Diante desse absurdo, Dr Tiago, tive que recorrer a justiça federal, pois efetuei acertos de recolhimentos de 2015 a 2019, anteriores a reforma e instruído pelo servidor atendente do posto INSS. Pois bem, solicitei minha aposentadoria para pegar o pedágio de 50% e foi indeferido, por justificativa do não reconhecimento desses recolhimentos para fins de contagem do tempo de contribuição. ERRO GRAVE do INSS, pois aceita vc emitir as guias calculadas com as devidas correções monetárias, juros etc e depois diz que não vale nada. Uma verdadeira enganação ao trabalhador que não tem obrigação de ter este conhecimento, se valendo das informações do servidor do INSS. Então joguei dinheiro (que não foi pouco) fora?? Alternativa foi entrar na justiça federal. Ainda estou aguardando o resultado do processo.
Vc já teve resposta do seu processo?estou na mesma situação paguei 5 anos atrasado com juros altos es correção e acabei de saber que não serve para nada mim sinto roubada
Olá Vilma! Ainda não tive resposta da justiça federal! Em consulta diária sobre o meu processo, ainda está nas mãos da juiza aguardando sentença desde o mês 10/2023. Estou ansioso pela decisão, mas este é o único caminho, segundo os especialistas da área.
Também paguei em atraso, um absurdo aparecer a opção de pagamento e também fui informado pelonpelondo INSS que poderia pagar normal, mais não falaram nada desse prazo para pagamento . Não fale de nada
Olá eu era MEI entre Set/17 e Ago/19 (portanto anterior a reforma), e ainda estou avaliando com um advogado se vale a pena ou não pagar a contribuição desse período retroativo (que ja esta na decadência de 5 anos e vai ficar mais caro). Contudo, queria entender melhor a tua situação. Esses pagamentos retroativos de antes da reforma, não serão acrescentados no meu Saldo de Tempo para Aposentadoria POR IDADE? pq eu já estou ciente que não serão considerados para a carência de 15 anos (até ai não tem problema), mas queria tentar acrescentar ao meu tempo de contribuição de 35 anos e de idade de 65 anos para aposentar daqui 20 anos, caso contrário eu so alcançarei 35 anso de contribuição quando eu tive 67 anos de idade. Eu também não quero jogar dinheiro fora então não quero ter que passar a mesma situação da tua que ja era pra estar aposentado e perdeu mais de 1 ano de beneficio porque o caso esta na justiça.
Dr. Thiago, trabalho na Justiça Federal de Sergipe desde 28/03/1989. Então na JF eu tenho 30 anos , sete meses e 2dias de serviços trabalhados até 19/11/2019, Tenho em carteira trabalho mais 01 ano e 05 cinco meses. Totalizando aí 32, 7 meses e 21 dias. Tenho mais seis meses com comprovação de carnes INSS como autônomo, isso em 1982. Esse tempo o INSS até hj não está querendo reconhecer pra averbar. Estão me cozinhando com isso desde 2016. Tenho carnes e lá no INSS tem esse início como autônomo registrado, porém não computado. Tenho certidão da PMA - Prefeitura Municipal de Aracaju, reconhecendo pagamento do ISS pago por mim nesses período de autônomo até 1989. Já até requeri via 135 no meu INSS o direito de pagar seis meses desse tempo lá atrás pra completar o meu tempo e me aposentar. Em 19/11, já faço mais quatro anos de trabalho na JF/SE. Só que depois de duas covids que tive e que me afastou por um ano e meio da repartição eu fiquei sem disposição física pra exercer a minha atividade de Polícial Judicial. Fiz 60 anos em 27/09/2022. Caso possa me ajudar com seus serviços ficaria muito grato. Caso seja possível favor me dizer quanto vai custar esses seus serviços, bem como esse período de seis meses atrasados. Meu contato zap é o 55 79 999371213. Desde já muito grato pela atenção. Luiz Pereira Lima.
Sem contar esse Qnis que pega o idoso de surpresa uma avaliação e falta de respeito com o contribuinte que trabalha tanto pra na velhice passar por essa humilhação
Dr. eu fiz o parcelamento de 2018 do ano de 2014 que não foram pagos. E a contribuição mensal era de 878,05 de janeiro a dezembro. Estou com uma ação contra o INSS. A doença veio em 2015. Mas foi indeferido por falta de qualidade do segurado.
