Este próprio adesivo já é autocondicionante de dentina ou precisa usar mais algum produto? E é possível fazer em esmalte esse procedimento também sem ácido, somente com este adesivo?
+Larissa araujo queiroz Pelo contrário, Larissa: a técnica autocondicionante com o Universal apresenta valores iguais ou até melhores que fazendo o condicionamento total. A razão de se utilizar a técnica de condicionamento ácido total recai sobre situações onde há pouca dentina exposta. Afinal, é muito difícil diferenciar exatamente qual ponto é esmalte e qual é dentina em certas situações. De qualquer formas, vc pode combinar (de certa maneira) as técnicas. Imagine uma Classe II MOD, por ex. Ao realizar o condicionamento ácido do esmalte, certamente você condicionará dentina nas caixas proximais, dada a dificuldade de acesso nesta região. Digo: é muito improvável que vc consiga uma precisão tamanha a ponto de evitar contato do ácido fosfórico com qualquer região de dentina nesta área. Já em todo o restante da cavidade, a facilidade de condicionar precisamente a área de esmalte é bem maior. O resultado? Qualquer parte de dentina que vc tenha condicionado "acidentalmente" durante o condicionamento ácido seletivo em esmalte (como dito anteriormente, mais comum nas caixas proximais pelo acesso difícil) receberá o adesivo como uma área condicionada pela técnica de condicionamento total. Já a dentina que não foi acidentalmente condicionada se comportará diferente, tendo seu condicionamento feito pelo adesivo em si (self-etching). Vejo isto como a grande vantagem deste sistema adesivo da 3M. O adesivo autocondicionante Gold Standard hoje é o Clearfill SE Bond da Kuraray, certo? De fato, excelente adesivo. Porém, você não pode deixar o ácido tocar dentina, pois isso diminuirá sobremaneira a qualidade da adesão da mesma. Entendeu onde quero chegar? Como fica a adesão na dentina próxima ao esmalte das caixas proximas, que será invariavelmente condicionada pelo ácido fosfórico durante o condicionamento seletivo de esmalte? Prejudicada, concorda? Não com o Universal da 3M, que se comporta bem em ambas situações. Não sou consultor de nenhuma empresa, estou apenas tentando contribuir. Abraços.
Estamos aguardando o vídeo das restaurações indiretas. Parabéns pelos vídeos postados. ABS.
Sou fã dos produtos da 3m.
Este próprio adesivo já é autocondicionante de dentina ou precisa usar mais algum produto? E é possível fazer em esmalte esse procedimento também sem ácido, somente com este adesivo?
*Single Bonde Universal Tá Falando Sobre Adesivo Aí Ne?*
👏👏👏
Em zirconia funciona?
E porque eu não posso usar a técnica auto condicionante para todas as situações? O resultado é mais garantido quando condicionado?
+Larissa araujo queiroz Pelo contrário, Larissa: a técnica autocondicionante com o Universal apresenta valores iguais ou até melhores que fazendo o condicionamento total.
A razão de se utilizar a técnica de condicionamento ácido total recai sobre situações onde há pouca dentina exposta. Afinal, é muito difícil diferenciar exatamente qual ponto é esmalte e qual é dentina em certas situações.
De qualquer formas, vc pode combinar (de certa maneira) as técnicas.
Imagine uma Classe II MOD, por ex. Ao realizar o condicionamento ácido do esmalte, certamente você condicionará dentina nas caixas proximais, dada a dificuldade de acesso nesta região. Digo: é muito improvável que vc consiga uma precisão tamanha a ponto de evitar contato do ácido fosfórico com qualquer região de dentina nesta área.
Já em todo o restante da cavidade, a facilidade de condicionar precisamente a área de esmalte é bem maior. O resultado? Qualquer parte de dentina que vc tenha condicionado "acidentalmente" durante o condicionamento ácido seletivo em esmalte (como dito anteriormente, mais comum nas caixas proximais pelo acesso difícil) receberá o adesivo como uma área condicionada pela técnica de condicionamento total. Já a dentina que não foi acidentalmente condicionada se comportará diferente, tendo seu condicionamento feito pelo adesivo em si (self-etching).
Vejo isto como a grande vantagem deste sistema adesivo da 3M. O adesivo autocondicionante Gold Standard hoje é o Clearfill SE Bond da Kuraray, certo? De fato, excelente adesivo. Porém, você não pode deixar o ácido tocar dentina, pois isso diminuirá sobremaneira a qualidade da adesão da mesma.
Entendeu onde quero chegar? Como fica a adesão na dentina próxima ao esmalte das caixas proximas, que será invariavelmente condicionada pelo ácido fosfórico durante o condicionamento seletivo de esmalte? Prejudicada, concorda?
Não com o Universal da 3M, que se comporta bem em ambas situações.
Não sou consultor de nenhuma empresa, estou apenas tentando contribuir.
Abraços.
onde esta o vídeo em q ela demonstra a técnica em restaurações indiretas?