Eu fiquei empenhado no Passo de Jama 1 dia e meio, por causa de neve na pista...junto com um amigo que estava de Jipe, tivemos que esperar derreter...mal estar muito forte, a cabeça latejava depois de algumas horas lá, o meu amigo foi o mais afetado, tinha sintomas de gripe forte, o filho dele só dor de cabeça...um motorista de carreta sugeriu tomar chá de coca para aliviar os sintomas da pressão, nos serviu, porém, não adiantou nada...essa dor só passou quando liberaram a estrada , e seguimos logo em frente, essa, e o fortíssimo vento lateral durante a subida, foram os 2 maiores incômodos dessa viajem...já viajei diversas vezes pela argentina e Chile...
Boas dicas Fritz, o segredo para que a viagem dos sonho não se torne um pesadelo é ser cauteloso e ouvir as dicas daqueles que tem experiencia na área. VALEU!
Olá Adilson, muito obrigado pela visita ao canal. O que vc comentou é algo que pratico constantemente. Toda viagem que vou para algum lugar desconhecido, procuro falar com colegas que já foram para buscar dicas. Algumas aproveitamos, outras não, mas a maioria agrega com o planejamento da viagem. Não importa o grau de experiência, a gente sempre tem algo a aprender não é verdade. Um grande abraço.
Olá Valmir, obrigado pelo post. Tenho certeza que vc ira conseguir sim e que voltara aqui para nos contar. Continue sempre lutando pelos seus projetos que com certeza esse dia vai chegar. Eu fiquei mais de vinte anos na espera, mas um dia deu certo e dai pra frente foi só alegria. Torço por ti.
Fala Fritz, boa tarde, foi uma satisfação muito grande conhecê-lo nesta manhã, 31/08/2019. Fiquei muito contente. Muito obrigado pela sua atenção e educação comigo meu amigo. Agradeço também por compartilhar as suas viagens que são tão inspiradoras para todos nós motociclistas. Um grande abraço. Ass: Izaias.
Fala Fritz !! Descobri ontem o teu canal...Cara você faz um trabalho muito bom !!! Ótimas dicas de viagens, tudo bem filmado, parabéns e obrigado !!!! Só acho que a galera que acompanha e assiste seu trabalho poderia ser menos esquecida e clicar no curtir...Isto ajuda o canal a crescer... Tem muita visualização mas a turma tá esquecendo do like !! Valeu amigo !!!
Olá Jorge, que legal ter a sua visita por aqui. Muito obrigado pelo carinho da mensagem e pelo reconhecimento. Fico feliz que esteja gostando do canal. A galera é "meio esquecida" eheheh. Valeu.
Estou planejando a minha primeira viagem para pra fora do país, Carreteira Austral, estou vendo todos os seus vídeos pegando todos dicas. Tenho algumas dúvidas sobre a documentação pessoal é da moto na entrada do Chile.
Jose Claudio, torço ai pelo sucesso da sua viagem e que tudo ocorra bem. Quanto a documentação, isso tem mudado muito devido a pandemia. Recomendo fazer como eu faço, ou seja, entra nos sites oficiais dos respectivos governos onde vai viajar e pega a informação oficial porque ai não tem erro.
Edmilson, muito obrigado pelo seu feedback, fico feliz que o material possa contribuir com os colegas motociclistas. Qualquer duvida pode perguntar. Se souber a resposta eu trago aqui. Um abraço.
Excelente dicas amigo valeu por compartilhar suas experiencias, estou enriquecendo meus conhecimentos aqui com pessoas como voce que ajudam e dão dicas especiais, valeu forte abraço.
Fritz. Muito legal o vídeo. Eu já fiz algumas caminhadas nos Andes (mas nunca de moto, infelizmente). Tive uma dica de um amigo que já fez diversas escaladas pelo mundo afora. Ele me deu uma dica muito boa. O remédio Diamox, que é utilizado para tratamento da glaucoma, também tem indicação para tratar o mal de altitude. Ele funciona muito bem. Mas como é diurético, tem que ficar atendo para a hidrataçao. Esta dica é muito boa. Mascar folhas de coca e tomar os comprimidos que eles vendem nestes lugares como "energéticos"" náo funcionam bem, pois eles tem muita cafeína e deixam seu coraçao a mil, e náo resolvem o problema da oxigenaçao. Vale a pena conversar com um médico, antes da viagem, sobre a utilizaçao deste medicamento. Abraços e boas viagens.
Execelentes dicas, em 2017 fui com meu marido até Cusco, e chegando na Bolívia passei muito mal, dor de cabeça e enjoo intensos, tomei bastante chá de coca, uma canja e no dia seguinte estava ótima, tem a bala de coca que é otimo ter na bolsa, acho que vale a pena tomar o chá, como você disse uns sentem outros não, meu marido não sentido nada.
Olá. Você tem alguma informação sobre cilindro de oxigênio para compensar a baixa densidade do ar na altitude? Nunca subi a cordilheira, mas tenho algumas curiosidades. - É necessário alterar a calibragem dos pneus na alta altitude, já que a pressão do ar lá em cima é menor? - Conhece alguma técnica para equilibrar a pressão dentro do ouvido com a pressão do ar? Mascar chiclete ou abrir bem a boca bastam? - Encontrou alguma dificuldade em ligar o motor com temperaturas negativas? - Usou o óleo de motor com a mesma densidade que usa ao nível do mar, para cruzar a cordilheira, por causa do frio intenso? Já ouviu falar algo a respeito? Se ainda não faz, considere fazer palestras. Obrigado.
