so um detalhe que muitos erram, a altura da laje não pode entrar na altura da viga. Se vc calculou uma viga de 50 cm e sua laje de 15 cm, deve ter uma altura de concretagem final de 65cm, e não fazer uma caixaria da viga de 50 cm com a laje "dentro". Pois a estrutura deve funcionar como se a laje fosse apoiada nas vigas, o engastamento é usado apenas para tornar os dois elementos como uma única peça de concreto. Caso contrário é como se vc estivesse apoiando sua laje em uma viga de 35 cm e não 50 cm.
Não é bem assim - como são as extremidades das vigotas que entrarão na parte superior das vigas, na região comprimida (acima da linha neutra), então a ligação das extremidades das vigotas com a viga será considerada uma ligação monolítica, completamente formada por concreto e resistente aos esforços de compressão. A eventual diferencia de Fck entre o concreto da viga e das vigotas é desprezível (essa diferença é tranquilamente "absorvida" pelos coeficientes de ponderação dos esforços e da resistência do concreto). Haja vista o caso das vigas invertidas, em que as vigotas são apoiadas na armadura de tração, sem grande interferência na composição da seção resistente da viga.
Na realidade, o que define se a laje é ou não engastada é a armadura presente no apoio, não somente embutir ou apoiar a laje sobre a viga. Uma laje com vigotas embutidas na viga pode ser apoiada. Além disso, embutir a vigota na viga torna a estrutura monolítica (vigas e lajes concretadas juntas), mas não determina a vinculação entre laje e viga. Lembrando que uma estrutura monolítica é sempre mais adequada, gerando menos fissuras na união laje-viga, além de permitir o uso das armaduras de bordo dando uma proteção extra no combate a fissuras.
Amigo, minha laje era p ficar entre as vigas. Mas na hora o carpienteiro errou então algumas ficaram menores, ou seja, a laje não entrou no espaço. E estou preocupado no que fazer
Eu acho q ficam boas engastadas dessa forma, mas eu só confio em lajes pequenas h8, de isopor (que são muito mais leves), utilizando vigas de 6 ferros deixando 4 para a parte de baixo. Mas vai de cada um...
Bom dia! Parabens pelo vídeo. Só reforçando, apenas o fato da laje estar por dentro da viga não significa estar "engastada", o que vai dizer isso é a armadura negativa...
Pelo que entendi tá engastada sim , porém devido aos ferros negativo não entra na viga ela não é 100 % engastada. É o que ele falou nenhum apoio é 100% engastada.
Excelente. Felipe, você viu os escombros da tragédia de Petrópolis? Cara, quatro pavimentos com paredes com tijolos e vigas de 10 cm. Nem num terreno estável isto é seguro. Aqui na minha região ainda há casas construídas sobre baldames de pó de minério de ferro. O cimento é a umidade tem um efeito fatal com o tal pó. Sabe aqueles resíduos das barragens como de Brumadinho? Parte daquilo vinha com o minério usado nas siderúrgicas, que passavam por um britador e deixava o pó como resíduos descartável. Hoje, felizmente, menos mal, o minério vem "lavado". Em poucos anos, o tal concreto ficava menos resistente que o solo. Assim como temos assistência médica, precisamos de assistência técnica para edificações populares. Vocês fazem isto nos vídeos, mas é preciso muito mais e este mais depende de algo complicado no Brasil: vontade política.
Olá amigo, tudo bem? Em relação ao engaste, se tenho uma viga de 15x30cm, ferragem da viga 10x25cm. Coloco uma h8 à baixo da ferragem negativa. Depois de concretado, da parte inferior da viga até início da laje terei algo em torno de 20cm. A dúvida é, a altura efetiva da viga é os 30 ou os 20?. Lembrando que ainda tem a espessura do concreto de cobertura da laje. Agradeço se puder tirar essa duvida. Abraço
@snayara1 troquei uma ideia com o engenheiro Felipe, pensa em uma pessoa de bom coração. Ele me falou para dar uma olhada no conceito de viga invertida. Ai matou a charada. Então a altura efetiva total, no caso que mencionei acima, seria os 30cm. (Não esquecendo que a capa da laje também conta como altura da viga). Abraço.
