seja estudioso mas um bom chutador.🥴
@@wanderleyc.nazario6929não é questão de estudo e sim de sorte hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha aqui vejo um cara que não estuda e vai pra prova achando que a sorte vai estar a seu favor kkkk
Eu ainda acho que a questão 2 deveria ser anulada, pois o mesmo período contem tanto a tipologia descritiva, quanto narrativa, onde o narrador descreve a profissão e também apresenta o personagem com o verbo no pretérito. Não seria justo dizer que existe somente uma tipologia, pois está claro que as duas estão presentes no período.
Pra ser narrativa deve haver os 5 elementos da narração: personagem, enredo (não existe), narrador, tempo (não existe) e espaço. Para de viajar. E mesmo que houvesse todos os elementos, ainda é PREDOMINANTEMENTE descritivo.
Tenho pra me que vão anular algumas questões, tanto de Português como de Matemática e ambas as matérias que foram aplicadas. Pois muitas das questões foram mal formuladas dando dois sentidos pra resposta. Claramente a questão 2 de português está mal formulada, já a questão 16 de matemática nem no edital tava, sem falar que em informática teve uma do Cautoria que está passível de anulação! Fiz uma boa nota nessa prova, porem muitas questões foram bem mal elaboradas e com muitas divergências.
@@aldifranserra4287 Sim, mas dificilmente eles irão anular; não é característica das bancas. Porém, não sou obrigado a saber as variações dos 27 Estados... "Seu Manéu" é "Manoel" em MG, e "variações linguísticas" não foi previsto no edital... Em último caso, entro com Mandado de Segurança, "se" precisar - espero que seja aprovado com 57,5 mesmo
Narrativa...ele apenas descreve uma situação vivida na sua infância. Não tem narrativa, não existe diálogos ou interação entre às personagens, uma história contada.
Não existe recurso a ser feito nessa prova de português, se tem uma questão a ser anulada é uma de informática, Ctrl+A, não se usa mais Ctrl+T no novo pacote Office da Microsoft.
Professor, eu acertei essa questão lembrando das suas aulas para outro concurso. Você sempre diz que dificilmente um texto grande vai ser majoritariamente descritivo, com isso, normalmente pedem pra analisar um pedaço do texto, pois assim o pedaço pode ser descritivo tranquilamente. Lembrando disso, quando vi que eles pediram pra analisar só o primeiro períod, veio logo na mente que seria descrição, e a o ler percebi que era mesmo...
A 14 foi a única questão que errei na prova inteira, simplesmente porque eu entendi "preposicionado" como "anteposto" e não como "preposição" 🤡 Fiquei tipo "PRÉ-posicionado?" 🤔 Não estava familiarizado com esse termo
Vejo que a maioria da galera que fez esse concurso são jovens e não entendem bem do mecanismo que as bancas usam para elaborar questões. Não existe essa de anular questão só porque foi usada uma palavra diferente ou sinônima no lugar das palavras convencionais, vamos estudar mais e fazer mais questões galera, concurso nao é tarefa da escola, concurso é pra quem sabe fazer prova
@@CarlaPerez-n5s Me refiro a juventude de hoje. Tudo é motivo para mimimi. Não é assim que a vida funciona. E realmente, concordo com você, uma palavra pode mudar toda uma questão, mas deve ser corrigida quando realmente deixar a questão confusa, não quando se quer procurar pelo em ovo.
Mas o atual acordo ortográfico considera a palavra FAMÍLIA como proparoxítona assim como as demais e seria separa dessa maneira FA/MÍ/LI/A e alguns gramáticos e algumas bancas também. Vejo pessoas que são mestre de gramática dizerem que as questões cabem sim recursos devido aos erros cometidos na prova da banca IBFC. O interessante nisso tudo quem perde e o candidato por certos erros não ser aprovado.
Errado. Para ficar do jeito que vc disse, teria que está escrita assim: familiá. Existe essa palavra?! Pois é. Tente pronunciar essa escrita aí e vc vai perceber que não tem como ser como vc disse, ou seja, se fosse assim, seria de fato separada como vc colocou.
