01- HI-END OU HI-FI ? CONCEITOS USADOS EM AMPLIFICADOR DE ÁUDIO.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 2 มี.ค. 2021
  • Ajude o canal com qualquer valor simbólico para desenvolvimento de novos conteúdos.
    Transferência via PIX: dvnii@hotmail.com
    Transferência via Mercado Pago: dvnii@hotmail.com
    Transferência via PicPay: picpay.me/douglas_n.
    Transferência via PAYPAL: www.paypal.com/cgi-bin/webscr...
    freewallet.org/id/d67400e7/btc
    bitcoin:TB1QMD8DYY6CAP6W34DLKVX9QE3YHXKUS6W35YJYDW
    Seja membro ajudando a motivar e contribuindo com o valor de um "cafezinho" por mês:
    / @douglas_hifi
    Se encontrar problemas no vídeo me avise.
    PLAYLIST: • HI-FI & LO-FI ÁUDIO E ...

ความคิดเห็น • 45

  • @brunoquadros4614
    @brunoquadros4614 2 หลายเดือนก่อน +1

    Hi fi,hi end,tudo para se ouvir uma bela música,mas amigos,o principal exigente é os nossos senhores ouvidos ,pois já ouvi ,hi fi's espetaculares ,em salas domésticas e hi end's,em salas dedicadas,que não me convenceram o valor á ser aplicado.Tenho hoje um sistema hi fi vintage,todo revisado,vinil,cd,tape deck,sem streamings,bluetooth,ou qualquer tipo de fonte que não seja física,e estou plenamente satisfeito ,são 45 watts RMS/canal,THD 0.06%,18Hz-45kHz +-0,5dB,caixas de 96bB/Wm,20Hz-22kKz +- 1dB,e por aí vai ,um excelente power classe AB,projeto DIY,de uma revista italiana dos anos 90,fonte simétrica regulada ,20000 micro farads por ramo da simétrica,e vivo muito feliz.Curto clássicos ,mpb,jazz,blues,rock nacional,e internacional,som regional brasileiro.Mas gosto de saber que o universo dos equipamentos de altíssima qualidade ,no Brasil,estão de vento em popa,parabéns pelo vídeo,e espero algum dia ,poder partir para um hi end!Abraços á todos!

  • @multcoisastudodeumpouco4796
    @multcoisastudodeumpouco4796 หลายเดือนก่อน +1

    Gostei do seu video! Na verdade todo estudo feito para os amplificadores é deixar o som "ao vivo" aproximar ao maximo da realidade a fim d vc ter um show ao vivo diretamente de um DISPOSITIVO ELETRÔNICO

  • @jabs66
    @jabs66 3 ปีที่แล้ว +5

    Douglas, muito obrigado, pelo tempo dedicado a repassar a nós, tão carente de verdade e teoria, dita, com tanta propriedade. Um forte abraço, e continue, repassando conhecimento.

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado João! Se quiser contribuir com o canal qualquer valor será bem vindo, assim consigo desenvolver novos conteúdos e de forma mais fácil de entender. Abraço!

  • @danielgabriel2850
    @danielgabriel2850 2 หลายเดือนก่อน +1

    Concordo com vc mais hoje em dia nois não temos falantes de gualidade nacional fiz um com falantes neodymiom

  • @MarArraes
    @MarArraes 2 หลายเดือนก่อน +1

    Excelente aula Douglas! Tenho um Classe A Kenwood e os agudos são brilhantes, mas os graves somente equalizando para se obter o mínimo, e claro, com as devidas caixas é capaz de se obter o áudio Hi-fi desejado equilibrado.

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  2 หลายเดือนก่อน

      Olá amigo Mar!! Obrigado!! Parabéns pelo seu Kenwood A!! Quando você equaliza não está equalizando o amplificador pois eles são flat e não precisam de equalização, amplificam tudo, graves médios e agudos com o mesmo fator de ganho, o que você tem que equalizar é a caixa acústica elas que não são flat e quase sempre colocam muito menos graves no ambiente do que deveriam colocar, é por isso que o som fica magrinho se não equalizar. Abraço!!

  • @Museudaeletronica
    @Museudaeletronica 3 ปีที่แล้ว +1

    Excelente explicação. Parabéns!

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว

      Obrigado Mauro!! Gostei do vídeo do wurt. Abraço!!

  • @aldilenocosta9483
    @aldilenocosta9483 2 ปีที่แล้ว +1

    Top seus vídeos brother

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  2 ปีที่แล้ว

      Obrigado Costa!! Abraço!!