Doutor a respeito do período indenizado. Inscrevi-me no inss em 01/05/1980 como autônomo mas iniciei os recolhimento a partir de 1992 até hoje. Tenho como indenizar esse período pela legislação da época. Se tivesse pago desde 1980 estaria aposentado desde 2016.
Tenho 36 anos +4 meses de recolhimento ao INSS como trabalhador urbano(empresa), no ano 1999 comprei um caminhão agreguei em empresa tinha um motorista mas o reconhecimento do INSS era feito no PIS como contribuinte individual. Posso recolher o seis em atraso para antecipar minha aposentadoria Recolher como contribuinte individual?
Olá Professor Thiago, tudo bem primeiramente quero parabenisar pelo excelente video esclarecedor, que tem sido muito útil para mim, e ao mesmo tempo gostaria que me tirassem uma dúvida, estive trabalhando como contribuinte individual prestando serviço par uma uma empresa no período de 2003 a 2007, a mesma fez a retenção ,mas não pagou o inss, agora preciso me aposentar pela regra de transição, e esse período não consta no meu cins, sabendo que a responsabilidade era da empresa temo como dar entrada na aposentadoria, somente provando que trabalhei ou é melhor pagar esse período atrasado?, neste caso vou estar deparando com esse entendimento do inss também?
Dr. Minha mãe contribuiu, para o INPS em meados dos anos 70 , fui verificar para ela e não consta como computado esse período... O que fazer? tem como reaver isso... Ela possui os comprovantes.
Boa tarde, tenho um caso destes. porem se trata de contribuinte MEI. O INSS não considerou como carência com a alegação que as contribuições foram feita em atraso.
Tenho 27 de contribuição e 56 de idade...há 15 anos atrás fiquei desempregada e não contribui por 4 anos depois voltei ao mercado de trabalho...vale a pena pagar esses anos que não contribui no passado?
Bom dia doutor, minha esposa ficou desempregada de abril de 2007 a dezembro de 2008 e estamos tendo dificuldades pra ela se aposentar, existe algum meio que eu possa pagar esse atrasado e o inss reconhecer os pagamentos msm desempregado?
Eu depois que tive minha filha atrasei o INSS 2 anos ,paguei esses atrasados . Agora fui informada que tem tempo para pagar esses atrasados e que esse valor não vai valer de nada quando me aponsenta. Ou seja ,joguei meu dinheiro fora ! Afinal , se começo a pagar Apartir de agora 2024 será que lá na frente conseguirei me aposentar ou é melhor guarda esse dinheiro no banco ??
Tenho uma cliente com guia de período decadente (1995-1999) no valor de 40.000,00 a intenção é atingir o pedágio de 50%, se pagar entao não vai contar na regra de transição?
Minha aposentadoria foi bloqueada em fevereiro.Aposentei em 2020, paguei o inss atrasado 10 meses.Como saber qual mes pagar os atrasados.Pode pagar tudo de uma vez.
Olá. Dr. Períodos entre assinaturas na CTPS mesmo dentro dos últimos 5 anos posem ser recolhidos INSS como contribuinte individual sem fazer comprovação de atividade remunerada?
Bom dia ! Paguei 40 contribuições Mei baixado em divida pública e não apareceu quitado ao INSS. Esta em indicadores e vou pedir por idade agora dia 28 não vale para contribuição para tempo ,tem já 19 anos ! O dinheiro fica para o governo se nào aparece no Cnis
Cuidado. Pelo que andei estudando, MEI não conta para carência, apenas para tem de contribuição. Tem diferença... Pegadinha do governo. Sempre tem... Dá uma pesquisada.
boa noite minha mãe ficou sem receber os atrasados da aposentadoria no Loas porque a advogada ganhou bebê e não trabalhou no tempo que precisava para fazer o requerimento,ela diz que tentou fazer depois mais foi adiado pelo inss por fora do tempo do prazo de fazer outro requerimento,o que fazer agora?
Fiz o cadastro no ano passado pra paga mais não paguei nenhuma o que acontece se eu for paga novamente paga juros ou tenho que atualiza as guias somente
Tenho um caso e uma duvida, pode ser feito o recolhimento anterior aos ultimos 5 anos, ou seja posso recolher periodo de 10 anos para contabilizar como tempo de contribuição, houve trabalho mas não houve recolhimento, foi recolhido por um periodo como individual mas depois foi suspenso os recolhimentos, agora quero pagar o periodo atrazado dos 10 anos que ficou sem recolhimento. atualmente tenho os últimos 20 meses de recolhimento.