@@cleitonsilva3264 Meu amigo você realmente não entendeu a minha conclusão do enunciado que pelo visto escreveu FAMILIÁ e esse fosse assim nem série PAROXÍTONA e nem se quer PROPAROXÍTONA,mas seria uma OXÍTONA e essa palavra que você escreveu naõ existe. E mais uma vez o atual acordo ortográfico considera a palavra FAMÍLIA como uma PROPAROXÍTONA e mais com HIÁTO devido a sua separçaõ FA/MÍ/LI/A é por isso que é considerada por certos gramáticos com PROPAROXÍTONA. A banca quem cometeu a cagada,porque que já fez prova de outras bancas como a FCC e CEBRASPE elas fazem quase sempre uma quesstão dessa em análise ortográfica.
@@carlosliralira4225 vc que não percebeu onde quis chegar ... Se vc disser que a divisão é aquela, a pronúncia da palavra teria que ser feita como se tivesse um acento no último "a", mas sabemos que a pronúncia é família. Tente pronunciar assim , ou seja, com o acento no último "a" que vc verá que não fará sentido a palavra grafada assim.
Outra questão também é o seguinte vocês são capazes de dizer que todos os professores de português quando ensinaram sobre tipologia textual ensinaram isso? O que pode acontecer do texto ser pedido só um trecho eu não vi eu comprei um curso do Álvaro Ferreira eu não vi uma aula do Álvaro Ferreira dizendo isso que a prova pode pedir apenas um trecho
Essa questão 5 e 14 foi moleza, Mas questão 2 vai ser anulada, Pois foi pelo primeiro período q eu torei as conclusões e ainda fiquei em dúvida se era narracao u descrição e marquei narração. Quando sai da prova, abri aqui o youtube e tinha uma professora fazendo a correção da prova de português e ela falava q a questao 2 era narração e nem existia ainda toda essa polêmica do q gerou a questão, vou tentar procurar esse vídeo, pra ver como q estao os comentários de lá, pois era uma live, pesquisei essa questão no chat gpt e ate a inteligência artificial nao soube responder,afirmando sde que existia tanto características de narração como de descrição,fiz a petguhta diferente e afirmou q era somente narrativo, mudei novamente a pergunta e a resposta foi descritiva, isso mostra que a questão em si foi muito mal formulada. Creio q ela será anulada, fez até a própria professora de português afirmar em live ao vivo que ela era narrativa e nao tinha polemica nenhuma ainda com essa questão, so mais tarde q outros professores foi dizer q ela era descritiva q eu comecei a ficar em dúvida,como assim? Se mais cedo eu corrigi e tinha acertado ela!. Nem o googlle soube responder.
É uma descrição, não há uma sucessão de fatos como uma narração, ele está descrevendo seu maneu pra você imaginar, e não há verbos no pretérito imperfeito.
Tenho chances de cadastro reserva? PCD/RJ Port 10/15 - 20 pontos Mat 8/10 - 12 pontos Inf 9/10 - 4,5 pontos Gerais 6/10 - 3,0 pontos Ética 4/5 - 4,0 pontos Total : 43,5 pontos
Acredito que chamarão quase todos que alcançaram a nota mínima. A validade é de um ano, mas é certeza que eles irão prorrogar por mais um ano e zerar a lista de aprovados.
2 não será anulada: "Primeiro período", lógico que mesmo nem lendo você sabe que não é o texto todo, logo nn seria narrativo. Ctrl+T não será anulado, fiz MILHARES de questões, TODAS da ibfc era Ctrl+T
A de informática será anulada. Como utilizo o pacote office 2016, 2019 e 2021 com bastante frequência, fui com 100% de certeza na opção Ctrl + T, porém no pacote office 365 online o atalho é Ctrl + A. Como a questão não especificou a versão, tem duas alternativas corretas, ou será, a questão será anulada.
@Espec3xfx KKKKKKKKKKKKKKKKKK Vai ser anulada coisa nenhuma. Já fiz umas 10 questões IGUAIS da Ibfc e TODAS foram CTRL + T Já entraram milhões de vezes com recurso nessa questão e nenhuma foi aderida. A mais provável(em se tratando/ se fosse) de ser anulada é aquela da coautoria.
a galera não aceita que errou! kkkk ai fica surtando, pedindo recurso onde n cabe, certo que é um direito pedir recurso, mas essas questões de português n faz nenhum sentido pedir recurso.
Mas estão surtando pelo uma coisa que não é realmente justa! A questão em si da o sentido de Narrativa e Descritiva, portanto não existe gabarito certo pra essa questão. Se até professores erraram uma questão como essa, como a gente tbm não erraria? Então sim, essa questão cabe recurso e passível de anulação sim.
