Novo estado no Brasil: Tapajós! Pará será separado?! | Ricardo Marcílio

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 29 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 792

  • @darlisonsilva4767
    @darlisonsilva4767 3 ปีที่แล้ว +55

    Sou do Pará e, de certa forma, acho a separação algo até plausível. Porém, quando eu penso que vai ter mais ladrão pra roubar dinheiro público e que certamente pouca coisa vai mudar, prefiro q ñ haja essa separação

    • @luiiginunes
      @luiiginunes 3 ปีที่แล้ว +3

      Se conseguissem se sustentar eu até nem ligava, entretanto nem isso. Estamos precisando priorizar outras coisas no momento, ao inves de criar mais estados falidos no País. Esses movimento, separatistas, sou super contra, no brasil o que deve melhorar é o transporte, e não criação de mais estados pois não é o problema, precisamos de trem bala, no estado conectando a capital, e todas as linhas a brasília e não mais outro estado, aqui em minas temos ferro, mas infelizmente vendemos e ainda o governo federal desviam verba pra outros estados quando deveríamos criar infraestrutura aqui, sendo este investimento até justo mas muita gente nem dá valor, deveriam saber que nosso patrimônio não é infinito se estoura os recursos pronto entramos em uma crise de novo e pior.

    • @nortenaoecomm7535
      @nortenaoecomm7535 3 ปีที่แล้ว +1

      Mas o Tapajós já é roubado pelos políticos da região metropolitana que usam arrecadação do Oeste e Sul do Pará pra investir nas regiões proximas de Belém e fazer o governador. O sul e oeste do Pará jamais vão conseguir emplacar um governador no Pará desse jeito. São paraenses só pra gerar arrecadação.

    • @pratiqueira787
      @pratiqueira787 3 ปีที่แล้ว +2

      @@nortenaoecomm7535 Rapaz moro em Ananindeua, e o saneamento básico aqui é uma lástima, se acreditas q os políticos estão investindo na região metropolitana estás enganado. O problema do estado são os péssimos políticos q temos e a falta de renovação de lideranças. Se dividir, não se enganem q vem políticos comprometidos com o desenvolvimento. Temos q mudar a dinâmica e trabalhar o desenvolvimento a partir dos municípios.

    • @danielmax3327
      @danielmax3327 3 ปีที่แล้ว +3

      É a mesma coisa chegar os políticos na tua casa e falar que vai dividir ela e que você vai ficar só com o seu quarto e que será bom pra você já o restante vai virar um negócio, bom é assim que funciona.

    • @Henrique.dhecky
      @Henrique.dhecky 3 ปีที่แล้ว

      Ladrão têm em todo canto né, é roubado do mesmo jeito

  • @crisnogueira499
    @crisnogueira499 3 ปีที่แล้ว +173

    Moro em Santarém e esse tema é bastante complexo... Historicamente há um revezamento político pelas famílias tradicionais que muito pouco fazem pela infraestrutura, saúde, educação, saneamento básico, cultura etc. Existem mega projetos de portos e barragens por toda extensão do nosso Rio Tapajós. Além do custo dessa divisão, me preocupa a corrupção, desvio de verbas, má gerência de recursos e, principalmente, a exploração desenfreada dos nossos recursos naturais (tão apreciada por esse Governo).
    Sem falar que desconheço se os povos indígenas da nossa região já foi consultada a respeito, afinal irá impactar diretamente seus territórios.

    • @liciolopes8616
      @liciolopes8616 3 ปีที่แล้ว +22

      Por que as pessoas ainda votam nos políticos dessas tais famílias?

    • @pequenotrovador6135
      @pequenotrovador6135 3 ปีที่แล้ว +31

      @@liciolopes8616 A prática de curral eleitoral é muito praticada ainda

    • @lofistudyandrelax9967
      @lofistudyandrelax9967 3 ปีที่แล้ว +17

      @@liciolopes8616 da msm forma de Recife . Os campos estão há uns 50 anos no poder. Governos ruins e nunca saem. É tipo uma monarquia.

    • @liciolopes8616
      @liciolopes8616 3 ปีที่แล้ว +4

      @@pequenotrovador6135 nossa, não sabia

    • @talyssonkrigor
      @talyssonkrigor 3 ปีที่แล้ว +5

      @@lofistudyandrelax9967 e foi assim que surgiu a Coreia do Norte

  • @vetkiau
    @vetkiau 3 ปีที่แล้ว +144

    Se ter um Estado menor fosse necessariamente mais eficiente, Sergipe seria o lugar mais desenvolvido do país. Estadas divisões geralmente só servem para aumentar gastos com novas máquinas públicas e para a elite política local abocanhar novos cargos. E tem mais, nossa arrecadação é extremamente concentrada no governo federal. Separar os Estados não vai aumentar tanto assim a arrecadação, vai é aumentar os custos.

    • @dupara6406
      @dupara6406 3 ปีที่แล้ว +7

      Acho que concordo contigo...

    • @doge7863
      @doge7863 3 ปีที่แล้ว +10

      Sim, o nordeste tem estados pequenos, e não é bem adiministrado

    • @nortenaoecomm7535
      @nortenaoecomm7535 3 ปีที่แล้ว +9

      Mas sergipe pequeno como estado é bem mais desenvolvido que a imensa região do tapajós governada pelo Pará.

    • @vetkiau
      @vetkiau 3 ปีที่แล้ว +4

      @@nortenaoecomm7535 Qual a base para afirmar isso? Eu não sei se sim ou que não. Só sei que tamanho não é sinônimo de desenvolvimento. MG (onde eu moro) é muito maior e mais desenvolvido economicamente do que o Sergipe. Enfim, se houvesse uma readequação de territórios (tipo anexando estados pequenos como Sergipe), até poderia ser interessante algumas mudanças de território. Mas gerar mais divisões desse jeito só vai gerar mais custos para a União, consequentemente menos repasse para os outros estados. Muitos perdem para poucos ganharem.

    • @doge7863
      @doge7863 3 ปีที่แล้ว +1

      @@nortenaoecomm7535 fonte : confia

  • @homemaranha7439
    @homemaranha7439 3 ปีที่แล้ว +146

    Não estou querendo criticar negativamente a decisão de separação de estados nem nada, mas na minha opinião não vai adiantar ter essa separação se os políticos não estiverem dispostos a deixar de praticar corrupção...

    • @viniciusbs1000
      @viniciusbs1000 3 ปีที่แล้ว +11

      Mas a questão posta é que pelo menos os canais de participação ficarão mais próximos de cidadãos que no momento estão muito distantes do poder central daquele estado, o que pode ser benéfico. Isso não se trata de opinião mas de análise teórica.

    • @homemaranha7439
      @homemaranha7439 3 ปีที่แล้ว +8

      @@viniciusbs1000 entendi o que vc quis dizer, mas para o povo alcançar os benefícios isso depende totalmente de uma gestão pública competente e honesta, ou seja, não dá pra pensar na divisão de estados e nos políticos de forma separada, a divisão pode sim trazer vantagens como o professor disse no vídeo, mas se tiver políticos corruptos no comando, bem... nós sabemos o que acontece...

    • @viniciusbs1000
      @viniciusbs1000 3 ปีที่แล้ว +4

      @@homemaranha7439 Com certeza cabides e penduricalhos surgirão, mas as possibilidades estão aí, o que faremos dela é outra história. Com certeza destinos de pessoas poderão mudar para melhor, mas a corrupção com certeza é vai acontecer. É dialético, contraditório.

    • @lucasjuliano5813
      @lucasjuliano5813 3 ปีที่แล้ว +3

      Vão roubar mais

    • @luiiginunes
      @luiiginunes 3 ปีที่แล้ว +2

      @@lucasjuliano5813 Concordo, ainda mais que os estados que estão pagando não tá sendo benéfico, estamos em crise, gestão muito ruim, políticos burros. Primeiramente devemos focar em construção de novas escolas e melhorar o ensino básico e médio, depois investimentos em turismos, projetos sociais minha casa minha vida(mas dessa vez um pouco diferente, vai receber a casa, mas vai pagar por ela aos poucos, não dando prejuízo ao estado), Precisamos focar em um novo mapa para separar o território logo após, assim poderemos transformar estados muito pequenos em um só, como no nordeste e o outros muito grande diminuindo-os, Primeiro como projetos sociais devemos focar nas principais capitais que tem um grande capital como; Rio de Janeiro, São Paulo e etc. Precisamos extinguir o tráfico trazendo uma melhor qualidade, tornando um lugar mais seguro. Isso é uma coisa viável, agora separar estados sem pé nem cabeça nada haver. Por isso que o brasil se ferra, não tem planejamento.

  • @AdrianoUrielSdosSantos
    @AdrianoUrielSdosSantos 3 ปีที่แล้ว +55

    Sobre a questão da arrecadação de riquezas, um caso interessante sobre isso é o de Parauapebas.
    Esse municipio no sudeste do pará (região do carajás) é o que mais exporta no brasil, e um dos que mais arrecadam impostos/ano devido a Vale.
    Só que o municipio em si é razoavelmente pobre, mal assistido pelo poder publico.
    Daí a insatisfação da população.

