Vale a pena viver fora do Brasil?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 24 ส.ค. 2024
  • Participe da Semana da Inteligência Financeira - O Novo Ciclo, um treinamento online e gratuito para você dominar suas finanças pessoais e construir um futuro financeiro seguro, com liberdade de escolhas.
    Inscreva-se: gustavocerbasi...
    Você sabe o que precisa levar em conta na hora de pesar se vale a pena morar em outro país? É o assunto que abordo no meu novo vídeo.
    Semanalmente, disponibilizo neste canal dicas preciosas para você aprender a cuidar melhor do seu dinheiro.
    • Siga-me nas rede sociais e canais de podcast:
    » Facebook: GustavoC...
    » Instagram: / gustavocerbasi
    » Spotify: cerbasi.site/sp...
    » Apple Podcasts: cerbasi.site/ap...
    » TikTok: / gustavocerbasi

ความคิดเห็น • 273

  • @hugodepaiva
    @hugodepaiva 7 ปีที่แล้ว +279

    Aos 20 anos de idade tranquei a faculdade de Direito e fiz um daqueles intercâmbios que você vai para trabalhar nos EUA. Morei em Connecticut por 1 ano e trabalhava num Cassino. Lá trabalhava como assistente de Barman, lavando a louça, chão, organizando as coisas no bar.
    Os primeiros 3 meses foram difíceis. Senti muita falta da família e de amigos. Tinha uma sensação de que estava sozinho, por conta própria e não tinha ninguém a quem recorrer.
    Mas com isso, fui estimulado a sair um pouco da comunidade brasileira (zona de conforto) a qual eu estava inserido e buscar fazer amizades locais. Mesmo porque eu pensei que só ficaria ali por 1 ano, e era a oportunidade de viver uma cultura diferente.
    Realmente o que mais pesa é a saudade, mas confesso que foi estranho voltar ao Brasil. Eu já estava acostumado com uma sensação de segurança e com uma população mais educada, que a gente não tem por aqui.
    Hoje, 10 anos depois, sou servidor público concursado e ganho aproximadamente a mesma coisa que ganhava lá quando limpava chão.
    Então, o que eu sinto é que o seu esforço lá fora é mais valorizado do que aqui. Você ganha proporcionalmente ao seu esforço. A meritocracia é mais evidente. Enquanto aqui ainda estamos presos a favores e vantagens que corroem nosso sistema. Aqui temos a sensação que é muito penoso, burocrático, andar dentro da regra.
    Por essas e outras, que voltar ao estrangeiro nunca foi excluído das minhas opções, mas para trabalhar na minha área ou investir no lado acadêmico.
    O que pesa realmente são as relações pessoais. Quanto mais o tempo passa, mais fixamos nossas raízes...

    • @guiup
      @guiup 7 ปีที่แล้ว +29

      " quanto mais tempo passa mais fixamos nossas raízes" exatamente isso, eu vou fazer 31 anos sempre tive vontade de sair do país morar fora por pelo menos um ano, no meu caso seria a realização de um sonho de algo mal esclarecido, sempre tive a vontade de conhecer outro lugar e conhecer principalmente a mim mesmo se de fato eu sou feliz aqui no br, mas parece que cada ano que passa e eu adio fica mais difícil.

    • @lucianomt6288
      @lucianomt6288 7 ปีที่แล้ว +45

      "Aqui temos a sensação que é muito penoso, burocrático, andar dentro da regra". Matou a pau. O cara é punido por querer fazer o correto. A burocracia é irmã siamesa da corrupção.

    • @filipemuzy9801
      @filipemuzy9801 7 ปีที่แล้ว +18

      Falou tudo. Esse ano estou indo para Queenstown Nova Zelandia na casa de uma tia, tenho 29 anos. Ela disse que é a melhor decisão que eu poderia tomar.

    • @leonardoruizx
      @leonardoruizx 7 ปีที่แล้ว +9

      Após Nova Zelandia, talvez nunca mais queira voltar ao Brasil.

    • @ficmat
      @ficmat 7 ปีที่แล้ว

      Hugo de Paiva, responde uma duvida, esse valor que você disse, era com as vantagens, vou você não pagava, plano aposentadoria ?

  • @daianerosa7595
    @daianerosa7595 7 ปีที่แล้ว +152

    No caso, a grama do vizinho é mais verde de verdade. Permanecer no Brasil só se for por motivos emocionais. De resto, esse país já deu de tanta falta de respeito

    • @stenionet
      @stenionet 7 ปีที่แล้ว +21

      Verdade. Aqui só é bom para quem está no mundo do crime e não respeita o próximo

    • @williamcardoso3541
      @williamcardoso3541 7 ปีที่แล้ว +23

      Daiane Rosa é verdade,ele disse sobre questão emocional,mas mesmo aqui somos desprezados,roubados pelo governo e varias outras coisas...

    • @jeanmeira1829
      @jeanmeira1829 7 ปีที่แล้ว +7

      Hahaha.
      Brasil realmente ta insuperavel rs muito ruim

    • @flaviolima1702
      @flaviolima1702 6 ปีที่แล้ว

      Daiane Rosa concordo.

    • @ericarlagirl
      @ericarlagirl 6 ปีที่แล้ว

      Concordo plenamente 👏👏👏

  • @primorico
    @primorico 7 ปีที่แล้ว +198

    Cerbasi, preciso dizer que você está de parabéns nesse vídeo! Já me questionei bastante sobre esse ponto, e mesmo não tendo respostas para isso nesse vídeo - acredito que não exista uma resposta exata - encontrei muitos questionamentos construtivos. Grande abs e sucesso!

    • @lucianomt6288
      @lucianomt6288 7 ปีที่แล้ว +12

      Até o Primo Rico deu as caras aqui...

    • @moraesju
      @moraesju 7 ปีที่แล้ว +5

      Primoo q legal vc aqui tb ! :)

    • @petraariely8988
      @petraariely8988 7 ปีที่แล้ว +2

      O Primo Rico Que bacana ver o Nigro aqui!

    • @daniellysoares9266
      @daniellysoares9266 7 ปีที่แล้ว +4

      Primo

    • @lorranjg
      @lorranjg 7 ปีที่แล้ว +9

      Acho muito legal quando vejo seus comentarios em vídeos sobre finanças, porque não vejo isso por parte de outros canais, quando assisti ao video da entrevista do Cerbasi no seu canal, você dizia que acompanhava ele e sempre é bom ver que isso é verdade, que não foi apenas uma pesquisa rapida no Wikipedia.

  • @gersonadr2
    @gersonadr2 6 ปีที่แล้ว +80

    Há 4 anos atras me mudei para a Australia. Minha motivação é mudar a história da minha família. Do meu "ramo" da árvore genealógica pra frente, não mais seremos vítimas de violência e nem de corrupção. Meus filhos não serão expostos a porcaria na televisão. Minhas filhas não andarão com medo na rua ou de pegar um transporte público. Se vc tem um "PORQUE" grande o suficiente, o esforço vale a pena.

    • @mfn3000
      @mfn3000 5 ปีที่แล้ว

      😍Meu sonho ir para esse paraíso!!!

    • @marciovilela1382
      @marciovilela1382 3 ปีที่แล้ว +2

      Eu e minha esposa demos entrada no visto, vim aqui ver os vídeos e comentários pois estamos naquele momento de indecisão e receio de deixar tudo para trás aqui.

    • @gersonadr2
      @gersonadr2 3 ปีที่แล้ว +3

      @@marciovilela1382 pois é, deixar a familia pra tras foi o mais dificil pra mim, outras pessoas falam de comida, etc mas nem senti muito.. A solucao pra saudade eh viajar pro Br o maximo possivel, e a gente vai levando, ate um dia trazer os pra cá se Deus quiser

    • @marciovilela1382
      @marciovilela1382 3 ปีที่แล้ว +1

      @@gersonadr2 valeu pelas dicas. Acho q a maioria dos brasileiros q vivem fora continuam amando o Brasil, uma pena q aqui as coisas não vão pra frente por conta de problemas culturais e políticos que impedem que o país se desenvolva, "obrigando" muitos de nós filhos dessa terra a procurar outros lugares para encontrar o que aqui nos é roubado.

    • @jeanboone8899
      @jeanboone8899 3 ปีที่แล้ว +2

      Top, também penso em ir para este país, está valendo apena?