As vezes nem compensa fazer assim! o INSS não vai considerar no calculo a tua remuneração do perido que está em decadência (superior aos 5 anos) e sim os teus maiores salários de toda tua vida contributiva. Exemplo: vc ganah 1 salario mínimo nesse period q vc não contribuiu como individual, mas durante toda tua vida houveram momentos com salários maiores (alguns com 4 ou 5 Salarios Mínimos) então o calculo é sobre esse salario maior (ou seja, vc ao invés de pagar 11% sobre um SM, vc vai pagar 11% sobre 4 SM e cada guia podem ultrapassar 1 mil reais cada. Eles fazem de proposito isso pra te desestimular e te forcar a pagar mensalmente oque falta depois que vc completou 65 anos assim sai mais barato pro INSS.
Excelente vídeo Dr.Tiago, estou com um caso assim, mas minha cliente não tem como comprovar o pagamento como CI. Acredita que seja possível via judicial?
Olá Boa tarde Parei de Contribuir em 02/21 Posso pagar o MEI atrasado, para somas na minha Aposentadoria Tenho 59a de Idade e 32,9 Anos de Previdência Voltei a pagar como facultativo 1929 5% em Maio deste ano Compensa pagar os atrasados., ou não tenho outra saída, a não ser aposentar por idade ? Obs: tenho dificuldade auditiva moderada à muitos anos, mas nunca declarei Me Ajudaria em alguma coisa ?
Olá doutor ! Sou mei e tenho contribuído em atraso desde 2013 ano em que adquiri o o meu CNPJ,no aplicativo do INSS consta que tenho 11 anos de contribuição e 0 anos de carência , o que pode ser feito a respeito disso ? Perderei esses 11 anos de contribuição ? Ficarei grato se o senhor me ajudar,obrigado
Cuidado. Pelo que andei estudando, MEI não conta para carência, apenas para tempo de contribuição. Tem diferença... Pegadinha do governo. Sempre tem... Dá uma pesquisada.
Se alguém puder me responder, agradeceria muito. Tenho um caso em que empregada CLT, a empresa recolheu de 2019 a 2022 a menor do salário mínimo. Mesmo nesse caso, esses pagamentos não contaram para a carência? sem essas contribuições ela tem apenas 10 anos.
Bom dia, vc pode complementar esse período abaixo do salário mínimo vc vai no aplicativo do inss de sua empregada e na lupa que tem no aplicativo vc coloca complementação aí vai baixar o arquivo e lá vai dizer o complemento do ano
Dr., contribuição em atraso sem comprovar atividade somente for paga dentro da qualidade de segurado para fiz de carência. Para fins de tempo de contribuição precisa comprovar, ou estou errado?
Meu esposo trabalhou em por um período de 12 meses em uma empresa e ela não assinou a CTPS dele, por tanto não contribuiu, se ele procurar a empresa para ela recolher esse período, será que é aceito pelo INSS?
Pessoal querendo pagar e eu achando uma forma de não pagar rsrs. Tenho Mei e trabalho por aplicativo e pago meu das Mei tudo certinho, problema é que tem aplicativo que não aceita conta PJ para fazer os pagamentos só as de CPF aí meu contador disse que não tem como linkar esses repasses na conta que cai no CPF como ganho do Mei. Só me resta segura na mão de Deus e ir.
Tenho uma amiga contribuiu teve q parar acho q na covid ela fazia unha nas casas e fazia na casa dela ficou sen ganhar nada so c minimo do esposo agora c+60 anos c diabete pressão alta como posso ajudar ela?pd continuar pagar?se não, pd pegar oq contribuiu?pq não é justo
Oi Dr. Bom dia Minha mãe está com 2 parcelas em atraso uma em 2013 e outra 2020, e no mês de julho faz 15 anos de recolhimento...comi faço pra pagar o atrasado?
Eu acho que o INSS se acha a última bolacha do pacote com umas previsões dessas, eu hein. Ótimo vídeo, professor! Esse é um tema que assombra, nós, advogados, na hora da orientação
Professor Tiago, embora o §5o do artigo 150 da Portaria Dirben 991 seja manifestamente ilegal, apenas exclui a regra de transição de 50 e 100%, permanecendo a possibilidade de aposentadoria por idade e pontos, ok?
