Amigo o que você não sabe, o Dique de proteção da zona norte de Porto Alegre termina atrás da pista , conhecida como Vila Dique. Destruíram o dique para estender a pista do aeroporto em vez de construir a pista em cima do dique, sobre pilotis ( Vide Funchal, aeroporto da ilha da Madeira) 1300 metros sobre pilotis. Bombeamento era feito e o escoamento pelo Rio Gravataí. Se essas bombas fossem regularmente feita suas manutenções nada disso teria acontecido. Trabalhei no aeroporto durante o tempo que foi feita a reforma do pátio e estação de passageiros e a construção das bacias de contenção dentro do sítio do aeroporto. Quando o aeroporto foi concedido resolveram construir muro em volta do sítio do aeroporto, antes era cercado e a vazão da água escoava pelo lado sul na av. Sertório e norte pela av das indústrias. Com o muro criaram um lago dentro do sítio do aeroporto sem vazão e sem bombeamento. projeto " Infantil" apoiado até pelo Governador do estado, o mesmo que queria destruir o Muro da Avenida Mauá onde inicia o Dique de proteção de Porto Alegre.
Perfeito. A questão é que muitos ACHAM que a prefeitura é responsável por quase tudo, hoje mentem dizendo que o assoreamento do Guaiba é culpa do prefeito Mentem por motivos políticos, a FEPAM há uns 15 anos proibiu a extração comercial de areia do leito do Rio Guaiba. Há alguns anos já na época de estiagem os pescadores dizem que no meio.do rio apareciam trechos de areia (pequenas ilhotas). A calha tinha em média 40 metros nos trechos de navegação, e 15 na maioria dos outros. Ultimamente estava entre 2 e 5. O mesmo aconteceu na maioria dos afluentes, sem a extração da areia e sem dragagem pela parte governamental (prefeitura nem pode ser responsável por isto), o assoreamento é a consequência, se a água não tem vazão, e no caso um volume gigantesco obviamente irá extrapolar as margens tradicionais. Alie-se a isto, os fatos descritos pelo @juliomorsch6617, o fato de que o sistema de bombeamento na cidade de Porto Alegre, em Canoas e em outros municípios estava sucateado há mais de década. Em várias das estações de bombeamento, sequer bombas existiam, Em Canoas foram constatados e denunciados posteriormente. Há uns 20 anos já foram denunciados os casos em que Porto Alegre quase todas as estações de bombeamento sequer tinham máquinas lá, "sumiram". Inclusive Isto está documentado em livro. Há muitos anos vários engenheiros têm denunciado que a grande quantidade de represas construídas nas áreas mais altas e Serra gaúcha resultariam em aumento das precipitações, aumentariam os níveis pluviométricos devido ao aumento gigante da área de superfície de evaporação, foram ignorados em prol de dezenas de contratos, intere$$e$, onde vários nomes que viemos a conhecer posteriormente, ligados ao mensalão, petróleo e lava-jato. Há um áudio de uma.senhora, uma arquiteta, se não me engano, Ligia Bergamaschi, onde ela conta a história do sistema de diques, do projeto feito por engenheiros alemães na década de 40 ainda, recomendo a busca por este áudio. Os diques rompidos foram um dos principais motivos pela inundação em Porto Alegre, Canoas e outras da região metropolitana. Espero que um.dia os verdadeiros responsáveis pelas ações que resultaram nos vários rompimentos , sejam devidamente responsabilizados e punidos. Mas estamos na bananânia, então...
@@AssisHaubert Assoreamento é real e que eu saiba o antigo DEPREC( DEPARTAMENTO DE PORTOS RIOS E CANAIS) foi extinto e passou para o governo do Estado isso lá nos anos 80. Hoje eles escondem de quem é a responsabilidade dos portos fluviais dos canais e rios. Querem um exemplo? Quem administra as ECLUSAS do Rio Taquari? Sabem? Eu não sei. O mesmo é a responsabilidade do dragueamento dos rios Taquarí, Jacuí, Sinos, Gravataí e Guaíba mesmo que o considerem um lago, mas que não o é.
