Informações (in)úteis: Freddie Mercury era Zoroastrista, e a música "Assim falou Zarathustra" é uma homenagem ao livro de mesmo nome de Friedrich Nietzche.
Pois é. Ele nasceu em Zanzibar, e os pais dele eram Parsi, que é uma das duas comunidades zoroastristas, na fronteira entre a India e o Paquistão. O funeral do Freddie foi conduzido dentro das tradições zoroastristas.
SUGESTÃO: O primeiro monoteísmo de fato (tinha um só Deus e nada mais) ocorreu no chamado período de AMARNA, no Egito, sob a regência do faraó Akhenaton, que teria instituído este culto à um Deus único, associado ao sol, para diminuir, ou fazer frente ao poder do clero egípcio... Durou muito pouco, mas pode ter influenciado fortemente o judaísmo primitivo, conforme sugere um ótimo documentário da BBC que leva o nome do faraó.
não chegou a ser monoteísmo. E historiadores presumem que a primeira religião do mundo teria sido meio monoteísta, quando encontram um cidade soterrada, na qual maior parte do povo se locomovia pelas lajes das casas . Creio que não é difícil achar esta informação.
@@jblp92 É verdade, mas isso ainda é monoteísmo de alguma forma, essa adoração a um único deus era incomum nos antigos povos (normalmente se adoravam deuses pessoais e deuses nacionais em conjunto, dependendo do momento). O henoteísmo ou monolatria é um pré-monoteísmo como foi o Yahwismo, Zoroastrismo, Antiga Religião Chinesa e o Atenismo, essas quatro ainda merecem o rótulo monoteísta, mesmo que não a sejam por completo...
Bruxo Dentola nossa, exatamente. O cara perde tempo da vida dele só pra criar uma conta especificamente pra um vídeo no qual o público não irá se interessar pelo zoroastrismo além de conhece-lo superficialmente como é o intuito. Sem contar que a abordagem utilizada não está levando a sério a religião.. A forma como está contada a diminui..
Mto bom o conteúdo, apenas uma sugestão: Quando falar dos lugares como o pirula falou da Mesopotamia, Pérsia, etc poderia colocar ilustração do mapa pra gente entender melhor... (igual as ilustrações do canal do Carlos Ruas (que faz tempo que não atualiza =\) ou apenas uma foto marcada onde é o lugar (não precisa ser uma edição fantástica). Ficaria mais didático.
Acompanho sempre essa série do canal, adoro essa temática religiosa e saber mais sobre isso é entender mais sobre a história humana; Recentemente estudando conceitos relacionados a isso me deparei com uma coincidência no mínimo curiosa, bem que poderiam fazer um video a respeito...trata-se das eras astrológicas e de como algumas simbologias foram inseridas (espontaneamente ou não, nunca saberemos) dentro das religiões predominantes em cada era; Exemplificando, atualmente vivemos na era de Peixes e peixe é o símbolo do cristianismo, além de várias outras simbologias relacionadas (apóstolos pescadores, milagre da multiplicação dos peixes, etc.); um pouco antes do nascimento de Cristo encerrava-se a era de Áries, e dentro do mesmo contexto bíblico temos muitos elementos do antigo testamento que conotam essa simbologia ariana como o cordeiro pascal, profetas pastores, etc.; anterior a isso temos a era de Touro, que também é um elemento marcante em diversas religiões do período, várias já citadas aqui, como Mitraísmo, Hinduísmo, o próprio Zoroastrismo, entre outros...é uma coincidência (ou não) curiosa, valeria a pena um Curiosity sobre o assunto.
Eu quis conhecer o Zaratustra por causa de Nietszche, estudei a história da pérsia na faculdade,mas n aprofundei na religião deles. agr que to conhendo em vários lugares. mt massa saber.
Adoro o Curiosity!!! Por mim, podia ter Curiosity todas as segundas, quartas e sextas!!!! Intercalando com Ponto em Comum, Clube da Toalha, Slow, e Garrancho!!!!
Isso que eles falam nao é conhecimento e sim ingnorancia , pois nao pesquisam a respeito da biblia e acabam falando asneiras . e sim existe um Deus sim e todo poderoso
Muito bom. Conheci o zoroastrismo quando estudei história das religiões, mas vocês pesquisaram vários detalhes que não conhecia. Parabéns pelo vídeo com bom humor!
@@g-troniceletronicaesocieda3859 2 years later ...sorry: sim, confere. Apenas a diferença que o deus "bom" era chamado de Ormuz, mas procurando vi que Mazda também é correto.
Uma coisa legal de observar sobre a importação cultural indiana na Pérsia, é que eles também tinham um sistema de castas, a casta sacerdotal (similar a brâmanes hindus) eram os Magos, e é dai que vem a palavra. Os Magos na época do Ciro e do Dario odiavam o Zaratustra, por que o Zorostrismo era contra o sistema de castas.
Havia monolatrias em algumas nações do crescente fértil. Eles não acreditavam em apenas um único Deus, mas sim na primazia de uma divindade sobre as outras. Até nos dias atuais, é difícil conceber um monoteísmo restrito, afinal, anjos são seres imortais atuando também no mundo natural, apesar de não serem criadores.
Eu sou católica e respeito todas as outras religiões. Mas não há religião mais perfeita linda maravilhosa do que a da prática do bem, e amarmos uns aos outros... Fico feliz de saber que essa zoroastrismo é parecida com a dos cristãos.
Also sprach Zarathustra (Assim falava - ou falou - Zaratustra) é uma obra de Richard Strauss que foi inspirada em uma obra de mesmo nome do filosófo e filólogo clássico Friedrich Nietzsche. Muito bom o vídeo por sinal.
Olá! Gosto desta série. Divertidíssimo. Queria contribuir informando que existe a expressão teísmo monocentrista que é a eleição de um deus favorito, com culto apenas a ele, mas admitindo que existam outros deuses. Muitas vezes esse tipo de culto precede o monoteísmo. É provável aliás que os hebreus eram monocentristas antes de serem monoteístas.
Os textos zoroastrianos e judeus citavam uma espécie de monocentrismo ou henoteísmo,os Gathas citam a existências dos yazatas (adoravéis) e de divindades como Rashnu,e uma inscrição de Dário I ou II cita os deuses Ormuzid,Ahanita e Mithra. Os textos judaicos como um dos salmos diz "El está na assembléia divina,julga no meio dos elohim (deuses/poderosos)",e o mandamento "Não terás outros deuses diante/a cima de mim" indicam um henoteísmo. O monoteísmo judaico só chegou no exílio babilônico em forma natural.