Olá Paulo, excelentes perguntas. Mas primeiramente obrigado por visitar o canal e assistir os meus videos. Vamos as respostas: Quanto a levar um cilindro de oxigênio, essa é uma pratica que existe sim, mas geralmente é feita quando temos espaço onde leva-los. No caso da moto fica muito difícil carrega-los pelo peso e falta de espaço. Tem um pequenos cilindros emergenciais mas são bem pequenos. Confesso que já vi sim motociclistas levando mas é muito raro. Calibragem dos pneus: Quanto mais alto subimos, maior sera a pressão dos pneus porque haverá menor resistência de ar no ambiente. Então se você calibra o pneu a nível do mar, conforme for subindo essa pressão aumenta. Se vc for medi-las la no alto o pneu estará com uma pressão bem maior. Mas atenção, se a temperatura também for baixando, a pressão também baixa, então uma coisa compensa a outra. Na pratica não costumo recalibrar a pressão dos pneus na altitude. Como curiosidade, a grande maioria dos calibradores de pneus nas cidades de altitude elevada, não possuem o relogio de pressão. É "no olho mesmo" eheheh. Quanto a pressão de ouvido, é outro caso que varia muito de pessoa para pessoa. Eu por exemplo não tenho esse tipo de problema, mas colegas usam o chiclete. Minha esposa usa um remédio chamado "Descongex". Toma ele uns 15 minutos antes de subir ou descer. Quanto a temperatura e o funcionamento do motor, sim a partida fica mais pesada, mas se a bateria estiver boa não há problema, como é gasolina o motor pega fácil. Nunca tivemos problemas para dar partida. Quanto ao óleo, atualmente uso o original BMW que é um óleo muito fino e sintético 5W-40 (ADVANTEC Ultimate), então ele é próprio para temperaturas mais frias. Anteriormente em outros modelos de moto usava o Motul 5000 que é vegetal mas também excelente. Pode usar o recomendado para a sua moto, não é necessário vc colocar um óleo especifico para a altitude ou por causa do frio. Quanto as palestas, sim faço elas, onde tenho duas diferentes. Uma é com dicas para quem nunca viajou de moto para o exterior, onde faço um apanhado geral de tudo que precisa planejado, documentação, dinheiro, seguros, aduana, etc, onde ela dura quase 3 horas. E tenho uma especifica para viagem ao Ushuaia. Mas esse ano devido minha agenda de viagens a trabalho, não estou fazendo elas por falta de conciliação de agenda. Elas são feitas através de empresas ligadas ao motociclismo que me convidam para faze-las aos seus clientes. No meu site tem mais informações sobre isso, segue o link. Grande abraço e espero que as respostas tenham tirado suas duvidas. www.trilheirosonline.com
Olá Fernando Souza, muito obrigado pela visita ao canal e pela mensagem deixada. Fico feliz que tenha gostado do vídeo e ele tenha contribuído com o seu projeto. Pena que não da para postar foto por aqui, mas em 2010 quando fui a primeira vez no Atacama, encontrei dois brasileiros da Bahia que estavam com duas Hondas 150. Então vai de boa, claro que o conforto e o desempenho não são iguais ha uma moto maior mas vc respeitando os limites dela e fazendo uma boa manutenção, ela vai e retorna de boa. Sucesso e depois volta aqui para nos contar como foi sua aventura.
Olha já passei mal nas cordilheira com tontura cansaço a folha de coca ajuda mas o efeito dela passa rápido sempre tem que ter. O remédio foi o que me ajudou muiiito!! 2 comprimido ao dia foi ótimo lembrando toma antes de subir 😅😅 cuidado com seu equipamento de frio🥶🥶🥶🥶🥶 Mas é show 🛵🛵 viajar......
Herobrine obrigado pela visita no canal. Passei nesse trecho em 2012 quando fui a primeira vez no Peru. É um trecho muito lindo mas com muitos desmoronamentos nas cordilheiras. Atravessamos a Amazonia Peruana que é quente e úmida e depois os Andes que chegam a 4.370 metros e muito frio. Pegamos neve em pleno mes de março. Tem um video no canal mostrando isso. A dica que lhe passo é sair muito cedo de Puerto Maldonado que é bem quente. Ja durma abastecido e saia antes do nascer do sol. São apenas 500km ate Cusco mas levamos mais de 12 horas para percorrer o trajeto devido o trecho das Cordilheiras ser muito travado.
Olá Vicente Oliveira. Obrigado pela visita ao Canal. Para o Atacama a documentação básica necessária é a moto estar em nome do próprio piloto, CNH para trafegar na Argentina e PID para trafegar no Chile. Muitos vão lhe dizer que a CNH vale no Chile. Oficialmente não, mas alguns policiais da fiscalização fazem vista grossa e aceitam por camaradagem. Se não que correr risco leve a PID que tira pelo site do Detran. Na Argentina é obrigatório o seguro carta verde (tira aqui no Brasil em qualquer seguradora pelos dias que ira ficar por lá) e no Chile o Soapex que tira pela internet também pelos dias que ficara por lá. Não é obrigatório, mas faça um seguro saúde. É muito importante porque o custo de saúde la fora é caro e acredite, volta e meia alguém usa. Na Argentina vale a RG nacional desde que tenha menos de 10 anos de expedição e no Chile Passaporte (aqui a mesma historia da CNH). O caminho é muito simples mas é claro dependera de onde vc sairá do Brasil. A saída mais comum é por Foz do Iguaçu. De la siga pela Argentina pela Ruta 12 ate Corrientes, depois 16, a 9 ate Pumamarca(se puder passe em Salta, vale a pena), a 52 que cortara o deserto dentro da Argentina. Na Fronteira com o Chile ela vira Ruta 27 até San Pedro. Se quiser e deve ir ate a Mão do Deserto, siga pela 23, 25 e 5 ate até Antofagasta e a Mão do Deserto. Tem outros caminhos mas esse é o mais simples. Espero ter respondido. Grande abraço e poste noticias do seu projeto.
Olá Amigo gostaria de algumas informações, e desde de já eu agradeço! É. A rota pra São P do Atacama encontra dificuldades sobre combustível, tem muitos postos, o horário que anoitece naquela região, é fácil encontrar pousadas ou hostel ou camp, uma região ou trecho que você aconselha evitar parar ou visitar por motivo de asalto, um povoado ou uma vila ou cidade, pra outra, são muito distantes? Obrigado pelo vídeo, que não é só de imagens, e sim rico de informações e detalhes, pra uma viagem! Valeu!!
Duas Rodas, imagino que você esteja se referindo a rota mais simples, que seria entrar por Foz do Iguaçu, Corrientes, Salta e São Pedro do Atacama, correto? Porque há outras mais longas ou alternativas porem requer mais planejamento. Se sim, a situação é a seguinte. A Argentina esta passando por uma crise financeira muito grave. Fica difícil prever o que vai acontecer depois que as fronteiras se abrirem e possamos novamente ir visitar essas regiões. Já chegam relatos de desabastecimento nas regiões do deserto. Então tudo que lhe disser é com base no passado e não no que poderá virar a Argentina. Estive 3 vezes no Atacama e já percorri 4 vezes esse trajeto que mencionei acima. Com relação a segurança relacionado a assaltos ou roubos, nunca tive problemas ou percebi algo que alertasse para um cuidado maior. O que tínhamos eram problemas relacionados a corrupção dos policiais na estrada, principalmente na região do Corrientes e Presidencia Roque Sáenz Peña, que alegavam irregularidades e cobravam propina. Mas isso havia acabado no ultimo governo antes do atual. Agora com a volta da esquerda e da crise, isso pode voltar a acontecer devido a carestia em que as pessoas estão vivendo nas regiões mais remotas. Quanto a combustível, lá no passado haviam problemas sim, porque o posto existia mas não havia combustível, principalmente no Paso de Jama e em Susques que são no deserto, ambos na Argentina. Para contornar, abastecíamos em Tilcara (433km) e levávamos combustível extra na bagagem. No penúltimo governo isso não existia mais, todos os postos tinham combustível. Mas como disse, com a atual crise podemos voltar a ter problemas nessas duas regiões que ficam no centro do deserto. No Chile é mais tranquilo, onde ha postos ha combustível. Um detalhe importante é que entre o Paso de Jama (ultimo posto na Argentina) a São Pedro são 160km dentro do Chile e do Deserto que não tem posto, alias não tem nada, nem água. Então precisa entrar nesse trajeto com combustível suficiente para percorrer o trecho, o qual chega ate 4.850 metros de altitude. Quanto a hospedagem, todas as cidades onde passar haverá algum tipo de hospedagem. O único lugar que realmente não tem nada, é o trecho entre Purmamarca ARG à São Pedro no Chile (411km). Existe um lugar chamado Susques, onde tem até posto de combustível, mas é muito simples, é comum faltar gasolina e não há hotéis, apenas alguns quartos muito simples para alugar. E aqui é deserto puro, então precisa percorrer durante o dia porque a noite o frio torna-se insuportável. Tive pessoas conhecidas que tiveram hipotermia. O maior frio que peguei foi -9 negativos as 9 horas da manha em pleno mês de março. Atenção a isso ok. Mas ja lhe adianto que é uma viagem linda, inesquecível e não é complicada de fazer, precisa apenas estar atento a esses detalhes. Espero que em breve você possa faze-la e volte aqui para nos contar.