Lígia Bergamaschi e Arquiteta e trabalhou junto aos técnicos que construíram os diques. Além disso minha família é oriunda de Passo Fundo e coincidencia ou não a família dela morou em Passo Fundo, e quando pré adolescente era amiga de uma das minhas irmãs.
Choveu muito no RS , muito muito em maio de 2024. Proibiram a dragagem no Rio Guaíba o rio está totalmente assoreado , qualquer chuva o rio ja sai do leito. Mensagem 01/11/2024.
E outra coisa; diques, bombas se há excessos de nada adiantem pois ñ podem bombear para o rio o que as invalida etc. nada resolve SE ñ tiver área alagável que absorva o excesso de água, até os diques são paliativos. Tudo que se fizer não resolve pois toda cidade possui as canalizações que em caso de cheias fazem a água retornar, então a solução é dragagem sistemática e regular de tempos em tempos e no caso do RS tem o fato de necessidade duma obra em Rio Grande, uma eclusa para casos de emergência como houve para dar vazão que não deixa o excesso fluir.
Tem que reflorestar a Mata Atlântica que desmataram e continuam desmatando. Quando é que este povo vai entender que este é um ambiente florestal e que, portanto, tem que continuar coberto por floresta? Os brasileiros passaram 500 anos exterminando suas florestas e agora a falta de floresta vai exterminar com os brasileiros.
Esta chuva que caiu em maio/24 , ela cai todos os anos, porém é lá no Pantanal onde a área é pelo menos o dobro do RS e menos habitada. Foi apenas o inverno que vêm com massa polar vinda do Sul que atrasou aproximado 50 dias. Este volume d'água vindo do Norte, veio direto para cá. A chance de ocorrer novamente é alta . Sou de Canoas RS , a água aqui atingiu 2 m . Oremos, Um grande abraço pra vocês todos
Sem realizarem intervenções para melhorar o rio Guaíba, ou lago como alguns mencionam, a tendência é ocorrer problemas de as águas sairem do leito normal. Fato!
Sugestão: escreva uma carta com suas recomendações e envie aos donos do Aeroporto PRIVATARIZADO, ao reeleito Prefeito de Porto Alegre e ao Governador do RS. É de responsabilidade DELES, não do Governo Federal. Na hora da privatarização, todo mundo revira os olhinhos: o povo que é iludido pela MENTIRA que "empresa privatarizada funciona melhor do que empresa estatal"; os responsáveis pela negociata, digo, pela privatarização que vão levar a parte deles e os supostos compradores, que vão lucrar alto com uma empresa que gera BONS LUCROS para nós povo e vai deixar de gerar para gerar para empresa que lava as mãos quando dá BO como deu o aeroporto Salgado Filho. Afinal de contas, Alemães CUIDAM DOS INTERESSES DE Alemães, não de Brasileiros.
Viamão é o único município mais alto que não vai alagar e que o acesso a POA não é cortado em caso de enchente. Nova Santa Rita não serve, pois apesar do local não alagar, o acesso a POA alaga. Por enquanto, a Fraport tem que reconstruir o dique que ela destruiu para ampliar a pista lá na Vila Dique. e tem que derrubar aquele muro ao longo da Av. Sertório. E precisa desentupir as galerias pluviais de POA e desassorear os rios.
Tem que dragar os rios do Rio Grande do Sul e consertar as mata ciliares... É prioridade....Tem que ampliar aeroporto de Caxias, Canela, Canoas, Torres.......
Uns 90% da Mata Atlântica sumiram e as parcas matas que sobraram não são suficientes para manter o equilíbrio hidrológico e climático. Seria melhor restaurar as florestas do que pagar para ver. Mas brasileiro não consegue fazer isso.
sistemas de motores no canal de bojuru na - barra falsa do bojuru - lagoa dos patos auxiliaria, pois a maré é negativa em maio e rio grande não consegue . a agua do jacui na segunda leva ao "ver" o guiba travado desviou para canoas e zn porto alegre
Mas o sistema de proteção anti cheias da capital, se fosse bem cuidado e não tivesse falhado, teria protegido o aeroporto. Acredito que agora farão a lição de casa. Estão devagar, mas farão.