Eu não ia dar joinha não, mas esta homenagem, foi emocionante! 🥲
8 ปีที่แล้ว +3
Admiro muito os vídeos de vocês, aprendo demais! E por acompanhar os vídeos digo que a combinação "frase de deboche + pseudo elogio = desastre". Sou professora e sei que ensinar de forma ''neutra'' é impossível, vai ter sempre uma parte das nossas ideias no que ensinamos. Enfim, acho que conquistariam mais público se não "forçassem elogios" para um assunto que pouco importa se você concorda ou não, o importante é conhecer e aprender sobre como essas ideias foram construídas.
pessoas que não entendem zoeira: - onde vivem? - o que fazem? - o que as impedem de entendê-la? eu não sei quando, mas talvez não vai ser nesta sexta, e não será no Globo Repórter. kkkkkkkkkkkkkkkk
vcs deveriam assistir "A tenda de Necromante" um exegeta e teólogo não religioso. Ele nos dá um banho sobre cultura judaico-cristã então sempre nos fala da influência persa na cultura judaico-cristã.
Já cheguei também a essa mesma conclusão. Toda e qualquer religião você pode rastrear sua origem. É basicamente copy e past de outras vertentes religiosas. Eles mudam uma coisinha ali, outra ali, para não ficar exatamente igual. Quando olhamos o contexto histórico, faz todo sentindo o porque do surgimento de tais dogmas, de tais mitos de criação. Por fim, chegamos a conclusão que todos os mitos de criação e deuses foram criados pelo o Homem.
Outro dia ouvi uma pessoa dizer que: Deuses, fantasmas e ET's, só existem onde há o ser humano... Fiquei pensando e isso até que tem um certo sentido. rsrs
Vocês ouvem ateus tem a mania de ouvirem argumentos que ja foram desmoralizados por William Lane Craig, Alvin Plantinga, Tomás de Aquino e etc... o problema dr vcs é que vcs so dao ouvidos aos argumntos favoráveis ao ateísmo/agnosticismo... e nem sequer se dao ao trabalho de ouvirem ou ler as reputações contra o ateismo
A manutenção constante do fogo teria a ver com o culto ao deus familiar da antiguidade conforme descrito pelo livro "A Cidade Antigua", de Fustel de Coulanges?
19:47 Foi legal vocês comentarem isso porquê eu passo pelo mesmo. Não encontro traduções pra maioria dos textos que eu procuro, por isso tô com vontade de traduzi-los, pelo menos do inglês. Óbvio que não seria uma fonte lá muito boa porquê seria uma tradução a partir de fontes secundárias em outros idiomas, mas talvez ajudaria na propagação de algum conhecimento. Eu queria começar pelos Eddas já que tô no hype de God of War e Vikings, mas a avesta tá na minha lista também :)
Demais o vídeo! Ah, o "não cobrar juros" teve um peso muito grande no cristianismo também. Tanto que na Idade Média os judeus podiam emprestar dinheiro a juros, e (também) por isso eram párias em sociedades regidas pelo cristianismo. A peça "O Mercador de Veneza" mostra bem isso.
Simplesmente AMEI!!!! =D Eu via essa religião no Civilization, mas mesmo lá não tem TODA essa informação, e eu sempre queria saber mais sobre isso. Vocês tão SUPER de parabéns!! =D O Jimmy é fofo. Mas o som é mais ou menos. rsrsrsrs
Parabéns a vocês pelo trabalho bem feito. Os vídeos do Curiosity são muito bons, e a série Criacionismos é muito elucidativa. Tenho interesse em mitologia comparada, mais pela relação linguística entre os diversos povos. Vídeo muito bom. Gostaria de aproveitar e levantar alguns pontos relevantes: (i) 20:54 o Iraque é xiita, excetuando-se pelo Estado Islâmico; (ii) 9:28 uma coisa importante da mitologia comparada é que tanto o politeísmo grego quanto o Zoroastrismo têm uma base indo-europeia (vide en.wikipedia.org/wiki/Proto-Indo-European_religion), mas parece que não há nada conclusivo sobre qualquer potencial ligação entre Zurvan e Chronos (vide a sentença "Although Sassanid era Zurvanism was certainly influenced by Hellenic philosophy, the relationship between it and the Greek divinity of Time (Chronos) has not been conclusively established." em en.wikipedia.org/wiki/Zurvanism); (iii) mas pode-se notar na mesma referência que o nome Zurvan tem uma etimologia comum com a palavra sânscrita "sarva", que significa "todo, inteiro" (The Avestan word zruvan is etymologically related to the late (post-Vedic) Sanskrit word sarva, meaning "all, entire", and which carries a similar semantic field in signifying a monist quality.); (iv) os iranianos e os arianos faziam parte de um único grupo indo-iraniano, vide pelas relações em suas religiões (en.wikipedia.org/wiki/Proto-Indo-Iranian_religion); e (v) por fim, cabe notar que arianos criam que os devas eram as divindades principais (e mais benevolentes), enquanto que os asuras eram semideuses ou demônios; por outro lado, no zoroastrismo, os ahuras eram criaturas angelicais (seu nome está ligado aos asuras védicos e os aesir nórdicos - notar também sua relação com o nome de Ahura Mazda) enquanto que os daevas eram considerados falsos deuses (fontes: en.wikipedia.org/wiki/Proto-Indo-Iranian_religion; en.wikipedia.org/wiki/Deva_(Hinduism); en.wikipedia.org/wiki/Daeva; en.wikipedia.org/wiki/Asura, e en.wikipedia.org/wiki/Ahura).
Um Deus e uma religião servem para um estudante saber os custumes e anseios de um povo, um deus é a personificação dos desejos de uma sociedade, o povo segue a religião por que ela fala o que ele acredita ser certo. Logo essas ideias evoluem para outras, uma religião evolui para outras.
Além do Fred Mercury (já citado), também o maestro Zubin Mehta é zoroastriano. Fred (Farrouk) e Zubin são parsis, ou seja, persas que migraram para a Índia, para manterem sua religião.
@live free so as prefecias a repeito de cristo muito anos antes dele nascer nos livros profeticos do antigo testamento faz , a pessoa para pra pensar , ham como que fica isso, pequisa . e detalhe é que nao tinha mesionado a guerra dos 6 dias , que aconteçe algo sobrenatural , coidado com essa informaçoes pela metade .thal
15:11 Bacana essa menção aos juros. Na Idade Média, a Igreja Católica também se opunha fortemente a essa cobrança, e isso só foi se atenuar com a Reforma Protestante, que estava sendo abraçada por muitos que viam nela uma oportunidade de enriquecer.
Muito legal! Já sabia alguma coisa do Zoroastrismo. Quando adolescente ganhei um atlas geográfico que tinha um capítulo sobre religiões. Isso despertou minha curiosodade pelo tema. Assim tornei me ateu.