Vcs querem a todo custo desconsiderar o primeiro período e focar no texto todo, sendo que o próprio enunciado fala que em um único texto há diferentes tipologias textuais. Isso não tem nenhum cabimento
Experimenta pegar uma questão, exemplo da questão 14, e entrar com recurso nela e perguntar a opinião de alguém que entrou com recurso na questão 2. A pessoa com certeza irá responder "você só pode ser maluco, a questão 14 está certíssima, não há chance nenhuma de recurso". Sabe o porquê? Porque as pessoas só concordam e só aceitam aquilo que lhes beneficia, do contrário, o argumento está errado.
@ErickAsmr123 , você está confundindo as coisas. Está achando que aquele trecho é narrativo só porque o narrador descreve o personagem. No trecho, há apenas verbos de estado. O verbo "CONHECIA", que poderia ser verbo de ação, é utilizado como verbo de estado para mostrar a familiaridade do narrador com o personagem. Lembre-se de que o narrador descreve o personagem.
@@ErickAsmr123 , você está confundindo as coisas. Está achando que aquele trecho é narrativo só porque o narrador descreve o personagem. No trecho, há apenas verbos de estado. O verbo "CONHECIA", que poderia ser verbo de ação, é utilizado como verbo de estado para mostrar a familiaridade do narrador com o personagem. Lembre-se de que o narrador descreve o personagem
Não acredito que vc coloca uma capa dessa será que pode pode melhor sua nota com recurso??? Pra enganar os bestas pra fazerem assistir até o final.... Pra dentro do vídeo dizer que nenhuma cabe recurso. Palhacada isso sim.... Dando esperanças falsas
Eu acho que todas às pessoas que falaram da questão 2 enfatizaram o fato de ser o primeiro período, e não o parágrafo. Vocês também levaram em consideração que muitas pessoas que marcaram como narrativo leram essa parte e entenderam o que é primeiro período? O fato de ser o primeiro período não anula o fato de ter elementos na mesma proporção das duas tipologias. O enunciado em primeira pessoa, os verbos no pretérito, o fato de ter lugar, personagem, espaço, tempo... Todos esses elementos são típicos da tipologia narrativa. O mais justo na minha visão seria a anulação, e quem marcou descritivo não está errado, mas deixar com 2 PONTOS a menos, o que pode custar uma aprovação ou não para quem marcou narrativo é muito errado.
@@mauricioaltermann8135 Certo. Mas e o verbo "conhecer" no passado? E a narração em primeira pessoa (o único carroceiro que EU conhecia)? E o personagem, espaço, tempo... Isso que quem marcou descritivo parece não entender. Você veio aqui e citou um ponto, que é o verbo "ser" e por isso definiu que é descritivo. E quanto aos outros elementos que eu citei que são narrativos? Kkkkkkk Cara, a questão dá margem para uma dupla interpretação, e isso não pode acontecer não só em prova de concurso, como em nenhuma prova. Eu não tirei isso da minha cabeça e nem nada do tipo, eu citei elementos e você simplesmente não levou em consideração e considerou certo por ter um verbo.
eu acertei a questão 2 e sou a favor da anulação, não por "ser burro" ,mas é o justo,a questão tem os 2 tipos sim,está bem claro, minha nota inclusive foi 58,e continuo achando que essa questão e a questão 32 deveriam ser anulada
Solicitei recurso na questão 2 e 16 da prova B.
@@gaabiSevenfold a 2 estava mais fácil
@@gaabiSevenfold fora que os professores de português disse que não cabe recurso nela
@@gaabiSevenfold eu na 16 e na 23 da prova A
A questão 6 cabe recurso. Não tem "variação linguística" no Edital. Não sou obrigado a saber as variações dos 27 Estados (no caso, "Seu Manéu" significar "Seu Manuel" em MG).
Concordo
@@mauricioaltermann8135 nem precisava ter estudado variação linguística pra acertar essa questão, tanto que milhares de pessoas acertaram
@@felipesampaio8553 Eu fiquei entre 2 e fui na outra exatamente por aparecer a parte do "mas também regional", já que não tinha isso no edital, marquei a outra...
Lembrando que outros professores acreditam que a 2 cabe recurso.
