Baixe gratuitamente e sem cadastro meu livro "Circuitos Elétricos e Eletrotécnica - Fundamentos e Aplicações". São 369 páginas de um livro cheio de exemplos resolvidos e problemas propostos. Segue link: eudemario.herospark.co/p/livro-circuitos ===========
Parabéns pelos vídeos, professor, são muito bons. Seria possível abordar o assunto harmônicas, as ressonância e os filtros passivos como forma de mitigar os efeitos nas instalações elétricas.
Excelente explicação Elétrica em Vídeos... Parabéns msm...Sou Eletricista venho buscando entender o q acontece fisicamente num circuito elétrico onde aplicamos banco de capacitores para fazer a correção do fator de potência. Raciocinando com a ajuda deste seu vídeo, definitivamente podemos afirmar q aplicando um banco de capacitor num circuito puramente indutivo com baixíssimo fator de potência a correção é feita porque o reativo capacitivo consegue anular o reativo, não deixando q este seja devolvido ao sistema da concessionária....Más está energia reativa indutiva é armazenada no capacitor por isso q ela não retorna ao sistema? Ela é consumida pelo capacitor? Ou ela é anulada pelo capacitor pelo fato de q o campo elétrico reativo indutivo tem "polaridade" contrária do campo elétrico reativo capacitivo....???....Poderia me ajudar a definir isto....ficaria muito grato a Vc...
Boa tarde Cesar. Potência reativa não é consumida ou fornecida, ela oscila entre a rede e a carga. Os termos consumida por dispositivos indutivos e fornecidas por dispositivos capacitivo são jargões da engenharia por causa do sinal + nos indutivos e - nos capacitivo. Acho que explico vagamente estas diferenças no vídeo a seguir: th-cam.com/video/c14XB-JDrRA/w-d-xo.html
Boa noite. Tem duas formas de você aprender com minha ajuda: 1) em vídeo tem essa aula sobre números complexos. Na sequência já vai aparecer outra sobre as operações com números complexos e você aprenderá não somente a fazer as transformações, mas também a somar, subtrair, multiplicar e dividir números complexos (estas operações dependem se o número esta na forma polar ou retangular). Veja a aula: th-cam.com/video/hEOxKXVQ45w/w-d-xo.html 2) se quiser ler pode baixar meu livro (é gratuito e não precisa de cadastro para fazer o download) que tem um capítulo sobre esse assunto: eudemario.herospark.co/p/livro-circuitos Escolha e sucesso nas operações com números complexos. Bons estudos!
Boa tarde. Refiz a operação da equação mostrada com os valores números postos e a resposta é 0,6631. Reveja seus cálculos para verificar se fez alguma coisa errada.
Boa noite Rudá. A frequência de ressonância foi encontrada igualando os valores de reatância, então certamente os valores de XC e XL estão iguais. Reveja o vídeo no ponto em que teve a dúvida.
Obrigado. Lucas, eu não faço questões a pedido, mas se for dúvida conceitual você escreve a dúvida (não o enunciado do exercício) que eu posso tentar te direcionar. Bons estudos!
Olá Professor, primeiramente muito obrigado por responder minha dúvida, e indicar o vídeo......Más então que fenômeno ocorre na correção dos reativos indutinos em um banco de capacitor...??? Ou melhor o q o banco de capacitor faz no sistema q impede q o reativo indutivo retorne para a fonte...? Será q a potência reativa indutiva de um indutor é ANULADA pela potência reativa capacitiva pelo do capacitor pelo fato d ambas terem polaridade diferentes, + no indutor - no capacitor os campos eletricos e magnéticos se anulam... Seria isso...?....Isso faz sentido ou não...? Poderia me ajudar mais uma vez...Por favor...?
Boa tarde. Não é anulada. Por exemplo, para tornar o FP unitário escolhe-se um capacitor cuja capacitância permita a oscilação da potência reativa exigida pela carga, assim a rede elétrica não precisa mais fornecer a potência reativa. Troca-se a rede elétrica como fonte de potência reativa por um banco de capacitores. Do ponto de vista da rede elétrica o conjunto carga + banco de capacitores tem fator de potência unitário já que nenhuma potência reativa precisa vir da rede. Veja se esclareceu.
Sim, S=P e Q=0. Note que estamos discutindo esses circuitos simples do vídeo. Na prática a ressonância acontece num trecho de um circuito mas há outros trechos que ainda possuirão reatâncias indutivas e capacitivas que podem não se anular.