Kkkkkkkkkkkkkkkk Esses seres leram coisas no Wikipedia e, por consequência, saem disseminando desinformação pela internet. Não há povo sem religião. Todo povo é fundado em uma religião. Os judeus existem há milhares de anos. Portanto, desde então praticam sua fé. Apenas o calendário judaico jâ tem cerca de 6.000 anos. A tradição doutrinária oral judaica existe muito antes e Deus provavelmente tenha se dirigido aos judeus ainda anteriormente à formulação da doutrina oral. Porém, o Antigo Testamento só foi escrito depois que o povo hebreu tinha acesso à escrita e quando ele optou por registrar por escrito a doutrina revelada. As outras religiões tiveram como fundadores pessoas que viveram há muito menos tempo. Foi o judaísmo que influenciou as religiões vizinhas que são parecidas com ele,, não o contrário, como querem esses fulanos. Zoroastro, por exemplo, só viveu entre 1.500a.C. e 500a.C.. Portanto, recebeu influências judaicas. Esse vídeo - que mostra a libertinagem que há hoje em dia para qualquer um falar sobre religião, filosofia e ciência - prova o quanto a humanidade necessita da Inquisição. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Bjinhosssssssss
oi , eu ia gostar muito mesmo de ver um videos sobre Aquenáton (o faraó )e o deus Áton a sua visão de deus único e primeira divindade unica é muito legal mesmo. tenho certeza que vai ser da hora ^_^ obrigado
Legal, mas acho que vale a pena observar a diferença de Zoroastro ou Zaratustra personagem histórico-religiosa do Zoroastrismo, da personagem de ficção Zaratustra de Nietizsche, que ao mesmo tempo zombava e criticava Zoroastro personagem histórico-religiosa, seguindo a linha do pensamento, defendido por ele, Nietsziche. O livro "Assim Falava Zaratustra", traz no texto uma ideia recorrente que permeou sua obra, naquilo que o filósofo considerava o que deveria ser o correto, dentro de sua concepção de evolução do homem comum para alguém superior, o que ele conceitualizou de "SUPER-HOMEM" , tema tb abordado em outros livros como"Ecce Homo", e em diversos aforismos do próprio autor. Nietsziche, ateu e crítico combativo das religiões, em especial do cristianismo, defendia que a evolução do Homem, passaria por recusar a Deus, acatando a RAZÃO como ÚNICO NORTE da humanidade. A RAZÃO seria a única coisa que realmente poderia fazer o ser humano se tornar MELHOR, SUPERIOR, OTIMIZADO AO MÁXIMO DENTRO DE SUAS CAPACIDADES. Os registros, e crenças que se perpetuaram até a atualidade, e trazem o conhecimento Zoroastrista, mantendo a religião viva ainda nos nossos dias, consideram ZOROASTRO, como sendo o codificador/criador do ZOROASTRISMO, mas é bom lembrar que a vida desta personagem histórico-religiosa, Zaratustra ou Zoroastro, é envolta em mistério e incerteza, a começar, por exemplo, pela datação de seu período de vida dentro da história da humanidade, já que não há provas ou consenso a respeito. Podemos ver isso, como outra "coincidência" com fatos da história do Cristianismo. Se formos verificar teorias de parte dos estudiosos de Mitologia, história das religiões, e até o caráter arquetípico da personagem religiosa Zoroastro - sábio, iluminado, redentor, possuidor da Palavra e herói (haveria ele inclusive, pelo que consta, morrido assassinado, fato clássico da figura do HERÓI ) - , e todas as lacunas percebidas em sua história, é fácil verificar porque tem gente que duvida até, se ele existiu de fato. A história de Zoroastro se perde entre mito e realidade, assim como outras... Tá no mesmo balaio de figuras como Hermes Trismegisto o "Mago", e até tb, da personagem bíblico-histórica do próprio Jesus de Nazaré o Cristo, que muitos defendem, também, que sequer tenha existido, ao menos não, conforme conta o Novo Testamento, dada a falta de provas cabais de sua passagem pela terra,. Vale aqui considerar por exemplo, o fato de que o Santo Sudário, relíquia católica que seria uma "evidência" da existência do redentor, é uma peça sem valor arqueológico comprovado, dados os resultados dos últimos testes científicos realizados a partir de amostra do objeto, que não evidenciaram sua datação, como sendo da época em que Jesus de Nazaré viveu - ou teria vivido talvez, dentro de um contexto da suposição-, deixando o pedaço de pano a ser considerado sagrado por uma questão de fé/dogma religiosos. Além disso, há um questionamento a respeito do fato de Jesus não ter deixado registro escrito, (ao menos não que se tenha conhecimento) de nada de sua história ou pregação, feito por si mesmo. Os Evangelhos são textos escritos supostamente por seus seguidores apóstolos. Há ainda a fato da falta de informação sobre boa parte da vida de Cristo. Oque ele fazia e por e por onde andou antes do período imediato de início da pregação da Palavra? Para saber + e se aprofundar no assunto vale: Coleção "As Máscaras de Deus", e os livros "O Herói de Mil Faces" e "O Poder do Mito", todos de Joseph Campbell; "O Homem e Seus Símbolos - C G Jung e o próprio "Assim Falava Zaratustra" do Nietsziche, dentre outros. Grande abraço. Parabéns pelo trabalho. Robson R Santos
Só uma observação: NIetszche (pelo menos até onde sei) não era ateu. Li várias de suas obras (não todas) e não vi em momento algum ele fazer tal declaração. Também não lembro de ter visto em nenhum documentário ou lido algum comentador falando sobre essa postura dele. Podemos dizer que ele foi um grande crítico do cristianismo mas não podemos deduzir a partir disto que ele era ateu.
Está comprovado que além de os textos sobre Zaroastro terem sido escritos MUITO tempo depois da sua existência, tb se sabe que alguns deles tipo século 9 foram adulterados. Portanto se os textos foram escritos depois do novo testamento não será mais plausível estes terem copiado o Cristianismo e não o contrário? Não existe NENHUMA religião que tenha escritos em que a morte do líder e a passagem ao papel da sua mensagem tenha sido mais rápida que no Cristianismo, por exemplo no budismo este lapso de tempo é ENORME.
Meh, não necessariamente. Se fosse um caso isolado seria plausível, mas há outras instâncias do cristianismo ter se inspirado em mitologias ou estórias mais antigas durante sua evolução. Há um dilúvio muito parecido com o dilúvio bíblico nos contos de Gilgamesh, que precede o cristianismo. Além da imagem da Virgem Maria segurando o Menino Jesus ter sido claramente inspirada na imagem de Isis segurando seu filho Hórus e por aí vai.
+Canal do Pirula Tem como depois fazer um vídeo sobre a religião proto-indo-européia, a religião do povo que gerou os nórdicos, gregos, hindus, zoroastras, etc? A religião proto-indo-européia tem MUITA semelhança com as religiões desses povos (até porque é o ancestral em comum delas).
