Existe solução para impostos abusivos? O caso do Aliexpress

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 24 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 11

  • @dougbest1976
    @dougbest1976 10 หลายเดือนก่อน +2

    Concordo parcialmente com sua análise. O comércio brasileiro sempre se beneficiou de produtos `de fora` e agiam como intermediadores. Antes não tínhamos muito como fugir disso. Com o começo das importações é claro que os lojistas nacionais começaram a perder mercado. E digo até que demorou para as pessoas perceberem as vantagens de se importar. Importo desde o começo dos anos 2000, Ebay, diversas lojas online que enviavam para o Br, até começarem as lojas chinesas. E sempre para consumo próprio, não importo para vender. De alguns anos para cá começou o lobby desses lojistas para frear as importações. E estão no direito deles lutarem por algo que beneficia eles, suas empresas. Não demonizo isso. Qualquer empresa luta pelo seu negócio. O problema real é sim do governo do ladrão. Fizeram simplesmente para arrecadar mais. Esqueça qualquer desculpa que é pela industria nacional (poderíamos discutir economicamente por horas), legislação (poderíamos inclusive discutir a ilegalidade da portaria que criou algo não previsto na Lei, sobre a pessoa física/jurídica), etc. Fizeram porque viram que podem arrecadar muito. E com isso prejudicaram todos que importavam e conseguiam economizar um pouco. Porque os valores do Br são extremamente altos devido a carga tributária e problemas jurídicos que afetam a previsibilidade do negócio (dá muita resenha esse assunto também). Enfim, não dá para discutir esse assunto em profundidade ficando horas aqui escrevendo. No meu ponto de vista o problema está no governo corrupto que só pensa em arrecadar mais, não em beneficio da população, e sim para dar mais para seus aliados politicos, aumentando muito o tamanho do governo com o objetivo de se auto-beneficiar. Mas ai já é outro assunto. O que nos resta é lutar para ajustes na legislação para diminuir a carga no imposto. No mais, como já falaram, #fazueli

    • @kom1nidade
      @kom1nidade  9 หลายเดือนก่อน +1

      Gostei muito do seu comentário. Obrigado por desenvolver a fundo o tema. Vou deixar ele no topo porquê apesar de termos algumas discordâncias você fez ótimos contrapontos e trouxe um bom contraponto e problemas reais!

  • @ralvesco
    @ralvesco ปีที่แล้ว +2

    Olha, tenho que bater palmas para a sensatez, clareza e normalidade das informações, o que ouvi de besteiras referentes a isso não está no gibi. O imposto é realmente muito alto, de verdade, mas tem um detalhe que você falou e ninguém fala é que muitos sonegaram por muito tempo e comemoravam a “esperteza”. Não é um problema de governo é um problema de sistema, essa é a verdade. Ainda não estudei a reforma tributária, mas espero que venha algo que diminua esse volume de impostos.

  • @jorgesouza5345
    @jorgesouza5345 ปีที่แล้ว +1

    Certamente um dos melhores vídeos de canais de bike sobre esse assunto.

  • @italopetrucci8814
    @italopetrucci8814 6 หลายเดือนก่อน

    Comprei hj no aliexpres um suporte de caramanhola de.guidao por 13 reais. No mercado livre era 28 reais + 75 de frete. Da china foi frete gratis.

  • @davidd2298
    @davidd2298 7 หลายเดือนก่อน

    Concordo com tudo o que foi dito.
    É sempre bom lembrar que quem mais influencia o estado são os capitalistas (grandes empresários e grandes“investidores” dos mercados de capitais, e talvez outros grupos quê eu tenha esquecido), logo muitos projetos que são aprovados na esfera estatal e federal provavelmente vão atender ou ao menos não ir contra o interesse desses grupos.
    Para ir contra esses interesses é necessário ter pressão popular.