@@BailaoForrozaoSertanejao se eu te disser que meus professores de engenharia ignoraram completamente minha dúvida, disseram que não era para agora 😑... Muito obrigada pelo retorno. Minha dúvida tb era sobre a concretagem em dois momentos distintos, não sendo invertida, concreta a parte de baixo deixando uns 10 cm livres para concretar junto da laje, isso diminui a resistência?
Excelente! Vi que o Eng. Felipe tirou sua dúvida aí, e vou aproveitar para complementar com uma informação relevante: como as vigotas engastadas são, majoritariamente, de concreto também, esse concreto passa a fazer parte da seção da viga, resistindo também aos esforços de compressão na viga. Pensa que o espaço que seria ocupado por concreto na viga passará a ser ocupado pelas extremidades das vigotas, que também são de concreto, e, mesmo havendo alguma diferença no Fck desses elementos, ela é desprezível, e tranquilamente "absorvida" pelos coeficientes de ponderação aplicados nos cálculos.
@@snayara1sobre a sua segunda dúvida, não há diminuição considerável na resistência, mesmo a concretagem sendo feita em uma segunda etapa. Isso porque os esforços normais de compressão combatidos por esse concreto são esforços axiais, paralelos ao eixo da viga, de modo que o concreto anterior irá atender ao esforço de compressão na sua seção e o concreto posterior também atenderá aos esforços de compressão na sua seção (sendo que, na seção do concreto posterior, os esforços de compressão são maiores, e por isso deve-se ter cuidado na segunda etapa da concretagem)
A distância mais segura é de 3 metros. Mas por exemplo: Um espaço de 15x3, tendo 3 metros de distância entre cada pilar, significa 3 metros de vão livre rs. Mas o vão livre pode ter diversos tamanhos entre um pilar e outro, mas aí será necessário outras ferragens, outras dimensões de pilar e uma concretagem especial com MPA específicos. Enfim, para produção por leigos, é muito perigoso fazer lajes com vão livre grande.
No caso das lajes pré-moldadas, não. A ligação é considerada um engaste para diferenciar a distribuição dos esforços na laje (momentos fletores positivos e negativos) e deslocamentos (flechas), mas o engaste não deve ser considerado como parte da viga (embora, dependendo do engaste e da posição da viga, deve-se considerar os efeitos de torção nas vigas). No caso de lajes maciças de concreto e de pilares intermediários e de extremidades, a viga pode ser calculada como uma viga com seção transversal T, com aumento considerável da rigidez da viga e consequentemente melhora na distribuição dos esforços. A vantagem de calcular a viga considerando a seção T está, principalmente, na possibilidade de redução das seções e, consequentemente, na economia dos materiais empregados.
O que geralmente é feito nas obras é o mais indicado: as vigas são concretadas até uma certa altura, deixando espaço sob as barras longitudinais superiores para apoiar as extremidades das vigotas, e então o restante da viga é concretado junto com a laje. Este caso como descrevi é considerado uma ligação fixa (apoiada). Para considerar como ligação engastada, seria necessário, na primeira concretagem das vigas, posicionar a armadura negativa da laje como "esperas", concretando essas esperas conforme o comprimento de ancoragem estabelecido no projeto estrutural.
Aula veio na hora certa.estou realizando uma obra dessa. Por falta de tábua posso concretar primeiro as vigas e depois engastar as treliças e concretar todo o restante Felipe? Se puder tirar minha dúvida? Valeu e obg.
Não pesquisei sobre, mas acho que se for uma laje pequena, não tem problema. Porém neste caso, acredito que a laje deve ficar engatada na ferragem positiva da viga (ferro de cima, caso eu tenha me confundido rs). Mas deve-se tomar outro cuidado, pois se vc utilizar uma ferragem daquelas de 4 aços e concretar até a metade e apoiar a laje por dentro, essa laje estará apoiada em pouco concreto e no ferro negativo, que agora passará a ser utilizado como positivo.
