Excelente entrevista, acho que já assisti umas 20 vezes e nunca me canso.... esse Calligaris sempre será um ícone não só da psicanálise ou psicologia em geral, mas para todos que apreciam conhecimento..... PS.: gente... como essa Ana Weiss é linda... Gzus amado... muito bonita.... 🙈😍
Como a história de vida molda um sujeito. No caso do Contardo, um ser brilhante - ele ilumina , quer aceitemos ou discordemos de suas ideias- que não se deu por acaso : a influência do pai médico (um visionário sem se preocupar com o futuro ao fazer um hospital-dia psiquiátrico na própria residência, ele cardiologista e provavelmente no período da ou pós 2a Guerra- as experiências em Paris Foucault, Lacan , as tantas figuras femininas de sua vida , Milão, Nova Iorque, Porto Alegre e finalmente (talvez!!) São Paulo!. Enfim , um privilégio termos esse cara entre nós (na TV , livros, colunas de jornal) . E nem faz o menor esforço para ser midiático. Simples assim. Comme il faut! Bravo!!!
Só conheci esse homem porque ele morreu. Seu epitáfio, glorificado em todos os jornais, me motivou conhecê-lo. E agora ele me acompanha diariamente. Nesse momento tão fora da casinha, Cottardo representa meus saberes e quase todos os meus sentidos. Foi uma sorte tê-lo na história contemporânea brasileira. Um conteudista iluminado. Já tenho saudades dessa luz na construção da possibilidade de um futuro extraordinário. Novos jovens terapeutas: espelhai-vos!!!
Vc faz muita falta , aprendi e aprendo muito com vc , principalmente a simplicidade e a maneira como vc via a vida , o sentido da vida . Nossa !! Sinto muito ! Deus guarde vc no amor dEle!
O que eu mais amava no Contardo era sua visão da vida. Do mal-estar que sentia por esta neurose de que todos temos que ser muito felizes o tempo todo. Assim como ele, eu não quero uma vida feliz. Quero uma vida interessante. E, a vida dele foi muito interessante. Solidarizo-me com todos os seus familiares e a Contardo Calligaris suplico ao Deus Todo-Poderoso: Requiem æternam dona ei, Domine. Et lux perpetua luceat ei. Requiescat in pace. Amen.
Contardo, agora você vai poder entender um pouco melhor os mistérios do outro lado! Um dia faremos essa viagem de volta, também! Para nós que ficamos, sua partida que vai nos deixar muitas saudades! Vamos ficar matando a saudade da sua presença com suas colunas na Folha, entrevistas, seus livros e a série PSI! A HBO bem que poderia lançar em DVD a série PSI! É muito boa e que deveria estar mais acessível ao público em geral! Boa sorte amigo! Vá em paz!
Uma lástima perder um grande pensador como foi Calligaris. Aprendo muito com ele. E, o PSI foi uma excelente série.. Trouxe um novo olhar para à saúde mental.❤
Nesta entrevista fica tão claro o quanto esse apresentadorzinho já era curto. Hoje ele não deixa mais qq dúvida. Aqui, ele conseguia se esconder por trás dos profissionais, muitos excelentes, que estavam na bancada. Mas pela abertura, infeliz, que ele faz, já deixa claro o quanto ele é pequeno. Enfim, felizmente o Contardo era o foco da entrevista. Que ele continue sendo gigante, onde quer que esteja! Vá em paz, querido.
Contardo Calligaris estuda o ser humano como um todo; sabe que o indivíduo é propenso a cometer atos bons ou maus, conforme sua conveniência e convivência. Somos mortais, e isto está na nossa condição física. O sentido verdadeiro da vida é lutar pela sobrevivência.
Adoro a maneira como ele começa a responder uma pergunta dizendo: "escuta...". Quanto ao fato do sujeito coletivo ser capaz de tudo, infelizmente é verdade. Isso ficou mais evidente no Brasil a partir das eleições de 2018.