@ me mostra um professor que falou isso
Entrei com recurso nessa questão 2 também, errei a alternativa, porém a pergunta foi mal elaborada pela banca. Acredito que vai ser anulada sim.
Olha n sei pq falam q ta mal formulada ta claro oq deve ser feito só tem q ter atenção no q é pedido
@@victorbarboza8025 tem tanto descrição, quanto narração nesse 1periodo. A questao em si, n tem gabarito
Não adianta forçar a barra ! O certo é aceitar e continuar a estudando pra outros concursos !
Como faço pra entrar com recurso?
@@lucastosta5512 não faz mais mano o prazo é de dois dias depois da prova ou seja até dia 17
Eu quero continuar concorrendo a vagas contra as pessoas que até agora estão batendo cabeça contra a questão 02, em vez de estudar! Por favor, continuem sendo meus concorrentes!
Poise, o povo não aceita só porque errou. Para mim tudo ali estava nos conformes
Sim kkkkkkk
Verdade, eu errei, mas depois que fui conferir vi que é descritiva. Bola pra frente, não vai ser anulada.
Cê tbm fechou, né AndersonMorais95? Engraçado que meu sobrenome é Morais, também sou de 95 e também fechei a prova, kkkkkk. Cê de Natal tbm?
@lukasmorais9651 Brasília
Por se pautar no Novo Acordo Ortográfico, o Dicio considera pró-pri-a a separação silábica correta para a palavra própria, classificando-a como proparoxítona, ao invés de paroxítona terminada em ditongo crescente. Assim, aparece quando pesquisamos.
Eu acabei de relatar isso também sobre a palavra FAMÍLIA, mas só que a IBFC fala que a palavra é PAROXÍTONA e mais ela deveria explicitar assim de acordo com o atual acordo ortográfico a palavra FAMÍLIA é considerada como um HÍATO e proparoxítona e também uma paroxítona terminada em dintongo crescente seguida de IA. A banca IBFC cometeu sim erros na elaboração da pergunta. E mais tem outros erros que são merecedoes de recursos,poque depois quem vai se prejudicar sáo sem dúvidas os concorretes a vaga de carteiro.
@@IraniltonAraujoCarvalho para ser desse jeito aí, teria que ter um acento no último "a". Sendo assim, reescreva a mesma e tente pronunciar para vc ver o que acontece.
É tão simples, o primeiro período é composto por duas orações, a primeira oração é descritiva, a segunda claramente NARRATIVA
Aprendi bastante nas suas aulas fiz 18 pontos , por nervosismo e não ler o enunciado com calma errei outras duas que sabia!!!!
Eu acho que a resposta A( descrição) estaria correta se a questão pedisse a predominância!Mas nao pediu, por isso acredito que também poderia ser Narrativa
Excelente explicação 🙏🙏
Eu acredito que contenha as duas tipologias, pois quando ele apresenta o "seu manéu" ele está introduzindo um personagem, característica de texto narrativo. Tem também a questão de que ao presentar o "carroceiro da nossa rua" ele mostra a perspectiva do narrador, ou seja, conecta o leitor ao ponto de vista do narrador, que é uma característica de texto narrativo. Esses foram meus argumentos no recurso, alguns professores também corrigiram a prova como sendo um trecho narrativo, então eu acho que só pq tem verbos no pretérito imperfeito não garante que seja apenas descritivo.
Sabe que não há mais prazo agora vem com essa conversinha pelo a amor de Deus esses são aqueles que te falam que te ajudam
Eu não entendo porque há essa divisão pois tem professores que estão dizendo que o texto é narrativo e até o começo do texto também é narrativo porque já começa falando do personagem aí tem professores também que ficam fazendo média com a banca dizendo que a banca está certa então assim a felicidade é de quem foi muito bem em português para não se importar com esses tipos de assunto esses tipos de questão
A ibfc é tão simples que até se a pergunta for mal formulada , vc ainda consegui acertar 😂😂
Esse choro todo é de quem não estudou corretamente !