    • @texugodomel7810
      @texugodomel7810 3 ปีที่แล้ว +11

      Acho que a região do Carajás seria a melhor dentre as opções de separação, já que é uma região muito produtiva e está muito longe da capital

    • @diogo4035
      @diogo4035 3 ปีที่แล้ว +10

      A região Sul e Sudeste do Pará é mais rica que a região de Belém, produz mais, porém fica com quase nada!

    • @AdrianoUrielSdosSantos
      @AdrianoUrielSdosSantos 3 ปีที่แล้ว +2

      @@diogo4035 sim.

    • @pliniocosta3938
      @pliniocosta3938 3 ปีที่แล้ว +6

      @@texugodomel7810 Não seria o território que Pará, digo Belém, menos abriria mão. E verdade Carajas é a mais rica do Estado, é tão abandona quanto Tapajos. A política do governo estadual paraenses é bem fácil e de longo tempo, sugar Tapajos e Carajas, e não gerar nenhum benefício, seja a os Paraenses, e digo a população da área metropolitana e todo o território do Pará a leste do Rio Tocantins. Como também não gera desenvolvimento a os carajaras e tapajoaras... isto é os sulistas do Pará, e os moradores do oeste os tapajoaras. Basta ver que foi só em 2000 por aí que Belém passou a ter UTI em todo o estado de 2 milhões de quilômetros quadrados, mesmo tendo cidades grandes como: Santarém, Redenção, Altamira, Maraba, entre outras que embora menores tem de cobrir áreas tão grandes como alguns estados brasileiros , por exemplo Oriximina, Almerin, e nada nenhum desenvolvimento real. Não é normal em nenhum lugar do mundo ou aceitável por mais aquático que seja, viajar 14 dias de barco para chegar a sede da cidade e ter atendimento médico. Eu tenho atendimento médico a 15 minutos a pé, aqui no MT. Se somos todos brasileiros devemos ter oportunidades iguais ou menos desiguais possível. Criar Tapajos e viável, tanto economicamente, politicamente, tanto o Brasil e Pará tem a ganhar. Quem sabe até faz a política do Pará ver que erra feio, só tem Carajas, ou cuida melhor ou o sul do estado também sai.

    • @pliniocosta3938
      @pliniocosta3938 3 ปีที่แล้ว +2

      @@texugodomel7810 Eu poderia falar até das vantagens geopolíticas deste novo estado, com relação a fronteiras e integração nacional mas deixa assim.

  • @luzes651
    @luzes651 3 ปีที่แล้ว +118

    Boa tarde, professor. Desde que conheci seu canal tenho aumentado muito meus acertos em questões de geografia e me sinto totalmente capaz de fazer a prova do Enem com as aulas gratuitas e de qualidade que o senhor nos oferece. Como agradecimento gostaria de lhe enviar um singelo valor como agradecimento por suas aulas e como forma de ajudar a fortalecer o canal. Se pudesse disponibilizar sua chave do pix para que isso seja possível ficaria grata

    •  3 ปีที่แล้ว +26

      Luzes, agradeço demais! Mesmo!
      Muito obrigado pelo reconhecimento. Apenas o seu Like e o seu elogio já me fazem muito felizes! Mesmo… mas claro, caso queira, fique a vontade, apenas agradecerei demais ❤️
      Chave Pix: 39447501877

    • @jdavidufv
      @jdavidufv 3 ปีที่แล้ว +2

      Não se iluda achando que haverá mudanças, na prática somente para os políticos e a população continuará com os mesmo problemas sociais

    • @jonnysantos55
      @jonnysantos55 3 ปีที่แล้ว +2

      Como tu está estudando com as vídeos aulas?

    • @bernardocosta9
      @bernardocosta9 3 ปีที่แล้ว +2

      @@jdavidufv também acho, vai ser uma excelente manobra de demostrar solidariedade para o povo o enganando e uma oportunidade de ouro para lavar mais dinheiro ainda

    • @Podcastlegislacao
      @Podcastlegislacao 3 ปีที่แล้ว +3

      Professor muda essa chave pix, rapaz. É mais seguro colocar um e-mail

  • @viniciusvazmendes500
    @viniciusvazmendes500 3 ปีที่แล้ว +12

    Boa tarde professor Ricardo, sou de Palmas capital do Tocantins e a mudança com a criação do nosso Estado é evidente, acredito que será benéfica para a população do Tapajós, assim como para o desenvolvimento de toda região.

    • @Marcelo-fv5tq
      @Marcelo-fv5tq 3 ปีที่แล้ว

      O estado do Tocantins consegue se manter sozinho ou depende de verbas da União? E a corrupção aí no estado? Qual o PIB do estado? Se as respostas forem convincentes eu apoiaria a criação de outro estado, mas infelizmente creio que somente onerou os cofres públicos e a conta é paga por todos os brasileiros.

  • @williamlopes4002
    @williamlopes4002 3 ปีที่แล้ว +9

    O Tapajós vem bem antes da República, era para termos 3 estados no antigo Grão-Pará (Amazonas, Tapajós e Pará), mas a capital tinha bastante influência na época tanto que o atual estado do Amazonas demorou um pouco pra se desmembrar.

  • @josesidneisampaiosilva3299
    @josesidneisampaiosilva3299 3 ปีที่แล้ว +41

    Na minha opinião o Pará e o Amazonas precisam ter seu tamanho reduzido pra conseguir serem mais eficientes em atender a própria população, mas de nada vai adiantar se a união não der um pouco mais de autonomia prós estados.

    • @andrefelipeambrosio2655
      @andrefelipeambrosio2655 3 ปีที่แล้ว +4

      E melhor criar províncias ou distritos dentro desses estados pra que melhore criar novos estados só geraria gastos e talvez miséria nesses futuros estudos

    • @misaelbatista7826
      @misaelbatista7826 3 ปีที่แล้ว +6

      @@andrefelipeambrosio2655 Tocantins ficou muito melhor e um estado promissor ,depois que se separou do Goiás

  • @wlmf1
    @wlmf1 3 ปีที่แล้ว +48

    Sugestão: Divida os estados, conforme as necessidades e critérios de cada região, e extingue os municípios com menos de 5 mil hab. e arrecadação insuficiente, assim equilibra os gastos com a máquina pública e elimina os focos de corrupção local, onde as cidade não se desenvolve e os ratos fazem a festas.

    • @Vinicius-et2xg
      @Vinicius-et2xg 3 ปีที่แล้ว +7

      Esses Estados não serão também deficitários como os municípios que dever-se-iam ser integrados a outros?

    • @wlmf1
      @wlmf1 3 ปีที่แล้ว +3

      Se há alguma intenção em separar é porque o local tem um potencial de crescimento.

    • @igormorais358
      @igormorais358 3 ปีที่แล้ว +5

      Concordo totalmente, mano aqui em Minas tem municípios com 3 mil habitantes, isso é um absurdo

    • @igormorais358
      @igormorais358 3 ปีที่แล้ว +5

      @Eric Ucha sei lá mano, o detalhe é que isso gera uma cacetada de gastos desnecessários para o governo ,esse é o ponto

    • @wlmf1
      @wlmf1 3 ปีที่แล้ว +11

      @Eric Ucha só em Minas existem 230 cidades c/ menos de 5 mil hab.
      consumindo dinheiro com eleições, poderes legislativo, executivo, cargos comissionados para os parentes, secretários além de gastos com alugueis de carros e combustível. Retorno para a cidade que é bom? zero. A cidade com a menor população tem 781 hab. acreditem, lá tem um prefeito e todo o peso da maquina pública

  • @Saladino4083
    @Saladino4083 3 ปีที่แล้ว +46

    Tem maneiras mais fáceis de se aumentar a representação das pessoas podemos criar o voto distrital e assim os deputados eleitos teriam que prestar contas diretamente a pessoas de regiões específicas de seus Estados , isso seria bom para todos e acabaria com a necessidade de fatiar estados .

    • @thiagoalexandre8684
      @thiagoalexandre8684 3 ปีที่แล้ว +5

      Seria ruim para os políticos, mais difícil de ser puxado e tudo mais. Por isso que n passa.
      Eu acho essa ideia de um novo estado péssima. Só vão ter mais aparato estatal ineficiente e gente pra sugar dinheiro de impostos. Serviços públicos minimamente decentes que é bom. Nada...

    • @Saladino4083
      @Saladino4083 3 ปีที่แล้ว +5

      @@thiagoalexandre8684 concordo , criar mais Estados não significa melhorar a eficiência deles só vamos criar mais um aparato pra ser roubado por eles , mas acho que ficaria mais fácil para os políticos serem eleitos em vez de correr o estado inteiro em busca de voto ele pode se concentrar em um local só mas em contrapartida todos daquele local vão reclamar diretamente com ele ou seja teremos contato direto com nosso representante assim como é na Europa .

