Eu acredito que talvez a palavra dom, não seja a escolha certa, mas as pessoas possuem mais facilidades que outras em determinadas áreas. É justamente por isso que o que é um sacrifício para uns, pode ser um lazer para outros
Finalmente encontrei uma pessoa com a mesma opinião que a minha, nunca acreditei em “dom”, pra mim apenas existem pessoas com uma facilidade maior em algumas áreas que as outras pessoas.
Na minha opinião, dom existe, mas acredito que seja diferente do que as pessoas acreditam. Pra mim, dom é quando uma pessoa nasce, e tem seu coração atraído por tal coisa. Fazendo aquela pessoa ser dependente daquilo de uma certa forma. Por exemplo: eu desde pequena, desenho. Ninguém disse pra eu fazer isso, eu não me inspirei em ninguém, eu simplesmente comecei e não vivo sem fazer isso. É como se fosse uma necessidade, como se eu pudesse morrer se não desenhar. Claro, tudo se aprende, tudo pode se manusear se bem treinando, porém nem todos tem o amor e a necessidade de fazer tal coisa até morrer. Pelo menos isso é o que acredito.
@@dibidibidis1120 Sim, todos tem, mas o ponto é que alguns tem mais que outros. Simplesmente, há pessoas com maior facilidade em escrita, assim como há em matemática, esportes, música etc
No Brasil é difícil você ser qualquer coisa, o país desvaloriza demais a maioria das coisas nacionais, e não culpo a galera. Até pq não somos incentivados a ser criativos, somos incentivados a seguir um determinado caminho (ex: se formar, passar na facul, terminar a facul e arrumar um emprego numa empresa ou passar em concurso)
Verdade a Anitta por exemplo ninguém é obrigado a gostar das músicas dela mas negar o feito dela é muito síndrome de vira lata. A mina é indicada até pro VMA
@@alguemnanet1575 isso aí é algo bem complicado, esse mundo artístico não tem nada haver com talento ou amor pela arte. Às vezes aparece quem dar mais. Não vou entrar nesse assunto, mas não acho que seja síndrome do vira-lata nesse caso. Aliás temos muitos brasileiros em destaque lá fora e é uma pena que não sejam valorizados dentro de seu próprio país.
É pq não temos segurança financeira, então as pessoas costumam pensar antes em como sobreviver de forma segura e estável., Arriscar quando se tem pessoas dependendo de vc, ou vc mesmo precisando se sustentar, é mais difícil.
Eu sou estudante de Letras, e acho que dizer que alguém tem o "dom da escrita" também é algo meio pretensioso. A língua é algo intrínseco ao homem, mas ninguém nasce sabendo falar, a gente vai aprendendo com o convívio social. O mesmo acontece com a escrita. Você aprende a escrever, e para escrever bem você tem que saber dominar a escrita. Acho que dizer que alguém tem dom seria até uma forma de desmerecer todo o esforço que a pessoa teve para chegar naquele patamar em que está.
As pessoas dizem que não da pra viver com livros pq escrita é uma carreira que exige um trabalho a longo prazo. É vc escrever varios livros e que as vezes só vai dar retorno depois de anos. Assim como youtube ou qualquer outra carreira artística. E como a gente é muito imediatista, tende a pensar que pra viver de alguma coisa você teria que ganhar dinheiro com isso a curto prazo. Como por exemplo, você arrumar um emprego na area que você fez curso e no final do primeiro mes você ja ganha um salário. Então a gente tem o costume de pensar que pra "viver de alguma coisa" você teria que ter uma receita mensal daquele serviço. O que não é o caso de escrita, roteiros ou cinema, por exemplo. Q vc vende um livro e nem sempre a renda mensal é significativa. MEsmo esse cara que ganhou um milhão com livros, não ganhou isso em apenas um mes. Esse foi o montante total. E as vezes você vai vender um livro, dois livros no mes. E pode um dia estourar e atingir uma marca alta suficiente para ganhar cem mil...
E como você mesmo disse, existem outras formas além de livros pra viver de escrita. Ja escrevi roteiros para youtubers e tiktokers. Tem muita gente que tem uma ideia de livro do nicho dela ou algo assim e precisa de um ghost writer pra juntar, organizar e escrever essas ideias. Ja trabalhei revisando apostila e e-book de pessoas que estavam lançando um curso e precisava melhorar o e-book do curso delas. Se você aprender tecnicas de SEO e copywriting sempre tem uns freelas por aí e você pode brincar um pouco na area de marketing. Da pra fazer tudo isso enquanto seus livros não alavancam significativamente.
Verdade. Concordo plenamente com suas palavras. Ou até mesmo pode não vender absolutamente nada no mês. Eu retirei meu livro do club dos autores por esse motivo. Vou criar um público e quem sabe lá eu apresentar meu livro.
cara, e vc acha que ganhar cem mil é muita coisa? Uma pessoa com um bom emprego ganha isso no ano. Mas enfim... acredito que escritores iniciantes não tem que se preocupar em vender, primeiro tem que conseguir publico, ser conhecido. Tem vários booktubers que se escrevessem um livro ja teria um numero significativo de vendas logo no lançamento. Se olhar as campanhas de financiamento coletivo a maioria é bem sucedida
Muitas vezes nos sabotamos, quando ficamos apaixonados pelo vislumbre da vitória e esquecemos das batalhas... Vitória (fama, dinheiro.) / Batalhas (escrever)
1. Quando era criança, adolescente eu sempre inventei as brincadeiras, as historias e isso pessoal sempre me falaram que eu consigo criar historia e mundos, e cá estou eu finalmente com 30 paginas, Filhos da Guerra aos poucos saindo e foi a melhor maneira. 2. Eu nunca vou conseguir escrever um livro, como disse anteriormente cá estou eu com 30 paginas e hoje estudo para tentar melhorar e aprimorar muito meu português para a escrita e digo mais, nunca fui um leitor acido mas não me desmotivou a criar meu livro. 3. Uma amiga publicou o livro dela direto pela AMAZON, então vou pensar nisso depois primeiro vou me concentrar no sonho. 4.Apenas um sonho, uma terapia e me descobri muito escrevendo, essa noite mesmo parei em uma parte de luta muito importante e olha só eu não consegui dormir porque fiquei criando varias escritas, direções e falas então ser reconhecido e ganhar dinheiro em cima disso seria ora min um bônus, então faço na leveza aonde não tenho pressão nem obrigatoriedade em escrever.
Que legal, me identifiquei com seu comentário. Também gosto de criar histórias mesmo não lendo tanto quanto gostaria! Também estou escrevendo um livro, o meu é de fantasia. Espero que você consiga realizar seu sonho!!!
@@danilooliveira508 valeu jovem, tudo começou no pior momento da minha vida, agora estou me levantando aos poucos, e espero que todos nós possamos realizar nossos sonhos 🥰
Tenho trocentas ideias, mas só agora percebi que deveria ter lido muitos e diferentes livros ao longo da vida pra saber descrever as minhas ideias. Lugares, situações, descrições. Sem ler realmente fica dificil colocar no papel a imaginação.
Nunca me imaginei sendo um escritor, porém tenho uma das características de um bom escritor tenho a imaginação muito fértil consigo imaginar histórias de enredo fantástico, acabei de me encontrar como um leitor a 1 ano atrás não gostava de ler, hoje não paro mais principalmente durante a locomoção ao trabalho e agora considero ser um escritor como opção.