Olá Fritz ! Muito bom seu vídeo, realmente são pontos negligenciados que podem custar muito caro para o motociclista. Uma pergunta: Qual capa de chuva você recomenda ? Já testei modelos de PVC e Nylon, procuro algo eficiente, essa vermelha que mostrou no vídeo, qual é?
Ola Raphael, obrigado pela visita e pela mensagens. Feliz que o vídeo esteja ajudando. Fazem uns 6 anos que estou usando o conjunto da BMW. Infelizmente aqui no Brasil tem um custo elevado mas é muito boa. Ja fui até para o Ushuaia com ela e suporta bem, tendo a vantagem de ser muito leve e ocupa pouco espaço na bagagem. Estou testando uma da Givi Premium que tem material parecido mas até o momento não posso afirmar se tem a mesma eficiência.
Excelente vídeo, já viajamos pra altitude e não tivemos nenhum problema, e estamos planejando outra viagem ao Perú, passando pela Bolívia. Qual seu conselho sobre a Bolívia, é arriscado? Quais cuidados a serem tomados?
Olá Mineiros da Estrada, ja fiz duas viagens a Bolívia, uma em 2016 entrando por Corumbá, atravessando todo o País até o Peru e outra em 2019 entrando pela Argentina e indo até o Salar do Uyuni, inclusive com as esposas na garupa. Foram épocas diferentes, mas não tivemos nenhum problema. Apenas o combustível requer planejamento porque não são todos os postos que abastecem estrangeiros. Vou deixar 4 links pra ti sobre o assunto, todos de minha autoria. O primeiro e o segundo é do meu site onde relato como foi a minha experiência por lá e os outros dois são das playlists com o filme das duas viagens ok. Sucesso e qualquer coisa escreve ai. www.trilheirosonline.com/bolivia www.trilheirosonline.com/peru2016 (via Bolivia) th-cam.com/play/PLaGlbKMgxWbxEnnqy9e4WMf8X0JE2ZA1B.html th-cam.com/play/PLaGlbKMgxWbw8e5rWsndLcxxHu74Yi2Z8.html
Eduardo, sim é possível, mas vai requerer muitos dias porque tem muita coisa bonita para vc visitar ao longo do caminho. Para seguir ao Ushuaia vc desceria a Ruta 5 até Temuco no Chile. De lá vc começa a ter varias opções, em cada uma serão atrações diferentes. A primeira eu diria que seria atravessar para a Argentina passando por Pucon, visitando o Vulcão Villarica. Mais abaixo tem Osorno, entrando na 215 e seguindo até Villa la Angostura e Bariloche e depois pegando a Ruta 40. Mas se preferir poderá ir via a primeira parte da Carretera Austral, entrando em Puerto Montt e seguindo até Perito Moreno e depois pegando a Ruta 40 na Argentina. Enfim, são dezenas de opções. Para cada uma o ideal seria fazer uma viagem diferente, como venho tentando fazer nos últimos 10 anos, mas se vc preferir fazer em uma perna só, recomendo planejar bem para poder se encaixar no numero de dias que possui. Há trechos que vc leva mais de 12 horas para percorrer menos de 300 km dependendo da época do ano. No canal tenho vários videos mostrando viagens que fiz por alguns desses trajetos ok. Sucesso.
Você comentou que já viajou com moto carburada. Sentiu muita diferença entre carburada e injetada no frio e na altitude? Dá pra ir de boa com uma moto carburada?
Carlos, sim viajamos com uma XT600 carburado ao Atacama. Sim da muita diferença, a XT não conseguia passar dos 80km/h por falta de ar no sistema. O certo seria regular a entrada de ar do carburador. Porém isso requer conhecimento e também teria que fazer o inverso quando saísse da altitude. Optamos em ter paciência e rodar na velocidade que ela conseguia fazer. Já encontrei muita gente com Moto carburador na Cordilheira, então dá pra ir mas vc irá necessitar ter muita paciência e não forçar a moto. Ideal mesmo seri uma já com injeção que consegue compensar um pouco a taxa correta de oxigênio, mas também sente um pouco.
Em outubro deste ano, irei ao Atacama e depois descer para o Ushuaia. Iremos em 2 motos, o caminho que faremos será: entrada por Foz do Iguaçu, monte queimado, salta e depois San Pedro de Atacama, vc poderia me informar qual o melhor trajeto " bonito " de salta ao Atacama?
Olá, obrigado por visitar o canal. Ha duas formas de ir de Salta para San Pedro, uma via o Paso de Jama que é o mais tradicional, feito por asfalto e atraves do Paso de Sico. Ambos belos mas cada um com a sua caracteristica. Se é a sua primeira vez va pelo Paso de Jama, onde vc podera conhecer os famosos Caracoles Argentinos. Mas para isso vc precisa sair de Salta e ir em direção a Purmamarca. Antes de entrar no trevo dessa cidade na Ruta 52, de um pulo pela Ruta 9 até Tilcara. é um lugar muito legal para passar um dia. Saindo de Salta vc tem duas opções, uma é voltar no trevo e pegar a Ruta 34 ou continuar pela 9. A diferença é que pela 34 é mais longe porem bem mais rapido porque é uma rodovia normal. Pela 9 vc ira pegar o primeiro trecho pela antiga rodovia que na verdade se parece com uma "ciclovia" de tão estreita. Mas vale a pela, muito bonita. Mas fique atento porque é um trajeto muito estreito e perigoso devido as muitas curvas que não podem avisar os carros que vem no sentido contrario. Cuidado com o horario de saida de Salta. Não saia tarde sob pena de chegar la no deserto muito ao final do dia, e ai o bicho pega com a temperatura muito baixa ok. Sucesso no projeto. Esse meu video mostra o trajeto de forma invertida, saindo de San Pedro em direção a Salta th-cam.com/video/qFudtR5acUk/w-d-xo.html
Olá Felipe. Sim da para subir, já encontrei diversos motociclistas com 125 na Cordilheira. Mas tem alguns detalhes importantes. Mesmo com injeção eletrônica ela vai perder potencia, então não adianta forçar, precisa seguir com tranquilidade para não forçar demais o motor e ficar na mão. Mas vai sim. Outro detalhe muito importante. Com uma moto de menor potencia, vc acaba levando mais tempo para faze os deslocamentos. Então se planeje bem com o tempo de deslocamento, evitando ficar na estrada depois do por do sol. Independente da época do ano, a noite na Cordilheira faz muito frio, praticamente não há pessoas transitando e existe o risco de ter uma hipotermia. No demais, só alegria.
