Gostei muito do seu vídeo. Também sou professora e achei muito bem explicado. Você se preocupa em explicar o motivo e não apenas a mera substituição de dados em fórmulas sem sentido. Show de bola. Parabéns, professor.
É porque ele estava calculando a variância populacional. Se você dividir por "n-1", você terá a variância amostral (para quem está analisando dados provenientes de amostras). Se você dividir por somente "n", você terá a variância populacional (para quem está analisando dados provenientes de população).
Grande Mestre. Qual medida de dispersão utilizar ao avaliar médias de gols de uma equipe X outra? A 0X0, 0X1, 1X0, 0X2, 6X0 B 2X1, 1X3, 1X0, 2X0, 1X1 Mesmo numero de gols, mesma média, DP são diferentes... grato
não. esse seria o caso se a variância calculasse o “quadrado da soma”, mas, no caso, é calculada a “soma dos quadrados”, então não é possível usar essa propriedade
O "n-1" é referente a uma amostra da população e apenas "n" é a representação de toda a população. Variância amostral/desvio padrão amostral: é uma porção de população total. ex: Para determinado estudo com uma população de 100 pessoas, só foi possível coletar os dados de 10 pessoas para a pesquisa. Logo, o calculo será em cima do "n-1"
Explique, de forma sucinta, por que é necessário o cálculo das medidas de dispersão nos estudos? Para avaliar a variabilidade, é necessário que todas essas medidas sejam calculadas?
Vi que outros professores nao usam o resultado dos desvio dividido por N - 1 mas sim fazem dividido pela quantidade de desvio, os 2 jeitos estao certo? Os resultados do desvio padrao geralmente dao proximos
A divisão por simplesmente "n" (quantidade de desvios) é a formula para calcular o desvio padrão populacional. Dividindo por "n-1", obtém-se o desvio padrão amostral.
Não entendi o resultado 8 - 8,5 ser 0,25, na minha conta deu 0.5², e outra, mesmo que fosse 0.25 mesmo e 2.25, a variânca não deveria ser 0,25²+2,25²+0,25²+2,25² / 3 = 10.25 / 3 =aprox 3.42
(8 - 8,5)ˆ2 = 0,25, pois 0,5ˆ2 é igual a 0,25. Ou seja, no vídeo, já coloquei direto o resultado desvio ao quadrado. Mais um exemplo: (10 - 8,5)ˆ2 = (1,5)ˆ2 = 2,25. Consegui explicar?
Tentem assistir primeiro esse vídeo: th-cam.com/video/xFxNZdJo7wg/w-d-xo.htmlsi=ZpXOwrY8aKHEiVPg No vídeo do link, vocês entenderão o que é uma medida de dispersão de dados. Depois, voltem para esse vídeo para aprender diferentes maneiras de calcular a dispersão de dados. Vamos ver se agora vai dar certo ;)
porque que no final o desvio padrao deu menos q a variancia? ta errado cortar esse 2 que ta elevando o 1,67 com a raiz quadrada e ter como resultado do desvio padrão 1,67? alguém pode me tirar essa dúvida?
Oi Alice! O resultado do desvio padrão foi menor que o da variância porque foi feita a Raiz Quadrada do valor da variância para se chegar no desvio padrão. No exemplo, a variância foi 1,67, e aplicando uma Raiz Quadrada ao valor de 1,67, obtivemos o desvio padrão que foi 1,29. Esclareceu? :)
Se colocarmos os dados em forma crescente, os números centrais são 8 e 9, soma os dois e divide por 2, ficando assim: 8+9=17. 17/2= 8,5. O resultado será o mesmo, Média 8,5 ☺️ outra maneira de acharmos a Média 🤗
"X" representa o valor e o "i" representa o primeiro valor até último valor do conjunto de dados. Vou dar um exemplo: se os seus dados são números aleatórios como 22, 35 e 49, você tem três Xi. Ou seja, seja tem X1, X2 e X3, que são respectivamente o 22, o 35 e o 49. No exemplo, temos três números. Agora, se usarmos outro conjunto de dados, com, por exemplo, sete números, o Xi significa X1, X2, X3, X4, X5, X6 e X7. "X" é o valor, e o "i" (que vem do nome iteração) representa a quantidade de valores do conjunto de dados em que a fórmula será aplicada. No caso do exemplo do vídeo, Xi é igual a X1=8, X2=7, X3=9 e X4=10. Consegui explicar?