    • @vinissues4634
      @vinissues4634 3 ปีที่แล้ว +1

      Tmb aumentaria a ação dos currais eleitorais

  • @danielle1859
    @danielle1859 3 ปีที่แล้ว +1

    Obrigada por trazer está temática! Não vejo nenhum TH-camr falando sobre isso.

  • @raulassuncao9438
    @raulassuncao9438 3 ปีที่แล้ว +55

    Sou do estado do Carajas. É simples saber por que queremos separar. Não tempos políticas públicas voltadas para noss região. Não temos estradas comunicação, saúde, educação. Aqui o que não falta é reclamação em relação a falta de hospitais.

    •  3 ปีที่แล้ว +10

      A questão não pode ser somente econômica! Ótimo comentário!

    • @PauloRicardo-gu9zy
      @PauloRicardo-gu9zy 3 ปีที่แล้ว +3

      Sou a favor do Estado de Carajás mas que isso não dará resultado logo não dará. Nessa região de Carajás, principalmente entorno de Canaã dos Carajás e Parauapebas e talvez até Marabá tem muuuitoo roubo, corrupção, obras municipais super, mega faturadas, 3, 4x mais caro que num municipio normal. É fato que muitos dessas autoridades e empresários locais estão aqui em Carajás APENAS para enriqueceram com a mineração. O povo da região se livrará dos políticos tradicionais do Pará mas travaram uma baita luta com os locais pra então começaram a ter um novi Estado de respeito.

  • @anapaulalourenco4096
    @anapaulalourenco4096 3 ปีที่แล้ว +7

    Ótimas aulas professor ! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

  • @ezequiassilva3114
    @ezequiassilva3114 3 ปีที่แล้ว +7

    Sou de Santarém, moro em Manaus desde 1982. Sou a favor da separação, porquê? Santarém, hoje, é um município com mais de 300 mil habitantes que apresenta uma certa infraestrutura que daria para caminhar com suas "próprias pernas". Possui uma Rodovia que se liga ao resto do País, produção de grãos, um comércio forte e além de um turismo ecológico bem destacado até mundialmente, além de possuir uma forte arrecadação, entre impostos e tributos. Essa arrecadação nunca foi distribuída de maneira justa pela sede (Belém) para suprir as principais necessidades do município. Aliado a outros municípios, Santarém teria condições de atender melhor as necessidades da região, caminhando para um desenvolvimento mais célere, encurtando mais a distancia entre os municípios, favorecendo, com isso, uma melhor relação entre estes.

    • @tefigeorgia7240
      @tefigeorgia7240 3 ปีที่แล้ว

      Querem ir,vão com Deus!Só não espalhem mais ódio e revolta contra o povo tão sofrido de minha capital Belém e de toda área metropolitana ,área do salgado e Marajo!Não somos privilegiados como muitos pensam!Nossa capital Belém,sofrida padece de investimentos. Nosso povo não tem emprego,grande parte já foi para o sul em busca de oportunidades. Não temos saneamento de qualidade, a area da saúde não está boa por aqui.Emtao não se atrevam a dizer que meu povo se beneficia de seus minérios pois é mentira!Somos um povo sofrido.Que criem os dois Estados mas não inventem mentiras sobre nosso povo!Vão com Deus!

    • @afxnso4818
      @afxnso4818 3 ปีที่แล้ว

      Sou a favor sim sou Belenense e minha mãe é de Santarém e meu pai daqui do nordeste do Pará

    • @afxnso4818
      @afxnso4818 3 ปีที่แล้ว

      Somos todos nortistas

  • @carlospinheiro405
    @carlospinheiro405 3 ปีที่แล้ว +17

    O separação dos estado do Pará não é apenas pelo financeiro mas Também pela parte cultural dessas três regiões que chega a ser bem distintas. Muitos paraenses do interior não se identificam com a cultura da capital Belém

    • @lulumariano6515
      @lulumariano6515 3 ปีที่แล้ว +4

      Os belenenses também contribuem pra isso pois são bairristas demais. Eu sou do Interior e moro há 22 anos em Boa Vista, mas continuo ligado emocionalmente ao meu estado. Quando encontro um paraense de Belém ele me pergunta de que bairro eu sou e não de que cidade eu sou. Para muitos paraenses quem não fala o sotaque belenense não é paraense. Eles têm que entender que o Pará recebeu e ainda recebe muita gente e que a mistura das pessoas de fora com os locais forma grande parte da população do estado. Eu sou um exemplo disso, meu falecido pai veio do Ceará ainda menino e se casou com a minha mãe que é paraense.

    • @amajbel747
      @amajbel747 3 ปีที่แล้ว

      Uma parte do todo. Nos identificamos nas nossas diferenças fomos sempre assim adoro sair da cidade e passar férias com a família no interior. É nossa identidade.

    • @afxnso4818
      @afxnso4818 3 ปีที่แล้ว +2

      Sim mano eu sou daqui de Belém
      N diria nem a galera do norte do tapajós como Santarém que ainda mantém aquela cultura latina assim como nós e sim o pessoal do sul do Pará que parece mto com a galera do centro oeste e n tem nada haver com o resto do norte

    • @gasparvieiraneto681
      @gasparvieiraneto681 3 ปีที่แล้ว +3

      O Oeste do Pará tem muito mais ligação com a capital do Amazonas, Manaus,do quê com Belém. Exemplo disso é que há muitos paraenses do Oeste residindo em Manaus.

    • @afxnso4818
      @afxnso4818 3 ปีที่แล้ว +2

      @@gasparvieiraneto681 tanto que é mais perto ir de Santarém pra Manaus do que Santarém Belém

  • @luannanormando9979
    @luannanormando9979 3 ปีที่แล้ว +5

    Como eu não conheci esse canal antes??? Incrível 🖤🖤

  • @sergiomarques07
    @sergiomarques07 ปีที่แล้ว +1

    QUERÍAMOS MUITO QUE ISSO ACONTECESSE!!

  • @desouzagustavo108
    @desouzagustavo108 3 ปีที่แล้ว +4

    Eu sou a favor, o Pará é um estado grande, a população é muito esquecida e abandonada, eu já morei em lugares que não tinha escolas, posto de saúde, assistência social e policia, perdi dois anos de estudo e minha familia passamos dificuldades e não tínhamos nenhum desses orgãos para nos ajudar. No Pará existe muita gente nessa situação de vulnerabilidade, expostos a violências, saúde precária, pobreza e etc.
    Sou a favor na esperança que um estado menor possa melhorar essa situação.
    Sou do Sudeste do Pará próximo ao Rio Araguaia.

    • @vetkiau
      @vetkiau 3 ปีที่แล้ว

      A situação do Amapá é muito melhor? Acho que não tem nada a ver com tamanho...

    • @maxmartinsan
      @maxmartinsan ปีที่แล้ว

      Não é só no Pará que tem lugares como tu descrevete.

  • @peedrolima_
    @peedrolima_ 3 ปีที่แล้ว +41

    Moro na cidade de Parauapebas - PA, popularmente conhecida como a "capital do minério". Por aqui a presença do governo estadual é muito deficitária e às vezes até inexistente, faltam hospitais, escolas estaduais decentes e até mesmo uma universidade estadual (a única universidade pública da cidade é a Universidade Federal da Amazônia, com todos os seus cursos voltados para o ramo ambiental/agronegócio). Parauapebas - PA é uma cidade com mais de 200 mil habitantes, possui um dos maiores PIB do estado, em alguns anos só ficou atrás do PIB de Belém, é um absurdo sermos ignorados pelo governo do estado. Por vezes, o único braço do governo estadual que chega por aqui é a Polícia Militar.

    • @gabrielrochamed
      @gabrielrochamed 3 ปีที่แล้ว +1

      Vcs se sentem representados por Belém? Ou acha muito diferente culturalmente e socialmente?

    • @jeffersonbarra9168
      @jeffersonbarra9168 3 ปีที่แล้ว +4

      @@gabrielrochamed Culturalmente falando é totalmente diferente. O Sul do Pará tem influencia de Minas, Goias, Tocantins e etc. Já o Nordeste paraense é aquele que preserva a cultura tida como "paraense", ou seja, aquela mais conhecida. Sou a favor da separação, pois só quem vive nessa região sabe o abandono do governo estadual, sendo que essa é região que mais contribui economicamente para o estado.

    • @gabrielrochamed
      @gabrielrochamed 3 ปีที่แล้ว +2

      @@jeffersonbarra9168 E eu acredito, pois tenho uma amiga daí do sul do Pará e ela diz que as pessoas que moram nessa região do estado tem como referência de cidade grande as cidades de Goiânia ou Brasília e não Belém

    • @jeffersonbarra9168
      @jeffersonbarra9168 3 ปีที่แล้ว +4

      @@gabrielrochamed E é isso mesmo, essa região mais próxima de Palmas e Goiania do que de Belém.

    • @joaopedrovasconcelos407
      @joaopedrovasconcelos407 3 ปีที่แล้ว +1

      A mesma coisa acontece aqui em Canaã...