Sou pedreiro paguei 10 anos,de INSS, mais fiquei mais de 20 anos sem pagar, agora não tô podendo trabalhar por motivo de saúde com faso se é que dá pra fazer alguma coisa?????
minha avó é facultativa (NIS baixa renda) e não pagou os meses 1,2,3,4,5 e 6 de 2022 por motivo financeiros.... porem ela pagou todos os boletos em atraso so de uma vez no dia 27/06/2022 queria saber se eles serão contabilizados no sistema do INSS pois até agora os meses de contribuição não foram alterados. antes dela pagar ela tinha 13 anos e 1 meses agora ela tem 13 anos e 2 meses queria saber se o sistema não reconheceu os 5 meses anteriores ( JAN,FEV,MAR,ABRIL,MAIO)
não, pois há previsão legal para não contarem como carência (art. 27, II da 8213) - só contam como carência as pagas em atraso depois da primeira em dia. No caso do vídeo, o INSS "legislou" por portaria, o que é vedado, já que não tem lei que prevê o que inventaram lá, por isso cabe o MS
@@jonathandellicolli149Paguei em atraso (2018 a 2021) , mas eu só paguei em atraso depois de ter efetuado a primeira contribuição em dia ( fui olhar no simulador e só tá contando como tempo de contribuição, mas não como carência) Vc sabe porque?
@ sim! O período pago em atraso não conta para carência, somente para tempo de contribuição. A carência nada mais é do que o pagamento em dia da contribuição. Se vc não pagou em dia, a regra é contar só para tempo de serviço
Dr. Tiago, boa noite. Estou com uma cliente que é MEI há 15 anos, sempre exercendo sua atividade empresarial, porém, em alguns períodos deixou de pagar as contribuições (2013, 2014 e 2015). Fez recentemente o pagamento da dívida via parcelamento na PGFN. Neste caso, é possível requerer o reconhecimento das contribuições tendo vista a quitação da dívida com juros e multa? Temos jurisprudência recente sobre esta matéria?
Diante desse absurdo, Dr Tiago, tive que recorrer a justiça federal, pois efetuei acertos de recolhimentos de 2015 a 2019, anteriores a reforma e instruído pelo servidor atendente do posto INSS. Pois bem, solicitei minha aposentadoria para pegar o pedágio de 50% e foi indeferido, por justificativa do não reconhecimento desses recolhimentos para fins de contagem do tempo de contribuição. ERRO GRAVE do INSS, pois aceita vc emitir as guias calculadas com as devidas correções monetárias, juros etc e depois diz que não vale nada. Uma verdadeira enganação ao trabalhador que não tem obrigação de ter este conhecimento, se valendo das informações do servidor do INSS. Então joguei dinheiro (que não foi pouco) fora?? Alternativa foi entrar na justiça federal. Ainda estou aguardando o resultado do processo.
Vc já teve resposta do seu processo?estou na mesma situação paguei 5 anos atrasado com juros altos es correção e acabei de saber que não serve para nada mim sinto roubada
Olá Vilma! Ainda não tive resposta da justiça federal! Em consulta diária sobre o meu processo, ainda está nas mãos da juiza aguardando sentença desde o mês 10/2023. Estou ansioso pela decisão, mas este é o único caminho, segundo os especialistas da área.
Também paguei em atraso, um absurdo aparecer a opção de pagamento e também fui informado pelonpelondo INSS que poderia pagar normal, mais não falaram nada desse prazo para pagamento . Não fale de nada
Tbém entrei nessa fria.
Olá eu era MEI entre Set/17 e Ago/19 (portanto anterior a reforma), e ainda estou avaliando com um advogado se vale a pena ou não pagar a contribuição desse período retroativo (que ja esta na decadência de 5 anos e vai ficar mais caro). Contudo, queria entender melhor a tua situação.
Esses pagamentos retroativos de antes da reforma, não serão acrescentados no meu Saldo de Tempo para Aposentadoria POR IDADE? pq eu já estou ciente que não serão considerados para a carência de 15 anos (até ai não tem problema), mas queria tentar acrescentar ao meu tempo de contribuição de 35 anos e de idade de 65 anos para aposentar daqui 20 anos, caso contrário eu so alcançarei 35 anso de contribuição quando eu tive 67 anos de idade.
