Sensacional! O filme me incomodou desde o início, em especial porque não vi nele nenhuma das premissas que embasavam os elogios que ouvi de amigos e colegas jornalistas. Tudo, a meu ver, é de uma superficialidade típica das produções estadunidenses, incapaz de encontrar no sistema capitalista os fundamentos, as causas da tragédia atual. A análise de Mauro Iasi coloca o assunto no seu devido lugar, oferecendo, dentro disso, elementos para a ampliação da nossa reflexão sobre o tema. Gratidão, Mauro, pela lucidez da análise.
Eu ainda nem vi, mas, pelos comentários, me parece ter o defeito típico de vários desses documentários: dados extravagantes jogados soltos, para chocar, e nenhuma conclusão palpável.
Sua inocência mora na prepotência de sua intelectualidade cega querida, veja bem... Você é da área de humanas. 30 caras de exatas admitindo que fizeram algoritmos que visam lucro e atacam a fraqueza humana, perigosos para a formação de nossas crianças e adolescentes de uma forma nociva e brutal ... Mas os inteligentes das humanas não concordam só porque o filme não ataca o capitalismo mais profundamente como vcs gostariam kkkk. Aposto que fica no Facebook o dia todo né dona!
@@pedrokubitschek3783 esse 'atacam nossas crianças de forma nociva e brutal' é diferente do que a publicidade sempre fez em que? Qual a solução, para além do 'fiquem longe das redes', que se aproxima daqueles que destruíam as máquinas que lhes tiravam os empregos? Vocês fazem críticas vazias e se satisfazem em ouvir 'se você não sabe qual é o produto, você é o produto', como se isso fosse uma grande revelação. Não critique quem se aprofundou mais que você na análise do problema
Bozo e bolsomions usam as redes desde campanha presidencial 2018, ele ate respondia nas redes para os bolsomions. Se rodrigo mais disse que 70% dos internautas sao bolsomions e por isso ele evitar as redes sociais, e agora se é novo ópio é pra esquerda. Pra direita continua idêntico como 2018.
Confesso que de 13:50 a 18:14 eu não entendi quase nada (por falta de leituras de Marx, obviamente)... rs Mas apesar desses momentos de incompreensão, a crítica do prof. me pareceu muito pertinente, porque vai mesmo no âmago da questão. Realmente, o problema do doc é que ele vê o fenômeno pelas sombras do objeto/sistema ao invés de olhar diretamente pra ele.
Quem explica de maneira muito didática essa questão da unidade entre produção e circulação é o David Harvey em seu par de livros "Para entender 'O capital'", ou então, de maneira mais sintética, em "A loucura da razão econômica"!
Também não li Marx, mas fiquei animada depois de ver os vídeos do canal Sem Classe no TH-cam... Parecem feitos pra mim, que sou uma entusiasta muito ignorante rssss Bem didático e não requer leituras anteriores ^_^
Basicamente o que ele falou ali, nesses minutos que youtube, facebook, twitter e ou qualquer rede são como agências de propagandas, elas não produzem nada, não vendem nada, mas informam por um valor, que também é agregado ao produto, quem produz, o que produz e para quem produz, controlando assim os desejos e necessidades criadas para o consumidor. Só que neste caso ele também se aproveita desse próprio consumidor, manipulando o que ele cria. Por tudo isso em função da velha malandragem, de grátis, só injeção na testa.
As observações do Iasi, " enfant terrible" de um falso marxismo, torna-se um mero falatório sem muita consistência. Vejamos: (1) não existe "capitalismo de vigilância". Existe " capitalismo" articulado com as novas tecnologias de vigilância. Então bobagem está verbalização; (2) o título original do documentário é "Social Dilemma", ou seja, algumas tecnologias estão engendrando, em seu uso na sociedade capitalista contemporânea, problemas sociais que precisam ser revelados. Sendo o documentário um produto norteamericano sem nenhum propósitividade senão a de expor o problema. Para tanto, a verborragia da articulada exposição marxista era desnecessária. Aliás esta é uma " patologia"dos acadêmicos de esquerda que " produzem" um real de tropeço, objetivamente com o mero intuito de aparecer.; (3) a solução também ingênua do " enfant" Iasi expressa sua falta de seriedade dialetica: a solução é o comunismo.....frente uma materialidade do capitalismo contemporâneo. Total desterritorializando do pensamento! Vale dizer: o problema apresentado no documentário é um problema concreto que se impõe ,hoje, no capitalismo e que urge ser enfrentado. O dilema social é: o que fazer, aqui e agora, para tentar inverter este poder que faz uso de tais tecnologias de controle dos comportamentos? Ou seja, Iasi cisca, cisca mas não enfrenta a questão.Coitado do Marx, usado como " pau- pra-toda obra"...