@@eletricaemvideos momento 7:41 a dúvida é a seguinte: no momento para achar a corrente i=v/r o senhor fez o cálculo de r na foma retangular, enfim, quero saber se essa operação pode ser feita somando as resistências xc e xl
Boa noite. XL e XC não são resistências, são reatâncias. Não fiz nenhum cálculo de resistência na forma retangular, pois isso não existe: a resistência é a parte real da impedância. Sugiro que veja os vídeos th-cam.com/video/XX8Rd6SI1BM/w-d-xo.html e th-cam.com/video/WP1k9sGB6nM/w-d-xo.html para conseguir elaborar melhor sua dúvida. Talvez valha a pena procurar alguém presencialmente. Bons estudos!
@@eletricaemvideos Xc= 0,667 ohm xl = 2,523 ohm e r = 0,1 ohm Como está tudo na mesma unidade é possível somar os elementos para aplicar na forma i=v/r ou tem q ser feito da forma q o senhor mostra no vídeo ??? Obs: entendo perfeitamente q xc e xl não são resistências
Não é possível somar diretamente pois as reatâncias ficam na parte imaginária e a resistência na parte real. Para fazer a divisão do fasor tensão pela impedância você deve transformar ambos para representação polar e proceder com a divisão. Na playlist de Circuitos CA há um video que trata somente de números complexos e as principais operações (soma, subtração, multiplicação e divisão).
Meu nobre, como se explica num circuito RLC SÉRIE o valor de TENSÃO de um dos componentes envolvidos no circuito em apreço ser MAIOR do que o valor de TENSÃO da FONTE???? Tem outro modo de explicar isso sem ser VETORIALMENTE???!! Eu nunca consegui entender de fato como isso acontece, ou mesmo o que causa esse fenômeno!!!! Grato.
Duas senoides de valor grande podem se subtrair e dar como resultado uma senoide menor. As duas senoides maiores são as tensões em um indutor e um capacitor, por exemplo, e portanto a tensão da fonte (soma ou subtração das duas) é menor. Portanto a melhor forma de entender é com base em modelagem matemática (trigonométrica ou fasorial). Não há uma explicação especifica tratando disso como um fenômeno, somente os fenômenos que já fazem as correntes serem 90º adiantada e atrasada (casos capacitor e indutor, respectivamente): isso é que causa tensões defasadas em 180º nestes elementos e faz com que a soma das tensões na malha seja na verdade uma subtração. Veja se consegui dar uma ajuda
Eu tinha quase a mesma dúvida. Eu pensava: se uma fonte VCA-127Vrms, como que a soma das tensões ultrapassam esse valor. O erro para mim foi que eu estava somando valores na forma polar de maneira errada. Caso queira comprovar no final o LKT, basta que você transforme todos os valores de tensão de polar para retangular, ou seja, de parte modular + angular para parte real + imaginária. Some os valores, real+ real e imaginário+imaginário. E o resultado dessa soma de tensões basta ser convertido novamente para polar o que te retornaria o valor aproximado da fonte e do ângulo de tensão.
Se a frequência escolhida for adequada, como é tratado no vídeo, então as magnitudes das reatâncias capacitiva e indutiva ficam iguais. Não significa dizer que os efeitos indutivo e capacitivo se modificam, XC=XL diz respeito exclusivamente às magnitudes.
@@eletricaemvideos se num circuito eu tiver resistência igual a 1 por exemplo e indutância igual 0,1H e estivesse querendo saber o valor do Capacitor, numa frequência de 60hz eu poderia fazer XC=XL né??
@Diógenes Silva Santos Aqui é um curso de elétrica, não é curso de matemática. Se você não sabe fazer o cálculo, veja algumas aulas anteriores e aprenda a calcular antes de assistir a esta aula. Se ele for fazer o cálculo completo de cada situação, os vídeos serão desnecessariamente longos.
Olá. Você precisa informar o tempo em que está tendo dificuldades com alguma operação para eu poder identificar seu há algum erro meu ou te sugerir alguma solução.
@@eletricaemvideos consegui passar na materia de eletricidade industrial hj, dps de ficar a tarde toda vendo essa aula hehe, muito obrigado, Fatec Sorocaba - Projetos Mecânicos
Bom que ajudou 👏🏽👏🏽. Resolver exercícios fornecidos pelo professor é a melhor forma de fixar os assuntos. De qualquer forma é bom saber que a videoaula ajudou também 👏🏽👏🏽👏🏽. Bons estudos e até semestre que vem se tiver mais disciplinas de elétrica ou até um futuro breve se tiver que trabalhar com eletricidade.