Meu sonho mesmo é ser roteirista, mas como não tenho dinheiro nem formação, o que me resta é exercitar a escrita e torcer pra que alguém se interessar pela história e com o dinheiro, pagar o curso
Sou um velho dinossauro vivo. 77 anos.Saúde boa.Um andarilho. Atleta da caminhada. Desde muito jovem queria escrever,mas sentia um complexo de inferioridade intelectual absurdo. Não me sentia com maturidade suficiente para escrever. Sempre fui um leitor compulsivo. Para você ter uma ideia, entre 2011, quando comecei a fazer uma lista dos livros lidos, li 461 livros, fora as dezenas de leituras da Bíblia, pois que estudo o judaísmo e a Bíblia é fundamental para tal estudo. Meu primeiro romance saiu aos 50 anos. É uma história longa. 800/900 páginas. Levei vinte anos até dar a esta obra o seu modelo pronto. Mas à partir daí, algo despertou em mim e eu não consegui mais parar de escrever. Escrevia duas , três simultaneamente. Mal terminava uma e já tinha outra pronta na cabeça. Este ano, entre janeiro e maio escrevi 4 ( quatro) romances. As ideias surgem em minha cabeça e as vezes aí permanecem por anos, até o dia em que,como que por encanto,começo a escrever e não paro mais, escrevo dia e noite feito um zumbi, até chegar ao fim. Sou do tipo perfeccionista.Reviso 50 vezes cada escrito. MAS JAMAIS PUBLIQUEI UM LIVRO ! MOTIVO: NÃO TENHO DINHEIRO. Chego apensar que nasci uns 150 anos atrasado. Quem sabe estas histórias fossem boas no século XIX. Deixarei meus escritos em baús, os baús de Aboab.Explico: É que assino com o pseudônimo de Menasheh Aboab benAbraham. Sou um cristão novo sefaradita. Legarei esses baús à uma de minhas filhas com espírito acadêmico.Quem sabe não serei um Fernando Pessoa brasileiro? Ah! modesto!!!!!
Olha eu não li o comentário todo, porém acho que seria uma boa você pública ao menos um dos livros que você fez, principalmente esses que você coloco mais esforço pra termina. Tenho quase certeza que você tem como guarda um dinheiro pra publica um livro nem que seja em meses de dinheiro guardado pra finalmente publica
Eu acredito em talento. Uma professora de escrita criativa me disse que já lecionou para alunos com uma escrita ainda pueril, mas que já demonstravam ter mais habilidade do que outros alunos, que eram muito esforçados, mas sem tanto brilhantismo. O que não quer dizer que o talentoso não precise se aprimorar. Bom dia.
Eu já escrevia pequenas histórias desde quando aprende a ler, raramente tenho dificuldade com falta de inspiração. O problema é que acho que minha história não é boa o suficiente para ser publicado, então isso me desmotiva. Ser escritor é muito difícil :(
Meus parabéns, mocinha bonita. Mostra muita competência e conhecimento no que passa. E ajuda muita gente a seguir em frente no sonho da própria literatura. Uma dica construtiva: A musica muitas vezes atrapalha a sua fala, principalmente nos solos de sax. Mas, de resto, tá show.
Eu acredito que se a criança é incentivada a ler, tomar gosto pela leitura na adolesce ência, tem mais condição de tornar-se um escritor na fase adulta.O Desenvolvimento do Dom é importante.
Eu tenho 14 anos vou fazer 15 AGR em janeiro,e eu quero ser escritor,até pq o que eu mais amo fazer é criar histórias ,eu passo um tempo criando histórias que sai da minha cabeça e o resultado sai muito bom na minha opinião,mas são histórias fictícias,mas eu amo meu resultado e eu queria já saber como é ser escritor...vc ganhou mais um escrito 😉
Eu não sei se sonho de viver da inscrita, mas eu queria muito publicar meu livro. É claro que não tô nem perto disso... porém é bom saber que tenho os vídeos da Wlange pra me dar uma visão a mais desse mundo de escritores.
Só a Wlange pra me fazer querer voltar a escrever, eu amo kk🥰❤ Todo vídeo seu é um incentivo, obrigado! (Queria mais vídeos revisando o seu livro antigo ou outras obras, são muito bons)
3 ปีที่แล้ว +6
Show, bora escrever 🥰🥰 Nos últimos 3 meses fiquei sem meu pc e toda a produção pro canal ficou mais difícil, mas agora que to com o pc de volta vou voltar com esses vídeos ❤️
@ Espero que você consiga voltar a editar aquele seu livro dos 15 anos, Wlange. Além da gente conseguir aprender bastante, estou curiosa para saber o que acontecerá no restante da história!
Meu livro, Realidades de um povo esquecido está disponível na Amazon, não é fácil viver de direitos autorais, porém a minha intenção era apenas publicar se vai render lucro só o tempo vai dizer.
@@zi3785 eu publiquei na editora autografia e eles colocaram na Amazon, estou escrevendo um segundo livro e vou tentar publicar sozinho na Amazon, más também não sei 😂😂😂
Muito bom o seu vídeo, destacou pontos muito bons!! Eu conheci a pouco tempo a Editora Ronin é uma editora independente que valoriza os escritores nacionais independentes. Eles falam justamente sobre isso, que muitos querem cobrar para publicar mais a publicação na verdade é gratuita. Você faz um contrato com eles de divisão dos lucros do seu livro físico. Ainda não fiz nada com eles, mas ouvi muitos falarem muito bem do trabalho deles.
Que bom ouvir uma escritora falando. Que desenvoltura! Isso nos atiça à aprendizagem da Língua Portuguesa. Isso nos faz querer escrever. E a música ao fundo é algo muito bom. Parabéns, simpática amiga
A ideia è boa Eu quando escrevo a história esta na minha cabeça E quando começo a escrever as ideias brota do nada que fico ate impressionada comigo Mas è apenas amador mesmo
Sobre o "dom" eu acredito que tem pessoas que já nascem com um certo tipo de talento p arte. Minha irmã mais velha aprendeu a desenhar, escrevia livros, contava boas histórias e realmente a guria tinha o dom dentro dela. A letra dela linda pra caramba. Eu me inspirava muito nela nessa parte pq eu gostava mas não me saia tão bem quanto ela nessas coisas. No fim ela parou com tudo ( cresceu e não se importou mais com isso) eu aprendi bastante coisa. Minha caligrafia melhorou pq fiz a partir da letra dela com a ajuda dela e como sempre fui muito mente aberta p imaginar eu quero lançar meu primeiro livro. É um sonho que vou alcançar e dedico aquela boa fase que tínhamos antes da fase adulta. O que quero dizer é que tem gente que nasce com o dom ( como ela) e tem gente que desenvolve ( como eu)
Oi Wlange! Já pensou em criar um discord para os seus ouvintes? Seria muito legal ter um espaço para conversar sobre os vídeos e sobre literatura e escrita.