  • @daimafra2807
    @daimafra2807 7 ปีที่แล้ว +7

    A vida não é fácil, nem no Brasil e nem fora dele!
    Se você é apegado a família e amigos e a coisas do/no Brasil, NÃO saia dele.
    Agora se você crer que tem capacidade de se adaptar e ama novas experiências se jogue!
    Uma coisa eu te falo, perder você nunca perde.
    Apesar de eu estar em um país subdesenvolvido igual ao Brasil, a diferença que aqui se paga caro por qualidade e no Brasil se paga caro e sem qualidade e sem expectativas de melhora.
    Boa sorte!

  • @rodrigolruas
    @rodrigolruas 7 ปีที่แล้ว +96

    Viver no Brasil está cada vez mais sem graça. Quando se consegue dinheiro aqui falta coragem para usufruí-lo. Se compra um carro bacana e se tem uma casa confortável vira-se alvo de criminosos.

  • @Juice_to_Brain
    @Juice_to_Brain 7 ปีที่แล้ว +5

    Olá, Cerbasi, fui para Portugal com a intenção de ficar seis meses levantar uma grana para pagar a faculdade e acertar as dívidas e fiquei 14 anos. Nesse tempo não fiquei rica mas tinha uma excelente qualidade de vida e segurança. Voltei para o Brasil tem dois anos e não consigo me readaptar, neste momento estou entrando em pânico porque sinto que estou empobrecendo em todas as áreas da minha vida, minhas economias praticamente acabaram e tenho medo da constante violência. E decidi no início do ano que vou voltar. Continuarei acompanhado o seu canal, que só conheci agora, para melhorar minha vida financeira lá fora também. Muito bom o seu vídeo!

  • @vanessaomenezes
    @vanessaomenezes 4 ปีที่แล้ว +4

    Nasci no Brasil, mas já morei na Espanha, Alemanha e Holanda. Acho que é importante lembrarmos que todos os países tem seus pontos positivos e negativos. Se por um lado pode ser economicamente melhor um país específico, deve-se pensar que socialmente pode não ser. Pode ser que em um país você tenha mais oportunidades de emprego, mas menos estabilidade emocional. Pesa muito ficar longe da nossa cultura, da nossa comida. Na Alemanha e na Holanda, sofria muito com o tempo. Não com o frio (como muitos brasileiros imaginam), mas com a chuva que eram constantes. Os dias cinzentos e o vento fortíssimo acabavam comigo. Acho também que é importante lembrar que ser turista não é o mesmo que ser um morador. Enfim, tudo pode ser bom e tudo pode ser ruim. É importante fazer uma análise menos deslumbrada e mais real das situações e das possibilidades.

  • @alissongomes3532
    @alissongomes3532 7 ปีที่แล้ว +41

    QUALIDADE DE VIDA NÃO TEM PREÇO. Aqui a qualidade de vida é baixíssima e outra, em países como o Canada os impostos não são maiores que no Brasil. O que acontece é que no Brasil o povo paga os "impostos" duas vezes e a carga tributária aqui é uma das maiores do mundo (só conferir pelos dados do Banco Mundial). A grande verdade é que o brasileiro financia uma máquina corrupta sem tamanho e em países de primeiro mundo o povo paga impostos mesmo (já que eles são revertidos em benefícios = qualidade de vida para a população. Tom Jobim já disse tudo a mais de 20 anos atrás: " A única saída para o Brasil é um aeroporto internacional".

  • @iranymiranda3201
    @iranymiranda3201 7 ปีที่แล้ว +47

    Já fiz isso, mas estava sozinha. Aí é mais fácil. O preconceito nos ensina a dar mais valor a nós mesmos. Para mim fez com que eu aprendesse a me amar mais - e olha que eu além de sofrer o preconceito de ser brasileira, sofri o preconceito de ser mulher, mulata brasileira e negra. Os brancos me humilhavam enquanto os negros me desprezavam porque o mulato tem a carga histórica de ser o "traidor".
    É preciso avaliar principalmente o clima de onde se vai morar. Vi muita gente do nordeste desistir já no primeiro mês. O inverno trás consigo a depressão. Por isso, é bom conhecer o país que vai morar no inverno , antes de tomar a decisão definitiva.
    Conheço muita gente que mora fora e nem pensa vem voltar, outros contam os dias para fazer o caminho de volta.
    Mas, morar em um país em que o cidadão é respeitado é mmmmuiiito bom.

    • @diegoalmeida8017
      @diegoalmeida8017 7 ปีที่แล้ว +16

      Você acabou de dizer que foi humilhada lá, qual respeito foi esse recebido deste país ?

    • @CrisBoy410
      @CrisBoy410 7 ปีที่แล้ว +1

      Diego Almeida boa rs

  • @ferracini5121
    @ferracini5121 6 ปีที่แล้ว +3

    Eu tenho experimentado a vivencia aqui nos Estados Unidos, quando morei aqui por dois anos passei pela mesma saudade e vazio cultural que vc explica ter vivido no Canada quando morou la. eu retornei ao Brasil movido por essa saudade e paguei caro por isso, minhas 3 filhas de 7,5 e 3 anos tiveram que voltar a escola publica brasileira e apesar de ser uma boa escola elas tiveram que se deparar com vocabularios um tanto improprio e influencias duvidas... Bom retornei pra ca ha 8 meses com tota a familia de novo mas agora com a RAZAO no comando, foi a melhor decisao ja retomada da minha vida. E sim ja me desfiz de bens no Brasil para migrar pra ca, mas ainda tenho um patrimonio que me gera renda mensal ai no Brasil.
    Obrigado por seus videos vc e Nathalia Arcuri estao mudando minha vida financeira. abc

  • @AlisooNFreitas
    @AlisooNFreitas 4 ปีที่แล้ว +4

    Obrigado pelo vídeo Cerbasi. Tenho 23 anos, vim da periferia de São Paulo, cresci me aplicando, estudando e hoje tenho um emprego ótima na Rede Globo. Atuo como Engenheiro, estou muito feliz profissionalmente e com a atual situação da minha família, porém, em 2018 fiz a minha primeira viagem para a Austrália. Foi um choque de realidade, segurança, respeito... Enfim, pedi demissão da Globo e em duas semanas estou indo morar na Austrália. Já fazem mais de 16 meses que estou estudando a cultura do país, pesquisando opções de imigração e possibilidades.
    Vamos ver o que vai acontecer, né Obrigado pelo video, abraços!!!

    • @AlisooNFreitas
      @AlisooNFreitas 3 ปีที่แล้ว +1

      @The Eye That Sees Everything Parceiro, hoje está fazendo 1 ano e 2 meses que estou morando em Sydney, Australia. Foi uma das melhores decisões da minha vida!
      Estou falando inglês com um nível avançado, trabalhando em uma empresa registrado e correndo atrás da minha residência australiana. Planejamento, coragem e muita força de vontade são um dos pontos chave para todas as conquistas que estou conseguindo aqui, não troco essa experiência por nada...
      Um grande abraço!!!

  • @canal21281
    @canal21281 7 ปีที่แล้ว +10

    Pessoal, bom dia! A análise é de cada um. Cada um com seus anseios, sonhos. Se vale apena ou não, tudo depende de uma gama de fatores internos e externos de cada um. Tudo é uma questão de posicionamento. Abraço!

  • @adepereiramiranda
    @adepereiramiranda 7 ปีที่แล้ว +11

    Antes dos 20a, com cidadania do país, é uma situação, pois sendo cidadão você poderá estudar, trabalhar sem ter receio de ser detido como imigrante ilegal. Há mais de 20a, fui au-pair na Alemanha e, na época, tentei cidadania espanhola para poder estudar e trabalhar na Europa. Como não consegui, hoje, vejo que a decisão de retornar ao Brasil, para aqui estudar, foi a melhor. Por outro lado, não me arrependo do ingresso tardio na universidade, porque o aprendizado, o auto-conhecimento é enorme quando se está em outro país. Aliás, não seria quem sou sou sem tal experiência. Se querem um conselho, façam isso o quanto antes, quando ainda se é bem jovem.

  • @MrDanielalmendra
    @MrDanielalmendra 7 ปีที่แล้ว +22

    Vou viver fora do Brasil. Aqui não me dá perspectiva de futuro e nem estabilidade financeira. Fora a violência.

    • @igormelo2057
      @igormelo2057 7 ปีที่แล้ว +9

      Daniel Almendra Todo dia a gente sai de casa sem saber se vai voltar, muito fácil falar o que foi falado nesse video, sendo milionário.