SERGIO DE SOUZA BRASIL SILVA está claro que você não compreendeu o cerne do argumento de Mauro Iasi neste vídeo. Vejo isso como uma deformação comum de certos “marxistas”, que não conseguem compreender que toda reflexão de um marxista precisa indicar possibilidades além do capitalismo e suas ideologias. Marxista não resolvem problemas para o capitalismo, ainda que sejam urgentes. Reformistas pequeno-burgueses é que fazem isso, dando mais fôlego ao capital. Marxistas, ao contrário, buscam resolver questões, teóricas e práticas, em direção a emancipação humana.
@@marciosoares427 Márcio. Se for levar em conta seu argumento, vamos esperar as transformações sociais radicais. Achei divertida a observação : "Marxistas não resolvem problemas para o capitalismo"....Rsrsrsrs....quem então? Vamos ficar esperando o surgimento do " comunismo " do Iasi e o seu.... Volto afirmar: por favor Marx , não acorde!!!!
SERGIO DE SOUZA BRASIL SILVA reitero, nós marxistas não precisamos resolver problemas para o capital, para isso tem gente como você, por exemplo. Mas já te adianto, vocês não vão conseguir!
Oooooootima aula! Grato de encontrar um conteudo de critica e reflexoes abertas e necessarias para estes tempos! Estou exilado na Tunisia, e a politica aqui se encontra um caos apos a 'primavera arabe', exatamente por uma ausencia de formaçao sobre as questoes que envolvem uma total inconsciencia critica sobre econimia e politica. Como seria bom certos livros serem integrados a formaçao dos Tunisianos. Muito boa aula! Obrigado!
Vídeo maravilhoso. Sugestão: façam uma versão com título e legendas em inglês. O documentário será muito influente no debate, e um vídeo como esse pode ser uma semente para tornar crítico um diagnóstico que hoje é feito de maneira ingênua.
Sempre deu errado o capitalismo, senao estaríamos no paraíso. Já dizia o ex socialista sindicalista metalúrgico walesa , "_ capitalismo não tem nada de perfeito, mas até agora não inventaram nada melhor. " Bozo e bolsomions usam as redes desde campanha presidencial 2018, ele ate respondia nas redes para os bolsomions. Se rodrigo mais disse que 70% dos internautas sao bolsomions e por isso ele evitar as redes sociais, e agora se é novo ópio é pra esquerda. Pra direita continua idêntico como 2018.
Professor, AMEEEEI!! "Certas críticas que ouço, cabem tão dentro de mim, que perguntar carece ' Por que não fui eu quem fiz?'". Neste caso, não o fiz porque alguns saberes em mim, ainda estão sem o amálgama da coesão proporcionada pelo domínio da teoria. Percebi no documentário a superficialidade da crítica sobre o efeito e não pela causa, tentei explicar, mas me faltava conteúdo de suporte. Seu vídeo, preencheu os vácuos teóricos que ainda me fazem sofrer a intuição conectada pelo conhecimento frágil, ainda da teoria marxista e suas implicações. Querido professor, muito obrigada!!!😎😍💕💕🌺🌺
Excelente! Excelente! Os comunistas precisam trazer as formas que foram discutidas no passado para a aplicação na atualidade. Isso é extremamente importante porque coloca a juventude inserida na ciência do proletariado, mas no seu cenário.
Vi muitas análises sobre o documentário pelo YT e esta foi a única que me fez decidir finalmente assistir o filme!!! Genial!!! Muita coisa que eu certamente não pensaria sozinha!!!