Claudinier Bartender,bom dia.minha viga e de 50 cm de altura com barras de 16mm.da para realizar em duas etapas? Por falta de tábuas? @@claudiniersilva
@@zalberhenrique4456 Não sou especialista, visto que é este o motivo de eu está por aqui aprendendo e realizando na prática (fazendo minha própria casa). Porém, de acordo com minhas pesquisas e ensinamentos de mestres e engenheiros... Vigas de 50cm é utilizada para vãos de 5 metros entre um pilar e outro, no seu caso, acredito que já que terá 50cm, é preciso ter 06 ferros nessa viga e a laje deve ser apoiada nesse ferro do meio, assim vc terá engatado a laje corretamente acredito eu. Essa é minha visão de acordo com meus aprendizados através de pesquisas. Faça pesquisas tmbm pra confirmar se te dei as dicas corretamente
As fissuras podem ser devidas também à movimentação da laje por dilatação linear térmica. No Brasil, não é usual se isolar termicamente as lajes de cobertura em concreto armado, o que faz com que elas se movimentem muito.
Algumas pessoas chamam vigas de cinta, são coisas diferentes, jamais apoie uma laje numa cinta. Mas se vc estiver falando de Viga, isto é o que ele chamou de laje apoiada, que é o mais comum em pequenas obras residenciais.
so um detalhe que muitos erram, a altura da laje não pode entrar na altura da viga. Se vc calculou uma viga de 50 cm e sua laje de 15 cm, deve ter uma altura de concretagem final de 65cm, e não fazer uma caixaria da viga de 50 cm com a laje "dentro". Pois a estrutura deve funcionar como se a laje fosse apoiada nas vigas, o engastamento é usado apenas para tornar os dois elementos como uma única peça de concreto. Caso contrário é como se vc estivesse apoiando sua laje em uma viga de 35 cm e não 50 cm.
Muito bem observado amigo! Mas a viga já teria q estar concretada antes ou coloca o concreto quando encher a laje?
Qual a fonte desta informação?
somente a concretagem será única, a laje vai continuar apoiada...
Não é bem assim - como são as extremidades das vigotas que entrarão na parte superior das vigas, na região comprimida (acima da linha neutra), então a ligação das extremidades das vigotas com a viga será considerada uma ligação monolítica, completamente formada por concreto e resistente aos esforços de compressão. A eventual diferencia de Fck entre o concreto da viga e das vigotas é desprezível (essa diferença é tranquilamente "absorvida" pelos coeficientes de ponderação dos esforços e da resistência do concreto). Haja vista o caso das vigas invertidas, em que as vigotas são apoiadas na armadura de tração, sem grande interferência na composição da seção resistente da viga.
Na realidade, o que define se a laje é ou não engastada é a armadura presente no apoio, não somente embutir ou apoiar a laje sobre a viga. Uma laje com vigotas embutidas na viga pode ser apoiada. Além disso, embutir a vigota na viga torna a estrutura monolítica (vigas e lajes concretadas juntas), mas não determina a vinculação entre laje e viga. Lembrando que uma estrutura monolítica é sempre mais adequada, gerando menos fissuras na união laje-viga, além de permitir o uso das armaduras de bordo dando uma proteção extra no combate a fissuras.
Amigo, minha laje era p ficar entre as vigas. Mas na hora o carpienteiro errou então algumas ficaram menores, ou seja, a laje não entrou no espaço. E estou preocupado no que fazer
Oi .. fala da lage nervurada.
Eu acho q ficam boas engastadas dessa forma, mas eu só confio em lajes pequenas h8, de isopor (que são muito mais leves), utilizando vigas de 6 ferros deixando 4 para a parte de baixo. Mas vai de cada um...
Bom dia! Parabens pelo vídeo.
Só reforçando, apenas o fato da laje estar por dentro da viga não significa estar "engastada", o que vai dizer isso é a armadura negativa...
Pelo que entendi tá engastada sim , porém devido aos ferros negativo não entra na viga ela não é 100 % engastada. É o que ele falou nenhum apoio é 100% engastada.
I' been study english since I was 6 years old
Obg por compartilhar seus conhecimentos
Valeu muito pela informação. Obrigado!
Excelente. Felipe, você viu os escombros da tragédia de Petrópolis? Cara, quatro pavimentos com paredes com tijolos e vigas de 10 cm. Nem num terreno estável isto é seguro. Aqui na minha região ainda há casas construídas sobre baldames de pó de minério de ferro. O cimento é a umidade tem um efeito fatal com o tal pó. Sabe aqueles resíduos das barragens como de Brumadinho? Parte daquilo vinha com o minério usado nas siderúrgicas, que passavam por um britador e deixava o pó como resíduos descartável. Hoje, felizmente, menos mal, o minério vem "lavado". Em poucos anos, o tal concreto ficava menos resistente que o solo. Assim como temos assistência médica, precisamos de assistência técnica para edificações populares. Vocês fazem isto nos vídeos, mas é preciso muito mais e este mais depende de algo complicado no Brasil: vontade política.
obrigado pelas informações!