  • @jeffersontavares4903
    @jeffersontavares4903 3 ปีที่แล้ว +2

    Esse cara é muito bom, objetivo e sensato. Parabéns, irmão!

  • @lucaspaiva3456
    @lucaspaiva3456 3 ปีที่แล้ว +3

    Sou da região nordeste do Pará. E super apoio. O Pará é muito grande para ser administrado. Mas esse novo plebiscito tem que ser feito só nos municípios que vão se separar!

  • @alissoncardoso8140
    @alissoncardoso8140 3 ปีที่แล้ว +4

    Professor, fala sobre a disputa de terras entre Piauí e Ceará, que tem se intensificado desde 2011.

  • @gabrieloliveira3055
    @gabrieloliveira3055 3 ปีที่แล้ว +17

    Acho que isso é bom porque vai descentralizar a administração e vai ajudar a desenvolver essa região o Pará é um estado grande de mais e a população dessa região é esquecida pelo governo de Belém.
    O Tocantins é um exemplo só começou a se desenvolver depois que foi separado de Goiás.

    • @vetkiau
      @vetkiau 3 ปีที่แล้ว +1

      Então o Nordeste deveria ser a região mais desenvolvida do país. É onde tem mais estados e muitos são pequenos. Descentralizar por si só não é solução.

    • @mayanelivia3258
      @mayanelivia3258 2 ปีที่แล้ว

      Amazonas, Minas gerais, e mato grosso são enormes também. E Esses outros enormes não precisam de divisão, é?

  • @caspenha
    @caspenha 3 ปีที่แล้ว +8

    Se isso acontecer, Oriximiná terá um papel muito importante para o desenvolvimento da região!

  • @fredericosirotheau-correa3677
    @fredericosirotheau-correa3677 3 ปีที่แล้ว +3

    Eu sou paraense e sobre sentir-se ou não de uma região é algo novo, pois no Pará, seja de qualquer lugar no Estado, nos sentimos orgulhos de ser paraense. Como bem comentastes a parte econômica é o que conta, pois que adianta se separar si não é capaz de sustentar-se sozinho. O que se deve fazer é gestionar melhor os recursos (combater a corrupção p. ex.) e atrair investidores pro Estado. O Governo Federal busca diminuir o tamanho do Estado e vêm o Legislativo aumentar. Quantos projetos no país foram cancelados por falta de verba?? Um exemplo: As próprias Forças Armadas destinam 2/3 do seu orçamento para pagar pessoal, aposentadoria de militar, etc e fica pouco para investir em tecnología e aquisição de novo armamento (a FAB cancelou a compra de mais KC 390 justamente por falta de verba).

  • @dayvisoncs
    @dayvisoncs 3 ปีที่แล้ว +2

    Só faltou abordar os aspectos sociais, culturais e ambientais, os quais falam fortemente contra a separação.

  • @viniciusbs1000
    @viniciusbs1000 3 ปีที่แล้ว +8

    Como falar de aumento de custos num país que seus governantes não tem o interesse no desenvolvimento social?

  • @ColorantePinturas
    @ColorantePinturas ปีที่แล้ว +1

    Professor, está nascendo uma discussão nunca vista antes sobre separação de estados do sul do nordeste, gostaria que você fizesse algum vídeo analizando esse assunto, quais seriam os impactos etc.

  • @wellingtonvillr3604
    @wellingtonvillr3604 3 ปีที่แล้ว +1

    Moro em Belém,mas o povo que vive mais afastado merece uma atenção presente

  • @flaviodamasceno748
    @flaviodamasceno748 3 ปีที่แล้ว +4

    Torcendo pelo bem do povo ❤️❤️🇧🇷🇧🇷.

  • @jorgefsilva6158
    @jorgefsilva6158 3 ปีที่แล้ว +1

    Suas aulas são show....👏

  • @eaigilsonsiqueira...7479
    @eaigilsonsiqueira...7479 3 ปีที่แล้ว +2

    Sou muito fã de dividir os estados....mas entendo que se e a vontade do povo que lá mora ....tenque ser sim aceito....dês que não desmembre a União....

  • @gildeaomacalinovieira1587
    @gildeaomacalinovieira1587 2 ปีที่แล้ว +2

    Só quem mora nessa região sabe como somos abandonados . precisamos de independência desse estado que não nós representar.

  • @rafaeldcarmo
    @rafaeldcarmo 3 ปีที่แล้ว +21

    E se ao invés disso os municípios tivessem muito mais autonomia, não seria melhor? O prefeito está muito mais próximo da população do que o governador, seria mais fácil para o povo participar mais ativamente na política

    • @fernandoconde4335
      @fernandoconde4335 3 ปีที่แล้ว +6

      E a corrupção e o coronelismo correria souto pelo interior

    • @nathanricardo169
      @nathanricardo169 3 ปีที่แล้ว +1

      É o prefeito q toma conta principalmente porq é ele q governa a cidade em si ....é Cargo importantíssimo o voto deve ser pensado diretamente no prefeito

    • @peteracanpsucomunista974
      @peteracanpsucomunista974 3 ปีที่แล้ว +2

      @@nathanricardo169 ,isso é verdade. Aqui a prefeita em marituba-Pa tem promovido açoes de cultura e turismo, os ambulantes e comercios locais tem faturado muito bem. Ela é uma empresaria que veio de pernambuco, se candidatou e ganhou o canditado do "trafico"

    • @nathanricardo169
      @nathanricardo169 3 ปีที่แล้ว +1

      @@peteracanpsucomunista974 eu sou de SP moro em Joinville-sc O ADRIANO SILVA O PREFEITO TAMBÉM É UM EMPRESÁRIO AQUI ELE PRIORIZA O EMPREGO

    • @peteracanpsucomunista974
      @peteracanpsucomunista974 3 ปีที่แล้ว

      @@nathanricardo169 , a praça aqui proximo do meu bairro ficou foda demais e atraiu construçao de novos pontos de comercio, vai crescer demais meu bairro

  • @lucasmanausable
    @lucasmanausable 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu Sou De Santarem, e moro em manaus a 20 anos...Sai de santarem com a familia Atraz de Trabalho no Amazonas..Essa e uma luta grande de Todos .Os que se sente lezado com a diferencia de cidade ao redor de Belém...E outro nivel ..Por la tem Progresso ..Aqui Somos Esquecido...O governo do Pará Nao da Conta de Administrar Todo Esse Estado , Ele e Muito Grande..Com a divissao melhoraria pra Ambas as Parte..Se vcs Fizerem Uma Pesquisa o Ate uma vizita em Santarem; Ou Em Outras Cidade Que ira Fazer parte do Estado do Tapajos Vao Ver Que Tem Como o Brasil Ter Um Novo Estado; Temos a BR163 Que Liga o Tapajos ao resto do brasil e Um Grande Porto,Pra Grandes Navios e Barcos...Em Santarem,,,,e estamos Mais proximos da Capital Amazonense Manaus..

    • @mayanelivia3258
      @mayanelivia3258 2 ปีที่แล้ว

      E Amazonas, Minas gerais e mato grosso que também são enormes, conseguem administrar? Não terão divisão? Por que só o Pará terá divisão, e os outros estados gigantes não?

  • @sebastiaoribeiro1842
    @sebastiaoribeiro1842 2 ปีที่แล้ว +2

    Olá, Professor Ricardo! Há alguma novidade sobre esse tema?

  • @joaolessa2283
    @joaolessa2283 3 ปีที่แล้ว +19

    E eu que moro no Pará e não tava sabendo disso... 😅
    Lembro muito bem de 2011, houve uma grande movimentação na época!

    • @umfuturocanaldeconteudoskk5529
      @umfuturocanaldeconteudoskk5529 3 ปีที่แล้ว +3

      Sério?

    • @lucasnascimento550
      @lucasnascimento550 3 ปีที่แล้ว +2

      Eu lembro muito bem desse evento. Até hoje tenho guardado um papel da campanha de divisão daquela época

    • @sandroprof8561
      @sandroprof8561 3 ปีที่แล้ว

      Belém e região metropolitana e nordeste do Pará tem mais habitantes que Carajás e Tapajos juntos, então esses estados nuncam vão sair do papel

    • @nortenaoecomm7535
      @nortenaoecomm7535 3 ปีที่แล้ว +2

      A região metropolitana é egoísta e desumana tá mais preocupada com o tamanho do território do que a necessidade de uma população de mais de 2 milhões de pessoas de ter sua autonomia. O tapajoenses não vai deixar de ser brasileiros, só vão ter autonomia política, vão continuar falando o mesmo idioma dos paraenses.

    • @lucianosilva7498
      @lucianosilva7498 3 ปีที่แล้ว +1

      @@nortenaoecomm7535 só vai criar mais ódio na região norte, já não basta a rivalidade com o Amazonas

  • @_anderpaz
    @_anderpaz 3 ปีที่แล้ว +31

    Moro em Santarém, e não posso negar que o atual governo tem se esforçado para estar presente nas regiões onde seriam o Tapajós e Carajás. Mas podemos notar que mesmo com esses esforços, as duas regiões (Tapajós e Carajás) ainda levariam anos, talvez décadas para ter o desenvolvimento que merecem. Educação, saúde, segurança pública, tudo muito deficitário para uma população cada vez maior nessas duas regiões.