@@BenisecostaNé? Daí, começam a recolher donativos do mundo inteiro e o que uns espertos fazem? Catam os donativos e enterram, pq assim, vai forçar o povo a comprar! Cara, depois dessa, sabe quando eu vou doar alguma coisa pra gaúcho? Anota aí: dia 32 de fevereiro de 2099!
Tchê o Problema é que até nisso a política atrapalha, era para juntar toda engenharia de Aeroportos do Brasil e através do mistério de Infraestrutura e fazer uma avaliação do que precisa fazer, só que é bem isso, colocam políticos que nem estudo tem, aliás esse é um grande problema, enquanto um engenheiro estuda 5, 6 ou até 10 anos pra se formar, os políticos, até analfabeto vira candidato e se elege sem ter uma um preparo mínimo para cuidar de problemas com esse ! A Política Brasileira é amadora demais! E o Aeroporto de Porto Alegre infelizmente se acontecer inundações novamente, pode ter certeza que não houve a construção de infraestrutura adequada para a nova realidade, pois já passou o momento da enchente e os governos estadual e federal tão cagando pro povo!
Amigo....vc está no Brasil !!! Alô !! Casa um de nós, que comentou aqui, mostrou um ponto a ser visto !! A situação do nosso aeroporto é igual a muitas outras no nosso país, resolver algo definitivamente, nem sempre interessa, a solução nem sempre favorece interesses diversos ....se é que vc me entende....
Qualquer pessoa que tenha acesso aos dados sobre a situação real de POA sabe que a cidade sofrerá novos alagamentos sempre que houver chuvas volumosas. Mas a situação será progressivamente pior com a continuação da elevação do nível dos oceanos. Pelas previsões atuais dos climatologistas, as quais já estão subestimadas, toda a área da Chuí até o sopé dos morros mais elevados da região da serra irão ficar debaixo d'água, desaparecendo, então, a Lagoa dos Patos e as cidades e praias do atual litoral norte. Toda a região metropolitana, Pelotas, Rio Grande, Camaquã, tudo vai ficar permanentemente debaixo d'água. O RS vai perder cerca de 30% do seu atual território com o avanço das águas até o ano de 2100 (ou antes...).
Baseado no que, você está falando isso? Sabem que tem investidores interessados, em infraestrutura de Porto Alegre? O prefeito está trabalhando para melhorar drenagem da água e tudo mais. Com plano de contingência de águas. Está conversando com holandeses e tudo. Sinceramente é complicado mesmo.
Oi, aquele mesmo que privatarizou o SAE e junto foi o sistema de comportas? 😂 E se der outra enchente ano que vem, vcs vão fazer o quê com esse prefeito sem-vergonha que reelegeram? Reeleger uma 3a vez?
Sim, todos sabemos que o Aeroporto Salgado Filho e toda a cidade voltarão a ser alagadas novamente, a questão é quando. Mas a população está satisfeita com esta probabilidade, tanto que apesar dos avisos pré-enchente em set/nov de 2023 (as comportas chegaram a ser fechadas), o prefeito não fez NADA, manutenção zero, e acaba de reeleger-se com mais de 60% dos votos. Nada foi feito e continua tudo parado. Esta é a realidade de Porto Alegre.
também fiquei surpreso que ele teve quase 50% dos votos, mas ai vi que Maria do Rosario ficou em segundo lugar com 26%, ai não teve como, POA teve que ir no menos pior.
@@LeonardoTL o certo seria botar um que que não fosse radical como essa Rosario, mais botar um que nunca teve na prefeitura, pra ver o que ele faz, e se não fizer nada, vai embora também, mais não, o povo brasileiro preferi mesmo é idolatrar os cara, e passar pano pra politicos como esses, em troca de nada.
Político nenhum, conseguiria ou conseguirá, estancar 1000mm de chuva em 20 dias, descendo da Serra e arrastando tudo pela frente.Fora isso as narrativas continuarão.