@@guisilva6251 caraca que loucura, 4 anos o vídeo e isso que você falou ontem é exatamente a minha dúvida, vi aqui que tem fórmula com n-1 e só n, agora vou ter que ver os conceitos de amostra e população e qual encaixar em cada questão de concurso
Existem duas variâncias que podem ser calculadas: a variância amostral ou a variância populacional. Quando você trabalha com uma parcela da população (um pedaço do todo), deve aplicar a fórmula da variância amostral, que é dividida por n - 1. Quando você trabalha com toda a população, deve aplicar a fórmula da variância populacional, que é dividida por apenas n.
A divisão por "n" representa o cálculo da variância populacional, e a divisão por "n -1" o cálculo da variância amostral. No vídeo, apresentei o cálculo da variância amostral por ser mais comum trabalharmos com amostras do que com população. Mas é preciso olhar cada caso. Grande abraço!
@@escolax3175 A variância populacional é definida denominador n. Já a variância amostral é definida por denominador n-1. Se fosse um desvio padrão populacional seria: σ² = √ (x1−X)²+(x2−X)²+ ... + (xn−X)² /n √ (8−8,5)² +(7−8,5)² +(9-8,5)² +(10-8,5)² /4 √ 0,25+2,25+0,25+2,25 /4 √5/4 √ 1,25 ≅1,12
@@escolax3175Sim, mas não podemos considerar como mesma unidade de medidda. cm é medida de comprimento, cm² é medida de área. se sua medida é de comprimento sua variância é de área.
@@guisilva6251 , amostra é uma parte do todo. População é o todo. Vamos supor que você queira estimar a variância da altura dos brasileiros. Se você medir todos os brasileiros (+ de 200 milhões atualmente), e calcular a variância usando todos os valores (+ de 200 milhões), você estará trabalhando com a população. Se você medir apenas uma parcela dos brasileiros (uma parte da população), estará trabalhando com amostra.
Tente assistir primeiro esse vídeo: th-cam.com/video/xFxNZdJo7wg/w-d-xo.htmlsi=ZpXOwrY8aKHEiVPg Nesse vídeo do link, você entenderá o que é uma medida de dispersão de dados. Depois, você volta para esse vídeo para aprender diferentes maneiras de calcular a dispersão de dados.
Esta errado desde o começo , a média nao é 8,5 e sim 9,5 façam de novo a conta e percebam q o calculo errado da media modifica todo o final das respostas 🤔🤔 a fórmula ate ta certa porem os resultados deram errado
Agradeço o comentário, sempre são bem vindos para ajudar o canal e as pessoas :) Mas nesse casso, se você calcular a média de novo, verá que de fato é 8,5. Veja: (8+7+9+10)/4 = 8,5.
Gustavo: sua capacidade de ensinar e sua competência são imensas....mas, eu já sabia....
Parabéns Gustavo! Excelente conteúdo e explicações!!
Essa aula na planilha seria show de bola! E nos fale sobre o pq da elevação do quadrado na formula da variância.
Parabens pela aula
Gostei muito do seu vídeo. Também sou professora e achei muito bem explicado. Você se preocupa em explicar o motivo e não apenas a mera substituição de dados em fórmulas sem sentido. Show de bola. Parabéns, professor.
Obrigado Ádria!
Obrigada, professor! Agora sim aprendi o que parecia ser muito mais difícil.
Ótima aula! Rápida e clara...
Muito obrigado, extremamente explicativo e simples de entender, exemplo de método para outros professores.
Muito bacana, aula simples e concisa.
Muito bom! 👏
com um professor desse fica fácil prestar atenção 🥵
meu deuuus, esse vídeo me ajudou demais para entender o conteúdo, muito obrigadaa.
Aula muito boa e didática! Parabéns pela aula!
Muito bem explicado, obrigado
Parabéns professor , você explica muito bem.
Obrigado :)
Que didática maravilhosa!! 👏👏👏👏
gostei dessa aula mim ajudar muito ❤❤❤
Obrigada Gustavo, agora estou preparada pra prova amanhã
Show de bola!
Valeu pela aula
Aula muito explicativa.
arrasou! ótima aula
Obrigada pelo vídeo, me ajudou muito, fiquei tensa quando vi essa fórmula :´)
Tou a gostar mesmo, muito obrigada professor. Abraço e beijinhos.