  • @collectionscar
    @collectionscar 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu sempre pensei em HI-END apenas como de baixa distorção, nunca pensei no sentido de materiais. Por isso disse que você com esse vídeo quebrou mais um paradigma assim como no vídeo em busca da distorção perfeita! Muito bom o conteúdo.

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว

      Olá amigo! È como nos carros, pode ter um Rolls-Royce hi-end feito com os melhores materiais e boas praticas que não chega a 250km/h e nem por isso não deixa de ser hi-end e tem carro "X" que não é é hi-end e passa de 250kh/h e nem por isso ele passa a ser hi-end. Dá para dizer que o carro "X" tem uma velocidade hi-end comparado com o Rolls-Royce mas ele em si não é um hi-end porque não foi feito com os melhores materiais e técnicas. Assim como tem como um amp feito com coisas comuns que tenha menor distorção do que o outro que foi feito com tudo de melhor e tem uma distorção maior. O hi-fi não vai passar a ser hi-end assim como o amp hi-end não vai deixar de ser hi-end pelo fato de ter uma thd maior. Uma coisa é o "bem" hi-end outra coisa é a distorção hi-end, uma distorção hi-end não deixa um amp hi-end, assim como uma velocidade hi-end não deixa um carro hi-end. O conceito é relativo depende de onde se olha. Uma coisa é o "bem" no sentido de hardware (o carro o amp, a lancha) o esses são o "bem" em si eles podem ser ou não hi-end outra coisa uma a característica do desse bem( velocidade, distorção, potencia) que pode ser hi-end ou não. Espero não ter me enrolado todo. Abraço amigo!!!

  • @EDHARDWARELAB
    @EDHARDWARELAB 3 ปีที่แล้ว +2

    Joinha 20 ! Parabéns pelas explicações. Por favor, só me restou uma dúvida em relação ao Hi-End. O uso de componentes eletrônicos especiais, a exemplo de eletrolíticos para áudio, torna o amplificador Hi-End ? Estas questões sempre me deixam com dúvidas sobre o assunto. Obrigado !

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá Amigo ED! Obrigado! Imagina que em um PA 1800 tu deu um "grau" na fiação, dobrou o banco capacitivo com capacitores hi-grade, trocou todos resistores para 1% empregou boas praticas, logo esse PA vai muito mais hi-end em relação a um PA 1800 com como vem de fabrica. È um conceito relativo não tem limite para melhorar alguma coisa tipo um PA 1800 então só podemos dizer que ficou "mais" hi-end não tem limite para o preço também, pode se pensar em fazer um painel de prata para o PA 1800 assim ele se torna mais hi-end entende. Falo do pa porque eles passam ai na tua oficina frequentemente...
      Se tu montar um amp com TDA2030 com tudo que tem de melhor gabinete de alumínio usinado por exemplo usando todas as boas praticas ele vai um TDA2030 HI-END comparado a um outro amp TDA2030 montado em um gabinete de fonte atx. Montar uma fonte para amp com dois trafos duas pontes e dois bancos capacitivos independentes um conceito uma pratica muito mais hi-end do que uma fonte com um trafo uma ponte e um banco para dois canais. Não depende da distorção que o amp vai dar, tem amp hi-end com 0,5 e não hi-end com 0,005. Hi-end tem a ver com os melhores materiais e as melhores praticas, mesmo que isso não de diferença na pratica no thd de um amp por isso custa muito mais caro. Os materiais são usados mais do que precisa. Espero não ter me enrolado muito. Forte abraço amigo!

    • @EDHARDWARELAB
      @EDHARDWARELAB 3 ปีที่แล้ว

      Muito obrigado pelos esclarecimentos ! Estou assistindo aos poucos seu último vídeo. Parabéns !

  • @henriquemota29
    @henriquemota29 ปีที่แล้ว +1

    Hi-End pra mim é o conjunto da obra. é o melhor em todos os sentidos. áudio, som, design , acabamento ... Ilustrando meu pensamento: Linha antiga/clássica KRELL não vejo como Hi-End. Já tive KSA e KST. Accuphase E-600, Marantz Reference MA9S1, Pioneer Reference A-90D, por exemplo, Hi-End.

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  ปีที่แล้ว

      Olá amigo!! Obrigado!! O conceito de hi-end é bem realtivo, sempre vai ter alto mais do que o outro... e uma coisa que em um tempo foi considerada hi-end em outro tempo pode ser que não seja mais considerada... Abraço!!