Entrevista interessante. Pena que o tempo foi curto e algumas falas precisaram ser abreviadas. Mas gostei muito de conhecer um pouquinho a vida pessoal do entrevistado (sua infância com pessoas com transtornos psicológicos) e o seu histórico com a Itália e com questões de pensamentos de massa/coletivos. Achei muito bem ponderada a fala sobre a importância da diversidade e sobre ouvir lados diferentes daqueles que tenho. Enfim... Muito bom.
Eu fiquei curiosa em saber quais seriam as reflexões que o Contardo imaginou após a viagem a Munique e os lugares por onde Hitler passou. Estou triste comigo mesma em só ter assistido essa entrevista dele após seu falecimento.
...perdemos um grande tradutor dos sentimentos, das dúvidas pelas dúvidas e um romancista no ato de escrever ...e diante de tantos lugares no mundo!...decidiu ficar no BRasil....obrigado Contardo.....
Também não gostei da entrevista, apenas amenidades... uma das poucas partes interessantes é quando começaram a falar da angústia... Adoro o convidado e os profissionais da área da psicanálise e filosofia, mas para mim, o mais completo psicanalista brasileiro foi o Rubem Alves...
Cheio de conteudos vitais. Espelho para um.Pais ! & compania - traduz ! E assim por diante...a conquusta da verdadeira expressao o maior investimento Confio no amadurecimento do brasil
Contardo Calligaris maravilhoso. Agora: o apresentador do Roda Viva que decadência... Depois de apresentar esse programa respeitável foi se vender ao bolsonarismo na Jovem Pan. 🤦🏽♀️
Era pra ser um programa de entrevista, mas tá parecendo um jabá imenso sobre o seriado que ele escreve. A HBO pagou por esse Roda Viva? Antes o programa era notabilizado pelos entrevistadores argutos, que punham o entrevistado contra a parede e o questionavam sem piedade. Agora, chamam meia-dúzia de puxa-sacos pra adulá-lo. Virou "Encontro com Fátima Bernardes".
AS pessoas acham esse Contardo Calligaris o supra sumo da inteligência. Sério, gente, em que esse cara é inteligente? O que ele falou de tão relevante?
Vinícius, é que nem o Dácio falou: o fomato do programa, os entrevistadores atrapalham. Mas também senti o Contardo meio que titubeante. É a primeira vez que vejo um vídeo dele. Leio os textos dele na Folha há uns 9 anos e posso te dizer que são de primeira. Ele tem uma capacidade de análise de determinados assuntos e expõe de forma clara, concisa e bem escrita.
VI o vídeo com a mesma intenção que você: obter conhecimento e aprender com o pensamento do dito psiquiatra. Contudo, nunca vi ideias tão simplistas, rasas e bobocas. Se ele é considerado por muitos como um gênio (assim como consideram Karnal, Clóvis de Barros e outros da mesma estirpe), é de se preocupar com a qualidade das pessoas que o povo brasileiro anda admirando; se admiram o inútil, simplista e senso comum, é bem provável que essas pessoas pensem da mesma forma. Preocupante.
Essa liberdade anarquica resultado duma Italia anos 60 coerencia realidade social.definidos valores comunidade.perfil no panorama Europa.la cheguei inicio anos 70 tbem entrou em meu carater Qdo fala se sente dentro a "fita" em italiano. Suas expressoes vestidas doutra Roupagen... Ciave semantica senzaltro
Naaaoooo ! Ciro de novo não!!! Não consigo mais assisti- lo!! Kkk Busca aí, ele esteve no roda viva em 1994. Assisti 2 x. E muitas outras vezes em diversos programas.
infelizmente um ótimo convidado mas respondendo questões completamente fora do que está acontecendo no brasil... não aguentei 5 min.... e por favor botem o Chico Buarque de volta... no tom que quiserem... é um clássico, essa abertura nova é uma piada...