@@trilheirosonline Pilotar à noite na Argentina de uma forma geral tem o risco adicional causado pelo número elevado de animais junto às rodovias. No chaco e nos altiplanos se vê de tudo...porcos, cavalos, cabras, burros e alpacas de monte.
@@luizrobertoosoriobaum815 perfeito, isso mesmo. Estive nove vezes na Argentina e sempre vejo animais na pista. E cada região tem os seus em específicos. Na verdade nada diferente do Brasil. Se viajarmos pelo Norte ou Nordeste existe um grande perigo dos Jegues(Jumentos) soltos nas pistas. NO Centro Oeste são as capivaras e antas (essas são um perigo mesmo, principalmente ao final do dia). Ja viajei muito a noite mas hj em dia só em carater de extrema exceção mesmo.
Boa noite. Todo com medo da polícia. Dizem que inventam multas e nos obrigam a pagar na hora. Se não pagar prende a moto.. Fora isso tem a "contribuição". Sou pobre e tô juntando dinheiro pra ir. Se eu tiver que dar contribuição toda vez que for parado, o dinheiro da viagem vai acabar. Presumo que serei parado várias vezes. O senhor foi parado?
Pedra City, obrigado pela visita ao canal. Viajo de moto a mais de 30 anos e nos últimos 10 anos venho viajando todos os anos para os países vizinhos. Apenas 2020 falhou por causa da pandemia. Foram ao todo 11 viagens internacionais. Então falarei sob a minha experiência ok. Em todos esses anos me foi pedido 3 vezes uma "contribuição" ou "regalo" no espanhol. Em 2010 no norte da argentina, em 2012 na fronteira do Brasil com o Peru e em 2016 em uma barreira policial. Em nenhum dos casos foram inventados situações, alegando que eu tenha feito algo de errado e que aplicariam multas. Em 2 casos foram pedidos abertos de ajuda financeira e em um deles na Bolívia alegaram ser uma taxa para autorizar o transito da moto no país. Sabemos que não existe isso, a partir do momento que se autoriza um veiculo a entrar no país não se pode cobrar nada sobre o serviço. Não são em todos os lugares que existe isso nem em todas as regiões, me parece que acontece mais em lugares remotos ou pobres onde existe muita carência. Chile e Uruguai por exemplo, jamais tive problemas. No passado contava-se muitas histórias sobre isso mas nos últimos anos tinha acabado porque a economia corria bem nos países vizinhos. Agora com a pandemia e a resseção, temo que isso realmente pode voltar. Mas é importante reforçar que muitas situações acontecem porque os brasileiros vão para os países vizinhos e querem pilotar como pilotam aqui no Brasil, ou seja, cheios de irresponsabilidade. Se você anda certo, dentro das leis e com todos os itens obrigatório sendo cumpridos, a lei te favorece e você pode questionar. Agora se abusa da velocidade, ultrapassa, transita ou estaciona onde não pode, abre brechas para ser parado. Então é isso, espero ter contribuído.
Olá Robson, obrigado pela visita ao canal. Uma pena vc ter tido esse tipo de experiência ruim nos nossos países vizinhos. Acredito que eu tenha tido sorte nas minhas viagens durante esses anos todos. Também já ouvi falar muito disso mas graças a Deus conosco não tivemos problemas assim. Espero que na sua próxima viagem não volte a ter o mesmo tipo de problema. Abraço.
Eu fiquei empenhado no Passo de Jama 1 dia e meio, por causa de neve na pista...junto com um amigo que estava de Jipe, tivemos que esperar derreter...mal estar muito forte, a cabeça latejava depois de algumas horas lá, o meu amigo foi o mais afetado, tinha sintomas de gripe forte, o filho dele só dor de cabeça...um motorista de carreta sugeriu tomar chá de coca para aliviar os sintomas da pressão, nos serviu, porém, não adiantou nada...essa dor só passou quando liberaram a estrada , e seguimos logo em frente, essa, e o fortíssimo vento lateral durante a subida, foram os 2 maiores incômodos dessa viajem...já viajei diversas vezes pela argentina e Chile...
Obrigado pela contribuição contando da sua experiência. Realmente é algo que não podemos brincar e muda muito de pessoa pra pessoa.
Em Que mês foi isso?
Foi no inicio de fevereiro...@@OliveteCembrami
Top d+ as dicas, principalmente sobre o "respeite as outras pessoas".
Valeu, obrigado pelo feedback.
Adoro a liberdade que só a motorizada trás... adoro!😃🌷
Realmente é uma sensação que não encontramos em outros esportes. Obrigado por visitar o canal.
Boas dicas Fritz, o segredo para que a viagem dos sonho não se torne um pesadelo é ser cauteloso e ouvir as dicas daqueles que tem experiencia na área.
VALEU!
Olá Adilson, muito obrigado pela visita ao canal. O que vc comentou é algo que pratico constantemente. Toda viagem que vou para algum lugar desconhecido, procuro falar com colegas que já foram para buscar dicas. Algumas aproveitamos, outras não, mas a maioria agrega com o planejamento da viagem. Não importa o grau de experiência, a gente sempre tem algo a aprender não é verdade. Um grande abraço.
Só me falta dinheiro
Vontade de conhecer o atacama e demais
Curtir essas belas paisagens pelas cordilheiras 😎😎
Deus quiser um dia eu chego la
Olá Valmir, obrigado pelo post. Tenho certeza que vc ira conseguir sim e que voltara aqui para nos contar. Continue sempre lutando pelos seus projetos que com certeza esse dia vai chegar. Eu fiquei mais de vinte anos na espera, mas um dia deu certo e dai pra frente foi só alegria. Torço por ti.
Com Fe em Deus a gente chega la... Vou batalhar pra esse dia chegar
Quem sabe a gente se encontra por essas estradas 😎😎
Abraço
@@Valmir-sh1dd perfeito, isso ai.
muito bom suas dicas valeu obrigado !!!
Obrigado Gilberto, fico feliz que tenha contribuído. Valeu.
Dicas excelentes, pois , ano que vem meus planos são de estar no Peru.🤘
Valeu Dawson, feliz que tenha gostado.
Excelentes dicas amigos, com certeza vai ajudar muita gente.
Feliz que tenha contribuído.
Excelentes dicas Alcioni, com certeza muitos ensinamentos para todos nós motociclistas.
Valeu Daniel. Feliz que o vídeo tenha contribuido. Abraço pra ti.
Fala Fritz, boa tarde, foi uma satisfação muito grande conhecê-lo nesta manhã, 31/08/2019. Fiquei muito contente. Muito obrigado pela sua atenção e educação comigo meu amigo. Agradeço também por compartilhar as suas viagens que são tão inspiradoras para todos nós motociclistas. Um grande abraço. Ass: Izaias.
