Marcos 6:37-56 37Mas Jesus respondeu: “Deem algo para eles comerem!” Os discípulos responderam: “O quê? Precisaríamos de mais de duzentas moedas de prata para comprar pão para alimentar todas essas pessoas.” 38“Bem, quantos pães vocês têm?” Jesus perguntou. “Vão e vejam!” Eles foram e viram quantos pães tinham. E disseram a Jesus: “Cinco pães e dois peixes.” 39Jesus, então, disse para as pessoas se sentarem na grama, divididos em grupos. 40Elas se sentaram em grupos de cem e de cinquenta pessoas cada. 41Então, Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes. Olhando para o céu, ele abençoou a comida e repartiu os pães em pedaços. Depois, ele deu os pães aos discípulos, para que eles distribuíssem para as pessoas, e dividiu os dois peixes entre todos eles. 42Todos comeram até ficarem satisfeitos. 43Então, eles recolheram as sobras de pão e de peixe e encheram doze cestos. 44Um total de cinco mil homens comeram naquele dia. 45Imediatamente após isso, Jesus orientou seus discípulos a voltarem para o barco. Eles deveriam ir antes dele para o povoado de Betsaida, do outro lado do lago, enquanto ele despedia a multidão. 46Assim que ele se despediu das pessoas, subiu a um monte para orar. 47Mais tarde, naquela noite, o barco estava no meio do lago, enquanto Jesus estava sozinho, ainda em terra. 48Ele conseguia vê-los sendo golpeados pelas ondas, enquanto tentavam remar com muita dificuldade, por causa do vento que soprava contra eles. De madrugada, Jesus foi até eles, caminhando sobre a água. E ia passar adiante deles, 49mas quando o viram andando sobre a água, pensaram que ele era um fantasma. Eles gritaram, 50pois todos conseguiam vê-lo e estavam totalmente amedrontados. Jesus rapidamente lhes disse: “Não se preocupem, sou eu. Não tenham medo!” 51Ele foi até eles, subiu no barco e o vento parou. Eles ficaram completamente chocados, 52pois não tinham entendido o significado do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, por causa de sua mente fechada. 53Depois de atravessarem o mar, eles chegaram à região de Genesaré e amarraram o barco. 54Conforme eles saíam do barco, as pessoas imediatamente reconheciam Jesus. 55Elas chegavam de todos os lugares próximos dali, trazendo os seus doentes em esteiras para o lugar onde ouviam que Jesus estava. 56Onde quer que eles fossem, nas vilas, cidades ou no campo, as pessoas levavam os doentes para as praças e imploravam para que Jesus deixasse que os doentes tocassem apenas na barra de suas roupas. E todos que o tocavam eram curados.
Marcos 6:37-56
37Mas Jesus respondeu: “Deem algo para eles comerem!” Os discípulos responderam: “O quê? Precisaríamos de mais de duzentas moedas de prata para comprar pão para alimentar todas essas pessoas.”
38“Bem, quantos pães vocês têm?” Jesus perguntou. “Vão e vejam!” Eles foram e viram quantos pães tinham. E disseram a Jesus: “Cinco pães e dois peixes.”
39Jesus, então, disse para as pessoas se sentarem na grama, divididos em grupos.
40Elas se sentaram em grupos de cem e de cinquenta pessoas cada.
41Então, Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes. Olhando para o céu, ele abençoou a comida e repartiu os pães em pedaços. Depois, ele deu os pães aos discípulos, para que eles distribuíssem para as pessoas, e dividiu os dois peixes entre todos eles.
42Todos comeram até ficarem satisfeitos.
43Então, eles recolheram as sobras de pão e de peixe e encheram doze cestos.
44Um total de cinco mil homens comeram naquele dia.
45Imediatamente após isso, Jesus orientou seus discípulos a voltarem para o barco. Eles deveriam ir antes dele para o povoado de Betsaida, do outro lado do lago, enquanto ele despedia a multidão.
46Assim que ele se despediu das pessoas, subiu a um monte para orar.
47Mais tarde, naquela noite, o barco estava no meio do lago, enquanto Jesus estava sozinho, ainda em terra.
48Ele conseguia vê-los sendo golpeados pelas ondas, enquanto tentavam remar com muita dificuldade, por causa do vento que soprava contra eles. De madrugada, Jesus foi até eles, caminhando sobre a água. E ia passar adiante deles,
49mas quando o viram andando sobre a água, pensaram que ele era um fantasma. Eles gritaram,
50pois todos conseguiam vê-lo e estavam totalmente amedrontados. Jesus rapidamente lhes disse: “Não se preocupem, sou eu. Não tenham medo!”
51Ele foi até eles, subiu no barco e o vento parou. Eles ficaram completamente chocados,
52pois não tinham entendido o significado do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, por causa de sua mente fechada.
53Depois de atravessarem o mar, eles chegaram à região de Genesaré e amarraram o barco.
54Conforme eles saíam do barco, as pessoas imediatamente reconheciam Jesus.
55Elas chegavam de todos os lugares próximos dali, trazendo os seus doentes em esteiras para o lugar onde ouviam que Jesus estava.
56Onde quer que eles fossem, nas vilas, cidades ou no campo, as pessoas levavam os doentes para as praças e imploravam para que Jesus deixasse que os doentes tocassem apenas na barra de suas roupas. E todos que o tocavam eram curados.