Esse é fera
Olá amigo, tudo bem? Em relação ao engaste, se tenho uma viga de 15x30cm, ferragem da viga 10x25cm. Coloco uma h8 à baixo da ferragem negativa. Depois de concretado, da parte inferior da viga até início da laje terei algo em torno de 20cm. A dúvida é, a altura efetiva da viga é os 30 ou os 20?. Lembrando que ainda tem a espessura do concreto de cobertura da laje. Agradeço se puder tirar essa duvida. Abraço
Procuro essa resposta até hoje...
@snayara1 troquei uma ideia com o engenheiro Felipe, pensa em uma pessoa de bom coração. Ele me falou para dar uma olhada no conceito de viga invertida. Ai matou a charada. Então a altura efetiva total, no caso que mencionei acima, seria os 30cm. (Não esquecendo que a capa da laje também conta como altura da viga). Abraço.
@@BailaoForrozaoSertanejao se eu te disser que meus professores de engenharia ignoraram completamente minha dúvida, disseram que não era para agora 😑... Muito obrigada pelo retorno. Minha dúvida tb era sobre a concretagem em dois momentos distintos, não sendo invertida, concreta a parte de baixo deixando uns 10 cm livres para concretar junto da laje, isso diminui a resistência?
Excelente! Vi que o Eng. Felipe tirou sua dúvida aí, e vou aproveitar para complementar com uma informação relevante: como as vigotas engastadas são, majoritariamente, de concreto também, esse concreto passa a fazer parte da seção da viga, resistindo também aos esforços de compressão na viga. Pensa que o espaço que seria ocupado por concreto na viga passará a ser ocupado pelas extremidades das vigotas, que também são de concreto, e, mesmo havendo alguma diferença no Fck desses elementos, ela é desprezível, e tranquilamente "absorvida" pelos coeficientes de ponderação aplicados nos cálculos.
@@snayara1sobre a sua segunda dúvida, não há diminuição considerável na resistência, mesmo a concretagem sendo feita em uma segunda etapa. Isso porque os esforços normais de compressão combatidos por esse concreto são esforços axiais, paralelos ao eixo da viga, de modo que o concreto anterior irá atender ao esforço de compressão na sua seção e o concreto posterior também atenderá aos esforços de compressão na sua seção (sendo que, na seção do concreto posterior, os esforços de compressão são maiores, e por isso deve-se ter cuidado na segunda etapa da concretagem)
Mas não vai perder a função da ferragem negativa?? Vai perder sua função???
Excelente explicação.
Qual o espaço que pode deichar de vão livre entre uma laje de piso sem o piso de cima e uma laje simples
A distância mais segura é de 3 metros. Mas por exemplo: Um espaço de 15x3, tendo 3 metros de distância entre cada pilar, significa 3 metros de vão livre rs.
Mas o vão livre pode ter diversos tamanhos entre um pilar e outro, mas aí será necessário outras ferragens, outras dimensões de pilar e uma concretagem especial com MPA específicos. Enfim, para produção por leigos, é muito perigoso fazer lajes com vão livre grande.
Muito bom, parabéns pelo conteúdo! ajudou muito!
E certo deixa a nervura da vigota ( ferragem negativa) por cima da ferragem negativa da viga? Ou tem que ser por baixo da ferragem negativa da viga?
Excelente vídeo
A parte da viga que vai ficar engastada, conta como viga tb?
No caso das lajes pré-moldadas, não. A ligação é considerada um engaste para diferenciar a distribuição dos esforços na laje (momentos fletores positivos e negativos) e deslocamentos (flechas), mas o engaste não deve ser considerado como parte da viga (embora, dependendo do engaste e da posição da viga, deve-se considerar os efeitos de torção nas vigas).