    • @marciamoraes3106
      @marciamoraes3106 7 ปีที่แล้ว +4

      Daniel Almendra , tb penso em sair, devido a violência, somente por isso, trabalho é trabalho em qualquer lugar

  • @matheustrix
    @matheustrix 7 ปีที่แล้ว +45

    EU ME MUDEI PARA O EXTERIOR A 9 ANOS ATRÁS, QUANDO TINHA AINDA 17 ANOS E NÃO ME ARREPENDO EM MOMENTO NENHUM DA DECISÃO QUE TOMEI!!! TENHO ATÉ UM CANAL TB RELATANDO COMO É MORAR NO EXTERIOR..

    • @henricash03
      @henricash03 7 ปีที่แล้ว +1

      MATHEUS - EUROPA NA REAL como Vc foi e com qual visto?

    • @thaism6878
      @thaism6878 6 ปีที่แล้ว +8

      17 anos é diferente criança, você nem criou uma vida no BR para abandonar. Lembre-se cada caso é um caso e que bom que deu certo pra vc!

  • @alessandrafongarodossantos7972
    @alessandrafongarodossantos7972 7 ปีที่แล้ว +15

    Olá Gustavo!! vivo na Itália com meu marido e minha filha dez anos. olha aqui o nível de vida no lado financeira é bem melhor mais a vida social é bem difícil viu. O inverno aqui de quase 8 meses nos leva a depressão. Muito difícil fazer amizade com italianos os costumes são muito diferentes. todos os dias me pergunto quando vamos voltar pra casa (BRASIL). saudades das comidas do verão das reuniões com familiares e amigos fim de semana e até mesmo da simplicidade que podemos levar a vida aí. Vivo isso todos os dias. Abraço. Alessandra. Belluno - Italia.

    • @MsCarlos5678
      @MsCarlos5678 2 ปีที่แล้ว

      SE FICAR 10 DIAS AQUI VC JA JA.. VAI QUERER VOLTAR ITALIA...

  •  7 ปีที่แล้ว +12

    Vejo primo Rico aqui nos comentários, vejo que todos, Nathy também, se vêem como amigos, professores, mestres, família... Já "os não ricos" competem entre si, se vêem como rivais.
    Excelente aprendizado como sempre, essas pessoas ricas que transformam as nossas vidas, fazendo com que nós olhemos de uma maneira diferente da habitual, da maneira ensinada.
    Gratidão imensa a todos, desta equipe rica!

  • @anapaulaoliveira2277
    @anapaulaoliveira2277 7 ปีที่แล้ว +4

    Se for para eu mudar num país frio para trabalhar no pesado sofrer é a mesma coisa de trocar 6 por meia dúzia na minha opinião se você tem um emprego razoável no Brasil não compensa.

  • @rodrigooutubro
    @rodrigooutubro 5 ปีที่แล้ว +4

    No caminho até alcançar a liberdade financeira, adotei um método de vida que chamo de planejamento para experimentar (ao contrário do planejamento para algo “definitivo”). Exemplo: Entre junho e julho passamos um mês viajando de carro pelo Canadá. Experimentamos o Canadá como turistas no verão e adoramos. Agora, entre novembro e fevereiro, experimentaremos o Canadá como estudantes, no frio extremo e com rotina diária. Se gostarmos, vamos ampliando os experimentos. Psicologicamente parece melhor o planejamento para experimentar. De forma inconsciente, o cérebro cuida de criar alternativas caso não gostemos daquilo que alcançamos para experimentar. Abraço, Cerbasi! Que o sucesso na vida continue te perseguindo e gerando frutos para todos nós! És abençoado!

  • @tommatos
    @tommatos 7 ปีที่แล้ว +3

    Fiz exatamente isso há cerca de 12 anos: joguei tudo pro alto sem qualquer planejamento financeiro ou emocional. O mais difícil para mim foi viver num país onde eu não podia exercer minha cidadania em sua plenitude. Voltei ao brasil, recomecei do zero e hoje estou estabilizado novamente.

  • @rocmind1
    @rocmind1 7 ปีที่แล้ว +38

    Não vejo a hora de fazer as malas e partir desse país! Já pensei em cada detalhe.Já vivo longe de parentes e tenho pouco ou nenhum contato com eles. Gosto de música internacional (diversos estilos), não faço questão de feijão com arroz, feijoada etc. Detesto carnaval, funk e outras coisas whatever que não agregam valor algum da cultura brasileira. Faço questão de mergulhar na cultura do local onde estou e não procuro lugares com comida brasileira e outros brasileiros pra interagir(qual é a graça?). Sobre a receptividade, relações etc, também não vou sentir falta da do Brasil. Me identifico muito mais com os nova iorquinos do que com os cariocas. Sobre o racismo, isso está na cabeça das pessoas. Negros, mulatos, indios etc, em geral, se vitimizam e se ofendem com o que dizem sobre sua etnia e tal. Sou mulato e não dou a mínima pra essas coisas. Não me ofendo, sou um ser humano como qualquer outro e tenho pena dos preconceituosos por se acharem melhor do que os outros por causa da cor da pele... Aff...Ser ofendido, ou não, não é a questão. O problema é o que você faz com essa ofensa, como reage, como aquilo te afeta.

    • @marymelo3419
      @marymelo3419 6 ปีที่แล้ว

      kkkk!
      Também penso como vc a diferença que gosto de amizades, mas sempre uma nova amizade cobre a outra. E qualquer mudança que fizermos em nossa vida é transtorno, tudo é uma adaptação em nossas vidas.
      O meu sonho é morar fora do Brasil, meu marido não pensa o mesmo e já estou com 44 anos, agora que estou aprendendo sobre finanças não tenho condições para isso. Mas já passei este sonho para os meus filhos.

    • @kevinmichael2538
      @kevinmichael2538 5 ปีที่แล้ว

      Temos o mesmo pensamento amigo me identifico muito com o povo americano

  • @pamelafreitasswiss6467
    @pamelafreitasswiss6467 6 ปีที่แล้ว +4

    #estou na suiça a 11 anos mas vim por necessidade é muito válido uma experiência de vida fora do Brasil 🇧🇷 mas amo meu Brasil e voltarei em breve com muita determinação e sem consumismo estamos quase conseguindo nossa liberdade financeira depois de muitos tempo longe de família passeios festas e tudo que qualquer brasileiro gosta. Gratidão por seus vídeos #Gustavocerbasi !!

  • @eliethcampos3951
    @eliethcampos3951 7 ปีที่แล้ว +25

    se tudo der certo até 2020 estaremos fora do Brasil. espero que antes. a família na verdade é um dos motivos para querer ir. minha vida social se limita a igreja , e pra onde a gente for vai ter. obrigada pelas dicas

  • @limaroger
    @limaroger 7 ปีที่แล้ว +31

    Comigo deu-se o contrário. Terminei minha faculdade de medicina em Stuttgart e fui morar em São Paulo, onde residi por 7 anos. Fiz minha especialização e mestrado, mas não consegui ver futuro profissional no Brasil. Assim, em 2009, já casada, decidimos retornar à Alemanha.
    Temos nossa própria clínica, meu marido dá aulas na Medizinische Fakultät Tübingen e somos muito felizes.
    Mas eu ainda lamento a decisão que tomamos, porque eu A-DO-RO o Brasil, com todas as dificuldades que o país possa ter
    .

  • @CanalVedaRosca
    @CanalVedaRosca 7 ปีที่แล้ว +21

    Estou quase mudando ao Canadá também, sou de SP mas já moro em Curitiba a muitos anos, particularmente não sinto tanto essa falta da família e não é pelo fato de estarem no estado ao lado, os laços já não são os mesmos, amo a todos, mas cada um tem sua vida e um telefonema supre toda a saudade sentida! Cada caso é um caso, se Deus quiser, iriei para o Canadá com a esposa em breve!

  • @nandonevespe
    @nandonevespe 7 ปีที่แล้ว +33

    Qualidade de vida conta muito! Vivo no Canada com minha esposa. E aqui temos segurança e uma boa qualidade de vida.
    Será que vale a pena ficar no Brasil? Terá seus esforços recompensado? Se tiver uma oportunidade de vir trabalhar em sua profissão, não passará por preconceito algum. Trabalho com Tecnologia e vejo como essa e outras profissões são valorizadas. Aqui o dinheiro realmente vale. Viver no Brasil em um condominio fechado são pra poucos. Sair para dar uma volta sem saber se vai voltar é pra muitos. Parabens pelo canal;)

    • @thiagohenrique9029
      @thiagohenrique9029 7 ปีที่แล้ว

      fernando neves Bom dia,vi seu comentário e como sou estudante de engenharia de controle e automação e você trabalha na área de tecnologia,sabe me informar se esta profissão aí no Canadá é muito solicitada ?tem alguma dica que você poderia me dar em todos os aspectos,tenho muito interesse em morar ai,obrigado desde já!