  • @paulofernandes3400
    @paulofernandes3400 3 ปีที่แล้ว +2

    Douglas parabens pelos videos. Outro dia perguntei pra você sobre o Sansui AU9900 e voce falou bem do equipamento. Consegui comprar um de um colecionafor em estado impecacel e achei o AU9900 sensacional. Obrigado pela dica

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว

      Parabéns Paulo!! eles estão muito raros, é um tanque esse aparelho muito bom mesmo. Abraço!

  • @franciscoferreira-to4tf
    @franciscoferreira-to4tf 3 ปีที่แล้ว +1

    o som dos valvulados são diferentes do estado solido.

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว

      Sim amigo, tenho uma playlist inteira de estudo sobre essas diferenças. Abraço!!

  • @collectionscar
    @collectionscar 3 ปีที่แล้ว +1

    Mas um vídeo da série “ Quebra de Paradigmas “

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว

      Olá Darcius! Obrigado!!!

  • @giullianogomes6067
    @giullianogomes6067 3 ปีที่แล้ว +1

    Este mc e um sonho heheh

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá Giuliano!! Esse é lindo demaissssssssss! Sonho de muitos. Abraço!!

  • @luisludwiktecnicoeletronic5516
    @luisludwiktecnicoeletronic5516 3 ปีที่แล้ว +1

    Esse MC intosh inicialmente em amplificador pra guitarra!! E era mono!! Ai os caras fizeram essa versão hi fi!!

  • @luisludwiktecnicoeletronic5516
    @luisludwiktecnicoeletronic5516 3 ปีที่แล้ว +1

    Aí é o sonho de consumo de qualquer audiófilo

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว

      Olá Luis!! Sim é verdade!! abraço!!

  • @ugrugr
    @ugrugr 3 ปีที่แล้ว +1

    Então temos: Amplificador de luxo com som muquirana e Amplificador muquirana com som de luxo.

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว

      Olá Amigo Ugrm!! Pode acontecer, mas não é regra mas pode acontecer. Uma coisa que os amps de antigamente tinham era velocidade hoje em dia não se fala mais em velocidade. Abraço!

    • @ugrugr
      @ugrugr 3 ปีที่แล้ว

      @@douglas_hifi Ôpa, tudo bem Douglas, foi só uma piada. Sei que não ha regras rígidas nesse assunto. Eu tenho div. Aparelhos antigos da dec. De 80 quando só podíamos olhar na vitrine, pois o preço era brabo. Estou adorando e aprendendo muito com você nas suas análises. Estou até pensando em tirar os filtros sub do meu PM 500O depois que assisti seu vídeo. Seu canal está excelente e muito informativo. Meus parabéns.

  • @silvioandrade9415
    @silvioandrade9415 3 ปีที่แล้ว +3

    Prezado Douglas, tenho visto seus interessantes vídeos e queria deixar um importante comentário: distorção "por amplitude" não exite. Distorção só tem relação com alteração da forma de uma onda. Loud(dness) só aumenta a amplitude, geralmente em duas faixas de frequências. Pode haver distorção por amplitude caso haja ceifamento, e portanto, mudança da forma de uma onda. Seria bom corrigir isso, mesmo porque, distorção é como a escrita: é nossa base, está lá no começo do nosso aprendizado. Ninguém é obrigado a ser perfeito mas todo erro deve ser corrigido quando encontrado. Com o meu respeito. Um abrao

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá Amigo Silvio! Primeiro lugar distorção não é sinônimo de som ruim ! Tenho uma playlist sobre essa assunto de distorção comento sobre isso. "A procura da distorção perfeita". Quando eu falo distorção de "amplitude" quero dizer que o amplificador está amplificando com mais amplitude umas frequência do que as outras, ou seja não está linear seria uma distorção de tom em outras palavras. . Loudness controles tonais equalizadores produzem exatamente essa distrição que comento e as pessoas não se dão entendem que isso também é uma distorção do sinal original quando se usa esses controles o áudio que sai sai diferente do áudio que entrou no amplificador logo é uma distorção. Penso em tentar mostrar isso no osciloscópio para ver se me faço mas fácil de entender. Abraço!!