Ótima análise! Me fez chegar na reflexão de que talvez os protagonistas do documentário enxerguem esse verdadeiro dilema, mas, por questões que vão para além da deficiência teórica que você abordou, como uma certa rigidez ideológica ou um processo de negação dessa estrutura fundamentalmente disfuncional, direcionaram a atenção pros problemas e soluções que causam menos rupturas dentro da realidade distorcida na qual eles preferem se enxergar.
Já ouviu análise do walesa polonês socialista ? Sempre deu errado o capitalismo, senao estaríamos no paraíso. Já dizia o ex socialista sindicalista metalúrgico walesa , "_ capitalismo não tem nada de perfeito, mas até agora não inventaram nada melhor. " Bozo e bolsomions usam as redes desde campanha presidencial 2018, ele ate respondia nas redes para os bolsomions. Se rodrigo mais disse que 70% dos internautas sao bolsomions e por isso ele evitar as redes sociais, e agora se é novo ópio é pra esquerda. Pra direita continua idêntico como 2018.
Realmente, depois de Luckacs e da Escola de Frankfurt, acho pueril ignorar o processo de usar a tecnologia para a publicidade e seus efeitos....uma das soluções ofertadas cheira a um revival contra-culturista
4 ปีที่แล้ว
Ricardo, há um novo componente no tipo de manipulação atual, pensada desde o nível psicológico que vai além de Frankfurt. Falamos disso em th-cam.com/video/56z9jDEBbw8/w-d-xo.html
Caro Mauro, poderia expôr mais longamente em algum video, ou deixar a referência de algum, sobre o comentário feito nesse video acerca de "acabar com a separação entre trabalho intelectual e trabalho manual"? Agradeço
Achei curioso isso também, pq eu tive a impressão que essa ideia pressupõem que todos os trabalhadores de fato querem isso. Mas só ouvindo ele falar mais pra entender melhor.
@@VSZ-zd0 pois é, grosso modo me ocorre que seria no sentido de que o trabalhador padrão, aquele que sofre mais a alienação pela exploração, não estaria mais impossibilitado por suas condições objetivas de TAMBÉM instruir-se e pensar de forma fundamentada... mas sim, só ouvindo ele explicar melhor.
Obrigado Mauro Iasi, um desfile elegantíssimo do saber em contexto. Para ficar ainda mais completo (e talvez mais longo) vc poderia incluir um exemplo prático que ilustra o fechamento brilhante, onde até mencionar Comunismo ficaria até irrelevante. Não que os créditos não sejam devidos, mas a manobra aumentaria o alcance da mensagem. Sabe como é, “adaptar é preciso”, principalmente em “tempos líquidos”. Abraço de Sthlm.
Sempre um prazer ouvi -lo. A humanidade está tão dominada que até filhos, para porta retratos, geram para satisfazer o capitalismo que agradece mais escravos para enriquece-lo.
Nossa eu AMEI! Gostei muito do doc, mas sua visão transformou pontos que vi e achei esquisito, mas não sabia os motivos kkkkk obrigada por esse conteúdo!
Achei maravilhoso os comentários, embora alguns pontos eu não concorde integralmente. Sou estudante de tecnologia, e esse ponto de vista marxista para a tecnologia me interessa muito, igual o vídeo da Virginia, achei sensacional.
pertinente demais! valeu, Mauro e pessoal da boitempo! ja compartilhei c a rapaziada por aqui
henrique e otávio, seus comunas presuntosos!
Sensacional! O filme me incomodou desde o início, em especial porque não vi nele nenhuma das premissas que embasavam os elogios que ouvi de amigos e colegas jornalistas. Tudo, a meu ver, é de uma superficialidade típica das produções estadunidenses, incapaz de encontrar no sistema capitalista os fundamentos, as causas da tragédia atual. A análise de Mauro Iasi coloca o assunto no seu devido lugar, oferecendo, dentro disso, elementos para a ampliação da nossa reflexão sobre o tema. Gratidão, Mauro, pela lucidez da análise.
Eu ainda nem vi, mas, pelos comentários, me parece ter o defeito típico de vários desses documentários: dados extravagantes jogados soltos, para chocar, e nenhuma conclusão palpável.