Eu também não quero jogar dinheiro fora então não quero ter que passar a mesma situação da tua que ja era pra estar aposentado e perdeu mais de 1 ano de beneficio porque o caso esta na justiça.
Dr. Thiago, trabalho na Justiça Federal de Sergipe desde 28/03/1989. Então na JF eu tenho 30 anos , sete meses e 2dias de serviços trabalhados até 19/11/2019, Tenho em carteira trabalho mais 01 ano e 05 cinco meses. Totalizando aí 32, 7 meses e 21 dias. Tenho mais seis meses com comprovação de carnes INSS como autônomo, isso em 1982. Esse tempo o INSS até hj não está querendo reconhecer pra averbar. Estão me cozinhando com isso desde 2016. Tenho carnes e lá no INSS tem esse início como autônomo registrado, porém não computado. Tenho certidão da PMA - Prefeitura Municipal de Aracaju, reconhecendo pagamento do ISS pago por mim nesses período de autônomo até 1989. Já até requeri via 135 no meu INSS o direito de pagar seis meses desse tempo lá atrás pra completar o meu tempo e me aposentar. Em 19/11, já faço mais quatro anos de trabalho na JF/SE. Só que depois de duas covids que tive e que me afastou por um ano e meio da repartição eu fiquei sem disposição física pra exercer a minha atividade de Polícial Judicial. Fiz 60 anos em 27/09/2022. Caso possa me ajudar com seus serviços ficaria muito grato. Caso seja possível favor me dizer quanto vai custar esses seus serviços, bem como esse período de seis meses atrasados. Meu contato zap é o 55 79 999371213. Desde já muito grato pela atenção. Luiz Pereira Lima.
Muito boa essa dica Dr. Thiago, estou com uma situação similar, e foi muito esclarecedor o vídeo! obrigada.
05:00 - Booooa ! Ótimo saber.
Sem contar esse Qnis que pega o idoso de surpresa uma avaliação e falta de respeito com o contribuinte que trabalha tanto pra na velhice passar por essa humilhação
Fantástico Dr. Thiago!
Muito importante suas colocações! Obrigada
Por gentileza, posta aqui o precedente do TRF4.
Parabéns pelo trabalho
Dr. eu fiz o parcelamento de 2018 do ano de 2014 que não foram pagos. E a contribuição mensal era de 878,05 de janeiro a dezembro. Estou com uma ação contra o INSS. A doença veio em 2015. Mas foi indeferido por falta de qualidade do segurado.
Tem que ir pra via judicial!..
Doutor a respeito do período indenizado. Inscrevi-me no inss em 01/05/1980 como autônomo mas iniciei os recolhimento a partir de 1992 até hoje. Tenho como indenizar esse período pela legislação da época. Se tivesse pago desde 1980 estaria aposentado desde 2016.
Boa tarde
Sempre fui CLT, em 2001 a 2007 montei um comércio, não recolhi INSS, posso recolher esse retroativo?
Excelente seu comentário.
Tenho 36 anos +4 meses de recolhimento ao INSS como trabalhador urbano(empresa), no ano 1999 comprei um caminhão agreguei em empresa tinha um motorista mas o reconhecimento do INSS era feito no PIS como contribuinte individual.
Posso recolher o seis em atraso para antecipar minha aposentadoria
Recolher como contribuinte individual?
Parabéns pelos esclarecimentos
Olá Professor Thiago, tudo bem primeiramente quero parabenisar pelo excelente video esclarecedor, que tem sido muito útil para mim, e ao mesmo tempo gostaria que me tirassem uma dúvida, estive trabalhando como contribuinte individual prestando serviço par uma uma empresa no período de 2003 a 2007, a mesma fez a retenção ,mas não pagou o inss, agora preciso me aposentar pela regra de transição, e esse período não consta no meu cins, sabendo que a responsabilidade era da empresa temo como dar entrada na aposentadoria, somente provando que trabalhei ou é melhor pagar esse período atrasado?, neste caso vou estar deparando com esse entendimento do inss também?
Fala alto homem !!!
Dr. Minha mãe contribuiu, para o INPS em meados dos anos 70 , fui verificar para ela e não consta como computado esse período... O que fazer? tem como reaver isso... Ela possui os comprovantes.
Boa tarde,
tenho um caso destes. porem se trata de contribuinte MEI. O INSS não considerou como carência com a alegação que as contribuições foram feita em atraso.