Hey, Wlange!! Você faz um ótimo trabalho aqui no canal, parabéns!!! Esse ano decidi escutar as "vozes da minha cabeça", e iniciei meu primeiro romance! Estava MUITO receosa (poderia estar uma merda né hahaha), mas vi seus vídeos e tive até coragem (MUITA) para colocar no Wattpad!! (O que não quer dizer que não esteja uma merda ainda, mas enfim rsrs) OBRIGADA OBRIGADA
otimo video boas explicaçôes, sobre o dom eu já discordo.., como você diz os detalhes para escrever um livro são varios. O ou a pessoa que tem o dom, toda a estrutura nomes dos personagens, ambiente da historia, os protagonistas, os vilões, os confrontos, o inicio, o meio , o fim. Ele até já sabe se qual narrativa tera mais impacto na historia. E tambem se ela seria uma serie ou um flme. ele já sabe antes mesmo de começar a escrever. Caso ele decida a escrever como uma serie ou um filme ja sabe que a escrita e narrativa sera diferente da maioria dos livros convencionais. Ou seja quem tem o dom as dificuldades que pra muitos é grande para ele se tornam menor.., mesmo sendo um analfabeto na visão da literatura.
Estou encantada com a facilidade que você traz esses assuntos todos.... estou no meu primeiro processo de muitos se Deus quiser!!!!! Sempre curti escrever e sei que a escrita me conecta com as pessoas . Já tenho muita coisa guardada e depois de te ver falando isso está extremamente aflorado em mim. Estou amando todos os seus vídeos do Canal . Parabéns!!!!!
Dom é a atividade insistente exercida em outras encarnações . Pavarotii era um talento, em outras encarnações exercitou essa atividade em várias ocasiões.
Olá, Wlange! Eu estou conseguindo entender o que é romantismo. Ele não fala de amor, romantismo conta história do século passado e tinha o romancista: José de Alencar que escreveu história e nasceu em 1829 e morreu 1877, viveu até os 48 anos.
3 ปีที่แล้ว
Sim! Um livro legal pra entender esse movimento é "O romantismo no Brasil", de Antonio Candido
Eu acredito na palavra dom sim. Acredito sim que existe pessoas que nasceram com habilidades extraordinárias que se destacam das outras, seja qual for a área. Posso jogar futebol todos os dias e treinar, mas nunca serei como um Messi, Pelé, Ronaldo fenômeno ou o gaúcho. Minha amiga canta todos os dias, faz aula de canto, mas ela jamais será uma Marília Mendonça da vida. Assim como também acho muito difícil franquias de grandes sucessos como Harry Potter, senhor dos anéis e outros, tenha sido criada apenas com o estudo. O estudo sim é de extrema importância para alcançarmos " a perfeição" e ter uma boa escrita, porém acredito sim no dom, talento ou como quiserem chamar.
Wlange, as pessoas que fizeram sucesso com os livros são sortudas? Ou extremamente talentosas? Acho também que não existe uma ideia "ordinária", mas sim se aquele livro fez sucesso foi por algumas razão. Mas o que os diferencia de tantos outros livros e autores?
Não diria exatamente talentosa ou sortuda e sim preparada, estudiosa, que sem dúvida explorou diversos caminhos. Soube explorar o momento, o feeling e a condução do projeto. Não pq ela teve sorte ou que seu talento seja absurdo, mas escrever um livro é muito mais do que literalmente só escrevê-lo.
3 ปีที่แล้ว +7
Acho que é sempre uma convergência de fatores, em que entram a sorte e o talento, mas nunca só uma dessas coisas.
Adorei o vídeo, só não curti muito a música de fundo. Não sou de fazer comentários negativos... Mas eu resolvi falar, pq pode ser que isso afaste as pessoas.. e o seu conteúdo é muito bom.
Eu sempre pensei que uma pessoa pode fazer qualquer coisa desde que realmente queira, eu sou autodidata, e já fiz vários tipo de artesanato, já escrevi poemas, gosto de decoração de interiores, já pintei quadros, já fiz escultura, estou aprendendo teclado, aprendi a falar inglês, tb um pouco de espanhol e quando vou tentar ensinar alguém, percebo que nem todo mundo tem a mesma facilidade, então existe dom sim. Vi um filme, achei bobo, disse para meu marido que eu escreveria melhor, comecei a escrever. Escrevi 100 páginas brincando e eu consigo ver as cenas e estar lá e quase que participar da história. Hoje eu sei que só querer não basta, tem que ter um algo mais.
Seu canal é maravilhoso e muito útil, tenha uma boa semana, Jesus te ama demais, vc é muito especial para ele e ele deseja cuidar de ti, de mim, ele deseja salvar todos nós❤
wlange, vc poderia fazer um vídeo falando sobre outras estruturas de enredo sem ser a jornada do herói? eu acompanho muitos youtubers q falam de livros e eles sempre dizem que já estão cansados da jornada do herói, que são sempre os mesmos arquétipos, as mesmas estruturas. vc conseguiria fazer um vídeo falando sobre outras estruturas (se tiver, também, n sei kkkk)?
Eu acho que falam isso porque a Jornada do Heroi está sendo copiada à risca e esse é o "grande movimento" da história. Mas nós podemos criar em cima da Jornada do Heroi utilizando-a como orientação, mas para uma história singular. Campbell quando descreveu a jornada ele estava falando de crescimento humano, e o monomito não é pra contar histórias sem conotação mítica, por isso muitas acabam sendo farsas. Mitos são muito diferentes de histórias comuns, e é preciso certo conhecimento filosófico pra desenvolver um mito consistente. Então você pode utilizar a jornada do Heroi desde que você saiba observar o significado de cada passo daquele para A HISTÓRIA que você quer contar. Será necessário todos os passos? Precisará repetir algum? Precisará inverter uma ordem? É isso que precisa ser observado.
Escrever é muito prazeroso para mim, acho quê oque mais importa é você gostar do quê faz, e não o dinheiro ou fama quê importa, a arte de escrever é absolutamente incrível!
Escrever é um dom.As vezes existe uma boa ideia porem,quem a teve nao sabe externa-la através da escrita.verdade,ler e estudar e essencil para se escrever bem
Já quanto ao dom ou talento natural cm queiram,creio sim que algumas pessoas nascem c/alguma aptidão natural p/certas áreas e que em certo momento da vida descobrem que são boas nisso ou aquilo.No entanto de nada adianta ter uma aptdão natural p/qualquer área da vida se não nos dispusermos a aprender técnicas c/as quais possamos nos aprimorar cada vez mais,eu p/exemplo acho que cometi um monte de erros de portugues só nesse pequeno texto,preciso me aprimorar kkk.
@@danilooliveira508 Durante a nossa história como sociedade deficiência sempre foi vista como sinônimo de incapacidade ou castigo divino. Na nossa sociedade atual ainda existem uma considerável parte da sociedade que acredita que deficientes são incapazes de viverem em sociedade. Na deficiência visual muitas das vezes somos impedidos de fazer coisas que temos potencial de fazer por conta dos preconceitos criados pela sociedade. Isso causa em algumas pessoas cegas uma autoestima muito baixa e elas começam a acreditar que realmente são incapazes como todos dizem. Por essa razão eu pedi para a Vlange trazer um vídeo comentando sobre autores que possuam uma deficiência visual para que assim ela possa inspirar deficientes visuais e pessoas videntes a escreverem seus livros e também contribuir para ajudar a retirar estas más impressões que deficientes visuais carregam.
@ Acho que seria interessante para inspirar as pessoas e principalmente deficientes visuais que possuam uma auto estima baixa a a escreverem seus livros. Fora que ajudaria a quebrar esta visão de incapacidade que deficientes carregam ao longo de nossa história.