Malditas ou não elas são as únicas remunerações possíveis para alguns canais como o meu. Mas quando quiser focar no assunto tem que pular para não perder a atenção. Bons estudos!
Baixe gratuitamente e sem cadastro meu livro "Circuitos Elétricos e
Eletrotécnica - Fundamentos e Aplicações". São 369 páginas de um livro cheio de
exemplos resolvidos e problemas propostos. Segue link:
eudemario.herospark.co/p/livro-circuitos
===========
Excelente, vai me ajudar muito em um trabalho aqui da faculdade, parabéns!
Ótimo! Espero que outros mais te ajudem futuramente. Bons estudos!
melhor video aula do yt, objetivo e muito explicativo, obrigado professor! #eletrotecnica
Obrigado Gabriel. Bons estudos!
Uauuh! Q lokuuura! Conhecimento top🤓 obrg por esse conteúdo
Eu agradeço a audiência. Bons estudos!
Parabéns pelos vídeos, professor, são muito bons. Seria possível abordar o assunto harmônicas, as ressonância e os filtros passivos como forma de mitigar os efeitos nas instalações elétricas.
Bom dia João. Eu não tenho perspectiva de tratar desse assunto, mas fica aqui anotada sua sugestão.
Excelente explicação Elétrica em Vídeos... Parabéns msm...Sou Eletricista venho buscando entender o q acontece fisicamente num circuito elétrico onde aplicamos banco de capacitores para fazer a correção do fator de potência. Raciocinando com a ajuda deste seu vídeo, definitivamente podemos afirmar q aplicando um banco de capacitor num circuito puramente indutivo com baixíssimo fator de potência a correção é feita porque o reativo capacitivo consegue anular o reativo, não deixando q este seja devolvido ao sistema da concessionária....Más está energia reativa indutiva é armazenada no capacitor por isso q ela não retorna ao sistema? Ela é consumida pelo capacitor? Ou ela é anulada pelo capacitor pelo fato de q o campo elétrico reativo indutivo tem "polaridade" contrária do campo elétrico reativo capacitivo....???....Poderia me ajudar a definir isto....ficaria muito grato a Vc...
Boa tarde Cesar. Potência reativa não é consumida ou fornecida, ela oscila entre a rede e a carga. Os termos consumida por dispositivos indutivos e fornecidas por dispositivos capacitivo são jargões da engenharia por causa do sinal + nos indutivos e - nos capacitivo. Acho que explico vagamente estas diferenças no vídeo a seguir: th-cam.com/video/c14XB-JDrRA/w-d-xo.html
Parabéns excelente aula está me ajudando muito, valeu.
Obrigado
Muito bom
Obrigado. Bons estudos!
Esclarecedor
👏🏽 👏🏽. Bons estudos!
muito bom obrigado
De nada. Compartilhe com quem precisa para ajudar o canal a crescer. Bons estudos!
Por que a utilização do 2pi para Xc e Xl ?
Frequência angular w é: w=2 x pi x f
top
Bom dia. Obrigado!
Olá Prof. boa aula
Obrigado. Bons estudos!
8:11 o senhor diz "resposta em coodernadas polares" como faço para converter a corrente nessas coordenadas polares?
Boa noite. Tem duas formas de você aprender com minha ajuda:
1) em vídeo tem essa aula sobre números complexos. Na sequência já vai aparecer outra sobre as operações com números complexos e você aprenderá não somente a fazer as transformações, mas também a somar, subtrair, multiplicar e dividir números complexos (estas operações dependem se o número esta na forma polar ou retangular). Veja a aula: th-cam.com/video/hEOxKXVQ45w/w-d-xo.html
2) se quiser ler pode baixar meu livro (é gratuito e não precisa de cadastro para fazer o download) que tem um capítulo sobre esse assunto: eudemario.herospark.co/p/livro-circuitos
Escolha e sucesso nas operações com números complexos. Bons estudos!
Excelente!!!
Valeu!
fiquei na duvida no minuto 6:45 do valor de xc? de como chegou em 0,663 ??? o valor que estou encontrando é 0,038
Boa tarde. Refiz a operação da equação mostrada com os valores números postos e a resposta é 0,6631. Reveja seus cálculos para verificar se fez alguma coisa errada.