    • @viniciusalbuquerqueferreir2193
      @viniciusalbuquerqueferreir2193 3 ปีที่แล้ว +2

      A capital deveria sair de Belém, pois a cidade não consegue sustentar o governo estadual. A cidade tá mais pra representante local (Marajó, Nordeste e Metropolitana) do que para representante estadual.

    • @lazaro8506
      @lazaro8506 ปีที่แล้ว +2

      Se fosse por isso o estado de Sergipe que o menor estado seria desenvolvido

    • @_anderpaz
      @_anderpaz ปีที่แล้ว

      @@lazaro8506 é uma comparação sem nexo. São realidades diferentes.

    • @Rochellediva
      @Rochellediva ปีที่แล้ว +1

      O peblicito veio e o não venceu

    • @lazaro8506
      @lazaro8506 ปีที่แล้ว +1

      E por que o Estado de Sergipe não está desenvolvido pelo tamanho pequeno

  • @zavalabaceti
    @zavalabaceti 3 ปีที่แล้ว +12

    Não vai passar outra vez. A solução não é dividir. É inviável esses estados. Riquezas hoje vem de produtos feitos e de tecnologia. Riqueza mineral fica na mão de poucos. Acordem

    • @lulumariano6515
      @lulumariano6515 3 ปีที่แล้ว

      Estado apenas exportador de comodities não tem futuro.

    • @karinacamargofarina7474
      @karinacamargofarina7474 10 หลายเดือนก่อน

      ​@@luiiginuneso Tapajós vai separar do Pará,mas calma que o Tapajós vai vim

  • @jacksonnascimento3700
    @jacksonnascimento3700 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu sempre soube que meio que existia dois Para's culturalmente mas interessante saber mais.

  • @7evangelio522
    @7evangelio522 2 ปีที่แล้ว +2

    Região Centro-Norte:
    Pará
    Amapá
    Tocantins
    Maranhão 🇳🇱 🇧🇷 🇳🇱

  • @eduardooliveira4987
    @eduardooliveira4987 3 ปีที่แล้ว +12

    Acredito que os interesses políticos, econômicos de uma minoria sejam maiores que a preocupação social ,cultural e desenvolvimento da região. Acredito que poderá ocorrer, o enriquecimento de alguns grupos por trás dessa iniciativa, fora a corrupção. Parabéns pelo canal.

    • @pedroisaac7444
      @pedroisaac7444 3 ปีที่แล้ว

      acredito que seja inclusive o contrario, hoje o Pará foca muito no litoral, e esquece quase que completamente a região do interior, por mais que sejam importantíssimas para a economia do estado, já que para o Pará em si, aquela região ser altamente desenvolvida atrapalharia as grandes cidades locais, o turismo e até mesmo o bolso dos governantes.

  • @faelprocopio7679
    @faelprocopio7679 3 ปีที่แล้ว +2

    O que fico pensando é até que ponto esse equilíbrio econômico e cultural deve ser considerado na separação dos estados, pois não é garantido que ao separar o governo local atenda a demanda da população, só é garantido que uns Estados vão ter que pagar para outro existir.

  • @mayuke1944
    @mayuke1944 3 ปีที่แล้ว +5

    Acredito que a curto e médio prazo quem se beneficiária mais disso são os políticos já que inúmeros cargos públicos e até municípios seriam criados junto com um novo estado.

    • @wendelfbc5102
      @wendelfbc5102 3 ปีที่แล้ว

      Pobre do povo que acha q vai melhorar pra eles, quem dera. Onde já se viu coisas mudarem nesse país pra beneficiar o povo?

  • @m.angelo9212
    @m.angelo9212 3 ปีที่แล้ว +5

    claramente haveria um aumento de custos desnecessário, uma vez que há outras soluções, menos custosas, para o problema
    Mas os números trazidos do gasto publico n tão levando em conta a geração de riqueza regional devido ao investimento e montante em dinheiro que circularia na região para criação de infraestrutura, oq em parte amenizaria o deficit

  • @otavio.valente
    @otavio.valente 3 ปีที่แล้ว +109

    Eu sou paraense e moro em Santarém. Sou favor do novo Estado. Só quem mora aqui entende as necessidades do povo, como exemplo tenho a casa da minha avó em Alenquer em um dos bairros centrais da cidade, a rua dela nunca foi asfaltada e muito menos tem saneamento básico. Esse novo estado vão beneficiar é MUITO as cidades envolvidas.

    •  3 ปีที่แล้ว +10

      Ótimo relato! Triste, infelizmente

    • @matheusalcantara3634
      @matheusalcantara3634 3 ปีที่แล้ว +21

      Ué, a prefeitura de Alenquer não existe? os beneficiados serão apenas os políticos locais.

    • @PauloRicardo-gu9zy
      @PauloRicardo-gu9zy 3 ปีที่แล้ว +28

      Sou da região de Carajás e entendo perfeitamente o desejo de divisão. Mas sou realista: essas divisões não trarão os resultados almejados tão cedo e as corrupções sim serão logo mas é mais facil lutar com imimigos próximos, conhecidos do povo local que os de longe, bem longe como os centrados na capital.

    • @mayrongustavo8154
      @mayrongustavo8154 3 ปีที่แล้ว +5

      Mas asfaltamento de rua Não tem nada haver com governo estadual, isso é função da prefeitura de Santarém.

    • @talyssonkrigor
      @talyssonkrigor 3 ปีที่แล้ว +5

      @@mayrongustavo8154 se o estado não manda dinheiro pra cidade, a cidade não consegue suprir as necessidades básicas das pessoas dessa região como asfaltar as ruas…

  • @suzukyfelix1803
    @suzukyfelix1803 3 ปีที่แล้ว +4

    Moro na região sudeste do Pará ( Carajás); as diferenças regionais, culturais e linguísticas são enormes comparada a região metropolitana ,o socorro das cidades do Sul e sudeste é a cidade de Marabá, Belém msm só em último caso, pela distância .
    Contudo se não é econômicante sustentável entao e melhor nao se separar, até pq porque tapajós ou carajás é a minoria comparado a região de Belém então não vai ser aprovado, vai continuar do msm jeito, dividido só culturalmente , quem vem pro Sudeste/ sudeste acho difícil se adaptar e vice versa tbm.

  • @josuecosta3980
    @josuecosta3980 3 ปีที่แล้ว +3

    Eu moro em Curionópolis.
    E sou totalmente favorável.

  • @PauloRicardo-gu9zy
    @PauloRicardo-gu9zy 3 ปีที่แล้ว +6

    Sou a favor do Estado de Carajás e Tapajós mas que isso não dará resultado logo não dará. Nessa região de Carajás, principalmente entorno de Canaã dos Carajás e Parauapebas e talvez até Marabá tem muuuitoo roubo, corrupção, obras municipais super, mega faturadas, 3, 4x mais caro que num municipio normal. É fato que muitos dessas autoridades e empresários locais estão aqui em Carajás APENAS para enriqueceram com a mineração. O povo da região se livrará dos políticos tradicionais do Pará mas travaram uma baita luta com os locais pra então começaram a ter o Estado que sonharam.

  • @mauriciodeazevedoandrade1944
    @mauriciodeazevedoandrade1944 3 ปีที่แล้ว +12

    O certo seria que votassem somente as pessoas que morrassem nas regiões interessadas em separar-se, e não com toda população!

  • @IranLJr
    @IranLJr 3 ปีที่แล้ว +5

    O problema de estados muito grandes como os da região norte é como os governos municipais e estaduais administram os recursos. Há municípios com diversas potencialidades econômicas , mas que não investem e ficam como disputa de poder entre famílias oligárquicas

  • @user-xj4sd1yw6b
    @user-xj4sd1yw6b 3 ปีที่แล้ว +2

    Faz um vídeo sobre o norte de Minas Gerais, pois somos esquecidos pelo resto do Estado.

  • @juscelinacavalcante5246
    @juscelinacavalcante5246 3 ปีที่แล้ว

    Sua aula é ótima qnd o senhor não fala em política!

  • @Mistico_Xama
    @Mistico_Xama ปีที่แล้ว +1

    Na época da separação eu era afavor pq achava q o estado sendo dividido a administração seria melhor porém hj conhecendo como a política é suja e os governos vendidos, hj sou contra. Os dois estados só ficariam mais pobres, Pará não vai ser dividido se depender da população.

  • @anaesarah214
    @anaesarah214 3 ปีที่แล้ว +1

    Na verdade quando há interesse de políticos pelo meio como estamos vendo, há algo por trás,muitos recursos naturais essas áreas tem para darem "lucro para ELES" e não para as populações locais e principalmente as tradicionais.