  • @TheZenMusicChannel
    @TheZenMusicChannel 7 ปีที่แล้ว +11

    Realmente mudar de pais não para todos, pois a capacidade de adaptação é um ponto crucial nesse cenário

  • @RailanSantos
    @RailanSantos 6 ปีที่แล้ว +2

    O mais desanimador do Brasil é a violência. Acredito que a segurança publica vem em primeiro lugar, e logo após a saúde. Já estive no exterior e a sensação de segurança nas vias publicas são compensadoras. E pisar no Brasil após essa experiência se torna cada vez mais assustador. Quem tiver oportunidade, não perca (se for país de primeiro mundo).

  • @shoyu2007
    @shoyu2007 7 ปีที่แล้ว +6

    ja tou 10 ano no japao no meu caso nao teve jeito nasci pobre rsrsrs, mais pra quem tem dinhero no brasil deve saber viver tambem escolhendo lugares mais seguros pra se viver se for assim vale a pena, porque porque no brasil a pessoa e mais feliz ,se for em cidades ou bairros violentos nao vale a pena pois a liberdade e a seguranca e muito mais importante do que todo o poder que o dinheiro pode dar pra uma pessoa !

  • @gustafonseca2
    @gustafonseca2 7 ปีที่แล้ว +49

    Concordo com tudo dito no seu vídeo, Gustavo. Guardados casos específicos (indo a trabalho e custeado pela empresa, atleta de alto nível, etc) morar fora geralmente envolve muitos custos financeiros e muito provavelmente em moeda mais "forte" que a nossa, o que torna o processo ainda mais custoso para brasileiros. Além disso, há as questões psicológicas e emocionais.
    A primeira delas seria a língua, é muito diferente a nossa zona de conforto enquanto nativo de uma língua para a zona de conforto de fluente, a chance de nunca estarmos 100% confortáveis em outro idioma é bem grande ou pode levar vários anos para ser minimizada a níveis não sentidos, um exemplo bobo e que percebi comigo e com amigos é que sempre nos sentíamos mais "seguros" indo a locais ou eventos com um canadense (morei no Canadá), é engraçado, mas te dá uma segurança de "ele sabe todos os pormenores do país, posso relaxar".
    Em segundo lugar há a questão da família, amigos, conhecidos, poucos conseguem deixar uma vida de afetos para trás e se distanciar totalmente de tudo que os cercam, pode parecer fácil, mas a saudade e (algumas vezes) a solidão vão bater forte em quem vai, principalmente solteiro. Mesmo para quem já é calejado em morar longe de família e amigos, morar em outro países traz outros níveis de saudade e (experiência própria) a convivência digital não é suficiente para resolver isso, chega um momento onde precisamos de gente, amigos de carne e osso para nos apoiar, este é um dos motivos para brasileiros morando fora se aproximarem, se não for assim fica bem difícil.
    Por último, há este ponto essencial que você citou, brasileiro lá fora sempre será latino! Não importa o nível social ou formação, lá fora até mesmo USP não quer dizer nada na maioria dos casos, quer dizer apenas "Superior Completo", sempre haverá essa distinção e a pessoa precisa pesar o que a fará feliz, trocar uma posição atingida no Brasil que possa envolver um conforto no trabalho e status social (não que isso importe para mim, mas atingimos isso naturalmente ao longo da carreira) para poder ter de aceitar empregos braçais fora do país, para ter como contrapartida uma entrega de serviços mais justa à população e maior poder de compra. Não é uma questão de trabalho melhor ou pior, a questão é saber antes se conseguirá se posicionar dentro da área que gosta de acordo com sua formação, experiência e nível de idioma.
    Claro que só citei o pormenores "negativos", achei importante salientá-los, pois o que a grande mídia vem fazendo há tempos é só mostrar outros países como se tudo estivesse maravilhoso na vida dos brasileiros que ali residem e muitas vezes os perrengues são grandes! Hahaha
    Intercâmbio é algo que acho inquestionável e vale a pena este "teste" caso possível, morar um tempo no país, sentir o clima e ver como rola, além disso o crescimento que temos a cada intercâmbio é monstruoso. Daí a realmente se mudar de vez, são outros quinhentos e quanto mais pensada analiticamente a atitude, menor a chance de voltar pra casa com uma decepção na mala. Haha

    • @lucianebarbosa3704
      @lucianebarbosa3704 5 ปีที่แล้ว +1

      Deixei o Brasil há 13 anos e não me arrependo!Não deixei de ser brasileira por isso!Sempre amei o meu país,mas chegou um momento que eu não aguentava mais a desigualdade!Faço na Europa o mesmo trabalho que fazia no Brasil, (babysitter)mas sou respeitada e valorizada!Tenho meus horários que organizei eu mesma e meus patroes respeitam!Faço coisas que nunca poderia me permirtir a nível de salário se morasse no Brasil!Amigos? Continuo com os mesmos e fiz novos aqui!!Enfim vale a pena tentar!

  • @comtexxto
    @comtexxto 7 ปีที่แล้ว +26

    Penso em passar um tempo for do Brasil sim, mas sou solteira e não tenho filhos. Sendo assim, acredito que os prós e contras são analisados de outra perspectiva.

    • @joelmasdossantossantos642
      @joelmasdossantossantos642 4 ปีที่แล้ว +3

      Meu caso sou solteira e não tenho filhos mais estudo para carreira na polícia civil estou com muita dúvida se continuo buscando a carreira policial no Brasil ou vou embora para o exterior.

  • @raquelsalomao4922
    @raquelsalomao4922 7 ปีที่แล้ว +9

    Excelente vidéo! joguei tudo pro alto e Moro há 2 anos e meio en Québec no Canada, Como VC no vidéo, passei à sentir falta de coisas que nao dava importancia, e à saudade da familia é o que mais pesa. Porém à qualidade de vida, segurança e acesso à serviços excenssiais gratuitos e de qualidade, fazem valer à pena à minha decisao. Mas confesso recemeçar do zéro num pais diferente, onde temps que aprender coisas todos os Dias, adaptacao à cultura etc nao é facil, é bem desafiador.

  • @michaelgolpa2482
    @michaelgolpa2482 6 ปีที่แล้ว +3

    Cada um com sua istoria, depende muito da vida que vc leva no Brasil e a sua relacao com a cultura Brasileira , para que vc decida sair ou nao. Eu que nunca fui tao brasileiro assim e tinha uma vida que era uma bosta, decidi sair e ja estou fora a 20 anos, ecolher viver na inglaterra pra min foi a melhor escolha que fiz na vida, hoje casado a 19 anos com inglesa e dois filhos sou muito feliz, eu acho que este `e o grande q da questao ser feliz, se vc se sente feliz no Brasil, fique por ai porque la fora a vida `e dura, lingua e a faze de adpatacao `e dificil mais tamben depende de cada um, preconceito na minha opinia so existe ai no brasil, aqui fora eles ti tratam com educacao , aqui a mao de obra `e nessecaria por isso existe respeito ao imigrante que vem pra com intencao de se integrar na sociedade. quando deixei o Brasil fui para Portugal di la I went para inglaterra illegal sem dinheiro e sem amigos, mas, com um sonho na bagagen de ser escritor, ator e cineaste, se eu estivesse no Brasil jamais teria alcancado meus sonhos. entao faca o que vc acha que deve ser feito e viva a sua vida plena de alegria e Gloria, mais nao espere muito para decidir, mais descida agora porque o hoje amanha ja sera parte do passado, entao cuidado nao deixe que o tempo devore seus sonhos. boa sorte a todos.

  • @rodrigoms75
    @rodrigoms75 7 ปีที่แล้ว +5

    Joguei o pouco que tinha p/ o alto e me mudei pra Inglaterra, pelejei com a nova cultura e costumes sim. Senti e sinto saudade de familiares e amigos, tive diversas atividades remuneradas, aprendi até lidar melhor com o dinheiro e hj já tenho bons investimentos para o futuro... a vida é feita de escolhas, assim como enriquecer.