Porq ñ usam o aeroporto de Pelotas q é um lugar q desce qualquer tamanho de aeronave ! Esse aeroporto desce supersonico desde q eu era crianca e hoje tenho 78anos, mas como em porto alegre sao todos recalcados e invejosis com Pelotas eles n querem q pelotas passe na frente dessa capital horrivel morei em PA mas tenho nojo daquela cidade é a capital do meu estado mas ñ gosto.
@@veraluciadasilvacardozo7286 Não desce QQ tipo de aeronave. Não tem estrutura para receber aeronaves acima de 70 toneladas. Um 737 ou A320 carregados não passam 55 toneladas. Aí necessitas uma extensão maior de pista além da largura maior. O primeiro aumento na pista do Salgado Filho foi o alargamento da pista , de 42 para 45 metros feitos nos anos 90 , fora o reforço no piso .
Amigo o que você não sabe, o Dique de proteção da zona norte de Porto Alegre termina atrás da pista , conhecida como Vila Dique. Destruíram o dique para estender a pista do aeroporto em vez de construir a pista em cima do dique, sobre pilotis ( Vide Funchal, aeroporto da ilha da Madeira) 1300 metros sobre pilotis. Bombeamento era feito e o escoamento pelo Rio Gravataí. Se essas bombas fossem regularmente feita suas manutenções nada disso teria acontecido. Trabalhei no aeroporto durante o tempo que foi feita a reforma do pátio e estação de passageiros e a construção das bacias de contenção dentro do sítio do aeroporto. Quando o aeroporto foi concedido resolveram construir muro em volta do sítio do aeroporto, antes era cercado e a vazão da água escoava pelo lado sul na av. Sertório e norte pela av das indústrias. Com o muro criaram um lago dentro do sítio do aeroporto sem vazão e sem bombeamento.
projeto " Infantil" apoiado até pelo Governador do estado, o mesmo que queria destruir o Muro da Avenida Mauá onde inicia o Dique de proteção de Porto Alegre.
Perfeito. A questão é que muitos ACHAM que a prefeitura é responsável por quase tudo, hoje mentem dizendo que o assoreamento do Guaiba é culpa do prefeito
Mentem por motivos políticos, a FEPAM há uns 15 anos proibiu a extração comercial de areia do leito do Rio Guaiba. Há alguns anos já na época de estiagem os pescadores dizem que no meio.do rio apareciam trechos de areia (pequenas ilhotas). A calha tinha em média 40 metros nos trechos de navegação, e 15 na maioria dos outros. Ultimamente estava entre 2 e 5.
O mesmo aconteceu na maioria dos afluentes, sem a extração da areia e sem dragagem pela parte governamental (prefeitura nem pode ser responsável por isto), o assoreamento é a consequência, se a água não tem vazão, e no caso um volume gigantesco obviamente irá extrapolar as margens tradicionais.
Alie-se a isto, os fatos descritos pelo @juliomorsch6617, o fato de que o sistema de bombeamento na cidade de Porto Alegre, em Canoas e em outros municípios estava sucateado há mais de década. Em várias das estações de bombeamento, sequer bombas existiam, Em Canoas foram constatados e denunciados posteriormente.
Há uns 20 anos já foram denunciados os casos em que Porto Alegre quase todas as estações de bombeamento sequer tinham máquinas lá, "sumiram". Inclusive Isto está documentado em livro.
Há muitos anos vários engenheiros têm denunciado que a grande quantidade de represas construídas nas áreas mais altas e Serra gaúcha resultariam em aumento das precipitações, aumentariam os níveis pluviométricos devido ao aumento gigante da área de superfície de evaporação, foram ignorados em prol de dezenas de contratos, intere$$e$, onde vários nomes que viemos a conhecer posteriormente, ligados ao mensalão, petróleo e lava-jato.
Há um áudio de uma.senhora, uma arquiteta, se não me engano, Ligia Bergamaschi, onde ela conta a história do sistema de diques, do projeto feito por engenheiros alemães na década de 40 ainda, recomendo a busca por este áudio.
Os diques rompidos foram um dos principais motivos pela inundação em Porto Alegre, Canoas e outras da região metropolitana.
Espero que um.dia os verdadeiros responsáveis pelas ações que resultaram nos vários rompimentos , sejam devidamente responsabilizados e punidos. Mas estamos na bananânia, então...