  • @gustavopimentel7867
    @gustavopimentel7867 3 ปีที่แล้ว +2

    Sou paraense de Santarém, onde será a capital do possível estado do Tapajós. Sob o ponto de vista de gestão pública, o avanço seria interessante. Santarém, maior cidade do oeste do Pará fica distante uns 800km da capital. A região do baixo-amazonas também clama por investimentos, que, por tabela, também seriam beneficiados. Santarém é um município com mais de 300mil habitantes e não recebe a atenção que merece do governo do estado. O potencial turístico é imenso, mas pouco explorado, entre outras atividades como exploração mineral e o agronegócio. A substituição dos garimpos ilegais por mineradoras, a exemplo da MRN, em Porto Trombetas ou da Alcoa em Juruti é possível. Existem controvérsias, como os custos de instalação das sedes de governo e contratação de servidores. Déficit na casa do Bilhão, logo de início. Mas o que preocupa são as pessoas à frente dessa luta, os grandes empresários da região com interesses escusos, na minha visão. Estão mais preocupados com a alavancagem dos seus negócios do que com a população. Olhando por esse lado, é um pouco difícil de passar, quem manda no Pará mora em Belém e todos sabem quem são. Os donos dos jornais impressos e canais de TV, e de uma variedade de empresas pelo estado não gostariam dessa concorrência. Pai do Governador (Senador Jader Barbalho), Mãe (Dep. Federal Elcione Barbalho), o primo (Dep. Federal José Priante) e o próprio Hélder trabalharão incansavelmente pelo fracasso do divisão com ampla campanha na região metropolitana, onde tem mais votantes (Belém e Ananindeua).

    • @tefigeorgia7240
      @tefigeorgia7240 3 ปีที่แล้ว

      Que bom que vc não se referiu ao povo.Nos belenenses somos um povo bastante sofrido.Nossa cidade padece.Que bom mesmo que vc se referiu a políticos e não a população

    • @inocenciodovaz6026
      @inocenciodovaz6026 3 ปีที่แล้ว

      Mais os culpados são vocês mesmo que vota todas vezes nos mesmos bandidos de Belém na família BARBALHO.

  • @ManuelJoao-qm4yy
    @ManuelJoao-qm4yy ปีที่แล้ว +1

    O nosso povo de Santarém queremos ser independente..
    O governo do Pará sempre abandonou Santarém e nós queremos que Santarém seja estado do Tapajós esse e nosso sonho de se libertar do Pará esse e nosso propósito melhor pro nosso povo de Santarém virá estado do Tapajós 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

  • @reginabezerra2208
    @reginabezerra2208 3 ปีที่แล้ว +1

    Não sou do Pará e não tenho tanto entendimento para opinar sobre o caso. No meu estado tbm ja teve projetos de divisão e o q vejo é q criar mais uma máquina pública, trás muito mais despesa e corrupção. Entendo que territórios menores são mais fáceis de administrar…. Mas nao sei até q ponto no Brasil (corrupção endêmica) isso seria benéfico.

  • @jszs7439
    @jszs7439 2 ปีที่แล้ว +1

    Poderiam adicionar mais uma metrópole igual como fizeram em São Paulo… ficaria mil vezes melhor
    Quem sabe até uma terceira

  • @RIQUEZA.DIVINA
    @RIQUEZA.DIVINA 3 ปีที่แล้ว +1

    Cara vc é muito bom e muito didático 🙏🏼 parabéns

  • @jeffmesquita8237
    @jeffmesquita8237 3 ปีที่แล้ว +7

    O Amapá se separou do Pará e não é um estado rico, acho que o governo precisa investir mais nas nossas fronteiras.

    • @arleyamorim
      @arleyamorim 3 ปีที่แล้ว +1

      Mas creio que se não tivesse separado, o Amapá seria menos desenvolvido do que tá hoje. Pelo menos a capital Macapá não parece mais cidade de interior. Ok que não é tão desenvolvida se comparar com outras capitais... mas já é alguma coisa. Se o Amapá ainda fosse Pará, a cidade de Macapá ainda seria uma cidade estilo beem interior. Para o Amapá creio que foi bom a separação. Agora em relação a essa separação do Pará em três estados, já não sei opinar rsrsrss. Se mudar será que vou ter que trocar meu RG, na opção estado de nascimento? Eis a questão kkkkk

    • @vetkiau
      @vetkiau 3 ปีที่แล้ว

      @@arleyamorim Macapá até pode ter se dado bem por ter sido escolhido a capital e ter quase todo o aparato estatal construído lá. Mas a que custo? É bom lembrar que dinheiro não multiplica por milagre. Todo este dinheiro que foi para Macapá poderia ter ido para outras cidades e ser melhor distribuído.

    • @nortenaoecomm7535
      @nortenaoecomm7535 3 ปีที่แล้ว +1

      O desenvolvimento do Amapá e de Roraima sempre será mais lento que os outros estados porque são áreas de preservação ambiental, a função desses estados que outrora foi de garantir a territorialidade do Brasil agora é de preservação da flora brasileira enquanto os outros estados vão desmatando tudo pra se desenvolver.

    • @jeffmesquita8237
      @jeffmesquita8237 3 ปีที่แล้ว +1

      @@nortenaoecomm7535 Nada a ver isso, Manaus também fica em área de preservação da mesma forma que Belém.

    • @vetkiau
      @vetkiau 3 ปีที่แล้ว +1

      @@nortenaoecomm7535 Não tem nada a ver. Essa ideia é muito preconceituosa e difundida por grupos de interesses escusos com o meio-ambiente. Não existe qualquer evidência que áreas de preservação leve ao subdesenvolvimento de uma região. Extrativismo e desmatamento puro e simples nunca levaram país algum ao desenvolvimento. Todos os países desenvolvidos investem boas porções do seu território em preservação. Acontece que eles tem um nível tecnológico, educacional, infraestrutura, bom ambiente de negócio e outras coisas que são de fato relevantes para o desenvolvimento local. Atribuir áreas de preservação ambiental ao subdesenvolvimento não encontra qualquer respaldo para quem estuda desenvolvimento econômico.

  • @IgrejaBrasilBendito8193
    @IgrejaBrasilBendito8193 2 ปีที่แล้ว

    Provincia de Tapajós.
    Buena suerte y bueno trabajo.!!!!
    Un saludos desde acá Brasília-DF Brasil ❤️🤍💚💛💙

  • @ravelsilva317
    @ravelsilva317 3 ปีที่แล้ว +3

    Analisando bem todos os requisitos, dá pra perceber que não é uma boa ideia, sem dúvidas iria ser mais e mais gastos públicos para o Brasil e em especial nós PARAENSES.o Brasil já tem muitos gastos que sai do nosso bolso, já tem muitos deputados federais e estaduais, senadores, prefeitos, veriadores e etc... além disso, o Pará vai perder 23 municípios de suma importância Pará o Brasil, eu particularmente sou contra.

  • @marcoreis9973
    @marcoreis9973 3 ปีที่แล้ว +1

    Excelente! Desde que sejam auto sustentáveis!

  • @boca_8859
    @boca_8859 3 ปีที่แล้ว +2

    Isso não pode acontecer, não existe isso, ninguém divide o meu Pará

  • @vinicius75466
    @vinicius75466 3 ปีที่แล้ว +1

    Seria interessante para os novos municípios, mas pela parte negativa mencionada no vídeo, acho que não compensaria.

  • @Carioca-77
    @Carioca-77 3 ปีที่แล้ว +3

    Muitos problemas que essas regiões passam podem ser resolvidos a nível municipal e não Estadual,, mesmo que separem o Estafo mas a prefeitura não agir continuará a mesma coisa.

  • @romulodiego2229
    @romulodiego2229 3 ปีที่แล้ว +1

    Estou em dúvida se meu estado terá futuro e terminaremos como a Iugoslavia .De fato não sei se apoio ou não, pois o Pará tem uma forte tradição histórica e cultural.Se fizerem conosco devem então fazer em várias regiões do Brasil ! Veremos mais estados e ficaremos como os EUA?Espaço geográfico não falta, o que falta é verba mesmo e a questão é se será mesmo proveitoso para o desenvolvimento e para a qualidade de vida !

  • @megacitysnorthern726
    @megacitysnorthern726 3 ปีที่แล้ว +1

    Minha opinião é que Tapajós e Carajás poderia se desenvolver muito mais, tu que ficar encalhado no atual Pará, por exemplo o estado do Tapajós tem forte potencial para o turismo, etc... Carajás tem forte potencial para mineração, agropecuária etc ... Esses novos estados poderiam se desenvolver mais.
    Sim no começo não é fácil, mas todos nós temos que ver que um pouquinho de tempo resolveria e os estados começariam a se desenvolver e crescer mais.

  • @lucianosilva7498
    @lucianosilva7498 3 ปีที่แล้ว +1

    Moro em Belém e fico me perguntando , com tanta divisão como iria se sustentar o que restasse do Pará ? Só de açai não dá né? Ninguém vê esse lado o pobre Pará ia implodir de vez.. Tapajos até vai pq ninguém liga agora carajás nem pensar.