Kkkk não consigo parar de ver vídeos de vcs dois juntos!! Kkk
5 ปีที่แล้ว +7
Irmão bom e irmão mau Só faltou falar sobre um deles "Se eu cheguei onde cheguei é porque eu ME-RE-CI! P..." Lembrando também, pai beneficiando filho. "Pretendo beneficiar meu filho sim"
Eu tenho um conhecido que é dessa religião ai, tanto é que o apelido dele é zoroastro. O cara não bate bem das ideias mas é gente boa kkkkkkkk E essa camisa ai Pirula, meus 2 centavos!! vc gosta de assistir esse canal ou tem a camisa por outro motivo?
pessoal do canal, uma dica rápida: pra amenizar o eco do estúdio, comecem a utilizar tapetes, almofadas, ou lençóis contra a direção da onda sonora. os tecidos absorvem as ondas que sobram, testem que vai valer a pena! abração
Informações (in)úteis: Freddie Mercury era Zoroastrista, e a música "Assim falou Zarathustra" é uma homenagem ao livro de mesmo nome de Friedrich Nietzche.
CARALHO, esse do Freddie eu não sabia!! QUE LOUCO!
Pois é. Ele nasceu em Zanzibar, e os pais dele eram Parsi, que é uma das duas comunidades zoroastristas, na fronteira entre a India e o Paquistão.
O funeral do Freddie foi conduzido dentro das tradições zoroastristas.
Que massa. Não sabia dessa
Verdade Freddie era zoroastrista.
Era uma Ópera e não uma música
Bonita camiseta, Pirula.
Onde compro uma dessa?
Meus 2 Centavos melhor Canal na categoria....
Foda-se
Os vídeos do blablalogia geralmente têm de 4 a 10 minutos
coloca o Pirula fica com 20 :-)
Apenas Outro Pensador kkkkkkk boa!
Interrompe toda hora e só falou merda tirando o raciocínio do outro
@@macacobiruta3116
Crente detectad
SUGESTÃO: O primeiro monoteísmo de fato (tinha um só Deus e nada mais) ocorreu no chamado período de AMARNA, no Egito, sob a regência do faraó Akhenaton, que teria instituído este culto à um Deus único, associado ao sol, para diminuir, ou fazer frente ao poder do clero egípcio... Durou muito pouco, mas pode ter influenciado fortemente o judaísmo primitivo, conforme sugere um ótimo documentário da BBC que leva o nome do faraó.
Moises e o monoteísmo, Freud
Na verdade isso foi um monolatria , ou seja, tentativa sutil de transformar um politeísmo num monoteísmo, isso é comum em algumas religiões.
não chegou a ser monoteísmo. E historiadores presumem que a primeira religião do mundo teria sido meio monoteísta, quando encontram um cidade soterrada, na qual maior parte do povo se locomovia pelas lajes das casas . Creio que não é difícil achar esta informação.
Isso não é monoteísmo, era henoteismo.
@@jblp92 É verdade, mas isso ainda é monoteísmo de alguma forma, essa adoração a um único deus era incomum nos antigos povos (normalmente se adoravam deuses pessoais e deuses nacionais em conjunto, dependendo do momento).
O henoteísmo ou monolatria é um pré-monoteísmo como foi o Yahwismo, Zoroastrismo, Antiga Religião Chinesa e o Atenismo, essas quatro ainda merecem o rótulo monoteísta, mesmo que não a sejam por completo...
Como é bom ouvir pessoas sensatas e embasadas, estamos carentes de falas claras , baseadas em evidências e estudos . Obrigado!
Valeu pela divulgação!
Zoroastro E assim falou zoroastro
Bruxo Dentola nossa, exatamente. O cara perde tempo da vida dele só pra criar uma conta especificamente pra um vídeo no qual o público não irá se interessar pelo zoroastrismo além de conhece-lo superficialmente como é o intuito. Sem contar que a abordagem utilizada não está levando a sério a religião.. A forma como está contada a diminui..
Zoroastro 😁
De nada
Kkkkk
Mto bom o conteúdo, apenas uma sugestão:
Quando falar dos lugares como o pirula falou da Mesopotamia, Pérsia, etc poderia colocar ilustração do mapa pra gente entender melhor... (igual as ilustrações do canal do Carlos Ruas (que faz tempo que não atualiza =\) ou apenas uma foto marcada onde é o lugar (não precisa ser uma edição fantástica).
Ficaria mais didático.
Acompanho sempre essa série do canal, adoro essa temática religiosa e saber mais sobre isso é entender mais sobre a história humana;
Recentemente estudando conceitos relacionados a isso me deparei com uma coincidência no mínimo curiosa, bem que poderiam fazer um video a respeito...trata-se das eras astrológicas e de como algumas simbologias foram inseridas (espontaneamente ou não, nunca saberemos) dentro das religiões predominantes em cada era; Exemplificando, atualmente vivemos na era de Peixes e peixe é o símbolo do cristianismo, além de várias outras simbologias relacionadas (apóstolos pescadores, milagre da multiplicação dos peixes, etc.); um pouco antes do nascimento de Cristo encerrava-se a era de Áries, e dentro do mesmo contexto bíblico temos muitos elementos do antigo testamento que conotam essa simbologia ariana como o cordeiro pascal, profetas pastores, etc.; anterior a isso temos a era de Touro, que também é um elemento marcante em diversas religiões do período, várias já citadas aqui, como Mitraísmo, Hinduísmo, o próprio Zoroastrismo, entre outros...é uma coincidência (ou não) curiosa, valeria a pena um Curiosity sobre o assunto.
Jymmy falou pouco mas falou bonito, melhor pessoa
O Pirula sorri tão pouco no Canal dele, e acho ele TÃO engraçado, que só o sorriso dele já me faz rir muito! Hahahahahahahahahahahahaaa...
Por favor, pelo amor de odin, não parem com esse quadro!!! A não ser que acabem as mitologias criacionistas kkkkkk Muito bom trabalho
Esse é o lado bom de ser ateu,estudar religiões sem fanatismo,só por curiosidade mesmo.
Cale a boca seu pagão vc vai queimar no imferno
@J. Müller aAAaaaAaaAaaaaAAAAAaa seu pagao da porrAAa vc vai pro inferno
Eu quis conhecer o Zaratustra por causa de Nietszche, estudei a história da pérsia na faculdade,mas n aprofundei na religião deles. agr que to conhendo em vários lugares. mt massa saber.
@Eryka Blake eu acredito 👍
@Eryka Blake eu n sou um boi sou uma pessoa 😊👍
faz um vídeo sobre o criacionismo tolkeniano
No princípio havia Iluvatar...
Melhor criacionismo
up
o video vai ter mais de 1 hora
eita ia ser foda
Adoro o Curiosity!!! Por mim, podia ter Curiosity todas as segundas, quartas e sextas!!!! Intercalando com Ponto em Comum, Clube da Toalha, Slow, e Garrancho!!!!
Logo agora que tô manjando orar pro deus polinésio...