Sua inocência mora na prepotência de sua intelectualidade cega querida, veja bem... Você é da área de humanas. 30 caras de exatas admitindo que fizeram algoritmos que visam lucro e atacam a fraqueza humana, perigosos para a formação de nossas crianças e adolescentes de uma forma nociva e brutal ... Mas os inteligentes das humanas não concordam só porque o filme não ataca o capitalismo mais profundamente como vcs gostariam kkkk. Aposto que fica no Facebook o dia todo né dona!
@@pedrokubitschek3783 esse 'atacam nossas crianças de forma nociva e brutal' é diferente do que a publicidade sempre fez em que? Qual a solução, para além do 'fiquem longe das redes', que se aproxima daqueles que destruíam as máquinas que lhes tiravam os empregos? Vocês fazem críticas vazias e se satisfazem em ouvir 'se você não sabe qual é o produto, você é o produto', como se isso fosse uma grande revelação. Não critique quem se aprofundou mais que você na análise do problema
Esses vídeos com o camarada Mauro Iasi são um verdadeiro patrimônio nacional.
Bozo e bolsomions usam as redes desde campanha presidencial 2018, ele ate respondia nas redes para os bolsomions. Se rodrigo mais disse que 70% dos internautas sao bolsomions e por isso ele evitar as redes sociais, e agora se é novo ópio é pra esquerda. Pra direita continua idêntico como 2018.
O Café Bolchevique me deu conforto quando ninguém nem ao menos tentou
Oi Caique, creio que vc tb gostará da análise que publicamos ontem em th-cam.com/video/56z9jDEBbw8/w-d-xo.html
Meu deus. Que vídeo maravilhoso. Como engenheiro de computação, me decepciono muito com a ignorância teórica dos meus pares. Obrigado pelo vídeo!
Confesso que de 13:50 a 18:14 eu não entendi quase nada (por falta de leituras de Marx, obviamente)... rs Mas apesar desses momentos de incompreensão, a crítica do prof. me pareceu muito pertinente, porque vai mesmo no âmago da questão. Realmente, o problema do doc é que ele vê o fenômeno pelas sombras do objeto/sistema ao invés de olhar diretamente pra ele.
Quem explica de maneira muito didática essa questão da unidade entre produção e circulação é o David Harvey em seu par de livros "Para entender 'O capital'", ou então, de maneira mais sintética, em "A loucura da razão econômica"!
Se a Internet é a caverna, Marx é Platão?
Também não li Marx, mas fiquei animada depois de ver os vídeos do canal Sem Classe no TH-cam... Parecem feitos pra mim, que sou uma entusiasta muito ignorante rssss
Bem didático e não requer leituras anteriores ^_^
Pare o vídeo, veja várias vezes e quando puder leia Marx
Basicamente o que ele falou ali, nesses minutos que youtube, facebook, twitter e ou qualquer rede são como agências de propagandas, elas não produzem nada, não vendem nada, mas informam por um valor, que também é agregado ao produto, quem produz, o que produz e para quem produz, controlando assim os desejos e necessidades criadas para o consumidor. Só que neste caso ele também se aproveita desse próprio consumidor, manipulando o que ele cria. Por tudo isso em função da velha malandragem, de grátis, só injeção na testa.
O documentário é bem bacana. Aí vc assiste ao Café Bolchevique sobre o documentário... Nada como um intelectual comprometido com o Intelecto !!!!
Vc sabe qual o propósito do documentário? É enfraquecer a presença do movimento conservador na internet? Eu não assissti.
Realmente.
th-cam.com/video/UE13zFs4YhE/w-d-xo.html
Puxa vida!!!!
Muito obrigado pela explanação lúcida e libertaria.
Claro e esclarecer. Isso sim é um bom uso das categorias marxianas para compreender a concretude.