Grande Izaias, o prazer foi todo meu. Vamos manter contato, quem sabe fazemos ai alguns passeios. Grande abraço.
@@trilheirosonline vamos sim Fritz, com certeza. Abraço.
Olá. Fritz.
Excelente dicas. as pessoas não falam muito essas coisas não compartilhão parabéns 🙏🙏👏👏
Obrigado Reinaldo, valeu.
Muito bom
Valeu.
Fala Fritz !! Descobri ontem o teu canal...Cara você faz um trabalho muito bom !!! Ótimas dicas de viagens, tudo bem filmado, parabéns e obrigado !!!! Só acho que a galera que acompanha e assiste seu trabalho poderia ser menos esquecida e clicar no curtir...Isto ajuda o canal a crescer... Tem muita visualização mas a turma tá esquecendo do like !! Valeu amigo !!!
Olá Jorge, que legal ter a sua visita por aqui. Muito obrigado pelo carinho da mensagem e pelo reconhecimento. Fico feliz que esteja gostando do canal. A galera é "meio esquecida" eheheh. Valeu.
Se Deus quiser iremos em outubro.23
Show. Na torcida por vcs
Bom dia meu amigo, gostei demais do seu conteúdo. Muito obrigado por compartilhar as suas experiências conosco.
Obrigado pela visita e pelos comentários deixados. Fico feliz que tenha contribuído contigo. Grande abraço.
Estou planejando a minha primeira viagem para pra fora do país, Carreteira Austral, estou vendo todos os seus vídeos pegando todos dicas.
Tenho algumas dúvidas sobre a documentação pessoal é da moto na entrada do Chile.
Jose Claudio, torço ai pelo sucesso da sua viagem e que tudo ocorra bem. Quanto a documentação, isso tem mudado muito devido a pandemia. Recomendo fazer como eu faço, ou seja, entra nos sites oficiais dos respectivos governos onde vai viajar e pega a informação oficial porque ai não tem erro.
Obrigado pelas boas recomendações. Excelente para nós que pretendemos ir pela primeira vez.
Edmilson, muito obrigado pelo seu feedback, fico feliz que o material possa contribuir com os colegas motociclistas. Qualquer duvida pode perguntar. Se souber a resposta eu trago aqui. Um abraço.
Obrihado amigão pelas dicas. Vc é Schow👍
Meurer, muito obrigado pela visita ao canal. Feliz que esteja gostando. Continue a nos visitar.
Obrigada ótimas dicas
Eu que agradeço
Excelente dicas amigo valeu por compartilhar suas experiencias, estou enriquecendo meus conhecimentos aqui com pessoas como voce que ajudam e dão dicas especiais, valeu forte abraço.
@Moto Rider, muito obrigado pelo contato, visita ao canal e pela mensagem deixada. Feliz que o video esteja contribuindo.
@Moto Rider, muito obrigado pelo contato, visita ao canal e pela mensagem deixada. Feliz que o video esteja contribuindo.
Fritz. Muito legal o vídeo. Eu já fiz algumas caminhadas nos Andes (mas nunca de moto, infelizmente). Tive uma dica de um amigo que já fez diversas escaladas pelo mundo afora. Ele me deu uma dica muito boa. O remédio Diamox, que é utilizado para tratamento da glaucoma, também tem indicação para tratar o mal de altitude. Ele funciona muito bem. Mas como é diurético, tem que ficar atendo para a hidrataçao. Esta dica é muito boa. Mascar folhas de coca e tomar os comprimidos que eles vendem nestes lugares como "energéticos"" náo funcionam bem, pois eles tem muita cafeína e deixam seu coraçao a mil, e náo resolvem o problema da oxigenaçao. Vale a pena conversar com um médico, antes da viagem, sobre a utilizaçao deste medicamento. Abraços e boas viagens.
Olá Guilherme, muito obrigado pela visita ao canal e pela colaboração nos comentários. Fique sempre a vontade em contribuir. Valeu.
Bacana, ótimas dicas!!! Compartilhar experiência é tudo!!! Obrigado!!!
Feliz que tenha gostado Paulo. Valeu.
Excelentes dicas, obrigado por compartilhar e nos orientar. Grande abraço!
Olá Alex, eu que agradeço pela visita e os comentários. Fico feliz que tenha gostado. Logo vem outros videos com mais dicas. Valeu.
Excelente vídeo! Final do ano vou para o Atacama e essa questão da altitude me preocupa um pouco!
Obrigado. Mas pode ir tranquilo, apenas recomendo mesmo uma visita ao medico para ver se precisa de alguma medicação auxiliar ou ta tudo de boa.
muito boas dicas... em nov/22 faremos Rio - Mendoza - Santiago - Atacama - Salta - Foz - Rio
Show, belíssima viagem, curtam bastante e depois nos conte como foi.
obg, Fritz. esclarecedor. vou voltar pra prancheta, boas motocadas
Obrigado Eduardo. Sucesso no seu projeto. Qualquer duvida escreve ai.
Execelentes dicas, em 2017 fui com meu marido até Cusco, e chegando na Bolívia passei muito mal, dor de cabeça e enjoo intensos, tomei bastante chá de coca, uma canja e no dia seguinte estava ótima, tem a bala de coca que é otimo ter na bolsa, acho que vale a pena tomar o chá, como você disse uns sentem outros não, meu marido não sentido nada.
Obrigado Lucia, feliz que tenha gostado do vídeo e obrigado por compartilhar sua experiência.
Valeu muito as dicas 👏👏👏👏👏
Obrigado pela visita ao canal, fico feliz que que o vídeo tenha contribuído. Valeu.
Olá.
Você tem alguma informação sobre cilindro de oxigênio para compensar a baixa densidade do ar na altitude?
Nunca subi a cordilheira, mas tenho algumas curiosidades.
- É necessário alterar a calibragem dos pneus na alta altitude, já que a pressão do ar lá em cima é menor?
- Conhece alguma técnica para equilibrar a pressão dentro do ouvido com a pressão do ar? Mascar chiclete ou abrir bem a boca bastam?
- Encontrou alguma dificuldade em ligar o motor com temperaturas negativas?
- Usou o óleo de motor com a mesma densidade que usa ao nível do mar, para cruzar a cordilheira, por causa do frio intenso? Já ouviu falar algo a respeito?
Se ainda não faz, considere fazer palestras.
Obrigado.