Ps: Jimmy não deu palpite porque ele é neutro.
agnóstico foda
Jimmy Neutro hahahahahahaha (como eu sou besta)
pqp, boa essa piada kkkkkk
"Ps: Jimmy não deu palpite porque ele é neutro" kkkkkkkkkkkkkkk chorei de rir!!
Ba dum tss rsrsrsrsrsts
Mais uma vez, muito obrigado por gastar seu tempo fazendo estes vídeos maneiríssimos sobre ciência e religião. Vocês dois são show!
Vocês são maravilhosos. eu adoro os vídeos do BláBláLogia como um todo, mas os do curiosity são ainda melhores.
Se tem uma divindade que deve ser adorada, é a internet. Com a internet, só vive na escuridão do conhecimento, quem quer. Bom vídeo! Excelente aula!
Isso que eles falam nao é conhecimento e sim ingnorancia , pois nao pesquisam a respeito da biblia e acabam falando asneiras . e sim existe um Deus sim e todo poderoso
@@paulomacedo5041 existem vários
@@paulomacedo5041 concordo, é pura ingnorância!
@@ArthurxEditz "ingnorância" kkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom. Conheci o zoroastrismo quando estudei história das religiões, mas vocês pesquisaram vários detalhes que não conhecia. Parabéns pelo vídeo com bom humor!
Gileno Novaes fala um pouco do que você aprendeu? Confere com o video?
@@g-troniceletronicaesocieda3859 2 years later ...sorry: sim, confere. Apenas a diferença que o deus "bom" era chamado de Ormuz, mas procurando vi que Mazda também é correto.
Essa série espero ansiosa! ADORO!!!
Uma coisa legal de observar sobre a importação cultural indiana na Pérsia, é que eles também tinham um sistema de castas, a casta sacerdotal (similar a brâmanes hindus) eram os Magos, e é dai que vem a palavra. Os Magos na época do Ciro e do Dario odiavam o Zaratustra, por que o Zorostrismo era contra o sistema de castas.
Havia monolatrias em algumas nações do crescente fértil. Eles não acreditavam em apenas um único Deus, mas sim na primazia de uma divindade sobre as outras. Até nos dias atuais, é difícil conceber um monoteísmo restrito, afinal, anjos são seres imortais atuando também no mundo natural, apesar de não serem criadores.
Como sinto falta dessa série...
Estou sempre revendo os vídeos sobre criacionismo
Que saudade desses vídeos!! Amo essa "série" de vídeos demais, espero muito que volte. :))))
Eu sou católica e respeito todas as outras religiões. Mas não há religião mais perfeita linda maravilhosa do que a da prática do bem, e amarmos uns aos outros... Fico feliz de saber que essa zoroastrismo é parecida com a dos cristãos.
Ate pq o zoroastrismo e varias outras religiões influênciaram na criação do cristianismo
Na verdade o cristianismo qé parecido com o zoroastrismo, afinal ele é muito mais antigo
OBS.: O microfone na mesa trouxe para vocês o melhor audio que seu canal ja teve!
Also sprach Zarathustra (Assim falava - ou falou - Zaratustra) é uma obra de Richard Strauss que foi inspirada em uma obra de mesmo nome do filosófo e filólogo clássico Friedrich Nietzsche. Muito bom o vídeo por sinal.
Acho q de todas,essa foi uma das histórias mais bem montadas q já teve por aqui,eu gostei bastante dessa religião.
Olá! Gosto desta série. Divertidíssimo. Queria contribuir informando que existe a expressão teísmo monocentrista que é a eleição de um deus favorito, com culto apenas a ele, mas admitindo que existam outros deuses. Muitas vezes esse tipo de culto precede o monoteísmo. É provável aliás que os hebreus eram monocentristas antes de serem monoteístas.
Os textos zoroastrianos e judeus citavam uma espécie de monocentrismo ou henoteísmo,os Gathas citam a existências dos yazatas (adoravéis) e de divindades como Rashnu,e uma inscrição de Dário I ou II cita os deuses Ormuzid,Ahanita e Mithra.
Os textos judaicos como um dos salmos diz "El está na assembléia divina,julga no meio dos elohim (deuses/poderosos)",e o mandamento "Não terás outros deuses diante/a cima de mim" indicam um henoteísmo.
O monoteísmo judaico só chegou no exílio babilônico em forma natural.
Eu não ia dar joinha não, mas esta homenagem, foi emocionante! 🥲
Admiro muito os vídeos de vocês, aprendo demais! E por acompanhar os vídeos digo que a combinação "frase de deboche + pseudo elogio = desastre". Sou professora e sei que ensinar de forma ''neutra'' é impossível, vai ter sempre uma parte das nossas ideias no que ensinamos. Enfim, acho que conquistariam mais público se não "forçassem elogios" para um assunto que pouco importa se você concorda ou não, o importante é conhecer e aprender sobre como essas ideias foram construídas.
Carlos, por incrível que pareça, eu ESPERAVA! Na hora que vi que estava falando, vi que seria o zoroastrismo
o Jimmy é fofo :3
kkkkkkkkkkkkkkk
pelo o ronco do motor....
pessoas que não entendem zoeira:
- onde vivem?
- o que fazem?
- o que as impedem de entendê-la?
eu não sei quando, mas talvez não vai ser nesta sexta, e não será no Globo Repórter.
kkkkkkkkkkkkkkkk
Lucas Távora eu tô ligado po o pirula que disse eu que tô te zuando
cara, eu tava zoando com o comentário do Globo reporter. por isso o "kkkkk" no final O.o
vcs deveriam assistir "A tenda de Necromante" um exegeta e teólogo não religioso. Ele nos dá um banho sobre cultura judaico-cristã então sempre nos fala da influência persa na cultura judaico-cristã.
A influência persa-babilônica é tão importante que eles dividem a religião israelita entre antes e depois do exílio babilônico 😅
quanto mais eu vejo esses vídeos, mais eu entendo que religião é repetição... que coisa...
A Epopeia de Gilgamesh e os textos de Gênesis, relacionados ao Dilúvio, é um grande exemplo disso.
Já cheguei também a essa mesma conclusão. Toda e qualquer religião você pode rastrear sua origem. É basicamente copy e past de outras vertentes religiosas. Eles mudam uma coisinha ali, outra ali, para não ficar exatamente igual. Quando olhamos o contexto histórico, faz todo sentindo o porque do surgimento de tais dogmas, de tais mitos de criação. Por fim, chegamos a conclusão que todos os mitos de criação e deuses foram criados pelo o Homem.