As observações do Iasi, " enfant terrible" de um falso marxismo, torna-se um mero falatório sem muita consistência. Vejamos: (1) não existe "capitalismo de vigilância". Existe " capitalismo" articulado com as novas tecnologias de vigilância. Então bobagem está verbalização; (2) o título original do documentário é "Social Dilemma", ou seja, algumas tecnologias estão engendrando, em seu uso na sociedade capitalista contemporânea, problemas sociais que precisam ser revelados. Sendo o documentário um produto norteamericano sem nenhum propósitividade senão a de expor o problema. Para tanto, a verborragia da articulada exposição marxista era desnecessária. Aliás esta é uma " patologia"dos acadêmicos de esquerda que " produzem" um real de tropeço, objetivamente com o mero intuito de aparecer.; (3) a solução também ingênua do " enfant" Iasi expressa sua falta de seriedade dialetica: a solução é o comunismo.....frente uma materialidade do capitalismo contemporâneo. Total desterritorializando do pensamento! Vale dizer: o problema apresentado no documentário é um problema concreto que se impõe ,hoje, no capitalismo e que urge ser enfrentado. O dilema social é: o que fazer, aqui e agora, para tentar inverter este poder que faz uso de tais tecnologias de controle dos comportamentos? Ou seja, Iasi cisca, cisca mas não enfrenta a questão.Coitado do Marx, usado como " pau- pra-toda obra"...
SERGIO DE SOUZA BRASIL SILVA está claro que você não compreendeu o cerne do argumento de Mauro Iasi neste vídeo. Vejo isso como uma deformação comum de certos “marxistas”, que não conseguem compreender que toda reflexão de um marxista precisa indicar possibilidades além do capitalismo e suas ideologias. Marxista não resolvem problemas para o capitalismo, ainda que sejam urgentes. Reformistas pequeno-burgueses é que fazem isso, dando mais fôlego ao capital. Marxistas, ao contrário, buscam resolver questões, teóricas e práticas, em direção a emancipação humana.
@@marciosoares427 Márcio. Se for levar em conta seu argumento, vamos esperar as transformações sociais radicais. Achei divertida a observação : "Marxistas não resolvem problemas para o capitalismo"....Rsrsrsrs....quem então? Vamos ficar esperando o surgimento do " comunismo " do Iasi e o seu.... Volto afirmar: por favor Marx , não acorde!!!!
SERGIO DE SOUZA BRASIL SILVA reitero, nós marxistas não precisamos resolver problemas para o capital, para isso tem gente como você, por exemplo. Mas já te adianto, vocês não vão conseguir!
@@marciosoares427 Neste nível, prefiro rir.... obrigado...
Oooooootima aula! Grato de encontrar um conteudo de critica e reflexoes abertas e necessarias para estes tempos! Estou exilado na Tunisia, e a politica aqui se encontra um caos apos a 'primavera arabe', exatamente por uma ausencia de formaçao sobre as questoes que envolvem uma total inconsciencia critica sobre econimia e politica. Como seria bom certos livros serem integrados a formaçao dos Tunisianos. Muito boa aula! Obrigado!
Parabéns meu querido mestre Mauro Iasi, de uma lucidez sensacional, como é bom te ouvir! Gratidão sempre! 👏✊💃❤
Que isso! Clareza demais!!!
A reflexão do minuto 6:59` é genial . !!!
Análise espetacular !
Sob o disfarce de sugestão é algo que nos que impor e direcionar ao seu bel prazer. A internet como a sentimos.
“Se vc não paga por um produto, vc é o produto”!
O Capital, Livro 1, Capítulo 1, Seção 4.
Esse vale a pena ver de novo!!
Obrigada!!
Muito bom. Obrigada!👏👏👏
É impressionante como Mauro Iasi é didático ao operar os conceitos marxistas à luz das situações contemporâneas.
Vídeo maravilhoso. Sugestão: façam uma versão com título e legendas em inglês. O documentário será muito influente no debate, e um vídeo como esse pode ser uma semente para tornar crítico um diagnóstico que hoje é feito de maneira ingênua.
Sempre deu errado o capitalismo, senao estaríamos no paraíso. Já dizia o ex socialista sindicalista metalúrgico walesa , "_ capitalismo não tem nada de perfeito, mas até agora não inventaram nada melhor. "
Bozo e bolsomions usam as redes desde campanha presidencial 2018, ele ate respondia nas redes para os bolsomions. Se rodrigo mais disse que 70% dos internautas sao bolsomions e por isso ele evitar as redes sociais, e agora se é novo ópio é pra esquerda. Pra direita continua idêntico como 2018.