Não tem nada pra anular nessa prova
Prova de múltiplas alternativas é igual jogo de lotéricas. Para acertar não é questão de estudo e sim de sorte. Nao5 acredito que tu seja estudioso mas um bom chutador.🥴
@@wanderleyc.nazario6929não é questão de estudo e sim de sorte hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha aqui vejo um cara que não estuda e vai pra prova achando que a sorte vai estar a seu favor kkkk
O que você quer tá mole, pendurado de cabeça pra baixo e cheio de leite
@@thalysonduarte7558 vai estudar pra ver se passa num concurso , rapaz . E tambem pra aprender a ter educação
Eu ainda acho que a questão 2 deveria ser anulada, pois o mesmo período contem tanto a tipologia descritiva, quanto narrativa, onde o narrador descreve a profissão e também apresenta o personagem com o verbo no pretérito. Não seria justo dizer que existe somente uma tipologia, pois está claro que as duas estão presentes no período.
Concordo. Tem descrição? Sim, mas também tem traços de narração,logo, a questão não tem gabarito e deve ser anulada
Errei essa Também !!
Pra ser narrativa deve haver os 5 elementos da narração: personagem, enredo (não existe), narrador, tempo (não existe) e espaço.
Para de viajar. E mesmo que houvesse todos os elementos, ainda é PREDOMINANTEMENTE descritivo.
Narrador tempo e espaço é óbvio que existe
E se é descritivo me fala já oque ele descreve ? Como é essa rua , o personagem veste que roupa ? Como ele é me DESCREVE ELE aí
Poderia anular a prova e aplicar outra , assim não vai ter disse me disse, ai ibfc colocaria questões que faz sentido.
E o verbo CONHECER do primeiro período não evidencia o texto narrativo????
Fiz recurso para a 2. 😅
Tenho pra me que vão anular algumas questões, tanto de Português como de Matemática e ambas as matérias que foram aplicadas. Pois muitas das questões foram mal formuladas dando dois sentidos pra resposta. Claramente a questão 2 de português está mal formulada, já a questão 16 de matemática nem no edital tava, sem falar que em informática teve uma do Cautoria que está passível de anulação! Fiz uma boa nota nessa prova, porem muitas questões foram bem mal elaboradas e com muitas divergências.
Errei o 2 tbm , mas vendo a correrão vi que não cabe recurso pq especificaram que era o primeiro período...
Cabe sim questão 2 mal elaborada.
@@augustobenjamim7033 povo chorão pq errou uma questão facil kkk
@@jailsonfilho452 Deixa o povo chorar faz o teu. Estamos cagando pra tua opinião.
Comente a questão 06 que não estava no conteúdo do edital.
Concordo... a única que errei; errei essa e mais uma de CG
@mauricioaltermann8135 você entrou com recurso nessa? Essa foi a única questão de português que o professor Décio Terror contestou.
@@aldifranserra4287 Sim, mas dificilmente eles irão anular; não é característica das bancas. Porém, não sou obrigado a saber as variações dos 27 Estados... "Seu Manéu" é "Manoel" em MG, e "variações linguísticas" não foi previsto no edital...
Em último caso, entro com Mandado de Segurança, "se" precisar - espero que seja aprovado com 57,5 mesmo
@@mauricioaltermann8135voce não precisa saber a variação de nenhum estado para acertar aquilo, era só entender o português que acertaria
Narrativa...ele apenas descreve uma situação vivida na sua infância. Não tem narrativa, não existe diálogos ou interação entre às personagens, uma história contada.
Não existe recurso a ser feito nessa prova de português, se tem uma questão a ser anulada é uma de informática, Ctrl+A, não se usa mais Ctrl+T no novo pacote Office da Microsoft.
Professor, eu acertei essa questão lembrando das suas aulas para outro concurso. Você sempre diz que dificilmente um texto grande vai ser majoritariamente descritivo, com isso, normalmente pedem pra analisar um pedaço do texto, pois assim o pedaço pode ser descritivo tranquilamente. Lembrando disso, quando vi que eles pediram pra analisar só o primeiro períod, veio logo na mente que seria descrição, e a o ler percebi que era mesmo...
Essa questão 5 , a palavra família também poderia ser uma proparoxítona eventual ?
Engenheiro de obra pronta...
A 14 foi a única questão que errei na prova inteira, simplesmente porque eu entendi "preposicionado" como "anteposto" e não como "preposição" 🤡
Fiquei tipo "PRÉ-posicionado?" 🤔
Não estava familiarizado com esse termo
perfeito...
Em português não há nada para anular. Prova bem tranquila nessa parte.