  • @reginaldoreinaldo717
    @reginaldoreinaldo717 2 ปีที่แล้ว +1

    Moro no Pará, e a divisão será realizado só em mai, mai é nunca!

  • @LuccaSouzaXG
    @LuccaSouzaXG 3 ปีที่แล้ว +2

    Difícil que aumenta o número de políticos ineficientes.

  • @thiagocae1
    @thiagocae1 3 ปีที่แล้ว +3

    Para mim só aumentam os custos. Um novo estado é mais 3 senadores, mais nao sei quantos deputados, mais não sei quanto de funcionalismo publico. Tem estados no Brasil que tem menos gente que uma capital pequena no sul/sudeste, mesmo assim tem 3 senadores.

  • @nonatodocarmo2980
    @nonatodocarmo2980 ปีที่แล้ว +1

    Eu Sou a Favor Da Divisão Do Estado Do Pará.

  • @AndersonLima-to1ym
    @AndersonLima-to1ym 3 ปีที่แล้ว +2

    Sou de Santarém-PA e sou a favor da criação do Tapajós. Quem vive aqui sabe que a região é tratada com indiferença pelo nosso Governador, escolas ruins, hospitais em situações precárias, a cidade cresce em passos lentos mesmo tendo muito a oferecer, tenho certeza a separação é benéfica para nós que vivemos aqui.
    Em uma busca rápida pelo perfil do Governador Helder barbalho no Twitter onde ele sempre expõe os projetos em ação, TODOS são nas cidades próximas a Belém! Helder não governa para todos, só para alguns!

  • @danielmax3327
    @danielmax3327 3 ปีที่แล้ว +2

    Ninguém quer mais nenhum Estado, quem está por trás disso tudo como sempre são os políticos e os forasteiros, precisamos é mudar a política e o sistema isso sim.

  • @t.almeida681
    @t.almeida681 3 ปีที่แล้ว +2

    Eu entendo que temos que discutir antes de tudo o federalismo a brasileira, a lei Kandir que penaliza o Pará, a falta de representatividade da regiões dos Estados e dos cidadãos na assembleias legislarivas dos Estados, consequentemente o modelo de escolha de representantes com o voto majoritário ou distrital. Prefiro o último, a falta de regionalização da oferta dos serviços públicos, a corrupção, a má administração pública dos estados, etc.
    Porque criar mais um estado são mais 8 deputados no mínimo, 3 senadores, mais um tribunal de justiça, mais uma policia, mais um corpo de bombeiros, mais uma assembleia legislativa, mais um tribunal de contas, mais um ministério publico, ou seja, toda uma estrutura de estado que pode ser aperfeiçoada com que já existe. Sem falar no avanço do desmatamento que já e grande na região.
    Na verdade o que acontece é que há uma nova elite que não tem representação no parlamento estadual que e controlado pela elite política tradicional. Eles querem o poder. Eles são os pecuaristas e sojicultores dessas regiões que usam da esperança do povo de melhores condições de vida para se perpetuar no poder. Só isso.
    Só que é legítima as reivindicações acerca da presença do estado em todas as localidades do país. E isso não acontece. Meu parentes morem no porto de Santarém por não terem acesso a medicina de alta e média complexidade. Só que isso ocorre em todo o país, mas mais dramaticamente no interior.

    •  3 ปีที่แล้ว

      Perfeita a análise?

    •  3 ปีที่แล้ว

      *!

    • @t.almeida681
      @t.almeida681 3 ปีที่แล้ว

      @ a minha ou a sua? Nada se esgota. Tudo é um recorte. Tanto as minhas quanto as suas palavras são um recorte. Você poderia fazer um podcast da Geografia analisando esses e outros temas.

  • @f_mayllonn3619
    @f_mayllonn3619 3 ปีที่แล้ว +1

    Vai ficar mal dividido, que dividir em 3 o Tapajós vai ficar com quase 43% do território enquanto, Carajás e Pará com quase 28% de território

  • @antonioreca3850
    @antonioreca3850 3 ปีที่แล้ว +1

    Não há necessidade de fazer cento e tantos estados. A questão é que os estados do Pará e do Amazonas são absurdamente grandes. É necessário que haja a criação de novos entes. O Pará, por exemplo, é do tamanho de Angola.
    De fato o Não venceu em 2011. No entanto, deve-se lembrar que a maioria esmagadora da população reside nos entornos do Nordeste paraense. A região que viria a ser o estado de Tapajós, por exemplo, tem uma população muitíssimo menor. Contudo, em 2011, a população das regiões de Tapajós e Carajás votaram majoritariamente de maneira favorável à criação dos novos estados.

  • @KaiBrigithe
    @KaiBrigithe 3 ปีที่แล้ว +2

    Que nostalgia, meus amigos. Que nostalgia!

  • @bl4ckh477
    @bl4ckh477 2 ปีที่แล้ว +1

    Pessoal, o problema maior ae nessa história é simplesmente os ladrões, o aumento de gasto que isso vai gerar para a união. Vejam que do jeito que está, apesar de não haver melhorias para muitos municípios do Pará, ainda está chegando uma verba da união, agora imaginem se ao separar e ao aumentar o número de politicos (porque vai aumentar e isso vai gerar muito mais gasto), imaginem que esses novos cargos políticos permaneçam nas mesmas familias politicas de corruptos ae do Pará, imaginem que aquela parcela de valor repassado da únião, agora vai chegar menor para cada um dos novos estados, pois se dividiu o estado em 3 partes, logo, a verba também sera dividida para 3 partes, e cada uma dessas verbas, nesses novos estados, além de menor, elas ainda serão roubadas por esses novos corruptos que vão permanecer no poder das suas regiões... Acreditem, não vale apena, pois nessa história que está sendo movida por eles mesmos (corruptos), para que sejam separados os estados, somente eles vão usufruir disso, ae o Povo estará lascado. Então pessoal, vamos parar de trocar voto por cesta básica, por 100 reais, e vamos aprender a votar direito. Se vocês sabem que um determinado político que estava alí, e que ele não fez nada por vocês, não votem mais nele, e digo mais, não votem nele e nem em outro candidato que seja do mesmo partido que ele, porque na maioria das vezes não é só o candidato político que é ruim más, o partido todo é ruim. Os partidos que mais desgraçaram o Brasil nos ultimos 30 anos foram o PT, PSol, PSDB, MDB (antigo PMDB), MBL, PCdoB, PCO... Acorda Povo, Esses ae só querem roubar vocês, eles vem com um papo doce, dizendo lutar por vocês, más eles estão a decadas no poder e nunca fizeram nada por vocês. A sua região já era para estar muito desenvolvida com toda a renda que é repassada pelo Governo Federal, porém, essa verba que deveria chegar ae para vocês, elas ficam retidas no governo "estadual" e nos "municípios", os políticos corruptos daí mordem esse dinheiro, eles sabem que vocês não vão fazer nada (o que eu acho muito errado), penso que vocês o Povo deveriam se unir em seus bairros e municípios e depor (tirar), os corruptos, porque eles são apenas funcionários públicos, os empregados de vocês, quem paga o salário deles são vocês, e o Poder maior está em vocês, "o Povo". Caso tenham dúvida disso, aprendam a ler a Constituição Federal, entrem na internet e baixem a constituição Federal em PDF, leiam o Artigo 1º que diz o que todo Brasileiro deveria já saber disso, lá diz: *"Todo o Poder Emana do Povo".* Porque acham que ainda não separaram o Pará em estados?... Porque só podem fazer isso através de uma votação "do Povo", chamada de Plebicito, que é onde todo o Povo tem que votar se quer ou não isso, da mesma forma que se vocês cobrarem muito a saida de um corrupto, o ministério público é obrigado a investigar e agir... Vejam exemplos na história: na França havia uma rainha chamada Maria Antonieta, ela só via o lado dela e deixava o Povo sofrer, ae pergunto a vocês, o que acham que o Povo lá fez??... Simples, eles derrubaram ela, e ela perdeu a cabeça na guilhotina. As vezes só sendo drástico para fazer acontecer. Quando todo o poder público falha, quando o Povo busca ajuda em todas as esferas judiciais e nada acontece, as vezes palavras só não vão resolver, ae precisa de força brita mesmo más, sempre deve se tentar tudo antes da força bruta (nesse caso). Se vocês querem mesmo mudar, comecem a cobrar mais, façam cara feia para os políticos dai, cobrem, sejam chatos, pisem nos pés deles, criem grupos de discussão do assunto, grupos para se unirem pela mesma causa (tirar os corruptos dai), se organizem, separados vocês não podem muito más, unidos vocês podem tirar esses corruptos das prefeituras e do Governo do seu Estado. E por fim, quando for a hora de votar em 2022, não votem apenas na legenda (partido). Pesquisem e votem em candidatos alinhados com o Governo Federal, porque são os que estão alinhados que vão defender o que vocês precisam, votem em quem não tem ficha suja, se você sabe que os candidatos da sua região já e envolveram em algo errado, não votem neles, mesmo que eles prometerem melhorar, ainda assim, não votem neles, se eles não fizeram nada por vocês, não votem neles. Acorda povo, já está na hora de aprender a votar direito. e o mais importante: parem de assistir TV e escutar Rádio, essa imprensa suja está sendo paga para apoiar os políticos corruptos que sempre enganam vocês. Querem saber onde buscar a informação correta?... Busquem em canais no TH-cam, como por exemplo "Folha política, Folha do Brasil, Questione-se, Flog do Lisboa, Te Atualizei, Giro de Notícias, Pátria & Defesa, O Pingo nos is, Ravox, etc. Todos esses que descrevi, esses são canais de Patriotas, que lutam para informar o Povo com a verdade e não com noticias falsas ccomo é as que a #GloboLixo, Band Lixo, Cultura, Folha de São Paulo, Estadão, Antagonista, CNN, etc, que essas não cansam de espalhar, que essas não cansam de enganar vocês. Ultimamente até assistir novelas e futebol, isso virou distração, para que vocês o Povo se distraiam e não vejam o que os corruptos estão aprontando. Reparem que os corruptos fizeram Lockdown na pandemia, não deixaram vocês trabalharem, alegando que não podiam sair pois morreriam, só que eles quando chegou em epoca de carnaval, de festas que dão lucro a eles, ae eles liberaram o Povo, ou seja, o vírus na ideia desses corruptos, o vírus não pega ninguem em epoca de festa (isso é ridiculo). Então tudo isso é só para roubar vocês ainda mais, escravizar vocês ainda mais, então nas eleições, vamos aprender a votar direito. Para começar: Político que pede voto sabendo que não presta, que suja as ruas com panfletos, que fazem boca de urna, eles não prestam pois eles sabem que é proibido fazer isso, mesmo assim eles fazem.