Tati Bernardi, vc não imagina a vergonha alheia que eu senti ao ver vc se consultando em pleno Roda Viva, ao vivo pela tv e depois, aqui, no TH-cam, pra todo mundo ver e saber. Querida, não teria sido mais inteligente (vc tem inteligência?) ir ao consultório do entrevistado e marcado uma consulta com a secretária dele? Se a questão fosse falta de grana e se o SUS não fosse sua praia, passou por sua cabecinha conversar com Calligaris sobre sua condição financeira e pedir a ele um abatimento ou mesmo algumas sessões gratuitas? Que tal nos bastidores? E, mesmo assim, seria uma tremenda de um grosseria.
Olha sinceramente, eu pondero muito o que o Contardo fala. Tem coisas interessantíssimas que descubro e me interesso (por exemplo, nunca tinha ouvi falar sobre o suicídio assistido). Outras coisas eu acho que ele erra feio. Em que mundo ele acha que a mulher tem um jeito de enxergar a vida de uma forma muito mais interessante do que o homem? Tá que ele pondera e fala que está generalizando mas.... falta um neurônio na cabeça de uma pessoa que fala uma besteira dessa. Na verdade PESSOAS (homens e mulheres) são interessantes e isso de colocar a mulher como um ser superior (a que sabe viver melhor) é um peido intelectual na minha opinião. Tá, o cara é super conceituado, escreveu vários livros, tem uma experiência de vida bacana mas isso não quer dizer que 100% das palavras que saem da boca dele tem alguma relevância.
Outra coisa, banalização completa do ciúmes. É um sentimento que existe, tá aí pra todo mundo ver, todos que conheço já viram um cena clássica de ciúmes... Aí vem um intelectual e banaliza a questão, dizendo que não sente isso, que o pai dele falou meia dúzia de palavras e isso mudou a vida dele.... olha, sinceramente, o Contardo precisa melhorar muito em alguns assuntos. Pensar melhor sobre algumas besteiras que saem da boca dele. Tem coisas maravilhosas também que ele disse, que achei mega interessantes. É tudo questão de ponderar o que se ouve.
André Luis, uma pergunta: você acha que o ocidente (e, particularmente, o Brasil) é um país patriarcal? Caso ache que sim, o ponto tratado por Calligaris mostra que muitas foram caladas e tem muito que aportar. Caso entenda que o mundo ocidental nao é patriarcal, entao, sim, homens e mulheres tem, como você diz, posicionamentos interessantes. A seguinte indagaçao: você acha que o fato de existir o ciúme, que, como você coloca, é algo que está ai, nao deve ser "desmistificado"? Ou seja, o ciúme pode ser uma neurose e, portanto, deve ser tratada e, acredito, nada melhor que ridiculazirar, para tentar desnaturalizar... Sentir ou nao ciúmes nao é a questao. O problema é identificar como algo negativo (tal como raiva, medo, etc) a ser tratado...
Thays, adorei as perguntas. Vou tentar responde-las =D A questão é que o Contardo em nenhum momento foi profundo na análise dele. Não foi levado em consideração a questão de o Brasil ser ou não uma sociedade patriarcal. O que ele disse foi que a rivalidade de um dos sexos é mais interessante, que 40 anos de experiência na clínica o ensinaram que a mulher tem uma percepção de mundo muito mais interessante do que o homem - ele fala que a visão delas e melhor - e por tudo isso ele prefere dar entrevistas para mulheres. Percebe? Em nenhum momento foi falado que as mulheres foram caladas ou não. Ele justificou o preconceito dele com um discurso de autoridade (40 anos de clínica e lá lá lá). Olha sinceramente, pena que ele pense assim. Devem ter passado muitos homens chatos na vida dele ou ele não teve sensibilidade suficiente para ver a beleza do sexo masculino. Só lamento.
Em relação ao ciúmes, eu sou economista e não psicólogo então não entendo muito sobre neuroses mas mesmo assim eu não acho que deva ter esse tipo de abordagem. Eu acho que um bom profissional tem que ter uma abordagem mais técnica da questão. Parece muito opinativo o trabalho dele, sabe? Meio raso o jeito que ele trata a questão. Posso estar errado? Sim, claro. Gostei do jeito que você pensou também mas refuto o jeito dele abordar o tema.