Outro dia ouvi uma pessoa dizer que: Deuses, fantasmas e ET's, só existem onde há o ser humano... Fiquei pensando e isso até que tem um certo sentido. rsrs
Moça, suas playlists e curtidas estão públicas. Bom, só avisando mesmo, caso se preocupe com privacidade :)
Vocês ouvem ateus tem a mania de ouvirem argumentos que ja foram desmoralizados por William Lane Craig, Alvin Plantinga, Tomás de Aquino e etc... o problema dr vcs é que vcs so dao ouvidos aos argumntos favoráveis ao ateísmo/agnosticismo... e nem sequer se dao ao trabalho de ouvirem ou ler as reputações contra o ateismo
Eu estudei tbm e é fascinante.
valeu demais...
adorei a música no fim
como nao amar vcs? Carlos vc eh maravilhoso!!!
A manutenção constante do fogo teria a ver com o culto ao deus familiar da antiguidade conforme descrito pelo livro "A Cidade Antigua", de Fustel de Coulanges?
19:47 Foi legal vocês comentarem isso porquê eu passo pelo mesmo.
Não encontro traduções pra maioria dos textos que eu procuro, por isso tô com vontade de traduzi-los, pelo menos do inglês. Óbvio que não seria uma fonte lá muito boa porquê seria uma tradução a partir de fontes secundárias em outros idiomas, mas talvez ajudaria na propagação de algum conhecimento.
Eu queria começar pelos Eddas já que tô no hype de God of War e Vikings, mas a avesta tá na minha lista também :)
que foda o trabalho de vocês !
Demais o vídeo! Ah, o "não cobrar juros" teve um peso muito grande no cristianismo também. Tanto que na Idade Média os judeus podiam emprestar dinheiro a juros, e (também) por isso eram párias em sociedades regidas pelo cristianismo. A peça "O Mercador de Veneza" mostra bem isso.
E aquela história de que os "3 reis magos" eram possivelmente zoroastra.. confere?
Jairo Master deve ser msm
Sim, eram. "Magi" é o nome que se dá aos sacerdotes zoroastras. Os "3 reis magos" eram sacerdotes zoroastras.
Daniel da bíblia, também recebeu o título de "Magi"
Eita! Sério? Pode passa algum link da fonte, por favor?
David Almeida O link está no livro de Daniel. Leia a bíblia. Amém irmaõ?
Simplesmente AMEI!!!! =D
Eu via essa religião no Civilization, mas mesmo lá não tem TODA essa informação, e eu sempre queria saber mais sobre isso. Vocês tão SUPER de parabéns!! =D
O Jimmy é fofo. Mas o som é mais ou menos. rsrsrsrs
A grande regra de ouro, nessas horas que eu lembro como nosso povo é bem cristão mesmo, né? No mínimo algo pra se refletir...
*****
bingo!
Zx_Romano_xZ De fato ótimo, todos deviam ser como ele, puta gente boa e tals.
(ps: tô continuando a zuera kkk)
*****
A lista é imensa...
*****
outro comentario classico de br, sou catolico nao praticante, como se existisse um praticante... kkkkk
*****
indeed xD
Adicionou muito a minha pesquisa sobre.... Tb simpatizei muito!!!!
zoroatras são os primeiros hipsters
huahuahuahuahua!!!!!!!!
hahah assim falou zaratustra!!
assim eu falei!!! hu3hu3hu3hu3
Shhs
Parabéns a vocês pelo trabalho bem feito. Os vídeos do Curiosity são muito bons, e a série Criacionismos é muito elucidativa. Tenho interesse em mitologia comparada, mais pela relação linguística entre os diversos povos. Vídeo muito bom. Gostaria de aproveitar e levantar alguns pontos relevantes: (i) 20:54 o Iraque é xiita, excetuando-se pelo Estado Islâmico; (ii) 9:28 uma coisa importante da mitologia comparada é que tanto o politeísmo grego quanto o Zoroastrismo têm uma base indo-europeia (vide en.wikipedia.org/wiki/Proto-Indo-European_religion), mas parece que não há nada conclusivo sobre qualquer potencial ligação entre Zurvan e Chronos (vide a sentença "Although Sassanid era Zurvanism was certainly influenced by Hellenic philosophy, the relationship between it and the Greek divinity of Time (Chronos) has not been conclusively established." em en.wikipedia.org/wiki/Zurvanism); (iii) mas pode-se notar na mesma referência que o nome Zurvan tem uma etimologia comum com a palavra sânscrita "sarva", que significa "todo, inteiro" (The Avestan word zruvan is etymologically related to the late (post-Vedic) Sanskrit word sarva, meaning "all, entire", and which carries a similar semantic field in signifying a monist quality.); (iv) os iranianos e os arianos faziam parte de um único grupo indo-iraniano, vide pelas relações em suas religiões (en.wikipedia.org/wiki/Proto-Indo-Iranian_religion); e (v) por fim, cabe notar que arianos criam que os devas eram as divindades principais (e mais benevolentes), enquanto que os asuras eram semideuses ou demônios; por outro lado, no zoroastrismo, os ahuras eram criaturas angelicais (seu nome está ligado aos asuras védicos e os aesir nórdicos - notar também sua relação com o nome de Ahura Mazda) enquanto que os daevas eram considerados falsos deuses (fontes: en.wikipedia.org/wiki/Proto-Indo-Iranian_religion; en.wikipedia.org/wiki/Deva_(Hinduism); en.wikipedia.org/wiki/Daeva; en.wikipedia.org/wiki/Asura, e en.wikipedia.org/wiki/Ahura).
Gostaria de um vídeo falando sobre a religiao tupí guarani. Acho muito interesante e não tem muita informaçao sobre
Melhor dupla de 2 youtubers do universo TH-cam.
Mas agora veio uma dúvida até bastante óbvia: Por que Nietzsche usou Zaratustra?
Já sabe a resposta? Se souber compartilha comigo, pfv
Melhor programa, devia ser ilegal pra dar uma adrenalina.
Um Deus e uma religião servem para um estudante saber os custumes e anseios de um povo, um deus é a personificação dos desejos de uma sociedade, o povo segue a religião por que ela fala o que ele acredita ser certo. Logo essas ideias evoluem para outras, uma religião evolui para outras.
se não me engano os 3 Reis magos que sabiam que o messias nasceria e o foram encontrar , esses 3 eram zoroastristas vindos da Percia
eu amei essa série estou aprendendo muita coisa que eu não sabia
Além do Fred Mercury (já citado), também o maestro Zubin Mehta é zoroastriano. Fred (Farrouk) e Zubin são parsis, ou seja, persas que migraram para a Índia, para manterem sua religião.
Vídeo divertido e informativo!! Parabéns ao canal e aos apresentadores!!.
finalmente algo relacionado comigo!!!! hu3hu3hu3
E comigo.
Eu acho divertido este ceticismo de vocês...rsrs...à cada informação impactante, um arregalar dos olhos, e esse tom de: "Ohh!" (Hehehe...)
Não foi o Akhenaton o primeiro a flertar com o monoteísmo?
BEM lembrado!!!