@@enzofraga1360 Sim, muito necessário trazer essa representatividade, e fazer com que pessoas com deficiência visual se sintam incluídas nesse mundo da escrita criativa!
Acho que o item número 2 não precisa ser tão oito ou oitenta... Pode-se nascer com um "dom", uma facilidade pra atuar em certa área, seja escrita ou qualquer outra, mas isso não define necessariamente todo o futuro da pessoa. Tenho um primo que desde criança era capaz de tocar piano de ouvido, mas nunca desenvolveu esse dom, hoje acredito que ele até tenha perdido - em compensação, seu outro dom, o de desenhar, evoluiu para modelagem 3d e hoje ele trabalha com isso. Eu mesmo tenho uma facilidade inata pra aprender línguas, não apenas pra falar mas compreender os mecanismos delas, e usei isso pra dar aulas de inglês durante quinze anos sem nunca ter feito mais do que seis meses de curso básico de inglês quando era criança. Hoje meu filho segue pelo mesmo caminho: nunca estudou inglês formalmente, mas é o melhor professor da região. Só que isso não significa que alguém que não nasceu com um "dom" não possa aprender, se quiser. Só vai ter um pouco mais de trabalho, nada que bastante dedicação não resolva.
bom dia! quero publicar o meu livro no clube dos autores, lá mostra o formato e as medidas do livro tudo em pixes , voce poderia me falar em melimetro ? por exemplo qual seria o melimetro de 1748 largura x2480 pixels altura, preciso saber em melimetro , voce poderia me ajudar???
Sera que eu sou a única que não sonha com publicação tradicional? Não tô afim de ganhar uma porcetangem insiguinificante do meu trabalho, eu realmente quero o caminho independente...
A falta de dom não incapacita alguém de fazer algo, ela apenas não consegue aprender mais rápido. O dom de escrever, de ser criativo, o dom na lógica é real e as pessoas que não tem esses dons tem dificuldade para desenvolver nas áreas, mas não é impossível que elas tenham essa habilidade. Isso é mais perceptível quando o dom é a lógica dentro de uma sala de aula, pois muitas vezes o aprendizado é muito mais rápido que os demais, o aluno que tem bom raciocínio lógico consegue ter conclusões acertadas previamente e no final da disciplina ele vai estar apenas reforçando o conhecimento que desenvolveu previamente.
Sou escritor iniciante, pretendo publicar meus dois primeiros livros esse ano e por isto gostaria de saber, você conheceria uma editora média de qualidade pra recomendar pra alguém no meu caso? No caso em Sp pois sou daqui.
Vc fez alguma faculdade ou curso q te ajudou a ganhar conhecimento na criação de enredo?
3 ปีที่แล้ว +6
Sim, estou fazendo um curso de especialização em roteiro e um mestrado em literatura, além de já ter feito oficinas e cursos online de escrita criativa
Gostei muito do seu vídeo, porém discordo no sentido do dom. Tenho um exemplo próprio... Desde que me conheço por gente, eu tenho muita facilidade com desenho (reproduzir no papel, uma imagem específica), e sei que muitas pessoas com estudo e cursos, podem fazer isso também, mas no meu caso, nunca estudei desenho, meio que veio naturalmente ou veio pelo meu pai, que é um excelente desenhista, mas ele nunca me ensinou, eu simplesmente sabia fazer, e claro, com a prática, eu me aperfeiçoei. Enfim... Excelente seu vídeo, mais uma vez.
Oi Wlange ^^ Tudo certo? Gostaria de saber onde posso achar um serviço de revisão bom para corrigir algumas palavras erradas do meu livro. Tenho muito medo de publica-lo e ter algo errado lá dentro.
Tô rascunhando um "livro" Um Conto por Filho Histórias incontáveis de Heliópolis a maior Favela de São Paulo ( tem uns trechos no meu canal ) peço pra quem puder ler é da umas dicas gratidão Decidi escrever assistindo um vídeo seu que dava dica de usar o Canva fiz trocentas capas 🤣
Wlange, já tomou contato com a literatura de Donna Tartt? Li o Pintassilgo e odiei, leio as resenhas e parece que tão falando de outro livro. Valeu pelo conteúdo!
Nunca gostei de ler, mas sou razoável em escrever, tem gente que nasce pra escrever mas tem que evoluir, mas escrita qualquer um que estude consegue, uns tem mais facilidades outros não
Eu já me convenci que eu ser escritor é um hobby. Então cansei de pensar em um dia publicar. Estou narrando minhas obras e publicando no TH-cam. Um dia ficarei famoso.
Eu acredito que talvez a palavra dom, não seja a escolha certa, mas as pessoas possuem mais facilidades que outras em determinadas áreas. É justamente por isso que o que é um sacrifício para uns, pode ser um lazer para outros
"inclinação " é a palavra que eu uso.
Finalmente encontrei uma pessoa com a mesma opinião que a minha, nunca acreditei em “dom”, pra mim apenas existem pessoas com uma facilidade maior em algumas áreas que as outras pessoas.
Na minha opinião, dom existe, mas acredito que seja diferente do que as pessoas acreditam. Pra mim, dom é quando uma pessoa nasce, e tem seu coração atraído por tal coisa. Fazendo aquela pessoa ser dependente daquilo de uma certa forma. Por exemplo: eu desde pequena, desenho. Ninguém disse pra eu fazer isso, eu não me inspirei em ninguém, eu simplesmente comecei e não vivo sem fazer isso. É como se fosse uma necessidade, como se eu pudesse morrer se não desenhar. Claro, tudo se aprende, tudo pode se manusear se bem treinando, porém nem todos tem o amor e a necessidade de fazer tal coisa até morrer. Pelo menos isso é o que acredito.
mas até mesmo escritores famosos tiveram seu momento de sacrifício na escrita, todos tem
@@dibidibidis1120 Sim, todos tem, mas o ponto é que alguns tem mais que outros. Simplesmente, há pessoas com maior facilidade em escrita, assim como há em matemática, esportes, música etc
Viver de escrita é difícil mas viver sem escrever é muito mais
Assino embaixo!
Gênio
No meu caso é desenhar
Que frase!
Concordo plenamente. Principalmente quando é algo que traz felicidade.
No Brasil é difícil você ser qualquer coisa, o país desvaloriza demais a maioria das coisas nacionais, e não culpo a galera. Até pq não somos incentivados a ser criativos, somos incentivados a seguir um determinado caminho (ex: se formar, passar na facul, terminar a facul e arrumar um emprego numa empresa ou passar em concurso)
Verdade a Anitta por exemplo ninguém é obrigado a gostar das músicas dela mas negar o feito dela é muito síndrome de vira lata. A mina é indicada até pro VMA
não somos incentivados a ser criativos, somos incentivados a ser produtivos
@@alguemnanet1575 isso aí é algo bem complicado, esse mundo artístico não tem nada haver com talento ou amor pela arte. Às vezes aparece quem dar mais. Não vou entrar nesse assunto, mas não acho que seja síndrome do vira-lata nesse caso. Aliás temos muitos brasileiros em destaque lá fora e é uma pena que não sejam valorizados dentro de seu próprio país.
Verdade Pura Maria Bianca.
É pq não temos segurança financeira, então as pessoas costumam pensar antes em como sobreviver de forma segura e estável., Arriscar quando se tem pessoas dependendo de vc, ou vc mesmo precisando se sustentar, é mais difícil.