@@AssisHaubert Assoreamento é real e que eu saiba o antigo DEPREC( DEPARTAMENTO DE PORTOS RIOS E CANAIS) foi extinto e passou para o governo do Estado isso lá nos anos 80. Hoje eles escondem de quem é a responsabilidade dos portos fluviais dos canais e rios. Querem um exemplo? Quem administra as ECLUSAS do Rio Taquari? Sabem? Eu não sei. O mesmo é a responsabilidade do dragueamento dos rios Taquarí, Jacuí, Sinos, Gravataí e Guaíba mesmo que o considerem um lago, mas que não o é.
Lígia Bergamaschi e Arquiteta e trabalhou junto aos técnicos que construíram os diques. Além disso minha família é oriunda de Passo Fundo e coincidencia ou não a família dela morou em Passo Fundo, e quando pré adolescente era amiga de uma das minhas irmãs.
É lamentável tudo isso! Misericórdia!
essa parte final dele é mais alta
Choveu muito no RS , muito muito em maio de 2024. Proibiram a dragagem no Rio Guaíba o rio está totalmente assoreado , qualquer chuva o rio ja sai do leito. Mensagem 01/11/2024.
@@LeFe2 E todos os rios do estado
E outra coisa; diques, bombas se há excessos de nada adiantem pois ñ podem bombear para o rio o que as invalida etc. nada resolve SE ñ tiver área alagável que absorva o excesso de água, até os diques são paliativos. Tudo que se fizer não resolve pois toda cidade possui as canalizações que em caso de cheias fazem a água retornar, então a solução é dragagem sistemática e regular de tempos em tempos e no caso do RS tem o fato de necessidade duma obra em Rio Grande, uma eclusa para casos de emergência como houve para dar vazão que não deixa o excesso fluir.
Tem que reflorestar a Mata Atlântica que desmataram e continuam desmatando. Quando é que este povo vai entender que este é um ambiente florestal e que, portanto, tem que continuar coberto por floresta? Os brasileiros passaram 500 anos exterminando suas florestas e agora a falta de floresta vai exterminar com os brasileiros.
Dragaram teu cérebro, agora não tem volta!
@@carlosletao6533só fala besteira
Esta chuva que caiu em maio/24 , ela cai todos os anos, porém é lá no Pantanal onde a área é pelo menos o dobro do RS e menos habitada. Foi apenas o inverno que vêm com massa polar vinda do Sul que atrasou aproximado 50 dias. Este volume d'água vindo do Norte, veio direto para cá. A chance de ocorrer novamente é alta . Sou de Canoas RS , a água aqui atingiu 2 m . Oremos, Um grande abraço pra vocês todos
Sem realizarem intervenções para melhorar o rio Guaíba, ou lago como alguns mencionam, a tendência é ocorrer problemas de as águas sairem do leito normal. Fato!
Sugestão: escreva uma carta com suas recomendações e envie aos donos do Aeroporto PRIVATARIZADO, ao reeleito Prefeito de Porto Alegre e ao Governador do RS. É de responsabilidade DELES, não do Governo Federal.
Na hora da privatarização, todo mundo revira os olhinhos: o povo que é iludido pela MENTIRA que "empresa privatarizada funciona melhor do que empresa estatal"; os responsáveis pela negociata, digo, pela privatarização que vão levar a parte deles e os supostos compradores, que vão lucrar alto com uma empresa que gera BONS LUCROS para nós povo e vai deixar de gerar para gerar para empresa que lava as mãos quando dá BO como deu o aeroporto Salgado Filho. Afinal de contas, Alemães CUIDAM DOS INTERESSES DE Alemães, não de Brasileiros.
Cuba é um sucesso graças a estatização de suas empresas....
Em nome de Jesus não vai inundar outra vez!
Viamão é o único município mais alto que não vai alagar e que o acesso a POA não é cortado em caso de enchente. Nova Santa Rita não serve, pois apesar do local não alagar, o acesso a POA alaga. Por enquanto, a Fraport tem que reconstruir o dique que ela destruiu para ampliar a pista lá na Vila Dique. e tem que derrubar aquele muro ao longo da Av. Sertório. E precisa desentupir as galerias pluviais de POA e desassorear os rios.