  • @mauriciodesa7694
    @mauriciodesa7694 7 ปีที่แล้ว +31

    Eu sai do Brasil ha 16 anos atras. Tinha uma vida excelente, bom emprego, vida social super ativa, viagens, e mais amigos que eu podia contar. Ao contrario dos meus amigos, eu era o que sempre tentava ver o lado bom do Brasil e dos Brasileiros e nao tinha a menor intencao de morar fora. Em uma das viagens para visitar meu irmao que estava fazendo doutorado em Toronto (Canada) pela primeira vez eu tive a oportunidade de conhecer alguns Canadenses, e percebi que as coisas que mais me incomodavam no Brasil eram tao pequenas na vida e no dia a dia dos Canadenses que eu resolvi voltar algumas vezes. Dois anos depois eu dei entrada no processo de imigracao, procurei emprego, dei 4 passos pra tras na minha carreira e aos 33 anos deixei tudo e recomecei. Hoje sou casado e com um filho aqui e guardo com muito carinho as minhas raizes, minha historia e origem. Ainda amo a musica, a comida, e morro de saudades da Academia da cachaca, mas tenho grandes amigos Canadenses, e ficaram os amigos Brasilerios de verdade que conto com os dedos de uma mao. Meu lar eh aqui, virei cidadao Canadense em 2005 e tenho um orgulho enorme de fazer parte de uma sociedade que em geral poe o bem coletivo antes do individuo. Muito diferente mesmo dos americanos que sao nossos vizinhos. Obviamente a experiencia eh diferente pra cada um, e o que o Cerbasi falou eh relamente importantissimo, racional x emocional. Pra mim o emocional sempre contou mais e eu me identifico mais aqui do que sempre me identifiquei na minha terra natal.

    • @DSTutoriais-DanielSpacof
      @DSTutoriais-DanielSpacof 7 ปีที่แล้ว +2

      Valeu pelo seu testemunho Mauricio, isso me motivou bastante, em breve seremos vizinhos ^^

    • @aleguimaraes23
      @aleguimaraes23 6 ปีที่แล้ว

      oiii tudo bem sou uma jovem que acabou de terminar o ensino medio
      nao tenho experiencias de trabalho de carteira nem curso nem faculdade
      o que voce me sugere pra tentar a sorte ai
      planejar
      alem de aprender o ingles

    • @deyvidlay
      @deyvidlay 4 ปีที่แล้ว +1

      Pelo menos saiu antes de ficar pior a situação do Brasil.

  • @HermanViana
    @HermanViana 7 ปีที่แล้ว +4

    Sou bombeiro, 42 anos - Quero muito sair do país mas como forma de segurança só poderei fazê-lo daqui 8 anos (aposentado). Quero que meus filhos não passem pelas inseguranças e frustrações a que somos expostos aqui.

  • @regianemarias
    @regianemarias 7 ปีที่แล้ว +9

    Em vários momentos já passou por meus pensamentos a ideia de mudar para Austrália, mas sempre me vem o fator de desprendimento da família e amigos, nesta decisão fico em cima do muro. Confesso que os atrativos econômicos dos países desenvolvidos muito me atraem.

    • @guiup
      @guiup 7 ปีที่แล้ว +1

      eu sinto exatamente a mesma coisa, acredito que a melhor forma de se fazer isso é ficar por seis meses ou um ano sabendo que pode voltar o grande problema é abandonar o que temos hoje, o meu medo é voltar e ter que começar tudo de novo !

  • @vazquez19800
    @vazquez19800 6 ปีที่แล้ว +2

    Pois é.. se os problemas do Brasil fossem apenas falta de infra estrutura nas cidades ou altos impostos, talvez a vida ainda seria suportável... porém, se tornou praticamente impossível viver num país ou numa cidade em guerra como o RJ... possuo uma rtenda razoável aqui, onde dá par se viver relativamente bem, porém não possuo mais vida social, uma vez que é impossivel sair às ruas à noite ou em qualquier horario do dia em paz, sem haver a possibilidade de ser assaltado ou muito possivelmente, morto. Ou seja, estas questões de saudades da comida brasileira, da musica brasileira, vínculos quaisquer, enfim, das coisas boas que o Brasil possui... se tornam facilmente superáveis quando vc se lembra que poderia levar um tiro na cabeça.

  • @Teste12345
    @Teste12345 7 ปีที่แล้ว +3

    Boa noite Gustavo, vivo no Japao a 10 meses e sigo vc a um tempo, acredito que esta viagem esta sendo de grande valia em todos os aspectos da minha vida, estou adorando todas as oportunidades. Minha estadia aqui e por um tempo, pretendo voltar. Adoroseus videos e suas dicas, logo logo farei seu curso para ampliar ainda mais minhas oportunidades😉! Obrigada! Forte abraco.

  • @ysivlm6845
    @ysivlm6845 7 ปีที่แล้ว +5

    já morei uns 10 anos no JP , pós é a segurança poder aquisitivo, vc sai sem medo a qualquer hora, existe igualdade coisas que só quem andou em primeiro mundo entende,os contras sua balança se for sensível perceberá que no BR a discriminação são as vzs muito maiores pois vem de compatriotas, enfim meu humilde conselho se joga no Mundo e vai viver se desafiar conhecer e ultrapassar limites larga a saia e mimos de família,alguns momentos vai chorar e renascer

  • @ogawamj
    @ogawamj 5 ปีที่แล้ว +3

    Vivo no exterior , e com certeza , a questão da hospitalidade aquele calor Brasileiro de você tá no mercado e conversa com a pessoa do caixa . Ou tá caminhando na rua e conversa com outras pessoas.
    Isso não tem em determinados países .
    É estranho mas se nós saímos do Brasil é por questões financeiras , falta de oportunidades de emprego.
    Segurança para os filhos.
    O governo deveria se conscientizar de que se muitos brasileiros estão saindo do país é porque algo não está certo .
    E se questionar , o que devemos fazer para mudar esse cenário ?

  • @DSTutoriais-DanielSpacof
    @DSTutoriais-DanielSpacof 7 ปีที่แล้ว +8

    Olá Gustavo, excelente vídeo!
    Eu sempre tive vontade de conhecer o exterior, gosto muito do Canadá e EUA, em 2014 tive a oportunidade de fazer um intercâmbio em Chicago, foi apenas um mês, mas deu pra ter uma boa noção de como, infelizmente, somos muito atrasados aqui. Logo que voltei, fui assaltado por dois homens armados, na porta de minha casa, junto com meu pai. A experiência boa que tive no intercâmbio, seguida de uma péssima experiência que vivi aqui, aumentaram muito a minha vontade de sair do Brasil, eu tenho aquele sentimento de que não vale a pena construir raízes aqui, um lugar tão violento e com retorno quase zero do seu esforço para você. Desde então estou me preparando para voltar, desta vez para o Canadá, e em definitivo, estes pontos que você falou realmente pesam, sei que não será fácil, mas colocando na balança os ganhos e perdas, no meu caso, eu prefiro sair do Brasil.
    Obrigado pelo vídeo, grande abraço!

  • @ritadecassialongattostahl7198
    @ritadecassialongattostahl7198 7 ปีที่แล้ว +11

    olá, ainda bem que o senhor mostrou o lado racional, pois já estava para discordar com essa historia, de brasileiros, achando os pais estrangeiros, a solução para os problemas.O senhor explicou de forma simples e direta.O Brasil tem tudo para ser bom vale para nos brasileiros fazer valer, honrar nosso pais BRASIL . parabéns pelo tema

  • @juniormendes8400
    @juniormendes8400 7 ปีที่แล้ว +2

    Estou indo morar fora do país agora e tenho plena convicção que será será uma grande experiência em minha vida... Aprender outras culturas, lingua, e principalmente viver em um país mais justo e decente... coisa que no Brasil nunca iremos ver enquanto não mudarmos nossa cultura....

  • @maikomandre
    @maikomandre 7 ปีที่แล้ว +15

    Gustavo Cerbasi ou Willem Dafoe (duende verde)?

  • @AlinidiPaulaVivendonaEspanha
    @AlinidiPaulaVivendonaEspanha 7 ปีที่แล้ว +1

    Parabens pelo video.
    Eu vivo na Espanha e para mim está valendo muito a pena. Só o fato de podemos sair na rua com tranquilidade já conta muito. Realmente a dificuldade é a saudade. Abraço grande.

  • @ilzasilva1874
    @ilzasilva1874 6 ปีที่แล้ว +2

    Eu moro fora a 13 anos...to voltando pro meu pais.prescisamos mudar essa cultura de corrupcao e diferencas gritantes de desigualdade... valeu minha experiencia fora mais to voltando pra fazer diferenca em meu pais tao rico de recursos naturais...

  • @serenaclaire3512
    @serenaclaire3512 6 ปีที่แล้ว +1

    O fato do imposto não estar embutido no preço NÃO FAZ o produto ser mais caro. Faz com que nós saibamos exatamente qual é o valor da mercadoria e dos impostos que pagamos nela.
    Não existe o imposto em cascata que existe no Brasil, por isso dizer que o produto sai mais caro é uma inverdade.