Viver de escrita é difícil sim. Mas escrever é um prazer enorme.
Eu sou estudante de Letras, e acho que dizer que alguém tem o "dom da escrita" também é algo meio pretensioso.
A língua é algo intrínseco ao homem, mas ninguém nasce sabendo falar, a gente vai aprendendo com o convívio social. O mesmo acontece com a escrita. Você aprende a escrever, e para escrever bem você tem que saber dominar a escrita.
Acho que dizer que alguém tem dom seria até uma forma de desmerecer todo o esforço que a pessoa teve para chegar naquele patamar em que está.
As pessoas dizem que não da pra viver com livros pq escrita é uma carreira que exige um trabalho a longo prazo. É vc escrever varios livros e que as vezes só vai dar retorno depois de anos. Assim como youtube ou qualquer outra carreira artística. E como a gente é muito imediatista, tende a pensar que pra viver de alguma coisa você teria que ganhar dinheiro com isso a curto prazo. Como por exemplo, você arrumar um emprego na area que você fez curso e no final do primeiro mes você ja ganha um salário.
Então a gente tem o costume de pensar que pra "viver de alguma coisa" você teria que ter uma receita mensal daquele serviço. O que não é o caso de escrita, roteiros ou cinema, por exemplo. Q vc vende um livro e nem sempre a renda mensal é significativa. MEsmo esse cara que ganhou um milhão com livros, não ganhou isso em apenas um mes. Esse foi o montante total.
E as vezes você vai vender um livro, dois livros no mes. E pode um dia estourar e atingir uma marca alta suficiente para ganhar cem mil...
E como você mesmo disse, existem outras formas além de livros pra viver de escrita. Ja escrevi roteiros para youtubers e tiktokers. Tem muita gente que tem uma ideia de livro do nicho dela ou algo assim e precisa de um ghost writer pra juntar, organizar e escrever essas ideias. Ja trabalhei revisando apostila e e-book de pessoas que estavam lançando um curso e precisava melhorar o e-book do curso delas. Se você aprender tecnicas de SEO e copywriting sempre tem uns freelas por aí e você pode brincar um pouco na area de marketing. Da pra fazer tudo isso enquanto seus livros não alavancam significativamente.
Verdade. Concordo plenamente com suas palavras. Ou até mesmo pode não vender absolutamente nada no mês. Eu retirei meu livro do club dos autores por esse motivo. Vou criar um público e quem sabe lá eu apresentar meu livro.
cara, e vc acha que ganhar cem mil é muita coisa? Uma pessoa com um bom emprego ganha isso no ano. Mas enfim... acredito que escritores iniciantes não tem que se preocupar em vender, primeiro tem que conseguir publico, ser conhecido. Tem vários booktubers que se escrevessem um livro ja teria um numero significativo de vendas logo no lançamento. Se olhar as campanhas de financiamento coletivo a maioria é bem sucedida
Muitas vezes nos sabotamos, quando ficamos apaixonados pelo vislumbre da vitória e esquecemos das batalhas...
Vitória (fama, dinheiro.) / Batalhas (escrever)
Pior que livro da retorno imediato
O problema é que o retorno imediato depende de divulgação, e muita gente esquece isso
1. Quando era criança, adolescente eu sempre inventei as brincadeiras, as historias e isso pessoal sempre me falaram que eu consigo criar historia e mundos, e cá estou eu finalmente com 30 paginas, Filhos da Guerra aos poucos saindo e foi a melhor maneira.
2. Eu nunca vou conseguir escrever um livro, como disse anteriormente cá estou eu com 30 paginas e hoje estudo para tentar melhorar e aprimorar muito meu português para a escrita e digo mais, nunca fui um leitor acido mas não me desmotivou a criar meu livro.
3. Uma amiga publicou o livro dela direto pela AMAZON, então vou pensar nisso depois primeiro vou me concentrar no sonho.
4.Apenas um sonho, uma terapia e me descobri muito escrevendo, essa noite mesmo parei em uma parte de luta muito importante e olha só eu não consegui dormir porque fiquei criando varias escritas, direções e falas então ser reconhecido e ganhar dinheiro em cima disso seria ora min um bônus, então faço na leveza aonde não tenho pressão nem obrigatoriedade em escrever.
Que legal, me identifiquei com seu comentário. Também gosto de criar histórias mesmo não lendo tanto quanto gostaria! Também estou escrevendo um livro, o meu é de fantasia. Espero que você consiga realizar seu sonho!!!
@@danilooliveira508 valeu jovem, tudo começou no pior momento da minha vida, agora estou me levantando aos poucos, e espero que todos nós possamos realizar nossos sonhos 🥰
@@danilooliveira508 que maravilha. Vamos escrever.😍😍
@@francianecamara5137 Sim! 🤩😍
@@danilooliveira508 tem Instagram?. Vamos nos falar por lá.
Tenho trocentas ideias, mas só agora percebi que deveria ter lido muitos e diferentes livros ao longo da vida pra saber descrever as minhas ideias. Lugares, situações, descrições.
Sem ler realmente fica dificil colocar no papel a imaginação.
Nunca me imaginei sendo um escritor, porém tenho uma das características de um bom escritor tenho a imaginação muito fértil consigo imaginar histórias de enredo fantástico, acabei de me encontrar como um leitor a 1 ano atrás não gostava de ler, hoje não paro mais principalmente durante a locomoção ao trabalho e agora considero ser um escritor como opção.
Meu sonho mesmo é ser roteirista, mas como não tenho dinheiro nem formação, o que me resta é exercitar a escrita e torcer pra que alguém se interessar pela história e com o dinheiro, pagar o curso
Na mesma
Este vídeo me trouxe de volta ao canal, firme e forte. Simplesmente magnífico
Sim, eu também. Amo demais os vídeos dela!
Sou um velho dinossauro vivo. 77 anos.Saúde boa.Um andarilho. Atleta da caminhada. Desde muito jovem queria escrever,mas sentia um complexo de inferioridade intelectual absurdo. Não me sentia com maturidade suficiente para escrever. Sempre fui um leitor compulsivo. Para você ter uma ideia, entre 2011, quando comecei a fazer uma lista dos livros lidos, li 461 livros, fora as dezenas de leituras da Bíblia, pois que estudo o judaísmo e a Bíblia é fundamental para tal estudo. Meu primeiro romance saiu aos 50 anos. É uma história longa. 800/900 páginas. Levei vinte anos até dar a esta obra o seu modelo pronto. Mas à partir daí, algo despertou em mim e eu não consegui mais parar de escrever. Escrevia duas , três simultaneamente. Mal terminava uma e já tinha outra pronta na cabeça. Este ano, entre janeiro e maio escrevi 4 ( quatro) romances. As ideias surgem em minha cabeça e as vezes aí permanecem por anos, até o dia em que,como que por encanto,começo a escrever e não paro mais, escrevo dia e noite feito um zumbi, até chegar ao fim. Sou do tipo perfeccionista.Reviso 50 vezes cada escrito. MAS JAMAIS PUBLIQUEI UM LIVRO ! MOTIVO: NÃO TENHO DINHEIRO. Chego apensar que nasci uns 150 anos atrasado. Quem sabe estas histórias fossem boas no século XIX. Deixarei meus escritos em baús, os baús de Aboab.Explico: É que assino com o pseudônimo de Menasheh Aboab benAbraham. Sou um cristão novo sefaradita. Legarei esses baús à uma de minhas filhas com espírito acadêmico.Quem sabe não serei um Fernando Pessoa brasileiro? Ah! modesto!!!!!