Bom dia sou aqui do Rio Grande do Sul...falou tudo o governo não entende na de técnicas mesmo.
No RGS é muito provínciano, tem várias áreas disponíveis,na região metropolitana, esse provincionismo é em função do valor das áreas,
Tem que dragar os rios do Rio Grande do Sul e consertar as mata ciliares... É prioridade....Tem que ampliar aeroporto de Caxias, Canela, Canoas, Torres.......
Uns 90% da Mata Atlântica sumiram e as parcas matas que sobraram não são suficientes para manter o equilíbrio hidrológico e climático. Seria melhor restaurar as florestas do que pagar para ver. Mas brasileiro não consegue fazer isso.
É por isso que eu digo que esse país nunca vai mudar, cargos que exigem nível técnico, sendo cabide de emprego.
sistemas de motores no canal de bojuru na - barra falsa do bojuru - lagoa dos patos auxiliaria, pois a maré é negativa em maio e rio grande não consegue . a agua do jacui na segunda leva ao "ver" o guiba travado desviou para canoas e zn porto alegre
O rio Guaíba deveria ser dragado, de algum jeito. Está assoreado....demais....
Mas o sistema de proteção anti cheias da capital, se fosse bem cuidado e não tivesse falhado, teria protegido o aeroporto. Acredito que agora farão a lição de casa. Estão devagar, mas farão.
exatamente!
Farão nada, o Melo com dinheiro pra fazer não fez, agora sem dinheiro vai fazer? Kkk, mas o povo burro votou nele de novo!
O Sistema de proteção anti cheias é UTOPIA! TOTALMENTE IMPOSSIVEL!
@@Benisecosta Melo, Eduardo e Lula, tem que mandar fazer.
@@BenisecostaNé? Daí, começam a recolher donativos do mundo inteiro e o que uns espertos fazem? Catam os donativos e enterram, pq assim, vai forçar o povo a comprar! Cara, depois dessa, sabe quando eu vou doar alguma coisa pra gaúcho? Anota aí: dia 32 de fevereiro de 2099!
Não vai, fazia 80 anos que não alagava. Nas próximas décadas, é improvável um evento da magnitude do que ocorrerera em maio, repetir-se.
Tchê o Problema é que até nisso a política atrapalha, era para juntar toda engenharia de Aeroportos do Brasil e através do mistério de Infraestrutura e fazer uma avaliação do que precisa fazer, só que é bem isso, colocam políticos que nem estudo tem, aliás esse é um grande problema, enquanto um engenheiro estuda 5, 6 ou até 10 anos pra se formar, os políticos, até analfabeto vira candidato e se elege sem ter uma um preparo mínimo para cuidar de problemas com esse ! A Política Brasileira é amadora demais! E o Aeroporto de Porto Alegre infelizmente se acontecer inundações novamente, pode ter certeza que não houve a construção de infraestrutura adequada para a nova realidade, pois já passou o momento da enchente e os governos estadual e federal tão cagando pro povo!
Sabidao
Não é só o aeroporto...o centro também pois nada foi feito ainda e inclusive as comportas não foram arrumadas ainda e saco de areia não para agua
E o clima está mudando rapidamente os desastres estão cada vem mais seguidos infelizmente
Amigo....vc está no Brasil !!! Alô !! Casa um de nós, que comentou aqui, mostrou um ponto a ser visto !! A situação do nosso aeroporto é igual a muitas outras no nosso país, resolver algo definitivamente, nem sempre interessa, a solução nem sempre favorece interesses diversos ....se é que vc me entende....
Quando ??
Retirar o lado norte dos molhes em Rio Grande, e a correnteza D'Água, fará a dragagem!