  • @jhonnatanmartins5635
    @jhonnatanmartins5635 6 ปีที่แล้ว +27

    O Brasil é muito bom para quem não sentiu na pele a violência, como ter um membro da família assassinado. Como é o caso de muitos nessa terra de covardes. Onde o povo em sua maioria é uma gente ignorante, embrutecida e cretinizada. Boa sorte a todos.

  • @jussaracarla
    @jussaracarla 7 ปีที่แล้ว +6

    Já pensei várias vezes, mas o apego à família sempre me impediu.

    • @mineirousa4252
      @mineirousa4252 6 ปีที่แล้ว +3

      Jussara Carla Bastos familia te impede de crescer na maioria das veses. Quando sai do brasil minha mae foi parar no hospital. Hj quando ligo pra ela ela fala q morre de sdd de mim mais e pra eu ficar aonde estou pq a coisa ta feia, quando desliga o telefone e aquele chororo. Tem v3ses q ligo por video e n conseguimos falar nada. So de ver comecamos a chorar e ficamos 20 a 30 minutos sem falar um a" e desligamos. Ja morei longe da familia em.muitas cidades do brasil, mas nada se compara quando moramos em.outro país. Enfim. A 3 anos sem ver meus pais. Morar longe e sinonimo q n se sabe se vai ver.eles vivos. E muitos casos os pais morrem e n tem como ir ver. N por questao de dinheiro e sim por questao de documentacao. Ou trabalho. Vc poe na balanca se vale a pena ir ver seu pai no cachao e jogar oq vc ta construindo td no mato por n poder mais voltar aonde tinha parado, afinal seu pai ou mae amada n voltara mais. Mas no meu caso m3us pais sempre diizem. Numca se sente culpado se algo acontecer c nois pq nois te apoiaomos. Intao mesmo q n quero escutar isso deles no fundo serve de conforto.! Enfim. Se vc n e forte por dentro nem tente. As v3ses passamos semanas sem falar uma palavra em.portugues pq n tem.ninguem a conversar. Hehe. Enfim. Forcaaa!!

  • @edu7996
    @edu7996 7 ปีที่แล้ว +5

    Eu moraria sim, em outro país. Onde tivesse justiça de verdade, violência quase zero, e com outro nível sócio-educacional, pensando nos meus filhos, netos e os demais descendentes. Nem iriam lembrar que tinham um tatara-tataravô brasileiro kkkk. Iria mudar a história.

  • @adrianoanselmo8660
    @adrianoanselmo8660 6 ปีที่แล้ว +1

    EU me mudei para a Italia com a familia em 2016. Trocamos uma vida confortavel mas insegura por uma vida dura porem mais tranquila. O primeiro ano foi dificil mas agora estamos mais adaptados. Nem tudo sao flores, mas minhas filhas adoram e a liberdade delas nao tem preco. Sigam os conselhos do video, e eu acrescentaria: Nao faca um "tudo ou nada". Tenha um plano B para o caso de as coisas nao darem certo. Se alguem quiser dicas da vida na Italia (pais da burocracia) pode me contatar.

  • @filipemuzy9801
    @filipemuzy9801 7 ปีที่แล้ว +1

    Eu estou fazendo isso, em outubro vou para Queenstown Nova Zelandia morar primeiramente na casa de uma tia, para estudar ingles e depois trabalhar. Estou planejando a 1 ano meio. Decisão tomada com base na razão e emoção também.

  • @anaraquelcirilolima9956
    @anaraquelcirilolima9956 7 ปีที่แล้ว +20

    Penso diariamente nisso!!!

    • @guiup
      @guiup 7 ปีที่แล้ว +3

      eu também! 👊

  • @adrianarodriguesemportugal9955
    @adrianarodriguesemportugal9955 2 ปีที่แล้ว

    Para mim valeu a pena e quase fui para o Canadá por causa da grande propaganda, porém ouvindo relatos de tio e meu Pai, resolvemos mudar de destino, planejamos, ouvimos os brasileiros que moravam em Portugal e decidimos em uma reunião familiar que queríamos viver em Portugal e não arrependemos até hoje, muito pelo contrário, vamos para o Brasil matar saudades e nos surpreendemos com saudades daqui!
    Amamos ver nosso caçula que entrou na 5a serie qdo chegamos, há quse 4 anos atrás e ver que está cada dia mais adaptado em escola publica a 5mints de casa, onde além do inglês que já tinha um pouco de conhecimento e hoje fala fluentemente aqui, pq tem com quem conversar, está agora estudando francês, e tendo atividades extras como aula de tênis e basquetebol, mas poderia estar tendo aulas de vela/canoagem ...
    É um aluno exemplar e apesar de algum preconceito no início até descobrirem a que viemos, ele e nós estamos cada vez melhor!
    Moramos bem, temos qualidade de vida, meu marido vai a pé para o trabalho, sou Empresária, meu filho do meio tem um bom emprego, minha filha está cursando mestrado e ainda temos benefícios por ter um carro totalmente elétrico !
    Se quiserem saber mais estou à disposição!

  • @lucianasoares3626
    @lucianasoares3626 7 ปีที่แล้ว +3

    Estou na fase de guardar dinheiro e estudar inglês. Canadá em primeiro e pensando tb na Austrália. Portugal última opção. 😃

  • @leonardocostamachado9370
    @leonardocostamachado9370 6 ปีที่แล้ว +1

    vídeo muito bom Gustavo Cerbasi. Toda vez que penso em sair do Rio Grande do Sul já sinto saudades.

  • @dimasfortes2223
    @dimasfortes2223 ปีที่แล้ว

    Obrigado professor Gustavo Cerbasi por esta aula.

  • @licakrause3221
    @licakrause3221 7 ปีที่แล้ว +2

    sempre quis sair do país, mais não consegui ainda, sou do tipo que não tem medo de mudança, na verdade adoro! e acho assim se não gostar volto.

  • @danielsantanadasilva5000
    @danielsantanadasilva5000 5 ปีที่แล้ว +1

    Não estou atuando na minha área. Tenho poucos amigos por aqui. Estou terminando minha faculdade em t.i. E lá fora é mto necessário. Como não estou na minha área tbm não tenho bons salários. Tenho vontade de ir pra fora. Talvez Australia. (estou deixando o Canadá de lado por causa do frio...) acho que no meu caso valeria mto a pena. Pela carga de aprendizado. E se não der certo lá. Talvez qdo eu voltar as coisas sejam diferentes

  • @Jamesnakazato
    @Jamesnakazato 7 ปีที่แล้ว +2

    Olá Gustavo, sempre escutei voce na transamerica, mas nao sabia que tinha canal no youtube, ja morei 4 anos no japão e la tinha uma vida financeiramente estavel, mesmo com trabalho em fabrica e etc, retornei ao brasil para abrir um negocio, e ja se passaram 8 anos, e nao tive um retorno se quer, hoje o que me prende é a familia(pai,mae,irmã), mas já tomei a decisao de voltar ao japão, prentendo casar e nao consigo ter perspectiva de vida aqui, e muito menos manter uma familia e meus vicios(hobbies).

  • @brunofonseca3722
    @brunofonseca3722 6 ปีที่แล้ว +1

    Sou empreendedor no Brasil, minha empresa tem 4 anos e desde o início dobramos de faturamento a cada ano.
    Visto o cenário do Brasil não tenho do que reclamar, porém quando analiso a qualidade de vida que tenho aqui, trabalhando mais de 12 horas todos os dias sem final de semana, vendo meu dinheiro indo para Bandido e a educação, segurança, saúde, estradas e ruas da forma que estão, sem falar na cultura da maioria das pessoas, sem educação e cada um pensando apenas em si, quando vejo tudo isso sinto saudades de ser garçom na Austrália.
    Lá vivia com menos, muito menos porém, a qualidade de vida era muito melhor.
    Vivo um dilema, continuar sendo um empresário de relativo “sucesso” no Brasil ou ser uma pessoa mais feliz em um país de primeiro mundo.
    Isso que eu não falei em detalhes da carga tributária do negócio, das burocracias fiscais, das dificuldades da CLT, do fato de termos que lidar com sindicalistas vagabundos e atuantes, dos custos de transporte, do jeitinho etc

    • @manuelafflores
      @manuelafflores 3 ปีที่แล้ว

      Faz bastante dinheiro e volta pra Austrália amigo.