Olha eu não li o comentário todo, porém acho que seria uma boa você pública ao menos um dos livros que você fez, principalmente esses que você coloco mais esforço pra termina. Tenho quase certeza que você tem como guarda um dinheiro pra publica um livro nem que seja em meses de dinheiro guardado pra finalmente publica
Eu adoraria ler o que vc escreveu
Eu acredito em talento. Uma professora de escrita criativa me disse que já lecionou para alunos com uma escrita ainda pueril, mas que já demonstravam ter mais habilidade do que outros alunos, que eram muito esforçados, mas sem tanto brilhantismo. O que não quer dizer que o talentoso não precise se aprimorar. Bom dia.
Eu já escrevia pequenas histórias desde quando aprende a ler, raramente tenho dificuldade com falta de inspiração. O problema é que acho que minha história não é boa o suficiente para ser publicado, então isso me desmotiva. Ser escritor é muito difícil :(
Meus parabéns, mocinha bonita. Mostra muita competência e conhecimento no que passa. E ajuda muita gente a seguir em frente no sonho da própria literatura. Uma dica construtiva: A musica muitas vezes atrapalha a sua fala, principalmente nos solos de sax. Mas, de resto, tá show.
Obrigado pela tica pra todos escritos hoje eu estou feliz pela tica pra mim
te acompanho há anos. Parei de escrever por um tempo porque perdi total a motivação mas fui ler alguns rascunhos e simplesmente me deu pique de novo
Eu acredito que se a criança é incentivada a ler, tomar gosto pela leitura na adolesce
ência, tem mais condição de tornar-se um escritor na fase adulta.O Desenvolvimento do Dom é importante.
Eu tenho 14 anos vou fazer 15 AGR em janeiro,e eu quero ser escritor,até pq o que eu mais amo fazer é criar histórias ,eu passo um tempo criando histórias que sai da minha cabeça e o resultado sai muito bom na minha opinião,mas são histórias fictícias,mas eu amo meu resultado e eu queria já saber como é ser escritor...vc ganhou mais um escrito 😉
Eu não sei se sonho de viver da inscrita, mas eu queria muito publicar meu livro. É claro que não tô nem perto disso... porém é bom saber que tenho os vídeos da Wlange pra me dar uma visão a mais desse mundo de escritores.
Só a Wlange pra me fazer querer voltar a escrever, eu amo kk🥰❤ Todo vídeo seu é um incentivo, obrigado! (Queria mais vídeos revisando o seu livro antigo ou outras obras, são muito bons)
Show, bora escrever 🥰🥰
Nos últimos 3 meses fiquei sem meu pc e toda a produção pro canal ficou mais difícil, mas agora que to com o pc de volta vou voltar com esses vídeos ❤️
@ Ahaaaaaa ela me respondeu!!!🤩❤ Já estou ansioso pra acompanhar esses vídeos!!!
Também aprendia muito com os vídeos de edição.
@ Espero que você consiga voltar a editar aquele seu livro dos 15 anos, Wlange. Além da gente conseguir aprender bastante, estou curiosa para saber o que acontecerá no restante da história!
Meu livro, Realidades de um povo esquecido está disponível na Amazon, não é fácil viver de direitos autorais, porém a minha intenção era apenas publicar se vai render lucro só o tempo vai dizer.
Eae amigo, rendeu?
Como faz para publicar na Amazon? Quero escrever e publicar ao menos um livro na vida. Não sei como faz.
@@zi3785 eu publiquei na editora autografia e eles colocaram na Amazon, estou escrevendo um segundo livro e vou tentar publicar sozinho na Amazon, más também não sei 😂😂😂
Parabéns👏🏼👏🏼
Não é melhor publicar e ser independente?
Tentar vender vc mesmo?
Cada vídeo da Wlande é uma aula completa!!
É incrível o tanto de conhecimento que ela transmite!!!
Conhecer o mercado é imprescindível! Obrigado por trazer essa informação!
Muito bom o seu vídeo, destacou pontos muito bons!! Eu conheci a pouco tempo a Editora Ronin é uma editora independente que valoriza os escritores nacionais independentes. Eles falam justamente sobre isso, que muitos querem cobrar para publicar mais a publicação na verdade é gratuita. Você faz um contrato com eles de divisão dos lucros do seu livro físico. Ainda não fiz nada com eles, mas ouvi muitos falarem muito bem do trabalho deles.
Que bom ouvir uma escritora falando. Que desenvoltura! Isso nos atiça à aprendizagem da Língua Portuguesa. Isso nos faz querer escrever. E a música ao fundo é algo muito bom.
Parabéns, simpática amiga
Comecei a escrever por opção terapeutica, e tenho melhorado! 💅🏽💅🏿💅❤️💋🌹🇧🇷
A ideia è boa
Eu quando escrevo a história esta na minha cabeça
E quando começo a escrever as ideias brota do nada que fico ate impressionada comigo
Mas è apenas amador mesmo
Sobre o "dom" eu acredito que tem pessoas que já nascem com um certo tipo de talento p arte. Minha irmã mais velha aprendeu a desenhar, escrevia livros, contava boas histórias e realmente a guria tinha o dom dentro dela. A letra dela linda pra caramba. Eu me inspirava muito nela nessa parte pq eu gostava mas não me saia tão bem quanto ela nessas coisas. No fim ela parou com tudo ( cresceu e não se importou mais com isso) eu aprendi bastante coisa. Minha caligrafia melhorou pq fiz a partir da letra dela com a ajuda dela e como sempre fui muito mente aberta p imaginar eu quero lançar meu primeiro livro. É um sonho que vou alcançar e dedico aquela boa fase que tínhamos antes da fase adulta. O que quero dizer é que tem gente que nasce com o dom ( como ela) e tem gente que desenvolve ( como eu)
Oi Wlange! Já pensou em criar um discord para os seus ouvintes? Seria muito legal ter um espaço para conversar sobre os vídeos e sobre literatura e escrita.
Hey, Wlange!! Você faz um ótimo trabalho aqui no canal, parabéns!!! Esse ano decidi escutar as "vozes da minha cabeça", e iniciei meu primeiro romance! Estava MUITO receosa (poderia estar uma merda né hahaha), mas vi seus vídeos e tive até coragem (MUITA) para colocar no Wattpad!! (O que não quer dizer que não esteja uma merda ainda, mas enfim rsrs) OBRIGADA OBRIGADA
Ainda bem que você parou de colocar música de fundo nos vídeos 🎉 o conteúdo é tão bom! ❤ A música tão irritante 😂
Amei a dica eu sou escritora e faço aula de alfabetização revisão de TCC entre outro
Que legal cair na realidade
Bom demais seus conselhos eu amo
Concordo plenamente,uma coisa é ter uma boa idéia,a outra é transpor isso p/o papel c/talento e excelência.
otimo video boas explicaçôes, sobre o dom eu já discordo.., como você diz os detalhes para escrever um livro são varios. O ou a pessoa que tem o dom, toda a estrutura nomes dos personagens, ambiente da historia, os protagonistas, os vilões, os confrontos, o inicio, o meio , o fim. Ele até já sabe se qual narrativa tera mais impacto na historia. E tambem se ela seria uma serie ou um flme. ele já sabe antes mesmo de começar a escrever. Caso ele decida a escrever como uma serie ou um filme ja sabe que a escrita e narrativa sera diferente da maioria dos livros convencionais. Ou seja quem tem o dom as dificuldades que pra muitos é grande para ele se tornam menor.., mesmo sendo um analfabeto na visão da literatura.