André Luis, Grata pelas ponderaçoes... Eu também nao sou da área (estou terminando um doutorado em direito ambiental, para que veja que nada de psicilogia). O que acredito é que ... melhor se debatemos por email, caso entenda interessante: thays.ricarte@gmail.com
Excelente entrevista, acho que já assisti umas 20 vezes e nunca me canso.... esse Calligaris sempre será um ícone não só da psicanálise ou psicologia em geral, mas para todos que apreciam conhecimento.....
PS.: gente... como essa Ana Weiss é linda... Gzus amado... muito bonita.... 🙈😍
Como a história de vida molda um sujeito. No caso do Contardo, um ser brilhante - ele ilumina , quer aceitemos ou discordemos de suas ideias- que não se deu por acaso : a influência do pai médico (um visionário sem se preocupar com o futuro ao fazer um hospital-dia psiquiátrico na própria residência, ele cardiologista e provavelmente no período da ou pós 2a Guerra- as experiências em Paris Foucault, Lacan , as tantas figuras femininas de sua vida , Milão, Nova Iorque, Porto Alegre e finalmente (talvez!!) São Paulo!. Enfim , um privilégio termos esse cara entre nós (na TV , livros, colunas de jornal) . E nem faz o menor esforço para ser midiático. Simples assim. Comme il faut! Bravo!!!
Vá em paz, Contardo! Você foi um ser extraordinário neste planeta. RIP😓🙏
Só conheci esse homem porque ele morreu. Seu epitáfio, glorificado em todos os jornais, me motivou conhecê-lo. E agora ele me acompanha diariamente. Nesse momento tão fora da casinha, Cottardo representa meus saberes e quase todos os meus sentidos. Foi uma sorte tê-lo na história contemporânea brasileira. Um conteudista iluminado. Já tenho saudades dessa luz na construção da possibilidade de um futuro extraordinário. Novos jovens terapeutas: espelhai-vos!!!
Fgj
@@valeriaburgos30anos
Valeu, Contardo, você faz muita falta. 😢😊
Otima entrevista Calligaris! Obrigada sempre!! 🌹
Vc faz muita falta , aprendi e aprendo muito com vc , principalmente a simplicidade e a maneira como vc via a vida , o sentido da vida .
Nossa !!
Sinto muito !
Deus guarde vc no amor dEle!
Homem inteligente e lindo. Sotaque charmoso. Nos ensinou mta coisa importante.
Vc faz parte de nossa história Contardo. Descansa em paz
Obrigado TV Cultura por nos dar a oportunidade de conhecer melhor o psicanalista Contardo Calligaris.
Querido!!!! Adorava ouvi-lo!!!! Nos fará muita falta!!!!!
O que eu mais amava no Contardo era sua visão da vida. Do mal-estar que sentia por esta neurose de que todos temos que ser muito felizes o tempo todo. Assim como ele, eu não quero uma vida feliz. Quero uma vida interessante. E, a vida dele foi muito interessante.
Solidarizo-me com todos os seus familiares e a Contardo Calligaris suplico ao Deus Todo-Poderoso: Requiem æternam dona ei, Domine. Et lux perpetua luceat ei. Requiescat in pace. Amen.
₩!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vc chá
Say what???,?
Não quer uma vida feliz? Dou-te a minha e me dê a tua pois creio que um pessoa que diz isso tem uma vida muito fácil em todos os sentidos. Invejo você
Maravilhoso essa roda viva assisti no dia 23/01/2024.
Bons e maravilhosos tempos em que Roda Viva era um baita programa bom.