Adorei a simplicidade da explanação.
Obrigado.
Excelente Mauro-. Fiquei fã. Dulcea
Bravo! 🙏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Vídeo extremamente necessário. Obrigada! ❤️
Um algorítimo me trouxe até aqui. Mas devo agradecer ao Mauro Iasi pelo excelente vídeo.
Obrigado e parabéns!
Professor, AMEEEEI!! "Certas críticas que ouço, cabem tão dentro de mim, que perguntar carece ' Por que não fui eu quem fiz?'". Neste caso, não o fiz porque alguns saberes em mim, ainda estão sem o amálgama da coesão proporcionada pelo domínio da teoria. Percebi no documentário a superficialidade da crítica sobre o efeito e não pela causa, tentei explicar, mas me faltava conteúdo de suporte. Seu vídeo, preencheu os vácuos teóricos que ainda me fazem sofrer a intuição conectada pelo conhecimento frágil, ainda da teoria marxista e suas implicações.
Querido professor, muito obrigada!!!😎😍💕💕🌺🌺
maravilha professor mauro iasi. deu aula parabéns pelas contribuiçoes
Grata
Grande Mauro Iasi!!! Que análise brilhante!!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
👏👏👏 muito bom
Bom demais ver Mauro Iasi!
Concordo plenamente Felipe.
Ótimo, forte e sem açúcar.
vc é um dos críticos mais lúcidos da internet, muito bom
Análise extremamente completa e competente. Um tiro mais que certeiro.
Por mais aulas desse tipo!! Teoria aplicada a fatos, maravilha!
Maravilha!
Maravilhoso !
Perfeito
Finalmente alguem faz um comentario decente sobre este documentario... Obrigada!!!
Tratando da essência onde havia apenas aparência.
Excelente! Excelente! Os comunistas precisam trazer as formas que foram discutidas no passado para a aplicação na atualidade. Isso é extremamente importante porque coloca a juventude inserida na ciência do proletariado, mas no seu cenário.
Vi muitas análises sobre o documentário pelo YT e esta foi a única que me fez decidir finalmente assistir o filme!!!
Genial!!! Muita coisa que eu certamente não pensaria sozinha!!!
Parabéns Mauro, uma pena ter um intervalo tão longo entre um vídeo seu e outro.... sensacional suas análises e colocações.
Muito bom! Obrigado professor e um feliz dia dos professores pra todos!
Ótimo trabalho Excelente
Valeu!!!!
Maravilhoso
Ótimo!
Ótimo
Excelente reflexão. Parabéns.
Valeu, camarada!
Que maravilha de análise! Gratidão por compartilhar aqui.
Excelente...
Ótima análise! Me fez chegar na reflexão de que talvez os protagonistas do documentário enxerguem esse verdadeiro dilema, mas, por questões que vão para além da deficiência teórica que você abordou, como uma certa rigidez ideológica ou um processo de negação dessa estrutura fundamentalmente disfuncional, direcionaram a atenção pros problemas e soluções que causam menos rupturas dentro da realidade distorcida na qual eles preferem se enxergar.
Gostei do escolher o valor de uso.
vídeo muito bom revendo conceitos importantes e os aplicando de forma didática, obrigado!
Sempre uma excelente aula!!!
Muito bom, Mauro! Que diferença faz ter o instrumental filosófico correto para analisar um fato ou acontecimento.
Minha reacao vendo essa obra prima de video, principalmente na parte do valor de troca e de uso: rapaz
Cara, você sempre traz umas reflexões muito legais! Obrigada!
Boa !
Maravilhosa analise! Parabéns! Precisa ser divulgada.
Valeu, camarada!
Exelente explanação professor.
Chocante análise e de fato a melhor que já pude ouvir até o momento desde que assisti.