Estou encantada com a facilidade que você traz esses assuntos todos.... estou no meu primeiro processo de muitos se Deus quiser!!!!! Sempre curti escrever e sei que a escrita me conecta com as pessoas . Já tenho muita coisa guardada e depois de te ver falando isso está extremamente aflorado em mim. Estou amando todos os seus vídeos do Canal . Parabéns!!!!!
Ótimo conteúdo. Fala mais sobre essas revistas literárias.
Bom dia!! Se nós olharmos pra o que as pessoas criticas falam já mias, seremos escritores.
Dom é a atividade insistente exercida em outras encarnações . Pavarotii era um talento, em outras encarnações exercitou essa atividade em várias ocasiões.
Olá, Wlange! Eu estou conseguindo entender o que é romantismo. Ele não fala de amor, romantismo conta história do século passado e tinha o romancista: José de Alencar que escreveu história e nasceu em 1829 e morreu 1877, viveu até os 48 anos.
Sim! Um livro legal pra entender esse movimento é "O romantismo no Brasil", de Antonio Candido
Eu acredito na palavra dom sim. Acredito sim que existe pessoas que nasceram com habilidades extraordinárias que se destacam das outras, seja qual for a área. Posso jogar futebol todos os dias e treinar, mas nunca serei como um Messi, Pelé, Ronaldo fenômeno ou o gaúcho. Minha amiga canta todos os dias, faz aula de canto, mas ela jamais será uma Marília Mendonça da vida. Assim como também acho muito difícil franquias de grandes sucessos como Harry Potter, senhor dos anéis e outros, tenha sido criada apenas com o estudo. O estudo sim é de extrema importância para alcançarmos " a perfeição" e ter uma boa escrita, porém acredito sim no dom, talento ou como quiserem chamar.
Os best sellers tem mais de 40 profissionais envolvidos para a escaneabilidade máxima do livro, é quase uma catedral de palavras
Aaaaaa, amei o vídeo. Estou com um projeto pra escrever um livro em 2022 e me ajudou muito!
Wlange, as pessoas que fizeram sucesso com os livros são sortudas? Ou extremamente talentosas? Acho também que não existe uma ideia "ordinária", mas sim se aquele livro fez sucesso foi por algumas razão. Mas o que os diferencia de tantos outros livros e autores?
Acho que ela fez um vídeo com essa proposta, analisando os livros mais vendidos no Brasil. Mas seria legal ver um vídeo falando mais sobre isso
Não diria exatamente talentosa ou sortuda e sim preparada, estudiosa, que sem dúvida explorou diversos caminhos. Soube explorar o momento, o feeling e a condução do projeto. Não pq ela teve sorte ou que seu talento seja absurdo, mas escrever um livro é muito mais do que literalmente só escrevê-lo.
Acho que é sempre uma convergência de fatores, em que entram a sorte e o talento, mas nunca só uma dessas coisas.
Adorei o vídeo, só não curti muito a música de fundo. Não sou de fazer comentários negativos... Mas eu resolvi falar, pq pode ser que isso afaste as pessoas.. e o seu conteúdo é muito bom.
Temos aprendido muito com você e utilizando os conhecimentos aprendidos pra usar no nosso canal de mensagens. Obrigada. 😃
Eu sempre pensei que uma pessoa pode fazer qualquer coisa desde que realmente queira, eu sou autodidata, e já fiz vários tipo de artesanato, já escrevi poemas, gosto de decoração de interiores, já pintei quadros, já fiz escultura, estou aprendendo teclado, aprendi a falar inglês, tb um pouco de espanhol e quando vou tentar ensinar alguém, percebo que nem todo mundo tem a mesma facilidade, então existe dom sim. Vi um filme, achei bobo, disse para meu marido que eu escreveria melhor, comecei a escrever. Escrevi 100 páginas brincando e eu consigo ver as cenas e estar lá e quase que participar da história. Hoje eu sei que só querer não basta, tem que ter um algo mais.
Seu canal é maravilhoso e muito útil, tenha uma boa semana, Jesus te ama demais, vc é muito especial para ele e ele deseja cuidar de ti, de mim, ele deseja salvar todos nós❤
Eu quero ser escritório, fazer séries, desenhos 4 quadrinhos 😊👊
linda & inteligente
Adorei a trilha sonora. 🎷
Eu amo assistir teus vídeos ❤
Que vídeo necessário 👏👏
Conhecendo vcs agora, colegas!
wlange, vc poderia fazer um vídeo falando sobre outras estruturas de enredo sem ser a jornada do herói? eu acompanho muitos youtubers q falam de livros e eles sempre dizem que já estão cansados da jornada do herói, que são sempre os mesmos arquétipos, as mesmas estruturas. vc conseguiria fazer um vídeo falando sobre outras estruturas (se tiver, também, n sei kkkk)?
Eu acho que falam isso porque a Jornada do Heroi está sendo copiada à risca e esse é o "grande movimento" da história. Mas nós podemos criar em cima da Jornada do Heroi utilizando-a como orientação, mas para uma história singular. Campbell quando descreveu a jornada ele estava falando de crescimento humano, e o monomito não é pra contar histórias sem conotação mítica, por isso muitas acabam sendo farsas. Mitos são muito diferentes de histórias comuns, e é preciso certo conhecimento filosófico pra desenvolver um mito consistente. Então você pode utilizar a jornada do Heroi desde que você saiba observar o significado de cada passo daquele para A HISTÓRIA que você quer contar. Será necessário todos os passos? Precisará repetir algum? Precisará inverter uma ordem? É isso que precisa ser observado.
Fala mais sobre ; Elas: na outra face da fantasia
Escrever é muito prazeroso para mim, acho quê oque mais importa é você gostar do quê faz, e não o dinheiro ou fama quê importa, a arte de escrever é absolutamente incrível!
Deixe seu like no vídeo , ajude o canal ❤️
Seu cabelo é lindo moça 😍
Dom é algo que precisa ser desenvolvido.
Disse tudo, #Wlande!
Sou escritor angolano e tenho muitas dificuldade com respeito a escrita, preciso de formação profissional na área
Acabei de escrever um conto, vou participar de um concurso.
Qual?
Escrever é um dom.As vezes existe uma boa ideia porem,quem a teve nao sabe externa-la através da escrita.verdade,ler e estudar e essencil para se escrever bem
Obrigada pelas dicas!!!!!♥ Você arrasa demais ♥
Escrever não é dom; é prática.
Já quanto ao dom ou talento natural cm queiram,creio sim que algumas pessoas nascem c/alguma aptidão natural p/certas áreas e que em certo momento da vida descobrem que são boas nisso ou aquilo.No entanto de nada adianta ter uma aptdão natural p/qualquer área da vida se não nos dispusermos a aprender técnicas c/as quais possamos nos aprimorar cada vez mais,eu p/exemplo acho que cometi um monte de erros de portugues só nesse pequeno texto,preciso me aprimorar kkk.