Vida inicial muito dura....e viu que felicidade é uma linda palavra. Só!!! Lutador
Contardo, agora você vai poder entender um pouco melhor os mistérios do outro lado! Um dia faremos essa viagem de volta, também! Para nós que ficamos, sua partida que vai nos deixar muitas saudades! Vamos ficar matando a saudade da sua presença com suas colunas na Folha, entrevistas, seus livros e a série PSI! A HBO bem que poderia lançar em DVD a série PSI! É muito boa e que deveria estar mais acessível ao público em geral! Boa sorte amigo! Vá em paz!
Contardo é um mestre na arte de analisar a alma humana.
Melhor programa da TV brasileira!!!
Você está mais do que à altura para esta jornada...
Grande perda! Descanse em paz. Aqui, suas reflexões, continuarão vivas a nós mover...
AAAAAIIII. !!!!!! QUE CHARME !!!! AMOOOO. CONTARDO CALLIGARIS...QUE SAUDADEEEEEE!!!!!!!!!
Ótima entrevista, obrigada Contardo...
Uma lástima perder um grande pensador como foi Calligaris.
Aprendo muito com ele.
E, o PSI foi uma excelente série..
Trouxe um novo olhar para à saúde mental.❤
Nesta entrevista fica tão claro o quanto esse apresentadorzinho já era curto. Hoje ele não deixa mais qq dúvida. Aqui, ele conseguia se esconder por trás dos profissionais, muitos excelentes, que estavam na bancada. Mas pela abertura, infeliz, que ele faz, já deixa claro o quanto ele é pequeno. Enfim, felizmente o Contardo era o foco da entrevista. Que ele continue sendo gigante, onde quer que esteja! Vá em paz, querido.
Também pensei a mesma coisa sobre o apresentador😜
Está falando do querido Augusto Nunes? Ele é ótimo!
@@levasconcellos19 ele é muito mais que ótimo. Porém os esquerdopatas não tem cérebro pra assimilar .
Kkk é por aí...
AMO Contardo Calligaris 💖
Contardo Calligaris estuda o ser humano como um todo; sabe que o indivíduo é propenso a cometer atos bons ou maus, conforme sua conveniência e convivência. Somos mortais, e isto está na nossa condição física. O sentido verdadeiro da vida é lutar pela sobrevivência.
Top de entrevista!🙏🏿👏🏻🌷👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Adoro a maneira como ele começa a responder uma pergunta dizendo: "escuta...". Quanto ao fato do sujeito coletivo ser capaz de tudo, infelizmente é verdade. Isso ficou mais evidente no Brasil a partir das eleições de 2018.
sabedoria e leveza, Contardo na sua melhor forma.
Contardo, atualíssimo!
Vá em paz... 1948-2021
Entrevista interessante. Pena que o tempo foi curto e algumas falas precisaram ser abreviadas. Mas gostei muito de conhecer um pouquinho a vida pessoal do entrevistado (sua infância com pessoas com transtornos psicológicos) e o seu histórico com a Itália e com questões de pensamentos de massa/coletivos. Achei muito bem ponderada a fala sobre a importância da diversidade e sobre ouvir lados diferentes daqueles que tenho. Enfim... Muito bom.
Que inteligência! E o charme italiano
Excelente o Calligaris!
lamentável perder uma mente brilhante e que nos ajudava a pensar !!!!
Ótima abertura. Combina com o programa.
Eu fiquei curiosa em saber quais seriam as reflexões que o Contardo imaginou após a viagem a Munique e os lugares por onde Hitler passou. Estou triste comigo mesma em só ter assistido essa entrevista dele após seu falecimento.
...perdemos um grande tradutor dos sentimentos, das dúvidas pelas dúvidas e um romancista no ato de escrever ...e diante de tantos lugares no mundo!...decidiu ficar no BRasil....obrigado Contardo.....
Que louco como alguns assuntos mudaram tanto em 4, 5 anos...
Que saudade! Que homem inteligente, gentil, sedutor...
Gostei da música. É mais impactante e tem a cara de um programa tradicional de entrevistas. *(**0:00** e **1:17**)*
Valeu conferir ! ! !
Uau, que ser!... Saudades muitas!
Quanta saudade.......