Ola amigo! Pra contribuir como contribuinte individual precisa estar inscrito como contribuinte individual? Trabalho por conta e não tenho CNPJ.
Uma guia que vence dia 15 e pago no dia 16 ela sera contada ou ela perde o valor
Tenho 27 de contribuição e 56 de idade...há 15 anos atrás fiquei desempregada e não contribui por 4 anos depois voltei ao mercado de trabalho...vale a pena pagar esses anos que não contribui no passado?
Com 62 anos vc consegue aposentar com o tempo que vc pagou.
Bom dia! Trabalhei uns anos atrás como corretor de imóveis autônomo..eu conseguiria pagar esses anos que trabalhei?
Bom dia doutor, minha esposa ficou desempregada de abril de 2007 a dezembro de 2008 e estamos tendo dificuldades pra ela se aposentar, existe algum meio que eu possa pagar esse atrasado e o inss reconhecer os pagamentos msm desempregado?
Bastante esclarecedor .
Prof paguei a primeira em dia após por tempo posso aposentar mas foi pago algumas em atraso
INSS, TEM QUE PARAR DE QUERER LEGISLAR... NAO E SUA COMPETENCIA
Eu depois que tive minha filha atrasei o INSS 2 anos ,paguei esses atrasados . Agora fui informada que tem tempo para pagar esses atrasados e que esse valor não vai valer de nada quando me aponsenta.
Ou seja ,joguei meu dinheiro fora !
Afinal , se começo a pagar Apartir de agora 2024 será que lá na frente conseguirei me aposentar ou é melhor guarda esse dinheiro no banco ??
Tenho uma cliente com guia de período decadente (1995-1999) no valor de 40.000,00 a intenção é atingir o pedágio de 50%, se pagar entao não vai contar na regra de transição?
Minha aposentadoria foi bloqueada em fevereiro.Aposentei em 2020, paguei o inss atrasado 10 meses.Como saber qual mes pagar os atrasados.Pode pagar tudo de uma vez.
Olá. Dr.
Períodos entre assinaturas na CTPS mesmo dentro dos últimos 5 anos posem ser recolhidos INSS como contribuinte individual sem fazer comprovação de atividade remunerada?
Bom dia ! Paguei 40 contribuições Mei baixado em divida pública e não apareceu quitado ao INSS. Esta em indicadores e vou pedir por idade agora dia 28 não vale para contribuição para tempo ,tem já 19 anos ! O dinheiro fica para o governo se nào aparece no Cnis
Cuidado. Pelo que andei estudando, MEI não conta para carência, apenas para tem de contribuição. Tem diferença... Pegadinha do governo. Sempre tem... Dá uma pesquisada.
Obrigada!
boa noite minha mãe ficou sem receber os atrasados da aposentadoria no Loas porque a advogada ganhou bebê e não trabalhou no tempo que precisava para fazer o requerimento,ela diz que tentou fazer depois mais foi adiado pelo inss por fora do tempo do prazo de fazer outro requerimento,o que fazer agora?
Fiz o cadastro no ano passado pra paga mais não paguei nenhuma o que acontece se eu for paga novamente paga juros ou tenho que atualiza as guias somente
Olá Dr como , como fazer para calcular o juro do INSS ,fiz o pagamento sem calcular o juro
Fiz pagamento depois do dia 15 não calculei o juro como calcular só o juro
Tenho um caso e uma duvida, pode ser feito o recolhimento anterior aos ultimos 5 anos, ou seja posso recolher periodo de 10 anos para contabilizar como tempo de contribuição, houve trabalho mas não houve recolhimento, foi recolhido por um periodo como individual mas depois foi suspenso os recolhimentos, agora quero pagar o periodo atrazado dos 10 anos que ficou sem recolhimento. atualmente tenho os últimos 20 meses de recolhimento.
As vezes nem compensa fazer assim! o INSS não vai considerar no calculo a tua remuneração do perido que está em decadência (superior aos 5 anos) e sim os teus maiores salários de toda tua vida contributiva. Exemplo: vc ganah 1 salario mínimo nesse period q vc não contribuiu como individual, mas durante toda tua vida houveram momentos com salários maiores (alguns com 4 ou 5 Salarios Mínimos) então o calculo é sobre esse salario maior (ou seja, vc ao invés de pagar 11% sobre um SM, vc vai pagar 11% sobre 4 SM e cada guia podem ultrapassar 1 mil reais cada. Eles fazem de proposito isso pra te desestimular e te forcar a pagar mensalmente oque falta depois que vc completou 65 anos assim sai mais barato pro INSS.