Vejo que a maioria da galera que fez esse concurso são jovens e não entendem bem do mecanismo que as bancas usam para elaborar questões. Não existe essa de anular questão só porque foi usada uma palavra diferente ou sinônima no lugar das palavras convencionais, vamos estudar mais e fazer mais questões galera, concurso nao é tarefa da escola, concurso é pra quem sabe fazer prova
Meu caro sou jovem e fiz a prova e com 22 anos passei num concurso publico e te digo uma palavra pode mudar todo o conceito de uma pergunta
Você pode estudar milhoes de vezes e ainda errar nao e questao de saber fazer prova ou nao
@@CarlaPerez-n5s Me refiro a juventude de hoje. Tudo é motivo para mimimi. Não é assim que a vida funciona. E realmente, concordo com você, uma palavra pode mudar toda uma questão, mas deve ser corrigida quando realmente deixar a questão confusa, não quando se quer procurar pelo em ovo.
o primeiro ponto so texto nao é ponto final a formataçao joga para linha de baixo entao gera a duvida
Mas o atual acordo ortográfico considera a palavra FAMÍLIA como proparoxítona assim como as demais e seria separa dessa maneira FA/MÍ/LI/A e alguns gramáticos e algumas bancas também. Vejo pessoas que são mestre de gramática dizerem que as questões cabem sim recursos devido aos erros cometidos na prova da banca IBFC. O interessante nisso tudo quem perde e o candidato por certos erros não ser aprovado.
Errado. Para ficar do jeito que vc disse, teria que está escrita assim: familiá. Existe essa palavra?! Pois é. Tente pronunciar essa escrita aí e vc vai perceber que não tem como ser como vc disse, ou seja, se fosse assim, seria de fato separada como vc colocou.
@@cleitonsilva3264 Meu amigo você realmente não entendeu a minha conclusão do enunciado que pelo visto escreveu FAMILIÁ e esse fosse assim nem série PAROXÍTONA e nem se quer PROPAROXÍTONA,mas seria uma OXÍTONA e essa palavra que você escreveu naõ existe. E mais uma vez o atual acordo ortográfico considera a palavra FAMÍLIA como uma PROPAROXÍTONA e mais com HIÁTO devido a sua separçaõ FA/MÍ/LI/A é por isso que é considerada por certos gramáticos com PROPAROXÍTONA. A banca quem cometeu a cagada,porque que já fez prova de outras bancas como a FCC e CEBRASPE elas fazem quase sempre uma quesstão dessa em análise ortográfica.
@@carlosliralira4225 vc que não percebeu onde quis chegar ... Se vc disser que a divisão é aquela, a pronúncia da palavra teria que ser feita como se tivesse um acento no último "a", mas sabemos que a pronúncia é família. Tente pronunciar assim , ou seja, com o acento no último "a" que vc verá que não fará sentido a palavra grafada assim.
Alguém fez recurso nas questões de matemática ?
Outra questão também é o seguinte vocês são capazes de dizer que todos os professores de português quando ensinaram sobre tipologia textual ensinaram isso? O que pode acontecer do texto ser pedido só um trecho eu não vi eu comprei um curso do Álvaro Ferreira eu não vi uma aula do Álvaro Ferreira dizendo isso que a prova pode pedir apenas um trecho
a questão 6 cobrou um assunto que não estava no edital
Verdade...
Vc enviou recurso?
@@waldsonmateus3731 sim, mas mesmo assim é difícil o ibfc aceitar, esse ano teve umas questões horrorosas desse banca que ela não anulou.
@@DiogoSilva-u1r se anular ela e a de informática Ctrl+a vou pra 58pontos
Essa questão 5 e 14 foi moleza,
Mas questão 2 vai ser anulada,
Pois foi pelo primeiro período q eu torei as conclusões e ainda fiquei em dúvida se era narracao u descrição e marquei narração.
Quando sai da prova, abri aqui o youtube e tinha uma professora fazendo a correção da prova de português e ela falava q a questao 2 era narração e nem existia ainda toda essa polêmica do q gerou a questão, vou tentar procurar esse vídeo, pra ver como q estao os comentários de lá, pois era uma live, pesquisei essa questão no chat gpt e ate a inteligência artificial nao soube responder,afirmando sde que existia tanto características de narração como de descrição,fiz a petguhta diferente e afirmou q era somente narrativo, mudei novamente a pergunta e a resposta foi descritiva, isso mostra que a questão em si foi muito mal formulada. Creio q ela será anulada, fez até a própria professora de português afirmar em live ao vivo que ela era narrativa e nao tinha polemica nenhuma ainda com essa questão, so mais tarde q outros professores foi dizer q ela era descritiva q eu comecei a ficar em dúvida,como assim? Se mais cedo eu corrigi e tinha acertado ela!.