Amei tirei minha dúvida estou esclarecida
se o conhecimento nao leva a humildade , nao é conhecimento de verdade...
Em outro vídeo de outro professor, ele não usava (n-1) na fórmula da variância. Ao invés disso ele usava apenas "n".
É porque ele estava calculando a variância populacional. Se você dividir por "n-1", você terá a variância amostral (para quem está analisando dados provenientes de amostras). Se você dividir por somente "n", você terá a variância populacional (para quem está analisando dados provenientes de população).
Excelente didática
Show. Pronto para a prova.
uauuu amei a aula nova seguidora
Obrigado :)
Grande Mestre.
Qual medida de dispersão utilizar ao avaliar médias de gols de uma equipe X outra?
A 0X0, 0X1, 1X0, 0X2, 6X0
B 2X1, 1X3, 1X0, 2X0, 1X1
Mesmo numero de gols, mesma média, DP são diferentes...
grato
Bom dia, por que a média deu 8,5 ? se 34/4 seria 8. Apropósito, muito boa a aula !
Olá! 34/4 é 8,5. Acredito que, por algum motivo, você deve ter dividido 32 por 4, certo? Se eu estiver certo, ai sim, o resultado é 8. Grande abraço!
Muito bom! Parabéns
Obrigado, agradeço de coração 🙏🏻
Otima aula
Fala Professor, no caso do Desvio Padrão, o correto não seria ''cortar'' o 2 do expoente pelo 2 da raiz e o resultado ser apenas 1,67 não?
não. esse seria o caso se a variância calculasse o “quadrado da soma”, mas, no caso, é calculada a “soma dos quadrados”, então não é possível usar essa propriedade
Só não entendo pq do "n-1". No slide do meu professor aparece uma fórmula idêntica, mas só "n".
O "n-1" é referente a uma amostra da população e apenas "n" é a representação de toda a população.
Variância amostral/desvio padrão amostral: é uma porção de população total.
ex: Para determinado estudo com uma população de 100 pessoas, só foi possível coletar os dados de 10 pessoas para a pesquisa. Logo, o calculo será em cima do "n-1"
Brilhante ❤
Explique, de forma sucinta, por que é necessário o cálculo das medidas de dispersão nos estudos? Para avaliar a variabilidade, é necessário que todas essas medidas sejam calculadas?
th-cam.com/video/xFxNZdJo7wg/w-d-xo.html
Boa tarde á todos .p mim hoje é o primeiro dia , preciso mesmo de começar p melhor entendimento 👏
Parece a parede da minha casa, até essa parede do lado rsrs
Vi que outros professores nao usam o resultado dos desvio dividido por N - 1 mas sim fazem dividido pela quantidade de desvio, os 2 jeitos estao certo? Os resultados do desvio padrao geralmente dao proximos
A divisão por simplesmente "n" (quantidade de desvios) é a formula para calcular o desvio padrão populacional. Dividindo por "n-1", obtém-se o desvio padrão amostral.
Não entendi o resultado 8 - 8,5 ser 0,25, na minha conta deu 0.5², e outra, mesmo que fosse 0.25 mesmo e 2.25, a variânca não deveria ser 0,25²+2,25²+0,25²+2,25² / 3 = 10.25 / 3 =aprox 3.42
(8 - 8,5)ˆ2 = 0,25, pois 0,5ˆ2 é igual a 0,25. Ou seja, no vídeo, já coloquei direto o resultado desvio ao quadrado. Mais um exemplo: (10 - 8,5)ˆ2 = (1,5)ˆ2 = 2,25. Consegui explicar?
Gostei bastante! Só acho que faltou um "quadrado" na unidade da variância (cm^2).
Obrigado!
A amplitude pode ser calculada através da razão entre o desvio padrão e a média aritmética.
Gostaria de ter essa aula para mim
da a aula mostrando o software
Vou sim 👍. Fica inscrito no canal pra ser notificado. Na próxima aula vou usar um software muito legal 😊
Gostaria que sua explicação fosse no stata
que homem lindo. difícil de concentrar na aula desse jeito lkkkkkkkkkkkkkkk
Vai chupar uma laranja para baixar esse fogo infantil e vulgar
@@maxleahy5314 Nossa pivêdasss
da onde vc tirou o 8,5
pelo que eu entendi, ele fez a média dos números
Média = soma de todos os elementos dividido pela qtde de elementos = 8+7+9+10 = 34/4 = 8,5
Pq quando tirou a nota lá e a média deu 0,25 não seria 0,5?