A justiça bloqueou, porque paguei 10 meses em atraso.
Excelente vídeo Dr.Tiago, estou com um caso assim, mas minha cliente não tem como comprovar o pagamento como CI. Acredita que seja possível via judicial?
Olá
Boa tarde
Parei de Contribuir em 02/21
Posso pagar o MEI atrasado, para somas na minha Aposentadoria
Tenho 59a de Idade e 32,9 Anos de Previdência
Voltei a pagar como facultativo 1929 5% em Maio deste ano
Compensa pagar os atrasados., ou não tenho outra saída, a não ser aposentar por idade ?
Obs: tenho dificuldade auditiva moderada à muitos anos, mas nunca declarei
Me Ajudaria em alguma coisa ?
Olá dr tenho 184 contribuição 11 por cento do salário mínimo
Tenho 73 anos tenho direito a aposentadoria obrigado
O recolhimento com fato gerador pós reforma (2023), é contabilizado se recolhido em atraso (contribuinte individual)?
Se for pra alguma regra de transição não
Dr o INSS faz recolhimento indevido não tem lei para devolução??
Áudio baixo.
Olá doutor ! Sou mei e tenho contribuído em atraso desde 2013 ano em que adquiri o o meu CNPJ,no aplicativo do INSS consta que tenho 11 anos de contribuição e 0 anos de carência , o que pode ser feito a respeito disso ? Perderei esses 11 anos de contribuição ? Ficarei grato se o senhor me ajudar,obrigado
Cuidado. Pelo que andei estudando, MEI não conta para carência, apenas para tempo de contribuição. Tem diferença... Pegadinha do governo. Sempre tem... Dá uma pesquisada.
Se alguém puder me responder, agradeceria muito. Tenho um caso em que empregada CLT, a empresa recolheu de 2019 a 2022 a menor do salário mínimo. Mesmo nesse caso, esses pagamentos não contaram para a carência? sem essas contribuições ela tem apenas 10 anos.
Bom dia, vc pode complementar esse período abaixo do salário mínimo vc vai no aplicativo do inss de sua empregada e na lupa que tem no aplicativo vc coloca complementação aí vai baixar o arquivo e lá vai dizer o complemento do ano
Empregador não assinou carteira desde 2015 e quer fazer as contribuições agora, é possível?
Dr., contribuição em atraso sem comprovar atividade somente for paga dentro da qualidade de segurado para fiz de carência. Para fins de tempo de contribuição precisa comprovar, ou estou errado?
Se o inss não aceitar então ele tem que devolver o que foi recolhido!. E mais que justo ja que foi pago!.
Estão roubando da gente
@@wilmafagundes7969 INSS e pirâmide pura!!!
Estou na mesma situação
E mas como sempre quem faz as leis são eles e no prejudica nas maiorias das vezes
Qual período máximo que pode ser pago em atraso , outro detalhe este valor pode ser parcelado?
Meu esposo trabalhou em por um período de 12 meses em uma empresa e ela não assinou a CTPS dele, por tanto não contribuiu, se ele procurar a empresa para ela recolher esse período, será que é aceito pelo INSS?
Carissimo colega, estou passando por esta situação em particular. Estou estudando e procurando as jurisprudencias sobre este assunto.
Dr como calcular o juro pelo INSS
Pessoal querendo pagar e eu achando uma forma de não pagar rsrs.
Tenho Mei e trabalho por aplicativo e pago meu das Mei tudo certinho, problema é que tem aplicativo que não aceita conta PJ para fazer os pagamentos só as de CPF aí meu contador disse que não tem como linkar esses repasses na conta que cai no CPF como ganho do Mei.
Só me resta segura na mão de Deus e ir.
No caso meu receio é a receita me cobrar o INSS desses repasses que caem na conta CPF.
Olá Professor... Como tem sido atualmente os julgamentos dessa questão?
Dr. Tiago, como faço pra entrar em contato com vc??