  • @luizm.4249
    @luizm.4249 7 ปีที่แล้ว +2

    já pensei muito e ainda penso.. na verdade não vou por questão de oportunidades profissionais, mas venho me especializando para tentar alguma vaga no exterior. abraços a todos

  • @ardaelegancia
    @ardaelegancia 6 ปีที่แล้ว +1

    Em relação ao preconceito, só vai mudar de modelo. Pois aqui já tem sobre: gordo/magro, alto/ baixo, preto/branco etc. No exterior, será de ser estrangeiro. Indiferente pra quem já vive num lugar onde há preconceitos de todos os tipos. Peace out!

  • @anacarla24
    @anacarla24 6 ปีที่แล้ว +2

    Culturamente, o brasileiro é muito apegado aos laços familiares e afetivos, e muitas vezes perdemos grandes experiências e oportunidade de autoconhecimento por não querer sair da "zona de conforto" de está próximo da família. Temos que valorizar melhor nossas raízes e ir conhecer o mundo :*

  • @germanoooo
    @germanoooo 7 ปีที่แล้ว +1

    Já pensei e já está decidido. No próximo ano mais um jovem casal brasileiro iniciará sua nova vida no velho continente.
    Hoje, com experiência de mais de sete anos em multinacionais e após um planejamento de cerca de dois anos para migração para a Europa, a esposa e eu marcamos a ida para a Itália para início de 2018. Na verdade, desde o investimento do meu primeiro salário eu já estava me preparando para esse momento e eu nem sabia...

  • @marcksc5942
    @marcksc5942 6 ปีที่แล้ว +2

    Me Mudei do Brasil ha quase 5 anos e foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Bateu saudade? Passa 1 mes no Brasil que passa, te garanto que com duas semanas vc ja vai estar contando as horas pra ir embora novamente. E muito descaso, diferenças sociais dentre inúmeros aspectos que todos ja sabemos. Preconceito? Nunca vivi num pais mais preconceituoso como o próprio Brasil, e contra preto, gordo, pobre, e assim vai. Tenta ir em uma loja usando chinelos no Brasil e tenta fazer o mesmo numa loja na Europa e depois volta aqui pra me dizer o resultado. O brasileiro vive de aparência, a questão de ser latino e nada comparada a múltiplos preconceitos que todos sofrem no Brasil dia após dia. Eu como ser negro e latino nunca sofri preconceito, pelo contrario, toda vez que falo que sou brasileiro todos querem saber mais sobre a cultura, musica, comida e etc. Se voce for colocar preconceito como um empecilho para sair do Brasil, nem saia na sua calcada, pois o Brasil e um dos países mais preconceituosos que conheço, e olha que conheço mais de 30 países. Então, voce que quer sair, saia. Mas esteja ciente que e uma cultura diferente, clima, comida, comportamentos e economia. Mas depois de um tempo acostuma (ou nao, depende de pessoa pra pessoa), mas o prazer de ver o dinheiro de imposto que voce paga voltando pra voce, nao tem preço. Um abraço! Ah, vale lembrar que Espanhóis, Italianos, Frances, Romenos, Portugueses dentre outros são latinos também. Nao somente brasileiros e outros países da America Latina. Um beijo e um queijo.

    • @marcksc5942
      @marcksc5942 6 ปีที่แล้ว

      Sem contar questões LGBT e religião. O Brasil ainda, infelizmente vive no século XIX, com pessoas muito pouco desenvolvidas psicologicamente. Infelizmente e uma coisa que nao se muda da noite pro dia, mas com muita leitura, conhecimento e informação. Um pais que tem bancada religiosa representando o povo sendo que o Estado se diz laico? Hipocrisia, a gente ve por ai. Abracao!

    • @thaism6878
      @thaism6878 6 ปีที่แล้ว

      rsrs...fora do Brasil tem as mesmas coisas, preconceito, racismo, inveja, xenofobia e muito mais...

  • @Lucavert
    @Lucavert 7 ปีที่แล้ว +4

    levando aspectos emocionais, eu estou bem legal, já não dou bola pra ninguém aqui mesmo.

  • @rodrigogomes4900
    @rodrigogomes4900 4 ปีที่แล้ว

    Bom dia , adorei seu vídeo e acompanho seu canal há muito tempo gosto muito dos seus posicionamento e de suas opiniões, penso em morar fora do Brasil , o que pesa pra mim é o fator racional , pois o emocional nós Brasileiros sabemos que no Brasil não somos valorizados seja no trabalho , pelas pessoas sem educação , pelo nossos políticos , enfim , há vários motivos. Penso nos Estados Unidos e depois Austrália.

  • @gisessa
    @gisessa 2 ปีที่แล้ว

    Moro desde 2016 no melhor país, Canadá. Amo aqui. Amo a segurança. Tenho um emprego fixo e dois casuais. Tenho amigos e constitui família aqui. Mas, meu esposo sonha em morar aí.. Eu sofro só de pensar… Desemprego, violência, baixo poder de compra, calor, etc

  • @EvandroMeneguella
    @EvandroMeneguella 7 ปีที่แล้ว +3

    Já morei 2 anos no Japão, 6 meses na Bolívia e 8 anos no Ecuador, fiz o possível pra assimilar a cultura local incluindo idioma e só assim pude viver tranquilo. No meu caso foi questão de necessidade que virei numa oportunidade.

  • @hitaloarume78
    @hitaloarume78 7 ปีที่แล้ว +4

    Estou no Canada neste momento. Realmente é uma questao de colocar tudo na balanca e se planejar. As coisas ainda estao incertas para mim e minha família mas tem sido uma experiencia muito boa. Com relacao ao preconceito isso se desfaz com o tempo, pelo menos aqui no Canada.

    • @DSTutoriais-DanielSpacof
      @DSTutoriais-DanielSpacof 7 ปีที่แล้ว +1

      Canadá é um dos melhores países do mundo para se imigrar, é um pais formado por imigrantes, o preconceito é muito menor ai. Em breve seremos vizinhos hahah

  • @MARIANASILVA-ps6kd
    @MARIANASILVA-ps6kd 7 ปีที่แล้ว +1

    Eu quero muito morar fora. Mais penso muito nessas questões. Não perdi as esperanças. Um dia eu vou, fé em Deus!!!

  • @carloslima5097
    @carloslima5097 7 ปีที่แล้ว +1

    Sem dúvida, já pensei morar fora do meu país, levando em consideração a crise polítical e o desemprego. Desafio de mudança de cultura com a possibilidade de um futuro melhor, requer coragem para se adaptar a uma realidade de costumes diferente do Brasil.

  • @japorena6376
    @japorena6376 7 ปีที่แล้ว +1

    Eu moro no Japão, e já não me vejo mais morando no Brasil... mas sim somos visto mesmo c esse preconceito muitas vezes.... isso é bem triste....

  • @rafasantos4918
    @rafasantos4918 7 ปีที่แล้ว +2

    O foda do Brasil é a violência, falta segurança a política é uma bagunça o dinheiro de nossos impostos vão parar em contas de corruptos, nosso estado não é nação o separatismo está cada vez mais forte... fico triste pelo país, é compreensível a decisão de mudar

  • @jailsonpacheco5107
    @jailsonpacheco5107 7 ปีที่แล้ว +3

    O problema maior não é sair do Brasil é o Brasil sair de vc,só pode falar quem já teve essa experiência o resto é tudo achismo!

  • @mariafilha2294
    @mariafilha2294 6 ปีที่แล้ว +1

    Moro em Portugal a 14 anos. Sempre fui muuuuuito apegada a família e a nossa é um grude só. Agora tenho um filho de 4 anos e ano passado quando estive aí com ele pela primeira vez quando cheguei em casa tive vontade de nem desarrumar as malas e voltar pra perto da minha família. No dia seguinte quando fui ao supermercado está vontade passou NA HORA kkkkkk.
    Verdade... Mas brincadeiras a parte penso q por causa do meu filho, de tudo q ele viveu tendo os tios e primos perto todos os dias... Aquele entra e sai de gente na casa da minha mãe (que é normal sempre) pegou pesado com minhas emoções MAS tb vivia com medo quando saíamos. Voltar para casa tinha q ligar para alguém já abrir o portão para estacionar o carro já na garagem, para não dar mole pra ladrão... Gente... Isso é horrível. Enfim, não importa a situação, SEMPRE HAVERÁ perdas e ganho. Deus abençoe os planos de cada um.

  • @golino4593
    @golino4593 4 ปีที่แล้ว

    Mudei e não me arrependi. Onde vivo é muito mais fácil crescer profissionalmente, começar um negócio ou estudar. Não vejo ou fico sabendo de violência, as pessoas são geralmente educadas e vivem com dignidade. Há coisas ruins sim, mas na balança elas não significam muito. Torço para que o Brasil alcance este patamar por todos aqueles que conheci e ainda vivem neste país que tinha ( e ainda tem ) todas as condições de se tornar um dos melhores do planeta para se viver.