  • @wagnereliasdeandrade
    @wagnereliasdeandrade ปีที่แล้ว +1

    Temos que direcionar nossa indicação pra que abaixe os impostos, logo o governo atual aumentou os impostos, portanto faz o L

    • @kom1nidade
      @kom1nidade  ปีที่แล้ว +2

      Em relação aos impostos relacionados a encomendas internacionais esse aumento não é tão simples assim. Até então legalmente só estava isento de impostos encomendas de até $50 USD de pessoas físicas para pessoas físicas (regulamentado pela PORTARIA MF Nº 156, DE 24 DE JUNHO DE 1999). Até a nova portaria (PORTARIA MF Nº 612, DE 29 DE JUNHO DE 2023) que saiu recentemente qualquer compra de empresas e lojas que estão no Aliexpress, Shein, etc. deveriam receber o imposto de 60%. Já fui cobrado esse valor algumas vezes em pedidos abaixo de $50 USD só que as vezes que eram paradas pelo sistema antigo da receita federal eram poucas e na maior parte das vezes passava batido. A nova portaria legalmente diminuiu agora o imposto de empresa internacional para pessoa física quando abaixo de $50 somente para o valor do ICMS, porém está retendo na fonte.
      Em resumo:
      - DE 24 de junho de 1999 até 29 de Junho de 2023 a lei era 60% de imposto + ICMS sobre qualquer encomenda de empresa para pessoa física independente do valor. 0% de pessoa física para pessoa física abaixo de $50 USD.
      - A partir do dia 29 de Junho de 2023 a lei atual é somente o ICMS sobre encomendas de empresa para pessoa física abaixo de $50 USD. 0% de pessoa física para pessoa física abaixo de $50 USD.
      Link para as duas portarias:
      normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/imprimir.action?visao=original&idAto=23977#:~:text=MF%20Nº%20156%20-%201999&text=Estabelece%20requisitos%20e%20condições%20para,3%20de%20setembro%20de%201980.
      normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/imprimir.action?visao=original&idAto=23977#:~:text=MF%20Nº%20156%20-%201999&text=Estabelece%20requisitos%20e%20condições%20para,3%20de%20setembro%20de%201980.

    • @wagnereliasdeandrade
      @wagnereliasdeandrade ปีที่แล้ว +2

      @@kom1nidade cara gosto muito do canal e acho que sua explicação está mais para uma defesa de que esse imposto ia ser cobrado mais cedo ou mais tarde, nos dois sabemos que o gasto publico está astronomico e sabemos tb que não é vantagem para o governo nem para seus amigos de que os impostos baixem no brasil uma vez que grandes varejistas conseguem contornar esse problema se é que me entende, não vejo nenhuma sinalização de que este governo quer gastar menos muito pelo contrário e isso é muito preocupante, sobre o alieexpress, shopee,etc.. imagino que com a diminuição das vendas eles devam fazer alguma pressão no governo ou no caso do shopee abrir uma filial no brasil e assim matando de vez o varejo nacional, portanto novamente Faz o L

    • @celiogoncalves7107
      @celiogoncalves7107 ปีที่แล้ว +2

      ​@@wagnereliasdeandradevc fez todo um raciocínio e não percebeu que a vantagem (macro) do imposto está na sua própria resposta. Se uma Shopee da vida abre empresa no Brasil, gera empregos aqui dentro, ao invés de só tirar recursos do Brasil no atual modelo. E olha que liberal/direitista brasileiros adoram falar de patriotismo. Nada mais antipatriótico do que querer importar produto barato de fora a rodo e nada mais patriótico do que gerar emprego aqui dentro, fazer girar a economia nacional e não gerar lucro infinito pra empresas estrangeiras.
      É óbvio que, pensando só em si mesmo dentro da nossa individualidade, é ótimo comprar barato da forma que era, mas é ruim no contexto geral.
      Óbvio também que os problemas do Brasil não serão resolvidos por causa disso, mas impostos no mundo inteiro são usados pra isso, conforme a necessidade/conveniência, não pra arrecadação.

  • @fatboy3033
    @fatboy3033 ปีที่แล้ว +1

    Pouco importa quanto o governo cobra de impostos no caso de aliexpress, shen... Se o brasileiro parar de gastar nessas lojas e investir a grana em ativos, com o tempo, ppde comprar o q quiser, pois será rico. Mas o povo prefere disparar dopamina comprando do ali...😢