Já ouviu análise do walesa polonês socialista ? Sempre deu errado o capitalismo, senao estaríamos no paraíso. Já dizia o ex socialista sindicalista metalúrgico walesa , "_ capitalismo não tem nada de perfeito, mas até agora não inventaram nada melhor. "
Bozo e bolsomions usam as redes desde campanha presidencial 2018, ele ate respondia nas redes para os bolsomions. Se rodrigo mais disse que 70% dos internautas sao bolsomions e por isso ele evitar as redes sociais, e agora se é novo ópio é pra esquerda. Pra direita continua idêntico como 2018.
Muito bom
Excelente e esclarecedora a aula do professor Mauro Lasi porque fundamentada em teoria que explica o real.
Análise afiadíssima, e Mauro Iasi sempre muito didático! Adorei 👏🏼
Esse olhar analítico é sempre importante para evitar as armadilhas dos vieses intuitivos.
ótimas reflexões Mauro!
Iasi como sempre genial!
Isso é que chamo de conteúdo crítico! Parabéns..muito bom!
Amei a blusa ❤️
Que aula!
Muito bom!
Que vídeo incrível, destrincha o dilema em conceitos simples da crítica ao capital!
Muito esclarecedor!
relevante.
Realmente, depois de Luckacs e da Escola de Frankfurt, acho pueril ignorar o processo de usar a tecnologia para a publicidade e seus efeitos....uma das soluções ofertadas cheira a um revival contra-culturista
Ricardo, há um novo componente no tipo de manipulação atual, pensada desde o nível psicológico que vai além de Frankfurt. Falamos disso em th-cam.com/video/56z9jDEBbw8/w-d-xo.html
Que análise sensacional
Apesar de não ser um assinante da Netflix, eu achei excelente o comentário. Extremamente esclasrecedor. Muito obrigado!
Nossa, brilhante!
Perfeito!
Caro Mauro, poderia expôr mais longamente em algum video, ou deixar a referência de algum, sobre o comentário feito nesse video acerca de "acabar com a separação entre trabalho intelectual e trabalho manual"?
Agradeço
Achei curioso isso também, pq eu tive a impressão que essa ideia pressupõem que todos os trabalhadores de fato querem isso. Mas só ouvindo ele falar mais pra entender melhor.
@@VSZ-zd0 pois é, grosso modo me ocorre que seria no sentido de que o trabalhador padrão, aquele que sofre mais a alienação pela exploração, não estaria mais impossibilitado por suas condições objetivas de TAMBÉM instruir-se e pensar de forma fundamentada... mas sim, só ouvindo ele explicar melhor.
Boa dica, vamos pensar a respeito. Abraços
Mestre!
A melhor análise que eu já via até agora.
Obrigado Mauro Iasi, um desfile elegantíssimo do saber em contexto. Para ficar ainda mais completo (e talvez mais longo) vc poderia incluir um exemplo prático que ilustra o fechamento brilhante, onde até mencionar Comunismo ficaria até irrelevante. Não que os créditos não sejam devidos, mas a manobra aumentaria o alcance da mensagem. Sabe como é, “adaptar é preciso”, principalmente em “tempos líquidos”. Abraço de Sthlm.
Sempre um prazer ouvi -lo. A humanidade está tão dominada que até filhos, para porta retratos, geram para satisfazer o capitalismo que agradece mais escravos para enriquece-lo.
Qualquer pessoa pode ir viver no campo de forma auto subsistente mas querem os iphones e automóveis importados, tudo produto do capitalismo
Professor, seria bacana trazer a questão da consciência de classe no "último Lukács" em contraste com HCC.
Poxa, meu irmão.... indispensável.
Nossa eu AMEI! Gostei muito do doc, mas sua visão transformou pontos que vi e achei esquisito, mas não sabia os motivos kkkkk obrigada por esse conteúdo!
Caramba! 👏🏽
Serenidade e clareza demais!
Achei maravilhoso os comentários, embora alguns pontos eu não concorde integralmente. Sou estudante de tecnologia, e esse ponto de vista marxista para a tecnologia me interessa muito, igual o vídeo da Virginia, achei sensacional.
Mt bom
Ótima análise. Obrigado pelos esclarecimentos.
Brilhante, sua análise!
Muito bom, como sempre
👏👏👏👏👏👏 sensacional
Fantástico como sempre, professor!
Ótima analise, pensei muitas coisas parecidas enquanto vi o documentário.