No caso de lajes maciças de concreto e de pilares intermediários e de extremidades, a viga pode ser calculada como uma viga com seção transversal T, com aumento considerável da rigidez da viga e consequentemente melhora na distribuição dos esforços. A vantagem de calcular a viga considerando a seção T está, principalmente, na possibilidade de redução das seções e, consequentemente, na economia dos materiais empregados.
Olá, Dr. Sempre a viga tem que ser concretada junto com a laje? Ou tem jeito de concretar a viga primeiro e depois fazer a laje?
O que geralmente é feito nas obras é o mais indicado: as vigas são concretadas até uma certa altura, deixando espaço sob as barras longitudinais superiores para apoiar as extremidades das vigotas, e então o restante da viga é concretado junto com a laje. Este caso como descrevi é considerado uma ligação fixa (apoiada). Para considerar como ligação engastada, seria necessário, na primeira concretagem das vigas, posicionar a armadura negativa da laje como "esperas", concretando essas esperas conforme o comprimento de ancoragem estabelecido no projeto estrutural.
Boa tarde! Acredito que fazer laje engastada, evita trinca que sempre aparece entre a parede e a laje ( do lado de fora da casa) to certo?
Como fica uma laje de vigotas protendidas? É possível engastar? Já que não há terminação de ferro nos estaremos.
Também tenho essa dúvida.
Tbm to com essa dúvida
Também tenho essa duvida
Aula veio na hora certa.estou realizando uma obra dessa. Por falta de tábua posso concretar primeiro as vigas e depois engastar as treliças e concretar todo o restante Felipe? Se puder tirar minha dúvida? Valeu e obg.
Tb vou fazer assim...
Não pesquisei sobre, mas acho que se for uma laje pequena, não tem problema. Porém neste caso, acredito que a laje deve ficar engatada na ferragem positiva da viga (ferro de cima, caso eu tenha me confundido rs). Mas deve-se tomar outro cuidado, pois se vc utilizar uma ferragem daquelas de 4 aços e concretar até a metade e apoiar a laje por dentro, essa laje estará apoiada em pouco concreto e no ferro negativo, que agora passará a ser utilizado como positivo.
Minha viga é de 50 cm de altura e com Barra de 16 mm.
Claudinier Bartender,bom dia.minha viga e de 50 cm de altura com barras de 16mm.da para realizar em duas etapas? Por falta de tábuas? @@claudiniersilva
@@zalberhenrique4456 Não sou especialista, visto que é este o motivo de eu está por aqui aprendendo e realizando na prática (fazendo minha própria casa). Porém, de acordo com minhas pesquisas e ensinamentos de mestres e engenheiros... Vigas de 50cm é utilizada para vãos de 5 metros entre um pilar e outro, no seu caso, acredito que já que terá 50cm, é preciso ter 06 ferros nessa viga e a laje deve ser apoiada nesse ferro do meio, assim vc terá engatado a laje corretamente acredito eu. Essa é minha visão de acordo com meus aprendizados através de pesquisas.
Faça pesquisas tmbm pra confirmar se te dei as dicas corretamente
Pode fazer uma laje engastada de um lado , e apoiada do outro lado????
sim, desde que se faça as verificações.
Mais ou menos. O descritivo do minuto 5:40 tem de ser lido e relido para se conseguir entender a pontuação.
Então uma dúvida a laje apoiada em cima da viga e q gera a fissura sempre na fachada da casa?? Se for engatada nao terá fissura.....
Acredito que são outros erros que causam essas fissuras.
As fissuras podem ser devidas também à movimentação da laje por dilatação linear térmica. No Brasil, não é usual se isolar termicamente as lajes de cobertura em concreto armado, o que faz com que elas se movimentem muito.
Top
Boa noite!
Já possibilidade de fazer uma laje batida sem ser afastada?
Felipe, se for laje protendida eu posso apenas apoiar na cinta?
Algumas pessoas chamam vigas de cinta, são coisas diferentes, jamais apoie uma laje numa cinta. Mas se vc estiver falando de Viga, isto é o que ele chamou de laje apoiada, que é o mais comum em pequenas obras residenciais.
@@claudiniersilva aqui na minha região se chama viga de cintamento. Essa que me refiro. Vou comprar a laje protendida e apenas apoiar.
@@TOPTRIP343 e na sua opinião, qual a diferença entre viga e cinta?
Estudo inglês desde os 6 anos de idade
Perfeito ótima explicação
Top