Olá Paulo, excelentes perguntas. Mas primeiramente obrigado por visitar o canal e assistir os meus videos. Vamos as respostas: Quanto a levar um cilindro de oxigênio, essa é uma pratica que existe sim, mas geralmente é feita quando temos espaço onde leva-los. No caso da moto fica muito difícil carrega-los pelo peso e falta de espaço. Tem um pequenos cilindros emergenciais mas são bem pequenos. Confesso que já vi sim motociclistas levando mas é muito raro. Calibragem dos pneus: Quanto mais alto subimos, maior sera a pressão dos pneus porque haverá menor resistência de ar no ambiente. Então se você calibra o pneu a nível do mar, conforme for subindo essa pressão aumenta. Se vc for medi-las la no alto o pneu estará com uma pressão bem maior. Mas atenção, se a temperatura também for baixando, a pressão também baixa, então uma coisa compensa a outra. Na pratica não costumo recalibrar a pressão dos pneus na altitude. Como curiosidade, a grande maioria dos calibradores de pneus nas cidades de altitude elevada, não possuem o relogio de pressão. É "no olho mesmo" eheheh. Quanto a pressão de ouvido, é outro caso que varia muito de pessoa para pessoa. Eu por exemplo não tenho esse tipo de problema, mas colegas usam o chiclete. Minha esposa usa um remédio chamado "Descongex". Toma ele uns 15 minutos antes de subir ou descer. Quanto a temperatura e o funcionamento do motor, sim a partida fica mais pesada, mas se a bateria estiver boa não há problema, como é gasolina o motor pega fácil. Nunca tivemos problemas para dar partida. Quanto ao óleo, atualmente uso o original BMW que é um óleo muito fino e sintético 5W-40 (ADVANTEC Ultimate), então ele é próprio para temperaturas mais frias. Anteriormente em outros modelos de moto usava o Motul 5000 que é vegetal mas também excelente. Pode usar o recomendado para a sua moto, não é necessário vc colocar um óleo especifico para a altitude ou por causa do frio. Quanto as palestas, sim faço elas, onde tenho duas diferentes. Uma é com dicas para quem nunca viajou de moto para o exterior, onde faço um apanhado geral de tudo que precisa planejado, documentação, dinheiro, seguros, aduana, etc, onde ela dura quase 3 horas. E tenho uma especifica para viagem ao Ushuaia. Mas esse ano devido minha agenda de viagens a trabalho, não estou fazendo elas por falta de conciliação de agenda. Elas são feitas através de empresas ligadas ao motociclismo que me convidam para faze-las aos seus clientes. No meu site tem mais informações sobre isso, segue o link. Grande abraço e espero que as respostas tenham tirado suas duvidas. www.trilheirosonline.com
@@trilheirosonline Obrigado pelas respostas detalhadas. Foram ótimas e fiquei pra lá de satisfeito.
Parabéns pelo excelente canal.
@@paulofelix3586 a disposição. Obrigado pelo registro.
@@trilheirosonline Não por isso. Foi ótimo.
Gostei das informações repassadas de uma forma objetiva e com muita humildade ,valeu irmão. Pretendo ir ao atacama com uma crosser 150.
Olá Fernando Souza, muito obrigado pela visita ao canal e pela mensagem deixada. Fico feliz que tenha gostado do vídeo e ele tenha contribuído com o seu projeto. Pena que não da para postar foto por aqui, mas em 2010 quando fui a primeira vez no Atacama, encontrei dois brasileiros da Bahia que estavam com duas Hondas 150. Então vai de boa, claro que o conforto e o desempenho não são iguais ha uma moto maior mas vc respeitando os limites dela e fazendo uma boa manutenção, ela vai e retorna de boa. Sucesso e depois volta aqui para nos contar como foi sua aventura.
Obrigado pela aula viagei para o peru e Bolívia não sente o mal da atitude
Olá Ronan, que bacana, muito obrigado pelo seu post, fico feliz que tenha gostado do material.
🏍️🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥✊👊
🙌
Olha já passei mal nas cordilheira com tontura cansaço a folha de coca ajuda mas o efeito dela passa rápido sempre tem que ter.
O remédio foi o que me ajudou muiiito!! 2 comprimido ao dia foi ótimo lembrando toma antes de subir 😅😅 cuidado com seu equipamento de frio🥶🥶🥶🥶🥶
Mas é show 🛵🛵 viajar......
Valeu Vagney, obrigado pela contribuição e pela visita ao canal. Grande abraço.
Que remédio?? Nome??
@@alexandreferro4144 no Brasil tem e mais barato não lembro o nome
Nas cidades antes das cordilheiras na farmácia já tem esse remédio pra altitude
@@alexandreferro4144 lembrei Diamox esse é farmácia do Brasil
Obrigado pelas dicas ... e qual seria uma dica sua para o trecho Puerto Maldonado a cuzco ???? Obrigado...
Herobrine obrigado pela visita no canal. Passei nesse trecho em 2012 quando fui a primeira vez no Peru. É um trecho muito lindo mas com muitos desmoronamentos nas cordilheiras. Atravessamos a Amazonia Peruana que é quente e úmida e depois os Andes que chegam a 4.370 metros e muito frio. Pegamos neve em pleno mes de março. Tem um video no canal mostrando isso. A dica que lhe passo é sair muito cedo de Puerto Maldonado que é bem quente. Ja durma abastecido e saia antes do nascer do sol. São apenas 500km ate Cusco mas levamos mais de 12 horas para percorrer o trajeto devido o trecho das Cordilheiras ser muito travado.
Qual a documentação pra ir ao Atacama e o melhor caminho? Pretendo ir numa fazer 250.Muito obrigado.
Olá Vicente Oliveira. Obrigado pela visita ao Canal. Para o Atacama a documentação básica necessária é a moto estar em nome do próprio piloto, CNH para trafegar na Argentina e PID para trafegar no Chile. Muitos vão lhe dizer que a CNH vale no Chile. Oficialmente não, mas alguns policiais da fiscalização fazem vista grossa e aceitam por camaradagem. Se não que correr risco leve a PID que tira pelo site do Detran. Na Argentina é obrigatório o seguro carta verde (tira aqui no Brasil em qualquer seguradora pelos dias que ira ficar por lá) e no Chile o Soapex que tira pela internet também pelos dias que ficara por lá. Não é obrigatório, mas faça um seguro saúde. É muito importante porque o custo de saúde la fora é caro e acredite, volta e meia alguém usa. Na Argentina vale a RG nacional desde que tenha menos de 10 anos de expedição e no Chile Passaporte (aqui a mesma historia da CNH). O caminho é muito simples mas é claro dependera de onde vc sairá do Brasil. A saída mais comum é por Foz do Iguaçu. De la siga pela Argentina pela Ruta 12 ate Corrientes, depois 16, a 9 ate Pumamarca(se puder passe em Salta, vale a pena), a 52 que cortara o deserto dentro da Argentina. Na Fronteira com o Chile ela vira Ruta 27 até San Pedro. Se quiser e deve ir ate a Mão do Deserto, siga pela 23, 25 e 5 ate até Antofagasta e a Mão do Deserto. Tem outros caminhos mas esse é o mais simples. Espero ter respondido. Grande abraço e poste noticias do seu projeto.
Olá
Amigo gostaria de algumas informações, e desde de já eu agradeço!
É. A rota pra São P do Atacama encontra dificuldades sobre combustível, tem muitos postos, o horário que anoitece naquela região, é fácil encontrar pousadas ou hostel ou camp, uma região ou trecho que você aconselha evitar parar ou visitar por motivo de asalto, um povoado ou uma vila ou cidade, pra outra, são muito distantes?
Obrigado pelo vídeo, que não é só de imagens, e sim rico de informações e detalhes, pra uma viagem!
Valeu!!