O resultado é 0,5 quando não está ao quadrado. Pode notar que a resposta final se dá ao quadrado, logo (0,5)² = 0,25
Quero muito a explicação dos quadrados dos desvios!
Para que a soma dos desvios não seja igual a zero. Se não elevar ao quadrado os desvios, a soma dos desvios sempre será igual a zero ;-)
@@escolax3175 Me sinto naquele meme "Agora tudo faz sentido."
Essa aula é pra quem ja tem uma base, não é pra quem esta começando. Eu mesmo não entendi nada.
Real
Pensei que fosse só eu, só entendi o cálculo da amplitude.kkk
Também não gostei da explicação, não entendi nada.
Tentem assistir primeiro esse vídeo: th-cam.com/video/xFxNZdJo7wg/w-d-xo.htmlsi=ZpXOwrY8aKHEiVPg
No vídeo do link, vocês entenderão o que é uma medida de dispersão de dados. Depois, voltem para esse vídeo para aprender diferentes maneiras de calcular a dispersão de dados. Vamos ver se agora vai dar certo ;)
Quero saber de fórmula de desvio medio
Top 😀
Onde fica o x1?
O Xi é cada um dos valores do conjunto de dados. No caso, o 8, 7, 9 e 10.
Boaaaaa
pq tem formula sem n-1
Tem fórmula que é dividida só por N, pois se trata do cálculo para população, e não amostra 👍
porque que no final o desvio padrao deu menos q a variancia? ta errado cortar esse 2 que ta elevando o 1,67 com a raiz quadrada e ter como resultado do desvio padrão 1,67? alguém pode me tirar essa dúvida?
Oi Alice! O resultado do desvio padrão foi menor que o da variância porque foi feita a Raiz Quadrada do valor da variância para se chegar no desvio padrão. No exemplo, a variância foi 1,67, e aplicando uma Raiz Quadrada ao valor de 1,67, obtivemos o desvio padrão que foi 1,29. Esclareceu? :)
Gostava de saber porque que consideram o 8 como media
na verdade 8,5, é a media aritmética dos valores ( 8+7+9+10)/4
Exato!
Se colocarmos os dados em forma crescente, os números centrais são 8 e 9, soma os dois e divide por 2, ficando assim: 8+9=17. 17/2= 8,5. O resultado será o mesmo, Média 8,5 ☺️ outra maneira de acharmos a Média 🤗
@@nisebarrosnão, isso que você falou é a MEDIANA, é diferente!
Prof pq a média deu 8.5???????
(7 + 8 + 9 + 10) / 4 = 8,5.
Ou seja, é a média do conjunto de dados. Você soma todos os valores e depois divide pela quantidade de valores somados.
a amplitude nas medidas de disperção não é "h"?
Voce parece aquele ator da globo
Kkkkkk qual?
Oq seria Xi da variância que voce nao usou na fórmula?
Xi é o valor da variável. No caso ali X1=8.
(X1-média)^2+(X2-média)^2……
"X" representa o valor e o "i" representa o primeiro valor até último valor do conjunto de dados. Vou dar um exemplo: se os seus dados são números aleatórios como 22, 35 e 49, você tem três Xi. Ou seja, seja tem X1, X2 e X3, que são respectivamente o 22, o 35 e o 49. No exemplo, temos três números. Agora, se usarmos outro conjunto de dados, com, por exemplo, sete números, o Xi significa X1, X2, X3, X4, X5, X6 e X7. "X" é o valor, e o "i" (que vem do nome iteração) representa a quantidade de valores do conjunto de dados em que a fórmula será aplicada. No caso do exemplo do vídeo, Xi é igual a X1=8, X2=7, X3=9 e X4=10. Consegui explicar?
Ué, a variância não a média da soma dos quadrados dos desvios?
A variância é: soma dos desvios ao quadrado / n-1
Sim e muitos
A formula da variância realmente divide por "n-1" ?