Ele é genial
Parabéns! Excelente
Bela entrevista
O que eu queria ter perguntado é se as histórias do seriado se baseavam em histórias de consultório.
Psicanalista do asfalto. Bem diferente de grande parte de colegas psicanalistas chatíssimos.
Mente brilhante
Pelo que ouvi da descrição inicial do entrevistado, ele parece ser movido a Energia Atômica!
Como é que a tv cultura ja contratou esse augusto Nunes?
Porque era uma emissora sem porcarias como hoje em dia . Affff
Roda viva raiz deixou de ser desde a saída de Paulo Markun
Augusto Nunes lixo. Puxa saco do Bolsonaro. Imperdoável.
Que perda irreparável,😔
Também não gostei da entrevista, apenas amenidades... uma das poucas partes interessantes é quando começaram a falar da angústia... Adoro o convidado e os profissionais da área da psicanálise e filosofia, mas para mim, o mais completo psicanalista brasileiro foi o Rubem Alves...
programa incrível! Mas que vinheta ridícula! Pensei que estava vendo o Mais Você
Eles estão sem vinheta o chiCU Buarque proibiu a vinheta original .
Nossas boas e inteligentes referências
Paixão!!!
Cheio de conteudos vitais.
Espelho para um.Pais !
& compania - traduz ! E assim por diante...a conquusta da verdadeira expressao o maior investimento
Confio no amadurecimento do brasil
Os entrevistadores deixaram a desejar.
Sim, especialmente essa Tati Bernardi, sempre muito rasa e querendo fazer gracinha, um desperdício.
Descansa em Paz
Que DEUS o tenha, querido Contardo. :/
O youtube me jogou esta entrevista e eu pensei: O Sr. Galligaris diz que não se deve ser incisivo. Depende. Se o assunto é miséria - por quê não?
😔😢❤️
Oii, qual é o filósofo vivente que ele mencionou?
É um desrespeito colocarem Augusto Nunes para falar com uma mente tão interessante como a de Contardo.
O áudio está muito adiantado....não dá pra acompanhar a entrevista!
Vá em paz que Jesus abençoe sua jornada de volta pra casa
Sua cultura o Autorizou esse Espirito incendiario- Voa a Alto .
Contardo Calligaris maravilhoso.
Agora: o apresentador do Roda Viva que decadência... Depois de apresentar esse programa respeitável foi se vender ao bolsonarismo na Jovem Pan. 🤦🏽♀️
Que porcaria a música de abertura =(
44:00 máscaras da vergonha. Gênio
Era pra ser um programa de entrevista, mas tá parecendo um jabá imenso sobre o seriado que ele escreve. A HBO pagou por esse Roda Viva? Antes o programa era notabilizado pelos entrevistadores argutos, que punham o entrevistado contra a parede e o questionavam sem piedade. Agora, chamam meia-dúzia de puxa-sacos pra adulá-lo. Virou "Encontro com Fátima Bernardes".
Perfeito. Disse tudo.
Alto Esculacho de Ironia com essa bancada de adormecidos
Em 2017 a polarização era menos evidente.
1:00:15 💎⭐
Abordagem otica aguda da sensibilidade humana
pena que ele não é muito didático quando fala ! Porque o conteúdo do mesmo em suas falas é riquíssimo, mas chega a ser tedioso. Pena !
que sacanagem foi essa com o áudio, gente? consertem isso pelo amor de deus.
Assistindo PSI NA Pandemia aprendizado duble size
Deixou exposta a colega com o tema da Argentina etc
AS pessoas acham esse Contardo Calligaris o supra sumo da inteligência. Sério, gente, em que esse cara é inteligente? O que ele falou de tão relevante?
Na verdade ele e muito interessante mesmo, os entrevistadores é que não estão favorecendo muito...
Vinícius, é que nem o Dácio falou: o fomato do programa, os entrevistadores atrapalham. Mas também senti o Contardo meio que titubeante. É a primeira vez que vejo um vídeo dele. Leio os textos dele na Folha há uns 9 anos e posso te dizer que são de primeira. Ele tem uma capacidade de análise de determinados assuntos e expõe de forma clara, concisa e bem escrita.