  • @gladstonefilho8193
    @gladstonefilho8193 7 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom Gustavo, me ajudou a tirar uma angústia!

  • @rodrigaouk5875
    @rodrigaouk5875 3 ปีที่แล้ว

    A minha experiência morando em Londres a 2 anos e o oposto do q ele falou no vídeo. Não desmereço, mas cada um sabe da sua jornada.

  • @teixeiraaraujo5237
    @teixeiraaraujo5237 3 ปีที่แล้ว

    Posso dizer q pra MIM foi a melhor decissao q tomei

  • @diogenesrodrigo4858
    @diogenesrodrigo4858 5 ปีที่แล้ว +5

    " O maior investimento da Terra , é a própria terra. "
    Num país tropical como o Brasil de preferência. 😀🌴🌞

    • @gabrielfsx6038
      @gabrielfsx6038 3 ปีที่แล้ว +3

      Vc faz 70% dos comentários desse vídeo kk

  • @janainaferreira9156
    @janainaferreira9156 7 ปีที่แล้ว +6

    Parabéns Brasil... rsrs... Deixa-me ver se entendi:
    De acordo com a reforma trabalhista que foi aprovada, eu ganhei o direito de trabalhar até 12 horas por dia ao invés de 8. Após completar 1 ano de serviço ganhei o direito de pegar as minhas ferias parceladas, afinal 30 dias seguidos é um absurdo né... rsrs... E se a empresa entrar em acordo com os funcionários pode ser trabalhado somente com banco de horas. Quem pensa em fazer hora extra pensando em dinheiro, tem que ser louco... A parte melhor... Quando eu for mandado embora a minha multa rescisória de 40% em cima do FGTS cai pra 20% mas como vantagem faço só 15 dias de aviso. .. Ufa! Porque logicamente compensa eu perder 20% a ter que trabalhar mais duas semanas... rsrs.. Mas se eu não quiser eu posso sacar 80% do meu FGTS e abro mão do meu seguro desemprego, pois o meu FGTS vai durar e sobrar até eu arrumar outro, com essa facilidade que o Brasil se encontra pra empregabilidade... Sem falar da tbm aprovada Terceirização...
    A época da escravidão voltou, você trabalha sem direito a nada. Sem direito a SUS, sem direito a seguro desemprego e quando eu me aposentar (se me aposentar) meus filhos usarão o pouco dinheiro para pagar meu enterro e o caixão, já que a saúde pública é um lixo e terei que trabalhar até o dia de minha morte ....
    Parabéns políticos por tirarem o pouco que o povo tem para garantir a luxúria de vcs. Brasil uma vergonha, país onde políticos ladrões, corruptos passam a mão na cabeça de bandidos e massacra pessoas de bem. Mas tudo dentro da Lei, é claro.
    Iremos acordar escravos, afinal, as leis surgem nas caladas da noite. Vão revogar a Lei Áurea!
    Tristeza em ser Brasileiro.

  • @ferraz5858
    @ferraz5858 7 ปีที่แล้ว

    Já pensei várias vezes em mudar de país, mas existem alguns aspectos que não permitiriam dar certo. Atualmente, moro em PE, mas não pretendo continuar por muito tempo, mesmo sendo o estado que nasci. As oportunidades não são muitas e a educação deixa a desejar.

  • @marinafreire6650
    @marinafreire6650 7 ปีที่แล้ว +1

    Melhor canal do TH-cam. Amo seus livros

  • @CristinaFerreira20
    @CristinaFerreira20 7 ปีที่แล้ว +1

    Penso muito sim, ultimamente mais ainda.

  • @adrianafayad6774
    @adrianafayad6774 7 ปีที่แล้ว +1

    Gustavo, adoro seus videos! Gostei particularmente deste. Vc poderia fazer um video falando especificamente sobre como migrar o patrimônio qdo se decide mesmo ir para outro país? Qual a melhor maneira de transferir os valores sem uma perda muito grande ou pagando menos imposto? Quais são as opções? Agradeço de qualquer forma, e parabéns pelo belo trabalho!

  • @caapscurso3114
    @caapscurso3114 4 ปีที่แล้ว +1

    Não vale....loucura....passear e uma coisa...viver e outra....o melhor lugar do mundo e aqui e agora

  • @diogenesrodrigo4858
    @diogenesrodrigo4858 5 ปีที่แล้ว +1

    Eu conheci e conversei com uma diretora do Banco do Brasil.
    E ela me deu uma preciosa lição:
    " Os Estados Unidos para fazer turismo, lamentável. "
    😮😦😝
    😐👂 Eu escutei e guardei muito bem. ❤

    • @bellabuenotube
      @bellabuenotube 4 ปีที่แล้ว

      Me explique eu não consegui entender

    • @manuelafflores
      @manuelafflores 3 ปีที่แล้ว +1

      Sim os EUA são difíceis pro imigrante porquê tudo é pago e muito caro. Já no Canadá se tem acesso a saúde, escolas tudo a custos quase 0.

    • @Sirkato30
      @Sirkato30 3 ปีที่แล้ว

      esse cara e redartado

  • @lucianasoares3626
    @lucianasoares3626 7 ปีที่แล้ว +1

    Estou na fase de guardar dinheiro e estudar inglês. Canadá em primeiro e pensando tb na Austrália. Portugal última opção.

  • @fernandodlcruz
    @fernandodlcruz 7 ปีที่แล้ว +2

    Gustavo, estou morando no Canadá com minha família, esposa e filha, e aqui não é tão evidente esse preconceito que você falou. Inclusive aqui a diversidade é uma das principais características. Aqui é um lugar muito fácil para se fazer as coisas e a equivalência de preços é parecida com o Brasil.

    • @DSTutoriais-DanielSpacof
      @DSTutoriais-DanielSpacof 7 ปีที่แล้ว

      Valeu pelo testeminho Fernando, isso me motivou ainda mais, em breve seremos vizinho =)

    • @fernandodlcruz
      @fernandodlcruz 7 ปีที่แล้ว

      Legal! Está indo para onde?

  • @renatoschroder3600
    @renatoschroder3600 6 ปีที่แล้ว +1

    As pessoas que melhor se adaptam à países extrangeiros são aquelas que não tinham a intenção de fazer tal mudança em suas vidas. Por exemplo: aquelas que vão a outro país simplesmente para passar as férias e apaixonam-se por essa nova terra.

  • @fabiortsf
    @fabiortsf 7 ปีที่แล้ว +5

    Se vale a pena? É obvio!
    Só o fato de sair de um país onde não existem criminosos no governo já ajuda.
    Dependerá do país que você irá residir.

  • @adalbertolopesdesenalopes1260
    @adalbertolopesdesenalopes1260 2 ปีที่แล้ว

    Oi Gustavo tenho 26 anos trabalhei 6 anos de auxiliar de cozinha de dia e gacon a noite; conseguia junta 80% do que ganhavam fiz o prédio de 10 apartamento estilo kitnet hoje mim da uma renda entorno de 6mil. mais com todo esse dinheiro por mês sei que no Brasil não vou conseguir ter uma vida melhor como o carro do ano e uma casa boa porque se fizer isso é dinheiro vai embora no mês. estou pensando de ir para o estado Unidos começar tudo do cero será que fale a pena. não tenho filho e nem mulher.

  • @diogenesrodrigo4858
    @diogenesrodrigo4858 5 ปีที่แล้ว

    Um abraço Mestre Gustavo Cerbasi. 👋😀

  • @RoddyBezerra
    @RoddyBezerra 7 ปีที่แล้ว +1

    Morar fora requer a reflexão do bônus e do ônus. Quem passou um tempo lá fora, sabe. Grande Cerbasi!

  • @bellabuenotube
    @bellabuenotube 4 ปีที่แล้ว

    Eu ja conheci outros países e vi muita diferença algumas coisas melhores outras iguais outras piores. Mas o que vale é a experiência. A língua do país que estive era o espanhol e gosto das semelhanças. Criminalidade vejo que a polícia trata as pessoas como iguais lá fora não importando que cargo vc tem ou quantos dólares tem no bolso . Algumas coisas sim fazem falta nosso país tem coisas boas... porém isso é uma questão profunda não vá achando que tudo é um mar de rosas não é bem assim. Há muita dificuldade e fora daqui pagamos por coisas que aqui são de graça (se pesar numa farmácia por exemplo) . Mas se é seu sonho vai em frente.

  • @renatamoura7630
    @renatamoura7630 7 ปีที่แล้ว +1

    Penso cada vez mais.