A Pesquisa sobre o Jesus Histórico Hoje | Diálogo Sem Fronteira (2015)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ต.ค. 2024
  • Neste programa, o historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, entrevista André Chevitarese, arqueólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colaborador da Unicamp. Eles conversam sobre o Jesus histórico, acessível a todo pesquisador que queira pensá-lo como objeto de estudo, como chegar a esse Jesus por meio dos escritos do Novo Testamento, dos registros da arqueologia e de informações produzidas pelo Império Romano. Abordam também a resistência no meio acadêmico aos estudos ligados a temas de origem religiosa.

ความคิดเห็น • 45

  • @luizclaudio583
    @luizclaudio583 5 ปีที่แล้ว +3

    Parabéns pela iniciativa, prof. Paulo Funari! O Jesus histórico, assim como a Igreja primitiva, são temas instigantes que merecem mais pesquisas e, sobretudo, iniciativas de divulgação como essa, para pensarmos a nossa própria existência individual e social.

  • @37Jefferson37
    @37Jefferson37 2 ปีที่แล้ว +1

    Se o Prof. Cheviatese conhecesse o trabalho de autores como N.T.wright, James Dunn, Scott McNight, Michael Bird saberia que há teólogos de ponta escrevendo sobre Jesus histórico.

  • @thaisvasconcellos4358
    @thaisvasconcellos4358 6 ปีที่แล้ว +1

    Ótima iniciativa!!! Devemos também encarar a figura de Jesus de Nazaré fora do contesto da fé cristã. Obrigada.

  • @MariaRodrigues-sw6qg
    @MariaRodrigues-sw6qg 3 ปีที่แล้ว

    Gostei

  • @josebatistaribeiro7097
    @josebatistaribeiro7097 6 ปีที่แล้ว +3

    Eu não entendi o que foi mostrado do Jesus histórico de concreto.se alguma pessoa entender por favor me explica?

    • @augustovasconcelosneto6989
      @augustovasconcelosneto6989 5 ปีที่แล้ว +8

      Não dá pra entender direito pq esse jeito desse professor falar é acadêmico. O cara tenta ser o mais imparcial e distante possível. Por isso ele não fala de certezas e só de dúvidas, pois são elas que movem as pesquisas. Ele começa desacreditando o texto bíblico, pois essa é sua premissa básica e vai tentando aos poucos ir concordando com a literatura bíblica através da arqueologia, do estudo de uma possível tradição oral dos evangelhos, dos registros oficiais do Império Romano e por fim do estudo literário dos textos sagrados e de suas interpretações teológicas. Mas mesmo assim, nada de fé... só ciência!

    • @danielmeira8696
      @danielmeira8696 4 ปีที่แล้ว +4

      Em outras palavras é analisa o texto do novo testamento a luz de fontes historiográficas e arqueológica, para despi o novo testamento de seu misticismos religiosos a cerca de cristo pra dentras disso acha o jesus real.

    • @marceloenzo4863
      @marceloenzo4863 3 ปีที่แล้ว

      @Daniel Meira Mas você acha que teria diferença o Jesus da Bíblia do histórico que dizem?

  • @antoniovictor9893
    @antoniovictor9893 2 ปีที่แล้ว

    Jesus filho de Maria e Jesus dá tribo de Judá

  • @fernandozeferino9737
    @fernandozeferino9737 3 ปีที่แล้ว

    Fragmentos de um ensinamento desconhecido
    Autor PD Ouspensquy
    Editora Pensamento
    O livro mais completo sobre autoconhecimento GNOSIS da alquimia e da imortalidade jamais escrito no planeta terra.

  • @jeffersonbrito3962
    @jeffersonbrito3962 5 ปีที่แล้ว +4

    Como esse professor explicaria o fato de mais de 500 pessoas terem visto Jesus ressuscitado conforme Paulo escreve em uma de suas cartas? Com certeza vai ter que dar uma "cambalhota" aí para interpretar a carta. Agora se disser que Jesus não ressuscitou então porque o túmulo estava vazio? Alguém roubou? Se roubaram o corpo de Jesus Então os soldados Romanos eram uns palermas. Mas sabemos que não eram palermas, eram profissionais que perderiam sua cabeça se deixassem roubar aquele corpo.

    • @leloleful
      @leloleful 4 ปีที่แล้ว +6

      Mas ai que tá, se 500 pessoas o viram, onde estão os testemunhos (fontes) deste evento? Para além do testemunho do NT(cuja confecção se deu no interesse de divinizar jesus), quem eram? Como podemos para além do Canon dizer isso?... pois é, não dá. Sobre a ressurreição, é o mesmo ponto, quais outros textos além da bíblia falam disso? De autores romanos por exemplo? se formos aceitar a autoridade absoluta dos escritos por si, sem nenhuma comprovação empírica externa, teríamos que crer então em todos deuses semideuses cujas histórias foram escritas na antiguidade, já que a autoridade do fato, segundo sua opinião se encontra no escrito sobre o fato...

    • @fabriciobarbosasoares6007
      @fabriciobarbosasoares6007 4 ปีที่แล้ว +1

      Como explicar paulo conteporanio nâo ter o conhecido?

    • @fabriciobarbosasoares6007
      @fabriciobarbosasoares6007 4 ปีที่แล้ว +3

      A parte melhor e o mortos ressucitarao e marcharam por Jerusalém,um the walk dead,kkkkkk

    • @belkisslemos140
      @belkisslemos140 4 ปีที่แล้ว +2

      Ele iniciou explicando que existe o Jesus histórico que pode ser conhecido pelas fontes e o Jesus religioso que pode ser compreendido pela fé. Não se pode provar os milagres mas podemos tentar compreender o Jesus humano.

    • @lucianorodrigues6405
      @lucianorodrigues6405 3 ปีที่แล้ว +1

      @@leloleful que intelgencia a sua hein celio? eu sugiro a vc, ter um canal no youtube , como livre pendador, ´pois iria ajudar muito. parabens

  • @Joaobatista-db1pb
    @Joaobatista-db1pb 2 ปีที่แล้ว

    Jesus jamais prometeu voltar no fim dos tempos até porque a humanidade só terá fim quando acabar a água doce e a família fora isto é aproveitar da boa fé das pessoas Jesus não fez nem falou tudo que escreveram sobre ele e ele falou uma coisa e povo entendeu outra coisa