Tenho uma amiga contribuiu teve q parar acho q na covid ela fazia unha nas casas e fazia na casa dela ficou sen ganhar nada so c minimo do esposo agora c+60 anos c diabete pressão alta como posso ajudar ela?pd continuar pagar?se não, pd pegar oq contribuiu?pq não é justo
Oi Dr. Bom dia
Minha mãe está com 2 parcelas em atraso uma em 2013 e outra 2020, e no mês de julho faz 15 anos de recolhimento...comi faço pra pagar o atrasado?
Como vc resolveu? Tenho uma de 2021 atrasada no facultativo. Obrigada
Eu acho que o INSS se acha a última bolacha do pacote com umas previsões dessas, eu hein. Ótimo vídeo, professor! Esse é um tema que assombra, nós, advogados, na hora da orientação
Eu tenho 2 casos nessa situação
Até desanima de ser contribuinte se fica doente não tem como contribuir e se vai pro INSS eles ignoram tua doença
Pois é, eu tive um AVC e fiquei com o lado esquerdo paralisado, precisei ir na justiça pra conseguir a aposentadoria
Como contatá-lo?
Foi ótimo.
muito bom
Professor Tiago, embora o §5o do artigo 150 da Portaria Dirben 991 seja manifestamente ilegal, apenas exclui a regra de transição de 50 e 100%, permanecendo a possibilidade de aposentadoria por idade e pontos, ok?
Qual o o sentido então do órgão aceitar o pagamento dessas contribuições em atraso?
Enriquecimento ilícito do estado (governo)com o dinheiro do cidadão
Então o INSS tem que devolver de volta ao contribuinte
Verdade.
Se vc conseguir a devolução mim fala pq eu pague 5 anos com juros altos e correção monetária (FUI ROUBADA )
Sou pedreiro paguei 10 anos,de INSS, mais fiquei mais de 20 anos sem pagar, agora não tô podendo trabalhar por motivo de saúde com faso se é que dá pra fazer alguma coisa?????
Você 10 anos sem contribuir não tem o que fazer!.
@@voltesempre.4667 obrigado 👍🏾
Qual o instagram?
professor, isso inclusive para pagamento de contribuições em atraso posterior a reforma?, tipo de 2021
principalmente :'(
Excelente explicação Tiago.
minha avó é facultativa (NIS baixa renda) e não pagou os meses 1,2,3,4,5 e 6 de 2022 por motivo financeiros.... porem ela pagou todos os boletos em atraso so de uma vez no dia 27/06/2022 queria saber se eles serão contabilizados no sistema do INSS pois até agora os meses de contribuição não foram alterados.
antes dela pagar ela tinha 13 anos e 1 meses
agora ela tem 13 anos e 2 meses
queria saber se o sistema não reconheceu os 5 meses anteriores ( JAN,FEV,MAR,ABRIL,MAIO)
Bom
Boa dia, As contribuições em atraso também nao contam para cumprimento de carência.
No caso esse procedimento tambem pode ser feito para esse fim?
não, pois há previsão legal para não contarem como carência (art. 27, II da 8213) - só contam como carência as pagas em atraso depois da primeira em dia. No caso do vídeo, o INSS "legislou" por portaria, o que é vedado, já que não tem lei que prevê o que inventaram lá, por isso cabe o MS
@@jonathandellicolli149 obrigado pela resposta, ajudou muito.
@@jonathandellicolli149Paguei em atraso (2018 a 2021) , mas eu só paguei em atraso depois de ter efetuado a primeira contribuição em dia ( fui olhar no simulador e só tá contando como tempo de contribuição, mas não como carência) Vc sabe porque?
@ sim! O período pago em atraso não conta para carência, somente para tempo de contribuição. A carência nada mais é do que o pagamento em dia da contribuição. Se vc não pagou em dia, a regra é contar só para tempo de serviço
Io euter deuito dpagar pedaje para ter pozetaduria segura nu esse noa paguei direito temos ao noa
Dr. Tiago, boa noite. Estou com uma cliente que é MEI há 15 anos, sempre exercendo sua atividade empresarial, porém, em alguns períodos deixou de pagar as contribuições (2013, 2014 e 2015). Fez recentemente o pagamento da dívida via parcelamento na PGFN. Neste caso, é possível requerer o reconhecimento das contribuições tendo vista a quitação da dívida com juros e multa? Temos jurisprudência recente sobre esta matéria?
Boa tarde Dr teria como me atender no wats zap
Se pagar antes da reforma os 5 anos conta para completar 15 anos?