Canal do Pirula o pirula Nietzsche n tem um livro com o título " assim falava Zaratustra"
O livro do Nietzsche é "Assim falou Zaratustra"
Jonathan Faria São o mesmo cara, Zaratustra é a forma em persa, Zoroastro em árabe.
Zoroastro é em Grego, e não em arabe
Bom vídeo! Até hoje existe o Zoroastrismo na Índia. O livro sagrado deles é muito semelhante a algumas coletâneas dos Vedas, bem como o culto ao fogo.
essa necessidade do deus do bem de ter pessoas boas e tals, fieis ao deus bom, para vencer o mal, me lembrou goku e a genki dama rsrsrsrs'
Porque vcs ateu tem contra Deus , isso incomoda
@live free isso é ecvocado , Deus é bem mais real do muita coisa viu.
@live free so as prefecias a repeito de cristo muito anos antes dele nascer nos livros profeticos do antigo testamento faz , a pessoa para pra pensar , ham como que fica isso, pequisa . e detalhe é que nao tinha mesionado a guerra dos 6 dias , que aconteçe algo sobrenatural , coidado com essa informaçoes pela metade .thal
@live free sao mais de 300 profecias compridas a respeito de jesus , todo ao pé da letra.
@live free humm, mentindo nao é mesmo, procure se informar cara,
15:11
Bacana essa menção aos juros. Na Idade Média, a Igreja Católica também se opunha fortemente a essa cobrança, e isso só foi se atenuar com a Reforma Protestante, que estava sendo abraçada por muitos que viam nela uma oportunidade de enriquecer.
verdadeiro ensino religioso...
Muito boa explicação, gostei da propriedade que vocês falaram, com um bom embasamento.
Parabéns pelo trabalho realizado.
Ahura Mazda é tipo o Goku, que precisa da nossa energia pra dar uma Genki-dama no Arimã?
Eu pensava nele como um líder militar
Muito legal!
Já sabia alguma coisa do Zoroastrismo.
Quando adolescente ganhei um atlas geográfico que tinha um capítulo sobre religiões. Isso despertou minha curiosodade pelo tema. Assim tornei me ateu.
Washington Assis legal Lúcifer consegue matar todos que caem na loucura dele
O criador do Dark Funeral usa o pseudônimo de Lord Ahriman... Escandinavos como sempre, à frente...
Adorei . Ouvi falar disso quando eu tinha uns 17 anos . Só agora que eu tô me interessando melhor. Tô com vcs , curti mesmo a religião.
Um dia quem sabe farei um vídeo pro bla bla logia. Até lá como sou péssimo em propaganda peço para darem uma olhada no meu canal ☺
vim do futuro para dizer que você conseguiu. excelente teu canal.
Essa série não pode parar
Faltou dizer que Zoroastrismo é o princípio do maniqueísmo, principio que norteia as religiões monoteístas.
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Esses seres leram coisas no Wikipedia e, por consequência, saem disseminando desinformação pela internet.
Não há povo sem religião. Todo povo é fundado em uma religião. Os judeus existem há milhares de anos. Portanto, desde então praticam sua fé. Apenas o calendário judaico jâ tem cerca de 6.000 anos. A tradição doutrinária oral judaica existe muito antes e Deus provavelmente tenha se dirigido aos judeus ainda anteriormente à formulação da doutrina oral. Porém, o Antigo Testamento só foi escrito depois que o povo hebreu tinha acesso à escrita e quando ele optou por registrar por escrito a doutrina revelada.
As outras religiões tiveram como fundadores pessoas que viveram há muito menos tempo. Foi o judaísmo que influenciou as religiões vizinhas que são parecidas com ele,, não o contrário, como querem esses fulanos. Zoroastro, por exemplo, só viveu entre 1.500a.C. e 500a.C.. Portanto, recebeu influências judaicas.
Esse vídeo - que mostra a libertinagem que há hoje em dia para qualquer um falar sobre religião, filosofia e ciência - prova o quanto a humanidade necessita da Inquisição.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjinhosssssssss
oi , eu ia gostar muito mesmo de ver um videos sobre Aquenáton (o faraó )e o deus Áton
a sua visão de deus único e primeira divindade unica é muito legal mesmo.
tenho certeza que vai ser da hora ^_^ obrigado
Carlos, esse bicho nos 7:10 é o Mithra. E essa imagem é do jogo Shin Megami Tensei, que é tipo um pokémon de deuses e demonios.
Pokémon é BEM mais famoso que SMT, foi só uma comparação.
Gustavo Solka Machado Pois é. Foi só uma comparação, para que as pessoas tenham ideia do que vem a ser a franquia.
Gustavo, não esqueça de colocar [minha opinião]
Tá bom cara. Chega.
E aliás, não necessariamente é mais interessante porque é mais "adulto", vide Mirai Nikki.
Muito interessante!!! Parabéns pela série :D
Legal, mas acho que vale a pena observar a diferença de Zoroastro ou Zaratustra personagem histórico-religiosa do Zoroastrismo, da personagem de ficção Zaratustra de Nietizsche, que ao mesmo tempo zombava e criticava Zoroastro personagem histórico-religiosa, seguindo a linha do pensamento, defendido por ele, Nietsziche. O livro "Assim Falava Zaratustra", traz no texto uma ideia recorrente que permeou sua obra, naquilo que o filósofo considerava o que deveria ser o correto, dentro de sua concepção de evolução do homem comum para alguém superior, o que ele conceitualizou de "SUPER-HOMEM" , tema tb abordado em outros livros como"Ecce Homo", e em diversos aforismos do próprio autor.
Nietsziche, ateu e crítico combativo das religiões, em especial do cristianismo, defendia que a evolução do Homem, passaria por recusar a Deus, acatando a RAZÃO como ÚNICO NORTE da humanidade. A RAZÃO seria a única coisa que realmente poderia fazer o ser humano se tornar MELHOR, SUPERIOR, OTIMIZADO AO MÁXIMO DENTRO DE SUAS CAPACIDADES.
Os registros, e crenças que se perpetuaram até a atualidade, e trazem o conhecimento Zoroastrista, mantendo a religião viva ainda nos nossos dias, consideram ZOROASTRO, como sendo o codificador/criador do ZOROASTRISMO, mas é bom lembrar que a vida desta personagem histórico-religiosa, Zaratustra ou Zoroastro, é envolta em mistério e incerteza, a começar, por exemplo, pela datação de seu período de vida dentro da história da humanidade, já que não há provas ou consenso a respeito. Podemos ver isso, como outra "coincidência" com fatos da história do Cristianismo.
Se formos verificar teorias de parte dos estudiosos de Mitologia, história das religiões, e até o caráter arquetípico da personagem religiosa Zoroastro - sábio, iluminado, redentor, possuidor da Palavra e herói (haveria ele inclusive, pelo que consta, morrido assassinado, fato clássico da figura do HERÓI ) - , e todas as lacunas percebidas em sua história, é fácil verificar porque tem gente que duvida até, se ele existiu de fato.