Estou estudando para concurso e na resposta correta só foi dividido por "n"
parece que o desvio padrão de uma amostra é com o "n-1" e de uma população será apenas o "n"
@@gabrielawietizkoski789, como vou saber quando é amostra ou população? A questão que resolvi era sobre dinheiro kkkk
@@guisilva6251 caraca que loucura, 4 anos o vídeo e isso que você falou ontem é exatamente a minha dúvida, vi aqui que tem fórmula com n-1 e só n, agora vou ter que ver os conceitos de amostra e população e qual encaixar em cada questão de concurso
@@guisilva6251 sei nn cara kakakak eu só sei que é assim akakakak
Existem duas variâncias que podem ser calculadas: a variância amostral ou a variância populacional. Quando você trabalha com uma parcela da população (um pedaço do todo), deve aplicar a fórmula da variância amostral, que é dividida por n - 1. Quando você trabalha com toda a população, deve aplicar a fórmula da variância populacional, que é dividida por apenas n.
👏👏👏
gostaria
No meu livro a variância é calculada dividindo por "n " e não "n-1", sabe me explicar o pq?
A divisão por "n" representa o cálculo da variância populacional, e a divisão por "n -1" o cálculo da variância amostral. No vídeo, apresentei o cálculo da variância amostral por ser mais comum trabalharmos com amostras do que com população. Mas é preciso olhar cada caso. Grande abraço!
@@escolax3175 A variância populacional é definida denominador n. Já a variância amostral é definida por denominador n-1. Se fosse um desvio padrão populacional seria:
σ² = √ (x1−X)²+(x2−X)²+ ... + (xn−X)² /n
√ (8−8,5)² +(7−8,5)² +(9-8,5)² +(10-8,5)² /4
√ 0,25+2,25+0,25+2,25 /4
√5/4
√ 1,25
≅1,12
@@ReneGarciaaa , show!!
pq os desvios precisam ser elevados ao quadrado?
Para que a soma dos desvios não seja igual a zero. Se não elevar ao quadrado os desvios, a soma dos desvios sempre será igual a zero ;-)
Correção: A unidade de medida da variância NÃO é a mesma do dado original!!!
Unidade de medida original da variável ao quadrado?
@@escolax3175Sim, mas não podemos considerar como mesma unidade de medidda. cm é medida de comprimento, cm² é medida de área. se sua medida é de comprimento sua variância é de área.
Nossa que professor gato, putz
pq 7 - 8,5 = 2,25?
Aliás, amei a aula!
Oi Ana, tudo bem? 7 - 8,5 é igual a - 1,5. Mas como o -1,5 está dentro do parênteses, elevado ao quadrado, fica 2,25. Ou seja, (-1,5)^2 = 2,25. 🙂
E quando amplitude tem - 20
Amplitude é sempre um valor em módulo ou seja não tem sinal positivo ou negativo, só representa um intervalo
Por que n-1?
Porque é um calculo de amostra, se fossemos calcular uma variância populacional, ser somente "n" no denominador.
@@gustavopolycarpo7976como assim "de amostra", você pode explicar a diferença, por favor?
@@guisilva6251 , amostra é uma parte do todo. População é o todo. Vamos supor que você queira estimar a variância da altura dos brasileiros. Se você medir todos os brasileiros (+ de 200 milhões atualmente), e calcular a variância usando todos os valores (+ de 200 milhões), você estará trabalhando com a população. Se você medir apenas uma parcela dos brasileiros (uma parte da população), estará trabalhando com amostra.
Porque 8,5?
É a média do conjunto de dados. Veja: (8+7+9+10)/4 = 8,5.
Pra mim foi igual ouvir japonês falando.😅
Tente assistir primeiro esse vídeo: th-cam.com/video/xFxNZdJo7wg/w-d-xo.htmlsi=ZpXOwrY8aKHEiVPg
Nesse vídeo do link, você entenderá o que é uma medida de dispersão de dados. Depois, você volta para esse vídeo para aprender diferentes maneiras de calcular a dispersão de dados.
Sou burro
Rsrs, claro que não
o/
Esta errado desde o começo , a média nao é 8,5 e sim 9,5 façam de novo a conta e percebam q o calculo errado da media modifica todo o final das respostas 🤔🤔 a fórmula ate ta certa porem os resultados deram errado
Agradeço o comentário, sempre são bem vindos para ajudar o canal e as pessoas :) Mas nesse casso, se você calcular a média de novo, verá que de fato é 8,5. Veja: (8+7+9+10)/4 = 8,5.
Liah, como você pôde errar a conta mais fácil do vídeo?? Hahaha...
@@eduardofernandodias3101 kkkk
aula ruim
Como poderia melhorar? 😊