Duas Rodas, imagino que você esteja se referindo a rota mais simples, que seria entrar por Foz do Iguaçu, Corrientes, Salta e São Pedro do Atacama, correto? Porque há outras mais longas ou alternativas porem requer mais planejamento. Se sim, a situação é a seguinte. A Argentina esta passando por uma crise financeira muito grave. Fica difícil prever o que vai acontecer depois que as fronteiras se abrirem e possamos novamente ir visitar essas regiões. Já chegam relatos de desabastecimento nas regiões do deserto. Então tudo que lhe disser é com base no passado e não no que poderá virar a Argentina. Estive 3 vezes no Atacama e já percorri 4 vezes esse trajeto que mencionei acima. Com relação a segurança relacionado a assaltos ou roubos, nunca tive problemas ou percebi algo que alertasse para um cuidado maior. O que tínhamos eram problemas relacionados a corrupção dos policiais na estrada, principalmente na região do Corrientes e Presidencia Roque Sáenz Peña, que alegavam irregularidades e cobravam propina. Mas isso havia acabado no ultimo governo antes do atual. Agora com a volta da esquerda e da crise, isso pode voltar a acontecer devido a carestia em que as pessoas estão vivendo nas regiões mais remotas. Quanto a combustível, lá no passado haviam problemas sim, porque o posto existia mas não havia combustível, principalmente no Paso de Jama e em Susques que são no deserto, ambos na Argentina. Para contornar, abastecíamos em Tilcara (433km) e levávamos combustível extra na bagagem. No penúltimo governo isso não existia mais, todos os postos tinham combustível. Mas como disse, com a atual crise podemos voltar a ter problemas nessas duas regiões que ficam no centro do deserto. No Chile é mais tranquilo, onde ha postos ha combustível. Um detalhe importante é que entre o Paso de Jama (ultimo posto na Argentina) a São Pedro são 160km dentro do Chile e do Deserto que não tem posto, alias não tem nada, nem água. Então precisa entrar nesse trajeto com combustível suficiente para percorrer o trecho, o qual chega ate 4.850 metros de altitude. Quanto a hospedagem, todas as cidades onde passar haverá algum tipo de hospedagem. O único lugar que realmente não tem nada, é o trecho entre Purmamarca ARG à São Pedro no Chile (411km). Existe um lugar chamado Susques, onde tem até posto de combustível, mas é muito simples, é comum faltar gasolina e não há hotéis, apenas alguns quartos muito simples para alugar. E aqui é deserto puro, então precisa percorrer durante o dia porque a noite o frio torna-se insuportável. Tive pessoas conhecidas que tiveram hipotermia. O maior frio que peguei foi -9 negativos as 9 horas da manha em pleno mês de março. Atenção a isso ok. Mas ja lhe adianto que é uma viagem linda, inesquecível e não é complicada de fazer, precisa apenas estar atento a esses detalhes. Espero que em breve você possa faze-la e volte aqui para nos contar.
@@trilheirosonline amigo muito obrigado pela atenção, pelas dicas, um bom Conselho,uma cartilha que eu preciso, mais uma vez, obrigado!
@@vaga-lumedebr4461 a disposição, qualquer coisa escreve. No meu site tem mais informações, segue o link. www.trilheirosonline.com
Olá Fritz ! Muito bom seu vídeo, realmente são pontos negligenciados que podem custar muito caro para o motociclista. Uma pergunta: Qual capa de chuva você recomenda ? Já testei modelos de PVC e Nylon, procuro algo eficiente, essa vermelha que mostrou no vídeo, qual é?
Ola Raphael, obrigado pela visita e pela mensagens. Feliz que o vídeo esteja ajudando. Fazem uns 6 anos que estou usando o conjunto da BMW. Infelizmente aqui no Brasil tem um custo elevado mas é muito boa. Ja fui até para o Ushuaia com ela e suporta bem, tendo a vantagem de ser muito leve e ocupa pouco espaço na bagagem. Estou testando uma da Givi Premium que tem material parecido mas até o momento não posso afirmar se tem a mesma eficiência.
Excelente vídeo, já viajamos pra altitude e não tivemos nenhum problema, e estamos planejando outra viagem ao Perú, passando pela Bolívia.
Qual seu conselho sobre a Bolívia, é arriscado? Quais cuidados a serem tomados?
Olá Mineiros da Estrada, ja fiz duas viagens a Bolívia, uma em 2016 entrando por Corumbá, atravessando todo o País até o Peru e outra em 2019 entrando pela Argentina e indo até o Salar do Uyuni, inclusive com as esposas na garupa. Foram épocas diferentes, mas não tivemos nenhum problema. Apenas o combustível requer planejamento porque não são todos os postos que abastecem estrangeiros. Vou deixar 4 links pra ti sobre o assunto, todos de minha autoria. O primeiro e o segundo é do meu site onde relato como foi a minha experiência por lá e os outros dois são das playlists com o filme das duas viagens ok. Sucesso e qualquer coisa escreve ai.
www.trilheirosonline.com/bolivia
www.trilheirosonline.com/peru2016 (via Bolivia)
th-cam.com/play/PLaGlbKMgxWbxEnnqy9e4WMf8X0JE2ZA1B.html
th-cam.com/play/PLaGlbKMgxWbw8e5rWsndLcxxHu74Yi2Z8.html
Muito obrigado pela atenção e vou assistir os filmes indicados.
é possivel ir ushua e depois atacama na mesma tocada? caso sim .qual seria o roteiro???
Eduardo, sim é possível, mas vai requerer muitos dias porque tem muita coisa bonita para vc visitar ao longo do caminho. Para seguir ao Ushuaia vc desceria a Ruta 5 até Temuco no Chile. De lá vc começa a ter varias opções, em cada uma serão atrações diferentes. A primeira eu diria que seria atravessar para a Argentina passando por Pucon, visitando o Vulcão Villarica.
Mais abaixo tem Osorno, entrando na 215 e seguindo até Villa la Angostura e Bariloche e depois pegando a Ruta 40.
Mas se preferir poderá ir via a primeira parte da Carretera Austral, entrando em Puerto Montt e seguindo até Perito Moreno e depois pegando a Ruta 40 na Argentina. Enfim, são dezenas de opções. Para cada uma o ideal seria fazer uma viagem diferente, como venho tentando fazer nos últimos 10 anos, mas se vc preferir fazer em uma perna só, recomendo planejar bem para poder se encaixar no numero de dias que possui. Há trechos que vc leva mais de 12 horas para percorrer menos de 300 km dependendo da época do ano.
No canal tenho vários videos mostrando viagens que fiz por alguns desses trajetos ok. Sucesso.
Você comentou que já viajou com moto carburada. Sentiu muita diferença entre carburada e injetada no frio e na altitude? Dá pra ir de boa com uma moto carburada?
Carlos, sim viajamos com uma XT600 carburado ao Atacama. Sim da muita diferença, a XT não conseguia passar dos 80km/h por falta de ar no sistema. O certo seria regular a entrada de ar do carburador. Porém isso requer conhecimento e também teria que fazer o inverso quando saísse da altitude. Optamos em ter paciência e rodar na velocidade que ela conseguia fazer. Já encontrei muita gente com Moto carburador na Cordilheira, então dá pra ir mas vc irá necessitar ter muita paciência e não forçar a moto. Ideal mesmo seri uma já com injeção que consegue compensar um pouco a taxa correta de oxigênio, mas também sente um pouco.