Boa noite, me tire uma dúvida, o valor de XC não tem que ser igual o valor de XL? Nessa questão aí não está
Boa noite Rudá. A frequência de ressonância foi encontrada igualando os valores de reatância, então certamente os valores de XC e XL estão iguais. Reveja o vídeo no ponto em que teve a dúvida.
Parabéns. Ótima explicação.
Será que o sr poderia me tirar uma dúvida sobre um exercício de circuito RLC ?
Obrigado. Lucas, eu não faço questões a pedido, mas se for dúvida conceitual você escreve a dúvida (não o enunciado do exercício) que eu posso tentar te direcionar. Bons estudos!
Olá Professor, primeiramente muito obrigado por responder minha dúvida, e indicar o vídeo......Más então que fenômeno ocorre na correção dos reativos indutinos em um banco de capacitor...???
Ou melhor o q o banco de capacitor faz no sistema q impede q o reativo indutivo retorne para a fonte...?
Será q a potência reativa indutiva de um indutor é ANULADA pela potência reativa capacitiva pelo do capacitor pelo fato d ambas terem polaridade diferentes, + no indutor - no capacitor os campos eletricos e magnéticos se anulam...
Seria isso...?....Isso faz sentido ou não...?
Poderia me ajudar mais uma vez...Por favor...?
Boa tarde. Não é anulada. Por exemplo, para tornar o FP unitário escolhe-se um capacitor cuja capacitância permita a oscilação da potência reativa exigida pela carga, assim a rede elétrica não precisa mais fornecer a potência reativa. Troca-se a rede elétrica como fonte de potência reativa por um banco de capacitores. Do ponto de vista da rede elétrica o conjunto carga + banco de capacitores tem fator de potência unitário já que nenhuma potência reativa precisa vir da rede. Veja se esclareceu.
Ok entendi muito obrigado pelos esclarecimentos...
Multo obrigado, excelente vídeo!!!
Eu que agradeço a sua atenção nos vídeos do canal. Bons estudos!
Boa noite Professor,
Queria tirar um dúvida simples sobre o exe no min 8:27, relativamente ao valor do ângulo. Não é 86,9º?
Obrigado.
Boa noite. Eu não entendi a dúvida, pois o valor que é apresentado no vídeo é exatamente 86,9º. Aguardo retorno.
@@eletricaemvideos No vídeo está -86,9º. Peço-lhe que o reveja por favor. Obrigado.
@@eletricaemvideos Esqueça Professor. Já entendi. Tenho de fazer 0º(numerador) - 86,9º(denominador) = -86,9º. Obrigado.
Agora notei que se referiu ao sinal do ângulo. Não ficou claro na primeira mensagem pois li rapidamente. Então siga a diante no curso. Até mais.
Vc conhece frequência para virus?
Boa noite. Não entendi a pergunta.
Na frequência de ressonância, a Potência Reativa (Q) é zero? E a potência ativa (P) = potência aparente (Pa)?
Sim, S=P e Q=0. Note que estamos discutindo esses circuitos simples do vídeo. Na prática a ressonância acontece num trecho de um circuito mas há outros trechos que ainda possuirão reatâncias indutivas e capacitivas que podem não se anular.
Gênio.. Parabens !!
👏🏽 👏🏽 👏🏽 👏🏽
Qual a necessidade de fazer o calculo da resistência na forma retângular??
Estaria errado se eu somasse as resistências em ohm ??
Não entendi a pergunta. Favor citar momento do vídeo no qual ocorreu o procedimento que você teve dúvida
@@eletricaemvideos momento 7:41
a dúvida é a seguinte: no momento para achar a corrente i=v/r o senhor fez o cálculo de r na foma retangular, enfim, quero saber se essa operação pode ser feita somando as resistências xc e xl
Boa noite. XL e XC não são resistências, são reatâncias. Não fiz nenhum cálculo de resistência na forma retangular, pois isso não existe: a resistência é a parte real da impedância. Sugiro que veja os vídeos th-cam.com/video/XX8Rd6SI1BM/w-d-xo.html e th-cam.com/video/WP1k9sGB6nM/w-d-xo.html para conseguir elaborar melhor sua dúvida. Talvez valha a pena procurar alguém presencialmente. Bons estudos!
@@eletricaemvideos Xc= 0,667 ohm xl = 2,523 ohm e r = 0,1 ohm
Como está tudo na mesma unidade é possível somar os elementos para aplicar na forma i=v/r ou tem q ser feito da forma q o senhor mostra no vídeo ???