Acho que você viu este vídeo pelo motivo errado.
Alexandre Freitas, boa!
VI o vídeo com a mesma intenção que você: obter conhecimento e aprender com o pensamento do dito psiquiatra. Contudo, nunca vi ideias tão simplistas, rasas e bobocas. Se ele é considerado por muitos como um gênio (assim como consideram Karnal, Clóvis de Barros e outros da mesma estirpe), é de se preocupar com a qualidade das pessoas que o povo brasileiro anda admirando; se admiram o inútil, simplista e senso comum, é bem provável que essas pessoas pensem da mesma forma. Preocupante.
A pergunta de Tati Bernardi fez a mente de Contardo ir lá pelos séculos 17 e 18 afora.
Essa liberdade anarquica resultado duma Italia anos 60 coerencia realidade social.definidos valores comunidade.perfil no panorama Europa.la cheguei inicio anos 70 tbem entrou em meu carater
Qdo fala se sente dentro a "fita" em italiano. Suas expressoes vestidas doutra Roupagen...
Ciave semantica senzaltro
8 casamentos UAU. ,,,, eitaaaa
Escape pra Siria entrer no Jihad.e realissimo super bem tratado
Sao excelentes as estorias.
Todo mundo deveria assistir
Que perda
Entrevistem Ciro Gomes.
Naaaoooo ! Ciro de novo não!!!
Não consigo mais assisti- lo!!
Kkk
Busca aí, ele esteve no roda viva em 1994. Assisti 2 x. E muitas outras vezes em diversos programas.
Excelente conjunto de entrevistadores, mas não foi uma das boas entrevistas do Roda Viva. Aguentei oito minutos.
infelizmente um ótimo convidado mas respondendo questões completamente fora do que está acontecendo no brasil... não aguentei 5 min.... e por favor botem o Chico Buarque de volta... no tom que quiserem... é um clássico, essa abertura nova é uma piada...
Ansioso pra ver o Contardo no RV mas abrir com a cara de b. do apresentador já dá um banho de água fria no expectador. Não combina.
Tati Bernardi, vc não imagina a vergonha alheia que eu senti ao ver vc se consultando em pleno Roda Viva, ao vivo pela tv e depois, aqui, no TH-cam, pra todo mundo ver e saber. Querida, não teria sido mais inteligente (vc tem inteligência?) ir ao consultório do entrevistado e marcado uma consulta com a secretária dele? Se a questão fosse falta de grana e se o SUS não fosse sua praia, passou por sua cabecinha conversar com Calligaris sobre sua condição financeira e pedir a ele um abatimento ou mesmo algumas sessões gratuitas? Que tal nos bastidores? E, mesmo assim, seria uma tremenda de um grosseria.
por que todo psicanalista se acha?
Percebi que ele falou com franqueza sobre tudo que se propôs, mas não percebi o "se achando". Onde vc viu isso?
Exatamente. Esse Calligaris sempre foi picareta
Ele não se achava.
Ele ERA.
Chamem o ciro gomes,sera interessante...
Tem ele no roda viva de 1994.
É a msm coisa até hoje, não se preocupe kk
Este homem é muito elitista!
Parece cínico. Indiferente ao sofrimento humano. Todo psiquiatra estrela e não estrela se comporta assim.
Você disse tudo. Esse foi um grande picareta
Psiquiatra?
Ele nem era psiquiatra, se informa antes de falar bobagem.
Kkkkkkk
Como ele pode ser indiferente se a profissão dele é justamente de combater o mesmo.
Vc queria que ele ficasse só chorando?