Qualquer pessoa que tenha acesso aos dados sobre a situação real de POA sabe que a cidade sofrerá novos alagamentos sempre que houver chuvas volumosas. Mas a situação será progressivamente pior com a continuação da elevação do nível dos oceanos. Pelas previsões atuais dos climatologistas, as quais já estão subestimadas, toda a área da Chuí até o sopé dos morros mais elevados da região da serra irão ficar debaixo d'água, desaparecendo, então, a Lagoa dos Patos e as cidades e praias do atual litoral norte. Toda a região metropolitana, Pelotas, Rio Grande, Camaquã, tudo vai ficar permanentemente debaixo d'água. O RS vai perder cerca de 30% do seu atual território com o avanço das águas até o ano de 2100 (ou antes...).
O único aeroporto que presta no RS é o de Pelotas.
Baseado no que, você está falando isso? Sabem que tem investidores interessados, em infraestrutura de Porto Alegre?
O prefeito está trabalhando para melhorar drenagem da água e tudo mais. Com plano de contingência de águas. Está conversando com holandeses e tudo.
Sinceramente é complicado mesmo.
Oi, aquele mesmo que privatarizou o SAE e junto foi o sistema de comportas? 😂
E se der outra enchente ano que vem, vcs vão fazer o quê com esse prefeito sem-vergonha que reelegeram? Reeleger uma 3a vez?
Sim, todos sabemos que o Aeroporto Salgado Filho e toda a cidade voltarão a ser alagadas novamente, a questão é quando. Mas a população está satisfeita com esta probabilidade, tanto que apesar dos avisos pré-enchente em set/nov de 2023 (as comportas chegaram a ser fechadas), o prefeito não fez NADA, manutenção zero, e acaba de reeleger-se com mais de 60% dos votos. Nada foi feito e continua tudo parado. Esta é a realidade de Porto Alegre.
também fiquei surpreso que ele teve quase 50% dos votos, mas ai vi que Maria do Rosario ficou em segundo lugar com 26%, ai não teve como, POA teve que ir no menos pior.
@@LeonardoTL o certo seria botar um que que não fosse radical como essa Rosario, mais botar um que nunca teve na prefeitura, pra ver o que ele faz, e se não fizer nada, vai embora também, mais não, o povo brasileiro preferi mesmo é idolatrar os cara, e passar pano pra politicos como esses, em troca de nada.
@@nico08210 pois é
Político nenhum, conseguiria ou conseguirá, estancar 1000mm de chuva em 20 dias, descendo da Serra e arrastando tudo pela frente.Fora isso as narrativas continuarão.
Esse problema da enchente, vem desde o Marchezan, nunca foi feita manutenção não é de hoje. Governo passado ,só endividou o estado.
Olha o vidente aí. Como é que tu sabe? Que cara mentiroso, Sabe prever o futuro? Bota uma barraquinha para ler a mão
usar as palavas certas no titulo me chamou a atenção, vi a qualidad edo relato e me inscrevi. faça uma nova com chamada sarandi sera inundado de novo
Porq ñ usam o aeroporto de Pelotas q é um lugar q desce qualquer tamanho de aeronave ! Esse aeroporto desce supersonico desde q eu era crianca e hoje tenho 78anos, mas como em porto alegre sao todos recalcados e invejosis com Pelotas eles n querem q pelotas passe na frente dessa capital horrivel morei em PA mas tenho nojo daquela cidade é a capital do meu estado mas ñ gosto.
Pelotas tem que buscar voos, mas sem passageiros para pagar o custo, fica sem passageiros.
Porto Alegre e caxias tem inveja de Pelotas, que junto com Rio grande formam uma região metropolitana.
@@Ems40 Não tenho inveja de nenhuma cidade, pois cada uma tem suas características, independência, seu crescimento. Alguns podem ter inveja.
Acorda, Pelotas fica a mais de 3h de Porto Alegre. Ninguém vai querer ir pegar avião lá.
@@veraluciadasilvacardozo7286 Não desce QQ tipo de aeronave. Não tem estrutura para receber aeronaves acima de 70 toneladas. Um 737 ou A320 carregados não passam 55 toneladas. Aí necessitas uma extensão maior de pista além da largura maior. O primeiro aumento na pista do Salgado Filho foi o alargamento da pista , de 42 para 45 metros feitos nos anos 90 , fora o reforço no piso .