A história de Zoroastro se perde entre mito e realidade, assim como outras... Tá no mesmo balaio de figuras como Hermes Trismegisto o "Mago", e até tb, da personagem bíblico-histórica do próprio Jesus de Nazaré o Cristo, que muitos defendem, também, que sequer tenha existido, ao menos não, conforme conta o Novo Testamento, dada a falta de provas cabais de sua passagem pela terra,. Vale aqui considerar por exemplo, o fato de que o Santo Sudário, relíquia católica que seria uma "evidência" da existência do redentor, é uma peça sem valor arqueológico comprovado, dados os resultados dos últimos testes científicos realizados a partir de amostra do objeto, que não evidenciaram sua datação, como sendo da época em que Jesus de Nazaré viveu - ou teria vivido talvez, dentro de um contexto da suposição-, deixando o pedaço de pano a ser considerado sagrado por uma questão de fé/dogma religiosos.
Além disso, há um questionamento a respeito do fato de Jesus não ter deixado registro escrito, (ao menos não que se tenha conhecimento) de nada de sua história ou pregação, feito por si mesmo. Os Evangelhos são textos escritos supostamente por seus seguidores apóstolos. Há ainda a fato da falta de informação sobre boa parte da vida de Cristo. Oque ele fazia e por e por onde andou antes do período imediato de início da pregação da Palavra?
Para saber + e se aprofundar no assunto vale: Coleção "As Máscaras de Deus", e os livros "O Herói de Mil Faces" e "O Poder do Mito", todos de Joseph Campbell; "O Homem e Seus Símbolos - C G Jung e o próprio "Assim Falava Zaratustra" do Nietsziche, dentre outros.
Grande abraço. Parabéns pelo trabalho.
Robson R Santos
Ave Maria
Show de informação
Só uma observação: NIetszche (pelo menos até onde sei) não era ateu. Li várias de suas obras (não todas) e não vi em momento algum ele fazer tal declaração. Também não lembro de ter visto em nenhum documentário ou lido algum comentador falando sobre essa postura dele. Podemos dizer que ele foi um grande crítico do cristianismo mas não podemos deduzir a partir disto que ele era ateu.
Caramba, no meu aqui, um comentário desse tamanho eu tenho que redigir no word e usar ctrl+C ctrl+v, porque no meio o TH-cam já começa a bugar...
Sabe-se que a datação do sudário é imprecisa. Pois o pedaço de pano avaliado era de um remendo.
mais um vídeo magnífico, parabéns aos dois
Contem comigo para espalhar a palavra
A musica: "Also sprach Zarathustra" [Assim falou Zaratustra], Op. 30 (1896) Richard Strauss, compositor clássico
O madsa criou o motor giratorio com um som maravilhoso, o outro criou o consumo essecivo de gasolina :v
Sugestão: fazer um vídeo junto a algum professor de filosofia falando de Nietzsche e Feuebarch (filósofos que falam da questão da religião)
Está comprovado que além de os textos sobre Zaroastro terem sido escritos MUITO tempo depois da sua existência, tb se sabe que alguns deles tipo século 9 foram adulterados. Portanto se os textos foram escritos depois do novo testamento não será mais plausível estes terem copiado o Cristianismo e não o contrário? Não existe NENHUMA religião que tenha escritos em que a morte do líder e a passagem ao papel da sua mensagem tenha sido mais rápida que no Cristianismo, por exemplo no budismo este lapso de tempo é ENORME.
Meh, não necessariamente. Se fosse um caso isolado seria plausível, mas há outras instâncias do cristianismo ter se inspirado em mitologias ou estórias mais antigas durante sua evolução. Há um dilúvio muito parecido com o dilúvio bíblico nos contos de Gilgamesh, que precede o cristianismo. Além da imagem da Virgem Maria segurando o Menino Jesus ter sido claramente inspirada na imagem de Isis segurando seu filho Hórus e por aí vai.
@@gianni.sacciloto """claramente"""
Adorei o video. Uma dualidade já percebemos no Zoroastrismo... Abs de Brasília e do Planalto Central
achei que teria: fiquem com Mazda
Voltando de 2018 para ver um dos melhores curiositys
E tem um arimanismo contando outra versão do mito, análogo ao satanismo?
15:46 Então você concorda que há algo de bom nas religiões?
ué, mas há sim!
+Canal do Pirula
Tem como depois fazer um vídeo sobre a religião proto-indo-européia, a religião do povo que gerou os nórdicos, gregos, hindus, zoroastras, etc?
A religião proto-indo-européia tem MUITA semelhança com as religiões desses povos (até porque é o ancestral em comum delas).
Se tirarem o Jimmy lhes desejo a danação eterna!
Kkkk não consigo parar de ver vídeos de vcs dois juntos!! Kkk
Irmão bom e irmão mau
Só faltou falar sobre um deles
"Se eu cheguei onde cheguei é porque eu ME-RE-CI! P..."
Lembrando também, pai beneficiando filho.
"Pretendo beneficiar meu filho sim"
👏😂
melhor vídeo do Curiosity até agora.
Detalhe: a família de Freddie Mercury era zoroastra
Adriano Moratelli Fonini
Freddie Mercury era um zoroastro do rock! kkkkk
Esse quadro deveria voltar! Era muito bom.
Eu tenho um conhecido que é dessa religião ai, tanto é que o apelido dele é zoroastro. O cara não bate bem das ideias mas é gente boa kkkkkkkk
E essa camisa ai Pirula, meus 2 centavos!! vc gosta de assistir esse canal ou tem a camisa por outro motivo?
Ele é amigo do Tiago até já gravou video com ele.
pessoal do canal, uma dica rápida: pra amenizar o eco do estúdio, comecem a utilizar tapetes, almofadas, ou lençóis contra a direção da onda sonora. os tecidos absorvem as ondas que sobram, testem que vai valer a pena! abração
28 pessoas estão #tristes pq descobriram de onde veio o cristianismo deus e o filho.
Thiago Albino Santos nada vindo de Lúcifer apaga o cristianismo ...
Thiago Albino Santos quem é inteligente consegue compreender que por muito tempo Lúcifer era o dono do mundo ... Ate Cristo chegar ...
Muito bom esses dois juntos..
Grupo étnico bem fechado que não aceita convertidos... Hummm.... Me lembra outra religião.
qual?
Alan Bourscheidt Provavelmente os judeus hahaha...
Paulo Henrique Vc tem razão. Eu meio que misturei os pensamentos em relação a judaismo e islamismo.
Masson. =^~^=
Judaísmo chassídico
A toda a equipe,parabéns. 😍 Vc são demais!
Cadê as fontes?????????
Mitra é o nome de um paramento litúrgico católico tbm. Adorei.