Obs: entendo perfeitamente q xc e xl não são resistências
Não é possível somar diretamente pois as reatâncias ficam na parte imaginária e a resistência na parte real. Para fazer a divisão do fasor tensão pela impedância você deve transformar ambos para representação polar e proceder com a divisão. Na playlist de Circuitos CA há um video que trata somente de números complexos e as principais operações (soma, subtração, multiplicação e divisão).
Meu nobre, como se explica num circuito RLC SÉRIE o valor de TENSÃO de um dos componentes envolvidos no circuito em apreço ser MAIOR do que o valor de TENSÃO da FONTE???? Tem outro modo de explicar isso sem ser VETORIALMENTE???!! Eu nunca consegui entender de fato como isso acontece, ou mesmo o que causa esse fenômeno!!!!
Grato.
Duas senoides de valor grande podem se subtrair e dar como resultado uma senoide menor. As duas senoides maiores são as tensões em um indutor e um capacitor, por exemplo, e portanto a tensão da fonte (soma ou subtração das duas) é menor. Portanto a melhor forma de entender é com base em modelagem matemática (trigonométrica ou fasorial). Não há uma explicação especifica tratando disso como um fenômeno, somente os fenômenos que já fazem as correntes serem 90º adiantada e atrasada (casos capacitor e indutor, respectivamente): isso é que causa tensões defasadas em 180º nestes elementos e faz com que a soma das tensões na malha seja na verdade uma subtração. Veja se consegui dar uma ajuda
Elétrica em Vídeos , obg pela dica. Abraço.!
Eu tinha quase a mesma dúvida. Eu pensava: se uma fonte VCA-127Vrms, como que a soma das tensões ultrapassam esse valor.
O erro para mim foi que eu estava somando valores na forma polar de maneira errada. Caso queira comprovar no final o LKT, basta que você transforme todos os valores de tensão de polar para retangular, ou seja, de parte modular + angular para parte real + imaginária. Some os valores, real+ real e imaginário+imaginário. E o resultado dessa soma de tensões basta ser convertido novamente para polar o que te retornaria o valor aproximado da fonte e do ângulo de tensão.
Como que XC= XL? Como que a reatância Capacitiva é igual a reatância indutiva ?
Se a frequência escolhida for adequada, como é tratado no vídeo, então as magnitudes das reatâncias capacitiva e indutiva ficam iguais. Não significa dizer que os efeitos indutivo e capacitivo se modificam, XC=XL diz respeito exclusivamente às magnitudes.
@@eletricaemvideos se num circuito eu tiver resistência igual a 1 por exemplo e indutância igual 0,1H e estivesse querendo saber o valor do Capacitor, numa frequência de 60hz eu poderia fazer XC=XL né??
@@eletricaemvideos meu Muito obrigado
Para ter o efeito de ressonância sim. Para saber o valor para outros propósitos então cada caso deve ser avaliado.
No final do cálculo vc resumiu, so uma dica quando for explicar pare de resumir...
Boa noite Diógenes. Dica anotada 👍🏽
@Diógenes Silva Santos
Aqui é um curso de elétrica, não é curso de matemática. Se você não sabe fazer o cálculo, veja algumas aulas anteriores e aprenda a calcular antes de assistir a esta aula. Se ele for fazer o cálculo completo de cada situação, os vídeos serão desnecessariamente longos.
nao consegui chegar no numero polar, 68 e 86 :(
Olá. Você precisa informar o tempo em que está tendo dificuldades com alguma operação para eu poder identificar seu há algum erro meu ou te sugerir alguma solução.
@@eletricaemvideos consegui passar na materia de eletricidade industrial hj, dps de ficar a tarde toda vendo essa aula hehe, muito obrigado, Fatec Sorocaba - Projetos Mecânicos
Bom que ajudou 👏🏽👏🏽. Resolver exercícios fornecidos pelo professor é a melhor forma de fixar os assuntos. De qualquer forma é bom saber que a videoaula ajudou também 👏🏽👏🏽👏🏽. Bons estudos e até semestre que vem se tiver mais disciplinas de elétrica ou até um futuro breve se tiver que trabalhar com eletricidade.
Propagandas MALDITAS do TH-cam !
Malditas ou não elas são as únicas remunerações possíveis para alguns canais como o meu. Mas quando quiser focar no assunto tem que pular para não perder a atenção. Bons estudos!