  • @Polo-sd2kg
    @Polo-sd2kg 3 ปีที่แล้ว +1

    Na minha opinião, deveria dividir o Tapajós do Pará, e unificar o Sergipe e Alagoas.

  • @know0800
    @know0800 2 ปีที่แล้ว +2

    VOU votar afavor chega de Belém ficando com tudo

    • @mikrta1867
      @mikrta1867 2 ปีที่แล้ว

      Penso do mesmo jeito

  • @jamilacarneiro4295
    @jamilacarneiro4295 3 ปีที่แล้ว +1

    Somos sabedores dessa riqueza de recursos naturais, estamos vivendo um momento difícil de especulações fortes acerca desse plebiscito. Historicamente somos marcados pela exploração de tudo isso, porém, nunca conseguimos colher consequências positivas a toda população, ao contrário, sofremos com as más gestões administrativas de governos eleitos a base tradicional de famílias dominantes que entram e não saem, pois deixam seus legados aos membros herdeiros. Vivemos e sofremos a miséria humana não só nas cidades, mas também, no interior de cada uma dessas cidades de maneira ainda mais sensível. A exploração vai muito além dos recursos da natureza e todos sabemos do que estamos falando, altos índices de trabalho escravo, sexual, inclusive de crianças indígenas, entre outros. Então? O que devemos fazer? Esperar por um milagre? Quem sabe o que o oeste do Pará passa são seus habitantes. Sabemos que a separação não nós libertará dessa herança maldita e cultural da extorsão, mas certamente ajudará na luta pela sobrevivência.

  • @afxnso4818
    @afxnso4818 3 ปีที่แล้ว +2

    Sou Paraense de Belém
    De fato se na capital não tem políticas públicas fortes imagina nesses locais
    Além das diferenças culturais entre o povo da capital e das demais regiões do Pará que no caso é o segundo maior Estado do Brasil
    Santarém e Marabá tem um pouco mais de infraestrutura no tapajós e no sul do Pará
    Mas em compensação o Pará ia se tornar (talvez) um Maranhão ferrado da vida pois ia perder minérios e regiões de florestas
    Além da questão logística
    Santarém e Marabá são muito longe de Belém e com uma cultura um pouco distante da capital (não diria Santarém em relação a cultura e sim Marabá)

    • @jszs7439
      @jszs7439 2 ปีที่แล้ว

      Poderia ter mais outra metrópole igual como tem em São Paulo

  • @mateusdesousav.8277
    @mateusdesousav.8277 3 ปีที่แล้ว +4

    Lá vem.......

  • @adairpereiradias996
    @adairpereiradias996 3 ปีที่แล้ว

    Qual o próximo tenho dúvida

  • @dalvinocosta4651
    @dalvinocosta4651 3 ปีที่แล้ว +6

    Aqui em Marabá a lavagem cerebral para que as pessoas aceitem o estado de Carajás é grande. Porém o que essa divisão realmente vais trazer é mais desvio de verbas e roubo de dinheiro público. Se esses figurões da política e da elite agropecuária quisessem melhorar as condições do município eles fariam isso, com ou sem divisão. E é claro que isso só vai benefeciar eles e seus descedentes. Aumentando ainda mais a pobreza e a desigualdade social que já é muito evidente em MARABÁ e no Brasil inteiro.

    • @tiana5567
      @tiana5567 3 ปีที่แล้ว

      Isso está na cara de quem vê. Mas infelizmente tem muita gente cega.

    • @maxmartinsan
      @maxmartinsan ปีที่แล้ว

      O povo é muito ingênuo em acreditar que essa divisão traria desenvolvimento.

  • @elisangalaoliveiracostacos5889
    @elisangalaoliveiracostacos5889 3 ปีที่แล้ว

    Tem que separar mesmo...altamira e gradioso...e do tamanho do portugal...fica dificil de administrar

  • @umbrowservideos9544
    @umbrowservideos9544 3 ปีที่แล้ว +2

    Mais estados, mais políticos
    Mais políticos, mais corrupção
    Particularmente acho que seria arriscado e abriria caminho para discursos separatistas.

  • @JonasAriel
    @JonasAriel 3 ปีที่แล้ว

    Essa particularizacão no atendimento do governo não muda muita coisa não, estou trabalhando em Rondônia que tem 55 municípios e viajo muito pelo estado a unica rodovia que é boa para rodar e ainda assim com buracos é a 364 as rodovias estaduais semprw deixam a desejar iss sem contar que a maioria não é pavimentada, essa questão de atendimento por causa do tamanho do estado não sei se muda muita coisa.

  • @humbertotavares2437
    @humbertotavares2437 2 ปีที่แล้ว

    Tapajós simmm apesar de eu morar em marabá Carajás.

  • @Futcanal1987
    @Futcanal1987 3 ปีที่แล้ว +1

    Esse professor e foda!!!

  • @jeffmesquita8237
    @jeffmesquita8237 3 ปีที่แล้ว +1

    Novamente? Vai acontecer o mesmo que aconteceu da última vez.

  • @mauriciodeazevedoandrade1944
    @mauriciodeazevedoandrade1944 3 ปีที่แล้ว +2

    Não somente o Pará, Maranhão, Piauí, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e tantos outros estados, para poderem serem melhor administrado!

    • @arthurdayne4617
      @arthurdayne4617 3 ปีที่แล้ว

      Piauí não.

    • @diogo4035
      @diogo4035 3 ปีที่แล้ว +1

      Maranhão e Piauí?? São estados pequenos, pra que dividir? Além do mais, são os que mais dependem da União!

    • @wendelfbc5102
      @wendelfbc5102 3 ปีที่แล้ว

      @@diogo4035 mano, já tem um projeto antigo pra dividir o Maranhão, mas ficou esquecido no tempo.

    • @lulumariano6515
      @lulumariano6515 3 ปีที่แล้ว

      Então o problema é nacional, ou seja, é do Brasil. Neste caso, a solução não é criar mais estados, mas a independência de algumas regiões e na qual eu concordo, plenamente.

  • @gustavoslongo2498
    @gustavoslongo2498 2 ปีที่แล้ว +1

    Valo sim, separar, eu mesmo faço questão de falar, o Tapajós e quase completamente esquecido, só tem os municípios por causa dos prefeitos que seguram ....eu sou de lá da região tapajós vizinho de Santarém,mudei pra outro estado, mais tenho família lá, agora que é período de eleição o deputado decidiu asfalta a rodovia transuruara que liga minha cidade uruara á Santarém, por que ele não asfalta a rodovia principal que foi liberado milhões de verbas, de Altamira a placas, bom desculpe aí se meu diálogo não foi bom, mais é a realidade do tapajós, os municípios somente a minha cidade está quase toda asfalto por que o prefeito é sobrinho do deputado, os outros municípios estão a beira da morte.

  • @netogames2905
    @netogames2905 3 ปีที่แล้ว +4

    Boa Professor

  • @choirsoftheeye3986
    @choirsoftheeye3986 4 หลายเดือนก่อน

    Não acho que a divisão seria solução. Mas é preciso sim desconcentrar o poder da União para estados e municípios e poder dos estados para municípios.

  • @jeffersonalves3382
    @jeffersonalves3382 2 ปีที่แล้ว +1

    Que fim teve?