Olá Fritz! Muito bom o vídeo!
Você acha que vale a pena levar aqueles cilindros de oxigênio pequenos?
Olá Jose, fico feliz que tenha gostado. Particularmente não. Ocupa muito espaço, peso elevado e seria apenas para poucos minutos.
Em outubro deste ano, irei ao Atacama e depois descer para o Ushuaia.
Iremos em 2 motos, o caminho que faremos será: entrada por Foz do Iguaçu, monte queimado, salta e depois San Pedro de Atacama, vc poderia me informar qual o melhor trajeto " bonito " de salta ao Atacama?
Olá, obrigado por visitar o canal. Ha duas formas de ir de Salta para San Pedro, uma via o Paso de Jama que é o mais tradicional, feito por asfalto e atraves do Paso de Sico. Ambos belos mas cada um com a sua caracteristica. Se é a sua primeira vez va pelo Paso de Jama, onde vc podera conhecer os famosos Caracoles Argentinos. Mas para isso vc precisa sair de Salta e ir em direção a Purmamarca. Antes de entrar no trevo dessa cidade na Ruta 52, de um pulo pela Ruta 9 até Tilcara. é um lugar muito legal para passar um dia. Saindo de Salta vc tem duas opções, uma é voltar no trevo e pegar a Ruta 34 ou continuar pela 9. A diferença é que pela 34 é mais longe porem bem mais rapido porque é uma rodovia normal. Pela 9 vc ira pegar o primeiro trecho pela antiga rodovia que na verdade se parece com uma "ciclovia" de tão estreita. Mas vale a pela, muito bonita. Mas fique atento porque é um trajeto muito estreito e perigoso devido as muitas curvas que não podem avisar os carros que vem no sentido contrario. Cuidado com o horario de saida de Salta. Não saia tarde sob pena de chegar la no deserto muito ao final do dia, e ai o bicho pega com a temperatura muito baixa ok. Sucesso no projeto. Esse meu video mostra o trajeto de forma invertida, saindo de San Pedro em direção a Salta th-cam.com/video/qFudtR5acUk/w-d-xo.html
@@trilheirosonline muito obrigado meu amigo, já vou estudar as suas dicas, vou assistir o vídeo.
Mais uma vez, muito obrigado, vc é muito humilde.
A disposição, qualquer duvida posta ai.
Será que dá pra subir 5 mil metros de altitude em uma cg 125 ??
Olá Felipe. Sim da para subir, já encontrei diversos motociclistas com 125 na Cordilheira. Mas tem alguns detalhes importantes. Mesmo com injeção eletrônica ela vai perder potencia, então não adianta forçar, precisa seguir com tranquilidade para não forçar demais o motor e ficar na mão. Mas vai sim. Outro detalhe muito importante. Com uma moto de menor potencia, vc acaba levando mais tempo para faze os deslocamentos. Então se planeje bem com o tempo de deslocamento, evitando ficar na estrada depois do por do sol. Independente da época do ano, a noite na Cordilheira faz muito frio, praticamente não há pessoas transitando e existe o risco de ter uma hipotermia. No demais, só alegria.
@@trilheirosonline
Pilotar à noite na Argentina de uma forma geral tem o risco adicional causado pelo número elevado de animais junto às rodovias.
No chaco e nos altiplanos se vê de tudo...porcos, cavalos, cabras, burros e alpacas de monte.
@@luizrobertoosoriobaum815 perfeito, isso mesmo. Estive nove vezes na Argentina e sempre vejo animais na pista. E cada região tem os seus em específicos. Na verdade nada diferente do Brasil. Se viajarmos pelo Norte ou Nordeste existe um grande perigo dos Jegues(Jumentos) soltos nas pistas. NO Centro Oeste são as capivaras e antas (essas são um perigo mesmo, principalmente ao final do dia). Ja viajei muito a noite mas hj em dia só em carater de extrema exceção mesmo.
Aguardando a liberação do vídeo ..
Daqui a pouco vai ao ar. Obrigado por visitar o canal. Qualquer duvida é só perguntar.
Boa noite. Todo com medo da polícia. Dizem que inventam multas e nos obrigam a pagar na hora. Se não pagar prende a moto.. Fora isso tem a "contribuição". Sou pobre e tô juntando dinheiro pra ir. Se eu tiver que dar contribuição toda vez que for parado, o dinheiro da viagem vai acabar. Presumo que serei parado várias vezes. O senhor foi parado?
Pedra City, obrigado pela visita ao canal. Viajo de moto a mais de 30 anos e nos últimos 10 anos venho viajando todos os anos para os países vizinhos. Apenas 2020 falhou por causa da pandemia. Foram ao todo 11 viagens internacionais. Então falarei sob a minha experiência ok. Em todos esses anos me foi pedido 3 vezes uma "contribuição" ou "regalo" no espanhol. Em 2010 no norte da argentina, em 2012 na fronteira do Brasil com o Peru e em 2016 em uma barreira policial. Em nenhum dos casos foram inventados situações, alegando que eu tenha feito algo de errado e que aplicariam multas. Em 2 casos foram pedidos abertos de ajuda financeira e em um deles na Bolívia alegaram ser uma taxa para autorizar o transito da moto no país. Sabemos que não existe isso, a partir do momento que se autoriza um veiculo a entrar no país não se pode cobrar nada sobre o serviço. Não são em todos os lugares que existe isso nem em todas as regiões, me parece que acontece mais em lugares remotos ou pobres onde existe muita carência. Chile e Uruguai por exemplo, jamais tive problemas. No passado contava-se muitas histórias sobre isso mas nos últimos anos tinha acabado porque a economia corria bem nos países vizinhos. Agora com a pandemia e a resseção, temo que isso realmente pode voltar. Mas é importante reforçar que muitas situações acontecem porque os brasileiros vão para os países vizinhos e querem pilotar como pilotam aqui no Brasil, ou seja, cheios de irresponsabilidade. Se você anda certo, dentro das leis e com todos os itens obrigatório sendo cumpridos, a lei te favorece e você pode questionar. Agora se abusa da velocidade, ultrapassa, transita ou estaciona onde não pode, abre brechas para ser parado. Então é isso, espero ter contribuído.
@@trilheirosonline obrigado
Eu vou dar uma mascadinha
Obrigado pela visita ao canal.
Altitude não é o problema. O pior são os policiais te extorquindo e você não ter a quem recorrer.
Olá Robson, obrigado pela visita ao canal. Uma pena vc ter tido esse tipo de experiência ruim nos nossos países vizinhos. Acredito que eu tenha tido sorte nas minhas viagens durante esses anos todos. Também já ouvi falar muito disso mas graças a Deus conosco não tivemos problemas assim. Espero que na sua próxima viagem não volte a ter o mesmo tipo de problema. Abraço.