    • @silvioandrade9415
      @silvioandrade9415 3 ปีที่แล้ว +2

      Sim: não me refiro a som ruim por distorção, me refiro ao emprego do termo distorção para outra coisa diferente da forma de onda, pois distorção tem um significado único em aplicações eletrônicas voltadas à produção de som, desde
      antes do uso de simples equalizadores em estúdios de gravação que surgiram não para distorcer os sons originais dos instrumentos, mas para corrigir deficiências (em amplitude) captadas pelos rudimentares microfones, muito embora isso ainda exista mesmo com os mais modernos processos construtivos de microfones que superam em muito os antigos, apenas para atender à psicoacústica cuja demanda nunca tem fim.
      Entendo sua colocação, mas nesse caso prefira usar termos como "mudança de: amplitude, tonal, equalização", etc para tudo o que não for distorção pois este é um termo que em áudio, não admite outro significado por estar relacionado com identidade. Sabemos que seriam termos longos, feios, mas não seria errado. Lembre-se que somos fortemente induzidos a usar "distorção" (também para amplitude) porque esse termo é amplamente usado em outras áreas: distorção da realidade, de imagem, (do significado!), etc e aí é que mora o perigo. Distorção é sempre uma mudança, mas uma mudança nem sempre é uma distorção. Te agradeço se puder ser sempre pragmático pois isso é o que garante a firmeza e solidez em qualquer ensinamento, independentemente do quão básicas sejam consideradas por você suas próprias abordagens.
      Outra coisa: conteúdos literários e principalmente os que não carregam utilidade prática, são sempre pouco procurados, infelizmente. Porém, há no youtube muita gente mostrando como aumentar as visualizações. Há bastante gente falando sobre áudio de forma ampla, de onde você pode extrair elementos visuais de espaço, decoração, de dinâmica que envolve vinhetas, títulos chamativos, resumos contendo introduções meios e fins, postura, entonação etc. Como exemplo, há o canal do "Valdemar Gomes" desde 12/07/2007 com uma média de 9300 visitas/dia, 57
      inscritos/dia, 1 vídeo a cada 10 dias (talvez menos que você) e quase 92K visualizações/vídeo. Talvez seja o caso de colocar assuntos novos noutro canal (sempre fazendo referência a este seu), em outras áreas da eletrônica que
      ofereçam utilidade prática pois os vídeos dele possuem um formato que eu diria serem idênticos aos seus. Só peço que mantenha disponível tudo o que você produziu até agora, eternamente, pois foi um trabalho seu, criado com o seu bom conhecimento, raciocínio, observações detalhadas, equipamentos de teste, tempo e paciência e portanto, têm importância SIM. Desejo que continue, sempre no grau da seriedade (com pragmatismo!), sem desvios nem achismos.
      Forte abraço e muita saúde!