Nem o googlle soube responder.
É uma descrição, não há uma sucessão de fatos como uma narração, ele está descrevendo seu maneu pra você imaginar, e não há verbos no pretérito imperfeito.
@dennislucas2372
👉ERA👈 pra ser só uma descrição,
Mas por erro da banca não é.
se vc ficou com duvidas então quer dizer q a questão esta errada? kkkkk
"Família" é paroxítona e "própria" proparoxítona. E aí?
Eu também acho q a questão 2 tem q ser anulada❤
Errei a 11 pq pedia para identificar no titulo e fui no texto marcando calor adverbial 😢
Marquei proposicional, não deu pra entender o que a banca queria nessa questão, ela simplesmente não sublinhou
eu também, foi um mole besta que a gente deu
@@pedromarcelo2424poisé! Acabei errando pôr isso
Tenho chances de cadastro reserva? PCD/RJ
Port 10/15 - 20 pontos
Mat 8/10 - 12 pontos
Inf 9/10 - 4,5 pontos
Gerais 6/10 - 3,0 pontos
Ética 4/5 - 4,0 pontos
Total : 43,5 pontos
Já olharam no sindicato dos correios o déficit de funcionários se chamar todos os aprovados vai sobrar vaga ,olha lá antes de falar.
Acredito que chamarão quase todos que alcançaram a nota mínima. A validade é de um ano, mas é certeza que eles irão prorrogar por mais um ano e zerar a lista de aprovados.
quando sai a classificação?
2 não será anulada: "Primeiro período", lógico que mesmo nem lendo você sabe que não é o texto todo, logo nn seria narrativo.
Ctrl+T não será anulado, fiz MILHARES de questões, TODAS da ibfc era Ctrl+T
A de informática será anulada. Como utilizo o pacote office 2016, 2019 e 2021 com bastante frequência, fui com 100% de certeza na opção Ctrl + T, porém no pacote office 365 online o atalho é Ctrl + A. Como a questão não especificou a versão, tem duas alternativas corretas, ou será, a questão será anulada.
@Espec3xfx KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Vai ser anulada coisa nenhuma. Já fiz umas 10 questões IGUAIS da Ibfc e TODAS foram CTRL + T
Já entraram milhões de vezes com recurso nessa questão e nenhuma foi aderida. A mais provável(em se tratando/ se fosse) de ser anulada é aquela da coautoria.
A 2 ERA A MAIS FACIL..SE ERROU ESSA, VOLTE A ESTUDAR TIPOLOGIA E INTERPRETAÇÃO
A 5 tem sites e dicionarios que a separação silábica é "Pró-pri-a" oq me levou ao erro nessa questão.
Pró-pria, ditongo no final, paroxitona acentuada
Essa questão 2 está nítido que é descritiva e não narrativa.
a galera não aceita que errou! kkkk ai fica surtando, pedindo recurso onde n cabe, certo que é um direito pedir recurso, mas essas questões de português n faz nenhum sentido pedir recurso.
Mas estão surtando pelo uma coisa que não é realmente justa! A questão em si da o sentido de Narrativa e Descritiva, portanto não existe gabarito certo pra essa questão. Se até professores erraram uma questão como essa, como a gente tbm não erraria? Então sim, essa questão cabe recurso e passível de anulação sim.
Vcs querem a todo custo desconsiderar o primeiro período e focar no texto todo, sendo que o próprio enunciado fala que em um único texto há diferentes tipologias textuais. Isso não tem nenhum cabimento
A unica que tem característica para ser anulada e a 2 questão da prova A, no meu ver.
Experimenta pegar uma questão, exemplo da questão 14, e entrar com recurso nela e perguntar a opinião de alguém que entrou com recurso na questão 2. A pessoa com certeza irá responder "você só pode ser maluco, a questão 14 está certíssima, não há chance nenhuma de recurso". Sabe o porquê? Porque as pessoas só concordam e só aceitam aquilo que lhes beneficia, do contrário, o argumento está errado.