"No Brasil, nesse país difícil" sintetizou muito bem, Wlange kkkkk
Vlange você poderia gravar um vídeo falando sobre escritores segos.
Sim, séria muito interessante e necessário!!!
Anotei aqui pra fazer!!
@@danilooliveira508 Durante a nossa história como sociedade deficiência sempre foi vista como sinônimo de incapacidade ou castigo divino. Na nossa sociedade atual ainda existem uma considerável parte da sociedade que acredita que deficientes são incapazes de viverem em sociedade. Na deficiência visual muitas das vezes somos impedidos de fazer coisas que temos potencial de fazer por conta dos preconceitos criados pela sociedade. Isso causa em algumas pessoas cegas uma autoestima muito baixa e elas começam a acreditar que realmente são incapazes como todos dizem. Por essa razão eu pedi para a Vlange trazer um vídeo comentando sobre autores que possuam uma deficiência visual para que assim ela possa inspirar deficientes visuais e pessoas videntes a escreverem seus livros e também contribuir para ajudar a retirar estas más impressões que deficientes visuais carregam.
@ Acho que seria interessante para inspirar as pessoas e principalmente deficientes visuais que possuam uma auto estima baixa a a escreverem seus livros. Fora que ajudaria a quebrar esta visão de incapacidade que deficientes carregam ao longo de nossa história.
@@enzofraga1360 Sim, muito necessário trazer essa representatividade, e fazer com que pessoas com deficiência visual se sintam incluídas nesse mundo da escrita criativa!
eu vou comprar o voce por aqui !!! s2
Acho que o item número 2 não precisa ser tão oito ou oitenta... Pode-se nascer com um "dom", uma facilidade pra atuar em certa área, seja escrita ou qualquer outra, mas isso não define necessariamente todo o futuro da pessoa. Tenho um primo que desde criança era capaz de tocar piano de ouvido, mas nunca desenvolveu esse dom, hoje acredito que ele até tenha perdido - em compensação, seu outro dom, o de desenhar, evoluiu para modelagem 3d e hoje ele trabalha com isso. Eu mesmo tenho uma facilidade inata pra aprender línguas, não apenas pra falar mas compreender os mecanismos delas, e usei isso pra dar aulas de inglês durante quinze anos sem nunca ter feito mais do que seis meses de curso básico de inglês quando era criança. Hoje meu filho segue pelo mesmo caminho: nunca estudou inglês formalmente, mas é o melhor professor da região.
Só que isso não significa que alguém que não nasceu com um "dom" não possa aprender, se quiser. Só vai ter um pouco mais de trabalho, nada que bastante dedicação não resolva.
bom dia! quero publicar o meu livro no clube dos autores, lá mostra o formato e as medidas do livro tudo em pixes , voce poderia me falar em melimetro ? por exemplo qual seria o melimetro de 1748 largura x2480 pixels altura, preciso saber em melimetro , voce poderia me ajudar???
Top
Sou fã da Vlange. Todos os likes!
Sera que eu sou a única que não sonha com publicação tradicional? Não tô afim de ganhar uma porcetangem insiguinificante do meu trabalho, eu realmente quero o caminho independente...
Eu também penso como você
A falta de dom não incapacita alguém de fazer algo, ela apenas não consegue aprender mais rápido.
O dom de escrever, de ser criativo, o dom na lógica é real e as pessoas que não tem esses dons tem dificuldade para desenvolver nas áreas, mas não é impossível que elas tenham essa habilidade.
Isso é mais perceptível quando o dom é a lógica dentro de uma sala de aula, pois muitas vezes o aprendizado é muito mais rápido que os demais, o aluno que tem bom raciocínio lógico consegue ter conclusões acertadas previamente e no final da disciplina ele vai estar apenas reforçando o conhecimento que desenvolveu previamente.
Quais são essas editoras que pagam para publicar livros?
Sou escritor iniciante, pretendo publicar meus dois primeiros livros esse ano e por isto gostaria de saber, você conheceria uma editora média de qualidade pra recomendar pra alguém no meu caso? No caso em Sp pois sou daqui.
Vc fez alguma faculdade ou curso q te ajudou a ganhar conhecimento na criação de enredo?
Sim, estou fazendo um curso de especialização em roteiro e um mestrado em literatura, além de já ter feito oficinas e cursos online de escrita criativa
Wlange, eu te amo muito!!! Seus vídeos me ajudam bastante 💜🤧
parabéns, super dicas admiro seu trabalho continue assim 👏👏👏
Obrigada!!
faz um vídeo sobre o mercado de verdade
Para o clube de assinantes tmbm terá q pagar um revisor, dentre outras coisas?
No caso do Clube P.S. elas já fazem esse trabalho editorial
@ ❤️👏 vou compartilhar com um conhecido meu q tmbm está atrás de publicar os dele.
Também escrevo. Aceita parceria para divulgação de outros escritores.
Sim! No meu mídia kit explico direitinho os tipos de parceria que faço: bit.ly/ficcomos_anuncie
Gostei muito do seu vídeo, porém discordo no sentido do dom. Tenho um exemplo próprio... Desde que me conheço por gente, eu tenho muita facilidade com desenho (reproduzir no papel, uma imagem específica), e sei que muitas pessoas com estudo e cursos, podem fazer isso também, mas no meu caso, nunca estudei desenho, meio que veio naturalmente ou veio pelo meu pai, que é um excelente desenhista, mas ele nunca me ensinou, eu simplesmente sabia fazer, e claro, com a prática, eu me aperfeiçoei. Enfim... Excelente seu vídeo, mais uma vez.
Oi Wlange ^^ Tudo certo?
Gostaria de saber onde posso achar um serviço de revisão bom para corrigir algumas palavras erradas do meu livro. Tenho muito medo de publica-lo e ter algo errado lá dentro.
Também tenho interesse.
Ela além de linda smp traz conteúdo bom.
gostei do video, mas a musica de fundo atrapalhou demais
Tô rascunhando um "livro" Um Conto por Filho Histórias incontáveis de Heliópolis a maior Favela de São Paulo ( tem uns trechos no meu canal ) peço pra quem puder ler é da umas dicas gratidão Decidi escrever assistindo um vídeo seu que dava dica de usar o Canva fiz trocentas capas 🤣
Wlange, já tomou contato com a literatura de Donna Tartt? Li o Pintassilgo e odiei, leio as resenhas e parece que tão falando de outro livro. Valeu pelo conteúdo!
Eu acho que um livro é como um filho!
Você podia fazer um vídeo mostrando como criar um site para vender livro?
Wlange, você faz leitura crítica, né? como faço pra gente conversar sobre valores e tal.
Também fiquei interessado.
Também tenho interesse.
Jogar futebol no domingo todos podem. Mas entrar pra seleção brasileira tem que ter algo especial sim.
Nunca gostei de ler, mas sou razoável em escrever, tem gente que nasce pra escrever mas tem que evoluir, mas escrita qualquer um que estude consegue, uns tem mais facilidades outros não
Eu já me convenci que eu ser escritor é um hobby. Então cansei de pensar em um dia publicar. Estou narrando minhas obras e publicando no TH-cam. Um dia ficarei famoso.
Show de bola
"Dom Casmurro" é literalmente um homem que pensa que é corno e levou um chifre da esposa com o melhor amigo. Se isso deu certo, qualquer coisa dá.
Você não tem Instagram???
tenho sim, @wlangekeinde 😊
música alta 😭