Olha sinceramente, eu pondero muito o que o Contardo fala. Tem coisas interessantíssimas que descubro e me interesso (por exemplo, nunca tinha ouvi falar sobre o suicídio assistido). Outras coisas eu acho que ele erra feio. Em que mundo ele acha que a mulher tem um jeito de enxergar a vida de uma forma muito mais interessante do que o homem? Tá que ele pondera e fala que está generalizando mas.... falta um neurônio na cabeça de uma pessoa que fala uma besteira dessa. Na verdade PESSOAS (homens e mulheres) são interessantes e isso de colocar a mulher como um ser superior (a que sabe viver melhor) é um peido intelectual na minha opinião.
Tá, o cara é super conceituado, escreveu vários livros, tem uma experiência de vida bacana mas isso não quer dizer que 100% das palavras que saem da boca dele tem alguma relevância.
Outra coisa, banalização completa do ciúmes. É um sentimento que existe, tá aí pra todo mundo ver, todos que conheço já viram um cena clássica de ciúmes... Aí vem um intelectual e banaliza a questão, dizendo que não sente isso, que o pai dele falou meia dúzia de palavras e isso mudou a vida dele.... olha, sinceramente, o Contardo precisa melhorar muito em alguns assuntos. Pensar melhor sobre algumas besteiras que saem da boca dele.
Tem coisas maravilhosas também que ele disse, que achei mega interessantes. É tudo questão de ponderar o que se ouve.
André Luis, uma pergunta: você acha que o ocidente (e, particularmente, o Brasil) é um país patriarcal? Caso ache que sim, o ponto tratado por Calligaris mostra que muitas foram caladas e tem muito que aportar. Caso entenda que o mundo ocidental nao é patriarcal, entao, sim, homens e mulheres tem, como você diz, posicionamentos interessantes.
A seguinte indagaçao: você acha que o fato de existir o ciúme, que, como você coloca, é algo que está ai, nao deve ser "desmistificado"? Ou seja, o ciúme pode ser uma neurose e, portanto, deve ser tratada e, acredito, nada melhor que ridiculazirar, para tentar desnaturalizar... Sentir ou nao ciúmes nao é a questao. O problema é identificar como algo negativo (tal como raiva, medo, etc) a ser tratado...
Thays, adorei as perguntas. Vou tentar responde-las =D A questão é que o Contardo em nenhum momento foi profundo na análise dele. Não foi levado em consideração a questão de o Brasil ser ou não uma sociedade patriarcal. O que ele disse foi que a rivalidade de um dos sexos é mais interessante, que 40 anos de experiência na clínica o ensinaram que a mulher tem uma percepção de mundo muito mais interessante do que o homem - ele fala que a visão delas e melhor - e por tudo isso ele prefere dar entrevistas para mulheres.
Percebe? Em nenhum momento foi falado que as mulheres foram caladas ou não. Ele justificou o preconceito dele com um discurso de autoridade (40 anos de clínica e lá lá lá). Olha sinceramente, pena que ele pense assim. Devem ter passado muitos homens chatos na vida dele ou ele não teve sensibilidade suficiente para ver a beleza do sexo masculino. Só lamento.
Em relação ao ciúmes, eu sou economista e não psicólogo então não entendo muito sobre neuroses mas mesmo assim eu não acho que deva ter esse tipo de abordagem. Eu acho que um bom profissional tem que ter uma abordagem mais técnica da questão. Parece muito opinativo o trabalho dele, sabe? Meio raso o jeito que ele trata a questão. Posso estar errado? Sim, claro. Gostei do jeito que você pensou também mas refuto o jeito dele abordar o tema.
André Luis,
Grata pelas ponderaçoes...
Eu também nao sou da área (estou terminando um doutorado em direito ambiental, para que veja que nada de psicilogia). O que acredito é que ... melhor se debatemos por email, caso entenda interessante: thays.ricarte@gmail.com
Que apresentador enjoado!!! E a nova apresentadora, igualmente! 😏
Depois de ouvir o entrevistado, na minha HUMILDE opinião, as definições de hipocrisia foram atualizadas.
A franqueza às vezes causa estranhamento. A única hipocrisia aqui é a "humildade" do seu comentário.
Você está certo