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá Amigo Silvio!!! Obrigado pelas considerações! Upei um vídeo já meio que introduzindo o conceito de distorção tonal, talvez eu passe a substituir a distorção de amplitude por distorção tonal. Ha dois cenários envolvidos um eu mostro alguns semiciclos no osciloscópio e comparo a amplitude dele dessa imagem que mudou de amplitude de uma frequência para outra neste caso acho mais interessante falar distorção de amplitude pois estou lidando com imagem de ciclos no osciloscópio e vejo outro senário de eu tocando um tom e oferecendo ele auditivamente e mostrando que o AMP amplifica mais algumas frequências em relação as outras ai faz mais sentido usar distorção tonal mas vou tentar lembrar de relacionar as duas sempre que puder.
      Temos claramente empasse pois para mim um equalizador com apenas uma ou mais faixa deslocadas para cima ou para baixo ligado a um cd player e um power amplificador isto já provoca uma distorção de amplitude em uma frequência ou mais de uma porque a relação de ganho para as frequências que está na saída do power vai ser diferente da relação de ganho para as frequência que que sai do cd player esse é meu conceito enquanto para você amplitude a mudança de amplitude de uma unica frequência ou várias não é distorção apenas é uma mudança. Para mim mudança seria aumentar ou diminuir tudo igualmente para poder ser chamado de "mudança". Para mim qualquer coisa que mude amplitude(tom) tempo(fase) e simetria(harmônica) já é distorção do sinal original.
      Sobre o canal do Demainfo ótimo canal!! Gosto muito dos videos do Valdemar ele é o cara!!. Mas aqui é roots os conteúdos são de experimentação não tem vinheta, não sou youtuber, não tem edição só cortes grosseiros, não tem meu rosto, não tem cenário, não é minha atividade principal, só faço videos quanto tenho vontade, as vezes tem cinco em um dia e 60 dias sem nada, sou anonimo, não peço like, não peço para se inscrever, falo de assuntos que parecem delírios mas que talvez muita gente só vai entender daqui a 20 anos com isso fica claro que o canal é diferente não é um caça like um caça inscrito o intuito do canal não é eu aparecer e sim eu dividir as minhas experiencias que executo no meu pequeno cantinho eu poderia fazer tudo sozinho e não divulgar nada mas isso eu considero egoismo já que hoje basta ter uma câmera .
      O que me motiva é tentar passar conhecimentos pela experimentação logo dar um passo errado também é conhecimento. Se o canal render algum dinheiro tosco da maneira que está será bem vindo pois equipamentos e componentes que uso são caros se não render vida que segue. E se fosse falar de assuntos que outros falam eu estaria perdendo meu tempo que já é curto.
      Como o canal é de experimentação eu posso dar um passo em uma direção errada e em seguida voltar atras já aconteceu muito se você revisitar meus videos antigos de playlists de pesquisa vai ver que removi grandes blocos de informações ou conceitos que não valem mais se achar algum conteúdo para revisar me avise por favor que se for possível eu removo o bloco se for algo muito "fora".
      Finalizado... Esses conceitos que uso sobre essas três distorções que chamo pelos primeiros termos de tempo(fase) amplitude(tom) e simetria(harmônica) nasceram inocentemente de um vídeo que publiquei e depois percebi uma diferença no áudio então comecei o estudo de porque os valvulados tem som diferente dos transistorizados, logo isso me levou o estudo de amplificadores operando como fonte de corrente constante e fonte de tensão constante e suas características, dessas características desses dois modos surgiu o meus estudo sobre estudo amplificadores com de fator de amortecimento super baixo, da comparação entre amps operando em fonte de corrente constante e fonte tensão surgiu o embasamento para demonstrar em tempo real sem conceitos subjetivos a diferença entre amplificadores transistorizados e valvulados mostrando em samples de ciclos a diferença que ocorria de tempo, amplitude e de simetria no decorrer da reprodução. Antes disso procurei muito canais que se propunham esclarecer isso mas nunca encontrei nada bom, só achei canais propondo conceitos subjetivos envolvidos em muita "mitologia".
      Talvez todo esse contexto explique porque eu uso os primeiros termos para me referir as três distorções tempo(fase), amplitude(tonal), simetria(harmônica) porque cada um foi mostrado dezenas de vezes na pequena tela do osciloscópio com poucos ciclos onde não fazia muito sentido os segundos termos.(fase)(tonal)e(harmônica). Não faz sentido medir distorção de um ciclo só então mencionava "distorção de simetria", um ciclo só não dá para ser considerado um tom então falava "distorção de amplitude" e falar que a fase mudou mudou faz menos sentido então falava "distorção de tempo" quem acompanhou entendeu e o mais importante aprendeu isso talvez mais do que indo a aula, porque quem assistiu assistiu porque estava interessado.
      Então aqui uma coisa puxa a outra quem não acompanha os videos e o que ocorreu nos nas Playlist passadas não entende os atuais e assim por diante.
      Espero não ter me enrolado muito.
      Forte Abraço Silvio!!!

  • @luisludwiktecnicoeletronic5516
    @luisludwiktecnicoeletronic5516 3 ปีที่แล้ว +1

    Esse MC intosh tem dois em mente pra comprar!!! Kkkk

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว +1

      E ai amigo comprou? Abraço!!

    • @luisludwiktecnicoeletronic5516
      @luisludwiktecnicoeletronic5516 3 ปีที่แล้ว +1

      @@douglas_hifi Kkk Que nada . o governo ladrão e essa pandemia não deixa a gente fazer nada!!! É um sonho esses mcs!!!

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว +1

      @@luisludwiktecnicoeletronic5516 Hehehehehe é verdade amigo!! E estamos votando em comunistas desde os anos 80s, todos eram, se a gente continuar assim nosso sonho vai ser comer um frango uma vês por mês como em cuba. Abraço amigo!!

    • @luisludwiktecnicoeletronic5516
      @luisludwiktecnicoeletronic5516 3 ปีที่แล้ว +1

      @@douglas_hifi verdade

  • @LeonardoCaldasSoares
    @LeonardoCaldasSoares 3 ปีที่แล้ว +1

    Ou seja... posso ter um TDA HignEND só ele ser banhado a ouro XD

    • @douglas_hifi
      @douglas_hifi  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá Leonardo!! hehehe basicamente é isso se montar um TDA com tudo que tem de melhor gabinete de aluminio usinado, transformadores R, capacitores, resistores de 1%, capacitores de 1% vai ser um amplificador HI-END em relação aos outros amps com mesmo TDA e não tem nada a ver com distorção. Podemos até dizer que um amplificador não hi-end tem uma thd mais hi-end em relação ao outro. Uma distorção de 0,5% para um valvulado é uma distorção hi-end mas a mesma de 0,5 para um transistorizado não é hi-end. O conceito de hi-end depende de onde se olha e não de números absolutos. Abraço amigo!!!