Acertei a 14 e errei a 2. Por mim, pode anular as duas
Pura verdade
Entendi nada desse texto. Acertei só 6 de português e chutando ainda. Seria bom anulasse 1 dar 9 que errei pelo menos...
Nenhuma questão cabe recurso da prova inteira.
A 6 não estava no edital; não tem "variação linguística" escrito nele.
@@mauricioaltermann8135 KKKKKKKKKKKKKKKKK
mas você sabe que os que eram vão ficar chorando querendo recurso nessas questões que não tem nada de errado =)
@@jailsonfilho452 Fiz mais pontos do que tu e fui aprovado, "campeão"; só quero gabaritar!
Errei essa e mais uma de CG.
Questão mal elaborada.
Nada haver essa questão 2 e pra piorar ainda mais chamar malvadeza de linguagem regional, só não foi pior que o CNU na maneira de cobrar o conteúdo.
A questão 2 pede só o período, lê novamente o período e vai ve que é descrição
@@felipesampaio8553sim, tem descrição, mas possui traços narrativos tmb, ainda que pouco
@@ErickAsmr123 no primeiro período é predominante uma descrição
@ErickAsmr123 , você está confundindo as coisas. Está achando que aquele trecho é narrativo só porque o narrador descreve o personagem. No trecho, há apenas verbos de estado. O verbo "CONHECIA", que poderia ser verbo de ação, é utilizado como verbo de estado para mostrar a familiaridade do narrador com o personagem. Lembre-se de que o narrador descreve o personagem.
@@ErickAsmr123 , você está confundindo as coisas. Está achando que aquele trecho é narrativo só porque o narrador descreve o personagem. No trecho, há apenas verbos de estado. O verbo "CONHECIA", que poderia ser verbo de ação, é utilizado como verbo de estado para mostrar a familiaridade do narrador com o personagem. Lembre-se de que o narrador descreve o personagem
Não acredito que vc coloca uma capa dessa será que pode pode melhor sua nota com recurso??? Pra enganar os bestas pra fazerem assistir até o final.... Pra dentro do vídeo dizer que nenhuma cabe recurso. Palhacada isso sim.... Dando esperanças falsas
Entrou até os bagos. 🥴
Ué, ele fez uma pergunta e respondeu... Se não foi do seu agrado, paciência
Eu acho que todas às pessoas que falaram da questão 2 enfatizaram o fato de ser o primeiro período, e não o parágrafo. Vocês também levaram em consideração que muitas pessoas que marcaram como narrativo leram essa parte e entenderam o que é primeiro período? O fato de ser o primeiro período não anula o fato de ter elementos na mesma proporção das duas tipologias. O enunciado em primeira pessoa, os verbos no pretérito, o fato de ter lugar, personagem, espaço, tempo... Todos esses elementos são típicos da tipologia narrativa. O mais justo na minha visão seria a anulação, e quem marcou descritivo não está errado, mas deixar com 2 PONTOS a menos, o que pode custar uma aprovação ou não para quem marcou narrativo é muito errado.
O primeiro período é uma descrição irmão, se a banca tivesse colocado parágrafo aí você estaria correto
O verbo "ser" é um verbo de ligação que indica "estado"; logo, é Descritiva.
@@mauricioaltermann8135 Certo. Mas e o verbo "conhecer" no passado? E a narração em primeira pessoa (o único carroceiro que EU conhecia)? E o personagem, espaço, tempo... Isso que quem marcou descritivo parece não entender. Você veio aqui e citou um ponto, que é o verbo "ser" e por isso definiu que é descritivo. E quanto aos outros elementos que eu citei que são narrativos? Kkkkkkk
Cara, a questão dá margem para uma dupla interpretação, e isso não pode acontecer não só em prova de concurso, como em nenhuma prova. Eu não tirei isso da minha cabeça e nem nada do tipo, eu citei elementos e você simplesmente não levou em consideração e considerou certo por ter um verbo.
eu acertei a questão 2 e sou a favor da anulação, não por "ser burro" ,mas é o justo,a questão tem os 2 tipos sim,está bem claro, minha nota inclusive foi 58,e continuo achando que essa questão e a questão 32 deveriam ser anulada
@@pedrolovick5459 Finalmente alguém coerente.
O texto é um conto narrativo ..
Todo conto tem enredo .Portanto a palavra que substitui enredo é a argumentação